Olá! sou eletricista de manutenção e soldador multiprocessos. Estou cursando processos de soldagem para me tornar um especialista. Esse ano conheci o "Québec na cabeça", e me inscrevi para ver como funciona, além disso estudando francês e ingles para em breve ir pro Canadá. Valeu!!
Olá Paloma. Não há de quê. Todo o processo dá uma baita ansiedade, ainda mais quando demora mais do que o previsto. Espero que logo logo esteja aqui nas terras gélidas do norte. Tudo de bom para você no seu processo!
Fala Willian, acabei de encontrar teu canal, pelos vídeos da história de Quebec. Eu sou de Portão, ao lado de São Leopoldo, como tu é de Caxias provavelmente tu conhece. Parabéns pelos vídeos, são muito bons mesmo! Eu estou no aguardo do pedido dos passaportes, também estou indo como trabalhador qualificado. Fiz os exames médicos em dezembro do ano passado em Porto (já estava custando R$ 500,00 por pessoa) e as biometrias em fevereiro deste ano, e ainda estou esperando o pedido de envio dos passaportes, o que era pra demorar 8 semanas já está na semana 38, e não temos ideia de quando isso vai sair.
Muito obrigado John, que bom que estás curtindo. Conheço Portão muito bem, principalmente a Casa das Cucas, hahaha. Na verdade, sou de Feliz, um pouco mais próximo, mas morava em Caxias do Sul. Os preços aumentaram então! Waw. R$ 500/pessoa. Nosso processo também demorou muito mais que o previsto - e olha que não tinha a pandemia. Imagino a ansiedade de vocês. Mas vai ser recompensada estando aqui. Se vierem para a cidade de Québec, quando acabar a pandemia, dá um toque para tomarmos um café! Forte abraço para vocês.
Obrigado pelo convite, mas vou estar longe de Quebec, vou para a região da Matapédia, próximo à Gaspe, que descobri ser a região onde Jacques Cartier teve o primeiro contato com o Canada, assistindo teus vídeos. A respeito da demora no processo, para ter uma ideia, eu assinei o contrato com a empresa em abril de 2019, e estou entre processos até agora!
Olá William parabéns pela conquista de ir trabalhar no Canadá e pelos vídeos postados, são muito esclarecedores. Me tira uma dúvida, quando vc foi já falava o francês ou aprendeu aí? Abraços
Olá Marcos. Muito obrigado. Eu já falava francês. Era voluntário ensinando haitianos e senegaleses no Brasil e assim aprendi o francês (sem fazer curso). Comecei a aprender e utilizar o idioma quase todos os dias em 2012, o que foi fundamental para, no meu caso, conseguir um emprego em Québec em 2019.
William, poderia falar sobre os custos que vc teve na chegada 🛬 ao Québec com a sua família? Aluguel, alimentação, energia, água, aquecimento, roupas, etc, esses tipos de coisas até q vc recebesse seu primeiro salário? Tô tentando estruturar uma planilha de referência de custos de chegada aqui, de início de mudança e seria bom ter a sua referência
Olá Lauria! Fiz um vídeo novo sobre o custo de vida a seu pedido: ua-cam.com/video/Q85u5qXdt4M/v-deo.html. Estou planejando um próximo sobre os gastos iniciais, mas te digo que tivemos um gasto inicial de cerca de +- CAD 3.000 para as coisas básicas de casa. Compramos muita coisa usada e, até ganharmos e depois comprarmos uma cama, dormíamos em colhões infláveis. Espero que goste do vídeo!
Olá Luiz! Obrigado por assistir. Legal minha pequena biblioteca né? Pena que tive que deixar muitos no Brasil quando vim para cá. Minhas malas eram quase só de livros, hehe.
@@QuebecEmFoco estou em processo de imigração. Procurando alguns vídeos, achei os seus. Ajudam muito por sinal. Mas aí reparei nos seus livros do JW, fiquei muito feliz ao vê-los.
Muito interessante, parabéns pelo vídeo! Uma dúvida, geralmente eu vejo que há muita oportunidade p área de TI/programação/desenvolvimento de software, há alguma facilidade p engenharia? Onde poderia procurar?
Olá Jean! Eu que agradeço. Engenharia de Software tem muita vaga, mas para Engenharia Civil não tenho conhecimento. O fato é que precisaria revalidar teu diploma aqui, o que é um pouco mais complicado para áreas como Engenharia Civil, Direito, Administração e Contabilidade e áreas da saúde como Medicina e Odontologia. Mas eu não sou a melhor pessoa para te afirmar algo nessas áreas não... Talvez você possa procurar vagas no Québec en Tête ou deixar seu LinkedIn em francês e começar a procurar algo por lá.
Oh que legal e que trabalhão tbm!!!! Uma pergunta e depois q vencer o contrato vc pode ficar no Canadá qto tempo? Como funciona até pegar a cidadania? É uma dúvida que tenho, Parabéns pelo vídeo ganhou um inscrito!!!
Olá Luciano! Que bom que você gostou do vídeo. E obrigado por se inscrever 😀 Sobre vencer o contrato, geralmente é só renovar. O meu, por exemplo, foi extendido por mais dois anos. Claro, tem que pagar pro governo pra renovar... Enquanto isso, já dei a entrada na Residência Permanente junto ao federal (junto ao provincial já havia sido aprovado ano passado), mas pode demorar até dois anos... Sobre a cidadania, ainda não me preocupei com isso, kkk Mas quem sabe em um futuro vídeo fale sobre o processo.
O LMIA é um documento que um empregador precisa fazer para mostrar que a contratação de uma pessoa no exterior não afeta o mercado de trabalho atual no Canadá. Por exemplo, sua função é realmente necessária no Canadá ou você "tiraria" a possibilidade de emprego de uma pessoa que já aqui? No entanto, para boa parte das profissões, o LMIA acaba sendo uma mera formalidade, já que a necessidade aqui está presente na maioria das áreas técnicas.
Olá Ezequiel! Muito obrigado. Na cidade de Québec tem sim, embora em menor número do que no Brasil ou Montréal. Tem desde as mais tradicionais até as mais novas. Já vi aqui núcleos batistas, assembleianos e adventistas. Há várias outras não tradicionais também. Agora, que ofereçam ofícios em português, embora não sejam de cunho evangélico, mas são cristãs, sei que tem as Testemunhas de Jeová, que durante a pandemia estão somente por videoconferência. Os católicos vez por outra também tinham missas em português, não sei como estão agora. E há uns anos atrás sabia de um grupo da Congregação Cristã do Brasil que se reunia, mas também não sei como está. Ahh... ouvi algo sobre alguns cultos na Assembleia de Deus em português, mas não tenho certeza.
O inocência e eu achando q eles bancavam todo o processo de imigração! Em Quebec precisa de comprovação de renda na conta tipo 3 mil dólares como é exigido pelo o athlantic immigration?
Olá Jhoni. Depende do tipo de imigração. Se você vier como Trabalhador Qualificado, não precisa comprovar renda na conta.... embora você vai querer ter esse valor para as primeiras semanas (veja meu Vídeo "Guia para Novos Imigrantes em Québec: chegada e primeiros dias). Agora, se você vier já como residente através de programas como ARRIMA, não sei te responder.
Olá Oseis, blza! Se seu foco for Québec, vai firme no francês, mas não esquece do inglês não. Mesmo assim, suas chances vão aumentar muito mais, e sua integração também, com o francês. Foca no francês!
Meu filho está fazendo TI e a pretensão é ele adquirir experiência pra depois tentar imigrar, sabe dizer se com o visto de trabalho daqui do Brasil é possível eu como mãe tenho direito a acompanhá-lo também? Muitos vídeos falam sempre de esposa, filhos
Olá KB. Ele sendo maior de idade, estou para te dizer que infelizmente não - mas não tenho certeza absoluta. Há, no entanto, um tipo de visto especial para pais - o Super Visa. Porém, esse tipo de visto só consegue quem é Residente Permanente ou Cidadão. Nós, por exemplo, não conseguimos trazer nossos pais pq somos Trabalhadores Qualificados, não Residentes. Só quando sair nossa Residência Permanente é que conseguiremos - e há um limite de tempo (acho que 2 anos). O ideal é que você tente exercer sua profissão ou aprenda uma nova profissão (como TI, por exemplo) antes de vir para cá. Assim você poderá iniciar um processo separado. Há outras formas também, mas não tenho conhecimento o suficiente para ajudá-la quanto a isso.
Bonjour Willian, agora tô com uma dúvida cruel, vou fazer uma entrevista daqui uns dias, estou trabalhando numa empresa aqui no Brasil a 8 anos, e se o meu patrão se negar a fazer a carta de recomendação (é, ele é bem vingativo), você sabe se tem como eu conseguir comprovar apenas com a carteira de trabalho? Ou se o patrão é obrigado a fazer a carta de recomendação? Obrigado!
Olá Jhoni. Complicada sua situação. Mas talvez algum coordenador ou outro diretor poça fazer a recomendação para você. Creio que ele não seja obrigado a fazer alguma recomendação que não a de assinar sua carteira de motorista. Mas realmente não sei te confirmar. Espero que tudo vá bem com a entrevista e processo posterior. ;)
Me tira uma dúvida? Vc teve que fazer equivalência de diploma? Li que pra TI é obrigatório. O que foi preciso como documento? Como economizar na tradução já que são vários docs iguais pra processos diferentes.
Olá Pânela. Não é obrigatório fazer a equivalência para TI como trabalhador qualificado. Eu não precisei fazer. Apenas precisei comprovar experiência na área solicitando cartas de recomendação dos meus antigos empregadores dos últimos 10 anos. Bem como enviar meu diploma traduzido (tradução juramentada) com a grade de matérias/disciplinas feitas. Agora, se for para cursar uma universidade aqui, como para um mestrado por exemplo, você precisará fazer a equivalência. Na hora de fazer a tradução juramentada, já pede duas a três cópias do mesmo documento para o(a) tradutor(a). Vai ser cobrado uma taxa a mais mas acredite, você vai precisar, hehe.
@@pamelamaia10 acho que a princípio sim. Alguns casos você só precisará mandar cópias dos documentos, outros o original. Se eu não me engano, tem validade para o Canadá a tradução juramentada. Por isso não adianta fazer muitas porquê depois de uns anos você precisará fazer outras.
Eu conheci um casal aqui no youtube levou 1 ano no processo depois que recebeu a Job. Nessa empresa através do visto de trabalho vc pode aplicar para residente permanente? Ou Cidadania?
Olá Adalberto. Em Québec, após alguns anos morando legalmente aqui, você pode aplicar para a residência permanente. Após alguns anos como residente permanente, você pode aplicar para a cidadania.
Olá! Não. Quando você é contratado ainda no Brasil, é a empresa quem será seu sponsor, por assim dizer. É importante lembrar que o visto da pessoa contratada é fechado, por geralmente dois anos. Você só pode trabalhar para a empresa que te contratou. Já o cônjuge, filhos, etc, possuem visto aberto e podem trabalhar onde bem entenderem.
Sou técnico em enfermagem, cheguei por agora no canal, já amei kk
Que vídeo forte! esclarecedor e até comovente.
Muito útil este vídeo!
Nossa que canal bacana, o melhor que achei até hoje. Parabéns pela sua trajetória.
Muito obrigado!
Olá! sou eletricista de manutenção e soldador multiprocessos. Estou cursando processos de soldagem para me tornar um especialista. Esse ano conheci o "Québec na cabeça", e me inscrevi para ver como funciona, além disso estudando francês e ingles para em breve ir pro Canadá. Valeu!!
Não há de quê Jean! Força nos estudos aí e também nos processos de entrevista, espero que dê certo. ;)
Um vídeo muito confortável de se assistir, direto ao ponto e esclarecedor. Parabéns!
Vlw @Bruno Oliveira!
Obrigada por todo esclarecimento! Ainda estou na fase da LMIA. Dá uma ansiedade!
Olá Paloma. Não há de quê. Todo o processo dá uma baita ansiedade, ainda mais quando demora mais do que o previsto. Espero que logo logo esteja aqui nas terras gélidas do norte. Tudo de bom para você no seu processo!
Show
Muito obrigado :)
Fala Willian, acabei de encontrar teu canal, pelos vídeos da história de Quebec.
Eu sou de Portão, ao lado de São Leopoldo, como tu é de Caxias provavelmente tu conhece.
Parabéns pelos vídeos, são muito bons mesmo! Eu estou no aguardo do pedido dos passaportes, também estou indo como trabalhador qualificado. Fiz os exames médicos em dezembro do ano passado em Porto (já estava custando R$ 500,00 por pessoa) e as biometrias em fevereiro deste ano, e ainda estou esperando o pedido de envio dos passaportes, o que era pra demorar 8 semanas já está na semana 38, e não temos ideia de quando isso vai sair.
Muito obrigado John, que bom que estás curtindo. Conheço Portão muito bem, principalmente a Casa das Cucas, hahaha. Na verdade, sou de Feliz, um pouco mais próximo, mas morava em Caxias do Sul. Os preços aumentaram então! Waw. R$ 500/pessoa. Nosso processo também demorou muito mais que o previsto - e olha que não tinha a pandemia. Imagino a ansiedade de vocês. Mas vai ser recompensada estando aqui. Se vierem para a cidade de Québec, quando acabar a pandemia, dá um toque para tomarmos um café! Forte abraço para vocês.
Obrigado pelo convite, mas vou estar longe de Quebec, vou para a região da Matapédia, próximo à Gaspe, que descobri ser a região onde Jacques Cartier teve o primeiro contato com o Canada, assistindo teus vídeos.
A respeito da demora no processo, para ter uma ideia, eu assinei o contrato com a empresa em abril de 2019, e estou entre processos até agora!
William, sinto muito pela sua avó. O mesmo aconteceu comigo.
Muito obrigado Eric K. Meus sentimentos também.
Acabei de encontrar seu canal e estou gostando muito! Mais uma inscrita!
Muito obrigado Loami! Espero que goste dos próximos vídeos também.
Parabéns! !!
Muito obrigado
Olá William parabéns pela conquista de ir trabalhar no Canadá e pelos vídeos postados, são muito esclarecedores. Me tira uma dúvida, quando vc foi já falava o francês ou aprendeu aí? Abraços
Olá Marcos. Muito obrigado. Eu já falava francês. Era voluntário ensinando haitianos e senegaleses no Brasil e assim aprendi o francês (sem fazer curso). Comecei a aprender e utilizar o idioma quase todos os dias em 2012, o que foi fundamental para, no meu caso, conseguir um emprego em Québec em 2019.
William, poderia falar sobre os custos que vc teve na chegada 🛬 ao Québec com a sua família? Aluguel, alimentação, energia, água, aquecimento, roupas, etc, esses tipos de coisas até q vc recebesse seu primeiro salário? Tô tentando estruturar uma planilha de referência de custos de chegada aqui, de início de mudança e seria bom ter a sua referência
Boa pedida Lauria. Vou colocar como tema do próximo vídeo geral sobre Imigração.
Olá Lauria! Fiz um vídeo novo sobre o custo de vida a seu pedido: ua-cam.com/video/Q85u5qXdt4M/v-deo.html. Estou planejando um próximo sobre os gastos iniciais, mas te digo que tivemos um gasto inicial de cerca de +- CAD 3.000 para as coisas básicas de casa. Compramos muita coisa usada e, até ganharmos e depois comprarmos uma cama, dormíamos em colhões infláveis. Espero que goste do vídeo!
@@QuebecEmFoco Que maravilha! Tô correndo lá pra assistir. Obrigada mesmo! 🥰
Oi boa noite. Gostei muito do seu vídeo. E quero dizer que reconheço os livros de sua proteleira. 😊
Olá Luiz! Obrigado por assistir. Legal minha pequena biblioteca né? Pena que tive que deixar muitos no Brasil quando vim para cá. Minhas malas eram quase só de livros, hehe.
@@QuebecEmFoco estou em processo de imigração. Procurando alguns vídeos, achei os seus. Ajudam muito por sinal. Mas aí reparei nos seus livros do JW, fiquei muito feliz ao vê-los.
Legal @Luiz, está para vir pra Québec ou Montréal?
@@QuebecEmFoco minha família e eu vamos pra La tuque Quebec.
Vi agora seu comentário. Temos amigos lá. Seriam amigos em comum?
Muito interessante, parabéns pelo vídeo! Uma dúvida, geralmente eu vejo que há muita oportunidade p área de TI/programação/desenvolvimento de software, há alguma facilidade p engenharia? Onde poderia procurar?
Olá Jean! Eu que agradeço. Engenharia de Software tem muita vaga, mas para Engenharia Civil não tenho conhecimento. O fato é que precisaria revalidar teu diploma aqui, o que é um pouco mais complicado para áreas como Engenharia Civil, Direito, Administração e Contabilidade e áreas da saúde como Medicina e Odontologia. Mas eu não sou a melhor pessoa para te afirmar algo nessas áreas não... Talvez você possa procurar vagas no Québec en Tête ou deixar seu LinkedIn em francês e começar a procurar algo por lá.
Oh que legal e que trabalhão tbm!!!! Uma pergunta e depois q vencer o contrato vc pode ficar no Canadá qto tempo? Como funciona até pegar a cidadania? É uma dúvida que tenho, Parabéns pelo vídeo ganhou um inscrito!!!
Olá Luciano! Que bom que você gostou do vídeo. E obrigado por se inscrever 😀 Sobre vencer o contrato, geralmente é só renovar. O meu, por exemplo, foi extendido por mais dois anos. Claro, tem que pagar pro governo pra renovar... Enquanto isso, já dei a entrada na Residência Permanente junto ao federal (junto ao provincial já havia sido aprovado ano passado), mas pode demorar até dois anos... Sobre a cidadania, ainda não me preocupei com isso, kkk Mas quem sabe em um futuro vídeo fale sobre o processo.
Oi Will top o Video!!! Qual a diferença do LMIA nesse contexto? Estou fazendo o processo para IR morar em Quebec tbm
O LMIA é um documento que um empregador precisa fazer para mostrar que a contratação de uma pessoa no exterior não afeta o mercado de trabalho atual no Canadá. Por exemplo, sua função é realmente necessária no Canadá ou você "tiraria" a possibilidade de emprego de uma pessoa que já aqui? No entanto, para boa parte das profissões, o LMIA acaba sendo uma mera formalidade, já que a necessidade aqui está presente na maioria das áreas técnicas.
Não conhecia seu canal.. muito bom. Uma dúvida.. igreja evangélica tem?
Olá Ezequiel! Muito obrigado. Na cidade de Québec tem sim, embora em menor número do que no Brasil ou Montréal. Tem desde as mais tradicionais até as mais novas. Já vi aqui núcleos batistas, assembleianos e adventistas. Há várias outras não tradicionais também. Agora, que ofereçam ofícios em português, embora não sejam de cunho evangélico, mas são cristãs, sei que tem as Testemunhas de Jeová, que durante a pandemia estão somente por videoconferência. Os católicos vez por outra também tinham missas em português, não sei como estão agora. E há uns anos atrás sabia de um grupo da Congregação Cristã do Brasil que se reunia, mas também não sei como está. Ahh... ouvi algo sobre alguns cultos na Assembleia de Deus em português, mas não tenho certeza.
O inocência e eu achando q eles bancavam todo o processo de imigração! Em Quebec precisa de comprovação de renda na conta tipo 3 mil dólares como é exigido pelo o athlantic immigration?
Olá Jhoni. Depende do tipo de imigração. Se você vier como Trabalhador Qualificado, não precisa comprovar renda na conta.... embora você vai querer ter esse valor para as primeiras semanas (veja meu Vídeo "Guia para Novos Imigrantes em Québec: chegada e primeiros dias). Agora, se você vier já como residente através de programas como ARRIMA, não sei te responder.
@@QuebecEmFoco Entendi muito obrigado vou ver o vídeo sim!
muito bom o vídeo! uma dúvida, precisa fazer teste de proficiência para francês?
Para a Residência Permanente, sim.
Ola William, Blz?
Video Top.
Sou programador também, para imigrar para o Quebec.
Digamos que sou zero em ingles e frances, qual focar primeiro?
Olá Oseis, blza! Se seu foco for Québec, vai firme no francês, mas não esquece do inglês não. Mesmo assim, suas chances vão aumentar muito mais, e sua integração também, com o francês. Foca no francês!
@@QuebecEmFoco vlw
Meu filho está fazendo TI e a pretensão é ele adquirir experiência pra depois tentar imigrar, sabe dizer se com o visto de trabalho daqui do Brasil é possível eu como mãe tenho direito a acompanhá-lo também? Muitos vídeos falam sempre de esposa, filhos
Olá KB. Ele sendo maior de idade, estou para te dizer que infelizmente não - mas não tenho certeza absoluta. Há, no entanto, um tipo de visto especial para pais - o Super Visa. Porém, esse tipo de visto só consegue quem é Residente Permanente ou Cidadão. Nós, por exemplo, não conseguimos trazer nossos pais pq somos Trabalhadores Qualificados, não Residentes. Só quando sair nossa Residência Permanente é que conseguiremos - e há um limite de tempo (acho que 2 anos).
O ideal é que você tente exercer sua profissão ou aprenda uma nova profissão (como TI, por exemplo) antes de vir para cá. Assim você poderá iniciar um processo separado. Há outras formas também, mas não tenho conhecimento o suficiente para ajudá-la quanto a isso.
@@QuebecEmFoco obrigada por me responder 🙏
Achava que a empresa pagava as passagens
Já ouvi falar de uma e outra empresa que pagam... mas com certeza não é a maioria.
Bonjour Willian, agora tô com uma dúvida cruel, vou fazer uma entrevista daqui uns dias, estou trabalhando numa empresa aqui no Brasil a 8 anos, e se o meu patrão se negar a fazer a carta de recomendação (é, ele é bem vingativo), você sabe se tem como eu conseguir comprovar apenas com a carteira de trabalho? Ou se o patrão é obrigado a fazer a carta de recomendação? Obrigado!
Olá Jhoni. Complicada sua situação. Mas talvez algum coordenador ou outro diretor poça fazer a recomendação para você. Creio que ele não seja obrigado a fazer alguma recomendação que não a de assinar sua carteira de motorista. Mas realmente não sei te confirmar. Espero que tudo vá bem com a entrevista e processo posterior. ;)
@@QuebecEmFoco obrigado William duas dicas estão me ajudando a me preparar
@@jhonimiassol4136 Não há de quê.
Me tira uma dúvida? Vc teve que fazer equivalência de diploma? Li que pra TI é obrigatório. O que foi preciso como documento? Como economizar na tradução já que são vários docs iguais pra processos diferentes.
Olá Pânela. Não é obrigatório fazer a equivalência para TI como trabalhador qualificado. Eu não precisei fazer. Apenas precisei comprovar experiência na área solicitando cartas de recomendação dos meus antigos empregadores dos últimos 10 anos. Bem como enviar meu diploma traduzido (tradução juramentada) com a grade de matérias/disciplinas feitas. Agora, se for para cursar uma universidade aqui, como para um mestrado por exemplo, você precisará fazer a equivalência. Na hora de fazer a tradução juramentada, já pede duas a três cópias do mesmo documento para o(a) tradutor(a). Vai ser cobrado uma taxa a mais mas acredite, você vai precisar, hehe.
Muito obrigada! Sim vou pedir cópias a mais. Acha 3 suficientes?
@@pamelamaia10 acho que a princípio sim. Alguns casos você só precisará mandar cópias dos documentos, outros o original. Se eu não me engano, tem validade para o Canadá a tradução juramentada. Por isso não adianta fazer muitas porquê depois de uns anos você precisará fazer outras.
@@QuebecEmFoco muito obrigada pelas dicas!!!
Eu conheci um casal aqui no youtube levou 1 ano no processo depois que recebeu a Job.
Nessa empresa através do visto de trabalho vc pode aplicar para residente permanente? Ou Cidadania?
Olá Adalberto. Em Québec, após alguns anos morando legalmente aqui, você pode aplicar para a residência permanente. Após alguns anos como residente permanente, você pode aplicar para a cidadania.
Nesse processo eles não pedem proof of funds então?
Olá! Não. Quando você é contratado ainda no Brasil, é a empresa quem será seu sponsor, por assim dizer. É importante lembrar que o visto da pessoa contratada é fechado, por geralmente dois anos. Você só pode trabalhar para a empresa que te contratou. Já o cônjuge, filhos, etc, possuem visto aberto e podem trabalhar onde bem entenderem.
Québec em Foco obrigada pela resposta :)
@@mariaeduardavalenca901 Não há de quê. Fico à disposição.