falha 10:54 antes do Reino de Portugal houve o Condado Portucalense(com território menor ao apresentado na imagem), não foi mencionado a batalha de São Mamede em 1128, considerada por muitos a verdadeira data da fundação de Portugal e que permitiu alavancar a conquista do oeste peninsular aos mouros
Também acho que faltam muitos dados do lado da Reconquista Cristã feita pelos Portugueses ... que os historiadores espanhóis omitem ou dão pouquíssimo relevo !... ( Nunca nos perdoaram o termos querido ficar independentes ) !... E nota-se a incidência da perspectiva espanhola nos relatos de Reconquista ... Infelizmente é a única pespectiva que muitos estudiosos seguem ... Já observei isso noutros relatos ... Que mesmo sendo bons trabalhos , como é o caso deste , contudo não deixam de estar incompletos ...
Parabéns pela dublagem e pela produção do vídeo, a Reconquista foi um marco grande na história,e muitas coisas que os árabes influenciaram na península ibérica foram a introdução do papel,a arte em arabesco,nomes com adjetivo al (algodão, almirante, álgebra, albatroz, almoço) e o legado náutico,por isso séculos mais tarde Portugueses e Espanhóis Seriam Pioneiros nas Grandes Navegações.
com certeza, ouvir esta narração é muito marcante, principalmente quando se já passou por estes lugares, semana passada estive em Poitiers, e ainda se vê as marcas das batalhas por lá.
Todas AS PALAVRAS,Iniciadas Em,AL,Por EXEMPLO Almada Àquela CIDADE Em FRENTE A LISBOA,TALVEZ MILHARES De PALAVRAS Em AL..Almeirim,Aljustrel,ALCABIDECHE,Alcântara,Almeirim Almourol,O CASTELO De Almrourol,Almendra ,ALENTEJO,ALGARVE,Alenquer,ALHANDRA,Almeida;ALAMBIQUE ,Almanaque,Alma Gêmea.....kkkkk
Vídeo fantástico. Quanta riqueza de detalhes e informações sobre a reconquista. Impressionante os mulçumanos terem ficado 8 séculos por lá. Seria legal um vídeo sobre a influência árabe na cultura, gastronomia, arquitetura, artes e etc da região ibérica.
Muito obrigado pelo elogio @lelecopeteleco ! Muito obrigado também pela sugestão. Concordo que seria um vídeo muito legal sim. Já tá na lista! 😉 Abraço!!!
LÓGICO QUE,Os POVOS De PORTUGAL E ESPANHA,São UMA MISTURA De POVOS ÁRABES Ou MUÇULMANOS,E POVOS EUROPEUS. AFINAL;MUITOS FRANCESES E DOUTROS PAÍSES Da EUROPA,VIERAM AJUDAR Os Reis ESPANHA E De PORTUGAL,Para Expulsar Os MUÇULMANOS Ou MOUROS...ENFIM,MUITOS ÁRABES Ou MUÇULMANOS,APÓS A Conquista de TODA A PENÍNSULA IBÉRICA,FICARAM POR LÁ,Na TERRA IBÉRICA...AFINAL Os ÁRABES Ou MUÇULMANOS,DOMINARAM QUASE MiL ANOS O ,QUE HOJE É PORTUGAL E ESPANHA..Ou SEJA ,A PENÍNSULA IBÉRICA....kkkkk
15:08 Reparei que em 1480, enquanto Espanha estava ocupada no que restava de território mouro. Os portugueses já tinham iniciado em 1415 as grandes navegações com a conquista de Ceuta aos mouros. A Espanha só iniciaria as grandes navegações em 1492. 🤔
@@capitaonemo7216 Acontece que as ilhas das canárias já eram conhecidas na antiguidade clássica e foram redescobertas em 1336 por Portugal. “em 1344 a Santa Sé estabeleceu o reinado das Canárias, à frente do qual colocou D. Luís de La Cerda. No entanto, este reinado nunca passou de um simples projeto pois não havia meios para o manter e os estados ibéricos, a quem o Papa solicitara apoio, negaram sempre auxílio. Quer Afonso XI de Leão, quer Afonso IV de Portugal alegavam que as Canárias lhes pertenciam. “ Ainda a Espanha não existia como nação.
É isso mesmo @César Marinho Sp ! Os portugueses já tinham começado as suas explorações pelo Atlântico bem antes da reconquista ter sido concluída. Em 1402, os Normandos do norte da França lançam uma expedição para as Ilhas Canárias reconhecendo a suserania da Coroa de Castela, mas a primeira expedição financiada pela Coroa de Castela foi a de Colombo em 1492. Abraço!
O facto de Portugal ter terminado, no início do Século XV, a reconquista, adicionando ao facto do seu maior recurso ser o mar, à necessidade de uma nova rota para a índia, cuja especiaria era controlada pelos muçulmanos, genovenses e venezianos, fazia ser necessário para a Coroa lusitana, livre de problemas políticos, com alguma superioridade marítima, a ida à conquista de algo que, na época, sabiam que lhes dariam um enorme controlo: ter a Rota da Seda para si a um bom custo. Até que foi extremamente oportuno e inteligente por parte dos Reis de Portugal seguir avante nessa empreitada, nesse contexto político.
@@capitaonemo7216 qual é a sua dúvida. Não é se quiser, Castela surgiu antes da Espanha. E efectivamente os portugueses tinham chegado às Canárias em 1338. Entretanto as Canárias passaram para a autoridade do Papa. Entretanto no tratado de Alcáçovas Portugal, aceitou o domínio das canárias para Espanha. Quanto a Ceuta, ficou no domínio espanhol por vontade própria. Quando se deu a revolução de 1640, foi restaurada a independência de de Portugal, Ceuta optou por ficar sob a soberania de Espanha.
Eu já vi esse vídeo umas 10x, sempre me emociono, é simplesmente o melhor vídeo, é tão bem narrado que você consegue quase que visualizar cada batalha, consegue compreender a importância de cada reino, e como foi difícil a reconquista. Simplesmente esplêndido.
Vídeo muito bom, gratidão pelo trabalho e que Deus abençoe nossas nações brasileira, portuguesa e espanhola não se esquecendo de nossos irmãos árabes, amém!...
@Duno Long Árabe é uma etnia, além de uma língua cuja predominância está nos mais de 20 países onde são maioria, incluindo a Arábia Saudita. Quando eu os chamo de irmãos é porque, do meu ponto de vista, todos os seres humanos são irmãos perante Deus, é o que eu penso e torço para que nunca mais haja guerra entre nós. Contando também, claro, eu ter um pouco de sangue árabe que descobri recentemente. pt.wikipedia.org/wiki/Árabes
@Duno Long Pelo visto você está iludido, pois, além do meu ponto de vista, que é claramente pessoal, você parece querer negar que árabe é uma etnia e língua. Mas, aí é um problema teu, o teu auto-engano não me afeta.
Muito bem composto e pesquisado este vídeo. No entanto, contem uma omissão gravíssima: O Condado Portucalense -- que está na origem da subsquente formação do reino de Portugal em 1139 -- foi fundado por Vímara Peres em 868, tornando-se vassalo de Alfonso III, Rei das Astúrias. O Reino da Galiza, apesar de ter existido no tempo dos Suévos, formou-se novamente somente após a morte de Afonso III, assim como os reinos de Leão e Castela. E outra coisa: os povos que invadiram a península ibérica em 711 não eram étnicamente árabes, mas sim predominatemente berbéres que se tinham convertido ao Islão.
Entendo seu ponto de vista, mas acho que não havia mesmo necessidade de explicar esse início do Condado Portucalense em 868, pois o vídeo é sobre a reconquista cristã e não sobre a formação do Estado português. 868 é uma luta de cristãos contra cristãos, e não contra os mouros.
@@rogerioravara1 Pois é precisamente porque o vídeo é sobre a reconquista cristã que deveria ter sido incluída a formação do Condado Portucalense! O estabelecimento desse condado por Alfonso III, Rei das Astúrias -- assim recompensando Vímara Peres, e os seus cavaleiros e homens d'armas, pela valentia demonstrada contra os usurpadores norte-africanos -- integra-se nesse movimento de reconquista e, portanto, fez parte integral dessa luta para reconquistar as antigas terras cristãs, e as libertar do domínio mouro. Note que tanto o Bispado do Porto como o de Braga -- a antiga capital do reino Suévico da Galiza, que foi quase completamente destruída pelos mouros durante a invasão muçulmana da península -- são dos mais antigos da Europa, pois datam do início da época Cristã (primeiro século depois de Cristo)!
E outra coisa: O conhecimento da data da criação do Condado Portucalense é de uma importância fundamental não somente no contexto da subsequente formação do Reino de Portugal mas sobretudo ajuda a demonstrar um erro muito comum em relação ao suposto domínio mouro na Península Ibérica, em geral, e em Portugal, particularmente! Muita gente, devido a uma grandíssima falta de conhecimento sobre a História de Portugal, continua a acreditar nessa falácia dos "700 anos de presença moura em Portugal". Parecem desconhecer que, com o estabelecimento do Condado Portucalense em 868 e subsequente estabelecimento do Condado de Coimbra por Hermenegildo Guterres algumas décadas mais tarde -- assim estabelecendo os limites sul do Reino da Galiza-Leão até ao Rio Mondego -- todas essa terras passaram para domínio cristão. Por finais do séc XIII, mais de dois terços da península tinham sido liberados da presença muçulmana!
O foco do vídeo é mostrar a reconquista, então inúmeros condados foram omitidos, entre eles o condado portucalense. Mas é porque esse não é o objetivo do vídeo
Quero parabenizar o dono do canal. Fantástico. Sou formado em historia e, pela primeira vez, vejo um canal bem sucinto e super explicativo e com riquezas de detalhes. Meus parabéns! Seguindo, de hoje e sempre!!
Um dos momentos históricos mais incríveis da história européia, que culminou com as grandes navegações e a descoberta do Brasil. Sob essa perspectiva, recomendo a todos o maravilhoso documentário "Brasil: A última Cruzada".
As história dos reinos ibéricos(hj Portugal e Espanha) são simplesmente sensacionais. Uma história de fé, heroísmo, honra, bravura, guerra e perseverança. Infelizmente pouco ou quase nada se fala ou se ensina sobre esse q foi um dos maiores acontecimentos da nossa história, a reconquista ibérica, fato q mudou os rumos da humanidade. Tenho muito orgulho de ser espanhol e da rica história dos reinos q deram origem ao país e de seus bravos guerreiros, grandes Santos e belos exemplos de bravura, honra e fé. ¡Santiago y cierra, España
Una pequeña Rectificación. Asturias ( primero) , luego León, Castilla, Navarra, Aragon, Portugal ... España todavía no existía como Reino. Eso lo sabemos todos. A menos que hablemos de Hispania como conjunto y que incluía también a Portugal.
@@hectorfleed7Soy brasileño y defenderé la valentía de Portugal en la península Ibérica desde la formación de la nación hasta sus antecedentes ,Lusitania ya existía en la península Ibérica desde el Neolítico y abarcaba toda la parte de Portugal, y son sus antecedentes, llegó mucho antes de que Roma descubriera la península y la llamara Hispania. 🇵🇹🇧🇷🫸🏻🕳️🇪🇦
@@EmelyPerei Lusitania era Lusitania y Portugal es Portugal, lo mismo que Hispania era Hispania y un largo etc...Y para mas señas Lusitania no corresponde EXACTAMENTE al actual territorio de Portugal visto que le faltaba el Norte. Además el Noreste se situaba en lo que es hoy Extremadura. Su capital era de hecho Emerita Augusta ( hoy Mérida) situada en Extremadura. Dejemos cada cosa en su tiempo. Por último el nombre Lusitania lo adjudicaron los Romanos en homenaje a los pueblos que llamaban Lusitanos. Lo que no se es si ellos mismos se llamaban así. El concepto de nación no era como lo es hoy. Los Hispanos no se conocían ellos mismos como Hispanos, los Galos tampoco. Solamente empezaron a tener cierta fiebre patriótica cuando Vercingetorix se enfrentó a las tropas de Cesar. Lo que si es seguro es que Roma admiraba a los Guerreros Lusitanos como también admiraban a los Belgas a los que Cesar consideraba los mas bravos de los Galos. Pero todo eso es historia antigua, y coloquemos cada cosa en su periodo. Lusitania era una provincia Romana, Portugal se fundo alrededor del Primer Milenio. Mejor no mezclar uno con lo otro.
@@EmelyPerei Y hagamonos una pregunta. ¿Como sería hoy el mapa si los Arabes hubieran conseguido invadir Asturias? ¿Se habría iniciado la llamada Reconquista? ¿Se llamaría la Península España? ¿Habría 2 paises o uno solo? Como se llamarían? Casi seguro que el mapa no sería el mismo. Posiblemente se seguiría llamando Al-Andalus o quizás habrían sido expulsados los Arabes pero los acontecimientos habrían sido distintos. Los mas seguro es que no hubiera habido un Reino de Castilla p de Aragón. Posiblemente Portugal se llamara Lusitania.... Lo que quiero decir con todo esto es que el no sería lo que es hoy sin aquel Reino de los Astures. Un acontecimiento lleva a otro, como un efecto dominó.
Cara, normalmente, nem curto vídeo, mas esse é sensacional e mereceu muito! Imagino o trabalho que deu pra juntar todos esses dados e colocá-los em ordem cronológica. Bela pesquisa! Parabéns pelo capricho!!
Como cristão eu me emociono com esse vídeo. Toda honra e toda glória ao Reino das Asturias pelo início da reconquista cristã e a todos os cristãos que lutaram pela retomada da península ibérica em nome do Senhor Jesus!
Mas um excelente video meu amigo , vemos a importância que foi esse movimento na Historia do , como mudou o que poderia ser o Brasil hoje talvez uma Turquia 2.0 kkk. Apesar de todos os acontecimentos dou Graças a Deus o Brasil ser um pais Cristão.
Valeu @Jou ! Fico feliz que tenha gostado!!! 😃 Exatamente, tudo poderia ser muito diferente hoje se tudo isso não tivesse acontecido. Muito obrigado pelo seu comentário! Grande abraço amigo!!!
Antes demais o meu apreço pelo video. Depois quero também dizer que a nova onda de youtuberes brasileiros e ainda bem, estão agora a dar mais atenção à História de Portugal que afinal é também a sua. Para a grande maioria dos portugueses do meu tempo, tenho setenta e três anos, esta parte da nossa História, aprendia-se logo no ensino primário, aprimorando-se mais naturalmente no 2º e 3º ciclo liceal. Admira-me a falta de conhecimento histórico aqui manifestada nos comentários por parte de muitos brasileiros. Que raio de História lhes teria sido ensinada? Se assim também for em geografia, valha-nos Deus...
A história do Brasil que é ensinada é de 1500 em diante. O que se sabe da história portuguesa é daquilo q está relacionado ao Brasil. Aquilo q diz respeito exclusivamente a Portugal. Não tem-se a menor ideia. Da história geral ensinam exclusivamente sobre : Egito, Grécia, Roma. Idade Média (basicamente só a francesa), ensinam um pouco da história moderna e contemporânea. A respeito da história de Portugal não tem-se a menor ideia. O brasileiro (os que vão escola e prestam atenção a aula) provavelmente sabe mais da história da Inglaterra e da França do q da história de Portugual.
Fantástico! No Brasil aprendem mais história da Grécia, Roma e França e não do país onde têm as suas origens!?? É prova provada do descaso da educação no Brasil e a forma premeditada como tentam esconder as origens. O que vale é que agora há uns jovens mais espertos que começam a pensar por si. E não se contentam só com o que lhes mostram.
Complemento: foca-se algo na França devido à revolução francesa, que serve de base pra socialistas. Também temos zero ênfase na revolução americana e ensino liberal.
Prezado Victor Araújo, o ensino, seja no Brasil, seja em Portugal está sendo tratado com descaso faz algum tempo. Meus filhos, quando morei em Portugal, puderam aprender mais sobre a História de Portugal, pois, via de regra, a ênfase é dada a partir da chegada da Família Real ao Brasil (1808 ). Alguns assuntos, tais como a situação do povo português sob domínio francês ou na administração anglo-lusa, não são explorados em sala...uma pena mesmo !!
Fantástico, impecável. Talvez graças a isso hoje as pessoas que odeiam religião têm liberdade de sobra pra falar o que desejar. Parabéns pelo vídeo. Considere um vídeo sobre o império Huno.
EXCELENTE. SEM PALAVRAS. SEU SISTEMA DE USAR O MAPA E A CRONOLOGIA E OUTROS ELEMENTOS DE FORMA INTEGRADA DO INÍCIO AO FIM É SENSACIONAL, SIMPLES E PERFEITO.
Belíssimo vídeo! Texto abrangente, bem redigido, de fácil assimilação, ilustrado com riqueza de detalhes. Boa dicção do narrador. O melhor que já vi até aqui em língua portuguesa sobre o tema...
@@globalizandoconhecimento guerras comunais são guerras entre cidades livres como guerras entre Pisa e Gênova também dar pra explorar a liga de Hansa e liga lombarda
@@Bc-dg1qx Ah sim, entendi. É que você tinha escrito "comunas" e na hora não me dei conta de que se tratava disso, que também é conhecido como Movimento Comunal, né?
@@globalizandoconhecimento sim esse movimento e o enfraquecimento do sacro império romano germânico causa a criação de Benelux e outros micro países seja na Alemanha ou Espanha, França ou Itália
Já fui em covadonga lá é lindo é uma montanha bem alta...lá tem uma estátua de pelágio e os ossos dele estão lá em uma capela em uma caverna na montanha.
Portugal é como aqueles antigos reinos mostrados e que depois vieram a conformar a atual Espanha. A diferença é que se tornou soberano há mais tempo, mas na época era parte da grande Hispania... Um dia pode ser que volte a pertencer a Madrid...
@@Soulbotagem-BR ó viralatas, eu n dei like nenhum. Aprende a história do teu país primeiramente . A história de Portugal é incompatível com a história de Castela. NUNCA é nunca!
Muito bom. Altamente didático para o entendimento da temporalidade e permitindo dimensionar as influências mútuas no cruzamentos destas culturas tão diversas.
Após todos esses relatos, fico imaginando a origem do povo basileiro;. Me passa a ideia de que somos turcos, africanos, árabes, italianos e por aí vai. Nosso idioma é miscigenado com vocábulos de vários povos. sensacional seu video. A cronologia perfeita.
Qué Canal, qué Canal!! Ésto es Profesionalismo de Alta Calidad. Siempre apuntando a la excelencia! Como navegante del Ciber espacio, uno ha encontrado muy buenos canales de muy diferentes estilos y temáticas....... y éste se encuentra ENTRE LOS MEJORES! Saludos cordiales desde Montevideo Uruguay. ❤️🇺🇾❤️🇧🇷❤️🌎❤️🌍❤️🌏❤️ (Mi.19.Oct.2022)
Long live Spain and Portugal, thank you for all your sacrifices, you have rescued Christianity for Europa and pushed back oppressors, thank you for RECONQUISTA, may god bless Spain and Portugal forever for they have brought TRUE FAITH to the NEW WORLD, to the AMERICAS , their achievements are legendary and the source of envy to their enemies. May they prosper forever, we have always admired Spain and Portugal.ENTIRE WESTERN WORLD is FOREVER INDEBTED TO SPAIN and Portugal. Viva Espaňa et Portugal
The emirates situated in Spain and Portugal were extremely cosmopolitan. Thousands of christians and jews lived there peacefully (Check the history of the spanish hero El Cid). The islamic kingdoms were far more tolerant to other religions than their catholics neighbours. Also, dont forget the islamic golden age and the legacy that Spain and Portugal inherited from the muslims, including advanced navigation techniques that allowed them to become powerful empires later on.
@@g-ps Yes ofc. But its so wrong to think that the muslims were just barbarians or something destroying europe. Yes if they had not being stopped prob the whole Europe would be muslim by now. But that does not mean that it would not be secular and civilized as it is today. The catholic church was extremely radical in the middle ages and still the age of enlightment happened anyways.
Muito esclarecedor, se não fosse a “trincheira Asturiana e o episódio determinante de Covadonga, provavelmente as Américas, hoje, tivessem outros contornos geo-politicos !
Fantástica Narrativa da Reconquista... Este canal é muito bom... Explica muito bem e utiliza recursos visuais que facilitam a compreensão. Parabéns !!!!
Gostei da revisão história para relembrar. No entanto, gostaria de salientar um equívoco ou esquecimento. Falou do condado portucalense e da conquista de Santarém, porém esse reinado que conquistou Santarém e Lisboa não pertence mais ao reino de leão e Castela e sim o que conhecemos hoje como o país de Portugal com reconhecimento do papado de Roma. Está pequena diferença faz muita diferença na narrativa da conquista aos mouros e ao nascimento o país Portugal.
@@globalizandoconhecimento , você não falou da península ibérica!! Você falou da actual Espanha omitindo quase por completo a formação de Portugal que ocorreu 400anos antes da Espanha!! Por aí se vê a aversão que muitos brasileiros têm contra Portugal aínda no século XXI!! Lamentável!!
@@rosavilarinho5665 En aquella época España no existía. Eran los reinos de Castilla, Aragón, Leon, Navarra al igual que el reino de Portugal. El reino más antiguo de la península fue el Astur. Donde comenzó la reconquista. Con Don Pelayo, primer rey de Asturias. Descendiente de los visigodos, al igual que los demás reinos peninsulares.
Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid, deve seu nome a como era chamado e respeitado como guerreiro pelos mouros "Al Saied", o Senhor. A sua saga gerou a lenda e um dos mais famosos poemas épicos da humanidade, o Poema de Mio Cid, sendo os outros A Ilíada, A Odisseia, O Ramayana, e La Araucana.
Excelente vídeo! Muito enriquecedor conhecer a cronologia dos fatos contada de maneira tão didática e objetiva! É por isso que regiões como a Andaluzia exibem uma formidável herança cultural em forma de palácios, castelos e mesquitas.
Com Portugal pioneiro em 1415. Os ibéricos dividiram o mundo em dois para reinar. Foram seguidos mais tarde pelos irmãos franceses e ingleses. Os povos atlânticos eram bravos e destemidos.
Boa tarde aos presentes no canal, um excelente resumo, mas lembro a todos que, a história tem algumas contradições históricas diante as Dinastias D'Avís, Trastâmara, Habsburgo Lorena, Saboya e Monegasca Bizantina diante as casas de Orléans e Bragança de Portugal. Lembro que no Tratado de Madrid em 1753 a 1756 da Revoltosa Guerra Guaranítica, muitas referências históricas das Insurreições entre Inquisicionistas e abolicionistas ainda tem controvérsias, mas isso não deixa de ser fato pesquisados em análise e claro, o resumo foi bem elaborado diante Antropologia e Arqueologia Histórica.
Para aqueles que acham que a colonização do território que hoje é o Brasil foi um horror e só reclama.... A história daquilo que hoje é Portugal é uma dor de cabeça... Não vejo eles reclamando disso não, nem pedindo pra devolver o ouro, ou reclamando das mortes e estupros que houveram pelos diversos povos que ocuparam aquela terra....
PORTUGAL AINDA ESTÃO AJUDANDO O POVO IRMÃO BRASILEIRO...Ou SEJA,PORTUGAL,SEMPRE AJUDOU O POVO BRASILEIRO. AFINAL SÃO POVOS IRMÃOS..SÓ QUEM NAO CONHECÊ A HISTÓRIA,FALA IDIOTICES....
Sou brasileiro e reconheço que se não fossem os portugueses ainda viveríamos em tribos dormindo em ocas no meio do mato na idade da pedra. Muito obrigado portugueses.
Bem interessante, se bem que o início já veio no vídeo ref. Rússia! Querendo, ou ñ a maioria dos países da eurásia, já foram territórios russos... e a guerra continua!
Entendo a sua descencia polaca (não dizê mos polonesa), mas para o brasil é indiferente... Cristóvão colombo era casado com uma portuguesa... chega à América com "inteligência portuguesa" os portugueses ja estavam perto de circundar África... depois dos vikings foi portugal a maior potencia marítima do mundo, adaptando a resistência viking dos barcos às velas mediterrâneas, desenvolvendo sistemas de navegação e orientação náutica... colombo não era considerado um navegador de ponta pelos portugueses... por 2 vezes os maiores feitos da Globalização foram com inteligência portuguêsa, a chegada de colombo à América e a circumnavegacão do globo chegando ao pacífico pela Argentina...
Os Árabes/Berberes estiveram em Portugal, desde o ano 711 (venceram os Visigodos na Batalha de Guadalete) até 1249 quando D. Paio Peres Correia tomou definitivamente o Algarve, no tempo em que Portugal era governado por D. Afonso III. De 711 a 1.249 são 538 anos. A reconquista começou em 722 em Covadonga. Nesses tempos a capital da cristandade era CANGAS DE ONIZ
Uma correcção Árabes não são Berbers Ambos são muçulmanos mas de origens diferentes embora tivéssemos os 2 por aki por conta da jihad, assim como soldados de origem do subsaara que eram descendentes de escravos comprados a senhores de guerra do subsaara.
Tem razão, caro Wandson, Afonso Henriques fundou o Reino Templário Portugal. Por isso é que no selo real de D. Afonso Henriques, está claramente escrito "Rei de Por Tuo Gral"...ou seja, Rei Pelo Graal. Num outro selo, ainda mais conhecido, está escrito a decomposição da palavra PORTUGAL em três partes: POR TU GRAL, sempre divididas pela famosa cruz pátea templária. Este selo ilustra as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos de euro de Portugal. Um abraço!
@@Hichamoroccanscorpion , Em um documento encontrado no de 1506 no Mosteiro de Alcobaça, redigido pelo Frei Bernardo de Brito, cronista-mor de Portugal, D. Afonso Henriques a visão que teve de Nosso Senhor Jesus Cristo e as promessas feitas por Ele para o Reino de Portugal. No referido documento, o próprio D. Afonso Henriques narra a aparição jurando "diante de vós, Bispo de Braga e Bispo de Coimbra e Teotônio e todos os mais vassalos de meu reino juro em esta cruz de metal e neste livro dos Santos Evangelhos em que ponho minhas mãos, que eu, miserável pecador, vi com esses olhos indignos a Nosso Senhor Jesus Cristo, estendido na Cruz, do modo seguinte:" Conta a crônica de D. Afonso que ele estava no campo de Ourique para batalhar contra um rei mouro chamado Ismael, cujo exército superava por grande número o exército português. Muito preocupado com o destino da batalha e seu exército, D. Afonso se recolheu a sua tenda e fez uma oração dizendo: "Mui bem sabeis Vós, Senhor Jesus Cristo, que por amor vosso tomei sobre mim essa guerra contra Vossos adversários. Em Vossa mão está dar a mim e aos meus fortaleza para vencer esses blasfemadores do Vosso Nome." Caindo no sono, teve um sonho em que um velho homem aparecia para animar-lhe e dizendo que a batalha próxima seria vencida pelos portugueses. Foi quando seu camareiro entrou em seus aposentos e disse que havia um homem velho que gostaria de lhe falar. O homem foi imediatamente reconhecido por D. Afonso Henriques como a figura de seu sonho. O ancião então lhe disse: "Senhor, vencereis e não sereis vencido. Sois amado do Senhor porque pôs sobre vós e sobre vossa geração(...)os olhos de Sua misericórdia.(...)Ele me manda dizer-vos que quando na seguinte noite ouvirdes a campainha da minha ermida,(...)saiais fora do real sem nenhum criado, porque vos quer mostrar Sua grande piedade." D. Afonso se prostra perante o enviado do Senhor e aguarda na noite seguinte o sinal para sair de seu acampamento, conforme havia sido orientado. Conforme escrito na crônica, narra o nobre português: "E subitamente vi, à parte direita, contra o sol nascente, um raio resplandecente, indo-se pouco a pouco clarificando; cada hora se fazia maior. E pondo de propósito os olhos para aquela parte, vi, de repente, no próprio raio, o sinal da cruz mais resplandecente que o sol, e um grupo grande de mancebos resplandecentes, os quais, creio que seriam os Santos Anjos. Vendo, pois, essa visão, pondo à parte o escudo e a espada, me lancei de bruços e, desfeito em lágrimas comecei a rogar pela consolação de seus vassalos, e disse sem nenhum temor: - A que fim me apareceis, Senhor? Quereis, porventura, acrescentar fé a quem já tem tanta? Melhor é, por certo, que vos vejam os inimigos, e creiam em vós, que eu, que desde a fonte do Batismo vos conheci por Deus verdadeiro, filho da Virgem e do Padre Eterno, e assim Vos reconheço agora." Jesus então declara que além de sair-se vitorioso, D. Afonso será aclamado rei de Portugal. "Não te apareci deste modo para acrescentar tua fé, mas para fortalecer teu coração neste conflito e fundar os princípios de teu reino sobre pedra firme. Confia, Afonso, porque não só vencerás esta batalha, mas todas as outras em que pelejares contra os inimigos de minha Cruz. Acharás tua gente alegre e esforçada para a peleja; e te pedirá que entres na batalha com o título de rei. Não ponhas dúvida, mas tudo quanto pedirem, lhes concede facilmente."
falha 10:54 antes do Reino de Portugal houve o Condado Portucalense(com território menor ao apresentado na imagem), não foi mencionado a batalha de São Mamede em 1128, considerada por muitos a verdadeira data da fundação de Portugal e que permitiu alavancar a conquista do oeste peninsular aos mouros
Também acho que faltam muitos dados do lado da Reconquista Cristã feita pelos Portugueses ... que os historiadores espanhóis omitem ou dão pouquíssimo relevo !...
( Nunca nos perdoaram o termos querido ficar independentes ) !...
E nota-se a incidência da perspectiva espanhola nos relatos de Reconquista ...
Infelizmente é a única pespectiva que muitos estudiosos seguem ... Já observei isso noutros relatos ...
Que mesmo sendo bons trabalhos , como é o caso deste , contudo não deixam de estar incompletos ...
E onde está a falha no vídeo?
@@rhuanduarte7864 já referi lol agora procura a falha do teu cérebro
Tem demência? O cara tá falando da reconquista e tu reclama que não foi mencionada a roupa que o rei tava usando no ano do tigre.
@@malgueira10 esqueçe, eles não têm cérebro!!😏🙄
Parabéns pela dublagem e pela produção do vídeo, a Reconquista foi um marco grande na história,e muitas coisas que os árabes influenciaram na península ibérica foram a introdução do papel,a arte em arabesco,nomes com adjetivo al (algodão, almirante, álgebra, albatroz, almoço) e o legado náutico,por isso séculos mais tarde Portugueses e Espanhóis Seriam Pioneiros nas Grandes Navegações.
Muito obrigado pelo elogio @FranciscoJorge SousaAndrade !
Muito obrigado também por contribuir compartilhando seu conhecimento. Forte abraço!!!
Alface
Marco na história.... quem diria é não aprendemos isso nas salas de aula.
com certeza, ouvir esta narração é muito marcante, principalmente quando se já passou por estes lugares, semana passada estive em Poitiers, e ainda se vê as marcas das batalhas por lá.
Todas AS PALAVRAS,Iniciadas Em,AL,Por EXEMPLO Almada Àquela CIDADE Em FRENTE A LISBOA,TALVEZ MILHARES De PALAVRAS Em AL..Almeirim,Aljustrel,ALCABIDECHE,Alcântara,Almeirim Almourol,O CASTELO De Almrourol,Almendra ,ALENTEJO,ALGARVE,Alenquer,ALHANDRA,Almeida;ALAMBIQUE ,Almanaque,Alma Gêmea.....kkkkk
Vídeo fantástico. Quanta riqueza de detalhes e informações sobre a reconquista. Impressionante os mulçumanos terem ficado 8 séculos por lá. Seria legal um vídeo sobre a influência árabe na cultura, gastronomia, arquitetura, artes e etc da região ibérica.
Muito obrigado pelo elogio @lelecopeteleco !
Muito obrigado também pela sugestão. Concordo que seria um vídeo muito legal sim. Já tá na lista! 😉
Abraço!!!
P
MUÇULMANOS MUÇULMANOS MUÇULMANOS MUÇULMANOS
LÓGICO QUE,Os POVOS De PORTUGAL E ESPANHA,São UMA MISTURA De POVOS ÁRABES Ou MUÇULMANOS,E POVOS EUROPEUS. AFINAL;MUITOS FRANCESES E DOUTROS PAÍSES Da EUROPA,VIERAM AJUDAR Os Reis ESPANHA E De PORTUGAL,Para Expulsar Os MUÇULMANOS Ou MOUROS...ENFIM,MUITOS ÁRABES Ou MUÇULMANOS,APÓS A Conquista de TODA A PENÍNSULA IBÉRICA,FICARAM POR LÁ,Na TERRA IBÉRICA...AFINAL Os ÁRABES Ou MUÇULMANOS,DOMINARAM QUASE MiL ANOS O ,QUE HOJE É PORTUGAL E ESPANHA..Ou SEJA ,A PENÍNSULA IBÉRICA....kkkkk
Tem muita influência deles na região, em Lisboa tem um bairro chamado mouraria, no Algarve Sul de Portugal, a arquitetura é bastante deles.
Españoles y Portugueses somos hermanos y emos estado en lucha juntos por muchos siglos!
¿Hermanos? No hay nada más portugués que ser hostil a los españoles.
¿Y Cataluña Galicia y Aragón y Navarra? No formaron parte de la ayuda.?
Agora taoa ser conquistados novamente pelo negros (mouros ) vem de africa brasil india,,..escumalha
😂😂😂😂😂😂😂@@termonostruman
Perfeito, nunca eu veria isso numa sala de aula da escola do meu tempo. A história é jogada ou resumida. Muito bom saber de onde surgiram os reinos.
Este vídeo é fenomenal. Ele merecia mais de uma centena de milhar de visualizações.
Muito obrigado pela criação do canal. Fiz aquele exame de ancestralidade e agora entendo porque surgiu uma pequena porção no extremo norte da África!
Como é que sabe que é genética dos mouros?
Isso não é um vídeo.
É uma excelente aula.
15:08 Reparei que em 1480, enquanto Espanha estava ocupada no que restava de território mouro.
Os portugueses já tinham iniciado em 1415 as grandes navegações com a conquista de Ceuta aos mouros. A Espanha só iniciaria as grandes navegações em 1492. 🤔
@@capitaonemo7216 Acontece que as ilhas das canárias já eram conhecidas na antiguidade clássica e foram redescobertas em 1336 por Portugal.
“em 1344 a Santa Sé estabeleceu o reinado das Canárias, à frente do qual colocou D. Luís de La Cerda. No entanto, este reinado nunca passou de um simples projeto pois não havia meios para o manter e os estados ibéricos, a quem o Papa solicitara apoio, negaram sempre auxílio. Quer Afonso XI de Leão, quer Afonso IV de Portugal alegavam que as Canárias lhes pertenciam. “
Ainda a Espanha não existia como nação.
É isso mesmo @César Marinho Sp !
Os portugueses já tinham começado as suas explorações pelo Atlântico bem antes da reconquista ter sido concluída. Em 1402, os Normandos do norte da França lançam uma expedição para as Ilhas Canárias reconhecendo a suserania da Coroa de Castela, mas a primeira expedição financiada pela Coroa de Castela foi a de Colombo em 1492.
Abraço!
O facto de Portugal ter terminado, no início do Século XV, a reconquista, adicionando ao facto do seu maior recurso ser o mar, à necessidade de uma nova rota para a índia, cuja especiaria era controlada pelos muçulmanos, genovenses e venezianos, fazia ser necessário para a Coroa lusitana, livre de problemas políticos, com alguma superioridade marítima, a ida à conquista de algo que, na época, sabiam que lhes dariam um enorme controlo: ter a Rota da Seda para si a um bom custo. Até que foi extremamente oportuno e inteligente por parte dos Reis de Portugal seguir avante nessa empreitada, nesse contexto político.
@@capitaonemo7216 qual é a sua dúvida. Não é se quiser, Castela surgiu antes da Espanha. E efectivamente os portugueses tinham chegado às Canárias em 1338. Entretanto as Canárias passaram para a autoridade do Papa. Entretanto no tratado de Alcáçovas Portugal, aceitou o domínio das canárias para Espanha. Quanto a Ceuta, ficou no domínio espanhol por vontade própria. Quando se deu a revolução de 1640, foi restaurada a independência de de Portugal, Ceuta optou por ficar sob a soberania de Espanha.
@@cesarmarinhosp1639 :)Minha nnhma. Pode guardar rs
Eu já vi esse vídeo umas 10x, sempre me emociono, é simplesmente o melhor vídeo, é tão bem narrado que você consegue quase que visualizar cada batalha, consegue compreender a importância de cada reino, e como foi difícil a reconquista. Simplesmente esplêndido.
Maravilhosa história da reconquista, contada cronologicamente, Deus sempre esteve conosco.
E continua a estar.
Vídeo muito bom, gratidão pelo trabalho e que Deus abençoe nossas nações brasileira, portuguesa e espanhola não se esquecendo de nossos irmãos árabes, amém!...
@Duno Long Árabe é uma etnia, além de uma língua cuja predominância está nos mais de 20 países onde são maioria, incluindo a Arábia Saudita.
Quando eu os chamo de irmãos é porque, do meu ponto de vista, todos os seres humanos são irmãos perante Deus, é o que eu penso e torço para que nunca mais haja guerra entre nós. Contando também, claro, eu ter um pouco de sangue árabe que descobri recentemente.
pt.wikipedia.org/wiki/Árabes
@Duno Long Pelo visto você está iludido, pois, além do meu ponto de vista, que é claramente pessoal, você parece querer negar que árabe é uma etnia e língua. Mas, aí é um problema teu, o teu auto-engano não me afeta.
Muito bem composto e pesquisado este vídeo. No entanto, contem uma omissão gravíssima:
O Condado Portucalense -- que está na origem da subsquente formação do reino de Portugal em 1139 -- foi fundado por Vímara Peres em 868, tornando-se vassalo de Alfonso III, Rei das Astúrias. O Reino da Galiza, apesar de ter existido no tempo dos Suévos, formou-se novamente somente após a morte de Afonso III, assim como os reinos de Leão e Castela.
E outra coisa: os povos que invadiram a península ibérica em 711 não eram étnicamente árabes, mas sim predominatemente berbéres que se tinham convertido ao Islão.
Entendo seu ponto de vista, mas acho que não havia mesmo necessidade de explicar esse início do Condado Portucalense em 868, pois o vídeo é sobre a reconquista cristã e não sobre a formação do Estado português. 868 é uma luta de cristãos contra cristãos, e não contra os mouros.
@@rogerioravara1 Pois é precisamente porque o vídeo é sobre a reconquista cristã que deveria ter sido incluída a formação do Condado Portucalense! O estabelecimento desse condado por Alfonso III, Rei das Astúrias -- assim recompensando Vímara Peres, e os seus cavaleiros e homens d'armas, pela valentia demonstrada contra os usurpadores norte-africanos -- integra-se nesse movimento de reconquista e, portanto, fez parte integral dessa luta para reconquistar as antigas terras cristãs, e as libertar do domínio mouro.
Note que tanto o Bispado do Porto como o de Braga -- a antiga capital do reino Suévico da Galiza, que foi quase completamente destruída pelos mouros durante a invasão muçulmana da península -- são dos mais antigos da Europa, pois datam do início da época Cristã (primeiro século depois de Cristo)!
E outra coisa:
O conhecimento da data da criação do Condado Portucalense é de uma importância fundamental não somente no contexto da subsequente formação do Reino de Portugal mas sobretudo ajuda a demonstrar um erro muito comum em relação ao suposto domínio mouro na Península Ibérica, em geral, e em Portugal, particularmente!
Muita gente, devido a uma grandíssima falta de conhecimento sobre a História de Portugal, continua a acreditar nessa falácia dos "700 anos de presença moura em Portugal". Parecem desconhecer que, com o estabelecimento do Condado Portucalense em 868 e subsequente estabelecimento do Condado de Coimbra por Hermenegildo Guterres algumas décadas mais tarde -- assim estabelecendo os limites sul do Reino da Galiza-Leão até ao Rio Mondego -- todas essa terras passaram para domínio cristão. Por finais do séc XIII, mais de dois terços da península tinham sido liberados da presença muçulmana!
O foco do vídeo é mostrar a reconquista, então inúmeros condados foram omitidos, entre eles o condado portucalense. Mas é porque esse não é o objetivo do vídeo
@@miguelcoelho3877 , Exatamente , uma falha gravíssima , o trabalho aqui exposto está bom , mas deveria ser refeito !
Quero parabenizar o dono do canal. Fantástico. Sou formado em historia e, pela primeira vez, vejo um canal bem sucinto e super explicativo e com riquezas de detalhes. Meus parabéns! Seguindo, de hoje e sempre!!
Um dos momentos históricos mais incríveis da história européia, que culminou com as grandes navegações e a descoberta do Brasil. Sob essa perspectiva, recomendo a todos o maravilhoso documentário "Brasil: A última Cruzada".
Faltou falar da batalha de Aljibarrota, uma das mais importantes.
@@DaviSilva-im5ho ☺👍
Tudo o que vem do Brasil para Lerdos, é fake!
Muito bom! 😀
Si la Reyna Isabel no firma el tratado de Tordesillas, Portugal no hubiera descubierto nada en América.
É uma das fases mais maravilhosas, impressionantes e importantes de toda a história da humanidade!
As história dos reinos ibéricos(hj Portugal e Espanha) são simplesmente sensacionais. Uma história de fé, heroísmo, honra, bravura, guerra e perseverança. Infelizmente pouco ou quase nada se fala ou se ensina sobre esse q foi um dos maiores acontecimentos da nossa história, a reconquista ibérica, fato q mudou os rumos da humanidade.
Tenho muito orgulho de ser espanhol e da rica história dos reinos q deram origem ao país e de seus bravos guerreiros, grandes Santos e belos exemplos de bravura, honra e fé.
¡Santiago y cierra, España
Botafogo no cu
Una pequeña Rectificación. Asturias ( primero) , luego León, Castilla, Navarra, Aragon, Portugal ... España todavía no existía como Reino. Eso lo sabemos todos. A menos que hablemos de Hispania como conjunto y que incluía también a Portugal.
@@hectorfleed7Soy brasileño y defenderé la valentía de Portugal en la península Ibérica desde la formación de la nación hasta sus antecedentes ,Lusitania ya existía en la península Ibérica desde el Neolítico y abarcaba toda la parte de Portugal, y son sus antecedentes, llegó mucho antes de que Roma descubriera la península y la llamara Hispania. 🇵🇹🇧🇷🫸🏻🕳️🇪🇦
@@EmelyPerei Lusitania era Lusitania y Portugal es Portugal, lo mismo que Hispania era Hispania y un largo etc...Y para mas señas Lusitania no corresponde EXACTAMENTE al actual territorio de Portugal visto que le faltaba el Norte. Además el Noreste se situaba en lo que es hoy Extremadura. Su capital era de hecho Emerita Augusta ( hoy Mérida) situada en Extremadura. Dejemos cada cosa en su tiempo. Por último el nombre Lusitania lo adjudicaron los Romanos en homenaje a los pueblos que llamaban Lusitanos. Lo que no se es si ellos mismos se llamaban así. El concepto de nación no era como lo es hoy. Los Hispanos no se conocían ellos mismos como Hispanos, los Galos tampoco. Solamente empezaron a tener cierta fiebre patriótica cuando Vercingetorix se enfrentó a las tropas de Cesar. Lo que si es seguro es que Roma admiraba a los Guerreros Lusitanos como también admiraban a los Belgas a los que Cesar consideraba los mas bravos de los Galos. Pero todo eso es historia antigua, y coloquemos cada cosa en su periodo. Lusitania era una provincia Romana, Portugal se fundo alrededor del Primer Milenio. Mejor no mezclar uno con lo otro.
@@EmelyPerei Y hagamonos una pregunta. ¿Como sería hoy el mapa si los Arabes hubieran conseguido invadir Asturias? ¿Se habría iniciado la llamada Reconquista? ¿Se llamaría la Península España? ¿Habría 2 paises o uno solo? Como se llamarían? Casi seguro que el mapa no sería el mismo. Posiblemente se seguiría llamando Al-Andalus o quizás habrían sido expulsados los Arabes pero los acontecimientos habrían sido distintos. Los mas seguro es que no hubiera habido un Reino de Castilla p de Aragón. Posiblemente Portugal se llamara Lusitania.... Lo que quiero decir con todo esto es que el no sería lo que es hoy sin aquel Reino de los Astures. Un acontecimiento lleva a otro, como un efecto dominó.
Valeu!
Cara, normalmente, nem curto vídeo, mas esse é sensacional e mereceu muito!
Imagino o trabalho que deu pra juntar todos esses dados e colocá-los em ordem cronológica.
Bela pesquisa! Parabéns pelo capricho!!
Como cristão eu me emociono com esse vídeo. Toda honra e toda glória ao Reino das Asturias pelo início da reconquista cristã e a todos os cristãos que lutaram pela retomada da península ibérica em nome do Senhor Jesus!
Mas um excelente video meu amigo , vemos a importância que foi esse movimento na Historia do , como mudou o que poderia ser o Brasil hoje talvez uma Turquia 2.0 kkk. Apesar de todos os acontecimentos dou Graças a Deus o Brasil ser um pais Cristão.
Valeu @Jou ! Fico feliz que tenha gostado!!! 😃
Exatamente, tudo poderia ser muito diferente hoje se tudo isso não tivesse acontecido. Muito obrigado pelo seu comentário! Grande abraço amigo!!!
Ou um afeganistao, iran, irak, siria, lybia......
@@markrock442 pode ser também , fica a curiosidade por isso as vezes penso que as coisas podem ser diferentes.
@@markrock442 era para o budismo dominar o Afeganistão e Paquistão, olha o que esses territórios cheios de cultura Milenar se transformou
"Turquia 2.0" os turcos mal são muçulmanos, seria mais uma Arábia Saudita 2.0
Antes demais o meu apreço pelo video. Depois quero também dizer que a nova onda de youtuberes brasileiros e ainda bem, estão agora a dar mais atenção à História de Portugal que afinal é também a sua. Para a grande maioria dos portugueses do meu tempo, tenho setenta e três anos, esta parte da nossa História, aprendia-se logo no ensino primário, aprimorando-se mais naturalmente no 2º e 3º ciclo liceal. Admira-me a falta de conhecimento histórico aqui manifestada nos comentários por parte de muitos brasileiros. Que raio de História lhes teria sido ensinada? Se assim também for em geografia, valha-nos Deus...
A história do Brasil que é ensinada é de 1500 em diante. O que se sabe da história portuguesa é daquilo q está relacionado ao Brasil. Aquilo q diz respeito exclusivamente a Portugal. Não tem-se a menor ideia. Da história geral ensinam exclusivamente sobre : Egito, Grécia, Roma. Idade Média (basicamente só a francesa), ensinam um pouco da história moderna e contemporânea. A respeito da história de Portugal não tem-se a menor ideia. O brasileiro (os que vão escola e prestam atenção a aula) provavelmente sabe mais da história da Inglaterra e da França do q da história de Portugual.
Fantástico! No Brasil aprendem mais história da Grécia, Roma e França e não do país onde têm as suas origens!??
É prova provada do descaso da educação no Brasil e a forma premeditada como tentam esconder as origens.
O que vale é que agora há uns jovens mais espertos que começam a pensar por si. E não se contentam só com o que lhes mostram.
Complemento: foca-se algo na França devido à revolução francesa, que serve de base pra socialistas. Também temos zero ênfase na revolução americana e ensino liberal.
Prezado Victor Araújo, o ensino, seja no Brasil, seja em Portugal está sendo tratado com descaso faz algum tempo.
Meus filhos, quando morei em Portugal, puderam aprender mais sobre a História de Portugal, pois, via de regra, a ênfase é dada a partir da chegada da Família Real ao Brasil (1808 ). Alguns assuntos, tais como a situação do povo português sob domínio francês ou na administração anglo-lusa, não são explorados em sala...uma pena mesmo !!
Fantástico. Em alguns minutos vc explicou com mais riqueza de detalhes do que toda as escolas em que estudei até o ensino médio....
Essa aula está incrível. O trabalho desse canal é demais.
Fantástico, impecável.
Talvez graças a isso hoje as pessoas que odeiam religião têm liberdade de sobra pra falar o que desejar.
Parabéns pelo vídeo.
Considere um vídeo sobre o império Huno.
E falam mal de nós, Cristãos. Se falassem mal à frente dos muçulmanos seriam decapitados.
@Lua 6 vezes Como é que não te mataram?
@Lua 6 vezes Que Deus abençoe-te.
@Lua 6 vezes pois tome cuidado, uma mulher foi espancada por policiais no Irã por não estar usando hijab há alguns dias.
Deus te abençoe.
EXCELENTE. SEM PALAVRAS. SEU SISTEMA DE USAR O MAPA E A CRONOLOGIA E OUTROS ELEMENTOS DE FORMA INTEGRADA DO INÍCIO AO FIM É SENSACIONAL, SIMPLES E PERFEITO.
Belíssimo vídeo! Texto abrangente, bem redigido, de fácil assimilação, ilustrado com riqueza de detalhes. Boa dicção do narrador.
O melhor que já vi até aqui em língua portuguesa sobre o tema...
Sou fã desse canal! A cada vídeo mais gosto e repasso para meus amigos e familiares!
ua-cam.com/video/1VU2Pglbd4I/v-deo.html
Tremenda aula de história mto bem detalhada, parabéns à equipe q produziu, o esmero é nota 10.
Um dos fatos históricos mais impressionantes da História Portuguesa e consequentemente do Brasil.
Vê então o porquê de portugal ser dos países mais antigos do mundo? Mais antigo que espanha na verdade...
Vídeo fantástico, como professor de história, esse vídeo é um ótimo material para ensino. Parabéns pelo trabalho.
HISTÓRIA MARAVILHOSA.
FANTÁSTICA.
HISTÓRIA,
CULTURA,
CONHECIMENTO.
OBRIGADA 💐 💐
Parabéns pela narrativa muito explicativo de maneira que fica fácil para todos termos uma aula de história didática. 👏👏👏👏👏
Mais um vídeo top. Parabéns pelo empenho.
Muito obrigado @Ramon Ventura ! 👍👊
Valeu!!!
Como sempre um ótimo conteúdo, simples direto, didático.
Muito obrigado pelo elogio @Spell Master !
Fico feliz que esteja gostando do conteúdo! 😃
Grande abraço!!!
Parabéns pelos vídeos, são ótimos, os professores deviam usar nas escolas.
Muito obrigado pelo elogio @A Oliveira ! Fico feliz que esteja gostando dos vídeos! Forte abraço!!!
Não deviam de os usar nas escolas não porque têm muito erros.
@@Jesusisourhope queria ver seu vídeo sobre o assunto.
@@aoliveira5527é por isso que temos os livros.
@@Jesusisourhope estou aguardando seu vídeo aqui no youtube. Se estivesse no kindle seria livro.....
que aula maravilha!!! uma reconquista que marcou a nossa historia; parabens pelo seu trabalho!!!!!!.
Maravilhoso vídeo... Sou Historiador exerço a docência , e não posso deixar de fazer esse elogio a esse magnífico trabalho
Nunca vi um resumo tão detalhado assim! ameiiii
Video foda pra caramba
Sugestão uma série sobre as guerras comunas
Muito obrigado @Bc ! Mas o que são as guerras comunas? Abraço!
@@globalizandoconhecimento guerras comunais são guerras entre cidades livres como guerras entre Pisa e Gênova também dar pra explorar a liga de Hansa e liga lombarda
@@Bc-dg1qx Ah sim, entendi. É que você tinha escrito "comunas" e na hora não me dei conta de que se tratava disso, que também é conhecido como Movimento Comunal, né?
@@globalizandoconhecimento sim esse movimento e o enfraquecimento do sacro império romano germânico causa a criação de Benelux e outros micro países seja na Alemanha ou Espanha, França ou Itália
Muitos detalhes, com muita clareza. Parabéns! Excelente vídeo!
seu canal é mto bom bicho, eu gosto de assistir, parabéns pelo trampo
Muito obrigado @tiagolinguafurada !
Fico feliz que esteja gostando do Canal!
Grande abraço!!!
Já fui em covadonga lá é lindo é uma montanha bem alta...lá tem uma estátua de pelágio e os ossos dele estão lá em uma capela em uma caverna na montanha.
Não é recuar para Espanha mas sim para a península Ibérica. Espanha só aparece muito depois da nação Portuguesa.
Portugal é como aqueles antigos reinos mostrados e que depois vieram a conformar a atual Espanha. A diferença é que se tornou soberano há mais tempo, mas na época era parte da grande Hispania... Um dia pode ser que volte a pertencer a Madrid...
@@Soulbotagem-BR arranja uma cadeirinha para não ficares cansado de tanto esperar.
NUNCA irá acontecer!🇵🇹
@@joaojosesilva693 m cara que dá like no próprio comentário não é digno de nota... E NUNCA diga NUNCA...
@@joaojosesilva693 Ademais, eu não disse que VAI acontecer. Não percebeu que o texto foi em tempo passado, mondrongo?...
@@Soulbotagem-BR ó viralatas, eu n dei like nenhum. Aprende a história do teu país primeiramente . A história de Portugal é incompatível com a história de Castela. NUNCA é nunca!
Melhor vídeo sobre a reconquista em português 👏🏻👏🏻👏🏻
Simplesmente fantástico seu vídeo! Super didático! Parabéns pelo trabalho!
Do jeito q ele fala "os cristãos" até parece q era uma luta entre o bem contra o diabo.
Esse canal conta história nível jardim d infância.
Um chupa rola de kebab triste kkkkkkkk
Mas realmente era uma luta entre o bem contra o diabo, os cristãos eram do bem
Espetacular! Realmente, uma aula de história militar e medieval!
Muito bom. Altamente didático para o entendimento da temporalidade e permitindo dimensionar as influências mútuas no cruzamentos destas culturas tão diversas.
Esse canal é simplesmente fantástico, parabéns pelo excelente trabalho.
excelente trabalho, bem feito e direto ao assunto, queremos mais
Após todos esses relatos, fico imaginando a origem do povo basileiro;. Me passa a ideia de que somos turcos, africanos, árabes, italianos e por aí vai. Nosso idioma é miscigenado com vocábulos de vários povos. sensacional seu video. A cronologia perfeita.
Pse cara
Mais porque turco?
Turcos ????
Turco? Porque turco? Eles não são arabes, eles mesmo perseguiam árabes, africanos? apenas berberianos, árabes talvez, italianos? Nem ferrando
Parabéns, parabéns Rico em detalhes. Assim como meu avo sou fascinado por essa história, devido ter muita ligação com a nossa descendência.
Que estudo sensacional, meus parabéns pelo ótimo trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado @Marlon Sena ! 🙌
Grande abraço!!!
Fantástico! A melhor explicação que eu já tive até hoje sobre o tema. Parabéns pela riqueza do conteúdo e pelo poder de síntese!
Cara! Eu amo geografia. Estou descobrindo este canal agora, e já assisti uns três vídeos. Parabéns ganhou mais um escrito. 👍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Meu irmão foi um show de história que eu não sabia você está de parabéns
👏👏👏👏👏
Qué Canal, qué Canal!!
Ésto es Profesionalismo de Alta Calidad.
Siempre apuntando a la excelencia!
Como navegante del Ciber espacio, uno ha encontrado muy buenos canales de muy diferentes estilos y temáticas....... y éste se encuentra ENTRE LOS MEJORES!
Saludos cordiales desde Montevideo Uruguay.
❤️🇺🇾❤️🇧🇷❤️🌎❤️🌍❤️🌏❤️
(Mi.19.Oct.2022)
👏👏
A melhor aula sobre a reconquista que eu já assisti, muito obrigado!
Long live Spain and Portugal, thank you for all your sacrifices, you have rescued Christianity for Europa and pushed back oppressors, thank you for RECONQUISTA, may god bless Spain and Portugal forever for they have brought TRUE FAITH to the NEW WORLD, to the AMERICAS , their achievements are legendary and the source of envy to their enemies. May they prosper forever, we have always admired Spain and Portugal.ENTIRE WESTERN WORLD is FOREVER INDEBTED TO SPAIN and Portugal. Viva Espaňa et Portugal
Thank you for your kind words, friend. God bless you.
Thank you my friend ❤️
The emirates situated in Spain and Portugal were extremely cosmopolitan. Thousands of christians and jews lived there peacefully (Check the history of the spanish hero El Cid). The islamic kingdoms were far more tolerant to other religions than their catholics neighbours. Also, dont forget the islamic golden age and the legacy that Spain and Portugal inherited from the muslims, including advanced navigation techniques that allowed them to become powerful empires later on.
@@krefulin8582 se era "cosmopolita", mereceu cair mesmo
@@g-ps Yes ofc. But its so wrong to think that the muslims were just barbarians or something destroying europe. Yes if they had not being stopped prob the whole Europe would be muslim by now. But that does not mean that it would not be secular and civilized as it is today. The catholic church was extremely radical in the middle ages and still the age of enlightment happened anyways.
Seu canal é sensacional, obrigado pelo vídeo!
Muito bom,parabéns.
Parabéns, pelo excelente vídeo!
Muito esclarecedor, se não fosse a “trincheira Asturiana e o episódio determinante de Covadonga, provavelmente as Américas, hoje, tivessem outros contornos geo-politicos !
Amo história, explicando com as datas, muito bom !
Gostei muito bem explicado !
Fantástica Narrativa da Reconquista... Este canal é muito bom... Explica muito bem e utiliza recursos visuais que facilitam a compreensão.
Parabéns !!!!
Gostei da revisão história para relembrar. No entanto, gostaria de salientar um equívoco ou esquecimento. Falou do condado portucalense e da conquista de Santarém, porém esse reinado que conquistou Santarém e Lisboa não pertence mais ao reino de leão e Castela e sim o que conhecemos hoje como o país de Portugal com reconhecimento do papado de Roma. Está pequena diferença faz muita diferença na narrativa da conquista aos mouros e ao nascimento o país Portugal.
Melhor vídeo que assistir sobre a Reconquista Cristã na Península Ibérica. Parabéns
Meus parabéns pelo vídeo rico em conhecimento. A série El Cid mostra um pouco desse período.
Muito obrigado @Rhuan Duarte !
Valeu!!! ✌️👊
Danke!
Muito obrigado! 😊👊🏻
Sensacionaaaaaalllll. Muito obrigada por esse canal! Parabéns!!! Me tirou TODAS as dúvidas!
Muito obrigadooo @Mona Guerra !
Fico feliz que esteja gostando! 😃
Grande abraço!!!
Mona Guerra, se ficou sem dúvidas, você é um gênio!! Tem tanta coisa errada neste vídeo que até dói!!
@@globalizandoconhecimento , você não falou da península ibérica!! Você falou da actual Espanha omitindo quase por completo a formação de Portugal que ocorreu 400anos antes da Espanha!! Por aí se vê a aversão que muitos brasileiros têm contra Portugal aínda no século XXI!! Lamentável!!
@@rosavilarinho5665 En aquella época España no existía. Eran los reinos de Castilla, Aragón, Leon, Navarra al igual que el reino de Portugal. El reino más antiguo de la península fue el Astur. Donde comenzó la reconquista. Con Don Pelayo, primer rey de Asturias. Descendiente de los visigodos, al igual que los demás reinos peninsulares.
Adoro seus vídeos. São como música para os meus ouvidos. MUITO OBRIGADO!!!
Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid, deve seu nome a como era chamado e respeitado como guerreiro pelos mouros "Al Saied", o Senhor. A sua saga gerou a lenda e um dos mais famosos poemas épicos da humanidade, o Poema de Mio Cid, sendo os outros A Ilíada, A Odisseia, O Ramayana, e La Araucana.
Excelente vídeo! Muito enriquecedor conhecer a cronologia dos fatos contada de maneira tão didática e objetiva! É por isso que regiões como a Andaluzia exibem uma formidável herança cultural em forma de palácios, castelos e mesquitas.
dessa pequena península nascia dois dos países mais poderosos na era do descobrimento
Com Portugal pioneiro em 1415. Os ibéricos dividiram o mundo em dois para reinar. Foram seguidos mais tarde pelos irmãos franceses e ingleses. Os povos atlânticos eram bravos e destemidos.
Excelente análise. Parabéns
Boa tarde aos presentes no canal, um excelente resumo, mas lembro a todos que, a história tem algumas contradições históricas diante as Dinastias D'Avís, Trastâmara, Habsburgo Lorena, Saboya e Monegasca Bizantina diante as casas de Orléans e Bragança de Portugal.
Lembro que no Tratado de Madrid em 1753 a 1756 da Revoltosa Guerra Guaranítica, muitas referências históricas das Insurreições entre Inquisicionistas e abolicionistas ainda tem controvérsias, mas isso não deixa de ser fato pesquisados em análise e claro, o resumo foi bem elaborado diante Antropologia e Arqueologia Histórica.
Show de informações.
Parabéns!
Para aqueles que acham que a colonização do território que hoje é o Brasil foi um horror e só reclama.... A história daquilo que hoje é Portugal é uma dor de cabeça... Não vejo eles reclamando disso não, nem pedindo pra devolver o ouro, ou reclamando das mortes e estupros que houveram pelos diversos povos que ocuparam aquela terra....
PORTUGAL AINDA ESTÃO AJUDANDO O POVO IRMÃO BRASILEIRO...Ou SEJA,PORTUGAL,SEMPRE AJUDOU O POVO BRASILEIRO. AFINAL SÃO POVOS IRMÃOS..SÓ QUEM NAO CONHECÊ A HISTÓRIA,FALA IDIOTICES....
O brasileiro sofre com algum tipo de demencia, nao sei como acontece.
Sou brasileiro e reconheço que se não fossem os portugueses ainda viveríamos em tribos dormindo em ocas no meio do mato na idade da pedra. Muito obrigado portugueses.
Portugal nunca foi colônia de ninguém. Nem tinha um povo original de lá. Para de falar besteira
@@danielsouzabritodemoraes4177 vai estudar e deixa de ser burro.
Parabéns. Nem nas enciclopédia existe tanto detalhes. Sei disso porque já li várias !
Ótima matéria de antigas histórias!👏👏👏 Ainda bem que não foram os árabes que chegaram às Américas,se não as coisas por aqui seriam muito piores!
A Sharia no Brasil não ia dar certo. Copacabana com mulheres de calça e túnica?
@@v.almeida7924 😉😁
O MUNDO Seria DOMINADO PELOS MUÇULMANOS,E ÁRABES. TIPO IRÃ LÍBIA ..ETC.. O MUNDO SERIA MUÇULMANOS...
@@v.almeida7924 aquí en las fronteras con RS es lo más común ver mujeres en Burka, tenemos grandes comunidades de musulmanos!!😅
Disse tudo!!
Excelente aula de história.
Seria interessante uma série sobre a história da Polônia
Com certeza @Nycollas Kuk !
Obrigado pela sugestão! Abraço!
Bem interessante, se bem que o início já veio no vídeo ref. Rússia! Querendo, ou ñ a maioria dos países da eurásia, já foram territórios russos... e a guerra continua!
Entendo a sua descencia polaca (não dizê mos polonesa), mas para o brasil é indiferente... Cristóvão colombo era casado com uma portuguesa... chega à América com "inteligência portuguesa" os portugueses ja estavam perto de circundar África... depois dos vikings foi portugal a maior potencia marítima do mundo, adaptando a resistência viking dos barcos às velas mediterrâneas, desenvolvendo sistemas de navegação e orientação náutica... colombo não era considerado um navegador de ponta pelos portugueses... por 2 vezes os maiores feitos da Globalização foram com inteligência portuguêsa, a chegada de colombo à América e a circumnavegacão do globo chegando ao pacífico pela Argentina...
👏👏👏👏excelente explicação, muito didática
Os Árabes/Berberes estiveram em Portugal, desde o ano 711 (venceram os Visigodos na Batalha de Guadalete) até 1249 quando D. Paio Peres Correia tomou definitivamente o Algarve, no tempo em que Portugal era governado por D. Afonso III.
De 711 a 1.249 são 538 anos.
A reconquista começou em 722 em Covadonga.
Nesses tempos a capital da cristandade era CANGAS DE ONIZ
Uma correcção Árabes não são Berbers Ambos são muçulmanos mas de origens diferentes embora tivéssemos os 2 por aki por conta da jihad, assim como soldados de origem do subsaara que eram descendentes de escravos comprados a senhores de guerra do subsaara.
Los árabes estuvieron 781 años en la peninsula en Granada donde más y en covadonga 4 años
En 1300 Portugal corona de Aragón y Navarra ya habían terminado la reconquista. En poder musulmán solo quedaba Granada rodeada por Castilla
Muito bom, muito detalhado, abre um leque gigante pra novas leituras: OBRIGADO
Parabéns pelo canal cara, já estou prevendo seu sucesso imenso no futuro, ótimos videos👏👏👏
Muito interessante. Parabéns pelo profissionalismo de edição, locução, sonoplastia, didática, pesquisa e conteúdo.
Tenho orgulho de ser neto de portugueses.
Uma sugestão sobre os vídeos: NÃO PAREM! Vocês são feras demais!
Na verdade, Dom Afonso Henriques, o Rei Templário, fundou o Reino de Portugal junto com os cavaleiros templarios.
Tem razão, caro Wandson, Afonso Henriques fundou o Reino Templário Portugal. Por isso é que no selo real de D. Afonso Henriques, está claramente escrito "Rei de Por Tuo Gral"...ou seja, Rei Pelo Graal. Num outro selo, ainda mais conhecido, está escrito a decomposição da palavra PORTUGAL em três partes: POR TU GRAL, sempre divididas pela famosa cruz pátea templária. Este selo ilustra as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos de euro de Portugal. Um abraço!
Parabéns, vídeo didático sobre a peniçula ibérica. Riquezas de detalhes.
PENÍNSULA IBÉRICA....VIU...????PORTUGAL E ESPANHA....DAQUI NASCERAM As AMÉRICAS....APRENDAM QUE EU #NÃO VOU VIBER SEMPRE...kkkkk
QUIS DIZER QUE #NÃO VOU VIVER SEMPRE.....KKKK
ESTE VÍDEO MOSTRA TUDO
OS PROFESSORES , NÃO ENSINA
NEM 20 % DOQUE O VÍDEO ENSINA , PARABÉNS 👏👏👏👏👏
O ensino brasileiro é péssimo infelizmente
Muitas vezes não ensinam porque nem sequer aprenderam! Lamentável!!
Boa noite parabéns pelo video!
Faz sobre a revolução Inglesa (1642 - 1651)
Ótima Sugestão o Nascimento Da Inglaterra Moderna e Do império Britânico.
Ótima sugestão @Leandro Torres ! Já está na nossa lista. 😉
Valeu!!!
Que vídeo fantástico!
Cultura e Conhecimento bens que ninguém poderá te roubar.
Esse canal é fera.
Graças a Deus os cristãos retomaram a Península Ibérica!! 🙏💪🏻🙏💪🏻
Mas "eles" estâo a regressar novamente, pouco a pouco. 😢
Blá
@@indlek hahaha e história gente...patéticos haja lol v
@@Hichamoroccanscorpion , Em um documento encontrado no de 1506 no Mosteiro de Alcobaça, redigido pelo Frei Bernardo de Brito, cronista-mor de Portugal, D. Afonso Henriques a visão que teve de Nosso Senhor Jesus Cristo e as promessas feitas por Ele para o Reino de Portugal.
No referido documento, o próprio D. Afonso Henriques narra a aparição jurando "diante de vós, Bispo de Braga e Bispo de Coimbra e Teotônio e todos os mais vassalos de meu reino juro em esta cruz de metal e neste livro dos Santos Evangelhos em que ponho minhas mãos, que eu, miserável pecador, vi com esses olhos indignos a Nosso Senhor Jesus Cristo, estendido na Cruz, do modo seguinte:"
Conta a crônica de D. Afonso que ele estava no campo de Ourique para batalhar contra um rei mouro chamado Ismael, cujo exército superava por grande número o exército português. Muito preocupado com o destino da batalha e seu exército, D. Afonso se recolheu a sua tenda e fez uma oração dizendo: "Mui bem sabeis Vós, Senhor Jesus Cristo, que por amor vosso tomei sobre mim essa guerra contra Vossos adversários. Em Vossa mão está dar a mim e aos meus fortaleza para vencer esses blasfemadores do Vosso Nome."
Caindo no sono, teve um sonho em que um velho homem aparecia para animar-lhe e dizendo que a batalha próxima seria vencida pelos portugueses. Foi quando seu camareiro entrou em seus aposentos e disse que havia um homem velho que gostaria de lhe falar.
O homem foi imediatamente reconhecido por D. Afonso Henriques como a figura de seu sonho. O ancião então lhe disse: "Senhor, vencereis e não sereis vencido. Sois amado do Senhor porque pôs sobre vós e sobre vossa geração(...)os olhos de Sua misericórdia.(...)Ele me manda dizer-vos que quando na seguinte noite ouvirdes a campainha da minha ermida,(...)saiais fora do real sem nenhum criado, porque vos quer mostrar Sua grande piedade."
D. Afonso se prostra perante o enviado do Senhor e aguarda na noite seguinte o sinal para sair de seu acampamento, conforme havia sido orientado. Conforme escrito na crônica, narra o nobre português:
"E subitamente vi, à parte direita, contra o sol nascente, um raio resplandecente, indo-se pouco a pouco clarificando; cada hora se fazia maior.
E pondo de propósito os olhos para aquela parte, vi, de repente, no próprio raio, o sinal da cruz mais resplandecente que o sol, e um grupo grande de mancebos resplandecentes, os quais, creio que seriam os Santos Anjos. Vendo, pois, essa visão, pondo à parte o escudo e a espada, me lancei de bruços e, desfeito em lágrimas comecei a rogar pela consolação de seus vassalos, e disse sem nenhum temor:
- A que fim me apareceis, Senhor? Quereis, porventura, acrescentar fé a quem já tem tanta? Melhor é, por certo, que vos vejam os inimigos, e creiam em vós, que eu, que desde a fonte do Batismo vos conheci por
Deus verdadeiro, filho da Virgem e do Padre Eterno, e assim Vos reconheço agora."
Jesus então declara que além de sair-se vitorioso, D. Afonso será aclamado rei de Portugal.
"Não te apareci deste modo para acrescentar tua fé, mas para fortalecer teu coração neste conflito e fundar os princípios de teu reino sobre pedra firme. Confia, Afonso, porque não só vencerás esta batalha, mas todas as outras em que pelejares contra os inimigos de minha Cruz. Acharás tua gente alegre e esforçada para a peleja; e te pedirá que entres na batalha com o título de rei. Não ponhas dúvida, mas tudo quanto pedirem, lhes concede facilmente."
A Europa será novamente muçulmana pq os cristãos abandonaram sua religião não procriam e os árabes fazem muitos filhos . Khadaf estava certo.