Após 11 anos de casamento fomos abençoados com um filho,mas antes dessa benção chegar pelas mãos de Deus ,meu esposo foi diagnosticado com uma doença ja muito avançada que causava a infertilidade que segundo o médico era nescessário uma cirurgia que então seria aumentado a porcentagem de chances para a fecundação más achamos melhor aceitar a plena vontade de Deus e achávamos que nunca iríamos ser pais, mas Deus é um Pai soberano e poderoso que nos presenteou com essa benção que hj tem 08 anos!!! Louvado seja Deus por tudo!
Estava prestes a procurar uma clínica de fertilização,mas ao ouvir o que o senhor disse "me uno ao Cruz de Cristo" se não puder ter naturalmente aos 41 anos.Se assim a igreja pede,assim serei obediente porque realmente,se meu corpo não veio com dom de "gerar" eu não tenho direito sobre a vida daqueles que serão "selecionados" para estar dentro de mim.Agradeço imensamente ao senhor que certamente está salvando muitas almas para Cristo,Nosso Senhor 🙏💒
Quero ser mãe mas em primeiro lugar vem os ensinamentos da igreja. Conto com o poder e a vontade de Deus. Que seja feita a vontade Dele. Se for a vontade do Senhor que eu seja mãe ou não, eu aceitarei a Sua vontade.
Muito obrigada pelos santos ensinamentos Padre! Os ensinamentos da Santa Igreja Católica são divinamente transmitidos pelo senhor, nosso intermediador de Deus! Esta aula teve profunda importância na minha vida! Minha eterna gratidão ao Padre Paulo e a toda a sua equipe!
Eu pretendo me casar sou jovem, se os filhos não vierem eu vou curtir a vida e praticar caridade com minha esposa. Seguimos os caminhos que Deus trilha para nós.
mesmo antes de conhecer a orientação da Igreja sobre este tema específico, eu já pensava nessa linha e agora percebo que meu raciocínio fica ratificado com essa sua explicação. Muito obrigada, Padre!
Muito bom, Pe. Paulo! Muito obrigado por mais esses esclarecimentos sobre a nossa Santa Fé Católica! Que Deus abençoe o sr. e a sua equipe hoje, sempre e cada vez mais! Intercedei, Mãe Santíssima! Amém.
nossa padre é compreensível realmente o pq a igreja não é a favor desse tipo de precedimento, mas parte o coração ver um casal que não consegue ter filhos, doe de verdade, mas acredito tbm que Deus faz milagres e acho q deviamos pedir mais direção espiritual, como o senhor disse, fecundidade é um dom, mas um vídeo muito bom obg
Quanto a inseminação artificial porque que a igreja é contra já que não tem nenhum desses intens de uma FIV? Não seria o mesmo caso de alguém com alguma doença terminal procurar um médico e a assistência da tecnologia para ficar curada?
Verdade Pe Paulo Ricardo. Estou casada a 5 anos e tentando engravidar desde então, e nunca eu e meu marido se quer pensamos em inseminação artificial. Estamos esperando em Deus a nossa hora chegar!
Nada se compara a gerar um filho próprio, a maioria dessas crianças não foram geradas por amor. Não estou dizendo que sou contra adoção, mas se nao pode usar a medicina pra realizar um sonho, por que poderia adotar?
Olá Padre, tudo bem? Gostaria muito de saber o posicionamento da Igreja em relação a ADOÇÃO de embrião. Ou seja, embrião que foi "descartado" pelos pais. Gostaria de saber se seria moral/lícito à luz da igreja a adoção desse embrião. Daria uma chance desse bebê vir ao mundo e não apenas ser descartado ou disponibilizado para pesquisa.
Vivi Diogenes depende da vontade dos pais.Os pais querem ter filhos propios que se pareçam a eles,difícil dizer a uma mãe que porque não pode engravidar naturalmente tenha que adotar.A medicina está para ajudar.
Boa noite padre, minha esposa foi diagnosticada com câncer no colo do útero e vai ter que retirar o útero. Temos o sonho de ser pai de filhos biologicos, o que eu devo fazer?
Sinto muito por você, mas acho que não é possível ter filhos biológicos sem um útero, a não ser que dê pra congelar óvulos, mas aí dizem que isso é pecado porque não é natural _-
O Senhor é quem dá a vida. A ciência pode evoluir, mas a palavra final é de Deus, seja por meios naturais ou não. Graças ao Senhor existem métodos na medicina que vencer a infertilidade, e uma infinidade de outras doenças. Esse discurso é extremamente perigoso.
Entendido, mas o que a igreja pensa a respeito do fruto desses experimentos, os filhos desses estilos de gestação podem ser católicos normais? ser batizado e tudo mais?
Amigo, não sou o padre Paulo, mas aqueles que nasceram advindo te tal método continuam sendo pessoas, apesar do pecado que os pais cometeram. Assim como crianças que nascem de um casal que tiveram relações antes do casamento.
Seja por meio deste procedimento ou não somente Deus tem a palavra final. E mesmo usando este procedimento ninguém poderia gerar filhos que não por vontade do Pai. A ciência só pode fecundar um óvulo, mas o maior mistério da vida que é a implantação, quando o embrião se liga ao útero da mãe, isso a ciência não tem como manipular. Somente Deus pode intervir por aquele embrião que os médicos colocaram naquela mulher. E nessa hora a fé é quem dará a graça ao casal que sofre e busca em Deus seu amparo. Somente Deus poderá fazer o milagre da vida acontecer. Então se um filho nasce, seja ele da forma que for, foi por obra divina. Ele é filho do Pai e assim como todos nós nasce com o pecado original e também digno do batismo no sangue do cordeiro que redime nossos pecados e da comunhão em Cristo nosso Rei.
Quantos casais católicos cometendo este pecado senhor ! Vamos horar !!!! E quanta tristeza ver crianças morrendo em laboratório, o ser humano quer ser Deus e também tristeza crianças nascendo em um título de família qie não foi a família qie Deus criou homem e mulher. Oremos sangue de Cristo tem poder!
Padre e as crianças que nascem com Síndrome de down. Há mulheres que querem abortar qdo descobrem que a criança vai ser uma criança especial.O que a Igreja diz sobre crianças especiais????Se o senhor puder me responder ficarei mto grata.Q a Virgem Santíssima o abençoe. Abçs!!!!!!!!
Sabe o porque? Por que nenhuma estava procurando o bispo e ele quis ver se alguém vai procurar um padre, mas não vai, porque é muito raro uma mulher que abortou se arrepender. Quando uma mulher aborta isso é baseado em fatos, feito com consciência, gera dor, não arrependimento, entendeu.
As pessoas têm de entender que quem julga é Deus. Os padres podem dar absolvição mas somente Deus sabe o que vai no coração de cada um. Quando morrerem 2 pessoas e forem presentes a Deus, uma com todos os princípios morais mas que nunca se arrependeu verdadeiramente dos pecados por menores que sejam e uma mulher que abortou mas que se confessou a Deus verdadeiramente arrependida, quem acham que entra no reino dos céus? Não cabe a igreja ou aos padres excluírem alguém seja porque pecado for. Porque corre o risco de excluir quem verdadeiramente precisa dela. Não julquem as pessoas levianamente, são como os fariseus. Jesus se dava com pecadores... (História de Jesus dos 2 homens que deviam dinheiro, pensem nisso). Deus perdoa dependendo do coração de cada um.
@@cesarr.camargofilho3189 Mds ... Você conhece lendas urbanas? Então, esse é um conto similar. Se esta com dúvida basta conferir a sucessão apostólica desde São Pedro até o atual Papa Francisco, um a um. E pare de crendices.
Assim como a igreja já pregou que a comunhão não era pra qqr um e que vc precisava ser merecedor da comunhão, recusando que os filhos de Deus comungasse. Acredito que ela ainda tem visões que serão evoluídas com o tempo. Talvez precisemos de mais uma Santa Teresinha com sua carta de sabedoria pra abrir os olhos da igreja. ua-cam.com/video/BsV4YK2fK-g/v-deo.html
Dito isto gostaria de compartilhar contigo a minha visão sobre esse tratamento. Espero que lhe ajude a refletir e comungar com Deus em prol de lhe trazer a paz que seu coração precisa. Nenhum embrião precisa ser descartado. Quem faz a fertilização in vitro é obrigado a pagar o congelamento dos embriões excedentes que NÃO serão transplantados na mulher. Existe uma regulamentação que permite apenas 2 embriões por vez a serem transplantados em mulheres com menos de 35 anos, ou 3 embriões para mulheres entre 35 e 40 anos e 4 embriões em mulheres com mais de 40 anos. Então o casal que tiver mais embriões deverá congela-los. Futuramente podem implanta-los ou doa-los à outros casais que não podem nem gerar embriões pq a mulher não tem mais óvulos ou por qqr outro problema e precisam de embriões de outros casais. A outra opção é doar esses embriões para estudo e essa opção somente o casal pode decidir. Obviamente casais cristãos não fazem essa escolha e optam ou por doar a outra mãe para que possa gerar a vida ou usar em si mesmo futuramente. Também é ilegal a escolha de raça, cor de cabelo e inclusive o sexo. Vc não escolhe nada disso na fertilização in vitro. Tudo isso ainda será escolha de Deus que guiará as mãos dos médicos. Quando se faz a fertilização in vitro, no máximo, vc pode analisar se aquele embrião foi fertilizado corretamente e se não possui falhas genéticas como cromossomos defeituosos. E mesmo que haja essa falha esse embrião é congelado e não descartado. Aqui cabe aos pais escolherem doar ou implantar esse embrião. Os católicos escolhem implantar e no final o que ocorre é q o próprio Deus elimina aquele embrião. Sim o próprio Deus pq quem criou nossos corpos e como eles funcionam foi Deus. E nosso corpo foi criado por Deus para selecionar a vida. É sabido que 70% das fecundação NATURAIS ocorridas através de relação entre homem e mulher sem intervenção de médicos, serão abortadas naturalmente pelo corpo pq a própria natureza elimina embriões defeituosos. Deus que criou nossos corpos com esse mecanismo de seleção de embriões defeituosos para que nossa espécie gastasse energia gerando apenas uma vida viável. Então vc tb chamaria de campo nazista a obra de Deus? Obviamente que não. E fecundação in vitro tem percentual de morte muito menor do que a fecundação natural. A natureza mata 70% do embriões que ela gera. A maioria é classificada como gravidez química que é quando o embrião não consegue se implantar no útero pq é defeituoso. E ai a maquina de DEUS, q é o nosso corpo, vai lá e elimina esse embrião. Muitas mulheres nem ficam sabendo que estiveram grávidas, muitas das vezes nem atraso menstrual ocorre. É um processo silencioso e que muitas vezes só é notado pelo casal que está tentando engravidar e acompanha de perto fazendo exames diariamente e ai conseguem ver que engravidaram, mas perderam seu bebe nos primeiros dias de vida, antes que o atraso menstrual aconteça. Isso se repete inúmeras vezes na vida de uma mulher. Sabe aquela esposa que está há anos sem engravidar mesmo não usando nenhum método de contracepção? Provavelmente ela passou por vários abortos naturais ao longo de todos esses anos e nenhum de seus embriões foi adiante pq Deus assim o quis. A fertilização in vitro reduz esse índice e ajuda embriões que antes seriam eliminados a sobreviverem. Não existe o descarte de embriões como numa chacina. O embrião formado não é simplesmente morto. No final ainda está nas mãos de DEUS a vida daquele embrião. É Deus que decide se aquele embrião será acolhido pelo corpo da mãe ou descartado por ele. A ciência ainda não consegue intervir nesse momento. O máximo que a ciência faz ainda se limita em relação ao que Deus faz. A responsabilidade dos pais católicos está em prover aquele embrião um útero pra que Deus possa decidir o destino daquele embrião. Esse útero pode ser o da mãe biológica ou da mãe adotiva. A responsabilidade dos pais católicos está em NÃO doar seus embriões para ciência e somente usa-los para gerar vida. Vida esta que caberá a DEUS decidir se vingará ou morrerá. Eu não acho que DEUS seja um nazista dono de um campo de concentração só pq ele não permiti que embriões vivam. Ele é sábio e sabe o que faz. Deus nos deu ensinamentos, ele nos ensina, ele fala através das pessoas e as vezes usa médicos pra realizar o milagre da vida e testar nossa fé. Muitas mães perdem a fé no caminho de tentar engravidar e Deus dá a provação que cada uma precisa. Algumas deverão correr mais atrás e ter mais trabalho e Deus mandará anjos (em forma de médicos talvez) que serão os alicerces daquela mãe ruma ao seu sonho. Pq se um vizinho dá pão aquele que bate a porta de madrugada após muito insistir. Assim o pai dará um filho aquela mãe que clama à Deus. É a história dos 3 barquinhos. Deus nos envia barcos pra nos salvar e morrem aqueles que os recusam achando que a providência divina não vem disfarçada em coisas do mundo. Somente Deus é capaz de dar ciência ao homem e cabe ao homem usa-la com temor e respeito aos ensinamentos de DEUS.
@@EtceTals sua visão pouco importa. Sua visão não é nada perto da tradição da Santa Igreja, são dois mil anos fazendo a vontade de Deus. Pare de induzir os outros ao erro e ao pecado.
Após 11 anos de casamento fomos abençoados com um filho,mas antes dessa benção chegar pelas mãos de Deus ,meu esposo foi diagnosticado com uma doença ja muito avançada que causava a infertilidade que segundo o médico era nescessário uma cirurgia que então seria aumentado a porcentagem de chances para a fecundação más achamos melhor aceitar a plena vontade de Deus e achávamos que nunca iríamos ser pais, mas Deus é um Pai soberano e poderoso que nos presenteou com essa benção que hj tem 08 anos!!!
Louvado seja Deus por tudo!
"Um filho é um dom não é uma direito."
Estava prestes a procurar uma clínica de fertilização,mas ao ouvir o que o senhor disse "me uno ao Cruz de Cristo" se não puder ter naturalmente aos 41 anos.Se assim a igreja pede,assim serei obediente porque realmente,se meu corpo não veio com dom de "gerar" eu não tenho direito sobre a vida daqueles que serão "selecionados" para estar dentro de mim.Agradeço imensamente ao senhor que certamente está salvando muitas almas para Cristo,Nosso Senhor 🙏💒
Quero ser mãe mas em primeiro lugar vem os ensinamentos da igreja. Conto com o poder e a vontade de Deus. Que seja feita a vontade Dele. Se for a vontade do Senhor que eu seja mãe ou não, eu aceitarei a Sua vontade.
Um dia serei mãe sim, independente do que a religião fala. Sou católica, porém não me privarei da minha felicidade.
Muito obrigada pelos santos ensinamentos Padre! Os ensinamentos da Santa Igreja Católica são divinamente transmitidos pelo senhor, nosso intermediador de Deus! Esta aula teve profunda importância na minha vida! Minha eterna gratidão ao Padre Paulo e a toda a sua equipe!
O óvulo fecundado já tem alma. A vida começa no começo e não apenas quando o bebê está formado.
Eu pretendo me casar sou jovem, se os filhos não vierem eu vou curtir a vida e praticar caridade com minha esposa. Seguimos os caminhos que Deus trilha para nós.
mesmo antes de conhecer a orientação da Igreja sobre este tema específico, eu já pensava nessa linha e agora percebo que meu raciocínio fica ratificado com essa sua explicação. Muito obrigada, Padre!
Muito bom, Pe. Paulo! Muito obrigado por mais esses esclarecimentos sobre a nossa Santa Fé Católica!
Que Deus abençoe o sr. e a sua equipe hoje, sempre e cada vez mais! Intercedei, Mãe Santíssima!
Amém.
Quero ser mãe mas em primeiro lugar vem os ensinamentos da igreja. Conto com o poder e a vontade de Deus. Que seja feita a vontade de Deus.
Padre Paulo, o senhor é um homem santo...Parabens pela ótima explicação.
nossa padre é compreensível realmente o pq a igreja não é a favor desse tipo de precedimento, mas parte o coração ver um casal que não consegue ter filhos, doe de verdade, mas acredito tbm que Deus faz milagres e acho q deviamos pedir mais direção espiritual, como o senhor disse, fecundidade é um dom, mas um vídeo muito bom obg
É necessário não idolatrar a maternidade. A felicidade do casal não deve estar exclusivamente nos filhos, mas em Deus.
Bastante esclarecedor! Obrigada, padre.
Que Deus abençoe o senhor grandemente.
Quanto a inseminação artificial porque que a igreja é contra já que não tem nenhum desses intens de uma FIV? Não seria o mesmo caso de alguém com alguma doença terminal procurar um médico e a assistência da tecnologia para ficar curada?
Ótima explicação para variar. Obrigada! Deus abençoe!
Verdade Pe Paulo Ricardo. Estou casada a 5 anos e tentando engravidar desde então, e nunca eu e meu marido se quer pensamos em inseminação artificial. Estamos esperando em Deus a nossa hora chegar!
Sheyla J Gomes minha amiga,adote uma criança.
Juan Verbanek Da Maia obg amado, crio uma afilhada e uma sobrinha. Mas, sinto falta de gerar um ser em meu ventre! ☺
Quanta sabedoria. ....Deus lhe abençoe sempre 🙏
a melhor saída e a mais cristã, a meu ver, seria a adoção de crianças.
Com certeza, precisamos criar filhos para Deus !
Nada se compara a gerar um filho próprio, a maioria dessas crianças não foram geradas por amor. Não estou dizendo que sou contra adoção, mas se nao pode usar a medicina pra realizar um sonho, por que poderia adotar?
Nenhum embrião é descartado na FIV. Os não implantados são congelados.
Que grande diferença, congelar embriões ...
Não foi isso que ouvi de uma médica! Ela ainda disse que eu poderia escolher o sexo do bebê! Deus tenha misericórdia!
Congelado, nossa agora sim ein. Putis kk depois que leio esses comentários fico ainda mais com a Igreja.
Olá Padre, tudo bem? Gostaria muito de saber o posicionamento da Igreja em relação a ADOÇÃO de embrião. Ou seja, embrião que foi "descartado" pelos pais. Gostaria de saber se seria moral/lícito à luz da igreja a adoção desse embrião. Daria uma chance desse bebê vir ao mundo e não apenas ser descartado ou disponibilizado para pesquisa.
Como sempre, muito esclarecedor!!👏🏻👏🏻👏🏻
concordo plenamente. Gosto muito do senhor.
Muito bom Padre Paulo Ricardo.
Estou esperando em Deus!!!!
Para as mulheres que não conseguem engravidar a melhor opção seria a adoção
Vivi Diogenes depende da vontade dos pais.Os pais querem ter filhos propios que se pareçam a eles,difícil dizer a uma mãe que porque não pode engravidar naturalmente tenha que adotar.A medicina está para ajudar.
@@beatrizlledo2331 Concordo
Boa noite padre, minha esposa foi diagnosticada com câncer no colo do útero e vai ter que retirar o útero. Temos o sonho de ser pai de filhos biologicos, o que eu devo fazer?
Sinto muito por você, mas acho que não é possível ter filhos biológicos sem um útero, a não ser que dê pra congelar óvulos, mas aí dizem que isso é pecado porque não é natural _-
Padre Ricardo sua bênção, gostaria de saber é os óvulos que são descartáveis pelo próprio organismo da mulher. Fiquei sem entender?
O óvulo sozinho não é uma vida e o espermatozóide sozinho também não. O problema é após a fecundação.
E se for natural, aí vemos como ação de Deus ! Se nos interferimos nisso que pode ser errado
O Senhor é quem dá a vida. A ciência pode evoluir, mas a palavra final é de Deus, seja por meios naturais ou não. Graças ao Senhor existem métodos na medicina que vencer a infertilidade, e uma infinidade de outras doenças. Esse discurso é extremamente perigoso.
Entendido, mas o que a igreja pensa a respeito do fruto desses experimentos, os filhos desses estilos de gestação podem ser católicos normais? ser batizado e tudo mais?
Amigo, não sou o padre Paulo, mas aqueles que nasceram advindo te tal método continuam sendo pessoas, apesar do pecado que os pais cometeram. Assim como crianças que nascem de um casal que tiveram relações antes do casamento.
Obviamente que sim.
Seja por meio deste procedimento ou não somente Deus tem a palavra final. E mesmo usando este procedimento ninguém poderia gerar filhos que não por vontade do Pai. A ciência só pode fecundar um óvulo, mas o maior mistério da vida que é a implantação, quando o embrião se liga ao útero da mãe, isso a ciência não tem como manipular. Somente Deus pode intervir por aquele embrião que os médicos colocaram naquela mulher. E nessa hora a fé é quem dará a graça ao casal que sofre e busca em Deus seu amparo. Somente Deus poderá fazer o milagre da vida acontecer. Então se um filho nasce, seja ele da forma que for, foi por obra divina. Ele é filho do Pai e assim como todos nós nasce com o pecado original e também digno do batismo no sangue do cordeiro que redime nossos pecados e da comunhão em Cristo nosso Rei.
Pr. Paulo Ricardo o senhor poderia falar sobre o implante de chips.
é pe. não pr. Padre !
Padre e proibido casar com primo carnal. E si for e possivel ter filhos saudaveis?
muito boa explicação
Quantos casais católicos cometendo este pecado senhor ! Vamos horar !!!! E quanta tristeza ver crianças morrendo em laboratório, o ser humano quer ser Deus e também tristeza crianças nascendo em um título de família qie não foi a família qie Deus criou homem e mulher. Oremos sangue de Cristo tem poder!
Padre e as crianças que nascem com Síndrome de down. Há mulheres que querem abortar qdo descobrem que a criança vai ser uma criança especial.O que a Igreja diz sobre crianças especiais????Se o senhor puder me responder ficarei mto grata.Q a Virgem Santíssima o abençoe. Abçs!!!!!!!!
O aborto é pecado em qualquer ocasião. O padre falou que não devemos selecionar.
Padre por que o Papa disse para os Pe perdoar a mãe q provocou aborto? Creio q Só Deus pode intervir a essas mães
To triste
Marina Cabral Casanova antes apenas os bispos agora os padres tambem
Sabe o porque? Por que nenhuma estava procurando o bispo e ele quis ver se alguém vai procurar um padre, mas não vai, porque é muito raro uma mulher que abortou se arrepender. Quando uma mulher aborta isso é baseado em fatos, feito com consciência, gera dor, não arrependimento, entendeu.
As pessoas têm de entender que quem julga é Deus. Os padres podem dar absolvição mas somente Deus sabe o que vai no coração de cada um. Quando morrerem 2 pessoas e forem presentes a Deus, uma com todos os princípios morais mas que nunca se arrependeu verdadeiramente dos pecados por menores que sejam e uma mulher que abortou mas que se confessou a Deus verdadeiramente arrependida, quem acham que entra no reino dos céus? Não cabe a igreja ou aos padres excluírem alguém seja porque pecado for. Porque corre o risco de excluir quem verdadeiramente precisa dela. Não julquem as pessoas levianamente, são como os fariseus. Jesus se dava com pecadores... (História de Jesus dos 2 homens que deviam dinheiro, pensem nisso). Deus perdoa dependendo do coração de cada um.
@@linhaplast Falta nossa oração mais fervorosa tambem
Nossa! Que assunto polêmico!!!!
Eu acho que temos que aceitar o que Deus nos manda.
Fora isso e abominação e loucura.
Deus já deixou tudo certinho e encaminhado.
👍👍
padre Paulo por favor fale sobre a papisa Joana.
A Igreja nunca teve uma papisa.
Luciano Takaki Disem que teve
Eu só quero saber se existiu mesmo
Para ver se eu acredito
@@cesarr.camargofilho3189 Mds ... Você conhece lendas urbanas? Então, esse é um conto similar. Se esta com dúvida basta conferir a sucessão apostólica desde São Pedro até o atual Papa Francisco, um a um. E pare de crendices.
por que adotar filhos não é imoral?
Por que seria?
tipo eu padre sou casada a 7 anos e não tenho tropas ia sem a fertilização vitro não engravido só cm esse tratamento Ow um milagre. ...
Alessandra Rosa Faça o que a sua consciência mandar e seja feliz!
Assim como a igreja já pregou que a comunhão não era pra qqr um e que vc precisava ser merecedor da comunhão, recusando que os filhos de Deus comungasse. Acredito que ela ainda tem visões que serão evoluídas com o tempo. Talvez precisemos de mais uma Santa Teresinha com sua carta de sabedoria pra abrir os olhos da igreja.
ua-cam.com/video/BsV4YK2fK-g/v-deo.html
Dito isto gostaria de compartilhar contigo a minha visão sobre esse tratamento. Espero que lhe ajude a refletir e comungar com Deus em prol de lhe trazer a paz que seu coração precisa.
Nenhum embrião precisa ser descartado. Quem faz a fertilização in vitro é obrigado a pagar o congelamento dos embriões excedentes que NÃO serão transplantados na mulher.
Existe uma regulamentação que permite apenas 2 embriões por vez a serem transplantados em mulheres com menos de 35 anos, ou 3 embriões para mulheres entre 35 e 40 anos e 4 embriões em mulheres com mais de 40 anos.
Então o casal que tiver mais embriões deverá congela-los. Futuramente podem implanta-los ou doa-los à outros casais que não podem nem gerar embriões pq a mulher não tem mais óvulos ou por qqr outro problema e precisam de embriões de outros casais.
A outra opção é doar esses embriões para estudo e essa opção somente o casal pode decidir. Obviamente casais cristãos não fazem essa escolha e optam ou por doar a outra mãe para que possa gerar a vida ou usar em si mesmo futuramente.
Também é ilegal a escolha de raça, cor de cabelo e inclusive o sexo. Vc não escolhe nada disso na fertilização in vitro.
Tudo isso ainda será escolha de Deus que guiará as mãos dos médicos.
Quando se faz a fertilização in vitro, no máximo, vc pode analisar se aquele embrião foi fertilizado corretamente e se não possui falhas genéticas como cromossomos defeituosos. E mesmo que haja essa falha esse embrião é congelado e não descartado. Aqui cabe aos pais escolherem doar ou implantar esse embrião. Os católicos escolhem implantar e no final o que ocorre é q o próprio Deus elimina aquele embrião.
Sim o próprio Deus pq quem criou nossos corpos e como eles funcionam foi Deus. E nosso corpo foi criado por Deus para selecionar a vida. É sabido que 70% das fecundação NATURAIS ocorridas através de relação entre homem e mulher sem intervenção de médicos, serão abortadas naturalmente pelo corpo pq a própria natureza elimina embriões defeituosos. Deus que criou nossos corpos com esse mecanismo de seleção de embriões defeituosos para que nossa espécie gastasse energia gerando apenas uma vida viável.
Então vc tb chamaria de campo nazista a obra de Deus? Obviamente que não.
E fecundação in vitro tem percentual de morte muito menor do que a fecundação natural. A natureza mata 70% do embriões que ela gera. A maioria é classificada como gravidez química que é quando o embrião não consegue se implantar no útero pq é defeituoso. E ai a maquina de DEUS, q é o nosso corpo, vai lá e elimina esse embrião. Muitas mulheres nem ficam sabendo que estiveram grávidas, muitas das vezes nem atraso menstrual ocorre. É um processo silencioso e que muitas vezes só é notado pelo casal que está tentando engravidar e acompanha de perto fazendo exames diariamente e ai conseguem ver que engravidaram, mas perderam seu bebe nos primeiros dias de vida, antes que o atraso menstrual aconteça. Isso se repete inúmeras vezes na vida de uma mulher. Sabe aquela esposa que está há anos sem engravidar mesmo não usando nenhum método de contracepção? Provavelmente ela passou por vários abortos naturais ao longo de todos esses anos e nenhum de seus embriões foi adiante pq Deus assim o quis.
A fertilização in vitro reduz esse índice e ajuda embriões que antes seriam eliminados a sobreviverem.
Não existe o descarte de embriões como numa chacina. O embrião formado não é simplesmente morto.
No final ainda está nas mãos de DEUS a vida daquele embrião. É Deus que decide se aquele embrião será acolhido pelo corpo da mãe ou descartado por ele. A ciência ainda não consegue intervir nesse momento. O máximo que a ciência faz ainda se limita em relação ao que Deus faz.
A responsabilidade dos pais católicos está em prover aquele embrião um útero pra que Deus possa decidir o destino daquele embrião. Esse útero pode ser o da mãe biológica ou da mãe adotiva. A responsabilidade dos pais católicos está em NÃO doar seus embriões para ciência e somente usa-los para gerar vida. Vida esta que caberá a DEUS decidir se vingará ou morrerá.
Eu não acho que DEUS seja um nazista dono de um campo de concentração só pq ele não permiti que embriões vivam. Ele é sábio e sabe o que faz.
Deus nos deu ensinamentos, ele nos ensina, ele fala através das pessoas e as vezes usa médicos pra realizar o milagre da vida e testar nossa fé.
Muitas mães perdem a fé no caminho de tentar engravidar e Deus dá a provação que cada uma precisa. Algumas deverão correr mais atrás e ter mais trabalho e Deus mandará anjos (em forma de médicos talvez) que serão os alicerces daquela mãe ruma ao seu sonho. Pq se um vizinho dá pão aquele que bate a porta de madrugada após muito insistir. Assim o pai dará um filho aquela mãe que clama à Deus.
É a história dos 3 barquinhos. Deus nos envia barcos pra nos salvar e morrem aqueles que os recusam achando que a providência divina não vem disfarçada em coisas do mundo.
Somente Deus é capaz de dar ciência ao homem e cabe ao homem usa-la com temor e respeito aos ensinamentos de DEUS.
@@justadude641 Errado. Nossa consciência não altera o que Deus ordenou.
@@EtceTals sua visão pouco importa. Sua visão não é nada perto da tradição da Santa Igreja, são dois mil anos fazendo a vontade de Deus. Pare de induzir os outros ao erro e ao pecado.