@@cliquem Vou explicar o que acontece com as alegações de que determinados sobrenomes são judaicos. Durante as conversões forçadas na Espanha e em Portugal, muitos judeus se converteram, adotando novos sobrenomes, que as paróquias escolhiam para os "cristãos novos". Assim apareceram sobrenomes como Galheiro, Lopes, Fonseca e toda uma série de denominações de árvores frutíferas (Amoreira, Oliveira e Pinheiro). Ou ainda de animais como Carneiro, Bezerra, Lobo, Leão etc. O que acontece é que muitas pessoas ao ouvirem essa história, pensam que porque têm um desses sobrenomes são descendentes de judeus e, portanto também judeus. Para esclarecer isso é necessário entender que esses sobrenomes, apesar de terem sido adotados por judeus pertenciam também a cristãos. Por essa razão, ter o sobrenome não basta. Outro ponto importante é entender que o Judaísmo é transmitido pela mãe. Somente alguém nascido de uma mãe judia pode ser considerado judeu por nascimento. Mas como sabemos, na grande maioria dos casos, os sobrenomes paternos é que são mantidos. Portanto mesmo pessoas que possuem sobrenomes exclusivamente Judaicos, como Cohen e Rabinovitch, não são necessariamente judeus. (Pode ler mais sobre esse assunto no link: oglobo.globo.com/brasil/o-mito-sobre-origem-de-sobrenomes-de-judeus-convertidos-5227424 )
Ótimo. Obrigado
Baruch HaShem. Shabat shalom rav.
Yehi Adoneinu moreinu v'rabeinu Melech HaMashiach leolam vaed!
Poderia fazer um vídeo falando sobre Família Góis , e Jacob Nunes Gois?
@@cliquem Vou explicar o que acontece com as alegações de que determinados sobrenomes são judaicos. Durante as conversões forçadas na Espanha e em Portugal, muitos judeus se converteram, adotando novos sobrenomes, que as paróquias escolhiam para os "cristãos novos". Assim apareceram sobrenomes como Galheiro, Lopes, Fonseca e toda uma série de denominações de árvores frutíferas (Amoreira, Oliveira e Pinheiro). Ou ainda de animais como Carneiro, Bezerra, Lobo, Leão etc. O que acontece é que muitas pessoas ao ouvirem essa história, pensam que porque têm um desses sobrenomes são descendentes de judeus e, portanto também judeus.
Para esclarecer isso é necessário entender que esses sobrenomes, apesar de terem sido adotados por judeus pertenciam também a cristãos. Por essa razão, ter o sobrenome não basta. Outro ponto importante é entender que o Judaísmo é transmitido pela mãe. Somente alguém nascido de uma mãe judia pode ser considerado judeu por nascimento. Mas como sabemos, na grande maioria dos casos, os sobrenomes paternos é que são mantidos. Portanto mesmo pessoas que possuem sobrenomes exclusivamente Judaicos, como Cohen e Rabinovitch, não são necessariamente judeus.
(Pode ler mais sobre esse assunto no link: oglobo.globo.com/brasil/o-mito-sobre-origem-de-sobrenomes-de-judeus-convertidos-5227424 )