@@LeondreTocaGuitarra ... é bem verdade que nem tudo o que é estrutura é de ouro! McCartney fez mais esta obra de arte com uma base - aparentemente - simples.
@@Magno_o_Mago-iz1weA mediocridade mede-se é por este tipo de comentários, reveladores que de música o entendimento é zero, mesmo que tenha eventualmente aprendido a solfejar na escola primária.
@@frmfrmaceddo fala Flávio. Que bom que gostou! Não sei se já viu os vídeos que fiz de cada um dos beatles. Tem infos legais também. Obrigado pelo comentário.
Muito bom. Fascinante como os acordes funcionam, o negócio não é a quantidade, mas sim como eles são organizados, e todos os demais elementos da música como: vocal, bateria, letra, tempo e os instrumentos utilizados.
@@jackmcdouglas4126 exatamente isso jack! Essa semana mesmo fiz um vídeo falando sobre a importância dessa relaçao entre os acordes. Curtí essa história de 2 acordes. ua-cam.com/video/LDZpxSJ6hAQ/v-deo.htmlsi=TziACsiGWR5tA0DO
Os Beatles tiveram simplesmente a mais perfeita frontline da história da música moderna. Três gênios musicais completos, que conseguiam compor, tocar e cantar com excelência. Nenhum outro grupo conseguiu ou conseguirá repetir esta façanha.
@@sergiosoeiro7238 não dá pra discordar de você não :) acho complicado acontecer de novo. Nascer um desses já é dificil, imagina 3! E eles ainda teriam que formar uma banda. Baixa probabilidade :)
@@LeondreTocaGuitarraExato. Isso não é apenas frase feita, mas uma constatação. Amo de paixão Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, The Who, Queen, etc. Em todas têm gênios completos, mas apenas um, ou, no máximo, dois. Três, apenas os Beatles conseguiram juntar. E não vejo chance de haver repetição, pois já houve tentativas de formação de "super grupos", cheios de gênios, mas sempre resultou em fiascos de criatividade. Além de tudo, trata-se de química perfeita.
@@elciosampaio2018 Veja, eu sou super fã do Ringo e acho que não poderia ser outro baterista nos Beatles. Um dos melhores bateristas do mundo, sem dúvida, mas não é completo. Toca com excelência, mas não é grande cantor, nem compositor. Os outros três eram completos.
@@sergiosoeiro7238 Ringo é EXCELENTE cantor. Escute Yellow Submarine, Octopus Garden, ou qualquer outra música que ele cante prestando atenção na voz dele. É perfeita! Quanto a ser compositor, fez ótimas músicas. Nada no nível de Paul (até porque ninguém chega ao nível dele), John, ou George, mas fez músicas muito boas.
Eu fiquei impressionado com Eleanor Rigby ter apenas tão poucos acordes. Esse seu canal é espetacular, meu caro. E os Beatles eram absolutamente geniais.
Incrível né. O arranjo de cordas e a voz são o show sobre 2 acordes :) poxa meu amigo. Obrigadíssimo pelo elogio. Fico feliz que temha gostado dos vídeos. Espero não decepcionar. Abraaaço
Lembra bastante Iron Maiden, no sentido de destrinchar um acorde, no caso o Maiden é o E. Más saber extrair o máximo de um acorde e ver as milhares de possibilidades é incrível.
Espetacular. Como nada entendo de teoria musical, nunca tinha me dado conta disso. E está provado e comprovado. Com apenas dois acordes é possível fazer maravilhas. E sim, eu sempre ouço The Inner Light por inteiro. Adoro.
Oi Virginia! comprovadíssimo né. Que bom que ouve Inner Light. Para mim, foi um achado nesse estudo que fiz sobre as músicas com 2 acordes. realmente curti a melodia, mesmo nao sendo muito fã da sonoridade indiana em geral
@@luizclaudio8079 fala Luiz. Obrigado pela inscrição. Me ajuda MUITO. Espero que o conteúdo continue te agradando. Não canso de me emocionar com Beatles. E olha que não estava vivo enquanto a banda estava junta. Sou de 78, um pouco depois
Essa música do George Harrison (Inner Light) lado B de Lady Madonna na época dos compactos- é linda demais - faz sentindo que seja bem simples por evocar sua ligação com a espiritualidade e arte oriental vivenciada pelo mestre Harrison naqueles dias. Ela tb inspirou o nome de um dos mais famosos episódios de Star Trek (A nova geração)
@@ComputadorIniciante faaaala meu amigo. Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo. Me considero bem iniciante e com vontade de aprendee essa arte que é fazer vídeo pro YT. E nao só isso, quero melhorar como guitarrista pra melhorar a qualidade da informação. Então um comentário como o seu me motiva muito. Agradeço muito.
Análise muito boa, embora eu sinta que muito do que os Beatles faziam era intuitivo, duvido mesmo que Paul tenha pensado na teoria por trás dessa música, mas eles conseguiram fazer algo único com suas composições que na minha opinião está diretamente ligado ao pensamento dos grandes mestres da história da música. Acredito que Paul (particularmente) vai ser um cara tão grandioso na história como um Bach se tornou na música erudita. Suas músicas vão ser até matéria de cursos de música daqui alguns séculos ao lado de tantos nomes que são referência eterna na música clássica. Da mesma forma eu vejo que a participação de George Martin foi um grande diferencial nisso tudo. Valeu
@@igorverissimo607 concordo 100% com você igor. A teoria nada mais é do que uma forma matemática de transcrever as emoçoes. Vem depois, pra explicar. Também acho que veio tudo do coração. A gente é que tenta explicar com a razão depois :)
Perfeito. O que acho ótimo é que existe muito por trás da música deles. Essa capacidade de já trazer a música dentro de si é o que eterniza seus nomes. Admiro muito a música de Paul e George, esse último em especial tinha umas progressões harmônicas que dariam um curso de harmonia de grande qualidade. A música Something é um exemplo disso. Gosto TB das progressões do álbum ALL things must pass. É mesmo um privilégio ter nascido nesta época em que os Beatles ainda estão participando do nosso tempo. Sempre será minha banda preferida. Valeu pelos vídeos
@@xinadubay2646 atemporal. Muitas geraçoes virão e ainda vao ouvir essas músicas. Minha filha de 4 anos já curte. Fiz até um vídeo aqui no canal sobre isso. :)
@@LeondreTocaGuitarra Será um caminho sem volta,principalmente para vc que é músico. A fase Clássica é de 1969-1978. Mas o auge começa com a entrada do guitarrista Steve Howe a partir do maravilhoso, perfeito etc Yes Album(1970),em seguida Fragile(1971),Close to the Edge(1972),Tales From Topographic Oceans(1973),Relayer(1974) até o Going for The One(1977).
Valeu Raposa de Bengala (esse nome é o melhor rsrs)! Em Eleanor Rigby fica bem claro isso que você falou. No próprio coro inicial de Paperback writer eles mostram isso também. E tantas outras né. Obrigado pelo comentário
O reporter perguntou a John Lennon sobre o sucesso que faziam, se era perceptivel por ser rock and roll ou porque a banda tinha talento ao executar no palco com propósito de fazer a Beatlemamia. A resposta de Lennon foi simples, (,era miope) : - Só sei que estamos agradando quando começam os gritos.". 3:48
Eu nunca poderia imaginar que o rif de Paperback writer fosse tocado pelo Paul . Sem falar também que o solo de Get Back é feito inteiro pelo Jonh ....
Paul é multi-instrumentistas. Tem músicas do Beatles que ele toca até bateria. O mais marcante pra mim é o solo de Taxman,que ele estava enchendo o saco do George,e ele disse pro Paul tocar então,aí ele tocou kkkkkk
Fala Winston. Confesso que tô nessa dúvida também. Eu li no site beatlesebooks que ele gravou o baixo nos primeiros takes. O mike pachelli fala isso também. Mas parece que teve overdub. Tô na dúvida aqui. Abs
Os Beatles como músicos de rock, tocavam com dois ou quatro acordes. Eles foram evoluindo musicalmente com o tempo. Só que eles tiveram a grande sorte de conhecer e ter como produtor o George Martin, que era um maestro e sabia escrever pauta musical. Eles faziam as músicas no violão ou piano e levavam pro George, que fazia os arranjos e colocava outros instrumentos que eles pediam nas músicas. Por exemplo: Eleanor Rigby é tocada apenas por um quarteto de cordas. Não tem guitarra, baixo ou bateria. São músicos eruditos, comandados por Martin. E com dois acordes. Os próprios Beatles sempre disseram que eles não sabiam escrever música. Não estudaram isso. Aí entrava George Martin. Não é a toa que ele era chamado de o quinto Beatle.
@@LeondreTocaGuitarra obrigado, amigo. Eu sou radialista aposentado e fui produtor do programa Cavern Club, sobre os Beatles, na rádio Mundial. Programa criado pelo meu grande amigo Big Boy e apresentado por ele até sua morte. Depois continuou, com outro apresentador, o Wanderlei Gonçalves. Muito bom o seu trabalho e o canal. Sou beatlemaniaco até hoje.
@@WJWinstonOficial É certo que paul tocou guitarra nos 2 takes completos (a epiphone cassino). Paul tocou a Gretch. Tem fotos do George nessa sessao com o baixo Burns nu-sonic. Como foram feitos overdubs, inclusive do baixo (paul com rickembacker), existe a possibilidade de na faixa final ter ficado o rickembaker por cima, já que naquela sessao eles vinham buscando um som mais pesado pro baixo. A fonte é farout uk, reddit e beatles bible. Alguns vídeos aqui no YT também como o do mike pacceli.
depois que respondi, fui pesquisar um pouco mais ainda. Em alguns lugares encontrei que o baixo tocado pelo george pode nao ter entrado quando foram gravados takes de vozes posteriores. Fiquei na dúvida. Abraço e obrigado pela discussão.
Eu não acho que E seja o mesmo acorde que E7, ou E4... 🤔 É raro, mas acontece muito... E Don't Let Me Down tem a parte 3, que tem B, Além dos E, F#m e F#7m (que dá pra ver claramente no vídeo (se alguém não conseguir distinguir))
@@charlesco689 te entendo completamente charles. Eu também passo por esse questionamento aqui. Se são novos acordes, ou extensões, variações, suspensões de terças do acorde principal (no caso, Em em Eleanor Rigby). Dont let me down realmente tem um B7 lá no especial. Por isso chamei de bônus :). Obrigado pelo comentário construtivo e debate. Grande abraço.
professor, todas as guitarras sao desafinadas mesmo? ou meu ouvido que tem problema? o acorde de G na gretsch ficou perfeitinho e o acorde de C ficou meio desafinado... as minhas guitas tb tem isso, é normal?
@@Aashiq_6 na paperback writer? Cara. Já percebi que com distortion ligado existe essa tendencia. Inclusive muitas lendas afinavam a guitarra com distortion ligado usando o ouvido e na hora que ligavam o afinador algumas notas estavam desafinas. Van halen fazia isso e tem musicas como runnin with the devil em que isso faz muita diferença
@@Suicid4l_Dreamer fala johanes. É uma 5420t. Um modelo intermediário mas que é uma delícia de tocar. Super som. Tenho um vídeo aqui sobre as guitas do canal. Lá mostro melhor ela. ua-cam.com/video/co3z2V5sH0A/v-deo.htmlsi=91WgtbbhBDeZpTRg Abraço!
@@Suicid4l_Dreamer to mais pra aluno que professor :) esses vídeos são meus estudos. Uma forma de me incentivar a melhorar, estudar teoria, tentar tirar musicas que tenho dificuldade. Mas obrigado pelo elogio.
@@CarlosS1949 faz sentido carlos. A diferença pro Bb seria so a "só" a tônica. Como essa música nitidamente tem um mood indiano, onde muitas vezes as músicas só tem um acorde, você pode ter razão sim. Vou me aprofundar mais. Obrigado!
Essa questão que você trouxe é muito boa. Tomorrow Never Knows é um drone C a música inteira, mas o melotron faz um Bb sobre esse C Tecnicamente seria um Bb/c ou C11, que seria uma extensão do C. Fica a pergunta: 1 ou 2 acordes? difícil né :) Abraço!
@@jocameneghesso316 tem razão. A melodia da música é do Paul, o arranjo de cordas do george martin, mas quem executa as cordas (octeto de violas, violoncelos, violinos...) são outros músicos mesmo.
@@joaodossantoscecilioneto5150 ela divide opiniões ne. Eu nao curto a sonoridade indiana, confesso. Mas acho a melodia de voz emocionante. Me pegou completamente
Bach e Mozart devem estar se revirando no túmulo....Porque esses "gênios" não separaram um pouquinho do seu tempo para compor de verdade? Provavelmente fazer músicas fáceis de ouvir (e que por isso mesmo geram muita grana) era a prioridade dos "gênios"...
a minha humilde opinião é que só eu que acho essas músicas dos beatles tão bobinhas? ailas, sempre achei...agora que sei que só tem dois acordes, eu tenho certeza...dá pra fazer música legal com dois acordes? dá sim..dá pra fazer música genial? naõ !...é igual um quadro pintado por uma criança da 5 serie e um pintor genial com detalhes maravilhosos e complexos....então , eu queria sincieramente entender, pq enaltecem tantos os beatles se o tipo de música deles é puramente comercial ?
Fala Kleber, obrigado pelo seu comentário e dividir sua opinião. A ideia do vídeo é justamente mostrar que nessas músicas "simples", os detalhes maravilhosos e complexos estão ali sobre uma estrutura de apenas 2 acordes, como é o caso de Eleanor Rigby. Sobre a música ser comercial, eu prefiro classicar como popular, o que na minha opinião pessoal é um elogio. Imagino que seja difícil fazer boa música que agrade gente de todas as classes e em diversas gerações. Mas tambem respeito quem prefere música erudita, clássica em geral. Eu mesmo gosto bastante e acho que a genialide está nos dois lugares. No pop e no clássico. Abraço!
Realmente, as músicas do início deles eram comercial, não é atoa que eles mesmos n curtiam muito e decidiram mudar. Escuta 66 até 70 que você vai ver algo q n é comercial. Acho até que o próprio White álbum por si só já pode mudar a sua ideia com While my guitarra gently weeps, yer blues, Dear prudente, im so tired, blackbird e por aí vai
Se você curte, tem mais vídeo de Beatles aqui no Canal: ua-cam.com/video/lQl3LoCjpas/v-deo.html
Eleanor Rigby é difícil de assimilar que tenha 2 acordes. Genial!!!
A estrutura é simples mas o enfeite nao poderia ser mais complexo. Obra de arte!
@@LeondreTocaGuitarra ... é bem verdade que nem tudo o que é estrutura é de ouro! McCartney fez mais esta obra de arte com uma base - aparentemente - simples.
Isso revela mediocridade, não geanilidade
@@Magno_o_Mago-iz1weA mediocridade mede-se é por este tipo de comentários, reveladores que de música o entendimento é zero, mesmo que tenha eventualmente aprendido a solfejar na escola primária.
@@jm-ye7tq mediocre é um acefalo que nem tu, maria vai com as outra, um carneiro a mais na multidão
Cara que show de informaçoes. Adoro esses tipo de vídeo. Fiquei boquiaberto e alucinado
@@frmfrmaceddo fala Flávio. Que bom que gostou! Não sei se já viu os vídeos que fiz de cada um dos beatles. Tem infos legais também. Obrigado pelo comentário.
Muito bom. Fascinante como os acordes funcionam, o negócio não é a quantidade, mas sim como eles são organizados, e todos os demais elementos da música como: vocal, bateria, letra, tempo e os instrumentos utilizados.
@@jackmcdouglas4126 exatamente isso jack! Essa semana mesmo fiz um vídeo falando sobre a importância dessa relaçao entre os acordes. Curtí essa história de 2 acordes. ua-cam.com/video/LDZpxSJ6hAQ/v-deo.htmlsi=TziACsiGWR5tA0DO
Isso revela mediocridade, não geanilidade
Maravilha! Parabéns e obrigado pelo vídeo, para que nós fãs dos Beatles, possamos nos tornar ainda mais fãs.
Meu amigo, que bom que você gostou do vídeo. Eu que te agradeço pelo seu tempo :)
São gênios, nas composições, nos acordes, que são seguidos nos dias de hoje, igual a eles nunca mais.
Excelente analise.....parabéns pelo vídeio.
@@Ednaldo5591 valeu ednaldooo!
Os Beatles tiveram simplesmente a mais perfeita frontline da história da música moderna. Três gênios musicais completos, que conseguiam compor, tocar e cantar com excelência. Nenhum outro grupo conseguiu ou conseguirá repetir esta façanha.
@@sergiosoeiro7238 não dá pra discordar de você não :) acho complicado acontecer de novo. Nascer um desses já é dificil, imagina 3! E eles ainda teriam que formar uma banda. Baixa probabilidade :)
@@LeondreTocaGuitarraExato. Isso não é apenas frase feita, mas uma constatação. Amo de paixão Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, The Who, Queen, etc. Em todas têm gênios completos, mas apenas um, ou, no máximo, dois. Três, apenas os Beatles conseguiram juntar. E não vejo chance de haver repetição, pois já houve tentativas de formação de "super grupos", cheios de gênios, mas sempre resultou em fiascos de criatividade. Além de tudo, trata-se de química perfeita.
4 gênios 🎸🎸🎸🥁.
@@elciosampaio2018 Veja, eu sou super fã do Ringo e acho que não poderia ser outro baterista nos Beatles. Um dos melhores bateristas do mundo, sem dúvida, mas não é completo. Toca com excelência, mas não é grande cantor, nem compositor. Os outros três eram completos.
@@sergiosoeiro7238 Ringo é EXCELENTE cantor. Escute Yellow Submarine, Octopus Garden, ou qualquer outra música que ele cante prestando atenção na voz dele. É perfeita!
Quanto a ser compositor, fez ótimas músicas. Nada no nível de Paul (até porque ninguém chega ao nível dele), John, ou George, mas fez músicas muito boas.
Eu fiquei impressionado com Eleanor Rigby ter apenas tão poucos acordes. Esse seu canal é espetacular, meu caro. E os Beatles eram absolutamente geniais.
Incrível né. O arranjo de cordas e a voz são o show sobre 2 acordes :) poxa meu amigo. Obrigadíssimo pelo elogio. Fico feliz que temha gostado dos vídeos. Espero não decepcionar. Abraaaço
Lembra bastante Iron Maiden, no sentido de destrinchar um acorde, no caso o Maiden é o E. Más saber extrair o máximo de um acorde e ver as milhares de possibilidades é incrível.
Conheço bem pouco de Iron Maden. Ouvi muito quando ainda nao tocava guitarra. Vou me aprofundar e dar uma pesquisada. Valeu pela dica!
Como musico, para mim isso revela mediocridade, não geanilidade
VALEU, vou maratonar os videos desse canal.
@@matheusxis4260 boa matheus! Obrigado! Já viu o que lancei ontem sobre John Lennon? Ta cheio de curiosidade legal
Excelente análise.
Adorei.
@@rodneymenezes4089 valeu rodney. Fico feliz que tenha curtido. Obrigado pelo comentário
Legal a maneira como você descreve a genialidade dos Beatles
Valeu Marcelao! Os caras fizeram o trabalho duro. O nosso trabalho é apreciar :)
Espetacular. Como nada entendo de teoria musical, nunca tinha me dado conta disso. E está provado e comprovado. Com apenas dois acordes é possível fazer maravilhas. E sim, eu sempre ouço The Inner Light por inteiro. Adoro.
Oi Virginia! comprovadíssimo né. Que bom que ouve Inner Light. Para mim, foi um achado nesse estudo que fiz sobre as músicas com 2 acordes. realmente curti a melodia, mesmo nao sendo muito fã da sonoridade indiana em geral
Osvaldo de Curitiba 👏👏👍👍
Muito legal suas explicações e comentários. Os Beatles, e a boa música, em geral, me ajudam a voar e sair da loucura em que vivemos
@@luizcaniza5201 Fala Luiz. Engraçado você falar isso. Fazer os vídeos tem o mesmo efeito em mim. Fico feliz de ouvir isso. Abraço!
Espetacular, parabéns pelo conteúdo!!!
@@Pedro-136-x valeu antônio! Fico feliz que tenha curtido. Obrigado pelo comentário :)
Você esqueceu de dizer que em “Tomorrow Never Knows” o baixo toca só uma nota a música inteira. Osvaldo de Curitiba 👏👏👍👍
Tem razão osvaldo. A musica é um drone chord, bem estilo indiano. Já até repensei aqui se ela tem 2 acordes, ou apenas 1. Valeuuu pemo comentário
Coisa linda esse vídeo.
Obrigado!
@@Gustavo_Rosa Eu que agradeço seu comentário. Obrigado Gustavo
Muito bom cara !!!! Me inscrevi no seu canal !!! Os Beatles sempre serâo uma surpresa agradavel aos ouvidos !!!
@@luizclaudio8079 fala Luiz. Obrigado pela inscrição. Me ajuda MUITO. Espero que o conteúdo continue te agradando. Não canso de me emocionar com Beatles. E olha que não estava vivo enquanto a banda estava junta. Sou de 78, um pouco depois
Essa música do
George Harrison (Inner Light) lado B de Lady Madonna na época dos compactos- é linda demais - faz sentindo que seja bem simples por evocar sua ligação com a espiritualidade e arte oriental vivenciada pelo mestre Harrison naqueles dias. Ela tb inspirou o nome de um dos mais famosos episódios de Star Trek (A nova geração)
@@igorverissimo607 olhaaaa. Informação preciosa a do Star Trek Igor. Brigadaço meu amigo :)
Leondre, eu sei tocar violão e guitarra e te digo: "seu conteúdo é MUITO BOM!!!!!". Parabéns cara. Só continua!!!
@@ComputadorIniciante faaaala meu amigo. Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo. Me considero bem iniciante e com vontade de aprendee essa arte que é fazer vídeo pro YT. E nao só isso, quero melhorar como guitarrista pra melhorar a qualidade da informação. Então um comentário como o seu me motiva muito. Agradeço muito.
Muito bom!!!!!!👏🏽👏🏽👏🏽
@@viniciusbrasil7923 valeu vinícius. Que bom que gostou. Obrigado pelo comentário
Salve, mestre. Obrigado pelo ótimo vídeo, como sempre.
@@walterfr fala meu camarada! Poxa. Fico feliz que curtiu. Deu um trabalho de pesquisa esse vídeo :)
O John Lennon dizia que "Paperback Writer" era uma "Day Triper" escrita às pressas.
Perfeito. "Paperback writer é filha de day tripper" disse ele :). Valeu Zé. Obrigado
.Mordaz!... ou não fora ela escrita pelo McCartney.
A inveja mata
Boa!! Kkkkk genial essa frase!
Análise muito boa, embora eu sinta que muito do que os Beatles faziam era intuitivo, duvido mesmo que Paul tenha pensado na teoria por trás dessa música, mas eles conseguiram fazer algo único com suas composições que na minha opinião está diretamente ligado ao pensamento dos grandes mestres da história da música. Acredito que Paul (particularmente) vai ser um cara tão grandioso na história como um Bach se tornou na música erudita. Suas músicas vão ser até matéria de cursos de música daqui alguns séculos ao lado de tantos nomes que são referência eterna na música clássica. Da mesma forma eu vejo que a participação de George Martin foi um grande diferencial nisso tudo. Valeu
@@igorverissimo607 concordo 100% com você igor. A teoria nada mais é do que uma forma matemática de transcrever as emoçoes. Vem depois, pra explicar. Também acho que veio tudo do coração. A gente é que tenta explicar com a razão depois :)
Perfeito. O que acho ótimo é que existe muito por trás da música deles. Essa capacidade de já trazer a música dentro de si é o que eterniza seus nomes. Admiro muito a música de Paul e George, esse último em especial tinha umas progressões harmônicas que dariam um curso de harmonia de grande qualidade. A música Something é um exemplo disso. Gosto TB das progressões do álbum ALL things must pass. É mesmo um privilégio ter nascido nesta época em que os Beatles ainda estão participando do nosso tempo. Sempre será minha banda preferida. Valeu pelos vídeos
Da hora cara. Atemporal esses caras. Quando civilização
Chegar em Marte os cara vão estar lá !!! Tamos juntos.
Análises perfeita
@@xinadubay2646 atemporal. Muitas geraçoes virão e ainda vao ouvir essas músicas. Minha filha de 4 anos já curte. Fiz até um vídeo aqui no canal sobre isso. :)
Fantástico.
@@denisemaia7706 que bom que curtiu Denide. Obrigado pelo comentário
Boa muito bom
@@PSEUDOINGLES valeu Eder!
Muito bom.
Muito interessante.
Demaisssssss!!! Nem os Beatles tinham a percepção do estavam criando, algo pra a eternidade ……
@@MrJgor1 demais né. 2 acordes são um mundo né. :) abraço
Como musico, para mim isso revela mediocridade, não geanilidade .Vamos raciocinar!
Faz um vídeo, por favor, falando do Yes,tornou se minha banda preferida.
Quanto mais ouço a fase clássica,mais gosto.
@@wellingtonsouza5340 tá aí uma banda que preciso me aprofundar mais. Só conheço os clássicos!
@@LeondreTocaGuitarra Será um caminho sem volta,principalmente para vc que é músico.
A fase Clássica é de 1969-1978.
Mas o auge começa com a entrada do guitarrista Steve Howe a partir do maravilhoso, perfeito etc Yes Album(1970),em seguida Fragile(1971),Close to the Edge(1972),Tales From Topographic Oceans(1973),Relayer(1974) até o Going for The One(1977).
Parabéns pelas observações. Mas sempre lembrando que a força dos Beatles estava no vocal....
Valeu Raposa de Bengala (esse nome é o melhor rsrs)! Em Eleanor Rigby fica bem claro isso que você falou. No próprio coro inicial de Paperback writer eles mostram isso também. E tantas outras né. Obrigado pelo comentário
salve Leondre , bom dia meu amigo !!
@@thiarasilva294 olha aí! Salve salve! Ótimo dia pra você
O reporter perguntou a John Lennon sobre o sucesso que faziam, se era perceptivel por ser rock and roll ou porque a banda tinha talento ao executar no palco com propósito de fazer a Beatlemamia. A resposta de Lennon foi simples, (,era miope) : - Só sei que estamos agradando quando começam os gritos.". 3:48
Ele sempre meio debochado, irreverente. Isso tá nas declaraçoes mas tambem na forma de tocar a guitarra. :)
Show
@@franciscomoreiramartinsfra7435 valeu Francisco!
Eu nunca poderia imaginar que o rif de Paperback writer fosse tocado pelo Paul .
Sem falar também que o solo de Get Back é feito inteiro pelo Jonh ....
Paul é multi-instrumentistas. Tem músicas do Beatles que ele toca até bateria. O mais marcante pra mim é o solo de Taxman,que ele estava enchendo o saco do George,e ele disse pro Paul tocar então,aí ele tocou kkkkkk
@@freittaz8995
Sim, dear Prudence e the ballad off jonh and Yoko o Paul arregaça na batera .
Tenho vários livros e em nenhum deles diz que George fez o baixo de Paperback Writer. George tocou baixou em Hey Jude e em Old Brown Shoe.
Fala Winston. Confesso que tô nessa dúvida também. Eu li no site beatlesebooks que ele gravou o baixo nos primeiros takes. O mike pachelli fala isso também. Mas parece que teve overdub. Tô na dúvida aqui. Abs
Massa !
@@vivito- valeu vivito! Obrigado pelo comentário
Beatles, a arte complexa do simples. Nunca vi nada igual. Une beleza melódica com uma musicalidade sensacional.
@@TUBOIMAGEM É até clichê, mas eu me emociono toda vez que escuto com ouvido atento aos detalhes.
@@TUBOIMAGEM ... aparentemente simples!
Os Beatles como músicos de rock, tocavam com dois ou quatro acordes.
Eles foram evoluindo musicalmente com o tempo.
Só que eles tiveram a grande sorte de conhecer e ter como produtor o George Martin, que era um maestro e sabia escrever pauta musical.
Eles faziam as músicas no violão ou piano e levavam pro George, que fazia os arranjos e colocava outros instrumentos que eles pediam nas músicas.
Por exemplo: Eleanor Rigby é tocada apenas por um quarteto de cordas.
Não tem guitarra, baixo ou bateria.
São músicos eruditos, comandados por Martin.
E com dois acordes.
Os próprios Beatles sempre disseram que eles não sabiam escrever música. Não estudaram isso.
Aí entrava George Martin.
Não é a toa que ele era chamado de o quinto Beatle.
@@LuizSilva-rq9gj grande Luiz. Obrigado pelo comentário que da sequência ao vídeo aqui embaixo :)
@@LeondreTocaGuitarra obrigado, amigo.
Eu sou radialista aposentado e fui produtor do programa Cavern Club, sobre os Beatles, na rádio Mundial.
Programa criado pelo meu grande amigo Big Boy e apresentado por ele até sua morte.
Depois continuou, com outro apresentador, o Wanderlei Gonçalves.
Muito bom o seu trabalho e o canal.
Sou beatlemaniaco até hoje.
Por isso que são a melhor banda de todos os tempos
@@CarlosHenrique-ui6yd não tem como discordar que são os melhores :)
George toca baixo em Paperback Writer??Qual fonte ?
@@WJWinstonOficial É certo que paul tocou guitarra nos 2 takes completos (a epiphone cassino). Paul tocou a Gretch. Tem fotos do George nessa sessao com o baixo Burns nu-sonic. Como foram feitos overdubs, inclusive do baixo (paul com rickembacker), existe a possibilidade de na faixa final ter ficado o rickembaker por cima, já que naquela sessao eles vinham buscando um som mais pesado pro baixo. A fonte é farout uk, reddit e beatles bible. Alguns vídeos aqui no YT também como o do mike pacceli.
depois que respondi, fui pesquisar um pouco mais ainda. Em alguns lugares encontrei que o baixo tocado pelo george pode nao ter entrado quando foram gravados takes de vozes posteriores. Fiquei na dúvida. Abraço e obrigado pela discussão.
Quero saber as suas fontes,obrigado pelas informações
Fala Rodrigo!! Eu uso muito a beatles bible e muita pesquisa livre aqui no YT também. Valeuuu
👍👍👏👏
@@vaniojosedias7531 valeu Vanio. Abraço!
Mas em Paperback Writer, o George estava tocando tamborim no primeiro take. O baixo foi gravado isolado num segundo take
Valeu pela info preciosa Kamikaze! como li sobre a gravação e o texto estava em inglês, certamente deixei passar detalhes como esse. obrigado!
@@LeondreTocaGuitarra por nada !!
❤
Wagner também !!!😂
@@1cesarwestin 🤣
Eu não acho que E seja o mesmo acorde que E7, ou E4... 🤔 É raro, mas acontece muito... E Don't Let Me Down tem a parte 3, que tem B, Além dos E, F#m e F#7m (que dá pra ver claramente no vídeo (se alguém não conseguir distinguir))
@@charlesco689 te entendo completamente charles. Eu também passo por esse questionamento aqui. Se são novos acordes, ou extensões, variações, suspensões de terças do acorde principal (no caso, Em em Eleanor Rigby). Dont let me down realmente tem um B7 lá no especial. Por isso chamei de bônus :). Obrigado pelo comentário construtivo e debate. Grande abraço.
E a primeira parte de Helter Skelter?
@@pauloraymundo7520 Fala Paula! Eu acho que Helter Skelter tem 3 não? E A G. Get back não entrou por pouco também.
😁👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
@@McGyverAille valeu mcgyver!! Abraaaaço
Outro meu irmão!!! 🙏🏻😁
Rain também se estrutura em apenas dois acordes.
Não tinha lembrado dela. Fui la ver e me parecem 3 acordes. C G D. Tem certeza? Obrigado pela contribuição. Abraçao
professor, todas as guitarras sao desafinadas mesmo? ou meu ouvido que tem problema? o acorde de G na gretsch ficou perfeitinho e o acorde de C ficou meio desafinado... as minhas guitas tb tem isso, é normal?
@@Aashiq_6 na paperback writer? Cara. Já percebi que com distortion ligado existe essa tendencia. Inclusive muitas lendas afinavam a guitarra com distortion ligado usando o ouvido e na hora que ligavam o afinador algumas notas estavam desafinas. Van halen fazia isso e tem musicas como runnin with the devil em que isso faz muita diferença
@@LeondreTocaGuitarra sim. Talvez isso explica alguns guitarristas usando o mesmo shape para diferentes acordes
Mas nao descarto a possibilidade de a guitarra estar afinada e eu ter tocado mal 🤣
boa tarde professor, poderia me informar qual modelo de gretsch que voce esta utilizando?
@@Suicid4l_Dreamer fala johanes. É uma 5420t. Um modelo intermediário mas que é uma delícia de tocar. Super som. Tenho um vídeo aqui sobre as guitas do canal. Lá mostro melhor ela. ua-cam.com/video/co3z2V5sH0A/v-deo.htmlsi=91WgtbbhBDeZpTRg
Abraço!
@@LeondreTocaGuitarra obrigado
@@Suicid4l_Dreamer to mais pra aluno que professor :) esses vídeos são meus estudos. Uma forma de me incentivar a melhorar, estudar teoria, tentar tirar musicas que tenho dificuldade. Mas obrigado pelo elogio.
🤓🤟
@@jpinheiro7523 valeu JP
Pelo q sei esta música é do George 🌞🌞🌞
DAQUI A 300 ANOS VÃO ESTUDAR AS MÚSICAS DOS BEATLES
@@antoniomarcelodourado121 não tenho a menor dúvida. Minha filha de 4 anos é apaixonada. Mais uma geraçao garantida de fãs :)
Eu entendo Tomorrow never knows como tendo C e C 7/4/9.
@@CarlosS1949 faz sentido carlos. A diferença pro Bb seria so a "só" a tônica. Como essa música nitidamente tem um mood indiano, onde muitas vezes as músicas só tem um acorde, você pode ter razão sim. Vou me aprofundar mais. Obrigado!
Taxman é a música de 2024!!!
@@clebersantosdemelo9579 🤣🤣🤣 bela sacada
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Peguei a referência
Sempre tentei fazer uma música com um acorde.....mas nunca consegui.
@@hannibalclark6111 dá pra fazer um mantrazão bem indiano :) 🤣
Tomorrow Never Knows é apenas um acorde até onde eu sei
Essa questão que você trouxe é muito boa. Tomorrow Never Knows é um drone C a música inteira, mas o melotron faz um Bb sobre esse C Tecnicamente seria um Bb/c ou C11, que seria uma extensão do C. Fica a pergunta: 1 ou 2 acordes? difícil né :) Abraço!
OS BEATLES USARAM 2 ACORDES. BEETHOVEN USOU UM POUQUINHO MAIS.
Como musico, para mim isso revela mediocridade, não geanilidade .Vamos raciocinar!
Te entendo. Respeito seu ponto de vista. Valeu Magno
Erro grave! Compositor da marcha fúnebre é Beethoven!!
@@jairpraia1480 ua-cam.com/video/m6LWtlUBYhE/v-deo.htmlsi=RdCgPE126YBw2Ahv
@@jairpraia1480 essa aqui é a que me referi
George Martin lapidava as ideias dos caras.
@@josesilva4067 eleanor rigby é BEM o caso
Mas Eleanor Rigby não é tocada por eles !!!
@@jocameneghesso316 tem razão. A melodia da música é do Paul, o arranjo de cordas do george martin, mas quem executa as cordas (octeto de violas, violoncelos, violinos...) são outros músicos mesmo.
Isso revela mediocridade, não geanilidade
Cara chato...conversa chata.
@@anacosta5783 poxa. Pena que não gostou.
Sou beatlemaníaco mas Inner Light é muito ruim!
@@joaodossantoscecilioneto5150 🤣🤣 respeito sua opinião. O instrumental indiano é ruim de tragar 🤣
Gosto realmente não se discute, "The Inner Light" é uma das minhas músicas preferidas dos Beatles !😁😁😁
@@joaodossantoscecilioneto5150 ela divide opiniões ne. Eu nao curto a sonoridade indiana, confesso. Mas acho a melodia de voz emocionante. Me pegou completamente
Rapaz, pois hoje eu gosto. Quando a pessoa conhece música nordestina de raiz, enxerga semelhanças, inclusive.
@@VMBFV sabe que eu quase falei isso no vídeo? Modo mixolídio MUITO acentuado
Bach e Mozart devem estar se revirando no túmulo....Porque esses "gênios" não separaram um pouquinho do seu tempo para compor de verdade? Provavelmente fazer músicas fáceis de ouvir (e que por isso mesmo geram muita grana) era a prioridade dos "gênios"...
Cara, vai ouvir os Beatles pelo amor de deus
queria ter essa sua inocência kkkk ou ignorância mesmo
A ignorância é uma dádiva.
a minha humilde opinião é que só eu que acho essas músicas dos beatles tão bobinhas? ailas, sempre achei...agora que sei que só tem dois acordes, eu tenho certeza...dá pra fazer música legal com dois acordes? dá sim..dá pra fazer música genial? naõ !...é igual um quadro pintado por uma criança da 5 serie e um pintor genial com detalhes maravilhosos e complexos....então , eu queria sincieramente entender, pq enaltecem tantos os beatles se o tipo de música deles é puramente comercial ?
Fala Kleber, obrigado pelo seu comentário e dividir sua opinião. A ideia do vídeo é justamente mostrar que nessas músicas "simples", os detalhes maravilhosos e complexos estão ali sobre uma estrutura de apenas 2 acordes, como é o caso de Eleanor Rigby. Sobre a música ser comercial, eu prefiro classicar como popular, o que na minha opinião pessoal é um elogio. Imagino que seja difícil fazer boa música que agrade gente de todas as classes e em diversas gerações. Mas tambem respeito quem prefere música erudita, clássica em geral. Eu mesmo gosto bastante e acho que a genialide está nos dois lugares. No pop e no clássico. Abraço!
Realmente, as músicas do início deles eram comercial, não é atoa que eles mesmos n curtiam muito e decidiram mudar. Escuta 66 até 70 que você vai ver algo q n é comercial. Acho até que o próprio White álbum por si só já pode mudar a sua ideia com While my guitarra gently weeps, yer blues, Dear prudente, im so tired, blackbird e por aí vai
@@kayky1805 bem por aí Kayky. o que mostra um amadurecimento express deles também! :) abraço
A complexidade está no todo e não na quantidade, que, aliás, não é sinônimo de qualidade.
Não, não é uma "humilde" opinião. É apenas indigência mental.