Dioniso e Ariadne - Amor e espiritualidade | Carlos Byington e Maria Helena Guerra

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Dioniso é o deus do vinho, do êxtase e do entusiasmo. Um deus cuja história é mais vivida do que contada. Nos ritos dionisíacos, o seguidor do deus experimenta a alteração da consciência. Os analistas junguianos Carlos Byington e Maria Helena Guerra abordam neste Café Filosófico essa vivência de Dioniso, caracterizado como um deus da transformação. Mas Dioniso, tão próximo da loucura, traz em seu encontro com Ariadne o tema da sacralização do casamento. Ariadne, que emprestou a Teseu o fio que o livrou do labirinto do Minotauro, encarna no mito o processo de humanização pelo amor. Um amor que é mais do que encontro e sedução, e que leva aos caminhos espirituais mais elevados.
    Programa exibido em 2007.
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes da TV Cultura!
    Facebook: / tvcultura
    Twitter: / tvcultura
    Instagram: / tvcultura
    Site: tvcultura.com.br/
    Siga o Instituto CPFL
    - Facebook: / institutocpfl
    - Twitter: / cafe_filosofico
    - Site: www.institutocp...

КОМЕНТАРІ • 34

  • @sralvez5150
    @sralvez5150 4 роки тому +8

    Eu estudo a alquimia e o misticismo, achei muito interessante essa relação com a mitologia grega e os arquétipos num modo geral, e também os estados alterados de consciência como uma chave para alcançar algo transcendente. A busca espiritual é parte do ser humano, consolidado em nós com a presença desse arquétipo, e se faz presente a medida com que buscamos e obtemos respostas

  • @MoraesAriadne
    @MoraesAriadne 3 роки тому +5

    Fantástico!

  • @mercedespicarelli6770
    @mercedespicarelli6770 4 роки тому +8

    Que deleite!Para mim, eram os melhores programas com os dois juntos!Que saudades!

  • @EspiritualidadeAnarquista
    @EspiritualidadeAnarquista Місяць тому

    Essa palestra inspirou a minha o meu projeto Espiritualidade Anarquista

  • @edisonromano7589
    @edisonromano7589 5 місяців тому

    Espetacular

  • @nathaliadeazevedo8188
    @nathaliadeazevedo8188 3 роки тому +2

    Entrei em estado de êxtase ao entender um momento que tive e nunca tinha conseguido compreender tão bem quanto agora enquanto escutei o mito de Dioniso

  • @marcus1981rj
    @marcus1981rj 7 місяців тому

    Amei esse professor, pqp!

  • @fellipecarneiro3003
    @fellipecarneiro3003 3 роки тому +1

    Muito obrigado. Vocês me encheram de entusiasmo.

  • @aparecidaalvesdasilva2062
    @aparecidaalvesdasilva2062 4 роки тому +2

    EXCELENTES,

  • @miriamangela6858
    @miriamangela6858 3 роки тому +1

    Nossa muito profundo🤔👍

  • @LL-pg8xk
    @LL-pg8xk 3 роки тому

    Bacantes, do teatro Oficina é ótima pra ter na prática a ideia de êxtase

  • @RicardoSalmazo
    @RicardoSalmazo 4 роки тому +3

    Bravo!! Gratidão!

  • @cassiovaladao7956
    @cassiovaladao7956 Рік тому

    Excelente

  • @icaronascimento
    @icaronascimento 3 роки тому +3

    Gosto bastante de mitologia Grega.
    Interessante os mitos por trás de Dionísio.
    Excelente programa.

  • @adrianasappino8558
    @adrianasappino8558 3 роки тому +1

    Muito interessante, obrigada

  • @nicolecassisoficial
    @nicolecassisoficial 3 роки тому +1

    Maravilhoso!

  • @guimagranato6869
    @guimagranato6869 11 місяців тому +2

    Faltou o Zé Celso nesse dabate pô...

  • @joncosta9345
    @joncosta9345 4 роки тому +1

    Muito bom

  • @teslaoliveira2195
    @teslaoliveira2195 2 роки тому +1

    Comentario N. 3
    Com o tempo o culto de Dionisio/ Baco foi degenerando em orgias onde nas reunions as pessoas usavam Mascaras e barulho de musica Tambores tambem de instrumentos musicais disfarcavam ASSASSINATOS em seus cultos. Por causa de uma crucificacao em um dos cultos os Imperadores Romanos proibiram os Bacanais de ter Mais de 10 pessoas Réunidas em 186 Antes de Cristo.

  • @lucasmedeiros4252
    @lucasmedeiros4252 4 роки тому +14

    O analista Marcos Callia (6:20) fez uma comparação totalmente equivocada e ainda citou o mito do desmembramento de forma incontextual. Nossa cultura, nossa juventude não possuem essencialmente nada de "dionisíaco" e ambos (8:40) os analistas repetem isso:
    "Essa é a maldição de Dioniso, a "drogadição", é a presença do estado alterado de consciência através da perversão, mas com o desejo legitimo de religiosidade, de transcendência. Essa vivência da institucionalização e do controle político, isso é Apolo e é a isso que Dioniso resistiu sempre. Deste arquétipo que veio da Grécia a laicização do estado na democracia."
    A distorção da natureza simbólica de Dioniso leva o estado de êxtase da sua experiência religiosa ser tratado como equivalente/semelhante a festas raves e eletrônicas (e o consumo de drogas destes meios). O frenesi ao qual Dioniso estava associado era manifesto principalmente na natureza do homem trácio de modo que cabe perguntar: qual é a semelhança da juventude de hoje com aquilo que foram as elites guerreiras da Trácia?
    Dioniso embora possa ser considerado realmente "apolítico" não está em conflito com Apolo, não resiste ao mesmo ou se opõem, e o associar a democracia (Dioniso) como oposta a da institucionalização é o mais crasso dos erros, pois em Dioniso não há nada que aluda qualquer noção de uma "democracia existencial" (Nietzsche entendeu melhor o mesmo ao associar a Grécia das aristocracias homéricas).
    Em 19.30 busca-se estabelecer uma oposição entre instituição, autoridade e poder e aquilo que a religiosidade dionisíaca representaria enquanto "misticismo puro" ("individual", "sem regras", "sem instituições), mas isso não se confere na própria manifestação da espiritualidade dionisíaca profundamente como mistérica (fechada, observâncias, sacerdotes e mistagogos).

    • @renatomacedo9029
      @renatomacedo9029 3 роки тому +2

      concordo com voce e ainda acho mais. Que o conceito de mito de marcos, é dito de uma forma tão religiosa cristã que perde completamente o real sentido do mito grego

    • @lucasmedeiros4252
      @lucasmedeiros4252 2 роки тому +2

      @PROFA. VALÉRIA SANTOS
      Eu não tenho canal nenhum, pois não produzo conteúdo. No entanto, sou estudioso da religião helênica e romana antiga e sou um politeísta, devoto dos Deuses (incluindo Dioniso ou Baco) e muitas das colocações foram infelizes e não condizem com a natureza dos cultos do Deus e sua teologia.

    • @cialujudeteatro
      @cialujudeteatro 2 роки тому

      Obrigada. Hoje 20 de novembro estou refletindo para escrever em meu Blog sobre como o racismo estrutural do Brasil (influência européia e principalmente pós república e posterior americana, e agora com a ascendência dos neopentecostais) se apossou do sagrado a tal ponto de criminalizar os rituais religiosos ddos descendentes da diáspora africana e seus adeptos. Mitologia é o nome que damo a religião dos outros.(Joseph Campbell) Abraço, luciane.

    • @cialujudeteatro
      @cialujudeteatro 2 роки тому

      @PROFA. VALÉRIA SANTOS ele não refutou tudo , ele expôs sua análise. Professora, o professor Paulo Freire defendia que o aprendizado não pode ocorrer de forma vertical. Ele jamais se rebelou contra seus críticos. Ao meu ver os psicanalistas também não querem "Eco". O Debate é saudável na Democracia participativa, algo que estamos longe no Brasil.

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 4 роки тому +1

    👍👏👏👏👏👏👏

  • @renatomacedo9029
    @renatomacedo9029 3 роки тому +6

    essa visão do mito grego ( nesse video) ta completamente imersa num conceito de mito infectado pela imagem do cristianismo.

    • @renatanavarro405
      @renatanavarro405 3 роки тому +12

      Na verdade os símbolos e as imagens "reaparecem" nos diversos mitos por se tratarem de arquétipos, daquilo que reside no inconsciente coletivo e que é comum a todos os seres humanos. Os arquétipos são como "instintos psicológicos", potencialidades de vivências que podem ou não emergir à consciência. As histórias religiosas e mitológicos trazem esses temas, carregam ensinamentos que se repetem, atravessando culturas e épocas.

  • @teslaoliveira2195
    @teslaoliveira2195 2 роки тому

    Comentario N. 5
    No Mito da Solidariedade Balcis e Filemon Do Qual a mensagem das Bodas de Canaa esta baseada....o casal de idosos que ofereceram hospitalidade a Zeus acompanhado de Hermes e Apolo , perdeu a aposta com os filhos. O casal de idosos fizeram uma critica a Zeus sobre sua infidelidade. Baucis e Filemon pois Se Conheceram dessen muito Jovens e pediram a Zeus para morrer juntos. Eles eram o exemplo de que o casamento com Hera era FALSO!

  • @edimeiacampelo4505
    @edimeiacampelo4505 Рік тому

    Jesus não foi esquartejado, nenhum membro foi quebrado e nem retirado do corpo para cumprir a profecia.

  • @YairAlonCabala
    @YairAlonCabala 3 роки тому +2

    Adoro o café filosófico mas, infelizmente, este vídeo tive que parar de assistir depois de 7 minutos de reprodução, tantos erros e (pré-)conceitos foram verbalizados. Os três analistas junguianos podem ser muito bons no que fazem (não os conheço e não tenho como julgar), mas entenderam totalmente errado a figura de Dioniso, seu mito e seu culto, e a utilizaram para fazer extrapolações, paralelos e derivações absurdas, que não se sustentam na realidade.
    Alguns exemplos dos erros cometidos nos primeiros 7 minutos de vídeo que vi (alguns manifestados por outros comentários abaixo):
    - por volta dos 3 min, a dra. afirma que Dioniso sugere encontrar a espiritualidade pelo corpo, que em geral é profano e, talvez, promíscuo (ela mesma se contradiz logo em seguida dizendo que Dioniso rege o estado alterado de consciência, o êxtase e o entusiasmo, portanto, nada a ver com o corpo)
    - 3:47, o dr. fala que Dionísio contraria toda a civilização grega. Ora, se é um deus grego, ele não pode contrariar a civilização grega, mas é apenas e tão somente uma outra faceta desta civilização. Novamente, ele mesmo se contradiz ao afirmar que Dioniso prega a quebra do "metron" e, em seguida, diz que ele propõe um desregramento místico e emocional. É exatamente isso, ele não propõe a quebra das leis, da civilização ou de nada disso, mas apenas um desregramento interno.
    - 4:24 - Dioniso não é contra a pólis e nem é apolítico (repetido em 5:12). Dioniso era patrono de Tebas, por exemplo.
    - 5:18 - o Dr. afirma que Dionioso não tem templos, o que é um erro novamente. Havia vários templos dedicados a Dioniso, sendo o mais famoso deles o Templo de Balbeque.
    -5:22 - Dioniso tinha seguidores e alguns historiadores argumentam que também sacerdotes (já que havia templos)
    - a fala do dr. que se inicia aos 6:20 é toda complicada e errada - basicamente, relaciona liberação sexual com rave, com drogas e com AIDS (em vez de falar talvez, mais corretamente, em HIV), ligando tudo isso a Dioniso. Os cultos a Dioniso nada tinham que se assemelhe às modernas raves, e não havia consumo de entorpecentes nos cultos dionisíacos. Ainda que houvesse, associar rave com drogas, sexo e AIDS me parece uma visão no mínimo simplista da coisa, ainda mais ao afirmar que a AIDS seria o "castigo do desmembramento" do mito dionisíaco.

  • @teslaoliveira2195
    @teslaoliveira2195 2 роки тому

    Comentario N. 2
    Meu senhor. Um outro grande defeito do brasileiro atual. O Brasil e um pais que esta sofendo uma profunde decadencia cultural e espiritual. Por favor nao confunda esta “ecologia perfida“ baseada em seu Ambiente decadente. Nao adianta Jogar a culpa nos outros .. ou Religiao etc...para justificar a propria decadencia Social.