Por que Descartes é tão desvalorizado na área de humanas? - Luiz Felipe Pondé
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- ME ACOMPANHEM NAS MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
{Facebook} www.facebook.c...
{Twitter} @lf_ponde
{ Instagram} @lf_ponde
Contato Profissional: contato@docapd.com.br
Livro do Descartes que o Pondé citou: O discurso do método.
Vale muito a pena ler, é bem curtinho e de fácil compreensão.
Sim excelente livro, escrevi uma resenha sobre há 8 anos atrás < criticasconstrutivas.blogspot.com/2012/01/discursando-o-metodo.html >. Bom lembrar também: "“Liberdade é a condição para a busca da verdade” - Descartes.
Tirando a parte 5, que ele fala do coração, esse livro é maravilhoso pra pensar sobre o pensamento. (minha opinião)
Banalizaram a crítica a Descartes, virou clichê de analfabetos, nem precisam ler para avacalhar o autor.
Ótimo mesmo
Estou lendo é incrível! Muito profundo e próximo da realidade,fácil de aplicar ao cotidiano.
Hoje em dia o lema é : Penso, logo desisto...
Tento, logo desisto.
@@lipe5725 kkk bem nessa "escola "
@@lipe5725 "fiscal de comentarios" pense numa galera criativa com esses nickname kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@RogerGoll essa frase é o nome do meu Wi-Fi kkkk
ISSO QUANDO PENSAM 🤔🤔🤔🤔🤔😲
Interessante! Nunca havia pensado o uso do metodo como um exercicio de humildade :) brilhante!!
Sinceramente nem sabia q Descartes era desvalorizado, ele foi a base de estudo na hora de começar a estudar Filosofia
Foi descartado pelos pseudotudo,mas muito valor quando você é real e seriamente comprometido com conhecimento
De certa forma meio ignorado também, e olha que eu vim da Filosofia. Só ver por exemplo quantos acadêmicos da área se debruçam de fato em sua filosofia.
A galera de humanas só estuda nietzsche e shoppenhauer , e acham que ser filósofo e so ficar no pessimismo
@@dragonnight8412 claramente voce nao estuda humanas kkkk
Leia “O erro de descartes”
Não dá pra desvalorizar um dos pais da Matemática, e como o Pondé disse:"Pai do método cientifico". Pilar da sociedade Ocidental
ua-cam.com/video/rVpvRJPGgaM/v-deo.html
Rene descartável: "Não penso, logo repito".
Colocaria mais um verbo nesta frase ótima: questionar
Adoro pensamentos de Descartes, sinceramente sou bastante cartesiano e busco sempre o método racional para meus questionamentos. Parabéns mestre Pondé, o senhor é uma inspiração!
Leia “o erro de descartes”
Olha, nunca fui muito de filosofia, mas teu jeito de explicar me fez mudar essa perspectiva. Te agradeço. Obrigado.
O método é necessário justamente porque nos coloca diante de uma pequena parte do objeto em estudo. Para se entender um fenômeno é preciso ir a sua origem.
à*
Respondendo a pergunta a partir de outra perspectiva: Creio que é porque o tratamento cartesiano se baseia na elaboração conceitos, limitando a produção do conhecimento a o que podemos entender cognitivamente. Além disso, como o Pondé apresentou, o método se dá pela fragmentação das experiências, que é característica dessa produção limitada ao fator cognitivo. Mas há outras formas de produção de conhecimendo que não coloca o cérebro como o órgão central da produção de conhecimendo.
Falar mal do método cartesiano, como se ele não fosse importante realmente não é legal, mas fazer crítica mostrando seus limites e definindo até que ponto ele relevante ou não, é essêncial.
E tratando desses limites, acho que um paralelo que podemos pensar é, ate que ponto os nossos filósofos são realmente filosofos ou apenas professores de uma pequena faixa da história da produção filosófica.
Mestre! Adoro sua sinceridade Pondé 🙌
René Descartes é sem sombra de dúvida uma mente brilhante que o mundo teve a benção de ter.
Perfeito, a análise de autores e pensadores deve sempre passar pela humildade intelectual e jamais partir de ideias preconcebidas. Parabéns pela análise.
Muito obrigada pela aula. Valorizar quem agrega conhecimento.👏👏👏
Fiquei surpreso com essa história de que descartes não seja levado a sério em humanas. Realmente não sei de onde isso veio. Me parece meio exótica essa afirmação
Minha mãe amava Descartes. Lembro-me dela lendo e escrevendo sobre ele, com um prazer solitário, lá atrás na década de 70.
Amei. Afinal, por que aceitar, sem, no mínimo, exercer nossa crítica à respeito?
Isso é PENSAR. Não é mesmo??
Ele tem uma linguagem bastante rica e complexa, que exige ás vezes, várias leituras. Parabéns professor!
Quê bom ouvir e aprender com um filósofo como o senhor ponde eu nunca teria a oportunidade de ouvir sobre isso se não fosse essa maravilha de invenção de internet.
Na área de exatas ele é super valorizado, principalmente pela geometria analítica.
Exatamente.
interessante e muito aplausiva essa explicação!! sempre direto e objetivo!!!
Conheci esse filosofo por causa de um filme sensacional de ficção científica chamado o 13°andar , recomendo
Como faço para mandar sugestões de perguntas para o canal?
Ótimo vídeo Pondé! Como sempre!
É pelo Instagram, ele posta nos Stories uma caixa de perguntas de vez em quando
nem adianta, cara. O Pondé inventa as perguntas que ele próprio responde aqui no canal rsrs
@@nome3296 ele coloca no Instagram uma caixinha de perguntas, mas parece que não são todas que ele responde.
Boa análise. Parabéns !!!!!!!!!!!
Sou de exatas e acho o Pondé um excelente professor, aprendo demais com ele.
Poderia se dizer que ele é... Descartado
Good one!
Porra é eu ia dizer a mesma coisa.
Bam dum tssss...
Descarte essa piada
Vim pra fazer essa piada :'l
Meu filósofo favorito.
Obrigado, caro prof. Abs
Pondé sempre na contramão do vulgo. Amo. Bizu, mestre.
Obrigada por este momento. O método cria acesso a outros investigarem também. Promove a possibilidade de ao se reunirem, refletirem juntos. Assim, sair da doxa rumo à episteme.
O discurso do método mudou minha vida! Descartes é meu filósofo favorito.
3 minutinhos recheados de sabedoria!
Muito bom! Seria o caso de aprofundar na leitura dos clássicos, parando de tirar conclusões para rapidamente postar em redes sociais, tentando persuadir pessoas com uma aparência de erudição!
Excelente comentário!
Ótimo vídeo e bem elucidativo! Sintetizou os pontos principais do pensamento de Descartes. 👏🏽
Gostei Pondé da sua análise! Acho descartes muito celebre nas suas ideias.
E outra das bases da humildade Cartesiana é a dúvida permanente ou "dúvida hiperbólica". Como digo, todas as minhas "certezas" são dúvidas sob condição suspensiva.
como alguém que reforçou a ciência sem desgrudar da metafisica e acabou gerando um modelo ÉTICO de comportamento mas muito pouco valorizado por quem deveria.
Um grande matemático!
Muito boas suas colocações. Obrigada.
Tem um bom livro do neurocientista Antonio Damásio chamado "O erro de Descartes". Hoje em dia a neurociência sabe que razão e emoção andam lado a lado e ambas tem a sua importância.
O Descartes descobriu isso. E modificou alguns entendimentos inclusive o colocando nos escritos.
Grande Pondé!
🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🌷
Alem disto, muito bem colocado pelo Ponde, Descartes era frater Rosacruz e conhecia partes do Mistério, o que lhe dava uma certa vantagem.
Pondé o ponto está ai:"IGNORAM DESCARTES PORQUE ELE DEFENDE A HUMILDADE".
Preciso de DESCARTES até o fim dos tempos...
Eu gostei muito do Discurso do Método quando o li. É enriquecedor.
O homem existe onde ele não pensa.
Quem pensa mais, é mais independente.
Começou a falar em quebra de paradigmas; mudança de conceitos; melhorar a energização, batata! É alguém que tem o miolo mole!!!!
Sensacional, Pondé
Grande, Pondé!
Um prazer acompanhar suas pírulas de pensamento que você compartilha aqui no UA-cam.
Professor, tenho uma dúvida. Como categorizar o que é uma religião? Pra um ignorante, como a pessoa que está escrevendo, a primeira coisa que você encontra na internet é a famosa: A palavra RELIGIÃO vem do latim ‘RELIGARE’, significa ‘Ligar de novo o humano com o divino’. Poxa... então uma religião precisa ter a presença de uma divindade. Mas aí você continua pesquisando, e descobre que o budismo primitivo não tinha a presença de algo místico ou sobrenatural, muito menos uma divindade. Aí depois você pensa: pode não ter uma divindade, mas precisa existir uma cosmovisão! De fato uma religião vai ter uma cosmovisão, mas não diremos que um niilista é um seguidor da religião, hahaha. Então eu volto pra pergunta: que itens caracterizam algo ser considerado uma religião?
Como é sempre válido ter humildade diante do que se conhece. Segue uma recomendação de leitura:
“O Erro de Descartes” de António Damásio. Um livro elegante onde se usa o método clínico para comprovar que a Razão e a Emoção não se separam na tomada de decisão e no processo de raciocínio. Se você deseja saber o que aconteceria se a emoção 'falhasse' ou 'deixasse de existir' no consciente. Recomendo o livro.
Isso já está em Hume, Spinoza e outros modernos... É largamente discutido na Ética. Tudo bem que há, uma atualização e relação a observação clinica, mas nem de longe essa concepção é contemporânea
Pondé é sem dúvida um dos maiores filósofos do nosso tempo...a cada ano que passa sua inteligência se supera... excelente explanação sobre Descartes.
kkkkkkkkkkk
"conduzir com ordem meus pensamento, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-se, pouco a pouco, como degraus, até o conhecimento dos mais complexos, suponho uma ordem também entre aqueles nos quais uns não precedem naturalmente aos outros" ...
Perfeito!! Obrigado pelo vídeo
Nas faculdades de psicologia e sociologia principalmente! A tese do "socialmente construído" nesses cursos é quase uma seita que não pode ser racionalmente criticada.
Penso logo existo, diz muito mais do que a comprovação da existência, também diz sobre o método.
Pondé, fala sobre Kant e a busca dos limites da razão.
Que aula! 🙌🏻🙏🏻
Considerado o Pai da modernidade
Ele não poderia jamais ser "descartado"
Na existência de teorias, é o primeiro passo para criar método de tratamento dentro da psicologia em geral; até na psicanálise.
Muito bem explicado, muito bom.
Antônio Damásio amassa o descartes usando como base toda a ponta da tecnologia de mapeamento cerebral
Apenas com o nome do vídeo, já fiquei chateado. Descartes é sensacional, o Pondé tem total razão, alguém que desvaloriza um filósofo como esse, realmente não é outra coisa que não um ignorante!
Nao achei que o prof. falaria de uma forma tao "direta" sobre Descartes.. Pois gosto de Descartes, e existe sim, e talvez, por questao de gosto ou nao, esse mal entendido por parte das pessoas sobre Descartes. E ainda, relacionada ao metodo cientifico, mencionado no video. Porque ha muitas pessoas que "nao gostam" do metodo cientifico, ou quer que seja de outra forma, ou do jeito dele, etc.. (A variacao eh grande, e nem eh por questoes simplesmente negativas..)
Mas acontece muito isso, e/ou eh muito comum.. E eu acredito que tem relacao com "anseios" (principalmente aos jovens..), pois seria a ideia de "rejeicao" ("ao metodo"). Seja de uma pratica, seja por pensamento, seja por crenca, etc.. Mas, que esta muito ligado intimamente com o "ego" da pessoa...
Pondé, eu concordo que o Descartes não deveria ser jogado fora a priori e que seus criticos geralmente apresentam argumentos rasos. Mas, indo na direção contrária ao raciocínio que você defendeu, há aqueles que compreendem que só é possível determinar e compreender o mais simples a partir da observação do mais complexo, isto é da totalidade dos fenômenos. É o caso por exemplo do Prof. José Paulo Neto da UFRJ. Reconheço que aceitar essa visão tornanaria o trabalho científico muito mais difícil de ser operacionalizado e validado. Ele ficaria subordinado a observação de longas séries históricas e análises comparativas infindáveis, correndo o risco de se tornar pouco objetivo e pragmático. Ao mesmo tempo que isso pode ser sim um problema, um excesso de objetivetividade e pragmátismo pode dificultar a determinação das relações de causalidade a partir da interrelação entre os fenômenos. Como você vê esse problema? Além disso, gostaria que você respondesse a mesma pergunta, só que em relação a Karl Popper e Francis Bacon. Abraços!
As explanações do Pondé são maravilhosas, mas, quando ele nega o fator Energia ele destrói todo um legado de estudos na minha opinião.
No direito então é que as coisas chega às raias da loucura, muitos tem uma verdadeira ojeriza, eu que tenho formação nas exatas e humanas (direito), vi e ouvi muitos ditos professores dizer com peito de pombo que o pensamento cartesiano não se aplicava ao direito. Depois na prática vi a razão desse absurdo, quando alguns formulam teses mirabolantes em suas defesas, quase sempre perdem.
Interessante! Vou procura saber sobre rener descartes!
Mesmo que diga que fale sobre a teoria do Paradigma eu preciso saber como Thomas Khun chegou a isso, se não não tem como falar em Paradigma, se fala mas não sabe. Além do que, a "coisa pensante" cartesiana é a unica certeza que sabemos realmente do homem até o momento, a isso só se foi acrescentado coisas como Linguagem, Fala, símbolo, signos, mas Descartes ainda permanece com seu Paradigma inviolável: Somos uma coisa que pensa. Não dá mais para ir além disto.
Descartes é desvalorizado porque estimula a dúvida, coisa perigosa num mundo repleto de certezas e verdades inexoráveis.
"Duvido, logo penso" deveria vir antes do "penso, logo existo".
A dúvida não é necessariamente necessária, por assim dizer, a inerência do entendimento a priori pode divergir e dai a dúvida imerge.
@@rockshowii a dúvida é o mais humano dos sentimentos. Estamos vivos porque duvidamos e não porque acreditamos.
Acho que seria melhoe "Questiono, logo existo"@@zemundico7913
Há muito tempo que gostaria de saber isso... Gostei muito de O Discurso do Método.
Excelente!!!
Não se pode ser leviano a ponto de rotular um filosofo, mas, não sei se alguma vez Descartes meditou!
Que aula! Aprendo muito
Amei a resposta curta e grossa. Descartes é um pilar do conhecimento, infelizmente as humanidades estão repletas de pessoas nulas sem compromisso com um mínimo de rigor científico, não surpreende que não gostem de Descartes.
Professor Ponde, por gentileza, vc deveria explicar por que então alguns pensadores de altíssimo nivel, considerados gênios como Espinoza, Nistzsche, Deleuze e, outros como Bergson não pensam como vc em relação a Descartes? Vc poderia fazer uma exposicao ej seu parecer sobre isso, inclusive Foucault. Será que estou sonhando ou há necessidade de fazer uma
explicação de sua parte, no mínimo. O que vc acha. A famosa crítica da cultura ocidental entra uma forte críticas Descartes, não? Como é isso?
Concordo mas seria correto no caso da raça humana dizer, penso que penso logo não tenho propósito. Cada indivíduo não passa de um subproduto do conhecimento direcionado. 👷♦️Ⓜ️♾️
Valeu Pondé! O Descartes é o cara, se dedicou tanto a buscar responder questões fundamentais da existência que ainda hoje não tem por completo respondidas; e acho que nunca teremos, mas com a ajuda dele fomos mais longe. Abs.
Basicamente ele diz quê devemos pensar...
Porque será que humanas deixa ele de lado...
Eu não diria que humanas deixam ele de lado, mas pessoas não sérias no compromisso de fazer ciência. Nem que seja pra refutar, mas que se faça com brio. O livro Discurso do Método é uma coisa incrível e é pequenino, custa ler?
Pondé, eu gosto de lhe ouvir porque vc não é o cara da modinha, do #gratitude, do #goodvibes. Vc é REALIDADE. Vc é PÉ NO CHÃO porra. Sem mimimi nova era.
Seria justamente por que as ideias dele vao contra o que é ensinado nas faculdades do brasil e se os cara estudassem ele, perceberiam que tem muita coisa errada com os intelectuais?
Se fosse escolher um ministério pra ser ministro qual ministério tu escolheria para ti fazer um bom trabalho?
Pondé! Fala sobre as pessoas que manifestam demônios nas igrejas. Grato
Prof. Luiz Felipe Pondé, qual sua visão sobre o Dr. Martinho Lutero e sua teologia?
excelente!
Eu sempre questiono a tradição e o que ais antigos dizem mas não sabia que esse tipo de coisa veio do Descartes.
Os vídeos do Pondé são sempre MT bons, Descartes é MT bom, mas nunca foi o meu filosofo favorito, eu reconheço a influência do seu método mas cai MT na subjetividade o que é meio perigoso.
Professor Ponde: uma das reflexões de Espinosza, era: "Penso, logo erro". Ele defendeu um belíssimo pensamento sobre o erro de interpretação da realidade e apresentou um método filosófico lindo, mas penso que não é cartesiano. E daí? Penso que seu colega Clóvis Barros pensa mais ou menos por aí. Não sei se seu colega concorda com o que vc expôs assim meio popularmente. Kkk
Já utilizei esta expressão, "Fulano, hoje você está muito cartesiano", com intuito de provocar uma discussão elegante com pessoas que têm melhor formação acadêmica do que eu. Pensa que alguém me deu bola? Mas , até onde sei, Descartes é um divisor de águas no racionalismo reducionista. Graças aos lentes, como o Pondé, que trazem o conhecimento para o debate público, pessoas como eu ficam menos toscas...
Da hora se o titulo fosse, pq Descartes é tão descartado?
Pondé sempre sóbrio nas suas colocações.
Bacana. Agora ponha em prática. A terra é uma bola ou circular e plana, coberta por uma cúpula?
Tenho estudado a história da ciência a bastante tempo e não posso concordar com as ideias de Thomas Kuhn. Na minha perspectiva, a Ciência sempre avança gradualmente, sempre de maneira incremental, nunca há verdadeiramente a tal revolução no pensamento e quebra de paradigma. Penso que a ideia de quebra de paradigma ocorre quando analisamos fatos históricos superficialmente, pois é nos detalhes históricos e nas personagens históricas menos destacadas que estão os rastros do processo de descoberta.
Ludwik Fleck ,estilos de pensamento vai nesta linha.
O "penso logo existo", acho que é a base do estarmos aqui discutindo se ele é importante, ou não? kkk
Tem uma vassoura aqui na minha frente. Ela certamente não pensa. Será q ela não existe então? 🤔
@@paulofvcabelo bem pensado, boa!🤦♀️👏
Guia cartesiano:
1. Não admitir como verdade senão toda informação tão clara e distinta que não exista desculpa ou brecha para duvidar;
2. Seguir preferivelmente a partir dos saberes mais simples e fáceis de entender rumo às questões agudas;
3. Repartir seu embaraço em desafios menores de forma a aproximar-se da certeza;
4. A maneira de propor a pergunta talvez seja o primeiro passo para sua solução;
5. Não delegar explicações completas tanto quanto revisões contínuas a fim de evitar possíveis mal entendidos;
@@EyeEye. 🙌🙌🙌
@@paulofvcabelo "Penso, logo existo" não implica a não existência com a falta de pensamento. Só garante a existência no caso do pensamento. Lógica básica.
Penso, logo existo.
Eu já li o discurso do método 5 vezes e outras obras de Descartes, se o Pondé entendesse alguma coisa de livros de Auto Ajuda ele saberia que tem muito mais de Descartes ali do que nos cursos de filosofia.
O Meditações metafisicas do Descartes, não me convenceu da existência do Deus cristão, mas tem muitas coisas interessantes na sua argumentação. As reflexões que ele faz fazem muito sentido, apenas não me convenço do resultado de algumas delas.
O uso do método é necessário à compreensão do mundo
De um método. Não existe "o método".
@issoNonEcziste mais um besta discutindo isso.Acho que tem mais futuro ver o Goku contra o Bills
Um grande pensador.