Eu não costumo comentar vídeos mais esse eu faço questão. Diego parabéns pela postura e visão de tecnologia que você conseguiu transmitir nesse vídeo. O que mais se viu na comunidade essa semana foi um chuva de pessoas, na sua maioria, pessoas com conhecimento técnico limitado fazendo comparações sem pé nem cabeça e previsões tiradas da cartola sem qualquer embasamento técnico. Tem comentários que chegam a ser engraçados, usuário preocupados com SQL injection, risco de armazenar tokens em código JS, entre outras bobagens de quem ainda não entendeu o conceito de um server component, e transmitindo desinformação. Obrigado por trazer seus minutos de sabedoria a comunidade.
"Tem comentários que chegam a ser engraçados, usuário preocupados com SQL injection". Tipico comentário daquele programador se acha mais sênior do que outros. Ninguém é obrigado a saber tudo quando algo novo é apresentado. E ninguém tem obrigação de pesquisar a fundo a documentação antes de opinar sobre algo novo. Tenho raiva desses programadores que se acham e vem aqui pagar de bonzões como se soubesse mais do que os outros. "Ainnn não fala mal da minha linguageennnn"
Eu dou oportunidade para devs juniors e geralmente dou preferência para as pessoas que estão se formando pela Rocketseat! Parabéns pelo conteúdo, o curso é muito bom mesmo! as pessoas saem de lá com um conhecimento excelente! Porém percebi um certo "preconceito" com o PHP e depois que eu apresento a evolução da linguagem e alguns frameworks uns viram até fã da linguagem, no mínimo 90% das demandas que chegam aqui são em php8 com laravel no back e no front é React ou VueJS, apenas uns 3% angular e 1%jquery. O perigo de enraizar um preconceito é que a carreira de quem está começando já é difícil e pode acabar ficando mais limitada ainda. Aqui pegamos de tudo! Python, PHP, Node, Java.. cada linguagem é excelente para o que ela se propõe a fazer! E é exatamente isso que fazemos! após muitos benchmarks e estudos, cada necessidade é cuidadosamente analisada e selecionada a linguagem mais adequada. Temos resultados incríveis como por exemplo um servidor recebendo 855 mil requisições por dia em um único servidor e o uso máximo de Memória é de 20% e cpu 5%, sem filas, clientes com redução de custo em cerca de até 90% + aumento de performance (tanto da aplicação quanto em tempo de entrega) e muito mais... Há necessidades onde o node se sai melhor que o php, mas também há necessidades onde o php se sai melhor que o node e assim vai em todas as linguagens. Mas voltando ao assunto principal, você comentou que a galera costuma criticar assim que lança algo e é verdade! mas é apenas medo de ter que aprender algo novo e ter que sair da sua zona de conforto. Pela explicação do vídeo, percebi muitas diferenças entre o que era feito no php em 1990/2000 e o que você está apresentando, talvez as pessoas estejam criticando antes de estudar por achar que são a mesma coisa rs mas não é..
Por um lado é interessante este desacoplamento entre front e backend, para empresas com esses cargos bem definidos... mas para outras que tem o desenvolvimento fullstack, pode dificultar a conclusão dos requisitos. Em 2008 conheci o Servlet, JSP e finalmente o JSF. Dos três o mais interessante era o JSF, que permitia a ligações dos componentes dinâmicos da tela com variaveis nas classes Java (JavaBean), ou mesmo, através através de UIComponent que representava button, label, table etc, e podiam ser totalmente personalizados em tempo de execução... Vemos que isso tem sua aplicação a cada caso. Sou novato no React, e fico feliz com a disponibilidade desse recurso, a tecnologia fica mais robusta e com mais possibilidades... Apenas contribuindo com a discussão... Otimo vídeo 👏👏👏
Em 21:55, me identifiquei de mais, comecei a programar de verdade apenas ano passado e meu primeiro web aplicação de agenda/Dashboard de um salão, fiz completamente tudo usando django e fazia a mesma coisa, um monte de Ajax para ficar dinâmico meu Deus do céu que feiúra, agora estou no 2 projeto que é essa mesma agenda porém em next e com ajuda de um outro profissional de react, há 5 anos atrás quando descobri next fiquei com muita vontade de fazer um site usando, mesmo não tendo noção alguma de nada (só por modinha), porém hoje finalmente estou desenvolvendo algo sério
Eu vejo que outras tecnologias empreendem um esforço muito grande para fazer coisas que o PHP já faz a muito tempo, é importante dizer tb que com o PHP vc pode ter aplicações reativas considerando a amplitude do termo "reativo" no desenvolvimento de software, por fim, depende muito do que vai se fazer.
Diego, eu gosto muito de usar o react-query, ele e muito bom inclusive pra fazer reactividade, paginação com support na url, order e etc, vc podia mostrar um video de como usar o react-query no next 13.4
O que vai falar que é ruim é a necessidade do projeto. "Essa liberdade" pra prototipagem/poc/hackaton deve ser MARAVILHOSA! Ja em um projeto grande deve ser um pesadelo. POREM para projetos grandes tbm teremos BRAÇOS para administrar regras/qualidade. EU ja presenciei sistemas de armazen feitos 'php all-in-one' funcionando perfeitamente ONDE empresas grandes NAO DERAM conta de solucionar o mesmo problema ( neste cliente ) e ai... quem é 'que ta errado?'. Tbm ja presenciei projetos com altissimo nivel tecnico que desandaram por falhas externas a area tecnica... TUDO é um grande depende, ja que nada ( em projetos ) é igual ( em equipe, investimento, durabilidade e etc ). Seguir solid corretamente e ter algo modular para ir evoluindo com a necessidade ja resolve mta dor de cabeça. Nem tudo precisa ter 50 micro serviços com 20 filas, async e etc.
Nunca achei o php ruim, o que percebi é que surgiu uma modinha nos ultimos anos de pessoas de outras linguagens nessa onda, mas nenhum tocou no php 1x, ou alguém que a ultima vez que mexeu foi no 5.6. E honestamente, o Laravel é um puta de um framework.
Essa ideia é comum entre programadores que possuem conhecimento em diversas linguagens de programação. Basicamente, eles percebem que muitas linguagens compartilham semelhanças e que os programadores iniciantes tendem a seguir modismos ou tendências. Quando se trata de comparar sistemas feitos em Python e C, muitas vezes é observado que o sistema feito em C tende a ter um melhor desempenho do que o sistema feito em Python. Isso ocorre porque o C é uma linguagem compilada, o que permite que o código seja executado mais rapidamente do que em linguagens interpretadas como o Python. Embora o código em C possa parecer mais complicado de se escrever do que o código em Python, muitas vezes o desempenho é consideravelmente melhor.
Diego que vídeo bacana esse ! ainda sobre mudanças e novas tecnologias, queria saber de você se é possível trazer o vídeo sobre uma ferramenta chamada Deco cx, ela usa ( Fresh e Tailwind ) estou aprendendo essa ferramenta e estou achando bem interessante a proposta dessa plataforma, ela ainda esta no começo mais acredito ter um potencial relevante para o nicho de mercado em que se propôs atuar
Sugestão de video: Autenticação com next-auth, categorias de usuarios (member, premium, adminstrador), rotas privadas baseadas nas categorias dos usuarios ;)
O que eu acho engraçado é que demonizam o PHP até hoje por causa dos problemas que a linguagem teve no passado devido a liberdade ofertada por ele e programadores que não seguem padrões de projeto. E hoje o queridinho da turma, vide Node e frameworks, precisou pegar algo que ele faz muito bem para implementar. Só queria ver a cara de alguns fans boy descobrindo que o NextJS está aplicando algo que o PHP e outros faz isso desde os primórdios. Já sobre o Next, eu não consigo usar React puro em projetos novos. Ele realmente facilita e muito a vida de devs que usam a lib.
Server Side Rendering não é exclusivo do PHP, aliás existe desde que a Web surgiu. Next, React e afins tinham como objetivo ser frameworks UI, mas com o tempo aumentou as responsabilidades para suportar SEO e diminuir o bundle size. Não tem nada a ver com querer copiar o PHP, são coisas que existem muito antes do PHP.
@@rwietterpar3ce que seu nivel de interpretaçao e limitado pois ele cita PHP e outras e nao fala que o PHP inventou, mas sim que utiliza a seculos enquanto essas modinhas de hoje estao começando a implementar
@@concursosenemsped legal, mas essas modinhas aí fazem SSG, ISR e SSR e o PHP só faz SSR. E essas modinhas não surgiram com o intuito de fazer SSR. Acho que lhe falta conhecimento :)
Opa só vai meu caro, logo você consegue! Porém uma dica boa é manter os olhos em outras linguagens, eu mesmo estava estudando React, RN, node, Next e por aí vai, há muitas vagas para JS e seus framework e também há muitos candidatos e isso torna essas vagas muito concorridas por conta da popularidade que fico js e seus framework, uma dica que dou é o próprio PHP para estudar, consegui minha primeira vaga como dev junior a duas semanas e apesar do meu foco ter sido em js a vaga foi para programar em PHP, então mantenha os olhos para as outras linguagens é uma dica que te dou
@@brunomello675 eu tava nessa vibe ai de aprender php mano, acha que devo aprender direto o laravel ? realmente é muito menos concorrido, to em duvida entre go e php, to estudando springboot tbm
@@lucasdamasceno7068 Eu estava na mesma situação do carinha de cima e meu primeiro emprego como dev foi com Java e Springboot, para backend, Java ainda é a tecnologia mais dominante no mercado e a concorrência é bem mais saudável do que com JS/ TS. PHP também é bom, porém não tem a mesma quantidade de oportunidades que Java, C# e Node, o mesmo se aplica a Go, ainda em fase de expansão no mercado. Se você quiser aprender outra tecnologia, Node é bom porque ele costuma se sobressair em área diferentes do Java, então tu teria opções para mais cenários de caso de uso, ou o próprio C# também.
esqueceu de mencionar como o server component depende/funciona na infra.... quando eu abro uma rota no SPA que possui um server component, o "slot" do server component vai funcionar como uma serveless function assim como getServerSideProps do nextjs? entao dependemos de um backend com nodejs?
Época boa usando o Dreamweaver vc construía uma aplicação rápido e quase sem codigo, tenho a sensação que tanta tecnologia apareceu pra ter gerar demanda educacional, pois no final das contas entregaram o mais do mesmo.
lembro-me de visitar clientes com disquetes, neles tinham os pacotes de template Monsters, ai eu configurava um monte de coisa, criava um painel administrativo pra receber os contatos dos forms. BONS TEMPOS.
Diego, tu falou do useEffect, que as pessoas estão fugindo, mas me diga, atualmente o server Components ainda não é tão popular no meio, então qual seria outra alternativa para fazer as requisições a não ser o useEffect, levando em consideração aplicações atuais?
muitas pessoas reclamam do php, mas esquecem que ele pagou muitos boletos, a origem eh sempre esquecida ou desmerecida. Mas PHP eh famoso o suficiente pra ser lembrado, pq o asp classico dava rpa fazer a mesma coisa e ninguem lembra dele nessas horas
Quase dei dislike, mas me lembrei que não gostar do conteúdo é diferente de não gostar do vídeo. Kkk Ótimo vídeo! Porém acho terrível a ideia de trazer funções do backend pro front. Acho que vai contra o conceito de separação de interesse (SoC) e ainda introduz muita chance de problemas. Eu jamais permitiria o uso de algo do tipo pra uma aplicação enterprise. No máximo pra projeto pessoal. A única coisa que acho relativamente legal nessa linha é o GraphQL, porém ainda é muito mais limitante do que o proposto pelo next. Edit: cheguei no fim do vídeo, compartilhamos da mesma opinião 😂
Vish, tô ficando velho, comecei a criar minhas primeiras páginas web com o extinto Microsoft Front Page, montava o layout todo no Macromedia Fireworks que depois virou Adobe.
Fala Diegão, amo de mais frontend, apesar de esta sofrendo mt para encontrar minha vaga Infelizmente o mundo não é cor de rosa como contaram kkkk Mas amo de mais esse ecossistema do react +ts
um tal de primo Rico falou que era 6 meses de estudo pra ganhar 5k kkkkkkkkkk brincadeira a parte, te entendo mano.. Amo demais também todo esse ecossistema e to sofrendo pra conseguir a primeira vaga.. só nos freela por enquanto
@@nicolasmoises2720 Então man! Estou a mais de 20 anos programando! Fico puto esses cursos/influenciadores, passa uma imagem que vc como junior vai conseguir emprego etc... aqui na empresa proibido falar a palavra junior! auheruahuehae sabe pq man, pq os junior vem com vicio, essa galera montar o app do uber, nubank já acha que sabe programar, ai na hora que o bicho pega aqui fazem merda pra cacete, ja perdemos projetos por culpa de junior atrapalhar mais q ajuda, por isso muitas empresas não contratam! minha dica para driblar isso, se eu tive-se iniciando minha carreira esse ano, seria ligar foda-se para vagas e começar a montar projetos, tipo man tu ja ofereceu site ou app etc para sua comunidade? tipo barbeiro, padaria sei la qualquer empresa pequena que precisa de um lugar virtual! pra min vcs falham nisso! fica todo mundo querendo fazer copia do nubank ta errado man! tem que fazer projetos reais de pessoas reais, vc tem q ter feedback do cliente! Quando vc for ver tu vai ta preparado pra uma vaga já como pleno! Meu primeiro site eu fiz em 2002 pra banda de rock do meu tio, depois fiz diversos sites para meus amigos, meu primeiro site profissional foi em 2006 a primeira vez que eu fiz um site q ganhei alguma coisa só q não foi dinheiro, mas ganhei! uma site para um rede de cinemas em minha cidade, trocamos por um ano de ingresso! fora q eu ganhava 10 ingressos a mais todo os meses para dar aos meus amigos! Então man vcs tem q fazer isso, esperar vaga vai morrer esperando! VLWWW
@@4rweb Exatamente, em uma discussão no reddit vi muitos programadores já na área falando nesse sentido, não que a barreira de entrada seja muito alta, mas todos estão fazendo clone de interface de nubank, netflix, somente projetos de curso e não estão fazendo projetos reais que possam resolver um problema real, de um familiar, parente, amigo..
@@MarcusVinicius-hk1wv Enquanto os DEVS juniors ou qq outro profissional desta area que não criar projetos, vai ficar parado no tempo e não vai conseguir sair desse estado estagnado!
@@4rweb o que vc esta falando é super verdade, tento ver qq conselho como super importante para min, porém o contexto atual não é o msm do ano que vc citou que fazia os sites, eu até ja perguntei para algumas pessoas sobre isso, e elas não querem kkkk preferem o Instagram/page deles lá e ta ótimo kkkk... Porém segue a luta, desistir não é uma opção, vou empurrar site goela a baixo nessa galera agora
Pode ser falha minha, mas no primeiro exemplo (hooks) vc falou sobre os spinners, o tempo de espera para o carregamento, pensando no usuário e tudo mais... tá, mas como que fica isso com server components? honestamente eu não vi o que pode se ganhar com isso
ao invés de ver um loading na tela vc vai ficar esperando ela carregar. Ou então se você for pra um vídeo mais recente do diego sobre o assunto, vai ver que ele mostra dois server componentes sendo renderizados, um que leva 2s e outro 5s. E advinha? um loading... de 2 segundos e outro de 5segundos enquanto o esqueleto da página já tinha carregado. Exatamente a mesma experiência atual. A diferença é que agora usa uma tecnologia dahora chamada de streaming ssr, ao invés de carregar um bundle maior e fazer as requisições pra API no front.
Essa "briga" entre tecnologias sempre é complexa porque o mercado não escolhe somente a "melhor" tecnologia, tem muitos fatores envolvidos como comunidade, quantidade de profissionais disponíveis, segurança, etc... O Remix é incrível, mas veio muito depois, ainda precisamos de um tempo de amadurecimento pra tomar uma quantidade legal do mercado.
Acredito que é porque o Remix veio depois no Next, E o next entrou como a "novidade" do SSR. Eu adoro remix, acho bem melhor que Next simplesmente porque entendi como o framework funciona.
Não é o melhor que ganha adoção nas empresas , a tecnolgia precisa de alguns fatores que o remix porém quando foi lançado já existia forte e estabelecidos concorrentes no mercado, sem falar que mudança de tecnologia sempre gera custo e risco que a maioria das empresas sempre vai evitar
Cara, tem uma coisa que é muito dolorosa usando o Next é o load localmente, demora demais, de 40s a 3min isso é um absurdo, eu vi no github deles que essa issues ainda ta aberta, ja tentei de tudo, mas não funciona, conforme a aplicação começa a crescer mais lento ele fica, diz que é o Tailwind, mas não sei rs
boa pergunta, o ssr é fundamental para obter bons resultados com robôs de busca e outras integrações, o PHP sempre fez isso mas quando se faz com o next é a ultima palavra em tecnologia do mercado.
Sera que tem alguém da Rocket que consegue criar um projeto usando a linguagem DART mas precisamendo criar um projeto com Dart Web... É que eu me interessei em aprender essa linguagem...somente o DART
Esse é o papo mais balela que já ouvi! Antes falavam que carregar HTML no lado servidor era pesado e que o backend deveria somente prover os dados. Agora carregar HTML, Javascript no lado servidor deixa mais leve. A real é que a solução de renderizar HTML, Javascipt e CSS somente no lado frontend gera mais custo para as empresas ao ter que sustentar duas equipes :frontend e backend. É mais fácil pegar um desenvolvedor que entenda de backend e renderize HTML do lado servidor e ter o menor custo possível.
Na verdade o dinheiro esta do lado do backend e infraestrutura, sempre foi assim. Pra que aumentar a complexidade da arquitetura da aplicação sendo que eu posso simplesmente "cuspir" o html css ja tudo pronto direto do servidor. Sem contar o custo de manter praticamente duas aplicações separadas(front e back), empresas pequenas tem que fugir dessas tecnologias.
@@joaoricardolima4033 Tem muitos problemas na sua visão. Primeiro que não aumenta complexidade, diminui (facilita a manutenção, permite o desenvolvedor focar e se especializar em sua área não sendo um generalista que sabe um pouco de cada coisa , permite desenvolver para mobile aproveitando todo backend da versão web, pode utilizar frameworks reativos fazendo aplicativos mais fluidos e gerenciáveis, realiza testes mais fáceis e rápidos), segundo que a separação agiliza o processo de desenvolvimento com trabalhos paralelos, gerando lucro, e terceiro que usuários buscam interfaces atuais, leves e com boa usabilidade, o que um backend não possui total competência em fazer pois não deve está em suas responsabilidades. Seu pensamento é dos anos 2000-2010.
@@Thiagoff-m2v Não diria que o meu pensamento é atrasado. Quando digo que o dinheiro esta no backend, estou querendo dizer que o "core(regras de negócios)" do negócio esta todo no backend. Eu mesmo estou participando em um projeto milionário e muito grande e toda a UI esta sendo feita em HTML,CSS e JAVASCRIPT puro sem qualquer tipo de framework, vem me dizer que isso é mais complexo do utilizar um monte de bibliotecas e frameworks pra fazer um SPA?. Inclusive esta fluindo que é uma blz. Em relação a reaproveitar, bom posso criar apis que podem ser consumidas por dispositivos mobiles entre outros sistemas. Outra coisa o usuário final quer que o problema dele seja resolvido, ou seja, quando ele fizer um venda ele ja quer gerar a nota fiscal ou cupom fiscal e ja era ele nao da a minima se a interface vai ter um spinner ou outra coisa, vai por mim, trabalho com sistemas ERP tanto webs como desktop e a interface nao é tao critica ao ponto de termos que nos entupir de frameworks no front end tendo que aumentar a equipe e consequentemente os custos do software.
Se a vercel resolver adotar solidjs no lugar do reactjs vai ser melhor coisa já feita no mundo rss, não sei vc mais o solidjs chamou o react de burro kkk!
Php: "Antes me criticavam… Agora me copiam."
PHP pra sempre em nossos corações
quem usa livewire no laravel entende que esse medo do pessoal eh irreal.
Ajax: Roubaram minha ideia!
O PHP Nao tinha morrido ? ou estava prestes a morrer ? nao entendi foi nada :)
@@soft.developer so morre quando web morrer.
Eu não costumo comentar vídeos mais esse eu faço questão. Diego parabéns pela postura e visão de tecnologia que você conseguiu transmitir nesse vídeo. O que mais se viu na comunidade essa semana foi um chuva de pessoas, na sua maioria, pessoas com conhecimento técnico limitado fazendo comparações sem pé nem cabeça e previsões tiradas da cartola sem qualquer embasamento técnico. Tem comentários que chegam a ser engraçados, usuário preocupados com SQL injection, risco de armazenar tokens em código JS, entre outras bobagens de quem ainda não entendeu o conceito de um server component, e transmitindo desinformação. Obrigado por trazer seus minutos de sabedoria a comunidade.
comenta Joeeeeeelllllllllllllllll
"Tem comentários que chegam a ser engraçados, usuário preocupados com SQL injection". Tipico comentário daquele programador se acha mais sênior do que outros. Ninguém é obrigado a saber tudo quando algo novo é apresentado. E ninguém tem obrigação de pesquisar a fundo a documentação antes de opinar sobre algo novo. Tenho raiva desses programadores que se acham e vem aqui pagar de bonzões como se soubesse mais do que os outros. "Ainnn não fala mal da minha linguageennnn"
Eu dou oportunidade para devs juniors e geralmente dou preferência para as pessoas que estão se formando pela Rocketseat! Parabéns pelo conteúdo, o curso é muito bom mesmo! as pessoas saem de lá com um conhecimento excelente! Porém percebi um certo "preconceito" com o PHP e depois que eu apresento a evolução da linguagem e alguns frameworks uns viram até fã da linguagem, no mínimo 90% das demandas que chegam aqui são em php8 com laravel no back e no front é React ou VueJS, apenas uns 3% angular e 1%jquery. O perigo de enraizar um preconceito é que a carreira de quem está começando já é difícil e pode acabar ficando mais limitada ainda.
Aqui pegamos de tudo! Python, PHP, Node, Java.. cada linguagem é excelente para o que ela se propõe a fazer! E é exatamente isso que fazemos! após muitos benchmarks e estudos, cada necessidade é cuidadosamente analisada e selecionada a linguagem mais adequada.
Temos resultados incríveis como por exemplo um servidor recebendo 855 mil requisições por dia em um único servidor e o uso máximo de Memória é de 20% e cpu 5%, sem filas, clientes com redução de custo em cerca de até 90% + aumento de performance (tanto da aplicação quanto em tempo de entrega) e muito mais...
Há necessidades onde o node se sai melhor que o php, mas também há necessidades onde o php se sai melhor que o node e assim vai em todas as linguagens.
Mas voltando ao assunto principal, você comentou que a galera costuma criticar assim que lança algo e é verdade! mas é apenas medo de ter que aprender algo novo e ter que sair da sua zona de conforto.
Pela explicação do vídeo, percebi muitas diferenças entre o que era feito no php em 1990/2000 e o que você está apresentando, talvez as pessoas estejam criticando antes de estudar por achar que são a mesma coisa rs mas não é..
Ai Diego, faz um vídeo ou Live, fazendo um exemplo de Server Components mais na prática, como aqueles projetos que a gente coda junto, ia ser irado.
Por um lado é interessante este desacoplamento entre front e backend, para empresas com esses cargos bem definidos... mas para outras que tem o desenvolvimento fullstack, pode dificultar a conclusão dos requisitos.
Em 2008 conheci o Servlet, JSP e finalmente o JSF. Dos três o mais interessante era o
JSF, que permitia a ligações dos componentes dinâmicos da tela com variaveis nas classes Java (JavaBean), ou mesmo, através através de UIComponent que representava button, label, table etc, e podiam ser totalmente personalizados em tempo de execução...
Vemos que isso tem sua aplicação a cada caso. Sou novato no React, e fico feliz com a disponibilidade desse recurso, a tecnologia fica mais robusta e com mais possibilidades...
Apenas contribuindo com a discussão... Otimo vídeo 👏👏👏
Quase chegando no nível do PHP...
Evolução.
😂
parabéns pelo trabalho Diego, como sempre muito sensato. Também já desenvolvi em PHP e a performance era muito boa.
Conteúdo incrível!! Valeu Diegão 🔥🚀
Muito bom, cada dia o React está avançando mais!
VERDADE! Um dia conseguirá talvez ficar igual ao PHP kkkk
Em 21:55, me identifiquei de mais, comecei a programar de verdade apenas ano passado e meu primeiro web aplicação de agenda/Dashboard de um salão, fiz completamente tudo usando django e fazia a mesma coisa, um monte de Ajax para ficar dinâmico meu Deus do céu que feiúra, agora estou no 2 projeto que é essa mesma agenda porém em next e com ajuda de um outro profissional de react, há 5 anos atrás quando descobri next fiquei com muita vontade de fazer um site usando, mesmo não tendo noção alguma de nada (só por modinha), porém hoje finalmente estou desenvolvendo algo sério
Top Diegão!
Infelizmente foi movido para a stack angular aqui no meu trabalho, saudade do React!
Meus pêsames, tem hora que vc olha para o Angular e fala: "para que isso meu patrão"
Esse é o melhor vídeo do Diego que eu já vi
Eu vejo que outras tecnologias empreendem um esforço muito grande para fazer coisas que o PHP já faz a muito tempo, é importante dizer tb que com o PHP vc pode ter aplicações reativas considerando a amplitude do termo "reativo" no desenvolvimento de software, por fim, depende muito do que vai se fazer.
Depois de estudar o PHP tenho que dizer que verdade acho que julgei mal esta tecnologia
Diego, eu gosto muito de usar o react-query, ele e muito bom inclusive pra fazer reactividade, paginação com support na url, order e etc, vc podia mostrar um video de como usar o react-query no next 13.4
né vei, custa nada eu achar alguém usando react-query no next atual, react-query é muito bom
O que vai falar que é ruim é a necessidade do projeto. "Essa liberdade" pra prototipagem/poc/hackaton deve ser MARAVILHOSA! Ja em um projeto grande deve ser um pesadelo. POREM para projetos grandes tbm teremos BRAÇOS para administrar regras/qualidade. EU ja presenciei sistemas de armazen feitos 'php all-in-one' funcionando perfeitamente ONDE empresas grandes NAO DERAM conta de solucionar o mesmo problema ( neste cliente ) e ai... quem é 'que ta errado?'. Tbm ja presenciei projetos com altissimo nivel tecnico que desandaram por falhas externas a area tecnica... TUDO é um grande depende, ja que nada ( em projetos ) é igual ( em equipe, investimento, durabilidade e etc ). Seguir solid corretamente e ter algo modular para ir evoluindo com a necessidade ja resolve mta dor de cabeça. Nem tudo precisa ter 50 micro serviços com 20 filas, async e etc.
Cara. Realmente ta muito parecido com o PHP, só que estruturado.
Nunca achei o php ruim, o que percebi é que surgiu uma modinha nos ultimos anos de pessoas de outras linguagens nessa onda, mas nenhum tocou no php 1x, ou alguém que a ultima vez que mexeu foi no 5.6. E honestamente, o Laravel é um puta de um framework.
Tirando que agora que tem o Laravel Livewire é muito bom.
Essa ideia é comum entre programadores que possuem conhecimento em diversas linguagens de programação. Basicamente, eles percebem que muitas linguagens compartilham semelhanças e que os programadores iniciantes tendem a seguir modismos ou tendências.
Quando se trata de comparar sistemas feitos em Python e C, muitas vezes é observado que o sistema feito em C tende a ter um melhor desempenho do que o sistema feito em Python. Isso ocorre porque o C é uma linguagem compilada, o que permite que o código seja executado mais rapidamente do que em linguagens interpretadas como o Python. Embora o código em C possa parecer mais complicado de se escrever do que o código em Python, muitas vezes o desempenho é consideravelmente melhor.
@@guilhermeaugusto4941é.. só tenta usar C na web.. se conseguir, merece ganhar o prêmio Nobel
nah, eu usei o php até o 7 e sigo com o mesmo discurso
O problema do PHP, eram os programadores "preguiçosos" que faziam de qualquer forma, e o PHP aceitava.
O hype tá cada dia mais parecido com as tecnologias hipsters hahaha
A máxima eficiência é cachear o máximo possível, já uso next desde a versão 7-8.
Boa, já tinha esquecido dos spinners do Facebook kkkkkkkkk😂😂😂😂
24:24 bem Fábio Akita
Saudade do Django. Estou feliz em ver essas mudanças!
Diego que vídeo bacana esse ! ainda sobre mudanças e novas tecnologias, queria saber de você se é possível trazer o vídeo sobre uma ferramenta chamada Deco cx, ela usa ( Fresh e Tailwind ) estou aprendendo essa ferramenta e estou achando bem interessante a proposta dessa plataforma, ela ainda esta no começo mais acredito ter um potencial relevante para o nicho de mercado em que se propôs atuar
PHP é vida, paga as contas e ainda sobra 😂 (Saudades, né❓)
Brincadeiras à parte, muito legal essas mudanças e visões que você traz Diego...
Sugestão de video: Autenticação com next-auth, categorias de usuarios (member, premium, adminstrador), rotas privadas baseadas nas categorias dos usuarios ;)
Poh eu tb trabalhei assim como tu descreveu a 12 anos atrás Diego 😂
isso ai mata o conceito de micro-servicos
Já dizia minha mãe, tu não é todo mundo…
loading 14:12 na tale ao lado kkk
po eu comecei no FrontPage kkkkk depois fui pro Dreamweaver, Flash, Fireworks kkkk , ô epoca
eu tbm kkkk caminhada longa
O que eu acho engraçado é que demonizam o PHP até hoje por causa dos problemas que a linguagem teve no passado devido a liberdade ofertada por ele e programadores que não seguem padrões de projeto. E hoje o queridinho da turma, vide Node e frameworks, precisou pegar algo que ele faz muito bem para implementar. Só queria ver a cara de alguns fans boy descobrindo que o NextJS está aplicando algo que o PHP e outros faz isso desde os primórdios.
Já sobre o Next, eu não consigo usar React puro em projetos novos. Ele realmente facilita e muito a vida de devs que usam a lib.
é legal
Server Side Rendering não é exclusivo do PHP, aliás existe desde que a Web surgiu. Next, React e afins tinham como objetivo ser frameworks UI, mas com o tempo aumentou as responsabilidades para suportar SEO e diminuir o bundle size. Não tem nada a ver com querer copiar o PHP, são coisas que existem muito antes do PHP.
@@rwietterpar3ce que seu nivel de interpretaçao e limitado
pois ele cita PHP e outras
e nao fala que o PHP inventou, mas sim que utiliza a seculos enquanto essas modinhas de hoje estao começando a implementar
@@concursosenemsped legal, mas essas modinhas aí fazem SSG, ISR e SSR e o PHP só faz SSR. E essas modinhas não surgiram com o intuito de fazer SSR. Acho que lhe falta conhecimento :)
@@rwietter vamos v ate quando vai durar essas, pra daki a pouco voces estarem falando de outra
falta muito conhecimento nuuuuu
Comecei a estudar o Next, espero ficar bom com ele logo logo e conseguir minha primeira vaga como Júnior. Estudar nunca é de mais. Especialize-se!
Como Júnior, olhando pra trás...
Sim Mano, estudar pode ser demais😅
Opa só vai meu caro, logo você consegue!
Porém uma dica boa é manter os olhos em outras linguagens, eu mesmo estava estudando React, RN, node, Next e por aí vai, há muitas vagas para JS e seus framework e também há muitos candidatos e isso torna essas vagas muito concorridas por conta da popularidade que fico js e seus framework, uma dica que dou é o próprio PHP para estudar, consegui minha primeira vaga como dev junior a duas semanas e apesar do meu foco ter sido em js a vaga foi para programar em PHP, então mantenha os olhos para as outras linguagens é uma dica que te dou
@@brunomello675 eu tava nessa vibe ai de aprender php mano, acha que devo aprender direto o laravel ? realmente é muito menos concorrido, to em duvida entre go e php, to estudando springboot tbm
@@lucasdamasceno7068 Eu estava na mesma situação do carinha de cima e meu primeiro emprego como dev foi com Java e Springboot, para backend, Java ainda é a tecnologia mais dominante no mercado e a concorrência é bem mais saudável do que com JS/ TS. PHP também é bom, porém não tem a mesma quantidade de oportunidades que Java, C# e Node, o mesmo se aplica a Go, ainda em fase de expansão no mercado. Se você quiser aprender outra tecnologia, Node é bom porque ele costuma se sobressair em área diferentes do Java, então tu teria opções para mais cenários de caso de uso, ou o próprio C# também.
@@athirsonsilva3808 top mano, tô estudando angular, Springboot e nodejs e o framework nestJs. Vejo muitas vagas pra Spring e angular
esqueceu de mencionar como o server component depende/funciona na infra.... quando eu abro uma rota no SPA que possui um server component, o "slot" do server component vai funcionar como uma serveless function assim como getServerSideProps do nextjs? entao dependemos de um backend com nodejs?
consigo usar server component com o react puro? ou ele depende de frameworks como o nextjs?
14:00 hahahaha eu já fiz isso quando eu usei o google charts ficava um monte de spinner pra carregar os gráficos
E esse Wallpaper com os tons do theme ROsé Pine?? rsrsrs Curti!
Tudo começa e tudo termina no php 😂😂😂
Saia aquele layout maravilhoso todo em tabelas ja do Photoshop haha, lembro bem, fiz muito
Eita já usei muito isso no Php.
Oh Diegão ensina pra nós as paradas dos cookies
Bons velhos tempos em que o editor padrão era o Dreamweaver e todo mundo entregava os trabalhos em disquete
Época boa usando o Dreamweaver vc construía uma aplicação rápido e quase sem codigo, tenho a sensação que tanta tecnologia apareceu pra ter gerar demanda educacional, pois no final das contas entregaram o mais do mesmo.
lembro-me de visitar clientes com disquetes, neles tinham os pacotes de template Monsters, ai eu configurava um monte de coisa, criava um painel administrativo pra receber os contatos dos forms. BONS TEMPOS.
O wallpaper da próxima NLW tá massa ali!
Esse tal Server side render, quando eu comecei era considerado gambiarra, e hj e solução kkkkkkkk
18:00 - useEfect() para fetch é uma atrocidade.
Qual seria as alternativas? Queria muito saber como correr desse hook. hehe
fazer tudo renderizar no servidor, não aumentaria muito o custo operacional?
Diego, tu falou do useEffect, que as pessoas estão fugindo, mas me diga, atualmente o server Components ainda não é tão popular no meio, então qual seria outra alternativa para fazer as requisições a não ser o useEffect, levando em consideração aplicações atuais?
react-query
SWR ou React Query
swr
muitas pessoas reclamam do php, mas esquecem que ele pagou muitos boletos, a origem eh sempre esquecida ou desmerecida. Mas PHP eh famoso o suficiente pra ser lembrado, pq o asp classico dava rpa fazer a mesma coisa e ninguem lembra dele nessas horas
pagou nao. paga rssss
Acabei de pagar um boleto graças a ele kkkkkkk
Ainda paga os meus 😄
Enquanto a galera tá no hipe do js, php tá sobrando vagas.
@@LuisFelipe-ul3hk Não diria sobrando sobrando, mas deve ser bem mais fácil que conseguir uma vaga de js. Saí do Brasil aos 19 anos graças ao PHP.
11:59 -> hahaha php está morto!!!
00:00 -> nossa que coisa linda agora posso fazer como no php! (fanboy)
Quase dei dislike, mas me lembrei que não gostar do conteúdo é diferente de não gostar do vídeo. Kkk
Ótimo vídeo! Porém acho terrível a ideia de trazer funções do backend pro front. Acho que vai contra o conceito de separação de interesse (SoC) e ainda introduz muita chance de problemas. Eu jamais permitiria o uso de algo do tipo pra uma aplicação enterprise. No máximo pra projeto pessoal.
A única coisa que acho relativamente legal nessa linha é o GraphQL, porém ainda é muito mais limitante do que o proposto pelo next.
Edit: cheguei no fim do vídeo, compartilhamos da mesma opinião 😂
Alguem sabe qual o aplicativo que o diego usa para gravar a camera onde ele pode ir arrastando com o mouse pelo video????????????
Vish, tô ficando velho, comecei a criar minhas primeiras páginas web com o extinto Microsoft Front Page, montava o layout todo no Macromedia Fireworks que depois virou Adobe.
Haha ainda usei o macromedia Dreamweaver também. Adobe sempre dominando!
@@gabrieledval CoffeCup? alguem? 🙄
Exemplo ali tá pedindo por um ataque SQL injection
E onde setamos esses cookies?
Diegao ficou bonitão maquiado😂😂
api rate começa a complicar. passamos a ter ataques no servidor de renderizacao tambem. possiveis remote code execution no server de render.
se puder, fale mais sobre
LiveView+Elixir 💜
fala diegao! Acredito que o print usado como exemplo na real foi usado pra divulgar o Vercel Databases… Mesmo assim ótimo vídeo
Fala Diegão, amo de mais frontend, apesar de esta sofrendo mt para encontrar minha vaga
Infelizmente o mundo não é cor de rosa como contaram kkkk
Mas amo de mais esse ecossistema do react +ts
um tal de primo Rico falou que era 6 meses de estudo pra ganhar 5k kkkkkkkkkk brincadeira a parte, te entendo mano.. Amo demais também todo esse ecossistema e to sofrendo pra conseguir a primeira vaga.. só nos freela por enquanto
@@nicolasmoises2720 Então man! Estou a mais de 20 anos programando! Fico puto esses cursos/influenciadores, passa uma imagem que vc como junior vai conseguir emprego etc... aqui na empresa proibido falar a palavra junior! auheruahuehae sabe pq man, pq os junior vem com vicio, essa galera montar o app do uber, nubank já acha que sabe programar, ai na hora que o bicho pega aqui fazem merda pra cacete, ja perdemos projetos por culpa de junior atrapalhar mais q ajuda, por isso muitas empresas não contratam! minha dica para driblar isso, se eu tive-se iniciando minha carreira esse ano, seria ligar foda-se para vagas e começar a montar projetos, tipo man tu ja ofereceu site ou app etc para sua comunidade? tipo barbeiro, padaria sei la qualquer empresa pequena que precisa de um lugar virtual! pra min vcs falham nisso! fica todo mundo querendo fazer copia do nubank ta errado man! tem que fazer projetos reais de pessoas reais, vc tem q ter feedback do cliente! Quando vc for ver tu vai ta preparado pra uma vaga já como pleno! Meu primeiro site eu fiz em 2002 pra banda de rock do meu tio, depois fiz diversos sites para meus amigos, meu primeiro site profissional foi em 2006 a primeira vez que eu fiz um site q ganhei alguma coisa só q não foi dinheiro, mas ganhei! uma site para um rede de cinemas em minha cidade, trocamos por um ano de ingresso! fora q eu ganhava 10 ingressos a mais todo os meses para dar aos meus amigos! Então man vcs tem q fazer isso, esperar vaga vai morrer esperando! VLWWW
@@4rweb Exatamente, em uma discussão no reddit vi muitos programadores já na área falando nesse sentido, não que a barreira de entrada seja muito alta, mas todos estão fazendo clone de interface de nubank, netflix, somente projetos de curso e não estão fazendo projetos reais que possam resolver um problema real, de um familiar, parente, amigo..
@@MarcusVinicius-hk1wv Enquanto os DEVS juniors ou qq outro profissional desta area que não criar projetos, vai ficar parado no tempo e não vai conseguir sair desse estado estagnado!
@@4rweb o que vc esta falando é super verdade, tento ver qq conselho como super importante para min, porém o contexto atual não é o msm do ano que vc citou que fazia os sites, eu até ja perguntei para algumas pessoas sobre isso, e elas não querem kkkk preferem o Instagram/page deles lá e ta ótimo kkkk... Porém segue a luta, desistir não é uma opção, vou empurrar site goela a baixo nessa galera agora
E por ora eu vou comecar a estudar o Astro e Solid
Dizer que isso tá igual PHP é uma afronta,.
Pode ser falha minha, mas no primeiro exemplo (hooks) vc falou sobre os spinners, o tempo de espera para o carregamento, pensando no usuário e tudo mais... tá, mas como que fica isso com server components? honestamente eu não vi o que pode se ganhar com isso
ao invés de ver um loading na tela vc vai ficar esperando ela carregar. Ou então se você for pra um vídeo mais recente do diego sobre o assunto, vai ver que ele mostra dois server componentes sendo renderizados, um que leva 2s e outro 5s. E advinha? um loading... de 2 segundos e outro de 5segundos enquanto o esqueleto da página já tinha carregado. Exatamente a mesma experiência atual. A diferença é que agora usa uma tecnologia dahora chamada de streaming ssr, ao invés de carregar um bundle maior e fazer as requisições pra API no front.
por que o Remix não é o framework mais popular/principal do React, sendo que 99% do que ele implementa ja tem no Remix? só por causa do branding?
Essa "briga" entre tecnologias sempre é complexa porque o mercado não escolhe somente a "melhor" tecnologia, tem muitos fatores envolvidos como comunidade, quantidade de profissionais disponíveis, segurança, etc... O Remix é incrível, mas veio muito depois, ainda precisamos de um tempo de amadurecimento pra tomar uma quantidade legal do mercado.
Acredito que é porque o Remix veio depois no Next, E o next entrou como a "novidade" do SSR. Eu adoro remix, acho bem melhor que Next simplesmente porque entendi como o framework funciona.
Não é o melhor que ganha adoção nas empresas , a tecnolgia precisa de alguns fatores que o remix porém quando foi lançado já existia forte e estabelecidos concorrentes no mercado, sem falar que mudança de tecnologia sempre gera custo e risco que a maioria das empresas sempre vai evitar
simples, mão de obra treinada disponível
🔥
Me identifico demais
Trabalhou bem mal com PHP então porque juntar sql com html é bem junior
Mesmo susto quando o pessoal do facebook foi apresentar sobre React kkkkkkkkkkkkk
Cara, tem uma coisa que é muito dolorosa usando o Next é o load localmente, demora demais, de 40s a 3min isso é um absurdo, eu vi no github deles que essa issues ainda ta aberta, ja tentei de tudo, mas não funciona, conforme a aplicação começa a crescer mais lento ele fica, diz que é o Tailwind, mas não sei rs
Más eles falaram que se inspiram no PHP e o Ruby
para mim, parece mais com o blazor que trabalha com server components
inverno só se for no sul
Ta com batom =*
Nao precisa separar o backend e o frontend para ter Escalabilidade
Esse negócio de React tinha que acabar
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
god
TL;DW: Programação está em "full circle"
Ainda fico mais confortável com livewire com filament tallkit por questão de produtividade para matar os freelazinhos do mês.
Alguem me explica todo esse hype em cima de SSR (sim , ainda é um hype)? PHP já faz isso há bastante tempo...
boa pergunta, o ssr é fundamental para obter bons resultados com robôs de busca e outras integrações, o PHP sempre fez isso mas quando se faz com o next é a ultima palavra em tecnologia do mercado.
impressão minha ou ele tá de maquiagem ?
saudades (sqn) PHP, AJAX, Jquery, Bootstrap kkkkkkk
Deus é mais.
Rapaz isso da um dinheiro que tu nem imagina kkkkkkkk.
Sera que tem alguém da Rocket que consegue criar um projeto usando a linguagem DART mas precisamendo criar um projeto com Dart Web...
É que eu me interessei em aprender essa linguagem...somente o DART
Isso parece muito com o conceito de astro gosto muito porém as vzs me atrapalha kjkkkkk
Seloko, esse ultimo comentário do Diegão falou tudo e mais um pouco, estudar e ter sua própria opinião sobre as tecnologias....
Eskiel
na real isso demorou pra acontecer
A galera é muito emocionado. Não é pq da pra fazer que você tem que fazer. Fada uma
constante
JSP, PHP, ASP (clássico)... go back
JSP, ASP, ASPX....
loading serve pra aplicações grandes, pra quem desenvolve pra 10 usuário esse tipo de opinião nem é válido
Alguém mais reparou que o Diego tava suando que nem tampa de panela? Hahahaha
Vai gravar um vídeo pro UA-cam na frente de duas luzes de Studio falando de um assunto polêmico e faz melhor
@@ben53933 não critiquei ele
Esse é o papo mais balela que já ouvi! Antes falavam que carregar HTML no lado servidor era pesado e que o backend deveria somente prover os dados. Agora carregar HTML, Javascript no lado servidor deixa mais leve. A real é que a solução de renderizar HTML, Javascipt e CSS somente no lado frontend gera mais custo para as empresas ao ter que sustentar duas equipes :frontend e backend. É mais fácil pegar um desenvolvedor que entenda de backend e renderize HTML do lado servidor e ter o menor custo possível.
kkkk Pra que contratar um cardiologista? é só colocar um clinico geral e ter o menor custo possível
Na verdade o dinheiro esta do lado do backend e infraestrutura, sempre foi assim. Pra que aumentar a complexidade da arquitetura da aplicação sendo que eu posso simplesmente "cuspir" o html css ja tudo pronto direto do servidor. Sem contar o custo de manter praticamente duas aplicações separadas(front e back), empresas pequenas tem que fugir dessas tecnologias.
@@joaoricardolima4033 Tem muitos problemas na sua visão. Primeiro que não aumenta complexidade, diminui (facilita a manutenção, permite o desenvolvedor focar e se especializar em sua área não sendo um generalista que sabe um pouco de cada coisa , permite desenvolver para mobile aproveitando todo backend da versão web, pode utilizar frameworks reativos fazendo aplicativos mais fluidos e gerenciáveis, realiza testes mais fáceis e rápidos), segundo que a separação agiliza o processo de desenvolvimento com trabalhos paralelos, gerando lucro, e terceiro que usuários buscam interfaces atuais, leves e com boa usabilidade, o que um backend não possui total competência em fazer pois não deve está em suas responsabilidades. Seu pensamento é dos anos 2000-2010.
@@Thiagoff-m2v Não diria que o meu pensamento é atrasado. Quando digo que o dinheiro esta no backend, estou querendo dizer que o "core(regras de negócios)" do negócio esta todo no backend. Eu mesmo estou participando em um projeto milionário e muito grande e toda a UI esta sendo feita em HTML,CSS e JAVASCRIPT puro sem qualquer tipo de framework, vem me dizer que isso é mais complexo do utilizar um monte de bibliotecas e frameworks pra fazer um SPA?. Inclusive esta fluindo que é uma blz. Em relação a reaproveitar, bom posso criar apis que podem ser consumidas por dispositivos mobiles entre outros sistemas. Outra coisa o usuário final quer que o problema dele seja resolvido, ou seja, quando ele fizer um venda ele ja quer gerar a nota fiscal ou cupom fiscal e ja era ele nao da a minima se a interface vai ter um spinner ou outra coisa, vai por mim, trabalho com sistemas ERP tanto webs como desktop e a interface nao é tao critica ao ponto de termos que nos entupir de frameworks no front end tendo que aumentar a equipe e consequentemente os custos do software.
@@joaoricardolima4033 coitado do rapaz que está tendo que fazer tudo na mão , em html, css e js sem uso de framework. Mas respeito sua opinião (Y)
Se usa PHP no front em 2023 por se internar kkkk
Por que? Você é também mais um "Programador Full Stack JavaScript"?
A única coisa que eu penso é, o melhor processamento é sempre em uma máquina fora da aws kkkkkkkk ou seja, do usuário kkkkk
Mas não era um crime misturar html com javascript? Kkkkkkk
Se a vercel resolver adotar solidjs no lugar do reactjs vai ser melhor coisa já feita no mundo rss, não sei vc mais o solidjs chamou o react de burro kkk!
🔥