O desassossego da saúde mental em Portugal | Somos todos malucos #46

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 27

  • @nataliarodrigues560
    @nataliarodrigues560 2 роки тому +19

    Parabéns à convidada pelo excelente trabalho, tão informativo e necessário! Enquanto psicóloga proponho um trabalho semelhante mas no âmbito da saúde mental nas escolas, e a forma como a educação dos pais (num retrato mais nacional) está a afetar a construção da personalidade dos jovens, e o tipo de sociedade que prevemos num futuro próximo!

    • @paulosantos6567
      @paulosantos6567 2 роки тому +1

      eu sugiro trabalho nas escolas sobre bullying.

  • @raquelbernardo3637
    @raquelbernardo3637 2 роки тому +2

    Obrigada por mais um vídeo espetacular. Sou de lisboa e sou acompanhada em psiquiatria pela médica de família, na gestão da terapêutica... não é ideal mas estou a fazer psicoterapia pelo privado e isso dificulta pagar também um psiquiatra. Pelo privado consigo pagar 25€/consulta, quinzenalmente, porque a psicóloga tem em conta os meus rendimentos. Já existem psicólogos que têm isso em atenção, no entanto, nem toda a gente consegue pagar na mesma. Conheço uma situação de uma pessoa que está a ser acompanhada em psicologia pelo centro de saúde... mas as consultas são mensais, é difícil manter o acompanhamento mais regular.

  • @coisas_ao_calhas
    @coisas_ao_calhas 2 роки тому +2

    Que conversa tão importante e interessante! Vou partilhar e também ouvir o podcast "Fumaça". ❤️

  • @clementepinto5735
    @clementepinto5735 Рік тому

    A série desassossego é algo muito importante que aconteceu em Portugal nos últimos tempos. Um trabalho notável que merecia maior atenção.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 2 роки тому +1

    Gostei mesmo muito desta convidada. Partilhou informações muito importantes e de uma forma muito realista sobre a saúde mental em Portugal. Eu acho que tudo se resume a um sentimento: Desamparo. Os doentes mentais, e as suas famílias, sentem-se completamente desamparados. Tanto no SNS, como até no privado, não existe um verdadeiro acompanhamento destes doentes. Vai havendo uma medicação que se vai experimentando mas, depois, as pessoas são deixadas ao acaso.

  • @crodriguessantos7030
    @crodriguessantos7030 2 роки тому +5

    Esta "miúda" é fantástica. Muito obrigada 🙏

  • @Joanamartins199
    @Joanamartins199 2 роки тому +1

    O melhor podcast de sempreeee! 🙌🏻 OBRIGADA ❤️

  • @joanadias32
    @joanadias32 2 роки тому

    Excelente trabalho! Muitos Parabéns a ambos. Agradeço o precioso contributo, nesta nossa luta pelo aumento da consciencialização e literacia em Saúde Mental. Joana Cordeiro Dias

  • @duartelisboa
    @duartelisboa 2 роки тому +1

    Sigo muito de perto o trabalho do Fumaça! Obrigado Raminhos por teres convidado a Margarida

  • @manelaesteves9233
    @manelaesteves9233 2 роки тому

    A minha zona é Gerês. Temos uma psicologa no centro de saúde para o concelho inteiro.
    Sou uma das poucas sortudas que conseguiu acompanhamento, com uma consulta de mês a mês.

  • @manelaesteves9233
    @manelaesteves9233 2 роки тому

    Obrigada Raminhos. O teu trabalho é excelente.

  • @anaprata1983
    @anaprata1983 2 роки тому +1

    Uma boa comunicadora. 😉
    Eu vivo na Suíça. Aqui a saúde funciona de forma fantástica. A proporção de médicos para habitantes é enorme...deve ser por isso. Não há esperas... somos super bem tratados... Bom, também pagamos um seguro de saúde caríssimo... Fiquei a pensar que se tivesse tido a minha depressão em Portugal tinha sido uma catástrofe!

    • @OJose6
      @OJose6 2 роки тому +1

      Também provavelmente em Portugal a depressão não afectaria a sua saúde (tanto) como na Suíça. Digo eu. Não sei. Já agora onde se encontra na Suíça?

    • @anaprata1983
      @anaprata1983 2 роки тому +1

      @@OJose6 Também é verdade, em Portugal teria a minha família para me ajudar e talvez não passasse pela sobrecarga... Mas quando oiço falar dessas esperas por consultas, penso que Portugal nem devia ser considerado um país. Não tem meios suficientes para assegurar a sobrevivência. As condições de vida de alguns habitantes não correspondem ao que está na constituição. Para mim, Portugal não é um país. Mas o mundial ajuda a manter essa farsa... Fecham-se os olhos à realidade. Mostra-se outra realidade. Enfim... A Suíça não é perfeita... mas caminha para a excelência...

  • @MegaDoraExploradora
    @MegaDoraExploradora 2 роки тому +1

    Olá raminhos, parabéns por mais um excelente episódio. Gostava de te sugerir convidar a Joana Gama e/ou o Hugo van der Ding para falarem de bipolaridade, gosto muito de os ouvir, e penso que neste formato ia resultar suuuuper bem 🥰🙌 bjinho

  • @ricardo_Abonado
    @ricardo_Abonado 2 роки тому +1

    Adorei a convidada mas vou ter que ouvir duas vezes para absorver tanta informação

  • @aldavalador1
    @aldavalador1 2 роки тому

    Obrigada pelo vídeo. Cá onde vivo, o médico de família atende se forem casos simples mas se se tornar complicado transfere para um colega da especialidade que lá entende que o doente necessita.

    • @pitorescoptpt
      @pitorescoptpt 2 роки тому

      Isso também acontece aqui, o problema são os tempos de espera para ser atendido na especialidade e a cadência das consultas.

  • @venusiana8
    @venusiana8 2 роки тому

    No verão de 2019 solicitei o serviço de psicologia pelo sistema nacional de saúde (zona de Viseu) e disseram-me que demoraria prai 2 meses a ter uma consulta :(

  • @martamortagua215
    @martamortagua215 2 роки тому +1

    Quando era seguida em Cascais era "giro" porque a psiquiatria fica ao lado da morgue. E apesar de o edifício do hospital ser um só, o acesso à psiquiatria faz-se por fora, nas traseiras. Os profissionais eram bons mas a maneira como o serviço funciona era péssima... Agora sou seguida no Júlio de Matos, o atendimento é uma miséria, as consultas têm uma regularidade aceitável mas a psico-terapia é uma miragem no deserto... E se isto é assim em Lisboa, imagino no interior do país... 😔

    • @raminhos
      @raminhos  2 роки тому +2

      Lá está, é como diz a Margarida... depende muito da zona do país. Mas essa da morgue é boa! :D

  • @marciapassos8765
    @marciapassos8765 2 роки тому

    Aqui em Viana do Castelo a saúde mental ainda é vista com muito estigma e muito atraso. Principalmente quando se vai ao facebook e se vê casos de pessoas que foram internadas compulsivamente, as pessoas conseguem ser muito mázinhas a comentar... Ah ele tá é maluquinho, ah ele tá é... e afastam-se. Vão-se afastando. Eu quando tive a minha depressão, só fui a uma consulta, tomei os comprimidos mas fui eu que fiz o trabalho de casa todo, como se costuma dizer. Tive uma freira que é bastante minha amiga e mais a família. Nem aqueles que eu chamava de "amigos" me mandaram uma mensagem. Tenho paralisia cerebral, mas não sou burrinha ao ponto de não dar por isso... Aliás, eu tenho um curso superior, o meu problema é motor. Os podcasts do Raminhos ajudam-me imenso, principalmente nesta fase em que estou a "parar" com o vício de ouvir religiões brasileiras. Está a ser desafiador, mas ouvir o Raminhos, só me motiva a seguir adiante e a ouvir, antes os podscasts (com os quais aprendo tanto) e que me melhoram, do que ouvir brasileiros. E atenção, não quero descriminar os brasileiros, mas sim as seitas religiosas, que são perigosíssimas e nas quais andei "anos e anos a fio" a ver. Bom talvez seja um tema de um próximo podcast... falar sobre sair de vícios... os desafios que se enfrenta. É só uma proposta claro. Beijinhos para o António Raminhos.

  • @juliospinto
    @juliospinto 2 роки тому +4

    Olá Raminhos. Desde o último episódio que reparo que o microfone da convidada está com um volume muito mais baixo e o teu está exageradamente alto. Continuação do ótimo trabalho em prol da saúde mental. Obrigado 😊

    • @raminhos
      @raminhos  2 роки тому +1

      Obrigado pela dica... vou informar!

  • @mariacoelho5066
    @mariacoelho5066 2 роки тому

    Essa sra foi uma excelente convidada,fala muito bem sem exageros,e que mete o sopinha de massa do psiquiatra que já ai foi umas duas vezes a um canto,para mim que não gosto dele, este é o avatar dele ,nota-se bem que ele é sopinha de massa,estão sempre a cuspir as palavras .