Não sei se está certo, mas acabei usando a seguinte fórmula: H max = voy ² / 2g 45.2.10 = voy² Voy = ✓900 Voy = 30 Voy = vo. Sen ° 30/ 0.8 = vo Vo = 37.5. Se o valor for abaixo disso, a bala não ultrapassará o topo de 45m (35+10). Como não tem o 37.5, marquei a alternativa mais proxima acima = 40. Não sei se está certo, mas funcionou no dia da prova
mano, isso estaria certinho se a altura máxima fosse 45m dando o Vy = 0, mas não rola de afirmar isso, ele pode ter subido mais um pouco, acho que por isso não está 100% certo
@@guilhermelacerda3284 mas em todo lançamento oblíquo Vy = 0 no ponto máximo. A única coisa que calculei ali foi o VOY, que é a velocidade inicial no eixo y. São coisas diferentes.
@@PedroHenrique-jd4jl concordo! mas a altura máxima não é 45m é 51 e pouco. depois que você achar 40 m/s hmax =Voy²/2g não dá 45m hmax = (40x0,8)/2.10 não dá 45. por isso sua conta do Vo não deu certinho 40 e sim um pouco menos
No geral a prova foi sim bem fácil. com oq sei hoje eu acertaria muito mais!! Mesmo sabendo resolver essa questão eu pularia e deixaria para o final, não acho que foi a mais dificil mas toma muito tempo aplicar as formulas e tals.
@@superlivelyrics2463 Não é pq ele é cobrado no primeiro ano q se torna fácil, eles fazem a questão ser bem difícil. Ex: MU é bem fácil, mas os caras fizeram uma questão dificílima de MU no Enem de 2019
@@superlivelyrics2463 irmão, eu estudo para fuvest, e eu lhe garanto que essa questão é difícil mesmo para o nível das questões da USP. Tenho certeza de que você é só mais um querendo pagar de inteligentão.
Queria muito, de verdade esse curso. Me identifiquei com sua didática 😭. Porém não tenho condições de arcar com o custo . O preço é ótimo e tenho certeza que oferece resultados incríveis! Só não tenho como pagar…
Boaroooo!!!!!! Ontem estudando essa questão com outro professor, eu que tenho facilidade em física não consegui entender direito a resolução dele. Então pedi ao ChatGPT para criar uma fórmula ÚNICA para resolver uma questão que seja semelhante a esta, em que o alvo está a uma distancia "d" e a uma altura "h", ele me deu a fórmula V0 = √ [(g.d²)/(2.cos²Θ.(d.tgΘ-h))].
Entendi, mas, porque o Sr considerou que o tempo do deslocamento horizontal é o mesmo do deslocamento vertical para cima? Esses tempo não seriam iguais depois da bala subir e descer? Não teríamos que fazer dois deslocamentos verticais?(Um para cima e outro para baixo), porque esse tempo que o Sr trabalhou é o tempo total, mas na segunda equação o tempo é o de subida. Não entendi essa questão do tempo, se o Sr puder tirar minha dúvida ficarei muito grato e, obrigado pela resolução professor.
@@gamesxcloudbr8136 potenciação, radiciação, racionalização de denominadores, frações e as operações básica. Aprende primeiro a matemática básica e depois vá para trigonometria
não entendo o porquê substituir o T do eixo X na fórmula do eixo Y, uma vez que o T de X se refere ao tempo de todo o trajeto (120m), enquanto na fórmula do eixo Y se refere à "subida" do projetil até 35m (tendo em vista que a gravidade foi colocada como negativa).
Daria para fazer usando a conservação de energia mecânica? Considerando que a energia cinética inicial ( usando a velocidade no eixo y) se transforma totalmente em energia potencial gravitacional no ponto mais alto?
Boaro, não entendi porque no eixo Y você simplesmente colocou a altura de 35m, sendo que pra bolar passar ela precisa atingir uma altura mínima de 45m, se não ela bateria no morrinho. Pode me explicar?
pq naquele angulo a bala ja vai conseguir passar pela altura total (45m), para acertar o outro canhão a altura tem que ser de 35m mesmo pois o outro canhão está nessa altura
Acho que é o que garante que será na descida é a substituição do tempo do MRUV (eixo y) pelo tempo do MRU( eixo x) . Como substitui no momento em que o projétil percorreu 120 m no eixo x, necessariamente esse estará na descida.
"não é uma questão difícil" 16 minutos de aula eu sei que as explicações desse canal são muito boas, muito completas, e portanto, demoradas mas mesmo assim, na hora da prova uma questão que você tem que lembrar de tanto conteúdo é uma questão a se pular, não tem tempo
Professor, considerando que o tempo de subida é o mesmo de descida eu não poderia dividir o "t" que o senhor encontrou por 2? Iríamos obter 120/1,2.Vx e depois substituir na fórmula V = Vy + at, pois no ponto mais alto da trajetória V=0. Então encontraríamos Vo. Eu encontrei 35,35 aí considerei o valor mínimo de 40m/s.
Pq a bala tangência o ponto P, dps disso ela sobe mais um pouquinho e desce. Se fosse a altura máxima ela desceria assim que chegasse em 45 m, é só imaginar que ela ao subir toca o ponto P e continua subindo
O único problema da questão foi aqueles 10m a mais da montanha que fiquei na dúvida se era para somar aos 35 ou ignorar , pelo visto o importante é só a altura entre os dois canhões
Eu tava com essa dúvida mas entendi, quando falam fórmula da altura máxima, normalmente eles usam isso pra descobrir o tempo ate a altura máxima (no meio) e multiplicar por dois e conseguir o tempo total. Mas já que, nessa questão, depois da altura máxima a bola não vai até o chao e sim anda só 10 metros a mais, pra achar o tempo total é necessário colocar 35 m q é a altura até esse local.
pq se colocasse 45 metros seria o tempo até os 45 metros e não teria como achar o tempo total, pq se multiplicasse por dois ia ser o tempo de descida até o chão e não até os 35 metros
@@altbraumxd8821 tendi mas eu fiquei bugado pq como a trajetória descreve uma parábola a bola vai passar pela altura 35 duas vezes indo pra cima e depois pra baixo
Pq não tem o que levar em consideração, em outras maneiras de resolver pode ser um dado importante, mas nesse método de resolução aqueles 10m são um dado inútil (não é raro o Enem dar dados inúteis nas questões)
professor, já que o exercício diz que a bala passa pela tangente do ponto P, eu poderia usar a equação de altura máxima e utilizar 45m como essa altura?
Tu estuda por qual apostila e canal de you tube ? No caso as matéria física e matemática, se puder responder, agradeceria MT , eu estudei lançamento oblíquo recentemente (tô em MCU em física e Equação do I grau em mtm no momento) mas nem sequer imaginei como responder essa questão
@@juliodasilva6681 primeiro eu estudei a matemática basica que eu não sabia nem somar fração, estudei por um livro chamado matemática para vencer, depois fui para outro livro que se chama o algebrista e por ultimo fui para o fundamentos de matemática elementar vol 9 de geometria plana. Ai comecei a estudar física pelos livros tópicos de física vol 1, 2 e 3, pode fazer eles nessa ordem e seguindo o sumario. E a matemática do ensino médio que é realmente o que cai nas provas militares de ensino médio (EsPCEx, AFA, eear, esa...) eu fui fazendo o fundamentos de matemática elementar vol 1,2,4,3,10,5,7,6 estou fazendo eles nessa ordem. Ai depois que você terminar tudo ai é só provas antigas.
@@mateus_st entendi meu amigo, muito obrigado, eu estou seguindo o cronograma do Felipe Araujo (de graça no canal dele), nesse caso é muito conteúdo de matemática, já que é pra meio que zerar a prova do Enem, agradeço deste já meu amigo, ajudou muito.
@@imfeelipe27 como eu estudo por livro, quando eu estou lendo eu marco as partes importantes para assim que eu for revisar não ter a necessidade de ler o conteúdo todo, sempre antes de começar um conteúdo novo eu olho as marcações e faço cerca de 15 exercícios sobre o conteúdo passado, e no sábado eu olho tudo de novo que eu aprendi e faço mais 10 questões de cada assunto.
Gostei bastante da resolução.Apenas nao entendi o porque de não contar os 10 metros ali proximo do p, ja q o projetil tem q passar por cima dele. alguem explica pfv?
por que no cálculo do vy foi usado a altura de 35, sendo que a bala de canhão tangenciou o ponto P, que está 10 metros acima de onde está o canhão, por que não pode usar 45m naquele cálculo ?
@@matheusfreitas9257 se eu não me engano, ela fala que passa tangente o primeiro lançamento, mas isso não significa que o segundo precisa necessariamente tangenciar esse ponto. Quando eu fiz essa questão eu tive a mesma interpretação, achei esquisito mesmo, mas parece que esse é o raciocínio certo
Eu tô estudando para o Enem e vi essa qst est provas anteriores, Eu botei 35 tbm pq a fórmula é delta S e n o ponto mais alto, então ele começou do 0 e foi p 45 msm mas n parou aí, ele continua e para no 35, ent 35-0=35
Acho que você precisaria entender bem o que é um seno, cosseno e tangente do triangulo retângulo, depois trigonometria num triângulo qualquer que é a lei dos senos e a dos cossenos, e por ultimo o básico de ciclo trigonométrico, ai depois eu fui para o livro Fundamentos de matemática elementar vol 3.
Precisa saber a matemática básica primeiro pra aprender qualquer conteúdo do ensino médio. Vai por mim ficou tudo mais fácil dps que eu dominei a matemática básica
Uma coisa que eu não consegui entender: Se parar para analisar, para a bala atingir o canhão A no movimento vertical, ela teria que subir, passar pelos 35 m uma vez, atingir a altura máxima e, posteriormente, cair até a altura de 35 m. Como que, no cálculo, ao colocarmos os 35 = s, o resultado já vai estar considerando que são os 35 m relacionado à queda e não à subida?
ACho que por conta da angulação .Para que atingisse um ponto a 35m na subida, o ângulo teria que ser outro, logo o sen e cos tbm mudaria. Assim, o resultado das equações daria diferente. (eu acho rs)
exatamente cara, obviamente esses 35 m são alcançados depois da descida da altura máxima, e isso tá explícito na própria questão, no enunciado diz que a bala passa tangenciando um morro de 45m.
@@supermandonordeste4192 os 35 m são alcançados, obviamente, na subida primeiramente e, após atingir altura maxima, tbm será atingido na descida esse mesmo valor de altura.
Na manipulação algebrica que eu fiz, há uma substituição que faz referencia ao tempo para o alcance de 120 metros. Nessa parabola, para os Y=35m, haverá 2 tempos implicitos não representados graficamente, e imagino eu, que a substituição utilizando o tempo de alcance irá fornecer o tempo correto para o par ordenado (120; 35)
Porque no MU (e na questão, lançamento oblíquo) a velocidade do eixo x sempre é constante, logo não tem aceleração. Por isso usamos a equação básica Δs = Δv * t Entretanto, no eixo y, por estar em direção para cima, o vetor velocidade sofre influência da aceleração da gravidade sengo (g = 10 m/s^2), por isso, usamos a equação horária do espaço do MUV: S = So + VoT + 1/2at^2 Em resumo, o eixo x é para frente e o eixo y é para cima. Para cima, tenho gravidade; para frente, não.
Não, o eixo y representa a velocidade do lançamento vertical da bala. Levando em consideração que Vo em um lançamento vertical nunca pode ser = 0, é impossível algo se lançar para cima com uma velocidade = 0.
Repara q a trajetória da bala do canhão tangência o morrinho, mas desconsidera ele pq ele estando lá ou não a trajetória, o ângulo do canhão vai ser o mesmo, dessa forma só considera a altura do canhão de cima ^^
Cara, porque só serviu para ilustrar a bala disparada anteriormente do canhão b, no enunciado tem essa informação, ou seja, foi o tiro anterior e não influenciaria em nada no próximo tiro.
Bianca talvez esteja te faltando base de conteúdo. Pra essa questão tem que saber a matemática básica, trigonometria e mais o conceito e aplicação de movimento parabólico que é visto em cinemática( e saber identificar o que é MU e MUV) matéria da física. Então tens que ter uma uma base de assuntos bem solidificados pra realmente entender. Qualquer coisa peça ajuda. Boa sorte 🙏🏽
Tentei fazer pela fórmula do lançamento oblíquo, só que cheguei na B. Usei a fórmula A= Vo². 2cosθ.senθ /g. Professor, porque que por essa fórmula é errado?
estou com a mesma dúvida. Fiz utilizando tanto a fórmula do alcance, que você já escreveu, quanto a fórmula da altura máxima (H.max= Vo² * sen2θ / 2g), sendo que ambas deram o resultado bem próximo de 35m/s.
@@infinity_9946 hoje eu entendi. Kkkk é pq o alcance não é total. Essa fórmula é usada para o alcance completo até tocar o chão, dado o deslocamento total de subida e o deslocamento total de descida. Mas ele não desce até em baixo.
eu tentei fazer por ela também mas acabei pensando uma coisa: o valor deu 35,... alguma coisa, então em tese o valor de velocidade mínima seria maior que 35, o que daria a resposta 40. Teríamos feito errado mas no final ia dar certo kkkk
Obrigado Boaro, por detalhar sempre. Isso mostra um grande respeito com os alunos com dificuldade em física...
Simmm! Ajudou-me muito, para que eu encontrasse o meu erro
Não sei se está certo, mas acabei usando a seguinte fórmula:
H max = voy ² / 2g
45.2.10 = voy²
Voy = ✓900
Voy = 30
Voy = vo. Sen °
30/ 0.8 = vo
Vo = 37.5.
Se o valor for abaixo disso, a bala não ultrapassará o topo de 45m (35+10). Como não tem o 37.5, marquei a alternativa mais proxima acima = 40.
Não sei se está certo, mas funcionou no dia da prova
eu tinha feito desse jeito também, mas fiquei com medo de aproximar
Fiz assim tbm
mano, isso estaria certinho se a altura máxima fosse 45m dando o Vy = 0, mas não rola de afirmar isso, ele pode ter subido mais um pouco, acho que por isso não está 100% certo
@@guilhermelacerda3284 mas em todo lançamento oblíquo Vy = 0 no ponto máximo. A única coisa que calculei ali foi o VOY, que é a velocidade inicial no eixo y. São coisas diferentes.
@@PedroHenrique-jd4jl concordo! mas a altura máxima não é 45m é 51 e pouco. depois que você achar 40 m/s hmax =Voy²/2g não dá 45m hmax = (40x0,8)/2.10 não dá 45. por isso sua conta do Vo não deu certinho 40 e sim um pouco menos
eu juro que vi uns 7 vídeos dessa questão e só nesse consegui entender! muito obrigador prof
Muito obrigada! Eu fique travada nessa questão por um tempão e vc deixou ela tão simples.
Melhor professor de física, sem duvidas, explica direito, ponto por ponto!!!!!!
Muito obrigado pelo empenho que você tem nesse canal! Mais uma questão que chutei.
Pra aprender trigonometria preciso aprender alguma coisa sobre matemática?
@@gamesxcloudbr8136 Sim.
Essa foi a melhor explicação que eu vi, usou somente fórmulas que já estamos habituados. Muito bom!
obrigado por tudo boaro, ajuda milhares de pessoas que com certeza ficam tão agradecidas quanto eu
Nossa eu fui calcular tempo de subida e decida usei todas as formulas para resolver, e ele me faz da maneira mais simples possível, um gênio.
A mais difícil de física do último Enem.
Então a prova de física foi bem fácil, né? Pq esse assunto você ve no primeiro ano do ensino médio, e ele foi cobrado nessa questão sem muito mistério
No geral a prova foi sim bem fácil. com oq sei hoje eu acertaria muito mais!! Mesmo sabendo resolver essa questão eu pularia e deixaria para o final, não acho que foi a mais dificil mas toma muito tempo aplicar as formulas e tals.
@@superlivelyrics2463 Não é pq ele é cobrado no primeiro ano q se torna fácil, eles fazem a questão ser bem difícil. Ex: MU é bem fácil, mas os caras fizeram uma questão dificílima de MU no Enem de 2019
@@superlivelyrics2463 irmão, eu estudo para fuvest, e eu lhe garanto que essa questão é difícil mesmo para o nível das questões da USP. Tenho certeza de que você é só mais um querendo pagar de inteligentão.
Caraca, parece tão fácil assim! Eu me buguei todo na prova! hahah Valeu Boaro!
Valeu Lucas!!!
Queria muito, de verdade esse curso. Me identifiquei com sua didática 😭. Porém não tenho condições de arcar com o custo . O preço é ótimo e tenho certeza que oferece resultados incríveis! Só não tenho como pagar…
essa foi pedrada !
@@gamesxcloudbr8136 trigonometria é matemática !
raciocinio invejável AAAAA parabéns prof,que eu possa pensar isso no Enem
Boaroooo!!!!!! Ontem estudando essa questão com outro professor, eu que tenho facilidade em física não consegui entender direito a resolução dele. Então pedi ao ChatGPT para criar uma fórmula ÚNICA para resolver uma questão que seja semelhante a esta, em que o alvo está a uma distancia "d" e a uma altura "h", ele me deu a fórmula V0 = √ [(g.d²)/(2.cos²Θ.(d.tgΘ-h))].
Muito bem detalhada, amei a explicação!
prof essa questao tava braba demais.
Entendi, mas, porque o Sr considerou que o tempo do deslocamento horizontal é o mesmo do deslocamento vertical para cima? Esses tempo não seriam iguais depois da bala subir e descer? Não teríamos que fazer dois deslocamentos verticais?(Um para cima e outro para baixo), porque esse tempo que o Sr trabalhou é o tempo total, mas na segunda equação o tempo é o de subida. Não entendi essa questão do tempo, se o Sr puder tirar minha dúvida ficarei muito grato e, obrigado pela resolução professor.
Exatamente mano, pensei a mesma coisa
resolução muitoo boa!! fez até parecer bem fácil ksksks, obrigada!
Jajá bate um milhão!!! Merecido d++++++++++
Pra aprender trigonometria preciso aprender alguma coisa sobre matemática?
@@gamesxcloudbr8136 potenciação, radiciação, racionalização de denominadores, frações e as operações básica. Aprende primeiro a matemática básica e depois vá para trigonometria
Excelente explicação! Calma e precisa. 🙇🏻♂
Parabéns, você explica muito bem. Obrigada, me ajudou bastante.
Obrigado pelo apoio Layane!
Muito obrigado pela resolução! Ajudou muito!
excelente explicação, professor! 👏👏👏👏👏👏
Obrigado 😃
Obrigada professor, Deus te abençoe
não entendo o porquê substituir o T do eixo X na fórmula do eixo Y, uma vez que o T de X se refere ao tempo de todo o trajeto (120m), enquanto na fórmula do eixo Y se refere à "subida" do projetil até 35m (tendo em vista que a gravidade foi colocada como negativa).
Vlw, Prof Boaro!
Muito boa a explicação, 100%
se até o boaro demorou 16 minutos nessa questão, imagina eu tentar fazer em 3 minutos kkkiik
Daria para fazer usando a conservação de energia mecânica? Considerando que a energia cinética inicial ( usando a velocidade no eixo y) se transforma totalmente em energia potencial gravitacional no ponto mais alto?
Boaro, não entendi porque no eixo Y você simplesmente colocou a altura de 35m, sendo que pra bolar passar ela precisa atingir uma altura mínima de 45m, se não ela bateria no morrinho. Pode me explicar?
Também estou com essa dúvida :(((
pq naquele angulo a bala ja vai conseguir passar pela altura total (45m), para acertar o outro canhão a altura tem que ser de 35m mesmo pois o outro canhão está nessa altura
Assim, ele quer o ponto onde vai acertar o canhão, não onde vai acertar o morrinho, a bala vai passar por cima dele
Quando você coloca 35 como espaço, ele não te daria o tempo de quando ele atingiu 35 da primeira vez, na subida? Não entendi pq deu certo
to na msm duvida
@@carlofelana e até hj nada kkkkkk
Acho que é o que garante que será na descida é a substituição do tempo do MRUV (eixo y) pelo tempo do MRU( eixo x)
. Como substitui no momento em que o projétil percorreu 120 m no eixo x, necessariamente esse estará na descida.
perfeito
Muito bom, Boaroooo
Vamo pra cima Vitorrrr!!!!
Eu não entendi pq usou o S = 35 no eixo vertical, sendo que na figura esta 35+10. Alguém sabe pq??
"não é uma questão difícil"
16 minutos de aula
eu sei que as explicações desse canal são muito boas, muito completas, e portanto, demoradas
mas mesmo assim, na hora da prova uma questão que você tem que lembrar de tanto conteúdo é uma questão a se pular, não tem tempo
excelente explicação!!!
Valeu Sarah! Bons estudos!
Professor, considerando que o tempo de subida é o mesmo de descida eu não poderia dividir o "t" que o senhor encontrou por 2? Iríamos obter 120/1,2.Vx e depois substituir na fórmula V = Vy + at, pois no ponto mais alto da trajetória V=0. Então encontraríamos Vo. Eu encontrei 35,35 aí considerei o valor mínimo de 40m/s.
Não é o mesmo tempo, pois um canhão tá em terreno mais alto que o outro e não na mesma altura
Não consigo entender por que não se consideram os 45m como altura máxima.
Se a bola não transpusesse os 10m da pequena elevação, ela empacaria.
Pq a bala tangência o ponto P, dps disso ela sobe mais um pouquinho e desce. Se fosse a altura máxima ela desceria assim que chegasse em 45 m, é só imaginar que ela ao subir toca o ponto P e continua subindo
O único problema da questão foi aqueles 10m a mais da montanha que fiquei na dúvida se era para somar aos 35 ou ignorar , pelo visto o importante é só a altura entre os dois canhões
Eu tava com essa dúvida mas entendi, quando falam fórmula da altura máxima, normalmente eles usam isso pra descobrir o tempo ate a altura máxima (no meio) e multiplicar por dois e conseguir o tempo total. Mas já que, nessa questão, depois da altura máxima a bola não vai até o chao e sim anda só 10 metros a mais, pra achar o tempo total é necessário colocar 35 m q é a altura até esse local.
pq se colocasse 45 metros seria o tempo até os 45 metros e não teria como achar o tempo total, pq se multiplicasse por dois ia ser o tempo de descida até o chão e não até os 35 metros
@@altbraumxd8821 tendi mas eu fiquei bugado pq como a trajetória descreve uma parábola a bola vai passar pela altura 35 duas vezes indo pra cima e depois pra baixo
@@thorfinn0074 nao, a altura q a bola vai passar é o 45, mas ela vai chegar no 35 (canhão da montanha), então queremos saber o tempo até chegar la.
professor, por que parou com o projeto de fisica do 0?
Por que não leva em consideração os 10 metros a mais do ponto P ????
Pq não tem o que levar em consideração, em outras maneiras de resolver pode ser um dado importante, mas nesse método de resolução aqueles 10m são um dado inútil (não é raro o Enem dar dados inúteis nas questões)
Resolução excelente!!!
Valeu 😀
Obrigada, professor!
Valeu Thaíssss!!!
ENTENDI ! OBRIGADO♥
professor, já que o exercício diz que a bala passa pela tangente do ponto P, eu poderia usar a equação de altura máxima e utilizar 45m como essa altura?
Por que dá errado usando v = vo + at para o eixo Y? Dá 50, mas por que dá errado?
Vc é o milior, tmj
Por que utilizou como referência a altura 35m? E não somou os 10m, já que passa tangente a P?
é como se passasse raspando, mas passa
Como eu estudo para concurso militar eu me recusei a errar essa questão.
Tu estuda por qual apostila e canal de you tube ? No caso as matéria física e matemática, se puder responder, agradeceria MT , eu estudei lançamento oblíquo recentemente (tô em MCU em física e Equação do I grau em mtm no momento) mas nem sequer imaginei como responder essa questão
@@juliodasilva6681 primeiro eu estudei a matemática basica que eu não sabia nem somar fração, estudei por um livro chamado matemática para vencer, depois fui para outro livro que se chama o algebrista e por ultimo fui para o fundamentos de matemática elementar vol 9 de geometria plana. Ai comecei a estudar física pelos livros tópicos de física vol 1, 2 e 3, pode fazer eles nessa ordem e seguindo o sumario. E a matemática do ensino médio que é realmente o que cai nas provas militares de ensino médio (EsPCEx, AFA, eear, esa...) eu fui fazendo o fundamentos de matemática elementar vol 1,2,4,3,10,5,7,6 estou fazendo eles nessa ordem. Ai depois que você terminar tudo ai é só provas antigas.
@@mateus_st entendi meu amigo, muito obrigado, eu estou seguindo o cronograma do Felipe Araujo (de graça no canal dele), nesse caso é muito conteúdo de matemática, já que é pra meio que zerar a prova do Enem, agradeço deste já meu amigo, ajudou muito.
Poderia me dizer como você revisa os conteúdos para não esquecer oq já estudou?
@@imfeelipe27 como eu estudo por livro, quando eu estou lendo eu marco as partes importantes para assim que eu for revisar não ter a necessidade de ler o conteúdo todo, sempre antes de começar um conteúdo novo eu olho as marcações e faço cerca de 15 exercícios sobre o conteúdo passado, e no sábado eu olho tudo de novo que eu aprendi e faço mais 10 questões de cada assunto.
Por que não dá para usar Torricelli?
Gostei bastante da resolução.Apenas nao entendi o porque de não contar os 10 metros ali proximo do p, ja q o projetil tem q passar por cima dele. alguem explica pfv?
tentei fazer esse exercicio usando derivada mas nao consegui, o sr pode fazer um resolvendo?
muito bommm
professor, pq a altura não é 45?
pq leva em consideração a altura final
@bubblespra voce errar kkkk, eles botam diversam informações mas você tem que entender quais ele quer usar pra chegar no resultado
olá prof Boaro, por que não usou os 10 metros da altura, além dos 35, também?
também não entendi!!
por que no cálculo do vy foi usado a altura de 35, sendo que a bala de canhão tangenciou o ponto P, que está 10 metros acima de onde está o canhão, por que não pode usar 45m naquele cálculo ?
Essa questão ta muito quebrada!
Nem acredito que consegui acertar essa questão, mas também perdi 10 min fazendo ela
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
nao poderia condensar a formula em relaçao ao eixo y?, ao invés de colocar o sorvetao colocaria h=g.t2/2
Posso utilizar a informação que tangencia no ponto P de alguma maneira?
É complicado algo assim estar no Enem!
Profe, por que o senhor considerou a altura como sendo 35 metros?????
Minha nossa, consegui resolver pelas fórmulas: h=gt^2/2 e V=∆s/∆t
não entendi porque colocaram os 10m se não usou pra nada :(
Alguém sabe me dizer por que não da certo usando a fórmula do alcance ? A = Vo² . sen(2θ) / g
ao inves de 35 nao deveria ser 45? Ja que o ponto P está a 45m do chao? Não esqueceu de somar com o 10m?
não anne, é 35 mesmo, pois o que interessa é o ponto A, não o ponto P. É do ponto A que sai os 120m do eixo x
Alguém pode me explicar pq ele colocou 35 de altura, sendo que o ponto P dista mais dez metros?
Professor, não entendi o porque da altura ser 35 ao invés de 45. Se fosse 35 metros, a bala iria bater no "morro", não?
Iria bater no morro se o tempo fosse menor.
O tempo t é suficiente para a bala de canhão ir de A a B.
@@diegoalves3213 como assim?
@@Alex-jm1iq A questão garante que passa ao falar que passa tangente
@@matheusfreitas9257 se eu não me engano, ela fala que passa tangente o primeiro lançamento, mas isso não significa que o segundo precisa necessariamente tangenciar esse ponto. Quando eu fiz essa questão eu tive a mesma interpretação, achei esquisito mesmo, mas parece que esse é o raciocínio certo
Eu tô estudando para o Enem e vi essa qst est provas anteriores, Eu botei 35 tbm pq a fórmula é delta S e n o ponto mais alto, então ele começou do 0 e foi p 45 msm mas n parou aí, ele continua e para no 35, ent 35-0=35
Como que resolve uma questão dessa com tão pouco tempo de prova e com tantas outras questôes? kkk Eu chutei e acertei.. mas são situaçôes complicadas
opa, boa tarde, professor! já tem alguma data para o retorno das questões?
Entender eu entendi mas gente, que trabalho da porra
Pra aprender trigonometria preciso aprender alguma coisa sobre matemática?
A matemática básica pelo menos
Acho que você precisaria entender bem o que é um seno, cosseno e tangente do triangulo retângulo, depois trigonometria num triângulo qualquer que é a lei dos senos e a dos cossenos, e por ultimo o básico de ciclo trigonométrico, ai depois eu fui para o livro Fundamentos de matemática elementar vol 3.
Precisa saber a matemática básica primeiro pra aprender qualquer conteúdo do ensino médio. Vai por mim ficou tudo mais fácil dps que eu dominei a matemática básica
No caso da trigonometria, tem que saber principalmente radiciação
Eu não acertaria nunca!
Uma coisa que eu não consegui entender: Se parar para analisar, para a bala atingir o canhão A no movimento vertical, ela teria que subir, passar pelos 35 m uma vez, atingir a altura máxima e, posteriormente, cair até a altura de 35 m. Como que, no cálculo, ao colocarmos os 35 = s, o resultado já vai estar considerando que são os 35 m relacionado à queda e não à subida?
ACho que por conta da angulação .Para que atingisse um ponto a 35m na subida, o ângulo teria que ser outro, logo o sen e cos tbm mudaria. Assim, o resultado das equações daria diferente. (eu acho rs)
exatamente cara, obviamente esses 35 m são alcançados depois da descida da altura máxima, e isso tá explícito na própria questão, no enunciado diz que a bala passa tangenciando um morro de 45m.
Exatamente, por isso eu não consegui fazer a questão, chutei e errei. Fiquei muito bugado sobre essa subida e posteriormente descida.
@@supermandonordeste4192 os 35 m são alcançados, obviamente, na subida primeiramente e, após atingir altura maxima, tbm será atingido na descida esse mesmo valor de altura.
Na manipulação algebrica que eu fiz, há uma substituição que faz referencia ao tempo para o alcance de 120 metros. Nessa parabola, para os Y=35m, haverá 2 tempos implicitos não representados graficamente, e imagino eu, que a substituição utilizando o tempo de alcance irá fornecer o tempo correto para o par ordenado (120; 35)
por que o eixo y é muv e o x é mu? alguém poderia me ajudar pfvr???
Porque no MU (e na questão, lançamento oblíquo) a velocidade do eixo x sempre é constante, logo não tem aceleração. Por isso usamos a equação básica Δs = Δv * t
Entretanto, no eixo y, por estar em direção para cima, o vetor velocidade sofre influência da aceleração da gravidade sengo (g = 10 m/s^2), por isso, usamos a equação horária do espaço do MUV: S = So + VoT + 1/2at^2
Em resumo, o eixo x é para frente e o eixo y é para cima. Para cima, tenho gravidade; para frente, não.
@@diegoalves3213 mto obg!!
Pensei que dava pra resolver por conservação de energia, mas eu não consegui 😕
por que o Delta Y vale 35 e não 45?
não se deve considerar os 10m acima???
fofo
A velocidade inicial em y não deveria ser zero?
Não, o eixo y representa a velocidade do lançamento vertical da bala. Levando em consideração que Vo em um lançamento vertical nunca pode ser = 0, é impossível algo se lançar para cima com uma velocidade = 0.
"A resposta do exercício é letra C de Cristo" perdi tudo
não teria uma forma mais resumida,tipo outro caminho? achei difícil,bem o senhor falou.
pq a altura é 35 em vez de 45?
Repara q a trajetória da bala do canhão tangência o morrinho, mas desconsidera ele pq ele estando lá ou não a trajetória, o ângulo do canhão vai ser o mesmo, dessa forma só considera a altura do canhão de cima ^^
Porque não é usado no cálculo os 10 metros da lombada?
Cara, porque só serviu para ilustrar a bala disparada anteriormente do canhão b, no enunciado tem essa informação, ou seja, foi o tiro anterior e não influenciaria em nada no próximo tiro.
Cacete, não entendi nada
Bianca talvez esteja te faltando base de conteúdo. Pra essa questão tem que saber a matemática básica, trigonometria e mais o conceito e aplicação de movimento parabólico que é visto em cinemática( e saber identificar o que é MU e MUV) matéria da física. Então tens que ter uma uma base de assuntos bem solidificados pra realmente entender. Qualquer coisa peça ajuda. Boa sorte 🙏🏽
ela é mt complexaa
Tentei fazer pela fórmula do lançamento oblíquo, só que cheguei na B. Usei a fórmula A= Vo². 2cosθ.senθ /g. Professor, porque que por essa fórmula é errado?
estou com a mesma dúvida. Fiz utilizando tanto a fórmula do alcance, que você já escreveu, quanto a fórmula da altura máxima (H.max= Vo² * sen2θ / 2g), sendo que ambas deram o resultado bem próximo de 35m/s.
@@infinity_9946 hoje eu entendi. Kkkk é pq o alcance não é total. Essa fórmula é usada para o alcance completo até tocar o chão, dado o deslocamento total de subida e o deslocamento total de descida. Mas ele não desce até em baixo.
@@infinity_9946 ele alcança só determinada altura. Ai precisa utilizar a que o boaro usou, prs determinar o ponto que a bola do canhão vai atingir
eu tentei fazer por ela também mas acabei pensando uma coisa: o valor deu 35,... alguma coisa, então em tese o valor de velocidade mínima seria maior que 35, o que daria a resposta 40. Teríamos feito errado mas no final ia dar certo kkkk