Excelente! Agroloresteiros são os estoicos do nosso século: Honra as verdades com a prática. Agrofloresta regenera em dois níveis: físico e metafísico! Parabéns aos envolvidos, parabéns a todos nós
Gratidão, 🙏🙏👏👏🙌🙌 Deus pai de muita saúde a todos e muita prosperidade em compartilhar. Estou eu aqui aprendendo e produzindo alimento na capital em minas Gerais área pequena mas é possível. Muito obrigado mudou minha vida é saúde para mim é família.
Ótima série! Muita gratidão por nos inspirar com essas pessoas e por esse trabalho magnifico que faz a diferença no mundo. Também estamos começando aqui em Tamboril do Piauí - PI. 🙏
Assiti quase 90% dos assuntos do CEPEAS. Parabéns por tudo isso! Até as Escrituras Sagradas falam disso. " o conhecimento levará a vida eterna " _ João 17 :3. Pedro Lucena, Técnico em Agropecuária.
Rapaz vocês são os verdadeiros heróis desse país, o Nelson é um cara fantástico, sua luta a princípio solitária precisa ser compartilhada…. Parabéns Nelson , Fernando e o Edson. E a essa equipe q permite esse trabalho maravilhoso. Obrigado pelo conhecimento
Рік тому+31
Que pena que acabou... Aprendi demais nesses dias com vocês meus amigos. Vamos fortalecer essa rede de agroflorestores com certeza. Até a próxima, com fé em Deus.
Eu estou estarrecido com a empatia do Nelson no sentido de difundir o seu conhecimento salvando a caatinga e a transformação gigante neste planeta. Ao contrário de muita gente que além de cobrar caro faz uma programação de ensinamento vergonhoso, vendendo por pequenos pedaços para render mais. Parabéns a todos que fazem esse trabalho difundindo riqueza no sentido de socorrer o planeta, e ao mesmo tempo mostrando aos caras de pau do Agro negócio como produzir alimentos saudáveis sem arrebentar o planeta.
Vem apreendendo muito com você e com outros agrofloresteiro que tem feito trabalho com tanta dedicação e empenho e obrigado por partilhar tanto conhecido a todos nós que Deus abençoe a todos
Série maravilhosa. Obrigado por trazerem uma visão de rede nesse finalzinho. 🙏 Estou aqui planejando a implementação de um SAF também de 1 a 2ha em Riacho das Almas/PE.
Ganhei meu final de semana ao descobrir esta seria. Sou agrônoma de formação e sempre senti que tudo de agrofloresta na Bahia era mais para a mata atlântica. Agora percebo o quanto de material e experiências já temos para o nosso sertão e a nossa caatinga. Trabalho maravilhoso. Parabéns ao envolvidos. A didática de Nelson e fantástica
Mês que vem estarei de volta para minha terra, no estado da Bahia. Região de Ibiassucê. Em breve irei começar minha agro floresta. Se um dia tiver a oportunidade de conhecer vocês, será um enorme prazer
Parabéns pelo conteúdo de altíssimo nível! Foi de grande contribuição para toda esta comunidade que acredita em agrofloresta. Gostaria de sugerir que fosse criada uma playlist com todos os vídeos desta série, pois fica mais fácil de compartilhar para outros interessados.
Que coisa linda gente........me emociona ver acontecer esse movimento agroflorestal crescendo tanto , fe forma silenciosa expandido suas raízes, se consolidando como as árvores fazem !!!!
Série muito muito muito bacana, muita rica!! Só não próspera quem não quiser pois todas as ferramentas foram colacadas à nossa inteira disposição nessa série. Parabéns a todos os envolvidos.
Parabéns aos envolvidos. Cá estamos criando as células de agroecossistemas aqui na Bahia. Logo, logo essas células formarão o organismo florestal que tanto buscamos.
@@diegogouveia5426 amigo, estou em Teofilândia-BA, região de identidade Sisal. Também tenho trabalhado em um sistema a pouco mais de 1 ano. Ainda aprendendo...
Obrigado Nelson, Edson, Fernando e tantos outros que vêm aplicando e divulgando a Agricultura Sintrópica. Sem dúvida é, senão a única, a maneira mais saudável de "salvar" nossa agricultura. Não posso agir de forma equivocada e esquecer a EMBRAPA que de 1972 para cá (ou seja, na mesma época que Ernst Götsch dava os primeiros passos por aqui) muito contribuiu para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A diferença é que, em termos de sustentabilidade, caminharam em sentidos opostos. Isso não tira o brilho da iniciativa nem significa que tem que ser evitada mas que, com ajustes práticos podem coexistir pacificamente. Mais uma vez obrigado pelo vídeo maravilhoso e, principalmente, pela generosidade de estimular-nos mostrando, ao vivo e a cores, que é possível. Abraços Fraternos!!!
Tive a oportunidade de fazer o cursos de restauração ambiental da caatinga da UFRN. Uma das coisas mais interessantes que eu achei no curso foi uma técnica de onde as plantas eram plantadas num cano de 100mm por 1.2 metro, mantidas casa de vegetação depois de 6 meses desenvolviam raizes longas com mais de 1 metro de comprimento. Isso foi essencial para planta ter acesso a camada mais úmida e fertil do solo resultando em 80% 90% e até 100% na taxa de sucesso de transplantes
Obrigado senhores, deus abençoe vocês infinitamente, obrigado mesmo de coração. Eu estou aqui em Carnaiba Bahia, o que precisarem de mim estou a disposição. Estou no cerrado (mata de cocais) a área estava em transição para caatinga arbustiva por desertificação. Estamos revertendo a desertificação aproveitando o que cresceu espontâneo de árvores nativas. Em determinado pedaço usamos a Jurema Branca como matriz fotosintética, consegui atravez das podas de formação permitir com que a Jurema deixasse de ser arbustiva 2m e passasse a ter uma tamanho arbóreo, 4 5 metros, formando a copa a 2.5m de altura, isso foi essencial para reduzir drasticamente a temperatura do lugar e permitindo plantar ao redor da planta sem esbarrar em espinhos.
Que massa viu!! 👏🏼👏🏼👏🏼 Sempre fico muito feliz quando leio depoimentos que o povo conta que usa plantas nativas da caatinga pra produção de biomassa!! Elas são tão maravilhosas 💚 aqui usamos catingueira, mofumbo, mutambeira, mameleiro, sabiá e pacotê, demos a sorte de já ter uma capoeira
@@juremasagrada3635posso adicionar vc, pois tudo o que vc comentou aqui nos vídeos eu li. E fiquei impressionada como vc fez com a Jurema, e eu não deixo ninguém cortar um pé de Jurema aqui na minha Terra pois sonho com as árvores nativas da caatinga, renascer no meu terreno.
Maravilhoso trabalho! Eu acompanho o trabalho do Sr. Edson há algum tempo e digo que é algo contagiante, a caatinga é um bioma de múltiplas características, e a adaptação (sem deixar de lado os conceitos) é fundamental... Parabéns a todos os envolvidos na produção desta série, e agradeço aos Srs Nelson, Fernando e Edson por disponibilizar gratuitamente este material tão rico e inspirador!
Рік тому+1
Muito obrigado por acompanhar e motiva nosso humilde trabalho.
Que beleza! Grande parceria! Fiquei tão empolgado que já comecei até a plantar Palma Aqui no Sul E o terreno que trabalho é com bastante declive e acredito que Palma e babosa Vai segurar bem a água E aqui a estiagem é séria E as plantas não são resistente e adaptandas a este momento que estamos passando Parabéns 👏👏👏
Рік тому
Pode plantar sem medo Carlos, vai ser sucesso total.
Do início ao fim, uma riqueza de informações. Aqui em Pedra Bela-SP, tenho feito meu trabalho. As pessoas ao redor não entendem, nem mesmo os que me ajudam no manejo. Mas após 1 ano já se começam a ver resultados e isso todos reconhecem.
Desde 2017 estou fazendo um trabalho para recuperar, parte da área degradada no meu sítio, depois de acompanhar o trabalho do Fernando através do Cepeas, e agora conhecendo o exelente trabalho do Nelson, gostaria muito de contar a ajuda de vocês, para poder fazer da melhor forma , e ajudar outras pessoas a construí agroflorestas, também sou da Bahia. Aprendi muito com essa série, pena que acabou.
Gente, eu maratonei essa série em uma manhã, nossa o conteúdo foi incrível de verdade!!! Parabéns Nelson e amigos pelo trabalho! Tenho uma dúvida: dá pra aplicar os conhecimentos dos sistemas agroflorestais em um quintal?
Fundamental o trabalho em rede, até porque as mudanças nos ecossistemas, impostas pela mudança climática que ocorre globalmente torna necessário, em muitos casos, introduzir espécies da caatinga e do cerrado na mata atlântica . É necessário experimentar, testar com metodologia e criteriosa observação a ciência desenvolvida por Ernest Götsch e, cada um destes aliados ajuda a melhorar essa ciência. Isso é agir em Sintropia, agir harmoniosamente colaborando com a vida em favor da vida.
Acredito que isso pode acrescentar muito ao densevolvimento das agroflorestas na caatinga. Permitendo um desenvolvimento aéreo mais rapido mesmo em lugares que apresentam cascalho, vista que a planta ja vai a campo com desenvolvimento radicular vertical de 1 metro, após o transplante a planta pode fazer um desenvolvimento horizontal com mais facilidade e eficiência, resultando em maior acesso a nutrientes e vida no solo. Acredito que se somarmos geneticas adptadas ao bioma, descompactação, bons consórcios, cobertura de solo, técnica de raizes profundas e inoculação de IMO e Em1 teremos resultados melhores com menos esforços e em menos tempo.
Parabéns e muito obrigado pela série! Eu gostaria de saber se alguém já experimentou com tecnologias de captar água no solo, como barraginhas, conceito base zero e barragens subterrâneas. É que desejo criar pequenos animais, como galinhas poedeiras e frangos de corte, porcos e caprinos, todos alimentados exclusivamente pelo SAF.
-Veja a desarrumação das aguas no Sertão: O sertão tem a mesma média de Paris,o problema é que os 600 mm cai em 183 dias em Paris e no Sertão os mesmos 599 mm cai em 42 dias apenas,veja a desarrumação das aguas,a agua que Deus manda é suficiente,o problema é que é o unico bioma que nunca foi definido o uso do solo. MANUELITO DANTAS,Engenheiro e zootecnista
Gente, essa rede de agroflorestadores é fundamental para a difusão das técnicas. Eu já estudava sobre agrofloresta, mas conheci a agricultura sintrópica esse ano e já no final desse ano vou iniciar o primeiro módulo, mas já estou planejando em meios de difundir a agricultura sintrópica 🫸🏻🌱🫷🏻
meus amigos ,que serie espetacular ja deixou saudade.vida longa a todos aqueles que tratam a nossa casa com sabedoria..
Parabéns um conteúdo incrível
mudou totalmente minha visão sobre a caatinga. Parabéns pela iniciativa, total inspiração.
Adorei todos os vídeos.
Adorei essa série! Maravilha!
Obrigada pessoal, uma obra super educativa vamos multiplicar 👏👏
Boa tarde.
Me enche de orgulho em saber que nós temos esperança com a nossa terra!
Excelente série! Parabéns, amigos 👏👏👏👏
Parabéns, estou encantado e feliz, pois tenho um terreno degradado e vou começar a reflorestar, aprendi muito com vocês, PARABÉNS
Excelente!
Agroloresteiros são os estoicos do nosso século: Honra as verdades com a prática.
Agrofloresta regenera em dois níveis: físico e metafísico!
Parabéns aos envolvidos, parabéns a todos nós
Caatinga e um dos biomas mais esquecidos. Quandro se trata de preservação ambiental, parabéns pelo trabalho do CEPEAS.
Gratidão, 🙏🙏👏👏🙌🙌
Deus pai de muita saúde a todos e muita prosperidade em compartilhar.
Estou eu aqui aprendendo e produzindo alimento na capital em minas Gerais área pequena mas é possível.
Muito obrigado mudou minha vida é saúde para mim é família.
Excelente série de vídeos!
Parabéns pelo trabalho, já tô esperando a próxima série!!!
Parabéns !!!
Ótima série! Muita gratidão por nos inspirar com essas pessoas e por esse trabalho magnifico que faz a diferença no mundo. Também estamos começando aqui em Tamboril do Piauí - PI. 🙏
Salve vossas forças meus irmãos. Seria lindo ver você no encontro de saberes da caatinga
Serie fantastica. Parabens a todos que participaram. Que Deus abençoe voces sempre.
Maravilhoso o trabalho de vocês espero que esta rede de agrofloresteiros se torne realidade. Eu estou começando em santa maria do cambucá PE.
Deus abençoe vcs é der muita força pra prosseguir nesse caminho sou de Salvador Bahia
Emocionante
Assiti quase 90% dos assuntos do CEPEAS. Parabéns por tudo isso! Até as Escrituras Sagradas falam disso. " o conhecimento levará a vida eterna " _ João 17 :3. Pedro Lucena, Técnico em Agropecuária.
O meu bioma é a Caatinga. Aqui estamos começando um trabalho de abundância no município de Taquaritinga do Norte, PE. Obrigado a vocês 🙏
Existe algum registro que possamos acompanhar?
Que trabalho incrível! Que sempre se multiplique
Encerramento emocionante. Belo trabalho! Muito obrigado pela divulgação!
Rapaz vocês são os verdadeiros heróis desse país, o Nelson é um cara fantástico, sua luta a princípio solitária precisa ser compartilhada…. Parabéns Nelson , Fernando e o Edson. E a essa equipe q permite esse trabalho maravilhoso. Obrigado pelo conhecimento
Que pena que acabou...
Aprendi demais nesses dias com vocês meus amigos. Vamos fortalecer essa rede de agroflorestores com certeza.
Até a próxima, com fé em Deus.
É isso aí, a abundância vai reinar na caatinga e no nosso planeta!!🙏🙏
@@agroflorestorsimsenhor vamos que vamos
Eu estou estarrecido com a empatia do Nelson no sentido de difundir o seu conhecimento salvando a caatinga e a transformação gigante neste planeta. Ao contrário de muita gente que além de cobrar caro faz uma programação de ensinamento vergonhoso, vendendo por pequenos pedaços para render mais. Parabéns a todos que fazem esse trabalho difundindo riqueza no sentido de socorrer o planeta, e ao mesmo tempo mostrando aos caras de pau do Agro negócio como produzir alimentos saudáveis sem arrebentar o planeta.
Vem apreendendo muito com você e com outros agrofloresteiro que tem feito trabalho com tanta dedicação e empenho e obrigado por partilhar tanto conhecido a todos nós que Deus abençoe a todos
Eita coisa linda saudades do meu sertão , abraço desde Londres ❤❤
Axé, obrigado!
Todos os dias vocês me contagiam. A mim e a muitos outros. Bora reflorestar esse mundão bonito tão mal tratado. 👏👏👏👏
Uma boa manhã de domingo a todos e um grande parabéns pelo trabalho de valor ímpar quer pra natureza quer pra nós que habitamos meio a ela.
Episódios bem didáticos e inspiradores. Gostaria se tivesse associados de vocês em pernambuco.
Parabéns à todos os envolvidos!
Vocês são meu espelho!
Gratidão!👏👏👏👏👏💚💚💚
Muito obrigado a todos. Grande abraço pra voces
E a partir dessa série, novos sistemas agroflorestais virão, criando uma grande rede! Sensacional! Olha o Edson Almeida ai.
Série maravilhosa. Obrigado por trazerem uma visão de rede nesse finalzinho. 🙏
Estou aqui planejando a implementação de um SAF também de 1 a 2ha em Riacho das Almas/PE.
Gratidão por todo o conhecimento difundido nessa série.
Obrigada pelo conteúdo vcs estão de parabéns .Gratidão. 🌵🌳🌿
Ganhei meu final de semana ao descobrir esta seria.
Sou agrônoma de formação e sempre senti que tudo de agrofloresta na Bahia era mais para a mata atlântica.
Agora percebo o quanto de material e experiências já temos para o nosso sertão e a nossa caatinga.
Trabalho maravilhoso.
Parabéns ao envolvidos.
A didática de Nelson e fantástica
incrível, vibe boa!! Mto obrigado, cepeas rodando mundo, uma série sobre mata atlântica de altitude seria lindo :)
sou um desses beija flor que você falou, aos poucos estou aprendendo com vocês e implantando os seus conhecimentos aqui em coronel ezequiel rn 👏👏👏
Mês que vem estarei de volta para minha terra, no estado da Bahia. Região de Ibiassucê. Em breve irei começar minha agro floresta. Se um dia tiver a oportunidade de conhecer vocês, será um enorme prazer
Gostei de saber que eu não sou o único Leno que está nesse caminho 😅
Parabéns Fernando pela série. Parabéns Nelson, Edson e a todos e todas agroflorestores(as) pelo trabalho belíssimo e tão importante q desenvolvem.
Gratidão pelo carinho.
Muito bacana o trabalho de vocês! Parabéns! Estarei aqui como um pequeno beija-flor no incêndio na floresta. Abraço!
Parabéns pelo conteúdo de altíssimo nível! Foi de grande contribuição para toda esta comunidade que acredita em agrofloresta.
Gostaria de sugerir que fosse criada uma playlist com todos os vídeos desta série, pois fica mais fácil de compartilhar para outros interessados.
sim, vamos criar as playlists. Grato pela dica.
Que coisa linda gente........me emociona ver acontecer esse movimento agroflorestal crescendo tanto , fe forma silenciosa expandido suas raízes, se consolidando como as árvores fazem !!!!
Estou indo pra caatinga, já estou pesquisando, para deixar tudo verde!
Eu estou muito feliz e comprometido com este trabalho
Série muito muito muito bacana, muita rica!! Só não próspera quem não quiser pois todas as ferramentas foram colacadas à nossa inteira disposição nessa série. Parabéns a todos os envolvidos.
Parabéns aos envolvidos. Cá estamos criando as células de agroecossistemas aqui na Bahia. Logo, logo essas células formarão o organismo florestal que tanto buscamos.
Em que município da Bahia vocês estão? Estou começando uma agrofloresta em Santo Amaro, no recôncavo.
@@diegogouveia5426 amigo, estou em Teofilândia-BA, região de identidade Sisal. Também tenho trabalhado em um sistema a pouco mais de 1 ano. Ainda aprendendo...
Eu moro na catinga e sou muito feliz graças à Deus tô começando uma pequena agroforesta aqui no meu sitio
Há registro do processo? Você poderia compartilhar o andamento para irmos acompanhando?
Vc mora onde pra acompanhar pois eu tenho vontade de fazer tb
Pioneiros tem tda a força. Gratidão pelo o bem expandido!
Parabéns, excelente conteúdo!
Obrigado pela divulgação! Parabéns a todos!
Obrigado Nelson, Edson, Fernando e tantos outros que vêm aplicando e divulgando a Agricultura Sintrópica. Sem dúvida é, senão a única, a maneira mais saudável de "salvar" nossa agricultura. Não posso agir de forma equivocada e esquecer a EMBRAPA que de 1972 para cá (ou seja, na mesma época que Ernst Götsch dava os primeiros passos por aqui) muito contribuiu para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A diferença é que, em termos de sustentabilidade, caminharam em sentidos opostos. Isso não tira o brilho da iniciativa nem significa que tem que ser evitada mas que, com ajustes práticos podem coexistir pacificamente. Mais uma vez obrigado pelo vídeo maravilhoso e, principalmente, pela generosidade de estimular-nos mostrando, ao vivo e a cores, que é possível. Abraços Fraternos!!!
Gratidão
Gente gosto de todos canais de agroflorestas. Acompanho o EXPERIMENTADOR DO SERTÃO E OUTROS nordestinos. E é mesmo contagiante vê esse trio aí.
Obrigado por acompanhar nosso trabalho, um forte abraço.
Bom dia,
Vcs desenvolveram um trabalho exemplar, e mostra que esse é o caminho a ser seguido.
Belíssima série. Parabéns a todos!
Trabalho lindo q deus abençoe vcs
Que trabalho incrível.
Tive a oportunidade de fazer o cursos de restauração ambiental da caatinga da UFRN. Uma das coisas mais interessantes que eu achei no curso foi uma técnica de onde as plantas eram plantadas num cano de 100mm por 1.2 metro, mantidas casa de vegetação depois de 6 meses desenvolviam raizes longas com mais de 1 metro de comprimento. Isso foi essencial para planta ter acesso a camada mais úmida e fertil do solo resultando em 80% 90% e até 100% na taxa de sucesso de transplantes
Obrigado senhores, deus abençoe vocês infinitamente, obrigado mesmo de coração.
Eu estou aqui em Carnaiba Bahia, o que precisarem de mim estou a disposição.
Estou no cerrado (mata de cocais) a área estava em transição para caatinga arbustiva por desertificação.
Estamos revertendo a desertificação aproveitando o que cresceu espontâneo de árvores nativas. Em determinado pedaço usamos a Jurema Branca como matriz fotosintética, consegui atravez das podas de formação permitir com que a Jurema deixasse de ser arbustiva 2m e passasse a ter uma tamanho arbóreo, 4 5 metros, formando a copa a 2.5m de altura, isso foi essencial para reduzir drasticamente a temperatura do lugar e permitindo plantar ao redor da planta sem esbarrar em espinhos.
Que massa viu!! 👏🏼👏🏼👏🏼 Sempre fico muito feliz quando leio depoimentos que o povo conta que usa plantas nativas da caatinga pra produção de biomassa!! Elas são tão maravilhosas 💚 aqui usamos catingueira, mofumbo, mutambeira, mameleiro, sabiá e pacotê, demos a sorte de já ter uma capoeira
@@eduardadelemos3757 me chama no whats vamo trocar informações
@@juremasagrada3635posso adicionar vc, pois tudo o que vc comentou aqui nos vídeos eu li. E fiquei impressionada como vc fez com a Jurema, e eu não deixo ninguém cortar um pé de Jurema aqui na minha Terra pois sonho com as árvores nativas da caatinga, renascer no meu terreno.
Bom dia! Muito bom!
linda serie muito conhecimento
Maravilhoso trabalho! Eu acompanho o trabalho do Sr. Edson há algum tempo e digo que é algo contagiante, a caatinga é um bioma de múltiplas características, e a adaptação (sem deixar de lado os conceitos) é fundamental... Parabéns a todos os envolvidos na produção desta série, e agradeço aos Srs Nelson, Fernando e Edson por disponibilizar gratuitamente este material tão rico e inspirador!
Muito obrigado por acompanhar e motiva nosso humilde trabalho.
Show de bola!!!
Que beleza!
Grande parceria!
Fiquei tão empolgado que já comecei até a plantar Palma
Aqui no Sul
E o terreno que trabalho é com bastante declive e acredito que Palma e babosa
Vai segurar bem a água
E aqui a estiagem é séria
E as plantas não são resistente e adaptandas a este momento que estamos passando
Parabéns 👏👏👏
Pode plantar sem medo Carlos, vai ser sucesso total.
👏👏👏👏🌱🌱🌱🌱
Do início ao fim, uma riqueza de informações. Aqui em Pedra Bela-SP, tenho feito meu trabalho. As pessoas ao redor não entendem, nem mesmo os que me ajudam no manejo. Mas após 1 ano já se começam a ver resultados e isso todos reconhecem.
Parabéns!! Não desanima não, segue em frente que naturalmente seu trabalho vai se sobrepor ao trabalho dos vizinhos e vai despertar a atenção deles.
Desde 2017 estou fazendo um trabalho para recuperar, parte da área degradada no meu sítio, depois de acompanhar o trabalho do Fernando através do Cepeas, e agora conhecendo o exelente trabalho do Nelson, gostaria muito de contar a ajuda de vocês, para poder fazer da melhor forma , e ajudar outras pessoas a construí agroflorestas, também sou da Bahia. Aprendi muito com essa série, pena que acabou.
No que puder ajudar, estaremos a disposição.
Sou do cariri da Paraíba
Itaituba Pará
Gente, eu maratonei essa série em uma manhã, nossa o conteúdo foi incrível de verdade!!!
Parabéns Nelson e amigos pelo trabalho!
Tenho uma dúvida: dá pra aplicar os conhecimentos dos sistemas agroflorestais em um quintal?
sim, até em 1m2.
INCRIVEL! Desde ontem que não consigo parar de assistir o vídeo do canal! Parabéns e continuem com o trabalho incrível!
Fundamental o trabalho em rede, até porque as mudanças nos ecossistemas, impostas pela mudança climática que ocorre globalmente torna necessário, em muitos casos, introduzir espécies da caatinga e do cerrado na mata atlântica . É necessário experimentar, testar com metodologia e criteriosa observação a ciência desenvolvida por Ernest Götsch e, cada um destes aliados ajuda a melhorar essa ciência. Isso é agir em Sintropia, agir harmoniosamente colaborando com a vida em favor da vida.
Fernando, vocês já pensaram na elaboração de células por Estado? Tendo um ponto para troca de sementes, conhecimento e mão de obra.
sim. veja www.redeaguaseplanta.com
@@cepeas2219 o link não funciona. O projeto ainda está ativo? Se não estiver, vamos começar novamente 💪🏻
Acredito que isso pode acrescentar muito ao densevolvimento das agroflorestas na caatinga. Permitendo um desenvolvimento aéreo mais rapido mesmo em lugares que apresentam cascalho, vista que a planta ja vai a campo com desenvolvimento radicular vertical de 1 metro, após o transplante a planta pode fazer um desenvolvimento horizontal com mais facilidade e eficiência, resultando em maior acesso a nutrientes e vida no solo.
Acredito que se somarmos geneticas adptadas ao bioma, descompactação, bons consórcios, cobertura de solo, técnica de raizes profundas e inoculação de IMO e Em1 teremos resultados melhores com menos esforços e em menos tempo.
Parabéns e muito obrigado pela série!
Eu gostaria de saber se alguém já experimentou com tecnologias de captar água no solo, como barraginhas, conceito base zero e barragens subterrâneas.
É que desejo criar pequenos animais, como galinhas poedeiras e frangos de corte, porcos e caprinos, todos alimentados exclusivamente pelo SAF.
so anata em;obrigado
Como eu falo com Fernando ?
você pode mandar uma mensagem para cepeascontato@gmail.com
O problema que as pessoas são muito resistentes a mudanças.
Boa a bosta de vaca colocada nas folhas pode soltar gado no meio das plantas q o gado não come as plantas q vc não quer q come
-Veja a desarrumação das aguas no Sertão: O sertão tem a mesma média de Paris,o problema é que os 600 mm cai em 183 dias em Paris e no Sertão os mesmos 599 mm cai em 42 dias apenas,veja a desarrumação das aguas,a agua que Deus manda é suficiente,o problema é que é o unico bioma que nunca foi definido o uso do solo.
MANUELITO DANTAS,Engenheiro e zootecnista
Tem áreas da caatinga que chove 800 mm outras até 1000 mm .
Outras 500 mm
Gente, essa rede de agroflorestadores é fundamental para a difusão das técnicas. Eu já estudava sobre agrofloresta, mas conheci a agricultura sintrópica esse ano e já no final desse ano vou iniciar o primeiro módulo, mas já estou planejando em meios de difundir a agricultura sintrópica 🫸🏻🌱🫷🏻
Obrigado pela divulgação! Parabéns a todos!