Trabalho em uma madeireira a 23 anos e nela sempre teve marcenaria, quando eu era ajudante sempre observei os marceneiros trabalhando, fui motorista intermunicipal,líder de depósito e motorista carreteiro na empresa, e por fim decidi largar as viagens e assumir a marcenaria que estava parada a 1 ano, e foi aí que descobri meu dom kkkk trabalhando sozinho e dando conta do recado.
Trabalho a 11 anos com marcenaria especializado em portas , tinha todo equipamento profissional, marteletes serra tico tico 18v parafusadeiras bosch serra telescopica , em outubro roubaram meu carro com todo equipamento dentro. Meu mundo desabou em um instante me vi sem uma chave de fenda velha . Graças a Deus, tenho família e amigos que me deram uma força. Estou comprando aos poucos tudo de novo ,tenho ferramentas hobbys essa semana comprei uma tupia bosch estou muito orgulhoso, Deus é maravilhoso e desde entao nao permitiu que faltasse o pao em minha mesa
poxa, levaram 11 anos no seu carro? voce não fez dinheiro nesses 11 anos? pelo menos para ter uma reserva de valor? das duas a uma, ou todo mes sai no zero a zero ou não deu muito certo... não consigo entender
@@cesaralves5621 Meu Deus...Que comentário infeliz...😡 Poderia ficar calado. Você ouviu o relato do Adilson? Ele se mudou e teve que recomeçar, às vezes acontece na vida de todo mundo. Você imagina que é muito rico uma pessoa que trabalha com portas, mas na hora de pagar um profissional, com certeza você não valoriza o trabalho da pessoa.
Quando comecei a lidar com madeira comprei uma Esmerilhadeira pra lixar. Muito bom pra desbaste, mas marca demais. Daí comprei uma politriz achando que era por causa da alta rotação, e adivinha, não era. Desiludido me sentindo enganado, conversei com um dono de marcenaria. Me disse pra comprar uma lixadeira de cinta e uma roto orbital. Em fim, a roto orbital é mágica. Comprei as duas da wesco. Hoje tô feliz.
Estudar e praticar muito, investir (equipamentos, espaço e reparos), ser organizado, aprender fazer orçamento, a como comprar o material, procurar parceiros para agregar aos seus serviços, bons fornecedores locais com bons preços, e saber cobrar para ter o lucro para não falir ou apenas trocar dinheiro.
Concordo plenamente com seu raciocínio, Adilson. Eu comecei minha vida de aposentado hobbysta apenas com uma furadeira. Fui aumentado minhas máquinas/ferramentas gradativamente. Hoje possuo um leque muito grande de máquinas. Porém o divisório de águas nesta atividade e na qualidade dos resultados foi quando comprei uma serra de bancada DW745. Com toda certeza é o melhor investimento que um hobbysta pode fazer, na minha opinião.
É louvável a atitude que você teve de começar como aposentado hobista e continuar crescendo, parabéns pela decisão eu também estou planejando um começo assim mesmo faltando um pouco para me aposentar.
Então vou dar uma ideia. Estamos fazendo promoção de natal dos meus cursos, amanhã será um de acabamento e segunda um pra iniciantes, bem completo mesmo, as promoções estão disponíveis somente no meu grupo de whatsapp. Entra nele pelo link chat.whatsapp.com/GViMpKbPk0tAXdnbJWNzGh
Muito bom, Adilson! Acho que essa é a dúvida que mais recebo no canal e dos alunos! Vou preparar um material inspirado em você para falar sobre isso também! :) Grande abraço e sucesso nesse novo ano!
Estou iniciando a minha, com essa bancada simples de trabalho, parafusadeira/furadeira, tupia, serra circular, e um quebra galho pra usar como "tico-tico" (um adaptador para furadeira, frágil, bem ruim mas quebra um galho). Algumas ferramentas manuais também, como esquadro, sargentos, treina, martelo etc... Já consigo fazer trabalhos razoáveis. As próximas aquisições serão, lixadeira roto orbital, e uma tico tico de verdade. além de mais sargentos, réguas, morsa, etc...
Com certeza uma bancada boa e uma serra de bancada muda a vida kk sou hobista faço na sacada do apartamento kkk. Ainda não comprei esses quesitos. Minha bancada é uma armação/pé de uma tábua de passar e dois bancos de plástico kkk. Prendo com as presilhas e bora kk. Obrigado pelo vídeo excelente dicas pra quem vai começar. Eu fui comprando aos poucos realmente pensando na versatilidade de cada ferramenta.
Eu comprei minha tupia da wesco e a serra tico tico, um kit de fresa e um kit de broca da Bosch.....vou comprar uma serra bancada e um desengrosso! Ha preciso fazer minha bancada! E que ainda falta cobrir onde vou montar tudo! Então tô indo devagar
Comecei assistindo alguns vídeos, virei fã de alguns canais como o seu, só pra gatificar minha casa, não pensei em continuar com isso. Comprei essa bancada baratinha, uma tico tico e uma treme treme, seguindo listas feitas por alguns desses canais. Já tinha furadeira e parafusadeira do marido, e, aos poucos, fui investindo aos poucos em jigs, grampos, serrote japonês... no segundo semestre de 2021 fiz um curso e investi mais: comprei uma mini serra circular da worx, ganhei do marido uma serra de bancada usada da Makita e de Natal uma rotorbital. Agora peguei uma plaina e uma lixadeira de cinta e tô de olho na politriz. Lista perfeita, quem dera esse vídeo tivesse saído no início de 2019 quando comecei... Rs obrigada por todo seu conteúdo, seus cursos estão no plano de 2022! :)
Boa tarde meu amigo véi vc falou a maior verde tem gente que posta as coisas só para ganhar audiência vc é um ser humano honesto e explica bem parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Então estou no caminho correto então meu mentor, tenho tudo que você falou, menos a serra de bancada, ainda estou na circular manual. Mas meu sonho é uma serra de bancada e um desengrosso, com essas duas máquinas eu tenho certeza que vou conseguir crescer.
A primeira coisa que eu fiz foi uma bancada com morsa, afinal é o local onde mais se trabalha, falo isso lembrando do meu pai que falava que um carpinteiro tinha que ter um.
Sou só um hobbysta, mas ao meu ver faltou antes da serra de bancada uma serra circular portátil, vc faz muita coisa com ela até juntar uma grana pra comprar a de bancada, abço. Itanhaém Litoral Sul SP
Acredito que a ideia dele é no sentido de ser algo mais profissional começando com pouco. Para corte a mão livre ele já pontuou a tico tico, aí se for cortar uma chapa ou madeira maior a serra de bancada vai dar mais precisão que a serra circular.
Estou montando minha marcenaria. E estou apostando em ferramentas manuais da marcenaria tradicional como formões, plainas e serrotes. Dá pra fazer muita coisa com essas ferramentas.
Como sempre mais um excelente vídeo do Adilson! Acredito que uma esmerilhadeira com controle de velocidade poderia entrar nessa lista, afinal substitui a politriz, a lixadeira orbital e, evidentemente, é uma esmerilhadeira que pode ser utilizada com um sem fim de discos e adaptações.
Primeiro fé em Deus e força de vontade pra trabalhar .E segundo uma serra circula estacionário uma artesanal mesmo com mandril na ponta do eixo e terceiro uma lixadeira e quarto atenção para operar as máquinas. Um curso seria bom conhecimento nunca e de mas isso na minha humilde opinião. Marcenaria e bom de mas sou muito feliz com está minha amada profissao
Adorei o vídeo, como estou investindo aos poucos nisso me esclareceu muitas coisas!!! Estou começando a construir minha mini oficina em casa pra fazer algumas peças de DIY, inicialmente como hobby. Já havia feito 1 semestre de um curso téc. em móveis aqui no IF da região, e pretendo retornar futuramente. Na época aproveitei para projetar e montar a minha atual escrivaninha de mdf e pinus. As ferramentas eram emprestadas de familiares e amigos, mas realmente o que faltou foi a bancada. Foi no improviso com ajuda do meu pai, já que as peças eram pesadas pra 1 só segurar, nivelar e montar. Adoro seus vídeos, já acompanho há uns anos, inclusive foi por eles que encontrei o nome do famoso serrote japonês, o ryoba, que a professora desse curso tanto falava "corta igual manteiga" kkkkk. Conteúdo de muita qualidade, obrigada por compartilhar!!!
Inclusive em 2015 restaurei na mão 2 prateleiras de eucalipto com aquele verniz escuro bem antigo. Haja mão pra retirar, na época foi na lixa 60 mesmo. Tanto é que hoje adquirir a lixadeira elétrica é uma das prioridades pra mim kkkkkkk.
Ei.. obrigado por compartilhar sua história.. Realmente lixar na mão é cansativo. Não curto muito trabalhar com MDF, apesar de ver vantagens no material não sinto prazer em trabalhar com ele. Se você gosta de marcenaria criativa gostaria de te convidar pra Comunidade Mestres da Madeira. Além dos conteúdos que posto na plataforma regularmente o grupo do telegram está em alto nível, por esses dias lancei o desafio de fazer um certo banquinho, surgiu várias soluções construtivas para uma mesma peça. Tem link na descrição.
MINHA LISTA INICIAL PARA HOBBYSTA... dê suas opiniões, sugestões (e correções rs) [[[0]]] - Antes de tudo, PROTEÇÃO para o rosto e ouvido. [[[1]]] - bancada ajuda para firmar a peça na hora do corte... Se não tiver espaço adequado em casa, vai precisar de uma bancada para auxiliar, MAS SE tiver um espaço livre em casa (ex: varanda, gramado) pode deixar a bancada como ITEM 3 da lista e começar cortando em cima de um banco, mesa velha ou até no chão, basta colocar alguns cálcios embaixo (ex: tijolos, pedaços de MDF) para elevar a peça e o disco não pegar no chão (dica: coloca um pedaço fino de borracha, silicone ou qquer material parecido para a chapa não deslizar) [[[2]]] - eu comecei com serra de disco pequena e me atende até hoje, mas concordo que a tico-tico é melhor no início pois além de mais barata, possibilita uma variedade maior de trabalho. [[[3]]] - guias, gabaritos e esquadro triangular são baratos para comprar (ou fazer) e ajudam muito para ter cortes mais precisos. [[[4]]] - Furadeira pois toda casa deve ter uma e vai ajudar quando quiser fixar um armário na parede, mas não é necessário para montagem e cortes. Uma parafusadeira ajuda muito mais se tiver uma boa e souber usar. [[[5]]] - CURSO - É muito importante pesquisar para saber como funciona as ferramentas, como fazer cortes corretos, como usar os gabaritos etc... não diria que "precisa de um curso" pois tem muito canal bom onde pode aprender tudo, mas o CURSO é muito bom pra quem não quer pesquisar ou quer poupar tempo pois o ensino é mais direcionado, vc não precisa pesquisar, basta seguir a ordem das aulas. [[[6]]] - Serra de disco caso tenha começado com a tico-tico. Não precisa de nada extraordinário, uma pequena de mão já atende muito bem se usar corretamente (eu mesmo uso uma pequena e faço trabalho melhor que muito marceneiro aqui na minha cidade... ***Não estou generalizando, mas é que realmente tem muito "marceneiro fraco") ITENS que são MUITO BONS, FACILITAM MUITO, mas que você ainda consegue sobreviver sem eles no início. PARAFUSADEIRA, LIXADEIRA, TUPIA, SERRA DE BANCADA, PLAINA.
Não é fácil, eu tô começando uma oficina pra trabalhar com madeira, e um processo trabalhoso, e ainda tem muita coisa a fazer. a parte mais difícil e obter as ferramentas necessárias, w com muito pouco conhecimento na área, vale apena! 🙌🙏
Tudo bem mestre!! Eu estou afim de iniciar também na marcenaria hobby e estou pesquisando uma Serra circular, uma tupia laminadora, uma lixadeira orbital, um compressor de ar e algumas ferramentas manuais para fabricar pequenas peças de mdf.
He he... estou me armando aquí, seguindo esta sua lista. Preciso fazer uma bancada nova, porque a minha é pequena para o meu uso e meio instável. Também vou desenvolver um sistema de coleta e filtro de pó, porque sem isso, o serviço demora muito, além de emporcalhar até a alma. Não vou comprar serra de bancada porque tenho um fornecedor que me entrega os cortes com excelente qualidade e preço. Fiz minha furadeira de bancada, que atende à maioria das minhas necessidades. Como eu faço móveis para os meus imóveis alugados e para alguns amigos, a diversão é muito boa e ainda ganho algum dinheiro por um lado e economizo bastante por outro. Não perco seus vídeos porque aprendo muito. Muito obrigada pelas informações.
Professor vc e um mestre adoro seus video eu amo macenaria e cada vez mais eu tem sertesa do que eu quero so em ver as suas esplicaçao obrigado por pasar seus conhecimento top
Nossa.... só vejo homens por aqui rsss. Mas eu adoro marcenaria. Amo ficar vendo os trabalhos e suas transformações. Faço alguns consertos em casa. Só não monto uma oficina por falta de espaço pois moro em apto.... rs. Mas tenho algumas ferramentas 😊 Ótimo vídeo!!!
Opa mestre. Já consegui algumas destas ferramentas. Vlw pelas dicas. Faz o vídeo passo a passo da sua bancada de trabalho. Tim Tim por Tim Tim. Kkk preciso fazer uma bancada boa destas tbm. Vai ser muito bom acompanhar e poder fazer junto. Abraços
Um feliz ano de 2022 a todos, o primeiro ponto é exatamente por onde vou começar meu projeto, depois de algum tempo pensando quais ferramentas eu deveria comprar, me veio em mente que primeiro deveria ter um espaço,alguma sala mesmo q pequena, isso eu consegui, a segunda coisa q eu me propus a fazer foi uma bancada.
Show! Fiquei até animado para iniciar minha carpintaria! Também sou hobbysta como o colega que comentou antes. Minha animação e empolgação é porque já tenho a maioria desses itens mencionados, inclusive a Serra circular portátil... Rsrs!!! Vou começar pela bancada, mas não me conformo com simplicidade! Não que seja arrogante e pretensioso. Simplesmente prefiro algo completo para não precisar trocar depois! Sou muito apegado às minhas ferramentas!
Mas você não está errado, não é ser "pretencioso" ou "arrogante" quando você quer algo que realmente será melhor para sua finalidade. Ferramentas melhores, trabalhos e acabamentos melhores, produtos melhores, é simples. E ferramenta é pessoal, é algo que você trabalhou para conquistar, não para emprestar. Aprendi no passado da pior forma para não cometer os mesmos erros. Hoje em dia até falo isso com conhecido e ainda digo: "perco amizade, mas não perco minhas ferramentas". Não peço ferramenta de ninguém, logo não empresto. Tenho uma maleta com quase 3 anos e ainda toda completa, diferente da primeira que tive que nessa de ser "amigo" e emprestar, não está completa, algumas que já não era as mesmas. Hoje em dia prefiro ser taxado de "vacilão" e ter minhas coisas do que ser "amigão" e não ter ou não está conforme. Para você ver, tenho uma parafusadeira da Bosch desde 2014, até hoje completa e nunca passou por manutenção. Já me imaginei se teria a mesma se emprestasse. Sucessos em sua caminhada, amigo!
Boa noite meu amigo Meu pai era carpinteiro curto muito seus vídeo o tenho uma vida muito corrida quado tenho um tempinho me ajuda as lembranças de meu pai parabéns um grande abraço
Salve grande mestre Adilson obrigado pelas dicas e pela didática desse vídeo de excedente qualidade. Poderia dar uma dica no meu humilde ponto de vista o curso de marcenaria deveria vir em primeiro lugar até porque pensando em segurança são serras e se marcar pode se machucar. EPIs são extremamente necessários hoje em dia a maioria das marcenarias que eu vejo ninguem usa nem um óculos de proteção. Dica para o próximo vídeo quais os cases de sucesso para quem esta começando. Saúde vida longa e sucesso!
Iniciar fazendo cursos é uma boa, diferente de conteúdo picado aleatório da internet que vai ti fazer ficar confuso com tanta coisa, o curso vai ser como livros ou manuais, onde são estruturados os tópicos, tem ordem, não repete assunto, e no curso tem com quem interagir e tirar dúvidas. Livros também é uma boa, livros até antigo de marcenaria ou carpintaria, coisa que ninguém quase dá valor, procure em bibliotecas se quiser e faça cópias se necessário ou bata fotos ou escaneie.
Depende da racionalidade da pessoa para pesquisar, porque eu nunca fiz curso de eletrônica e elétrica e tenho um bom conhecimento. Basta saber pesquisar e montar o próprio material didático. Sobre elétrica eu assistia apenas 4 canais voltados para o assunto porque vi que eram conteúdos didáticos, explicados e de profissionais sérios. Peguei apostilas e fui montado meu material didático. Já estou com meu projeto quase pronto, porque vou refazer toda a instalação daqui de casa que é da antiga e fora da padronização. Ou seja, todo dimensionamento novo 90% concluído, faltando pequenos detalhes para finalizar a planta de instalação. Também aprendi muito sobre refrigeração tanto que eu mesmo já consertei a máquina de lavar daqui de casa, da minha avó, ar condicionado de parente. Claro, concordo com você, um curso é um curso, mas não que na internet seja possível aprender bastante, basta saber pesquisar e montar o próprio material. Como sou metalúrgico e trabalhei na caldeiraria de estruturas metálicas, praticamente um caminho andado para marcenaria, a diferença a mim está no tipo de material a ser trabalhado, pois praticamente a mesma didática. Infelizmente só não tenho espaço para começar e alguns equipamentos necessários. Um forte abraço, sucessos e muitas bênçãos a você e seus familiares repletas de conquistas boas na vida.
Nem me considero marceneiro , aínda. Mexo mais com essas coisas finais de semanas. Mais muitas coisas que aprendi foi assistindo esse canal. Fiquem na paz.
Primeiro, ótimo 2022, seria fantástico se esse vídeo existisse há três anos atrás, teria me auxiliado muito e por isso acho que irá ajudar a quem esta iniciando. Só senti falta de plaina e formão.
Tenho 20 anos, minha descendência desde meu bisavô é da marcenaria, já estou habituado com maquinário desde muito novo, comecei a gostar de marcenaria aos 18 anos, perdi muito tempo pra perceber que era eu quem estava perdendo aprendizado gratuito!!!
Adilson.. vc poderia nos presentear, seguindo a ideia deste vídeo, uma série comentando sobre jigs e gabaritos, tanto comprados como fabricados... certamente seria um sucesso. Parabéns
Olá xará, é com muito respeito a sua pessoa e como profissional que é, eu agradeço pelos conselhos que está nos passando, vai me ajudar muito daqui adiante pois estou mesmo depois dos sessenta ainda com muita vontade de começar na marcenaria criativa, a tempos venho admirando muito essa arte depois que tive acesso a internet e conheci pessoas como você expondo trabalhos de marcenaria e idéias referente a arte minha vontade de começar tem fortalecida ainda mais, obrigado por compartilhar sua experiência.
Estou começando e amo suas aula e às dicas . Meu forte é nicho e decoração de quintal , como carrinho de mão e um monte de trabalho . Obrigada por suas ideias 🙏
1. Bancada, concordo plenamente... não pra ser a primeira porque precisa de ferramenta, mas fiz a minha lá tras usando pallets, cola, serrote e matemática, está firme e trabalhando ate hoje. 2. Tico-tico eu ja tinha antes de começar com marcenaria hobby, faz coisas que só ela pode e tbm substitui uma serra circular (ate certo ponto), tem umas "bem baratas" e boas... mas so estaria no topo da minha lista se eu nao tivesse nenhuma outra serra eletrica. 3. Esquadro, metro e martelo, eu mudaria pra esquadro, grampos e formão, afinal martelo nao é caro e todo mundo geralmente ja tem um... metro ou trena tbm se encontra em qualquer esquina. 4. Lixadeira, vixe isso definitivamente não estaria no topo da minha lista, faria o que eu de fato fiz, comprei uma treme-treme mais barata que encontrei, hoje eu iria com uma roto-orbital... mas pensando em economia e versatilidade, iria de esmerilhadeira com boina velcro! 5. Furadeira/Parafusadeira essa pra mim é indispensável, hoje em dia ficar parafusando na mao desanima... e furar no arco entao, nem pensar, parafusadeira seria minha segunda na lista, so perde pra serra ou serrote! 6. Tupia, realmente eleva seu trabalho varios niveis em direçao a uma obra prima, mas não é essencial. 7. Curso de marcenaria, eu passo, uma das coisas mais divertidas pra mim é tentar ser autodidata, principalmente lendo e aprendendo com outras culturas estrangeiras. Não estou dizendo que não é importante ou interessante, aliás é uma ótima opção pra se começar nesse hobby ou profissao! 8. Serra de bancada, realmente isso muda a vida do marceneiro iniciante, mas pra se ter desde o começo precisa realmente estudar muito e aprender usar e cuidados, senao ela corta sua brincadeira no meio... literalmente! Então pensando em segurança e no que teria me ajudado muito no começo, eu compraria uma serra de esquadria telescopica, ela é meio desprezada por muitos marceneiros experientes como artigo de luxo, mas pra um inicante eu diria que vai acelerar seu trabalho em 200% 9. Parafusadeira, ja ta la no começo da lista, segundo item apos a serra. 10. Jigs, acho tentadores mas acaba virando mania, tem gente que ocupa meia oficina so pra amontoar jigs... eu faria aqueles que vao substituir ferramentas que vc nao tem (desengrosso, plaina, furadeira de bancada, etc) e alguns pra acelerar e facilitar serviço que vc vai fazer muito... nao faça jig pra fabricar meia duzia de objetos, so faça se vc vai usar muito!
Vídeo bacana, mas pelo título pensei que fosse dar mais dicas sobre o negócio em si: por onde começar, o que não vale a pena investir, como lhe dar com cliente e fornecedor, o que vende e o que não vende. Quem tem muita bagagem assim, sabe o caminho das pedras. Apenas esperava esse tipo de abordagem.
Poderia me dar uma ajuda? Já trabalho empregado de marcenaria, mas vou pegar uma serra para mim, tenho dois caminhos: ou uma serra esquadrejadeira usada, sem corte com ângulo, motor trifásico. Ou uma serra de bancada nova por 1700
Adilson, tenho tudo isso que vc falou, mas ta me faltando um desengrosso, inclusive tenho uma lixadeira de cinta da bosch que é sensacional, vc vira de ponta cabeça e faz muita coisa, e venderia e trocaria num desengrosso e voltaria 1 tupia de coluna da stanley. Haha
Trabalho em uma madeireira a 23 anos e nela sempre teve marcenaria, quando eu era ajudante sempre observei os marceneiros trabalhando, fui motorista intermunicipal,líder de depósito e motorista carreteiro na empresa, e por fim decidi largar as viagens e assumir a marcenaria que estava parada a 1 ano, e foi aí que descobri meu dom kkkk trabalhando sozinho e dando conta do recado.
taí um comentário que da gosto de ler! Sucesso pra vc
Bom dia amigo!! Quando tempo de curso pra se tornar um marceneiro profissional?????
Marcenaria é terapia
Trabalho a 11 anos com marcenaria especializado em portas , tinha todo equipamento profissional, marteletes serra tico tico 18v parafusadeiras bosch serra telescopica , em outubro roubaram meu carro com todo equipamento dentro. Meu mundo desabou em um instante me vi sem uma chave de fenda velha . Graças a Deus, tenho família e amigos que me deram uma força. Estou comprando aos poucos tudo de novo ,tenho ferramentas hobbys essa semana comprei uma tupia bosch estou muito orgulhoso, Deus é maravilhoso e desde entao nao permitiu que faltasse o pao em minha mesa
Deus proverá...
poxa, levaram 11 anos no seu carro? voce não fez dinheiro nesses 11 anos? pelo menos para ter uma reserva de valor? das duas a uma, ou todo mes sai no zero a zero ou não deu muito certo... não consigo entender
Você conseguirá tudo novamente e de melhor qualidade, tenha certeza disso. Tudo de melhor sempre amigo.
@@cesaralves5621 Meu Deus...Que comentário infeliz...😡 Poderia ficar calado. Você ouviu o relato do Adilson? Ele se mudou e teve que recomeçar, às vezes acontece na vida de todo mundo. Você imagina que é muito rico uma pessoa que trabalha com portas, mas na hora de pagar um profissional, com certeza você não valoriza o trabalho da pessoa.
Não sabia nada de marcenaria, olhando seus conteúdos Hoje já faço peças pra venda e vou melhorar cada vez mais !!!
Parabéns 👏👏👏
que massa, parabens!!
Parabéns! Que Deus te abençoe sempre! 🙌🏻👏🏻
Continue persistente e boa sorte.
Caraca! Show! Parabéns!
Quando comecei a lidar com madeira comprei uma Esmerilhadeira pra lixar. Muito bom pra desbaste, mas marca demais. Daí comprei uma politriz achando que era por causa da alta rotação, e adivinha, não era. Desiludido me sentindo enganado, conversei com um dono de marcenaria. Me disse pra comprar uma lixadeira de cinta e uma roto orbital. Em fim, a roto orbital é mágica. Comprei as duas da wesco. Hoje tô feliz.
Estudar e praticar muito, investir (equipamentos, espaço e reparos), ser organizado, aprender fazer orçamento, a como comprar o material, procurar parceiros para agregar aos seus serviços, bons fornecedores locais com bons preços, e saber cobrar para ter o lucro para não falir ou apenas trocar dinheiro.
Cara, Adilson é uma pessoa fora da curva, a maioria dos assuntos que procuro, ele dá uma verdadeira aula! Obrigado, professor!
Concordo plenamente com seu raciocínio, Adilson.
Eu comecei minha vida de aposentado hobbysta apenas com uma furadeira. Fui aumentado minhas máquinas/ferramentas gradativamente.
Hoje possuo um leque muito grande de máquinas. Porém o divisório de águas nesta atividade e na qualidade dos resultados foi quando comprei uma serra de bancada DW745.
Com toda certeza é o melhor investimento que um hobbysta pode fazer, na minha opinião.
É louvável a atitude que você teve de começar como aposentado hobista e continuar crescendo, parabéns pela decisão eu também estou planejando um começo assim mesmo faltando um pouco para me aposentar.
Eu começaria com serra de bancada é essencial, não existe marcenaria sem ela o resto é conversa
Serra circular me ajudou muito depois que adaptei como serra circular. Foi assim obrigado.
Boa tarde Adilson. Fui presenteado com uma tábua de churrasco feita por você. Muito top, top top.
1 bancada de trabalho
2 serra tico tico
3 lixadeira de cinta
4 roto orbital
5 furadeira
6 tupi laminadora
7 curso de marceneiro
8 serra de banca
9 parafusadeira
10 jig
SENSACIONAL O VÍDEO VOU COMEÇAR SEM NOÇÃO DE NADA DO ZERO
Então vou dar uma ideia. Estamos fazendo promoção de natal dos meus cursos, amanhã será um de acabamento e segunda um pra iniciantes, bem completo mesmo, as promoções estão disponíveis somente no meu grupo de whatsapp. Entra nele pelo link chat.whatsapp.com/GViMpKbPk0tAXdnbJWNzGh
Muito bom, Adilson! Acho que essa é a dúvida que mais recebo no canal e dos alunos! Vou preparar um material inspirado em você para falar sobre isso também! :) Grande abraço e sucesso nesse novo ano!
Caramba, abençoado Adilson, estou vendo seus vídeos, eu flutuou kkkkkkk.
Maravilha de aula.
Estou iniciando a minha, com essa bancada simples de trabalho, parafusadeira/furadeira, tupia, serra circular, e um quebra galho pra usar como "tico-tico" (um adaptador para furadeira, frágil, bem ruim mas quebra um galho). Algumas ferramentas manuais também, como esquadro, sargentos, treina, martelo etc... Já consigo fazer trabalhos razoáveis. As próximas aquisições serão, lixadeira roto orbital, e uma tico tico de verdade. além de mais sargentos, réguas, morsa, etc...
bacana camarada. Segue firme ai
Com certeza uma bancada boa e uma serra de bancada muda a vida kk sou hobista faço na sacada do apartamento kkk. Ainda não comprei esses quesitos. Minha bancada é uma armação/pé de uma tábua de passar e dois bancos de plástico kkk. Prendo com as presilhas e bora kk.
Obrigado pelo vídeo excelente dicas pra quem vai começar. Eu fui comprando aos poucos realmente pensando na versatilidade de cada ferramenta.
Eu comprei minha tupia da wesco e a serra tico tico, um kit de fresa e um kit de broca da Bosch.....vou comprar uma serra bancada e um desengrosso! Ha preciso fazer minha bancada! E que ainda falta cobrir onde vou montar tudo! Então tô indo devagar
Do que foi dito, me faltam, a serra de bancada e o desengrosso.
Mas em breve terei!🙏
Adilson eu estou com 66 anos de idade eu gosto de meche com madeira ainda posso aprender marcenaria
Eu gosto desse trabalho
Bancada faz bem pra o casamento também, pois tira a serragem da mesa da cozinha!
Joia joia joia jóia jóia mesmo eu gosto de mecher com tabinhas também sem recurso mais não desisto nunca Jesus sempre na frente parabéns
Comecei assistindo alguns vídeos, virei fã de alguns canais como o seu, só pra gatificar minha casa, não pensei em continuar com isso. Comprei essa bancada baratinha, uma tico tico e uma treme treme, seguindo listas feitas por alguns desses canais. Já tinha furadeira e parafusadeira do marido, e, aos poucos, fui investindo aos poucos em jigs, grampos, serrote japonês... no segundo semestre de 2021 fiz um curso e investi mais: comprei uma mini serra circular da worx, ganhei do marido uma serra de bancada usada da Makita e de Natal uma rotorbital. Agora peguei uma plaina e uma lixadeira de cinta e tô de olho na politriz. Lista perfeita, quem dera esse vídeo tivesse saído no início de 2019 quando comecei... Rs obrigada por todo seu conteúdo, seus cursos estão no plano de 2022! :)
Boa tarde meu amigo véi vc falou a maior verde tem gente que posta as coisas só para ganhar audiência vc é um ser humano honesto e explica bem parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu aquí cim 64 anos tentando fazer minha bancada. Por natal me comprei a tupia.
Eu estou aprendendo a arte da marcenaria só para o meu hobby porque eu acho muito lindo a arte
Então estou no caminho correto então meu mentor, tenho tudo que você falou, menos a serra de bancada, ainda estou na circular manual. Mas meu sonho é uma serra de bancada e um desengrosso, com essas duas máquinas eu tenho certeza que vou conseguir crescer.
A primeira coisa que eu fiz foi uma bancada com morsa, afinal é o local onde mais se trabalha, falo isso lembrando do meu pai que falava que um carpinteiro tinha que ter um.
Adorei a sua aula. Com a sua permissão, eu colocaria uma furadeira de bancada como prioritária. Abraço.
Queria ter assistido esse vídeo 6 meses atrás, me pouparia tempo e dinheiro. Ouçam o mestre!
Não tem o que discutir, lista perfeita para o começo e iniciante, é também hobistas. Vamos que vamos.
Graças a Deus estou no caminho certo. Px investimento será uma serra de bancada.
Sou só um hobbysta, mas ao meu ver faltou antes da serra de bancada uma serra circular portátil, vc faz muita coisa com ela até juntar uma grana pra comprar a de bancada, abço. Itanhaém Litoral Sul SP
Verdade chefe!
Acredito que a ideia dele é no sentido de ser algo mais profissional começando com pouco.
Para corte a mão livre ele já pontuou a tico tico, aí se for cortar uma chapa ou madeira maior a serra de bancada vai dar mais precisão que a serra circular.
Estou montando minha marcenaria. E estou apostando em ferramentas manuais da marcenaria tradicional como formões, plainas e serrotes. Dá pra fazer muita coisa com essas ferramentas.
Como sempre mais um excelente vídeo do Adilson! Acredito que uma esmerilhadeira com controle de velocidade poderia entrar nessa lista, afinal substitui a politriz, a lixadeira orbital e, evidentemente, é uma esmerilhadeira que pode ser utilizada com um sem fim de discos e adaptações.
Bom dia muito esclarecedor e sobre tudo pé no chão
Obrigado
Excelentes essas informações para iniciar meu nobre amigo.
Deus abençoe enormemente
Estou começando e foi muito útil
Parabéns Adilson pelos seus ensinamentos está me ajudando muito
Inscrito a poucos dias e maravilhado com a riqueza doa assuntos.
Adilson vai bem também uma furadeira adaptada para lixadeira. Me salvou. Legal obrigado você é fera.
Gostei de suas dicas vale apena assistir apredi muito
Primeiro fé em Deus e força de vontade pra trabalhar .E segundo uma serra circula estacionário uma artesanal mesmo com mandril na ponta do eixo e terceiro uma lixadeira e quarto atenção para operar as máquinas. Um curso seria bom conhecimento nunca e de mas isso na minha humilde opinião. Marcenaria e bom de mas sou muito feliz com está minha amada profissao
Adorei o vídeo, como estou investindo aos poucos nisso me esclareceu muitas coisas!!! Estou começando a construir minha mini oficina em casa pra fazer algumas peças de DIY, inicialmente como hobby. Já havia feito 1 semestre de um curso téc. em móveis aqui no IF da região, e pretendo retornar futuramente. Na época aproveitei para projetar e montar a minha atual escrivaninha de mdf e pinus. As ferramentas eram emprestadas de familiares e amigos, mas realmente o que faltou foi a bancada. Foi no improviso com ajuda do meu pai, já que as peças eram pesadas pra 1 só segurar, nivelar e montar. Adoro seus vídeos, já acompanho há uns anos, inclusive foi por eles que encontrei o nome do famoso serrote japonês, o ryoba, que a professora desse curso tanto falava "corta igual manteiga" kkkkk. Conteúdo de muita qualidade, obrigada por compartilhar!!!
Inclusive em 2015 restaurei na mão 2 prateleiras de eucalipto com aquele verniz escuro bem antigo. Haja mão pra retirar, na época foi na lixa 60 mesmo. Tanto é que hoje adquirir a lixadeira elétrica é uma das prioridades pra mim kkkkkkk.
Ei.. obrigado por compartilhar sua história.. Realmente lixar na mão é cansativo. Não curto muito trabalhar com MDF, apesar de ver vantagens no material não sinto prazer em trabalhar com ele.
Se você gosta de marcenaria criativa gostaria de te convidar pra Comunidade Mestres da Madeira. Além dos conteúdos que posto na plataforma regularmente o grupo do telegram está em alto nível, por esses dias lancei o desafio de fazer um certo banquinho, surgiu várias soluções construtivas para uma mesma peça. Tem link na descrição.
Opa!!! Vou procurar o link então!!! 😉
Adilson eu te acompanho e lembro vc no comeco sua oficina pegou fogo ou foi a enchente nao lembro direito aprendo muito com voce
Boa noite !Adilson eu começei com uma tico.tico.
Jesus te ama parabéns meu irmão sabe como é o meu garpo eu dois barbante amarro e aperto o nó
MINHA LISTA INICIAL PARA HOBBYSTA... dê suas opiniões, sugestões (e correções rs)
[[[0]]] - Antes de tudo, PROTEÇÃO para o rosto e ouvido.
[[[1]]] - bancada ajuda para firmar a peça na hora do corte... Se não tiver espaço adequado em casa, vai precisar de uma bancada para auxiliar, MAS SE tiver um espaço livre em casa (ex: varanda, gramado) pode deixar a bancada como ITEM 3 da lista e começar cortando em cima de um banco, mesa velha ou até no chão, basta colocar alguns cálcios embaixo (ex: tijolos, pedaços de MDF) para elevar a peça e o disco não pegar no chão (dica: coloca um pedaço fino de borracha, silicone ou qquer material parecido para a chapa não deslizar)
[[[2]]] - eu comecei com serra de disco pequena e me atende até hoje, mas concordo que a tico-tico é melhor no início pois além de mais barata, possibilita uma variedade maior de trabalho.
[[[3]]] - guias, gabaritos e esquadro triangular são baratos para comprar (ou fazer) e ajudam muito para ter cortes mais precisos.
[[[4]]] - Furadeira pois toda casa deve ter uma e vai ajudar quando quiser fixar um armário na parede, mas não é necessário para montagem e cortes. Uma parafusadeira ajuda muito mais se tiver uma boa e souber usar.
[[[5]]] - CURSO - É muito importante pesquisar para saber como funciona as ferramentas, como fazer cortes corretos, como usar os gabaritos etc... não diria que "precisa de um curso" pois tem muito canal bom onde pode aprender tudo, mas o CURSO é muito bom pra quem não quer pesquisar ou quer poupar tempo pois o ensino é mais direcionado, vc não precisa pesquisar, basta seguir a ordem das aulas.
[[[6]]] - Serra de disco caso tenha começado com a tico-tico. Não precisa de nada extraordinário, uma pequena de mão já atende muito bem se usar corretamente (eu mesmo uso uma pequena e faço trabalho melhor que muito marceneiro aqui na minha cidade... ***Não estou generalizando, mas é que realmente tem muito "marceneiro fraco")
ITENS que são MUITO BONS, FACILITAM MUITO, mas que você ainda consegue sobreviver sem eles no início.
PARAFUSADEIRA, LIXADEIRA, TUPIA, SERRA DE BANCADA, PLAINA.
Não é fácil, eu tô começando uma oficina pra trabalhar com madeira, e um processo trabalhoso, e ainda tem muita coisa a fazer.
a parte mais difícil e obter as ferramentas necessárias, w com muito pouco conhecimento na área, vale apena! 🙌🙏
Boa noite que você tem tem final de semana abençoada
Pra você também
Tudo bem mestre!! Eu estou afim de iniciar também na marcenaria hobby e estou pesquisando uma Serra circular, uma tupia laminadora, uma lixadeira orbital, um compressor de ar e algumas ferramentas manuais para fabricar pequenas peças de mdf.
Obrigado por me ajudar que DEUS TE que DEUS TE ABENÇOE voseis todos família
Até o seis tenho todos... acho que preciso pensar no curso.. obrigado pelos vídeos.
He he... estou me armando aquí, seguindo esta sua lista.
Preciso fazer uma bancada nova, porque a minha é pequena para o meu uso e meio instável.
Também vou desenvolver um sistema de coleta e filtro de pó, porque sem isso, o serviço demora muito, além de emporcalhar até a alma.
Não vou comprar serra de bancada porque tenho um fornecedor que me entrega os cortes com excelente qualidade e preço.
Fiz minha furadeira de bancada, que atende à maioria das minhas necessidades.
Como eu faço móveis para os meus imóveis alugados e para alguns amigos, a diversão é muito boa e ainda ganho algum dinheiro por um lado e economizo bastante por outro.
Não perco seus vídeos porque aprendo muito.
Muito obrigada pelas informações.
Professor vc e um mestre adoro seus video eu amo macenaria e cada vez mais eu tem sertesa do que eu quero so em ver as suas esplicaçao obrigado por pasar seus conhecimento top
Acabei de ganhar uma Esmerilhadeira, ótimas dicas, em breve estarei inciando na marcenaria hobby
Nossa.... só vejo homens por aqui rsss. Mas eu adoro marcenaria. Amo ficar vendo os trabalhos e suas transformações. Faço alguns consertos em casa. Só não monto uma oficina por falta de espaço pois moro em apto.... rs. Mas tenho algumas ferramentas 😊
Ótimo vídeo!!!
Opa mestre. Já consegui algumas destas ferramentas. Vlw pelas dicas.
Faz o vídeo passo a passo da sua bancada de trabalho. Tim Tim por Tim Tim. Kkk preciso fazer uma bancada boa destas tbm. Vai ser muito bom acompanhar e poder fazer junto. Abraços
Pô, que conselho maravilhoso Adilson! Obrigado!
Ótimo, estou iniciando,.
Vou começar pela minha bancada e as ferramentas básicas. Boas dicas para qyem é novo na área da marcenaria!! Valeu!!!
Vídeo muito top, Gratidão Adilson!!!
Um feliz ano de 2022 a todos, o primeiro ponto é exatamente por onde vou começar meu projeto, depois de algum tempo pensando quais ferramentas eu deveria comprar, me veio em mente que primeiro deveria ter um espaço,alguma sala mesmo q pequena, isso eu consegui, a segunda coisa q eu me propus a fazer foi uma bancada.
É isso! Ajudou a resolver a salada na cabeça e encaminhar o processo!! Valeu mesmo!! 🤙👏🤜🤛
Show! Fiquei até animado para iniciar minha carpintaria! Também sou hobbysta como o colega que comentou antes. Minha animação e empolgação é porque já tenho a maioria desses itens mencionados, inclusive a Serra circular portátil... Rsrs!!! Vou começar pela bancada, mas não me conformo com simplicidade! Não que seja arrogante e pretensioso. Simplesmente prefiro algo completo para não precisar trocar depois! Sou muito apegado às minhas ferramentas!
Mas você não está errado, não é ser "pretencioso" ou "arrogante" quando você quer algo que realmente será melhor para sua finalidade. Ferramentas melhores, trabalhos e acabamentos melhores, produtos melhores, é simples. E ferramenta é pessoal, é algo que você trabalhou para conquistar, não para emprestar. Aprendi no passado da pior forma para não cometer os mesmos erros. Hoje em dia até falo isso com conhecido e ainda digo: "perco amizade, mas não perco minhas ferramentas". Não peço ferramenta de ninguém, logo não empresto. Tenho uma maleta com quase 3 anos e ainda toda completa, diferente da primeira que tive que nessa de ser "amigo" e emprestar, não está completa, algumas que já não era as mesmas. Hoje em dia prefiro ser taxado de "vacilão" e ter minhas coisas do que ser "amigão" e não ter ou não está conforme. Para você ver, tenho uma parafusadeira da Bosch desde 2014, até hoje completa e nunca passou por manutenção. Já me imaginei se teria a mesma se emprestasse. Sucessos em sua caminhada, amigo!
Deus te abençoe sempre e prospere. Sou de Cachoeiro de Itapemirim ES
Boa noite meu amigo
Meu pai era carpinteiro curto muito seus vídeo o tenho uma vida muito corrida quado tenho um tempinho me ajuda as lembranças de meu pai parabéns um grande abraço
Ganhou mais um inscrito, videos muito bom, esse e o das ferramentas que não compraria...faz a diferença...
Eu já fiz três e quero aprender mais. Conhecimento nunca é demais
Salve grande mestre Adilson obrigado pelas dicas e pela didática desse vídeo de excedente qualidade. Poderia dar uma dica no meu humilde ponto de vista o curso de marcenaria deveria vir em primeiro lugar até porque pensando em segurança são serras e se marcar pode se machucar. EPIs são extremamente necessários hoje em dia a maioria das marcenarias que eu vejo ninguem usa nem um óculos de proteção. Dica para o próximo vídeo quais os cases de sucesso para quem esta começando. Saúde vida longa e sucesso!
Sou apenas admirador. É muito bom assistir aos seus vídeos. 🔝🔟👍👏👏👏
Tenho várias outras ferramentas para mecânica, eletricidade, etc! No próximos três meses estarei com minha oficina de hobby em andamento!
Iniciar fazendo cursos é uma boa, diferente de conteúdo picado aleatório da internet que vai ti fazer ficar confuso com tanta coisa, o curso vai ser como livros ou manuais, onde são estruturados os tópicos, tem ordem, não repete assunto, e no curso tem com quem interagir e tirar dúvidas. Livros também é uma boa, livros até antigo de marcenaria ou carpintaria, coisa que ninguém quase dá valor, procure em bibliotecas se quiser e faça cópias se necessário ou bata fotos ou escaneie.
Depende da racionalidade da pessoa para pesquisar, porque eu nunca fiz curso de eletrônica e elétrica e tenho um bom conhecimento. Basta saber pesquisar e montar o próprio material didático. Sobre elétrica eu assistia apenas 4 canais voltados para o assunto porque vi que eram conteúdos didáticos, explicados e de profissionais sérios. Peguei apostilas e fui montado meu material didático. Já estou com meu projeto quase pronto, porque vou refazer toda a instalação daqui de casa que é da antiga e fora da padronização. Ou seja, todo dimensionamento novo 90% concluído, faltando pequenos detalhes para finalizar a planta de instalação. Também aprendi muito sobre refrigeração tanto que eu mesmo já consertei a máquina de lavar daqui de casa, da minha avó, ar condicionado de parente.
Claro, concordo com você, um curso é um curso, mas não que na internet seja possível aprender bastante, basta saber pesquisar e montar o próprio material.
Como sou metalúrgico e trabalhei na caldeiraria de estruturas metálicas, praticamente um caminho andado para marcenaria, a diferença a mim está no tipo de material a ser trabalhado, pois praticamente a mesma didática. Infelizmente só não tenho espaço para começar e alguns equipamentos necessários.
Um forte abraço, sucessos e muitas bênçãos a você e seus familiares repletas de conquistas boas na vida.
Nem me considero marceneiro , aínda. Mexo mais com essas coisas finais de semanas. Mais muitas coisas que aprendi foi assistindo esse canal. Fiquem na paz.
Grande Adilson. Importante dicas para ñ desperdiçar tempo e dinheiro. Vlw.
Para mim para quem está começando, fazer e saber plano de corte é fundamental, custo muito enxuto para quem não tem todas as ferramentas
De todos itens só não tenho a lixa de cinta mas tenho a orbital a esmiriladeira que dá pra usar tbm e plaina desengrossadeira dependendo da peça
Obrigado Adilson pela resenha ...
Primeiro, ótimo 2022, seria fantástico se esse vídeo existisse há três anos atrás, teria me auxiliado muito e por isso acho que irá ajudar a quem esta iniciando. Só senti falta de plaina e formão.
Olá Ricardo, pra quem quer trabalhar com madeira, que é o meu caso, é essencial 😉
Excelente, acompanho o canal e sinto a honestidade das palavras, sucesso
Como sempre muito bom vídeo proveitoso
Estava desesperado por uma informação assim... Vídeo simples, direto, prático. Muito obrigado
Tenho 20 anos, minha descendência desde meu bisavô é da marcenaria, já estou habituado com maquinário desde muito novo, comecei a gostar de marcenaria aos 18 anos, perdi muito tempo pra perceber que era eu quem estava perdendo aprendizado gratuito!!!
Suas vendas como vão?
@@Luciano-lg5vz Marcenaria vende muito, mas não tem mão de obra
Adilson.. vc poderia nos presentear, seguindo a ideia deste vídeo, uma série comentando sobre jigs e gabaritos, tanto comprados como fabricados... certamente seria um sucesso. Parabéns
Boa Marcelo, vou preparar
Olá xará, é com muito respeito a sua pessoa e como profissional que é, eu agradeço pelos conselhos que está nos passando, vai me ajudar muito daqui adiante pois estou mesmo depois dos sessenta ainda com muita vontade de começar na marcenaria criativa, a tempos venho admirando muito essa arte depois que tive acesso a internet e conheci pessoas como você expondo trabalhos de marcenaria e idéias referente a arte minha vontade de começar tem fortalecida ainda mais, obrigado por compartilhar sua experiência.
Obrigado Que Deus te abençoe sempre
otima dica para video ( a bancada dos sonhos)
Gostei mto das tuas dicas é um ótimo profissional
Estou começando e amo suas aula e às dicas . Meu forte é nicho e decoração de quintal , como carrinho de mão e um monte de trabalho . Obrigada por suas ideias 🙏
Boa tarde obrigado vou tenta faser alguma com Madeira do sero do zero tenha um abensoado dia
Muito bom a sua replicação
Gostei
Boa ideia meu amigo, eu já comecei comprar as minhas ferramentas e com a tua ajuda ficou mais fácil.
Azeite e óleo de cozinha a tábua da fungos.
Boa noite suas informações são muito importantes obrigado
você é referencia no mundo todo
1. Bancada, concordo plenamente... não pra ser a primeira porque precisa de ferramenta, mas fiz a minha lá tras usando pallets, cola, serrote e matemática, está firme e trabalhando ate hoje.
2. Tico-tico eu ja tinha antes de começar com marcenaria hobby, faz coisas que só ela pode e tbm substitui uma serra circular (ate certo ponto), tem umas "bem baratas" e boas... mas so estaria no topo da minha lista se eu nao tivesse nenhuma outra serra eletrica.
3. Esquadro, metro e martelo, eu mudaria pra esquadro, grampos e formão, afinal martelo nao é caro e todo mundo geralmente ja tem um... metro ou trena tbm se encontra em qualquer esquina.
4. Lixadeira, vixe isso definitivamente não estaria no topo da minha lista, faria o que eu de fato fiz, comprei uma treme-treme mais barata que encontrei, hoje eu iria com uma roto-orbital... mas pensando em economia e versatilidade, iria de esmerilhadeira com boina velcro!
5. Furadeira/Parafusadeira essa pra mim é indispensável, hoje em dia ficar parafusando na mao desanima... e furar no arco entao, nem pensar, parafusadeira seria minha segunda na lista, so perde pra serra ou serrote!
6. Tupia, realmente eleva seu trabalho varios niveis em direçao a uma obra prima, mas não é essencial.
7. Curso de marcenaria, eu passo, uma das coisas mais divertidas pra mim é tentar ser autodidata, principalmente lendo e aprendendo com outras culturas estrangeiras. Não estou dizendo que não é importante ou interessante, aliás é uma ótima opção pra se começar nesse hobby ou profissao!
8. Serra de bancada, realmente isso muda a vida do marceneiro iniciante, mas pra se ter desde o começo precisa realmente estudar muito e aprender usar e cuidados, senao ela corta sua brincadeira no meio... literalmente! Então pensando em segurança e no que teria me ajudado muito no começo, eu compraria uma serra de esquadria telescopica, ela é meio desprezada por muitos marceneiros experientes como artigo de luxo, mas pra um inicante eu diria que vai acelerar seu trabalho em 200%
9. Parafusadeira, ja ta la no começo da lista, segundo item apos a serra.
10. Jigs, acho tentadores mas acaba virando mania, tem gente que ocupa meia oficina so pra amontoar jigs... eu faria aqueles que vao substituir ferramentas que vc nao tem (desengrosso, plaina, furadeira de bancada, etc) e alguns pra acelerar e facilitar serviço que vc vai fazer muito... nao faça jig pra fabricar meia duzia de objetos, so faça se vc vai usar muito!
Vídeo bacana, mas pelo título pensei que fosse dar mais dicas sobre o negócio em si: por onde começar, o que não vale a pena investir, como lhe dar com cliente e fornecedor, o que vende e o que não vende. Quem tem muita bagagem assim, sabe o caminho das pedras. Apenas esperava esse tipo de abordagem.
Eu precisava desse vídeo! Parabéns
Poderia me dar uma ajuda? Já trabalho empregado de marcenaria, mas vou pegar uma serra para mim, tenho dois caminhos: ou uma serra esquadrejadeira usada, sem corte com ângulo, motor trifásico. Ou uma serra de bancada nova por 1700
Valeu Adilson. Sucesso.
Adilson, tenho tudo isso que vc falou, mas ta me faltando um desengrosso, inclusive tenho uma lixadeira de cinta da bosch que é sensacional, vc vira de ponta cabeça e faz muita coisa, e venderia e trocaria num desengrosso e voltaria 1 tupia de coluna da stanley. Haha
Quando comprar um desengrosso, vai descobrir que falta outra coisa . É sempre assim
Você e uma pessoa admirável!