A SUA FAMÍLIA É ABUSIVA? | Manuela Xavier

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • Vídeo citado pela Manu no minuto 01:22 • Video
    ⚑ Siga aqui: bit.ly/Manuela...
    ⚑ Inscreva-se aqui: / manuelaxavier
    ⚑ Telegram: t.me/canalmanu...
    ● E-mail para Contato Profissional:
    equipemanuelaxavier@gmail.com

КОМЕНТАРІ • 299

  • @AnynhaRoque1
    @AnynhaRoque1 3 роки тому +229

    A infância da minha mãe foi difícil e ela tornou a minha vida muito difícil também! A vida toda me obrigando a me encaixar nas vontades dela. Me abusando com tratamento de silêncio, violência física, humilhações em público, difamação... Perto daquilo, todos os relacionamentos amorosos que tive pareciam até bons e eram HORROROSOS. Demorei muito pra entender porque sempre me relacionava com pessoas que me enchiam de condições pra ser amada, o amor custava caro demais! Foi a psicanálise que me fez questionar isso tudo.

    • @mar3053
      @mar3053 3 роки тому +2

      Leia sobre mãe narcisista. Descobri depois de velha que a minha era (faleceu faz tempo).

    • @LocalTvRangoli
      @LocalTvRangoli 3 роки тому

      ❤❤

    • @victoriarumi6931
      @victoriarumi6931 3 роки тому

      Te entendo, passo por isso tbm

    • @zuleica
      @zuleica 3 роки тому +7

      Eu percebo demais que foi toda uma geração de senhoras que hoje estão entre 60 ou 70 anos . Minha mãe quis me educar a ser uma mulher que obedessece a todos e ser submissa quando me casasse. Como sempre questionei então ela ficava irada e ainda vem com.o combo religioso . Se não for da igreja vai queimar no inferno.

    • @cristinatoledo27
      @cristinatoledo27 3 роки тому +3

      Comigo também foi assim! Mas minha mãe é narcisista “dramática” e sempre me explorou financeiramente! Depois de 3 anos de psicoterapia, hoje mantenho a distância saudável!🙏🏻 e foi a melhor decisão da minha vida!
      Nossa cultura nos força a aceitar todos os abusos vindo da família! É triste

  • @karolinemagalhaes2520
    @karolinemagalhaes2520 3 роки тому +65

    Vivo dizendo que minha família quer me colocar numa caixa que não me cabe. É insuportável, tóxico!!! Muita chantagem emocional, o amor condicionado à um comportamento esperado. A culpa de tudo é minha, pois nenhum erro pode ser reconhecido. O que eu quero pra minha vida não importa. Depois que tomei consciência, só convivo em doses homeopáticas.

  • @hannaline5937
    @hannaline5937 3 роки тому +120

    Poderia ficar horas assistindo seus conteúdos, ouvindo sobre o que você traz aqui.

  • @elizaramos4687
    @elizaramos4687 3 роки тому +36

    Vivi durante 19 anos sobre abusos psicológicos e físico do meu genitor , desde de pequena ele sempre ultrapassou minhas privacidades e minha vida !
    não pude tirar carteira , fazer uma faculdade é muito menos aceitava meu namoro , com muita insistência de minha parte ele “engoliu” meu namoro .
    tenho 21 anos , em 2019 tirei minha mãe e meus irmãos de casa , denunciei ele , após ele tentar matar minha mãe na nossa frente ( eu e meu irmãozinhos) com uma arma de fogo no qual ele tinha ilegal e dizia que era para proteger a família “o clássico cidadão de bem rsrs” !
    hoje vivemos com vários traumas , todo dia e uma luta diária para nós , mas conseguimos com muito custo sair daquele que se diz ser meu pai .
    esse vídeo foi essencial para mim , sempre me achei ingrata mas hoje vejo não devo nada ! obrigada Manu , te acompanho tem uns 2 anos e aprendo cada dia mais com você ❤️ .

  • @leticiarocha6563
    @leticiarocha6563 3 роки тому +103

    Esse vídeo deu um alívio e uma certeza: não estamos loucas! Se há qualquer laço afetivo abusivo, não podemos aceitar. Infelizmente os laços familiares muitas vezes se constroem nessa abusividade e quem paga o preço são os filhos. Gratidão Manu, hoje sei que não há dívida nenhuma que eu deva pagar. Como diz aquela música "eu não pedi pra nascer".

  • @carolcarvalho7579
    @carolcarvalho7579 3 роки тому +13

    Eu quero saber sobre irmãs mais velhas que têm o papel de cuidar de irmãos mais novos e assumem essa "maternidade", muitas vezes sem até viver sua própria infância. Vejo muito isso na clínica.

  • @cacaubibiano
    @cacaubibiano 3 роки тому +27

    Uma vida inteira de traumas causados pela minha mãe, uma relação horrível com ela até mesmo na fase adulta, uma culpa enorme, e vários relacionamentos abusivos na vida. E todos me chamam de ingrata e louca por não "respeitar" minha mãe, só por ir contra as vontades dela.

    • @claudiamelo1329
      @claudiamelo1329 3 роки тому +4

      Nunca vivi relação abusiva com homens, mas sofro até hoje com a péssima relação que tenho com minha mãe! 😤🤢🤮

    • @mar3053
      @mar3053 3 роки тому +5

      Maes narcisistas.

  • @katherynediaslopes7591
    @katherynediaslopes7591 3 роки тому +5

    "estou falando pra mulheres, os homens que se juntam e falem sobre os pais de vcs" EU AMOOOOOOOOOOOOOO!!! VC É TAO NECESSÁRIA

  • @ericasantana3514
    @ericasantana3514 3 роки тому +44

    Minha gente a minha mãe sempre falava que pra ser bonita tem que sofrer. E eu com 7 anos de idade tinha que passar horas numa cadeira com ela puxando o meu cabelo pra fazer escova. Eu tenho tanto trauma que odeio salão até hoje.

    • @isabellaguilhem1982
      @isabellaguilhem1982 3 роки тому +2

      Escutava isso da minha mãe também. Fico com pena por ela ter escutado isso na vida

    • @morganasgarioni4820
      @morganasgarioni4820 3 роки тому +2

      Eu tbbbbbbbb! Ela usava a frase “a beleza desconhece a dor”

    • @abusonaofisico3476
      @abusonaofisico3476 3 роки тому +4

      A minha sempre foi o contrário. Sempre disse que mulher q se arruma demais é porque é vazia e não presta. Não deixava a gente se arrumar e quando a gente se arrumava ela ficava olhando feio e dizendo que a gente tava querendo chamar a atenção de alguém (numa conotação de chamar de quenga)

    • @honeyluz3119
      @honeyluz3119 2 роки тому

      Mds...é muuita mulher ignorante né. Deveriam ensinar as filhas a se amarem!

  • @susanamonteiro88
    @susanamonteiro88 3 роки тому +9

    Eu estou me libertando depois de mais de 30 anos de idade por causa da psicanálise! Nós somos adestradas pra caber em relacionamentos abusivos. Foi horrível peeceber isso mas também libertador.

  • @ligiadaud
    @ligiadaud 3 роки тому +40

    Manuela, esse assunto precisa MUITO ser falado! Que vídeo necessário. Acho importante falar sobre o caminho que nós nos reconhecemos enquanto indivíduos, o rompimento desse cordão umbilical.

  • @annathacialutz1675
    @annathacialutz1675 3 роки тому +53

    Fala sim, Manu, sobre a psicanálise. Talvez sobre a forma como reproduzimos/repetimos as relações familiares com as relações criadas na vida adulta

  • @talinepinheiro1848
    @talinepinheiro1848 3 роки тому +45

    Vídeo perfeito! Acabo de me dar conta de tudo isso, e a partir disso, precisei me afastar de minha mãe, porque nada, absolutamente nada que eu faça deixa ela feliz, porque nada do que eu faço é o que ela quer. Hoje vejo o quanto eu buscava sempre aprovação dela e nunca recebi. Fala mais. Fala sobre como se construir a partir do momento em que nos damos conta de tudo isso que vc falou hoje!

  • @mychannel1984
    @mychannel1984 3 роки тому +51

    Adorei o vídeo Manu! Como é difícil entender que não devemos nada. Até entender isso me submeti a tantas coisas que foram me apagando aos poucos. Agora estou fazendo terapia e descobrindo o q realmente quero e quem eu sou de verdade. 🧡 Assunto importantíssimo!!! Nos seus vídeos dou like antes mesmo de assistir! 🌹👏🏻🥰

  • @juliaayers2630
    @juliaayers2630 3 роки тому +12

    Manu, sim, fala sobre a psicanálise e sobre o papel esperado da filha quando os pais envelhecem.

  • @juliareys1362
    @juliareys1362 3 роки тому +4

    “If You Had Controlling Parents”, minha indicação desse livro incrível que desmistifica as personalidades e tipos de abuso dentro do núcleo familiar.

  • @giulialoire3630
    @giulialoire3630 3 роки тому +34

    Ratifico tudo que vc disse com a minha experiência, Manu. Faço análise há alguns anos, depois de sair de um relacionamento abusivo homossexual e percebi, com muita tristeza, que por causa do relacionamento abusivo que já tinha com a minha mãe, com diversas violências, inclusive físicas, que isso era normal, então se eu perdoei minha mãe, tbm poderia perdoar minha ex, afinal ela tbm me amava... Eu normalizei a violência física aos 19 anos dentro de um namoro pq desde os 10 anos eu já tomava tapa na cara de mãe... é impossível não questionar se a minha formação dentro dessa família, e aqui incluo meu pai, mestre em me fazer duvidar da minha capacidade e inteligência, não me deixou mais suscetível a cair nesse relacionamento tóxico... nunca saberei, pois o que mais vejo são famílias abusivas aprisionando jovens em suas próprias violências.
    De todo modo, obrigada por falar sobre isso Manu. Você é necessária!

  • @sandralima4086
    @sandralima4086 3 роки тому +4

    Manu, fala tb sobre o ritual dos 15 anos pras meninas, a tal festa de debutante

    • @sandralima4086
      @sandralima4086 3 роки тому

      Foi muito interessante qndo falou sobre casamento, tenho curiosidade de saber sua opinião sobre debutante

  • @emiliareis1656
    @emiliareis1656 3 роки тому +9

    Meu pai desde sempre fala isso pra gente, que temos essa dívida com ele porque ele cuidou da gente, deixou a vida dele pra fazer priorizar eu e meu irmão

  • @annacarolinacazarin794
    @annacarolinacazarin794 3 роки тому +19

    Vídeo necessário ❤️ precisamos desconstruir pra ontem essa ideia de que estamos devendo sempre algo a alguém. Luto diariamente pra me afastar do sentimento de culpa quando coloco meus sentimento e individualidade acima do que os outros esperam de mim. É difícil, e é o rompimento de uma lógica que em geral é ensinada às mulheres desde a pré adolescência, quando começamos a ter aquela pontinha de independência que logo é capada pelas convenções sociais notoriamente machistas. Já sofri muito com isso dentro da minha família. Você falou muito bem quando disse que esse tipo de relação infantiliza as mulheres, Manu. Aos 27, ouvi de meu pai que eu só poderia discutir política quando tivesse 40 anos. Aos 20, ouvi que era uma fedelha e que só poderíamos conversar como iguais quando eu tivesse no mínimo 30. Isso pra ficar só na questão etária. Enfim. A vida da mulher é uma eterna roda do rato em busca de uma aprovação que não chega. Só que, felizmente, de uma forma ou de outra, sempre temos a opção de pular fora. Façamos isso 💪

  • @amndapsi
    @amndapsi 3 роки тому +52

    Manu, fala sobre psicanalise tbm! Sou psicóloga num processo de mudança de abordagem e queria uma visão sua! Abraços

  • @anapaulavicentepaulinha7715
    @anapaulavicentepaulinha7715 3 роки тому +8

    Minha mãe fez da minha vida um inferno e uma eterna dívida. Ela não ficou com meu pai por minha culpa, não ficou com o segundo marido por minha culpa, nunca foi feliz por minha culpa... Eu não podia ir pra lugar algum que quando voltasse ia encontrá-la morta e aí seria tarde demais. Ela dizia que deu o sangue por mim e estava na hora de eu retribuir. Eu estava com meus 15 anos e ela já queria que eu arrumasse alguém pra me sustentar e sustentá-la tbm. Eu só queria estudar, fazer faculdade mas esse não era o plano dela pra mim. Eu cortei totalmente o contato mas ela não perde a oportunidade de mandar seus recados, um deles que vou definhar e ne dar muito mal na vida ...

    • @Patalhufas
      @Patalhufas 2 роки тому

      Credo. Deus lhe proteja

  • @brisaribeiro9343
    @brisaribeiro9343 3 роки тому +22

    Muito bom o video, como sempre! Acredito que os pais enxerguem os filhos como uma extensão deles mesmos, principalmente as mães, pela relação simbiótica da gestação. Eu mesma já pensei assim e fui uma mãe muito abusiva com o meu filho na infância dele. Também sofri abusos psicológicos da minha mãe E do meu pai, e a minha mãe da minha avó e por aí vai, como vc falou. Fiz terapia e estou reconstruindo a minha relação com o meu filho e com a minha mãe. Tento perdoar a mim em relação ao meu filho e a ela em relação a mim. Gostaria muito que vc falasse mais sobre relações familiares pela ótica da psicanálise!

  • @psicovaneila
    @psicovaneila 3 роки тому +19

    Que vídeo necessário! Gostaria de sugerir fizesse outro neste mesmo tema através da ótica psicanalítica. Obrigada Manu❤️

  • @gestandopais
    @gestandopais 3 роки тому +6

    Muito bom! É exatamente o que sempre falo na minha página: precisamos cuidar das crianças, respeitá-las e ensinar que amor é amor e violência é violência! Os pais precisam parar de achar que os filhos são propriedades deles, que eles podem fazer o que quiserem com eles. Nós, adultos, somos os responsáveis pela geração do amanhã! Pra mudar o mundo precisamos mudar desde o parto até a criação dos filhos!

  • @Didibachpreis
    @Didibachpreis 3 роки тому +24

    Manuela, estou grávida do meu primeiro filho, amei o vídeo, fale mais sobre isso!! Obrigada!

  • @claudiaMARIAmoura
    @claudiaMARIAmoura 3 роки тому +12

    Sim, queremos mais psicanálise ❤️

  • @keziabarbosamendes6644
    @keziabarbosamendes6644 3 роки тому +4

    Você falaria também sobre o impacto de pais que cobram das filhas tudo isso que você disse “volte cedo” “não namore tal pessoa” e não são presentes? Aparece uma vez no mês e acha que faz muito...

  • @aisharoriz
    @aisharoriz 3 роки тому +13

    Manu, quais seriam as possíveis diferenças de toxidade dos perfis: mães permissivas (tudo pode/faz para servir as filhas); e mães ausentes (que abandonam o barco ou simplesmente não se impõem presentes na criação/educação)? Gratidão diva da sabedoria feminista!!💜

  • @izabelapomini4214
    @izabelapomini4214 3 роки тому +14

    Manu, você é uma das referências profissionais pra mim!

  • @gabrielapires5865
    @gabrielapires5865 3 роки тому +2

    Manu Gataaa. Fala sobre Psicanálise. Please! 😘

  • @tharmed
    @tharmed 3 роки тому +6

    Manuela querida, primeiramente gostaria de lhe agradecer por seus vídeos que me ajudam (e muito) a interpretar a realidade de uma forma mais lúcida. Eu sou filha de mãe narcisista e só agora me dei conta do quão tóxico é o relacionamento de co-dependência emocional que construimos ao longo de 40 anos. Gostaria que você falasse mais sobre narcisismo materno! Muito obrigada!

  • @sarasalvati2513
    @sarasalvati2513 3 роки тому +2

    traz psicanálise pra esse canaaaal! seria ótimo ver esse tema de video sob a luz da psicanálise real oficial

  • @izabelapomini4214
    @izabelapomini4214 3 роки тому +5

    Eu gostaria muito da Psicanálise por aqui!

  • @brunavieira7365
    @brunavieira7365 3 роки тому +1

    NU!! Resumiu meus anos de terapia. Nossa Manu, é tão dificil sair desse lugar. To vivendo isso tudo intensamente. Você traz alívio no coração. Porque o sentimento de "nunca serei boa o suficiente" é tenso.

  • @RT-dv6ij
    @RT-dv6ij 3 роки тому +1

    Esse vídeo me fez despertar para o padrão ruim de relacionamentos afetivos heterossexuais que tenho. Além de todos os abusos e controle da minha mãe, na minha família meu pai faz tratamento de silêncio comigo e frequentemente me vejo tentando ganhar a confiança e admiração dele. Nos meus relacionamentos não é diferente, sempre me interesso por caras que tenho que correr atrás pra provar o meu valor.

  • @denisepacheco7460
    @denisepacheco7460 3 роки тому +8

    um bom tema seria o entendimento do amor no feminismo; acho mt importante retratar q mulheres feministas tb querem ser amadas, afinal todas nós merecemos sermos acolhidas, desejadas e amadas do jeito q somos.

  • @edienecampos
    @edienecampos 3 роки тому +2

    As famílias que conheci são os ambientes mais toxicos que ja vivenciei

  • @gabrielalima2332
    @gabrielalima2332 3 роки тому +1

    Minha mãe tb prática os discursos do controle comigo, sobre com quem eu ando, a hora que eu chego, o que estou fazendo…

  • @joaquimourico
    @joaquimourico 3 роки тому +4

    Nossa, que forte! Tô chorando aqui! Sob a perspectiva da psicanálise como funciona o comportamento de uma mulher que esteve em diversos relacionamentos abusivos, que depois disso se encontra no papel de mãe, com uma criança totalmente vulnerável que tem o mesmo gênero dos seus abusadores? Freud explica algo?

  • @julia-bs5uu
    @julia-bs5uu 3 роки тому

    Por um lado uma mãe que invadia a minha privacidade e do outro um pai ausente de afeto. Nunca me faltou comida, cama, bens materiais. E sou grata a eles por isso, mas o afeto nunca me foi dado. Sempre foi uma questão. Obrigada Manu, eu aprendo muito com você!💜✨

  • @jeniffermartins1302
    @jeniffermartins1302 3 роки тому +6

    manu, acho que seria muito legal vídeos de psicanálise!!! você é tudo 💗

  • @isabelavasconcellos662
    @isabelavasconcellos662 3 роки тому +1

    Eu moro fora do Brasil há muito tempo e com o distanciamento da cultura e vivência em outras culturas, a gente acaba mudando a nossa perspectiva em muitas coisas. Eu fui assistir o filme do Paulo Gustavo pela primeira vez quando ele faleceu e não consegui. A violência com que as pessoas se tratavam me chocou e eu me senti muito incomodada. Também senti que achar aquele tipo de tratamento normal e engraçado era muito problemático.
    Você, como sempre, arrasou no seu vídeo Manu. Sempre muito inteligente, clara, assertiva, amo muito aprender com você!

  • @nathpaprocki4109
    @nathpaprocki4109 3 роки тому +2

    Manu, fala sobre pais narcisistas! Eu amo o seu conteúdo, parabéns por esse cuidado extremamente necessário

  • @tidorixD
    @tidorixD 3 роки тому +4

    Manu, excelente reflexão!! Faz um vídeo direcionado para a mãe? Quero muito trazer isso pra minha. Acho imprescindível compreendermos toda essa reprodução de um padrão e o quanto é maléfico pra relação.

  • @andressabarbosa5636
    @andressabarbosa5636 3 роки тому +2

    Faaaaala muito sobre psicanálise 🌻

  • @leandrap6565
    @leandrap6565 3 роки тому +1

    fala sobre psicanálise, manu!

  • @vanessadosreisgomes5680
    @vanessadosreisgomes5680 3 роки тому +4

    Eu gostaria saber a perspectiva da psicanálise sim. Minha infância foi marcada por muita violência física e psicológica pelo meu pai. É 90% da minha demanda na terapia e até hj sofro quando o assunto é esse. Eu queria saber mais da relação pai e filha. Eu não passei por nada disso com minha mãe, nunca foi invasiva comigo, ela smp me acolheu e me respeitou e me apoiou em tudo. Contudo, ela tb é vítima de muitas mais violências do meu pai.

    • @anacruz9683
      @anacruz9683 Рік тому

      Sorte a sua de ter uma mãe amorosa. Se ela fosse abusiva igual ao seu pai, talvez vc nunca conseguisse enxergar o abuso, pois seria o único padrão conhecido 😢

  • @GraciFonopelomundo
    @GraciFonopelomundo 3 роки тому +1

    Que vídeo 😳 muito real ! Muito obrigado por todo esse conhecimento transmitido 🙏🏻

  • @rayssableme9012
    @rayssableme9012 3 роки тому +5

    A resposta para a pergunta, no meu caso, é sim e com certeza

  • @nathallia07
    @nathallia07 3 роки тому

    Manu, meu mais novo hábito preferido é tomar um banho, jantar e botar seus vídeos pra ver. Meu ritual diário e quase sagrado. Tem sido muito bom, por vezes, muito doloroso também, mas sobretudo importante te ouvir. A terapia e seus vídeos como complementação tem me ajudado muito a realmente estar atenta a tantas coisas que por muitas vezes passam despercebidas. Enfim, apenas gratidão por toda sua dedicação, por prestar este serviço tão caro (em todos os sentidos) a nós, mulheres. Obrigada por ajudar a iluminar nossos caminhos. Te desejo muita luz e coragem pra continuar sendo essa mulher que subverte a lógica de todo esse sistema e nos inspira a fazer o mesmo.

  • @gabrielasoares5773
    @gabrielasoares5773 3 роки тому

    Meu Deus alguém colocou de forma clara e embasada aquilo que sempre pensei: que os pais não tem direito de tudo por serem pais. Obrigada Manu, você é mais do que necessária!

  • @dianagleisse2971
    @dianagleisse2971 3 роки тому +6

    Manu, faz um aprofundamento/abordagem, sob o ponto de vista da psicanálise, a respeito de como o inconsciente e essas relações abusivas familiares, contribuem para que mulheres busquem, mesmo inconscientemente, se relacionar com parceiros com características comportamemtais similares a de seus Pais ( me refiro ao gênero mesmo /HOMENS).

  • @amandamartinsdefarias9995
    @amandamartinsdefarias9995 3 роки тому

    Como filha de mãe narcisista, fico mto feliz em ver a desmistificação da família ❤ quero vídeo das psicanálises tudo!!! Haha

  • @camilatrindade7943
    @camilatrindade7943 3 роки тому +2

    Por favor Manu, faz a análise do ponto de vista da psicanálise sim! Please!!! Kkkkk

  • @isadorafranco1953
    @isadorafranco1953 3 роки тому +1

    Por favor trás a psicanálise!!

  • @priscilab1737
    @priscilab1737 3 роки тому +1

    Precisava muito desse vídeo. Minha mãe é extremamente invasiva, mexe nas minhas gavetas, celular, armário , enfim.. isso porque moro sozinha. Sinto culpa por sentir raiva e não conseguir colocar limite. Vc descreveu minha todinha 🙁🙁

  • @francielyneumann8320
    @francielyneumann8320 3 роки тому +6

    Amei a ideia de falar usando uma perspectiva da psicanálise sobre as relações familiares. Eu tenho várias questões que adoraria ouvir o que a psicanálise tem a dizer, mas acho que você poderia falar sobre famílias monoparentais "chefiadas" por mulheres e as performances que são feitas a partir dessa configuração, das pressões impostas e a naturalização do abuso.

  • @stefanyrapozo8631
    @stefanyrapozo8631 3 роки тому +2

    Mesclar esse assunto com a psicanálise seria MUITO interessante!!!!

  • @evelinesuellen
    @evelinesuellen 3 роки тому +1

    Muito boa a discussão!!!👏👏👏

  • @esterferreira2060
    @esterferreira2060 3 роки тому +1

    Que vídeo necessário! Foi mt importante pra mim, o q eu precisava ouvir

  • @tayannedecarvalhogouveia8207
    @tayannedecarvalhogouveia8207 3 роки тому +1

    Assisti o vídeo todo pensando : não acaba naaaoo por favor!
    Precisamos muito ouvir sobre isso Manu!
    Obrigada por tudo!

  • @babisantc
    @babisantc 2 роки тому

    Cada vez que te escuto falar sinto tantas coisas pulsarem em mim. Manuela, você é tão necessária a este mundo eu não consigo nem expressar em palavras!

  • @inaianacosta8872
    @inaianacosta8872 3 роки тому +12

    Um vídeo melhor que o outro. 👏🏽
    Manu, tudo que eu mais quero é ouvir vc falar sobre psicanálise 😍
    Entender, me ajuda a elaborar, e sair da repetição.

  • @rayanesilveira6024
    @rayanesilveira6024 3 роки тому +6

    Nossa, NECESSÁRIO esse vídeo! Tenho interesse em te ouvir falar sob a perspectiva da psicanálise também, fala sobre qualquer coisa que eu quero ouvir hahaha é bom demais aprender com vc ❤️

  • @taianesd
    @taianesd 3 роки тому

    Manu você é muito necessaria! Não deixe nunca que eles te calem!

  • @gabrielabertini5852
    @gabrielabertini5852 3 роки тому +2

    Fala sobre a perspectiva da psicanalise por favor!!

  • @laiscarnib
    @laiscarnib 3 роки тому +1

    manu fala sobre a perspectiva da PSI, esse assunto é muito importante!!

  • @marianaramalho7894
    @marianaramalho7894 3 роки тому +1

    Pode encher de vídeo com psicanálise, to prontíssima!!!!

  • @nataliabandeira13
    @nataliabandeira13 3 роки тому +4

    Manuuu, amo demais os seus conteúdos em todos os espaços que você ocupa! ♥ Sou psicóloga e psicanalista em formação, gostaria muito de mais conteúdos sobre a articulação da psicanálise e feminismo na escuta clínica!

  • @CAROLDAYANE87
    @CAROLDAYANE87 3 роки тому +2

    Fala sobre td Manu. Isso q vc falou sobre infantilização eu senti essa semana, me sinto totalmente infantilizada, controlada e perdida

  • @victoriarumi6931
    @victoriarumi6931 3 роки тому

    Nossa Manu, esse vídeo me deu até um nó no estômago... É muito difícil viver dentro dessa realidade de agressão. Mas esse vídeo foi TÃO necessário, por favor fale mais sobre o assunto! E obrigada pelo seu trabalho! ❤️

  • @katrenariane
    @katrenariane 3 роки тому +4

    Por favor, fala mais de Psicanálise aqui. Sou acadêmica de psicológia e a linha teórica que eu amo é psicanálise. Você foi umas das minhas inspirações.

  • @karencaroline7886
    @karencaroline7886 3 роки тому

    Eu gostaria muito de ouvir mais sobre a psicanálise nesse assunto familiar sim. Desde pequena eu tenho esse tipo de relação abusiva familiar, o que me fez acreditar que isso era normal ou comum. Eu nunca tive privacidade, nem nada nunca foi sobre mim. Estava lendo mais sobre mãe narcisista e me identifiquei com tudo. O pior é ouvir exatamente tudo isso. Que a família é em primeiro lugar e não importa o quão eles te machuquem, isso é amor de verdade.
    Estou consumindo e aprendendo muito sobre onde vem essa dependência por relacionamentos e toda essa imposição da sociedade. Obrigada de coração, Manu!

  • @giovannasantos2646
    @giovannasantos2646 3 роки тому +3

    Quero saber tudo, me conte sobre psicanálise tb!

  • @aguiaeagle5738
    @aguiaeagle5738 2 роки тому

    É também preciso pensar, que há muitas pessoas manipuladoras, que pra não ser/dar colaboração dentro da família, pra só receber e ficar folgando, fazem os pais/família escravos/ reféns, usando para isso falsas acusações, classificando e difamando como abusivos.

  • @juliarodrigues2407
    @juliarodrigues2407 4 місяці тому

    Vendo esse vídeo tive a certeza que minha família é abusiva e a base da minha dependência emocional vem deles

  • @DCVCria
    @DCVCria 3 роки тому +1

    Vídeo extremamente necessário 👏👏👏👏👏

  • @simonemunhoz9744
    @simonemunhoz9744 3 роки тому

    😢😢😢muito dificil ver esse video ate o final. A manu descreveu minha familia todinha e tocou em muitas cicatrizes.

  • @anajuliareis8216
    @anajuliareis8216 3 роки тому +1

    Traz a perspectiva da psicanálise também manu.
    Assunto importantíssimo, a família é o seio de muitas coisas a analisar na terapia, acredito...

  • @deborafrias5550
    @deborafrias5550 3 роки тому +2

    Simmmmm, queremos psicanálise!

  • @nugueds
    @nugueds 3 роки тому +2

    Quero saber tudo que vc quiser falar sobre psicanálise. Uma dúvida que fiquei é como diferenciar proteção propriamente dita de abuso e violência.

  • @_maricarva
    @_maricarva 3 роки тому

    Manoela, tenta falar sobre a família narcisista também, pq este tipo de violência é muito sútil de identificar, porém extremamente impactante.

  • @thaicemedeiros656
    @thaicemedeiros656 3 роки тому

    Manuuuuuu, analisa o filme “a filha perdida”, por favorzíssimo!!!!! Assisti hj e estou IMPACTADA por assistir a uma obra que retrata o óbvio! É sensível, é triste, é duro! Que filme!!!!!

  • @camilagalindo2829
    @camilagalindo2829 3 роки тому +2

    Fala mais aplicando a psicanálise!!! Ameiiii!

  • @annykarolynebrandao7189
    @annykarolynebrandao7189 3 роки тому

    Isso que você falou sobre não sabermos nossos próprios gostos e desejos é especialmente ruim para aqueles que moldaram sua personalidade completa em agradar seus pais 🥺

  • @josibc3524
    @josibc3524 3 роки тому

    Manu, já tem um tempinho que dei um break no uso das redes sociais, mas estava sentindo falta dos seus vídeos. Feliz de ter encontrado bastante coisa aqui. Obrigada pelas reflexões e provocações necessárias. Sucesso aí.

  • @ritamilano2542
    @ritamilano2542 3 роки тому

    Gostaria muito de conteúdo de psicanálise no seu canal. Obrigada por ter sido uma das melhores descobertas de UA-cam pra mim em 2021! 😊

  • @rebecacatarine4128
    @rebecacatarine4128 3 роки тому

    QUE VÍDEO, HEIN MANUELA, QUE VÍDEO! Muito obrigada por isso. Fala sobre o narcisismo na família, por favor ❤

  • @samanthap2630
    @samanthap2630 3 роки тому

    Simmmm quero mais sobre psicanálise! Que vídeo incrível 😍😍😍

  • @morganasgarioni4820
    @morganasgarioni4820 3 роки тому +1

    Vídeo espetacular 🙏🙏 pena que família é o maior gatilho da maioria de nós!!!! Fala sobre psicanálise tb por favor 💝

  • @isabellylagoeiro1107
    @isabellylagoeiro1107 3 роки тому

    Manu, por favor faz sim mais vídeos sobre esse assunto, principalmente na perspectiva da psicanálise. Seus vídeos são maravilhosos, uma aula cada um deles 🤍

  • @rafaelatrindade4870
    @rafaelatrindade4870 3 роки тому

    É sobre isso Manu! E NÃO TA TUDO BEM!!!!!!! 👊🏻

  • @barbarabentogirardi2800
    @barbarabentogirardi2800 3 роки тому

    Obrigada por esse vídeo, Manu! Se puder se aprofundar na psicanálise e relações familiares seria incrível! Esta me ajudando muito ♥️

  • @keziabarbosamendes6644
    @keziabarbosamendes6644 3 роки тому +2

    Fale mais sobre a psicanálise!!! Amo o assunto

  • @bruunmlo
    @bruunmlo 3 роки тому

    pra variar MARAVILHOSA E NECESSARIA SEMPRE !!!!

  • @lorenalopes3525
    @lorenalopes3525 3 роки тому +2

    Fala sob a perspectiva da psicanálise sim!

  • @bebachanneltv
    @bebachanneltv 3 роки тому

    Cara eu admiro tanto seu trabalho, vc é mto incrivel Manu, quantos esclarecimentos!

  • @tatianegarcia6480
    @tatianegarcia6480 3 роки тому

    Vídeo muito necessário!! Fala sobre a visão da psicanálise sim. E podia fazer um vídeo falando da Constelação Familiar que está na moda aí e que tem a família como centro de tudo😚

  • @lorenaleao1798
    @lorenaleao1798 3 роки тому

    Estou amando seu canal, te acompanho a um tempo no insta e sempre me impressiona a forma incrível que você aborda assuntos tão importantes e de alerta. Você é maravilhosa, Manu. Continue assim, você nos inspira e ajuda muito ❤️