Cara, exatamente isso. O problema não é nem o Senna em si, mas essa construção mítica em torno do cara. Há uma exploração absurda em torno da morte do cara, notavelmente pela família. Bizarro.
Não só isso. Ela era realmente um cara fora da curva no que fazia. Tem estatua dele e nome de rua na Europa, ele é super adorado e lembrado no Japão, até hoje (em 2008 quando eu trabalhava la, um japones da mesma linha de montagem que eu me assustou quando falou do Senna pra mim). Tem video de qundo o Schumacher conseguiu igualar o numero de titulos dele foi perguntado sobre o mesmo, perdendo a voz e chorando... ele realmente tinha 'bons' motivos pra ser idolatrado.
@@arakakimangaka fórmula 1 são apenas homens ricos competindo entre si pra ver quem tem o melhor carro e pilota mais rápido, faz menos sentido do que idolatrar o resto dos esportistas que realmente ultilizam do esforço físico.
Porra, o Senna carregava o domingo do brasileiro nas costas. Ele foi um fenomeno cultural similar ao Pelé na época dele Reduzir ele a uma mera tragédia é mau-caratismo. Sinal de quem realmente não conhece a história do Brasil
E ainda por cima essa dependência de um ídolo/herói, faz com que a gente entre num vazio e luto eterno quando a pessoa morre, porque o "orgulho de ser brasileiro" cai todo em cima de um cara, como se ele fosse a única forma de identidade de um povo.
Idolatria não é causa de problema nenhum, idolatria é sintoma. Senna virou ídolo pq ele era o único motivo para se orgulhar de ser brasileiro naquela época, combater isso é tolice, é tirar doce de criança.
Não foi qualquer herói e não foi qualquer morte ... Inspiração que fez em 91 foi seu ápice de competência e força de vontade... Inspiração de atleta... Seu jeito de morrer foi banho de água fria que até hj o brasileiro ficou carente de herói e escolhe qualquer merda como Bolsonaro e lula que não tem nada de inspirador ... Para admirar alguém como herói vc precisa desses fatos inspiradores, e o brasileiro esqueceu disso
Não se olhe para o herói se olha para seus feitos... E não é qualquer feito... Ele mostrou que é possível um brasileiro impactar o mundo e crescer na vida com todas as dificuldades... Chamam isso de idolatria, mas é só burrice de vira lata
A serie não desconstrói isso muito pelo contrário. Um exemplo. O Senna ganha o campeonato de formula 3000 (ou 2000) em 83 jogando o carro pra cima de um piloto ingles. A série criou uma especulação que esse piloto estava correndo com o motor adulterado. O que nunca foi comprovado, e sequer comentado pelo próprio Senna. Mas a intenção é clara, tentar criar uma justificativa moral para uma falha de caráter do Senna em ter jogado o carro pra cima desse piloto.
É uma falha de carácter e antiesportismo? Com certeza. Mas o brasileiro tem que saber que quando está competindo mundo afora ele tem que orgulhar o país: vencendo. Se não, pra que iremos torcer pro ele(a)?
@amotaba cara na olimpiada eu torcia para crianças quebrarem a perna, não é um problema ele ter ganhado de forma safada, o problema é não mostrar a realidade querer criar um mito de um super humano sem falhas.
idolatria é justificar falha de caráter ahahah não lembro em qual corrida, contra quem e qual o ano, mas o senna deliberadamente jogou o carro dele em cima do carro de outro piloto logo depois da largada pra tirá-lo da corrida.
Todo povo precisa de heróis amigo, eles nos inspiram a ser melhores. Vc admirar uma pessoa pelos seus feitos não é o mesmo que idolatrar ela, esse tipo de análise é a mais estúpida possível
Fui à cerimônia de colação de grau do ensino médio da minha filha esta semana, e na hora da execução do hino nacional foi exibida uma seleção de slides, e terminava com uma foto do Senna.
O canal Splash And Go passou um panorama muito bom e correto sobre coisas que o Senna fez e ninguém comenta na Netflix ou lugares que só divulgam o piloto como se fosse uma entidade divina que não cometia erros. Eu acompanho f1 com profundidade desde pequeno. Minha alfabetização foi com a Quatro Rodas, a saudosa AutoEsporte da Editora Efecê, Oficina Mecânica e Grid. Fora livros e jornais. Reitero tudo que o Splash disse e ainda afirmo que ele atenuou alguns melindres do Ayrton. Como no caso que ele brigou com o Jack Stewart e o Reginaldo Leme por eles o criticarem por direção perigosa e forçar o motor Renault além do limite. Enfim... Ninguém é santo. Nem eu e nem que lê isso aqui. Idolatria é perigosa. Tenho minhas miniaturas do Senna, assim como tenho do Piquet, Barrichello, Schumacher, Lewis Hamilton, etc. A diferença que não idolatro nenhum deles e nem tais montadoras/equipes. Só curto o esporte em si e os que se destacam no mesmo. Simples assim!
Realmente o ADM tem uma visão bem centrada do Senna. Mas temos que tomar cuidado, porque todos temos em algum nível uma idolataria. O próprio ADM, quando o assunto e Hamilton, tende a distorcer um pouco a realidade.
Eu concordo com os perigos da idolatria, totalmente. É bom a gente manter um distanciamento do artista, do esportista e etc porque nós efetivamente NÃO conhecemos a pessoa, só o trabalho dela. Sempre defendi isso, continuo defendendo. Contudo... Há também que se admitir que o Senna é um símbolo de excelência. Ele é uma figura que simboliza a capacidade do brasileiro de ir lá e competir em pé de igualdade com o gringo. Aliás, ele é idolo até pra gringo, vista a popularidade dele fora do país. Isso é importante também. Soberania nacional passa pela nossa cultura e os nossos "herois". Há que se ter equilíbrio e não cair na adoração cega, tanto pra quem consome quanto pra quem faz, mas... É preciso também não cair nos "Ah, mas se estivesse vivo seria isso ou aquilo, fez tal e tal" e parar por aí.
Concordo. O Ayrton Senna foi uma inspiração para a população brasileira, se mostrando como um símbolo de que o eterno país do futuro, da hiperinflação e corrupção poderia gerar algo de bom, no nível dos estrangeiros, como você bem pontuou, sobretudo de países desenvolvidos. É necessário a contextualização da época, afinal, quem viu as corridas, se lembra exatamente onde estava no acidente que culminou a morte dele. Eu era criança na época e me lembro desse dia, aliás, chorei horrores. Nem sabia o que era futebol na época.
Sendo uma pessoa não brasileira me espanta a maneira com que os brasileiros se auto desvalorizam, a frase "pé de igualdade com os gringos" meu deus vocês são +200M de habitantes e uma potência na América do Sul, além de um país culturalmente diverso e com diversas influências ocidentais, obviamente em algum momento da vossa história vocês seriam/serão grandes em algum setor é matematicamente impossível não serem
@@paulosilva1734, mas sendo um país de mais de 200 milhões de habitantes e umas das maiores economias do mundo, o Brasil deveria figurar sempre entre os 5 primeiros medalhistas das olimpíadas. E passa muito longe disso por diversos motivos. Então quando aparece um brasileiro que se destaca internacionalmente, acaba sendo motivo de orgulho para a população. Com relação a humildade que o brasileiro vê a si próprio e o país, há também diversos motivos para isso. É uma discussão longa.
Mas antes dele tivemos o Emerson Fitipaldi que até carro de corrida fabricou o Nelson Piquet que também foi tri campeã de Fórmula1. É muito marketing também.
Corredor de formula 1 ser idolo realmente é um misterio pra mim. Tinha 10 anos quando ele morreu e a até hoje não compreendo. Talvez tenha relaçao com o fato do Brasil estar a 24 anos sem ganhar copa do mundo e a galera estar realmente necessitada de uma vitoria mundial em algum esporte. Isso se considerar formula 1 um esporte.
Ayrtonsennismo é o sebastianismo brasileiro, a melancolia nostálgica de um tempo que nunca existiu e antessala do reacionarismo ultraliberal dos coaches e da classe média. O Brasil precisa exorcizar o fantasma de Ayrton Senna de uma vez por todas.
Sennismo é o sebastianismo brasileiro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não estou rindo da sua cara, estou rindo porque é real pra krl.
@@terra_planista_irrefutavel é exatamente assim kkkkk Alguém faz uma critica ao CR7, fãs automaticamente: e você tem quantos gols na Champions? Sempre isso Kkkkkkkkk
Eu assisti a série e fiquei surpresa com minha reação. Nunca fui fã, nem sabia quais torneios ele venceu, odiava corrida. Mas percebi que essa idolatria não passou incólume por mim. Como cheguei a essa conclusão: senti um leve mal estar, um constrangimento com as cenas calientes de Senna. E eu tinha 13 anos e meio qdo ele faleceu. Sabia que ele namorava. Acho que, no fundo, acabei comprando o mito do Senna angelical, virginal, mártir, que só pensa no Brasil. Talvez o fato da viúva oficial ter sido- e ainda ser- a própria irmã dele tenha contribuído pra isso. Um “casamento sem sexo”.
@Fernando-zpt não foi o meu caso. Não foi uma cena diferente de tantos filmes e séries. Foi porque a pessoa retratada era Senna. E no nosso imaginário seres celestes não transam.
@@barbaraaraujo9343 Mas aí ou o seu imaginário lhe forneceu uma visão extremamente questionável, ou então é capaz de ser só fragilidade mesmo. Qualquer um pode ser submetido a idolatria, mas a sua percepção foi até demais.
O Senna me traz uma memória afetiva muito boa da infância, eu sempre assistia corridas com meu pai, acordava de madrugada pra isso, e isso meio que morreu junto com ele, e fora que a morte dele acho que foi o evento que mais me marcou, porque o que se seguiu foi absolutamente imenso. Mas a mitologia que se criou em cima dele é absurda, ele virou na cabeça de muita gente algo que ele nunca foi. Mas acho dificil que ele seria tao querido hoje se estivesse vivo. Possivelmente seria cancelado por alguma coisa. De qualquer forma, tem uma coisa que vale muito a pena nessa série: a atriz que fez a Xuxa. A performance dela é absurda, em alguns momentos você até acha que é a Xuxa mesmo.
O que eu acho que falta realmente é esperança. Falta algo para se ter orgulho, para olhar e dizer que existe futuro para esse pais. O povo brasileiro sofre muito e quer um raio de esperança num mar de desilusões
Acho que isso é mais pelo Bolsonaro. Ainda tenho a impressão de que ele teve sua imagem manchada por conta do seu eleitorado. Em relação ao Lula, muitos votaram nele só para não reeleger Bolsonaro.
Senna sempre é muito recordado sendo citado como um elemento principal do domingo de manha de varios marmanjos e manrmajas...a corrida inserida numa memoria de infancia e de "uniao" familiar...é muito dificil a recordação dele nao se "infectar" com esses elementos e ser lembrado com muito mais carinho caso fosse em outro contexto. Faz parte, o vies positivo pra ele é muito forte, mas pode comsiderar tambem que ele de fato foi muito importante....ate onde o afeto afeta a memoria é caso ate hj
Esse negócio de idolatria só me faz pensar no caso do Sacani agora. Um monte de gente tinha o cara como a maior referência no campo da astronomia, eu inclusive acompanhava algumas lives e admirava o Gord40 Foguetes só que de uns tempos pra cá começou a ficar esquisito a forma como ele se posicionava e tal, sem falar nas falas problemáticas. Agora então foi um verdadeiro shitstorm e um monte de fãzinho não arreda o pé, uns tem até podcast aí e agora não fala um A do indivíduo sendo que muita gente já apontava o desvio de caráter
A verdade é que todos gostavam da personalidade diferente dele, até onde víamos de forma superficial, ele era só um tiozão que sabe muito de ciências e tal. Partiu desse culto que ele sentiu Liber em dizer o que verdadeiramente pensa das coisas, uma pena que foi um desastre
@@sempreaug A gente é tão carente de divulgação científica BR que acaba caíndo nessas, mas comecei ver que fala certas coisas sem pesquisa, como dizer que a frase:"O Buraco Negro e onde Deus fez a divisão por zero" foi dita pelo Einstein, sendo que só conceituaram o buraco negro depois da morte dele
Eh, percebi q ele era de direita na epoca q vi q ele passava pano pro Elon Musk. Ai na pandemia, como ele nao parecia negacionista, relevei. Negocio eh q de 2 anos pra ca ele se revelou mesmo. Parei de ver la pra 2022.
Eu nunca fui de idolatrar ninguém, pois nunca tive alguém referencial dessa forma. Depois que li Nietzsche, idolatrar alguém deixou até de fazer sentido.
A idolatria pode se manifestar de diversas formas, incluindo a devoção cega a sistemas políticos, econômicos ou ideias abstratas. Quando alguém coloca esses sistemas ou ideias acima de tudo, tratando-os como uma solução absoluta para os problemas humanos, isso pode ser considerado uma forma de idolatria. No caso do capitalismo e do socialismo, ambos possuem adeptos que, em vez de analisarem criticamente suas falhas e limitações, os defendem como se fossem ideais perfeitos. Essa postura pode levar à rejeição de alternativas, à intolerância ao diálogo e até à alienação de questões mais profundas, como os valores humanos que deveriam guiar nossas escolhas. A idolatria, nesse contexto, desvia o foco do essencial e transforma ideias humanas em "divindades", ignorando que nenhum sistema criado por nós será perfeito ou capaz de atender plenamente à complexidade da vida.
Senna virou uma marca, e uma marca precisa ser renovada de tempos em tempos. É o caso dessa série nova. Tal como o Linck, também não a verei, sobretudo, pela idolatria colocada sobre o personagem, aquela história "o Brasil que deu certo".
Doido que o Nelson Piquet já era tricampeão antes msm do Senna ser campeão mundial pela primeira vez (me corrijam se errei mas peguei a informação na internet), mas talvez por ele ser do tipo mais bruto com as palavras e meio sem filtro na hora de falar na câmera não caia bem pra mídia da época idolatrar ele.
@@jornalistarenatarosa4205 Apesar da visão política dele eu discordar completamente, o Piquet foi um puta piloto e é subvalorizado por não ter amigos na grande imprensa no período em q corria.
Até pra mim, que amo a Fórmula 1, dá ranço para essa mitologia excessiva em cima do Senna . Sendo que foi um grande piloto para a sua época e um dos melhores tri-campeões de pilotos.
@@chimerarj fogo que isso não está restrito a essa galera. Pois há vários idólatras que nem certo asco dos cristãos, mas são idólatras do atual pré si dente
Ayrton Senna acidentou-se e veio à óbito assim que minha mãe desejou-lhe com extrema fúria que espatifasse num muro com o carro em alta velocidade porque meu pai, na época, não perdia uma corrida nos finais de semana do Ayrton Senna, sendo que tinha uma festinha de aniversário no dia na qual minha mãe queria ir.
O PH fez um panorama do que tem na série que é real, o que é fictício, e até o que podia entrar na série mas não entrou. No fim, todos sabem que essa é a história que a família dele queria contar.
Em relação ao Senna especificamente, o maior problema não é a admiração ao "atleta". O sujeito ser fã dele e preza-lo como um dos maiores esportistas brasileiros e um dos maiores pilotos da F1, até é compreensível. O que é muito bizarro desse culto que se formou em torno do Senna é que muita gente o coloca como um modelo de SER HUMANO! Como se ele fosse um tipo de homem absolutamente imaculado e no qual todos devem se espelhar. E ai de você se tiver alguma crítica, mesmo que pequena, a fazer a ele. Figuras do meio esportivo, como um Rica Perrone, ajudam a alimentar ainda mais essa idolatria... (Complemento em edit: e ainda por cima empresas e meios de comunicação da mídia já se deram conta dessa idolatria e disseminam ainda mais essa imagem santificada pra lucrar em cima. Se eu fosse um grande fã do Senna, acho que ficaria incomodado com o quanto, usando uma descrição dura mas sincera, espremem o cadáver dele até arrancar a última gota.)
Esse tipo de comportamento é bem brasileiro, como nós carecemos de personagens históricos q poderiam ser vistos como heróis (mesmo sendo algo contraditório pq heróis n se sustentam na realidade) a gente acaba se apegando demais a certas figuras, o brasileiro é muito carente, por isso ele idólatra quem já morreu, quem é de fora e por aí vai, óbvio q é bem mais profundo
A série não foi assim, pelo menos não tanto quanto esperava. Nas brigas com o Prost, por exemplo, eles mostraram o lado do francês e não demonizaram o cara para o Senna ficar como bonzinho. Esperava mais idolatria, na verdade. Nas questões envolvendo vida pessoal é que o negócio ficou ruim.
Acho que o melhor exemplo são os idols asiáticos, quem acompanha o meio sabe o quanto os fãs são obcecados pelos grupos e membros e estão dispostos a fazer de tudo por causa da visão perfeita que eles tem dos idols
Eu gostei da série, mas tenho q concordar, colocam o Senna num patamar quase de santo, como a Argentina faz com o Maradona. E o próprio Galvão falou que esse da série n é o Senna, pq ele como amigo sabia tbm dos defeitos, ele falou q esqueceram de mostrar o lado humano do Senna, e eu super concordo com isso.
Esse é o segundo melhor vídeo a respeito da idolatria tola e cega a respeito do Airton, o melhor e mais embasado vídeo foi o que o Peninha (canal Buenas Idéias) fez a respeito do mesmo assunto.
Antes do Bolsonaro, Senna tinha aprovação de 90% dos brasileiros. Depois de Bolsonaro, Senna tem menos de 50% da aprovação dos brasileiros. Primeiro tenho que explicar que Senna só tem hater's no Brasil. O Piquet se declarou Bolsonarista e como sabemos que o Piquet tem ódio do Senna, o Senna virou um petista automaticamente, mesmo como todos sabemos, o Senna sempre foi conservador, apoiou o Collor em 1989. Mesmo tendo fotos da irmã do Senna, Viviane Senna com Bolsonaro, apoiando Bolsonaro. O Senna é petista, só tem menos hater's que Lula, Renato Aragão.... O Brasil não é pra amadores!
Cara tu n tá falando coisa com coisa, maior parte da bolsonarada é velho q até hj se goza vendo Senna passar na globo, ngm nem liga de rivvalidade com Piquet, cara já morreu po
Vejo nitidamente o que você está falando, e acho que o "Tafarelllllllllllllllllllllll Tafarelllllllllllllllllllllll Tafarelllllllllllllllllllllll vai que é suuua!!!" deu sorte, pois foi esquecido mesmo sem cometer frango. A propaganda do guaraná antártica traz o som clássico e perpetuado na arte do gato que mia gago, mas termina com um acorde cansado... Foi sincera a produção, parabéns! As expressões (comentários) nos vídeos são as mais carentes, pobres, e vou além, tem gente que nunca gostou de fórmula 1 muito menos entendeu, tanto que há declaração de abandono depois do tamborelo. Os simples mortais são frágeis demais no peito a ponto de dirigir suas vidas com tristezas que nada tem haver com mais um dia de Sol. Eu acho legal porque mostra com clareza que somos uma espécie de orangotango que vai se aprimorando com prosopopéia.
É de se admirar que ainda não inventaram um método de lucrar em cima dos "isentões" (era assim que me chamavam quando descobriam que eu não idolatrava uma tal figura ou seu equivalente oposto).
Tinha o canal da Isentona badernista, ela não lucrava nada além do AdSense do UA-cam, nem tinha patreon e essas coisas, descia o sarrafo em todo mundo com muito "ódio festivo", eu ria demais, mas o canal foi hackeado e ela sumiu do mapa, uma pena.
Mas como domesticar a nossa máquina de desejo por idolatrar? Em algum momento, ela fica ansiosa e alguma substância se torna um totem para a nossa idolatria. Os malucos de igreja só se entregou a peformar apenas uma maquina.
Eu vi bem essa coisa de quicar de ídolo em ídolo com uma galera discípula de Osho, q após a morte dele viraram discípulos de Prem Baba. Agora,q Prem Baba teve várias denúncias d assédio e abuso sexual, já ouvi vários dizendo q não acreditam nas denúncias e q as denunciantes seriam pessoas de "espiritualidade falsa", seja lá o q isso queira dizer
Famosos que morrem jovem viram santos,não dá pra lutar contra isso infelizmente,e outras pessoas da mesma atividade que tenham mérito ficam esquecidas, e como se tivessem culpa mor estarem vivas.
A idolatria é inevitável. Até o mais niilista dos homens idolatra seu próprio valor político. Todo mundo idolatra algo, seja pessoa ou ideário e evitar isso é inevitável. O máximo que podemos fazer é idolatrar coisas grandes e nobres, aí já entra no qual a sua definição de nobre.
Idolatria é diferente de adimirar o trabalho dos outros. Eu por exemplo, gosto do Ronaldinho gaucho, acho que ele foi o melhor jogador de futebol do Brasil, mas não faço a mínima questão de ter contato com ele, nem tenho a menor consideração por ele.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Mas se vc entende que seu objeto de idolatria não é perfeito, vc já não está mais idolatrando rs. Sim, é possível viver sem idolatrar nada.
Flavio Gomes, um jornalista que cobriu por anos a F1, chama a idolatria pelo piloto de "Santa Igreja da Sexta Marcha", em referência à ocasião em que ele perdeu as demais marchas e ainda assim teve que finalizar a corrida. O fato não é tão comum, mas não foi algo extremamente impressionante, extraordinário. Mas os fãs acham que o ocorrido foi um toque do divino. Balela...
@joylinguistick Eu vi essa corrida. A primeira vitória de Senna em Interlagos. Lembro bem de quando ela gritava "I don't believe, I don't believe!" após a bandeirada e a dificuldade de sair do cockpit. O problema é que Galvão Bueno tava narrando e daquele jeitão dele, sempre hiperbólico e pachequista. Por isso a tal façanha se tornou mitológica, ainda mais que foi aqui no Brasil (salvo engano, foi a primeira dele aqui na F1) Não que tenha sido "nada demais", conduzir um carro naquela circunstância deve ter sido difícil mesmo (ainda mais sem a tecnologia de hoje). Todavia, a narração "galvobuenista" fez muita, muita diferença...
@@lumaerex o Flávio Gomes não é hater do Senna, inclusive ele já disse várias vezes que o considera um piloto extraordinário. A questão é que o Flávio Gomes não considera que o Senna seja o melhor piloto de todos os tempos, além de achar irritante o processo de "santificação" que ocorre em torno da figura do Senna.
@@adiliomoreira2015 Irritante é alguém achar que pode determinar a percepção alheia. Não sei se Senna é o melhor de todos os tempos, mas está entre os melhores. É ídolo não só dos brasileiros como de estrangeiros como o 7 vezes campeão Louis Hamilton. Diminuir os méritos de brasileiros de sucesso é algo tão próprio do nosso povo. Parece os patriotas que sempre colecam a cultura brasileira abaixo de qualquer nação do mundo. Isso é triste!!
@@lumaerexdiminuiu mérito de ninguém. Ele acompanha o cara desde o começo, trabalha com isso. E quem idolatra o Senna gosta de fazer com pilotos como Piquet, Prost e Schumacher justamente o que acham que o Flávio Gomes faz.
Eu não vou assistir essa série pelos mesmos motivos. O pessoal acha que o cara é um semideus, bizarro. Sorte a minha que eu so idolatro o São Paulo Futebol Clube hahahaha. Se bem que na vdd é um baita azar 😂 Obs.: Linck, se vc quer engajamento pro seu canal, so experimenta falar mal do CR7 ou Neymar KKKKK Pessoal defende ate a morte se for preciso kkkkk
Na boa, não vejo nada demais em idolatrar o Senna. Foi um esportista ímpar. Teve uma história muito interessante. E a série é muito boa. Ter um ídolo também é cringe? O que eu vejo é que ficou lugar comum na esquerda falar mal de Senna.
O culto de personalidade é um instrumento político poderoso. Veja o caso da rainha Elizabeth, o pessoal tinha até receio de falar o nome dela com medo de "blasfemar". O Bozo também.
Eu não lembro do Airton Senna, pois tinha 2 anos quando ele faleceu, mas o Senninha esteve presente em boa parte da minha infância: tive bolsa escolar, boneco e vendia quadrinhos do Senninha na banca... Lembro que demorou a cair a ficha que ele era uma pessoa que realmente tinha existido; quando criança, me veio muitas dúvidas como: "por que transformar uma pessoa em um desenho?" 😂
Outra personalidade que sofreu esse processo de Sennização após sua morte foi Michael Jackson. Do dia pra noite a mídia passou a tratá-lo como um santo e um semi-deus
O Senna é um esportista simplesmente bizarro, coisa pouco vista na história, e a história dele só aumentou essa idolatria. O auge foi em um momento econômico de merda, o futebol tava sem ganhar nada, transição da ditadura pra democracia, e ainda por cima o cara morre ao vivo na frente de todos. Essa imagem foi construída, mas o destino teve seu papel em solidificar a figura santificada
Eu assisti a serie do Senna e o efeito foi justamente o contrario pra mim, eu também via ele com uma certa aura de herói, depois da serie ele ficou mais humano pra mim, por que eu percebi que ele não era tão bonzinho assim, ele teve que fazer umas cachorradas pra conseguir o que ele queria, o grande aprendizado foi, as vezes temos que ferir algumas pessoas para conseguir o que sonhamos.
A série não é ruim, mas a babação de ovo é um ponto fraco, enfim, série que a família precisa aprovar… O Ayrton Senna era um rebelde, um provocador, enfim…. Poderia ter sido uma obra prima.
Sim ... Senna tem capacidade de inspiração diferente de outras personalidades falsas ... Se mostrasse o lado humano dele teria mais do uma idolatria cega
Eu nunca fui de estar idolatrando pessoas.na música no futebol etc. Mas em relação ao Ayrton Senna no contexto da época era sim muito foda ver um brasileiro mostrando pro mundo que aqui não era so mato banana e gente pendurada em cipó, dito isso eu gardo uma grande admiração pelo que eu considero o maior piloto de f1 que existiu.
Dois ... Esse lance idolatria para o Senna é só pra ganhar dinheiro... ...E se mostrasse esse lado humano dele , eu diria que ia dá mais dinheiro ainda... Um herói mais humano é muito mais agradável que um herói sem falhas... Senna é diferente de lula e Bolsonaro, pois esses não tem motivos pra trazer inspiração e suas idolatria tem objetivo de poder...
Bem interessante sua colocação. Infelizmente muitas igrejas hoje em dia acabam levando as pessoas para esse campo da idolatria mesmo, quando deveriam fazer o oposto, sendo que a Bíblia prega o contrario, nos dizendo que "maldito o homem que confia no homem" (Jeremias 17:05) e que não devemos ter outros deuses se não Deus (Êxodo 20:3). Reconhecendo que os seres humanos são falhos (como demonstra vários exemplos na Bíblia) e apenas Deus é perfeito. E u acredito que podemos admirar o trabalho, ou o talento de outras pessoas, assim como seus bons exemplos, mas nunca idolatrá-las.
Vejo isso como um fenômeno social. Toda figura de grande destaque em sua área de atuação e amplamente conhecida pelo grande público tende a ser engrandecida também em vários aspectos pessoais. Einstein, Pelé, Gandi, Chaplin entre centenas de outros foram pessoas muito fodas em sua área de atuação, mas cretinas em vários aspectos da vida pessoal. Mas as pessoas ficam cegas para esses pontos negativos
Concordo com essas críticas à idolatria. Sobre a série: promoveu a santificação do protagonista como qualquer outra biografia filmada de qualquer celebridade seja da política, seja das artes, seja dos esportes. Agora, percebo que progressistas bateram desproporcionalmente mais na série Senna do Netflix do que em qualquer outra biografia filmada, foram muito mais implacáveis nas cobranças por mostrar defeitos do que em qualquer outra biografia filmada, nem com Churchill, que tinha ideias colonialistas, houve tanta porrada em biografia filmada que promovia santificação.
Eu gosto do senna, mas querendo ou não, o senna é pior que muita gente que o pessoal que idolatra ele ataca! E olha que falo isso gostando do senna desde a minha infancia ate hoje, tanto que sempre sonhei com o audi rs2 que ele teve
Eu idolatrava um youtuber fisiculturista médico muito famoso e tal até conhecer ele pessoalmente saber q trai a esposa q todo mundo acredita q o casamento é perfeito pede foto das garotas tem aluna menor de idade como amante enfim conhecer esse cara acabou com o homem incrível q eu achei q existia e quando eu falei q ia perguntar pra esposa dele sobre isso tudo ele fez um bo contra mim kkkkk
Quanto mais uma pessoa/sociedade/civilização estiver fragilizada, mais propensa ela estará em buscar alguma catarse materializada em algum ídolo, esteja ele vivo ou morto. Dessa fragilidade nascem grandes negocios, grandes igrejas, líderes fortes e cruéis. Algum desejo de poder que nao encontra vazão, se transfere para aquilo que pode canalizar a vontade impossível de ser satisfeita
Antes de Airton Senna tivemos o Emerson Fitipaldi que até carro de corrida criou fez relativo sucesso. O Fitipaldi chegou a também a ser campeão de F1. Tivemos o Nelson Piquet que como A.S é tricampeão, ou seja o A.S "era o bom moço." Sua grande e única paixão nunca foi Xuxa, nem Galisteu e sim eram as corridas. Tudo marketing porque o Piquet que sempre foi "mau caráter" insinuou que o A.S era gay. E, morrer tragicamente jovem no auge da fama, sem dar tempo de cometer erros o tornaram um herói. E , claro a família se apropriou totalmente da imagem dele e o tornaram um super herói.
nunca entendi essa adoração ao sena. Sempre achei um cara comum. Tem pessoas que o chamam de herói, e lembro em podcast um especialista em automobilístico dizendo que herói é quem levanta as quatro da manhã para trabalhar. E digo mais, se ele não tivesse morrido, não teria toda essa comoção
Ninguém é herói nem nós trabalhadores ou Senna etc. Somos apenas seres humanos que procuramos ídolos, heróis em algo para carecer nossos problemas e falta de autoestima por um país cheio de problemas.
O Ayrton piloto é menos enaltecido que o Ayrton midiático. Não há nada errado em ser ídolo; há muitos deles em muitos lugares no mundo e o Senna é idolatrado em outros lugares que não no Brasil. E isso não é um problema em si; na verdade, o problema é o constructo feito com a imagem do cara. Viviane tem muita culpa disso, bem como a Globo e o Galvão Bueno. Como eu acompanho o esporte há mais de 30 anos, eu aprendi a separar o atleta do mito e, como atleta, o cara é MUITO a frente do tempo em que viveu. Agora, chamar o cara de herói é um pouco exagerado. É o lance de separar a pessoa da persona.
A série feita é sobre o produto Senna criado pela familia pra continuar o lucr... digo legado dele. É por isso que o "amor da vida dele" é a Xuxa na série. É por isso que o Prost é um vilão tipo Lex Luthor na série. É por isso que a série não abordou ou trouxe nenhum fato novo ou dramatizou momentos importantes da vida do Ayrton. Porque o produto criado por Vivi e cia é de um mito. A familia Senna jamais deixará que ninguém mexa nesse status dele, pois isso significaria prejuízo
É um tesao pra achar defeito em tudo que é brasileiro cara inacreditavel, essa reclamação de fandom se aplica a literalmente tudo que tem fã. Baseado nisso o cara nao vai consumir nada que é amado por muita gente pq tem fandom sem noção.
Sou totalmente a favor, da idolatria do sena, ele era apaixonado pela vitória, são um dos poucos brasileiros, que fais ter orgulho de ser brasileiro, ele eo pele são ídolos pra min...
Teve um entrevista que um jogador da seleção, Yan Couto, que na coletiva dise que o Daniel Alves era o ídolo dele, mais por questão da posição e que assistiu ele demais, até porque é um dos jogadores com mais titúlos na história e tal. Mas foi bem ali perto de quando Daniel Alves tava já preso por estupro e um reporter da globo acha que na real o termo que ele deveria usar era "Daniel Alves é a referência e não ídolo", tipo Neymar agora é só referência, ídolo só pra quem faz as mesmas coisas que ele e acha certo Agora nem sei se chamo meu chará (só que com Y) de referencia tbm pq nem sei dirigir
Acho que a idolatria e da natureza do ser humano. Toda sociedade teve uma figura seja de autoridade ou de simbolo do qual o ser humano ideologiza ser ou apenas admira. No caso do senna basta fazer um estudo do contexto da epoca pra entender. Era uma epoca de crise economica e social. Brasil nessa epoca era quase invisivel para o mundo, ter um brasileiro reconhecido internacionalmente como um campeao perante o mundo dava esperança e alegria ao povo de ver um brasileiro campeao em um esporte que nao fosse futebol. Ele morrer do auge criou essa imagem de heroi. Isso acontece muito mais na musica com artistas que morrem no seu auge.
Sim... Eles ficam preocupados com idolatria do Senna que tem base e fundamentos e nem precisava dessa série, mas não criticam a idolatria cega do lula que não tem quase nada
O meu problema é que os nossos defeitos são parte do que nos torna quem nós somos. É o que também povoou os feitos do Senna, afinal ele não é uma maquina, ele pilota a maquina e mais do que a idolatria é ele virar um produto, os comerciais da Heineken, da Netflix o Alan Prost aparecendo sendo que eles batiam bastante de idéias isso é o que me incomoda. Ele é interrompido de ser uma figura de empatia e antipatia pelos outros e tudo pra ele ser um produto, um produto de talvez uma industria que é parte da morte dele algo que poderia ser abordado em uma série.
Senna foi uma pessoa pública incrível e um ótimo piloto mas assim, Schumacher fez muitas vezes jogo sujo, Nelson Piquet, Hamilton, oq impediria o Senna de fazer isso tbm? E existem relatos disso.
Senna e Piquet tinham que dar o dobro de si pq são sul americanos ... Já outros era fácil roubar ... Se Senna e Piquet fosse jogar sujo teriam que fazer muito bem
@@LauraLaura-hl9fe Eu particularmente só soube da tal história há pouco tempo. Eu já sabia do relacionamento dele com a Xuxa, que ele até deu um fora (e acredito que merecido).
Cara, exatamente isso. O problema não é nem o Senna em si, mas essa construção mítica em torno do cara. Há uma exploração absurda em torno da morte do cara, notavelmente pela família. Bizarro.
A Globo faz documentário dele todo aniversário de morte kkkk
A imagem de dele da dinheiro, principalmente para a Globo 😂
Sim o que me incomoda é ele ser um produto.
Absolutamente tudo no capitalismo vira mercadoria, até mesmo a morte!
Eserem a serie sobre o Chorão
Senna morreu ao vivo com muitas famílias assistindo o cara e não teve tempo de ser cancelado. Acho que esse é um dos motivos dessa idolatria toda.
Não só isso. Ela era realmente um cara fora da curva no que fazia. Tem estatua dele e nome de rua na Europa, ele é super adorado e lembrado no Japão, até hoje (em 2008 quando eu trabalhava la, um japones da mesma linha de montagem que eu me assustou quando falou do Senna pra mim). Tem video de qundo o Schumacher conseguiu igualar o numero de titulos dele foi perguntado sobre o mesmo, perdendo a voz e chorando... ele realmente tinha 'bons' motivos pra ser idolatrado.
O pessoal reclama de idolatrar cantores mas chamam de herói um cara que só sabia pilotar um carro kkk
@@arakakimangaka fórmula 1 são apenas homens ricos competindo entre si pra ver quem tem o melhor carro e pilota mais rápido, faz menos sentido do que idolatrar o resto dos esportistas que realmente ultilizam do esforço físico.
Porra, o Senna carregava o domingo do brasileiro nas costas. Ele foi um fenomeno cultural similar ao Pelé na época dele
Reduzir ele a uma mera tragédia é mau-caratismo. Sinal de quem realmente não conhece a história do Brasil
@@FabriSilva-b8l aliás se fosse tão profissional assim não teria batido e rachado a cuca
E ainda por cima essa dependência de um ídolo/herói, faz com que a gente entre num vazio e luto eterno quando a pessoa morre, porque o "orgulho de ser brasileiro" cai todo em cima de um cara, como se ele fosse a única forma de identidade de um povo.
Sim, faz sentido.
Idolatria não é causa de problema nenhum, idolatria é sintoma. Senna virou ídolo pq ele era o único motivo para se orgulhar de ser brasileiro naquela época, combater isso é tolice, é tirar doce de criança.
Não foi qualquer herói e não foi qualquer morte ... Inspiração que fez em 91 foi seu ápice de competência e força de vontade... Inspiração de atleta... Seu jeito de morrer foi banho de água fria que até hj o brasileiro ficou carente de herói e escolhe qualquer merda como Bolsonaro e lula que não tem nada de inspirador ... Para admirar alguém como herói vc precisa desses fatos inspiradores, e o brasileiro esqueceu disso
Não se olhe para o herói se olha para seus feitos... E não é qualquer feito... Ele mostrou que é possível um brasileiro impactar o mundo e crescer na vida com todas as dificuldades... Chamam isso de idolatria, mas é só burrice de vira lata
@@italoalves7174 O caba só sabia dirigir carro e morreu dirigindo um. Senna era um füdido KKKKKKKKKK
A serie não desconstrói isso muito pelo contrário. Um exemplo. O Senna ganha o campeonato de formula 3000 (ou 2000) em 83 jogando o carro pra cima de um piloto ingles. A série criou uma especulação que esse piloto estava correndo com o motor adulterado. O que nunca foi comprovado, e sequer comentado pelo próprio Senna. Mas a intenção é clara, tentar criar uma justificativa moral para uma falha de caráter do Senna em ter jogado o carro pra cima desse piloto.
Competição não tem caráter
É uma falha de carácter e antiesportismo? Com certeza. Mas o brasileiro tem que saber que quando está competindo mundo afora ele tem que orgulhar o país: vencendo. Se não, pra que iremos torcer pro ele(a)?
@amotaba cara na olimpiada eu torcia para crianças quebrarem a perna, não é um problema ele ter ganhado de forma safada, o problema é não mostrar a realidade querer criar um mito de um super humano sem falhas.
idolatria é justificar falha de caráter ahahah não lembro em qual corrida, contra quem e qual o ano, mas o senna deliberadamente jogou o carro dele em cima do carro de outro piloto logo depois da largada pra tirá-lo da corrida.
Brasileiro gosta de quando brasileiro joga sujo
"Triste de um povo que ainda precisa de heróis" - Bertold Brecht
Temos heróis
Todo povo precisa de heróis amigo, eles nos inspiram a ser melhores. Vc admirar uma pessoa pelos seus feitos não é o mesmo que idolatrar ela, esse tipo de análise é a mais estúpida possível
@matheuscordeiro1534 o nosso poço tem muitos
Fui à cerimônia de colação de grau do ensino médio da minha filha esta semana, e na hora da execução do hino nacional foi exibida uma seleção de slides, e terminava com uma foto do Senna.
O canal Splash And Go passou um panorama muito bom e correto sobre coisas que o Senna fez e ninguém comenta na Netflix ou lugares que só divulgam o piloto como se fosse uma entidade divina que não cometia erros.
Eu acompanho f1 com profundidade desde pequeno. Minha alfabetização foi com a Quatro Rodas, a saudosa AutoEsporte da Editora Efecê, Oficina Mecânica e Grid. Fora livros e jornais. Reitero tudo que o Splash disse e ainda afirmo que ele atenuou alguns melindres do Ayrton. Como no caso que ele brigou com o Jack Stewart e o Reginaldo Leme por eles o criticarem por direção perigosa e forçar o motor Renault além do limite. Enfim... Ninguém é santo. Nem eu e nem que lê isso aqui. Idolatria é perigosa. Tenho minhas miniaturas do Senna, assim como tenho do Piquet, Barrichello, Schumacher, Lewis Hamilton, etc. A diferença que não idolatro nenhum deles e nem tais montadoras/equipes. Só curto o esporte em si e os que se destacam no mesmo. Simples assim!
Excelente vídeo do ADM e excelente comentário da audiência diferenciada dele. Tmj.
Realmente o ADM tem uma visão bem centrada do Senna. Mas temos que tomar cuidado, porque todos temos em algum nível uma idolataria. O próprio ADM, quando o assunto e Hamilton, tende a distorcer um pouco a realidade.
É o que digo, quem curte e gosta do esporte, não vive nessa idolatria.
Endeusaram tanto Senna nessa série, que eu não me espantaria se, em algum episódio, ele começasse a manifestar super poderes.
Kkkk,eu dei uma risada sincera
Mas ele faz, comeca a ver a pista em forma de tunel kkkkkk
Mas tem cenas assim, tudo fica amarelo.
Os coachs me tiraram qualquer vontade de sentir qualquer coisa positiva relação ao personagem Senna
A série é mais uma peça de idolatria aprovada previamente pela família.
Falar mal de Senna mexe com o brio dos boomers
Exatamente
Gosto do desafio, por isso criei um perfil em homenagem a um de seus maiores desafetos.
Geração X também, acho que mais ainda, porque a gente era criança/adolescente e portanto éramos mais inocentes.
Eu concordo com os perigos da idolatria, totalmente. É bom a gente manter um distanciamento do artista, do esportista e etc porque nós efetivamente NÃO conhecemos a pessoa, só o trabalho dela. Sempre defendi isso, continuo defendendo.
Contudo... Há também que se admitir que o Senna é um símbolo de excelência. Ele é uma figura que simboliza a capacidade do brasileiro de ir lá e competir em pé de igualdade com o gringo. Aliás, ele é idolo até pra gringo, vista a popularidade dele fora do país. Isso é importante também.
Soberania nacional passa pela nossa cultura e os nossos "herois". Há que se ter equilíbrio e não cair na adoração cega, tanto pra quem consome quanto pra quem faz, mas... É preciso também não cair nos "Ah, mas se estivesse vivo seria isso ou aquilo, fez tal e tal" e parar por aí.
Concordo. O Ayrton Senna foi uma inspiração para a população brasileira, se mostrando como um símbolo de que o eterno país do futuro, da hiperinflação e corrupção poderia gerar algo de bom, no nível dos estrangeiros, como você bem pontuou, sobretudo de países desenvolvidos. É necessário a contextualização da época, afinal, quem viu as corridas, se lembra exatamente onde estava no acidente que culminou a morte dele. Eu era criança na época e me lembro desse dia, aliás, chorei horrores. Nem sabia o que era futebol na época.
Sendo uma pessoa não brasileira me espanta a maneira com que os brasileiros se auto desvalorizam, a frase "pé de igualdade com os gringos" meu deus vocês são +200M de habitantes e uma potência na América do Sul, além de um país culturalmente diverso e com diversas influências ocidentais, obviamente em algum momento da vossa história vocês seriam/serão grandes em algum setor é matematicamente impossível não serem
@@paulosilva1734, mas sendo um país de mais de 200 milhões de habitantes e umas das maiores economias do mundo, o Brasil deveria figurar sempre entre os 5 primeiros medalhistas das olimpíadas. E passa muito longe disso por diversos motivos. Então quando aparece um brasileiro que se destaca internacionalmente, acaba sendo motivo de orgulho para a população. Com relação a humildade que o brasileiro vê a si próprio e o país, há também diversos motivos para isso. É uma discussão longa.
@@Almirante01 irmão, o Brasil não precisa ter brasileiros ganhando medalhas olímpicas não. O Brasil é grandioso por sua natureza.
Mas antes dele tivemos o Emerson Fitipaldi que até carro de corrida fabricou o Nelson Piquet que também foi tri campeã de Fórmula1.
É muito marketing também.
Corredor de formula 1 ser idolo realmente é um misterio pra mim. Tinha 10 anos quando ele morreu e a até hoje não compreendo. Talvez tenha relaçao com o fato do Brasil estar a 24 anos sem ganhar copa do mundo e a galera estar realmente necessitada de uma vitoria mundial em algum esporte. Isso se considerar formula 1 um esporte.
Ayrtonsennismo é o sebastianismo brasileiro, a melancolia nostálgica de um tempo que nunca existiu e antessala do reacionarismo ultraliberal dos coaches e da classe média.
O Brasil precisa exorcizar o fantasma de Ayrton Senna de uma vez por todas.
Sennismo é o sebastianismo brasileiro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
não estou rindo da sua cara, estou rindo porque é real pra krl.
Seu video resume perfeitamente os fãs da Taylor Swift, Neymar e CR7 kkkkk
e os fãs da nintendo kskskskskk
"Mlk estranho, qm é tu pra fala do CR7, lerdao, virjola"
@@terra_planista_irrefutavel é exatamente assim kkkkk Alguém faz uma critica ao CR7, fãs automaticamente: e você tem quantos gols na Champions?
Sempre isso Kkkkkkkkk
@@victorzreis8932 essa eu tô por fora, não sabia que os fãs da Nintendo eram chatos assim kkkk
Qlqr famoso já tem idolatra, estranho dms
Eu assisti a série e fiquei surpresa com minha reação. Nunca fui fã, nem sabia quais torneios ele venceu, odiava corrida. Mas percebi que essa idolatria não passou incólume por mim. Como cheguei a essa conclusão: senti um leve mal estar, um constrangimento com as cenas calientes de Senna. E eu tinha 13 anos e meio qdo ele faleceu. Sabia que ele namorava. Acho que, no fundo, acabei comprando o mito do Senna angelical, virginal, mártir, que só pensa no Brasil. Talvez o fato da viúva oficial ter sido- e ainda ser- a própria irmã dele tenha contribuído pra isso. Um “casamento sem sexo”.
Talvez o seu estranhamento seja simplesmente pq as cenas são apelativas e desnecessárias
Eu as vezes fico com vergonha alheia pelos atores
@Fernando-zpt não foi o meu caso. Não foi uma cena diferente de tantos filmes e séries. Foi porque a pessoa retratada era Senna. E no nosso imaginário seres celestes não transam.
@@barbaraaraujo9343 Mas aí ou o seu imaginário lhe forneceu uma visão extremamente questionável, ou então é capaz de ser só fragilidade mesmo. Qualquer um pode ser submetido a idolatria, mas a sua percepção foi até demais.
O Senna me traz uma memória afetiva muito boa da infância, eu sempre assistia corridas com meu pai, acordava de madrugada pra isso, e isso meio que morreu junto com ele, e fora que a morte dele acho que foi o evento que mais me marcou, porque o que se seguiu foi absolutamente imenso.
Mas a mitologia que se criou em cima dele é absurda, ele virou na cabeça de muita gente algo que ele nunca foi. Mas acho dificil que ele seria tao querido hoje se estivesse vivo. Possivelmente seria cancelado por alguma coisa.
De qualquer forma, tem uma coisa que vale muito a pena nessa série: a atriz que fez a Xuxa. A performance dela é absurda, em alguns momentos você até acha que é a Xuxa mesmo.
O que eu acho que falta realmente é esperança. Falta algo para se ter orgulho, para olhar e dizer que existe futuro para esse pais. O povo brasileiro sofre muito e quer um raio de esperança num mar de desilusões
Isso também funciona com o Lula "pai dos pobres"
Mas não foi o Lula que levou gente que a promover atos terroristas, a orar para pneu ou pedir intervenção alienígena.
Exatamente. Idolatria política não tem lado. Cegos estão por todos os cantos
Acho que isso é mais pelo Bolsonaro. Ainda tenho a impressão de que ele teve sua imagem manchada por conta do seu eleitorado. Em relação ao Lula, muitos votaram nele só para não reeleger Bolsonaro.
Vale, mas é difícil pra qualquer pessoa de esquerda ter honestidade intelectual pra colocar ele como exemplo de algo negativo.
também fiquei com nojo do marketing
Senna sempre é muito recordado sendo citado como um elemento principal do domingo de manha de varios marmanjos e manrmajas...a corrida inserida numa memoria de infancia e de "uniao" familiar...é muito dificil a recordação dele nao se "infectar" com esses elementos e ser lembrado com muito mais carinho caso fosse em outro contexto. Faz parte, o vies positivo pra ele é muito forte, mas pode comsiderar tambem que ele de fato foi muito importante....ate onde o afeto afeta a memoria é caso ate hj
a idolatria dos argentinos pelo Diego Armando Maradona retrata muito bem isso
Bom paralelo. Mas que me assusta é que o Senna era um picolé de chuchu quando abria a boca. Carisma zero. Monte de lugares comuns.
Acho que o tal Maradona nunca foi idolatrado, nem mesmo pelos próprios argentinos.
@@canaldobesouroazul9180 Seu achar tá muito errado
@@canaldobesouroazul9180nossa, ele é Deus na Argentina e em Napoli
A própria Eva Perón tbm
Esse negócio de idolatria só me faz pensar no caso do Sacani agora. Um monte de gente tinha o cara como a maior referência no campo da astronomia, eu inclusive acompanhava algumas lives e admirava o Gord40 Foguetes só que de uns tempos pra cá começou a ficar esquisito a forma como ele se posicionava e tal, sem falar nas falas problemáticas. Agora então foi um verdadeiro shitstorm e um monte de fãzinho não arreda o pé, uns tem até podcast aí e agora não fala um A do indivíduo sendo que muita gente já apontava o desvio de caráter
Ele sempre foi problematico
A verdade é que todos gostavam da personalidade diferente dele, até onde víamos de forma superficial, ele era só um tiozão que sabe muito de ciências e tal. Partiu desse culto que ele sentiu Liber em dizer o que verdadeiramente pensa das coisas, uma pena que foi um desastre
@@sempreaug A gente é tão carente de divulgação científica BR que acaba caíndo nessas, mas comecei ver que fala certas coisas sem pesquisa, como dizer que a frase:"O Buraco Negro e onde Deus fez a divisão por zero" foi dita pelo Einstein, sendo que só conceituaram o buraco negro depois da morte dele
Você acha que ele mentiu sobre a UFSC, é porque não viu as mentiras que ele conta sobre trabalho embarcado.
Eh, percebi q ele era de direita na epoca q vi q ele passava pano pro Elon Musk. Ai na pandemia, como ele nao parecia negacionista, relevei. Negocio eh q de 2 anos pra ca ele se revelou mesmo. Parei de ver la pra 2022.
As vezes tem quem esquece até da morte de outro piloto na mesma pista, o Ratzenberger.
Eu nunca fui de idolatrar ninguém, pois nunca tive alguém referencial dessa forma. Depois que li Nietzsche, idolatrar alguém deixou até de fazer sentido.
No meu caso, foi depois de ler Carl Sagan
Por que@@arakakimangaka
É só olhar pro feitos e não a pessoa ... Não sou fã da banda , e sim da música ... Básico
A idolatria pode se manifestar de diversas formas, incluindo a devoção cega a sistemas políticos, econômicos ou ideias abstratas. Quando alguém coloca esses sistemas ou ideias acima de tudo, tratando-os como uma solução absoluta para os problemas humanos, isso pode ser considerado uma forma de idolatria.
No caso do capitalismo e do socialismo, ambos possuem adeptos que, em vez de analisarem criticamente suas falhas e limitações, os defendem como se fossem ideais perfeitos. Essa postura pode levar à rejeição de alternativas, à intolerância ao diálogo e até à alienação de questões mais profundas, como os valores humanos que deveriam guiar nossas escolhas.
A idolatria, nesse contexto, desvia o foco do essencial e transforma ideias humanas em "divindades", ignorando que nenhum sistema criado por nós será perfeito ou capaz de atender plenamente à complexidade da vida.
Obrigada pelo trabalho QnS.
Senna virou uma marca, e uma marca precisa ser renovada de tempos em tempos. É o caso dessa série nova. Tal como o Linck, também não a verei, sobretudo, pela idolatria colocada sobre o personagem, aquela história "o Brasil que deu certo".
Doido que o Nelson Piquet já era tricampeão antes msm do Senna ser campeão mundial pela primeira vez (me corrijam se errei mas peguei a informação na internet), mas talvez por ele ser do tipo mais bruto com as palavras e meio sem filtro na hora de falar na câmera não caia bem pra mídia da época idolatrar ele.
pena que virou bolsominion premium, gostava tanto dele
@@jornalistarenatarosa4205 Apesar da visão política dele eu discordar completamente, o Piquet foi um puta piloto e é subvalorizado por não ter amigos na grande imprensa no período em q corria.
Ele foi um ótimo piloto ... Só que a galera ignora os feitos dos Senna... Que não eram comuns ...
Até pra mim, que amo a Fórmula 1, dá ranço para essa mitologia excessiva em cima do Senna . Sendo que foi um grande piloto para a sua época e um dos melhores tri-campeões de pilotos.
Nunca tinha parado pra pensar como os cristãos são acostumados a admitir da mesma forma com que adoram! Faz muito sentido.
@@chimerarj fogo que isso não está restrito a essa galera. Pois há vários idólatras que nem certo asco dos cristãos, mas são idólatras do atual pré si dente
@@antonioon3157tem idolatria pior que orar para pneu e pedir intervenção alienígena para manter um ex-presidente no poder?
Ayrtonssenismo cultural.
Ayrton Senna acidentou-se e veio à óbito assim que minha mãe desejou-lhe com extrema fúria que espatifasse num muro com o carro em alta velocidade porque meu pai, na época, não perdia uma corrida nos finais de semana do Ayrton Senna, sendo que tinha uma festinha de aniversário no dia na qual minha mãe queria ir.
Que climão deve ter ficado.
Ela nunca mais desejou algo assim.
Caramba, a mulher é poderosa! 😆
Pede pra sua mãe fica puta da vida comigo vai (eu tenho medo de 1 milhão de reais)
Bela atitude da sua mae, hein!
O PH fez um panorama do que tem na série que é real, o que é fictício, e até o que podia entrar na série mas não entrou.
No fim, todos sabem que essa é a história que a família dele queria contar.
Em relação ao Senna especificamente, o maior problema não é a admiração ao "atleta". O sujeito ser fã dele e preza-lo como um dos maiores esportistas brasileiros e um dos maiores pilotos da F1, até é compreensível. O que é muito bizarro desse culto que se formou em torno do Senna é que muita gente o coloca como um modelo de SER HUMANO! Como se ele fosse um tipo de homem absolutamente imaculado e no qual todos devem se espelhar. E ai de você se tiver alguma crítica, mesmo que pequena, a fazer a ele. Figuras do meio esportivo, como um Rica Perrone, ajudam a alimentar ainda mais essa idolatria... (Complemento em edit: e ainda por cima empresas e meios de comunicação da mídia já se deram conta dessa idolatria e disseminam ainda mais essa imagem santificada pra lucrar em cima. Se eu fosse um grande fã do Senna, acho que ficaria incomodado com o quanto, usando uma descrição dura mas sincera, espremem o cadáver dele até arrancar a última gota.)
Esse tipo de comportamento é bem brasileiro, como nós carecemos de personagens históricos q poderiam ser vistos como heróis (mesmo sendo algo contraditório pq heróis n se sustentam na realidade) a gente acaba se apegando demais a certas figuras, o brasileiro é muito carente, por isso ele idólatra quem já morreu, quem é de fora e por aí vai, óbvio q é bem mais profundo
A série não foi assim, pelo menos não tanto quanto esperava. Nas brigas com o Prost, por exemplo, eles mostraram o lado do francês e não demonizaram o cara para o Senna ficar como bonzinho. Esperava mais idolatria, na verdade. Nas questões envolvendo vida pessoal é que o negócio ficou ruim.
Acho que o melhor exemplo são os idols asiáticos, quem acompanha o meio sabe o quanto os fãs são obcecados pelos grupos e membros e estão dispostos a fazer de tudo por causa da visão perfeita que eles tem dos idols
Idolatria não é saudável de fato. Infelizmente,tem algumas pessoas que querem ter um ídolo para preencher um desejo delas.
Eu gostei da série, mas tenho q concordar, colocam o Senna num patamar quase de santo, como a Argentina faz com o Maradona. E o próprio Galvão falou que esse da série n é o Senna, pq ele como amigo sabia tbm dos defeitos, ele falou q esqueceram de mostrar o lado humano do Senna, e eu super concordo com isso.
Esse é o segundo melhor vídeo a respeito da idolatria tola e cega a respeito do Airton, o melhor e mais embasado vídeo foi o que o Peninha (canal Buenas Idéias) fez a respeito do mesmo assunto.
Antes do Bolsonaro, Senna tinha aprovação de 90% dos brasileiros.
Depois de Bolsonaro, Senna tem menos de 50% da aprovação dos brasileiros.
Primeiro tenho que explicar que Senna só tem hater's no Brasil.
O Piquet se declarou Bolsonarista e como sabemos que o Piquet tem ódio do Senna, o Senna virou um petista automaticamente, mesmo como todos sabemos, o Senna sempre foi conservador, apoiou o Collor em 1989.
Mesmo tendo fotos da irmã do Senna, Viviane Senna com Bolsonaro, apoiando Bolsonaro.
O Senna é petista, só tem menos hater's que Lula, Renato Aragão....
O Brasil não é pra amadores!
O cara tinha posição política, mas não era um sectário bobalhão. Procure saber o quê Erundina,ex-prefeita de SP, fala sobre o Senna...
Cara tu n tá falando coisa com coisa, maior parte da bolsonarada é velho q até hj se goza vendo Senna passar na globo, ngm nem liga de rivvalidade com Piquet, cara já morreu po
@davipontes4488 Vejo muita gente agradecendo o muro que matou o Senna.
Sou de esquerda e jamais desejaria isso pro Piquet.
@@viniciusmorais6124 Quem foi o Chofer do Bolsonaro na posse?
Quem foi que escondeu as joias do Bolsonaro na propriedade dele?
@SGASEVLA eu falei sobre o Senna e nao sobre o Piquet.
Linck, gratidão por falar disso, agora das duas uma:
Sou idi ota , mas em coletivo, ou;
Vejo as coisas como são.
“Não vejo meu amigo há mais de 20 anos, mas tenho certeza de que…”.
Vejo nitidamente o que você está falando, e acho que o "Tafarelllllllllllllllllllllll Tafarelllllllllllllllllllllll Tafarelllllllllllllllllllllll vai que é suuua!!!" deu sorte, pois foi esquecido mesmo sem cometer frango.
A propaganda do guaraná antártica traz o som clássico e perpetuado na arte do gato que mia gago, mas termina com um acorde cansado... Foi sincera a produção, parabéns!
As expressões (comentários) nos vídeos são as mais carentes, pobres, e vou além, tem gente que nunca gostou de fórmula 1 muito menos entendeu, tanto que há declaração de abandono depois do tamborelo.
Os simples mortais são frágeis demais no peito a ponto de dirigir suas vidas com tristezas que nada tem haver com mais um dia de Sol.
Eu acho legal porque mostra com clareza que somos uma espécie de orangotango que vai se aprimorando com prosopopéia.
É de se admirar que ainda não inventaram um método de lucrar em cima dos "isentões" (era assim que me chamavam quando descobriam que eu não idolatrava uma tal figura ou seu equivalente oposto).
Tinha o canal da Isentona badernista, ela não lucrava nada além do AdSense do UA-cam, nem tinha patreon e essas coisas, descia o sarrafo em todo mundo com muito "ódio festivo", eu ria demais, mas o canal foi hackeado e ela sumiu do mapa, uma pena.
Amo seus videos ❤
E o Rogério Skylab que criticou o Senna logo após a morte dele em sua primeira entrevista no Jô? Ele sempre conta essa história.
Mas como domesticar a nossa máquina de desejo por idolatrar? Em algum momento, ela fica ansiosa e alguma substância se torna um totem para a nossa idolatria. Os malucos de igreja só se entregou a peformar apenas uma maquina.
Eu vi bem essa coisa de quicar de ídolo em ídolo com uma galera discípula de Osho, q após a morte dele viraram discípulos de Prem Baba. Agora,q Prem Baba teve várias denúncias d assédio e abuso sexual, já ouvi vários dizendo q não acreditam nas denúncias e q as denunciantes seriam pessoas de "espiritualidade falsa", seja lá o q isso queira dizer
espiritualidade falsa é pleonasmo. Ta explicado?
Famosos que morrem jovem viram santos,não dá pra lutar contra isso infelizmente,e outras pessoas da mesma atividade que tenham mérito ficam esquecidas, e como se tivessem culpa mor estarem vivas.
A idolatria é inevitável. Até o mais niilista dos homens idolatra seu próprio valor político. Todo mundo idolatra algo, seja pessoa ou ideário e evitar isso é inevitável. O máximo que podemos fazer é idolatrar coisas grandes e nobres, aí já entra no qual a sua definição de nobre.
e so saber controlar sua idolatria .
Idolatria é diferente de adimirar o trabalho dos outros. Eu por exemplo, gosto do Ronaldinho gaucho, acho que ele foi o melhor jogador de futebol do Brasil, mas não faço a mínima questão de ter contato com ele, nem tenho a menor consideração por ele.
O máximo que devemos fazer é aceitar que nosso objeto de idolatria não é perfeito.
E talvez se você não teria o nosso idealismo.
Desculpa, mas eu sou cínico e cético demais pra idolatrar alguma coisa, deve ser defeito de fábrica rs
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Mas se vc entende que seu objeto de idolatria não é perfeito, vc já não está mais idolatrando rs. Sim, é possível viver sem idolatrar nada.
série tem efetivamente reforçado e divulgado para um novo publico essa imagem de ídolos inquestionável de Ayrton Senna, muito lamentável.
o senna virou um produto clássico
Vixxiiiii.... O Linck foi falar de idolatria e da figura do Senna e uma galera nos comentários, só provou o que foi dito no corte... 😂😂😂😂
Flavio Gomes, um jornalista que cobriu por anos a F1, chama a idolatria pelo piloto de "Santa Igreja da Sexta Marcha", em referência à ocasião em que ele perdeu as demais marchas e ainda assim teve que finalizar a corrida. O fato não é tão comum, mas não foi algo extremamente impressionante, extraordinário. Mas os fãs acham que o ocorrido foi um toque do divino. Balela...
@joylinguistick
Eu vi essa corrida. A primeira vitória de Senna em Interlagos. Lembro bem de quando ela gritava "I don't believe, I don't believe!" após a bandeirada e a dificuldade de sair do cockpit.
O problema é que Galvão Bueno tava narrando e daquele jeitão dele, sempre hiperbólico e pachequista. Por isso a tal façanha se tornou mitológica, ainda mais que foi aqui no Brasil (salvo engano, foi a primeira dele aqui na F1)
Não que tenha sido "nada demais", conduzir um carro naquela circunstância deve ter sido difícil mesmo (ainda mais sem a tecnologia de hoje). Todavia, a narração "galvobuenista" fez muita, muita diferença...
Flávio Gomes é só um hater
@@lumaerex o Flávio Gomes não é hater do Senna, inclusive ele já disse várias vezes que o considera um piloto extraordinário. A questão é que o Flávio Gomes não considera que o Senna seja o melhor piloto de todos os tempos, além de achar irritante o processo de "santificação" que ocorre em torno da figura do Senna.
@@adiliomoreira2015 Irritante é alguém achar que pode determinar a percepção alheia. Não sei se Senna é o melhor de todos os tempos, mas está entre os melhores. É ídolo não só dos brasileiros como de estrangeiros como o 7 vezes campeão Louis Hamilton. Diminuir os méritos de brasileiros de sucesso é algo tão próprio do nosso povo. Parece os patriotas que sempre colecam a cultura brasileira abaixo de qualquer nação do mundo. Isso é triste!!
@@lumaerexdiminuiu mérito de ninguém. Ele acompanha o cara desde o começo, trabalha com isso. E quem idolatra o Senna gosta de fazer com pilotos como Piquet, Prost e Schumacher justamente o que acham que o Flávio Gomes faz.
Eu não vou assistir essa série pelos mesmos motivos. O pessoal acha que o cara é um semideus, bizarro. Sorte a minha que eu so idolatro o São Paulo Futebol Clube hahahaha. Se bem que na vdd é um baita azar 😂
Obs.: Linck, se vc quer engajamento pro seu canal, so experimenta falar mal do CR7 ou Neymar KKKKK Pessoal defende ate a morte se for preciso kkkkk
Gente que idólatra time tem problema na cabeça bem maior
@italoalves7174 foi claramente ironia
Esse endeusamento já encheu o saco, teve gente que se machucou por causa dessa série!!
Na boa, não vejo nada demais em idolatrar o Senna. Foi um esportista ímpar. Teve uma história muito interessante. E a série é muito boa. Ter um ídolo também é cringe? O que eu vejo é que ficou lugar comum na esquerda falar mal de Senna.
O culto de personalidade é um instrumento político poderoso. Veja o caso da rainha Elizabeth, o pessoal tinha até receio de falar o nome dela com medo de "blasfemar".
O Bozo também.
Eu não lembro do Airton Senna, pois tinha 2 anos quando ele faleceu, mas o Senninha esteve presente em boa parte da minha infância: tive bolsa escolar, boneco e vendia quadrinhos do Senninha na banca... Lembro que demorou a cair a ficha que ele era uma pessoa que realmente tinha existido; quando criança, me veio muitas dúvidas como: "por que transformar uma pessoa em um desenho?" 😂
Uma pergunta sincera: o filme do Lula não cairia no mesmo problema da série do Senna em termos de promoção de idolatria?
Sim com certeza...
Exatamente...
Outra personalidade que sofreu esse processo de Sennização após sua morte foi Michael Jackson. Do dia pra noite a mídia passou a tratá-lo como um santo e um semi-deus
Claro, ele vende muito mais morto q enquanto tava em vida
O Senna é um esportista simplesmente bizarro, coisa pouco vista na história, e a história dele só aumentou essa idolatria. O auge foi em um momento econômico de merda, o futebol tava sem ganhar nada, transição da ditadura pra democracia, e ainda por cima o cara morre ao vivo na frente de todos. Essa imagem foi construída, mas o destino teve seu papel em solidificar a figura santificada
Eu assisti a serie do Senna e o efeito foi justamente o contrario pra mim, eu também via ele com uma certa aura de herói, depois da serie ele ficou mais humano pra mim, por que eu percebi que ele não era tão bonzinho assim, ele teve que fazer umas cachorradas pra conseguir o que ele queria, o grande aprendizado foi, as vezes temos que ferir algumas pessoas para conseguir o que sonhamos.
Já tinha essa noção... Tanto que vejo um Senna pós 91 como um ser humano mais evoluído e antes de 91 como ser humano muito pecador
A série não é ruim, mas a babação de ovo é um ponto fraco, enfim, série que a família precisa aprovar… O Ayrton Senna era um rebelde, um provocador, enfim…. Poderia ter sido uma obra prima.
Sim ... Senna tem capacidade de inspiração diferente de outras personalidades falsas ... Se mostrasse o lado humano dele teria mais do uma idolatria cega
Eu nunca fui de estar idolatrando pessoas.na música no futebol etc.
Mas em relação ao Ayrton Senna no contexto da época era sim muito foda ver um brasileiro mostrando pro mundo que aqui não era so mato banana e gente pendurada em cipó, dito isso eu gardo uma grande admiração pelo que eu considero o maior piloto de f1 que existiu.
Dois ... Esse lance idolatria para o Senna é só pra ganhar dinheiro... ...E se mostrasse esse lado humano dele , eu diria que ia dá mais dinheiro ainda... Um herói mais humano é muito mais agradável que um herói sem falhas... Senna é diferente de lula e Bolsonaro, pois esses não tem motivos pra trazer inspiração e suas idolatria tem objetivo de poder...
Conclusão do vídeo: Pirulla tem cauda
Bem interessante sua colocação. Infelizmente muitas igrejas hoje em dia acabam levando as pessoas para esse campo da idolatria mesmo, quando deveriam fazer o oposto, sendo que a Bíblia prega o contrario, nos dizendo que "maldito o homem que confia no homem" (Jeremias 17:05) e que não devemos ter outros deuses se não Deus (Êxodo 20:3). Reconhecendo que os seres humanos são falhos (como demonstra vários exemplos na Bíblia) e apenas Deus é perfeito. E u acredito que podemos admirar o trabalho, ou o talento de outras pessoas, assim como seus bons exemplos, mas nunca idolatrá-las.
Vejo isso como um fenômeno social. Toda figura de grande destaque em sua área de atuação e amplamente conhecida pelo grande público tende a ser engrandecida também em vários aspectos pessoais. Einstein, Pelé, Gandi, Chaplin entre centenas de outros foram pessoas muito fodas em sua área de atuação, mas cretinas em vários aspectos da vida pessoal. Mas as pessoas ficam cegas para esses pontos negativos
Como digo, se na analisa a obra e não o autor
Seria sensacional se o Pirulla lançar agora um vídeo com a thumb ..."Eu confesso! Tenho cauda de dinossauro!" * risos * 😂
Concordo com essas críticas à idolatria. Sobre a série: promoveu a santificação do protagonista como qualquer outra biografia filmada de qualquer celebridade seja da política, seja das artes, seja dos esportes. Agora, percebo que progressistas bateram desproporcionalmente mais na série Senna do Netflix do que em qualquer outra biografia filmada, foram muito mais implacáveis nas cobranças por mostrar defeitos do que em qualquer outra biografia filmada, nem com Churchill, que tinha ideias colonialistas, houve tanta porrada em biografia filmada que promovia santificação.
Eu gosto do senna, mas querendo ou não, o senna é pior que muita gente que o pessoal que idolatra ele ataca! E olha que falo isso gostando do senna desde a minha infancia ate hoje, tanto que sempre sonhei com o audi rs2 que ele teve
Eu idolatrava um youtuber fisiculturista médico muito famoso e tal até conhecer ele pessoalmente saber q trai a esposa q todo mundo acredita q o casamento é perfeito pede foto das garotas tem aluna menor de idade como amante enfim conhecer esse cara acabou com o homem incrível q eu achei q existia e quando eu falei q ia perguntar pra esposa dele sobre isso tudo ele fez um bo contra mim kkkkk
Muzy?
O Alê falando, parecia que era eu falando a respeito da propaganda da série do senna. O meu sentimento é igual.
maneiro essa reflexão, mas é baseada em que? algum artigo ou linha de análise da psicologia fala sobre isso?
Pra mim a série me fez gostar mais do piquet
Por mais que a série tenha momentos críticos as atitudes do Senna, no geral, é uma obra que idolatra o cara. Não tem jeito.
Quanto mais uma pessoa/sociedade/civilização estiver fragilizada, mais propensa ela estará em buscar alguma catarse materializada em algum ídolo, esteja ele vivo ou morto. Dessa fragilidade nascem grandes negocios, grandes igrejas, líderes fortes e cruéis. Algum desejo de poder que nao encontra vazão, se transfere para aquilo que pode canalizar a vontade impossível de ser satisfeita
Absurdo não colocar a Thais Araújo como Xuxa.
Antes de Airton Senna tivemos o Emerson Fitipaldi que até carro de corrida criou fez relativo sucesso. O Fitipaldi chegou a também a ser campeão de F1. Tivemos o Nelson Piquet que como A.S é tricampeão, ou seja o A.S "era o bom moço." Sua grande e única paixão nunca foi Xuxa, nem Galisteu e sim eram as corridas. Tudo marketing porque o Piquet que sempre foi "mau caráter" insinuou que o A.S era gay. E, morrer tragicamente jovem no auge da fama, sem dar tempo de cometer erros o tornaram um herói. E , claro a família se apropriou totalmente da imagem dele e o tornaram um super herói.
nunca entendi essa adoração ao sena. Sempre achei um cara comum. Tem pessoas que o chamam de herói, e lembro em podcast um especialista em automobilístico dizendo que herói é quem levanta as quatro da manhã para trabalhar. E digo mais, se ele não tivesse morrido, não teria toda essa comoção
Ninguém é herói nem nós trabalhadores ou Senna etc.
Somos apenas seres humanos que procuramos ídolos, heróis em algo para carecer nossos problemas e falta de autoestima por um país cheio de problemas.
O Ayrton piloto é menos enaltecido que o Ayrton midiático. Não há nada errado em ser ídolo; há muitos deles em muitos lugares no mundo e o Senna é idolatrado em outros lugares que não no Brasil. E isso não é um problema em si; na verdade, o problema é o constructo feito com a imagem do cara. Viviane tem muita culpa disso, bem como a Globo e o Galvão Bueno.
Como eu acompanho o esporte há mais de 30 anos, eu aprendi a separar o atleta do mito e, como atleta, o cara é MUITO a frente do tempo em que viveu. Agora, chamar o cara de herói é um pouco exagerado. É o lance de separar a pessoa da persona.
A série feita é sobre o produto Senna criado pela familia pra continuar o lucr... digo legado dele. É por isso que o "amor da vida dele" é a Xuxa na série. É por isso que o Prost é um vilão tipo Lex Luthor na série. É por isso que a série não abordou ou trouxe nenhum fato novo ou dramatizou momentos importantes da vida do Ayrton. Porque o produto criado por Vivi e cia é de um mito. A familia Senna jamais deixará que ninguém mexa nesse status dele, pois isso significaria prejuízo
Começa idolatrando o Senna, aí quando vai ver já tá usando crack e ai já se perdeu completamente.
É um tesao pra achar defeito em tudo que é brasileiro cara inacreditavel, essa reclamação de fandom se aplica a literalmente tudo que tem fã.
Baseado nisso o cara nao vai consumir nada que é amado por muita gente pq tem fandom sem noção.
Sou totalmente a favor, da idolatria do sena, ele era apaixonado pela vitória, são um dos poucos brasileiros, que fais ter orgulho de ser brasileiro, ele eo pele são ídolos pra min...
Teve um entrevista que um jogador da seleção, Yan Couto, que na coletiva dise que o Daniel Alves era o ídolo dele, mais por questão da posição e que assistiu ele demais, até porque é um dos jogadores com mais titúlos na história e tal.
Mas foi bem ali perto de quando Daniel Alves tava já preso por estupro e um reporter da globo acha que na real o termo que ele deveria usar era "Daniel Alves é a referência e não ídolo", tipo Neymar agora é só referência, ídolo só pra quem faz as mesmas coisas que ele e acha certo
Agora nem sei se chamo meu chará (só que com Y) de referencia tbm pq nem sei dirigir
A única biografia que achei aceitável, recentemente, foi Rocketman. O resto só "chapa-branca".
Senna é um idolo nacional, negar isso é negar a realidade
O Pirula pode argumentar que o Link viu ele nu de frente e achou que ele estava de costas quando percebeu a "cauda".
Acho que a idolatria e da natureza do ser humano. Toda sociedade teve uma figura seja de autoridade ou de simbolo do qual o ser humano ideologiza ser ou apenas admira. No caso do senna basta fazer um estudo do contexto da epoca pra entender. Era uma epoca de crise economica e social. Brasil nessa epoca era quase invisivel para o mundo, ter um brasileiro reconhecido internacionalmente como um campeao perante o mundo dava esperança e alegria ao povo de ver um brasileiro campeao em um esporte que nao fosse futebol. Ele morrer do auge criou essa imagem de heroi. Isso acontece muito mais na musica com artistas que morrem no seu auge.
Cara eu eu nem vi , e nem tenho vontade de ver, com o Helder do Galãs feios disse, tem que acabar com o airtonsennismo cultural...
Concordo 100% sobre a idolatria a Bolsonaro e como é muito errado, mas não sei pq não comentou sobre a idolatria da esquerda por Lula.
Sim... Eles ficam preocupados com idolatria do Senna que tem base e fundamentos e nem precisava dessa série, mas não criticam a idolatria cega do lula que não tem quase nada
O meu problema é que os nossos defeitos são parte do que nos torna quem nós somos.
É o que também povoou os feitos do Senna, afinal ele não é uma maquina, ele pilota a maquina e mais do que a idolatria é ele virar um produto, os comerciais da Heineken, da Netflix o Alan Prost aparecendo sendo que eles batiam bastante de idéias isso é o que me incomoda.
Ele é interrompido de ser uma figura de empatia e antipatia pelos outros e tudo pra ele ser um produto, um produto de talvez uma industria que é parte da morte dele algo que poderia ser abordado em uma série.
é, nessa ocasião tu vai precisar MESMO ir atrás, assistir, conhecer o Senna pra entender de fato antes de falar
Cara, esse vídeo foi só... Bizarro.
Fazer um paralelo aqui. Na Argentina é o Maradona que representa essa idolatria.
Senna foi uma pessoa pública incrível e um ótimo piloto mas assim, Schumacher fez muitas vezes jogo sujo, Nelson Piquet, Hamilton, oq impediria o Senna de fazer isso tbm? E existem relatos disso.
Com certeza, a final f1 é política
Senna e Piquet tinham que dar o dobro de si pq são sul americanos ... Já outros era fácil roubar ... Se Senna e Piquet fosse jogar sujo teriam que fazer muito bem
Sennaa era um cara bizarro. Excelente piloto, mas como ser humano tava longe, mas muito longe de ser isso tudo
Nem como pessoa ele deixava a desejar.
KKKKK ok
Tem que analisar as fases do Senna como pessoa... Pós 91 ele começa a mudar muito
@@canaldobesouroazul9180a tá,o cara sair com menina de 15 quando ele tinha 24 anos ,me poupe .
@@LauraLaura-hl9fe Eu particularmente só soube da tal história há pouco tempo. Eu já sabia do relacionamento dele com a Xuxa, que ele até deu um fora (e acredito que merecido).