Como cita o proprio relatorio final do Cenipa: "Segundo declarações de terceiros, o piloto tinha o costume de realizar aproximações altas e velozes, em desacordo com os padrões de operação" "Fator Indisciplina de Vôo Contribuiu - A tripulação desobedeceu a normas operacionais da aeronave ao realizar uma aproximação desestabilizada fora do envelope recomendado pelo fabricante e ao colocar as manetes de potência abaixo da posição flight idle." Fonte: Cenipa
Depois dessa aposto que a compania Aerea vai dar Gancho, advertencia ou demisão por justa causa a todos piloto que proceda de forma irresponssavel com suas Aeronaves. Espero.
na verdade esse era um voo de carga com dois pilotos e uma pessoa atras do aviao monitorando a carga. os três dentro do aviao faleceram junto com uma pessoa que estava dentro da casa. totalizando 4vitimas. a aproximação de pouso foi de 220knots ou seja mais ou menos 400kmh. com a posição incorreta da manete, o motor 2 não conseguiu recuperar a posição como o motor 1 causando a inclinação e consequentemente a queda da aeronave.
ESSE CARA ERA CONHECIDO POR FAZER A PERNA FORTALEZA - TERESINA MAIS RAPIDA... MOTIVO : ELE DESCOBRIU UMA MANEIRA DE ATIVAR O REVERSO EM VOO.. E FEZ ISSO POR MUUUITAS VEZES... DESCIA MUITO RAPIDO E MATAVA A VELOCIDADE NA FINAL USANDO O REVERSO. NESSE DIA INFELIZMENTE NAO DEU CERTO.
caracaaa!!! eu tinha 5 anos, isso foi na minha rua, lembro como se fosse ontem, pensei que tinha arrastado minhas telhas, o barulho foi gigantesco!!! jesus do céu! foi cruel demais!
Avião atinge duas casas e mata 3 no CE Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida com a queda de um avião, em Fortaleza (CE), ontem, pela manhã. O avião Brasília, prefixo PT-WKH, caiu às 9h10 (horário local) no bairro residencial de Vila Betânia, a 500 metros do aeroporto internacional Pinto Martins, quando se preparava para pousar. Morreram na hora o piloto, Pires Lima, do Rio de Janeiro, o co-piloto, identificado apenas por Solano, da Bahia, e uma mulher, Maria Helena Gabriel da Costa, 37, que varria o quintal de uma casa quando uma das asas a atingiu. O piloto e o co-piloto morreram em virtude do impacto da queda e tiveram os corpos queimados. Joselito Pimentel, ajudante de cargas que estava no avião, além do piloto e do co-piloto, foi lançado para fora da aeronave na queda. Ele teve politraumatismo e hemorragia no abdômen e foi internado no Instituto José Frota com queimaduras em 85% do corpo. No final da tarde de ontem, ele respirava com ajuda de aparelhos, estava sedado e em observação. A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), que fabricou o avião em março de 88, enviou ontem para a cidade uma equipe de três engenheiros que vão acompanhar a investigação do DAC (Departamento de Aviação Civil) sobre as causas do acidente. Segundo o DAC, até o final da tarde de ontem, a causa provável do acidente ainda não tinha sido determinada. Até as 18h, peritos dos Seracs (Serviços Regionais de Aviação Civil) do Rio e de Recife permaneciam no local conduzindo as investigações. O avião Brasília havia saído de Teresina (PI) às 7h40, contratado pela empresa Imediata Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda., de Teresina, para transportar medicamentos. A aeronave pertencia à empresa BSB Capital Taxi Aéreo Ltda., de São Paulo. Segundo testemunhas, o avião se preparava para pousar quando começou a perder altura e a soltar fumaça. A aeronave atingiu fios de alta tensão e coqueiros. Depois atingiu uma casa, derrubando a parede. Nesta casa, a empregada Maria Helena varria o quintal quando foi atingida por uma das asas, tendo o corpo cortado ao meio. Logo em seguida, o aparelho caiu de bico no telhado de uma casa vizinha, que fica anexa a uma igreja, a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima. A Agência Folha não conseguiu localizar representantes da empresa BSB Capital em São Paulo para falar sobre o acidente. A diretoria da Imediata informou que freta os aviões da BSB Capital há três anos e nunca teve problemas. O Brasília é um avião bimotor turboélice, fabricado pela Embraer desde 85. Link
@brunohoffma Acontece que o EMB120 é um turbohélice que possui um esquema de reversor nas próprias hélices. Elas viram ao contrário, freiando. o Descompasso ocorre quando o reverso é acionado em voo, o que é permitido, só que após o acionamento, é preciso manter idol até os motores voltarem a N1, Ptência. O piloto voltou o reverso e já imprimiu razões altas de potência. Isso fez a rotação subir com muita força, e desproporcionalmente em cada motor. Um mais forte, e outro mais fraco.
Li na época "Fator Humano - Aspecto Psicológico - Contribuiu. No aspecto individual, houve indícios de preocupação do tripulante com esperas prolongadas provocadas pelo tráfego local em Fortaleza e por um outro tráfego que se aproximava do aeródromo e, em função disto, ter acelerado os procedimento da aproximação final, descendo a alta velocidade e desencadeando as demais falhas operacionais que levaram ao acidente; da mesma forma, houve indícios de excesso de autoconfiança por parte do piloto.
Caralho o cara tava fazendo a aproximação a 260 e abaixou o trem de pouso com 200, esse ñ tinha medo de morrer. Pra ter uma noção um 737-800 faz uma aproximação a em média 140 IAS
Sim ,mais nesse caso em uma situação de emergência baixa se o trem de pouso pra diminuir a velocidade aerodinâmica ,não tava errado é um recuso que utilizamos em caso de emergência para aumentar o arrasto
EU li o relatorio ah epoca, e eu era baseado em teresina e vi o aviao decolar da interseçao, eu voei muito no transporte de malote tbm, li q arrebentou uma valvula bypass do reverso do motor esquerdo ao tenta-lo reduzir velocidade em voo, os parametros confirmam o relatorio.
Conduta operacional irresponsável que custou a vida de uma jovem em solo, partida ao meio por uma asa. Acho que os malucos lançaram mão do macete de achatar (efeito disco) as hélices para reduzir a velocidade e uma delas disparou...
@MrDédé Gamer Eu não me referia ao video do acidente, mas de um comentário de uma pessoa que achou o acidente engraçado. Não sei se o comentário está aqui embaixo mais... abraço!
O problema foi excesso de velocidade na aproximação, aliado à excessiva aceleração, que levou a um fenômeno chamado "disparo de hélice" - que ocorre pelo aumento incontrolável da rotação da hélice, que perde a tração, girando livremente de uma forma tão veloz que desestabiliza o avião completamente.
Era apenas arremeter... não tem como fazer uma aproximação a 260 nós, nem em aeronaves de grande porte... e também não existe acionar reverso no ar... mas o piloto sabia tudo e se matou.
Relatório fala tudo, veio alto, ganhou muito velocidade (260kts na final putss),reduzio além do previsto, emadeirou, governador não aguentou, deu disparo de hélice..Ai é um abraço.
Pelo que me lembro, o batente primario de voo (BETA) foi sobrepujado intencionalmente (o piloto aplicou reverso em voo) ou nao, as helices foram pra mais de 100% de rotação. E houve falha do batente secundario que deveria manter a helice em 104% de RPM e o que se ve, an hora do impacto a helice do motor esquerdo estava em 136%, formando assim, um disco que freou o Brasilia.
@fernandoaviador Sim... Interessante sua explicação porem nem se tivesse bebado o comando alteraria o passe do bandeirante para reverso em apenas um motor, no caso o 2. Tanto q na caixa preta, ouve-se claramente q ele nao sabe oq ta acontecendo, nao sabe oq houve... Isso foi uma falha do passe das helices, seja lá por qual motivo for.
""ERRO DE COZINHEIRO SE COBRE COM MOLHO PICANTE E ERRO DE PILOTO SE COBRE COM TERRA""é lamentavel sabermos que tem pessoas como essas trabalhando na aviacao,com certeza estes sao aqueles filhinhos de papai que voavam de ultraleve e queriam fazer loopíngs etc...e gracas a seus pais conseguiram chegar onde estao e nao valorizam suas vidas e nem daqueles que estao em suas responsabilidades!!!É LAMENTAVEL
O que aconteceu ai foi o seguinte.... Darei uma explicação para que possam entender o problema...... O Comando chegou na aproximação muito forte, cerca de 240 nós, como de costume de comandos que pilotam este tipo de aeronave, quando chegam forte para nao arremeter (vicio do bandeirante) eles trocam o passo das pás para a posição de reverso, quando as pás embaideraram o motor direito dispara a 110% (notem na simulação), continua....
@TsunamiGato Capital Táxi Aéreo - prefixo PT-WKH.. eu me lembro vagamente, prestava serviço de malote de Teresina a FOR, acho que pra Poti... e como o camarada aí abaixo disse, "parece" que ele tinha uma "configuração própria" de pouso.. nesse dia, não deu...
provavelmente foi um problema nas pás de helice. Reparem no vídeo que o motor 2 dispara mas sem nenhum torque. A unica solução era desligá-lo na minha opinião.
Durante a aprox. para o Aerodomo de Fortaleza aeronave aproximava-se alto demais. O piloto reduziu a potência para o mínimo (flight idle) mas a hélice do motor direito, inadvertidamente, entrou em passo chato, desestabilizando completamente a aeronave. O Brasília entrou em atitude invertida e em seguida, colidiu com linhas de alta tensão O avião estava carregado com 2,5 ton. de remédios.
lacerdajf, quando ocorre o disparo de hélice o corte do motor é ineficaz. A probabilidade de acidente num caso como esse é bastante elevada. Para que isso não ocorra é necessário que sejam respeitadas as velocidades previstas para cada etapa do vôo.
Ok amigo, pode não ter sido totalmente determinante para a causa do acidente mas se orbservarmos bem foi no exato momento em que o trem de pouso foi acionado que se iniciou a anormalidade no motor direito, talvez a vibração provocada pelo acionamento do trem em alta velocidade tenha avariado algum dispositivo, enfim, é uma possibilidade.
excelente exposicion. mi padre esta por tomar el curso de mantenimiento del emb 120. le mostrare este video para que vea como opera el FLIGHT DATA RECORDER
@LuizWhong É amigo, melhor resposta nesse caso foi o desespero do momento, lá na hora, maioria aqui nao esperaria os motores a N1. O aparelho estava com problemas?Nao entendi pq esse aparelho chegou a essa velocidade, a essa situaçao, saca! Vlw
O motor 2 faz uma aceleração em uma rapidez fora do normal mas não tem torque nenhum. Só pode ser problema nas hélices mesmo. Nesse caso, pelo comportamento da aeronave, acho que não houve o acionamento do reverso em voo.
@prglg é verdade amigo, existem outras formar de frear o avião em voo, aumentando o arrasto atraves de alguns mecanismos, os freios aerodinamigos poderiam ajudar e muito.... mas isso é um vicio de comandos de brasilia.... os comandantes que vieram dos brasilia faziam muito isso, vicio de pilotagem mesmo.... ai begam um bandera e querem fazer a mesma coisa..... o brasilia é um fuscão... aguenta qualquer parada.... já o bandera.... colocaram até um djuntor para previnir este procedimento....
Pô, uma vez tive acesso meio por cima do relatorio final desse acidente, e esse comandante tinha fama de chegar alto nos ad, varios copilas já tinham reportado esse comandante, mas a chefia dava credito pra ele, por ser um cara experiente e ex-FAB. Tambem no laudo o cipaer fez referencia a EMB. falando que a empresa devia por um sistema que travase o governador da helice quando em voo para evitar que fosse aplicado o reverso.......
caros senhores, com base nas informações que os estrumentos mostraram esta aeronave estava com problemas de balanceamento pois o piloto a todo tempo estar aplicamento pedal para esqueda e agravou quando ele baixou o treem de pouso.
.o que aconteceu foi que eles chegarem muito velozes,e o comandante tentou algo muito arriscado,para matar a alta velocidade com a qual eles se aproximavam ele abriu o reverse em vôo,trouxe a manete de potência para a posição flight idle.só que para a infelicidade deles houve um disparo de hélice.a hélice foi para 120% como vcs podem ver na indicação de NP,então ao invés dela tracionar o avião ela forma uma parade a o arrasto fica grande demais para se controlar o avião.
foi em Fortaleza uma rua depois da minha,a aeronave transportava medicamentos, se chocou com um galpão e logo em seguida caiu na casa da minha amiga, matando a domestica. 4 vinherão a obtido, 3 tripulantes e 1 em solo.
Caracteristica de disparo de hélice.. Baixo torque e Rpm acima dos limites. Pode ver que no inicio as duas disparam... mas o nº1 sai do disparo por sorte..
Estive pesquisando aqui, o ajudante de obras que sobreviveu, mas depois infelizmente morreu no hospital, tinha dois filhos, um de 4 e outro de 12 anos. Pra gente refletir o quanto custa caro apostar na sorte.
in the final report it was assumed that was a pilot error, approached with higher speed, haven't controllated the engine(turboprop) properly and the propeller have been disintegrated.
@fernandoaviador Bom, mas como eu até hoje só li a primeira parte (baixa velocidade) de aerodinâmica não entendi POR QUE o motor dispara quando em reverso em vôo e POR QUE apenas UM motor e não os 2.
aa esse aee pediu para acontecer né , 260 nós a 190 pés , regulamento de voo deixa bem claro que o limite de velocidade até o FL100 é de 250 Nós , e comandar passo reverso em voo e trem embaixo não da néé
neste momento houve um despalhetamento da turbina direita, depois do despalhetamento (notem que parmanece a 110%) as pás em posição de reverso comecam a gerar um arrasto parasita, forçando o eixo na aeronave para a direita, neste momento o comando da full power na esquerda, aumentando ainda mais o desequilibrio aerodinamico da aeronave, tentando segurar no leme e manche.... Continua....
@fernandoaviador Mas Fernando, vamos combinar que chegar numa aproximação a 260knots, nem em um A380! E também não entendo essa "capacidade" do brasilinha em dar reverso no ar! A sua explicação tem lógica, mas não seria mais o caso de falha mecânica? Lembrando que no USA, um 120 da ASA caiu por falha nas pás.
Eu sei que já tem 9 anos, mas estão dizendo por aqui que esse piloto descobriu uma forma de ativar o reverso em vôo, de forma a reduzir a velocidade mais rapidamente para agilizar na aproximação da pista...
@fernandoaviador Pois é. Esses vícios são um perigo!! O problema é justamente o povo que coloca a vida de todos em perigo, pelo simples fato de se achar melhor.....Te digo, as vezes vejo uns "comandantes" que dá nojo.....
VOAR E MUITOS SEGUROS !..EXISTE COMPUTADORES PARA CORRIGIR PANES EM VOO !..EXISTE COMANDOS MECANICOS PARA CORRIGIR PANE EM VOO !.. ( OBS : MAS SE HOUVER TIME !🛫🛎🛬..) 🌎🌍🌏🇺🇸🇧🇷📚🤔❤🤗
*O 360º foi 'sugerido' pelo co-piloto, porém o cmte não aceitou e continuou na aproximação não estabilizada. Eles estavam na final da pista 13 de SBFZ e cairam a menos de 1000 metros da pista, ou seja praticamente na curta final. *Escutar "TERRAIN/PULL-UP" indica algo anormal, e se for em uma pista NORMAL pior ainda, é um alerta critico e o piloto no minimo deve arremeter imediatamente conforme diz os procedimentos da aeronave.
EU não consigo entender como é que se ingressa em uma aproximação inicial a 260 de KIAS, e aciona-se o trem de pouso a mais de 200KIAS em um Embraer120... bom, eu sei que muitos controladores liberam "high speed" abaixo de 10mil pés para "desafogar" o tráfego, mas dai ingressar na longa final a 260Nós é demais.
Quem falou aí que o cara saiu pegando fogo na rua tá mentindo. Sempre tem que queira aparecer com boato né? Também moro em Fortaleza e o que ocorreu é que o aparelho, após destruir o segundo andar de uma casa (matando uma doméstica) deu-se numa pequena lagoa. A hélice que se soltou atingiu o teto de um posto na Avenida Dedé Brasil, eu fui lá ver o buraco de três por quatro palmos.
Este cmte tinha muito conhecimento sobre a aeronave, e não era 1º vez que fazia uma aprox. desetabilizada.....em vez de arremeter tentou um procedimento fora do padrão e o avião perdeu velocidade em exsesso indo a um stall. Queda besta por um procedimento irresponssavel.....
o torque dele tava em ZERO mas o PROP tava muito alto.. alguem que conhece mais de turbohelice aí podia esclarecer isso?? O torque do Brasilia é automático ou manual??! realmente é muito estranho isso.
não tinha torque em nenhum dos motores pq ele estava descendo em flyidle olha o pith dele menos 10 descendo embaladaço e pelo que eu sei pra dar reverso não precisa de indicação de torque provavelmente deve ter aplicado reverso pq se não os 2 motores não teriam dado pico pois o que acontece nessa ocasião de flyidle para um possivel reverso mudança de passo de helice
@vvorldtraveller Hey friend! I will reupload it with subtitles, so i can translate from Portuguese (BR) to English! ok? Maybe Today (Nov 8th) or Tomorrow Nov 9th.
@@mundomotorbr Após 10 anos de meu comentário achei interessante rever este vídeo, até porque na época estava fazendo o teórico do PP e depois fiz todo o curso de PP e o PC. Voei durante um bom tempo na aviação geral e vi muitos pilotos bons mas também ví muitos kamikazes que por se acostumar a voar fazem umas presepadas destas. Já matou muita gente este tipo de "aviador". O FO ainda cantou vai ser f@da, faz um 360. O PIC embandeira as hélices e dá trem em baixo. Santo Deus !!!!
o cara tava mt rapido, no começo tava a 260 knots a 2000 pés! nem aviao comercial anda nessa velocidade abaixo dos 10000 pés! o que q aconteceu, foi problema antes??? eles desceram de 2000 para 1000 em 20 segundos, isso dá uns 5000 pés/min!!!!! o que mais me impressionou que o cara ainda fala que vai ser foda, vai ser foda o q? segura o aviao pra nao cair ou o cara tava sonhando que ia pousar aquilo?????
Nada disso... O que houve aí foi um disparo de hélice. É uma tendência comum nos EMB-120, se vacilar com a rotação acontece. É uma situação em que uma pá entra no vácuo gerado pela outra e ocorre uma rotação descomunal em passo reduzido. Ao invés de tracionar, a hélice "transforma-se em um grande disco, gerando um arrasto absurdo e grande assimetria, claro. Observe que a asa esquerda se adiantou durante o disparo. Justamente pelo fato da direita ter sido freada pelo arrasto da hélice disparada.
@@cesarfaical1 a ma conduta do piloto tambem , ele estasva muito preocupado com trafego aereo de fortaleza e decidiu fazer mais rapidos os procedimentos de pouso,deu no que deu
Cara, esse cmte não voava tão certinho assim não. Se vc conhecer um pouco do Emb120 verá que varios erros são mostrados ali em função da indisciplina operacional do cmte, como por ex: IAS de 265kt na final, onde o correto seria de 110 á 130kt! Os sons do Gpws cantando "terrain, terrain-pull-up, pull-up", e por fim a aplicação do Reverso em vôo (manete de pot. abaixo de "flight idle") que no Emb-120 isso é somente recomendado (diga-se permitido) em solo.
sem responder é claro pelo desequilibrio gerado.... Causando a entrada do voo para a posição de dorso, o que causou o acidente...... Para o piloto ter ao menos a chance de posar com o minimo de segurança possivel, ele jamais deveria ter dado full power na esquerda... Isso é claro depois de cagar na aproximação e despalhetar a direita tentando reduzir em um procedimento incorreto.... Espero que tenham entendido... Abração a todos......
Não digo o que está no vídeo. Se vc reparar no 1:20 , ouve-se um ruído seguido de um alarme e a aeronave dá uma balançada como se tivesse atingido árvores. A simulação provavelmente n tem isso pq parece desnecessário..
Isso é oficial da embraer que mostra o que aconteceu Ex: um voo de um avião da embraer tem falha aí mostra o impacto junto com a caixa preta cvr crash recording É documentário
Como cita o proprio relatorio final do Cenipa:
"Segundo declarações de terceiros, o piloto tinha o costume de realizar aproximações altas e velozes, em desacordo com os padrões de operação"
"Fator Indisciplina de Vôo Contribuiu - A tripulação desobedeceu a normas operacionais da aeronave ao realizar uma aproximação desestabilizada fora do envelope recomendado pelo fabricante e ao colocar as manetes de potência abaixo da posição flight idle."
Fonte: Cenipa
Obrigado pelo comentário
Depois dessa aposto que a compania Aerea vai dar Gancho, advertencia ou demisão por justa causa a todos piloto que proceda de forma irresponssavel com suas Aeronaves. Espero.
na verdade esse era um voo de carga com dois pilotos e uma pessoa atras do aviao monitorando a carga. os três
dentro do aviao faleceram junto com uma pessoa que estava dentro da casa. totalizando 4vitimas. a aproximação de pouso foi de 220knots ou seja mais ou menos 400kmh. com a posição incorreta da manete, o motor 2 não conseguiu recuperar a posição como o motor 1 causando a inclinação e consequentemente a queda da aeronave.
ESSE CARA ERA CONHECIDO POR FAZER A PERNA FORTALEZA - TERESINA MAIS RAPIDA... MOTIVO : ELE DESCOBRIU UMA MANEIRA DE ATIVAR O REVERSO EM VOO.. E FEZ ISSO POR MUUUITAS VEZES... DESCIA MUITO RAPIDO E MATAVA A VELOCIDADE NA FINAL USANDO O REVERSO. NESSE DIA INFELIZMENTE NAO DEU CERTO.
Se matou e ainda levou uma pessoa inocente em solo. não existe brincadeira nem ego em aviação, quem tentou brincar com isso acabou mal.
@@MrVazRaptor você tá respondendo um comentário de 8 anos atrás kkkkk
@@DaniloGentili-rl5bq kkkkkkk
@@leonardomarques9911 kkkkkkkk
@@DaniloGentili-rl5bq Certeza que veio em busca do vídeo que o Lito citou no aviões e músicas, assim como eu. kkkkk
caracaaa!!! eu tinha 5 anos, isso foi na minha rua, lembro como se fosse ontem, pensei que tinha arrastado minhas telhas, o barulho foi gigantesco!!! jesus do céu! foi cruel demais!
Quando e onde aconteceu isso, cara?
Fortaleza, Ce - 1998
Também morava na região
Qual o nome da rua??
@@armandoneto627 Querendo saber também, moro em fortaleza. rsrs
Avião atinge duas casas e mata 3 no CE
Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida com a queda de um avião, em Fortaleza (CE), ontem, pela manhã. O avião Brasília, prefixo PT-WKH, caiu às 9h10 (horário local) no bairro residencial de Vila Betânia, a 500 metros do aeroporto internacional Pinto Martins, quando se preparava para pousar.
Morreram na hora o piloto, Pires Lima, do Rio de Janeiro, o co-piloto, identificado apenas por Solano, da Bahia, e uma mulher, Maria Helena Gabriel da Costa, 37, que varria o quintal de uma casa quando uma das asas a atingiu.
O piloto e o co-piloto morreram em virtude do impacto da queda e tiveram os corpos queimados.
Joselito Pimentel, ajudante de cargas que estava no avião, além do piloto e do co-piloto, foi lançado para fora da aeronave na queda.
Ele teve politraumatismo e hemorragia no abdômen e foi internado no Instituto José Frota com queimaduras em 85% do corpo.
No final da tarde de ontem, ele respirava com ajuda de aparelhos, estava sedado e em observação.
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), que fabricou o avião em março de 88, enviou ontem para a cidade uma equipe de três engenheiros que vão acompanhar a investigação do DAC (Departamento de Aviação Civil) sobre as causas do acidente.
Segundo o DAC, até o final da tarde de ontem, a causa provável do acidente ainda não tinha sido determinada. Até as 18h, peritos dos Seracs (Serviços Regionais de Aviação Civil) do Rio e de Recife permaneciam no local conduzindo as investigações.
O avião Brasília havia saído de Teresina (PI) às 7h40, contratado pela empresa Imediata Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda., de Teresina, para transportar medicamentos. A aeronave pertencia à empresa BSB Capital Taxi Aéreo Ltda., de São Paulo.
Segundo testemunhas, o avião se preparava para pousar quando começou a perder altura e a soltar fumaça. A aeronave atingiu fios de alta tensão e coqueiros.
Depois atingiu uma casa, derrubando a parede. Nesta casa, a empregada Maria Helena varria o quintal quando foi atingida por uma das asas, tendo o corpo cortado ao meio.
Logo em seguida, o aparelho caiu de bico no telhado de uma casa vizinha, que fica anexa a uma igreja, a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima.
A Agência Folha não conseguiu localizar representantes da empresa BSB Capital em São Paulo para falar sobre o acidente. A diretoria da Imediata informou que freta os aviões da BSB Capital há três anos e nunca teve problemas.
O Brasília é um avião bimotor turboélice, fabricado pela Embraer desde 85.
Link
Obrigado pelo comentário
@brunohoffma Acontece que o EMB120 é um turbohélice que possui um esquema de reversor nas próprias hélices. Elas viram ao contrário, freiando. o Descompasso ocorre quando o reverso é acionado em voo, o que é permitido, só que após o acionamento, é preciso manter idol até os motores voltarem a N1, Ptência. O piloto voltou o reverso e já imprimiu razões altas de potência. Isso fez a rotação subir com muita força, e desproporcionalmente em cada motor. Um mais forte, e outro mais fraco.
Obrigado pelo comentário
Li na época
"Fator Humano - Aspecto Psicológico - Contribuiu.
No aspecto individual, houve indícios de preocupação do tripulante com esperas prolongadas provocadas pelo tráfego local em Fortaleza e por um outro tráfego que se aproximava do aeródromo e, em função disto, ter acelerado os procedimento da aproximação final, descendo a alta velocidade e desencadeando as demais falhas operacionais que levaram ao acidente; da mesma forma, houve indícios de excesso de autoconfiança por parte do piloto.
Obrigado pelo comentário
Caralho o cara tava fazendo a aproximação a 260 e abaixou o trem de pouso com 200, esse ñ tinha medo de morrer. Pra ter uma noção um 737-800 faz uma aproximação a em média 140 IAS
Sim ,mais nesse caso em uma situação de emergência baixa se o trem de pouso pra diminuir a velocidade aerodinâmica ,não tava errado é um recuso que utilizamos em caso de emergência para aumentar o arrasto
Obrigado pelo comentário
Obrigado pelo comentário
@@viniciusvasconcellos9016mas o cara usava um macete pra descer em alta velocidade e ativar o reverso
Oh yeah, you can avoid all those terrain alarms, you can land at 180 knots.
The pilot was irresponsible though
Rip
Obrigado pelo comentário
EU li o relatorio ah epoca, e eu era baseado em teresina e vi o aviao decolar da interseçao, eu voei muito no transporte de malote tbm, li q arrebentou uma valvula bypass do reverso do motor esquerdo ao tenta-lo reduzir velocidade em voo, os parametros confirmam o relatorio.
Obrigado pelo comentário
Conduta operacional irresponsável que custou a vida de uma jovem em solo, partida ao meio por uma asa.
Acho que os malucos lançaram mão do macete de achatar (efeito disco) as hélices para reduzir a velocidade e uma delas disparou...
João M. Caralho, uma empregada não pode ser uma jovem?
@João M. 37 tá nova
@Italo O A miss bumbum de SP tinha 37 anos quando foi eleita, fim.
Essa é a discussão mais ridícula que eu já vi em todo o youtube
@@unknownxyz7 concordo com vc
Complementando... o cara vem rir de um assunto desses...
é muita falta de respeito, algo sem igual.
kk
O cara fez um comentário em 2008... primeira vez que vejo isso
@@ivan.freire134 sim
@MrDédé Gamer Eu não me referia ao video do acidente, mas de um comentário de uma pessoa que achou o acidente engraçado. Não sei se o comentário está aqui embaixo mais... abraço!
Obrigado pelo comentário
O problema foi excesso de velocidade na aproximação, aliado à excessiva aceleração, que levou a um fenômeno chamado "disparo de hélice" - que ocorre pelo aumento incontrolável da rotação da hélice, que perde a tração, girando livremente de uma forma tão veloz que desestabiliza o avião completamente.
Obrigado pelo comentário
Meu deus, o grito no final quando bate é aterrador.
Obrigado pelo comentário
Era apenas arremeter... não tem como fazer uma aproximação a 260 nós, nem em aeronaves de grande porte... e também não existe acionar reverso no ar... mas o piloto sabia tudo e se matou.
KRC eae cara kk por isso deixou de ser piloto para fazer rap kkk mds sou um inscrito seu kk
Se matou e levou mais 3 com ele
Obrigado pelo comentário
O avião avisou terreno, terreno terreno 1 milhão de vezes!!! E os cara assim mesmo insistiram na aproximação!!! Sei lá viu
Obrigado pelo comentário
Exatamente!
Relatório fala tudo, veio alto, ganhou muito velocidade (260kts na final putss),reduzio além do previsto, emadeirou, governador não aguentou, deu disparo de hélice..Ai é um abraço.
Obrigado pelo comentário
The shout sound is very strange, good GPWS sounds! Where can i download them?
Obrigado pelo comentário
O aviao: pull up!
O cara: que belo dia, olhe as nuvens.
JJJKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@historiadeaviador hmm? 🤔 ekaf😎
@@blueleft7058 :(
Mentira kkk
Foi uma brincadeira. quando alguém comenta no seu vídeo aí vc diz fake
Pelo que me lembro, o batente primario de voo (BETA) foi sobrepujado intencionalmente (o piloto aplicou reverso em voo) ou nao, as helices foram pra mais de 100% de rotação. E houve falha do batente secundario que deveria manter a helice em 104% de RPM e o que se ve, an hora do impacto a helice do motor esquerdo estava em 136%, formando assim, um disco que freou o Brasilia.
Obrigado pelo comentário
@fernandoaviador Sim... Interessante sua explicação porem nem se tivesse bebado o comando alteraria o passe do bandeirante para reverso em apenas um motor, no caso o 2. Tanto q na caixa preta, ouve-se claramente q ele nao sabe oq ta acontecendo, nao sabe oq houve... Isso foi uma falha do passe das helices, seja lá por qual motivo for.
Obrigado pelo comentário
""ERRO DE COZINHEIRO SE COBRE COM MOLHO PICANTE E ERRO DE PILOTO SE COBRE COM TERRA""é lamentavel sabermos que tem pessoas como essas trabalhando na aviacao,com certeza estes sao aqueles filhinhos de papai que voavam de ultraleve e queriam fazer loopíngs etc...e gracas a seus pais conseguiram chegar onde estao e nao valorizam suas vidas e nem daqueles que estao em suas responsabilidades!!!É LAMENTAVEL
Obrigado pelo comentário
O barulho do motor é assustador! Fala de tudo me fez conhecer este acidente! O desespero dos ocupantes da cabine é aterrorizante
Um impactante mesmo
Disparo de hélice do motor direito, vejam como A RPM2 chega ao máximo. Canal do Comandante Branco tem um vídeo explicando cada erro desse piloto.
Exato. Canal do Branco é o melhor do Brasil se tratando de segurança na aviação.
O que aconteceu ai foi o seguinte.... Darei uma explicação para que possam entender o problema...... O Comando chegou na aproximação muito forte, cerca de 240 nós, como de costume de comandos que pilotam este tipo de aeronave, quando chegam forte para nao arremeter (vicio do bandeirante) eles trocam o passo das pás para a posição de reverso, quando as pás embaideraram o motor direito dispara a 110% (notem na simulação), continua....
Obrigado pelo comentário
@TsunamiGato Capital Táxi Aéreo - prefixo PT-WKH.. eu me lembro vagamente, prestava serviço de malote de Teresina a FOR, acho que pra Poti... e como o camarada aí abaixo disse, "parece" que ele tinha uma "configuração própria" de pouso.. nesse dia, não deu...
Obrigado pelo comentário
Leaiam minha explicação para o problema nos posts abaixo, da ultima para a primeira, o texto é grande e não coube tudo.... Bons voos a todos !!!
Obrigado pelo comentário
Bom ler alguém sensato que cita a anta do Garcês, pq tem gente que ainda o chama de heroi
Obrigado pelo comentário
provavelmente foi um problema nas pás de helice. Reparem no vídeo que o motor 2 dispara mas sem nenhum torque. A unica solução era desligá-lo na minha opinião.
Obrigado pelo comentário
Durante a aprox. para o Aerodomo de Fortaleza aeronave aproximava-se alto demais. O piloto reduziu a potência para o mínimo (flight idle) mas a hélice do motor direito, inadvertidamente, entrou em passo chato, desestabilizando completamente a aeronave. O Brasília entrou em atitude invertida e em seguida, colidiu com linhas de alta tensão O avião estava carregado com 2,5 ton. de remédios.
Obrigado pelo comentário
lacerdajf, quando ocorre o disparo de hélice o corte do motor é ineficaz.
A probabilidade de acidente num caso como esse é bastante elevada.
Para que isso não ocorra é necessário que sejam respeitadas as velocidades previstas para cada etapa do vôo.
Obrigado pelo comentário
Ok amigo, pode não ter sido totalmente determinante para a causa do acidente mas se orbservarmos bem foi no exato momento em que o trem de pouso foi acionado que se iniciou a anormalidade no motor direito, talvez a vibração provocada pelo acionamento do trem em alta velocidade tenha avariado algum dispositivo, enfim, é uma possibilidade.
Obrigado pelo comentário
excelente exposicion. mi padre esta por tomar el curso de mantenimiento del emb 120. le mostrare este video para que vea como opera el FLIGHT DATA RECORDER
Obrigado pelo comentário
o grito que ele deu no final que horror
Obrigado pelo comentário
[Autopilot is disengaged]
F/O Solano: *Inaudible*
Captain Lima: *Inaudible*
[GPWS alarm goes off]
Captain Lima: "Damn! This is gonna be a tough one, huh? I did accelerate too much. Didn't I?
F/O Solano: "Yeah."
Captain Lima: "Shit!" *Inaudible* "360..."
Captain Lima: "I'm capable enough, though."
Captain Lima: *Inaudible* "go, go, go, go!"
[Landing gear is deployed/Right side propeller's rotation suddenly increases/jet banks right]
Captain Lima: "What the fuck?"
Captain Lima: "What the fuck is this?"
Captain Lima: "What the actual fuck?"
F/O Solano: "Stop it! Stop it!"
Unknown: "STOP IT!"
Captain Lima: "Fuck! Hold it!"
Captain Lima: "Fucking hold it!
F/O Solano: "Stop it! STOP IT!"
Captain Lima: "WHAT IS THIS?"
F/O Solano: "STOP IT!"
Captain Lima: "GODDAMN IT!"
*The impact occurs*
Obrigado pelo comentário
"pull up"
quanta imprudência e autoconfiança...
Terrain, terrain, terrain, terrain, pull up, pull up, terrain...
Até no simulador meu cu já tranca quando ouço isso
Obrigado pelo comentário
@LuizWhong É amigo, melhor resposta nesse caso foi o desespero do momento, lá na hora, maioria aqui nao esperaria os motores a N1. O aparelho estava com problemas?Nao entendi pq esse aparelho chegou a essa velocidade, a essa situaçao, saca! Vlw
Obrigado pelo comentário
Aos amigos que querer ser engraçados nos comentários: com a morte do outro não se brinca.
Brunno Perente Nem com a própria!
Obrigado pelo comentário
esta entre as cinco melhores respostas que já li no youtube kkkk
Obrigado pelo comentário
espero que sim, senão enterrá-los foi um grande erro
Obrigado pelo comentário
@MrElSatan helice com rotação sem controle .
Obrigado pelo comentário
O motor 2 faz uma aceleração em uma rapidez fora do normal mas não tem torque nenhum. Só pode ser problema nas hélices mesmo. Nesse caso, pelo comportamento da aeronave, acho que não houve o acionamento do reverso em voo.
Obrigado pelo comentário
Avião: AI CARAI minha panturrilha deu cãimbra
1:26
Piloto: AAAAIIIIII T_T
tenso.. e ele disse que se garantia
Tenso mesmo
@prglg é verdade amigo, existem outras formar de frear o avião em voo, aumentando o arrasto atraves de alguns mecanismos, os freios aerodinamigos poderiam ajudar e muito.... mas isso é um vicio de comandos de brasilia.... os comandantes que vieram dos brasilia faziam muito isso, vicio de pilotagem mesmo.... ai begam um bandera e querem fazer a mesma coisa..... o brasilia é um fuscão... aguenta qualquer parada.... já o bandera.... colocaram até um djuntor para previnir este procedimento....
Obrigado pelo comentário
Pô, uma vez tive acesso meio por cima do relatorio final desse acidente, e esse comandante tinha fama de chegar alto nos ad, varios copilas já tinham reportado esse comandante, mas a chefia dava credito pra ele, por ser um cara experiente e ex-FAB. Tambem no laudo o cipaer fez referencia a EMB. falando que a empresa devia por um sistema que travase o governador da helice quando em voo para evitar que fosse aplicado o reverso.......
Obrigado pelo comentário
caros senhores, com base nas informações que os estrumentos mostraram esta aeronave estava com problemas de balanceamento pois o piloto a todo tempo estar aplicamento pedal para esqueda e agravou quando ele baixou o treem de pouso.
Obrigado pelo comentário
O avião caiu na aproximação para pousar em Fortaleza,ele acabou caindo em uma casa matando 3 pessoas abordo e 1 pessoa q tava dentro na casa
Obrigado pelo comentário
.o que aconteceu foi que eles chegarem muito velozes,e o comandante tentou algo muito arriscado,para matar a alta velocidade com a qual eles se aproximavam ele abriu o reverse em vôo,trouxe a manete de potência para a posição flight idle.só que para a infelicidade deles houve um disparo de hélice.a hélice foi para 120% como vcs podem ver na indicação de NP,então ao invés dela tracionar o avião ela forma uma parade a o arrasto fica grande demais para se controlar o avião.
Obrigado pelo comentário
Esse avião caiu em Fortaleza, perto da minha casa.
Ainda há alguns destroços? Sei que já passou muito tempo mais fiquei sabendo que a asa era atração e verdade isso?
Obrigado pelo comentário
Resumindo, disparo de hélice....
Obrigado pelo comentário
foi em Fortaleza uma rua depois da minha,a aeronave transportava medicamentos, se chocou com um galpão e logo em seguida caiu na casa da minha amiga, matando a domestica. 4 vinherão a obtido, 3 tripulantes e 1 em solo.
Obrigado pelo comentário
@rbonotto Não foi Stall ok? Foi disparo de Helice.
Obrigado pelo comentário
As pás entram em vácuo, a hélice ficou "girando" em vão, criando uma área muito grande para gerar muito arrasto parasita.
Obrigado pelo comentário
Caracteristica de disparo de hélice.. Baixo torque e Rpm acima dos limites. Pode ver que no inicio as duas disparam... mas o nº1 sai do disparo por sorte..
Obrigado pelo comentário
Em voo tem a possibilidade de se reverter o disparo de hélice quando ele ocorre?
bullafp No EMB-120 o disparo é fatal.
Obrigado pelo comentário
acidente em Fortaleza-Ce
Obrigado pelo comentário
Estive pesquisando aqui, o ajudante de obras que sobreviveu, mas depois infelizmente morreu no hospital, tinha dois filhos, um de 4 e outro de 12 anos.
Pra gente refletir o quanto custa caro apostar na sorte.
Realmente uma tragédia.
Was this purely a pilot error or a mechanical malfunction?
in the final report it was assumed that was a pilot error, approached with higher speed, haven't controllated the engine(turboprop) properly and the propeller have been disintegrated.
Obrigado pelo comentário
@keestt se o controle deixar ele pode voar normalmente a mais de 250 abaixo do FL100
Obrigado pelo comentário
@fernandoaviador Bom, mas como eu até hoje só li a primeira parte (baixa velocidade) de aerodinâmica não entendi POR QUE o motor dispara quando em reverso em vôo e POR QUE apenas UM motor e não os 2.
Obrigado pelo comentário
O barulho do throttle aos 1:04 é assustador
Obrigado pelo comentário
aa esse aee pediu para acontecer né , 260 nós a 190 pés , regulamento de voo deixa bem claro que o limite de velocidade até o FL100 é de 250 Nós , e comandar passo reverso em voo e trem embaixo não da néé
Obrigado pelo comentário
Tem que ter alguem que veio pelo fala de tudo
tks
neste momento houve um despalhetamento da turbina direita, depois do despalhetamento (notem que parmanece a 110%) as pás em posição de reverso comecam a gerar um arrasto parasita, forçando o eixo na aeronave para a direita, neste momento o comando da full power na esquerda, aumentando ainda mais o desequilibrio aerodinamico da aeronave, tentando segurar no leme e manche.... Continua....
Obrigado pelo comentário
@fernandoaviador Mas Fernando, vamos combinar que chegar numa aproximação a 260knots, nem em um A380! E também não entendo essa "capacidade" do brasilinha em dar reverso no ar! A sua explicação tem lógica, mas não seria mais o caso de falha mecânica? Lembrando que no USA, um 120 da ASA caiu por falha nas pás.
Obrigado pelo comentário
@almirantenegro Parceiro, foi culpa dos pilotos? O que aacontece pra hélice rotar sem controle? Agradeço.
Eu sei que já tem 9 anos, mas estão dizendo por aqui que esse piloto descobriu uma forma de ativar o reverso em vôo, de forma a reduzir a velocidade mais rapidamente para agilizar na aproximação da pista...
Obrigado pelo comentário
@fernandoaviador Pois é. Esses vícios são um perigo!! O problema é justamente o povo que coloca a vida de todos em perigo, pelo simples fato de se achar melhor.....Te digo, as vezes vejo uns "comandantes" que dá nojo.....
Obrigado pelo comentário
VOAR E MUITOS SEGUROS !..EXISTE COMPUTADORES PARA CORRIGIR PANES EM VOO !..EXISTE COMANDOS MECANICOS PARA CORRIGIR PANE EM VOO !.. ( OBS : MAS SE HOUVER TIME !🛫🛎🛬..) 🌎🌍🌏🇺🇸🇧🇷📚🤔❤🤗
Exatamente. O relatório final apontou vários erros de operação.
*O 360º foi 'sugerido' pelo co-piloto, porém o cmte não aceitou e continuou na aproximação não estabilizada. Eles estavam na final da pista 13 de SBFZ e cairam a menos de 1000 metros da pista, ou seja praticamente na curta final.
*Escutar "TERRAIN/PULL-UP" indica algo anormal, e se for em uma pista NORMAL pior ainda, é um alerta critico e o piloto no minimo deve arremeter imediatamente conforme diz os procedimentos da aeronave.
Obrigado pelo comentário
so you shoot an aproach to a barn? I dont understand
Obrigado pelo comentário
Nossa qual a razao do piloto estar nesta velocidade na aprox!?
=S
Ele queria pousar logo porque temeu estar atrasado pois tinha um avião comercial se aproximando também para pousar
Obrigado pelo comentário
Vcs não sabem o que é ver a morte de frente?
Isso é um desespero tremendo!!!
Não é coisa de se brincar!!!
Obrigado pelo comentário
@fernandoaviador pode me explicar só op que signifa o despalhetamento?
Obrigado pelo comentário
depois que descobriram a manha do djuntor... ai era só desligar e partir para o abraço... quer dizer.... pro chão....
Obrigado pelo comentário
Que mané tuim rapah...
é terrain, alarme que avisa proximidade do solo.
tuim!
KKKKK
Terrain
Obrigado pelo comentário
EU não consigo entender como é que se ingressa em uma aproximação inicial a 260 de KIAS, e aciona-se o trem de pouso a mais de 200KIAS em um Embraer120... bom, eu sei que muitos controladores liberam "high speed" abaixo de 10mil pés para "desafogar" o tráfego, mas dai ingressar na longa final a 260Nós é demais.
Obrigado pelo comentário
Quem falou aí que o cara saiu pegando fogo na rua tá mentindo. Sempre tem que queira aparecer com boato né? Também moro em Fortaleza e o que ocorreu é que o aparelho, após destruir o segundo andar de uma casa (matando uma doméstica) deu-se numa pequena lagoa. A hélice que se soltou atingiu o teto de um posto na Avenida Dedé Brasil, eu fui lá ver o buraco de três por quatro palmos.
Obrigado pelo comentário
Este cmte tinha muito conhecimento sobre a aeronave, e não era 1º vez que fazia uma aprox. desetabilizada.....em vez de arremeter tentou um procedimento fora do padrão e o avião perdeu velocidade em exsesso indo a um stall. Queda besta por um procedimento irresponssavel.....
Obrigado pelo comentário
o torque dele tava em ZERO
mas o PROP tava muito alto..
alguem que conhece mais de turbohelice aí podia esclarecer isso?? O torque do Brasilia é automático ou manual??! realmente é muito estranho isso.
O que ocorreu foi o temido disparo de hélice.
não tinha torque em nenhum dos motores pq ele estava descendo em flyidle olha o pith dele menos 10 descendo embaladaço e pelo que eu sei pra dar reverso não precisa de indicação de torque provavelmente deve ter aplicado reverso pq se não os 2 motores não teriam dado pico pois o que acontece nessa ocasião de flyidle para um possivel reverso mudança de passo de helice
Obrigado pelo comentário
Parece que ele usou reversor em um dos motores e estolou o lado direito da aeronave
Reverso n ativa no ar
E se ativar tem um mecanismo que impede de isso ocorrer
@@kelvingaldino4488 mas ele ativou
Obrigado pelo comentário
RIP CAPITAO PIRES MAIA E COP SOLANO (BAIANO)
Um acidente lastimável. Conhecia a tripulação?
Curti o vídeo e se inscreve no canal pra dá uma força
é vc ta certo ! ate a proxima !
Obrigado pelo comentário
Mano, q perturbador no final deu um arrepio💔
Obrigado pelo comentário
Uii.kkkkkk
@vvorldtraveller Hey friend! I will reupload it with subtitles, so i can translate from Portuguese (BR) to English! ok? Maybe Today (Nov 8th) or Tomorrow Nov 9th.
Where's it? I was waiting 9 years for it...
Obrigado pelo comentário
Limite em qualquer tma 250 knots, pousar um emb120 a 260 knots...price less...triste...
Obrigado pelo comentário
@@mundomotorbr Após 10 anos de meu comentário achei interessante rever este vídeo, até porque na época estava fazendo o teórico do PP e depois fiz todo o curso de PP e o PC. Voei durante um bom tempo na aviação geral e vi muitos pilotos bons mas também ví muitos kamikazes que por se acostumar a voar fazem umas presepadas destas. Já matou muita gente este tipo de "aviador". O FO ainda cantou vai ser f@da, faz um 360. O PIC embandeira as hélices e dá trem em baixo. Santo Deus !!!!
o cara tava mt rapido, no começo tava a 260 knots a 2000 pés! nem aviao comercial anda nessa velocidade abaixo dos 10000 pés! o que q aconteceu, foi problema antes??? eles desceram de 2000 para 1000 em 20 segundos, isso dá uns 5000 pés/min!!!!! o que mais me impressionou que o cara ainda fala que vai ser foda, vai ser foda o q? segura o aviao pra nao cair ou o cara tava sonhando que ia pousar aquilo?????
Obrigado pelo comentário
@chavisgzl foi
Obrigado pelo comentário
e possível controlar uma aeronave em uma situação como essa ?
***** pois né meu brother, era possível controlar mais faltou altitude para corrigir a falha.
Nada disso... O que houve aí foi um disparo de hélice. É uma tendência comum nos EMB-120, se vacilar com a rotação acontece. É uma situação em que uma pá entra no vácuo gerado pela outra e ocorre uma rotação descomunal em passo reduzido. Ao invés de tracionar, a hélice "transforma-se em um grande disco, gerando um arrasto absurdo e grande assimetria, claro. Observe que a asa esquerda se adiantou durante o disparo. Justamente pelo fato da direita ter sido freada pelo arrasto da hélice disparada.
theeyewitness 77
algo parecido pode acontecer com um avião a jato ?
Se desse pra embandeirar a helice talvez.
@@cesarfaical1 a ma conduta do piloto tambem , ele estasva muito preocupado com trafego aereo de fortaleza e decidiu fazer mais rapidos os procedimentos de pouso,deu no que deu
Eu moro em Fortaleza 😶
🤝
A questão não é essa, pode ser hilário em algum momento, mas se formos analisar no fundo.... e nos pondo no lugar deles....
Obrigado pelo comentário
coitados a hr do berro deles é apavorante !
Obrigado pelo comentário
Cara, esse cmte não voava tão certinho assim não. Se vc conhecer um pouco do Emb120 verá que varios erros são mostrados ali em função da indisciplina operacional do cmte, como por ex: IAS de 265kt na final, onde o correto seria de 110 á 130kt! Os sons do Gpws cantando "terrain, terrain-pull-up, pull-up", e por fim a aplicação do Reverso em vôo (manete de pot. abaixo de "flight idle") que no Emb-120 isso é somente recomendado (diga-se permitido) em solo.
Obrigado pelo comentário
Esse foi o acidente com o voo da antiga Rico, em Rio Branco (AC)?
Não, esse foi no Ceará.
Não. Esse foi em Fortaleza CE
Tem esse vídeo no canal Fala de Tudo (Áudio dos pilotos antes de desastres aéreos parte 2)
Obrigado pelo comentário
sem responder é claro pelo desequilibrio gerado.... Causando a entrada do voo para a posição de dorso, o que causou o acidente...... Para o piloto ter ao menos a chance de posar com o minimo de segurança possivel, ele jamais deveria ter dado full power na esquerda... Isso é claro depois de cagar na aproximação e despalhetar a direita tentando reduzir em um procedimento incorreto.... Espero que tenham entendido... Abração a todos......
Obrigado pelo comentário
@crushnkill obrigado.
Obrigado pelo comentário
É só lembrar de Jacob van Zanten...
Obrigado pelo comentário
propeller shot
exactly. thanks for the comment.
1:20 parece ter acertado alguma coisa, árvores tvz?
me parece mais um barracão do que uma árvore
Não digo o que está no vídeo. Se vc reparar no 1:20 , ouve-se um ruído seguido de um alarme e a aeronave dá uma balançada como se tivesse atingido árvores. A simulação provavelmente n tem isso pq parece desnecessário..
Eu percebi também.
Fios de alta tensão li a matéria do acidente
Obrigado pelo comentário
qual é o nome dessa simulaçao q vc usou no video?
Essa é a simulação da própria EMBRAER
@@helderaraujo7136 entendi, obrigado
Isso é oficial da embraer que mostra o que aconteceu
Ex: um voo de um avião da embraer tem falha aí mostra o impacto junto com a caixa preta cvr crash recording
É documentário
Aff sou chato mesmo
Obrigado pelo comentário
GRANDE RICO LINHAS AEREAS
Obrigado pelo comentário