Obrigado pelo vídeo. Lembrei de um mestre budista japonês que disse: "Se você quiser estudar o Budismo japonês, vá para o Japão. Mas se você quiser praticar seriamente o Budismo Japonês em uma forma mais pura, não vá para o Japão, recomendo ir em um mosteiro na Europa"
Olá Gugu, obrigado pela participação! Eu diria que, se você quer estudar o Budismo Japonês, deve buscar por bons livros históricos e doutrinários. O amazon tem mais a oferecer do que as seitas japonesas e seus "mestres" de papel. A maioria dos japoneses, inclusive os "monges", não sabe grande coisa. São reles cerimoniários, mais nada. Em geral, só aprendem a fazer cerimônias fúnebres ou para trazer "boa sorte", bater sino, dobrar koromô, vestir tabi, passar pano no altar, balangar os beiços com textos rituais e repetir frases feitas...Essas "frases feitas", na maioria das vezes, são tiradas do repertório "New Age" e da nova doutrina inventada e compartilhada pelas seitas japonesas. Também são ótimos em encher a cara de cachaça japonesa, comer carne, jogar pachinko, sair com putas etc. Os ocidentais que vão hoje ao Japão atrás de "angô", de "shugyô" e de "tokudô", perdem tempo, dinheiro e vão lá fazer turismo em "templos-museu" ou sentar a bunda no zafú por horas sem fim (coisa que poderiam fazer sem sair do quarto de dormir), comer arroz sem gosto e imitar, como bons caipiras, aos estrangeiros que eles consideram "superiores". Voltam para seus países de origem recitando, como gravadores, textos em "kanbun" (leitura japonesa de textos chineses) dos quais eles não entendem nada e com ideias plantadas lá no Japão por gente BEM OCIDENTAL (Olcott, Sociedade Teosófica, Escola de Kyoto com suas influências filosóficas modernas, Teitaro Suzuki - membro da ST e fundador dela no Japão, Dalai-Lama etc). Já se você quer praticar o BUDISMO (que não é propriedade dos japoneses, nem dos chineses, tailandeses ou de qualquer outro povo, oriental ou ocidental), deve se voltar para os Sutras, os Śastras e as fontes autorizadas do Dharma (ou seja, o Cânone, não os "mestres" atuais). Infelizmente, o que se vê no ambiente "budista" atual é uma subserviência aos asiáticos, como se eles fossem os "grandes" do Budismo...Ledo engano! Comer arroz empapado com palitinho, usar chinelinha de bambú e meia tabi, falar "hai" e recitar o Mahāprajñāparamitahrdayasutram como "Maka Hannya Haramita Shingyô", não faz de ninguém budista...Receba meu forte abraço!
Eu particularmente tenho um método para farejar pseudo-tradições religiosas que é bem próxima o que esse cara fala no vídeo: um certo apelo de auto-ajuda, ênfase no "bem-estar", no "sentir-se bem", promessas materiais, uma preocupação absurda de não se chamar "religião" (aquele papinho, "ai, isso que faço está mais para uma filosofia") e líderes carismáticos.
Olá! A Seicho-No-Ie tem um conceito peculiar conhecido como "Imagem Verdadeira", que seria a "essência perfeita" que cada um possui (ou natureza divina / natureza búdica). Alguma dessas outras novas religiões japonesas possui esse conceito também? Alguma outra possui prática meditativa como a Seicho-No-Ie?
Olá André. Saudações! Muitíssimo grato pelo vídeo. Realmente foi muito mais alem de minhas duvidas. André, que coisa?!! Pelo jeito o seculo 19 foi um campo muito fértil para muita "bobageira". E acho que hj em dia temos muitas coisas "contaminadas. Por isso recorremos a pessoas esclarecidas como você. Sabe, sempre procuramos o melhor para nossa vida, algo bom; só que tropeçamos nessas miscelâneas. Meu caro, agradeço mesmo pela sua colaboração e ensinamentos muito bem fundamentados. Ah, meu caro, lembre-se, quando possível do "circulo esotérico da comunhão do pensamento" (pelo jeito vamos precisar de um intensivão sobre teosofia: acho que ela lançou seus tentáculos nos mais variados lugares e sob várias mascaras)
inclusive com uma expansão forte em áreas carentes. O budismo Nitiren mesmo é bem propagados em áreas pobres aqui no Rj( como uma alternativa às igrejas neo-pentecostais).
Bacana André, eu sou praticante do Budismo de Nichiren Daishonin (Soka Gakkai) e aspirante a maçom a começar pelo Rito Escocês Antigo e Aceito. Estou adorando o conteúdo do canal, parabéns!
Prezado Evan, muito grato pela participação! A Soka Gakkai não vê com bons olhos à Maçonaria. Como eu disse no vídeo, trata-se de uma Nova Religião Japonesa e não de Budismo. Um grande abraço!
MuitoObrigada .Reverencias Nesta vida estamos de passagens Não existe o certo nem o errado..E Graças a Deus a Seichonoie nao tem Sincretismo Religioso como muitas tem
Até o emblema da Seicho-no-Ie é sincretista...Mistura Xintoísmo, Cristianismo e Budismo...Os "oratórios" e até um santuário que há aqui no Brasil são claramente cópias do Xintoísmo. Acho que a sra. não parou para observar direito...
Olá André, gostaria de saber aonde se pratica o Budismo tradicional? Seria na Índia? Não imaginava que o Budismo tivesse tanta influência assim no Japão.
Olá Rafael, não há um "lugar" específico para se praticar o Budismo Tradicional. Eu pratico o Budismo tradicional no nosso Brasil. A decadência, ou seja, kaliyuga atingiu a todos os lugares. Abraço!
Olá André, muito obrigado por mais um excelente vídeo, você poderia me indicar uma bibliografia sobre budismo tradicional que seja em Inglês ou Português? Grande abraço!
Como sempre um video muito bem pesquisado Brother! Se me permite a sugestão , poderia falar em algum vídeo sobre as Igrejas Ortodoxas e, se o tempo permitir, sobre a recente polêmica envolvendo a Igreja Ortodoxa da Ucrânia?
Que comparação tosca, é um nova versão de Marx falando religião é ópio do povo. Tem muita lugar com todas as tradições, cânones e etc... mas que não muda uma virgula na vida do sujeito, as vezes ficam até piores de antes de entrarem, cheio de amarguras e rancores e depois saem por ai fazendo desabafos contra a hipocrisia de irmãos e etc...Na verdade o que funciona é o que fazem as pessoas se sentirem bem, melhores, que melhora a vida delas etc.. Já assisti vários videos em seu canal, não é o que vc fala, vc tem todo direito de expressar suas opiniões e criticas nisso até muito válido,. Mas a arrogância ( pq ao contrário do que muitos aqui pensam o que vc fala é muito superficial) e amargura com que faz isso, me mostra que seguindo seus parâmetros o máximo que poderei chegar é a amargura e a pseudointelectualidade, a propaganda da mangueira são as mangas no chão. Filosofias, religiões e seitas são caminhos muito pessoais e penso que a única coisa que as pessoas devem se atentar são os resultados. Não frequento lugar algum não tenho a menor necessidade psicológica ou espiritual, mas fico muito feliz qdo vejo uma pessoa frequentando um lugar e ela e a vida dela, transformando e melhorando, mesmo que discordo da doutrina que ela segue, eu penso : é a ferramenta que ela está usando para melhorar a vida dela.Mas lamento qdo a pessoa não está bem e então eu penso: Será que ela não percebe que isso não está funcionando para ela? BTW- Em relação a esse video, qualquer um, que leu uma única revista ou foi a Seicho Noie algum dia, sabe que um dos pilares da Seicho Noie é a que ela nega a existência do pecado. Bom, deixa eu agora ir assistir um video fora do canal Taliban esotérico ))
Sou praticante Seicho-no-Ie e alerto que essa é uma definição rasa e superficial desse ensinamento maravilhoso. Não posso falar pelos outros, mas lhe recomendo estudar com seriedade a doutrina. Você perceberá a profundidade com que a Verdade (q não é exclusiva de uma única religião) é abordada e esclarecida. O princípio fundamental mais importante não é esse que você comentou. Na verdade ele diz que (1) só existe Deus e o que Deus criou. Sendo Deus a perfeição, tudo que verdadeiramente existe também é perfeição, e todos nós somos filhos amados de Deus. O segundo pilar é esse que você comentou: (2) se manifesta no mundo do fenômeno aquilo que guardamos em nossa mente (pensamentos e com maior peso os sentimentos). Isso é a manifestação da infinita misericórdia de Deus, que olha a todos nós com imenso amor, e vendo que nós nem sempre temos ciência dos pensamentos e sentimentos, faz com que o se manifeste no mundo circunstâncias e situações que refletem nossa mente, como um espelho no qual podemos perceber o que nela está presente. Para assim conseguirmos largar aquilo que nos afasta de Deus e consigamos viver uma vida plena e feliz. E o terceiro e último pilar prega exatamente que (3) todas religiões verdadeiras emanam de Deus universal. O princípio de salvação, que é Deus, é o topo da montanha, e todas as boas religiões existentes nesse mundo representam os possíveis caminhos para se chegar até o topo Apenas compreendendo profundamente esses princípios que os aspectos periféricos da doutrina (vestimentas, práticas e demais formalidades que você comentou no vídeo) é que terão algum sentido. No mais um abraço, e parabéns pelo trabalho e esforço de estudar e ajudar a separar o joio do trigo na religiosidade. 🙏🏼
Todos os escritos de Masaharu Taniguchi surgiu por inspiração divina. Seicho Taniguchi e genro e o neto é Masanobo Taniguchi. Esse ensinamento é um balsamo. Desperta o homem para a Verdade.
Essa é a sua crença. Sua crença é pessoal, particular. Eu não acredito que Masaharu Taniguchi tenha tido qualquer inspiração divina, mas respeito quem acredita, mesmo discordando completamente.
@@transcendenciaaoamuniz Vi este vídeo hoje , tenho ensino médio e em algumas matérias , na média rsrrsrrs acima da média só matemática. Tenho 55 a . E gosto destes temas mas não me aprofundo muito . E muito que sei atualmente é no Google, Após este vídeo fiquei me perguntando e agora devo ou não acredito acreditar na inspiração? Mas você respondendo ele respeitosamente fica claro que você não acredita. Quando pesquisei o budismo vi que tem várias ramificações .Desta forma pensei quando alguém fala que no budismo não é isso , pode ser por causa da ramificação que segue e neste caso percebi que uns acredita em Deus e na espiritualidade e outros não , porém alguma pessoas falam de firmar generalizada,, tipo assim os budistas não acreditam e Deus , não acedida em espíritos , acreditam na reencarnação , aliás é de se perguntar se acredita em reencarnação , quem reencarna a pessoa que faleceu ou espírito ou alma que animava aquele corpo e se tem um espírito ou alma e continua numa outra dimensão etc , por que Deus não permite se comunicar? Mas certa vez eu pesquisando fiquei sabendo que o Buda indiano , Sidarta ( estou escrevendo aqui de improviso e tenho dificuldade de memorizar nome estrangeiro) E conhecido no Japão com o nome de " Sakiamone"., pesquisei mais um pouco entendi que , Sidarta ou Sakiamone, tinha dificuldade em acreditar nas pessoas do seu tempo na possibilidade das comunicações. De momento não me lembro pois isso eu li há mais de 4anos , porém mesmo não lembrando a causa de momento, lembro que ele passou acreditar depois de ter passado por um certo sofrimento..... O interessante é que a divindade que bloqueava ele , "era Mara " Desde de já peço perdão , pois tem a possibilidade de eu ter entendido mal. Mas Mara seria ou era a representação do Diabo . Ao ler isso naquele dia só não gostei deste detalhe , um nome de uma mulher..... Obs . Não acredito no inferno de acordo com algumas crenças , não acredito no Diado , no Juízo final ... Acredito na reencarnação, na sobrevivência da alma ou Espírito e nas comunicações. , porém tenho muitos dificuldade em acreditar se é verdade ou não do que vem do Espírito . Aliás se eu não acreditar no Espírito fica difícil de acreditar na ressurreição de Jesus, na comunicação que ele teve no monte Tabor e algumas em outras passagens que está no antigo testamento também, da Bíblia. Peço desculpas de está aqui respondendo depois de ter caído aqui de "paraquedas" .. Porem fiz isso por causa da sua simpatia e grande respeito.. Abraços .
Olá André! Gostaria primeiro de agradecer o excelente vídeo. Um dia Você poderia esclarecer sobre os ensinamentos de Gurdieff. Será que seus livros se tratam de elementos tradicionais?
4 роки тому
Excelente vídeo ir. André. Acabei tirando uma dúvida sobre a HBS. Continue produzindo seus vídeos que levam luz à ignorância. Parabéns.
kkkk video polêmico kkkkk porém muito bem estruturado... eu tenho estudado muito o budismo porém tenho me deparado com uma infinidade de escolas e teorias conflitantes entre si...vc conhece algum lugar confiavel para se estudar budismo em sp? parabens pelo trabalho🙏
Pelo menos ALGUMAS das novas religiões não ficam parasitando as religiões tradicionais, como fazem a Nitiren com o budismo e o espiritismo com o cristianismo.
Sobre O budismo de nitiren, não vejo neles o interesse pelos ensinos realmente de Buda suas filosofias e conceitos e tal, vejo mais filosofias dos jornais de Daisaku Ikeda, tipo como se fosse Ikedismo e não Budismo de fato a prática de Buda essencialmente, uma vez eu fui perguntar para duas visitas da religião e perguntei sobre o Ego e Vazio na visão Budista de Nitiren, eles rejeitam tais filosofias ironizaram o que eu disse, vi mais é que eles não gostavam de debater filosofias infelizmente, talvez por causa da pressa pois já tava ficando tarde. As filosofias deles achei muito palpáveis e burguesas, quando perguntei sobre essas coisas mais aprofundadas sobre o budismo pra eles, eles não souberam responder, fiquei um pouco abalada, com pouca firmeza no assunto orelhas ficando quente talvez fiquei vermelha por essa "gafe social", pois todas as minhas perguntas não estavam se enquadrando em nada do que eles praticam e acreditam, sou uma pessoa muito tradicional.
Fui Da BSGI durante quatro anos e é exatamente como vc relatou. Sai depois de perceber que os ensinos da Daisaku Ikeda não tem nada a ver com o Budismo e nem mesmo(pasmem só) com os ensinos de Nitiren! Demorei quatro anos para perceber (:P)
@@adrianoaraujo4469 fiz um ano agora, e já percebi essas coisas, desde que encontrei esse canal, tenho percebido tantas coisas dentro da BSGI que estão me entristecendo que é broxante sabe.
@@SarahCrow21 eu sei como é. Eu fiquei muito triste, e demorei um tempo para abandonar a Bsgi, devido aos laços criados com as pessoas e com a organização(cargos). Foi bem difícil mas acabei conseguindo.
Em primeiro lugar, gratidão pelo vídeo, como sempre de grande ajuda para esclarecer minhas dúvidas. Como já comentei com o senhor professor André, fui apresentada a pratica da Reiyukai ( Culto aos Antepassados ) bem parecida com essa Seicho-No-Ie, pelo que puder perceber pelo vídeo. Depois vendo algumas incoerências na Reiyukai, e buscando respostas na internet, já que ninguém saciava as minhas dúvidas, fui cair na Soka Gakkai, onde estou hoje, mas ainda sinto que não é bem o que estou buscando dentro do BUDISMO PURO! Sou muito de observar as pessoas, para mim não adianta alguém vir me dizer que faz 10 horas de daimoko e depois, ter um comportamento que não condiz nada com o que propaga... É certo que devemos olhar para DENTRO de nós, e não para fora, se não, eu realmente não vou parar em lugar algum. Acho que quanto a Reiyukai você já me esclareceu aqui nesse vídeo alguns pontos.Gostaria de aproveitar, se não for pedir muito, se puder falar sobre o Taoismo.
Obrigada pela explicação! E parabéns pela neutralidade em falar do assunto. Estou pesquisando sobre a Seicho no ie, e vi muitas pessoas no you tube destilando ódio contra ela. Penso que falar mal de qualquer religião que seja, só mostra o quanto algumas pessoas são intolerantes a pensamentos diferentes.
Essas seitas modernas me lembram muito a AMORC na questão de centralização de ensino e foco demasiado no ensinamento de um único líder ou "grande mestre".
Da onde vc tirou isso? Só se for de sua cabeça! Da onde que que os afiliados da amorc seguem o Grande Mestre? Vc desconhece a verdade. O Grande Mestre é apenas uma figura administrativa,mais nada e ainda mais ROSACRUZ NENHUM DA AMORC SEGUE LIDER NENHUM ! Se filie a amorc,espere quase dois anos para solicitar sua iniciação (simbólica) em um templo ,estude e progrida nas pesquisas e nos estudos dentro do templo que vc vai ver que vc está totalmente enganado.A Ordem ROSACRUZ AMORC é contra seguir líderes religiosos,logo na entrada na seção de postulante é trabalhado em vc o questionamento de tudo o que existe.
Olá Sill Santos, obrigado pela sua participação. Basicamente, muito basicamente, podemos dizer que é budista quem: Toma Refúgio no Buda, no Dharma e na Sangha, aceita as 4 Nobres Verdades, os "selos do Dharma" ( Impermanência, Insatisfação, Insubstancialidade e Nirvana), os 12 Elos da Co-originação Interdependente e segue os 5 Preceitos básicos (Não Matar, Não Roubar, Não Ter Conduta Sexual Imprópria, Não Usar Fala Enganosa e Não Intoxicar-se). Em resumo, os 3 Pilares: Preceitos, Meditação e Sabedoria (戒, 定, 慧). Toda doutrina que se desvia dessa base, que apresenta outros fundamentos, ainda que se diga "budista", que recite mantras, que dê "iniciações", que tenha um mestre que eles digam que é o "máximo", que tenham trocentos templos etc., é engodo e heresia. Receba um forte abraço!
A Sekai Kyusei Kyo Izunome (Messiânica) talvez tenha se destacado por justamente não ter essa abordagem tradicionalista. Eles se inspiraram na ritualística Xinto mas com uma abordagem bem menos política que a da Oomoto (religião do fundador do Aikido). A Messiânica é bem moderninha e não tenta se passar por tradicional. Pode soar arrogante para alguns o fato dela se definir como ultrarreligião, pois permite que seus membros professem outra fé. Sinceramente, as únicas vezes em que se fala de budismo é em caráter de análise histórica, mas sempre com o máximo respeito, assim como quando Jesus é citado.
Acho que muito do "destaque " aqui no Brasil se deve justamente ao aspecto "messiânico " da religião. Num país de esmagadora maioria cristã, a messianica é uma espécie de alternativa. O messias para eles é o meishu-sama(mokiti okada) . Se baseia numa construção do paraíso terrestre cujos responsáveis serão os fiéis da religião. Ou seja, não fere o viés cristão do povo. Quanto a esse aspecto de ultrarreligião vejo como uma boa sacada para não entrar em conflito com nenhuma religião, visto que a messiânica é uma mistura de elementos xinto, cristão, espírita, New wave, pseudo ciência e citações budistas fora de contexto. Sem contar outras similaridades, citadas no vídeo, comum a toda NRJ como origem do fundador, um processo de cura, uma revelação ao fundador, missão salvífica etc...
@@ricardos.s.junior8763 na verdade, não é o caráter "messiânico" que é responsável pelo destaque da Messiânica. É muito mais a questão de cada um construir o seu paraíso interior, algo possível também a um não-messiânico, além de sermos orientados a não enchermos o saco do amiguinho que não segue os mesmos preceitos religiosos.
@@leonardoborges_oficial Esse destaque da igreja messianica é apenas no Brasil, e em alguns países da África. No resto do mundo não é diferente dessas outras NRJ. Eu conheço bem a immb pois minha família em peso é membro, eu mesmo fui membro durante a juventude. Muitos membros são cristãos, espíritas e messiânicos. Ou seja é um estilo de religião que encontra conciliação com as principais religiões do Brasil, por isso o destaque entre as NRJ.
@@ricardos.s.junior8763 Exatamente isso. O fato do Brasil ser um grande celeiro de sincretismo new age ajuda bastante. Não que eu ache isso negativo, mas aí já é opinião pessoal.
Essas religiões modernas se mostram sempre muito inconsistentes, um pouco e atenção e mesmo uma pessoa mais simples começa a perceber que algo "não cheira bem"...
Excelente vídeo! Não imaginava que existissem tantas novas seitas religiosas no mundo! Todas se apropriando e distorcendo o conhecimento original das religiões milenares.
Muito bom seu vídeo, parabéns, sempre tive muito fascínio pelo espiritualismo oriental , em particular o japonês, interessante observar que com sua muito bem explanada colocação já faz cair por terra a informação que muitos vem propagando de que o "povo japonês não liga pra religião" ... é interessante observar que a cultura japonesa e a espiritualidade (que no nosso ponto de vista ocidental chamamos de religião) sempre esteve muito arraigada em vários aspectos do cotidiano desse povo, não há muito material disponível abordando esses temas (dos novos movimentos religiosos no Japão) , o japonês tradicionalmente é conhecido por ser considerado um povo fechado , aliado a suas formas de crenças peculiares , tudo isso colabora para que um cenário de mistério seja criado (o que cria o cenário perfeito para que desperte interesse dos que estão em busca de alguma direção espiritual que melhor se adeque e sirva as aspirações pessoais e que supra as lacunas de algumas antigas crenças que nesse mundo pós-moderno vem pressionando os antigos modelos a aderirem e se adaptarem aos novos padrões de pensamento, poderia fazer mais vídeos falando sobre alguns desses novos movimentos religiosos do Japão que mais se destacam , curiosidades a respeito desses movimentos e pontos que mais chamam atenção, certamente isso daria um bom assunto para alguns vídeos! Namastê 🙏🏻
Só gostaria de fazer um comentário a respeito das crianças abortadas. Nesta parte de sua explanação ficou um pouco generalizado que catástrofes ambientais, segundo alguns membros, se deve ao fato da vingança desses espíritos ou "Fantasmas" como vc colocou. É um tema bastante delicado porque não é atribuído às crianças abortadas a responsabilidade desses fatos. É um tema que nao deve ser julgado isoladamente. Requer avaliar mais conteúdos da história dos ancestrais. E a palavra vingança não é usada na filosofia. Ela prega o amor e a gratidão. Deus abençoe. Muito obrigada.
André !!! Segundo um filme documentário muito bem elaborado pela B.BC. de Londres ;sobre a vida de "Sidharta ". Gotamo Budho "". Sua iniciação aconteceu num "Estalar de dedos "". Embaixo da árvore "Bodhi"".
Oi André Porque você faz um vídeo sobre Ciênica da feliicidade pelo que sei é mistura de budifsmo igreja evangélica, teosofia ,espiritismo,coach fundador dessa relgião se diz buda reencarnado
Sensações e subjetividade...Esse é o lema de todo grupo de pseudo-espiritualidade. Já o grande Platão ensinava que as sensações não são um critério seguro da Verdade. São variáveis, dependem do momento, das propensões pessoais, de preferências e de questões completamente secundárias e contingentes...Um esquizofrênico é vítima de sensações o tempo todo. Uma pessoa sofrendo um ataque de pânico tem as mais vívidas e desgastantes sensações sem que elas representem, de fato, uma resposta proporcional ao que a pessoa tem em torno de si mesma. Drogas proporcionam sensações, alucinações, tensão e relaxamento, apatia e excitação extremas e, obviamente, não têm absolutamente nada a ver com realização espiritual. Em resumo, todo esse discurso em prol de sensações e experiências sensoriais subjetivas é papo furado neo-espiritualista...Trazer "bem estar" é algo de uma relatividade completa. Viciados em drogas têm um tremendo "bem estar" após o uso. Assassinos em série relatam um incrível "bem estar" e "alívio" após cometerem os homicídios. Pessoas com compulsão alimentar sentem "paz e bem estar" depois de se entupirem de comida. Ou seja "excelente" critério o seu...
Seicho Taniguchi, pisiquiatra, não era cunhado de Masaharu Taniguchi. Era genro dele.
Isso mesmo,e o neto é Masanobo Taniguchi
Excelente vídeo, André!
Parabéns por sua clareza e pelo rigor científico e histórico com que trata os temas abordados.
Obrigado pelo vídeo. Lembrei de um mestre budista japonês que disse: "Se você quiser estudar o Budismo japonês, vá para o Japão. Mas se você quiser praticar seriamente o Budismo Japonês em uma forma mais pura, não vá para o Japão, recomendo ir em um mosteiro na Europa"
Olá Gugu, obrigado pela participação! Eu diria que, se você quer estudar o Budismo Japonês, deve buscar por bons livros históricos e doutrinários. O amazon tem mais a oferecer do que as seitas japonesas e seus "mestres" de papel. A maioria dos japoneses, inclusive os "monges", não sabe grande coisa. São reles cerimoniários, mais nada. Em geral, só aprendem a fazer cerimônias fúnebres ou para trazer "boa sorte", bater sino, dobrar koromô, vestir tabi, passar pano no altar, balangar os beiços com textos rituais e repetir frases feitas...Essas "frases feitas", na maioria das vezes, são tiradas do repertório "New Age" e da nova doutrina inventada e compartilhada pelas seitas japonesas. Também são ótimos em encher a cara de cachaça japonesa, comer carne, jogar pachinko, sair com putas etc. Os ocidentais que vão hoje ao Japão atrás de "angô", de "shugyô" e de "tokudô", perdem tempo, dinheiro e vão lá fazer turismo em "templos-museu" ou sentar a bunda no zafú por horas sem fim (coisa que poderiam fazer sem sair do quarto de dormir), comer arroz sem gosto e imitar, como bons caipiras, aos estrangeiros que eles consideram "superiores". Voltam para seus países de origem recitando, como gravadores, textos em "kanbun" (leitura japonesa de textos chineses) dos quais eles não entendem nada e com ideias plantadas lá no Japão por gente BEM OCIDENTAL (Olcott, Sociedade Teosófica, Escola de Kyoto com suas influências filosóficas modernas, Teitaro Suzuki - membro da ST e fundador dela no Japão, Dalai-Lama etc). Já se você quer praticar o BUDISMO (que não é propriedade dos japoneses, nem dos chineses, tailandeses ou de qualquer outro povo, oriental ou ocidental), deve se voltar para os Sutras, os Śastras e as fontes autorizadas do Dharma (ou seja, o Cânone, não os "mestres" atuais). Infelizmente, o que se vê no ambiente "budista" atual é uma subserviência aos asiáticos, como se eles fossem os "grandes" do Budismo...Ledo engano! Comer arroz empapado com palitinho, usar chinelinha de bambú e meia tabi, falar "hai" e recitar o Mahāprajñāparamitahrdayasutram como "Maka Hannya Haramita Shingyô", não faz de ninguém budista...Receba meu forte abraço!
@@transcendenciaaoamunize o livro A essência dos ensinamentos de Buda do Thich Nhat Hanh seria um bom livro para iniciantes do budismo?
Olá, tudo bem? Gostaria, se possível, de ouvir suas posições sobre reiki e/ou a Igreja Messiânica. Obrigado.
Eu particularmente tenho um método para farejar pseudo-tradições religiosas que é bem próxima o que esse cara fala no vídeo: um certo apelo de auto-ajuda, ênfase no "bem-estar", no "sentir-se bem", promessas materiais, uma preocupação absurda de não se chamar "religião" (aquele papinho, "ai, isso que faço está mais para uma filosofia") e líderes carismáticos.
Olá, poderia fazer um vídeo sobre Eubiose? Obrigada!
Boa!
Nossa, a Eubiose é uma patacoada sem fim, outro chorume pseudo esotérico cheio de maluquices e fantasias.
Olá! A Seicho-No-Ie tem um conceito peculiar conhecido como "Imagem Verdadeira", que seria a "essência perfeita" que cada um possui (ou natureza divina / natureza búdica). Alguma dessas outras novas religiões japonesas possui esse conceito também? Alguma outra possui prática meditativa como a Seicho-No-Ie?
Excelente vídeo mano !!!
Como sempre seus vídeos são ótimos!
Olá André. Saudações! Muitíssimo grato pelo vídeo. Realmente foi muito mais alem de minhas duvidas.
André, que coisa?!! Pelo jeito o seculo 19 foi um campo muito fértil para muita "bobageira". E acho que hj em dia temos muitas coisas "contaminadas. Por isso recorremos a pessoas esclarecidas como você. Sabe, sempre procuramos o melhor para nossa vida, algo bom; só que tropeçamos nessas miscelâneas. Meu caro, agradeço mesmo pela sua colaboração e ensinamentos muito bem fundamentados. Ah, meu caro, lembre-se, quando possível do "circulo esotérico da comunhão do pensamento" (pelo jeito vamos precisar de um intensivão sobre teosofia: acho que ela lançou seus tentáculos nos mais variados lugares e sob várias mascaras)
É curioso que essas NRJs proliferam e se ramificam muito à semelhança das igrejas pentecostais e neo-pentecostais ...
inclusive com uma expansão forte em áreas carentes. O budismo Nitiren mesmo é bem propagados em áreas pobres aqui no Rj( como uma alternativa às igrejas neo-pentecostais).
@@adrianoaraujo4469 verdade. Se você trocar o "nome do santo", o discurso é idêntico...
Bacana André, eu sou praticante do Budismo de Nichiren Daishonin (Soka Gakkai) e aspirante a maçom a começar pelo Rito Escocês Antigo e Aceito. Estou adorando o conteúdo do canal, parabéns!
Prezado Evan, muito grato pela participação! A Soka Gakkai não vê com bons olhos à Maçonaria. Como eu disse no vídeo, trata-se de uma Nova Religião Japonesa e não de Budismo. Um grande abraço!
Eu sei, entendi bem o vídeo. Excelente! Vamos nos falando por aqui. Grande abraço!
@@dr.evandrobarros cuidado ao falar de seu interesse na Maçonaria nos ambientes gakkaístas...Abraço!
Transcendência André O. A. Muniz tranquilo. Valeu mesmo pela dica. Grande abraço. Em breve lhe enviarei um e-mail.
@@dr.evandrobarrosvem pra Messiânica, aqui a gente não liga pra isso hahaha! Um abraço!
MuitoObrigada .Reverencias Nesta vida estamos de passagens Não existe o certo nem o errado..E Graças a Deus a Seichonoie nao tem Sincretismo Religioso como muitas tem
Até o emblema da Seicho-no-Ie é sincretista...Mistura Xintoísmo, Cristianismo e Budismo...Os "oratórios" e até um santuário que há aqui no Brasil são claramente cópias do Xintoísmo. Acho que a sra. não parou para observar direito...
Olá André, gostaria de saber aonde se pratica o Budismo tradicional? Seria na Índia? Não imaginava que o Budismo tivesse tanta influência assim no Japão.
Olá Rafael, não há um "lugar" específico para se praticar o Budismo Tradicional. Eu pratico o Budismo tradicional no nosso Brasil. A decadência, ou seja, kaliyuga atingiu a todos os lugares. Abraço!
@@transcendenciaaoamuniz Gratidão por seus ensinamentos, Namastê 🙏🙇♂️👍
Olá André, muito obrigado por mais um excelente vídeo, você poderia me indicar uma bibliografia sobre budismo tradicional que seja em Inglês ou Português?
Grande abraço!
Muito boa explanação! Será que é possível falar sobre a HBS? Gostaria de conhecer sua opinião. Muito Grato Ismael
Como sempre um video muito bem pesquisado Brother! Se me permite a sugestão , poderia falar em algum vídeo sobre as Igrejas Ortodoxas e, se o tempo permitir, sobre a recente polêmica envolvendo a Igreja Ortodoxa da Ucrânia?
FOI EM UM LUGAR E SE SENTIU BEM "bom sinal"
Drogas fazem isso também. Bom sinal?
Que comparação tosca, é um nova versão de Marx falando religião é ópio do povo. Tem muita lugar com todas as tradições, cânones e etc... mas que não muda uma virgula na vida do sujeito, as vezes ficam até piores de antes de entrarem, cheio de amarguras e rancores e depois saem por ai fazendo desabafos contra a hipocrisia de irmãos e etc...Na verdade o que funciona é o que fazem as pessoas se sentirem bem, melhores, que melhora a vida delas etc.. Já assisti vários videos em seu canal, não é o que vc fala, vc tem todo direito de expressar suas opiniões e criticas nisso até muito válido,. Mas a arrogância ( pq ao contrário do que muitos aqui pensam o que vc fala é muito superficial) e amargura com que faz isso, me mostra que seguindo seus parâmetros o máximo que poderei chegar é a amargura e a pseudointelectualidade, a propaganda da mangueira são as mangas no chão. Filosofias, religiões e seitas são caminhos muito pessoais e penso que a única coisa que as pessoas devem se atentar são os resultados. Não frequento lugar algum não tenho a menor necessidade psicológica ou espiritual, mas fico muito feliz qdo vejo uma pessoa frequentando um lugar e ela e a vida dela, transformando e melhorando, mesmo que discordo da doutrina que ela segue, eu penso : é a ferramenta que ela está usando para melhorar a vida dela.Mas lamento qdo a pessoa não está bem e então eu penso: Será que ela não percebe que isso não está funcionando para ela? BTW- Em relação a esse video, qualquer um, que leu uma única revista ou foi a Seicho Noie algum dia, sabe que um dos pilares da Seicho Noie é a que ela nega a existência do pecado. Bom, deixa eu agora ir assistir um video fora do canal Taliban esotérico ))
Sou praticante Seicho-no-Ie e alerto que essa é uma definição rasa e superficial desse ensinamento maravilhoso. Não posso falar pelos outros, mas lhe recomendo estudar com seriedade a doutrina. Você perceberá a profundidade com que a Verdade (q não é exclusiva de uma única religião) é abordada e esclarecida.
O princípio fundamental mais importante não é esse que você comentou. Na verdade ele diz que (1) só existe Deus e o que Deus criou. Sendo Deus a perfeição, tudo que verdadeiramente existe também é perfeição, e todos nós somos filhos amados de Deus.
O segundo pilar é esse que você comentou: (2) se manifesta no mundo do fenômeno aquilo que guardamos em nossa mente (pensamentos e com maior peso os sentimentos). Isso é a manifestação da infinita misericórdia de Deus, que olha a todos nós com imenso amor, e vendo que nós nem sempre temos ciência dos pensamentos e sentimentos, faz com que o se manifeste no mundo circunstâncias e situações que refletem nossa mente, como um espelho no qual podemos perceber o que nela está presente. Para assim conseguirmos largar aquilo que nos afasta de Deus e consigamos viver uma vida plena e feliz.
E o terceiro e último pilar prega exatamente que (3) todas religiões verdadeiras emanam de Deus universal. O princípio de salvação, que é Deus, é o topo da montanha, e todas as boas religiões existentes nesse mundo representam os possíveis caminhos para se chegar até o topo
Apenas compreendendo profundamente esses princípios que os aspectos periféricos da doutrina (vestimentas, práticas e demais formalidades que você comentou no vídeo) é que terão algum sentido.
No mais um abraço, e parabéns pelo trabalho e esforço de estudar e ajudar a separar o joio do trigo na religiosidade. 🙏🏼
Parabéns André pelo excelente trabalho com o canal. Gostaria que você falasse sobre a técnica de Reiki, se de fato é algo válido ou não. Um abraço!
Fale sobre Xamanismo e Animismo
Ikeda é o Macedo japonês.
Todos os escritos de Masaharu Taniguchi surgiu por inspiração divina. Seicho Taniguchi e genro e o neto é Masanobo Taniguchi. Esse ensinamento é um balsamo. Desperta o homem para a Verdade.
Essa é a sua crença. Sua crença é pessoal, particular. Eu não acredito que Masaharu Taniguchi tenha tido qualquer inspiração divina, mas respeito quem acredita, mesmo discordando completamente.
@@transcendenciaaoamuniz
Vi este vídeo hoje , tenho ensino médio e em algumas matérias , na média rsrrsrrs acima da média só matemática.
Tenho 55 a . E gosto destes temas mas não me aprofundo muito . E muito que sei atualmente é no Google,
Após este vídeo fiquei me perguntando e agora devo ou não acredito acreditar na inspiração?
Mas você respondendo ele respeitosamente fica claro que você não acredita.
Quando pesquisei o budismo vi que tem várias ramificações .Desta forma pensei quando alguém fala que no budismo não é isso , pode ser por causa da ramificação que segue e neste caso percebi que uns acredita em Deus e na espiritualidade e outros não , porém alguma pessoas falam de firmar generalizada,, tipo assim os budistas não acreditam e Deus , não acedida em espíritos , acreditam na reencarnação , aliás é de se perguntar se acredita em reencarnação , quem reencarna a pessoa que faleceu ou espírito ou alma que animava aquele corpo e se tem um espírito ou alma e continua numa outra dimensão etc , por que Deus não permite se comunicar?
Mas certa vez eu pesquisando fiquei sabendo que o Buda indiano , Sidarta ( estou escrevendo aqui de improviso e tenho dificuldade de memorizar nome estrangeiro) E conhecido no Japão com o nome de " Sakiamone"., pesquisei mais um pouco entendi que , Sidarta ou Sakiamone, tinha dificuldade em acreditar nas pessoas do seu tempo na possibilidade das comunicações. De momento não me lembro pois isso eu li há mais de 4anos , porém mesmo não lembrando a causa de momento, lembro que ele passou acreditar depois de ter passado por um certo sofrimento.....
O interessante é que a divindade que bloqueava ele , "era Mara "
Desde de já peço perdão , pois tem a possibilidade de eu ter entendido mal.
Mas Mara seria ou era a representação do Diabo .
Ao ler isso naquele dia só não gostei deste detalhe , um nome de uma mulher.....
Obs . Não acredito no inferno de acordo com algumas crenças , não acredito no Diado , no Juízo final ...
Acredito na reencarnação, na sobrevivência da alma ou Espírito e nas comunicações. , porém tenho muitos dificuldade em acreditar se é verdade ou não do que vem do Espírito .
Aliás se eu não acreditar no Espírito fica difícil de acreditar na ressurreição de Jesus, na comunicação que ele teve no monte Tabor e algumas em outras passagens que está no antigo testamento também, da Bíblia.
Peço desculpas de está aqui respondendo depois de ter caído aqui de "paraquedas" ..
Porem fiz isso por causa da sua simpatia e grande respeito..
Abraços .
Muito bom! Obrigado!
Saudações, Irmão!
Poderia indicar algumas Tradições Budistas fidedignas a fim de aprofundar a pesquisa?
Parabéns pelo Trabalho e Serviço!
Paz e Bem.
Olá André! Gostaria primeiro de agradecer o excelente vídeo.
Um dia Você poderia esclarecer sobre os ensinamentos de Gurdieff.
Será que seus livros se tratam de elementos tradicionais?
Excelente vídeo ir. André. Acabei tirando uma dúvida sobre a HBS. Continue produzindo seus vídeos que levam luz à ignorância. Parabéns.
Por favor fale mais sobre essas coisas no budismo Japonês; ando percebendo o quanto as doutrinas estão longe das palavras do buda.
Já falou Igreja messiânica? O que diz sobre ela?
Eu também adoraria que o André fizesse um vídeo sobre eles. Já tem quase 3 milhões de adeptos no Brasil, acho muito semelhante as igrejas evangélicas.
kkkk video polêmico kkkkk porém muito bem estruturado... eu tenho estudado muito o budismo porém tenho me deparado com uma infinidade de escolas e teorias conflitantes entre si...vc conhece algum lugar confiavel para se estudar budismo em sp? parabens pelo trabalho🙏
Prezado Andre,
Fale sobre o Reiki, por favor
Existe algum texto ou vídeo que fala sobre a "expansão" da sociedade teosófica?
Muitos bons esclarecimentos!’ Poderia depois comentar sobre o Reiki?
Essa sociedade teosófica da Blavastky fez um estrago é tanto no mundo, kkkkkkkkkkkkkkk.
Com certeza! Grande abraço!
Pelo menos ALGUMAS das novas religiões não ficam parasitando as religiões tradicionais, como fazem a Nitiren com o budismo e o espiritismo com o cristianismo.
Parabéns por mais um excelente vídeo, conhecer é transcender .
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos, tenha um ótimo dia e um maravilhoso feriado.
Sobre O budismo de nitiren, não vejo neles o interesse pelos ensinos realmente de Buda suas filosofias e conceitos e tal, vejo mais filosofias dos jornais de Daisaku Ikeda, tipo como se fosse Ikedismo e não Budismo de fato a prática de Buda essencialmente, uma vez eu fui perguntar para duas visitas da religião e perguntei sobre o Ego e Vazio na visão Budista de Nitiren, eles rejeitam tais filosofias ironizaram o que eu disse, vi mais é que eles não gostavam de debater filosofias infelizmente, talvez por causa da pressa pois já tava ficando tarde.
As filosofias deles achei muito palpáveis e burguesas, quando perguntei sobre essas coisas mais aprofundadas sobre o budismo pra eles, eles não souberam responder, fiquei um pouco abalada, com pouca firmeza no assunto orelhas ficando quente talvez fiquei vermelha por essa "gafe social", pois todas as minhas perguntas não estavam se enquadrando em nada do que eles praticam e acreditam, sou uma pessoa muito tradicional.
Fui Da BSGI durante quatro anos e é exatamente como vc relatou. Sai depois de perceber que os ensinos da Daisaku Ikeda não tem nada a ver com o Budismo e nem mesmo(pasmem só) com os ensinos de Nitiren! Demorei quatro anos para perceber (:P)
@@adrianoaraujo4469 fiz um ano agora, e já percebi essas coisas, desde que encontrei esse canal, tenho percebido tantas coisas dentro da BSGI que estão me entristecendo que é broxante sabe.
@@SarahCrow21 eu sei como é. Eu fiquei muito triste, e demorei um tempo para abandonar a Bsgi, devido aos laços criados com as pessoas e com a organização(cargos). Foi bem difícil mas acabei conseguindo.
@@SarahCrow21 No primeiro dia que visitei a BSGI, já achei bem postiço, não voltei mais.
Fui da BSGI .Aquilo lá não é budismo ,e sim um culto só líder Daisaku Ikeda .Hoje pertenço a escola Nichiren Shoshu que tem uma tradição .
O que teria para explicar sobre a PERFECT LIBERTY?Obrigada!
Em primeiro lugar, gratidão pelo vídeo, como sempre de grande ajuda para esclarecer minhas dúvidas. Como já comentei com o senhor professor André, fui apresentada a pratica da Reiyukai ( Culto aos Antepassados ) bem parecida com essa Seicho-No-Ie, pelo que puder perceber pelo vídeo. Depois vendo algumas incoerências na Reiyukai, e buscando respostas na internet, já que ninguém saciava as minhas dúvidas, fui cair na Soka Gakkai, onde estou hoje, mas ainda sinto que não é bem o que estou buscando dentro do BUDISMO PURO!
Sou muito de observar as pessoas, para mim não adianta alguém vir me dizer que faz 10 horas de daimoko e depois, ter um comportamento que não condiz nada com o que propaga... É certo que devemos olhar para DENTRO de nós, e não para fora, se não, eu realmente não vou parar em lugar algum.
Acho que quanto a Reiyukai você já me esclareceu aqui nesse vídeo alguns pontos.Gostaria de aproveitar, se não for pedir muito, se puder falar sobre o Taoismo.
Obrigada pela explicação! E parabéns pela neutralidade em falar do assunto. Estou pesquisando sobre a Seicho no ie, e vi muitas pessoas no you tube destilando ódio contra ela. Penso que falar mal de qualquer religião que seja, só mostra o quanto algumas pessoas são intolerantes a pensamentos diferentes.
Quem fala mal da seicho-no-ie é invejoso!
Mais uma excelente aula que não se aprende na faculdade. Obrigado!
Sempre vídeos Maravilhosos👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Essas seitas modernas me lembram muito a AMORC na questão de centralização de ensino e foco demasiado no ensinamento de um único líder ou "grande mestre".
Da onde vc tirou isso? Só se for de sua cabeça! Da onde que que os afiliados da amorc seguem o Grande Mestre? Vc desconhece a verdade. O Grande Mestre é apenas uma figura administrativa,mais nada e ainda mais ROSACRUZ NENHUM DA AMORC SEGUE LIDER NENHUM ! Se filie a amorc,espere quase dois anos para solicitar sua iniciação (simbólica) em um templo ,estude e progrida nas pesquisas e nos estudos dentro do templo que vc vai ver que vc está totalmente enganado.A Ordem ROSACRUZ AMORC é contra seguir líderes religiosos,logo na entrada na seção de postulante é trabalhado em vc o questionamento de tudo o que existe.
Adoro o Japão
Como é o budismo tradicional?
Fala sobre Reiki
Olá André, você poderia comentar sobre heresias budistas?
Olá Sill Santos, obrigado pela sua participação. Basicamente, muito basicamente, podemos dizer que é budista quem: Toma Refúgio no Buda, no Dharma e na Sangha, aceita as 4 Nobres Verdades, os "selos do Dharma" ( Impermanência, Insatisfação, Insubstancialidade e Nirvana), os 12 Elos da Co-originação Interdependente e segue os 5 Preceitos básicos (Não Matar, Não Roubar, Não Ter Conduta Sexual Imprópria, Não Usar Fala Enganosa e Não Intoxicar-se). Em resumo, os 3 Pilares: Preceitos, Meditação e Sabedoria (戒, 定, 慧). Toda doutrina que se desvia dessa base, que apresenta outros fundamentos, ainda que se diga "budista", que recite mantras, que dê "iniciações", que tenha um mestre que eles digam que é o "máximo", que tenham trocentos templos etc., é engodo e heresia. Receba um forte abraço!
A Sekai Kyusei Kyo Izunome (Messiânica) talvez tenha se destacado por justamente não ter essa abordagem tradicionalista. Eles se inspiraram na ritualística Xinto mas com uma abordagem bem menos política que a da Oomoto (religião do fundador do Aikido). A Messiânica é bem moderninha e não tenta se passar por tradicional. Pode soar arrogante para alguns o fato dela se definir como ultrarreligião, pois permite que seus membros professem outra fé. Sinceramente, as únicas vezes em que se fala de budismo é em caráter de análise histórica, mas sempre com o máximo respeito, assim como quando Jesus é citado.
Acho que muito do "destaque " aqui no Brasil se deve justamente ao aspecto "messiânico " da religião. Num país de esmagadora maioria cristã, a messianica é uma espécie de alternativa. O messias para eles é o meishu-sama(mokiti okada) . Se baseia numa construção do paraíso terrestre cujos responsáveis serão os fiéis da religião. Ou seja, não fere o viés cristão do povo. Quanto a esse aspecto de ultrarreligião vejo como uma boa sacada para não entrar em conflito com nenhuma religião, visto que a messiânica é uma mistura de elementos xinto, cristão, espírita, New wave, pseudo ciência e citações budistas fora de contexto. Sem contar outras similaridades, citadas no vídeo, comum a toda NRJ como origem do fundador, um processo de cura, uma revelação ao fundador, missão salvífica etc...
@@ricardos.s.junior8763 na verdade, não é o caráter "messiânico" que é responsável pelo destaque da Messiânica. É muito mais a questão de cada um construir o seu paraíso interior, algo possível também a um não-messiânico, além de sermos orientados a não enchermos o saco do amiguinho que não segue os mesmos preceitos religiosos.
@@leonardoborges_oficial Esse destaque da igreja messianica é apenas no Brasil, e em alguns países da África. No resto do mundo não é diferente dessas outras NRJ. Eu conheço bem a immb pois minha família em peso é membro, eu mesmo fui membro durante a juventude. Muitos membros são cristãos, espíritas e messiânicos. Ou seja é um estilo de religião que encontra conciliação com as principais religiões do Brasil, por isso o destaque entre as NRJ.
@@ricardos.s.junior8763 Exatamente isso. O fato do Brasil ser um grande celeiro de sincretismo new age ajuda bastante. Não que eu ache isso negativo, mas aí já é opinião pessoal.
Essas religiões modernas se mostram sempre muito inconsistentes, um pouco e atenção e mesmo uma pessoa mais simples começa a perceber que algo "não cheira bem"...
Excelente vídeo! Não imaginava que existissem tantas novas seitas religiosas no mundo! Todas se apropriando e distorcendo o conhecimento original das religiões milenares.
Rapaz, quantas novas religiões, parecem as muitas igrejas evangélicas do Brasil, religiões para todos os gostos.
Bom
Um grande ensino mestre IIr. Muniz T. F.A
Muito bom seu vídeo, parabéns, sempre tive muito fascínio pelo espiritualismo oriental , em particular o japonês, interessante observar que com sua muito bem explanada colocação já faz cair por terra a informação que muitos vem propagando de que o "povo japonês não liga pra religião" ... é interessante observar que a cultura japonesa e a espiritualidade (que no nosso ponto de vista ocidental chamamos de religião) sempre esteve muito arraigada em vários aspectos do cotidiano desse povo, não há muito material disponível abordando esses temas (dos novos movimentos religiosos no Japão) , o japonês tradicionalmente é conhecido por ser considerado um povo fechado , aliado a suas formas de crenças peculiares , tudo isso colabora para que um cenário de mistério seja criado (o que cria o cenário perfeito para que desperte interesse dos que estão em busca de alguma direção espiritual que melhor se adeque e sirva as aspirações pessoais e que supra as lacunas de algumas antigas crenças que nesse mundo pós-moderno vem pressionando os antigos modelos a aderirem e se adaptarem aos novos padrões de pensamento, poderia fazer mais vídeos falando sobre alguns desses novos movimentos religiosos do Japão que mais se destacam , curiosidades a respeito desses movimentos e pontos que mais chamam atenção, certamente isso daria um bom assunto para alguns vídeos! Namastê 🙏🏻
Só gostaria de fazer um comentário a respeito das crianças abortadas. Nesta parte de sua explanação ficou um pouco generalizado que catástrofes ambientais, segundo alguns membros, se deve ao fato da vingança desses espíritos ou "Fantasmas" como vc colocou. É um tema bastante delicado porque não é atribuído às crianças abortadas a responsabilidade desses fatos. É um tema que nao deve ser julgado isoladamente. Requer avaliar mais conteúdos da história dos ancestrais. E a palavra vingança não é usada na filosofia. Ela prega o amor e a gratidão. Deus abençoe. Muito obrigada.
André !!! Segundo um filme documentário muito bem elaborado pela B.BC. de Londres ;sobre a vida de "Sidharta ". Gotamo Budho "". Sua iniciação aconteceu num "Estalar de dedos "". Embaixo da árvore "Bodhi"".
Muito desinformado o senhor, vê se convida um preletor da seichonoie para explicar o que é a seichonoie.
A budismo que a Monja Coen ensina/prega/propaga é o budismo tradicional?
Não. Abraço.
É isso mesmo. Vc falou corretamente sobre os ritos da SNI, porém, eu não imaginava que era essa mistureba. E olhe que eu frequento há um certo tempo
Oi André Porque você faz um vídeo sobre Ciênica da feliicidade pelo que sei é mistura de budifsmo igreja evangélica, teosofia ,espiritismo,coach fundador dessa relgião se diz buda reencarnado
Meu caro, conhece alguém que trabalhe com xintoísmo no Brasil? No sentido de formação.
Seicho-no-ie
Significa Lar do progredir infinito
Precisamos ser um pouco mais simples: deixe-se levar pelo sentir, ser um teorico racional e intelectual não vai trazer bem estar.
Sensações e subjetividade...Esse é o lema de todo grupo de pseudo-espiritualidade. Já o grande Platão ensinava que as sensações não são um critério seguro da Verdade. São variáveis, dependem do momento, das propensões pessoais, de preferências e de questões completamente secundárias e contingentes...Um esquizofrênico é vítima de sensações o tempo todo. Uma pessoa sofrendo um ataque de pânico tem as mais vívidas e desgastantes sensações sem que elas representem, de fato, uma resposta proporcional ao que a pessoa tem em torno de si mesma. Drogas proporcionam sensações, alucinações, tensão e relaxamento, apatia e excitação extremas e, obviamente, não têm absolutamente nada a ver com realização espiritual. Em resumo, todo esse discurso em prol de sensações e experiências sensoriais subjetivas é papo furado neo-espiritualista...Trazer "bem estar" é algo de uma relatividade completa. Viciados em drogas têm um tremendo "bem estar" após o uso. Assassinos em série relatam um incrível "bem estar" e "alívio" após cometerem os homicídios. Pessoas com compulsão alimentar sentem "paz e bem estar" depois de se entupirem de comida. Ou seja "excelente" critério o seu...