Parabéns Saulo, excelente explanação! Impecável didática! Uma pergunta: vc disponibilizam cursos on-line de Lacan? Sobre o vídeo: uma análises não atua na desconstrução das fantasias? Nisto que vc fala aulas diferença entre fantasia fundamental e fantasias não fundamental? Há diferença? Mto obrigado
Essa frase "qual sua responsabilidade na desordem que se queixa" não está em caso Dora, é mais uma daquelas frases atribuídas ao Freud que poderia perfeitamente ter saído da boca dele. Mas não foi. Um abraço prof. Saulo!
O que se mantem e a fantasia fundamental , que esta articulada ao sinthoma , nao as fantansias relacionado com o sintoma ( que se constituem com o retorno da metafora paterna que sao inscritas no sujeito , que recalcam as suas faltas e angustias ) que sao destituidas quando atravessadas , reconstruindo a fantasia fundamemtal . E a metafora paterna que se inscreve no sujeito no fim do edipo que legima tanto o sinthoma como furo ( fantasia fundamental ) quanto o sintoma como linguagem (fantasia masturbatoria , gozo falico ) . O sintoma e aquilo que da falta que constitui a fantasia fundamental e possivel de ser pronunciavel e atualizada . Numa analise so temos acesso a fantasia fundamental por meio do sintoma . Ja qie a fantasia fundamental e o gozo ( o inomeavel ) e o sintoma , o que esta articulado ao inconsciente , as palavras e ao amor , que para a psicanaluse e um sentido
Grata por essa explanação tão clara!!
0:27 FUNDAMENTOS DA PSICANALISE - de Freud a Lacan. (tem 1, 2 e 3 - prefere o 2: chamado A Clinica da Fantasia)
Tooooop
Baita explanação! Sei que já te disse isso, mas admiro muito a tua capacidade de didatizar algo complexo. Fantástico!
André Luiz obrigado!
Me identifico de mais com as suas aulas!! Excelente
Excelente aula! 🤩
Estou aprendendo muito com suas aulas! Achei que fosse ter que ficar anos lendo Lacan para entender suas idéias principais. Muito grato pelos vídeos.
Ótima aula!
Genial
Amandooooooo as aulas
Maravilhoso
Excelente!!!
Gostaria de baixar desde a primeira
O que seria o "gozo" na metáfora da "prisão domiciliar"?
06:03 Qual sua responsabilidade, nessa desordem, que voce se queixa?
Muito bom Saulo. Queria mais tempo, ritmo mais lento um pouco pra digerir conceitos tão fundamentais. De qq maneiro, instigante.
O Real é muito triste 😢
Parabéns Saulo, excelente explanação! Impecável didática!
Uma pergunta: vc disponibilizam cursos on-line de Lacan?
Sobre o vídeo: uma análises não atua na desconstrução das fantasias? Nisto que vc fala aulas diferença entre fantasia fundamental e fantasias não fundamental? Há diferença?
Mto obrigado
Que explicação ótima da relação sujeito barrado fantasia e objeto.
Essa frase "qual sua responsabilidade na desordem que se queixa" não está em caso Dora, é mais uma daquelas frases atribuídas ao Freud que poderia perfeitamente ter saído da boca dele. Mas não foi. Um abraço prof. Saulo!
QUINTAL DE FANTASIA 🤔
pergunta: os melancolicos são aqueles que se desfizeram de suas fantasias?? por q isso parece tão horrivel?
O que se mantem e a fantasia fundamental , que esta articulada ao sinthoma , nao as fantansias relacionado com o sintoma ( que se constituem com o retorno da metafora paterna que sao inscritas no sujeito , que recalcam as suas faltas e angustias ) que sao destituidas quando atravessadas , reconstruindo a fantasia fundamemtal .
E a metafora paterna que se inscreve no sujeito no fim do edipo que legima tanto o sinthoma como furo ( fantasia fundamental ) quanto o sintoma como linguagem (fantasia masturbatoria , gozo falico ) .
O sintoma e aquilo que da falta que constitui a fantasia fundamental e possivel de ser pronunciavel e atualizada . Numa analise so temos acesso a fantasia fundamental por meio do sintoma . Ja qie a fantasia fundamental e o gozo ( o inomeavel ) e o sintoma , o que esta articulado ao inconsciente , as palavras e ao amor , que para a psicanaluse e um sentido
O som é muito ruim
Perversa.