Obrigado amigo, me ajudou a desfazer uma série de preconceitos que tinha contra o Islã, agora vejo que o problema são os seres humanos, e não as religiões, se cada um cuidasse da sua vida e da própria religiosidade, acabaria a intolerância e a violência religiosa em todos os lugares.
É sempre importante ouvir pensamentos que divergem dos nossos como um exercício de tolerância e expansão intelectual. Mas ouvir a defesa "democrática" do Islã como política é uma tarefa árdua...
Fántastico !!! Um filósofo ,ateu ,um Islâmista sensato... É encantador : Quando vemos dois pontos ,tratando de temas comuns sobre parte da índivídualidade humana,sociológica,etc.... da vida
As Salaamu Alaikum wa Rahmatullah wa Barakhethu o Sheikh Mohammad Al Bukai Sheikh Abdel Hamed Mohammad Mohammad Ali Metwally representa grandemente o Islã no Brasil .
*Sou Cristão e devo admitir que a descrição de religião, fazendo analogia com a água, foi uma das melhores que ouvi até hoje.* O mundo contemporâneo, realmente, tem contaminado essa "água"...
Luiz Felipe Ponde você é um felizardo professor das classes A e B e eu fui professora 26 anos das classes C, D, E ... do Ensino Médio nas séries 1a. 2a. 3a. De todos os turnos e idades... Com a Pandemia me aposentei! Hoje tenho tempo pra pensar. E aprender com você toda noite.
Sou espírita e fiquei encantado com o Sheik! Tenho certeza que o meu Deus é o Alá dele! Não confundam o islamismo com o estado islâmico! Há gente boa em todas as igrejas!
Pra qualquer Politico que você perguntar,Seu Partido é democrático? Todos do mundo Inteiro vão dizer que sim!!! Faz essa pergunta pro Ditador da Corea do Norte,Pergunta pra ele se o Pais dele é democrático! ele vai dizer que SIM!
@@jorgedasilveira2923 Valeu Jorge! Se fizer essa Pergunta pro Kim Jong-un é bem capaz dele responde assim, CLARO que somos democráticos, Olha o nome do Pais! República Popular Democrática da Coreia do Norte, VIU! rsss
Pondé, eu adoraria ver o colega intelectual entrevistando um declarado "pagão", ou mais especifico, um Heathen. Gostaria de ver pela primeira vez alguém da nossa comunidade declarando nossas intenções, mostrando que temos diferenças entre nós mesmos, e ainda mostrar nossa visão de mundo, politica, religião, etc... em um programa de altíssimo nível intelectual como o teu. Abs Pondé
Gosto muito dessa Canal, sou Angolano e claramente Panafricanista e no espectro político, defendo algumas correntes ideológicas de centro de Direita. Já acompanho o canal e tenho compreendido e aprendendo muita coisa, principalmente sobre o Brasil e mais importante, os Brasileiros. Respectivamente a essa entrevista, quero primeiro dizer que admirei a coragem do Jovem convidado, mostrou-se muito ágil com o seu argumento. Mas também, temos que compreender que fomos ensinados a compreender o mundo numa visão ocidental de influência cristã. Nós do Reino do Congo, acreditamos na composição do homem em 3 partes: 1- Físico: onde na qual nos asseguramos de alimentar com o que comemos, exercícios e cuidados com o Corpo. 2- Mental: que alimentamos com o que aprendemos desde pequenos, leituras, TV, filmes e experiências vividas e partilhadas. 3- Espiritual: onde nos alimentamos pela Fé - Seja em qualquer Nzambi, Ngana, Deus, Alá - ou seja ela em alguma coisa, idolos, pessoas, sonhos, crenças e vontades. Dada a reflexão, começo por apresentar as seguintes questões para o público em geral, - As Igrejas - Conficões religiosas são instituições públicas perante ao cidadão e crente ? - Onde estava a Igreja durante os 400 anos de Escravatura ? - Atê aonde a Igreja deve intervir na sua interpretação profética? Concordando e comungando de muitas ideias claramente, também não concordo com algumas, dando assim um saldo positivo para continuar fiel no canal. Parabêns pela inicitiva, saudações dos descendentes do Kongo. Menakuntuala Sousa.
Democrático deve ser o EUA que apoiam os ditadores, ou talvez a Russia q faz o mesmo. Eles nem o próprio governo tem, realmente nenhum país islâmico é democrático pq o ocidente não deixa. Vlw flw.
"o islã é uma religião laica" que diabos significa isso!? 50 minutos de enrolação pra disfarçar o caráter autoritário e antidemocrático dessa religião. E aí Pondé, vai levar algum convidado pra fazer um contraponto?
Hunter Vatto exatamente, sinto o mesmo que vc. Na primeira resposta do convidado eu já ouvi um monte de palavras soltas e sem nexo, to criando paciência pra ver o resto
@Hunter Vatto é incrível a calma dele. Consegue ser imparcial e isso é positivo. Mesmo que discorde completamente do convidado. Porisso parabenizo-o pelo canal.
Ponde entrevista a torto e a direito. E os ouve com respeito e permite que eles se expressem. Isso é democracia! Você deixar o outro, que você discorda, expressar suas convicções e respeita-las. Tem coisas que ouço de alguns entrevistados que dá vontade de rir pq vai contra as minhas convicções, mas eu me forço a assistir até o final e entender pq é preciso exercitar a tolerância. É disso que estamos precisando.
Todo extremismo religioso leva ao mesmo fim. É estranho as mesmas pessoas que reclamam do Islã irem passar férias no Catar, Emirados, Bahrein, etc. Os cristãos extremistas não são diferentes do islã. O islã não se resume aos desmandos da Arábia Saudita. Assim como cristianismo não se resume aos entusiastas da Inquisição.
Parabéns Sheikh Mohamed Bukai pelos esclarecimentos da nossa religião. Parabéns também ao Pondé pela oportunidade de diálogo sobre um tema tão importante que a maioria das pessoas ignora
Só as mulheres são apedrejadas os homens nunca são. Sou homem e acredito que as mulheres não são diferentes dos homens, ao contrário do islã que uma mulher vale menos que um camelo 🐫
É isso ai! No islã a mulher não passa de um bicho de estimação! Eu digo isso porque conheci duas pessoas que moravam no Oriente e falavam sobre o horror que era o cotidiano das mulheres em países muçulmano!
Nossa. Deve sofrer retaliação da família. Eles não aceitam, chamam de infiéis quem abandona o Islã. Porisso soa estranho esse sheik falar em democracia.
@@rubensdifrancobritodeassis8133 :) é que muçulmanos também acreditam na mensagem de Jesus. Daí dizer só convertido não transmite a mensagem que você gostaria de passar.
É de se notar as diversas "interpretações" similares entre as religiões e mesmo a filosofia que Pondé, pontualmente, faz. Engrandece o conhecimento dos mais atentos e , afinal, vemos como, desde A grécia, somos, afinal, apenas humanamente humanos com nossas crenças. Cada vez melhor "democracia na teia", onde há mais democracia e menos teia.
Convide RODRIGO SILVA - Doutor em Teologia, pós em Filosofia, apresentador do programa Evidências na TV Novo Tempo, arqueólogo e curador... Será uma excelente conversa.
Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. ... E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá mais hostilidades, senão contra os iníquos." - Alcorão 2:191,193 POR INÍQUOS LEIA-SE TODOS O QUE NÃO SÃO MUÇULMANO. O ISLÃ TEM MUITO AMOR PARA DAR! CHEGA SANGRA!
@@Vava7027 Não lembro o capitulo exato mas é conhecimento comum no alcorão o respeito a jesus e a outros profetas judeus como mensageiros de alá eles acham que os cristãos e judeus aceitaram a verdade pela metade logo não são completos iníquos. tanto é que a jurisprudência islâmica considera termos como jizia(imposto para não-muçulmanos) e Dhimmi(Cidadão de segunda classe que não é muçulmano) logo esse papo de que os muçulmanos matavam qualquer um que não fosse muçulmano é pura balela afinal ainda tinha judeus e cristãos ortodoxos em jerusalém quando os cruzados a tomaram mesmo após 400 anos de dominação muçulmana o mesmo pode ser dito dos balcãs que ficaram 300 anos sobre domínio otomano.O que também não quer dizer que os islâmicos são bonzinho eles ainda mataram uma porrada de gente.
1° ÓTIMO que alguém FINALMENTE traz pro debate alguém da religião muçulmana, parabéns Pondé. 2° TODAS as religiões no fundo são iguais, muda apenas o quanto cada uma passou por reformas e a separação entre igreja/ estado/ dogmas/ tipos/ etc 3° Não foram abordadas questões mais GRAVES ligadas ao Islã e suas vertentes, a falta de reformas, os aspectos dos grupos mais violentos e se é possível uma secularização tal qual o cristianismo. 4° o Sheikh é um gentleman e existe SIM MUITA asneira e generalização a respeito do Islã.
A entrevista poderia ser mais profunda e incisiva, sem dúvida. Mas me pergunto se essas questões caberiam em 30 minutos. Espero que tenha sido só um aquecimento...
Ótima análise, no meu ponto de vista a entrevista não foi mais "incisiva" pois a linha do Pondé nesse programa não é essa. Se trata mais de uma conversa descontraída pra se ouvir o outro lado, exercer a "democracia" que está no nome do programa, do que realmente um debate onde se busca "desbancar" ou "refutar" os argumentos do entrevistado expondo assim alguma possível incongruência. Acho que esse trabalho de buscar informações além das já expostas no vídeo, é um trabalho que cabe ao público.
Essa face apresentada pelo Sheikh engana e conquista muitos desavisados..., mas esse pessoal, por definição, questões culturais e religiosas não é nada democrático ! É preciso ficar de olhos bem atentos com esse povo !
Ótima entrevista! Os verdadeiros muçulmanos seguem o alcorão como o verdadeiro cristão segue a bíblia e o verdadeiro judeu a torá. Se todos seguissem realmente as suas crenças o mundo estaria muito melhor, pois todas as mensagens destes textos sagrados ensinam a democracia, o respeito ao próximo e a crença em um deus único.
O Islã, na teoria, é muito belo, encantador, maravilhoso. No entanto, na prática, não é o que vemos acontecendo nos países onde é a religião predominante.
Sim. A prova disso é a Turquia que transformará em Mesquita a Catedral de Santa Sophia. Uma afronta à cristandade. Seria bom se fizéssemos o mesmo com as mesquitas pelo mundo. Considerariam islamofobia. Agora perseguição aos cristãos e aos seus lugares Santos pode. Hipócritas!
@@filosofiacriativa9379 Muhammad é o mensageiro do caos. Este pedófilo se casou com uma criança de seis anos chamada Aisha e fez sexo com ela quando a completou apenas nove anos de idade. Este falso profeta do islã não serve nem para varrer a areia do deserto por onde Yeshua passou. O islamismo é uma seita misógina, medieval e desumana. Yeshua é o maior!
@@cristianapacheco5549 Yeshua era um humano como qualquer outro, tão pecador quanto eu ou você. Para de ser idólatra, pseudocristã falso-moralista. O Islam não prega idolatria à nenhum profeta, eles tratam Muhammad do mesmo jeito que tratam Jesus, a diferença é que eles não são falsos moralistas como os cristãos bostileiros.
E os muçulmanos alauítas que combateram os salafistas do Estado Islâmico, não contam? você fala como se o Islã fosse monolítico. Muitos muçulmanos foram mortos pelo Estado Islâmico, em números absolutos muito mais que os cristãos. Sobre os traficantes evangélicos que estão aterrorizando religiosos de matriz africana no RJ, qual foi preso? se tens essa informação, por favor, me passe, porque pelo que sei ninguém foi preso. Por que não vejo nenhuma autoridade se manifestando quanto a isso e ninguém tratar essa barbárie como terrorismo? A verdade é que a maioria dos evangélicos não estão nem aí para candomblecistas e umbandistas sendo agredidos e perseguidos, a maioria só se manifesta quando algo acontece contra a própria religião. Me recordo de um vídeo do Yago Martins, pastor protestante, que quando alguns desses ataques contra terreiros foram publicizados (ataques que os religiosos denunciavam a anos e NINGUÉM fazia nada), ele fez um vídeo, não para prestar solidariedade aos Pais e Mães de Santo que estavam sofrendo violência, mas para dizer que estes traficantes não eram verdadeiros evangélicos. Por fim, falou que os cristãos estavam sendo perseguidos no Oriente Médio e ninguém falava nada. Ou seja, o que fez foi dizer "isso (a violência contra terreiros) não é comigo, não é responsabilidade nossa" e de quebra minimizou e relativizou o ato de violência e intolerância contra as religiões de matriz africana; violência que em parte é de responsabilidade dos evangélicos (pelo menos dos neo-pentecostais) por conta de passarem anos demonizando estas religiões.
@@luananderson1175 Desculpe-me mano , mas eu não consegui entender sua colocação. o que eu quis explicar é que na teoria todas as religiões tem em sua essência algo que convença as pessoas, mas na pratica todas são falhas por motivos étinicos , históricos, muitas vezes por uma questão de perspectiva , de maneira semelhante ao que o sheik tentou explicar com o exemplo da água. Abraços õ/
De fato isso acontece, mas não em todos os lugares. Vale lembrar que o alcorão possui várias interpretações assim como a biblia, tem pessoas do islã que realmente não merecem nosso respeito, mas não podemos generalizar. Até por que, vamos falar a verdade, que moral a europa tem para critica-los?
Quero o Islã fora do Brasil ....vendo o que acontece nos países em que ele prevalece , não vejo o POVO ser livre !!!! Palavras são lindas ,mas as ações é que comprovam !!!!
Sou muito oposta às rotinas deste religião, porém, é bom aprender sobre rodas às grandes religiões pois elas esclarecem muito do nosso lugar atual. Tanto os benefícios quanto os malefícios de cada uma delas na grande massa que domina.
Ótima entrevista, apesar de eu ser católico (praticante), reconheço que há beleza e sabedoria nesta religião, claro que há também falhas, mas é preciso aprender a olhar com os "olhos" do outro para entender suas opiniões e posições, ainda que não concordemos com elas. Parabéns Pondé pela iniciativa.
Muito boa a entrevista. Obrigado por isso. A prova de que o conhecimento é necessário estão nos comentários deste vídeo. Muito Narciso longe do espelho.
Gente como não se encantar 😊 , que sensibilidade e profundidade ! Singelo ❤ ! Cativante ! E sobre as mulheres ele tem razão Maria, as freiras tem as vestimenta que preservam o corpo, mas não a Curiosidade, 😊 é ímpar ,pois eu sigo algumas p'g elas não parecem infelizes por estar com as vestimenta e o véu cobrindo o corpo , pois é uma questão de Obediência e Amor ao próprio corpo. E como já nasceram nesta religião é normal. 😊
Apesar de não ser nossa cultura e nem a religião, foi uma entrevista interessante. Agora 99% dos comentários são contrários...joguem aos LEÕES pois são diferentes de nós...é isso?
É aquele negócio né... Antes chore a mãe dele que a minha. E nisso estamos certos. Ele fique lá no lugar dele, pq se vier impor essa bosta pra nós, não vai dar certo.
A maioria desses comentários negativos são de adolescentes revoltadinhos que não respeitam a religião dos outros, não respeitam um convidado de Pondé, que veio gentilmente falar sobre a cultura e religião dele. Entretanto, a maioria das pessoas têm bom senso, o numero de curtidas é muito maior do que a minoria de idiotas que negativaram.
Ponde!!! Me aposentei. Quando vi voce dando aquela resposta ao Entrevistador na Feira de Livros em Caxias do Sul me representada. Alguma coisa assim; eu não preciso porque eu sou Professor e ser professor me faz ser protagonista....
Em nenhuma das religiões mais praticadas (catolicismo, evangelismo, islã) as mulheres têm papeis iguais ao o homem ou é tida como igual, o homem sempre é superior. Já viu o que disse o Edir Macedo ou conhece algumas famílias evangélicas para ver como a mulher é colocada numa bolha? Já reparou que os lideres da igreja Católica são todos homens? É. Não é só o islã quem faz isso. Existem grupos terroristas que usam a religião como razão para justificar seus atos. Existem até grupos terroristas que são "católicos", mas são vendidos como muçulmanos pela mídia. Religião em si foge da democracia, não é atoa que o estado tem que ser laico. O problena desses países não é o islã em si, mas as guerras provocadas por terroristas, rebeldes e governos interno e estrangeiros.
@NICHOLLAS SCHMIDT BASTOS MARQUES PEREIRA SANTOS, aí não tem como dizer que a indústria pornográfica é culpada, elas não são obrigadas e recebem pelo trabalho. O corpo é delas e se elas não ligam, por que iriamos ligar? O capitalismo é bruto quando foca só no lucro e trabalho e esquece do bem-estar social, um bom exemplo disso são os países escandinavos, que são capitalistas, mas focam no bem-estar social.
Faz uns 5 anos que veio da Unicamp palestrar aqui em Juazeiro Bahia. Ele ficou chocado com conosco Nordestinos baianos, achando que nós éramos como Lampiões e Maria Bonita! Santa Ignorância!!!
Ontem mesmo aprendi muita coisa com você sobre o mundo virtual na Live do Pará. É claro que culinária baiana é melhor do que do Pará! Espero que você tenha tomado o Sorvete de Cupuaçu lá de Belém do Pará. Pense num Sorvete bom.!!!! Outra coisa encantadora agora é você e São Paulo saber que tem muita boa no es sentido que estuda nesse Brasil A fora. Graças ao mundo virtual.
Nós que moramos aqui na França sabemos muito bem o quão democráticos vocês são !!! Há bairros nas cidades ao redor de Paris que mulheres não podem nem andar sozinhas ou entrar em bares sem serem xingadas ou intimidadas !!! Islam é uma ideologia política !!! E no Quran há o que eles chamam de TAQIYA que é uma prática religiosa islâmica de engano e mentira que os muçulmanos usam com os não muçulmanos !!! Só os que convivem com eles sabem muito bem como são !!! Eles estão apagando tudo o que o mundo ocidental lutou tanto p conseguir !!!! Olhem o que o aconteceu com o Líbano, Síria e Iran depois que a tão DEMOCRÁTICA religião islâmica tomou conta !!! Acabaram com os países que eram livres e ocidentais !!! Esse senhor está fazendo TAQIYA !!! Tentando nos ludibriar!!
E Tb em Londres(bairros dominados por muçulmanos) ha avisos impressos em papéis para que as pessoa(británicos ou europeus) não passeiem seus cães em certas aéreas pq os muçulmanos odeiam cães!!! Democracia My ASS
taqiyya é um direito que muçulmanos tem de negar que são muçulmanos quando suas vidas estão em risco quando são perseguidos . Os judeus fazem o mesmo. É uma questão de salvar a vida. A senhora mora na França, vê muçulmanos, pode até conhecer um ou outro, mas não conhece o Islam, nunca leu a respeito. Líbano, Síria e Irã sempre foram islâmicos, mas no caso do Líbano, há metade da população sempre foi e ainda é muçulmana, e a outra metade é de cristãos ortodoxos e maronitas. Por isso o governo tem regras para distribuir igualmente o poder entre partidos islâmicos e cristãos. Os dois convivem numa boa. Aliás em países islâmicos, os cristão que lá moram são muito mais cristãos do que estes que vivem no Ocidente.
@@rennatoteixeira9910 Tb vi avisos: proibido bebida de álcool . Eles dizem que onde tem cães os anjos não chegam. Essa parte dos anjos e outras coisas o maomé copiou da religião católica.
16:10 - "Isto não é alguma coisa que o Islã trouxe ao mundo". Porém é a única religião que pune com a morte por apedrejamento as mulheres que não seguem esta doutrina nos dias atuais.
É louvável a iniciativa do Pondé em entrevistar gente de vertentes tão diversas. Sou cristão, mas sempre li sobre islamismo, o misticismo islâmico é muito rico, aliás, a História do mundo islâmico é bastante interessante e complexa. Acredito que a imensa maioria dos muçulmanos no mundo só querem seguir suas vidas e sua fé, um mundo além do que vemos na mídia. Pode ser que esse sheik seja moderado, mas a entrevista em si foi muito "leve", evitou temas polêmicos ou apenas passou neles superficialmente. O radicalismo islâmico e os graves problemas de democracia que ocorrem em quase todos os países de maioria muçulmana são uma realidade incontornável. Mas talvez esse não era o foco que o Pondé queria dar à entrevista. Para isso, talvez um Historiador(a) seria o caso, não uma autoridade religiosa.
Primeiro, estou chocado com os comentários abaixo. Como pode alguém de imediato desmerecer tanto conhecimento....para que pedir um contraponto com um padre? Quer dizer que o conhecimento seria para se disputar quem é o melhor? Ora, não faz nenhum sentido, um pouco de respeito à outras crenças lhes faria muito bem. Parabéns Pondé pela entrevista e obrigado mais uma vez.
Eu sou um católico não praticante porém, um curioso por outras religiões... apesar de toda a leveza de espírito desse Sheik, eu reitero que o judaísmo sempre me chamou muito mais atenção do que o islamismo... até porque o mundo teve pelo menos três figuras importantes, que eram judias: Jesus Cristo, Sigmund Freud e Albert Einstein... e fica a pergunta: É pra desprezar, a espiritualidade e intelectualidade dos judeus? Tenho certeza, que não.
Sou a favor de se respeitar qualquer escolha religiosa... Porém, entendo que a recíproca deveria existir. Dá para abrir uma igreja católica ou evangélica em país muçulmano ?
Luciano Gomes Borges A Síria, uma nação de maioria islâmica (90%), possui três patriarcados cristãos - o grego-ortodoxo antioquino, o melquita (grego-católico) e o assírio. Há ainda, na Síria, vilas cristãs como Saydnaya e Maaloula onde se fala aramaico. Um dos bairros mais conhecidos de Damasco é Bab Touma, ou a região do portão de São Tomás, com dezenas de igrejas. Grupos rebeldes, como o ISIS (Grupo Estado Islâmico ou Daesh), matam cristãos. Mas o regime de Bashar al Assad é visto como protetor dos cristãos, embora cometa crimes contra a humanidade contra outras religiões. O Líbano também tem maioria da população muçulmana (60%). Ainda assim, talvez Beirute seja uma das cidades com maior número de igrejas per capitas do planeta, rivalizando com Salvador. Tem igrejas maronitas, ortodoxas, melquitas, assírias, siríacas, armênias, católicas, coptas, caldéia. Já pensou? Tem ainda uma vale sagrado no Líbano (Qadisha) com dezenas de mosteiros em montanhas nevadas em meio aos cedros. Por consenso, metade do Parlamento, o presidente, o chefe das Forças Armadas e metade do ministério do Líbano precisa ser cristão. Curiosamente, o Líbano tem fim de semana no sábado e domingo (mas não na sexta, que é o dia sagrado dos muçulmanos) e celebra o Natal. Aliás, na Síria e na Palestina, a maior parte da população celebra o Natal, com apoio do governo. Assad faz árvore de Natal e, embora seja de origem muçulmana alauita, vai à missa (basta ver as fotos no Instagram pessoal dele e isso realmente é uma estratégia de relações públicas). O Egito também é majoritariamente muçulmano (90%). Mas possui uma série de igrejas e dois patriarcados - copta e o copta-católico. Sim, há perseguição a cristãos, especialmente nos últimos anos. O Iraque, majoritariamente muçulmano, tem cerca de 2% de cristãos apenas. Nos tempos de Saddam Hussein, os cristãos eram protegidos pelo regime iraquiano. O número 2 do ditador era o cristão Tariq Aziz. O cenário começou a se deteriorar depois da invasão dos EUA, quando o país se tornou o caos. Centenas de milhares de iraquianos tiveram de buscar refúgio na Síria, onde o regime de Assad concedeu saúde e educação gratuita a todos. Isso mesmo, os cristãos iraquianos foram refugiados na Síria, enquanto alguns países do Ocidente hoje fecham as portas para os sírios porque muitos são muçulmanos.
Bom, Conheço um sírio que veio para o Brasil por conta da perseguição, é algo inerente dos muçulmanos. com a ajuda de uma igreja de SP ele está se mantendo aqui, graças a nosso bom Cristo, a perseguição não parte apenas do governo, ela vem também da população que segue esse câncer que vai destruir a Europa, a realidade é que o estado, que também vai contra qualquer outra religião, além de ter medidas contra declaradamente as vezes nem precisa fazer isso, a própria população que respira o ódio por tudo que não segue o que eles acreditam fazem. este mesmo amigo que hoje mora em SP, perdeu um irmão e o governo nem ao menos precisou fazer algo, eles são um câncer que não perdoam nem um país em guerra, eles precisam continuar espalhando a destruição e sangue mesmo aonde já há destruição o suficiente... as igrejas que estão lá geralmente funcionam como funcionavam antigamente, pequenas reuniões para congregar na casa das pessoas em segredo, obviamente tem as para manter a pose de "democráticos" porém é algo que não funciona na prática, infelizmente.
@@AnaLogatto A informação é muito bonita, mas na prática não é isso que acontece. No Egito, embora o cristianismo seja permitido, os cristãos vivem em situações precárias. A exemplo, o bairro Mashyiat Naser, onde vivem comunidades cristãs sem saneamento básico, sem coleta de lixo e consequentemente sem higiene. Essa parcela vive praticamente excluída do sistema econômico pelo simples fato de serem cristãos. Na Síria, as atividades das igrejas cristãs são restringidas pelo governo para "prevenir conflitos" com a população local. A pressão, nesse caso, vem muito mais das familias, pois uma conversão ao cristianismo para eles é considerado motivo de desonra. Sugiro acessar o canal Portas Abertas, eles acompanham mais de perto a situação de cristãos que moram em países onde teoricamente teriam liberdade, mas que denunciam a perseguição que ocorre até hoje nas igrejas.
Tomar água não é uma questão de gosto, combinar ou não combinar, ou questão de escolha. Ou se toma, ou morre. Aliás é bem este o tipo de livre arbítrio que Deus propõe: Ou o segue ou morre.
O diálogo faz bem não por que produz consensos, mas pq produz bons ouvintes. Saber ouvir não é sinônimo de concordar. Além do mais o Islã como qualquer outra religião parte de uma experiência muito pessoal entre criatura e o transcendente. Estereótipos não conseguem engavetar a relação com o eterno.
Parabéns à todos os envolvidos no canal pela diversidade cultural, política e social dos convidados. A cada debate eu percebo que o respeito pelo posicionamento do outro, independente do tema, é o caminho para o crescimento. Eu cresço com a ajuda de vocês! Obrigada!
@@haneenoak4275 todas podem dirigir? Sair de casa sem a autorização do marido? Escolher o marido? Ser considerada adulta aos nove anos? (A favorita do profeta) todas têm acesso à educação formal? Desculpe, mas, igualdade de gênero é algo inexistente islã. E quanto à Sharia? Democracia? Acreditar em algo só porque você quer não me preocupa. Porém, com todo respeito que todos merecemos, realidade é realidade. Abraço
@@SuperBigblack1000 fico feliz em conversar com quem discorda de mim e mantém a educação. Bem, que há subdivisões no islã e que o fator humano influencia não se discute. Sei que há, inclusive, poemas que algumas vertentes não aceitam por não estarem no livro sagrado. Porém, posso citar inúmeras passagens diretamente do alcorão que descrevem com clareza de detalhes o que disse. Não tenho interesse em atacar a fé de ninguém, mas, mais uma vez, não se pode alterar a realidade. Abraço.
Sim, os homens não têm a dignidade de morrerem à pedrada como as mulheres se "forem",(atenção que basta o testemunho de dois homens) adúlteros. ehehejeh
As pessoas dizendo que o Pondé não foi incisivo, é a forma como ele conduz todas as entrevistas, que mais se caracterizam como uma conversa descontraída. Ele como grande entendido também de religiões fez perguntas mais relacionadas a religião Islãmica, não é papel dele "desbancar" ou "refutar" o argumento do entrevistado, pois não é um debate. Se as informações entregues pelo entrevistado são discrepantes da realidade, que façamos nosso trabalho e vamos atrás de outras fontes, para que dessa forma não sejamos alienados. O que ele fez não foi ser conivente, foi na verdade um exercício de democracia e tolerância como um ATEU ouvindo um líder religioso falando sobre sua visão de mundo e sua opinião, tal respeito, tolerância e democracia que falta na esmagadora maioria das pessoas.
Não somos capazes de mensurar o valor do *amor* deles com a visão que temos do *amor* ocidental. O simples fato de condenarmo-los como não conhecedores do amor já mostra o quanto NÃO CONHECEMOS o amor. Haja visto tudo o que temos vivido em nosso país neste instante com tanta violência , principalmente, contra mulheres e fetos e crianças
@@alexandreferreira6974 Eu que lhe pergunto ? Você não deve ter conhecimento sobre o assunto, por isso que tá falando merda e disseminando ódio contra os muçulmanos.
"Para ser islâmico precisa ser democrático"!!! Cheio de país democrático islâmico!!! Até as mulheres estão votando, dirigindo... São exemplos de democracias!!!!
A Síria era um país laico e multicultural administrado por um segmento aberto e tolerante do islã chamado alauíta, os mesmos foram brutalmente perseguidos pelo IE tanto quanto os cristãos. O governo respeitava os cristãos ortodoxos e havia até leis para o incentivo da preservação do aramaico (considerado patrimônio imaterial do país). A Síria antes da guerra e do Daesh é o exemplo de que é possível um islã aberto e laico. Os alauítas são minoria no islã, é verdade, mas são a prova de que outros caminhos são possíveis.
A Síria era um regime ditatorial laico, assim como o Iraque de Saddam, o fato de ser laico não significa que não haja violência política. Aliás a Liga Árabe não reconhece o Governo Assad como o representante do povo sírio.
O que mais me chamou atenção neste shake é a "pseuda autoridade" dele (bicho homem) sobre os corpos femininos. Apesar de todas as contradições, injustiças e desigualdades de gêneros nas sociedades ocidentais (cristãs), as mulheres nesta parte do mundo tem muito mais chance de ascender sócio-economicamente, de tornar-se independentes e autônomas; de viver livremente sem o julgo dos homens. Se eu tivesse uma filha, jamais desejaria que ela pertencesse ao islã ou fosse viver em um país onde o islã dita a vida das pessoas.
Parabéns pelo canal!!! Seguindo essa linha religiosa poderia convidar Haroldo Dutra e o mestre Divaldo Franco. Você têm sido um grande entrevistador. Abraços.
Masha Allah ! enfim, uma oportunidade de esclarecer o que é o Islam. Democracia , tal qual os ocidentais a concebem, não é o modelo mais adequado para países islâmicos e aos princípios e valores islâmicos, bem como os aspectos culturais e sociais daqueles países . Só quem conhece e professa o Islam é que entende as diferenças. Parabéns, Pondé !
Sim, a vida humana deve ser um valor respeitado apenas no mundo ocidental, não é mesmo? E você fala dessa separação geográfica sugerindo alguma condescendência do mundo em relação às opiniões de vocês, mas na Europa vocês chegam dominando na base da quantidade numérica e da força aqueles países de homens efeminados. E aí? Apenas o ocidente precisa respeitar vocês, ou o contrário também se aplica?
@@EngMecanica-wd9ed claro que o respeito deve ser mútuo, mas não é o que vemos . Países ocidentais, nomeadamente os EUA e países da Europa insistem em invadir, matar milhões e bombardear cidades inteiras (NATO) , e promovem financiamento de armas, mísseis e grupos organizados em países islâmicos : Líbia, Síria , Afeganistão e a invasão militar deste e do Iraque são exemplos disso. Quem matou mais ? O Ocidente ou países islâmicos que Nâo estão em guerra com países ocidentais ?? Não seja tolo. O Ocidente sempre usou países islâmicos para disseminar e fomentar guerras no Oriente. Qual país do Oriente Médio declarou guerra aos EUA? ou à Europa ? NENHUM.
@@haneenoak4275 A diferença é que vocês matam a si próprios e a suas mulheres e crianças de forma institucionalizada. Tratam minorias como animais, não permitem opiniões, religiões e nem aparências divergentes do status quo. Não queiram ser tratados como dignos de respeito quando mulheres são apedrejadas por "divórcio" e cristãos são queimados vivos por seguirem a um Deus diferente do de vocês. Não venha falar em tolice, quando suas adolescentes são forçadas a casar com homens maduros e a se cobrir dos pés à cabeça durante a vida inteira. A religião de vocês e o estado são uma coisa só, com um senso imperialista absurdamente aguçado, representando perigo iminente à soberania, à cultura e principalmente à segurança de qualquer nação onde vocês coloquem seus pés empoeirados. Você chama atrocidades de religião e as justificaria até a morte. Eu chamo atrocidades de atrocidades e as reconheço sem problema algum - essa é a diferença.
Parabéns pela entrevista! Tenho curiosidade sobre a religião mulçumana. O pouco que sei a respeito li na escola, claro com aquela linha ideológica negativa. Vim passar a ter uma visao esclarecedora qdo li "O caçador de pipas", uma leitura tardia é claro, mas sempre tive comigo a sensação de que o que dizem de negativo sobre eles não é verdade. Apenas diferenças culturais. Filmes tb me ajudaram muito a ter uma compreensão melhor sobre essa religião milinar. Se alguém puder indicar livros a respeito da cultura islâmica e religião vou gostar muito. Parabéns a equipe!!😘⚘❤
A literatura em português é terrivelmente escassa. Indicaria "O Islã Clássico", organizado por Rosalie Helena de Souza Pereira, e "Caminhos do Islã", de organização de Marco Lucchesi, para começar. Se tiver fluência em inglês, a literatura é mais ampla.
Obrigado amigo, me ajudou a desfazer uma série de preconceitos que tinha contra o Islã, agora vejo que o problema são os seres humanos, e não as religiões, se cada um cuidasse da sua vida e da própria religiosidade, acabaria a intolerância e a violência religiosa em todos os lugares.
É sempre importante ouvir pensamentos que divergem dos nossos como um exercício de tolerância e expansão intelectual. Mas ouvir a defesa "democrática" do Islã como política é uma tarefa árdua...
Muito!
Não confundam países de maioria islâmica mas que governam de forma não democrata com o Islam puro. O cara deixou bem claro.
@@tigertiger8098o hipotético islã puro ao qual você se refere seria regido pela sharia...
@@tigertiger8098 islã puro era pelo que clamava o Ises
Exato!
Fántastico !!!
Um filósofo ,ateu ,um Islâmista sensato...
É encantador :
Quando vemos dois pontos ,tratando de temas comuns sobre
parte da índivídualidade humana,sociológica,etc.... da vida
As Salaamu Alaikum wa Rahmatullah wa Barakhethu o Sheikh Mohammad Al Bukai Sheikh Abdel Hamed Mohammad Mohammad Ali Metwally representa grandemente o Islã no Brasil .
*Sou Cristão e devo admitir que a descrição de religião, fazendo analogia com a água, foi uma das melhores que ouvi até hoje.* O mundo contemporâneo, realmente, tem contaminado essa "água"...
Luiz Felipe Ponde você é um felizardo professor das classes A e B e eu fui professora 26 anos das classes C, D, E ... do Ensino Médio nas séries 1a. 2a. 3a. De todos os turnos e idades...
Com a Pandemia me aposentei! Hoje tenho tempo pra pensar. E aprender com você toda noite.
Que sabedoria desse sheik. Quanta calma e bom senso nas explicações. Gostei muito da entrevista
Sou espírita e fiquei encantado com o Sheik! Tenho certeza que o meu Deus é o Alá dele! Não confundam o islamismo com o estado islâmico! Há gente boa em todas as igrejas!
mais um enganado, voce ja leu o alcorão ??? se ler vai mudar de ideia
Vai da uma voltinha nos países onde eles são maioria e veja como eles são legais com os infiéis.
Como "cristão" acho oportuno esse espaço aberto... Ainda que não tenha interesse em me converter.
Parabéns!
Pra qualquer Politico que você perguntar,Seu Partido é democrático? Todos do mundo Inteiro vão dizer que sim!!! Faz essa pergunta pro Ditador da Corea do Norte,Pergunta pra ele se o Pais dele é democrático! ele vai dizer que SIM!
Sabe Renato, a Coréia do Norte é chamada de "república democrática da Coréia do Norte". Além de pândego é nojento. Vc mandou bem! Abs
@@jorgedasilveira2923 Valeu Jorge! Se fizer essa Pergunta pro Kim Jong-un é bem capaz dele responde assim, CLARO que somos democráticos, Olha o nome do Pais! República Popular Democrática da Coreia do Norte, VIU! rsss
Verdade né. Nunca tinha pensado nisso. Até o Hitler e Stalin falariam o mesmo. Por isso temos que tomar cuidado com o que pessoas falam
@@Preá3000 Isso mesmo! Tem Muita gente que FALA o que Pensa,mas não vive o que Diz!!! Fala uma coisa,mas todos sabemos que a Historia fala outra!
exato, odeio essa região, tinha que derrubar todas as mesquitas que estão no Ocidente
Pondé sempre muito acolhedor...sinto afeto no seu jeito de entrevistar! Bom de ouvir...Bom para refletir.
Pondé, eu adoraria ver o colega intelectual entrevistando um declarado "pagão", ou mais especifico, um Heathen. Gostaria de ver pela primeira vez alguém da nossa comunidade declarando nossas intenções, mostrando que temos diferenças entre nós mesmos, e ainda mostrar nossa visão de mundo, politica, religião, etc... em um programa de altíssimo nível intelectual como o teu. Abs Pondé
Olha a cara desse Shaikh cínico até o infinito, esse é um político nato.
cara de pau do cacete!
preconceituoso
@@fabianaschwarzwalder7137 porquê ?
Gosto muito dessa Canal, sou Angolano e claramente Panafricanista e no espectro político, defendo algumas correntes ideológicas de centro de Direita.
Já acompanho o canal e tenho compreendido e aprendendo muita coisa, principalmente sobre o Brasil e mais importante, os Brasileiros.
Respectivamente a essa entrevista, quero primeiro dizer que admirei a coragem do Jovem convidado, mostrou-se muito ágil com o seu argumento. Mas também, temos que compreender que fomos ensinados a compreender o mundo numa visão ocidental de influência cristã. Nós do Reino do Congo, acreditamos na composição do homem em 3 partes:
1- Físico: onde na qual nos asseguramos de alimentar com o que comemos, exercícios e cuidados com o Corpo.
2- Mental: que alimentamos com o que aprendemos desde pequenos, leituras, TV, filmes e experiências vividas e partilhadas.
3- Espiritual: onde nos alimentamos pela Fé - Seja em qualquer Nzambi, Ngana, Deus, Alá - ou seja ela em alguma coisa, idolos, pessoas, sonhos, crenças e vontades.
Dada a reflexão, começo por apresentar as seguintes questões para o público em geral,
- As Igrejas - Conficões religiosas são instituições públicas perante ao cidadão e crente ?
- Onde estava a Igreja durante os 400 anos de Escravatura ?
- Atê aonde a Igreja deve intervir na sua interpretação profética?
Concordando e comungando de muitas ideias claramente, também não concordo com algumas, dando assim um saldo positivo para continuar fiel no canal.
Parabêns pela inicitiva, saudações dos descendentes do Kongo.
Menakuntuala Sousa.
Chega a ser cômico dizer que o islã é democrático!
No mínimo ridículo, é pensar que somos burros e idiotas.
É cara de pau mesmo.
Democrático deve ser o EUA que apoiam os ditadores, ou talvez a Russia q faz o mesmo.
Eles nem o próprio governo tem, realmente nenhum país islâmico é democrático pq o ocidente não deixa. Vlw flw.
É democrático. Ele te dá o direito (e a chance) de concordar com tudo o que há nele.
@@Cblackrock Então você prefere viver em um país completamente islãmico do que os EUA??
@@Cblackrock tadinhos, eles não são democráticos porque o ocidente não deixa.
Bate-papo de alto nível!! Parabéns, Cheikh Mohamad pela sabedoria e esclarecimentos! Parabéns, Prof. Pondé pelo programa!!
"o islã é uma religião laica" que diabos significa isso!?
50 minutos de enrolação pra disfarçar o caráter autoritário e antidemocrático dessa religião. E aí Pondé, vai levar algum convidado pra fazer um contraponto?
Talvez enrole os mais desavisados. São infiéis os que resolvem abandonar o Islã. É uma ofensa ao profeta Maomé.
Hunter Vatto exatamente, sinto o mesmo que vc. Na primeira resposta do convidado eu já ouvi um monte de palavras soltas e sem nexo, to criando paciência pra ver o resto
@Hunter Vatto é incrível a calma dele. Consegue ser imparcial e isso é positivo. Mesmo que discorde completamente do convidado. Porisso parabenizo-o pelo canal.
@@joaomatos8146 é ruim hein?! Que nada. Que continuem como uma ínfima minoria, para o bem do país.
Um monte de frases desconexas, sem sentido.
Ponde entrevista a torto e a direito. E os ouve com respeito e permite que eles se expressem. Isso é democracia! Você deixar o outro, que você discorda, expressar suas convicções e respeita-las. Tem coisas que ouço de alguns entrevistados que dá vontade de rir pq vai contra as minhas convicções, mas eu me forço a assistir até o final e entender pq é preciso exercitar a tolerância. É disso que estamos precisando.
Todo extremismo religioso leva ao mesmo fim. É estranho as mesmas pessoas que reclamam do Islã irem passar férias no Catar, Emirados, Bahrein, etc. Os cristãos extremistas não são diferentes do islã. O islã não se resume aos desmandos da Arábia Saudita. Assim como cristianismo não se resume aos entusiastas da Inquisição.
Os neopentecostais são tão ruins quanto os salafis,a diferença é que os neopentecostais geralmente não usam armas
Parabéns Sheikh Mohamed Bukai pelos esclarecimentos da nossa religião. Parabéns também ao Pondé pela oportunidade de diálogo sobre um tema tão importante que a maioria das pessoas ignora
Show de intolerância e preconceito nos comentários, parabéns a todos os envolvidos!!
Verdade realmente a ignorância alheia não permite ver um palmo diante do nariz o Islã é Deus
Eu amo esta palestra com Sheik! Muito boa!
Democracia só para os homens né seu Sheik. Vamos falar a verdade.
Um povo q coloca a religião em cima da noção de sociedade não é confiável nem pra cuidar de uma flor.
Só as mulheres são apedrejadas os homens nunca são. Sou homem e acredito que as mulheres não são diferentes dos homens, ao contrário do islã que uma mulher vale menos que um camelo 🐫
Ele falou que tudo que é bom é invisível. Isso eu discordo pq buceta ñ é invisível e é bom, talves seja por isso q eles ñ respeitam as mulheres
É isso ai!
No islã a mulher não passa de um bicho de estimação!
Eu digo isso porque conheci duas pessoas que moravam no Oriente e falavam sobre o horror que era o cotidiano das mulheres em países muçulmano!
E tá errado ?
Chama o irmão Medhi, ex-mulçumano salvo por Cristo que vive exilado no Brasil. Irá pôr os argumentos desse Sheik no bolso...
Nossa. Deve sofrer retaliação da família. Eles não aceitam, chamam de infiéis quem abandona o Islã.
Porisso soa estranho esse sheik falar em democracia.
Ótima sugestão!
Engraçado o que você falou. Convertido a Cristo.
@@fritalos corrigido
@@rubensdifrancobritodeassis8133 :) é que muçulmanos também acreditam na mensagem de Jesus. Daí dizer só convertido não transmite a mensagem que você gostaria de passar.
Palavras como segurança, liberdade e democracia, são palavras que em nada combinam com o Islã.
Acho muito importante esta oportunidade de diálogo que vcs propõem, podemos conhecer melhor diferentes religiões, suas filosofias.
É de se notar as diversas "interpretações" similares entre as religiões e mesmo a filosofia que Pondé, pontualmente, faz. Engrandece o conhecimento dos mais atentos e , afinal, vemos como, desde A grécia, somos, afinal, apenas humanamente humanos com nossas crenças. Cada vez melhor "democracia na teia", onde há mais democracia e menos teia.
Que eu conquiste a paciência do Pondé, Amém!
As pessoas tão se baseando em preconceito pra comentar e falar merda.
Rsrsrsrsr rsrsrsrsr rsrsrsrsr
Convide RODRIGO SILVA - Doutor em Teologia, pós em Filosofia, apresentador do programa Evidências na TV Novo Tempo, arqueólogo e curador... Será uma excelente conversa.
Eu era fã, até saber da vida muito diferente que ele leva em detrimento ao evangelho. Pesquise, amigo. Abraços cordiais desde o Japão.
@@nikolascleyde4752 Abraço
@@joaovictorfilgueira617 Eu por meu lado acompanho o Dr. Rodrigo Silva faz muito tempo e não sei de nada que o desabone.
@@nikolascleyde4752 Seria interessante, querido, que nos desse alguma indicação ao que se refere que desabone o Dr. Rodrigo.
@@RCScenicDrives Realmente! Fiquei surpreso... @Telhado de Vidro, nos conte o que aponta
Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. ... E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá mais hostilidades, senão contra os iníquos." - Alcorão 2:191,193
POR INÍQUOS LEIA-SE TODOS O QUE NÃO SÃO MUÇULMANO. O ISLÃ TEM MUITO AMOR PARA DAR! CHEGA SANGRA!
Porem o islã também diz que os povos de livros devem ser respeitados aka cristãos e judeus vide a Jizia
@@lupercal6461 coloque o capítulo e versículo do Corão. Obrigado
@@Vava7027 Não lembro o capitulo exato mas é conhecimento comum no alcorão o respeito a jesus e a outros profetas judeus como mensageiros de alá eles acham que os cristãos e judeus aceitaram a verdade pela metade logo não são completos iníquos.
tanto é que a jurisprudência islâmica considera termos como jizia(imposto para não-muçulmanos) e Dhimmi(Cidadão de segunda classe que não é muçulmano) logo esse papo de que os muçulmanos matavam qualquer um que não fosse muçulmano é pura balela afinal ainda tinha judeus e cristãos ortodoxos em jerusalém quando os cruzados a tomaram mesmo após 400 anos de dominação muçulmana o mesmo pode ser dito dos balcãs que ficaram 300 anos sobre domínio otomano.O que também não quer dizer que os islâmicos são bonzinho eles ainda mataram uma porrada de gente.
@Lucas Carvalho aonde tem na bíblia passagens para matar quem pensa diferente? Pense bem antes de trazer a matança dos cananitas como exemplo.
O versículo se refere ao contexto da época. E não é o texto que diz para matar os iníquos, é a sua interpretação.
1° ÓTIMO que alguém FINALMENTE traz pro debate alguém da religião muçulmana, parabéns Pondé.
2° TODAS as religiões no fundo são iguais, muda apenas o quanto cada uma passou por reformas e a separação entre igreja/ estado/ dogmas/ tipos/ etc
3° Não foram abordadas questões mais GRAVES ligadas ao Islã e suas vertentes, a falta de reformas, os aspectos dos grupos mais violentos e se é possível uma secularização tal qual o cristianismo.
4° o Sheikh é um gentleman e existe SIM MUITA asneira e generalização a respeito do Islã.
A entrevista poderia ser mais profunda e incisiva, sem dúvida. Mas me pergunto se essas questões caberiam em 30 minutos. Espero que tenha sido só um aquecimento...
Ótima análise, no meu ponto de vista a entrevista não foi mais "incisiva" pois a linha do Pondé nesse programa não é essa.
Se trata mais de uma conversa descontraída pra se ouvir o outro lado, exercer a "democracia" que está no nome do programa, do que realmente um debate onde se busca "desbancar" ou "refutar" os argumentos do entrevistado expondo assim alguma possível incongruência.
Acho que esse trabalho de buscar informações além das já expostas no vídeo, é um trabalho que cabe ao público.
Essa face apresentada pelo Sheikh engana e conquista muitos desavisados..., mas esse pessoal, por definição, questões culturais e religiosas não é nada democrático ! É preciso ficar de olhos bem atentos com esse povo !
Foda-se a democracia.
Foda-se a liberdade individual também?
Sou brasileira 'pura' e me reverti ao Islã... Não entendo do que você tá falando...
Ótima entrevista! Os verdadeiros muçulmanos seguem o alcorão como o verdadeiro cristão segue a bíblia e o verdadeiro judeu a torá. Se todos seguissem realmente as suas crenças o mundo estaria muito melhor, pois todas as mensagens destes textos sagrados ensinam a democracia, o respeito ao próximo e a crença em um deus único.
O Islã, na teoria, é muito belo, encantador, maravilhoso. No entanto, na prática, não é o que vemos acontecendo nos países onde é a religião predominante.
Sim. A prova disso é a Turquia que transformará em Mesquita a Catedral de Santa Sophia. Uma afronta à cristandade. Seria bom se fizéssemos o mesmo com as mesquitas pelo mundo. Considerariam islamofobia. Agora perseguição aos cristãos e aos seus lugares Santos pode. Hipócritas!
@@cristianapacheco5549 Não há outro deus além de Allah; Muhammad é o mensageiro de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador
@J. Müller Sim. No alcorão já suratas ordenando como deve ser o assassinato de infiéis.
@@filosofiacriativa9379 Muhammad é o mensageiro do caos. Este pedófilo se casou com uma criança de seis anos chamada Aisha e fez sexo com ela quando a completou apenas nove anos de idade. Este falso profeta do islã não serve nem para varrer a areia do deserto por onde Yeshua passou. O islamismo é uma seita misógina, medieval e desumana. Yeshua é o maior!
@@cristianapacheco5549 Yeshua era um humano como qualquer outro, tão pecador quanto eu ou você. Para de ser idólatra, pseudocristã falso-moralista. O Islam não prega idolatria à nenhum profeta, eles tratam Muhammad do mesmo jeito que tratam Jesus, a diferença é que eles não são falsos moralistas como os cristãos bostileiros.
Quero ânseiar esse Deus e ter um propósito, invés de viver fora, neste mundo caótico, como disse o Pondé: a vida é escândalo
O Islã é democrático, contanto que nada fuja do Alcorão.
Espero não ser degolado por dizer isso.
Idiota!
Kkkkkkkkk igual o Irã, uma república desde que nao quebre os princípios corânicos.
Tipo os traficantes evangélicos que perseguem afro-religiosos na baixada fluminense.
Ninguém chama terrorista um supremacista branco norte-americano que mata mais de 30 pessoas. O terrorista é sempre o outro!
E os muçulmanos alauítas que combateram os salafistas do Estado Islâmico, não contam? você fala como se o Islã fosse monolítico. Muitos muçulmanos foram mortos pelo Estado Islâmico, em números absolutos muito mais que os cristãos. Sobre os traficantes evangélicos que estão aterrorizando religiosos de matriz africana no RJ, qual foi preso? se tens essa informação, por favor, me passe, porque pelo que sei ninguém foi preso. Por que não vejo nenhuma autoridade se manifestando quanto a isso e ninguém tratar essa barbárie como terrorismo? A verdade é que a maioria dos evangélicos não estão nem aí para candomblecistas e umbandistas sendo agredidos e perseguidos, a maioria só se manifesta quando algo acontece contra a própria religião. Me recordo de um vídeo do Yago Martins, pastor protestante, que quando alguns desses ataques contra terreiros foram publicizados (ataques que os religiosos denunciavam a anos e NINGUÉM fazia nada), ele fez um vídeo, não para prestar solidariedade aos Pais e Mães de Santo que estavam sofrendo violência, mas para dizer que estes traficantes não eram verdadeiros evangélicos. Por fim, falou que os cristãos estavam sendo perseguidos no Oriente Médio e ninguém falava nada. Ou seja, o que fez foi dizer "isso (a violência contra terreiros) não é comigo, não é responsabilidade nossa" e de quebra minimizou e relativizou o ato de violência e intolerância contra as religiões de matriz africana; violência que em parte é de responsabilidade dos evangélicos (pelo menos dos neo-pentecostais) por conta de passarem anos demonizando estas religiões.
Na teoria tudo é muito lindo, mas o problema que o mundo ideal não existe.
Na prática, a realidade é outra.
Essa afirmação serve pra qualquer outra religião mano kkkkkk
Pois é.
@@SuperBigblack1000 negativo mano, vc não pode gostar do cristianismo protestante, mais é o oposto do islã. Até demais.
@@luananderson1175 Desculpe-me mano , mas eu não consegui entender sua colocação.
o que eu quis explicar é que na teoria todas as religiões tem em sua essência algo que convença as pessoas, mas na pratica todas são falhas por motivos étinicos , históricos, muitas vezes por uma questão de perspectiva
, de maneira semelhante ao que o sheik tentou explicar com o exemplo da água.
Abraços õ/
@@SuperBigblack1000 entendi sua colocação agora mano.✌🙏
Chama o Padre Paulo Ricardo! Para um contra ponto!
A @DeaEvm, do @EcoandoEVM, chama isso de Taqyyia. Mentir para converter.
Boa... Padre Paulo Ricardo é TOP.
Ia comentar o mesmo..
Ótima idéia!! Up
Excelente sugestão.
Muito legal essa pluralidade de temas e de entrevistados que o Pondé traz!
É fácil amar a quem obedece e segue a cartilha.
Chama o Raphael Lima do Idéias Radicais
Acho q n chama. Pondé acha anarcocapitalismo meio idiota
@@rafaelantonio9478 ué mas ele já falou até com o Boulos...
@@ls99403 e o que tem haver?
@@b3stafer4 o que o Boulos acredita é mais utópico que a proposta do hide
isso dai não é um manicômio não
Islã é bom, bem longe da gente! Mulher tratada igual cachorro e homossexuais jogados de cima dos prédios.
Tirou isso da onde Foice de São Paulo ?
@@Snapes22 Talvez ele tenha tirado da Sharia, da Suna..
De fato isso acontece, mas não em todos os lugares. Vale lembrar que o alcorão possui várias interpretações assim como a biblia, tem pessoas do islã que realmente não merecem nosso respeito, mas não podemos generalizar. Até por que, vamos falar a verdade, que moral a europa tem para critica-los?
Kkj
Vá nos presídios brasileiros e pergunte aos estupradores qual sua religião
Quero o Islã fora do Brasil ....vendo o que acontece nos países em que ele prevalece , não vejo o POVO ser livre !!!! Palavras são lindas ,mas as ações é que comprovam !!!!
A cara do Pondé no começo foi demais kkkkk
E as mulheres?
Islã democrático? Kkkkkkk
Sou muito oposta às rotinas deste religião, porém, é bom aprender sobre rodas às grandes religiões pois elas esclarecem muito do nosso lugar atual. Tanto os benefícios quanto os malefícios de cada uma delas na grande massa que domina.
Ótima entrevista, apesar de eu ser católico (praticante), reconheço que há beleza e sabedoria nesta religião, claro que há também falhas, mas é preciso aprender a olhar com os "olhos" do outro para entender suas opiniões e posições, ainda que não concordemos com elas. Parabéns Pondé pela iniciativa.
Existe católico não praticante?
Muito boa a entrevista. Obrigado por isso. A prova de que o conhecimento é necessário estão nos comentários deste vídeo. Muito Narciso longe do espelho.
O Pondé está ótimo!! Como sempre, dando corda p o entrevistado se enforcar!
Gente como não se encantar 😊 , que sensibilidade e profundidade ! Singelo ❤ ! Cativante ! E sobre as mulheres ele tem razão Maria, as freiras tem as vestimenta que preservam o corpo, mas não a Curiosidade, 😊 é ímpar ,pois eu sigo algumas p'g elas não parecem infelizes por estar com as vestimenta e o véu cobrindo o corpo , pois é uma questão de Obediência e Amor ao próprio corpo. E como já nasceram nesta religião é normal. 😊
Apesar de não ser nossa cultura e nem a religião, foi uma entrevista interessante. Agora 99% dos comentários são contrários...joguem aos LEÕES pois são diferentes de nós...é isso?
É aquele negócio né... Antes chore a mãe dele que a minha. E nisso estamos certos. Ele fique lá no lugar dele, pq se vier impor essa bosta pra nós, não vai dar certo.
A maioria desses comentários negativos são de adolescentes revoltadinhos que não respeitam a religião dos outros, não respeitam um convidado de Pondé, que veio gentilmente falar sobre a cultura e religião dele. Entretanto, a maioria das pessoas têm bom senso, o numero de curtidas é muito maior do que a minoria de idiotas que negativaram.
Ponde!!! Me aposentei. Quando vi voce dando aquela resposta ao Entrevistador na Feira de Livros em Caxias do Sul me representada.
Alguma coisa assim; eu não preciso porque eu sou Professor e ser professor me faz ser protagonista....
na teoria fiquei até emocionado com tudo que ele disse mas na pratica é tudo mentira quando ele disse que as mulheres tem direitos iguais aos homens.
Sim. Muçulmanos mentem bem.
Em nenhuma das religiões mais praticadas (catolicismo, evangelismo, islã) as mulheres têm papeis iguais ao o homem ou é tida como igual, o homem sempre é superior. Já viu o que disse o Edir Macedo ou conhece algumas famílias evangélicas para ver como a mulher é colocada numa bolha? Já reparou que os lideres da igreja Católica são todos homens? É. Não é só o islã quem faz isso. Existem grupos terroristas que usam a religião como razão para justificar seus atos. Existem até grupos terroristas que são "católicos", mas são vendidos como muçulmanos pela mídia. Religião em si foge da democracia, não é atoa que o estado tem que ser laico. O problena desses países não é o islã em si, mas as guerras provocadas por terroristas, rebeldes e governos interno e estrangeiros.
@NICHOLLAS SCHMIDT BASTOS MARQUES PEREIRA SANTOS, aí não tem como dizer que a indústria pornográfica é culpada, elas não são obrigadas e recebem pelo trabalho. O corpo é delas e se elas não ligam, por que iriamos ligar?
O capitalismo é bruto quando foca só no lucro e trabalho e esquece do bem-estar social, um bom exemplo disso são os países escandinavos, que são capitalistas, mas focam no bem-estar social.
Não há direitos iguais para os desiguais, nisso eles estão certos.
Faz uns 5 anos que veio da Unicamp palestrar aqui em Juazeiro Bahia. Ele ficou chocado com conosco Nordestinos baianos, achando que nós éramos como Lampiões e Maria Bonita!
Santa Ignorância!!!
Cara bonzinho esse aí. Que religião pacífica. Desenha o Maomé pra ele.
kaekaekaekae caralho eu ri alto desse comentário!
Cuidado! Os jornalistas franceses que desenharam Maomé sofreram um ataque terroristas e foram mortos covardemente por muçulmanos.
Estamos com seu IP e dados aqui desenha aí e posta aí Kaffir
Ontem mesmo aprendi muita coisa com você sobre o mundo virtual na Live do Pará. É claro que culinária baiana é melhor do que do Pará!
Espero que você tenha tomado o Sorvete de Cupuaçu lá de Belém do Pará.
Pense num Sorvete bom.!!!!
Outra coisa encantadora agora é você e São Paulo saber que tem muita boa no es sentido que estuda nesse Brasil A fora. Graças ao mundo virtual.
Nós que moramos aqui na França sabemos muito bem o quão democráticos vocês são !!! Há bairros nas cidades ao redor de Paris que mulheres não podem nem andar sozinhas ou entrar em bares sem serem xingadas ou intimidadas !!! Islam é uma ideologia política !!! E no Quran há o que eles chamam de TAQIYA que é uma prática religiosa islâmica de engano e mentira que os muçulmanos usam com os não muçulmanos !!! Só os que convivem com eles sabem muito bem como são !!! Eles estão apagando tudo o que o mundo ocidental lutou tanto p conseguir !!!! Olhem o que o aconteceu com o Líbano, Síria e Iran depois que a tão DEMOCRÁTICA religião islâmica tomou conta !!! Acabaram com os países que eram livres e ocidentais !!! Esse senhor está fazendo TAQIYA !!! Tentando nos ludibriar!!
E Tb em Londres(bairros dominados por muçulmanos) ha avisos impressos em papéis para que as pessoa(británicos ou europeus) não passeiem seus cães em certas aéreas pq os muçulmanos odeiam cães!!! Democracia My ASS
taqiyya é um direito que muçulmanos tem de negar que são muçulmanos quando suas vidas estão em risco quando são perseguidos . Os judeus fazem o mesmo. É uma questão de salvar a vida. A senhora mora na França, vê muçulmanos, pode até conhecer um ou outro, mas não conhece o Islam, nunca leu a respeito. Líbano, Síria e Irã sempre foram islâmicos, mas no caso do Líbano, há metade da população sempre foi e ainda é muçulmana, e a outra metade é de cristãos ortodoxos e maronitas. Por isso o governo tem regras para distribuir igualmente o poder entre partidos islâmicos e cristãos. Os dois convivem numa boa. Aliás em países islâmicos, os cristão que lá moram são muito mais cristãos do que estes que vivem no Ocidente.
Foda-se a democracia! Foda-se o mundo secular ocidental!
@J. Müller Parece os evangélicos brasileiros
@@rennatoteixeira9910 Tb vi avisos: proibido bebida de álcool . Eles dizem que onde tem cães os anjos não chegam. Essa parte dos anjos e outras coisas o maomé copiou da religião católica.
Sou católica..mas já citei essa entrevista em várias rodas de conversa..como é bom pensar diferente!
16:10 - "Isto não é alguma coisa que o Islã trouxe ao mundo". Porém é a única religião que pune com a morte por apedrejamento as mulheres que não seguem esta doutrina nos dias atuais.
Cristianismo já apedrejou também.
Descarto ambas.
É louvável a iniciativa do Pondé em entrevistar gente de vertentes tão diversas. Sou cristão, mas sempre li sobre islamismo, o misticismo islâmico é muito rico, aliás, a História do mundo islâmico é bastante interessante e complexa. Acredito que a imensa maioria dos muçulmanos no mundo só querem seguir suas vidas e sua fé, um mundo além do que vemos na mídia. Pode ser que esse sheik seja moderado, mas a entrevista em si foi muito "leve", evitou temas polêmicos ou apenas passou neles superficialmente. O radicalismo islâmico e os graves problemas de democracia que ocorrem em quase todos os países de maioria muçulmana são uma realidade incontornável. Mas talvez esse não era o foco que o Pondé queria dar à entrevista. Para isso, talvez um Historiador(a) seria o caso, não uma autoridade religiosa.
Eu queria muito ver a Dani Boggione do "Sobrevivendo na Turquia", comentando isso
Primeiro, estou chocado com os comentários abaixo. Como pode alguém de imediato desmerecer tanto conhecimento....para que pedir um contraponto com um padre? Quer dizer que o conhecimento seria para se disputar quem é o melhor? Ora, não faz nenhum sentido, um pouco de respeito à outras crenças lhes faria muito bem. Parabéns Pondé pela entrevista e obrigado mais uma vez.
Seu programa está cada vez mais abrangente e interessante! Obrigado
Eu sou um católico não praticante porém, um curioso por outras religiões... apesar de toda a leveza de espírito desse Sheik, eu reitero que o judaísmo sempre me chamou muito mais atenção do que o islamismo... até porque o mundo teve pelo menos três figuras importantes, que eram judias: Jesus Cristo, Sigmund Freud e Albert Einstein... e fica a pergunta: É pra desprezar, a espiritualidade e intelectualidade dos judeus? Tenho certeza, que não.
Sou a favor de se respeitar qualquer escolha religiosa... Porém, entendo que a recíproca deveria existir. Dá para abrir uma igreja católica ou evangélica em país muçulmano ?
Luciano Gomes Borges A Síria, uma nação de maioria islâmica (90%), possui três patriarcados cristãos - o grego-ortodoxo antioquino, o melquita (grego-católico) e o assírio. Há ainda, na Síria, vilas cristãs como Saydnaya e Maaloula onde se fala aramaico. Um dos bairros mais conhecidos de Damasco é Bab Touma, ou a região do portão de São Tomás, com dezenas de igrejas. Grupos rebeldes, como o ISIS (Grupo Estado Islâmico ou Daesh), matam cristãos. Mas o regime de Bashar al Assad é visto como protetor dos cristãos, embora cometa crimes contra a humanidade contra outras religiões.
O Líbano também tem maioria da população muçulmana (60%). Ainda assim, talvez Beirute seja uma das cidades com maior número de igrejas per capitas do planeta, rivalizando com Salvador. Tem igrejas maronitas, ortodoxas, melquitas, assírias, siríacas, armênias, católicas, coptas, caldéia. Já pensou? Tem ainda uma vale sagrado no Líbano (Qadisha) com dezenas de mosteiros em montanhas nevadas em meio aos cedros. Por consenso, metade do Parlamento, o presidente, o chefe das Forças Armadas e metade do ministério do Líbano precisa ser cristão. Curiosamente, o Líbano tem fim de semana no sábado e domingo (mas não na sexta, que é o dia sagrado dos muçulmanos) e celebra o Natal.
Aliás, na Síria e na Palestina, a maior parte da população celebra o Natal, com apoio do governo. Assad faz árvore de Natal e, embora seja de origem muçulmana alauita, vai à missa (basta ver as fotos no Instagram pessoal dele e isso realmente é uma estratégia de relações públicas).
O Egito também é majoritariamente muçulmano (90%). Mas possui uma série de igrejas e dois patriarcados - copta e o copta-católico. Sim, há perseguição a cristãos, especialmente nos últimos anos.
O Iraque, majoritariamente muçulmano, tem cerca de 2% de cristãos apenas. Nos tempos de Saddam Hussein, os cristãos eram protegidos pelo regime iraquiano. O número 2 do ditador era o cristão Tariq Aziz. O cenário começou a se deteriorar depois da invasão dos EUA, quando o país se tornou o caos. Centenas de milhares de iraquianos tiveram de buscar refúgio na Síria, onde o regime de Assad concedeu saúde e educação gratuita a todos. Isso mesmo, os cristãos iraquianos foram refugiados na Síria, enquanto alguns países do Ocidente hoje fecham as portas para os sírios porque muitos são muçulmanos.
fonte: www.google.com.br/amp/s/internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/como-vivem-os-cristaos-em-meio-aos-muculmanos-no-oriente-medio/%3famp
seria interessante tbm que vc lesse a seguinte matéria: icarabe.org/entrevistas/cristaos-no-mundo-arabe
Bom, Conheço um sírio que veio para o Brasil por conta da perseguição, é algo inerente dos muçulmanos. com a ajuda de uma igreja de SP ele está se mantendo aqui, graças a nosso bom Cristo, a perseguição não parte apenas do governo, ela vem também da população que segue esse câncer que vai destruir a Europa, a realidade é que o estado, que também vai contra qualquer outra religião, além de ter medidas contra declaradamente as vezes nem precisa fazer isso, a própria população que respira o ódio por tudo que não segue o que eles acreditam fazem. este mesmo amigo que hoje mora em SP, perdeu um irmão e o governo nem ao menos precisou fazer algo, eles são um câncer que não perdoam nem um país em guerra, eles precisam continuar espalhando a destruição e sangue mesmo aonde já há destruição o suficiente... as igrejas que estão lá geralmente funcionam como funcionavam antigamente, pequenas reuniões para congregar na casa das pessoas em segredo, obviamente tem as para manter a pose de "democráticos" porém é algo que não funciona na prática, infelizmente.
@@AnaLogatto A informação é muito bonita, mas na prática não é isso que acontece. No Egito, embora o cristianismo seja permitido, os cristãos vivem em situações precárias. A exemplo, o bairro Mashyiat Naser, onde vivem comunidades cristãs sem saneamento básico, sem coleta de lixo e consequentemente sem higiene. Essa parcela vive praticamente excluída do sistema econômico pelo simples fato de serem cristãos. Na Síria, as atividades das igrejas cristãs são restringidas pelo governo para "prevenir conflitos" com a população local. A pressão, nesse caso, vem muito mais das familias, pois uma conversão ao cristianismo para eles é considerado motivo de desonra. Sugiro acessar o canal Portas Abertas, eles acompanham mais de perto a situação de cristãos que moram em países onde teoricamente teriam liberdade, mas que denunciam a perseguição que ocorre até hoje nas igrejas.
Tomar água não é uma questão de gosto, combinar ou não combinar, ou questão de escolha. Ou se toma, ou morre. Aliás é bem este o tipo de livre arbítrio que Deus propõe: Ou o segue ou morre.
A essência das religiões eleva, o problema são os radicais e todas os têm.
O diálogo faz bem não por que produz consensos, mas pq produz bons ouvintes. Saber ouvir não é sinônimo de concordar. Além do mais o Islã como qualquer outra religião parte de uma experiência muito pessoal entre criatura e o transcendente. Estereótipos não conseguem engavetar a relação com o eterno.
"O islã é uma religião laica" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não sabia que o Pondé tava convidando piadistas no canal
Kkkkkkkkkk
Parabéns à todos os envolvidos no canal pela diversidade cultural, política e social dos convidados. A cada debate eu percebo que o respeito pelo posicionamento do outro, independente do tema, é o caminho para o crescimento. Eu cresço com a ajuda de vocês! Obrigada!
As informações apresentadas não retratam a realidade. Homem e mulher tem igualdade no islã?
em certos aspectos , sim. Em outros, homem e mulher desempenham cada qual suas funções, e se complementam.
@@haneenoak4275 todas podem dirigir? Sair de casa sem a autorização do marido? Escolher o marido? Ser considerada adulta aos nove anos? (A favorita do profeta) todas têm acesso à educação formal? Desculpe, mas, igualdade de gênero é algo inexistente islã.
E quanto à Sharia? Democracia?
Acreditar em algo só porque você quer não me preocupa. Porém, com todo respeito que todos merecemos, realidade é realidade.
Abraço
@@lessandrolessa616 Não discordo, porém nada disso é descrito no alcorão de acordo com Sheikh Mohamad Al Bukai, isso tudo é criação Humana.
@@SuperBigblack1000 fico feliz em conversar com quem discorda de mim e mantém a educação.
Bem, que há subdivisões no islã e que o fator humano influencia não se discute. Sei que há, inclusive, poemas que algumas vertentes não aceitam por não estarem no livro sagrado. Porém, posso citar inúmeras passagens diretamente do alcorão que descrevem com clareza de detalhes o que disse.
Não tenho interesse em atacar a fé de ninguém, mas, mais uma vez, não se pode alterar a realidade.
Abraço.
Quem prega a igualdade de homem e mulher é o Diabo.
Muito massa a diversidade dos seus convidados. Vlw Pondé!
O islã trouxe dignidade para a mulher?! Fala sério...
Sim.
@@matheusamaro7 Lula não sabe o que é islam, e nem a diferença entre a fé e a prática muçulmana.
Mulher tem que ser submissa.
Sim...a 1400 anos atrás as mulheres eram tratadas com respeito no mundo??
Sim, os homens não têm a dignidade de morrerem à pedrada como as mulheres se "forem",(atenção que basta o testemunho de dois homens) adúlteros. ehehejeh
As pessoas dizendo que o Pondé não foi incisivo, é a forma como ele conduz todas as entrevistas, que mais se caracterizam como uma conversa descontraída.
Ele como grande entendido também de religiões fez perguntas mais relacionadas a religião Islãmica, não é papel dele "desbancar" ou "refutar" o argumento do entrevistado, pois não é um debate.
Se as informações entregues pelo entrevistado são discrepantes da realidade, que façamos nosso trabalho e vamos atrás de outras fontes, para que dessa forma não sejamos alienados.
O que ele fez não foi ser conivente, foi na verdade um exercício de democracia e tolerância como um ATEU ouvindo um líder religioso falando sobre sua visão de mundo e sua opinião, tal respeito, tolerância e democracia que falta na esmagadora maioria das pessoas.
De Boulos ao Sheik. Parabéns Pondé pelo programa excelente
Esse povo tem que ter o mínimo espaço de fala possível na mídia assim como nazistas, stalinistas etc
@@chcamporezi
Complicado mesmo... tem que diversificar os imbecis, pois ninguém aguenta mais cristão com tanta fala de espaço.
Eu gostaria que todos os irmãos do sheik pensassem desta forma
O Islã gosta da democracia e de liberdade, igual o Corinthians gosta do V.A.R.
😁😁😁😁😁😁😁😁
Não somos capazes de mensurar o valor do *amor* deles com a visão que temos do *amor* ocidental. O simples fato de condenarmo-los como não conhecedores do amor já mostra o quanto NÃO CONHECEMOS o amor. Haja visto tudo o que temos vivido em nosso país neste instante com tanta violência , principalmente, contra mulheres e fetos e crianças
A fala é mansa...mas
Tente fazer uma crítica a Maomé e veremos a VERDADEIRA face deles.
Que crítica?
@@LeandroSouza-rj3zl qualquer uma...apenas tente!
Diga uma...
@@LeandroSouza-rj3zl com todo respeito!!
Vc vive em que planeta???
@@alexandreferreira6974 Eu que lhe pergunto ? Você não deve ter conhecimento sobre o assunto, por isso que tá falando merda e disseminando ódio contra os muçulmanos.
Isso deve virar um podcast urgentemente.
Essa conversa vai Bombar!
"Para ser islâmico precisa ser democrático"!!! Cheio de país democrático islâmico!!! Até as mulheres estão votando, dirigindo... São exemplos de democracias!!!!
Foi uma entrevista diplomática.........não houve confrontação de ideias e dogmas x realidade como se faz na França 😐
Armênia sentiu muito o amor do islã da Turquia. Lindíssimo falou tudo!
Chama o Pastor e Psicanalista, Caio Fábio.
Democracia mesmo, é essa entrevista. Amei...
Adorei a entrevista!!
O Pondé ficou com a língua coçando de vontade de falar umas verdades para esse carinha.
Sei não, parece aqueles evangelicos que se dizem da paz mas expulsam o filho de casa se descobrirem que ele é gay.
É a o "alt-muslim", eles falam assim para conquistar. Depois é só chicote no lombo!
Belíssima entrevista! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A Síria era um país laico e multicultural administrado por um segmento aberto e tolerante do islã chamado alauíta, os mesmos foram brutalmente perseguidos pelo IE tanto quanto os cristãos. O governo respeitava os cristãos ortodoxos e havia até leis para o incentivo da preservação do aramaico (considerado patrimônio imaterial do país). A Síria antes da guerra e do Daesh é o exemplo de que é possível um islã aberto e laico. Os alauítas são minoria no islã, é verdade, mas são a prova de que outros caminhos são possíveis.
A Síria era um regime ditatorial laico, assim como o Iraque de Saddam, o fato de ser laico não significa que não haja violência política. Aliás a Liga Árabe não reconhece o Governo Assad como o representante do povo sírio.
Gostei muito da entrevista, esse canal está muito interessante.
Chama o irmão Medhi, ex-mulçumano que fazia parte da familia real de Marrocos e que agora está exilado no Brasil.
Genial! Que ideia genial!
UP!
O que mais me chamou atenção neste shake é a "pseuda autoridade" dele (bicho homem) sobre os corpos femininos.
Apesar de todas as contradições, injustiças e desigualdades de gêneros nas sociedades ocidentais (cristãs), as mulheres nesta parte do mundo tem muito mais chance de ascender sócio-economicamente, de tornar-se independentes e autônomas; de viver livremente sem o julgo dos homens.
Se eu tivesse uma filha, jamais desejaria que ela pertencesse ao islã ou fosse viver em um país onde o islã dita a vida das pessoas.
Gostei muito , ja vi algumas materias referente ao islã, mas um que fale portugues é a 1° vez, muito bom
Procure Rádio Islâmica do Rio de Janeiro. No spotify ou Facebook.
Procure Rádio Islâmica do Rio de Janeiro no spotify ou Facebook
Parabéns pelo canal!!! Seguindo essa linha religiosa poderia convidar Haroldo Dutra e o mestre Divaldo Franco.
Você têm sido um grande entrevistador. Abraços.
Gicelia Macedo perfeito os nomes, seria muito bom ver essa entrevista.
Masha Allah ! enfim, uma oportunidade de esclarecer o que é o Islam. Democracia , tal qual os ocidentais a concebem, não é o modelo mais adequado para países islâmicos e aos princípios e valores islâmicos, bem como os aspectos culturais e sociais daqueles países . Só quem conhece e professa o Islam é que entende as diferenças. Parabéns, Pondé !
Sim, a vida humana deve ser um valor respeitado apenas no mundo ocidental, não é mesmo? E você fala dessa separação geográfica sugerindo alguma condescendência do mundo em relação às opiniões de vocês, mas na Europa vocês chegam dominando na base da quantidade numérica e da força aqueles países de homens efeminados. E aí? Apenas o ocidente precisa respeitar vocês, ou o contrário também se aplica?
@@EngMecanica-wd9ed claro que o respeito deve ser mútuo, mas não é o que vemos . Países ocidentais, nomeadamente os EUA e países da Europa insistem em invadir, matar milhões e bombardear cidades inteiras (NATO) , e promovem financiamento de armas, mísseis e grupos organizados em países islâmicos : Líbia, Síria , Afeganistão e a invasão militar deste e do Iraque são exemplos disso. Quem matou mais ? O Ocidente ou países islâmicos que Nâo estão em guerra com países ocidentais ?? Não seja tolo. O Ocidente sempre usou países islâmicos para disseminar e fomentar guerras no Oriente. Qual país do Oriente Médio declarou guerra aos EUA? ou à Europa ? NENHUM.
@@haneenoak4275 A diferença é que vocês matam a si próprios e a suas mulheres e crianças de forma institucionalizada. Tratam minorias como animais, não permitem opiniões, religiões e nem aparências divergentes do status quo. Não queiram ser tratados como dignos de respeito quando mulheres são apedrejadas por "divórcio" e cristãos são queimados vivos por seguirem a um Deus diferente do de vocês. Não venha falar em tolice, quando suas adolescentes são forçadas a casar com homens maduros e a se cobrir dos pés à cabeça durante a vida inteira. A religião de vocês e o estado são uma coisa só, com um senso imperialista absurdamente aguçado, representando perigo iminente à soberania, à cultura e principalmente à segurança de qualquer nação onde vocês coloquem seus pés empoeirados. Você chama atrocidades de religião e as justificaria até a morte. Eu chamo atrocidades de atrocidades e as reconheço sem problema algum - essa é a diferença.
Democracia é muito bonita mas vai dizer que vai deixar de ser muçulmano para seguir outra crença pra vc ver.
Incrível !! Muito bom. Desmistifica muita coisa.
Parabéns pela entrevista! Tenho curiosidade sobre a religião mulçumana. O pouco que sei a respeito li na escola, claro com aquela linha ideológica negativa. Vim passar a ter uma visao esclarecedora qdo li "O caçador de pipas", uma leitura tardia é claro, mas sempre tive comigo a sensação de que o que dizem de negativo sobre eles não é verdade. Apenas diferenças culturais. Filmes tb me ajudaram muito a ter uma compreensão melhor sobre essa religião milinar. Se alguém puder indicar livros a respeito da cultura islâmica e religião vou gostar muito. Parabéns a equipe!!😘⚘❤
A literatura em português é terrivelmente escassa. Indicaria "O Islã Clássico", organizado por Rosalie Helena de Souza Pereira, e "Caminhos do Islã", de organização de Marco Lucchesi, para começar. Se tiver fluência em inglês, a literatura é mais ampla.
Procura o site Loja Islâmica ou Arressala que lá tem muitos livros
Cuidado pra não se converter a essa religião de amor. Eles não amam tanto assim os que desistem da fé deles.