Os escritos políticos de Frantz Fanon | Douglas Barros

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 вер 2024
  • Os traumas do século XX, as guerras, as transformações revolucionárias e os debates sobre o que restava da escravidão marcam a obra de Frantz Fanon, especialmente seus ESCRITOS POLÍTICOS. O filósofo foi um exemplo de que crítica radical pode se encontrar com a transformação radical. Eis a tônica deste vídeo especial de Douglas Rodrigues Barros para a TV Boitempo. Em um pouco mais de dez minutos, ele comenta os caminhos de Fanon, sua atuação política na luta de libertação da Argélia, sua defesa incondicional do internacionalismo e, sobretudo, a centralidade dos ESCRITOS POLÍTICOS no conjunto da obra do escritor da Martinica.
    📕 ESCRITOS POLÍTICOS, de Frantz Fanon
    ☛ bit.ly/3gWyp1y
    📰 Acesse o Guia de leitura de ESCRITOS POLÍTICOS
    ☛ bit.ly/3AYIllz
    📺Confira o lançamento de ESCRITOS POLÍTICOS, com Deivison Faustino, Talíria Petrone e João Carvalho
    ☛ bit.ly/3qtknrq
    Publicado pela primeira vez no Brasil e com tradução direta do francês, ESCRITOS POLÍTICOS abrange uma seleção de artigos jornalísticos de Frantz Fanon. Redigidos originalmente para o El Moudjahid, jornal da Frente de Libertação Nacional da Argélia, do qual Fanon foi colaborador de 1957 a 1960, os textos acompanham o cotidiano do colonialismo francês na Argélia, o desenvolvimento da luta pela libertação nacional do povo argelino e a formação do movimento internacional dos países colonizados e do terceiro mundo em meados do século XX.
    Exibindo uma prosa vigorosa, ao mesmo tempo cortante e poética, os artigos reunidos nesta obra trazem ao leitor os desdobramentos teóricos ocorridos em uma fase decisiva do pensamento de Fanon. Além disso, deixam ver seu trabalho de agitação política e sua visão estratégica a respeito de conflitos de grande escala que, a seu ver, abriam um horizonte de cura revolucionária para a alienação da humanidade.
    O livro de Frantz Fanon tem tradução de Monica Stahel, prefácio de Deivison Mendes Faustino, introdução de Jean Khalfa, texto de orelha de Talíria Petrone, quarta capa de Angela Davis e Boaventura de Sousa Santos e capa de Edson Ikê.
    ---
    👉 Acompanhe a Boitempo
    LOJA VIRTUAL: www.boitempoed...
    CLUBE DO LIVRO: armasdacritica...
    BLOG: blogdaboitempo...
    PODCAST: bit.ly/radiobo...
    NEWSLETTER: bit.ly/newsBoi...
    TELEGRAM: t.me/Boitempo
    #EscritosPoliticos #FrantzFanon #DouglasBarros #Boitempo

КОМЕНТАРІ • 40