Filho de pai alcoólatra, nascido no final da década de 70 fui trabalhar muito cedo, jogos só nas vitrines das lojas, War encantava-me, depois de 9 anos de casado minha esposa acho nas coisas delas um banco imobiliário jr, então comentei com ela sobre o war, de natal ela me presenteou com war got, e estamos amando o jogo, já compramos o war vikings e um de segunda mão de war império romano, já me increvi no canal e seguindo nas plataformas próximo passo é conhecer a luderia e passar uma deliciosa tarde com vcs. Forte abraço e obrigado pelos vídeos....
Neste carnaval 2023 fui a um hotel fazenda morada dos deuses onde não tem nenhuma TV, mas tinha WAR. O de luxo com soldados e tanques de combate. Ninguém sabia as regras ou mal lembrava delas. Eu li as regras, mas só na prática mesmo. E após ver este vídeo vi que estávamos ( 5 pessoas, 4 com mais de 42 anos e um menino de 14 anos) errando em alguns detalhes. Rsrsrs.
Perfeito! 👏👏👏 ótima explicação, faz tempo que eu procurava vídeos que explicasse esse jogo... meu marido comprou pro nosso filho, mas ele não lembrava mais como se jogava (kkkk). Eu li e reli as regras mas não entendi muito bem. Agora clareou as ideias! 😂👍
Boa noite! tudo bem? sensacional o tutorial, comprei o War Vikings e nunca havia jogado War antes, então, assisti tanto do War, quanto War Vikings e ambos elucidaram bastante alguns detalhes do jogo. Gratidão e sucesso!
Sensacional irmão, muito obrigado! Estava com minha namorada, minha irmã e meu cunhado em uma loja de brinquedos para comprar um presente pra minha sobrinha. Foi quando avistei o War e voltei no tempo kk fiz todo mundo interar e compramos para jogar no final de semana. Estou aqui para relembrar como joga pra não passar vergonha 🤣👌🏾
Romir, 3 pontos que conferi nas regras e estão diferentes. 1 - o jogador pode fazer um ataque a partir do território conquistado, eles não ficam exauridos. 2 - a troca de cartas é obrigatória com 5 cartas na mão e não 6. 3 - quando você elimina um jogador você "compra" aleatoriamente as cartas dele até ficar com 5 na sua mão, pela sua explicação deu a entender que junta todas e depois descarta entre todas.
Eu pediria que você lesse a descrição do vídeo. Eu já apontei logo no inicio da descrição estes dois erros a mais de um ano e havia até mesmo colocado cards no vídeo corrigindo-os (infelizmente os cards foram eliminados do UA-cam em recentes iterações dele). Já a sua terceira observação, agora que você falou, poderia realmente dar a entender isto. Eu poderia ter sido um pouco mais claro...
Parabéns pelo canal, vc explica de forma simples e facil compreensão, sigo outros canais de boardgame e infelizmente usam termos específicos atrelado a esse nicho no qual dificulta o aprendizado do jogo. Se me lembro bem, só faltou um pequeno detalhe, quando se joga 3 X 3 exércitos, no último dado vence o número menor e o empate continua contando como vitória da defesa.
Acho que você está equivocado. Os dados, independente se 1x1, 2x2 ou 3x3 ou mesmo outras interações de dados, sempre são comparados um a um e, em todas as comparações, ganha o maior valor (empates indo para a defesa).
Pior é que, lendo as regras em detalhe, realmente é possível fazer isto, porém você não pode mover nenhum exército para o território recém conquistado antes deste novo ataque (além dos que você usou para o ataque que o conquistou). Isto significa que você poderá fazer um novo ataque com, na melhor das hipóteses, 2 exércitos a partir do novo território.
Preciso saber, quando tenho apenas 1 exército em todos os meus territórios ocupados, não terei como atacar, então ficarei passando minha vez de jogar ???? pode explicar Romir???
A primeira fase da jogada de qualquer jogador é receber novos exércitos, o que significa que, no início de sua jogada, você sempre recebe novos exércitos e sempre terá pelo menos alguns exércitos para poder realizar ataques.
Nesse caso Vc conta quantos território está ocupando no momento (igual no início do jogo) soma e divide por 2 , exemplo: 10 territórios então vc pega mais 5 exércitos e distribui novamente pra continuar o jogo
Infelizmente não tenho vídeo da versão Império Romano, e como hoje ele está fora de catálogo e eu nem tenho ele, não acho que eu consiga fazer um vídeo dele.
Ótimo vídeo. Só uma duvida! Após as primeiras rodadas, assim que os jogadores começarem a atacar, só pode colocar novos exércitos com as trocas de cartas ou com conquista de territórios?
Não. A cada rodada você recebe exércitos pela quantidade de territórios que você possui, pelos continentes que você domina completamente, e pela troca de cartas.
Em 14:05 Você diz que os exércitos que invadiram um território não podem atacar novamente. Sempre joguei atacando novamente com os exércitos invasores e, veja bem, o próprio site da grow oferece a versão online do jogo que ACEITA PERFEITAMENTE essa continuação dos ataques. Inclusive é uma tática indispensável para desestabilizar o adversário. Agora não tenho as regras em casa para conferir.
João, você está certo. Na verdade este erro foi em cascata... :-) Eu expliquei esta parte equivocadamente no vídeo do War original, e fiz uma errata naquele vídeo, porém me esqueci de fazer a mesma errata aqui, coisa que só coloquei a pouco tempo na descrição do vídeo.
Eu tenho uma duvida! Eu tenho o War edição especia, e lá tem os soldados que representam 1 exercito e os tanques de guerra que representam 10 exercitos, eu posso pegar os tanques igual eu pego os soldados na minha vez de pegar mais exercitos ou eu tenho que fazer algo para a i sim poder pegar o tanque, se alguem poder resolver essa minha duvida! :D
Um tanque vale 10 exércitos. Quando você tiver 10 exércitos em um mesmo território, substitui eles por 1 tanque, para deixar o tabuleiro mais fácil de administrar
Maravilha mano. Mas você pode atacar do território invadido sim, respeitando a regra do exército de ocupação não participar do ataque. No mais, bem fidedigno às regras originais do game. 👍🏽
Essa é minha dúvida! Então na primeira rodada, recebe-se exércitos de acordo com a quantidade de territórios divididos por 2 e, quando todos tiverem distribuído seus exércitos, o primeiro jogador recebe novamente a mesma quantidade de exércitos, faz a nova distribuição e inicia os ataques se quiser!!! É isso mesmo????? Se for assim, o primeiro a jogar inicia o jogo com muitos exércitos e se torna bem vantajoso ser o primeiro a jogar!!!
14:14 Você pode sim atacar apartir do território conquistado tá no manual com as regras do jogo isso. Esse deslocamento não é o mesmo deslocamento da fase 3.
Olá Romir boa tarde! A minha dúvida é: na hora do deslocamento dos exércitos, quantos exércitos podem ser movidos de uma só vez? Exemplo: eu tenho 8 num mesmo território, aí quero movimentalos para o território vizinho que só existe um. Então desses 8, quantos posso mover para o vizinho?
Quantos você quiser (exceto um que deve ficar como exército de ocupação). No seu exemplo você poderia mover de 1 a 7 exércitos, mas eles só podem ser movidos uma única vez por fase de realocação de exércitos e somente para territórios vizinhos. No War II existem algumas variações para esta regra, que permitem algumas movimentações diferentes.
Então digamos que eu mova apenas 4 dos 8 exercitos, eu não posso mais mover com o restante? Eu posso continuar movendo em outros territórios quantas vezes quiser?
Só na próxima rodada. A fase de deslocamento de exércitos ocorre após a fase das batalhas, antes, apenas, do recebimento de cartas. Você não pode retornar para a fase de batalha após a fase de deslocamento.
Me salvem! Estou há muito tempo sem jogar e vi o vídeo para recapitula as regras. Tenho duas dúvidas: 1° Quando uma partida de ataque acaba? Eu posso fazer quantos ataques eu quiser, tendo em vista o meu número de exércitos em uma única rodada? Digo pensando o seguinte, tenho três exércitos em cada cinco territórios. Numa probabilidade em que eu vença em todos os meus ataques, eu só paro quando não houve mais que um soldado em cada país? 2° Todos recebem a cada rodada o número de soldados respectivos a divisão, ou só aquele que está na vez? Preciso de ajuda. Obrigado
Vinicius, você pode atacar quantas vezes quiser (desde que tenha exércitos para isto) e pode parar no momento que decidir. Pode ser quando não tiver mais exércitos, mas pode ser antes. Você pode, até mesmo, decidir não atacar mesmo tendo exércitos sobrando. Somente o jogador ativo recebe exércitos.
Fazia uns 25 anos que não jogava o WAR, assisti vários vídeos, mas o seu vídeo é sem dúvida o melhor e mais completo. Parabéns Romir. Durante o jogo, surgiram duas dúvidas: Sudão faz fronteira com o Oriente Médio? Quando venço uma batalha e ocupo o território com 3 exércitos, ao final dos ataques, posso retornar com 2 exércitos para o território anterior.
Eu jogo fazendo fronteira, mas você pode decidir com seu grupo antes do início da partida. Sim, na fase de redistribuição você pode mover os exércitos novamente para o território de onde saíram, lembrando de sempre deixar pelo menos um exército de ocupação.
Então a cada território conquistado eu ganho 1 carta? Ou a cada jogada se eu conquistar território eu ganho apenas 1 carta independente de quantos territórios eu tenha conquistado?
Você ganha 1 carta no final da sua jogada, se tiver conquistado pelo menos um território. Você ganha apenas 1 carta, independente de ter conquistado um ou vinte territórios.
Será que você poderia fazer um vídeo explicando a jogar o risk? Comprei há anos e não sei como não consigo entender esse bendito. Vou tentar me basear nas suas explicações desse e comparar as regras. Além disso, ÓTIMO canal, sua didática é perfeita. Estou conhecendo vários jogos e com vontade de adquiri-los, cansada dos básicos como banco imobiliario, uno, etc.
Eu explico no final do vídeo as principais diferenças entre o Risk e o War. Com o vídeo do War e estas diferenças você não deve ter dificuldades de jogar ele.
@@RomirPlayHouse Muito obrigadaaa, assisti duas vezes e fui mexendo no meu risk aqui, clareou muito! Só fiquei em dúvida, no risk há os dados bônus tanto para defesa quanto para ataque, em que caso são aplicados?
sencacional....tive apenas 2 questoes:em todas as vezes que for minha vez receberei em exercitos o numero de territorios que tenho ÷2? e sobre quantaa vezes cada jogador pode atacar
Danilo, você está correto: a cada nova jogada, a primeira coisa que acontece é você receber exércitos. Você pode atacar quantas vezes quiser ou puder durante sua jogada.
Após a primeira rodada, os jogadores colocam os exercitos e atacam? Tipo, se tivermos 5 jogadores, no inicio da segunda rodada, o primeiro jogador, coloca os exercitos, ataca, remaneja os exercitos e ganha carta de conquista (caso tenha conquistado), daí somente após isso, o segundo jogador realiza os mesmos passos? e assim por diante?
Exatamente. O primeiro jogador recebe exércitos, realiza ataques e assim por diante, depois o segundo jogador faz o mesmo, seguido do terceiro, do quarto jogador e, finalmente, do quinto jogador. Dependendo de seu posicionamento, ser o último jogador não é muito bom. Por outro lado, a menos que eliminar o último jogador seja o objetivo de alguém, também não é muito inteligente deixar os primeiros jogadores se safarem das batahas ganhas com muitos territórios, pois isto os fortaleceria ainda mais nas próximas rodadas. Desta forma, se todos jogarem de forma agressiva para com todos os oponentes, sem focar apenas nos últimos jogadores logo de início, a tendência é que a rodada seja levemente pior para o último jogador e levemente melhor para os primeiros.
Oi, Parabéns pelo vídeo! Dúvida, só pra ver se eu entendi direito rs. Depois de posicionar 1 soldado em cada território, a primeira rodada vc recebe exercitos e posiciona. Todos fazem isso e ninguem ataca. Depois vem a segunda rodada, cada um ganha mais soldados, porém só na sua vez, e ataca. Isso?
Quase isto. Todos recebem exércitos e posicionam na primeira rodada, sem atacar. Na segunda rodada, cada jogador recebe exércitos como primeira parte de sua jogada e já pode atacar, cada um realizando um turno completo.
Muito obrigado pelo vídeo. Sua ressalva também no comentário foi ótima pois fiquei com a dúvida quando li no manual que quando você conquista o território pode sim utilizar o território conquistado para atacar novamente territórios próximos.
Uma dúvida quanto ao recebimento de exército. A partir da 2, 3, 4 e etc... rodadas eu recebo exércitos ok? A quantidade de exército recebido em cada início de rodada é sempre a metade de territórios de sua posse?
Eu possuo o war mitologia grega e o Romano, a única dúvida que tenho sobre o jogo é a movimentação de tropas no final de cada turno, o manual não deixa muito claro, então eu e meus amigos adotamos a prática de transportar quantos personagens quiser mas apenas de 1 província pra outra.
As regras de movimentação dos exércitos são, em geral, as mesmas do jogo base: você pode mover todos os seus exércitos em 1 território, sem nunca deixar nenhum território sem um exercito de ocupação.
Errata 14:00 Os exércitos utilizados em uma conquista podem partir para um novo ataque na mesma jogada certo, entendido. Mas depois disso eu posso continuar (a fase de ataque) atacando em qualquer outra parte do Mapa? Ou preciso partir para 4 fase (deslocamento dos exércitos)
Ótimo vídeo, sanou algumas dúvidas que eu tinha quando jogava, mas ainda me restou uma: Se eu tomo um continente na minha jogada, exemplo tomei a América do Sul, sei que vou receber os exércitos só na minha próxima jogada na fase 1 da regra onde se recebe mais exércitos, mas se eu conquistei a América do Sul na minha vez de atacar e depois que finalizei minha jogada meu adversário eliminou algum dos meus territórios desse continente, exemplo o Brasil e ele passou a ocupar ele, eu ainda receberia o bônus de exércitos quando chegasse novamente minha vez ou eu perco por ele ter conquistado um ou mais territórios desse continente?? Resumindo, ganho o bônus por continente por ter conquistado algum na minha vez e mesmo na vez do adversário ele tomando algum território ou preciso manter este continente até que chegue minha vez novamente?! obrigado.
Se eu tenho 2 exércitos em um território e eu quero atacar um território que também tem 2 exércitos. Nesse caso eu só posso atacar com 1 exércitos e ele se defenderá com 2 exércitos, isto é, 1 dado meu e 2 contra dele. É assim?
WAR, EU TIVE UM QUANDO CRIANÇA E NÃO ME INTERESSEI, HOJE ADULTO COMPREI OUTRO, E MINHA VISÃO SOBRE O WAR, É UMA VISÃO ESPECIAL, O WAR É MAIS QUE UM JOGO DE ESTRATÉGIA, É NA MINHA HUMILDE ÓTICA, UM JOGO POLÍTICO... E A MAIOR SACADA DO WAR É AQUELE DITADO " O INIMIGO DO MEU INIMIGO É MEU AMIGO " , MUITAS VEZES SOU VENCEDOR POR ME ALIAR " SUBJETIVAMENTE " AO JOGADOR QUE NITIDAMENTE TEM QUE CONQUISTAR TERRITÓRIOS. POIS É FÁCIL CONTÊ-LO QUANDO VC DESCOBRE SEU OBJETIVO .... É O PODER DA INFORMAÇÃO.
Tenho quase certeza de que os exércitos que invadem junto ao ataque ainda podem atacar novamente na mesma rodada, caso contrário seriam considerados tropas remanejadas e apartir desse momento você não poderia realizar ataque algum. Sem contar que não faria sentido poder mover esses dois exércitos extras ainda na fase de ataque se não fosse possível usa-los. Não me lembro das regras exatas do tabuleiro, mas no war online isso é definitivamente possível e essas etapas de ataque e movimentação são bem distintas
Sim, você está certo, e eu tenho quase certeza que você não acionou as legendas em Klingon (conforme escrito no título do vídeo), nas quais eu justamente corrijo este detalhe… 😁 A errata também está na descrição do vídeo.
Um dos objetivos é “conquistar 24 territórios”. A dúvida está neste ponto: - O jogador que tiver no total 24 territórios é o vencedor? ...ou... - O jogador precisa conquistar 24 territórios além do número de territórios que ele tinha quando iniciou o jogo? Exemplo: inicio tendo 10 territórios e, para vencer, preciso ter, ao final, 34 territórios (10 iniciais + 24 novos conquistados).
Ter 24 conquistados, os do início não deixam de ser seus territórios conquistados pela regra do jogo, então os 24 territórios conquistados não específica se são conquistados por ataque ou pelo jogo/cartas.
Romir, no vídeo você cita que o limite de cartas de território na mão do jogador é de CINCO cartas, exatamente como é explicado no manual. Porém você diz também (19:45) que pode acontecer de o jogador ficar com SEIS cartas esperando novamente sua vez de jogar para só então ter a obrigatoriedade de realizar uma troca. Isto para mim ficou um pouco confuso porque me parece perfeitamente possível obrigar o jogador a realizar a troca ainda no acúmulo da quinta carta (sem a necessidade de acumular a sexta), visto que a troca é feita já na primeira fase da vez de jogar e já que a conquista de territórios dá apenas uma carta de cada vez para o jogador (ao conquistar a quinta carta, na sua próxima jogada, ele já poderia ser obrigado a realizar a troca). O manual também não é suficientemente claro neste ponto específico.
Na verdade tem uma errata na descrição justamente sobre isto. Eu acabo falando do limite e me confundo ao trazer mais uma carta para a mão durante o vídeo. Logo na sequencia eu ainda saliento mais uma vez que você deve descartar cartas até ficar com 5 caso ganhe as cartas de um outro jogador que foi eliminado... Desculpe pela confusão.
Quando eu era criança existia o war onde tinha cartas com perguntas tipo: atualidade, história, geografia etc quem acertava conquistava territórios, estou atras deste jogo que estou relatando lembro que era o war mas vejo que mudou muito o jogo e não tem mais essas perguntas de acordo com o tema.
Tudo bem, no minuto 14:00 você fala sobre atacar o território e que não pode atacar o território a partir do território conquistado, mas no manual na página 06 diz que: Após conquistar um território e deslocar os exércitos permitidos, o atacante se quiser, poderá realizar novo ataque a partir do território conquistado, ainda na mesma jogada. Somente então que vai efetuar novo deslocamento dos exércitos atacantes para o território atacado.
Parabens pelo video, fiquei com duvida apenas em uma coisa: Todas as rodadas eu ganho novos exercitos? Por exemplo se eu tenho 10 territorios, sempre que for minha vez de jogar eu tenho o direito de colocar mais 5 novos exercitos? Ou isso pode ser feito apenas na rodada inicial?
Romir, talvez tenha ficado sabendo que por conta da série O gambito da rainha, a procura por xadrez cresceu muito no mundo todo. Fica uma sugestão de vídeo, explicando as regras do xadrez nesse quadro "Clássicos".
excelente e ja "subscribed". com relação às trocas, eu sempre considerei cada jogador na sua troca individual para considerar 2a, 3a, etc. Mas no vídeo, vc menciona como troca grupal. Ou seja, se o jogador antes de mim realizou sua primeira troca, apesar de quando for a minha (primeira) vez, será a segunda troca?
Adorei a explicação. Ficou bem mais fácil jogar. Gostaria de saber sobre os tanques. Cada 1 representa 10 exércitos, porém as vezes tem mais de 10 e os outros q sobram podem ser distribuídos nos outros territórios?
Fiquei com dúvida na questão do remanejamento dos exercitos. Voce usou um exemplo em 17:06. Pois bem. Usando esse mesmo exemplo seu, tenho 5 exércitos na China e 4 na Índia. No meu ataque conquistei o Oriente Médio e encerrei a jogada. Vou mover meus exércitos. Posso mover os 3 exércitos da índia para o Oriente Medio, deixando somente 1 na Índia e logo em seguida mover 4 da China para a Índia ? Porque eu uso uma regra parecida com isso: o território que vai repassar suas tropas só pode receber de outro território a quantidade que ele passou. Ex: Se a Índia enviou 3 exércitos para o Oriente Medio, ela só poderá receber da China 3 exércitos. Gostaria de tirar essa dúvida. Aguardo resposta.
Após encerrar todos os ataques, vem a fase de remanejamento de exércitos. Nesta etapa, cada exército pode ser movido em um terreno, independente de ter sido ou não deslocado durante as conquistas.
Sim, e minha resposta foi baseada nisto. Você pode mover cada exército uma vez. Então você pode mover 3 exércitos da india para o Oriente médio e 4 da China para a Índia. Cada exército foi movido apenas uma vez.
Você pode usar peças de uma outra cor como substitutas, mas, em geral, só faltam peças quando os jogadores não estão realizando ataques, o que é uma forma errada de jogar.
Excelente explicação, uma dúvida, caso tenha 10 exércitos em um território por exemplo, na rodada de movimentação posso mover 9 peças para outro território?
Alguéme explica por favor: Após eu conquistar um território só posso ocupa-lo com no máximo a quantidade de dados que usei. Logo após há a "distribuição de exército". Queria saber se nessa "distribuição" eu posso colocar mais soldados nesta "aérea que acabei de conquistar" na mesma rodada ou será o único local imutável durante está mesma rodada.
Oi Romir... parabéns pelo vídeo. Aprendi por ele, excelente!!! Não sei se você ainda acompanha os comentários, mas caso o faça, gostaria de pedir orientação sobre uma dúvida. 1. A partir dos 17’:19” você explica que podemos movimentar os exércitos passando de um país a outro, compensando a ocupação do território, como no exemplo da China para a India e depois a India para o Oriente Médio e assim por diante. No item “deslocamentos” - item 2, do manual do jogo, eu entendi que só poderia movimentar cada exército uma vez na mesma jogada. Interpretei errado?
Esse vídeo merece um comentário elogiando, que sensacional. Tooop a explicação e a edição do vídeo. Muito boa mesmo, parabéns.
Filho de pai alcoólatra, nascido no final da década de 70 fui trabalhar muito cedo, jogos só nas vitrines das lojas, War encantava-me, depois de 9 anos de casado minha esposa acho nas coisas delas um banco imobiliário jr, então comentei com ela sobre o war, de natal ela me presenteou com war got, e estamos amando o jogo, já compramos o war vikings e um de segunda mão de war império romano, já me increvi no canal e seguindo nas plataformas próximo passo é conhecer a luderia e passar uma deliciosa tarde com vcs.
Forte abraço e obrigado pelos vídeos....
Obrigado por assistir!!!
Show
Neste carnaval 2023 fui a um hotel fazenda morada dos deuses onde não tem nenhuma TV, mas tinha WAR. O de luxo com soldados e tanques de combate.
Ninguém sabia as regras ou mal lembrava delas. Eu li as regras, mas só na prática mesmo. E após ver este vídeo vi que estávamos ( 5 pessoas, 4 com mais de 42 anos e um menino de 14 anos) errando em alguns detalhes. Rsrsrs.
Assisti ao vídeo todo, comprei ele está semana li as regras porém fiquei com umas dúvidas, terminei de sanar com o seu vídeo. Obrigado.
Perfeito! 👏👏👏
ótima explicação, faz tempo que eu procurava vídeos que explicasse esse jogo... meu marido comprou pro nosso filho, mas ele não lembrava mais como se jogava (kkkk). Eu li e reli as regras mas não entendi muito bem. Agora clareou as ideias! 😂👍
Parabéns Romir !
Impressionante como o seu video ajudou mais que o próprio manual. Detalhe, a história do jogo é um BÔNUS. Obrigado.
Depois de pesquisar muito,muito e muito sobre as regras do war, esse foi disparado o melhor vídeo! Merece muito esse elogio, parabéns mano👏🏻👏🏻👍🏻
Valeu!
Boa noite! tudo bem? sensacional o tutorial, comprei o War Vikings e nunca havia jogado War antes, então, assisti tanto do War, quanto War Vikings e ambos elucidaram bastante alguns detalhes do jogo. Gratidão e sucesso!
Obrigado por assistir
Excelente vídeo! Parabéns! voltando aos jogos em período de quarentena.
É mesmo um excelente vídeo
Sensacional irmão, muito obrigado!
Estava com minha namorada, minha irmã e meu cunhado em uma loja de brinquedos para comprar um presente pra minha sobrinha. Foi quando avistei o War e voltei no tempo kk fiz todo mundo interar e compramos para jogar no final de semana. Estou aqui para relembrar como joga pra não passar vergonha 🤣👌🏾
Eu sou enfermeira e programadoa de jogos, e amo jogar e programar Warr!
Romir, 3 pontos que conferi nas regras e estão diferentes.
1 - o jogador pode fazer um ataque a partir do território conquistado, eles não ficam exauridos.
2 - a troca de cartas é obrigatória com 5 cartas na mão e não 6.
3 - quando você elimina um jogador você "compra" aleatoriamente as cartas dele até ficar com 5 na sua mão, pela sua explicação deu a entender que junta todas e depois descarta entre todas.
Eu pediria que você lesse a descrição do vídeo. Eu já apontei logo no inicio da descrição estes dois erros a mais de um ano e havia até mesmo colocado cards no vídeo corrigindo-os (infelizmente os cards foram eliminados do UA-cam em recentes iterações dele).
Já a sua terceira observação, agora que você falou, poderia realmente dar a entender isto. Eu poderia ter sido um pouco mais claro...
Romir muito obrigado por suas explicações, seu vídeo é show, muito claro e objetivo. Sou super fan do WAR, abraços!
Muito Obrigada, compramos em casa, meu esposo e eu e queremos jogar, compramos o Vikings, que sera o próximo vídeo a assistir!
Vendo agora em 2020 na pandemia... Pegando a caixa empoeirada a muitos anos kkkk
Eu também....
Parabéns pelo canal, vc explica de forma simples e facil compreensão, sigo outros canais de boardgame e infelizmente usam termos específicos atrelado a esse nicho no qual dificulta o aprendizado do jogo. Se me lembro bem, só faltou um pequeno detalhe, quando se joga 3 X 3 exércitos, no último dado vence o número menor e o empate continua contando como vitória da defesa.
Acho que você está equivocado.
Os dados, independente se 1x1, 2x2 ou 3x3 ou mesmo outras interações de dados, sempre são comparados um a um e, em todas as comparações, ganha o maior valor (empates indo para a defesa).
Explicação perfeita! Consegui compreender completamente.
Se eu tinha dúvida quanto a comprar o jogo, agora não tenho mais. Vou comprar para jogar com os primos. Muito obrigado.
Otimo video. Quando puder, grave um do War 2. Vlw. Abraço
Já está disponível o vídeo de regras de War II em ua-cam.com/video/RE9lxtkC3Ak/v-deo.html
Parabéns pelo vídeo!
Amo esse jogo e a sua explicação é sensacional !!!
Obrigadi
Parabéns, ótima explicação!
excelente video, parabéns! Reaprendendo para jogar com os filhos. Obrigada!
Que bom que pude ajudar.
14:00 a regra que conheço pode atacar quantas vezes quiser, desde que tenham soldados nesse novo território
Pior é que, lendo as regras em detalhe, realmente é possível fazer isto, porém você não pode mover nenhum exército para o território recém conquistado antes deste novo ataque (além dos que você usou para o ataque que o conquistou). Isto significa que você poderá fazer um novo ataque com, na melhor das hipóteses, 2 exércitos a partir do novo território.
Verdade. Ele inventou esta regra da exaustão!
Sim, eu errei nesta regra. Tanto que já a mais de um ano coloquei uma errata na descrição do vídeo... 👍🏻
Pensei nisso, ótimo que ele veio explicar e entendeu. 👍
A regra de remanejar até 3 exércitos após a conquista do território continua valendo?
Muito bem explicado! Meus parabéns, agora vai dar pra se jogar na brincadeira!
Que bom que ajudei!
Cara que de mais sua explicação! Valeu😍
Parabéns pela explicação. O melhor!!
Valeu!
PARABENS JÁ GANHOU MEU LIKE *EXCELENTE EXPLICAÇÃO*
Sim
Perfeita explicação meu amigo.
Ajudou muito em minhas dúvidas.
Obrigado.
O que vale 10 exércitos,como funciona?se eu atacar com ele e perder,ele começa a equivaler 9 exercitos?
Você troca ele por 9 peças pequenas. Ele serve apenas para diminuir a quantidade de peças no tabuleiro.
ameiii, muito obrigada por ter explicado, agora eu e meu namorado podemos jogar sempre kkkkkkk amamos! obrigada, ótima explicação
Preciso saber, quando tenho apenas 1 exército em todos os meus territórios ocupados, não terei como atacar, então ficarei passando minha vez de jogar ???? pode explicar Romir???
A primeira fase da jogada de qualquer jogador é receber novos exércitos, o que significa que, no início de sua jogada, você sempre recebe novos exércitos e sempre terá pelo menos alguns exércitos para poder realizar ataques.
Nesse caso Vc conta quantos território está ocupando no momento (igual no início do jogo) soma e divide por 2 , exemplo: 10 territórios então vc pega mais 5 exércitos e distribui novamente pra continuar o jogo
Exato. Mas sempre, no mínimo, 3 novos exércitos você receberá.
Muito boa a explicação parabéns pois qualquer dica é valida
Valeu por assistir e pelo elogio
Amigo vc tem video explicando o War IMperio ROmano? Alguem sabe?
Infelizmente não tenho vídeo da versão Império Romano, e como hoje ele está fora de catálogo e eu nem tenho ele, não acho que eu consiga fazer um vídeo dele.
Q pena, mas obrigada pela resposta Romir, esse seu video é muito bom e já ajudou bastante já que as regras são parecidas mesmo
Nossa que jogo fantástico eu e meus amigos jogávamos na infância passava horas e horas jogando.
quantas horas dura uma partida?
Ótimo vídeo. Só uma duvida! Após as primeiras rodadas, assim que os jogadores começarem a atacar, só pode colocar novos exércitos com as trocas de cartas ou com conquista de territórios?
Não. A cada rodada você recebe exércitos pela quantidade de territórios que você possui, pelos continentes que você domina completamente, e pela troca de cartas.
Também era minha dúvida rsrs
Seus vídeos são ótimos. Aguardo a explicação do War II. Parabéns.
Espere mais um pouco que ela está a caminho...
O vídeo de War II já está disponível em ua-cam.com/video/RE9lxtkC3Ak/v-deo.html
Em 14:05 Você diz que os exércitos que invadiram um território não podem atacar novamente. Sempre joguei atacando novamente com os exércitos invasores e, veja bem, o próprio site da grow oferece a versão online do jogo que ACEITA PERFEITAMENTE essa continuação dos ataques. Inclusive é uma tática indispensável para desestabilizar o adversário. Agora não tenho as regras em casa para conferir.
Romir, eu consultei as regras e elas são claras: "...e, a partir do território conquistado realizar novo ataque. "
João, você está certo. Na verdade este erro foi em cascata... :-)
Eu expliquei esta parte equivocadamente no vídeo do War original, e fiz uma errata naquele vídeo, porém me esqueci de fazer a mesma errata aqui, coisa que só coloquei a pouco tempo na descrição do vídeo.
Uau! Parabéns matei a saudades. Obrigada por trazer algo tão bom.
Eu tenho uma duvida! Eu tenho o War edição especia, e lá tem os soldados que representam 1 exercito e os tanques de guerra que representam 10 exercitos, eu posso pegar os tanques igual eu pego os soldados na minha vez de pegar mais exercitos ou eu tenho que fazer algo para a i sim poder pegar o tanque, se alguem poder resolver essa minha duvida! :D
Um tanque vale 10 exércitos. Quando você tiver 10 exércitos em um mesmo território, substitui eles por 1 tanque, para deixar o tabuleiro mais fácil de administrar
Show de bola... Uma ótima explicação!
Maravilha mano.
Mas você pode atacar do território invadido sim, respeitando a regra do exército de ocupação não participar do ataque. No mais, bem fidedigno às regras originais do game. 👍🏽
Sim... isto já está pontuado como errata logo no início da descrição do vídeo.
@@RomirPlayHouse Maravilha maninho. É que as descrições ficam escondidas e a gente nem olha. 😃😃😃
Em celular? Se sim, realmente fica ruim... 😞
Mermão! Que vídeo Show em! Parabéns!
Essa é minha dúvida! Então na primeira rodada, recebe-se exércitos de acordo com a quantidade de territórios divididos por 2 e, quando todos tiverem distribuído seus exércitos, o primeiro jogador recebe novamente a mesma quantidade de exércitos, faz a nova distribuição e inicia os ataques se quiser!!! É isso mesmo????? Se for assim, o primeiro a jogar inicia o jogo com muitos exércitos e se torna bem vantajoso ser o primeiro a jogar!!!
Exato
14:14 Você pode sim atacar apartir do território conquistado tá no manual com as regras do jogo isso. Esse deslocamento não é o mesmo deslocamento da fase 3.
Sim. Se você ligar as legendas klingon vai ver que isto já está apontado a muito tempo e também tem uma errata na descrição
Olá Romir boa tarde! A minha dúvida é: na hora do deslocamento dos exércitos, quantos exércitos podem ser movidos de uma só vez? Exemplo: eu tenho 8 num mesmo território, aí quero movimentalos para o território vizinho que só existe um. Então desses 8, quantos posso mover para o vizinho?
Quantos você quiser (exceto um que deve ficar como exército de ocupação).
No seu exemplo você poderia mover de 1 a 7 exércitos, mas eles só podem ser movidos uma única vez por fase de realocação de exércitos e somente para territórios vizinhos.
No War II existem algumas variações para esta regra, que permitem algumas movimentações diferentes.
Então digamos que eu mova apenas 4 dos 8 exercitos, eu não posso mais mover com o restante? Eu posso continuar movendo em outros territórios quantas vezes quiser?
Sim, pode continuar movendo os exércitos que ainda não foram movidos para outro território.
@@RomirPlayHouse E a partir, dessas movimentações. Posso realizar ataques ?
Só na próxima rodada.
A fase de deslocamento de exércitos ocorre após a fase das batalhas, antes, apenas, do recebimento de cartas.
Você não pode retornar para a fase de batalha após a fase de deslocamento.
Melhor explicação do UA-cam
Me salvem! Estou há muito tempo sem jogar e vi o vídeo para recapitula as regras. Tenho duas dúvidas:
1° Quando uma partida de ataque acaba? Eu posso fazer quantos ataques eu quiser, tendo em vista o meu número de exércitos em uma única rodada? Digo pensando o seguinte, tenho três exércitos em cada cinco territórios. Numa probabilidade em que eu vença em todos os meus ataques, eu só paro quando não houve mais que um soldado em cada país?
2° Todos recebem a cada rodada o número de soldados respectivos a divisão, ou só aquele que está na vez?
Preciso de ajuda. Obrigado
Vinicius, você pode atacar quantas vezes quiser (desde que tenha exércitos para isto) e pode parar no momento que decidir. Pode ser quando não tiver mais exércitos, mas pode ser antes. Você pode, até mesmo, decidir não atacar mesmo tendo exércitos sobrando.
Somente o jogador ativo recebe exércitos.
Fazia uns 25 anos que não jogava o WAR, assisti vários vídeos, mas o seu vídeo é sem dúvida o melhor e mais completo.
Parabéns Romir.
Durante o jogo, surgiram duas dúvidas:
Sudão faz fronteira com o Oriente Médio?
Quando venço uma batalha e ocupo o território com 3 exércitos, ao final dos ataques, posso retornar com 2 exércitos para o território anterior.
Eu jogo fazendo fronteira, mas você pode decidir com seu grupo antes do início da partida.
Sim, na fase de redistribuição você pode mover os exércitos novamente para o território de onde saíram, lembrando de sempre deixar pelo menos um exército de ocupação.
@@RomirPlayHouse muito obrigado pela resposta rápida. Valeu 👍
Então a cada território conquistado eu ganho 1 carta? Ou a cada jogada se eu conquistar território eu ganho apenas 1 carta independente de quantos territórios eu tenha conquistado?
Você ganha 1 carta no final da sua jogada, se tiver conquistado pelo menos um território.
Você ganha apenas 1 carta, independente de ter conquistado um ou vinte territórios.
@@RomirPlayHouse ok obg
@@RomirPlayHouse valeu também tinha dúvida obrigado
Será que você poderia fazer um vídeo explicando a jogar o risk? Comprei há anos e não sei como não consigo entender esse bendito.
Vou tentar me basear nas suas explicações desse e comparar as regras.
Além disso, ÓTIMO canal, sua didática é perfeita. Estou conhecendo vários jogos e com vontade de adquiri-los, cansada dos básicos como banco imobiliario, uno, etc.
Eu explico no final do vídeo as principais diferenças entre o Risk e o War. Com o vídeo do War e estas diferenças você não deve ter dificuldades de jogar ele.
@@RomirPlayHouse Muito obrigadaaa, assisti duas vezes e fui mexendo no meu risk aqui, clareou muito! Só fiquei em dúvida, no risk há os dados bônus tanto para defesa quanto para ataque, em que caso são aplicados?
Dados Bônus? Não conheço uma variante assim...
ótimo vídeo, por favor explique o war 2
Está nos meus planos...
Caso você não tenha visto, a explicação de War II já está disponível em ua-cam.com/video/RE9lxtkC3Ak/v-deo.html
Parabéns pelo conteúdo!!!Agora sim entendemos as regras 👏👏👏👏
sencacional....tive apenas 2 questoes:em todas as vezes que for minha vez receberei em exercitos o numero de territorios que tenho ÷2? e sobre quantaa vezes cada jogador pode atacar
Danilo, você está correto: a cada nova jogada, a primeira coisa que acontece é você receber exércitos.
Você pode atacar quantas vezes quiser ou puder durante sua jogada.
Excelente vídeo, parabéns!
Obrigado aleluia.
Parabéns que legal vídeos bem explicado! Obrigado!
Após a primeira rodada, os jogadores colocam os exercitos e atacam?
Tipo, se tivermos 5 jogadores, no inicio da segunda rodada, o primeiro jogador, coloca os exercitos, ataca, remaneja os exercitos e ganha carta de conquista (caso tenha conquistado), daí somente após isso, o segundo jogador realiza os mesmos passos? e assim por diante?
Exatamente. O primeiro jogador recebe exércitos, realiza ataques e assim por diante, depois o segundo jogador faz o mesmo, seguido do terceiro, do quarto jogador e, finalmente, do quinto jogador.
Dependendo de seu posicionamento, ser o último jogador não é muito bom.
Por outro lado, a menos que eliminar o último jogador seja o objetivo de alguém, também não é muito inteligente deixar os primeiros jogadores se safarem das batahas ganhas com muitos territórios, pois isto os fortaleceria ainda mais nas próximas rodadas.
Desta forma, se todos jogarem de forma agressiva para com todos os oponentes, sem focar apenas nos últimos jogadores logo de início, a tendência é que a rodada seja levemente pior para o último jogador e levemente melhor para os primeiros.
Estava jogando com amigos e 2 deles ficaram com 1 exercito so em varios territórios ? O que fazer para ele jogar ou ele perde ?
Vocês provavelmente estavam esquecendo da fase de recebimento de novos exércitos. Cada jogador, no início de seu turno, recebe novos exércitos.
Uma duvida, se sobrar apenas um território com apenas um soldado 1 dividido por 2= 0,5 arredondando para o menor da 0, então eu não recebo exércitos?
Independente da quantidade de territórios que você possua, você sempre receberá uma quantidade mínima de 3 exércitos.
@@RomirPlayHouse vlw
Ótimo vídeo! Bem feito e bem explicativo.
Muito ótimo!!!!!!
Oi, Parabéns pelo vídeo! Dúvida, só pra ver se eu entendi direito rs. Depois de posicionar 1 soldado em cada território, a primeira rodada vc recebe exercitos e posiciona. Todos fazem isso e ninguem ataca. Depois vem a segunda rodada, cada um ganha mais soldados, porém só na sua vez, e ataca. Isso?
Quase isto. Todos recebem exércitos e posicionam na primeira rodada, sem atacar. Na segunda rodada, cada jogador recebe exércitos como primeira parte de sua jogada e já pode atacar, cada um realizando um turno completo.
@@RomirPlayHouse Vlw :D
Muito obrigado pelo vídeo. Sua ressalva também no comentário foi ótima pois fiquei com a dúvida quando li no manual que quando você conquista o território pode sim utilizar o território conquistado para atacar novamente territórios próximos.
Uma dúvida quanto ao recebimento de exército. A partir da 2, 3, 4 e etc... rodadas eu recebo exércitos ok? A quantidade de exército recebido em cada início de rodada é sempre a metade de territórios de sua posse?
Exatamente.
@@RomirPlayHouse muito obrigado. Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Sou fã de jogos de tabuleiro. Abraços
Amo esse jogo. Porém, a única coisa que não gosto é da divisão politica dos territórios, que ora são nomeados paises e ora Estados. Excelente vídeo.
Faz um do war vinks...
Já tem: ua-cam.com/video/ZSa-kH3m2WI/v-deo.html
Eu possuo o war mitologia grega e o Romano, a única dúvida que tenho sobre o jogo é a movimentação de tropas no final de cada turno, o manual não deixa muito claro, então eu e meus amigos adotamos a prática de transportar quantos personagens quiser mas apenas de 1 província pra outra.
As regras de movimentação dos exércitos são, em geral, as mesmas do jogo base: você pode mover todos os seus exércitos em 1 território, sem nunca deixar nenhum território sem um exercito de ocupação.
@@RomirPlayHouse posso atravessar mais de 1 fronteira então ?
Não. Como falei, cada exército pode ser movido apenas em um território.
essas são as mesmas regras para o War de edição especial?
Sim. A única diferença são os componentes
obrigado!
Errata 14:00 Os exércitos utilizados em uma conquista podem partir para um novo ataque na mesma jogada certo, entendido. Mas depois disso eu posso continuar (a fase de ataque) atacando em qualquer outra parte do Mapa? Ou preciso partir para 4 fase (deslocamento dos exércitos)
Você só precisa parar de atacar quando quiser parar ou quando não tiver exércitos suficientes para atacar mais…
Ótimo vídeo, sanou algumas dúvidas que eu tinha quando jogava, mas ainda me restou uma: Se eu tomo um continente na minha jogada, exemplo tomei a América do Sul, sei que vou receber os exércitos só na minha próxima jogada na fase 1 da regra onde se recebe mais exércitos, mas se eu conquistei a América do Sul na minha vez de atacar e depois que finalizei minha jogada meu adversário eliminou algum dos meus territórios desse continente, exemplo o Brasil e ele passou a ocupar ele, eu ainda receberia o bônus de exércitos quando chegasse novamente minha vez ou eu perco por ele ter conquistado um ou mais territórios desse continente?? Resumindo, ganho o bônus por continente por ter conquistado algum na minha vez e mesmo na vez do adversário ele tomando algum território ou preciso manter este continente até que chegue minha vez novamente?! obrigado.
Você3 só ganha o Bônus pelo continente se, ao iniciar sua fase, você possuir o continente todo.
Esse jogo é sensacional kkkk , já joguei com meus amigos e uma partida já chegou a durar mais de 3 horas
O jogo é excelente, mas as regras desanimam 😂 As vezes não encontro pessoas disponíveis pra jogar comigo!
Segundo o war aplicativo vc pode atacar sim depois que move os tres exércitos em seguida.
Acho que você não acionou as legendas klingon ao assistir o vídeo, porque eu já tenho uma errata justamente neste ponto postada nas legendas.
Parabéns pelo excelente vídeo! :)
Estou gostando muito do vídeo
Se eu tenho 2 exércitos em um território e eu quero atacar um território que também tem 2 exércitos. Nesse caso eu só posso atacar com 1 exércitos e ele se defenderá com 2 exércitos, isto é, 1 dado meu e 2 contra dele. É assim?
Perfeito. É assim mesmo.
Você não pode usar o exército de ocupação no ataque, apenas na defesa.
WAR, EU TIVE UM QUANDO CRIANÇA E NÃO ME INTERESSEI, HOJE ADULTO COMPREI OUTRO, E MINHA VISÃO SOBRE O WAR, É UMA VISÃO ESPECIAL, O WAR É MAIS QUE UM JOGO DE ESTRATÉGIA, É NA MINHA HUMILDE ÓTICA, UM JOGO POLÍTICO... E A MAIOR SACADA DO WAR É AQUELE DITADO " O INIMIGO DO MEU INIMIGO É MEU AMIGO " , MUITAS VEZES SOU VENCEDOR POR ME ALIAR " SUBJETIVAMENTE " AO JOGADOR QUE NITIDAMENTE TEM QUE CONQUISTAR TERRITÓRIOS. POIS É FÁCIL CONTÊ-LO QUANDO VC DESCOBRE SEU OBJETIVO .... É O PODER DA INFORMAÇÃO.
Tenho quase certeza de que os exércitos que invadem junto ao ataque ainda podem atacar novamente na mesma rodada, caso contrário seriam considerados tropas remanejadas e apartir desse momento você não poderia realizar ataque algum. Sem contar que não faria sentido poder mover esses dois exércitos extras ainda na fase de ataque se não fosse possível usa-los. Não me lembro das regras exatas do tabuleiro, mas no war online isso é definitivamente possível e essas etapas de ataque e movimentação são bem distintas
Sim, você está certo, e eu tenho quase certeza que você não acionou as legendas em Klingon (conforme escrito no título do vídeo), nas quais eu justamente corrijo este detalhe… 😁
A errata também está na descrição do vídeo.
eu acho que talvez estivessem ativadas mas como eu vi de longe sem óculos nem me atentei kkkkkkkkk por sinal, ótimo vídeo.🤝 @@RomirPlayHouse
@SrGBasso 🤣🤣🤣
Ótimo vídeo
A melhor explicação do jogo
Um dos objetivos é “conquistar 24 territórios”. A dúvida está neste ponto:
- O jogador que tiver no total 24 territórios é o vencedor?
...ou...
- O jogador precisa conquistar 24 territórios além do número de territórios que ele tinha quando iniciou o jogo? Exemplo: inicio tendo 10 territórios e, para vencer, preciso ter, ao final, 34 territórios (10 iniciais + 24 novos conquistados).
Basta ter. Se você não perder nenhum e conquistar mais 14, ganhou.
Ter 24 conquistados, os do início não deixam de ser seus territórios conquistados pela regra do jogo, então os 24 territórios conquistados não específica se são conquistados por ataque ou pelo jogo/cartas.
video muito foda e mt bem explicado, vlw msm!
Opa! Que bom que gostou!
10 horas pra explicar uma parada q em 8 minutos eu vir alguém explicar e bem explica
Mandou muito na explicação!
Romir, no vídeo você cita que o limite de cartas de território na mão do jogador é de CINCO cartas, exatamente como é explicado no manual. Porém você diz também (19:45) que pode acontecer de o jogador ficar com SEIS cartas esperando novamente sua vez de jogar para só então ter a obrigatoriedade de realizar uma troca. Isto para mim ficou um pouco confuso porque me parece perfeitamente possível obrigar o jogador a realizar a troca ainda no acúmulo da quinta carta (sem a necessidade de acumular a sexta), visto que a troca é feita já na primeira fase da vez de jogar e já que a conquista de territórios dá apenas uma carta de cada vez para o jogador (ao conquistar a quinta carta, na sua próxima jogada, ele já poderia ser obrigado a realizar a troca). O manual também não é suficientemente claro neste ponto específico.
Na verdade tem uma errata na descrição justamente sobre isto. Eu acabo falando do limite e me confundo ao trazer mais uma carta para a mão durante o vídeo.
Logo na sequencia eu ainda saliento mais uma vez que você deve descartar cartas até ficar com 5 caso ganhe as cartas de um outro jogador que foi eliminado...
Desculpe pela confusão.
Desculpe, eu só postei essa dúvida porque não vi na errata.
Grato!
Não tem problema. Sempre que tiver alguma dúvida, não deixe de escrever.
Cara, excelente vídeo mesmo, só uma dúvida... se você tiver 4 exércitos, e o outro 1, você pode atacar com 3 exércitos contra 1, ou só 2x1 mesmo?
Pode ser 3 contra 1 mesmo
Quando eu era criança existia o war onde tinha cartas com perguntas tipo: atualidade, história, geografia etc quem acertava conquistava territórios, estou atras deste jogo que estou relatando lembro que era o war mas vejo que mudou muito o jogo e não tem mais essas perguntas de acordo com o tema.
Tem certeza que era war? Nunca vi o jogo assim...
Muito bom me ajudou muito não sabia como jogar e agr sei tudo vlw msm
Romir por favor, faz um vídeo ensinando a jogar Escalados...
Grato....
Não tenho ele na minha coleção.
Tudo bem, no minuto 14:00 você fala sobre atacar o território e que não pode atacar o território a partir do território conquistado, mas no manual na página 06 diz que: Após conquistar um território e deslocar os exércitos permitidos, o atacante se quiser, poderá realizar novo ataque a partir do território conquistado, ainda na mesma jogada. Somente então que vai efetuar novo deslocamento dos exércitos atacantes para o território atacado.
Sim, já existe uma errata na descrição deste vídeo falando sobre isto.
@@RomirPlayHouse obrigado, ainda estou vendo.
Qdo tento me cadastrar para jogar online aparecem os erros 16, 16 , 8 e 10 e não conseguimos jogar online. Somente off. O que fazer?
Não faço nem ideia… nunca joguei online…
Parabens pelo video, fiquei com duvida apenas em uma coisa: Todas as rodadas eu ganho novos exercitos? Por exemplo se eu tenho 10 territorios, sempre que for minha vez de jogar eu tenho o direito de colocar mais 5 novos exercitos? Ou isso pode ser feito apenas na rodada inicial?
Sim. Você recebe exércitos novos a cada nova rodada.
Romir, talvez tenha ficado sabendo que por conta da série O gambito da rainha, a procura por xadrez cresceu muito no mundo todo. Fica uma sugestão de vídeo, explicando as regras do xadrez nesse quadro "Clássicos".
Talvez seja uma ideia.
excelente e ja "subscribed". com relação às trocas, eu sempre considerei cada jogador na sua troca individual para considerar 2a, 3a, etc. Mas no vídeo, vc menciona como troca grupal. Ou seja, se o jogador antes de mim realizou sua primeira troca, apesar de quando for a minha (primeira) vez, será a segunda troca?
Exatamente. As trocas dos jogadores são cumulativas, nao individuais
Adorei a explicação. Ficou bem mais fácil jogar. Gostaria de saber sobre os tanques. Cada 1 representa 10 exércitos, porém as vezes tem mais de 10 e os outros q sobram podem ser distribuídos nos outros territórios?
Desculpe, mas não compreendi sua dúvida. Pode dar um exemplo?
Fiquei com dúvida na questão do remanejamento dos exercitos. Voce usou um exemplo em 17:06. Pois bem.
Usando esse mesmo exemplo seu, tenho 5 exércitos na China e 4 na Índia. No meu ataque conquistei o Oriente Médio e encerrei a jogada. Vou mover meus exércitos. Posso mover os 3 exércitos da índia para o Oriente Medio, deixando somente 1 na Índia e logo em seguida mover 4 da China para a Índia ? Porque eu uso uma regra parecida com isso: o território que vai repassar suas tropas só pode receber de outro território a quantidade que ele passou. Ex: Se a Índia enviou 3 exércitos para o Oriente Medio, ela só poderá receber da China 3 exércitos. Gostaria de tirar essa dúvida. Aguardo resposta.
Após encerrar todos os ataques, vem a fase de remanejamento de exércitos. Nesta etapa, cada exército pode ser movido em um terreno, independente de ter sido ou não deslocado durante as conquistas.
@@RomirPlayHouse Isso eu sei. Acabei de explicar em cima. Minha duvida é outra. Veja o exemplo que dei.
Sim, e minha resposta foi baseada nisto. Você pode mover cada exército uma vez. Então você pode mover 3 exércitos da india para o Oriente médio e 4 da China para a Índia.
Cada exército foi movido apenas uma vez.
@@RomirPlayHouse Ok !
Excelente, uma dúvida quando falta pedra o que faz... Já que tem peças na mesa
Você pode usar peças de uma outra cor como substitutas, mas, em geral, só faltam peças quando os jogadores não estão realizando ataques, o que é uma forma errada de jogar.
Excelente explicação, uma dúvida, caso tenha 10 exércitos em um território por exemplo, na rodada de movimentação posso mover 9 peças para outro território?
Pode sim. Desde que siga as regras de movimentação, pode sim.
Perfeito! 👏👏👏
Alguéme explica por favor: Após eu conquistar um território só posso ocupa-lo com no máximo a quantidade de dados que usei. Logo após há a "distribuição de exército". Queria saber se nessa "distribuição" eu posso colocar mais soldados nesta "aérea que acabei de conquistar" na mesma rodada ou será o único local imutável durante está mesma rodada.
Na redistribuição você pode mover os exércitos da forma como quiser, desde que cada exército não se mova mais do que um território
Oi Romir... parabéns pelo vídeo. Aprendi por ele, excelente!!!
Não sei se você ainda acompanha os comentários, mas caso o faça, gostaria de pedir orientação sobre uma dúvida.
1. A partir dos 17’:19” você explica que podemos movimentar os exércitos passando de um país a outro, compensando a ocupação do território, como no exemplo da China para a India e depois a India para o Oriente Médio e assim por diante.
No item “deslocamentos” - item 2, do manual do jogo, eu entendi que só poderia movimentar cada exército uma vez na mesma jogada. Interpretei errado?
Achei o seu video de perguntas e respostas e entendi o truque. As outras dúvidas, eu já tinha sanado pelas erratas 👏🏽👏🏽👏🏽
Era justamente o que eu iria sugerir: assistir meu vídeo de dúvidas, onde mostro o exemplo de forma mais clara.
@@RomirPlayHouse Obrigada. Um abraço grande.. Feliz Ano Novo.
muito obrigado, agora eu entendi o jogo