Uma coisa interessante que eu lembrei sobre a época que eu estudava essa questão de inteligência e QI é que muitos disléxicos, hiperativos e autistas têm um QI consideravelmente maior do que a média de população. Acredito que isso se dá pela necessidade de caminhos alternativos que precisam ser tomados para a criação de proficiência em atividades comuns do dia a dia, como a leitura, foco, o próprio aprendizado e etc.
fui diagnosticado por um médico (alias, vários médicos) com dislexia e TDAH com grau médio... porém, nunca tomei nenhum medicamento, e quase sempre consegui controlar (tdah)... é bem sofrido mesmo, senti muito na faculdade de direito a dislexia... seria legal saber mais sobre esse tema.
Acabei de terminar um teste de QI que achei na internet, foram mais de 40 minutos fazendo, por fim, eu tinha que colocar meu e-mail para saber o resultado, coloquei o e-mail, aí veio a surpresa - tinha que pagar 2,99 euros para saber o resultado do teste - meu amigo, até agora tô irado viu HAHAHAHHAAHHAAH
@@arturito6344 já fiz esse teste e tive 150 pontos.....se tá me zuando né? Amigo quando eu fiz e tirei esse resultado eu fiquei tão arrogante e chato que nem percebi, esses gratuitos são tudo fajutos, ( ou nem todos afinal, eu n vi todos,) pq algo tão complexo seria grátis? A internet É lotada de mentiras, esses testes de qi grátis, a maioria são fajutos e fojem do assunto, usam qualquer pergunta complexa pra te determinar, verdadeiros testes são chatos, demorados, sérios e repetitivos. Os melhores nesse teste tiveram 190, sério? Ok eu entendo que isso não é inteligência, é sua lógica e seu raciocínio, mais 190? Testes não determinam 100% eu sei e entendo mais realmente, na internet é muito difícil achar um teste real, leal e verdadeiro.
@@NaoSei23531 Por isso eu disse que, os testes não avaliam diretamente a sua inteligência, apenas avaliam alguns âmbitos considerados importantes, que no caso, a logica. Isso não avalia a sua inteligência, é apenas um mais próximo que temos para nos avaliar. Teste de QI sem um psicólogo é a mesma coisa que nada, ele que saberá a relação entre a sua idade mental e cronológica, um teste de QI é como uma prova de escola: da para colar, então já se desconsidera, pois se trata de inteligência, e não de acúmulo de conhecimento (digo isso pois, inteligência é algo subjetivo e com uma complexidade muito grande para ser medida apenas por um questionário de questões de lógica simples). Aliás, no vídeo ele fala disso, dos diversos tipos de inteligência, e de como avaliar apenas uma (matemática por exemplo) não diz respeito a sua inteligência de modo geral, apenas tenta exprimir algo equivalente a mesma, por isso a necessidade de um psicólogo. Bom, quando eu fiz o teste (cerca de 2 semanas atrás) deu como 148, e eu tenho 13 anos... Eu desconsidero, fiz apenas com o objetivo de literalmente um teste, para me divertir, queria saber "qualé" rs. Isso também me faz questionar muito o padrão de inteligência atualmente concebido, esses dias vi uma notícia de um garoto de 10 anos que vai para a faculdade de medicina.. Eu não consigo imaginar muita coisa além de muito conhecimento que esse carinha deve ter, mas fora isso, "maturidade"? Ou idade mental...retórica, ou inteligência emocional, eu não consigo considerar ele um gênio sem nunca ter conversado com ele na vida... Enfim, inteligência nunca foi sobre decorar o livro de história, para mim sempre foi de escrever o livro de história.
Átila, quando você citou "tipos de inteligência", eu logo pensei em Howard Gardner. Para ele, inteligência é "a capacidade de resolver problemas ou de criar algo que tenha valor em uma ou mais culturas". Para mim, sua teoria de múltiplas inteligências é a mais sensata, pois considera que todos são inteligentes de alguma forma. Desde que li seu trabalho, nunca mais considerei alguém "burro". Embora eu ainda acredite que "burro não é quem não sabe; burro é quem não quer aprender."
Essa teoria é uma das que mais tem críticas pelos psicólogos, que apontam que não tem nenhum embasamento científico e que servem como a astrologia, ou seja, com as pessoas acreditando por se encaixarem e identificarem em algo, junto com se sentirem mais felizes
@@jp2mengo então os seres humanos são apenas uma espécie que quer aprender, os animais ainda não querem aprender? Pensei que fôssemos objetivamente mais inteligentes.
Vídeo incrível! Parabéns como sempre, Átila! São tantos fatores psicométricos a serem considerados que não podemos reduzir a discussão e usar uma pontuação em um único teste como verdade absoluta. Gostaria de acrescentar outra hipótese de inteligências: a cristalizada e a fluida. A primeira se relaciona com informações que aprendemos sobre o mundo, especialmente conhecimento adquirido por vias declarativas e explícitas. A segunda se refere a capacidades de adaptação, planejamento e flexibilidade, que remetem às nossas cognições, que podem ser desenvolvidas. Além disso, estudar é muito eficiente mesmo, especialmente quando buscamos materiais variados e estratégias diversos para realizar esse estudo. Diversidade é ótima pro cérebro!
Inteligencia é relativa, querer aprender e assimilar te faz inteligente e a indolencia emburrece, Namorei muito na juventude usando o meu QI, perguntava para a mocinha QI vamos, não QI fica, sempre me dei bem, bom humor clareia o cerebro.
Acredito que você vai ficando mais inteligente ao longo da vida. Vai descobrindo que pode se tornar autônomo e didático, metódico, criativo e vai evoluindo em várias frentes. Genialidade é a vontade de despertar o seu gênio! Grata!
Veja só a qualidade do ensino e a fluidez do conhecimento no século XXI, mas é óbvio que não se pode medir inteligência em dezenas, isso é tudo que o ser humano construiu em milênios.
Meu psiquiatra suspeita que tenho TDAH, infelizmente tive que parar o tratamento por falta de grana, mas ele tava com quase certeza, inclusive ia me encaminhar para um neurologista para fazer exames. Sempre tive dificuldade com a leitura, eu leio e parece que sou cego, é como se não tivesse enxergando o que estou lendo, pois as palavras parecem não fixar na minha mente como imagens, porém gravo pelo som da minha voz, por isso as vezes ler em voz alta me ajuda, mas na maioria das vezes leio uma frase e na metade dela ja nem lembro o que estava lendo. Isso é nítido com leituras que não geram imagens mentais, como textos científicos, porém com livros de literatura tenho mais facilidade, onde vc vai lendo e imaginando a situação que esta ocorrendo na sua cabeça.
Discordo, já vi professores q conseguiram fazer eu ter vontade de aprender conteúdos q antes eu achava um saco. O próprio Átila, já conseguiu várias vezes fazer eu me interessar por conteúdos q eu não curtia.
meu deus, que vídeo incrível, agora sim fico muito mais motivada sabendo que ESTUDAR é o segredo para aumentar o QI, realmente, na frase de Einstein "1% é inteligência, 99% é estudo", alguma coisa assim, é perceptível que a maioria das pessoas com QI acima da média são as que mais estudam, como a Marilyn Vos Savant, ela tem um QI de 210, por aí, os livros que ela produzia eram muito complexos, (pelo que eu acho), os estudiosos, matemáticos, graduados, etc... gostavam do conteúdo dela.
Ótimo vídeo! Sou psicólogo e minha formação foi voltada à adaptação de testes de inteligência e Neuropsicologia. Tenho algumas ressalvas a fazer. A primeira é que a proposição de múltiplas inteligências não encontra dados que a corroborem cientificamente, todos estudos convergem para a inteligência como capacidade única, multifacetada, mas mesmo assim única. Há sim pessoas que tem maior facilidade em aprender a tocar instrumentos musicais, nas relações sociais e em diversas outras formas de aprendizado, porém a isto damos o nome de habilidades e não de inteligência. Segundo ponto é que QI e inteligência não são a mesma coisa, o QI é uma medida da inteligência, uma ótima medida, mas mesmo assim apenas uma medida e por isto está sujeita a falhas. Por isto o estudo pode aumentar sua pontuação nos escores de QI, assim como a exposição ao mesmo teste mais de uma vez. A aprendizagem ou o estudo de base bons não aumentam essencialmente sua inteligência e sim te permitem, entre outras coisas, melhor desenvolvimento da sua capacidade cognitiva já concedida pela herdabilidade, enquanto mesmo tendo herdado um ótimo nível de inteligência, uma educação de base precária não permitiria que vc desenvolva o ótimo dessa capacidade herdada. Terceiro e último ponto, pra parar de encher seu saco kk, há estudos que demonstram sim que a inteligência é um ótimo preditor de sucesso profissional e acadêmico. Não é uma relação perfeita, mas é de moderada a forte.
Olá Rafael Nunes. Gostaria de te fazer uma pergunta: você conhece a diferença entre metodo indutivo e dedutivo e, se conhece, o QI (oficial)se baseia no dedutivo ou no indutivo?
Excelente comentário, Rafael. Tenho TDAH e superdotação, sou da área de TI e pelo pouco que estudei sobre o tema, quando vi o vídeo também percebi que tem algumas falhas. Tanto sobre QI quanto sobre método científico (o que me espantou um pouco vindo do Átila). Quando ele diz que "se encontra mais QI altos no ensino superior, o que indica que o ensino melhora o QI" na verdade não apresenta causa-efeito, pois pode ser justamente o alto QI hereditário que permite o aluno ingressar mais fácil no ensino superior. Enfim, o vídeo foi muito razo em todos os sentidos e saiu da curva padrão do Nerdologia.
A teoria das inteligências múltiplas foi desacreditada por muitos psicólogos. De toda forma, dizer o que é ou não inteligência acaba sendo inclusive uma questão filosófica, daí a possibilidade de múltiplas interpretações.
Só gostaria de dizer algumas coisas: 1: Não, inteligência não se melhora com estudo, pelo menos não completamente, o programa Headstart usou uma nação inteira como amostra, o resumo da ópera foi: As crianças foram testadas ao entrar no programa, receberam uma baita educação e, como os sociólogos esperavam, o QI delas melhorou nos testes para a alegria de todos, mas infelizmente ao terminar o programa e/ou chegar na vida adulta os indivíduos que foram testados no final dos testes tiveram os mesmos resultados esperados no início, portanto foi um grande fracasso em escala nacional. 2 :A Hipótese das múltiplas inteligências é muito falada, mas diferente do QI, que você admite ter correlação com algumas áreas como trabalho e eficiência (faltou saúde, longetividade entre outras que também são influenciadas por QI, aliás é o maior fator psicológico que pode ser usado na predição da vida de uma pessoa) ficou popularizada única e exclusivamente por livros, infelizmente os testes com metodologia séria não conseguiram reproduzir os resultados esperados, portanto não só é uma hipótese, mas sim uma hipótese já refutada no campo científico, o que não fez o suficiente para reduzir sua popularidade ideológica, é compreensível, afinal, é a realidade que todos nós preferimos acreditar, mesmo que não seja tão real. 3: A causa e o efeito estão invertidos, pessoas não adquirem QI mais alto estudando, pessoas com QI mais alto tendem a querer estudar mais. 4: Testes com irmãos e gêmeos mostram a fortíssima correlação entre QI e herança genética. 5: Até hoje não foi possível reproduzir de forma confiável nenhum método para aumentar QI em todo o mundo, apenas métodos para reduzir QI (abuso infantil, desnutrição, etc..), e isso é uma tragédia que ninguém gosta de admitir, muito menos os cientistas da área. 6: Todo o campo da psicologia tem estado em uma certa crise nos últimos anos por causa da crise de reprodutibilidade, grande parte o conteúdo científico já estabelecido através de testes e pesquisas estão tendo dificuldades na reprodução dos mesmos resultados nos dias de hoje, curiosamente a única área da psicologia que continua com os mesmos resultados, e a mesma confiabilidade hoje é, justamente, a parte dos estudos de QI.
E não precisa ir apenas por celebridades populares que tem falado desse assunto hoje em dia como Jordan Peterson (que aliás não deixa de estar certo por ser pop), Steven Pinker mesmo que tem argumentado contra a ideoa da Tabula Rasa Também vem compartilhando estudos que demonstram a heritabilidade do QI a muito tempo.
Eu deveria editar, mas pra não ficar com o "editado" lá em cima vai outra mensagem mesmo. A ideia das múltiplas inteligências foi proposta em 1983 e se popularizou desde então, sem nenhum estudo como base, apenas livros, é tão confiável científicamente quanto JK Rowling, mas piora: Lynn Waterhouse em 2006 fez uma pesquisa e descobriu que até 2006 não existia nenhum estudo que apoiasse a validade dessa teoria, aliás, o primeiro foi feito 23 anos depois, muito depois dessa "teoria" se popularizar e ser aceita por uma enorme porcentagem da comunidade de psicologia, só tem um problema, os resultados foram contrários ao esperado, ou seja, demonstravam que a hipótese estava errada. Fonte: Matéria do Psychology Today: "The illusory theory of Multiple Intelligences"
Muito bom seu comentário, sobre não ser possível aumentar o qi.. tem o caso das irmãs polgar, o pai delas era da área de psicologia e achava que qualquer criança saudável q tivesse Interesse em algo e estivesse disposta a aprender poderia se tornar um gênio, o treinamento das filhas dele fez com que o cérebro das filhas tivessem mudanças físicas durante o processo, judit(a q mais se destacou entre as três) está em listas de pessoas mais inteligentes do mundo, dá uma olhada talvez te interesse
Atila. Para o próximo vídeo eu super indico que vc procure saber um pouco sobre o movimento escoteiro. É considerado a maior/melhor escola de liderança do mundo. Todo o método pedagógico é voltado ao jovem crescer tomando a frente da sua vida e suas escolhas, aumentando a independência com consciência social. Todos os voluntários são orientados a trabalhar o físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e o social de cada jovem, atravéz do método escoteiro e aprender fazendo (e errando).
Não acho possível medir a capacidade das pessoas sem colocar em consideração os inúmeros fatores que podem modificar um teste. Afinal, mesmo que se teste em pessoas da mesma escolaridade e na mesma formação acadêmica existem fatores externos que podem (e fazem) toda a diferença, até coisas pequenas como não ter tomado café da manhã ou algo mais profundo como ter depressão ou a maneira como a pessoa foi criada em casa pode tornar ela extremamente diferente de outra pessoa com "a mesma capacidade" na hora de ser analisada. Pessoas são pessoas, não números e medidas.
@@viniciosbarroso2180 eu sou um genio promissor presumo, n tenho certeza meu raciocínio e bem rápido penso numa resposta em 3 segundos penso na resposta com 80% de eficacia
Queria ver uma série de vídeos sobre como os estímulos internos e externos em fase intrauterina influenciam em habilidades e comportamento de um ser humano na vida adulta
Eu acho que é mutável e tentei olhar para algo e gravar em um período complexo que tive e hoje em dia tenho mta facilidade em gravar as coisas, tanto que acho cursos como Direito fáceis
Teste de QI é inclusive algo para a qual dá pra se treinar, é justamente por conta desse tipo de coisa q o teste de QI mede nd mais doq sua capacidade de fazer o próprio teste, se vc se acostumar com o tipo de problema deles, pode ser incapaz de qualquer outra coisa no âmbito acadêmico mas ir mt bem nos testes de QI msm assim
não que eu discorde de você, mas o que você diz não é bem confiável, além de que se você treina pra fazer testes de QI você está indo contra a ideia original
@@Idk-dm9zg Compreendo o seu ponto, eu apenas levantei essa questão d q o teste em si não prova mt coisa por falhar em prevenir esse aspecto, eu não acho q deva ser usado como parâmetro de medida sério pra inteligência. Quanto à validade da minha afirmação eu realmente não estava querendo refutar cientificamente nd, é meramente minha opinião misturada com minha experiência
@@AVTT13 você tem razão. Uns anos atrás em um cursinho teve um teste imbecil desse e um amigo meu tirou uma puta nota alta e foi bajulado pelo diretor. Aí perguntei pra ele como ele tinha conseguido ir bem. Só me disse que já tava acostumado a responder o tipo das questões que geralmente caem nesses testes, fazia em casa com o pai dele as vezes.
@@Idk-dm9zg nada haver, teste de Qi é cheio de raciocínio lógico e isso se estuda, logo o teste sempre favorece o pessoal de exatas, quem estuda matemática sempre se dá bem nesses testes...
Inteligência pra mim, e acho que é a definição mais certa. É a facilidade de aprendizado, diferente de Sabedoria que é o conhecimento já adquirido independendo se a pessoa é inteligente ou não, ela pode ter se tornado sábia por esforço. E é óbvio, que isso tem influência pra caralho de RPG. Afinal, eu cresci jogando RPGs e meio que inverti os valores na minha cabeça, pra mim a vida é igual um RPG e não ao contrário, eu vi coisas primeiro nos jogos pra depois entender que era uma retratação da realidade. Coisas como ter que aumentar seu nível de amizade com alguém pra desbloquear um diálogo, eu vi isso antes nos jogos, pra depois entender a aplicabilidade da vida real que de fato, tem um bloqueio na minha cabeça em perguntar certas coisas pra pessoas q n tenho intimidade, enquanto pra amigos próximos eu pergunto sem nem pensar. É curioso, a vida é um grande RPG complexo pras pessoas da minha geração.
5 років тому+4
0:39 - Eu demorei quase 3 anos pra conseguir, insistindo mensalmente, meu diploma! Durante ela é ótima... o pós, pra mim foi horrível!
Estudar é o único meio de melhorar a inteligência. Parece óbvio dizer isso, mas eu posso dizer que saí do ensino médio sem bons conhecimentos em matemática e sem facilidade em entender nada desta matéria. Encarei a faculdade de Economia, tive muitas dificuldades em partes que envolvem Matemática e Estatística, mas foi nessa dificuldade que consegui (e senti) elevar-me a um nível que jamais achei que chegaria. Se não fossem muitos estudos e insistência, além de tantos erros e a dificuldade em não ter habilidade pra matemática, não teria conseguido. Estudar vale muito a pena!
Fiz parte de uma instituição onde foi feito um teste de QI, e ele deu 114. Mas acredito, que não seja uma coisa fácil de medir. E também tenho Dislexia, não que isso vá me fazer melhor ou pior que outros! E sou a favor de um video falando sobre a Dislexia! Abraço Garfield!
Muito bom o conteúdo do vídeo. Como psicólogo, crítico ao Q.I., acho que o vídeo foi bem honesto, mostrando as diversas maneiras de se entender o conceito. Sugiro falar também sobre o efeito Flyn, que fala sobre o aumento da inteligência média na população em geral em relação às gerações. Abraços.
Eu fiz teste de QI anos atras com psicologa e neurologista. O teste é bem demorado e são varias aspectos analisados. O meu foi pra determinar se eu tinha o TDAH. Posso dizer que estou contente com meu resultado mas no final não quer dizer muita coisa no seu dia a dia
Idem acabei recebendo um diagnostico de TDAH e Asperger, tirei 147 no resultado... e realmente nunca dei a mínima e não afetou minha vida positivamente, o max q rolou foi ser um pouco mais cobrado na escola (minha mãe passava o laudo que tinha a info, e como escola adventista é uma bosta no geral... era previsível que iam querer um aluno perfeito.) é uma quantificação meio inútil hoje em dia, pelo menos serve pra se exibir em conversa de bar ;P
De fato é muito interessante. E concordo nas diversas inteligências. Por exemplo: um homem do campo, treinado e dotado de inteligência para saber lidar com o cultivo, a hora de plantar, colher, o quanto de água necessária, este certamente não saberia (a primeiro momento) lidar com questoes tecnológicas, ou econômicas. Assim como também estes que estão imersos em um ramo de trabalho, ou de atividade não saberia, sem o estudo, como cultivar, regar, colher, etc. Tudo realmente está no empenho do estudo e na facilidade (ou não) em aprender algum assunto. A inteligência é relativa e não objetiva.
@@Zanollo5 Meu professor de matemática/física do cursinho se formou no ensino médio com 22 anos, pois tinha dificuldade de aprendizado em exatas. Foi considerado o pior aluno da escola, porém correu atrás do prejuízo e hoje ele dá aulas para turma IME/ITA e também ministra aula na federal do meu Estado. Então não concordo com isso de nunca alcançar apesar dos esforços, a não ser que tenha algum problema mental limitante.
@@diogomarinho5998 Foda-se, vc está pensando com as emoções jovem Padawan, escola e notas não significam nada, isso não tem nada a ver com capacidade e inteligência. E todos nós sempre temos mais chances de fracassar que vencer, imagine uma pessoa burra, é duro mas é a verdade, pena que tem quem escolha viver no mundinho mágico da superação estilo vídeos motivacionais.
Átila, o teste de QI avalia, pelo meu entendimento, a manifestação da inteligência. Existe algum teste encima da relação entre a atividade do cérebro e a avaliação do QI? Você poderia fazer um vídeo sobre Défice de atenção? Mais um vídeo incrível, parabéns!!
@nerdologia, tenho uma pequena errata para vcs! Atualmente participo de um grupo de estudo e pesquisa para aluno com altas habilidades/super dotação dentro da UFPR. Não sei se o teste que vocês mencionaram para adultos esta de acordo com os dados atuais, maaas.... na realidade, adultos com QI a cima de 114 ate 129 sao considerados super dotados e a cima de 130 sao considerados geniais. Apenas uma errata quanto a numeração para o teste. No mais, tdo certinho e excelente video ^^
Vale ressaltar que testes de QI devem ser aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e aplicado por um psicólogo (uso restrito da profissão) devidamente preparado e registrado pelo conselho. Isto que fazem na internet NÃO SÃO TESTES PSICOLÓGICOS E NÃO AVALIAM QI. Um teste de inteligência é criado por pesquisadores da área da psicologia e com forte embasamento teórico e estatístico.
E mesmo assim são cheios de erros a exemplo da linha Wechsler que faz perguntas politicas e de valoração social/moral e considera para essas perguntas as respostas de proficiência como erradas enquanto considera respostas vulgares/populares e normativas como corretas, a exemplo do que vemos no WAIS-3 onde se pergunta a importância de impostos na sociedade e é listado como pontuação zero a resposta "é algo que nos obrigam" assim como consideraria pontuação zero a resposta "não-cognicão axiológica" que é a resposta de proficiência para qualquer pergunta tratando do conceito de "importância".
@@LNVACVAC tenho uma dúvida, minha amiga fez com a neuropsicologa e as perguntas foram sobre historia e geografia como ´´ quem foi o governador tal?´´ ´´ Nesse ano o que ocorreu?´´ mas achei que media o índice de inteligencia da pessoa e nao o conhecimento kkkk são conceitos diferentes, uma pessoa que é pobre e nao teve tanto acumulo de conhecimento poe ter resultado menor se as perguntas forem conteudistas e ele pode ter q.i maior
@@thalitavitoria3759 1 - Eu não acredito em conteúdismo. 2 - Essas perguntas são consideradas de conhecimentos gerais, como independentes do nível educacional. 3 - Esses tipos de perguntas dos componentes verbais são mais problematicas para pessoas com superdotação do que pessoas no centro da distribuição. 4 - Eu não conheço os exemplos que você deu. Eu conheço a fundo o WAIS 3 em PT-BR, WAIS 4 em Inglês, os RAVEN e outros instrumentos não-verbais.
@@LNVACVAC nem eu acredito em conteudismo, pq não faz sentido, aí vai lá uma pessoa com q.i baixo ou normal mas que estudou horrores e horrores tira 100% no teste, não pq ela tem alta capacidade de aprendizado e sim pq estudou mt durante a vida e enquanto outra que talvez é baixa renda não alcança uma pontuação tão boa dos conteúdos por falta de acesso ao estudo, mas tem alta rapidez em aprender e pegar um conceito novo
Esse episódio somado ao Naruhodo de crianças superdotadas, incrível. Só tenho uma observação, quando ele fala em acreditar que pode melhorar, o calculo pode ter dado essa significância mas temos que considerar a motivação para buscar estudar e correr atrás, acreditar por si só não basta em nada.
ACHO QUE É A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇAO E APRENDER, OU SEJA QUANTO MAIUS A MENTE TIVER DISPOSTA A APRENDER ALGO NOVO, MAIS INTELIGENCIA TERIA. NAO SEI, PODE SER, SÓ SINTO. FILOSOFEI.
Os exercícios criados para "treinar" o cérebro têm algum benefício como ajudar a diminuir as chances do Alzheimer ou algo do tipo, ou também é conversa?
Alguns realmente podem ajudar, como ele disse Mas outros são apenas jogos que você acaba ficando bom neles em si, mas não na capacidade cerebral que eles prometeram desenvolver
Passou dos 130, só começa a dar problema. O que deveria ajudar a ser bom resolvendo coisas, vai acabar atrapalhando no dia a dia e na vida mundana que a maioria possui. A não ser que se tenha um ambiente e um cenário muito bem direcionados e positivos às suas capacidades, ter uma inteligência substancialmente acima da média vai acabar dificultando de seguir o caminho comum em que as pessoas conquistam as coisas. O entorno é muitíssimo mais importante do que a inteligência por si só. Em linhas gerais, quanto mais longe dos 100, pior.
Um amigo meu me chamava de "QI de 2 dígitos" pq fiz 93 no teste da época, e ele fez 116. Eu dei uma dedada nas costas dele e ele caiu no chão. Disse que perdeu o movimento das pernas na hora que acertei ele. Ri muito. Viajei no comentário.
Faltou a sugestão de leitura ao final do vídeo, em particular o livro "Inteligências Múltiplas A Teoria na Prática" de Howard Gardner é muito bom para entender a evolução do conceito de inteligência.
Pensa num conteúdo topzera. Parabéns por mais um vídeo excelente. Essa avaliação de níveis de inteligência de fato pode ser algo positivo em alguns casos, mas tende a trazer muito prejuízo e sofrimento quando nos prendemos a "medir" as pessoas por ela. 💚
Eu de fato nunca entendi bem esses testes de QI, sempre deu o resultado de dois dígitos ( sim, um deu 45 e outro 60 kkkk). Mas eu pensei que deveria ter algo errado. Eu teria algum tipo de retardamento mental se fosse assim, como eu seria capaz de me formar com boas notas(menos em matemática kk), falar duas linguas estrangeiras, estudar filosofia se eu fosse burra?! Aí desisti desses testes.
Ontem fiz um teste de internet e deu 89. Sempre tive muita dificuldade com exercícios de raciocínio lógico. Neste momento estou em uma crise f*dida, como se tudo que há de errado em minha vida fizesse sentido: é porque sou burra! Não sei se rio, choro ou aceito essa triste constatação 😅
É tão complicado medir a inteligência de alguem que existem pessoas que não conseguem estudar ! Mas conseguem aprender coisas difíceis com muita facilidade. Muitas vezes por conta própria, por isto só Deus cobhece bem o que ele criou!
Atila, o livro Um Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate do Leandro Paiva apresenta um estudo com praticantes de Judo, onde após uma média de tempo de treinamento gerou um aumento de massa cinzenta desses indivíduos em relação à indivíduos não praticantes da arte marcial.
Aproveitando o assunto, poderias fazer um vídeo sobre a correlação entre xadrez e inteligência. Há um certo mito de que pessoas que jogam xadrez são inteligentes, mas não necessariamente é verdade.
@@augustoluis6888 Sim, quem leva a sério e tal. Mas é justamente isso que eu gostaria que abordassem. Já vi um artigo, embora nao lembre qual e onde, que apontava que alguns dos melhores jogadores do mundo têm um QI médio, nada extraordinário. A abordagem que eles têm em relação ao xadrez é justamente o de uma profissão normal, dedicando boa parte do seu tempo para o estudo e análise do jogo, guardando em sua memória varias posições padrão de diferentes jogos, usando essa base de dados para saber o que é que deu certo e errado no passado. É uma abordagem quase que completamente empírica, nesse caso específico. Portanto, o fator "genialidade" sai um pouco da questão.
xadrez é um jogo de lógica quem domina o xadrez n vai virar um Einstein do Séc XXI, mas vai virar um jogador fudido. Se vc conseguir prever dez jogadas, vc já ta afrente de boa parte da humanidade. Acredito q qm relaciona xadrez com inteligência cai no senso comum de "se vc domina algo, vc vai dominar todo o resto" e esquecem q a lógica do xadrez só serve no xadrez o msm vale pra arte
Martin Williams também é meu operador especialista, ele me ajudou a fazer mais de 50000reais dentro de 4 semanas de negociação com ele. Isso realmente me faz feliz.
Um bom assistente de negociação é o básico para obter lucros em Bitcoins. Eu invisto meu Bitcoin com Martin Williams e ganho $ 4000 todas as semanas Negociando com ele
Neste momento é um período muito crítico no comércio de Bitcoin, você pode obter muitos lucros com Bitcoins. É por isso que eu invisto com Martin Williams, meu especialista em comércio pessoal.
o sucesso é alcançado com muito trabalho, ou seja, enquanto opto por investir meu Bitcoin com Martin Williams, que continua me ajudando a obter um enorme lucro com meu investimento em Bitcoin.
Martin Williams continua incrível comigo, comecei os investimentos com ele desde janeiro e fiz um depósito de US $ 1500 e fiz mais de US $ 15000 investindo com ele.
@@kaue9651 MN que raiva que VCS me dão são sempre caras com fotos de L ou do Kira se achando dizendo que tiveram mais de 170 de qi numa bosta de um teste na internet plmds provavelmente você tá na média meu amg
todos os gênios da história eram fisicos, matematicos, filosofos, musicos, pintores, jogadores de xadrez, escritores e poliglotas e alguns polimatas. coincidência ?
Isso tem como melhorar com sons binaurais. O q define o tipo de inteligência, é qual lado do cérebro vc mais usa. Quem tem mais facilidade com exatas usa mais o lado esquerdo. Quem é mais capacitado na àrea de humanas usa mais o lado direito do cérebro. Se vc ouvir sons binaurais durante 1 hora por dia na frequência q resulta em 8hz, os dois lados serão ativados e desenvolverá habilidades com as duas mãos. Como consequência poderá aprender com facilidade o q vc quiser.
Na verdade essa teoria é bem noscense. Ela foi feito para consolar as pessoas, fazerem pensar que são inteligentes. Inteligência é a capacidade de aprendizagem e de compreensão. Ser inteligente significa ter uma mente afiada, um raciocínio rápido, conseguir compreender e resolver assuntos/questões/problemas de forma eficiente e rápido.
@@kevinsoarescoutinho8452 pois é, e a corporal. O cientista que criou essa teoria, pensa só porque alguém é bom em algo, é inteligente. E ele próprio criou o nome de algumas inteligências.
Fui estudar a respeito dessa teoria faz um tempo, é simplesmente ridícula, nem o psicólogo autor dela conseguia explicá-la. Ela foi muito disseminada pelo fator 'apelo emocional', todos serem inteligentes? que coisa maravilhosa! O que acontece mesmo é que quem é inteligente é bom em quase todas as "inteligências"que ele criou e quem é burro é ruim em quase todas e mediano no resto, resumindo, a inteligência é de fato uma mente "afiada"(como citou o amigo ai acima), que pensa rápido, resolve problemas e etc.
Muito bem apurado , sou estudante de psicologia ,e estou no quarto ano e queria muito que esse vídeo tivesse sido feito quando estava no terceiro semestre.
Kkkkkkk amigo, se era pra me fazer rir vc conseguiu, isso é maior que o qi de Albert Einstein, como o cara disse, a maioria dos testes de qi da internet são inválidos, os verdadeiros sao feito por psicólogos , na internet, os mais próximos são os testes de qi pagos (e olha que esses tbm são meio fajutos), pare para pensar, pq algo tão complexo é grátis? Seria certo vc acreditar nesses grátis ? Não, afinal é só um sinal de vc ter um bom raciocínio lógico, mais não se deixe elevar, isso é apenas um sinal, não a confirmação, os pagos são os mais ok, (e denovo, esses pagos ainda são meio fajutos). Só pq vc tem um qi alto não significa que vc n precisa de escola, um amigo meu fez um desses testes da internet e ele tirou 132, ele ficou tão arrogante e chato que quando ele perdia uma discussão ele sempre usava "eu sou mais inteligente doq vc, vc nem deve saber doq está falando" e advinha? Ele repitiu de ano, a arrogância dele foi tanta que ele esperou o prêmio chegar até ele, e denovo, qi é seu raciocínio lógico, meu amigo nem sabia o significado de qi, ele pensou que sabia de tudo praticamente. (Desculpa se eu ofendi alguém)
@@NaoSei23531 Vc simplesmentwe enfiou um monte de coisa que nem foi dita aqui... Primeiro, quem disse que esses testes foram de internet? Segundo, qual seria o problema de eu ter esse qi?
Muito massa o vídeo. Parabéns, Átila! Eu acho que não era a proposta, mas queria só acrescentar que o teste é só parte do resultado da avaliação psicológica e que existe muita análise qualitativa em cada caso na hora de fazer a análise dos resultados e nos outros aspectos da avaliação. Abraços! Parabéns novamente!
Fiz um teste de Q.I com uma profissional de psicologia da área, meu Q.I deu 140, ou seja, pelo vídeo eu seria um super dotado, agora eu te falo, não sou rico, não fiz nada demais na faculdade, não faço anda demais na vida. Isso me leva a conclusão que é apenas um número que não te faz menos ou mais capaz e que não adianta ter inteligência se não souber o que fazer com ela. Pra falar a verdade, eu tenho dificuldade de aprender as coisas, dificilmente pego algo de primeira.
Ja fiz testes de Q.I algumas vezes (em momentos muito distantes uns dos outros), os resultados em ordem cronológica foram: 100, 110, 115, 110, 115, 120
Átila, faz um vídeo sobre a biologia de Shingeki no Kyojin, abordando as transformações “instantâneas” em Titãs, a cura, como o portador controla o titã, como esse poder poderia ser passado e a capacidade de endurecimento. Abraço!
Átila tenho dislexia e sofro muito com isso e muita gente também você poderia fazer um vídeo sobre o tema acharia muito legal parabéns pelo trabalho
Uma coisa interessante que eu lembrei sobre a época que eu estudava essa questão de inteligência e QI é que muitos disléxicos, hiperativos e autistas têm um QI consideravelmente maior do que a média de população. Acredito que isso se dá pela necessidade de caminhos alternativos que precisam ser tomados para a criação de proficiência em atividades comuns do dia a dia, como a leitura, foco, o próprio aprendizado e etc.
@@alvaroalchaar sabe me dizer a referência dessas informações? fiquei interessado
Eu também sofro com isso
fui diagnosticado por um médico (alias, vários médicos) com dislexia e TDAH com grau médio... porém, nunca tomei nenhum medicamento, e quase sempre consegui controlar (tdah)... é bem sofrido mesmo, senti muito na faculdade de direito a dislexia... seria legal saber mais sobre esse tema.
Lucas JM dronabinol ajuda vai por mim. (:
Acabei de terminar um teste de QI que achei na internet, foram mais de 40 minutos fazendo, por fim, eu tinha que colocar meu e-mail para saber o resultado, coloquei o e-mail, aí veio a surpresa - tinha que pagar 2,99 euros para saber o resultado do teste - meu amigo, até agora tô irado viu HAHAHAHHAAHHAAH
@@arturito6344 já fiz esse teste e tive 150 pontos.....se tá me zuando né? Amigo quando eu fiz e tirei esse resultado eu fiquei tão arrogante e chato que nem percebi, esses gratuitos são tudo fajutos, ( ou nem todos afinal, eu n vi todos,) pq algo tão complexo seria grátis? A internet
É lotada de mentiras, esses testes de qi grátis, a maioria são fajutos e fojem do assunto, usam qualquer pergunta complexa pra te determinar, verdadeiros testes são chatos, demorados, sérios e repetitivos. Os melhores nesse teste tiveram 190, sério? Ok eu entendo que isso não é inteligência, é sua lógica e seu raciocínio, mais 190? Testes não determinam 100% eu sei e entendo mais realmente, na internet é muito difícil achar um teste real, leal e verdadeiro.
@@NaoSei23531 Por isso eu disse que, os testes não avaliam diretamente a sua inteligência, apenas avaliam alguns âmbitos considerados importantes, que no caso, a logica.
Isso não avalia a sua inteligência, é apenas um mais próximo que temos para nos avaliar.
Teste de QI sem um psicólogo é a mesma coisa que nada, ele que saberá a relação entre a sua idade mental e cronológica, um teste de QI é como uma prova de escola: da para colar, então já se desconsidera, pois se trata de inteligência, e não de acúmulo de conhecimento (digo isso pois, inteligência é algo subjetivo e com uma complexidade muito grande para ser medida apenas por um questionário de questões de lógica simples).
Aliás, no vídeo ele fala disso, dos diversos tipos de inteligência, e de como avaliar apenas uma (matemática por exemplo) não diz respeito a sua inteligência de modo geral, apenas tenta exprimir algo equivalente a mesma, por isso a necessidade de um psicólogo.
Bom, quando eu fiz o teste (cerca de 2 semanas atrás)
deu como 148, e eu tenho 13 anos...
Eu desconsidero, fiz apenas com o objetivo de literalmente um teste, para me divertir, queria saber "qualé" rs.
Isso também me faz questionar muito o padrão de inteligência atualmente concebido, esses dias vi uma notícia de um garoto de 10 anos que vai para a faculdade de medicina..
Eu não consigo imaginar muita coisa além de muito conhecimento que esse carinha deve ter, mas fora isso, "maturidade"? Ou idade mental...retórica, ou inteligência emocional, eu não consigo considerar ele um gênio sem nunca ter conversado com ele na vida...
Enfim, inteligência nunca foi sobre decorar o livro de história, para mim sempre foi de escrever o livro de história.
@@arturito6344 Ele é bem confiável, eu tirei 134 faz aí
@@homemaranhacabecadeteia kk, o meu fiz com psicóloga ,deu 110. Pra quem puder fazer ajuda muito para você saber mais sobre suas virtudes.
@@Otopppp12 Na verdade esse teste que o cara mandou aí não é confiável, percebi logo quando tirei 150 kkk
Átila, quando você citou "tipos de inteligência", eu logo pensei em Howard Gardner. Para ele, inteligência é "a capacidade de resolver problemas ou de criar algo que tenha valor em uma ou mais culturas". Para mim, sua teoria de múltiplas inteligências é a mais sensata, pois considera que todos são inteligentes de alguma forma. Desde que li seu trabalho, nunca mais considerei alguém "burro". Embora eu ainda acredite que "burro não é quem não sabe; burro é quem não quer aprender."
Essa teoria é uma das que mais tem críticas pelos psicólogos, que apontam que não tem nenhum embasamento científico e que servem como a astrologia, ou seja, com as pessoas acreditando por se encaixarem e identificarem em algo, junto com se sentirem mais felizes
Mano, inteligencia naturalista, pode isso?
@@cara5226 Errado, é um fato lógico.
Errado, ñ precisa ter aceitação alheia para ser inteligente, e quem ñ quer aprender, apenas é alguém que ñ quer aprender mesmo.
@@jp2mengo então os seres humanos são apenas uma espécie que quer aprender, os animais ainda não querem aprender?
Pensei que fôssemos objetivamente mais inteligentes.
Por favor, façam um vídeo sobre o gás do medo do espantalho.
Nunca te pedi nada
O gás da bad trip.
Up
UP
apoio!
Up
Achei que iria ter uma referencia ao Shikamaru em algum momento
Como assim ?
@@cayks5832 assiste naruto que vc entende
@@cayks5832 200 de qi
Vim por ele kkk
Só vim pra ver como eu chegava aos meus 200, igual ele kkkk
Realmente o nível de escolarização é fundamental. Inteligência é uma grandeza diretamente proporcional ao nível educacional de uma pessoa.
Vídeo incrível! Parabéns como sempre, Átila! São tantos fatores psicométricos a serem considerados que não podemos reduzir a discussão e usar uma pontuação em um único teste como verdade absoluta. Gostaria de acrescentar outra hipótese de inteligências: a cristalizada e a fluida. A primeira se relaciona com informações que aprendemos sobre o mundo, especialmente conhecimento adquirido por vias declarativas e explícitas. A segunda se refere a capacidades de adaptação, planejamento e flexibilidade, que remetem às nossas cognições, que podem ser desenvolvidas. Além disso, estudar é muito eficiente mesmo, especialmente quando buscamos materiais variados e estratégias diversos para realizar esse estudo. Diversidade é ótima pro cérebro!
Uma pupila do Altay? Bate ai!!
@@carolcara Adoro ele e a Aninha Arantes 😁
Inteligencia é relativa, querer aprender e assimilar te faz inteligente e a indolencia emburrece, Namorei muito na juventude usando o meu QI, perguntava para a mocinha QI vamos, não QI fica, sempre me dei bem, bom humor clareia o cerebro.
Ia fazer esse mesmo comentário quando li o seu. :D
Acredito que você vai ficando mais inteligente ao longo da vida. Vai descobrindo que pode se tornar autônomo e didático, metódico, criativo e vai evoluindo em várias frentes. Genialidade é a vontade de despertar o seu gênio! Grata!
Veja só a qualidade do ensino e a fluidez do conhecimento no século XXI, mas é óbvio que não se pode medir inteligência em dezenas, isso é tudo que o ser humano construiu em milênios.
Saudade do Átila no nerdologia! 😢😢❤❤
Meu psiquiatra suspeita que tenho TDAH, infelizmente tive que parar o tratamento por falta de grana, mas ele tava com quase certeza, inclusive ia me encaminhar para um neurologista para fazer exames. Sempre tive dificuldade com a leitura, eu leio e parece que sou cego, é como se não tivesse enxergando o que estou lendo, pois as palavras parecem não fixar na minha mente como imagens, porém gravo pelo som da minha voz, por isso as vezes ler em voz alta me ajuda, mas na maioria das vezes leio uma frase e na metade dela ja nem lembro o que estava lendo. Isso é nítido com leituras que não geram imagens mentais, como textos científicos, porém com livros de literatura tenho mais facilidade, onde vc vai lendo e imaginando a situação que esta ocorrendo na sua cabeça.
Pfv, façam um vídeo falando de desrealização e despersonalização
Nerdologia: desrealização e despersonalização
SIM
Você pode ensinar a pessoa qualquer coisa, menos ter vontade de aprender.
Dá pra passar isso pra uma pessoa sim kkk
@@SuperBisarro isso seria necessidade ou incentivo mas a pessoa não quer "realmente" saca?
O interesse tem que ser gerado de alguma forma
jaisiaiaiaw uau
Discordo, já vi professores q conseguiram fazer eu ter vontade de aprender conteúdos q antes eu achava um saco. O próprio Átila, já conseguiu várias vezes fazer eu me interessar por conteúdos q eu não curtia.
meu deus, que vídeo incrível, agora sim fico muito mais motivada sabendo que ESTUDAR é o segredo para aumentar o QI, realmente, na frase de Einstein "1% é inteligência, 99% é estudo", alguma coisa assim, é perceptível que a maioria das pessoas com QI acima da média são as que mais estudam, como a Marilyn Vos Savant, ela tem um QI de 210, por aí, os livros que ela produzia eram muito complexos, (pelo que eu acho), os estudiosos, matemáticos, graduados, etc... gostavam do conteúdo dela.
*muito informativo, amei!!!!!*
Mulher, tu tá em tudo quanto é vídeo
MDS vc tá me seguindo até no Dinah Moraes
@@harvarduniversity2221 mv. Km e
Gente dnv vc aqui moça
Sem vergonha
Fui fazer um teste e entendi porque a motivação importa
No iníciodo ano descobri através de um teste, q tenho 127 de QI, n sabia oq queria dizer já q mesmo com 17 anos eu nunca li nd sobre, vlw Atila!
Ótimo vídeo! Sou psicólogo e minha formação foi voltada à adaptação de testes de inteligência e Neuropsicologia. Tenho algumas ressalvas a fazer. A primeira é que a proposição de múltiplas inteligências não encontra dados que a corroborem cientificamente, todos estudos convergem para a inteligência como capacidade única, multifacetada, mas mesmo assim única. Há sim pessoas que tem maior facilidade em aprender a tocar instrumentos musicais, nas relações sociais e em diversas outras formas de aprendizado, porém a isto damos o nome de habilidades e não de inteligência. Segundo ponto é que QI e inteligência não são a mesma coisa, o QI é uma medida da inteligência, uma ótima medida, mas mesmo assim apenas uma medida e por isto está sujeita a falhas. Por isto o estudo pode aumentar sua pontuação nos escores de QI, assim como a exposição ao mesmo teste mais de uma vez. A aprendizagem ou o estudo de base bons não aumentam essencialmente sua inteligência e sim te permitem, entre outras coisas, melhor desenvolvimento da sua capacidade cognitiva já concedida pela herdabilidade, enquanto mesmo tendo herdado um ótimo nível de inteligência, uma educação de base precária não permitiria que vc desenvolva o ótimo dessa capacidade herdada. Terceiro e último ponto, pra parar de encher seu saco kk, há estudos que demonstram sim que a inteligência é um ótimo preditor de sucesso profissional e acadêmico. Não é uma relação perfeita, mas é de moderada a forte.
Ou seja, não importa o quanto eu me esforce vou continuar sendo burra. Obrigada
Olá Rafael Nunes. Gostaria de te fazer uma pergunta: você conhece a diferença entre metodo indutivo e dedutivo e, se conhece, o QI (oficial)se baseia no dedutivo ou no indutivo?
Excelente comentário, Rafael.
Tenho TDAH e superdotação, sou da área de TI e pelo pouco que estudei sobre o tema, quando vi o vídeo também percebi que tem algumas falhas. Tanto sobre QI quanto sobre método científico (o que me espantou um pouco vindo do Átila).
Quando ele diz que "se encontra mais QI altos no ensino superior, o que indica que o ensino melhora o QI" na verdade não apresenta causa-efeito, pois pode ser justamente o alto QI hereditário que permite o aluno ingressar mais fácil no ensino superior.
Enfim, o vídeo foi muito razo em todos os sentidos e saiu da curva padrão do Nerdologia.
A teoria das inteligências múltiplas foi desacreditada por muitos psicólogos. De toda forma, dizer o que é ou não inteligência acaba sendo inclusive uma questão filosófica, daí a possibilidade de múltiplas interpretações.
Esse fundo musical de mozart tirou minha concentração, top demais! ♥️🤩
essa cara que ouve tiktok não engana não
Essa é um dos fatos q mais me desanima sobre a vida, diferença de inteligência entre as pessoas e o fato de não poder fazer nada para reverter
Kkkkkkkk
Só gostaria de dizer algumas coisas:
1: Não, inteligência não se melhora com estudo, pelo menos não completamente, o programa Headstart usou uma nação inteira como amostra, o resumo da ópera foi: As crianças foram testadas ao entrar no programa, receberam uma baita educação e, como os sociólogos esperavam, o QI delas melhorou nos testes para a alegria de todos, mas infelizmente ao terminar o programa e/ou chegar na vida adulta os indivíduos que foram testados no final dos testes tiveram os mesmos resultados esperados no início, portanto foi um grande fracasso em escala nacional.
2 :A Hipótese das múltiplas inteligências é muito falada, mas diferente do QI, que você admite ter correlação com algumas áreas como trabalho e eficiência (faltou saúde, longetividade entre outras que também são influenciadas por QI, aliás é o maior fator psicológico que pode ser usado na predição da vida de uma pessoa) ficou popularizada única e exclusivamente por livros, infelizmente os testes com metodologia séria não conseguiram reproduzir os resultados esperados, portanto não só é uma hipótese, mas sim uma hipótese já refutada no campo científico, o que não fez o suficiente para reduzir sua popularidade ideológica, é compreensível, afinal, é a realidade que todos nós preferimos acreditar, mesmo que não seja tão real.
3: A causa e o efeito estão invertidos, pessoas não adquirem QI mais alto estudando, pessoas com QI mais alto tendem a querer estudar mais.
4: Testes com irmãos e gêmeos mostram a fortíssima correlação entre QI e herança genética.
5: Até hoje não foi possível reproduzir de forma confiável nenhum método para aumentar QI em todo o mundo, apenas métodos para reduzir QI (abuso infantil, desnutrição, etc..), e isso é uma tragédia que ninguém gosta de admitir, muito menos os cientistas da área.
6: Todo o campo da psicologia tem estado em uma certa crise nos últimos anos por causa da crise de reprodutibilidade, grande parte o conteúdo científico já estabelecido através de testes e pesquisas estão tendo dificuldades na reprodução dos mesmos resultados nos dias de hoje, curiosamente a única área da psicologia que continua com os mesmos resultados, e a mesma confiabilidade hoje é, justamente, a parte dos estudos de QI.
E não precisa ir apenas por celebridades populares que tem falado desse assunto hoje em dia como Jordan Peterson (que aliás não deixa de estar certo por ser pop), Steven Pinker mesmo que tem argumentado contra a ideoa da Tabula Rasa Também vem compartilhando estudos que demonstram a heritabilidade do QI a muito tempo.
Eu deveria editar, mas pra não ficar com o "editado" lá em cima vai outra mensagem mesmo.
A ideia das múltiplas inteligências foi proposta em 1983 e se popularizou desde então, sem nenhum estudo como base, apenas livros, é tão confiável científicamente quanto JK Rowling, mas piora: Lynn Waterhouse em 2006 fez uma pesquisa e descobriu que até 2006 não existia nenhum estudo que apoiasse a validade dessa teoria, aliás, o primeiro foi feito 23 anos depois, muito depois dessa "teoria" se popularizar e ser aceita por uma enorme porcentagem da comunidade de psicologia, só tem um problema, os resultados foram contrários ao esperado, ou seja, demonstravam que a hipótese estava errada.
Fonte: Matéria do Psychology Today: "The illusory theory of Multiple Intelligences"
Muito bom seu comentário, sobre não ser possível aumentar o qi.. tem o caso das irmãs polgar, o pai delas era da área de psicologia e achava que qualquer criança saudável q tivesse Interesse em algo e estivesse disposta a aprender poderia se tornar um gênio, o treinamento das filhas dele fez com que o cérebro das filhas tivessem mudanças físicas durante o processo, judit(a q mais se destacou entre as três) está em listas de pessoas mais inteligentes do mundo, dá uma olhada talvez te interesse
Tem o documentário da outra filha dele tbm, Susan polgar, é muito bom vale a pena conferir
Gostei dos seus comentários! O Átila, faz um contra ponto aqui no próximo Nerdologia. Acho essa discussão bastante pertinente e interessante!!!
Interessante, mostrou uma relação muito forte com escolaridade
Atila. Para o próximo vídeo eu super indico que vc procure saber um pouco sobre o movimento escoteiro. É considerado a maior/melhor escola de liderança do mundo. Todo o método pedagógico é voltado ao jovem crescer tomando a frente da sua vida e suas escolhas, aumentando a independência com consciência social. Todos os voluntários são orientados a trabalhar o físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e o social de cada jovem, atravéz do método escoteiro e aprender fazendo (e errando).
Não acho possível medir a capacidade das pessoas sem colocar em consideração os inúmeros fatores que podem modificar um teste. Afinal, mesmo que se teste em pessoas da mesma escolaridade e na mesma formação acadêmica existem fatores externos que podem (e fazem) toda a diferença, até coisas pequenas como não ter tomado café da manhã ou algo mais profundo como ter depressão ou a maneira como a pessoa foi criada em casa pode tornar ela extremamente diferente de outra pessoa com "a mesma capacidade" na hora de ser analisada. Pessoas são pessoas, não números e medidas.
_$ensational_
Tá com inveja do por que e burrq
@@viniciosbarroso2180 eu sou um genio promissor presumo, n tenho certeza meu raciocínio e bem rápido penso numa resposta em 3 segundos penso na resposta com 80% de eficacia
Boa.
Muinto boa😁
Queria ver uma série de vídeos sobre como os estímulos internos e externos em fase intrauterina influenciam em habilidades e comportamento de um ser humano na vida adulta
Atila, poderia fazer um vídeo específico sobre edição genética, CRISPR/Cas9.
Ele já fez
Eu acho que é mutável e tentei olhar para algo e gravar em um período complexo que tive e hoje em dia tenho mta facilidade em gravar as coisas, tanto que acho cursos como Direito fáceis
Teste de QI é inclusive algo para a qual dá pra se treinar, é justamente por conta desse tipo de coisa q o teste de QI mede nd mais doq sua capacidade de fazer o próprio teste, se vc se acostumar com o tipo de problema deles, pode ser incapaz de qualquer outra coisa no âmbito acadêmico mas ir mt bem nos testes de QI msm assim
não que eu discorde de você, mas o que você diz não é bem confiável, além de que se você treina pra fazer testes de QI você está indo contra a ideia original
@@Idk-dm9zg Compreendo o seu ponto, eu apenas levantei essa questão d q o teste em si não prova mt coisa por falhar em prevenir esse aspecto, eu não acho q deva ser usado como parâmetro de medida sério pra inteligência.
Quanto à validade da minha afirmação eu realmente não estava querendo refutar cientificamente nd, é meramente minha opinião misturada com minha experiência
@@AVTT13 você tem razão. Uns anos atrás em um cursinho teve um teste imbecil desse e um amigo meu tirou uma puta nota alta e foi bajulado pelo diretor. Aí perguntei pra ele como ele tinha conseguido ir bem. Só me disse que já tava acostumado a responder o tipo das questões que geralmente caem nesses testes, fazia em casa com o pai dele as vezes.
Por isso que o teste deve ser feito uma única vez.
@@Idk-dm9zg nada haver, teste de Qi é cheio de raciocínio lógico e isso se estuda, logo o teste sempre favorece o pessoal de exatas, quem estuda matemática sempre se dá bem nesses testes...
Inteligência pra mim, e acho que é a definição mais certa. É a facilidade de aprendizado, diferente de Sabedoria que é o conhecimento já adquirido independendo se a pessoa é inteligente ou não, ela pode ter se tornado sábia por esforço.
E é óbvio, que isso tem influência pra caralho de RPG.
Afinal, eu cresci jogando RPGs e meio que inverti os valores na minha cabeça, pra mim a vida é igual um RPG e não ao contrário, eu vi coisas primeiro nos jogos pra depois entender que era uma retratação da realidade.
Coisas como ter que aumentar seu nível de amizade com alguém pra desbloquear um diálogo, eu vi isso antes nos jogos, pra depois entender a aplicabilidade da vida real que de fato, tem um bloqueio na minha cabeça em perguntar certas coisas pra pessoas q n tenho intimidade, enquanto pra amigos próximos eu pergunto sem nem pensar. É curioso, a vida é um grande RPG complexo pras pessoas da minha geração.
0:39 - Eu demorei quase 3 anos pra conseguir, insistindo mensalmente, meu diploma! Durante ela é ótima... o pós, pra mim foi horrível!
Estudar é o único meio de melhorar a inteligência. Parece óbvio dizer isso, mas eu posso dizer que saí do ensino médio sem bons conhecimentos em matemática e sem facilidade em entender nada desta matéria. Encarei a faculdade de Economia, tive muitas dificuldades em partes que envolvem Matemática e Estatística, mas foi nessa dificuldade que consegui (e senti) elevar-me a um nível que jamais achei que chegaria. Se não fossem muitos estudos e insistência, além de tantos erros e a dificuldade em não ter habilidade pra matemática, não teria conseguido. Estudar vale muito a pena!
Fiz parte de uma instituição onde foi feito um teste de QI, e ele deu 114. Mas acredito, que não seja uma coisa fácil de medir. E também tenho Dislexia, não que isso vá me fazer melhor ou pior que outros! E sou a favor de um video falando sobre a Dislexia! Abraço Garfield!
um vídeo bem elaborado sobre altas habilidades/superdotação seria uma maravilha!
Muito bom o conteúdo do vídeo. Como psicólogo, crítico ao Q.I., acho que o vídeo foi bem honesto, mostrando as diversas maneiras de se entender o conceito.
Sugiro falar também sobre o efeito Flyn, que fala sobre o aumento da inteligência média na população em geral em relação às gerações. Abraços.
Átila por favor faz um nerdologia sobre meditação/mindfulness!!!
É quando vc tá na entrevista de emprego, o teste de qi entra aqui: quem indica
É vero.
Dura realidade, tá osso
Basta empreender , aí vc faz o que quiser na sua empresa.
Marcos Júnior o nome disso se chama afiliação por laços fracos. O livro o ponto de virada explica
@@jp2mengo cala a boca lebereco
Átila, faz um vídeo sobre a "consciência"
Eu fiz teste de QI anos atras com psicologa e neurologista. O teste é bem demorado e são varias aspectos analisados.
O meu foi pra determinar se eu tinha o TDAH. Posso dizer que estou contente com meu resultado mas no final não quer dizer muita coisa no seu dia a dia
Exato! Fiz pelo mesmo motivo. Meu resultado me surpreendeu mas ainda não fez grande diferença na minha vida.
Idem acabei recebendo um diagnostico de TDAH e Asperger, tirei 147 no resultado... e realmente nunca dei a mínima e não afetou minha vida positivamente, o max q rolou foi ser um pouco mais cobrado na escola (minha mãe passava o laudo que tinha a info, e como escola adventista é uma bosta no geral... era previsível que iam querer um aluno perfeito.) é uma quantificação meio inútil hoje em dia, pelo menos serve pra se exibir em conversa de bar ;P
De fato é muito interessante. E concordo nas diversas inteligências. Por exemplo: um homem do campo, treinado e dotado de inteligência para saber lidar com o cultivo, a hora de plantar, colher, o quanto de água necessária, este certamente não saberia (a primeiro momento) lidar com questoes tecnológicas, ou econômicas. Assim como também estes que estão imersos em um ramo de trabalho, ou de atividade não saberia, sem o estudo, como cultivar, regar, colher, etc. Tudo realmente está no empenho do estudo e na facilidade (ou não) em aprender algum assunto.
A inteligência é relativa e não objetiva.
Na minha opinião, a pessoa ter menos capacidade cognitiva significa apenas que ela vai ter que estudar mais pra alcançar os mesmos objetivos.
Ou nunca vai alcançar apesar dos esforços.
@@Zanollo5 Meu professor de matemática/física do cursinho se formou no ensino médio com 22 anos, pois tinha dificuldade de aprendizado em exatas. Foi considerado o pior aluno da escola, porém correu atrás do prejuízo e hoje ele dá aulas para turma IME/ITA e também ministra aula na federal do meu Estado. Então não concordo com isso de nunca alcançar apesar dos esforços, a não ser que tenha algum problema mental limitante.
@@diogomarinho5998 sim, pq seu professor representa a maioria dos casos rsrs
@@diogomarinho5998 sem falar q essa histórinha eh mais fake q a morte do Silvio Santos.
@@diogomarinho5998 Foda-se, vc está pensando com as emoções jovem Padawan, escola e notas não significam nada, isso não tem nada a ver com capacidade e inteligência. E todos nós sempre temos mais chances de fracassar que vencer, imagine uma pessoa burra, é duro mas é a verdade, pena que tem quem escolha viver no mundinho mágico da superação estilo vídeos motivacionais.
Átila, o teste de QI avalia, pelo meu entendimento, a manifestação da inteligência. Existe algum teste encima da relação entre a atividade do cérebro e a avaliação do QI? Você poderia fazer um vídeo sobre Défice de atenção? Mais um vídeo incrível, parabéns!!
@nerdologia, tenho uma pequena errata para vcs!
Atualmente participo de um grupo de estudo e pesquisa para aluno com altas habilidades/super dotação dentro da UFPR. Não sei se o teste que vocês mencionaram para adultos esta de acordo com os dados atuais, maaas.... na realidade, adultos com QI a cima de 114 ate 129 sao considerados super dotados e a cima de 130 sao considerados geniais. Apenas uma errata quanto a numeração para o teste.
No mais, tdo certinho e excelente video ^^
Tem alguma menção a dupla exepcionalidade ?
Meu teste deu 126 me sentindo inteligente agora hahahaha - quem dera 😅
Quanto mais vc busca aprender melhor !!!
Atila, seu qi é de mais de 8000!
Muito bom eu sempre tirei 135 e no mensa 165,e me acho muito normal na média, já fiz com uma pscopedagoga 165 também
Nice
Vale ressaltar que testes de QI devem ser aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e aplicado por um psicólogo (uso restrito da profissão) devidamente preparado e registrado pelo conselho. Isto que fazem na internet NÃO SÃO TESTES PSICOLÓGICOS E NÃO AVALIAM QI. Um teste de inteligência é criado por pesquisadores da área da psicologia e com forte embasamento teórico e estatístico.
E mesmo assim são cheios de erros a exemplo da linha Wechsler que faz perguntas politicas e de valoração social/moral e considera para essas perguntas as respostas de proficiência como erradas enquanto considera respostas vulgares/populares e normativas como corretas, a exemplo do que vemos no WAIS-3 onde se pergunta a importância de impostos na sociedade e é listado como pontuação zero a resposta "é algo que nos obrigam" assim como consideraria pontuação zero a resposta "não-cognicão axiológica" que é a resposta de proficiência para qualquer pergunta tratando do conceito de "importância".
@@LNVACVAC tenho uma dúvida, minha amiga fez com a neuropsicologa e as perguntas foram sobre historia e geografia como ´´ quem foi o governador tal?´´ ´´ Nesse ano o que ocorreu?´´ mas achei que media o índice de inteligencia da pessoa e nao o conhecimento kkkk são conceitos diferentes, uma pessoa que é pobre e nao teve tanto acumulo de conhecimento poe ter resultado menor se as perguntas forem conteudistas e ele pode ter q.i maior
@@thalitavitoria3759 1 - Eu não acredito em conteúdismo. 2 - Essas perguntas são consideradas de conhecimentos gerais, como independentes do nível educacional. 3 - Esses tipos de perguntas dos componentes verbais são mais problematicas para pessoas com superdotação do que pessoas no centro da distribuição. 4 - Eu não conheço os exemplos que você deu. Eu conheço a fundo o WAIS 3 em PT-BR, WAIS 4 em Inglês, os RAVEN e outros instrumentos não-verbais.
@@thalitavitoria3759 Derivações do modelo CHC consideram inteligência cristalizada, e consequentemente envolvem conhecimentos gerais.
@@LNVACVAC nem eu acredito em conteudismo, pq não faz sentido, aí vai lá uma pessoa com q.i baixo ou normal mas que estudou horrores e horrores tira 100% no teste, não pq ela tem alta capacidade de aprendizado e sim pq estudou mt durante a vida e enquanto outra que talvez é baixa renda não alcança uma pontuação tão boa dos conteúdos por falta de acesso ao estudo, mas tem alta rapidez em aprender e pegar um conceito novo
Esse episódio somado ao Naruhodo de crianças superdotadas, incrível. Só tenho uma observação, quando ele fala em acreditar que pode melhorar, o calculo pode ter dado essa significância mas temos que considerar a motivação para buscar estudar e correr atrás, acreditar por si só não basta em nada.
" Roger, o cara de QI 200 " kkkk sdds desse quadro no the noite
Ele tem 170 se não me engano
Tudo que eu queria era essa playlist que o Átila usa nos videos, essa de musicas clássicas, ele tb usa nos videos sobre câncer... Compartilha aí Átila
QI do Átila:
"É mais de 8 mil!"
ACHO QUE É A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇAO E APRENDER, OU SEJA QUANTO MAIUS A MENTE TIVER DISPOSTA A APRENDER ALGO NOVO, MAIS INTELIGENCIA TERIA. NAO SEI, PODE SER, SÓ SINTO. FILOSOFEI.
Os exercícios criados para "treinar" o cérebro têm algum benefício como ajudar a diminuir as chances do Alzheimer ou algo do tipo, ou também é conversa?
Alguns realmente podem ajudar, como ele disse
Mas outros são apenas jogos que você acaba ficando bom neles em si, mas não na capacidade cerebral que eles prometeram desenvolver
Passou dos 130, só começa a dar problema. O que deveria ajudar a ser bom resolvendo coisas, vai acabar atrapalhando no dia a dia e na vida mundana que a maioria possui. A não ser que se tenha um ambiente e um cenário muito bem direcionados e positivos às suas capacidades, ter uma inteligência substancialmente acima da média vai acabar dificultando de seguir o caminho comum em que as pessoas conquistam as coisas. O entorno é muitíssimo mais importante do que a inteligência por si só. Em linhas gerais, quanto mais longe dos 100, pior.
Eu costumo medir o QI com uma trena.
Vdd, o meu deu 15
@@rezenhasqn8308 kk tava medindo o pal era kkkk
@@ValifeGood 35 meu filho 😎
@@rezenhasqn8308 0,1
anos luz
Kkkkkkkkkkkkkkk... um gênio!
Átila faz um vídeo sobre géis que tiram a dor na hora, curativos rápidos e auto socorro no futuro
Sonhar sempre é um sinal de inteligência ?
Meu cachorro sonha
tô gostando dessa série de Coach...
Um amigo meu me chamava de "QI de 2 dígitos" pq fiz 93 no teste da época, e ele fez 116. Eu dei uma dedada nas costas dele e ele caiu no chão. Disse que perdeu o movimento das pernas na hora que acertei ele. Ri muito. Viajei no comentário.
Wtf kkkk
Selo "Aconteceu pra kralho" hahahahaha
@@alca-techsoftwarestudio9140 é verdade, eu era o amigo. Kkkkkk
Verdade eu era o teste
Mano pior que isso já aconteceu comigo eu empurrei as costas do meu amigo ele caiu no chão falou que perdeu os movimentos kkkkk eu rir pra krl tb
Faltou a sugestão de leitura ao final do vídeo, em particular o livro "Inteligências Múltiplas A Teoria na Prática" de Howard Gardner é muito bom para entender a evolução do conceito de inteligência.
Nerdologia por favor, faça um vídeo sobre a série when they see US da Netflix assunto interessante.
Pensa num conteúdo topzera. Parabéns por mais um vídeo excelente. Essa avaliação de níveis de inteligência de fato pode ser algo positivo em alguns casos, mas tende a trazer muito prejuízo e sofrimento quando nos prendemos a "medir" as pessoas por ela. 💚
Exato.
Eu de fato nunca entendi bem esses testes de QI, sempre deu o resultado de dois dígitos ( sim, um deu 45 e outro 60 kkkk). Mas eu pensei que deveria ter algo errado. Eu teria algum tipo de retardamento mental se fosse assim, como eu seria capaz de me formar com boas notas(menos em matemática kk), falar duas linguas estrangeiras, estudar filosofia se eu fosse burra?! Aí desisti desses testes.
Sinto-me assim também, pensei que eu fosse o único. Não tenho deficiência intelectual, mas minhas pontuações nos testes são baixas.
Ontem fiz um teste de internet e deu 89. Sempre tive muita dificuldade com exercícios de raciocínio lógico.
Neste momento estou em uma crise f*dida, como se tudo que há de errado em minha vida fizesse sentido: é porque sou burra!
Não sei se rio, choro ou aceito essa triste constatação 😅
É tão complicado medir a inteligência de alguem que existem pessoas que não conseguem estudar ! Mas conseguem aprender coisas difíceis com muita facilidade. Muitas vezes por conta própria, por isto só Deus cobhece bem o que ele criou!
Eu achando que testes de Q.I só mediam a capacidade das pessoas de fazerem um teste de Q.I
no mundo corporativo ele mede quem tem a indicação mais forte para o cargo kk entendeu a referencia?
Essa nova série, assim como a anterior, está sensacional. Parabéns Atila e equipe! 🙂
Minha mãe sempre dizia que QI é Quem Indica...
Kkkkkkkkkkkk só assim se consegue emprego aq
Né kkkk
Atila, o livro Um Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate do Leandro Paiva apresenta um estudo com praticantes de Judo, onde após uma média de tempo de treinamento gerou um aumento de massa cinzenta desses indivíduos em relação à indivíduos não praticantes da arte marcial.
Twofirst, meu Qi é 139 em língua, ingreis eu rebemto
Kkkkkkkk você é um gênio
@@lucioelfothiago6209 ubrigado
Kkkkjjkkkkk
C vc fez na internet, desculpa mas ele não está valendo.
@@joaovieira4501 fis sim
Essa série de vídeos tá me ajudando mais que as matérias da faculdade de psicologia KKKK
formada em nerdologia
Por onde eu posso fazer o teste de QI oficial?
Tbm queria saber ;-;
Nerdologia, cada dia mais o trabalho de vcs está melhor e mais completo.
O que mais causa aumento do QI é a curiosidade! (E vontade de sanar ela, claro)
E também é aquilo que mais mata o gato
Eu... Nerd e estudante de psicologia, aprovo e muito esse canal kkkkkk
Aproveitando o assunto, poderias fazer um vídeo sobre a correlação entre xadrez e inteligência. Há um certo mito de que pessoas que jogam xadrez são inteligentes, mas não necessariamente é verdade.
Pessoas que jogam xadrez são inteligentes em jogar xadrez.
@@augustoluis6888 Sim, quem leva a sério e tal. Mas é justamente isso que eu gostaria que abordassem. Já vi um artigo, embora nao lembre qual e onde, que apontava que alguns dos melhores jogadores do mundo têm um QI médio, nada extraordinário. A abordagem que eles têm em relação ao xadrez é justamente o de uma profissão normal, dedicando boa parte do seu tempo para o estudo e análise do jogo, guardando em sua memória varias posições padrão de diferentes jogos, usando essa base de dados para saber o que é que deu certo e errado no passado. É uma abordagem quase que completamente empírica, nesse caso específico. Portanto, o fator "genialidade" sai um pouco da questão.
xadrez é um jogo de lógica
quem domina o xadrez n vai virar um Einstein do Séc XXI, mas vai virar um jogador fudido. Se vc conseguir prever dez jogadas, vc já ta afrente de boa parte da humanidade. Acredito q qm relaciona xadrez com inteligência cai no senso comum de "se vc domina algo, vc vai dominar todo o resto" e esquecem q a lógica do xadrez só serve no xadrez
o msm vale pra arte
seria bom falar sobre o livro "A Falsa Medida do homem" do Stephen Jay Gould. Acho que poderia ter um nerdologia só para isso
Fico curioso em saber como estimam o QI de figuras importantes do passado como galileu galilei.
Eu já ouvi dizer que Isaac Newton tinha um QI muito mais elevado do que Einstein, por exemplo. Até porque o QI do Einstein é bem "normal" pra gênios.
Poxa Átila, tive uma prova de psicologia hoje, e um dos temas era liderança! Era pra ter postado antes.
Martin Williams também é meu operador especialista, ele me ajudou a fazer mais de 50000reais dentro de 4 semanas de negociação com ele. Isso realmente me faz feliz.
Um bom assistente de negociação é o básico para obter lucros em Bitcoins. Eu invisto meu Bitcoin com Martin Williams e ganho $ 4000 todas as semanas Negociando com ele
Neste momento é um período muito crítico no comércio de Bitcoin, você pode obter muitos lucros com Bitcoins. É por isso que eu invisto com Martin Williams, meu especialista em comércio pessoal.
o sucesso é alcançado com muito trabalho, ou seja, enquanto opto por investir meu Bitcoin com Martin Williams, que continua me ajudando a obter um enorme lucro com meu investimento em Bitcoin.
Martin Williams continua incrível comigo, comecei os investimentos com ele desde janeiro e fiz um depósito de US $ 1500 e fiz mais de US $ 15000 investindo com ele.
@@alvaromario9450 Nossa isso é incrível. Como posso começar a negociar com Martin?
Aprendendo Inteligência, livro simples que aborda parte desse assunto.
Pelos testes de QI da internet todo mundo é gênio 🤣🤣🤣
Se você procurar bem, tem alguns bem completos sim.
Em todas da internet eu tirei mais de 175 de qi
Mas não deve passar dos 110
@@kaue9651 MN que raiva que VCS me dão são sempre caras com fotos de L ou do Kira se achando dizendo que tiveram mais de 170 de qi numa bosta de um teste na internet plmds provavelmente você tá na média meu amg
@@nsei686 eu sei ué kkkk
Eu ainda vou ver todos (ou quase todos) os vídeos desse canal, aprendo muito com seus vídeos
todos os gênios da história eram fisicos, matematicos, filosofos, musicos, pintores, jogadores de xadrez, escritores e poliglotas e alguns polimatas. coincidência ?
Faz um vídeo de autoconhecimento ou inteligente emocional
A teoria das inteligências multiplas me parece mais um consolo pra profissionais.
Isso tem como melhorar com sons binaurais. O q define o tipo de inteligência, é qual lado do cérebro vc mais usa. Quem tem mais facilidade com exatas usa mais o lado esquerdo. Quem é mais capacitado na àrea de humanas usa mais o lado direito do cérebro. Se vc ouvir sons binaurais durante 1 hora por dia na frequência q resulta em 8hz, os dois lados serão ativados e desenvolverá habilidades com as duas mãos. Como consequência poderá aprender com facilidade o q vc quiser.
To concordando com você. Inteligencia naturalista? Isso nem sequer faz sentido.
Na verdade essa teoria é bem noscense.
Ela foi feito para consolar as pessoas, fazerem pensar que são inteligentes.
Inteligência é a capacidade de aprendizagem e de compreensão. Ser inteligente significa ter uma mente afiada, um raciocínio rápido, conseguir compreender e resolver assuntos/questões/problemas de forma eficiente e rápido.
@@kevinsoarescoutinho8452 pois é, e a corporal.
O cientista que criou essa teoria, pensa só porque alguém é bom em algo, é inteligente. E ele próprio criou o nome de algumas inteligências.
Fui estudar a respeito dessa teoria faz um tempo, é simplesmente ridícula, nem o psicólogo autor dela conseguia explicá-la. Ela foi muito disseminada pelo fator 'apelo emocional', todos serem inteligentes? que coisa maravilhosa! O que acontece mesmo é que quem é inteligente é bom em quase todas as "inteligências"que ele criou e quem é burro é ruim em quase todas e mediano no resto, resumindo, a inteligência é de fato uma mente "afiada"(como citou o amigo ai acima), que pensa rápido, resolve problemas e etc.
Nerdologia em altaaaaa
Vc é igual meu professor de física, fala fala e eu não entendo quase nada
Muito bem apurado , sou estudante de psicologia ,e estou no quarto ano e queria muito que esse vídeo tivesse sido feito quando estava no terceiro semestre.
Meu QI deu 560 pois assisti e compreendi todos os episódios da série Rick and morty
Fato, Rico e morto torna as pessoas mais inteligentes...
Assim Como assistir Escuro e assistir o canal memes existências.
Átila faz um nerdologia sobre john locke
*título* : "O Que Mede o Teste de QI?"
-O QI, Creio Eu-
Este canal é sensacional. Caí meio que de paraquedas nele. Mas que bela queda!
Ja fiz 3 testes de qi diferentes, o primeiro deu 174, o segundo 156, e o terceiro 162... Ou seja, 164. Acho que estou bem kkkk
Eu só dou gênio nos testes SKKSKSKS
Testes de Q.i da internet não são válidos, o profissional que aplica testes de Q.i são os psicólogos.
@@GabrielRibeiro-ky2mc claro, pq os da internet nao sao feitos por psicologos kkkkkk
Kkkkkkk amigo, se era pra me fazer rir vc conseguiu, isso é maior que o qi de Albert Einstein, como o cara disse, a maioria dos testes de qi da internet são inválidos, os verdadeiros sao feito por psicólogos , na internet, os mais próximos são os testes de qi pagos (e olha que esses tbm são meio fajutos), pare para pensar, pq algo tão complexo é grátis? Seria certo vc acreditar nesses grátis ? Não, afinal é só um sinal de vc ter um bom raciocínio lógico, mais não se deixe elevar, isso é apenas um sinal, não a confirmação, os pagos são os mais ok, (e denovo, esses pagos ainda são meio fajutos). Só pq vc tem um qi alto não significa que vc n precisa de escola, um amigo meu fez um desses testes da internet e ele tirou 132, ele ficou tão arrogante e chato que quando ele perdia uma discussão ele sempre usava "eu sou mais inteligente doq vc, vc nem deve saber doq está falando" e advinha? Ele repitiu de ano, a arrogância dele foi tanta que ele esperou o prêmio chegar até ele, e denovo, qi é seu raciocínio lógico, meu amigo nem sabia o significado de qi, ele pensou que sabia de tudo praticamente. (Desculpa se eu ofendi alguém)
@@NaoSei23531 Vc simplesmentwe enfiou um monte de coisa que nem foi dita aqui... Primeiro, quem disse que esses testes foram de internet? Segundo, qual seria o problema de eu ter esse qi?
Muito massa o vídeo. Parabéns, Átila! Eu acho que não era a proposta, mas queria só acrescentar que o teste é só parte do resultado da avaliação psicológica e que existe muita análise qualitativa em cada caso na hora de fazer a análise dos resultados e nos outros aspectos da avaliação. Abraços! Parabéns novamente!
Fiz um teste de Q.I com uma profissional de psicologia da área, meu Q.I deu 140, ou seja, pelo vídeo eu seria um super dotado, agora eu te falo, não sou rico, não fiz nada demais na faculdade, não faço anda demais na vida.
Isso me leva a conclusão que é apenas um número que não te faz menos ou mais capaz e que não adianta ter inteligência se não souber o que fazer com ela.
Pra falar a verdade, eu tenho dificuldade de aprender as coisas, dificilmente pego algo de primeira.
QI é um potencial. Não é uma sentença.
cara eu também, tive o QI medido por um profissional e o resultado foi 154, mas eu n sou nada demais, no máximo acima da média
Ou você colou no teste.
@@blackdog3568 não existe colar nesse tipo de teste rsrsr
@@fabioqueiroz8022
Kkkkk
To amando esses episódios.
Segundo a Internet, tenho o mesmo QI de Bill Gates. Mas que blasfêmia
E menor que o do Roger (Ultraje a Rigor) kkkkk
Você não teria um qi estimado em 200?
E sendo considerado o maior cientista da história e uma das pessoas mais brilhantes que já pisaram na terra.
Certamente, meu caro @@carloseduardosantossilva6630
@@jcksn8711 então o seu qi é superior ao de Bill Gates, bem superior na verdade.
@@carloseduardosantossilva6630 Bill Gates tem 160
Ja fiz testes de Q.I algumas vezes (em momentos muito distantes uns dos outros), os resultados em ordem cronológica foram: 100, 110, 115, 110, 115, 120
Eu fiz 2, e em nenhum deles deu menos do que 123.
0:13 e não faço ideia do meu QI! 😂😂😂
www.testeqi.com.br/teste-de-qi
Mesmo com isso, ainda não faço ideia do meu também kkk.
Átila, faz um vídeo sobre a biologia de Shingeki no Kyojin, abordando as transformações “instantâneas” em Titãs, a cura, como o portador controla o titã, como esse poder poderia ser passado e a capacidade de endurecimento. Abraço!