O canal do Gaveta é tão bom que em um vídeo só ele: 1- dá uma aula sobre cinematografia; 2- faz piadas e entretenimento; 3- ainda faz jabá para Samsung, BGS e pro próprio canal G Ê N I O
Um comercial de 23:12 minutos que a gente assiste de boas pq tá aprendendo um monte e a linguagem tá divertida pra caramba. Espero que esteja sendo muito bem pago por isso, você merece
Todo criador de conteúdo tem muito a aprender com o Gaveta. Não só com o que ele fala, mas também com "como" ele fala. Ninguém faz jabá e pede inscrição melhor do que Anderson Gaveta. Cada vídeo é sempre uma aula 👏👏👏
Eu ainda era criança quando comecei a reparar a diferença da taxa de quadros, a primeira comparação que tive foi quando observei a novela que passava durante a tarde e a novela que passava a noite. As mais antigas pareciam ter uma fluidez melhor, já as novelas do horário nobre, davam a impressão de ter os movimentos da imagem semelhante ao de filmes, principalmente as novelas atuais.
Sério, o Gaveta deveria ganhar um prêmio no cenário de marketing e propaganda, nunca vi um produtor gerar vídeo de conteúdo pago de maneira tão agradável!
Caramba, já tinha assistido esse vídeo, mas só agora que entendi a diferença estranha que tinha em algum filmes que via na TV. Obrigado Gaveta por compartilha sua sabedoria.
Provavelmente vc nunca verá esse comentário, mas deixo aqui os meus parabéns pelo conteúdo. Cara, vc é o melhor que já vi nesse ramo de criação de conteúdo para edição e toda caral#@ que tu põe aqui. Eu sempre gostei de edição, mas nunca pude me dedicar e me sinto realizado em ver esse tipo de conteúdo. Agradeço a toda galera que participa do roteiro, direção, montagem, mixagem e todo o resto. Vocês são fod#$
O frame rate de 24 foi escolhido no início da história do cinema pelo fato de ser uma taxa que dá uma ideia de movimento sem ser muito custoso. Por isso esse padrão durou tanto tempo.
Após anos sofrendo com motion em minha tv 4k, deixe de apreciar vários filmes e séries porque ficava insuportável de assistir com borrões na tela devido ao motion. Mas após esse vídeo eu finalmente, me libertei do motion na tv Samsung 4k UHD e hj eu sou uma pessoa feliz. Obrigado gaveta. 💜
Assisti, sensacional!!! Tirou todas as dúvidas que eu tinha, principalmente sobre câmera lenta que eu nunca entendi bem e o pq dos 24fps do cinema. Além de eu não saber que a taxa da tv era os fps kkkkkk sensacional. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gaveta masterizou a técnica do jabá, conseguiu instrumentalizar o jabá da TV em um video educativo excelente e bem ludico sobre refresh rate/ framerate e aplicações diferentes para taxas de atualização diferente! FIcou muito bom, que mais criadores de conteudo aprendam a fazer videos publicitários como esse que o gaveta fez!
A forma com o Gavetinha conseguiu condensar o assunto e explicar de uma forma tão didática é incrível!!! Você merece muito mais que um milhão de inscritos.
Curti o vídeo, parabéns, mas tem só uma coisinha que gostaria de comentar logo do início do vídeo: Quadros por Segundo e Hertz são medidas parecidas, mas não iguais e não indicam a mesma coisa. Hz (no caso de monitor) indica a quantidade de vezes que o monitor apaga e acende para dar o efeito de movimento e esse valor pode gerar cintilação e tem outros fatores elétricos e afins, então podemos considerar que hz é a medida para o equipamento que exibe a imagem com geração de luz por eletricidade (algo assim). Agora os quadros por segundo é exatamente o que você falou e se refere a fonte do vídeo, a mídia em si, por exemplo imagine que você tem aqueles desenhos em sequência que simulam movimento (como citado da origem do cinema) chamados de "Flip Book", apesar de podermos medir os "quadros por segundo" ele não teria cintilação, portanto a frequência da inversão elétrica (que gera o efeito de cintilação) não existe e por isso não existe a medição em hz. Tentando ajudar, espero ter explicado sem falar besteira, abraços!
O UA-cam deveria contratar o Gaveta como garoto propaganda, ele conseguiu me fazer ver um vídeo de propaganda de 23 minutos que eu não tive vontade de pular kkkkkk
Vídeo incrível. Amei a didática. Só senti a falta de comentar também que além de escolha artística e escolha técnica, o uso de 24 fps para filmes também tem uma questão logística, que vem da própria história do cinema. No começo do século, cada diretor fazia seu filme com um frame rate diferente, muitos foram testados, e às vezes máquinas de cinema precisavam ser adaptadas para rolar filmes em taxas específicas, outras vezes o efeito ficava estranho, então havia uma necessidade mercadológica de se padronizar uma taxa de quadros só, e rolou que 24 fps foi escolhido também por conta disso, além, é claro, do motion blur e a escolha artística de não ser perfeito.
Também senti que ele acabou não explicando direito a parte do vídeo entrelaçado que na verdade vem de uma limitação técnica do sistema de transmissão de TV analógica. Como a TV usava a taxa de atualização da energia elétrica (60hz) e o feixe de eletrons percorre toda a tela de cima pra baixo, não daria tempo de exibir todo o quadro se ele fosse progressivo. Então decidiram dividir o frame alternando entre linhas impares e pares. Ficando assim com o padrão de 30 frames da TV que perdura até hoje. Nunca tinha lido ninguém falando que era pra criar um "frame fantasma" pra ter motion blur. Até porque acho que ninguém nunca gostou do vídeo entrelaçado.
A didática é impressionante! De vez enquando caio neste canal, e sempre me surpreendo. Sou professor, estudei didática e prática de formação, mas a didática que você tem pra explicar as coisas é incomparável! E dá gosto ver gente que cresce por conta do talento, do conhecimento que tem, e não pela futilidade das dancinhas ou pegadinhas toscas.
Estou iniciando no ramo de arte digital, edição e afins, imaginando que já sabia bastante sobre frame rate, mas esse vídeo me provou o contrário, só tenho uma palavra pra descrever a minha satisfação: DIVINO!!!
Que publi 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 e obrigada pelo vídeo, não jogo nem sou do áudio visual, mas tenho muita dificuldade com as telas atuais, sinto muita tontura. Achava que era pelos meus problemas nos olhos e vi que era a compensação de grame (na minha opinião, tosca) desativei tudo. Obrigada.
A melhor explicação sobre frame rate que eu ka vi na minha vida! Com exemplos super fáceis de entender. Vou salvar e mostrar pros meus amigos que ainda não entenderam.
O Gaveta merece ter MILHÕOOOOES de escritos, não só pela excelente qualidade de vídeo que ele apresenta, como esse video que deve ter dado um trabalho IMENSO pra editar, como também na habilidade milenar e sutil, de pedir para você se inscrever DO NADA no meio do vídeo
Eu só sabia a parte básica de frame rate, aquilo de ser "o numero de fotos por minuto" Mas que baita aprendizado extra eu tive nesse vídeo. EXCELENTE VÍDEO! Muito obrigado equipe do Gaveta e Gaveta.
Ahhhhhh eu amo seu conteúdo vc é maravilhoso para editar os vídeos é uma delicinha assistir o seu conteúdo, vc é tipo aquele mestre cozinheiro que coloca aquela flor de sal ali para dar uma quebrada no doce e depois coloca aquele praline de nozes escondido no recheio, um mestre e esse vídeo é o exemplo perfeito disso você brincando com as tecnologias e ao mesmo tempo desmontrando como funciona, e a cereja do bolo dessa sobremesa toda é o seu humor sarcástico. Amo! Parabéns!
Temos aqui mais uma AULA do mestre Gaveta. Se fosse professor de audiovisual ou áreas correlaciondas, passaria esse vídeo para meus alunos COM TRANQUILIDADE
A taxa de atualização (hz) é uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. FPS, no entanto, é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo, ou seja por exemplo, é a transição de um conjunto de 60 quadros para outro conjunto de 60 quadros por segundo, onde ocorreria essa troca, pra isso serve a taxa de atualização que seria a velocidade onde é medida em (hz)! E nao, a quantidade maxima de fps que o monitor/tv consegue exibir! Mas, muito boa sua explicação!
Gaveta, ter mais quadros não é inutil mesmo que seu monitor tenha só 60 fps. se você tem mais fps, o input lag diminui, ou seja, a sensação de atraso do seu comando e o que aparece na tela diminui, por que o frame que está na tela é o mais atual possivel.
Como profissional de pós no audiovisual, lhe parabenizo pela explicação. Didático e interessante simultaneamente e, o mais importante, explicou a decisão artística dos 24fps no cinema. 👏🏻👏🏻👏🏻
Gaveta podia fazer um vídeo falando sobre o episódio de Game of thrones que a galera achou muito escuro e a desculpa dos diretores foi a tv de quem estava assistindo, no ultimo episódio de House of The Dragon eles repetiram a mesma coisa e foi o mesmo diretor e a resposta da HBO foi que foi uma escolha artística...
A escolha de 24fps para cinema está mais para uma decisão técnica e econômica que estética. Quando o cinema era mudo, as câmeras não tinham motores, eram movidas à mão por meio de manivelas e isso fazia com que a taxa de quadros variasse bastante, sem consistência de movimento. Com a chegada do primeiro filme falado em 1927, A Warner Bros escolheu como padrão 24fps, levando em conta a fluidez do movimento, a sincronização com o som, o custo (já que filme cinematográfico é caro e quanto maior a taxa de quadros, mais película se gasta) e até considerando que 24 é um bom múltiplo comum (é múltiplo de 2, 3, 4, 6, 8 e 12).
Gaveta, o que você é genial não tá escrito. Conheci teu canal esse ano, e foi uma das melhores surpresas que tive. Quanto talento em roteirizar, que cabeça genial pra pensar no produto final. PARABÉNS! Ganhou um fã de carteirinha.
a quantidade de frames por segundo tbm ta diretamente ligado a inputlag, mesmo se seu pc fazer mais fremes do que a taxa de atualização do seu monitor vc ainda vai ter beneficios, pq vc vai ter mais atualizações por segundo logo um menor inputlag
Eu ia elaborar aqui mas ta 1 ano atrasado rs, ele não comentou porque são duas coisas diferentes, mas que sim uma pode impactar a outra, mas não da forma que muita gente pensa. O foco do video é a parte audio visual, alem de fazer o jabá da tv
Agora ja sei que video indicar para leigos que não entendem desse assunto verem, professor melhor que o Gaveta não tem ele te prende a cada segundo na explicação mesmo mesmo quando vc ja sabe como funciona, são pouco que conseguem manter a atenção do usuário de uma forma divertida e dinâmica, vc é um DEUS GAVETA!
Mano, desde que eu comprei a minha TV tinha uma espécie de rastro de movimento que sempre me irritou. Agora eu descobri que era a m*rda da interpolação de quadros. Obrigado Gaveta. Ah, quase esqueci, vídeo incrível pra cacete!
Saudações Gaveta! Você sabe explicar porque as séries seja da década de 60, 70 ou 80 eram filmadas em película? E também porque a gente sente uma diferença visual entre a imagem de uma novela, por exemplo, e de uma série? Tipo vamos comparar a imagem da série a ilha da fantasia da década 1970 e uma novela. É hoje as séries são filmadas em película ou é em digital? Tipo a série FROM, SILO e outras?
Pqp, eu tava doido pra entender REALMENTE isso hahahahah pq eu sei "o óbvio", mas queria uma explicação a la gaveta hahahahhaha vou assistir daqui a pouco pra prestar atenção :D
Nossa eu já vi propaganda dessa TV nova da Samsung mil vezes, mas nenhuma foi tão empolgante como esse, eu nunca vi um vídeo/comercial tão bem feito, você até esquece que é um patrocínio de tão interessante e de acordo com os temas do canal. Eu só imagino o trampo para editar e renderizar um vídeo de 23 minutos e 60 FPS com animação e troca de framerate no meio do vídeo, meus parabéns Gaveta e editores, uns dos melhores vídeos do canal!
Depende do jogo, se for competitivo ou precise de reflexos, estabilidade é melhor, mas se vc estiver num jogo de história ou que reflexos não são tão importantes, vai pra qualidade
Detalhe importante: Em jogos, rodar a mais de 60+ mesmo que não esteja utilizando um monitor com refresh rate alto, é importante. Mais FPS diminuem o tempo de resposta, visto que seu sistema está de fato renderizando na velocidade maxima possivel, pra jogos competitivos, faz diferença. Linus fez um vídeo sobre o assunto bem interessante
Isso! Fiquei um pouquinho triste com a reclamação do Gaveta nessa parte, ter mais frames significa menos latência entre a placa de vídeo e o monitor, independente da refresh rate, não é gastar dinheiro atoa.
Depende né Gaveta. Jogos como o CS GO, liberar a taxa de frames, mesmo que seu monitor suporte apenas 60Hz, faz muita diferença por conta do tempo de resposta. Quanto maior a taxa de frames, menor é o tempo de resposta. Aqui eu jogo com 300 frames o CSGO e quando baixo para 60FPS, da para notar nitidamente que o tempo de resposta dos comandos está maior. Mas isso só vale para jogo competitivos mesmo, onde cada milissegundo é importante!
Praticamente nos tempos atuais O único jogo que faz diferença é o CS por causa da mecânica que foi feita ao criar o jogo, outros jogos se você não tiver um monitor com uma frequência maior não vai fazer diferença
@@NoobtechTR Pior que faz. Nesse caso, é algo chamado input lag. Quanto mais quadros um jogo processa, mais input do controle/mouse, ele registra por segundo.
@@dangelocake2635 cara eu não tenho certeza absoluta mas eu acho que são coisas diferentes, Porque tipo se você for na configuração das novas placas de vídeo da NVidia ela tem uma configuração para acelerar o as respostas dos a periféricos do seu computador como mouse teclado, tem dois tempos de resposta, tem do seu monitor e dos seus periféricos
Caralho! Esse foi o melhor vídeo do canal interpolando jabá com conteúdo, ficou tão suave que nem parece jabá! Parabéns, se todo mundo adotasse isso era top demais
Isso me lembra que eu sofri infernalmente na transição de monitor CRT para LCD. Saí de um maravilhoso Sony 21" com taxa de atualização de 165hz para um samsung de 24" de apenas 60hz.
Em relação a quadros nos jogos, mesmo que sua tela não atenda a quantidade de frames que estão sendo renderizados, os inputs dos periféricos podem responder nos frames específicos. Uma maior quantidade de frames em jogos pode possibilitar movimentos mais precisos.
O Gaveta é o mestre da publicidade. Agora eu quero uma Neo QLED QN90, e eu vim pra aprender sobre frame rate. Aprendi, mas a principal informação do vídeo é q eu preciso dessa TV.
Oi Gaveta. Gosto muito do seu canal e desses vídeos mais técnicos. A explicação sobre fields acredito que ficou um pouco confusa e dá uma idéia errada. Na verdade o fields (upper ou lower) é um recurso utilizado para dividir um quadro em duas informações menores e mais rápidas de serem exibidas. Uma interpolação, mas não como você explicou, pois não montavam um quadro entre dois frames, eles dividiam o quadro em dois para que a transmissão e exibição fossem mais fluidas. Isso era feito por conta do tipo de transmissão de sinal de tv e dos monitores de tubo. O sinal analógico de tv tinha uma capacidade limitada de transmissão de informação. Simplificando seria como se houvesse uma via que passasse continuamente muitas linhas a uma taxa alta, mas não o suficiente para montar o quadro todo no ritmo necessário. Numa transmissão isso faria com que o canhão de elétrons no fundo do tubo da tv levasse um tempo para desenhá-las de alto a baixo na tela caso tentasse montar um frame de uma só tacada. Isso geraria um efeito de onda na criação do quadro. A solução era dividir a exibição do quadro em dois, apresentando o quadro em listras alternadas, metade do frame por vez, que são desenhadas varrendo a tela e misturando constantemente o quadro anterior com o próximo. Fazendo isso a 60hz (ou 60 "varreduras" por segundo) essa mesclagem se torna imperceptível e faz a exibição parecer mais fluida. O resultado é uma exibição de 525 linhas a 30fps, mas na verdade eram transmitidas e exibidas metade dessas linhas a 60hz. Isso no padrão americano, NTSC, que era o mais antigo e usado em países com corrente alternada de 60hz. Nos países de corrente alternada de 50hz foi preciso criar o PAL, que trabalha com 625 linhas a 50hz, gerando uma experiência de 25 fps. Todo esse processo de varredura em linhas é bem evidente quando vemos um vídeo de uma tv de tubo, com umas sombras percorrendo a tela , que são resultado da desincronia entre o equipamento que filma a tv e os ciclos que geram a imagem. O problema a que você se refere no vídeo, sobre aparecerem as linhas quando se edita material com fields, se dá porque essa ordem precisa ser mantida ou o material precisa ser reconstruído em exibição de frames integrais ou, com se diz, progressivos, para que o efeito não se quebre. O software literalmente recorta as linhas e tenta reconstruí-las em frames inteiros. Em monitores modernos os fields ficam bem evidentes pois nós hábituamos ao uso de exibição progressiva, que geralmente usamos hoje em dia na internet. Com cada quadro integralmente exibido, sem as linhas. Mesmo assim alguns padrões de fields ainda são usados por emissoras. Quando se converte um filme com fields para progressivo é preciso usar um processo de desentrelaçamento que "desfaça“ o que foi feito para gerar as linhas. Como se o vídeo fosse reconstruído usando a mesma lógica que o dividiu em fields. Isso sempre causa perdas. Um exemplo é no caso do primeiro frame de uma cena em um vídeo entrelaçado. Esse primeiro frame tem apenas metade da informação do quadro. Terá que ser excluído e ter a metade correspondente acrescentada ao quadro seguinte. Depois esse quadro deverá ser duplicado para manter a quantidade de quadros. Também é possível que as linhas sejam duplicadas a fim de criar um quadro inteiro. De qualquer modo há perda de qualidade. Isso pode ser um problema quando o material já foi editado, quebrando a lógica ao embaralhar a ordem original do registro ou quando, por exemplo, passam um filme entrelaçado para um framerate diferente. O processo vai ter perda ao tentar acrescentar ou retirar frames ainda tendo que lidar com as linhas entrelaçadas. Espero ter contribuído e desculpe alguma canelada. Abraço!
É o melhor vídeo de jabá que eu já vi. Fiquei presa do início ao fim. O negócio tá tão entrelaçado que o ícone de jabá aparecer aos 16:52 do vídeo tá errado. O certo era aparecer aos 00:01. E mesmo assim vale cada segundo, aliás, cada frame por segundo! E com frame rate bem alto. (E eu nem sou gamer, sou simples fã de cinema msm). Ainda saí aprendendo e me sentindo segura pra usar a expressão no meu comentário, sendo que era um assunto que, até agora, eu sequer sabia direito q existia. 👏🏻👏🏻👏🏻
Onde clica que curtir duas vezes !? A tempos tempo explicar para os amigos como funciona a taxa de atualização das telas mas não é fácil explicar isso de uma forma clara. Ótima explicação tua meu véio, parabéns pelo vídeo!!
Gosto muito do jeito que o gaveta pede pra se inscrever e lembra do like, sempre me divirto muito.(se não me lembrar do like eu realmente esqueço e no final do vídeo geralmente pulo)
Sou um inscrito relativamente novo... e apaixonado por cinema e arte num geral. Eu tô apaixonado pelo gaveta kk 😂❤ esse é o melhor vídeo q vi na face da terra.
Caralho o gaveta vai longe nos vídeos. Você não vê ninguém abordando alguns temas e isso é sensacional. Eu achei muito bacana O Hobbit no cinema em 48fps... masssss parece jogo kkkk
Muito bom... Gaveta... reage a dupla explosiva... quando um dos protagonistas lembra de como conhecer a mulher da vida dele... o jogo da música em relação ao que está se passando. Lembrei muito dos sues reacts de filmes... e olha que já vi esse filme diversas vezes, mas ontem, quando o vi novamente, lembrei de ti. hahahahahahah
A melhor explicação que já vi! Explicou de maneira prática, clara, objetiva e sem deixar de lado os fatores técnicos. Acabou de conquistar mais um inscrito só por esse vídeo. Não tenho dúvidas que irei poder aprender muito com o seu canal. Ótimo conteúdo!
Eu danço, e muitos vídeos de coreografias me incomodavam muito por não serem claros, eu achava q era só por conta da qualidade da definição da câmera (4k ou não) agr entendi q vai além disso!!
Conseguiu explicar melhor do que canal "especializado" o assunto ( especializado digo canais de tecnologia only ), sensacional, samsung aprenda com gaveta em como escolher quem propaga seu produto e faz algo de qualidade como ele.
É inacreditável conseguir fazer um vídeo entrelaçadas com o jaba ficar tão bom
Gaveta é o mestre do Jabá.
E ainda do NADA kkkkk
nossa eu amo como ele faz isso com Jaba e Like. hahaha
E sem a gente perceber que existe um
Jaba incluso
Só percebi que é jaba... pelo jaba time kkk
O canal do Gaveta é tão bom que em um vídeo só ele:
1- dá uma aula sobre cinematografia;
2- faz piadas e entretenimento;
3- ainda faz jabá para Samsung, BGS e pro próprio canal
G Ê N I O
UM GÊNIO!!!
Ainda encaixa muito bem o pedido de like
Um comercial de 23:12 minutos que a gente assiste de boas pq tá aprendendo um monte e a linguagem tá divertida pra caramba. Espero que esteja sendo muito bem pago por isso, você merece
Realmente kkkkkk Anderson gaveta é um gênio!
@@andersoncarlos831 todo Anderson é bom!
@@andersondoceara7914 Verdade
Muito bom mesmo
AEEE GAVETA vais bater 1 milhão esse ano ainda! Bora estourar um champagne!
Todo criador de conteúdo tem muito a aprender com o Gaveta. Não só com o que ele fala, mas também com "como" ele fala. Ninguém faz jabá e pede inscrição melhor do que Anderson Gaveta.
Cada vídeo é sempre uma aula 👏👏👏
Fala professor! você por aqui 😁
O storytelling dele é de outro nível.
Que vídeo espetacular, Gaveta. Obrigado pela aula!
Eu ainda era criança quando comecei a reparar a diferença da taxa de quadros, a primeira comparação que tive foi quando observei a novela que passava durante a tarde e a novela que passava a noite.
As mais antigas pareciam ter uma fluidez melhor, já as novelas do horário nobre, davam a impressão de ter os movimentos da imagem semelhante ao de filmes, principalmente as novelas atuais.
Sério, o Gaveta deveria ganhar um prêmio no cenário de marketing e propaganda, nunca vi um produtor gerar vídeo de conteúdo pago de maneira tão agradável!
Caramba, já tinha assistido esse vídeo, mas só agora que entendi a diferença estranha que tinha em algum filmes que via na TV. Obrigado Gaveta por compartilha sua sabedoria.
Não é a toa que muitos professores mostram vídeos do UA-cam nas aulas. Show de bola!!!
Provavelmente vc nunca verá esse comentário, mas deixo aqui os meus parabéns pelo conteúdo. Cara, vc é o melhor que já vi nesse ramo de criação de conteúdo para edição e toda caral#@ que tu põe aqui. Eu sempre gostei de edição, mas nunca pude me dedicar e me sinto realizado em ver esse tipo de conteúdo. Agradeço a toda galera que participa do roteiro, direção, montagem, mixagem e todo o resto. Vocês são fod#$
Toda vez eu me impressiono com a didática do Gaveta... o cara tem o dom da comunicação... PARABÉNS!!!
O frame rate de 24 foi escolhido no início da história do cinema pelo fato de ser uma taxa que dá uma ideia de movimento sem ser muito custoso. Por isso esse padrão durou tanto tempo.
Pra quem é criador de conteúdo esse tema é importante e difícil de entender, até agora. Obrigado.
Após anos sofrendo com motion em minha tv 4k, deixe de apreciar vários filmes e séries porque ficava insuportável de assistir com borrões na tela devido ao motion.
Mas após esse vídeo eu finalmente, me libertei do motion na tv Samsung 4k UHD e hj eu sou uma pessoa feliz. Obrigado gaveta. 💜
14:30 Eu Tava Esperando O Cara Dar Uma Explicação Mais Detalhada E O Cara Me Vem Com Essa!😂😂😂😂
Assisti, sensacional!!! Tirou todas as dúvidas que eu tinha, principalmente sobre câmera lenta que eu nunca entendi bem e o pq dos 24fps do cinema. Além de eu não saber que a taxa da tv era os fps kkkkkk sensacional. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gaveta masterizou a técnica do jabá, conseguiu instrumentalizar o jabá da TV em um video educativo excelente e bem ludico sobre refresh rate/ framerate e aplicações diferentes para taxas de atualização diferente!
FIcou muito bom, que mais criadores de conteudo aprendam a fazer videos publicitários como esse que o gaveta fez!
Cara, como o canal do Gaveta tá sensacional. Impressionante a qualidade que esse homem e a equipe dele conseguem trazer. Quero ser assim um dia
O cara me fez querer comprar a tv, assistindo um exemplo! Você é FODA!
Com certeza o meu professor vai mostrar esse vídeo na aula!
(Sim, faço audiovisual por causa do Gaveta dfgjodfigjdof 🧡)
A forma com o Gavetinha conseguiu condensar o assunto e explicar de uma forma tão didática é incrível!!! Você merece muito mais que um milhão de inscritos.
Pensa num assunto que nunca me canso de aprender !! kk Ainda mais com o Gaveta, ai n tem pra ngm!
o assunto de como inserir o pedido de like né...kkkk...
Curti o vídeo, parabéns, mas tem só uma coisinha que gostaria de comentar logo do início do vídeo: Quadros por Segundo e Hertz são medidas parecidas, mas não iguais e não indicam a mesma coisa. Hz (no caso de monitor) indica a quantidade de vezes que o monitor apaga e acende para dar o efeito de movimento e esse valor pode gerar cintilação e tem outros fatores elétricos e afins, então podemos considerar que hz é a medida para o equipamento que exibe a imagem com geração de luz por eletricidade (algo assim). Agora os quadros por segundo é exatamente o que você falou e se refere a fonte do vídeo, a mídia em si, por exemplo imagine que você tem aqueles desenhos em sequência que simulam movimento (como citado da origem do cinema) chamados de "Flip Book", apesar de podermos medir os "quadros por segundo" ele não teria cintilação, portanto a frequência da inversão elétrica (que gera o efeito de cintilação) não existe e por isso não existe a medição em hz.
Tentando ajudar, espero ter explicado sem falar besteira, abraços!
*Configurações 1080p60 ✔️
*Vídeo do Gaveta pra fazer meu dia ficar 1000% melhor ✔️
O UA-cam deveria contratar o Gaveta como garoto propaganda, ele conseguiu me fazer ver um vídeo de propaganda de 23 minutos que eu não tive vontade de pular kkkkkk
E sem colocar no 2x! O cara é um gênio hahahaha. Muito bom!
Vídeo incrível. Amei a didática. Só senti a falta de comentar também que além de escolha artística e escolha técnica, o uso de 24 fps para filmes também tem uma questão logística, que vem da própria história do cinema. No começo do século, cada diretor fazia seu filme com um frame rate diferente, muitos foram testados, e às vezes máquinas de cinema precisavam ser adaptadas para rolar filmes em taxas específicas, outras vezes o efeito ficava estranho, então havia uma necessidade mercadológica de se padronizar uma taxa de quadros só, e rolou que 24 fps foi escolhido também por conta disso, além, é claro, do motion blur e a escolha artística de não ser perfeito.
Também senti que ele acabou não explicando direito a parte do vídeo entrelaçado que na verdade vem de uma limitação técnica do sistema de transmissão de TV analógica. Como a TV usava a taxa de atualização da energia elétrica (60hz) e o feixe de eletrons percorre toda a tela de cima pra baixo, não daria tempo de exibir todo o quadro se ele fosse progressivo. Então decidiram dividir o frame alternando entre linhas impares e pares. Ficando assim com o padrão de 30 frames da TV que perdura até hoje. Nunca tinha lido ninguém falando que era pra criar um "frame fantasma" pra ter motion blur. Até porque acho que ninguém nunca gostou do vídeo entrelaçado.
Cara, pela primeira vez um cara me fez rir c um pedido de inscrição, um genio pqp
Deve ser mt foda ter uma vivencia com o Gaveta, ele sabe de mt coisa e fala tão feliz do que ele gosta
A didática é impressionante! De vez enquando caio neste canal, e sempre me surpreendo. Sou professor, estudei didática e prática de formação, mas a didática que você tem pra explicar as coisas é incomparável! E dá gosto ver gente que cresce por conta do talento, do conhecimento que tem, e não pela futilidade das dancinhas ou pegadinhas toscas.
Estou iniciando no ramo de arte digital, edição e afins, imaginando que já sabia bastante sobre frame rate, mas esse vídeo me provou o contrário, só tenho uma palavra pra descrever a minha satisfação: DIVINO!!!
Que publi 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 e obrigada pelo vídeo, não jogo nem sou do áudio visual, mas tenho muita dificuldade com as telas atuais, sinto muita tontura. Achava que era pelos meus problemas nos olhos e vi que era a compensação de grame (na minha opinião, tosca) desativei tudo. Obrigada.
gaveta. você poderia fazer uma breve historia sobre a evolução dos efeitos especiais. dês do principio até a atualidade?
ele já editou um vídeo sobre isso no canal do Jovem nerd, ficou bem legal... dá uma olhada lá.
eu sei mas seria interessante ver ele falando do assunto junto com esse jeito
A melhor explicação sobre frame rate que eu ka vi na minha vida! Com exemplos super fáceis de entender. Vou salvar e mostrar pros meus amigos que ainda não entenderam.
O Gaveta merece ter MILHÕOOOOES de escritos, não só pela excelente qualidade de vídeo que ele apresenta, como esse video que deve ter dado um trabalho IMENSO pra editar, como também na habilidade milenar e sutil, de pedir para você se inscrever DO NADA no meio do vídeo
Eu só sabia a parte básica de frame rate, aquilo de ser "o numero de fotos por minuto"
Mas que baita aprendizado extra eu tive nesse vídeo. EXCELENTE VÍDEO! Muito obrigado equipe do Gaveta e Gaveta.
Ahhhhhh eu amo seu conteúdo vc é maravilhoso para editar os vídeos é uma delicinha assistir o seu conteúdo, vc é tipo aquele mestre cozinheiro que coloca aquela flor de sal ali para dar uma quebrada no doce e depois coloca aquele praline de nozes escondido no recheio, um mestre e esse vídeo é o exemplo perfeito disso você brincando com as tecnologias e ao mesmo tempo desmontrando como funciona, e a cereja do bolo dessa sobremesa toda é o seu humor sarcástico. Amo! Parabéns!
17:54 esse Burn In é o terror das TVs. Que bom que essa TV evita isso por mais tempo.
Temos aqui mais uma AULA do mestre Gaveta. Se fosse professor de audiovisual ou áreas correlaciondas, passaria esse vídeo para meus alunos COM TRANQUILIDADE
O cara fez entretenimento com explicação sobre framerate, gaveta eu te amo .
O Gaveta é tão smooth, suave no jabá, no pedido de inscrição, e like, mds, é incrível isso kkkkkk.
A taxa de atualização (hz) é uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. FPS, no entanto, é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo, ou seja por exemplo, é a transição de um conjunto de 60 quadros para outro conjunto de 60 quadros por segundo, onde ocorreria essa troca, pra isso serve a taxa de atualização que seria a velocidade onde é medida em (hz)! E nao, a quantidade maxima de fps que o monitor/tv consegue exibir! Mas, muito boa sua explicação!
Gaveta, ter mais quadros não é inutil mesmo que seu monitor tenha só 60 fps. se você tem mais fps, o input lag diminui, ou seja, a sensação de atraso do seu comando e o que aparece na tela diminui, por que o frame que está na tela é o mais atual possivel.
Como profissional de pós no audiovisual, lhe parabenizo pela explicação. Didático e interessante simultaneamente e, o mais importante, explicou a decisão artística dos 24fps no cinema. 👏🏻👏🏻👏🏻
não existe um ser humano que sabe fazer jaba melhor que o gaveta, na moral
Bacana demais, meu irmão! Agradecemos-lhe! Parbéns!
Gaveta podia fazer um vídeo falando sobre o episódio de Game of thrones que a galera achou muito escuro e a desculpa dos diretores foi a tv de quem estava assistindo, no ultimo episódio de House of The Dragon eles repetiram a mesma coisa e foi o mesmo diretor e a resposta da HBO foi que foi uma escolha artística...
Meu cérebro quase bugou nos primeiros segundos de Gaveta em 60fps kkkkk, mais um vídeo ótimo como sempre!
Finalmente master chief apareceu por aqui, agradecido
É pq ele ta meio esquecido hj em dia, gosto dele tbm
Confesso que entrei no vídeo por causa disso kkkkkkkkkkkkkk
@@Marcos75668 na vdd ele só é esquecido aqui no Brasil ne, nos estados unidos master chief é mais conhecido q GTA, Mario e etc
Master Chief meio esquecido foi tenso
A escolha de 24fps para cinema está mais para uma decisão técnica e econômica que estética.
Quando o cinema era mudo, as câmeras não tinham motores, eram movidas à mão por meio de manivelas e isso fazia com que a taxa de quadros variasse bastante, sem consistência de movimento.
Com a chegada do primeiro filme falado em 1927, A Warner Bros escolheu como padrão 24fps, levando em conta a fluidez do movimento, a sincronização com o som, o custo (já que filme cinematográfico é caro e quanto maior a taxa de quadros, mais película se gasta) e até considerando que 24 é um bom múltiplo comum (é múltiplo de 2, 3, 4, 6, 8 e 12).
eu achava que 240hz era frescura... até testar na prática! hahaha
agora eu acho 360hz frescura, e prefiro nem testar pra não gastar mais dinheiros.
dificil alguem precisar disso
@@keie18 precisar realmente não precisa, mas que é legal é hahah.
Tirando os pro players é claro, a maioria já joga em 240hz.
Gaveta, o que você é genial não tá escrito. Conheci teu canal esse ano, e foi uma das melhores surpresas que tive. Quanto talento em roteirizar, que cabeça genial pra pensar no produto final. PARABÉNS! Ganhou um fã de carteirinha.
a quantidade de frames por segundo tbm ta diretamente ligado a inputlag, mesmo se seu pc fazer mais fremes do que a taxa de atualização do seu monitor vc ainda vai ter beneficios, pq vc vai ter mais atualizações por segundo logo um menor inputlag
Eu ia elaborar aqui mas ta 1 ano atrasado rs, ele não comentou porque são duas coisas diferentes, mas que sim uma pode impactar a outra, mas não da forma que muita gente pensa. O foco do video é a parte audio visual, alem de fazer o jabá da tv
melhor canal do UA-cam. faz um assunto super nichado e técnico ficar legal e descontraído!! 👏🏼👏🏼
o bom do Gaveta é que ele faz uma publi de 20 minutos e o video ainda fica legal kkkkkkkk
Tinha visto um video de um animador explicando isso mas não tinha consiguido sentir a diferença direito. Os exemplos do seu video foram bem melhores.
Gaveta, estou assistindo seus vídeos sem parar já faz 2 meses. Supreendentemente eu não estava te seguindo até agora, perdão.
Eu tbm
Namoral gaveta, eu tenho ZERO coisas que me relacionem com audiovisual, mas eu AMO e vejo todos os vídeos do teu canal
Cara, que aula !
Para mim, que tô entrando no mundo das animações, esse vídeo me abriu muito a mente sobre quantos quadros são minimamente nescessário pra ficar fluido
E esse milhão que não chega, heim povo? Bora ajudar o gavetinha aí
Agora ja sei que video indicar para leigos que não entendem desse assunto verem, professor melhor que o Gaveta não tem ele te prende a cada segundo na explicação mesmo mesmo quando vc ja sabe como funciona, são pouco que conseguem manter a atenção do usuário de uma forma divertida e dinâmica, vc é um DEUS GAVETA!
Mano, desde que eu comprei a minha TV tinha uma espécie de rastro de movimento que sempre me irritou. Agora eu descobri que era a m*rda da interpolação de quadros. Obrigado Gaveta. Ah, quase esqueci, vídeo incrível pra cacete!
Saudações Gaveta! Você sabe explicar porque as séries seja da década de 60, 70 ou 80 eram filmadas em película? E também porque a gente sente uma diferença visual entre a imagem de uma novela, por exemplo, e de uma série? Tipo vamos comparar a imagem da série a ilha da fantasia da década 1970 e uma novela. É hoje as séries são filmadas em película ou é em digital? Tipo a série FROM, SILO e outras?
Pqp, eu tava doido pra entender REALMENTE isso hahahahah pq eu sei "o óbvio", mas queria uma explicação a la gaveta hahahahhaha vou assistir daqui a pouco pra prestar atenção :D
Nossa eu já vi propaganda dessa TV nova da Samsung mil vezes, mas nenhuma foi tão empolgante como esse, eu nunca vi um vídeo/comercial tão bem feito, você até esquece que é um patrocínio de tão interessante e de acordo com os temas do canal.
Eu só imagino o trampo para editar e renderizar um vídeo de 23 minutos e 60 FPS com animação e troca de framerate no meio do vídeo, meus parabéns Gaveta e editores, uns dos melhores vídeos do canal!
Não é atoa que o vídeo está no em alta, parabenss!! eu não acredito que o canal ainda nn tem mais de 1 milhão, uns dos melhores canais do youtube !
Aproveitando o assunto galera me ajuda numa dúvida cruel: 1080p com 45fps (oscilando) ou 900p 50fps+ (estável) ???
Depende, tá falando de q?
@@daniellucas4460 games
Oq vcs preferem: fps ou qualidade?
Depende do jogo, se for competitivo ou precise de reflexos, estabilidade é melhor, mas se vc estiver num jogo de história ou que reflexos não são tão importantes, vai pra qualidade
Dando like, sem o aviso do gaveta, só pq reparei no bonequinho em dividido no meio e em frames diferentes. Muito foda mano
Eu sempre gravo no 24fps por uma questão de tamanho dos arquivos e limite de HD. Gaveta sempre detona.
Adoro quando o vídeo é sobre um assunto técnico, sou leigão (não manjo nada de programação ou produção audiovisual) mas gosto de ver essas videoaulas
Detalhe importante: Em jogos, rodar a mais de 60+ mesmo que não esteja utilizando um monitor com refresh rate alto, é importante. Mais FPS diminuem o tempo de resposta, visto que seu sistema está de fato renderizando na velocidade maxima possivel, pra jogos competitivos, faz diferença. Linus fez um vídeo sobre o assunto bem interessante
Isso! Fiquei um pouquinho triste com a reclamação do Gaveta nessa parte, ter mais frames significa menos latência entre a placa de vídeo e o monitor, independente da refresh rate, não é gastar dinheiro atoa.
Esse vídeo vale por um semestre de qualquer faculdade de marketing.
Que maravilha!
Mistérios da vida: ✋😭 Pq no cinema não reproduzem o filme a 60fps, e pq não existe lan house com tela de cinema pra jogar naquelas telonas !!!
Poxa, seu canal é muito legal cara, parabéns pelo conteúdo!🙌🚀
Depende né Gaveta. Jogos como o CS GO, liberar a taxa de frames, mesmo que seu monitor suporte apenas 60Hz, faz muita diferença por conta do tempo de resposta. Quanto maior a taxa de frames, menor é o tempo de resposta. Aqui eu jogo com 300 frames o CSGO e quando baixo para 60FPS, da para notar nitidamente que o tempo de resposta dos comandos está maior. Mas isso só vale para jogo competitivos mesmo, onde cada milissegundo é importante!
Praticamente nos tempos atuais O único jogo que faz diferença é o CS por causa da mecânica que foi feita ao criar o jogo, outros jogos se você não tiver um monitor com uma frequência maior não vai fazer diferença
@@NoobtechTR Pior que faz. Nesse caso, é algo chamado input lag. Quanto mais quadros um jogo processa, mais input do controle/mouse, ele registra por segundo.
Mas em relação a fluidez não faltou nada. É uma informação importante, mas é só para games, então da pra dar um desconto xD
@@dangelocake2635 cara eu não tenho certeza absoluta mas eu acho que são coisas diferentes, Porque tipo se você for na configuração das novas placas de vídeo da NVidia ela tem uma configuração para acelerar o as respostas dos a periféricos do seu computador como mouse teclado, tem dois tempos de resposta, tem do seu monitor e dos seus periféricos
@@NoobtechTR além disso, tem periféricos que possuem programas próprios que permite diminuir o tempo de resposta
Da até vontade de trabalhar com áudio visual depois de assistir seus vídeos kkkk da pra ver q que o gaveta AMA isso... Sucesso cara, manda muito Tmj
Caralho! Esse foi o melhor vídeo do canal interpolando jabá com conteúdo, ficou tão suave que nem parece jabá! Parabéns, se todo mundo adotasse isso era top demais
Isso me lembra que eu sofri infernalmente na transição de monitor CRT para LCD. Saí de um maravilhoso Sony 21" com taxa de atualização de 165hz para um samsung de 24" de apenas 60hz.
Em relação a quadros nos jogos, mesmo que sua tela não atenda a quantidade de frames que estão sendo renderizados, os inputs dos periféricos podem responder nos frames específicos. Uma maior quantidade de frames em jogos pode possibilitar movimentos mais precisos.
Vídeo do Gaveta é uma aula completa: roteiro, atuação, produção, jabá. Sensacional!
O Gaveta é o mestre da publicidade. Agora eu quero uma Neo QLED QN90, e eu vim pra aprender sobre frame rate. Aprendi, mas a principal informação do vídeo é q eu preciso dessa TV.
Oi Gaveta. Gosto muito do seu canal e desses vídeos mais técnicos. A explicação sobre fields acredito que ficou um pouco confusa e dá uma idéia errada.
Na verdade o fields (upper ou lower) é um recurso utilizado para dividir um quadro em duas informações menores e mais rápidas de serem exibidas. Uma interpolação, mas não como você explicou, pois não montavam um quadro entre dois frames, eles dividiam o quadro em dois para que a transmissão e exibição fossem mais fluidas. Isso era feito por conta do tipo de transmissão de sinal de tv e dos monitores de tubo. O sinal analógico de tv tinha uma capacidade limitada de transmissão de informação. Simplificando seria como se houvesse uma via que passasse continuamente muitas linhas a uma taxa alta, mas não o suficiente para montar o quadro todo no ritmo necessário. Numa transmissão isso faria com que o canhão de elétrons no fundo do tubo da tv levasse um tempo para desenhá-las de alto a baixo na tela caso tentasse montar um frame de uma só tacada. Isso geraria um efeito de onda na criação do quadro. A solução era dividir a exibição do quadro em dois, apresentando o quadro em listras alternadas, metade do frame por vez, que são desenhadas varrendo a tela e misturando constantemente o quadro anterior com o próximo. Fazendo isso a 60hz (ou 60 "varreduras" por segundo) essa mesclagem se torna imperceptível e faz a exibição parecer mais fluida. O resultado é uma exibição de 525 linhas a 30fps, mas na verdade eram transmitidas e exibidas metade dessas linhas a 60hz. Isso no padrão americano, NTSC, que era o mais antigo e usado em países com corrente alternada de 60hz. Nos países de corrente alternada de 50hz foi preciso criar o PAL, que trabalha com 625 linhas a 50hz, gerando uma experiência de 25 fps.
Todo esse processo de varredura em linhas é bem evidente quando vemos um vídeo de uma tv de tubo, com umas sombras percorrendo a tela , que são resultado da desincronia entre o equipamento que filma a tv e os ciclos que geram a imagem.
O problema a que você se refere no vídeo, sobre aparecerem as linhas quando se edita material com fields, se dá porque essa ordem precisa ser mantida ou o material precisa ser reconstruído em exibição de frames integrais ou, com se diz, progressivos, para que o efeito não se quebre. O software literalmente recorta as linhas e tenta reconstruí-las em frames inteiros.
Em monitores modernos os fields ficam bem evidentes pois nós hábituamos ao uso de exibição progressiva, que geralmente usamos hoje em dia na internet. Com cada quadro integralmente exibido, sem as linhas. Mesmo assim alguns padrões de fields ainda são usados por emissoras.
Quando se converte um filme com fields para progressivo é preciso usar um processo de desentrelaçamento que "desfaça“ o que foi feito para gerar as linhas. Como se o vídeo fosse reconstruído usando a mesma lógica que o dividiu em fields. Isso sempre causa perdas. Um exemplo é no caso do primeiro frame de uma cena em um vídeo entrelaçado. Esse primeiro frame tem apenas metade da informação do quadro. Terá que ser excluído e ter a metade correspondente acrescentada ao quadro seguinte. Depois esse quadro deverá ser duplicado para manter a quantidade de quadros. Também é possível que as linhas sejam duplicadas a fim de criar um quadro inteiro. De qualquer modo há perda de qualidade. Isso pode ser um problema quando o material já foi editado, quebrando a lógica ao embaralhar a ordem original do registro ou quando, por exemplo, passam um filme entrelaçado para um framerate diferente. O processo vai ter perda ao tentar acrescentar ou retirar frames ainda tendo que lidar com as linhas entrelaçadas.
Espero ter contribuído e desculpe alguma canelada.
Abraço!
É o melhor vídeo de jabá que eu já vi. Fiquei presa do início ao fim. O negócio tá tão entrelaçado que o ícone de jabá aparecer aos 16:52 do vídeo tá errado. O certo era aparecer aos 00:01. E mesmo assim vale cada segundo, aliás, cada frame por segundo! E com frame rate bem alto. (E eu nem sou gamer, sou simples fã de cinema msm).
Ainda saí aprendendo e me sentindo segura pra usar a expressão no meu comentário, sendo que era um assunto que, até agora, eu sequer sabia direito q existia. 👏🏻👏🏻👏🏻
Gaveta faz um vídeo de calibração de TV, mostrando as melhores formas de ter uma experiência audiovisual
Onde clica que curtir duas vezes !?
A tempos tempo explicar para os amigos como funciona a taxa de atualização das telas mas não é fácil explicar isso de uma forma clara. Ótima explicação tua meu véio, parabéns pelo vídeo!!
Gaveta odeio ver seus videos, tu faz umas propagandas que eu não consigo pular de tão bom, perfeito, parabens!!!
Gosto muito do jeito que o gaveta pede pra se inscrever e lembra do like, sempre me divirto muito.(se não me lembrar do like eu realmente esqueço e no final do vídeo geralmente pulo)
Sou um inscrito relativamente novo... e apaixonado por cinema e arte num geral. Eu tô apaixonado pelo gaveta kk 😂❤ esse é o melhor vídeo q vi na face da terra.
Quem trabalha com edição de videos, animação em 3d ou imagens de drone é essemcial saber disso. Muito bom esse video!!!
Além da aula de Fps aprendemos como fazer uma Publicidade perfeita!!!🥰
Caralho o gaveta vai longe nos vídeos. Você não vê ninguém abordando alguns temas e isso é sensacional. Eu achei muito bacana O Hobbit no cinema em 48fps... masssss parece jogo kkkk
Muito bom... Gaveta... reage a dupla explosiva... quando um dos protagonistas lembra de como conhecer a mulher da vida dele... o jogo da música em relação ao que está se passando. Lembrei muito dos sues reacts de filmes... e olha que já vi esse filme diversas vezes, mas ontem, quando o vi novamente, lembrei de ti. hahahahahahah
Jovem, parabéns pelo vídeo, você realmente sabe o que está falando.
A melhor explicação que já vi!
Explicou de maneira prática, clara, objetiva e sem deixar de lado os fatores técnicos.
Acabou de conquistar mais um inscrito só por esse vídeo.
Não tenho dúvidas que irei poder aprender muito com o seu canal.
Ótimo conteúdo!
Eu danço, e muitos vídeos de coreografias me incomodavam muito por não serem claros, eu achava q era só por conta da qualidade da definição da câmera (4k ou não) agr entendi q vai além disso!!
Conseguiu explicar melhor do que canal "especializado" o assunto ( especializado digo canais de tecnologia only ), sensacional, samsung aprenda com gaveta em como escolher quem propaga seu produto e faz algo de qualidade como ele.
Melhor forma de fazer propaganda. Transmitindo informação útil
um video inteiro de AD que a gente assiste de bom grado, isso é ser um bom entertainer, Gaveta é f#da
Mano, mesmo eu sabendo do assunto o cara conseguiu me segurar o vídeo todo kkk..
muito divertido ... sensacional.
Gaveta, fazia tempo que não assistia a um vídeo seu, e realmente, sempre que eu apareço, é uma mágica a parte.