Já estava desistindo do R, até que encontrei esse seu curso. Completo, com os scripts e o Banco de dados disponível, além de uma didática e uma organização incríveis. Muito obrigado Fernanda, você é nota 1.000!
Perfeito!! Adorei, você é muito didática! Tenho realizado testes estatísticos sozinha, sem orientação e você tem me ajudado muito, principalmente nas minhas crenças pessoais de que "não sou boa em estatística", "não é minha formação". Gostaria de te agradecer, seguirei te acompanhando de Strasbourg - França :)
Oi, Janine! Muito obrigada!! Fico feliz que assistir o canal esteja te dando autonomia com as suas análises! Eu, particularmente, não acredito que existe uma pessoa que não seja boa em estatística. Acho que é só uma questão de aprender direito :) Abraços! ♥️
Olá Fernanda. Seu canal e excelente. Muito didático e muito bem documentado. Com scripts e base de dados para download e Referências. Além de uma edição de vídeo muito bem elaborada. Estás realmente de parabéns. Vou indicar para os meus alunos!
Olá Fernanda, tudo bem? Parabéns pela aula clara. você poderia comentar ou mostrar como se calcula o tamanho do efeito para o teste t para uma amostra?
Obrigada!! Vai ter, sim. Vou gravar um vídeo de MANOVA no R, bem parecido com o do SPSS. Na verdade é até mais fácil fazer o teste no R, já que ele tem função para normalidade multivariada, a mshapiro. Abraços!
Com certeza compraria/comprarei um curso completo de r oferecido por você, caso ele exista. Me deu até vontade de continuar aprendendo. Estou há mais de um mês tentando entender tudo isso...... Tava complicado até então.
Muitíssimo obrigada por suas aulas, professora Fernanda! Obrigada, inclusive, pelas referências que confirmam as escolhas dos testes! Estou salvando tudo!!!
Como faço para escrever que o valor de referencia é "menor que"? Por exemplo quero comparar os valores de colesterol total da minha amostra com os valores de referencia adotas por um laboratorio que é colesteroltotal < 190. Aula muito explicativa, obrigada ❤
Fernanda, adoro seus vídeos! Eu acompanhei a playlist sobre o ggplot2 e gostaria de saber como que eu insiro as letrinhas a e b em cima do boxplot quando há diferença significativa entre a amostra a média que eu quero comparar.
Oi, Vitória! Dá uma pesquisada no pacote ggsignif, que adiciona essas opções ao ggplot2. Mas também daria para inserir com geom_text. No vídeo de boxplot vou incluir essa explicação ;)
Oi, Nara. Ainda vou gravar uma série de ggplot2. Mas, se você for assistindo aos vídeos da playlist na ordem, vai perceber que eu já ensino nas aulas :)
@@nararodrigues7225 Porque para o teste-t para uma amostra, esse não é um pressuposto. A homogeneidade se refere a homogeneidade de variâncias entre os grupos. Nesse caso, só temos um, então não há essa preocupação.
Fernanda, obrigada pela excelente aula. Gostaria de saber caso eu quisesse separar a variável por sexo (Ex.: altura de homens) para fazer o teste T. Eu conseguiria fazer isso no R? Saberia me direcionar?
Oi, Fernanda! Obrigada pelo conteúdo. Gostaria de saber se você tem alguma dica para salvar esses códigos? Tipo uma anotação, ou uma colinha kkk Tem alguma forma mais organizada que vc ja usa para lembrar desses códigos?
Oi, Erica, eu salvo scripts (esse que eu deixo disponível para download). Tenho vários organizados por tema, essa é a minha colinha. Hoje em dia eu sei muito desses comandos de cabeça, mas ainda assim consulto sempre!
Fernanda, seu vídeos são maravilhosos! Tem me ajudado bastante! Contudo, tenho uma dúvida! tenho 33 variáveis (para 655 sujeitos) em escala likert (que já numérica), assim, como posso rodar o teste Shapiro-Wilk para todas as variáveis? Obs: só consigo rodar par uma variável por vez, tipo: shapiro.test(atitude_33$i1)
Olá Professora, uma dúvida. No teste unicaudal em ambos os casos o p-value não foi significativo. Isso é devido ao valor de mu testado estar muito próximo do limite superior e inferior? Obrigada!
Fernanda, Parabenizo mais uma vez pelos valiosos vídeos e seus conteúdos mas tenho uma dúvida: Fiz um histograma e o teste de Shapiro-wilk para as notas de uma avaliação acadêmica. O teste revelou que a distribuição não é normal e a aparência do histograma mostrou uma aparência unicaudal. Pergunto:O teste de Shapiro-wilk dá conta para distribuições com ambas características? Desejo sucesso em seu canal!👏
Oi, André, o Shapiro-Wilk testa se os dados apresentam distribuição aproximadamente normal, que é uma distribuição simétrica em torno da média, com formato de sino. Se a sua distribuição não se ajusta à normal, o teste vai indicar isso. O teste-t para uma amostra, que estou explicando nesse vídeo, deve ser usado em amostras com distribuição normal.
oi Fernanda! Primeiro quero parabenizar pelas aulas e agradecer! Queria saber como aplico um teste de normalidade em um banco de dados com + de 5.000 linhas (tentei rodar no R o shapiro-wilk e ele diz que esse teste não é aplicado em dados com mais de 5000) e qual teste aplicar quando os dados não são normais (o teste-t é apenas para dados paramétricos, certo?) Obrigada ! 😄😄
Fernanda, desculpe incomodar novamente, mas só mais uma dúvida. Você sabe me dizer como fazer no R um gráfico de normalidade para regressão múltipla? Muito obrigado novamente!
Oi. É só montar o modelo e pedir: plot(nomedomodelo) Esse comando libera vários gráficos, incluindo um Q-Q plot. Só tem que colocar antes do comando plot o: par(mfrow=c(2,2)) pra enxergar os primeiros quatro gráficos.
Boa tarde. Muito boa a sua didatica. muito obrigado pelos videos. Gostaria de tirar uma duvida. Como eu digo para o R que minha primeira coluna não é uma variável mas sim o nome das amostras das linhas ? Obrigado
@@FernandaPeres muito obrigado professora, funciona, mas pra mim só serve até certo ponto. Que no caso do teu código ele dá erro quando eu uso pra uma planilha com valores duplicados. por exemplo com duas repetições (ex. variedade1 de uma cidade e variedade1 de outra cidade) mas que gostaria que fosse analisada junto. É possível ?
Uma dúvida: utilizando aqui um outro banco de dados o resultado do teste de Shapiro-Wilk apareceu assim "p-value = 3.553e-05". Existe alguma configuração para aparecer o p-valor sem potência?
Muito bom, parabéns. uma vez que a amostra não tenha distribuição normal, qual teste aplicar para verificar se a média difere de um valor de referência?
Se a distribuição não for normal, a média deixa de ser uma medida resumo apropriada para os dados. Nesses casos, usamos testes não-paramétricos, que focam em mediana. Para uma única amostra, há o teste de sinais de Wilcoxon.
@@nicolechaves2380 Infelizmente, não. Mas dá para achar tutoriais em blog. É bem raro as pessoas usarem testes para uma amostra, então eu não gravei a versão não-paramétrica.
Geeente, e quando aparece uma mistura de letra e número no p-value do Shapiro-Wilk (meu cérebro em tela azul) tipo 1.443e-08 ou 1.258e-10? que notação é essa? (desculpe a leiguice)
Está em notação científica. 1.433e-08 equivale a: 1,433 vezes 10 elevado a -8. Ou seja, um número bem pequeno. Se quiser desativar a notação científica, você pode rodar no início do script o código: options(scipen = 999) Mas, não acho necessariamente a melhor opção porque os números tendem a ficar gigantes, o que atrapalha um pouco a visualização.
quando tento carregar a base de dados, aparece para mim "Error in make.names(col.names, unique = TRUE) : string multibyte inválida 3". Alguém sabe como resolver?
Existe, sim. É o teste de Wilcoxon para uma amostra. É que como é mais raro esse tipo de delineamento, eu nunca gravei. Deve ter tutorial bom na internet, em blogs ;)
Ah, isso depende da minha pergunta experimental. Nesse caso, eu queria comparar a média da minha amostra à média de altura da população brasileira, que é 167 cm.
@@domingos21855 Mas a proposta é comparar essa média da amostra (168,4 cm) com a média de referência (167 cm), verificar se elas são estatisticamente diferentes.
Seu script não está exatamente igual ao que voce apresenta no vídeo. Quando você chama o BD tem mais um "stringsAsFactors = T, fileEncoding = "latin1")". Poderia explicar melhor❓
A função mudou desde que eu gravei, passou a precisar desses argumentos. Um que transforma as variáveis em fator, outro pra explicar que tá em português. Tem a explicação do fileEncoding no meu vídeo de como lidar com acentos.
Já estava desistindo do R, até que encontrei esse seu curso. Completo, com os scripts e o Banco de dados disponível, além de uma didática e uma organização incríveis. Muito obrigado Fernanda, você é nota 1.000!
Ahh, que feedback maravilhoso! Muito obrigada!!
O melhor curso de modelagem estatística em R que existe.
Seu curso é muito completo, a nível de doutorado, GRATOOOOOOO
Parabéns Professora Fernanda !! Faltava um curso excelente de R como este, você é super didática.
Meu Deus que professora top, organizada, didática impecável, solícita deixa os scripts e os dados disponíveis para download. Só tenho a agradecer
Muito obrigado por esse curso em R. Que venham muitas e muitas aulas a respeito! Ansioso especialmente em relação à estatística não paramétrica
Perfeito!! Adorei, você é muito didática! Tenho realizado testes estatísticos sozinha, sem orientação e você tem me ajudado muito, principalmente nas minhas crenças pessoais de que "não sou boa em estatística", "não é minha formação". Gostaria de te agradecer, seguirei te acompanhando de Strasbourg - França :)
Oi, Janine! Muito obrigada!! Fico feliz que assistir o canal esteja te dando autonomia com as suas análises! Eu, particularmente, não acredito que existe uma pessoa que não seja boa em estatística. Acho que é só uma questão de aprender direito :)
Abraços! ♥️
Rendi-me ao R... suas explicações são nota 10... obrigada por compartilhar o conhecimento.
Ahh, que legal! Fico super feliz com esse feedback!
Boa noite. Excelente aula. Parabéns
Olá Fernanda. Seu canal e excelente. Muito didático e muito bem documentado. Com scripts e base de dados para download e Referências. Além de uma edição de vídeo muito bem elaborada. Estás realmente de parabéns.
Vou indicar para os meus alunos!
Extremamente didático! Está me ajudando muito em minha iniciação científica!
ISSO QUE É DIDATICA, LINDO, PARABENS
Muito boa a explicação vc tá de parabens
não consigo parar de assistir suas aulas .realmente são muito boas. parabéns.
Muito obrigada!!! ♥️
Incrível, estou finalmente começando a engatinhar no R
Curso fantástico. Disparado, o melhor curso de estatística com R!
Obrigada!! 😍
Que curso maravilhoso!! Muito obrigada!!!
Fernanda, Você é a melhor professora de estatística que tive até hoje. Parabéns pelo conteúdo, didática, bom humor e energia positiva. Parabéns!
Obrigada!!! 😍
Suas aulas são ótimas!
Adorando seu curso. Muito completo. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!
Excelente! Obrigada pelo conteúdo!
O curso é fantástico, parabéns !!
Que aulas maravilhosas. Obrigado professora (de Portugal)
Professora sua explicação é simplesmente fantástica 👏👏👏👏👏
Obrigada!! 😍
Parabéns pelo curso, a didática é ótima. Estou gostando muito, esta me sendo muito útil.
Olá Fernanda, tudo bem? Parabéns pela aula clara. você poderia comentar ou mostrar como se calcula o tamanho do efeito para o teste t para uma amostra?
Que chique, agora seus vídeos têm até abertura personalizada! Você tem me ajudado muito, Fernanda! Muito obrigada!
Parabéns Fernanda
Excelente explicação como sempre .
Obrigada!
Olá. O canal tá SENSACIONAL!!! Uma sugestão de vídeo: teste de normalidade multivariada no R.
Obrigada!! Vai ter, sim. Vou gravar um vídeo de MANOVA no R, bem parecido com o do SPSS. Na verdade é até mais fácil fazer o teste no R, já que ele tem função para normalidade multivariada, a mshapiro. Abraços!
Com certeza compraria/comprarei um curso completo de r oferecido por você, caso ele exista. Me deu até vontade de continuar aprendendo. Estou há mais de um mês tentando entender tudo isso...... Tava complicado até então.
Vai existir, mas ano que vem! 🥰❤️
Seus vídeos são ótimos. Parabéns!!
Parabéns! Excelente aula. Imagine uma aula presencial.
Nossa! Esta me ajundado muito no meu mestrado... vou indicar suas aulas para os colegas de turma.
Muitíssimo obrigada por suas aulas, professora Fernanda! Obrigada, inclusive, pelas referências que confirmam as escolhas dos testes! Estou salvando tudo!!!
Viva para sempre!!!!!
Muito bom!
Vc é fantástica! Que coisa boa, que dinâmica boa.
Estou maratonando seus vídeos. sz
relembrando esse conteúdo aos poucos.... vamos lá
Que maravilha de curso heim! parabéns.
Muito bom, Fernandaa, brigadão pelo curso! Vc arrasa d+, mto didático
Excelente conteúdo. Didática impecável.
Parabéns pela aula, sensacional! Muito obrigado
Sensacional a aula, suas explicações são ótimas
Obrigada! :)
Você ensina muito bem !
Parabéns, que curso maravilhoso.
Adorei.....vc é demais.....
😀
Aula maravilhosa, vai me ajudar muito na prova
É muita gratidao pelos seus videos!!!
Muito bom o curso professora.
Que baita ajuda, que aula maravilhosa!
você é maravilhosa!!!
AULA INCRÍVEL
Fez parecer fácil. Parabéns!!
❤❤❤❤❤
Como faço para escrever que o valor de referencia é "menor que"? Por exemplo quero comparar os valores de colesterol total da minha amostra com os valores de referencia adotas por um laboratorio que é colesteroltotal < 190. Aula muito explicativa, obrigada ❤
Fernanda, adoro seus vídeos! Eu acompanhei a playlist sobre o ggplot2 e gostaria de saber como que eu insiro as letrinhas a e b em cima do boxplot quando há diferença significativa entre a amostra a média que eu quero comparar.
Oi, Vitória! Dá uma pesquisada no pacote ggsignif, que adiciona essas opções ao ggplot2.
Mas também daria para inserir com geom_text.
No vídeo de boxplot vou incluir essa explicação ;)
@@FernandaPeres Muito obrigada pela dica! Eu vou dar uma pesquisada e testar mas ficarei atenta ao próximo vídeo seu de boxplot. Abraços
Fernanda,
Parabéns mais uma vez pelo conteúdo.
Gostaria de saber se você tem algum material sobre séries temporais.
Oi, Renato, por enquanto não tenho. Sei que tem no canal Cientística.
Aula incrível
Estou amando!!! Essas aulas estão ajudando demais. Você vai fazer videos sobre gráficos?
Oi, Nara. Ainda vou gravar uma série de ggplot2. Mas, se você for assistindo aos vídeos da playlist na ordem, vai perceber que eu já ensino nas aulas :)
já vi, obrigada!! Uma pergunta sobre essa aula, por que foi feito só o teste de normalidade e não o de homogeneidade também?
@@nararodrigues7225 Porque para o teste-t para uma amostra, esse não é um pressuposto. A homogeneidade se refere a homogeneidade de variâncias entre os grupos. Nesse caso, só temos um, então não há essa preocupação.
Ae Fê!!
Muito esclarecedor!
Aula maravilhosa!
Fernanda você tem algum material referente a análise e remoção de outliers?
Amazing! Congratulation again!
Muito bom. Obrigada
Fernanda, obrigada pela excelente aula. Gostaria de saber caso eu quisesse separar a variável por sexo (Ex.: altura de homens) para fazer o teste T. Eu conseguiria fazer isso no R? Saberia me direcionar?
Oi, Fernanda!
Obrigada pelo conteúdo. Gostaria de saber se você tem alguma dica para salvar esses códigos? Tipo uma anotação, ou uma colinha kkk Tem alguma forma mais organizada que vc ja usa para lembrar desses códigos?
Oi, Erica, eu salvo scripts (esse que eu deixo disponível para download). Tenho vários organizados por tema, essa é a minha colinha. Hoje em dia eu sei muito desses comandos de cabeça, mas ainda assim consulto sempre!
Incrível!
Ótimo canal... ta me ajudando muito, mas tenho uma dúvida em como tranformar os dados no R quando dão não normais.
Oi, Alinne, é bem fácil. Para logaritmizar, é só colocar:
variavelnova
@@FernandaPeres Muito obrigada ❤️
Fernanda, meus parabéns pela excelência do teu material. Me tira uma dúvida: como procedo se não houver normalidade dos dados?
ótimo vídeo!
professora, eu só queria que você fosse minha prof do mestrado!
Fernanda, seu vídeos são maravilhosos! Tem me ajudado bastante!
Contudo, tenho uma dúvida!
tenho 33 variáveis (para 655 sujeitos) em escala likert (que já numérica), assim, como posso rodar o teste Shapiro-Wilk para todas as variáveis?
Obs: só consigo rodar par uma variável por vez, tipo: shapiro.test(atitude_33$i1)
Olá Professora, uma dúvida. No teste unicaudal em ambos os casos o p-value não foi significativo. Isso é devido ao valor de mu testado estar muito próximo do limite superior e inferior?
Obrigada!
Se não foi significativo, o valor de mu está dentro do intervalo de confiança (entre o limite superior e o inferior).
Fernanda,
Parabenizo mais uma vez pelos valiosos vídeos e seus conteúdos mas tenho uma dúvida:
Fiz um histograma e o teste de Shapiro-wilk para as notas de uma avaliação acadêmica. O teste revelou que a distribuição não é normal e a aparência do histograma mostrou uma aparência unicaudal. Pergunto:O teste de Shapiro-wilk dá conta para distribuições com ambas características?
Desejo sucesso em seu canal!👏
Oi, André, o Shapiro-Wilk testa se os dados apresentam distribuição aproximadamente normal, que é uma distribuição simétrica em torno da média, com formato de sino. Se a sua distribuição não se ajusta à normal, o teste vai indicar isso.
O teste-t para uma amostra, que estou explicando nesse vídeo, deve ser usado em amostras com distribuição normal.
oi Fernanda! Primeiro quero parabenizar pelas aulas e agradecer! Queria saber como aplico um teste de normalidade em um banco de dados com + de 5.000 linhas (tentei rodar no R o shapiro-wilk e ele diz que esse teste não é aplicado em dados com mais de 5000) e qual teste aplicar quando os dados não são normais (o teste-t é apenas para dados paramétricos, certo?)
Obrigada ! 😄😄
Fernanda, desculpe incomodar novamente, mas só mais uma dúvida.
Você sabe me dizer como fazer no R um gráfico de normalidade para regressão múltipla?
Muito obrigado novamente!
Oi. É só montar o modelo e pedir: plot(nomedomodelo)
Esse comando libera vários gráficos, incluindo um Q-Q plot.
Só tem que colocar antes do comando plot o:
par(mfrow=c(2,2)) pra enxergar os primeiros quatro gráficos.
@@FernandaPeres ótimo!
Muito obrigado!
PUTA QUE PARIU, QUE AULA PERFEITA!!!
boa noite, gente alguéem me ajuda, está dando sep = ';', dec = ',',
stringsAsFactors = T, como faço para solucionar isso?
Boa tarde. Muito boa a sua didatica. muito obrigado pelos videos. Gostaria de tirar uma duvida. Como eu digo para o R que minha primeira coluna não é uma variável mas sim o nome das amostras das linhas ? Obrigado
Eu acho que o código abaixo deve funcionar:
rownames(dados)
@@FernandaPeres muito obrigado professora, funciona, mas pra mim só serve até certo ponto. Que no caso do teu código ele dá erro quando eu uso pra uma planilha com valores duplicados. por exemplo com duas repetições (ex. variedade1 de uma cidade e variedade1 de outra cidade) mas que gostaria que fosse analisada junto. É possível ?
@@renatopiloni3470 Ah, ele não vai mesmo aceitar nomes iguais... Mantém como variável mesmo, e a variável depois é inserida na análise como o ID.
@@FernandaPeres o problema que daí não consigo usar o scale(dados)
@@renatopiloni3470 Basta aplicar o scale em todas as variáveis exceto essa. Dá uma pesquisada, tem como montar isso com dplyr (ou mesmo com R base).
a função glimpse nao funciona no R do meu Mac, o que eu faço ?
Verifica se você instalou e carregou o pacote dplyr. Que eu saiba funciona no Mac, sim.
Mas, pode usar a função str() que faz a mesma função.
Fernanda, estou revendo as aulas e não lembro direito. Mas poderia explicar novamente porque temos que ajustar as variáveis de Gênero e Grau em fator?
Se o R ler essas variáveis como character (chr) e não como factor (fct), ele não vai permitir inserir essas variáveis como independentes nos modelos.
@@FernandaPeres Entendi, por serem variáveis independentes . Tenho sempre que me atentar a isso. Obrigada por esclarecer.
Se tiver como exemplificar erros comuns. ^^x
@@tayanamelo6282 Recomendo esse post maravilhoso da Bea Milz que saiu essa semana: blog.curso-r.com/posts/2021-03-29-desvendando-erros/
Uma dúvida: utilizando aqui um outro banco de dados o resultado do teste de Shapiro-Wilk apareceu assim "p-value = 3.553e-05". Existe alguma configuração para aparecer o p-valor sem potência?
Oi, Hugo, existe, sim. Roda o comando: options(scipen=999)
@@FernandaPeres Deu certo! Muitíssimo obrigado.
Estou abrindo meu coração para trabalhar com o R S2
Muito bom, parabéns. uma vez que a amostra não tenha distribuição normal, qual teste aplicar para verificar se a média difere de um valor de referência?
Se a distribuição não for normal, a média deixa de ser uma medida resumo apropriada para os dados. Nesses casos, usamos testes não-paramétricos, que focam em mediana. Para uma única amostra, há o teste de sinais de Wilcoxon.
@@FernandaPeres é possível fazer esse teste no R?
@@eloysilva920 É, sim, eu só não tenho vídeo sobre ele. Mas com certeza tem tutoriais em blogs.
Fiquei com dúvida do que acontece caso o teste de Shapiro Wilk rejeite a hipótese nula e como corrigir para rodar o teste T
Não é uma questão de corrigir. Em geral, faz-se um teste não paramétrico. No caso, seria o teste dos sinais para uma amostra.
@@FernandaPeres Tem algum vídeo seu ensinando essa parte?? Gratidão pela resposta rápida.
@@nicolechaves2380 Infelizmente, não. Mas dá para achar tutoriais em blog. É bem raro as pessoas usarem testes para uma amostra, então eu não gravei a versão não-paramétrica.
Geeente, e quando aparece uma mistura de letra e número no p-value do Shapiro-Wilk (meu cérebro em tela azul) tipo 1.443e-08 ou 1.258e-10? que notação é essa? (desculpe a leiguice)
Está em notação científica. 1.433e-08 equivale a: 1,433 vezes 10 elevado a -8. Ou seja, um número bem pequeno.
Se quiser desativar a notação científica, você pode rodar no início do script o código:
options(scipen = 999)
Mas, não acho necessariamente a melhor opção porque os números tendem a ficar gigantes, o que atrapalha um pouco a visualização.
@@FernandaPeres muitíssimo obrigada
Caso o teste de Shapiro desse um valor menor do que 0,005, Ou seja a hipótese alternativa. Como será o código para rodar o test t?
Parabéns pela aula.
Na verdade, se não há normalidade, não é correto fazer teste t. Você tem alternativas, como o teste de Mann-Whitney
Fernanda, o teste de Shapiro-Wilk tem limite de dados para ser aplicado?
Sim! Acho que 5000.
Nesses casos, a recomendação é fazer uma inspeção visual, com histograma e/ ou qqnorm ;)
quando tento carregar a base de dados, aparece para mim "Error in make.names(col.names, unique = TRUE) :
string multibyte inválida 3". Alguém sabe como resolver?
O meu também apareceu isso. Alguém sabe como resolver?
obrigado
Fernanda, existe uma opção não paramétrica para o teste t para uma amostra?
Existe, sim. É o teste de Wilcoxon para uma amostra. É que como é mais raro esse tipo de delineamento, eu nunca gravei. Deve ter tutorial bom na internet, em blogs ;)
@@FernandaPeres sucesso! Obrigado!
Fernanda, o que fazer quando não tenho um valor de referência?
Então esse teste não é para você, rs. Recomendo assistir a uma live que eu fiz explicando como escolher o teste estatístico.
@@FernandaPeres Vou assistir sim, meu bem!! Obrigadoo
Quando vou carregar os dados .csv ele não entende a separação...nem o teste de normalidade consigo fazer =(((
Consegui usar a função para carregar a tabela, mas sem os comandos sep e dec, dai deu certo. Parabéns pelas aulas =)
Você provavelmente salvou no seu computador com o padrão americano: vírgula para separar as colunas e ponto como separador de decimal.
Como faço pra rodar o teste pra 2% de significancia ?
Alterando o alpha dentro da função do teste t.
Olá, professora podia me explicar por quê o valor de referência é 167?
Desde já agradeço.
Ah, isso depende da minha pergunta experimental. Nesse caso, eu queria comparar a média da minha amostra à média de altura da população brasileira, que é 167 cm.
@@FernandaPeres Ok!
É que calculei a média da amostra e havia dado 168.4, foi aí que surgiu o meu questionamento
@@domingos21855 Mas a proposta é comparar essa média da amostra (168,4 cm) com a média de referência (167 cm), verificar se elas são estatisticamente diferentes.
@@FernandaPeres ah tá, Obrigado!
Seu script não está exatamente igual ao que voce apresenta no vídeo. Quando você chama o BD tem mais um "stringsAsFactors = T, fileEncoding = "latin1")". Poderia explicar melhor❓
A função mudou desde que eu gravei, passou a precisar desses argumentos. Um que transforma as variáveis em fator, outro pra explicar que tá em português. Tem a explicação do fileEncoding no meu vídeo de como lidar com acentos.