@@eduardomoraeslima3416 Mas uma tecnologia promissora como esta, que beneficiaria o mundo inteiro, não é uma "atualidade"? Mas concordo contigo sobre a audiência, pois assuntos como este não interessam tanto a população como notícias de crimes, futebol, novelas e reality shows. Logo, não é lucrativo para a emissora.
@@IntegrandoConhecimento Me tira uma duvida, pq não fazer um barco perfeitamente apropriado para o uso de velas, e usar ele para tracionar um navio cargueiro sem motores hidrodinâmico ?
@@enzorosa5999Cargueiros são muito pesadas para velas. As velas vão, no máximo, melhorar o consumo. Além do que a viagem seria muito mais longa somente com velas e o navio ficaria refém da direção do vento
Sabes que não foi ele que projetou ou construiu o navio né? kkk E sabes que esses veleiros eram mega erráticoa... Poluição zero? É talvez enquanto tivessem na agua não, mas extraindo as arvores daqui do Brasil com mão de obra escrava... ai eu acho que teve um impactozinho 😂
O do pipa pode ser usado junto com os outros sem grandes dificuldades, então poderiam combinar dos sistemas em um navio para aumentar o aproveitamento dos ventos.
Uma perguntinha aqui, será que seria viável ou possível, usar a caloria do escape dos gases gerados na combustão, para aquecer caldeiras, gerar vapor e com isso adicionar uma propulsão extra? Sei lá só pensando aqui 😅
Como sempre um vídeo com nível altíssimo de conhecimento. Parabéns. Minha escolha recai sobre a vela pipa. Devido ao resultado de custo e benefício. Espero ver uma dessas algum dia
Incrível que a engenharia humana esteja avançado cada vez mais. Em tempos de retrocesso da inteligência natural, isso me faz acreditar ainda no avanço da humanidade. Excelente conteúdo e canal.
Se economiza 15%, mas ocupa 15% do espaço destinado a cargas, meio que não compensa muito. O que utiliza a pipa, realmente é interessante, já que não ocupa praticamente nada, e provavelmente é muito mais leve e duravel que os demais, e não precisa de muita energia, apenas para os sensores, que deve ser baixissimo.
Excelente conteúdo! Um belíssimo trabalho de compilação de informações e dados. Já conhecia estes sistemas mas a forma detalhada e didatica como você apresentou me permitiu agora uma visão integrada destas tecnologias. Muito obrigado!
o simples conceito já é extremamente interessante, quero ver os navios que serão desenvolvidos já levando isso em consideração no projeto. Como sempre excelente video!!
Obrigado pelo conteúdo gratuito. Acho promissor os navios aproveitarem a energia das ondas (movimento vertical/sobe e desce). Atualmente só é aproveitada a energia eólica pelas velas. Curioso como não desenvolveram nada, pois é muito simples: uma esfera pesada sobe e, ao descer, gira turbinas que geram energia (H2 ou elétrica). 🤷🏼♀️
O navio, também sobe e desce, pois ele flutua nas ondas. Me parece, que para um navio aproveitar o sobe/desce das ondas, fica bem difícil, pois ele tem que se mover junto.
Muito legal. Engenharia naval mindblowing level considerando instalar em embarcacoes construidas sem considera-las. Como em tudo, os reais impactos estruturais e em diferentes condicoes marinhas e temperaturaas, os custos de manutencao devera ser diminuido com o tempo. Mto legal seu canal!
Interessantíssimo! É a utilização de diferentes tecnologias agindo em conjunto para criar maior eficiência!! Gostaria de ver algum estudo sobre a utilização do empuxo entre o navio e a água, reduzindo a resistência.
Esses rotores enormes ajudam também para estabilizarem o navio perante os ventos e ondas melhorando o rendimento dos propulsores subaquáticos. É o mesmo efeito do giro dos pneus que mantém a bicicleta na vertical.
Cara, de ciência e tecnologia, seu canal é disparado o melhor. Sei que não deve ser fácil, mas tente aumentar a produção e variedade desses vídeos. Seu trabalho me motiva muito! Valeu!
Na canção “O tempo não para”, a frase “eu vejo um museu de grandes novidades”. Aquilo que surge como uma promessa de novidade, mas que não passa de uma releitura de algo velho”. O compositor continua: “Eu vejo o futuro repetir o passado”. Aquilo que é novo agora, em breve será antigo, fará parte dos relatos históricos, pertencerá ao passado.
Essas coisas tem que levar sem consideração a simplicidade de engenharia e manutenção. Tem que durar muito, ou ser proporcionalmente bem barato e fácil de trocar. Em minha visão os mais viáveis são os rotores giratórios e a pipa.
Top demais... sou leigo , mais olhando tudo isso, vejo um sistema de propulsão e armazenamento de energia que não vi aí... talvez alguém de fora veja o jogo diferente. Vou assistir mais vídeos pra entender melhor minha ideia 👍
Realmente nunca tinha ouvido falar nesse tipo de vela em formato de cubo, na verdade achei até que era montagem. Mas com a explicação faz todo sentido. Mecânica de fluidos é um negócio muito doido.
Um cargueiro movido a energia nuclear teria 0 emissões e poderia operar ineteruptamente por 20 anos... A tecnologia já é usada a meio século em submarinos e porta aviões militares
O problema é toda infraestrutura que isso precisaria, imagina o quão visado seria um navio com material nuclear, a pirataria que já existe, seria elevada a outro nível, precisaria de escolta constante nos navios, o estado teria que se envolver, seria necessário formar uma infinidade de profissionais muito mais qualificados pra operar tudo...
@@GameRRKing"seria necessário forma uma infinidade de profissionais muito mais qualificados" sim, é onde isso é ruim? Iria gerar mais empregos e no final seria mais baratos pós se gasta milhões com combustíveis fósseis pra abastecer esses navios, o urânio é barato e alguns kg sustentam o navio por anos
@@dagobertosantosdeoliveira9546 O Sr está a par do que se passa no mar vermelho??? Imagine um navio de propulsão nuclear ser afundado por piratas ????
O planeta é tbm para futuras gerações n sejamos egoístas , então pensar e fazer o melhor pro meio que vivemos poluir menos e produzindo sem parar isso é equilíbrio!!!!!
Um turbinas eólicas que girem 360 graus são muito mais eficientes e podem transmitir tanto energia elétrica, quanto cinética para o deslocamento das embarcações
De todos os diferentes projetos de navios modernos, movidos à vela, minha preferência é pelo sistema que utiliza uma gigantesca pipa voadora, rebocando a embarcação. Pode ser construída, SEM LIMITAÇÃO DE TAMANHO, pois é externa, fica a mais de cem metros acima do navio, imersa nos ventos mais elevados, que são mais fortes e mais constantes. Além disso, NÃO OCUPA ESPAÇO no convés, que pode ser utilizado normalmente. Essa tecnologia, combinada com motores elétricos marítimos, reversíveis, com hélices convencionais, associados a tanques para armazenar hidrogênio comprimido, célula de combustível e eletrolisadores para obter hidrogênio a partir da água, possibilitaria um navio movido a vento, que nunca necessitaria parar de navegar, mesmo na mais completa calmaria.
Interessante será quando na superfície dessa vela, conectada com seu interior, alguém inventar uma usina solar que possa aumentar ainda mais a redução do uso de óleo diesel. Toda a eletricidade do navio também viria da energia produzida por essa vela. Dois engenhos em um.
Será que faria sentido prender cabos super resistentes ligados a bolsões cheios de hélio pra tornar o navio mais leve? Seria como um dirigível que navega, rs
Tá aí uma coisa que os países deveriam investir muito em pesquisas tecnológicas. Não polui e é grátis. Mas será que o peso destes apresentados entre 100 e 200 toneladas valeria o custo da economia de petróleo x valor frete perdido ? Caso instalem 2 são quase 400 ton a menos de carga carregadas numa viagem e isso num ano já viu.... Creio que a lógica dos navios é a msm dos caminhões, quanto mais leve,mais carga carregada. Nesse contexto,em um ano compensaria a economia de combustível x o lucro menor do frete ???
Imagino o trabalho que não deve dar esses vídeos, parabéns!
Qualquer assunto se torna interessante quando se sabe os detalhes
e porque não no trabalho que dá ?
Pra fazer o navio é que dá mais trabalho.anos estudando engenharia e navegação marítima, dezenas de empresas envolvidas no projeto.
DIFÍCIL É SUBIR A CURVATURA DA BOLOTA, SÓ COM A FORÇA DO VENTO, NÉ??
Elel tem doutorado de engenharia pra ele é suave falar sobre esses assuntos
@@ismaelzinho22ypara de desvalorizar o trabalho do cara
Incrível que a mídia comum não fala dessas maravilhas.
a mídia quer coisas que dê ibope, que de audiência, muita gente tá nem aí pra isso!
E daí? Só assistir aqui, uai. Qual o contexto pra passar sobre isso? TV é sobre audiência e atualidades...
Por isso que por mim a mídia convencional podia acabar, totalmente desnecessária, e só deseduca o povo
@@eduardomoraeslima3416 Mas uma tecnologia promissora como esta, que beneficiaria o mundo inteiro, não é uma "atualidade"?
Mas concordo contigo sobre a audiência, pois assuntos como este não interessam tanto a população como notícias de crimes, futebol, novelas e reality shows. Logo, não é lucrativo para a emissora.
Intere$$e da mídia é outro, não exatamente o ambiental.
Último vídeo postado há 1 mês. Persebese aí a qualidade do conteúdo, muita pesquisa, e muito trabalho. Excelente 👏👍
que bolota, se tá doido? @@humanidadeparalela4572
@@humanidadeparalela4572😊5
Percebe-se ao invés de persebese,
Nossa, navios a vela! Não pensei que fosse viver pra ver tamanha evolução tecnológica!
Hheheheheheheh! Novidade de 5000 anos de idade kkkkkkkkk
Evolução você vai ver quando voltarem os remos.
@@joaofranco6421😂
Tecnologia completamente diferente da antiga.
Nao tem nada a ver com as velas tradicionais. Pelo jeito de todo o video a unica coisa q teu cerebro conseguiu entender a locução navio a vela
Cara seu canal e suas informações são excelentes, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Magdiel, que baita estudo pra fazer esse vídeo, simplesmente sensacional e super informatico. Parabéns meu amigo.
Opa Canthama, que bom que gostou.
Grande abraço.
@@IntegrandoConhecimento Me tira uma duvida, pq não fazer um barco perfeitamente apropriado para o uso de velas, e usar ele para tracionar um navio cargueiro sem motores hidrodinâmico ?
@@enzorosa5999Cargueiros são muito pesadas para velas. As velas vão, no máximo, melhorar o consumo. Além do que a viagem seria muito mais longa somente com velas e o navio ficaria refém da direção do vento
Pedro Álvares Cabral ,vendo esses navios 500 anos depois , que seus navios veleiros não gastavam uma conta de combustivel e poluição zero 😅
Nossa, já faz tudo isso de tempo da época que o frete do Aliexpress era de graça? 🫢
O Pedrão tá dando piruetas no caixão dele
Sabes que não foi ele que projetou ou construiu o navio né? kkk E sabes que esses veleiros eram mega erráticoa... Poluição zero? É talvez enquanto tivessem na agua não, mas extraindo as arvores daqui do Brasil com mão de obra escrava... ai eu acho que teve um impactozinho 😂
Burro em
😊
Um vídeo de 21 minutos com essa riqueza de detalhes é impressionante! Parabéns pelo canal e conteúdos diferenciados!
Os sistemas híbridos são interessantes. A mistura do antigo com o novo é bem vindo.
Eu já tinha visto video sobre esses sistemas em inglês. Mas achei esse muito intessante e bem explicado em pt.
Realmente são Interessantíssimos !!!
O do pipa pode ser usado junto com os outros sem grandes dificuldades, então poderiam combinar dos sistemas em um navio para aumentar o aproveitamento dos ventos.
Parabéns pelo ótimo vídeo, fico impressionado que quando o ser humano quer ele pode fabricar ferramentas que realmente mudam o mundo.
Tecnologia excelente! Parabéns pelo canal 👍
Excelente vídeo. Parabéns.
Achei interessante o Japonês 13:58 que gera energia para os motores. Me parece mais promissor.
Magnifico. Admiro a inteligencia desses engenheiros.
Vídeo excelente, muito obrigado.
Vídeo excelente. Obrigado.
Sou instrutor da Scania e achei que conhecia a história kkkkk aprendi muito, parabéns pelo conteúdo 👏👏👏
Valeu Samuel. Legal o seu emprego.
Uma perguntinha aqui, será que seria viável ou possível, usar a caloria do escape dos gases gerados na combustão, para aquecer caldeiras, gerar vapor e com isso adicionar uma propulsão extra? Sei lá só pensando aqui 😅
Belíssimo conteúdo e produção, agradecemos, vida longa ao canal Integrando Conhecimento!!!
Como sempre um vídeo com nível altíssimo de conhecimento. Parabéns. Minha escolha recai sobre a vela pipa. Devido ao resultado de custo e benefício. Espero ver uma dessas algum dia
Muito bom vermos essa preocupação com o meio ambiente. Com a eficiência energética.
Parabéns pelo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente conteúdo como sempre! Esse da pipa me surpreendeu!
Show de vídeo e de conhecimento adquirido 👍
Incrível que a engenharia humana esteja avançado cada vez mais. Em tempos de retrocesso da inteligência natural, isso me faz acreditar ainda no avanço da humanidade.
Excelente conteúdo e canal.
Se economiza 15%, mas ocupa 15% do espaço destinado a cargas, meio que não compensa muito.
O que utiliza a pipa, realmente é interessante, já que não ocupa praticamente nada, e provavelmente é muito mais leve e duravel que os demais, e não precisa de muita energia, apenas para os sensores, que deve ser baixissimo.
Excelente conteúdo! Um belíssimo trabalho de compilação de informações e dados. Já conhecia estes sistemas mas a forma detalhada e didatica como você apresentou me permitiu agora uma visão integrada destas tecnologias. Muito obrigado!
o simples conceito já é extremamente interessante, quero ver os navios que serão desenvolvidos já levando isso em consideração no projeto.
Como sempre excelente video!!
Obrigado pelo conteúdo gratuito. Acho promissor os navios aproveitarem a energia das ondas (movimento vertical/sobe e desce). Atualmente só é aproveitada a energia eólica pelas velas. Curioso como não desenvolveram nada, pois é muito simples: uma esfera pesada sobe e, ao descer, gira turbinas que geram energia (H2 ou elétrica). 🤷🏼♀️
O navio, também sobe e desce, pois ele flutua nas ondas. Me parece, que para um navio aproveitar o sobe/desce das ondas, fica bem difícil, pois ele tem que se mover junto.
Rapais, obrigado pelo vídeo !
Hj tive a satisfação de me tornar um membro de um dos canais mais interessantes e com conteúdo de qualidade. 💜🙌🏽😀
Olá Sandro, seja muito bem vindo. Estou planejando um conteúdo bem elaborado na edição para os próximos.
Grande abraço.
Agora percebi que, após você se tornar membro, os seus comentários até de anos atrás ficam destacado para mim na plataforma.
Incrivel impressionante
Parabéns pelo seu trabalho, seu vídeo esta perfeito, muito bom. Gratidão por compartilhar ❤🙏
Muito legal. Engenharia naval mindblowing level considerando instalar em embarcacoes construidas sem considera-las. Como em tudo, os reais impactos estruturais e em diferentes condicoes marinhas e temperaturaas, os custos de manutencao devera ser diminuido com o tempo.
Mto legal seu canal!
Vídeo muito bem elaborado e muito informativo. Parabéns
Interessantíssimo! É a utilização de diferentes tecnologias agindo em conjunto para criar maior eficiência!!
Gostaria de ver algum estudo sobre a utilização do empuxo entre o navio e a água, reduzindo a resistência.
Esses rotores enormes ajudam também para estabilizarem o navio perante os ventos e ondas melhorando o rendimento dos propulsores subaquáticos. É o mesmo efeito do giro dos pneus que mantém a bicicleta na vertical.
Excelente vídeo e pesquisa!👏👏👏👏🔝🔝🔝
Cara muito legal, o navio que gera hidrogênio com vento para e utiliza em momentos de calmaria é definitivamente genial. Muito bom essas tecnologias
Todos são interessantes!!!! Muito showwww!!!!!!
Boa Noite. Integrando conhecimento. Belmonte-BA.
Seu trabalho é impecável. Parabéns!
Dubai. Se tiverem um tempinho para conhecer este projeto de navegação é muito legal.
Achei esse da pipa o mais interessante. Parece bem conveniente e simples.
Maravilhoso o vídeo! Sou engo.
mecânico mas nunca tinha ouvido falar do Rotor FLETTNER.
Vivendo e aprendendo. !
Parabéns e grato!
seus vídeos são impecáveis, parabéns!
O Rotor é interessante, mas, a Pipa, é sensacional!!! kkkk
Cara, de ciência e tecnologia, seu canal é disparado o melhor. Sei que não deve ser fácil, mas tente aumentar a produção e variedade desses vídeos. Seu trabalho me motiva muito! Valeu!
Cara que matéria linda . Parabéns pelo vídeo , 👏👏👏👏.
Na canção “O tempo não para”, a frase “eu vejo um museu de grandes novidades”. Aquilo que surge como uma promessa de novidade, mas que não passa de uma releitura de algo velho”. O compositor continua: “Eu vejo o futuro repetir o passado”. Aquilo que é novo agora, em breve será antigo, fará parte dos relatos históricos, pertencerá ao passado.
No caso do navio, a questão na é a ideia, mas a eficiência, se é ou não viável.
Pena que ele estragou o vídeo com musiquinha de fundo.
@@Vericcimo acredito que ela é oportuna ao vídeo. É a mesma ideia da espiral do conhecimento humano.
@@joaswesleybaia2716 não importa a música.
Atrapalha o vídeo.
Não sei de onde tiraram esta ideia besta de colocar música enquanto alguém está falando.
O Contexto muda tudo, aquela época não tinha os materiais que se tem hoje.
Show, muito esclarecedor, parabéns.
- Bem interessante esse invento, pra poupar combustíveis, Belo vídeo.
Abraço..
Porto Alegre. Rs. 🇧🇷
Parabéns que linda matéria.
Essas coisas tem que levar sem consideração a simplicidade de engenharia e manutenção.
Tem que durar muito, ou ser proporcionalmente bem barato e fácil de trocar.
Em minha visão os mais viáveis são os rotores giratórios e a pipa.
Top demais... sou leigo , mais olhando tudo isso, vejo um sistema de propulsão e armazenamento de energia que não vi aí... talvez alguém de fora veja o jogo diferente. Vou assistir mais vídeos pra entender melhor minha ideia 👍
Muito legal!😲
Parabéns muito bom
Realmente nunca tinha ouvido falar nesse tipo de vela em formato de cubo, na verdade achei até que era montagem. Mas com a explicação faz todo sentido. Mecânica de fluidos é um negócio muito doido.
A melhor matéria em uma faculdade de Engenharia Mecânica.
Parabéns Otima Materia
Finalmente eu entendi a escada no teto do Uno...
PARABÉNS PELO CONTEÚDO! MACAPÁ/AP
Navios movidos a vento no secudo 21 😮
Caravelas portuguesas no seculo 15: Eles nao sabem...😅
Excelente vídeo!
Pessoalmente gostei mais dos cilindros giratório... Mas todas são boas e inovadoras...👍
Hummm
@hunnn
Um cargueiro movido a energia nuclear teria 0 emissões e poderia operar ineteruptamente por 20 anos...
A tecnologia já é usada a meio século em submarinos e porta aviões militares
O problema é toda infraestrutura que isso precisaria, imagina o quão visado seria um navio com material nuclear, a pirataria que já existe, seria elevada a outro nível, precisaria de escolta constante nos navios, o estado teria que se envolver, seria necessário formar uma infinidade de profissionais muito mais qualificados pra operar tudo...
"Não existe almoço grátis"
Coloca um sistema desse na sua casa aí a energia elétrica vai ser grátis a vida toda 😂😂😂
@@GameRRKing"seria necessário forma uma infinidade de profissionais muito mais qualificados" sim, é onde isso é ruim? Iria gerar mais empregos e no final seria mais baratos pós se gasta milhões com combustíveis fósseis pra abastecer esses navios, o urânio é barato e alguns kg sustentam o navio por anos
@@dagobertosantosdeoliveira9546
O Sr está a par do que se passa no mar vermelho???
Imagine um navio de propulsão nuclear ser afundado por piratas ????
Eu já tinha me DESINCRITO neste canal... Há um tempo milenial que não via um vídeo daqui
Top de linha!
O planeta é tbm para futuras gerações n sejamos egoístas , então pensar e fazer o melhor pro meio que vivemos poluir menos e produzindo sem parar isso é equilíbrio!!!!!
Fantástico conteúdo. A da pipa parece ser bem interessante. Bem curioso o do rotor.
Sensacional!
Ótima postagem. Informativa e instigante...
Assistindo de Londrina PR
Muito foda. Parabéns pelo vídeo.
Fenomenal.
Ótimo vídeo. Parabéns 🎉😊
Um turbinas eólicas que girem 360 graus são muito mais eficientes e podem transmitir tanto energia elétrica, quanto cinética para o deslocamento das embarcações
Amo esse canal
De todos os diferentes projetos de navios modernos, movidos à vela, minha preferência é pelo sistema que utiliza uma gigantesca pipa voadora, rebocando a embarcação. Pode ser construída, SEM LIMITAÇÃO DE TAMANHO, pois é externa, fica a mais de cem metros acima do navio, imersa nos ventos mais elevados, que são mais fortes e mais constantes. Além disso, NÃO OCUPA ESPAÇO no convés, que pode ser utilizado normalmente. Essa tecnologia, combinada com motores elétricos marítimos, reversíveis, com hélices convencionais, associados a tanques para armazenar hidrogênio comprimido, célula de combustível e eletrolisadores para obter hidrogênio a partir da água, possibilitaria um navio movido a vento, que nunca necessitaria parar de navegar, mesmo na mais completa calmaria.
Outra vantagem do sistema de pipa é que, em caso de pirataria, basta passar cerol no cabo...
Kkkkkk
Interessante será quando na superfície dessa vela, conectada com seu interior, alguém inventar uma usina solar que possa aumentar ainda mais a redução do uso de óleo diesel. Toda a eletricidade do navio também viria da energia produzida por essa vela. Dois engenhos em um.
Esta altura nas grandes ondas não deve ser agradável.....deve prejudicar bem a estabilidade do navio
Fala sobre os carros movidos a energia solar
Esse vídeos são realmente bons
O mais interessante é que os nossos antepassados já sabiam e trabalhavam nesses projetos ou seja, de novo não tem nada!
Parabenspelo trabalho
Esses navios da Enercon vem varias vezes a Portugal carregar peças para torres eolicas produzidas nas suas fábricas em Portugal
SENSACIONAL, vem logo tecnologia alternativa....
Valeu!
Valeu Grabrielle.
Nossa... que inovador
bela matéria! parabéns
Ele está vindo para o Brasil, porto de Paranaguá, chega mês que vem
Excelente vídeo. Parabéns. Uma dúvida? Em quanto tempo retorna o investimento? Porque a indústria só pensa nisso mesmo.
Excelente vídeo ❤
Boa madrugada a todos.
Fostei de todos os projetos,aoinda em desenvolvimento.
Deveriam testar a energia solar.
Será que faria sentido prender cabos super resistentes ligados a bolsões cheios de hélio pra tornar o navio mais leve? Seria como um dirigível que navega, rs
Na teoria até que faz sentido! Se é técnica e economicamente viável, acho que não.
Tá aí uma coisa que os países deveriam investir muito em pesquisas tecnológicas. Não polui e é grátis. Mas será que o peso destes apresentados entre 100 e 200 toneladas valeria o custo da economia de petróleo x valor frete perdido ? Caso instalem 2 são quase 400 ton a menos de carga carregadas numa viagem e isso num ano já viu.... Creio que a lógica dos navios é a msm dos caminhões, quanto mais leve,mais carga carregada. Nesse contexto,em um ano compensaria a economia de combustível x o lucro menor do frete ???