Florestan Fernandes e a Integração do Negro na Sociedade de Classes Florestan Fernandes (1920-1995) foi um menino pobre, nascido na periferia de São Paulo, trabalhou desde os 6 anos de idade ingressou na faculdade de Filosofia, Letras e ciências humanas da USP para cursar Ciências Sociais em 1941. Florestan Fernandes foi aposentado compulsoriamente pela ditadura militar de 1964, e assim, se tornou professor visitante de universidades fora do Brasil. Com o fim da Ditadura, se tornou o deputado constituinte em 1986 pelo PT, e faleceu em 1995, depois de um transplante de fígado, considerado um erro médico. Sua dissertação de Mestrado foi o com o tema " A Organização Social dos Tupinambás" e sua tese de doutorado foi "A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá". A sua obra "A Integração do Negro na Sociedade de Classes" foi a tese defendida para a Cátedra de sociologia-I da USP. Para Florestan, a democracia racial defendida por Gilberto Freyre é um mito, visto que negros e brancos no Brasil não tinham as mesmas condições de vida. Para isso, estudou e observou os aspectos de mobilidade social presente na sociedade. A pesquisa foi desenvolvida nos 1940 em São Paulo, onde o capitalismo teve maior desenvolvimento, sendo mais significativo observar as desigualdades em um espaço onde o crescimento acontece de forma mais rápida, tornando mais nítidas as desigualdades. No final do século XIX, com a abolição da escravidão em 1888, os negros passaram a ser isolados pelo sistema, visto que os imigrantes recém chegados e fazendeiros dispunham de mais condições na sociedade, tendo maior possibilidade de mobilidade social. Com o advento da industrialização, há um processo de marginalização da população negra, que se mantinha intacto os padrões culturais oriundos da sociedade escravista, sendo julgados como inferiores em relação aos brancos. Havia também um fator de competição profissional com imigrantes, que muitas vezes aceitavam empregos braçais com baixos salários. Parte dos negros não aceitava se sujeitar a essa situação, e isso se dá um processo de consciência, ao se identificarem enquanto seres humanos que não estavam dispostos a mais uma exploração por parte da população branca, como havia acontecido em séculos de escravidão. Durante o estado novo (1937-1945), com a busca de Vargas por uma identidade nacional, acompanhada de maior industrialização, houve uma "proletarização da população negra", mas mesmo assim, as questões de preconceito e a conservação cultural dos séculos anteriores estavam longe de serem resolvidas. Para Florestan, era necessário que a população negra estivesse presente cada vez mais na formação dos movimentos sociais, exigindo e lutando pelos seus direitos, bem como políticas governamentais mais sólidas para que enfim possamos viver uma sociedade mais justa.
Não tenho como expressar a minha gratidão em assistir um vídeo desse nível! É incrível encontrar um professor tão claro nas suas explicações e tão feliz com o que faz. Espero de verdade que os vídeos por aqui nunca parem
Que vídeo excelente! Muito obrigado professor por sempre fazer as pessoas entenderem tais assuntos de maneira simples e eficaz. O senhor é simplesmente incrível!!
Professor , faça um vídeo exclusivo sobre martin luther king , no enem 2018 caiu questão sobre ele, e já vi várias vezes sendo cobradas nos simulados do meu cursinho e em uns vestibulares a fora por aí .. seria bem interessante, ficaria tipo história com sociologia , faça essa aula por favor.....
Apoio!! A história de Martin Luter king é de se inspirar, a garra, a coragem, a determinação dele é impressionante. No livro Augusto Cury - "Nunca desista de seus sonhos", tem um capitulo à qual o autor traz a história dele. Super recomendo esse livro. Claro não é uma biografia de Martin, mas a maneira que Cury traz, é de fácil compreensão e uma ótima forma de conhecer a historia de Martin. E neste mesmo livro ele traz a história do 16° presidente dos EUA que é Abraham Lincoln, que também é maravilhosa e inspiradora.
@@alexsandramendes1446 menina, eu agradeço imensamente pelo seu comentário. Eu tenho esse livro em casa, mas não cheguei a terminar de ler, agora que você comentou isso, eu fui correndo pra achar ele. Graças á ti, vou voltar a ler ele. Eu amo a história do Martin Luther King e não fazia ideia que tinha nesse livro algo sobre ele, vou voltar a ler imediatamente!!!
Professor, suas aulas estão perfeitamente incríveis. Notei que mudou o estilo das legendas, confesso que melhorou muito. Obrigado pelo ensino de qualidade!!!
Tive aula de sociologia essa semana sobre Gilberto Freyre e Florestan Fernandes e vim correndo quando encontrei este vídeo. Seu canal é excelente prof., obrigado por disponibilizar conteúdos diversos dentro da área de humanidades. Parabéns pelo ótimo trabalho.
nunca escutei falar nele, nem nas aulas de sociologia do colegio nem em pesquisa pra trabalho de sociologia, obg Pedro!!! com certeza procurarei mais sobre ele
Florestan Fernandes é um figura fundamental para entender a dinâmica social da sociedade brasileira durante o séc. XX e parte do séc. XIX. Sua oposição a ideologia do mito da democracia racial foi importantíssimo para que se escancarasse o racismo "à brasileira", e se discutisse de forma mais honesta a problemática racial que existe no Brasil e o movimento negro organizado tivesse mais voz e fosse ratificado. Parabéns pelo vídeo!
Suas aulas são incríveis!!! Eu sou graduanda em História e semana que vem vou apresentar um seminário sobre Florestan Fernandes e seus principais ideais, e essa vídeo aula me ajudou demais!!!!
O movimento social conhecido como "Os jangadeiros" reflete muito bem o modo de como o governo Vargas lidava com a busca pelos direitos, onde com a chegada dos pescadores a história tomou proporções fantásticas, Vargas se aproveitando da visibilidade do acontecimento promete melhoria para a classe trabalhadora dos pescadores, até propõe um projeto de lei ( nada eficaz), ou seja, não existiu uma real preocupação com os direitos daquele grupo. Tudo passou de um jogo político.
Professor, o senhor pode fazer um vídeo sobre Gilberto Freyre? Estou estudando esses autores para ENEM e para o colégio, seria uma boa até para atribuir na minha caixinha de repertório e conhecimentos rsrs. É sempre bom lembrar que sua aula é maravilhosa e sempre me salvou nas provas :) !!!
Ótimo ! Acabei gostando tanto da forma em que apresentou o Florestan, que acabei vendo outros vídeos de entrevistas dele. Show!!! Cabra bom o Florestan! Não conhecia, e foi um prazer. Obrigado professor.
ótimo vídeo! grande Florestan Fernandes ❤ o conceito de malandragem é abordado, não de forma explícita mas exatamente sobre isso, no documentário "notícias de uma guerra particular" recomendo d+!
Muitíssimo obrigada mais uma vez por compartilhar tanto conhecimento de maneira tão didática, simples e profissional!! Está me ajudando muito e torço pra que eu consiga alcançar meu objetivo! Agradecerei quantas vezes forem necessárias... No momento não tenho renda, mas assim que tiver, terei a maior alegria em colaborar financeiramente. Abraços.
Professor, as suas aulas são tão boas!!! Poderiam durar uns 30 minutos kk sério. Aula boa assim passa rápido. Parabéns pelo trabalho que você tem feito no UA-cam. As suas videoaulas são muito completas e com uma didática maravilhosa. :)
@@Carlos-js8bh Características do bolsonarismo: Militarismo Defesa do capitalismo Conservadorismo Fenômeno de massas Antissocialista Hipernacionalista (Chauvinismo) Essas são literalmente características do Fascismo. O bolsonarismo é um fenômeno fascista, o bolsonaro não, pois o bolsonaro é burro demais para criar um Estado fascista.
Excelente vídeo, contribuí para leitura e para as aulas e para o esclarecimento. So uma pequena correção, a obra A integração do Negro na sociedade de classe, teve sua primeira edição publicada em 1964 pela FFCL/USP.
nesse quesito sobre o "malandro", o antropólogo brasileiro Roberto Damatta tem uma obra excelente sobre o "jeitinho brasileiro". adoraria que você fizesse um vídeo sobre. abraços.
Professor, Apesar de ter conhecimento sobre essa temática não conhecia propriamente o Florestan Fernandes, mas já li outros autores abordando sobre o mito da democracia racial, Lívio Sansone principalmente abordar sobre de uma forma interessante e intrigante. O que tem que ser trabalhado, ao meu ver, é primeiramente essa percepção de classe, o que se vê atualmente é uma tentativa novamente de estabelecer esse mito. Ignorado a condição atual, que não é muito diferente da época de Florestan. Igualando, como se todos estivessem no mesmo patamar. Como falar, por exemplo, em meritocracia sendo que os negros ainda vivem nas piores condições? E como tentar mudar a mentalidade preconceituosa enraizada nesse país miscigenado sendo que falam que é mimimi? Professor, ótima aula. Pessoal é só ponta de lança o que o professor disse, aprofundem e verão que o "negro - ainda - continua sendo a carne mais barata do mercado.".
Espero que gostem, galera! Bom vídeo!
Professor, faz sobre Gilberto Freyre e Caio Prado Jr, por favor!
Você está de parabéns. Conteúdo de qualidade.
Faz video de Gilberto freyre
professor, porque ainda não tem um vídeo sobre Gilberto freyre?
Florestan Fernandes e a Integração do Negro na Sociedade de Classes
Florestan Fernandes (1920-1995) foi um menino pobre, nascido na periferia de São Paulo, trabalhou desde os 6 anos de idade ingressou na faculdade de Filosofia, Letras e ciências humanas da USP para cursar Ciências Sociais em 1941. Florestan Fernandes foi aposentado compulsoriamente pela ditadura militar de 1964, e assim, se tornou professor visitante de universidades fora do Brasil.
Com o fim da Ditadura, se tornou o deputado constituinte em 1986 pelo PT, e faleceu em 1995, depois de um transplante de fígado, considerado um erro médico.
Sua dissertação de Mestrado foi o com o tema " A Organização Social dos Tupinambás" e sua tese de doutorado foi "A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá". A sua obra "A Integração do Negro na Sociedade de Classes" foi a tese defendida para a Cátedra de sociologia-I da USP.
Para Florestan, a democracia racial defendida por Gilberto Freyre é um mito, visto que negros e brancos no Brasil não tinham as mesmas condições de vida. Para isso, estudou e observou os aspectos de mobilidade social presente na sociedade.
A pesquisa foi desenvolvida nos 1940 em São Paulo, onde o capitalismo teve maior desenvolvimento, sendo mais significativo observar as desigualdades em um espaço onde o crescimento acontece de forma mais rápida, tornando mais nítidas as desigualdades.
No final do século XIX, com a abolição da escravidão em 1888, os negros passaram a ser isolados pelo sistema, visto que os imigrantes recém chegados e fazendeiros dispunham de mais condições na sociedade, tendo maior possibilidade de mobilidade social. Com o advento da industrialização, há um processo de marginalização da população negra, que se mantinha intacto os padrões culturais oriundos da sociedade escravista, sendo julgados como inferiores em relação aos brancos.
Havia também um fator de competição profissional com imigrantes, que muitas vezes aceitavam empregos braçais com baixos salários. Parte dos negros não aceitava se sujeitar a essa situação, e isso se dá um processo de consciência, ao se identificarem enquanto seres humanos que não estavam dispostos a mais uma exploração por parte da população branca, como havia acontecido em séculos de escravidão.
Durante o estado novo (1937-1945), com a busca de Vargas por uma identidade nacional, acompanhada de maior industrialização, houve uma "proletarização da população negra", mas mesmo assim, as questões de preconceito e a conservação cultural dos séculos anteriores estavam longe de serem resolvidas.
Para Florestan, era necessário que a população negra estivesse presente cada vez mais na formação dos movimentos sociais, exigindo e lutando pelos seus direitos, bem como políticas governamentais mais sólidas para que enfim possamos viver uma sociedade mais justa.
Você aqui novamente. Obrigado pelo resumo!
@@renatoreis4824 sempre kkkk de nada❤
Essa menina é muito babadeira, meu pai! ❤️❤️❤️
só os que vão arrasar em sociologia brasileira
menina vc salvou minha vida
Seria uma boa montar uma playlist sobre sociologia brasileira, tem pouco material no UA-cam. Abs professor
siiiim
Pedro fala sobre a história de cada estado do Brasil faça uma playliste
Apoio
Tbm apoio
Up
Up
Up
O Florestan, se encaixa perfeitamente em uma redação. Um sociólogo muito importante
Não tenho como expressar a minha gratidão em assistir um vídeo desse nível! É incrível encontrar um professor tão claro nas suas explicações e tão feliz com o que faz. Espero de verdade que os vídeos por aqui nunca parem
Nem vou assistir o vídeo agr, ainda irei, pois faz parte do meu Cronograma, porém já dei o like e comentei, porque sei quer ficou showw 😎👏
Que vídeo excelente! Muito obrigado professor por sempre fazer as pessoas entenderem tais assuntos de maneira simples e eficaz. O senhor é simplesmente incrível!!
Passei na Federal, mas vou assistir para ajudar nas aulas. Obrigada professor.
Professor , faça um vídeo exclusivo sobre martin luther king , no enem 2018 caiu questão sobre ele, e já vi várias vezes sendo cobradas nos simulados do meu cursinho e em uns vestibulares a fora por aí .. seria bem interessante, ficaria tipo história com sociologia , faça essa aula por favor.....
Apoio!! A história de Martin Luter king é de se inspirar, a garra, a coragem, a determinação dele é impressionante. No livro Augusto Cury - "Nunca desista de seus sonhos", tem um capitulo à qual o autor traz a história dele. Super recomendo esse livro. Claro não é uma biografia de Martin, mas a maneira que Cury traz, é de fácil compreensão e uma ótima forma de conhecer a historia de Martin. E neste mesmo livro ele traz a história do 16° presidente dos EUA que é Abraham Lincoln, que também é maravilhosa e inspiradora.
@@alexsandramendes1446 menina, eu agradeço imensamente pelo seu comentário. Eu tenho esse livro em casa, mas não cheguei a terminar de ler, agora que você comentou isso, eu fui correndo pra achar ele. Graças á ti, vou voltar a ler ele. Eu amo a história do Martin Luther King e não fazia ideia que tinha nesse livro algo sobre ele, vou voltar a ler imediatamente!!!
Além de ver suas aulas para estudar, eu vejo às vezes só para aprender. São maravilhosas ❤
Professor, suas aulas estão perfeitamente incríveis. Notei que mudou o estilo das legendas, confesso que melhorou muito. Obrigado pelo ensino de qualidade!!!
O último colégio que eu estudei tinha o nome dele, Unidade escolar prof Florestan Fernandes .
De volta agora, ao teu canal, como acadêmico (ano passado foi como vestibulando rs). Excelente vídeo, prof.
Tive aula de sociologia essa semana sobre Gilberto Freyre e Florestan Fernandes e vim correndo quando encontrei este vídeo. Seu canal é excelente prof., obrigado por disponibilizar conteúdos diversos dentro da área de humanidades. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Prof.... Vc é o Máximo! Didática e conhecimentos extraordinários! Parabéns!!! 👏👍
nunca escutei falar nele, nem nas aulas de sociologia do colegio nem em pesquisa pra trabalho de sociologia, obg Pedro!!! com certeza procurarei mais sobre ele
Muito obgd professor. Ano passado eu era vestibulanda de oceanografia e hoje sou bixo da universidade de São Paulo. Você me ajudou muito.
que aula INCRÍVEL. Desde sempre, como de costume, o professor Pedro vem nos disponibilizando excelentes aulas, cultura e educação ❤️❤️❤️❤️
●●●
Esse é um dos meu sociologos favoritos !! obrigada por essa aula
Florestan Fernandes é um figura fundamental para entender a dinâmica social da sociedade brasileira durante o séc. XX e parte do séc. XIX. Sua oposição a ideologia do mito da democracia racial foi importantíssimo para que se escancarasse o racismo "à brasileira", e se discutisse de forma mais honesta a problemática racial que existe no Brasil e o movimento negro organizado tivesse mais voz e fosse ratificado. Parabéns pelo vídeo!
Suas aulas são incríveis!!! Eu sou graduanda em História e semana que vem vou apresentar um seminário sobre Florestan Fernandes e seus principais ideais, e essa vídeo aula me ajudou demais!!!!
●●●
Uau! Que aula incrível e de fácil compreensão! Maravilhoso!
Professor sempre que estou estudando História ou Sociologia vejo seus vídeos, vc explica com bastante clareza, Obrigada !
Aula maravilhosa, amei conhecer o Florestan Fernandes!
Sua aula não me cansa.
Up por mais aulas do Florestan! Beijão, professor 💖
Já estou na Universidade ,mesmo assim venho aqui assistir suas aulas muito obrigado me ajudou e ajuda bastante.
O movimento social conhecido como "Os jangadeiros" reflete muito bem o modo de como o governo Vargas lidava com a busca pelos direitos, onde com a chegada dos pescadores a história tomou proporções fantásticas, Vargas se aproveitando da visibilidade do acontecimento promete melhoria para a classe trabalhadora dos pescadores, até propõe um projeto de lei ( nada eficaz), ou seja, não existiu uma real preocupação com os direitos daquele grupo. Tudo passou de um jogo político.
Nem acreditooooo!!!! O vídeo que eu pedi!!!!!!!!! Melhor prof. De todos!!!!
Professor, o senhor pode fazer um vídeo sobre Gilberto Freyre? Estou estudando esses autores para ENEM e para o colégio, seria uma boa até para atribuir na minha caixinha de repertório e conhecimentos rsrs. É sempre bom lembrar que sua aula é maravilhosa e sempre me salvou nas provas :) !!!
Iza, vc por aqui!
@@mariaclaraguiar yes babe 😂❤️
Parabéns por compartilhar seu conhecimento.
Ótimo ! Acabei gostando tanto da forma em que apresentou o Florestan, que acabei vendo outros vídeos de entrevistas dele. Show!!! Cabra bom o Florestan! Não conhecia, e foi um prazer. Obrigado professor.
Nossa, que aula!!! Obrigada professor por todos esses conteúdos e pela qualidade. Torço pelo seu sucesso!
ótimo vídeo! grande Florestan Fernandes ❤
o conceito de malandragem é abordado, não de forma explícita mas exatamente sobre isso, no documentário "notícias de uma guerra particular" recomendo d+!
Ótimo! Estou vendo o vídeo no mês de comemoração do centenário do nascimento de Florestan
Aulas maravilhosas! Professor, atualiza a playlist com conteúdos não apenas para Enem, mas para vestibulares mais tradicionais também.
Estou lendo justamente esse livro - Obrigado pelo vídeo.
Muitíssimo obrigada mais uma vez por compartilhar tanto conhecimento de maneira tão didática, simples e profissional!! Está me ajudando muito e torço pra que eu consiga alcançar meu objetivo! Agradecerei quantas vezes forem necessárias... No momento não tenho renda, mas assim que tiver, terei a maior alegria em colaborar financeiramente. Abraços.
Nossa! Que aula! Melhor playlist de sociologia. 👏👏👏👏
Professor, as suas aulas são tão boas!!! Poderiam durar uns 30 minutos kk sério. Aula boa assim passa rápido. Parabéns pelo trabalho que você tem feito no UA-cam. As suas videoaulas são muito completas e com uma didática maravilhosa. :)
assistindo essa aula incrível em tempos difíceis onde o racismo e fascismo estão em pauta, junto com a pandemia.
Fascismo? Onde? Kkkkk
Vá se fuder
Um ano depois (do seu comentário) vemos o que essa onda fascista e negacionista fez com nosso país!😔
@@Carlos-js8bh Características do bolsonarismo:
Militarismo
Defesa do capitalismo
Conservadorismo
Fenômeno de massas
Antissocialista
Hipernacionalista (Chauvinismo)
Essas são literalmente características do Fascismo. O bolsonarismo é um fenômeno fascista, o bolsonaro não, pois o bolsonaro é burro demais para criar um Estado fascista.
Obrigado pelo conteúdo do seu canal, muito boa as explicações.
Professor, você é espetacular!!!!
Muito bom, recentemente comecei a ler Casa grande & Senzala....
Como sempre, Bom demais suas aula. Excelente didática e simpatia.
Parabéns pela didática e muito obrigada pela dedicação!!!!!
Florestan foi grande por sua fidelidade à verdade ; Gilberto Freyre se diminuiu por ter sido infiel à ela . Não há como fugir da reflexão antiética.
Adoro seu canal, professor! Muito obrigada por disponibilizar esse conteúdo pra gente. Sucesso :*
Grande sociologo Seu filho É o Florestan Fernandes Junior grande jornalista ,
Eu nao sabia, tem tudo a ver!
Sensacional como sempre professor, obrigado 🙏
Bebeu muito nas obras de Karl Marx...eu sou suspeita! Parabéns professor.
Se eu fosse presidente, você estaria no MEC! Hahaha
Sou fã do seu trabalho, professor! Obrigada pelos vídeos!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Parabéns!
Muito bom cara. Vc é fera 👏👏
excelente! ficou bem claro tudo o que foi explicado, obrigada!
Ótima aula,professor. Obg pela aula, gosto muito de Darcy Ribeiro
Excelente vídeo, contribuí para leitura e para as aulas e para o esclarecimento. So uma pequena correção, a obra A integração do Negro na sociedade de classe, teve sua primeira edição publicada em 1964 pela FFCL/USP.
Professor, estou em 2021 vindo aqui pedir-te mais vídeos sobre o Florestan!!
É sempre uma alegria assistir seus vídeos!👊
Perfeita a aula!!! Muito obrigada!
Ótimo apanhado
Grato
Professor , que AULA !
Que aula incrível... que didática! Parabéns!
Você é luz
Eita aula massa, Pedro parabéns, tu tira onda!
Obrigado, muito bom
Deu pra ter uma boa noção!! Grato
nesse quesito sobre o "malandro", o antropólogo brasileiro Roberto Damatta tem uma obra excelente sobre o "jeitinho brasileiro". adoraria que você fizesse um vídeo sobre. abraços.
Vlw, professor! 👍
Vai estar na feira preta nem for emprestado de biblioteca 😍vou honrar os autos
Aula muito esclarecedora. Obrigado professor!
melhor canal de história
Muito bom, obrigado pela aula.
Aula boa dms, monta uma playlist sobre sociologia do Brasill
Que aula maravilhosa!
em 2020 tudo que o Florestan Fernandes disse fica mais nitido ainda....
Interessante a questão da malandragem! Aprendi bastante nesse aula, obrigado!
Melhor professor de humanas do mundo!
Obrigado professor!
Excelente meu professor
Aula sensacional!!!
Boa explicação, mim ajudou bastante 👏👏👏
Professor, Apesar de ter conhecimento sobre essa temática não conhecia propriamente o Florestan Fernandes, mas já li outros autores abordando sobre o mito da democracia racial, Lívio Sansone principalmente abordar sobre de uma forma interessante e intrigante. O que tem que ser trabalhado, ao meu ver, é primeiramente essa percepção de classe, o que se vê atualmente é uma tentativa novamente de estabelecer esse mito. Ignorado a condição atual, que não é muito diferente da época de Florestan. Igualando, como se todos estivessem no mesmo patamar. Como falar, por exemplo, em meritocracia sendo que os negros ainda vivem nas piores condições? E como tentar mudar a mentalidade preconceituosa enraizada nesse país miscigenado sendo que falam que é mimimi? Professor, ótima aula. Pessoal é só ponta de lança o que o professor disse, aprofundem e verão que o "negro - ainda - continua sendo a carne mais barata do mercado.".
Ótimo repertório para uma redação!
Vídeo mais que importante!!
Vídeo muito bom! Ajudou demais. Obrigada!!
Boa tarde professor,
Sr tem vídeo sobre florestan fernandes sobre florestan fernandes livro circuito fechado. Obg.
Lécio
Excelente!
Muito bom professor,boa aula de sociologia!!!!
Aula excelente!!
Ótimo vídeo! vou fazer um concurso em que vão cair questões sobre essa obra do Florestan. Ajudou muito ;)
Vc arrasaaa❤
Melhor aula do canal
Vc é top professor!
Nossa preciso ler esse livro
Top 👏👏👏👏👏👏
Pedro, traz mais vídeos sobre sociologia, pf!
Excelente aula!