A Marlene maravilhosa talentosa responsável. Eu tiro meu chapéu p Marlene. Ela viveu mais pra Xuxa do que pra ela. Marlene é tudo de bom não tem ninguém que chegasse ter a capacidade dela.
Rita 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤você é visionária realista com a realidade sem dúvidas e fantasiosas de uma geração mimimi que se transformou quem não vê a realidade dos anos anteriores e superação ❤
PODER e FORÇA não requerem opressão, assédio, agressão verbal e física. Requerem RESPEITO sim, e isso não precisa de MEDO, tampouco é medo. EMPATIA é universal e atemporal. Não é porque era "naquela época", que é compreensível. Marlene acrescentava coisas nas relações que não eram necessárias para manter o respeito e garantir sua força e poder. Não entendo porque uma mulher negra iria justificar e legitimar isso, especialmente se ela não viveu isso.
As humilhações os chingamentos, as opressões nos fazem mais fortes, as paquitas eram sinônimos de perfeição, se fosse acaraiado não teria ficado na história, Marlene explorou o máximo que as meninas tinham a oferecer, foi duro foi, foi doido foi, mas todas se tornaram mega famosa e talentosíssimas, muito por causa da Marlene Matos, sem mimi...
@@ciclista222 Será que se fosse com a sua filha, o discurso seria o mesmo ? Vc iria dizer pra ela parar de mimimi ? Mega famosas? A Letícia Spiller, Barbara Borges, Juliana Barone, Bianca Rinaldi são as únicas famosas pelo que sei. As outras: Andreia Sorvetão, Cátia e Ana Paula Almeida, vivem do passado. As paquitas que se formaram estão muito bem, obrigada.
@@alicemarquesdossantos4664 eu já passei por tudo isso aí, menos ser uma pessoa famosa, óbvio, mas nem por isso fico reclamando do que a vida fez comigo, as dificuldades da vida nos transformam em pessoas mais fortes, e disciplina e a rigidez transformam a vida do ser humano, e com relação a essas outras paquitas que não ficaram tão famosas, como vc falou, se perderam no tempo e não evoluíram, até às irmãs metralha viraram diretoras renomadissimas, entre outras, agora imaginamos um denários totalmente diferente, onde as paquitas fizessem o queriam, hoje estavam perdidas no tempo e presas ao passado, aquilo que nos machuca nem sempre é ruim, se fosse assim eu tinha morrido de reclamar das peas que minha mãe me deu, não teria família, filhos, ficaria preso no tempo...
@@meggycosta2421 sugiro que você se informe , que leia as obras de Paulo Freire, pois pelo seu comentário é nítido que você não sabe absolutamente NADA sobre ele. Pare de se informar em páginas partidárias e WhatsApp e consulte fontes confiáveis para não ficar aí escrevendo bobagem!😉
Genteee amei a visão da época ( contextualização). Fácil hj julgar e não aceitar as responsabilidades pelas escolhas anteriores. Claro dadas as devidas proporções.
Criança não escolhe com plena consciência e conhecimento das consequências. ISso quem faz é adulto e mesmo o adulto não sabe dos contras, apenas dos prós. E nada disso isenta Marlene. PODER e FORÇA não requerem opressão, assédio, agressão verbal e física. Requerem RESPEITO sim, e isso não precisa de MEDO, tampouco é medo. EMPATIA é universal e atemporal. Não é porque era "naquela época", que é compreensível. Marlene acrescentava coisas nas relações que não eram necessárias para manter o respeito e garantir sua força e poder. Não entendo porque uma mulher negra iria justificar e legitimar isso, especialmente se ela não viveu isso.
Eu entendi perfeitamente o que a Rita quis dizer, porem todos temos que entender que as paquitas levavam a imagem da xuxa, tinha que ter semelhança, e tenho certeza que nem todas as paquitas eram loiras, mas pintavam o cabelo, sei que infelizmente as meninas negras nao puderam ser, mas nem tudo na vida temos a oportunidade de participarmos e isso nao e nem sobre raças e sim sobre a oportunidade e encaixamento!
Rita passou vergonha ao defender Marlene só porque ela é negra e homossexual. Tem negros que fazem coisas erradas e homossexuais também. Então ela não errou? O que se passa na cabeça de Rita????
Ela disse que admira por ter sido uma mulher com todas essas características que conquistou espaço em uma década onde raramente seria possível ter sucesso e reconhecimento no tocante a ser minoria na década de 80, onde os homens dominavam. Ser preta, homossexual e nordestina era sim um empecilho pelo simples fato de ser quem era. Era isso, não distorça as coisas.
Somente O Santíssimo Senhor Nosso DEUS é O Único Maravilhoso e Poderoso 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Que O Santíssimo Senhor Nosso DEUS abençoe grandemente a vida de cada pessoa 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Hoje muita gente amadureceu, ampliou o olhar.... e alguns pensamentos são inadmissíveis. Concordo com a Rita até um certo ponto, principalmente quanto trazer um tema onde a sociedade culturalmente era de um jeito que hoje já não é mais possível. Porém é um recorte de uma época... E o povo tá julgando algo do passado com esse olhar de hoje
A Rita deveria ter assistido ao documentário antes de falar alguma coisa, ficou a todo momento querendo desmerecer o que as meninas passaram, iniciar o papo dizendo que queria ser a Marlene? me poupe, faltou sororidade da parte dela, no documentário elas deixam em evidência que não concordam como o racismo era naquele tempo, e a história é contada como exemplo do que não deve ser admitido hoje em dia, mas a Rita parece que parou nos anos 80, senti um pouco de ressentimento na fala dela.
Tbm achei totalmente desnecessário. Primeiro que naquela época a figura da Marlene era praticamente restrita aos bastidores, pouco aparecia e pouco se falava. Como assim ela queria ser alguém que pouco se conhecia? Me poupe... E tbm achei o cúmulo chamar as meninas sem ter assistido o doc, já que foi o motivo delas estarem ali.
Exatamente. Chamar as adolescentes de gorda, pu..a, que parece que deu a noite inteira… Isso não é aceitável em nenhuma relação, muito menos profissional.
Eu sempre era humilhada quando criança pelo meu tio ,ele morava do lado da minha casa e sempre humilhavs com palavras fortes eu chorava sozinha,eu não gosto da minha infância,eu era criança eu não entendia ,fui crescendo né afastei ,até hoje não quero contato ,ele era um mentiroso e inventava muito sobre mim pro meu pai,e muito difícil passar por isso sem chorar!
Credo, a Rita estava relativizando os abusos que a Marlene fez contra CRIANÇAS! Jamais se legitima ou relativiza abusos, seja contra quem for, especialmente, contra crianças e adolescentes.
Amei sua escolha MM e participação verdadeira do momento certo, épocas, realidade e etc… explanou super bem próximo da realidade que só sabe quem viveu bastidores etc…
Rita apenas moderou, o q é importante poder existir. Ponderações, perspectivas diferentes. Achei pertinente. Ela não defende a Marlene, mas o maniqueismo das acusações.
@@panconiate pq ela não defende a Marlene, mas reconhece a competência dela, e deixou claro que ela não precisava ser assim com as pessoas que eram lideradas a ela
Sobre os abusos cometidos, basta falar q eram de uma pessoa adulta tratando com crianças, Isso basta , (e a estrela mor fingindo que não estava ali, triste disfarce de bobinha). Não tem desculpa pois é desproporcional em qqr angulo. Sobre sonhos, o maior impedimento de sonhos não é a classe social, são os adoecimentos emocionais ( psiquiátricos). Temos mortos emocionais em todas as faixas sociais… Muitos estão presos a um pensamento que impede um olhar amplo. Pensar e observar é mais importante que criar discurso.
Obrigação seria chamar quem assistiu ou só participar do encontro ali quem assistiu. Chamar que não viveu diretamente ou indiretamente naquela epoca, já é errado. Imagine quem sequer viu o documentário. Totalmente desnecessária nesse encontro.
Nossa esse programa é pra nós que somos jovens sonhadores! Porque tive uma grande desilusão com isso há cerca de um ano atrás, também tive esse sonho de ser artista, famoso, conseguir deixar minha marca assim, daí eu saí da casa dos meus pais e fui atrás do meu sonho. Só que por uma combinação de coisas, eu me desiludi! Me desincantei! Hoje, acho que lá atrás, os meus erros se resumem á dois: 1- eu não amadureci o suficiente, 2- sonhei alto demais. É isso, sabe? A gente pode sonhar! Mas a gente tem que manter o pé no chão, e sabermos encarar a realidade! Sabendo isso, colocar e manter os pés no chão, aí sim! 🎶TUDO pode ser! Se quiser SERÁ!🎶😊😊😊💗💗💗🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Eu concordooo demais que a Marlene fez o que deveria ter sido feito na época! Hj a gente vê os absurdos que era tudo antigamente… mas crucificado a Marlene e não dar crédito e mérito à quem criou a Xuxa e as paquitas, é ingratidão! A Xuxa e as paquitas não seriam que eram de não fosse Marlene Matos… fato! Certamente hoje até a própria Marlene faria diferente…lembrando que eram pré adolescentes e adolescentes, sem os pais, com um mundo todo cobrando resultados e ela precisava deixar as coisas em ordem!
Já falei e vou repetir de novo, falar e muito fácil .... Agora viver o que elas viveram e outra. Tudo bem a Marlene era uma empresária e precisava colocar ordem, agora isso não quer dizer que pra organizar algo e preciso humilhar Xingar e tudo mais, eu sou Nordestina Maranhense ela minha conterrânea mais isso não e motivo pra ela desrespeitar elas no caso da Xuxa eu acho que ela errou bastante em deixar que a Marlene comandasse a vida dela tanto que o namoro dela com Artyon não deu certo por conta disso .....falar e fácil!.
Muitas ideias do programa, inclusive em ter as paquitas, as roupas, são da própria Xuxa, no início do documentário fica em evidência, acredito que a Marlene administrava a coisa toda de maneira excessiva, que em determinados momentos não era necessário, lembrando que as gurias eram crianças!
sim, passando pano pra pessoa que jamais deu uma chance para um menina negra. Ela defende e depois entra no assunto de que o sonho de ser paquita não foi dado a meninas do mesmo tom de pele dela.
Rita é protagonista do programa : fato !!! Ela é excelente, tem lugar de fala, eloquência. Super preparada, sabe conduzir, perguntar!! Tati parece criado mudo de um lado , e Eliana criado mudo do outro !!!!
Concordo plenamente com a Rita. A coisa deu super certo porque foi exatamente como foi, sem tirar nem pôr. Felizmente não tinha essa coisa chatíssima do politicamente. correto
Adorei a posição da Rita e ela simplesmente expressou o que eu penso. A geração de hoje não tem a menor idéia de como funcionavam as coisas naquela época - mulher não tinha q abrir a boca, só tinha q usar decote e se mostrar simpática. Até hoje em dia ainda há resquício disso: exemplo disso é que, mesmo as mulheres tendo mais direito agora, ainda assim, as grandes corporações e poderes absolutos estão em mãos masculinas em sua grande maioria. E naquela época, onde mulher só servia pra ser bonita e cuidar da casa, a Marlene conseguiu ter o poder de administrar o maior sucesso do país - imaginem quantos homens estavam esperando uma brecha dela pra arrancar todo aquele império da mão dela??!! Marlene foi a Miranda do Diabo Veste Prada da década de 80. Só tenho a parabenizá-la pelo trabalho incrível que ela conseguiu.
e por esse poder oprimiu e abusou de crianças e adolescentes, pq não fez diferente em acolher as meninas com mais amor ainda mais sendo mulher, pq não abriu espaço para as pretas, é uma narcisista, psicopata, e quem defende e admira os seus abusos e arbitrariedade é igual a ela.
Parabenizar pelo trabalho bem feito é legal. Mas parabenizar a FORMA como ela fez o trabalho, jamais. Muitas coisas que ela fez são erradas hoje e já eram erradas naquela época.
Somente O Santíssimo Senhor Nosso DEUS é O Único Maravilhoso e Poderoso 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Que O Santíssimo Senhor Nosso DEUS abençoe grandemente a vida de cada pessoa 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Era só elas abandonarem o projeto ou vão dizer tmb que a Marlene mantinha elas em cárcere privado? TODAS tinham escolha, então elas e suas famílias tmb tem culpa nessa relação, aí depois de anos vivendo do que a Marlene fez o projeto se transformar vem querer colocar ela como se fosse o cão. Teve paquita que saiu e foi viver a sua vida.
Na época não se falava em inclusão de minorias, e a ideia do projeto era que as paquitas fossem representações da Xuxa que é loira e branca, por isso não “cabia” uma morena no projeto inicial. A Xuxa tmb não tem nada de inocente agora ela diz que não sabia de nada Ahh tá! Senta lá Cláudia!
@@cinthiasuellen196 muitas quando foram contratadas, assumiram as finanças da casa e tiveram pais q iam se mudar para trabalhar em outra cidade e pelo sonho delas não foram. Então pq vc não fica quieta ?
A Marlene Mattos já falou: as paquitas eram pra ser cópias da Xuxa. Não tinham como ter outra cara. Não sei porque as pessoas ainda não entenderam isso. Se os Programas Infantis voltarem hoje em dia na TV Aberta Brasileira de hoje em dia vai ter até Assistentes de Palco descendentes indígenas , mas na Época na TV Aberta Brasileira dos Anos 80 e 90 para entrar na TV dos Anos 80 e 90 tinha que ser Loira. Era uma Época em que isso era Comum e ninguém questionava isso na Época. Hoje em dia tá tudo diferente e já temos Diversidade Cultural e Diversidade de cor de pele até nas Novelas da Globo.
Momento nostálgico e ao mesmo tempo triste por saber que por trás dos bastidores não era o glamour na frente das câmeras. As meninas mereciam respeito.
Rita... de alguma maneira, seja pela falta de sororidade ou mesmo por completa falta de bom senso, começou este episódio com o pé esquerdo :( Direta ou indiretamente, relativizou bonito td o q a Marlene fez com pessoas menores de idade.
Relativizou o cacete, é muito fácil culpar a Marlene por tudo, ela não era a única adulta no programa não, aliás, ela era só mais uma empregada da Rede Globo cumprindo ordens deles.
Rita está entrando em uma vibe meio jojo todinho ( gostar de pessoas narcisistas) , acho que Marlene usava o "poder" que tinha pra humilhar como se isso fosse descarregar de uma certa forma o estresse do dia a dia . Só quem já teve ou tem um chefe narcisista sabe o que as paquitas passaram.
Talvez seja pra conquistar um espaço em ser do contra né? Daí soma inteligência e bons argumentos, que ela tem mesmo, pra lacrar! Mas é besteira ir por esse caminho, poderia contribuir ainda mais com diálogos baseados no que realmente o tempo e as experiências nos revelaram ser realidade!
Eu acho que o nome da Marlene ainda corre nesse espectro de vilã, por que ela mesma não consegue se ver em uma posição de vulnerabilidade quanto a pressão que ela mesma sofria. Tudo seria muito especial se ela reconhecesse que pesou a mão. Mas na minha humilde opinião, ela sabe que manter esse clima traz publicidade. Afinal poderia colocar um ponto final quando quisesse.
Colocar a cor, naturalidade e orientação sexual da Marlene, antes do cateter e dos abusos dela pra justificar maldade é coisa que sô militante de universidade federal conseguiria fazer! Amor a Marlene tinha a escolha de ser uma boa pessoa ou não ser, simples assim. Ela escolheu projetar na Xuxa todas as frustrações dela, sem falar que a loucura dela com as Paquitas era simplesmente pra moldar uma próxima Xuxa, já que a Marlene sabia bem que a saúde da Xuxa poderia não aguentar o ritmo que ela queria impor.
Gosto muito de Rita, acho ela uma mulher extremamente inteligente, mas nesse episódio ela só falou asneira e não deixou as convidadas falarem direito. Se tivesse ficado calada teria sido uma poeta. Infelizmente, aparentou falta de empatia pelo sofrimento das paquitas que eram crianças na época. Mas não acho que foi por maldade, acho que só faltou ela ter se aprofundado no assunto antes dessa entrevista. Eu ainda não vi o documentário, mas já estou chocada com o que saiu na imprensa. Foi muito pesado! A parte do controle obsessivo pelo peso das meninas e botar quem engordasse pra fora do grupo era surreal, sem falar dos outros absurdos!
PODER e FORÇA não requerem opressão, assédio, agressão verbal e física. Requerem RESPEITO sim, e isso não precisa de MEDO, tampouco é medo. EMPATIA é universal e atemporal. Não é porque era "naquela época", que é compreensível. Marlene acrescentava coisas nas relações que não eram necessárias para manter o respeito e garantir sua força e poder. Não entendo porque uma mulher negra iria justificar e legitimar isso, especialmente se ela não viveu isso.
A Xuxa sempre vendeu a ideia (até hoje) de que "tudo pode ser, só basta acreditar". Não, não basta. Nem com ela foi assim. É muito fácil falar isso, quando se é uma "Barbie padrão de mercado", e que ainda namorou com o jogador de futebol mais famoso do mundo, que lhe abriu inúmeras portas. Ela não chegou onde chegou por acreditar, chegou por métodos questionáveis, de omissão, de oportunismo e outros. O "tudo pode ser, só basta acreditar" da Xuxa não funcionou, por exemplo, com as meninas negras daquela época, que sonhavam em ser paquitas. Foi porque não acreditaram? Não. Foi porque pessoas, inclusive a própria Xuxa, tiraram dessas meninas o sonho de elas estarem lá, pelo simples fato de serem negras. Então é muita hipocrisia da Xuxa ainda hoje passar essa mensagem totalmente hipócrita de sonho e meritocracia. De nada isso adianta se quem poderia dar oportunidade, tira de você e ainda ganha a vida cantando isso. É como se risse da cara delas e dissesse: "Vocês não estão aqui simplesmente porque não acreditam", mas elas não estavam lá porque a rainha não fazia nada pra aquele sonho se tornar realidade, ao contrário.
Não é bem assim! Esse é seu ponto de vista , A Xuxa era subordinada muitas pessoas ja estiveram num determinado trabalho que não podia questionar nada e somente obedecer
@@lambertinipark7356 Gostaria de lhe dizer que você tem razão, mas neste caso, não. Deixa eu te falar como as coisas funcionam nesse meio... Chega um momento que o artista pode dizer não e determinar o que quer, sim. Até no contrato ele pode escolher cláusulas. Isso acontece geralmente quando ele já tem nome, porque chega um momento que a emissora passa a depender daquele nome, e a Globo dependia muito do nome Xuxa, comercialmente falando, então ela tinha poder na emissora, mesmo sendo subordinada. A Xuxa já era Xuxa há muitos anos, ela já tinha poder pra dizer o que queria e o que não queria e com quem trabalharia. Ela mesma disse numa entrevista que a alta cúpula da Globo, por exemplo, fazia tudo o que ela queria e ela tava tão acostumada a isso, que quando a Globo passou a dizer não à ela (nos últimos anos de casa, devido a cortes de custos), ela estranhou e não aceitou, porque ela achava que merecia em razão de sempre ter tido tudo o que queria (isso tudo ela mesma falou), ao ponto de a relação dela com a emissora azedar e esse ter sido o motivo da saída dela da emissora, juntamente com a baixa audiência nas tardes de sábado. Então lamento te informar, mas, sim, ela tinha o poder de escolhas na emissora, tinha o poder de questionar, tinha o poder de dizer não quando fosse necessário, ninguém é obrigado a fazer o que não quer quando se está no patamar da Xuxa. Igual o Faustão fazia, ele questionava, ele brigava, ele batia de frente com as decisões dos diretores da alta cúpula até mesmo ao vivo e citando nomes, inclusive, e ele tinha liberdade pra isso, ele que decidia o que ia ter e o que não ia ter no programa. Recentemente um diretor dele disse que desde a equipe até os quadros, Faustão que decidia e dava o aval, e foi assim até ele decidir sair da emissora. A Xuxa teve um comportamento omisso e convencional o tempo todo, sim. Mesmo ela querendo tirar o dela da reta hoje, é fato que ela acabou compactuando com tudo, de certa forma. Que bom que ela se arrepende, mas não dá pra fingir que não teve culpa, porque teve e muita.
Era só uma personagem sua tapada... moldada por quem fez a música e pela Marlene matos. A xuxa apenas obedecia pq queria dinheiro entrando. A mesma coisa os trapalhões ou o Chaves mexicano. Quem trabalhou com eles diretamente tinham magoas , brigas e momentos bons e ruins. A gente que viu quando eramos criancas ficamos apenas com os personagens e as lembranças boas , a famosa memória afetiva.
Só ver os outros docs sobre artistas infantis da Disney, nickelodeon, muito se passa nos anos 2000. O que acontecia no xou da xuxa é retrato do entretenimento até hoje. Em 2000 não dá pra ponderar em 1990, é preciso por a lente daquele tempo. Reconhecer hoje que o Sistema tava (é) errado, sim, trucidar uma mulher por ter agido como seu tempo, e no trilha do machismo e do racismo da nossa sociedade, não.
Ninguém precisa viver de dor. Terapia ajuda. Invalidar não é a palavra certa. De certo elas passaram muitos perrengues…mas não estavam sendo obrigadas.
Pois é, isso tudo que Marlene fez, foi permitido por todos a volta dela, as crianças foram as únicas inocentes nessa história, o restante é todo mundo culpado... Os adultos simples aceitaram porque tinha o dinheiro em volta!
Lembrando q nos anos 90 os desenhos tipo tom e jerry, picapau, FUMAVAM, BEBIAM, os programas dominicais mostravam mulheres quase nuas, etc...Nao acho q teve uma vila ness historia.. Parece q esse doc foi feito so p culpar Marlene por tudo. Se aparecesse uma delas gravida, ai a casa ia cair pro lado da Marlene... entao dois pesos duas medidas.. Gostei da Rita! :)
Isso é fato, facilmente viraria uma putaria, eu imagino o quanto aqueles cantores que iam ao programa deviam assediar essas meninas, isso sem falar em empresários, anunciantes, políticos de cidades onde iam fazer shows, etc etc etc. Quanto à estética, fosse uma dessas meninas engordar 5 quilos que o PÚBLICO ia esculachar, iam gritar em shows que tal paquita é a gorda. A Marlene segurou com mão de ferro, e por ter muito poder na época, extrapolava na autoridade.
Quando vc assistir ao documentário, tu vai entender a gravidade de muitas coisas que aconteceram às meninas. Assista e entenda se vc aceitaria tudo aquilo com sua filha, por ex. Entenda os relatos fortes e pesados do que elas viveram.
Eu acho que todos têm o direito de sonhar, sim, mas, infelizmente, só alguns vão ter a oportunidade de concretizar esses sonhos. Acho muito triste imaginar que alguém não possa sonhar, porque, muitas vezes, quando as coisas estão muito ruins, o que nos segura é justamente o sonhar... O acreditar que as coisas podem ser diferentes e melhores.
A Marlene passou dos limites! Vi o documentário não tinha necessidade de usar de palavras baixas! Ela como líder e diretora tem que ter pulso forte sim , mas não do jeito que ouvi , no fundo do baú estão todos querendo mídia, a meu ver tá tudo errado desde o começo.
Infelizmente este programa não combina com a Eliana! Ela é muito talentosa mas não pra este programa. Gosto muito da Eliana, mas este programa não dá. Ela merece um programa de auditório. Deveria estar no lugar do Mion. Ela iria arrasar.
Mas gente! Vamos ser sensatos! A Xuxa é um produto de uma empresa. Empresa visa o que? Lucro!!!! Independente do que der e vier! Lógico que no passado existiam coisas moralmente questionáveis, mas infelizmente foi feito o que foi feito com o que tinha e com o pensamento da época. E ainda com a pressão do mercado da época. Qualquer ser pensante analisando HOJE o que aconteceu no PASSADO vai encontrar muita coisa errada, mas ainda não estou entendendo o que querem da Marlene. Querem perdão nacional? me poupa né!Já foi. Muito de errado que aconteceu no passado ainda acontece hoje. E aí? Como faz? Vocês acham que as empresas são boazinhas? Acham que as empresas se importam com as peças do tabuleiro? Lógico que não. Tudo é um sistema. O porque não existia paquita negra? Porque não vende. Isso se chama racismo. E racismo não existe mais? Sejamos sensatos. Tudo aconteceu como aconteceu e pronto, não há nada que irá mudar esses fatos. Coisas certas ou erradas, mas aconteceu.
Cara... a convidada com tanto a falar e a apresentadora dando "aulinhas" em cima da fala. Ok. Espera a tua hora de elaborar o texto. Misericórdia. Corta mais que tramotina.
Andréia Veiga cada dia mais linda e elegante, parabéns!
Se fosse irmã da Xuxa não se pareciam tanto❤
A Marlene maravilhosa talentosa responsável. Eu tiro meu chapéu p Marlene. Ela viveu mais pra Xuxa do que pra ela. Marlene é tudo de bom não tem ninguém que chegasse ter a capacidade dela.
Rita 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤você é visionária realista com a realidade sem dúvidas e fantasiosas de uma geração mimimi que se transformou quem não vê a realidade dos anos anteriores e superação ❤
A Rita não deixa as pessoas falar 😢
se manca. se chama de "evoluçao espiritual" e vem aqui reproduzir racismo
É porque uma mulher negra não pode ser calada, mas pode calar!
@@lucascolossal8050que viagem, o que tem a ver uma coisa com a outra…
PODER e FORÇA não requerem opressão, assédio, agressão verbal e física. Requerem RESPEITO sim, e isso não precisa de MEDO, tampouco é medo.
EMPATIA é universal e atemporal. Não é porque era "naquela época", que é compreensível.
Marlene acrescentava coisas nas relações que não eram necessárias para manter o respeito e garantir sua força e poder. Não entendo porque uma mulher negra iria justificar e legitimar isso, especialmente se ela não viveu isso.
@@AiwaLover 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Só defende a Marlene Mattos quem nunca foi humilhado, oprimido, controlado, excluído....Vivi isso tudo na minha própria casa com o meu pai.
As humilhações os chingamentos, as opressões nos fazem mais fortes, as paquitas eram sinônimos de perfeição, se fosse acaraiado não teria ficado na história, Marlene explorou o máximo que as meninas tinham a oferecer, foi duro foi, foi doido foi, mas todas se tornaram mega famosa e talentosíssimas, muito por causa da Marlene Matos, sem mimi...
@@ciclista222 Será que se fosse com a sua filha, o discurso seria o mesmo ? Vc iria dizer pra ela parar de mimimi ? Mega famosas? A Letícia Spiller, Barbara Borges, Juliana Barone, Bianca Rinaldi são as únicas famosas pelo que sei. As outras: Andreia Sorvetão, Cátia e Ana Paula Almeida, vivem do passado. As paquitas que se formaram estão muito bem, obrigada.
@@alicemarquesdossantos4664 eu já passei por tudo isso aí, menos ser uma pessoa famosa, óbvio, mas nem por isso fico reclamando do que a vida fez comigo, as dificuldades da vida nos transformam em pessoas mais fortes, e disciplina e a rigidez transformam a vida do ser humano, e com relação a essas outras paquitas que não ficaram tão famosas, como vc falou, se perderam no tempo e não evoluíram, até às irmãs metralha viraram diretoras renomadissimas, entre outras, agora imaginamos um denários totalmente diferente, onde as paquitas fizessem o queriam, hoje estavam perdidas no tempo e presas ao passado, aquilo que nos machuca nem sempre é ruim, se fosse assim eu tinha morrido de reclamar das peas que minha mãe me deu, não teria família, filhos, ficaria preso no tempo...
Agora às paquitas estão dando uma de vítima. Mais todas queria ser paquitas.
Ana Paula se tornou uma mulher não só linda, mas tbm muito sensata.
Sobre o comentário da Rita: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor" é de Paulo Freire.
Perfeito seu comentário! Pensei exatamente nesta fala do Paulo Freire.
O destruidor da educação.
@@meggycosta2421Tá bom bot, já pode voltar pro grupo do zapzap do seu asno
@@meggycosta2421 sugiro que você se informe , que leia as obras de Paulo Freire, pois pelo seu comentário é nítido que você não sabe absolutamente NADA sobre ele. Pare de se informar em páginas partidárias e WhatsApp e consulte fontes confiáveis para não ficar aí escrevendo bobagem!😉
Genteee amei a visão da época ( contextualização). Fácil hj julgar e não aceitar as responsabilidades pelas escolhas anteriores.
Claro dadas as devidas proporções.
Criança não escolhe com plena consciência e conhecimento das consequências. ISso quem faz é adulto e mesmo o adulto não sabe dos contras, apenas dos prós. E nada disso isenta Marlene.
PODER e FORÇA não requerem opressão, assédio, agressão verbal e física. Requerem RESPEITO sim, e isso não precisa de MEDO, tampouco é medo.
EMPATIA é universal e atemporal. Não é porque era "naquela época", que é compreensível.
Marlene acrescentava coisas nas relações que não eram necessárias para manter o respeito e garantir sua força e poder. Não entendo porque uma mulher negra iria justificar e legitimar isso, especialmente se ela não viveu isso.
Como a Eliana tem uma vibe boa. Sempre sorrindo. Maravilhosa profissional ❤
Pra mim, a paquita mais linda de todos os tempos: Ana Paula!
Eu achava a Andressa,Graziela Schmidt,Monique Alfradique e Letícia spiller😍
Gostei da forma como Rita se colocou.
Esse programa é muito legal tô conhecendo agora
Eu entendi perfeitamente o que a Rita quis dizer, porem todos temos que entender que as paquitas levavam a imagem da xuxa, tinha que ter semelhança, e tenho certeza que nem todas as paquitas eram loiras, mas pintavam o cabelo, sei que infelizmente as meninas negras nao puderam ser, mas nem tudo na vida temos a oportunidade de participarmos e isso nao e nem sobre raças e sim sobre a oportunidade e encaixamento!
Como a Ana Paula fala bem!!
Rita passou vergonha ao defender Marlene só porque ela é negra e homossexual. Tem negros que fazem coisas erradas e homossexuais também. Então ela não errou? O que se passa na cabeça de Rita????
Ela disse que admira por ter sido uma mulher com todas essas características que conquistou espaço em uma década onde raramente seria possível ter sucesso e reconhecimento no tocante a ser minoria na década de 80, onde os homens dominavam. Ser preta, homossexual e nordestina era sim um empecilho pelo simples fato de ser quem era. Era isso, não distorça as coisas.
Somente O Santíssimo Senhor Nosso DEUS é O Único Maravilhoso e Poderoso 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Que O Santíssimo Senhor Nosso DEUS abençoe grandemente a vida de cada pessoa 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Amém e a sua vida também ❤
@@karlahenkelcomigonao6583 amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Queria ser Marlene, corta para a Marlene não aceitando mulheres negras no elenco 🫥
Né
bem lembrado
Hoje muita gente amadureceu, ampliou o olhar.... e alguns pensamentos são inadmissíveis.
Concordo com a Rita até um certo ponto, principalmente quanto trazer um tema onde a sociedade culturalmente era de um jeito que hoje já não é mais possível.
Porém é um recorte de uma época... E o povo tá julgando algo do passado com esse olhar de hoje
Gostei que a Catu soube se impor muito bem.
A Rita deveria ter assistido ao documentário antes de falar alguma coisa, ficou a todo momento querendo desmerecer o que as meninas passaram, iniciar o papo dizendo que queria ser a Marlene? me poupe, faltou sororidade da parte dela, no documentário elas deixam em evidência que não concordam como o racismo era naquele tempo, e a história é contada como exemplo do que não deve ser admitido hoje em dia, mas a Rita parece que parou nos anos 80, senti um pouco de ressentimento na fala dela.
Vc me representou com as suas palavras
👏👏👏👏❤️❤️
Rita foi completamente desnecessária
Tbm achei totalmente desnecessário. Primeiro que naquela época a figura da Marlene era praticamente restrita aos bastidores, pouco aparecia e pouco se falava. Como assim ela queria ser alguém que pouco se conhecia? Me poupe... E tbm achei o cúmulo chamar as meninas sem ter assistido o doc, já que foi o motivo delas estarem ali.
Gosto muito de Rita, mas nesse caso realmente ela foi desnecessária!
Exatamente. Chamar as adolescentes de gorda, pu..a, que parece que deu a noite inteira…
Isso não é aceitável em nenhuma relação, muito menos profissional.
Eu sempre era humilhada quando criança pelo meu tio ,ele morava do lado da minha casa e sempre humilhavs com palavras fortes eu chorava sozinha,eu não gosto da minha infância,eu era criança eu não entendia ,fui crescendo né afastei ,até hoje não quero contato ,ele era um mentiroso e inventava muito sobre mim pro meu pai,e muito difícil passar por isso sem chorar!
Rita transborda inteligência e cultura.
Rita amei sua fala ❤❤❤❤
Credo, a Rita estava relativizando os abusos que a Marlene fez contra CRIANÇAS! Jamais se legitima ou relativiza abusos, seja contra quem for, especialmente, contra crianças e adolescentes.
Amei sua escolha MM e participação verdadeira do momento certo, épocas, realidade e etc… explanou super bem próximo da realidade que só sabe quem viveu bastidores etc…
Rita apenas moderou, o q é importante poder existir. Ponderações, perspectivas diferentes. Achei pertinente. Ela não defende a Marlene, mas o maniqueismo das acusações.
Chocada com a Eliana que não abre a boca
Foi pra globe ficar na geladeira..qm assiste esse lixo de programa?
A Paca já olhando sem nemhuma paciência pra palestra da Rita! 😂
A Rita, ñ mentiu em nada. ✅
E bem isso...fala contrário do que elas querem....crucificar a Marlene elas perderam a paciência.kkk
@@panconiate pq ela não defende a Marlene, mas reconhece a competência dela, e deixou claro que ela não precisava ser assim com as pessoas que eram lideradas a ela
Sobre os abusos cometidos, basta falar q eram de uma pessoa adulta tratando com crianças, Isso basta , (e a estrela mor fingindo que não estava ali, triste disfarce de bobinha). Não tem desculpa pois é desproporcional em qqr angulo. Sobre sonhos, o maior impedimento de sonhos não é a classe social, são os adoecimentos emocionais ( psiquiátricos). Temos mortos emocionais em todas as faixas sociais…
Muitos estão presos a um pensamento que impede um olhar amplo. Pensar e observar é mais importante que criar discurso.
A Paca quase perdendo a paciência com a Rita interrompendo
A Ana Paula Catu poderia entrar no Saia Justa, ela é espetacular
Rita sensacional. Análise lúcida
A Rita Bastista nem assistiu ao documentário e estava defendendo a postura horrenda da Marlene Mattos, sem nem saber oque realmente aconteceu!
pq é preta sendo confrontada por brancas aí passa a mão pela cabeça,
Obrigação seria chamar quem assistiu ou só participar do encontro ali quem assistiu.
Chamar que não viveu diretamente ou indiretamente naquela epoca, já é errado. Imagine quem sequer viu o documentário.
Totalmente desnecessária nesse encontro.
Eu desconfio que assistiu, e pensou: ah eu passei coisa pior, foda-se.
Rita Batista, obrigada por está neste programa, por fazer uma análise tão lúcida e coerente da realidade.
No ponto do sonho que a Rita falou é muito real. Nem todos podem sonhar
Rita salva o programa! Trás equilíbrio social para esses diálogos
Nossa esse programa é pra nós que somos jovens sonhadores! Porque tive uma grande desilusão com isso há cerca de um ano atrás, também tive esse sonho de ser artista, famoso, conseguir deixar minha marca assim, daí eu saí da casa dos meus pais e fui atrás do meu sonho. Só que por uma combinação de coisas, eu me desiludi! Me desincantei! Hoje, acho que lá atrás, os meus erros se resumem á dois: 1- eu não amadureci o suficiente, 2- sonhei alto demais. É isso, sabe? A gente pode sonhar! Mas a gente tem que manter o pé no chão, e sabermos encarar a realidade! Sabendo isso, colocar e manter os pés no chão, aí sim! 🎶TUDO pode ser! Se quiser SERÁ!🎶😊😊😊💗💗💗🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Você é jovem ainda, dê tempo ao tempo para amadurecer e ajustar seus planos aos seus sonhos.
@@jurioish com certeza! Obrigado! 😊💗🙏🏽
Gosto da rita ela é sensata, realista em sua fala
Eu concordooo demais que a Marlene fez o que deveria ter sido feito na época! Hj a gente vê os absurdos que era tudo antigamente… mas crucificado a Marlene e não dar crédito e mérito à quem criou a Xuxa e as paquitas, é ingratidão! A Xuxa e as paquitas não seriam que eram de não fosse Marlene Matos… fato! Certamente hoje até a própria Marlene faria diferente…lembrando que eram pré adolescentes e adolescentes, sem os pais, com um mundo todo cobrando resultados e ela precisava deixar as coisas em ordem!
Já falei e vou repetir de novo, falar e muito fácil .... Agora viver o que elas viveram e outra. Tudo bem a Marlene era uma empresária e precisava colocar ordem, agora isso não quer dizer que pra organizar algo e preciso humilhar Xingar e tudo mais, eu sou Nordestina Maranhense ela minha conterrânea mais isso não e motivo pra ela desrespeitar elas no caso da Xuxa eu acho que ela errou bastante em deixar que a Marlene comandasse a vida dela tanto que o namoro dela com Artyon não deu certo por conta disso .....falar e fácil!.
Concordo, é ainda era um meio machista.... a xuxa n̈ era inocente ,paga de boazinha padrão, muito confortável pra xuxa
Dá pra entender os dois lados.
Muitas ideias do programa, inclusive em ter as paquitas, as roupas, são da própria Xuxa, no início do documentário fica em evidência, acredito que a Marlene administrava a coisa toda de maneira excessiva, que em determinados momentos não era necessário, lembrando que as gurias eram crianças!
@@paulinharibeiro4318 exatamente mostra isso mesmo, as Xuquinhas no cabelo a nave a escada as Paquitas com as roupas tudo foi ideia da Xuxa.
A Ana Paula esmagou a lacração inútil da Rita, com firmeza e objetividade. Necessária essa resposta
A coerência da Rita incomoda as pessoas emotivas. Parabéns Rita pela sua sensatez.
Mano, a Rita defendendo a Marlene é surreal. Como assim? Ela passando pano para os abusos psicológicos da Marlene é inconcebível.
sim, passando pano pra pessoa que jamais deu uma chance para um menina negra. Ela defende e depois entra no assunto de que o sonho de ser paquita não foi dado a meninas do mesmo tom de pele dela.
Ela não passou pano pra Marlene, como ela disse : salvo as devidas porpoções.
Em que momento ela passou pano para os abusos??? Affff… ô povinho chulo…
Olha a interpretação de texto… ela em momento ALGUM defendeu. Ela chama atenção para a importância de contemporizar.
so pq e Preta , gay e nordestina... tem que militar ne
Rita, maravilhosa e acho que ponderou muito as relacoes do passado. Acho que as paquitas e Xuxa deveriam virar essa pagina!
Eu assistia o show Xuxa por causa da Catuxa amava jeito dela o olhar tudo ,até sonhava com ela rss...
Rita é protagonista do programa : fato !!! Ela é excelente, tem lugar de fala, eloquência. Super preparada, sabe conduzir, perguntar!! Tati parece criado mudo de um lado , e Eliana criado mudo do outro !!!!
A Rita é excelente. Na minha humilde opinião ela deveria ser a âncora do programa
Começou errado quando recebeu as meninas sem ter assistido ao documentário.
Rita do Céu! Vc precisa deixar os convidados falar
Rita Batista, Miss simpatia, mulher inteligente 🧠, resumo : Competência.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻✨✨✨✨✨
Concordo plenamente com a Rita. A coisa deu super certo porque foi exatamente como foi, sem tirar nem pôr. Felizmente não tinha essa coisa chatíssima do politicamente. correto
Adorei a posição da Rita e ela simplesmente expressou o que eu penso. A geração de hoje não tem a menor idéia de como funcionavam as coisas naquela época - mulher não tinha q abrir a boca, só tinha q usar decote e se mostrar simpática. Até hoje em dia ainda há resquício disso: exemplo disso é que, mesmo as mulheres tendo mais direito agora, ainda assim, as grandes corporações e poderes absolutos estão em mãos masculinas em sua grande maioria.
E naquela época, onde mulher só servia pra ser bonita e cuidar da casa, a Marlene conseguiu ter o poder de administrar o maior sucesso do país - imaginem quantos homens estavam esperando uma brecha dela pra arrancar todo aquele império da mão dela??!!
Marlene foi a Miranda do Diabo Veste Prada da década de 80. Só tenho a parabenizá-la pelo trabalho incrível que ela conseguiu.
Sim!!
Exatamente
e por esse poder oprimiu e abusou de crianças e adolescentes, pq não fez diferente em acolher as meninas com mais amor ainda mais sendo mulher, pq não abriu espaço para as pretas, é uma narcisista, psicopata, e quem defende e admira os seus abusos e arbitrariedade é igual a ela.
Parabenizar pelo trabalho bem feito é legal. Mas parabenizar a FORMA como ela fez o trabalho, jamais. Muitas coisas que ela fez são erradas hoje e já eram erradas naquela época.
Achei muito forte a Rita desmerecer as meninas e falar mais fortemente da Marlene. As meninas sabem tudo o que viveram. ❤
Rita , você está certa em parte , mas errada na outra parte , assédio moral , humilhação ,, isso que a Marlene fez com as meninas não pode ser aceito
Ela é uma tóxica
Somente O Santíssimo Senhor Nosso DEUS é O Único Maravilhoso e Poderoso 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Que O Santíssimo Senhor Nosso DEUS abençoe grandemente a vida de cada pessoa 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Era só elas abandonarem o projeto ou vão dizer tmb que a Marlene mantinha elas em cárcere privado? TODAS tinham escolha, então elas e suas famílias tmb tem culpa nessa relação, aí depois de anos vivendo do que a Marlene fez o projeto se transformar vem querer colocar ela como se fosse o cão. Teve paquita que saiu e foi viver a sua vida.
Na época não se falava em inclusão de minorias, e a ideia do projeto era que as paquitas fossem representações da Xuxa que é loira e branca, por isso não “cabia” uma morena no projeto inicial. A Xuxa tmb não tem nada de inocente agora ela diz que não sabia de nada Ahh tá! Senta lá Cláudia!
@@cinthiasuellen196 muitas quando foram contratadas, assumiram as finanças da casa e tiveram pais q iam se mudar para trabalhar em outra cidade e pelo sonho delas não foram. Então pq vc não fica quieta ?
Humilhação não constrói nada
A Rita é muito inteligente!!!
A Marlene Mattos já falou: as paquitas eram pra ser cópias da Xuxa. Não tinham como ter outra cara. Não sei porque as pessoas ainda não entenderam isso. Se os Programas Infantis voltarem hoje em dia na TV Aberta Brasileira de hoje em dia vai ter até Assistentes de Palco descendentes indígenas , mas na Época na TV Aberta Brasileira dos Anos 80 e 90 para entrar na TV dos Anos 80 e 90 tinha que ser Loira. Era uma Época em que isso era Comum e ninguém questionava isso na Época. Hoje em dia tá tudo diferente e já temos Diversidade Cultural e Diversidade de cor de pele até nas Novelas da Globo.
Nossa que absurdo em😮😮
Saudade da Astrid!
Eu ate entendi o contra-ponto dA moça do meio, mas quem apanha nao esquece a dor.
O Sonho é Sempre
Sem menosprezar ninguém....
Más estou esperando a voz da Eliana...
Rita maravilhosa!
Momento nostálgico e ao mesmo tempo triste por saber que por trás dos bastidores não era o glamour na frente das câmeras. As meninas mereciam respeito.
Rita... de alguma maneira, seja pela falta de sororidade ou mesmo por completa falta de bom senso, começou este episódio com o pé esquerdo :( Direta ou indiretamente, relativizou bonito td o q a Marlene fez com pessoas menores de idade.
Ela relativizou?? Xuxa tava onde nisso tudo?? Elas colocam a culpa nos donos da Globo?? Não né,claro que não.
Acho que não foi bom senso, mas foi do papel de uma menina negra para a qual esse mundo de paquitas era proibido.
É isso...
Relativizou o cacete, é muito fácil culpar a Marlene por tudo, ela não era a única adulta no programa não, aliás, ela era só mais uma empregada da Rede Globo cumprindo ordens deles.
@@jurioish Que a Marlene proibia. A marlene mesmo admitiu isso no doc da Xuxa.
Rita está entrando em uma vibe meio jojo todinho ( gostar de pessoas narcisistas) , acho que Marlene usava o "poder" que tinha pra humilhar como se isso fosse descarregar de uma certa forma o estresse do dia a dia . Só quem já teve ou tem um chefe narcisista sabe o que as paquitas passaram.
Talvez seja pra conquistar um espaço em ser do contra né? Daí soma inteligência e bons argumentos, que ela tem mesmo, pra lacrar! Mas é besteira ir por esse caminho, poderia contribuir ainda mais com diálogos baseados no que realmente o tempo e as experiências nos revelaram ser realidade!
@@AnaSilva-oo3qp ou seja decepcionou e gostava do jeito dela.
Tô achando esse programa tão diferente. Saudade da Astrid
Que mulheres inteligentes! O programa mudou o perfil. Parabéns a todas.
Sonho mesmo
Rita deixa as outras fala por favor
eu concordo com todos os pontos trazidos, inclusive o que de falta sim uma desculpa ou reconhecimento, ninguém está num pedestal de infalibilidade.
Rita maravilhosa ❤..Disse tudo
Rita é maravilhosa!❤
Todo mundo deveriam querer ser a Marlene mesmo 🎉
Eu acho que o nome da Marlene ainda corre nesse espectro de vilã, por que ela mesma não consegue se ver em uma posição de vulnerabilidade quanto a pressão que ela mesma sofria. Tudo seria muito especial se ela reconhecesse que pesou a mão. Mas na minha humilde opinião, ela sabe que manter esse clima traz publicidade. Afinal poderia colocar um ponto final quando quisesse.
Que coisa desagradável a Rita falar que queria ser a Marlene ! Falta de empatia com as meninas que estavam lá
Colocar a cor, naturalidade e orientação sexual da Marlene, antes do cateter e dos abusos dela pra justificar maldade é coisa que sô militante de universidade federal conseguiria fazer!
Amor a Marlene tinha a escolha de ser uma boa pessoa ou não ser, simples assim.
Ela escolheu projetar na Xuxa todas as frustrações dela, sem falar que a loucura dela com as Paquitas era simplesmente pra moldar uma próxima Xuxa, já que a Marlene sabia bem que a saúde da Xuxa poderia não aguentar o ritmo que ela queria impor.
Gosto muito de Rita, acho ela uma mulher extremamente inteligente, mas nesse episódio ela só falou asneira e não deixou as convidadas falarem direito. Se tivesse ficado calada teria sido uma poeta. Infelizmente, aparentou falta de empatia pelo sofrimento das paquitas que eram crianças na época. Mas não acho que foi por maldade, acho que só faltou ela ter se aprofundado no assunto antes dessa entrevista. Eu ainda não vi o documentário, mas já estou chocada com o que saiu na imprensa. Foi muito pesado! A parte do controle obsessivo pelo peso das meninas e botar quem engordasse pra fora do grupo era surreal, sem falar dos outros absurdos!
PODER e FORÇA não requerem opressão, assédio, agressão verbal e física. Requerem RESPEITO sim, e isso não precisa de MEDO, tampouco é medo.
EMPATIA é universal e atemporal. Não é porque era "naquela época", que é compreensível.
Marlene acrescentava coisas nas relações que não eram necessárias para manter o respeito e garantir sua força e poder. Não entendo porque uma mulher negra iria justificar e legitimar isso, especialmente se ela não viveu isso.
Se não fosse a força da Marlene, essa história nem estaria sendo contada.
Queremos Programas Infantis de Manhã Cedinho 6 h da da Manhã de Manhã Cedinho no Canal GNT na TV Fechada.
Gente as paquitas quase não falou..Só a Rita.
A Xuxa sempre vendeu a ideia (até hoje) de que "tudo pode ser, só basta acreditar". Não, não basta. Nem com ela foi assim. É muito fácil falar isso, quando se é uma "Barbie padrão de mercado", e que ainda namorou com o jogador de futebol mais famoso do mundo, que lhe abriu inúmeras portas. Ela não chegou onde chegou por acreditar, chegou por métodos questionáveis, de omissão, de oportunismo e outros. O "tudo pode ser, só basta acreditar" da Xuxa não funcionou, por exemplo, com as meninas negras daquela época, que sonhavam em ser paquitas. Foi porque não acreditaram? Não. Foi porque pessoas, inclusive a própria Xuxa, tiraram dessas meninas o sonho de elas estarem lá, pelo simples fato de serem negras. Então é muita hipocrisia da Xuxa ainda hoje passar essa mensagem totalmente hipócrita de sonho e meritocracia. De nada isso adianta se quem poderia dar oportunidade, tira de você e ainda ganha a vida cantando isso. É como se risse da cara delas e dissesse: "Vocês não estão aqui simplesmente porque não acreditam", mas elas não estavam lá porque a rainha não fazia nada pra aquele sonho se tornar realidade, ao contrário.
Não é bem assim! Esse é seu ponto de vista , A Xuxa era subordinada muitas pessoas ja estiveram num determinado trabalho que não podia questionar nada e somente obedecer
"""""rainha""""
@@lambertinipark7356 Gostaria de lhe dizer que você tem razão, mas neste caso, não. Deixa eu te falar como as coisas funcionam nesse meio... Chega um momento que o artista pode dizer não e determinar o que quer, sim. Até no contrato ele pode escolher cláusulas. Isso acontece geralmente quando ele já tem nome, porque chega um momento que a emissora passa a depender daquele nome, e a Globo dependia muito do nome Xuxa, comercialmente falando, então ela tinha poder na emissora, mesmo sendo subordinada. A Xuxa já era Xuxa há muitos anos, ela já tinha poder pra dizer o que queria e o que não queria e com quem trabalharia. Ela mesma disse numa entrevista que a alta cúpula da Globo, por exemplo, fazia tudo o que ela queria e ela tava tão acostumada a isso, que quando a Globo passou a dizer não à ela (nos últimos anos de casa, devido a cortes de custos), ela estranhou e não aceitou, porque ela achava que merecia em razão de sempre ter tido tudo o que queria (isso tudo ela mesma falou), ao ponto de a relação dela com a emissora azedar e esse ter sido o motivo da saída dela da emissora, juntamente com a baixa audiência nas tardes de sábado. Então lamento te informar, mas, sim, ela tinha o poder de escolhas na emissora, tinha o poder de questionar, tinha o poder de dizer não quando fosse necessário, ninguém é obrigado a fazer o que não quer quando se está no patamar da Xuxa. Igual o Faustão fazia, ele questionava, ele brigava, ele batia de frente com as decisões dos diretores da alta cúpula até mesmo ao vivo e citando nomes, inclusive, e ele tinha liberdade pra isso, ele que decidia o que ia ter e o que não ia ter no programa. Recentemente um diretor dele disse que desde a equipe até os quadros, Faustão que decidia e dava o aval, e foi assim até ele decidir sair da emissora. A Xuxa teve um comportamento omisso e convencional o tempo todo, sim. Mesmo ela querendo tirar o dela da reta hoje, é fato que ela acabou compactuando com tudo, de certa forma. Que bom que ela se arrepende, mas não dá pra fingir que não teve culpa, porque teve e muita.
Era só uma personagem sua tapada... moldada por quem fez a música e pela Marlene matos. A xuxa apenas obedecia pq queria dinheiro entrando. A mesma coisa os trapalhões ou o Chaves mexicano. Quem trabalhou com eles diretamente tinham magoas , brigas e momentos bons e ruins. A gente que viu quando eramos criancas ficamos apenas com os personagens e as lembranças boas , a famosa memória afetiva.
E a Adriana bom bom?
Todas elas estão emocionalmente abaladas até hoje, fica nìtido!
Rita Batista é a melhor!
Só ver os outros docs sobre artistas infantis da Disney, nickelodeon, muito se passa nos anos 2000. O que acontecia no xou da xuxa é retrato do entretenimento até hoje. Em 2000 não dá pra ponderar em 1990, é preciso por a lente daquele tempo. Reconhecer hoje que o Sistema tava (é) errado, sim, trucidar uma mulher por ter agido como seu tempo, e no trilha do machismo e do racismo da nossa sociedade, não.
Infelizmente a Rita invalidou a dor das paquitas por conta da sua militância.
Ninguém precisa viver de dor.
Terapia ajuda. Invalidar não é a palavra certa. De certo elas passaram muitos perrengues…mas não estavam sendo obrigadas.
@@elisabetexavier3408 então qual seria a palavra "certa"?
No começo eu estava entendendo o ponto da Rita, depois que ela começou a debater com a Ana Paula acho que ela se perdeu no argumento.
Pois é, isso tudo que Marlene fez, foi permitido por todos a volta dela, as crianças foram as únicas inocentes nessa história, o restante é todo mundo culpado... Os adultos simples aceitaram porque tinha o dinheiro em volta!
Fala INFELIZ da Rita.
Lembrando q nos anos 90 os desenhos tipo tom e jerry, picapau, FUMAVAM, BEBIAM, os programas dominicais mostravam mulheres quase nuas, etc...Nao acho q teve uma vila ness historia.. Parece q esse doc foi feito so p culpar Marlene por tudo. Se aparecesse uma delas gravida, ai a casa ia cair pro lado da Marlene... entao dois pesos duas medidas.. Gostei da Rita! :)
Isso é fato, facilmente viraria uma putaria, eu imagino o quanto aqueles cantores que iam ao programa deviam assediar essas meninas, isso sem falar em empresários, anunciantes, políticos de cidades onde iam fazer shows, etc etc etc.
Quanto à estética, fosse uma dessas meninas engordar 5 quilos que o PÚBLICO ia esculachar, iam gritar em shows que tal paquita é a gorda.
A Marlene segurou com mão de ferro, e por ter muito poder na época, extrapolava na autoridade.
MENTIRA!
O PICA-PAU E O JERRY NÃO BEBEM E NÃO FUMAM.
NÃO TEM ISSO NOS DESENHOS DELES E NEM DE MUITOS OUTROS DESENHOS.
Quando vc assistir ao documentário, tu vai entender a gravidade de muitas coisas que aconteceram às meninas.
Assista e entenda se vc aceitaria tudo aquilo com sua filha, por ex.
Entenda os relatos fortes e pesados do que elas viveram.
Nossa Flor😮 porque não foi p Cuba ??? Não sonha em ter sua filha lá?
Pq chamaram as convidadas, se elas não puderam falar?
Estou com muita dificuldade de digerir as falas da Rita. Sinto muito!
Pelo amor de Deus,Rita!
A Rita só faltou falar que tudo que a Marlene fazia era culpa da Xuxa
A arrogância da Marlene nunca a permitiria assumir sua crueldade.
Rita perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada.
Eu acho que todos têm o direito de sonhar, sim, mas, infelizmente, só alguns vão ter a oportunidade de concretizar esses sonhos. Acho muito triste imaginar que alguém não possa sonhar, porque, muitas vezes, quando as coisas estão muito ruins, o que nos segura é justamente o sonhar... O acreditar que as coisas podem ser diferentes e melhores.
A Marlene passou dos limites! Vi o documentário não tinha necessidade de usar de palavras baixas! Ela como líder e diretora tem que ter pulso forte sim , mas não do jeito que ouvi , no fundo do baú estão todos querendo mídia, a meu ver tá tudo errado desde o começo.
Infelizmente este programa não combina com a Eliana! Ela é muito talentosa mas não pra este programa. Gosto muito da Eliana, mas este programa não dá. Ela merece um programa de auditório. Deveria estar no lugar do Mion. Ela iria arrasar.
Ué, mas ela vai ganhar o próprio programa dela
As pessoas vão continuar com o olhar de 2024 para os anos 80....
Ué, estamos em outro ano? Como poderíamos olhar para qualquer outro ano sem recorrer à mentalidade que temos hoje?!
Mas essa PAutaquita nao acaba?
Mas gente! Vamos ser sensatos!
A Xuxa é um produto de uma empresa. Empresa visa o que? Lucro!!!! Independente do que der e vier!
Lógico que no passado existiam coisas moralmente questionáveis, mas infelizmente foi feito o que foi feito com o que tinha e com o pensamento da época. E ainda com a pressão do mercado da época.
Qualquer ser pensante analisando HOJE o que aconteceu no PASSADO vai encontrar muita coisa errada, mas ainda não estou entendendo o que querem da Marlene. Querem perdão nacional? me poupa né!Já foi.
Muito de errado que aconteceu no passado ainda acontece hoje. E aí? Como faz? Vocês acham que as empresas são boazinhas? Acham que as empresas se importam com as peças do tabuleiro? Lógico que não. Tudo é um sistema.
O porque não existia paquita negra? Porque não vende. Isso se chama racismo. E racismo não existe mais? Sejamos sensatos.
Tudo aconteceu como aconteceu e pronto, não há nada que irá mudar esses fatos. Coisas certas ou erradas, mas aconteceu.
Cara... a convidada com tanto a falar e a apresentadora dando "aulinhas" em cima da fala. Ok. Espera a tua hora de elaborar o texto. Misericórdia. Corta mais que tramotina.
gente a Ana Paula tá a cara da Carolle Cremma! Chocada
Eliana e a Nossa Senhora 🥰 📿