A presença Indígena no Litoral Norte gaúcho...

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • A presença Indígena no Litoral Norte gaúcho...
    Há 6.000 mil anos atrás os indígenas já viviam no litoral norte gaúcho. A partir de fins do século 16, eles começam a ser caçados como escravos.
    Chegaram a receber algum socorro dos jesuítas, mas não o suficiente para se livrarem daquele tráfico.
    A partir do início do século 18, a mão-de-obra indígena seria fundamental no tropeirismo, na abertura dos caminhos sul-sudeste, nas estâncias de criação de gado.
    Com isso, o sangue indígena veio a fazer parte da formação da população original do litoral.
    Importantes também foram os aldeamentos oficiais que o governo fundou com índios trazidos das missões. E eles chegaram a ter sua própria estância de criação no litoral.
    Depois disso, aparentemente, os indigénas estiveram meio sumidos. Na verdade, eles passaram a ser descritos, nos censos e em outras documentações, como pardos. Mas, a partir do início do século 20, eles começaram a voltar e hoje estão espalhados por todo o litoral norte gaúcho em pequenas aldeias.
    Esse fato é comprovado,nos sambaquis que são encontrados em grande parte do litoral brasileiro.
    Exemplo do município de Xangri-Lá-RS, abriga sítio arqueológico chamados de sambaquis (em tupi-guarani: tamba = marisco + ki = amontoamento). Nada mais - morro um amontoado, de mariscos e restos mortais e utensílios. de grande relevância científica e cultural para o desenvolvimento do turismo. Atualmente está inserido junto a malha urbana do município (ruas Rio dos Índios, Rio Apucaé e Ipê).
    Quarta-feira , 19 de abril
    Dia dos Povos Indígenas
    Vem comigo que eu te guio Guia de turismo(Ever)
    #sambaqui #turismocultural #historiadobrasil #PovosIndígenas

КОМЕНТАРІ •