Jubilut vai ser ODIADO pelos PROFESSORES depois desse corte

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 вер 2024
  • PAULO JUBILUT + PROFESSOR ODA - Flow #288
    • PAULO JUBILUT + PROFES...
    ~~~~~~~
    INSIDER
    Começou a Early Friday na Insider!
    Clique no link abaixo e o cupom FLOWBF irá somar com os descontos do site chegando até 40% off!
    www.goldenpill...
    *Em produtos e kits selecionados ao unir o desconto do site com o cupom.
    ~~~~~~~
    HIDROMEL
    Philip Mead Dark Cacao: o equilíbrio perfeito entre o mel e o chocolate amargo. Conheça seu novo hidromel favorito! Utilize o cupom FLOW10 e ganhe desconto!
    nv99.com.br/ad...
    ~~~~~~~
    VOCÊ SE ACHA CAPAZ DE CONSERTAR O BRASIL?
    arepublica.flo...
    ~~~~~~~
    💛 SEJA MEMBRO DO FLOW NO UA-cam E GANHE BENEFÍCIOS:
    / @flowpodcast

КОМЕНТАРІ • 1,6 тис.

  • @mayaraalves2038
    @mayaraalves2038 10 місяців тому +75

    O prof. Jubilut teve a história da docência dele baseada em escola particular, depois disso ele foi para a internet, onde ele controla todos os fatores que são determinantes no foco dos alunos, influenciando na qualidade do ensino. Ou seja, é fácil de ele falar em desempenho pois ele sempre teve condições minimamente boas para ter condições de aplicar metodologias que, aí sim, só cabiam ao desempenho dele o sucesso de suas habilidades. Nada disso se aplica a um escola pública, por exemplo.
    Estou comentando, neste momento depois de 10 horas de aulas (foram deslocamento até a escola) separando a hora do almoco, onde dei 5 tempos de manhã e 4 a tarde, antes do 5° tempo da manhã, minha garganta estava completamente dolorida, pois metade do tempo era pedindo pra aluno calar a boca, guardar o celular, parar de conversa em sala que atrapalhava qualquer mínima coisa que eu podia dizer. Nem se quer A CHAMADA dava pra fazer por causa da conversa em sala. No ultimo tempo da tarde pedir para o coordenador do corredor liberar minha última turma pois não tinha mais condições de falar qualquer coisa.
    Agora repita o que eu falei nesse ultimo parágrafo todos os dias, todos os 10 meses de aula durante toda sua vida profissional e vc vai descobrir que o professor é a maior vitima de todo esse sistema educacional/social desse país. Pois nem entrei no mérito dos país que ameaçam professores pq o filhos dele tirou nota vermelha, da coordenação que sempre da razão para o aluno e da secretaria de educação que prioriza os números de aprovados "a todo custo".
    Prof Jubilut é excelente na sua área de atuação, eu como professor, assino a plataforma dele para sempre ter as informações mais frescas para que eu possa ensinar melhor os meus alunos. Mas ele falhou em ter o entendimento maior da realidade do que é ser um professor nesse país e como uma "bonificação por desempenho" só terminaria de destruir essa classe que, por décadas, é marginalizada por governos (seja direita ou esquerda) e pela própria sociedade, como aos montes podem ser vistos nos comentários aqui

    • @alineacacio1377
      @alineacacio1377 8 місяців тому +7

      Falou tudo Mayara!

    • @rcar1
      @rcar1 4 місяці тому

      No seu segundo parágrafo você reclama de falta de condições de aula, falta de autoridade com alunos. Como mais um aumento de salário vai mudar isso? Os professores reclamam dos alunos, por não poder expulsar, não tem punição, o risco é você ser punido, apanhar de alunos, drogas na escola, reféns do medo, e qual a solução "MIM DÁ AUMENTO SALARIAL!!!"
      quando foi o último? E já estão falando nisso de novo... Já tem na câmara mais 30%, ano passado ou no outro já teve mais um de 33%... Vira uma bola de neve, vocês imploram mais dinheiro pela bagunça que é a escola, falta de segurança, e nada muda na escola, no ano seguinte estão lá reclamando de novo de falta de voz, Burnout, e pedindo mais segurança e autonomia? Nada disso "mim da mais dinhero, estou sofrendo"
      Por mim vcs sofriam mais, até que aprendam a pedir segurança, policiamento, vigilantes, fim das drogas no colégio, ordem, direito de punir com suspensão, expulsão, autoridade, autonomia, que alunos sejam obrigados a respeitar!! Mas isso vcs não pedem. Tem que sofrer. Pena q político ganha muito quando aprova mais aumento. Daqui a pouco vcs tão no teto do funcionalismo e trabalhando em carga dobrada pra ganhar mais que presidente da república, esquecendo que reclamam de trabalhar demais.

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 4 місяці тому +3

      @@rcar1 A sua fala, pode ser organizada, mas é completamente insensível. Parece que você só lembram da parte do dinheiro, esquecendo que muitos ali nem, se quer, estão recebendo devidamente. Mal sabem o trabalho dentro das escolas e o que são, até certo ponto, obrigado a fazer. Isso só foi um resumo, pois basicamente existem existem DIVERSOS tópicos que os professores abordam. Um salário digno, junto com condições decentes de trabalho é o mínimo dos pedidos dos professores. Você não está sabendo entender o que está incluso nesse aumento, sem falar que que aumentos ocorreu? Vc está certificado de que os pagamentos estão ocorrendo devidamente? Você sabe, pelo menos, o que é esse "aumento"?
      E sim, dado a importância que um professor tem para o rumo de toda a sociedade não acharia ruim eles serem o teto do funcionalismo público, tudo ainda é pouco para um professor no Brasil.
      Você só escolheu o tópico mais chamativo, que é o aumento salário e reduziu a complexidade do assunto a apenas a merda subida dos número, mas desconhece o que está por trás de todos esses pedidos, a VALORIZAÇÃO DA CARREIRA, no qual UM DOS PONTOS IMPORTANTES, é o aumento salarial que, por mais que vc diga "mais um aumento", na vdd, esse aumento é insuficiente.

    • @SANDYrocha15
      @SANDYrocha15 3 місяці тому

      PERFEITO!

    • @leolucas1980
      @leolucas1980 3 місяці тому +1

      @@rcar1 Professor não vai sofrer mais. O que vai ocorrer é que as escolas vão ficar sem professores. Já está previsto um grande apagão de professores.

  • @LucasAlves-uu6fv
    @LucasAlves-uu6fv 10 місяців тому +851

    Fui professor por 10 anos da rede pública. Sempre quis ser professor, gostava do que fazia. Entretanto a desvalorização salarial me fez migrar para outra carreira, onde ganho o dobro. A verdade é que professor de alto nível tem capacidade de passar em qualquer outro concurso que lhe vai remunerar 2x ou até 3x mais. Bons cargos (bem remunerados) atraem profissionais de alto nível.

    • @mateusdias4848
      @mateusdias4848 10 місяців тому +40

      Vejo que isso também acontece nas carreiras de segurança pública em que o cara começa como soldado de uma polícia militar e, se tem vontade de estudar e se capacitar, é bem provável que ele saia da rua e atue como policial federal ou algo do tipo.

    • @gtbronks
      @gtbronks 10 місяців тому +40

      Mas ele tocou nesse ponto! Gratificar bons professores. Eu dei aula em escola pública e em escola particular. Na escola pública, vc se desmotiva, dentre vários fatores, justament pq o professor RUIM ganha o mesmo que o professor BOM. Já na escola particular não, quanto melhor vc for, melhor o seu salário! Cara, o estado é um PÉSSIMO gestor, enquanto apoiarmos o estado grande e/ou políticos populistas, o resutlado vai ser esse que vemos há anos. E o abismo educacional entre escola aprticular e pública vai continuar.

    • @gtbronks
      @gtbronks 10 місяців тому +9

      @@mateusdias4848 exemplos bem diferentes né? O Lucas deu exemplo de um bom professor. Um bom professor não consegue ficar na escola pública, pq ele percebe que ele ganha menos do que ele vale e vê um monte de profissional ruim ganhando igual a ele. No caso do policial, se ele for bom de estudo, ele já vai focar as melhores carreiras na área de segurança! Não há faculdade para ser soldado da polícia militar, e por isso é diferente comparar os dois casos.

    • @lgrab
      @lgrab 10 місяців тому +17

      Exatamente isso. O professor tem que ter uma formação melhor para continuar ganhando pouco? Se aceitam professores com formação menor é pq os com formação melhor não querem um emprego que não paga bem. E olha, mts fazem por amor, mas amor não paga conta.

    • @Tiago-firever
      @Tiago-firever 10 місяців тому +36

      O que realmente deixa o professor desmotivado, além do salário, é a própria desmotivação do aluno. Pelo jeito esses professores deram aula muito pouco tempo em Colégios públicos, não conheceram de fato a realidade de uma escola de periferia mesmo. Estou me referindo àquela realidade de alunos envolvidos até o pescoço com o crime, alunos viciados e com a família completamente desestruturada. SIM, a FAMÍLIA conta e muito nesse processo. O público enfrenta um problema social gigantesco e esses dois acham que é só colocar professor de cursinho e dá gratificação que o problema está resolvido. Meus queridos, se não tiver um conselho tutelar realmente ativo, um ministério público atuante e amigo da escola, isso NÃO VAI MUDAR NUNCA. Por melhor que o professor seja ele não vai conseguir competir com alunos com mentalidade de MC Pipokinha, que o exemplos dentro de casa é o pior possível. Alunos que só pensam em ser o traficante da quebrada, em sexo , drogas, e jogos online. E tem mais, TEM QUE HAVER SIM PUNIÇÃO para aluno que infringi as regras da escola. Olha, o problema é tão grande que não cabe em um comentário de vídeo. Mas os dois aí já tem a fórmula mágica

  • @andradene7o
    @andradene7o 10 місяців тому +139

    Sou professor da rede pública, tenho 3 formações de nível superior (Bacharel em C&T, Engenheiro Ambiental e Licenciado em Matemática, todos os cursos na UFRN), em minhas aulas uso metodologias ativas, sempre emprego exemplos com significado dentro da realidade do público alvo, faço muitas anologias, resolvo muitos exercícios em todas as turmas, faço revisões e coloco as avaliações parecidíssimas com elas; toda turma tem aluno destaque (exemplar e elogiável) mas nas escolas que atuo há também muito aluno mal educado, sem perspectiva de futuro, muitos pais que não acompanham a formação dos filhos e alunos viciados em celular, costume de casa vai a praça. Outro ponto crucial está ligado aos auxílios psicopedagógicos que ficam a cargo apenas da coordenação e direção (sobrecarregados), além de ser precário o suporte aos alunos PCD's. A questão dos critérios de retenção nas séries é outro fator complicador pois alguns alunos 'passam de ano' mesmo sem adquirir os conhecimentos básicos dos anos anteriores e isso dificulta muito o trabalho do professor. Logo, não acho coerente atribuir tal responsabilidade a respeito da aprendizagem apenas sobre o professor, como se isso resumisse toda a realidade social e acadêmica do Brasil.

    • @invokduh
      @invokduh 10 місяців тому +9

      Ngm leu seu comentário. Tudo q foi falado no vídeo - 90% - não leva em consideração esses fatos importantes.

    • @maycoaurelio5864
      @maycoaurelio5864 10 місяців тому +16

      Seu comentário é perfeito, esse vídeo mostra (recorte) que ambos não conhecem a realidade da rede pública.

    • @DKWicki
      @DKWicki 10 місяців тому +5

      Acho que o pior de tudo isso é o ciclo que gera.
      Professores ruins geram desinteresse para alunos, que serão uma nova geração com esse pensamento de que professor é ruim e caso algum vire professor no futuro, seguirá esse exemplo.
      Ser um professor bom na escola pública é difícil, mas é possível. Cativar aluno desinteressado é impossível, mas focar nos que querem é essencial.
      A pior coisa que existe é não poder reprovar aluno que não está apto para o próximo nível... isso é óbvio que vai gerar desinteresse, como que o aluno vai gostar ou entender uma equação do segundo grau se o mesmo sequer sabe uma multiplicação básica? Na verdade não é nem desinteresse do aluno e do professor, é frustração de ambos, um que não consegue aprender porque foi empurrado e outro não consegue ensinar porque o aluno não está pronto para isso.
      Professor é linha de frente, coloco a "culpa" neles por isso, não generalizado, mas a maioria tá nem aí pra qualidade de educação, toda greve que tem é brigar com política e não melhoria para os alunos...
      Antigamente professor brigava com aluno que ainda apanhava dos pais quando chegava em casa... óbvio que agressão não era correto, mas isso demonstrava autoridade do professor perante o aluno, hoje aluno bate em professor e o pai acha certo e vai brigar com o professor porque reprovou o filho.
      Alguma coisa aconteceu com os professores em si para perder essa relevância de autoridade para virar até motivo de chacota em diversas áreas, como o exemplo citado no vídeo de que "só virá professor quem é ruim, é o que sobrou". Claro que não é isso, mas tem muita gente que pensa assim, logo o problema está relacionado diretamente com a classe e não o contrário.

    • @DiVaLa85
      @DiVaLa85 10 місяців тому +6

      Perfeito e duvido q eles lecionam em escola pública.

    • @patrick.thomaz
      @patrick.thomaz 10 місяців тому +8

      Pois é, boa parte do que está no vídeo está totalmente descolado da realidade.

  • @arasconcursos
    @arasconcursos 10 місяців тому +331

    Tem um detalhe: a base da ideia dele é que aprender depende somente do professor. Uma sala cheia de alunos, desmotivados, com a família toda ferrada e sem perspectivas de vida conta muito. O que tenho visto é que muitos professores têm prazer de ensinar, mas cansam, porque o problema vai além do que eles podem fazer.

    • @larissasantos4417
      @larissasantos4417 10 місяців тому +27

      Exatamente. Trabalho na ed do campo. Mta carência, falta de estrutura e apoio familiar. Infelizmente não temos o poder de resolver todas as demandas sociais!

    • @josevictor.
      @josevictor. 10 місяців тому

      A lista de agravantes pra nossa educação ser uma merda é infinta, cada bairro tem seu problema e é um pior que o outro. O efeito é justamente o que ta todo mundo falando, o professor entra na profissão e se sente quase que obrigado a sair depois de um tempo, senão ou ele vira o coringa ou ele não tem mais coração e vive cagando e andando pra tudo que ta ao redor dele

    • @RAFAMURER1
      @RAFAMURER1 10 місяців тому

      eu não sou professor , tenho minha carreirinha até de boa , mas ele vive numa bolha da escola de elite. Na escola de elite os pais já fomentam os alunos a serem competitivos nos estudos, a saberem outras línguas ... agora manda ele pro bairro de periferia em que as mãe mandam os alunos pra escola pra receber macho em casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk odeio visão de mundo circunscrita à vivência no ambiente de elite. E ele sabe disso, tanto que deu um exemplo pontual para GENERALIZAR o que ele pensa

    • @thiagosoares6298
      @thiagosoares6298 10 місяців тому +22

      Exatamente. Uma turma com 42 alunos não gera aprendizado. É impossível. Isso só funciona num pré-vestibular em que as pessoas já estão ali querendo muito. Não existe professor bom que faça uma turma deste tamanho aprender. Ou irá focar nos 4 ou 5 mais "preparados" e abandonar os problemáticos.

    • @umalguem9851
      @umalguem9851 10 місяців тому +3

      Bolsa de mestrado, 2400? Aonde? Da última vez que vi não era nem 2 mil

  • @lourdesvitoriadasilvaolive5695
    @lourdesvitoriadasilvaolive5695 10 місяців тому +221

    Sou filha de dois professores, ambos trabalharam na rede publica e privada. E culpar os professores é algo facil e fora da realidade, porque a real é que entregar um trabalho perfeito em meio salarios baixos, desvalorização da educação, falta de interesse por parte dos alunos e desigualdade social (muitos alunos vão pela merenda, só para ter o médio e conseguir um emprego, sem falar de que muitos conciliam trabalho e estudo). Maioria dos professores se atolam de trabalho e levam o mesmo para casa e ficam com pouco tempo para aperfeiçoar. Se essa profissão fosse mais valorizada (moralmente e na forma de salario), assim como medicina ou direito, seria mais facil se aperfeiçoar. Lembrando que em uma turma de desinteressados quem faz milagre é Deus

    • @elianeteixeiradoprado7824
      @elianeteixeiradoprado7824 10 місяців тому +29

      Isso mesmo, só quem convive com professor sabe desta árdua profissão, é muito fácil criticar o professor.

    • @KiratyAmaral
      @KiratyAmaral 10 місяців тому +6

      Tem as duas realidades, querer impor uma visão é tosco.

    • @professorcarlosjunior2588
      @professorcarlosjunior2588 10 місяців тому +1

      Exatamente isso. Parabéns.

    • @juniorsitko5474
      @juniorsitko5474 10 місяців тому +2

      inumeros profissionais no brasil são desvalorizados isso nao e algo so do nicho de educação, e o que ele disse e verdade se aumentar pra todos a grande maioria nao vai melhorar as coisas continuaram a mesma, tem que ter recompensas pra quem e competente, mas o brasil vive e dilema de que todos são iguais e que capitalismo e ruim e empresario malvadao, e este jeito criar varios profissional incapacitados, brasil precisa de um restruturação completa como um todo e recompensar os melhores, nao recompensar todos e fazendo com que ninguem buscar melhorar e fiquem todos na famosa media. No fim o estado nao resolve nada so atrapalha, o mercado ainda e a melhor forma de recompensar alguem por seu esforço, tanto que nao e atoa que muitos profissionais da educação ganham muito mais fazer curso que por diversas vezes são muito melhores do que ensinados na educação brasileira por eles nao terem as amarras do sistema, se seus pais jogassem esforços pra isso seriam muito mais recompensados pelos seus esforços.

    • @JoelsonMoura
      @JoelsonMoura 10 місяців тому +12

      Ele tem uma visão míope de Brasil. Já sabia que ia passar vergonha e por isso disse que os professores que o ouvissem iriam odiá-lo. Queria ver se ele aceitaria trabalhar nas precárias Escolas que dominam as periferias do Brasil e regiões menos desenvolvidas. Queria ver ele negociando com o secretário de Educação de qualquer estado o seu próprio salário porque é mais talentoso. É verdade que há professores muito ruins em atividade. Mas também é verdade que há muitos professores desanimados e desalentados. E tudo isso, sem mencionar que os mais capacitados Acabam migrando para outras áreas, porque com talento que tem conseguem alcançar mais qualidade de vida e salários muito mais altos em outras áreas.

  • @luishenriquefb
    @luishenriquefb 10 місяців тому +1969

    Nunca tive um professor de inglês que soubesse falar inglês de fato 😂😂😂

    • @Review-Champion
      @Review-Champion 10 місяців тому +35

      eu tambem kkkkkk

    • @adrianomarsaro
      @adrianomarsaro 10 місяців тому

      até pq a faculdade de inglês não ensina falar inglês, ensina dar aula de inglês, professor de inglês pra falar inglês apenas em cursos especializados, eu vi outro dia que o método de ensino de linguas no Brasil é pedagógico, e esse método só funciona pra criança, não funciona pra adulto

    • @BrunoHgtr
      @BrunoHgtr 10 місяців тому +108

      Só verbo to be kkkk

    • @romullothyago3466
      @romullothyago3466 10 місяців тому +25

      so tiv 1 mas era curso kkkkkk

    • @andrielclaro8943
      @andrielclaro8943 10 місяців тому +42

      Nossa todos os meus professores eram picas em inglês, tive sorte por isso,mas não aproveitei

  • @michelgrap8733
    @michelgrap8733 10 місяців тому +1559

    Eu sempre me perguntei se as pessoas realmente acham que os professores não tem nenhuma culpa no fato da educação brasileira ser tão ruim.

    • @matheusjucarodrigues8282
      @matheusjucarodrigues8282 10 місяців тому +194

      Veja bem... Uma profissão que tem condições de trabalho instáveis, salário baixo se comparado aos pré-requisitos, grande demanda burocrática, jornada de 25-35h, etc. Você acha que vai atrair os melhores profissionais possíveis? Óbvio que a maioria serão aqueles que estão por outra opção.

    • @gabrielamadoo
      @gabrielamadoo 10 місяців тому +46

      Lógico, qual sua profissão? Será q sua profissão no brasil não é a melhor do mundo por culpa sua e dos seus companheiros de serviço? Essa é a lógica q vc usou com os professores

    • @isaaclibanio2289
      @isaaclibanio2289 10 місяців тому +20

      Eu tive uma única professora que realmente era boa.

    • @flix1179
      @flix1179 10 місяців тому +20

      é suficiente para ambos os lados...é uma corda, o aluno bom se interessa sozinho, o professor bom faz o aluno se interessar, o poder maior está na mão do professor, pois, ele pode beneficiar tanto o "mal" aluno quanto o bom aluno, enquanto o aluno beneficia apenas a si mesmo na relação professor-aluno. E por outro lado, um professor ruim pode gerar outro futuro professor ruim, é um ciclo possivel de ocorrer...tem casos que o professor ruim teve professor bom, e msm assim continuou ruim, mas, por uma visão mais otimista, penso que, é melhor ter professores bons e alunos e futuros professores bons/maus, do que ter professores maus com alunos/futuros professores bons/maus, é minha visão ao menos.

    • @flix1179
      @flix1179 10 місяців тому +35

      @@matheusjucarodrigues8282 falácia de nirvana, se vc esperar o contexto adequado e melhor possível, para ser bom em algo, sempre vai ser medíocre e usar o 'contexto' como desculpa, situação perfeita n existe mano, tem profissão que ganha mt e trabalha mal, assim como profissão que ganha mal e trabalha muito ( e bem feito ainda), salario n é desculpa alguma para um trabalho mal feito...
      O professor bom faz um trabalho bem feito independente do contexto, o professor ruim acha que o contexto é o que faz o trabalho ( e não o trabalho dele acima de qlq contexto...)

  • @Duzk7
    @Duzk7 10 місяців тому +158

    Minha mãe é professora e agora percebo que ela é ótima professora, por que quando fui passar da alfabetização para primeira série, ela me fez repetir a alfabetização por que ainda não sabia ler kkkkkk, na época chorei pakas, mas obrigado Mãe! ❤

    • @massacinzenta1042
      @massacinzenta1042 10 місяців тому +9

      Meu pai fez o msm com a minha irmã mais velha. O colégio passou ela da alfabetização para a primeira série, mas ela não sabia ler e escrever, meu pai na época foi na escola e fez maior fuzuê, e minha irmã teve que repetir a alfabetização.

    • @iurisales3863
      @iurisales3863 10 місяців тому

      sabe pq? pq os pais não ajudam os filhos em casa... não é só dever da escola alfabetizar a criança, os pais também tem responsabilidade de sentar e ajuda o filho(a) e sabemos que isso é praticamente inexistente... Brasil é um curral... os pais não falam sobre sexualidade e proibi que a escola fale, os pais não ajuda os filhos em dever básico da escola e querem cobra das escola... os pais esquecem que eles são a influência número um em seus filhos... fazem mínimo e cobram o máximo.@@massacinzenta1042

  • @diegogeoffp
    @diegogeoffp 10 місяців тому +186

    O problema que não temos valorização do aperfeiçoamento do professor. Fiz mestrado e demorei 6 anos para receber um aumento de 200 reais no salário. Agora terminei o doutorado e continuo com o mesmo salário. Escrevi artigos publicados em revistas internacionais, capítulos de livros e já ouvi da secretaria de educação que tenho que focar em trabalhar em outro local, pois o meu currículo não está de acordo com um professor de geografia do ensino fundamental e médio.

    • @SouLeoRicardo
      @SouLeoRicardo 10 місяців тому +5

      Tem valorização alguma, cara. A última vez que olhei o piso era 13 reais hora aula.

    • @arthurfelipe9980
      @arthurfelipe9980 10 місяців тому +9

      Irmão, não é mais fácil tu entender que a área que tu escolheu pra se aperfeiçoar não dá mais dinheiro do que tu pensa que ela vale, e seguir a vida fazendo outra coisa??

    • @whozz
      @whozz 10 місяців тому +8

      Me parece igualmente problemático basear salário de professor em especialização por si só, sem considerar os ganhos que ela traz para o aprendizado do aluno.

    • @whozz
      @whozz 10 місяців тому +1

      ​@rafaeldasilva4744 não estou implicando com professores em particular. Defendo, assim com o Prof. Jubilut, que os salários de servidores públicos em geral sejam baseados em resultados, e não em títulos. Se um servidor gera mais resultado com menos especialização, por que o mais especializado deveria receber um salário igual ou maior?

    • @macroma
      @macroma 10 місяців тому +1

      Talvez ela esteja certa. Esse nível a mais de especialização parece demais para um aluno do ensino médio. O Einstein era um gênio, mas se você colocasse ele para dar aula no maternal um provavelmente ele seria um professor abaixo da média, naquele grupo específico.

  • @ogaith
    @ogaith 10 місяців тому +147

    Comecei dar aula em 2020, com 20 e poucos anos. Primeiro ponto: realmente me assustei muito com o que eu vi: muitos professores (não todos, eu diria que na minha experiência aqui no centro-sul do Brasil era algo em torno de 20-30%) são assim, encostados, fazem as coisas de qualquer jeito, empurram o emprego com a barriga, mas eu gostaria de alterar a visão: o problema não é o professor, o professor ruim é um dos sintomas de uma carreira má desenhada e porcamente executada. Só que eu comecei a mergulhar melhor nesse assunto para entender as causas disso. Depois de três anos cheguei a algumas conclusões:
    I - A sobrecarga de trabalho faz com que muitos optem por trabalhar de qualquer jeito. Eu, no começo da minha carreira ganhava cerca de 6 mil reais por mês, salário foda, mas precisei ter dois empregos: 20 horas numa escola e 30 horas na outra toda semana, além de mais 20 horas em casa semanalmente (sem remuneração) corrigindo, planejando, estudando. Eu ganhava 6 mil reais trabalhando, em média, 70 horas semanais. Eu resisti muito em não cair nessa onda de empurrar com a barriga, inclusive adoeci, por isso entendo por que muitos agem assim. Esse cenário de sobrecarga de trabalho fazem muitos professores levarem as coisas dessa forma.
    Como resolve o problema da sobrecarga? Simples, para começar, em vez de pagar 4-5 mil reais pra um professor dar 32 aulas por semana, pague o mesmo para ele dar seilá, 16 aulas por semana. Esse esquema de garantir mais tempo remunerado para estudo e preparo já funciona muito bem nas universidades e os institutos federais, se não me engano. Só que para executar isso, você precisa dispender um gasto público alto, algo que qualquer país desenvolvido faz. Todo mundo quero viajar para o Reino Unido, Japão e EUA, mas ninguém está afim de lutar para financiar uma educação como nesses países.
    II - A formação de professores ana Universidade precisa ser revista. Os meus maiores aprendizados sobre educação foi no improviso mesmo, lidando com situações que os doutores do ensino superior não sabem abordar. Eu diria que existe uma segunda formação: aquela que o professor faz sozinho, no desespero de lidar com coisas que o ensino superior passou bem longe. Eu passei 4 anos na faculdade de educação sem si quer aprender sobre como lidar com os diferentes tipos de transtornos e deficiências. Imgina um professor, seja iniciante ou com mais de uma década de carreira, tendo que improvisar a lidar om questões como essa? Essas coisas não podem ser trabalhadas na base do improviso; o improviso gera, muitas vezes, péssimos resultados. As universidades precisam formar esse professor para a realidade escolar.
    III - O penúltimo ponto é uma continuação do primeiro: Salário. É uma lei essencial do trabalho, se você remunera um profissional com ensino superior de forma porca, incongruente em relação a utras profissões que tem o mesmo grau de importância, e ainda exige dele uma alta carga de trabalho, o resultado SEMPRE vai ser ruim. É necessário repensar o salário, não tem como uma pessoa ganhar 6 mil reais trabalhando 70 horas por semana (muitos trabalham isso por menos, eu dei sorte).
    Sobre o comentário do Jubilut contra o aumento salarial: Eu concordo com a métrica da bonificação pro resultado, desde que ela seja implantada para TODO funcionalismo público, inclusive o judiciário (até porque ele não pode usar a força da lei para obrigar uma rede privada a seguir certos parâmetros). Só que antes disso é necessário elevar o salário padrão, inicial de carreira, a um valor convidativo.
    Um médico não escolhe sua profissão por amor, ele até pode se identificar com ela intimamente, mas todo mundo sabe que o salário é muito convidativo e dá a palavra final nessa escolha, com o professor é a mesma coisa. Sem um salário atrativo no início da carreira, jamais vai resolver essa questão. Hoje um médico começa a carreira ganhando 8-10 mil por mês; um professor chega a esse patamar depois de 25 anos como funcionário público, só que na hora de calcular a média para aposentadoria, ele nao vai receber os 8 mil que ele ralou para atingir depois de 25 anos, vai dar seilá, 4 ou 5 mil, no máximo, enquanto o médico servidor se aposenta ganhando 5 dígitos.
    Quando ele diz "ganhar pouco não atrai talentos [final do corte]", ele entra em contradição. Se é para atrair talentos, como fazer isso sem aumentar salário base, de início de carreira?
    Aliás, o Jubilut erra ao se opor ao aumento do salário do professor. A inflação, por mínima que possa ser, come o poder de compra a médio e longo prazo, é imprescindível repor o salário para recuperar esse poder de compra. Não sei quem chamou ele de esquerdista, já que essa mentalidade revela que ele tem traços bem liberais.

    • @Darkshadowdare
      @Darkshadowdare 10 місяців тому +5

      Concordo com você em alguns pontos, mas discordo na parte em aumentar o salário inicial sem nenhuma outra mudança. Atualmente estou em processo de formação na faculdade, já poderia ter me formado há vários anos, mas escolhi recentemente prestar o vestibular para me organizar financeiramente antes, já que não tinha tantas condições. Em meu trabalho eu posso ganhar o que um professor teria que ralar muito para conseguir (assim como você mesmo mencionou) trabalhando relativamente menos, mas escolhi entrar na área porque vi que tinha afinidade. Sempre gostei de exatas, anteriormente gostaria de ter feito engenharia química, mas por conta dos cursos serem em período integral na federal, optei por me organizar financeiramente antes. Por alguns incentivos da própria carreira, percebi que lecionar seria o ideal. Mas o ponto que eu quero chegar é o salário. Como eu mencionei, no meu trabalho atual eu não preciso correr atrás de graduação ou especialização para ganhar mais, mas não é algo que quero passar o resto da vida fazendo. É claro que se o salário inicial de um professor fosse extremamente baixo, ficaria complicado optar por esse caminho, mas aumentar os salários podem prejudicar o sistema educacional por um simples ponto: a nota de corte. Um médico, mesmo que não seja um dos melhores ou que não ame a profissão, tem que ter extrema dedicação para passar em um vestibular e permanecer no curso. Já na licenciatura é mais facil, muita gente entra na área por falta de capacidade/dedicação, causando assim um inchaço na área, que pode ser explicada por essa diferença entre professores excelentes e professores péssimos. Claro que existem outros fatores como a própria índole da pessoa, mas a facilidade em entrar em um curso com um salário interessante pode ser prejudicial. Mesmo nas universidades federais, onde existe uma certa dificuldade em passar no vestibular, isso se mostra verídico. Digo por experiência própria. Algo que percebi é que a facilidade em se intrigar em um curso ocasiona facilmente isso. Tenho um amigo que, assim como eu, tirou excelentes notas em ambas as fases, e ele realmente deseja fazer um bom trabalho. Não me importo que poderia ter cursado engenharia ou outras áreas mais interessantes financeiramente com a nota que tirei, mas digo que isso não se aplica a todos. Uma solução seria o aumento faixa salarial inicial e até posterior, mas com maiores exigências para poder exercer o cargo. Existem vários problemas no capitalismo, mas algo que eu admiro no modelo é que ele pode ser aplicado seguindo a natureza humana, onde quem tem a maior dedicação pode ter melhores bonificações e outros benefícios, enquanto aqueles que não fazem corretamente o seu trabalho tem uma desvantagem nesses aspectos. Isso pode ser aplicável, mas precisamos de pessoas capacitadas e de certos mecanismos para tornar isso real

    • @ogaith
      @ogaith 10 місяців тому +10

      @@Darkshadowdare passar em medicina é difícil pq a note de corte é altíssima e pq o MEC regula com mãos de ferro a abertura de novos cursos e turmas (ao contrário das licenciaturas, que o MEC deixa o mercado agir, abrindo uma em cada esquina com ensino de qualidade duvidosa); a nota de corte dos cursos de medicina é resultado de uma procura pelo o que? uma carreira que paga muito bem no inicio, no meio e no fim. A questão do salário é incontornável. O sistema de premiação pode coexistir desde que a faixa inicial de salário seja atrativa.

    • @Darkshadowdare
      @Darkshadowdare 10 місяців тому +5

      @@ogaith Justamente é esse o ponto, por requerir uma nota extremamente alta é que exige uma extrema dedicação, logo vemos o resultado em uma faixa salarial mais elevada em relação às demais. Já na licenciatura, por ter uma nota mais baixa, muitas pessoas que não se dedicam tanto entram nessa área, resultando em uma dispersão nos números, com vários funcionários que só estão lá por um salário, e outros que realmente desejam atuar e levar bons resultados. Aumentando o salário base sem nenhum intermédio, essa dispersão tende a aumentar mais ainda

    • @ogaith
      @ogaith 10 місяців тому +4

      @@Darkshadowdare eu concordo com o aumento da faixa salarial inicial acompanhada de uma reorganização das funções e obrigações do professor. As duas coisas, feitas ao mesmo tempo. É muito ilusório achar que primeiro precisar aumentar a qualidade do trabalho e depois o salário, são as duas coisas, ao mesmo tempo. Quem ensinou isso foi Frederick Taylor, Taylorismo, aplicado nas fábricas do mundo inteiro no século passado. Ele viu que instruir o funcionário, premiar os melhores, aumentar o salário base e repensar as atividades realizadas dentro do trabalho (tornando-as mais produtivas), tudo ao mesmo tempo, aumentava a produtividade.

    • @Darkshadowdare
      @Darkshadowdare 10 місяців тому +1

      @@ogaith Também acho que devem ser simultâneas, somente o aumento de salário não resolve, ao contrário, leva mais pessoas menos capacitadas ao objetivo exclusivamente financeiro, mas sem incentivo você também não tem pessoas

  • @diegocristiano9510
    @diegocristiano9510 10 місяців тому +80

    Sou professor da rede pública, a maneira como o professor conduz a aula, dar aula de fato e se relaciona com os alunos contribui significativamente com o ensino e aprendizado.
    Mas acho que Jubilut nunca foi em um interiorzão, principalmente daqui da bahia, dar aula para alunos completamente desmotivados, carentes financeiramente, que passam fome, sem perspectivas e com famílias que não motivam, atrapalham e que só querem que os filhos concluam o ensino médio para trabalhar.
    Enfim, são vários perfis de alunos. Tem alguns que ficam de costa para a aula, outros no celular o tempo todo, alguns querem até jogar dominó na aula, putz!
    Se só o fato do professor ser bom resolvesse tudo, já estaríamos em um outro lugar. O sistema é muito mais complexos e pelas falas dele, o mesmo não vive nem viveu esse mundo.
    No particular o ambiente já é de alunos de famílias mais estruturadas, aí é papo para mais outros comentários.
    O fato do aumento do salário também já existe por resultado. Já existe portaria nesse aspecto, e nenhum professor bom vai querer ser professor ganhando salários pífios. Enfim, Jubilut é um ótimo professor de biologia.

    • @GabrielTW_
      @GabrielTW_ 10 місяців тому +1

      acredito que se a educação escolar das crianças no fundamental melhora-se poderia futuramente gerar alunos melhores em todos os sentidos acho que se for começar de algum lugar tem que ser do inicio até onde pode

    • @danielborges7328
      @danielborges7328 10 місяців тому +1

      Esse Juba& Lula é professor de cursinho ou escola particular??

    • @strasso5366
      @strasso5366 10 місяців тому +2

      Isso não tira o fato do que ele falou estar correto. Durante toda a minha vida fui apaixonado por matemática e sonhava em ser professor um dia, no entanto quando descobri o mundo da programação e comparei os salários desisti da licenciatura. Em menos de 3 anos na área ganho até mais de que muitos dos professores com mestrado e doutorado que tive no Instituto Federal, isso antes mesmo de concluir a faculdade!

    • @zzz-nl3lq
      @zzz-nl3lq 10 місяців тому +3

      Acho que o ponto dele é mais cirúrgico que toda essa história. Oferta e demanda. Bons professores serão atraídos pra cargos que paguem melhor e os mals serão chutados de lá.
      Manter uma base salarial altíssima vai atrair abutres que ficarão se alimentando e mantendo a educação em baixo nível.
      Não há razão para igualar salários de pessoas que não tem a mesma competência.

    • @dr6252
      @dr6252 10 місяців тому +1

      ​@@zzz-nl3lqdigo que esse fato é verdade absoluta, Aki no interior do Piauí os professores só não vão por causa da família/apego sentimental a cidade, n tem outro motivo, tem o exemplo de um professor de espanhol que dava aula no ensino médio da minha cidade, 7 mil habitantes hj, na época devia ter um pouco menos de 5 mil, eu estava mais ou menos entre o 3° e o 5° ano do fundamental n lembro de exatidão, mas foi na época q meu pai trabalhou como motorista de ônibus escolar, eu lembro de ir de noite com ele pra casa da minha tia e quando voltava e ele parava de frente ao colégio do estado pra pegar os alunos eu via esse professor de espanhol conversando com os alunos em espanhol, tipo, era tipo uma conversa por mais q tivesse erros, mas era uma conversa como se vc estivesse falando com um amigo, vê aquilo me fazia pensar no ensino médio vou aprender espanhol do mesmo com ele e conversar assim, n deu muito tempo foi pra outra cidade, provavelmente pq ofereceram salário maior, lembro q ano passado encontrei ele num aulão preparatório pro Enem aonde ia várias escolas, eu n lembrava do rosto dele, mas quando ele me viu me reconheceu na hora,acho q pq pareço muito com meu pai, aí fico pensando se eu tivesse um professor desse, mesmo que só por um ano, visto q só estudei o 3° do ensino médio de forma presencial, oq quanto eu teria aprendido, a capacitação e valorização desses professores pesa muito no aprendizado do aluno, outra coisa q pesa é infraestrutura, merenda escolar, q obriga o aluno a comer leite com biscoito por causa ade nutricionista FDP, agricultura familiar, q é cara d+, tem muitas loja q vc consegue comprar o dobro com oq é gasto nessa merda e comemos qualidade.

  • @ogromon
    @ogromon 10 місяців тому +91

    O voto de pobreza não é feito pelo professor, é algo imputado pelo estado e sociedade. Dar menos aulas e se aprimorar não é escolha do professor que precisa dar mais aulas para ter um salário digno. É obvio que só pagar bem aos professores não melhoraria a qualidade do ensino, mas pagar bem aos professores atrairia um profissional mais qualificado dando aula e isso é apenas uma engrenagem. Não existe país no mundo que tenha educação de qualidade com professores na miséria e sem investimento estrutural para se trabalhar.

    • @jardelclaudino4615
      @jardelclaudino4615 10 місяців тому +14

      Concordo com essa tese. Tem muita gente que nem vê o que acontece internamente na escola e já lança diversas suposições sem conhecer os diversos contextos, tentando usar esse generalismo besta que se ouve nas mesas de podcast. E pra mim, educadores que tem esse discurso ainda piora mais a situação. Para começar, o que é uma boa formação na licenciatura? Temos centros de formações continuadas e ninguém fala disso. Eles falam só da consequência, mas realmente pararam para ver o currículo? Além disso, essa romantização "voto de pobreza" ou "sacerdócio" da profissão tem ferrado ainda mais as reivindicações dos docentes sobre melhoras de salários e condições de trabalho. Tem gente que acha maravilhoso um educador andar 10km para dar sua aula num lugar super insalubre e ainda ter de ficar motivado para dar a melhor aula possível, sem reclamar de nada. A mídia fez um desserviço tremendo durante décadas que a sociedade olha o professor que faz greve com bastante hostilidade.

    • @saulocarvalho6306
      @saulocarvalho6306 10 місяців тому +4

      Se pagasse 7 mil pro professor pra ele dar 20h, e estudar as outras 20h, ele pegava outro emprego nas outras 20h.

    • @jardelclaudino4615
      @jardelclaudino4615 10 місяців тому +3

      @@saulocarvalho6306 Só se ele tiver devendo um agiota rsrsrs.

    • @ogromon
      @ogromon 10 місяців тому +4

      @@saulocarvalho6306 E daí? Vai da escolha dele se desenvolver para conseguir uma colocação melhor ou continuar no mesmo emprego. Isso acontece com qualquer profissão.

    • @saulocarvalho6306
      @saulocarvalho6306 10 місяців тому +1

      @@ogromon e daí que o problema não é salário. É formação. Isso que ele quis dizer. Eu nunca vi sindicato brigando pra ter melhores condições de trabalho, formações, mas tempo de estudo. Professor é um dom, não é pra qualquer um.

  • @profpaulovicente
    @profpaulovicente 10 місяців тому +23

    Eu nunca sonhei em ser professor, mas este ano vou completar 20 anos de formado em Licenciatura em Física. Passei pela rede particular, estadual e já tenho 16 anos na rede federal. Os problemas na educação são vários, o salário do professor é apenas um deles.
    Já trabalhei em escola particular que tinha alunos terríveis, para a escola esses alunos eram clientes. Eu tinha que dar um jeito de lidar com eles. O melhor professor em uma turma de delinquentes juvenis de classe média terá muito trabalho e muito stress. Por sorte, passei logo em concurso público ou tentaria vender minha arte na internet. Já ouvi Jubilut contando como começou a dar aulas online e o motivo.
    Muitas escolas não tem a infraestrutura mínima para ser chamada de escola. Muitas escolas públicas estão em regiões dominadas pelo crime organizado. É tenso lecionar sabendo que seu aluno faz ou pode fazer parte de alguma facção. Muitos alunos tem famílias desestruturadas, falta o pai, a mãe, ambos. Vivem em situação de pobreza extrema e a primeira refeição é a merenda escolar. Não dá pra colocar a culpa do fracasso da educação somente no professor, mas também não dá pra negar que existem péssimos professores, que fazem da escola um "bico". Conheci um que dizia que ia dar aula a noite só pra colocar combustível no carro. Conheço alguns que nunca dão aula e aprovam todos os alunos com nota alta, sem corrigir uma avaliação sequer.
    São muitos fatores para serem levados em consideração.

  • @Victor-rm7xt
    @Victor-rm7xt 10 місяців тому +28

    Sempre estudei nos melhores colégios particulares. No ensino médio, estudei no colégio com a maior média do Enem na região do triângulo mineiro. Os professores sempre, passavam o recado claro de que quem estava naquela escola de 3 salários mínimos era privilegiado e precisava aproveitar ao máximo, e eu cresci com esse pensamento de que tudo, todas as matérias, era essencial para a formação de compreensão do mundo e raciocínio crítico, desde o aprendizado de artes, geografia, química, literalmente tudo, mesmo que não fosse seguir na área. No final das contas isso é verdade, uma hora ou outra você terá contato com alguma notícia ou conversa que um conhecimento apurado daquela matéria sobre dadaísmo na arte, ou sobre os estratos do solo, ou Idealismo transcendental de Kant, ou qualquer outra matéria que um aluno mediano do ensino médio jamais pensaria que serviria pra alguma coisa, isso vai agregar no conhecimento de uma discussão que, para uma pessoa que não teve a oportunidade ou interesse de aprender, passará batido e terá uma compreensão mais limitada do mundo.
    Uma excelente formação no ensino fundamental e médio vale mais que um doutorado para mim.

    • @Andrevndt
      @Andrevndt 10 місяців тому

      coisa que a maioria nunca vai entender graças a educação bosta do brasil (nem mesmo os ''sensatos'' dos comentarios de todas as redes sociais)

  • @GuilhermeAlves-zq2gc
    @GuilhermeAlves-zq2gc 10 місяців тому +11

    Estudei a vida inteira em escola pública, sempre foi precário e estava começando a ir para o lado errado da vida por influencia dos "amigos", até que na 6ª série tive um professor de matemática muito bom, rígido, sério mas que de alguma forma me fez gostar daquilo e a partir disso coloquei na cabeça que seria engenheiro. Bom... hoje, 17 anos depois, consegui passar e me formar em Engenharia numa Federal, fiz especialização pelo MIT (Nº 1 do mundo na área), curso MBA pela USP e atualmente trabalho em uma multinacional onde já fui promovido 6 vezes em 4 anos. Nunca mais vi esse professor, mas devo muito ao Sr Paulo, professor de matemática do CEDE em 2006 (Franca/SP). Esse senhor mudou a minha vida e consequentemente de toda a minha família!

  • @netotosa_br2983
    @netotosa_br2983 10 місяців тому +18

    Temos salas de aulas sem ar condicionado e ventilador, com 50 alunos, tendo que trabalhar durante 10h por dia durante 5 dias da semana, fora corrigir material, preparar material, preencher sistema. Eu quero que esses abençoados mostrem onde está a zona de conforto do professor.

    • @gabrielamadoo
      @gabrielamadoo 10 місяців тому +1

      Exatamente. Sinceramente acho q o Igor tinha q ter cortado, feio demais ter esse tipo de raciocínio repercutido, pra ficar um bando de gente achando q isso faz sentido

    • @Danilopasquin1
      @Danilopasquin1 10 місяців тому +2

      Mas ele não discordou que as condições são ruins, ele discordou que tem professores que ao ter essas condições ruins eles se acomodem e nem mesmo ensinem os alunos mesmo ganhando salários, por isso que gratificar aqueles que se destaquem nas mesmas condições dos outros é um meio de bonificar quem realmente está atento na formação dos alunos...

    • @elisandro777
      @elisandro777 10 місяців тому +2

      Na minha escola uma professora simplesmente entrega um livro e diz pra fazer o resumo de um texto e isso é em todas as aulas, todas. Me diz se isso não é zona de conforto?

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 10 місяців тому

      ​@@elisandro777Já viu o histórico dessa professora? Quantos anos de sala de aula? O quão cansada e desgastada ela deve está pra só te mandar ler um livro? Vc não tem ideia do que está por trás do que vc chama de "zona de conforto"

    • @JoaoPedro-ei2hz
      @JoaoPedro-ei2hz 10 місяців тому

      @@mayaraalves2038 vc acha certo enfermeiro fazer mal trabalho?

  • @joaobezerra9154
    @joaobezerra9154 10 місяців тому +49

    Outra cosia que é um absurdo é vc encher uma sala de aula com 40 50 60 70 alunos. Já vi muito disso em faculdades e escolas em que estudei.

    • @eduardodiasp
      @eduardodiasp 10 місяців тому +7

      Ensino fundamental aqui no interior do Ceará é 40 a 45 alunos por sala, 40 alunos de 12-15 anos de idade juntos em uma sala. Em algumas salas é impossível você dar uma aula de qualidade.

    • @eduardodiasp
      @eduardodiasp 10 місяців тому +1

      @jesbarbosa agradeça e venere ela, pq na escola que eu trabalho tem 30 professores e TODOS tem as mesmas reclamações, hj em dia a questão do comportamento dos alunos está MUITO pior.

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 10 місяців тому

      ​@jesbarbosaa sua é uma exceção, não a regra

    • @user-rj6bq4xf8j
      @user-rj6bq4xf8j 7 місяців тому

      Salas apertadas, alunos amontoados, sem ar condicionado, ventilador barulhento, ou vc fala, ou refresca os pobres dos alunos. Falta de material básico, obrigatoriedade de uso de plataformas cheias de erros e desinteressantes, material de apoio mal elaborado.

  • @marcelomello2299
    @marcelomello2299 10 місяців тому +28

    estudei indiscutivelmente numa escola top5 de BH, muitos dos meus professores da minha escola também davam aula em escola pública. O maior problema das escola públicas é a falta de cobrança em cima do aluno, tanto pelos pais, tanto pelo sistema das escola brasileiras, mesmo sem nota os alunos passam de ano e a grande maioria das familias não se importam com o rendimento e não cobram dos filhos.

    • @progressopessoal1736
      @progressopessoal1736 10 місяців тому +2

      Cara, eu era uma aluna estudiosa na escola e pouca coisa aprendi. Professores ruins e inclusive aqueles q mais faltavam doq tudo tive muitos. Além de professores desqualificados, eu acredito que o próprio sistema de ensino é falho. Além disso, o propósito da escola deveria ser ensinar a gostar de aprender e simplesmente obrigando os filhos a estudar isso não acontece.

    • @JulioCesar-st6dz
      @JulioCesar-st6dz 10 місяців тому +1

      Na realidade depende muito, eu não era cobrado na escola mas era cobrado em casa, no meu tempo de escola os professores cobravam dos alunos que se interessavam e realmente não tinha professores muito bons em algumas matérias mas não é só culpa do professor, é uma junção de N fatores, não acho justo o professor jogar a culpa nos alunos mas também o pessoal desconsidera o desgaste que a profissão causa e o sucateamento, fora as "sabotagens" que as vezes a própria escola faz.

    • @user88795
      @user88795 10 місяців тому

      seus professores que davam aula em escola pública são uma amostra minúscula da realidade. na MAIORIA dos casos os professores das escolas públicas trabalham desmotivados. isso não quer dizer que TODOS os professores de escola pública são ruins. isso é questão de lógica é só vc aplicar pra entender.

    • @E_Osíris
      @E_Osíris 10 місяців тому

      Já estudou em pública?

    • @ThiagoGuarnieri85
      @ThiagoGuarnieri85 7 місяців тому +1

      Inclusive na lei diz que educação é responsabilidade do estado e das famílias. Mas te família que acha que escola é depósito de aluno

  • @lobus_sports
    @lobus_sports 10 місяців тому +56

    Sim, um professor bem formado faz total diferença. Eu agradeço a diversos professores que fizeram parte da minha formação. Respeito total!!!

    • @silviomansani
      @silviomansani 10 місяців тому

      Que papinho de professor neoliberal no recreio…

    • @edu_moonwalker
      @edu_moonwalker 10 місяців тому

      Meses atrás eu fiquei abismado que uma professora de matemática (qual eu tive necessidade que passar aulas de reforço particular) desacreditou o Bullying com frases de "tinha que apanhar mesmo" e coisas semelhantes e tals, sendo que eu era quem sofria por ser quieto e o esforçado das salas que estudei entre outras coisas. Eu não desmereço o mérito dos meus professores, mas eu não faço deles meus ídolos, porque quando se descobre certas coisas, perde-se a importância do profissional.

  • @professorjefferson9141
    @professorjefferson9141 10 місяців тому +33

    Infelizmente, como várias pessoas, transferiu toda a culpa da educação para os professores. Nunca vi nenhum professor deixar de assumir sua parte do problema, mas já vi muito professor dando 40 horas de aula, sem hora de preparação e estrutura mínima. Ele esquece que muito professor vem de família humilde tbm e tem que trabalhar pra pagar as contas, se ele é abastado e tem como escolher trabalhar menos, feliz dele.

  • @wellingtoncarvalho955
    @wellingtoncarvalho955 10 місяців тому +11

    Cara sou professor concursado, concordo em partes, tem muito professor que parou no tempo que esta 20 anos e não fez uma especialização, agora vem dizer que a familia não tem influência? vc chama os pais para conversar e eles só criticam o seu trabalho e não olham nem a agenda do aluno, não vai pegar um boletim, fazia reunião de pais de 40 em uma sala iam 3 ou 4, e dos melhores alunos. Complicado

    • @gustavo-rm7ow
      @gustavo-rm7ow 10 місяців тому +2

      esse jubilut não sabe oq fala, se o problema fosse professor acomodado os IFs não teriam resultados tão bons pois os professores são todos concursados estaveis, o problema ta NA FAMILIA que não cobra dos filhos e fala q o problema é professor!

    • @soltaessebitpramim
      @soltaessebitpramim 10 місяців тому

      Exatamente, professor.

    • @user-rj6bq4xf8j
      @user-rj6bq4xf8j 7 місяців тому

      Ele nem sabe disso, pois só trabalhou em escola particular, teve uma experiência ruim e não dá aula em escolas há anos. Ele está descolado da realidade.

    • @RonisBraga
      @RonisBraga 10 годин тому +1

      @@gustavo-rm7ow Um completo abestado!

  • @arqlesma
    @arqlesma 10 місяців тому +21

    Esta questão de gratificação por resultado é complicada tbm, trabalhei em escola que os diretores manipulavam tudo para poder parecer que estava tudo bem, até quantos alunos poderiam ou não passar de ano, tudo para que as escola recebesse mais verba ou as famosas gratificações. Isto tbm envolve até se a escola esta ou não em bairro nobre ou favela

  • @Almeida_Rodrigo
    @Almeida_Rodrigo 10 місяців тому +6

    11:25 - discordo... se os salários do professores aumentar, mais pessoas vão querer se tornar professor já que a expectativa é que no futuro falte professores.

  • @yljso2129
    @yljso2129 10 місяців тому +14

    vivi uma realidade completamente diferente, sempre tive ótimos professores extremamente competentes. enquanto haviam alunos que se dedicavam apenas para atrapalhar as aulas e pouco se importavam com o conhecimento.

    • @terciodasilvamendes9200
      @terciodasilvamendes9200 10 місяців тому

      Pessoalmente tbm reparo que uma boa parcela da culpa e dos alunos que atrapalham a aula e que não buscam estar interessados

  • @Rush022Oficial
    @Rush022Oficial 10 місяців тому +197

    Isso é relativo, ja tive professores ruins mas ja tive também colegas de turma que era impossível os professores ensinarem

    • @josevinicius4534
      @josevinicius4534 10 місяців тому +10

      E são justamente eles que vão fazer licenciatura, até porque a nota é mais baixa e é justamente onde eles passam

    • @Murilo_Químico
      @Murilo_Químico 10 місяців тому +33

      @@josevinicius4534 pode até passar para entrar na faculdade, mas não consegue terminar. Licenciatura em química, física, matemática e até mesmo biologia (faculdades que conheço que ensinam licenciatura nessas disciplinas), começa a turma com 40 alunos e no segundo semestre tem somente 10 alunos e olha lá. Passar é fácil, mas a disciplina e o conteúdo, por serem densos e complicados, não deixam continuar.

    • @Ebatata-pt8cg
      @Ebatata-pt8cg 10 місяців тому +1

      Fora a estrutura que o próprio colégio fornece.

    • @Cavaleiros-Bardos-BR
      @Cavaleiros-Bardos-BR 10 місяців тому +10

      outra coisa q eu apoio é q a educação nn seja obrigatoria e sim um direito. Já q em colegios publicos pelo menos uns 70% dos alunos nn querem estar ali e eles atrapalham os outros 30% que querem estar

    • @Rush022Oficial
      @Rush022Oficial 10 місяців тому +1

      @@Cavaleiros-Bardos-BR Concordo plenamente.

  • @evertonlsousa
    @evertonlsousa 10 місяців тому +229

    Por mim, que o Estado faça o possível em garantir que o professor trabalhe com material atualizado, garantias de segurança e conforto em seu trabalho, porque nada adianta ganhar R$ 7.000,00 e o trabalho ser um lixo, tratado como um serviente aos alunos que não o respeitam.

    • @matheusnogueira9560
      @matheusnogueira9560 10 місяців тому +12

      que professor ganha 7000 reais ? O da rede publica no estado do Ceará com certeza nao ganha 7000

    • @evertonlsousa
      @evertonlsousa 10 місяців тому +8

      @@matheusnogueira9560 No caso os professores públicos efetivos de Brasília recebem nessa faixa + ou -,além que obviamente um professor no estado do Ceará também merece receber nessa faixa, mas ressalto justamente para não pensar que só o salário resolveria, que o professor no Brasil é mais um refém que possui a informação, mas acaba por passar da forma mais porca, fraca e sem amparo real do estado, em que ele seja tratado justamente como um "mestre"... e não fazendo um favor obrigatório.

    • @cledsonsilva2552
      @cledsonsilva2552 10 місяців тому

      ​@@matheusnogueira9560ganha sim! Dependendo das variáveis ganha até mais! Sou professor do município de Fortaleza!
      Mas realmente não adianta ganhar bem se toda a estrutura não ajuda!

    • @proudexcelsior744
      @proudexcelsior744 10 місяців тому +5

      professores federais ganham ate mais de 10mil... nas instituições IFF, UFF, UENF alguns chegam a 15mil a 20mil (doutorado)

    • @matheusnogueira9560
      @matheusnogueira9560 10 місяців тому +5

      @@evertonlsousa eu vi o corte e até concordei com os professores, mas eu penso que os serviços fundamentais que regem a sociedade, segurança, saúde e educação deveriam ser os mais bem remunerados, porém o salário desmotiva, mas não justifica vc ser um mal professor, agora se o professor não é bem remunerado, vai ter bem menos professores atuando, fora as referências, com o mundo moderno, onde a galera usa a internet para ganhar dinheiro, quem vai querer ser professor ainda daqui a um tempo ?

  •  10 місяців тому +18

    Minha professora de inglês chegava na sala, mandava a gente ler a página do livro e responder as questões de outra página, um ano completamente perdido na minha vida,

    • @sr.Souzza
      @sr.Souzza 10 місяців тому +1

      Igual aqui kkkkkk... prova com consulta e muitas aulas assistindo filme merda na sala de vídeo.

  • @Fellipe423
    @Fellipe423 10 місяців тому +3

    Achei de uma infelicidade essa fala. Esse cara veio de baixo e alcançou um alto patamar na profissão onde poucos chegam e agora ele assume uma postura bem triste em relação a outros profissionais. Um profissional mal valorizado não vai entregar um bom serviço nunca. É muito fácil cobrar de um professor que recebe um salário mínimo por mês, muitas vezes colocando sua integridade física e psicológica em risco, pra formar jovens em péssimas estruturas de trabalho. É óbvio que ele sabe disso, já viveu essa realidade, mas como hj ele está em outro patamar se sente à vontade pra cobrar isso de outros profissionais. Muito triste msm esse corte, admirava muito esse cara, mas cada vez mais isso vem mudando.

  • @vinniciusferreira8321
    @vinniciusferreira8321 10 місяців тому +62

    Corrigindo os professores:
    A bolsa de mestrado atualmente está em R$2.100,00, até 2022 estava em R$1.500,00.
    Corte incrível!!!

    • @dionizio_
      @dionizio_ 10 місяців тому +1

      Recebi pelo IF, era 1800. CAPES, CNPq e Fapema (Estado) está 2100

    • @adeusquimica5283
      @adeusquimica5283 10 місяців тому +4

      Eu ganho isso em 2 semanas trabalhando de sexta a domingo no Uber ...

    • @wadarellxd3540
      @wadarellxd3540 10 місяців тому

      ​@@adeusquimica5283naoooooooo, vc deve ir para um emprego de CLT e ter uma parte do salário descontado para manter o Estado

  • @ruancarlo4062
    @ruancarlo4062 10 місяців тому +82

    Realmente, a culpa do fracasso da educação é do professor. Trabalho em um colégio sem estrutura nenhuma, sequer temos um ventilador na parede, 45 alunos por sala, nem livro didático temos e, realmente, a culpa é nossa.

    • @marlonroc
      @marlonroc 10 місяців тому +14

      Sim amigo, mas temos escolas com estrutura de particular que o nível do aluno é péssimo. Moro no Mato Grosso e as escolas em geral tem estrutura excelente, algumas até nível modelo, melhor que particulares, e o desempenho dos alunos é baixo. Com toda certeza é um absurdo sua escola ter essa estrutura e precisa ser melhorada, mas 9 problema não é só estrutura e salário, vai desde o contexto dos alunos as críticas aos professores que foram feitas no vídeo. Precisamos entender isso e lembrar que uma coisa não impede a outra, porq se não vira o mito da saúde, que apenas falta de investimento, então temos um ralo de sugar recurso e a grande solução é tentar entupir o ralo com mais recurso, em vez de fechar o vazamento.

    • @marcelonegrao6483
      @marcelonegrao6483 10 місяців тому +6

      Realmente, a culpa do fracasso da educação é do professore o aluno que não se esforça esta tudo bem vai catar coquinho.

    • @sr.Souzza
      @sr.Souzza 10 місяців тому +8

      Se o professor é bom nada disso faz falta.

    • @ruancarlo4062
      @ruancarlo4062 10 місяців тому +5

      @@marlonroc concordo plenamente com esse seu argumento, faz todo sentido. Entretanto, como podemos angariar professores bem capacitados se não oferecemos nem o básico? Logo, o argumento do vídeo não se sustenta. Um cara que ganha 10, 20 mil ou mais em preparatórios para cursinho não vai querer receber merreca no interior do Brasil onde não tem nada...

    • @ruancarlo4062
      @ruancarlo4062 10 місяців тому +7

      @@sr.Souzza Vc tá "sertíssimo", amigo. 🤙

  • @pedromeggiolaro
    @pedromeggiolaro 10 місяців тому +84

    O ensino brasileiro atualmente, tanto dentro e casa como na escola, é uma vergonha.
    E os professores não são os maiores culpados disso. É um problema muito mais extenso que se imagina.

    • @jacksonbineck615
      @jacksonbineck615 10 місяців тому +12

      Muitos pais nao valorizam a educação e passam esse desvalor pros filhos, parece que mandam os filhos pra escola por q é obrigatório

    • @deniselopes6063
      @deniselopes6063 10 місяців тому +1

      exatamente... eu concordo que alguns professores são péssimos, já tive vários mas nem todos eram, só que o problema educacional no brasil tem várias camadas e a vida do aluno em casa é uma das principais.

  • @rampeiiro
    @rampeiiro 10 місяців тому +3

    Disse o professor de instagram... que nunca foi pra uma escola pública, nunca foi ameaçado de morte, mas ele viu uma vez uma exceção e agora ele é o dono do jogo! ele sabe de tudo da mansão dele! pra ele professor tem que ganhar salário mínimo mesmo e ta bom demais!

    • @Vitor0101F
      @Vitor0101F 10 місяців тому +1

      Kkkkkk vc que não sabe nada da vida dele mas fala como se conhecesse. Ou você é professor e tá puxando o saco pro seu lado, ou nunca entrou em uma escola na vida. Meus professores passavam a aula inteira contando história da própria vida ou mandando ler alguma página aleatória do livro. Brasil tem um dos piores sistemas de educação do mundo, pior que muitos paises mais pobres que o Brasil. Quem tem mais mérito deve ganhar mais, quem é medíocre deve ganhar pouco, é assim que o mundo vai avançar. Se todos ganham o mesmo não existe motivo para se esforçar e melhorar, pra que gastar energia se já está está ganhando bem? Essa utopia esquerdola onde todos ganham bem seria a ruina do mundo.

    • @eduardobiasoli
      @eduardobiasoli 10 місяців тому +2

      @@Vitor0101F kkkkk fantástico mundo de um liberal.

  • @armandosilva4615
    @armandosilva4615 10 місяців тому +4

    Comentário simplista com soluções simplistas para problemas complexos.
    Sou professor do ensino fundamental da rede pública e já lecionei no Ensino Médio, inclusive em escolas particulares. O que se vê na sala de aula é que cada público é um público específico e uma realidade é totalmente diferente da outra, isso levando em consideração todos os fatores que podem interferir no nosso trabalho .
    É lindo dar aulas em cursinhos pré-vestibulares, onde os alunos estão ali sem coerção e com o desejo de entrar na faculdades dos sonhos. É gratificante , de fato, atender um adulto que ingressou por iniciativa própria no EJA com o aproveitamento da oportunidade que ele reconhecidamente sabe que não teve.
    Agora, quero ver o atendimento, lá no início do dia, aos alunos com problemas emocionais, sociais, familiares e até mesmo com drogas, e que trazem dificuldades limitadoras do seu aprendizado ou que geram conflitos no espaço escolar.
    Quero ver dar aulas em escolas onde o próprio docente tem que tirar dinheiro do próprio bolso para desenvolver aulas ou projetos escolares. Será que sustentam esse argumento? Para isso, estou considerando locais que possuem
    uma infraestrutura básica para o ensino (o que sabemos não ser comum no nosso país, infelizmente).
    Já que são convictos das soluções para a educação e para o professorado , eles poderiam ficar um mês dando aula em locais com todas essas dificuldades, com dupla jornada de trabalho, salário médio da categoria e ainda fazer a filmagem do seu trabalho para nos dar seu "bom exemplo".

    • @santos0118
      @santos0118 10 місяців тому +2

      Vc não consegue dar aula pra alguém que não quer aprende, até pq ninguém quer aprender sabendo que o professor não pode reprovar, não é? Esse professor aí, tem que sair da bolha dele e vim da aula em um colégio público, dou aula de matemática há 1 ano, a dificuldade é imensa

  • @Cortesdomoyses
    @Cortesdomoyses 10 місяців тому +19

    Esses dias estava dando aula, um aluno falou: "professor, quando crescer que ser igual a você."

    • @FlavioPhysics
      @FlavioPhysics 10 місяців тому +1

      Já me ocorreu, melhor sensação impossível.

    • @carloscarneiro7226
      @carloscarneiro7226 10 місяців тому

      ​@@FlavioPhysics
      Essa foto é em Presidente Figueiredo?

    • @rafinhasomente
      @rafinhasomente 10 місяців тому +2

      Pior que já me aconteceu, tava dando aula e o aluno falou exatamente isso, e outro que a mãe chegou pra mim agradecida dizendo "o meu filho ele só aprende e só presta atenção na sua aula, e ele só gosta da sua aula", fiquei até emocionado.

    • @TaddyDoMau
      @TaddyDoMau 10 місяців тому

      meus alunos só me tacam papelzinho mesmo

    • @FABRY231
      @FABRY231 10 місяців тому

      Deus abençoe! O exemplo, tornar-se referência. Parabéns!

  • @robertorolimtorres1455
    @robertorolimtorres1455 10 місяців тому +3

    Morei próximo a faculdade de formação de professores, professores na família, nunca tive incentivo ou se quer me perguntaram se tinha interesse. Estudei eletricidade, qualificação no Senai, trabalhava como eletricista quando fui fazer o técnico ajudei a turma com centro de estudo até hoje amigos me agradecem as aulas. É muito gratificante. Gostaria de ser professor.

  • @thiagoviana8669
    @thiagoviana8669 10 місяців тому +22

    Fala jubílut , fui aprovado em medicina em uma federal mesmo tendo cursado EJA e trabalhando 8 horas diárias . Fui seu aluno no antigo biologia total.
    Nunca vi alguém falar tantas verdades sobre a educação pública.

  • @pedrohenrique-gm1cp
    @pedrohenrique-gm1cp 10 місяців тому +7

    Eu vou usar meu exemplo como situação caso.
    Sou professor de EJA, Cursinho e Ensino Médio, e afirmo, a culpa é dos alunos, o ensino médio é um caos pra da aula, a aula projetada no cursinho e no EJA flui bem e da pra explicar tudo, enquanto no ensino médio tem 50 alunos onde 30 querem só atrapalhar, aí fica complicado dar aula.

    • @azulescuro3604
      @azulescuro3604 10 місяців тому +1

      Ai cabe ao professor tomar atenção do aluno, deixar a aula mais dinâmica e divertida, pq a maioria que eu aprendi na escola só serviu pra fazer vestibular e depois só ocupa minha mente com conhecimento inútil... Se 90% do ensinado na sala de aula não vai ser usado no resto da vida, o mínimo que tem que ser é divertido...

    • @santos0118
      @santos0118 10 місяців тому +3

      E o professor não pode reprovar, o q dificulta mais ainda o trabalho

  • @ess02
    @ess02 10 місяців тому +73

    Dei aulas particulares de informática para um professor de química. Extremamente inteligente, ama ser professor porém totalmente desgastado. Dava aulas em 5 colégios para conseguir compor um salário de menos de 5 mil reais. Pelo menos 4 turmas em cada escola e cada turma com uma média de 25 a 30 alunos. Chegava época de provas e trabalhos para correção, atualização de notas nos sistemas, ele ficava louco com tanta coisa para fazer. Eu várias vezes tinha que deixar de dar aula para ajudar ele a cadastrar notas. Acho que o professor deveria ganhar muito bem porém com uma observação... Ele não poderia assumir outras escolas. Isso daria tempo para ele estudar melhorar as aulas e muito menos desgaste físico e emocional. Ele seria avaliado a cada período e seria avaliado seu comprometimento nas aulas. Seus alunos passariam por teste e se verificado que a maioria está tendo um bom desempenho seria mantido o professsor. O que acaba com a educação é que os professores precisam assumir várias turmas em várias escolas deixando-os esgotados.

    • @pastoraldoklein7539
      @pastoraldoklein7539 10 місяців тому +3

      Sim, é isso.

    • @dcarvalhoporai
      @dcarvalhoporai 10 місяців тому +7

      desculpa amigo o cara dava aula em 5 escolas e ganhava 5 mil ? kkkk das duas uma ou vc é ingênuo ou seu professor e mentiroso kkkk pq se ele desse aula mesmo em 5 escolas no minimo ele tiraria 12 15 mil fácil kkkk depois entra no site da sua prefeitura aonde ele da aula e olha o histórico de salários que ele recebeu vc vai ficar espantado

    •  10 місяців тому +3

      @@dcarvalhoporaimuitas vezes em cada escola o cara tem 2 ou 3 salas. as vezes na mesma prefeitura, pra compor 30 aulas com alunos, o professor dá aula em 3, 4 escolas, tem que correr de um lado pro outro o dia inteiro, gasta do próprio combustível e tudo mais.

    • @vicentedepaula9605
      @vicentedepaula9605 10 місяців тому

      ​@@dcarvalhoporaiprofessor de prefeitura e estado é outra coisa. Tem muito professor por aí q trabalha em escolas particulares médias e pequenas, ganhando entre 600 e 800 reais por escola, faz as contas e vê quanto q dá, não dá muito não. Mas tem casos e casos, até aparecer um concurso ou uma vaga em uma escola maior, o cara vai pingando de escola em escola como dá.

    • @dcarvalhoporai
      @dcarvalhoporai 10 місяців тому +2

      @ nao nao professor receber auxilio combustível sim, vei, so vc pesquisar no portal da transparencia vc vai saber exatamente tudo q um professor tem de beneficio e recebe de salario deixa de ser gado e preguiçoso e vai pesquisar

  • @gherlwinfireson8582
    @gherlwinfireson8582 10 місяців тому +14

    É uma profissão muito importante, e, sendo uma profissão de carreira, o salário deve ser no mínimo no nível que permita que a pessoa viva com dignidade.

    • @luiz00116
      @luiz00116 10 місяців тому

      quanto recebe um professor?

    • @c4rolmenezes
      @c4rolmenezes 10 місяців тому

      @@luiz00116sou professora trabalho apenas um turno. Ganho 3.600 líquido.

  • @ricardocarvalho5784
    @ricardocarvalho5784 10 місяців тому +7

    Tem professor que vence na vida... Sendo blogueiro

  • @pesoa8792
    @pesoa8792 10 місяців тому +3

    Gosto do Jubilut e do Oda mas o que eles e algumas pessoas que provavelmente não são da área e tão falando muita besteira e fazendo um desserviço com a profissão. Sou professor de Inglês a quase 10 anos e posso afirmar sem sombra de duvida alguma que a maioria dos alunos não tem interesse algum. Muitos deles começam com o famoso "pra que inglês se eu moro no Brasil" ou "pra que inglês se eu não sei nem português?". Fora que a maioria esmagadora dos alunos só estão na escola por obrigação e muitos deles não tem e menor intenção de fazer ensino superior pq percebem que empregos muitos empregos que necessitam ensino superior pagam muito mal. O pior que acho é esse papel que o professor adquiriu nos últimos anos de ainda precisar fazer um enorme trabalho de convencimento com alunos que não dão a mínima para o que você fala e tem mais, não sei outras universidade, mas a minha não tinha nenhuma disciplina voltada pro convencimento dos alunos. Ganhar pouco é ruim? Obvio que é, mas alunos desinteressados são ainda pior. Tive turmas que tentei todo tipo de abordagem e método diferente pra chamar a atenção dos alunos só pro pior deles chegar e dizer que não adianta eu tentar pois ninguém alí quer aprender. Não adianta culpar só o professor, o problema é bem maior que isso.

    • @LucasMatheus-ek3go
      @LucasMatheus-ek3go 10 місяців тому

      Sou professor também e te afirmo que essas desculpas para não querer estudar também está na área das exatas, vivem perguntando "pra que saber física?" e assim como você também tentei muitas formas de abordar, para muitas vezes a resposta que receberia era "você já pensou em faltar a aula professor?". Grande parte dessa juventude me da nojo, não querem saber de nada, estão tão viciados no tiktok e em reels de instagram que não conseguem focar 30 segundos em uma tarefa simples, celular comeu a mente deles e ainda tenho que ouvir pessoas com um audiência tão grande falarem coisas tão sem sentido e o pior de tudo é ver um monte de gente que nunca pisou em sala de aula concordando como se tivessem propriedade em falar disso

    • @RonisBraga
      @RonisBraga 10 годин тому

      Um completo abestado!

  • @antoniojunior4472
    @antoniojunior4472 10 місяців тому +19

    Conheci o Jubilut à 12 anos atras pelo video de Briófitas, e foi o unico professor de biologia que eu realmente aprendi KKK

  • @GDRAP
    @GDRAP 10 місяців тому +11

    Cara, eu tenho 21 anos e trabalho com a modalidade EJA (na alfabetização para ser mais exato) e eu concordo com alguns pontos, tem coisas que eu queria que mudassem pois os conteúdos se fossem dados de outra forma, seriam mais efetivos (eu estava obtendo progresso com alguns estudantes que estavam conseguindo ler) e busco sempre fazer o melhor trabalho que eu consigo, com os materiais que possuo, pois realmente eu gosto de estar lá dando aula. Ver o aluno aprendendo e no meu caso em específico, onde tenho alunos com o triplo da minha idade, eu preciso ganhar o respeito deles. Passar a credibilidade de que realmente eles conseguem, eles sabem. Conheço Alguns colegas que pensam de forma diferente, mas no final do dia eu me cobro pois eu sou responsável por fazer aquela pessoa aprender a ler e escrever. (espero adquirir cada vez mais experiência na área, e realizar meu sonho de ser professor de história)

  • @30noauge8
    @30noauge8 10 місяців тому +5

    Lógico que o problema é salário, se a pessoa tem um alto grau de instrução ele vê o concurso de professor salário 5 mil , tribunal de contas 15 mil. Se ele tem capacidade de passar no de 15 mil pq ele vai ficar dando aula?

  • @iuryHsilva
    @iuryHsilva 10 місяців тому +6

    Eu passei 2 anos achando que era ruim em química, quando cheguei o terceiro ano descobri que o rim era meu professor do primeiro e segundo. Fechei o terceiro com média anual 9,5 e ainda fui monitor da disciplina

  • @miqueiasmartins7270
    @miqueiasmartins7270 10 місяців тому +64

    O problema do Professor é parecido com o do Vendedor. Existem pessoas que tem o DOM pra ensinar/vender... e são ÓTIMOS PROFISSIONAIS. E existem muitos que estão naquele trabalho só porque não conseguiram outra coisa.

    • @matheusjucarodrigues8282
      @matheusjucarodrigues8282 10 місяців тому +1

      Exatamente.

    • @ogaith
      @ogaith 10 місяців тому

      Está acontecendo nos últimos anos um fenômeno que reflete nisso. Tem muitos engenheiros desempregados migrando para o ensino de matemática e física; enfermeiros para a área de ciências e biologia; eles veem a educação não como projeto de vida, mas um bico que improvisaram pq não conseguiram se colocar no mercado de trabalho que escolheram originalmente.

    • @thiagodumont4089
      @thiagodumont4089 10 місяців тому +1

      Uai...vai lá vender para quem não quer comprar. Vai lá ensinar para quem nao quer aprender.

    • @brunno_mc.vz.
      @brunno_mc.vz. 10 місяців тому

      ​@@thiagodumont4089O problema da educação é tentar ensinar quem não quer aprender, o dia que o estado entender isso tudo vai mudar.

    • @thiagodumont4089
      @thiagodumont4089 10 місяців тому

      @@brunno_mc.vz. tem esse detalhe tbm

  • @Haizkdkdul
    @Haizkdkdul 10 місяців тому +5

    Meu Professor sempre falava que era burro, me sentia mal dms e ele falca na cara msm. Eu apenas n gostava do que ensinavam na escola. Mas hj com 22 Anos sou empresário e tenho Lojas de calçados, roupas etc é ganho mais que eles e os amigos deles juntos. Hj aprendi Inglês que eu amo dms, e vou começar francês. Vc n é burro, vc talvez tá fzd algo q n goste!

  • @ivanildoaurelio2068
    @ivanildoaurelio2068 10 місяців тому +2

    O problema é quem vai dizer quem é o melhor professor? A maioria dos professores não reprovam os alunos por medo do estado ou do dono da escola particular. E os alunos classificam os melhores professores muitas vezes pelo "show" em sala de aula ou amizade. Deixando muitas vezes os professores que passam todo mundo como os melhores professores.

  • @shittyer
    @shittyer 10 місяців тому +40

    graças a Deus estudei na escola técnica de Pentecoste, Alan Pinho Tabosa, eu tinha professores com doutorado me ensinando química, tive as melhores condições que um aluno poderia ter em ensino público. E digo com certeza, uma escola com professores bem formados e uma estrutura muito boa muda a vida dos alunos e da região. Eu fico de cara quando o governo só investe no ensino superior e deixa o médio/fundamental de lado.

    • @GabrielVictor-C20XE
      @GabrielVictor-C20XE 10 місяців тому

      Um dos erros que alguns governantes cometeram no Brasil. um tempo atras li 2 matérias no estadão que estavam falando sobre a formação técnica aqui no brasil ser precária e que também teriam que melhorar o Ensino Básico (que influencia muito)

    • @shittyer
      @shittyer 10 місяців тому +1

      @@GabrielVictor-C20XE a realidade é que sem formação básica a formação técnica se torna precária. Não adianta gastar bilhões em faculdades públicas se o o Brasileiro médio não sabe o básico.

  • @guilermelopes1237
    @guilermelopes1237 10 місяців тому +56

    Faço licenciatura em Matemática, e tenho zero problemas em dizer que existem MUITOS professores ruins
    Eu vejo colegas que são MUITO inteligentes, mas que são péssimos em gestão de jovens, são daqueles que se vc não sabe qual a raiz quadrada de 441, no pé da língua, ele vai te xingar
    E tbm vejo colegas que, entraram na graduação só pra não ficar sem fazer nada, e já nem sabe como calcular a raiz quadrada de 441
    É tenso

    • @kauandesouzanovais2616
      @kauandesouzanovais2616 10 місяців тому +3

      Mas afinal, qual a raiz quadrada de 441? (21).

    • @SouLeoRicardo
      @SouLeoRicardo 10 місяців тому +2

      O salário ruim ajuda na evasão dos profissionais mais capacitados

    • @ueiler
      @ueiler 10 місяців тому +1

      Caraca aprendi o quadrado perfeito de 21, chutei que era maior que 20 porque é 400, ia perguntar se não teria se enganado com 144 kkkkkkkkkkk

  • @Pauloeberhardt
    @Pauloeberhardt 10 місяців тому +7

    Sou professor universitário e a falta de conhecimento básico dos alunos é gritante, sou agrônomo e dou aula para agronomia e técnico em agropecuária, os alunos não sabem matemática, química e biologia que é o básico para agronomia.

    • @adrianomarsaro
      @adrianomarsaro 10 місяців тому +2

      Eu tô terminando minha segunda faculdade, não quis eliminar nenhuma matéria pq eu tinha entrado a 10 anos na primeira e queria rever conteúdo, que arrependimento, aula de matemática teve o nivelamento, e uma das alunas questionando a professora pq não existia divisão por 0

    • @pastoraldoklein7539
      @pastoraldoklein7539 10 місяців тому

      Há 10 anos, com H.@@adrianomarsaro

    • @Pauloeberhardt
      @Pauloeberhardt 10 місяців тому

      @@adrianomarsaro é difícil assim né.

    • @gustavo-rm7ow
      @gustavo-rm7ow 10 місяців тому +2

      sou secretario escolar de escola estadual, e o problema é claro, é falta de estrutura familiar/ negligencia da familia , se o problema fosse professor o IFs não teriam resultados tão bom, oq falta é atitude da familia e estrutura.

    • @Pauloeberhardt
      @Pauloeberhardt 10 місяців тому

      @@gustavo-rm7ow onde está escrito que o problema á do professor ou da família?

  • @jardelclaudino4615
    @jardelclaudino4615 10 місяців тому +4

    Esse sistema de gratificação não funciona aqui onde eu moro. São valores abaixo do que o professor receberia se este estivesse com a correção salarial dentro do ideal, que já vem caindo com a inflação. Além disso, conheço profissionais que quando querem dar uma aula, se a secretaria não dispõe de material e recursos pra sua aula, o cara muita vezes tem de tirar do bolso para poder comprar. Fora que essas gratificações, pouquíssimas escolas atingem e geralmente são as queridinhas do secretaria, quando tem diretores com cargos comissionados aliados ao prefeito local e possuem recursos e equipe preparada para atingir os descritores pedidos para os exames de avaliação como SAEB ou Provinha Brasil, além de metas de índices que eles já sabem que pouquíssimas escolas iriam atingir devido ao contexto complexo (escola em área vermelha, falta de segurança, evasão alta, aumento gravidez precoce, dentre outros).

  • @ICAROLD
    @ICAROLD 10 місяців тому +6

    Eu tive ótimos professores no fundamental mas no ensino médio a qualidade despencou é muito triste os problemas que temos na educação

  • @vagnerrodrigues1328
    @vagnerrodrigues1328 7 місяців тому

    Grande professor e pessoa o Oda. Quero um dia poder encontrá-lo para agradecer suas aulas de biologia no cursinho que fiz online. Nunca vou esquecer da história que ele contava da caneta que seu pai lhe deu de presente. A moral da história é que todo nosso esforço e trabalho duro é recompensado. Não há nada mais real que isso.

  • @gtbronks
    @gtbronks 10 місяців тому +7

    2:42 EXATAMENTE! Vivi isso como professor! Tentei mudar/evoluir as coisas numa escola que trabalhei e os próprios professores foram contra!

    • @gtbronks
      @gtbronks 10 місяців тому +2

      11:28 sabe muito, PQP! 👏👏👏

    • @adielcarvalhocs
      @adielcarvalhocs 10 місяців тому

      O sistema é foda

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 10 місяців тому

      Vc ia descobrir logo logo o pq dele terem falado isso

  • @gard5654
    @gard5654 10 місяців тому +2

    Sou professor, tenho respeito dos meus alunos. Sou sincero, quem quer ser professor hoje em dia nesse país? Tenho alunos maravilhosos, ao mesmo tempo tenho muitos alunos que não querem aprender. A falência da educação brasileira é muito mais complexa do que esse papo superficial.

  • @Lion_b95
    @Lion_b95 10 місяців тому +2

    Seria tãaaaaao simples minimizar essa equação apenas em professores e alunos.. Professor, além de dar aula, tem que ser pai, psicólogo, policial, nutricionista, e por aí vai... pra ganhar merreca. Ainda bem que saí fora! Vc, professor de escola pública, que está acima da média, é elogiado por alunos e etc, mas não vê uma luz no fim do túnel, valorize-se e saia desse barco. O Brasil, enquanto estivermos vivos, JAMAIS nos valorizará.

  • @mateusaugusto3185
    @mateusaugusto3185 10 місяців тому +1

    Só fui ter um professor de química formado em química no terceiro ano do ensino médio. Daqui 10 dias vai ser minha colação de grau na química.

  • @gabi.m02
    @gabi.m02 10 місяців тому +16

    Concordo totalmente com o Jubilu, tive muitos professores que não ensinavam nada, não se esforçavam e reclamavam do salário... E muito professores excelentes que ganham a mesma coisa daqueles que não se esforçam.

  • @nicolaketllyn
    @nicolaketllyn 10 місяців тому +2

    Darcy ribeiro disse: A escola é um poço de mediocridade os alunos fingem que aprender os professores fingem que ensinam!

  • @joaoeduardoalvespinheiro576
    @joaoeduardoalvespinheiro576 10 місяців тому +65

    Minha mãe é professora universitária. Toda vez que eu vejo ela corrigindo os trabalhos dos alunos eu me apavoro. Pois a maioria escreve tudo errado. O pior disso tudo é que ela da aula em cursos de licenciatura. Ou seja: Esses alunos (provavelmente) serão futuros professores. Enfim... uma lástima. 😢

    • @Bhas323
      @Bhas323 10 місяців тому

      Para você ver

    • @wadarellxd3540
      @wadarellxd3540 10 місяців тому

      Quando estava prestando vestibular, conheci um cara que desistiu do curso pq os alunos que entraram por algum programa do governo, segundo ele, não conseguiam acompanhar as aulas. Era um curso de exata e chegava aluno que sentia dificuldade em ações de 2 grau, a base completamente avulsa

    • @davi3789
      @davi3789 10 місяців тому +2

      e por que ela nao reprova esses alunos?

    • @joaoeduardoalvespinheiro576
      @joaoeduardoalvespinheiro576 10 місяців тому +2

      @@davi3789 Ela tenta. Mas dificilmente consegue. Pois os alunos sempre conseguem passar por algum meio.

    • @fredericodafonseca8546
      @fredericodafonseca8546 10 місяців тому +4

      Ela deveria ensinar ao próprio filho, há vários erros no seu texto. Não julgue ninguém.

  • @suianesantos8568
    @suianesantos8568 10 місяців тому +10

    Essa máxima de gratificação é o que gera a corrupção, pois geralmente ocorre a maquiagem de dados para garantir a gratificação.
    Isso ocorre nas escolas, os diretores pedem param os professores elevar notas de alunos para o percentual de notas ruins não baixar o nível da escola.

    • @victorleon67
      @victorleon67 10 місяців тому

      Vc contorna isso com testes municipais, estaduais ou até federais padronizados, corrigidos por agentes do governo (em vez dos professores e coordenadores das próprias escolas). Professor consegue fraudar a prova que ele dá pra turma dele em sala, mas elevar artificialmente a nota do ENEM desses alunos (por exemplo) já é outra história

    • @Danilopasquin1
      @Danilopasquin1 10 місяців тому

      É só fazer um exame unificado... Inclusive em todo lugar que deu certo, e é feito dessa forma.

  • @mkcassio1337
    @mkcassio1337 10 місяців тому +11

    O cara jogou toda a responsabilidade da educação nas costas dos professores, que sacanagem!!!

  • @DouglaXMiguel
    @DouglaXMiguel 10 місяців тому +4

    Eu terminei o 3º ano do E. Médio no EJA, devido ao serviço militar que prestei cedo, e os alunos não sabiam fazer cálculo de porcentagem, muito mal sabiam calcular 10%. Os professores saíam da sala na hora da prova para que eles pudessem pegar a resposta com alguém e conseguir fazer a prova para passar. Realmente o nível do ensino de alguns professores é baixíssimo e eles não estão interessados a ensinar preparando para a vida.

  • @gabythedreamer
    @gabythedreamer 10 місяців тому +4

    Algo triste é que (principalmente depois da pandemia) o sistema brasileiro de educação está sobrecarregando ao extremo os professores, muitos deles estão vivenciando síndrome de burnout.
    Tive professores brilhantes, mas que depois de anos trabalhando muitas vezes rm condições extressantes, estão completamente exaustos.
    Os professores que são das escolas de ensino integral principalmente! Com a flexibilidade da administração híbrida de tarefas, a carga horária é praticamente aumentada. Um lado triste do uso da tecnologia.
    Outro lado é o que o professor falou no vídeo, que o professor que procurar fazer uma pós/ doutorado não consegue conciliar o trabalho e os estudos.
    São muito pontos que é importante levar em consideração, pois educação é a base, a educação tem o poder de potencializar ou aniquilar uma nação. São discussões que infelizmente não são feitas e deveriam ser.

  • @brenoaraujo4082
    @brenoaraujo4082 10 місяців тому +117

    Fui aluno de escola pública e depois virtualmente fui aluno do Oda:a diferença de entrega era nítida. Tudo que ele e o Jubi falaram é verdade, a culpa do fracasso da educação brasileira são os professores. Entram na sala e mandam o aluno ficar COPIANDO TEXO DO LIVRO e não ensinam nada.Tem que fazer igual em escolas particulares que as provas são padronizadas e remunerar o professor com base no desempenho dos alunos dele. Lógico que existem problemas como má nutrição dos alunos e até a evasão escolar, mas isso aí já é um aspecto econômico e que só com educação de qualidade poderá mudar.

    • @danteaugusto8385
      @danteaugusto8385 10 місяців тому +13

      eu estudo em uma escola particular, não sei se todas são assim ou se eu sou exceção mas eu nunca estudo nas provas, sempre tiro 10 ou 9, aí os meus colegas não estudam nem prestam atenção e tiram nota baixa, aí é tudo menino de papai mimadinho(eu sou bolsista estudo de graça) que não aceita ir mal em uma prova extremamente fácil, aí vão fazer confusão na sala da coordenadora pra demitir professor, aumentar a nota, facilitar a prova(acho que não dá pra ser mais fácil) e essas coisas, tipo, meu prof de matematica quase foi demitido pq colocou uma questão da obmep na prova e os papais dos mimamadinhos fizeram uma confusão do tamanho do mundo na diretoria

    • @Fellipe423
      @Fellipe423 10 місяців тому +22

      Tu espera que um profissional mal valorizado entregue um serviço de qualidade?

    • @erickedinizsousa8755
      @erickedinizsousa8755 10 місяців тому +10

      Professor mau remunerado precisa completar sua renda, com isso falta tempo para preparar aula, pesquisar e o principal estudar, pois tudo se atualiza e ele precisa ir se atualizando porém mau remunerado n dá

    • @Lucas-tjs
      @Lucas-tjs 10 місяців тому +7

      @@Fellipe423 melhorar a remuneração a aulas continuam uma merda, a maioria só quer saber de militar, ta foda.

    • @Fellipe423
      @Fellipe423 10 місяців тому +8

      @@Lucas-tjs um exemplo bem claro do tipo de gente que ele alcança com esse tipo de declaração. 🙄🙄🙄

  • @gigawyld
    @gigawyld 10 місяців тому +7

    Como professor estadual, criar um sistema de "meritocracia" de melhores professores é complicado. Ao mesmo tempo que você cobra o docente para melhorar índices de provas, você enrijece novas abordagens, metodologias sobre o assunto (pq no fim das contas é para a prova). O incentivo dessas provas teria que ser para o aluno também. O vestibular dá uma recompensa. As provas do ensino básico só estão servindo para pressionar o docente, sem nenhum apelo para o aluno. Pq pro aluno não serve pra nada naquele momento.

    • @ogaith
      @ogaith 10 місяців тому +1

      Exatamente. Muitos alunos, ao saberem que essas provas podem bonificar os professores acabam sabotando essa métrica. Isso aconteceu na minha escola, vazaram os prints deles combinando isso, alguns iriam falta no dia da prova e outros diziam nos prints que iriam fazer de qualquer jeito para prejudicar. Esse sistema com essa métrica não funciona. Tem que ser uma métrica que afeta tanto o aluno quanto o professor.

  • @thiagoviana3614
    @thiagoviana3614 10 місяців тому +18

    estudei na rede pública e privada. Todos o professores no estado tratavam os alunos com indiferença, diziam " só estou aqui para ganhar o meu dinheiro", e não eram mal remunerados, passou essa fase de dizer que todo professor ganha mal, também não faltava estrutura, entregavam uma apostila e diziam para fazermos. Na escola particular o professor entrava só com um pincel e davam aulas incríveis.

  • @prof.gabrielpereira
    @prof.gabrielpereira 10 місяців тому +6

    Há vários problemas na carreira do professor!! Um deles é a falta de preparação deles… Mas o contexto dos alunos é de longe o maior problema! Grande parte dos alunos da rede pública não querem nada na escola…

    • @Matematicaestuda
      @Matematicaestuda 10 місяців тому

      Ninguém quer saber que vc sabe oq significa verbo impessoal kkk

  • @FlavioPhysics
    @FlavioPhysics 10 місяців тому +5

    Eu tive a sorte de conseguir meu sonho profissional de ser professor e de atingir um nivel maior do que eu esperava em apenas 2 anos de formação, isso em termos de salário e de qualidade de trabalho. A fala do Jubilut é extremamente verdadeira. No meu caso, eu sempre me autocritico e me autoavalio.

  • @felipepoffo
    @felipepoffo 10 місяців тому +3

    Uma coisa q ninguém fala e querem q o professor faça milagre é botar 35, 40 FUCKING CRIANÇAS em uma sala! Como que um professor vai dar aula em uma sala dessas? Virou depósito essa porra?

  • @htsaul1569
    @htsaul1569 10 місяців тому +2

    Uma verdade que pouca gente tem coragem de falar é que o sindicato dos professores é contra quase todas medidas que objetivamente melhoraram a educação em outros países.
    O sindicato de professores do Brasil fez um trabalho sensacional em associar pra população que pra melhorar a educação basta professor ganhar bem, o que já é provado que não é verdade, porque os professores de universidade pública no Brasil ganham bem pra caramba e nossa educação continua sendo uma merda, com quase nenhum destaque na comunidade científica internacional.
    Além disso, o Brasil é um dos países que mais gasta com educação pública em relação ao PIB, mas como tudo aqui, é dinheiro mal gasto, pra encher o bolso das pessoas mal-intencionadas.

  • @GamingCoreVideos
    @GamingCoreVideos 10 місяців тому +4

    Concordo em partes com o professor.
    Os professores deveriam de fato receber melhor capacitação para que possam lidar da melhor maneira possível com a sala de aula, que em nosso território brasileiro costuma ser bem complicada.
    No entanto, para que o professor seja mais bem capacitado, é necessário investimento, tempo e motivação:
    *De nada adianta o professor estar aberto a ser capacitado e não receber a capacitação;
    *De nada adianta o professor estar aberto a ser capacitado mas receber a devida capacitação em seu tempo de descanso (pós fim de expediente ou sábados);
    *De nada adianta o professor estar aberto a ser capacitado e receber a devida capacitação em um momento que respeite seu cronograma e tempo de descanso se no final da história ele não ganha nada com isso, apenas o aluno é quem ganha.
    Para que o professor disponha de tempo para preparar boas aulas, se especializar em seu campo e melhorar a qualidade de ensino, ele precisa de tempo, e para ter esse tempo ele não pode estar enfurnado em uma sala de aula superlotada (com 35 "anjinhos", segundo o desconhecimento de alguns) 40 horas por semana ou mais. E é exatamente por isso que seu salário deveria ser melhor: Melhor salário leva a menos aulas necessárias para a "sobrevivência" (como eu odeio esse termo) e portanto mais tempo livre para capacitação e planejamento.
    A romantização do "educação é por amor" tem tornado normal a ideia de que professor tem que ser pobre e quebrado porquê deve fazer o que faz puramente porquê é seu dever.
    Se o professor trabalha das 7:15 as 18:00 vocês acham mesmo que ele vai chegar em casa, ter energia e vontade para ir estudar mais, se preparar e planejar boas aulas? Professor também é ser humano, também tem vida fora da escola, tem família, tem direito ao lazer e ao descanso, também quer prosperar e construir seu pé de meia igual qualquer outra classe.
    Sem contar que esse papo de aluno coitadinho já deveria ter caído por terra já faz décadas, por favor. Boa parte dos alunos hoje só querem saber de TikTok, isso até com os melhores professores.
    Desconheço o trabalho do professor Jubilut e não duvido de sua competência, mas nós professores já temos tanta coisa contra nós: Alunos, pais, coordenação (que boa parte do tempo esta lá só batendo ponto e defendendo aluno por ter medo do núcleo) e agora temos que ter membros da nossa própria classe no meio disso tudo?
    Desculpe a sinceridade professor, mas se você estivesse trabalhando 40 horas semanais dentro de salas superlotadas, além de reuniões e "capacitações" pós expediente (não remuneradas), tendo que repartir sua vida pessoal com a profissional em finais de semana e feriados, as vezes por tão pouco quanto 15 reais hora aula, sua opinião talvez pudesse ser diferente.
    Na realidade você não teria tempo para frequentar podcast.

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 10 місяців тому

      A história dele começou em escola particular (já começa aí). Depois de da uma resposta torta pra uma aluno e ele ser demitido, ela começou a fazer vídeo aulas pela internet, num ambiente onde ele pode controlar, editado e livre de qualquer perturbação externa. Ele não tem como entender isso, pois ele nunca viveu isso de verdade.

  • @papaigatao2337
    @papaigatao2337 10 місяців тому +1

    Ja era fã do Jubilu, após esse vídeo virei admirador, coragem de falar sobre professores que merecem e outros q nao merecem uma bonificação, EXTRAORDINÁRIO. 🎉🎉🎉🎉

  • @Felipe-hw9iw
    @Felipe-hw9iw 10 місяців тому +5

    Na época q eu tava na escola, eu gostava mt de estudar essas paradas de biologia matematica física e tals, o mesmo foi na faculdade, mesmo sabendo que a MAIORIA do conteúdo não vai ser usado no trabalho. A questão é que eu nunca estudava PRA TRABALHAR, eu estudava por gostar de aprender, é a natureza humana.

  • @AndersonASAable
    @AndersonASAable 10 місяців тому +1

    Aqui em sp capital no governo doria, ele implemementou ou tentou implementar um aumento de até 73% do salario dos professores da rede estadual e salario base de 5mil, porém para isso, o professor teria que concordar a passar por uma avaliação anual parece, algo como "enem para professores" para saber se ele esta a de fato dominando a matéria dele e está apto a continuar lecionando,(obvio que sindicatos foram contra, pois segundo eles era uma humilhação aos professores, onde é que ja se viu professor que já ganha pouco ainda ter que ser avaliado se sabe dar aula, ai ai sindicato.😮‍💨)e eu sou super a favor disto e do que o pirula disse em questão de meritocracia para o salario dos professores, pois incentiva o sujeito a querer ser um bom formador, e sim, tem PÉSSIMOS formadores de educação no brasil.
    Eu venho da rede publica , estudei na E.E. Alexandre Von Humboldt em SP capital, me formei em meados de 2010 e no ensino médio, eu só tive metade do último ano de química e biologia pois dava uns b.o. com a professora e ela simplesmente sumia, e reaparecia depois de meses pra dar uma aula e sumia denovo, até que a escola botou outra pessoa pra dar a aula das duas matérias, mais isso foi na metade do terceiro ano pra frente, ela teve de nós ensinar quimica e biologia de 3 anos em seis meses(pois era a mesma professora para as duas matérias)obvio que não deu,e matemática, eu me lembro bem, tinha um rapaz que me deu aula que ele simplesmente passava os exercícios de um bloco de anotações de exercícios prontos que ele tinha, e passava o resto da aula, no celular ou lendo sei lá o que. Eu consigo contar nos dedos os professores bons que eu tive.

  • @qjim16
    @qjim16 10 місяців тому +3

    Sempre estudei em escola pública. Minhas professoras de matemática e português eram muito boas, mas, mano, não tinha como, os alunos NÃO QUERIAM saber, podia colocar tablet, computador da Nasa, livros de ouros... os alunos estavam no Ensino Médio e mal sabiam ler, só queiriam saber de empinar moto, pegar menina, estudar pra eles era coisa de otario.. pessoal tinha q parar de ver filme e achar q tudo se resolve na base da psicologia.. a coisa tinha q ser SÉRIA desde o Jardim de Infância...

  • @trabalho1963
    @trabalho1963 10 місяців тому +1

    Real isso
    Eu tinha uns professores que preparavam aula pra colégio particular, enquanto ignoravam completamente nós do ensino público.

  • @K1LLER0898
    @K1LLER0898 10 місяців тому +9

    a pior coisa que eu vi na escola é de uma professora do ensino PUBLICO reclamando de que ganha tão pouquinho e voltando pra sua casa de carro enquanto uma parcela de alunos só ia pra escola pq a merenda era uma garantia de que eles iriam comer algo.

    • @gabrielamadoo
      @gabrielamadoo 10 місяців тому +8

      Lógico, porq ter um carro pra ir pro trabalho tem q ser luxo. Professor só poderia reclamar do salário se fosse descalço pro trabalho, chegasse lá e comesse o resto da merenda dos alunos. Caso contrário é o professor q ganha muito pra ter um carro básico e fica reclamando né. Oh irmão acho q vc tinha q voltar pra escola, infelizmente vc saiu sem querer aprender, mas sempre há tempo para mudar

    • @daniel-cm5yv
      @daniel-cm5yv 10 місяців тому +2

      Mn?????? Qual é o problema de ter um carro? n é como se fosse um artigo de luxo wtf

    • @ogaith
      @ogaith 10 місяців тому +4

      ela reclama pq com certeza trabalha 70 horas por semana em duas redes de escola diferentes para tirar, bruto, 6 mil reais por mês, isso sem contar o financiamento de 10 anos para pagar o carro, bizarro seu comentário kkkkk

    • @MrLety23
      @MrLety23 10 місяців тому +2

      Porra, agora ter um carro é ser rico? Qualquer pessoa que trabalhe e se organize pode conseguir comprar um carro eventualmente.
      Lembre que os alunos ainda são alunos e a professora já foi aluna, o carro foi fruto do trabalho dela. Futuramente eles tbm terão os frutos do trabalho deles.

    • @ogaith
      @ogaith 10 місяців тому

      @@MrLety23 Ninguém se incomoda ver um político ficando milionário e comprando 50 casas com dinheiro vivo (até votam nele e defendem loucamente); ninguém se incomoda em ver um bilionário sonegando impostos e depois renegociando a dívida tributária com 90% de desconto, ao mesmo tempo que recheia a garagem com carros. Ai vem o professor, ganhando 4 mil reais limpo na melhor das hipóteses, financia um carro bom em 7-8 anos, pronto, tá condenado. É esse tipo podre de sociedade que temos: o trabalhador fura o olho do trabalhador e chupa as bo*las do andar de cima. INTANKÁVEL.

  • @fernandola77
    @fernandola77 10 місяців тому +1

    Eu sou professor de matemática do ensino médio em escola pública e particular, e isso que o amigo falou no vídeo sobre o professor não ter uma boa formação é parcialmente correto, porém vou dizer o que acontece comigo
    No estado, quando o aluno inicia o ano, existem matérias novas onde ele necessita de habilidades de anos passados, e esses alunos chegam para mim com tanta defasagem que eu perco muito tempo ensinando coisas que já eram para ter aprendido, então vamos analisar;
    Por que ele não aprendeu?
    O professor é ruim?
    Esse aluno não tem uma estrutura familiar?
    Então vou dizer o que acontece.
    Na escola estadual existe algo chamado progressão continuada onde o aluno simplesmente reprova apenas por falta, ou seja, o aluno é aprovado com baixo rendimento, e com tudo que foi dito, o aluno sabe que se ele estudar ou não estudar, ele vai ser aprovado de qualquer forma desde que ele venha a escola.
    Isso sem contar a gestão da minha escola que é incompetente mas isso é o de menos.
    Na escola particular onde também faço parte, dão uma ênfase maior na educação básica, e quando chegam lá no ensino médio comigo, consigo seguir o cronograma.
    A galera na internet coloca a culpa em nós profissionais da educação mas não entende como funciona de fato, tem o professor medíocre sim, mas a porcentagem de professores que sabem dar aula é maior!

  • @user-rj6bq4xf8j
    @user-rj6bq4xf8j 7 місяців тому +4

    Salas apertadas, alunos amontoados, sem ar condicionado, ventilador barulhento, ou vc fala, ou refresca os pobres dos alunos. Falta de material básico, obrigatoriedade de uso de plataformas cheias de erros e desinteressantes, material de apoio mal elaborado. Levar trabalho para casa, dividir até o próprio lanche com o aluno antes do recreio porque ele está com fome e não está pronta a merenda. Chamar o SAMU para aluno que desmaiou de fome na sala de aula. Mandar o aluno guardar o celular de cinco em cinco minutos. Separar briga de alunos porque um curtiu a foto da namorada do outro. ETC, ETC, ETC. Mas claro, a culpa é do professor que não se esforça e não dá resultados.

  • @josephysics5662
    @josephysics5662 10 місяців тому +1

    A mais pura verdade, gratificação deve vir por mérito. Na rede estadual muitas vezes o que acontece é contrário, os piores ganhando mais e os mais jovens com aulas diversificadas ganhando menos, o que acaba os desanimando.

  • @lulomalosco9504
    @lulomalosco9504 10 місяців тому +14

    Já trabalhei como professor
    Foi por pouco tempo, e eram aulas de inglês em uma escolinha. Mas foi uma coisa que mudou completamente minha vida.
    Aí eu percebi que o desempenho dos alunos depende quase 100% do professor
    Aliás ainda é um sonho meu um dia voltar a trabalhar como professor, não importa de qual matéria

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 10 місяців тому +1

      Então sai da "escolinha" e vá para uma sala quente, abafada com 40 alunos de uma escola ou loca e vc vai descobrir que NÃO DEPENDE 100% DO PROFESSOR

    • @lulomalosco9504
      @lulomalosco9504 10 місяців тому

      Ainda bem que em nenhum momento eu disse que depende COMPLETAMENTE do professor rs. Dou aula de interpretação de texto também se você quiser.
      Sei que tem muitas condições adversas. Tem alunos que realmente não se interessam por estudar. Tem a questão da "sala abafada com 40 alunos" que você comentou. Etc etc.
      O que eu quis dizer foi a minha experienca de ter sido aluno e depois professor. De ter visto alunos que "não se interessavam" começando a aprender melhor depois que um certo professor passou por ele.
      E repito, foi a profissão mais gratificante da minha vida, e sinceramente eu adoraria dar aula pra 40 alunos numa sala abafada

    • @mayaraalves2038
      @mayaraalves2038 10 місяців тому

      @@lulomalosco9504 Só modifico que, você "quase 100% do professor", e ainda assim estaria equivocado, pois passa a mensagem de que a maior parte vem do professor, e já faz várias décadas que essa afirmação já não se mostra verdadeira ou coerente.

  • @Ricardopoj
    @Ricardopoj 10 місяців тому +2

    Se o salário é ruim, a profissão não atrai os melhores e ela acaba virando segundo opção dos profissionais.
    Além disso parece que ele esqueceu da existência do serviço público, é muito conveniente falar em métricas de desempenho quando você tá no UA-cam ou na escola particular de excelência, mas a vida é diferente
    Eu trabalho em duas escolas públicas, uma delas de periferia. Nessa, eu tenho salas cuja evasão escolar é de 70%, aí vão avaliar meu desempenho por uma coisa que é alheia à meu controle?
    Fora que a minha disciplina (matemática) exige atividades extra sala para que o aluno absorva o conteúdo que é extenso. Aí se eu mando um "Para Casa" na minha aula, até a globo aparece na minha sala falando da minha insensibilidade em encher os alunos de atividade sem que eu conheça a realidade deles, que eu estou tirando o tempo de lazer ou que estou matando a oportunidade deles trabalharem.
    E ainda tem o Estado que não me deixa reprovar o aluno que não atingiu o mínimo das habilidades necessárias...

  • @adrianorsm
    @adrianorsm 10 місяців тому +25

    O trabalho do professor passa muito pela motivação do aluno. Se você passa a gratificar o professor pelo desempenho dos alunos, você pode cometer muitas injustiças. O ensino no Brasil é algo muito complexo e esse sistema de gratificação seria bem-vindo caso estivéssemos avançados, coisa q não estamos. Vai motivar uma sala com 40-50 alunos. É um trabalho penoso

    • @GustavoSantos-hy4rp
      @GustavoSantos-hy4rp 10 місяців тому

      Concordo, mas tem muito professor mal formado e vagabundo. O Professor que dá ponto por presença, por copiar, caderno e etc só ajuda no aluno ser uma merda e pior, ele acaba tirando nota alta se achando inteligente. Claro, isso tem mão da escola, pq não querem reprovar todos

  • @wesleywesthofer7617
    @wesleywesthofer7617 10 місяців тому +1

    Trabalho na secretaria de educação da prefeitura de São Paulo. É inacreditável o tanto de atestado que professor entrega.
    O professor assume 2 cargos depois enfia atestados médico porquê não aguenta cumprir a jornada dupla comprometendo o ensino.
    Não existe meta para o professor no ensino público.
    Salvo poucas exceções, a educação no Brasil é um cabide de emprego para acomodados que querem o dinheiro e não o trabalho.

  • @pedrotadim25
    @pedrotadim25 10 місяців тому +4

    CARALHO... isso ai foi o corte mais util para a sociedade... tenho 25 anos, formei numa escola estadual em 2016 sem ser reprovado, formei achando que sabia de tudo e que era só fazer o enem que tava suave, ia conseguir entrar pra uma faculdade qualquer kkkkk.. pobre inocente kkkkkkk... tomei no cu e hoje com 25 anos, não tenho um diploma de ensino superior, até pq é muito allto o valor de uma presencial e estou tentando uma EAD pela segunda vez... a real é que hoje eu me mantenho até que bem, fiz uns corre, tenho dois trampo, um é home office, o outro é na area de TI.. e mesmo assim nao precisei de faculdade... e muito brasileiros estao nessa mesma situação que a minha.. alguma coisa tem que ser feita, eu acho que o ensino médio, deveria ter uma atenção melhor, para o mercado atual.. no ensino fundamental pelo menos no oitavo/nono ano, os mlk ja deveriam saber o minimo sobre matematica financeira, igual o jubilut falou, educação e economia andam juntos..

  • @rsica1
    @rsica1 10 місяців тому +1

    Os melhores alunos de matemática que conheci foram trabalhar com TI, mercado financeiro ou viraram servidores públicos como fiscais, analistas de tribunais, tribunais de contas, etc.

  • @DiegoOliveira-vw9re
    @DiegoOliveira-vw9re 10 місяців тому +3

    um absurdo esse professores roubando o salário do Neymar 😔😔

  • @cledsonsilva2552
    @cledsonsilva2552 10 місяців тому +2

    Atualmente a rede pública tem tantos problemas... O professor é um dos menores! Só quem está na rede sabe! Queria saber se esses caras já entraram numa sala de aula com 40 alunos, sendo 4 com TDH, 1 com espectro autista, 1 TOD... Dentro da favela, crianças chegam na escola com fome, famílias desestruturadas!

    • @soltaessebitpramim
      @soltaessebitpramim 10 місяців тому +1

      Esse pessoal de internet vive em uma bolha, cara. Começam acreditar que são formadores de opinião e despejam esses excrementos nos acéfalos que nunca tiveram coragem de ler um livro, resultado: concordam bovinamente.

    • @RonisBraga
      @RonisBraga 10 годин тому

      Pois é... Um completo abestado!

  • @cortesagudos
    @cortesagudos 10 місяців тому +5

    Fui estudante de escola particular durante o fundamental e escola pública durante o ensino médio. A diferença de competência doa professores é absurda. Na escola particular a maioria dos professores dava uns 70% de si. Na escola pública o professor que dava 50% de si era a exceção e erq considerado o "bom". Maioria passava 1 atividade sentava na cadeira e ficava no whatsapp. Isso quando passava alguma coisa. Aula de filosofia, sociologia e artes eram as piores horas da semana. Pareciam 3 idiotas quando falavam, e olha que em 90% das aulas desses 3 não tinha nada, e quando abriam a boca eu sentia falta do silêncio.

    • @fernandoxj6467
      @fernandoxj6467 10 місяців тому

      Eu quase apanhava desses professor de sociologia e filosofia, pq nao concordava com merda nenhuma q eles falavam kakaka

    • @victorgustavo4366
      @victorgustavo4366 10 місяців тому

      Muito poético sua fala.

  • @truevsallesjr
    @truevsallesjr 10 місяців тому +1

    Essa política que exclui a meritocracia é um problema grave e recorrente nas universidades, mas quando meche com sindicato todo mundo fica quietinho pra não ser excluído e podado nas promoções

  • @Lucartc
    @Lucartc 10 місяців тому +11

    Um professor, por mais bem formado que seja, não tem tempo suficiente para atender às peculiaridades de cada aluno.
    Levando isso em conta, é fácil ver que pouco importa a formação do professor. Um professor qualquer, independente de sua formação, tem necessariamente mais influência na educação de seus alunos na medida em que for possivel a ele dedicar mais tempo a cada um deles, criando avaliações individuais, explorando abordagens específicas para cada um, etc.
    Sabendo disso, a resposta a que chegamos vai no sentido contrário do que foi sugerido, pelo seguinte: se apenas professores com certo grau de formação forem considerados aptos a ensinar, o contingente de pessoas capazes de ensinar se reduz, reduzindo também o contingente de pessoas capazes de serem orientadas por professores. Logo, não faria sentido exigir um nível alto de formação, quando mesmo pessoas comuns podem exercer o papel de professores em certas circunstâncias.
    Quanto à culpa ser da família, é claro que esse é um motivo válido. Quanto menos o conhecimento ensinado puder contribuir para que o aluno alcance seus fins, menos interesse ele terá. Dado que no caso de crianças esses fins geralmente tendem a serem de curto prazo, então fica claro que o ensino deve ser orientado aos interesses atuais e concretas do estudante, e não a eventuais interesses futuros. No caso de crianças em situações mais críticas, essa necessidade de ser capaz de agir em curto prazo é ainda maior.
    O pensamento usual de que o conhecimento escolar fará com que os alunos estejam aptos a exercer profissões bem remuneradas geralmente ignora o óbvio: esse processo leva décadas.
    Se o objetivo for permitir a saída do indivíduo de uma condição pior para uma condição melhor da forma mais rápida e imediata possível, então parece ser o caso que os meios disponíveis no presente devem ser mais importantes para orientar o ensino do aluno do que os meios possivelmente disponíveis no futuro.

  • @oprofessor_al
    @oprofessor_al 10 місяців тому +2

    Olha aí o que ele disse: Só aprendeu quando resolveu ler. Os meninos saem do ensino fundamental sem saber ler! Alguns não sabem usar o caderno. O aumento não é para ser milionário é para no mínimo ter acesso a bons cursos, produtos culturais, mas veja aí as pós de 12x de R$ 29,90 sendo vendidas com a permissividade do MEC?

  • @metalmatica
    @metalmatica 10 місяців тому +4

    Dizer que o interesse do aluno depende do professor mostra que esse cara entende de educação o mesmo que eu entendo de mecânica de foguetes: NADA!

    • @gustavo-rm7ow
      @gustavo-rm7ow 10 місяців тому +3

      deveria ser papel da familia garantir que o estudante realmente estude.

    • @MahouneArrow
      @MahouneArrow 10 місяців тому

      O aluno pode ter todo interesse do mundo, se o professor não for capaz d instigar, dar uma aula q saiu de 1920, o aluno vai perder o interesse e desanimar. Ou até se for extremamente rígido tbm faz o aluno perder o interesse e até ter medo, o impedindo de tirar dúvidas (eu vi esse último caso quando fui a "tia de pátio", uma menininha super inteligente e boa aluna quase tomando bomba em matemática pq o cara era um carrasco q metia medo na molecada)
      Assim como um bom professor tbm consegue capturar a atenção do aluno.

    • @victorgustavo4366
      @victorgustavo4366 10 місяців тому

      aí vc foi mt errado, pois desconsiderou o fato que ele foi (é) tbm professor, tem experiência na área. Só ver os relatos, o que não falta é de professores desmotivados e, até mesmo, que prevaricam em sua função.

  • @joaovictoralmeida1378
    @joaovictoralmeida1378 10 місяців тому +1

    Em um programa de podcats, o professor paulo júbilt afirma atraves de comparações com escola privada e publica, da qual professores nao tem capacidades fulcrais para o ensinamento dos alunos. No brasil, nesse sentindo, após uma ditadura, foi reconhecido constituição de direitos em 1988, que afirma aos cidadãos os direitos individuais- como educação. Entretanto a problemática torna à afirmativa de lei, em uma utopia que infelizmente não se faz vigente no Brasil, o cenário dinamiza à ineficacia do estado em garatir os direito.

  • @salomaogomes6926
    @salomaogomes6926 10 місяців тому +3

    Poderiam fazer um programa abordando a questão das escolas na cidade de Cocal dos Alves (PI) que é referência na área de educação, com excelentes resultados.

  • @ricardonsouza
    @ricardonsouza 10 місяців тому +2

    Vamos ser sinceros aqui. Há muitos professores ruins, mas... Há absolutamente mais alunos desinteressados. Não culpe os professores por alunos ruins. Ser um professor legal que todos os alunos amam não te faz um bom professor. Ensinar o básico da ementa tbm não te faz um bom professor.

  • @brotherSan
    @brotherSan 10 місяців тому +8

    Tô em uma graduação de licenciatura, triste pensar que metade da galera que tá lá se quer tem condições de estar no ensino superior, me incluo nesse grupo tendo consciência que tive um ensino falho demais
    Dessse grupo poucos se esforçam pra mudar, a maioria leva com a barriga e nunca encontrei eles na biblioteca pq eles tão no bar, voltando para o todo, a maioria só tá lá pq foi o que a nota do Enem ou vestibular foi suficiente mas não tem interesse, sou um dos poucos que no terceiro período já tem mais de 100h de atividades complementares, isso sem ser de centro acadêmico ou coisa do tipo, são palestras e cursos. Dentro da galera sei que muitos nem vão chegar na metade do curso mas alguns desses já trabalham como pss na rede pública, nem depois de formado eles não deveriam ser contratados, mas enfim, aqueles 10% que se formarem vão ser 1/4 de bons profissionais e o resto vao ser esses aí que corrigem prova no horário de aula, pior que desses terão aqueles que irão pro ensino superior lecionar
    E o ciclo nunca emserra

  • @danielamancio
    @danielamancio 10 місяців тому +1

    O negócio que concurso para professor universitário é uma baita máfia que passa quem é amigo da banca, do corpo docente e não aquele mais preparado tecnicamente e didaticamente e isso se reflete na formação de profissionais que por consequência quando chegam ao mercado de trabalho só alimentam esse ciclo