Muito obg Sou iniciante e gostei muito das explicações tenho muito a aprender faz um ano que comecei a aprender a tocar sonho em ser um Ogã de respeito já toco já canto mas sei que tenho muito a aprender obg Paí Oxalá Abençoe. Salve a Umbanda Axé a todos.
@@mauriciosantoslima354 fico a sua disposição. Dou aulas também online e tenho vários alunos espalhados por esse Brasil. Mas de qualquer forma, deixo aqui o meu apoio e incentivo para que vc consiga chegar aonde pretende como ogã. Saravá fraterno!
Boa noite meu amigo Alberto Eu gostei muito aí botei um legal porque eu vi que você é um Ogan preparado Eu também sou a 44 anos sou maranhense mora em Teresina no Piauí
Valeu, Francisco. Na verdade não são tantos ogans preparados realmente dentro das tradições e da magia. Fico feliz sempre que encontro alguém com as mesmas preparações que passei. Muita paz e axé na sua jornada. Saravá fraterno.
Fantástico, sua benção... , sem sombras de dúvidas, um dos maiores e melhores estudos , que tive sobre , o cargo , sobre a linda e bela missão, dada sobre o nosso sagrado , nossa casa toca tanto a umbanda , quanto o candoblé , e por muito tempo , desde criança, sabia de minha mediunidade , porém anos se passaram, virei músico percussionista , e ao 33 anos de vida, eu comecei a frequentar , a casa onde meu tio e asogum , minha tia , e seus filhos são os babalorixa e a yalorixa , passados anos eu , já tocando e porém estudando sobre nossos sagrados, esse anos graças a oludomare , orumila , aos orixas , as entidades , enfim todos que nos abençoes, esse ano depois de muito estudo e tempo , fui coroado ogan atabaqueiro , do ile .., onde foi feito os fundamentos e o atabaque rum , o que eu toco , foi feito todos os fundamentos, ao ponto de tomar todas as comidas e bebida que tomei, recebendo todo o axé..., e nossos sagrados , instrumentos, onde devemos todos os respeito absolutos ... , fantastica explicação..., sua benção.... hoje tenho a missão linda de cantar tocar , e ser suporte aos nosso sagrados ... a benção a todos os irmãos, e irmãs do axé. .
Que bom que tenha gostado. Da mesma forma eu também me sinto bastante feliz cada vez que eu encontro ogans com a mesma linha doutrinária e de pensamento. De qual cidade vc é meu irmão? Muita paz e bênçãos trocadas. Axé.
@@ogaalbertobayerescoladecurimba sua benção, meu irmão, sou de São José do Rio preto , interior do estado de São Paulo, embora eu procure estudar muito , porém é um vasto campo de conhecimentos , que preciso ainda agregar , para poder contribuir com minha casa de axé, e vendo todos enunciado , pelo senhor proferidos , não me restou dúvidas, de tão sábio, é o senhor , e com toda a certeza que procurarei aprender muito ainda ..., e vejo que eu seus ensinamentos serão de grande importância , sua benção 🙏
Boa tarde Alberto suaa bemmcao? Aqui é im berto falando de Natal Rn muito bom poder ver seu video aula aqui. Obg estou aqui atento sou médium desenvolvente e recente mente eu fui chamado pela a cabocla a tocar no centro sou musico percuncionista. No primeiro diaa tocando senti fortes energias ao ponto de quase naao conseguir tocar uma energia boa eu fiz uma prece pedi permissao estava todo de branco fui abencoado e estou feliz aqui por poder estudar aprender e ouvir os ritmos
Realmente a energia que sente um Ogã só ele mesmo sabe descrever. É incrível. Aproveite a oportunidade, mas nunca se esqueça que diferente de um palco onde nos apresentamos para uma plateia, ali é diferente. Como Ogã vc vai tocar e cantar apenas e tão somente para o Sagrado, portanto, o "show" é bem diferente e tem outra finalidade, ou seja, contribuir para o bom andamento das giras. Axé.
Eu sou fundador e instrutor da escola de curimba Mata Virgem. Ofereço cursos presenciais para grupos, particular, vídeo aula e ainda aula on line. Estou na cidade de Joinville SC. Caso queira mais informações, meu zap 47 99239-1781. Saravá fraterno meu irmão e obrigado por prestigiar o meu canal.
Caso te interesse eu além das aulas presenciais também tenho alunos pelo Brasil que fazem aula on-line. Detalhes vc pode me chamar no zap 47 99239-1781 Alberto Bayer
Alberto sou medio em fase de incorporacao sim e isso me deu mais ainda respeito pela responsabilidade da função e todo seu cuidado. Os toque que eu consigo tocar sinto que nao é diferente e sim vejo e observo que as entidades me aceitaram
Gostei muito da explicação,estou iniciando nós atabaques na umbanda,nunca incorporei nós desenvolvimentos e então em uma gira fui encaminhado pelo guia chefe da casa para ficar no atabaque,aconteceu uma coisa interessante durante uma gira de esquerda onde Sr meia noite deitou o atabaque no chão e pediu para eu eu me deitasse sobre o atabaque e tocasse,se puder comente sobre isso,se já viu algo parecido..obrigado, axé
Olá meu amigo. Cada Casa tem as sua doutrina e é baseado na doutrina da Casa que as Entidades executam seus trabalhos. Portanto, creio que o que foi feito com vc pelo exú citado deva estar dentro da doutrina da Casa e também para o seu bem.
Muito bons seus esclarecimentos!Qual sua vertente de Umbanda?Omolocô,Almas e Angola,ou qual?Seu terreiro fica em qual cidade?Que bom saber que há pessoas que conservam os sagrado nos "pequenos detalhes!"Gratidão 🙏🏻🙌
Olá, Carlos. Na verdade eu sou de um tempo em que Umbanda era Umbanda e o que diferenciava um terreiro do outro era a doutrina conforme o Orixá regente de cada um deles. Nada contra as demais correntes que surgiram com o tempo, sei que todas são sérias e tem a sua razão de existir. Mas quando me perguntam qual Umbanda eu sigo, respondo que sigo a Umbanda que me foi apresentada há quase 50 anos. Ou seja, sou das antigas mesmo rsrsrs...
Chamamos de ogan coroado aquele médium que uma vez tendo encarnado com a missão única de trabalhar na Umbanda como ogan, teve a sorte de encontrar uma Casa que o acolheu e lá recebeu as firmesas e todas as preparações inerentes apenas a este tipo de médium e mediunidade. Infelizmente Gabriel, ao longo do tempo as novas gerações de dirigentes espirituais perderam o conhecimento desses mistérios que envolve aquele que tem em sua estrutura mediúnica a mediunidade de ogan. Esse médium pode ser chamado, uma vez que receba a sua coroação, de ogan original, e uma das características desta mediunidade e que aquele que a tem não é médium rodantes, ou seja, de incorporação. Espero ter contribuído. Axé.
@@Gabriel62a se a sua mãe falou que vc é médium rodante, então isso merece atenção. O que eu posso lhe dizer é que a princípio a Umbanda não restringe que um curimbeiro seja também médium rodantes. Mas isso vai depender da doutrina de cada Casa. Na minha Casa, por exemplo, eu não proibo que médium rodantes toque atabaque, apenas explico a ele que tocando atabaque dificilmente ele poderá usufruir da mesma rotina de um médium que seja apenas rodantes. Saravá fraterno meu irmão.
Poxa vida, Targuinho! Como é bom saber que de alguma forma estou ajudando alguém. Fique a vontade para perguntar ou tirar dúvidas pelo meu Whatsapp. Axé!!!
Bons ensinamentos vindos provavelmente de suas raízes, das quais ,num bom sentido, deves se orgulhar ! Infelizmente, em nossa querida Umbanda ,há sim aqueles que se acham verdadeiros artistas , alvos das atenções e como bem o dissestes, cada um querendo "aparecer" mais que o outro e; porque não dizer sobrepujar concorrentes em um destes torneios de Curimbas através dos quais, o ego parece saltar aos olhos, tanto dos que interpretam ;quanto dos que veem ou os julgam. Ser Ogã é ter o coração na palma das mãos ,transmitindo amor fraterno e luz! Um Abraço fraterno! Sergio Coelho de Barros
Como vc mesmo disse essa é a sua doutrina e ou a doutrina da sua casa. Não podemos generalizar, sou ogan, não de umbanda, porém frequento algumas casas onde precisam de ogan para tocar ou "levar a gira", não somos reis, temos responsabilidades sim, limpo até banheiro se necessário, o que é errado em uma casa é certo em outras, falta união. A verdade pertence a um somente. Sou do Rj, dou aula de atabaque também, ensino percussão e alguns cânticos ( alguns nos procuram achando que fazemos ogan, o que não é verdade) pois a casa de origem do aluno que se encarrega dos demais ensinamentos pois cada dirigente sabe como mexer sua panela. Esta é minha humilde opinião pois um conhecido me mostrou esse vídeo, não é uma crítica destrutiva até porque não precisamos disso e sim de união. Oloye Alabe Ofá Rewá.
Concordamos em tudo, querido irmão. Na verdade eu defendo um ponto de vista onde muitos vem em sentido contrário. Ou seja, quando decidi criar o meu canal foi porque eu estava cansado de ver o que a Umbanda faz de melhor e, convenhamos, fazer o certo e fazer o bem não é mais do que nossa obrigação. Sendo assim, criei o canal para mostrar as pessoas lá fora o que a Umbanda não faz, ou, o que alguns umbandistas fazem mas não deveriam fazer. E longe de mim querer me referir as doutrinas empregadas por cada Casa, minhas críticas são voltadas ao comportamento das pessoas diante do Sagrado. Não que eu seja perfeito. Fico feliz todas as vezes que me deparo com pessoas questionando minhas colocações, afinal, o que eu mais quero com o meu canal é justamente provocar o bom debate entre nós que vestimos o branco, seja de Umbamda, Candomblé, etc. Paz e bênçãos irmão.
@@marinhonaval768 essa mistura é uma das coisas que sabemos que existe, mas também sabemos que não deveria ser assim. Umbanda é Umbanda e Candomblé é Candomblé. Vejo isso acontecer á 44 anos e até hoje não me acostumei.
Sábias Palavras Pai Alberto. Infelizmente, vemos muitas pessoas "surrando" o atabaque, sem qualquer compromisso com o sagrado. O Ogã precisa desenvolver o dom da mediunidade para que possa saber qual e quando cantar o ponto para auxiliar os trabalhos no Terreiro. O som do atabaque jamais pode abafar a voz do Ogã. O ponto cantado é uma oração, é a sintonia entre o plano material e espiritual, por isso deve ser tocado o atabaque com extrema responsabilidade.
Obrigado, Pai André. Em muitas situações o atabaque infelizmente vira instrumento de entretenimento, quando então o sagrado e a essência da Umbanda são deixados de lado, dando lugar a festas pouco inspiradoras. É como digo: Casa de Umbanda sem doutrina, médium sem rumo. Obrigado pelo carinho. Axé de Oxalá pra vc.
Obrigado pela participação. Mas como a Umbanda é muito eclética, aqui pras bandas do sul tratamos mesmo de ogan. Lembrando que no Candomblé existem vários tipos de ogan, ou seja, o ogan do atabaque, o ogan de salão e o ogan de corte. Gratidão, irmão.
Ando com um grande problema em relação a isso, nunca botei o branco, nunca fiz parte de nenhum terreiro seja umbanda ou candomblé, mas ultimamente venho sentindo que tenho q cuidar da minha espiritualidade, sou apaixonado pela cultura dos orixás, é no que meu coração acredita. Venho pesquisando muito sobre ambas religiões, pois o que me interessa é o conhecimento e servir o sagrado. Enfim , fui em uma casa de umbanda, pedir pra saber meu caminho pra começar a me iniciar, e de cara no jogo deu que eu era oga, que eu tinha nascido oga, o que me deixou muito confuso , pois fui pesquisar e vi que esse não era um entendimento da umbanda , pois na umbanda oga se escolhe por afinidade ou por não ser médium de incorporação.
@@diogorodrigues4854 excelente a sua iniciativa de procurar conhecimento para tomar decisão tão importante na vida. Bem, primeiramente vc precisa entender que, o ogan do Candomblé é diferente do ogan da Umbanda. O Candomblé não aceita médium rodante como ogan de atabaque. Já na Umbanda, não é bem assim. Pode sim o ogan umbandista ser médium rodante e, ainda mais, os que são escolhidos para essa função podem inclusive ter dupla mediunidade. Explico: Ser medium de incorporação (rodante) através da mediunidade mecânica e ser ogan através da mediunidade intuitiva. Sim, intuitiva, pois é esta a mediunidade que permite ao ogan se comunicar com o Plano Astral, recebendo as orientações necessárias para o bom andamento da gira em transcurso. O assunto é longo e infelizmente fica difícil tratar aqui, mas penso que talvez eu deva gravar mais um vídeo onde eu aprofunde mais o assunto. Por enquanto creio que o melhor a fazer seja vc procurar alguém que lhe possa esclarecer as dúvidas a respeito. Lembre-se que ninguém tem ou é o dono da verdade. Como vc diz, importante é se tornar um bom instrumento para a sua evolução e para o amparo dos mais necessitados. Axé e meus respeitos.
Respeito o seu tempo de couro e a sua doutrina. Ocorre que na nossa doutrina, a de Umbanda rola mulher tocando sem nenhum problema. Veja o amigo que até na Bahia, onde o Candomblé teve a sua origem e que durante quase dois séculos só eram permitidos homens tocar, já existem barracões que começam a aceitar a mulher como ogan. Os tempos mudam, até dentro das mais rígidas e tradicionais doutrinas, como a do Camdomblé. Axé meu irmão e obrigado por interagir aqui no canal, pois todas as experiências e opiniões são importantes para todos nós.
Perfeitamente! Errei na colocação, mas como meus vídeos os gravo direto e não sofrem nenhum tipo de edição, acabou passando em branco. Sou grato pela valiosa atenção e correção. Axé.
Olá, João. Assim como tudo na Umbanda é necessário estudo e preparo para tal. O tempo vai depender de nível de aprendizado, porém, nos cabe dizer que para se tornar um ogan, é necessário que se aprenda muito mais que os toques propriamente ditos. Algumas Casa infelizmente não dão o devido valor ao ogan, e por isso pouco oferecem a nível de doutrina a respeito. Por trás de um bom ogan existe muita doutrina e também muita boa magia. Axé, João e obrigado por participar. Já se inscreveu no nosso canal?
Não possuo nenhuma coroa de feitura de ogã e nem tampouco obrigações de Ogã ! Em meu terreiro, os três tamanhos de atabaques (característicos em Candomble) são exatamente iguais! ,Careço então da chamada "coroa" ou serei sempre intitulado iniciante ? Um Fraterno Abraço
De forma alguma, irmão. Se assim é a doutrina de sua Casa, ela deve ser respeitada e seguida. Rum, rumpi e lê são apenas denominações e dentro do que aprendi, isso por si só não constitui doutrina ritualística. A questoes das preparações do ogan e que eu tanto defendo, está diretamente ligada a manutenção de nossas antigas tradições. A divisa por sí só não faz um bom general. Axé.
Parabéns Pai Alberto...otimos ensinamentos..me tire uma duvida..trabalho na Umbanda apenas 3 anos, a 7 meses fui convidado pela chefe da casa a tocar atabaque..nunca toquei..agora estou iniciano, sou eu q puxo os pontos da casa, a casa recebe caboclos e pretos velhos, om passe e consultas, nao temos a esquerda para o publicoapenas para limpeza da casa, como eu q puxo os pontos no momento so consigo tocar o ijexá, existe algum problema?
Olá, Reginaldo. Se vc já está tocando o atabaque há algum tempo e no Ijexá, é sinal que nem o seu dirigente e nem os Guias que comandam a Casa estão incomodados. Continui firme! No entanto, seria bom vc procurar se aperfeiçoar um pouco mais, pois além de acrescentar aos trabalhos espirituais, certamente lhe fará se sentir mais realizado. De qualquer forma, só com o Ijexá ou com mais 5 ou 6 toques, toque sempre com o coração e com o melhor das suas energias, afinal, será isso que chegará até os nossos sagrados Guias e Orixás lá na Aruanda. Meus respeitos e muito Axé.
@@ogaalbertobayerescoladecurimba até entendo a força de vontade do rapaz mas o chefe da casa me parece q ele tava desesperado por um atabaqueiro e chamo o rapaz achei errado qual sua opinião a minha eu acho q a pessoa tem q conhecer q. Tá fazendo e o dom
@@bolinhazica3130, concordo com vc, mas aqui no canal eu procuro evitar confrontos, não que vc esteja confrontado alguém. Eu apenas procuro repassar um pouco do que aprendi sem deixar de respeitar opiniões e/ou doutrinas contrárias à qual eu fui iniciado. Mas entendo e concordo com vc, atabaque é coisa séria e fazer uso dele é para pessoas devidamente orientadas e conhecedoras da responsabilidade. Axé
Pois então, Eudo, eu aprendi que se tica para o Sagrado e sempre sob o comando de Entidades dw Luz. Sendo assim, eu creio que para ELES não deva importar muito a nossa opinião. Sugiro aprofundar os seus estudos a respeito do assunto, ou então de uma olhadinha nos comentários dos outros irmãos aqui. Será que todos nós seríamos então ignorantes no assunto? Poderia o irmão nos esclarecer então o seu ponto de vista? Detalhe: Sob a ótica umbandista, pois eu creio que o irmão eatá confundindo Umbanda com Candomblé. Umbanda é uma religião e Candomblé e outra e nada tem a ver yma com a outra. Até mesmo o tambor se quer pertence a esta ou aquela religião, pois até hoje se quer conseguiram datar e dar origem ao surgimento do mesmo. Seja de incorporação ou não, o que importa é saber o que se eatá fazendo, como se faz, quando e para quem fazemos. Tudo dentro do sagrada. Axe.
Uma coisa e candomblé ogã Outra e umbanda atabaqueiro O povo mistura muito porém respeito cada faz seu padê como aprendeu... Parabéns asé Dêem uma olhada no meu canal meu povo...
Muito obg Sou iniciante e gostei muito das explicações tenho muito a aprender faz um ano que comecei a aprender a tocar sonho em ser um Ogã de respeito já toco já canto mas sei que tenho muito a aprender obg Paí Oxalá Abençoe. Salve a Umbanda Axé a todos.
Parabens pelas explicações e compromentimento com este instrumento que tb considero sagrado gde abs meu amigo Ogã
Bela explicação! Respeito a Umbanda sempre ❤
Amei as explicações sou um ogan feito em nação mas estou na Umbanda à 33 anos
Salve pai Alberto Bayer, iniciando o curso de Curimba, aqui no terreiro da mãe Lunna, muito axé a todos...
Estamos juntos.
Essas palavras me deixaram muito, mas muito mais preocupado em aprender sobre a função a qual fui convidado para assumir.
@@mauriciosantoslima354 fico a sua disposição. Dou aulas também online e tenho vários alunos espalhados por esse Brasil. Mas de qualquer forma, deixo aqui o meu apoio e incentivo para que vc consiga chegar aonde pretende como ogã.
Saravá fraterno!
Parabéns meu irmão de fé 🙌🪘🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤍
Nossa show de explicação !
Estou iniciando quero muito aprender mais detalhes, ganhou um inscrito!
Que legal Paulo.
Gratidão pelo apoio.
Axé
Boa noite meu amigo Alberto Eu gostei muito aí botei um legal porque eu vi que você é um Ogan preparado Eu também sou a 44 anos sou maranhense mora em Teresina no Piauí
Valeu, Francisco.
Na verdade não são tantos ogans preparados realmente dentro das tradições e da magia. Fico feliz sempre que encontro alguém com as mesmas preparações que passei.
Muita paz e axé na sua jornada.
Saravá fraterno.
Fantástico, sua benção... , sem sombras de dúvidas, um dos maiores e melhores estudos , que tive sobre , o cargo , sobre a linda e bela missão, dada sobre o nosso sagrado , nossa casa toca tanto a umbanda , quanto o candoblé , e por muito tempo , desde criança, sabia de minha mediunidade , porém anos se passaram, virei músico percussionista , e ao 33 anos de vida, eu comecei a frequentar , a casa onde meu tio e asogum , minha tia , e seus filhos são os babalorixa e a yalorixa , passados anos eu , já tocando e porém estudando sobre nossos sagrados, esse anos graças a oludomare , orumila , aos orixas , as entidades , enfim todos que nos abençoes, esse ano depois de muito estudo e tempo , fui coroado ogan atabaqueiro , do ile .., onde foi feito os fundamentos e o atabaque rum , o que eu toco , foi feito todos os fundamentos, ao ponto de tomar todas as comidas e bebida que tomei, recebendo todo o axé..., e nossos sagrados , instrumentos, onde devemos todos os respeito absolutos ... , fantastica explicação..., sua benção.... hoje tenho a missão linda de cantar tocar , e ser suporte aos nosso sagrados ... a benção a todos os irmãos, e irmãs do axé. .
Que bom que tenha gostado. Da mesma forma eu também me sinto bastante feliz cada vez que eu encontro ogans com a mesma linha doutrinária e de pensamento. De qual cidade vc é meu irmão?
Muita paz e bênçãos trocadas. Axé.
@@ogaalbertobayerescoladecurimba sua benção, meu irmão, sou de São José do Rio preto , interior do estado de São Paulo, embora eu procure estudar muito , porém é um vasto campo de conhecimentos , que preciso ainda agregar , para poder contribuir com minha casa de axé, e vendo todos enunciado , pelo senhor proferidos , não me restou dúvidas, de tão sábio, é o senhor , e com toda a certeza que procurarei aprender muito ainda ..., e vejo que eu seus ensinamentos serão de grande importância , sua benção 🙏
Boa tarde Alberto suaa bemmcao? Aqui é im berto falando de Natal Rn muito bom poder ver seu video aula aqui. Obg estou aqui atento sou médium desenvolvente e recente mente eu fui chamado pela a cabocla a tocar no centro sou musico percuncionista. No primeiro diaa tocando senti fortes energias ao ponto de quase naao conseguir tocar uma energia boa eu fiz uma prece pedi permissao estava todo de branco fui abencoado e estou feliz aqui por poder estudar aprender e ouvir os ritmos
Realmente a energia que sente um Ogã só ele mesmo sabe descrever. É incrível. Aproveite a oportunidade, mas nunca se esqueça que diferente de um palco onde nos apresentamos para uma plateia, ali é diferente. Como Ogã vc vai tocar e cantar apenas e tão somente para o Sagrado, portanto, o "show" é bem diferente e tem outra finalidade, ou seja, contribuir para o bom andamento das giras.
Axé.
Axé
Gratidão meu mestre. Amei a explicação é muito sério.
Gratidão, Emilson.
Seja bem vindo e vamos trocar experiências.
Axé.
Como faço pra aprender (estudar) sua ritualística pra dar meus primeiros passos como aprendiz de Ogan?
Eu sou fundador e instrutor da escola de curimba Mata Virgem. Ofereço cursos presenciais para grupos, particular, vídeo aula e ainda aula on line. Estou na cidade de Joinville SC. Caso queira mais informações, meu zap
47 99239-1781.
Saravá fraterno meu irmão e obrigado por prestigiar o meu canal.
Adorei Axé ♥️🙏🏼
Gratidão, Cristiane.
Nu Zambi guatakesa
Que nosso pai oxalá abençoe
Que Zambi abençoe também o meu querido irmão.
Gratidão.
Axé!
Grande mestre Alberto
Gratidão Raimundo.
Boa noite
Caso te interesse eu além das aulas presenciais também tenho alunos pelo Brasil que fazem aula on-line. Detalhes vc pode me chamar no zap 47 99239-1781
Alberto Bayer
Alberto sou medio em fase de incorporacao sim e isso me deu mais ainda respeito pela responsabilidade da função e todo seu cuidado. Os toque que eu consigo tocar sinto que nao é diferente e sim vejo e observo que as entidades me aceitaram
Gostei muito da explicação,estou iniciando nós atabaques na umbanda,nunca incorporei nós desenvolvimentos e então em uma gira fui encaminhado pelo guia chefe da casa para ficar no atabaque,aconteceu uma coisa interessante durante uma gira de esquerda onde Sr meia noite deitou o atabaque no chão e pediu para eu eu me deitasse sobre o atabaque e tocasse,se puder comente sobre isso,se já viu algo parecido..obrigado, axé
Olá meu amigo.
Cada Casa tem as sua doutrina e é baseado na doutrina da Casa que as Entidades executam seus trabalhos. Portanto, creio que o que foi feito com vc pelo exú citado deva estar dentro da doutrina da Casa e também para o seu bem.
@@ogaalbertobayerescoladecurimba obrigado irmão.. axé
Boa noite eu fui aceito na o espírito da casa seu Gun São Paulo
Muito bons seus esclarecimentos!Qual sua vertente de Umbanda?Omolocô,Almas e Angola,ou qual?Seu terreiro fica em qual cidade?Que bom saber que há pessoas que conservam os sagrado nos "pequenos detalhes!"Gratidão 🙏🏻🙌
Olá, Carlos.
Na verdade eu sou de um tempo em que Umbanda era Umbanda e o que diferenciava um terreiro do outro era a doutrina conforme o Orixá regente de cada um deles. Nada contra as demais correntes que surgiram com o tempo, sei que todas são sérias e tem a sua razão de existir. Mas quando me perguntam qual Umbanda eu sigo, respondo que sigo a Umbanda que me foi apresentada há quase 50 anos. Ou seja, sou das antigas mesmo rsrsrs...
@@ogaalbertobayerescoladecurimba 🙏🏻❤Excelente!
Infelizmente as novas gerações abandonaram os antigos fundamentos!
Oque é ogan coroando?
Chamamos de ogan coroado aquele médium que uma vez tendo encarnado com a missão única de trabalhar na Umbanda como ogan, teve a sorte de encontrar uma Casa que o acolheu e lá recebeu as firmesas e todas as preparações inerentes apenas a este tipo de médium e mediunidade. Infelizmente Gabriel, ao longo do tempo as novas gerações de dirigentes espirituais perderam o conhecimento desses mistérios que envolve aquele que tem em sua estrutura mediúnica a mediunidade de ogan. Esse médium pode ser chamado, uma vez que receba a sua coroação, de ogan original, e uma das características desta mediunidade e que aquele que a tem não é médium rodantes, ou seja, de incorporação.
Espero ter contribuído.
Axé.
@@ogaalbertobayerescoladecurimba eu queria saber, eu só atabaqueiro mas aminha mãe de santo falo que eu só médium rodante?
@@Gabriel62a se a sua mãe falou que vc é médium rodante, então isso merece atenção. O que eu posso lhe dizer é que a princípio a Umbanda não restringe que um curimbeiro seja também médium rodantes. Mas isso vai depender da doutrina de cada Casa. Na minha Casa, por exemplo, eu não proibo que médium rodantes toque atabaque, apenas explico a ele que tocando atabaque dificilmente ele poderá usufruir da mesma rotina de um médium que seja apenas rodantes.
Saravá fraterno meu irmão.
🙏muito bom gostei fica com Deus.
Obrigado, Angelo.
Gratidão.
Toco atabaque mais ainda acho que não sou ongá aida tenho que fala comigo com meu pai de santo
É isso aí, Wesley. Vai lá e conversa. Qualquer dúvida é só né chamar.
Axé.
Eu não encontrei o seu WhatsApp🙏🙏🙏🙏
99239-1781
E como se chama uma mulher q toca ??
Obrigado por tanto esclarecimento, estou iniciando e seu vídeo veio no momento certo . AXÉ
Poxa vida, Targuinho! Como é bom saber que de alguma forma estou ajudando alguém. Fique a vontade para perguntar ou tirar dúvidas pelo meu Whatsapp. Axé!!!
Excelente a colocação desse assunto, parabéns pela explicação e concordo plenamente ... respeito com o atabaque é tudo!! Axe!!
Muito obrigado, querida irmã. Seja bem vinda. Saravá fraterno.
Bons ensinamentos vindos provavelmente de suas raízes, das quais ,num bom sentido, deves se orgulhar !
Infelizmente, em nossa querida Umbanda ,há sim aqueles que se acham verdadeiros artistas , alvos das atenções e como bem o dissestes, cada um querendo "aparecer" mais que o outro e; porque não dizer sobrepujar concorrentes em um destes torneios de Curimbas através dos quais, o ego parece saltar aos olhos, tanto dos que interpretam ;quanto dos que veem ou os julgam.
Ser Ogã é ter o coração na palma das mãos ,transmitindo amor fraterno e luz!
Um Abraço fraterno!
Sergio Coelho de Barros
Aqui em natal ja vi ogas bebendo
Como vc mesmo disse essa é a sua doutrina e ou a doutrina da sua casa. Não podemos generalizar, sou ogan, não de umbanda, porém frequento algumas casas onde precisam de ogan para tocar ou "levar a gira", não somos reis, temos responsabilidades sim, limpo até banheiro se necessário, o que é errado em uma casa é certo em outras, falta união. A verdade pertence a um somente. Sou do Rj, dou aula de atabaque também, ensino percussão e alguns cânticos ( alguns nos procuram achando que fazemos ogan, o que não é verdade) pois a casa de origem do aluno que se encarrega dos demais ensinamentos pois cada dirigente sabe como mexer sua panela. Esta é minha humilde opinião pois um conhecido me mostrou esse vídeo, não é uma crítica destrutiva até porque não precisamos disso e sim de união. Oloye Alabe Ofá Rewá.
Esquecí de mencionar que candomblé é candomblé e umbanda é umbanda, algumas casas misturam as coisas aí não tem como concordar...
Concordamos em tudo, querido irmão. Na verdade eu defendo um ponto de vista onde muitos vem em sentido contrário. Ou seja, quando decidi criar o meu canal foi porque eu estava cansado de ver o que a Umbanda faz de melhor e, convenhamos, fazer o certo e fazer o bem não é mais do que nossa obrigação. Sendo assim, criei o canal para mostrar as pessoas lá fora o que a Umbanda não faz, ou, o que alguns umbandistas fazem mas não deveriam fazer. E longe de mim querer me referir as doutrinas empregadas por cada Casa, minhas críticas são voltadas ao comportamento das pessoas diante do Sagrado. Não que eu seja perfeito.
Fico feliz todas as vezes que me deparo com pessoas questionando minhas colocações, afinal, o que eu mais quero com o meu canal é justamente provocar o bom debate entre nós que vestimos o branco, seja de Umbamda, Candomblé, etc.
Paz e bênçãos irmão.
@@marinhonaval768 essa mistura é uma das coisas que sabemos que existe, mas também sabemos que não deveria ser assim. Umbanda é Umbanda e Candomblé é Candomblé. Vejo isso acontecer á 44 anos e até hoje não me acostumei.
Obrigada pela dica ,mais gostaria que me orientasse
Olá, Cacia.
Me diga de que forma eu poderia lhe ajudar para que eu consiga te atender.
Paz e bênçãos.
Sábias Palavras Pai Alberto. Infelizmente, vemos muitas pessoas "surrando" o atabaque, sem qualquer compromisso com o sagrado. O Ogã precisa desenvolver o dom da mediunidade para que possa saber qual e quando cantar o ponto para auxiliar os trabalhos no Terreiro. O som do atabaque jamais pode abafar a voz do Ogã. O ponto cantado é uma oração, é a sintonia entre o plano material e espiritual, por isso deve ser tocado o atabaque com extrema responsabilidade.
Obrigado, Pai André.
Em muitas situações o atabaque infelizmente vira instrumento de entretenimento, quando então o sagrado e a essência da Umbanda são deixados de lado, dando lugar a festas pouco inspiradoras. É como digo: Casa de Umbanda sem doutrina, médium sem rumo.
Obrigado pelo carinho.
Axé de Oxalá pra vc.
Saravá meu irmão de Umbanda! Pretendo gravar alguns projetos em Joinville, vou te chamar no Whats!
Estarei sempre a disposição quando o assunto é a divulgação da nossa Umbamda. Gratidão.
Oi irmão muito bom seus vídeos parabéns passa seu WhatsApp posta mais vídeos sobre ogã
@@daniloperez5703, 99239-1781. O código é 47. Obrigado pelo contato e pelas palavras. Sempre as ordens.
Saravá fraterno.
Triste porque ??? Sempre bebi com todos os guias!!! E sempre houve a caridade
vc dorme com o atabaque , vc tem ele como extensão
Ogan é candomblé. Curimbeiro, atabaqueiro é umbanda. As pessoas tem que começar a entender isso.
Obrigado pela participação. Mas como a Umbanda é muito eclética, aqui pras bandas do sul tratamos mesmo de ogan. Lembrando que no Candomblé existem vários tipos de ogan, ou seja, o ogan do atabaque, o ogan de salão e o ogan de corte. Gratidão, irmão.
Asé. Ogan é o Ogan, cargos vem depois, e são vários passíveis de acordo com seu orisá, etc... Mas o senhor explicou bem.
Ando com um grande problema em relação a isso, nunca botei o branco, nunca fiz parte de nenhum terreiro seja umbanda ou candomblé, mas ultimamente venho sentindo que tenho q cuidar da minha espiritualidade, sou apaixonado pela cultura dos orixás, é no que meu coração acredita.
Venho pesquisando muito sobre ambas religiões, pois o que me interessa é o conhecimento e servir o sagrado.
Enfim , fui em uma casa de umbanda, pedir pra saber meu caminho pra começar a me iniciar, e de cara no jogo deu que eu era oga, que eu tinha nascido oga, o que me deixou muito confuso , pois fui pesquisar e vi que esse não era um entendimento da umbanda , pois na umbanda oga se escolhe por afinidade ou por não ser médium de incorporação.
@@diogorodrigues4854 excelente a sua iniciativa de procurar conhecimento para tomar decisão tão importante na vida. Bem, primeiramente vc precisa entender que, o ogan do Candomblé é diferente do ogan da Umbanda. O Candomblé não aceita médium rodante como ogan de atabaque. Já na Umbanda, não é bem assim. Pode sim o ogan umbandista ser médium rodante e, ainda mais, os que são escolhidos para essa função podem inclusive ter dupla mediunidade. Explico: Ser medium de incorporação (rodante) através da mediunidade mecânica e ser ogan através da mediunidade intuitiva. Sim, intuitiva, pois é esta a mediunidade que permite ao ogan se comunicar com o Plano Astral, recebendo as orientações necessárias para o bom andamento da gira em transcurso. O assunto é longo e infelizmente fica difícil tratar aqui, mas penso que talvez eu deva gravar mais um vídeo onde eu aprofunde mais o assunto. Por enquanto creio que o melhor a fazer seja vc procurar alguém que lhe possa esclarecer as dúvidas a respeito. Lembre-se que ninguém tem ou é o dono da verdade. Como vc diz, importante é se tornar um bom instrumento para a sua evolução e para o amparo dos mais necessitados.
Axé e meus respeitos.
A falta de respeito está dentro do ser e os guias sabem quem não tem respeito
Sou alabe ah 20 anos não rola mulher tocando
Respeito o seu tempo de couro e a sua doutrina. Ocorre que na nossa doutrina, a de Umbanda rola mulher tocando sem nenhum problema. Veja o amigo que até na Bahia, onde o Candomblé teve a sua origem e que durante quase dois séculos só eram permitidos homens tocar, já existem barracões que começam a aceitar a mulher como ogan. Os tempos mudam, até dentro das mais rígidas e tradicionais doutrinas, como a do Camdomblé.
Axé meu irmão e obrigado por interagir aqui no canal, pois todas as experiências e opiniões são importantes para todos nós.
Run tem o som mais grave entre os três!
Perfeitamente! Errei na colocação, mas como meus vídeos os gravo direto e não sofrem nenhum tipo de edição, acabou passando em branco. Sou grato pela valiosa atenção e correção.
Axé.
Existe algum tempo pra se tornar um ogan
Olá, João.
Assim como tudo na Umbanda é necessário estudo e preparo para tal. O tempo vai depender de nível de aprendizado, porém, nos cabe dizer que para se tornar um ogan, é necessário que se aprenda muito mais que os toques propriamente ditos. Algumas Casa infelizmente não dão o devido valor ao ogan, e por isso pouco oferecem a nível de doutrina a respeito. Por trás de um bom ogan existe muita doutrina e também muita boa magia. Axé, João e obrigado por participar. Já se inscreveu no nosso canal?
fiquei 14 h na mata
Não possuo nenhuma coroa de feitura de ogã e nem tampouco obrigações de Ogã !
Em meu terreiro, os três tamanhos de atabaques (característicos em Candomble) são exatamente iguais! ,Careço então da chamada "coroa" ou serei sempre intitulado iniciante ?
Um Fraterno Abraço
De forma alguma, irmão. Se assim é a doutrina de sua Casa, ela deve ser respeitada e seguida. Rum, rumpi e lê são apenas denominações e dentro do que aprendi, isso por si só não constitui doutrina ritualística. A questoes das preparações do ogan e que eu tanto defendo, está diretamente ligada a manutenção de nossas antigas tradições. A divisa por sí só não faz um bom general.
Axé.
Desculpe mas discordo !
Parabéns Pai Alberto...otimos ensinamentos..me tire uma duvida..trabalho na Umbanda apenas 3 anos, a 7 meses fui convidado pela chefe da casa a tocar atabaque..nunca toquei..agora estou iniciano, sou eu q puxo os pontos da casa, a casa recebe caboclos e pretos velhos, om passe e consultas, nao temos a esquerda para o publicoapenas para limpeza da casa, como eu q puxo os pontos no momento so consigo tocar o ijexá, existe algum problema?
Olá, Reginaldo.
Se vc já está tocando o atabaque há algum tempo e no Ijexá, é sinal que nem o seu dirigente e nem os Guias que comandam a Casa estão incomodados. Continui firme! No entanto, seria bom vc procurar se aperfeiçoar um pouco mais, pois além de acrescentar aos trabalhos espirituais, certamente lhe fará se sentir mais realizado. De qualquer forma, só com o Ijexá ou com mais 5 ou 6 toques, toque sempre com o coração e com o melhor das suas energias, afinal, será isso que chegará até os nossos sagrados Guias e Orixás lá na Aruanda.
Meus respeitos e muito Axé.
@@ogaalbertobayerescoladecurimba obg. Sim estou me aperfeiçoando com calma, dificil tocar e cantar..muito obg e muito axé..
@@ogaalbertobayerescoladecurimba até entendo a força de vontade do rapaz mas o chefe da casa me parece q ele tava desesperado por um atabaqueiro e chamo o rapaz achei errado qual sua opinião a minha eu acho q a pessoa tem q conhecer q. Tá fazendo e o dom
@@bolinhazica3130, concordo com vc, mas aqui no canal eu procuro evitar confrontos, não que vc esteja confrontado alguém. Eu apenas procuro repassar um pouco do que aprendi sem deixar de respeitar opiniões e/ou doutrinas contrárias à qual eu fui iniciado. Mas entendo e concordo com vc, atabaque é coisa séria e fazer uso dele é para pessoas devidamente orientadas e conhecedoras da responsabilidade. Axé
Não concordo com médium de incorporação ser ogan. Cada um com sua função espiritual dada para a caridade
Pois então, Eudo, eu aprendi que se tica para o Sagrado e sempre sob o comando de Entidades dw Luz. Sendo assim, eu creio que para ELES não deva importar muito a nossa opinião. Sugiro aprofundar os seus estudos a respeito do assunto, ou então de uma olhadinha nos comentários dos outros irmãos aqui. Será que todos nós seríamos então ignorantes no assunto? Poderia o irmão nos esclarecer então o seu ponto de vista? Detalhe: Sob a ótica umbandista, pois eu creio que o irmão eatá confundindo Umbanda com Candomblé. Umbanda é uma religião e Candomblé e outra e nada tem a ver yma com a outra. Até mesmo o tambor se quer pertence a esta ou aquela religião, pois até hoje se quer conseguiram datar e dar origem ao surgimento do mesmo. Seja de incorporação ou não, o que importa é saber o que se eatá fazendo, como se faz, quando e para quem fazemos. Tudo dentro do sagrada.
Axe.
Uma coisa e candomblé ogã
Outra e umbanda atabaqueiro
O povo mistura muito porém respeito cada faz seu padê como aprendeu...
Parabéns asé
Dêem uma olhada no meu canal meu povo...
Pelo que esrou acompanhando vejo que tem muito ogas cheios de vicios erradoos
Ogan Alberto, sua benção! Em qual cidade fica a sua casa ?
Bom dia Joaquim.
Estamos na cidade de Joinville/SC
Obrigado pelo contato.
Axé.
Meu atabaque nunca foi deitado e nunca "comeu" nada ! Significa que não é sagrado ? rs
Significa que está é a doutrina que o irmão segue, portanto, não me cabe contestar, apenas respeirar.
Axé.
Lembrando que os vídeos 14 e 20 também tratam a respeito do assunto, caso ainda não tenha tido a oportunidade de assisti-los.
Saravá fraterno.
não adianta ser certinho e ter o mal dentro de si
Tô apaixonada por um ogã 😔