Essa geração a que o Wolf se referiu no início é a "Geração Z" ( nascidos a partir de 1995 e filhos da "Geração X", nascidos entre 1965 e 1980 e *pais/mães INEPTOS* ). Já tinha notado tal fragilidade nessa geração ao conviver com alguns jovens assim. E por fragilidade não digo simplesmente "fracos" mas INFLEXÍVEIS a idéias que contrariem seus egos e auto realização imediata. Daí se quebrarem facilmente. Tudo lhes é ofensivo, até uma piada saudável. Como vi isso de perto. A minha geração "Y" conheceu tanto o politicamente correto quanto o não. Já essa "Geração Z" já veio de fábrica sob a égide do politicamente correto. Sequer conhece uma alternativa de cosmovisão.
Complementando: a Geração X claramente trouxe o politicamente correto ao Brasil que, ainda como uma ideia incipiente, parecia algo exótico para o brasileiro médio: pagão, hiper sexualizado, servo do Carnaval e da libidinosidade decorrete e do futebol. As consequências eram agressividade em piadas, comentários ao próximo, violência e desagregação familiar além de ausência (especialmente paterna). Mas nem tinha como ser diferente: tais gerações X e Baby Boomer estavam, grosso modo, focadas no universo do Carnaval e do futebol, prazer sexual a qualquer custo e entretenimento. Nem tinha como sobrar tempo pra pensar em filhos, finanças familiares, tratar bem a esposa etc, quanto mais no país! Nem tinha como sobrar tempo para pensar no que realmente importava. Por isso eles da X e Baby Boomers brasileiros (nos EUA e Europa é ao contrário por varios motivos e não entrarei nesse ponto) permitiram e cochilaram quando a Esquerda política subiu ao poder e quando as taxas de homicídio e de tráfico subiram a partir de 1980 a um ritmo de 8% ao ano. E, repito, o politicamente correto trazido pelo pessoal da X como uma cópia mal feita do que era feito nos EUA até então, veio como uma tentativa desesperada de reverter tal quadro. Não deu certo. Lembro disso. Tentaram resolver o problema com outro problema. Já a minha Geração Y (nascidos entre 1980 e 1994), que cresceu num ambiente misto e descobriu o politicamente correto já quase adulta, APROFUNDOU o mesmo na cultura brasileira, principalmente através da mídia, fazendo-o parecer o padrão chique de pensamento. Funcionou..
Eu nasci em 1999 e não suporto essa Ditadura do pensamento, nós somos seres humanos e não zumbis, todo mundo "pensa igual" ou finge que pensa igual para se adequar à um grupo e não ser excluído, mas a individualidade de cada um deveria ser respeitada. Muitas pessoas da minha idade (que eu conheço) pensam de maneira simplista, preto no branco, como se a vida fosse um campo de futebol ou uma rinha de galo, nós contra eles.
Não é só essa geração, jovens de gerações mais velhas também são assim, só que em menor intensidade. Tem professores que, aliás, incentivam isso, e são pessoas jovens também, só que mais velhos, de outras gerações mais velhas.
em suma, são os filhos das mulheres independentes q querem ao mesmo tempo ser mães e provedoras (afinal, p/ q serve o homem senão p/ fornecer o sêmen?), mas ñ têm tempo de criarem sua prole de forma minimamente adequada do ponto de vista educacional mesmo e portanto, de colocar certos limites e os deixam c/ babás q são pagas p/ mimar e nunca educar (até pq, isso é função dos pais), daí já viu os monstrinhos q estão sendo gerados... São ensinados a ñ aceitarem qlq tipo de confronto, taxando toda e qlq forma de palavra como bulling. São fracos emocionalmente e vitimistas e melindrosos ao extremo, um verdadeiro nojo...
Enquanto andarmos neste caminho de esquerda e direita, apontando quem é certo quem é errado, estamos fadados a andar para lados e não adiante. Excelente entrevista.
Ponde estou gostando bastante deste novo canal. Me permita contribuir com uma sugestão, seria interessante apresentar o convidado com sua formação ou alguma conquista, pode ser uma legenda não só com o nome, a exemplo daquele canal "casa do saber". Isso ajudaria a nós, como eu, que sou da área de exatas e não assiste muito tv e outros meios e não conheço muitas pessoas famosas, a saber quem são. Desejo sucesso neste novo canal. Abração
Nossa, é exatamente o que sinto estudando educação. Parece que regredimos tentando mudar tudo e agora estamos voltando ao passado, onde o que se acreditava ser um erro, eram na verdade, acertos. Agora há a chance de lapidar ambas as experiências. É um momento interessante, no mínimo.
Ai queria ser intelectual assim! Assisto a tantos videos, leio tantos livros e não estou nem perto, mais não assisto a tv aberta , já é um grande passo!!!
Acordar em um domingo com neve e vento e me deparar com um papo desse aquece minha alma . Já vou saber quem são esses escritores americanos! Adorando o papo. Parabéns.
@@RosangelaSantos-yd4kg convém não confundir centrismo no espectro político tradicionalmente definido, com indefinição de ideias ou neutralidade. Não há qualquer relação.
Não conhecia o meu conterrâneo Eduardo Wolf, sensacional entrevista! na verdade um grande bate papo! muito conteúdo! Obrigado Pondé, valeu gurias da Doca!
Maravilhosa essa entrevista. Eu já tinha percepção dessa infantilidade/fragilidade dos jovens com base em pequenas coisas como o mertholate que não arde mais, vitaminas para tudo, excesso de alergias, emotividade excessiva, pouca resistência a doenças comuns como resfriado.
Muito bom ouvir com tanta clareza, pessoas cultas e inteligentes, que me ajudam a traduzir o meu pensamento medíocre como indivíduo e o meu sentimento tão preocupado e urgente em relação a sociedade. Estou adorando as conversas. Obrigada.
excelente a declaração do Wolf sobre sua consciência ecológica: "sou um pequeno burguês". Na verdade, essa auto-definição vale para toda a conversa... faltou apenas uma taça de vinho e um bom charuto... as gargalhadas sobraram... na verdade, no assentados no alto do auto-conhecimento só enchergamos a nós mesmos (mas, é exatamente isso que define o liberalismo); somos egoístas (é brega pensar coletivamente); somos todos pequenos burgueses...
Gostei muito do novo conceito de "dieta variável", muito bem explicada e exemplificada pelo Wolf. Parabéns por este novo canal, pois sempre os convidados discordam do Pondé, transformando a "minha dieta" um pouco mais variável.
Para aqueles que não gostaram da primeira entrevista com Marcelo Tas, vejam a parte desse vídeo que ele diz sobre o que as pessoas com dietas únicas de pensamento padecem e com isso entendam a tirar um pouco o umbigo do centro do mundo.
Melhor vídeo do canal. Estou assintindo dia 16/06/2019. Sinceramente, disparado o melhor vídeo do canal. Comprei o livro da mente americana infantilizada na mesma hora. Obrigado pelo debate, pqp...
Nossa! Muito bom! Puxa estou gostando muito desse canal! Era o conteúdo que estava faltando! Precisa muito esclarecer as coisas. Tá tudo embolado demais.
Infantilização ,dieta restrita e também " burrice biológica" .Muitos ja estão nesse caminho infelizmente. Exemplo aqui são os próprios comentàrios, alguns só comem tomate, porém entram na fila do buffet somente para cuspir sua contrariedade em aceitar variedades nas opiniões.
Ótimas convidados e convicções, mas olhem para nossa sociedade com uma vista mais simplória e antropológica somos bossais agindo por instinto não temos a cultura do ler e até mesmo de perceber o nosso entorno vivemos em ambientes saturados e neste ambientes insalubres afloram o de pior de nossas personalidades para que possamos adiante os nossos genes!!!!
Eduardo Wolf!!! Agora sim. Esse cara é muito acima da média, eu vi um Quem Somos Nós com ele falando sobre a Nova-Direita e ele sabe do q tá falando cara.
Um grupo da faculdade de Ciências Sociais de Harvard se reuniu em setembro passado para apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a infantilização da cultura e do comportamento dos adultos no Ocidente. O encontro foi encerrado às 15h para dar tempo dos participantes irem ao cinema assistir a matiné da estreia de Telletubbies, The Movie.
"o acadêmico está na vida mansa, fala mal de shopping, mas adora shopping"... 'fala mal de pessimismo, mas é pessimista, inclusive eu'. Ass: Pondé heheee
Excelente debate! Enquanto isso, o velho e decadente Olavo passa o tempo xingando seus críticos reais e/ou imaginários com apelidos obscenos e infantiloides, partindo para cima até do Pondé, que nunca o atacou frontalmente. Adiante, Pondé!
Gabriel de Lima Costa O Pondé é a direita covarde. Mandaram várias indiretas pro Olavo e não tiveram a coragem de nominá-lo. Olavo de Carvalho é toda a base da mudança de pensamento do Brasil, pro conservadorismo/liberalismo. O Pondé é mais um metido a intelectual que ganha muito dinheiro fazendo pose de charuto.
@@cristianomessi289 O Olavo de Carvalho é um retardado que quer seu lugar na fama dos filisofos brasileiros.Só fala merda.Ele já chegou a dizer que o Joel é de direita kkkkkkkkk.O Joel é de esquerda mas se diz de direita para pagar de imparcial,só os bobos que não percebem.98% do publico dele é de esquerda(entre no canal de cada um deles).Esquerdista concorda com esquerdista. Fico com o Pondé,obrigado!
Rapaz, não diga tamanha ignorância dessas, se vc está adjetivando Olavo com a palavra velho, com sentido de que suas ideias estão obsoletas, vc cometeu um erro brutal, 80% do que foi dito nesse debate já assisti em muitas aulas do Olavo de Carvalho, e isso porque ele tem mais de 40 anos de estudo, há coisas que ele afirmou há mais de 15 anos e que estão acontecendo nessa época, ou seja, suas abstrações estão mais concretas e atuais do que nunca. Saia desse calabouço simplista de youtube, cheio de frescuras achando que um homem como ele pode ser resumido nos palavrões que ele fala, até porque estamos num vídeo falando sobre uma sociedade infantilizada e hipersensível.
Olavo de Carvalho é uma espécie de Rasputin moderno. Um charlatão, um estelionatário intelectual. Um ser desprezível que veio ao mundo somente para consumir oxigênio.
Fui buscar a 'linhagem'...rs: Doutor em Filosofia pela USP, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca'Foscari (Veneza, Itália), Eduardo Wolf é colaborador da revista Veja e editor da plataforma multimídia "O Estado da Arte" no jornal O Estado de S. Paulo. Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia Antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros). É assistente da curadoria do projeto Fronteiras do Pensamento.
@@RonaldoSilva-st7yr Eu conheço os livros,aliás,tenho uns 9 e conheço Pondé desde as crônicas na folhadesp que o conheci há mais de 10 anos atrás indo na biblioteca estudar. Acompanho o canal dele no youtube há anos,já assisti vários vídeos de debates,entrevistas,palestras dele e além de acompanhá-lo no jornal da cultura. Conheço-o há anos. Conheço os livros dele e os li todos por isso faço essa crítica pertinente. Sei muito bem que Pondé é satírico em muito de suas falas dele. No entanto, quando eu sei que ele é freudiano (o mesmo já o disse várias vezes)e muitas vezes usa a clave freudiana ortodoxa quando se refere a comportamentos humanos. Assim como nem tudo é política (o homem é mais dimensional que isso) também não é só sexo, pois há muitas coisas que o afetam psicológicamente-biológicamente-sociológicamente-filosóficamente-históricamente-antropológicamente-e-espiritualmente. O homem é um ente de várias camadas e o sexo é apenas uma delas,isso que quis dizer. Como se diz na psicologia, cada caso é um caso.
@@musiclover-psigotico-tradu3796 Se sexo fosse solução, frequentadores (as) de bailes funk de rua seriam semideuses da sabedoria e do bom senso. kkkkkk
@@LuzeSombras88 É verdade,meu caro. Hoje vivemos na era da hiperssexualização. Nunca se falou e se fez tanta propaganda e apologia ao sexo como antes na história humana. Hoje qualquer moleque e menina sabe o que é fazer sexo, ainda mais tendo acesso a redes sociais e whatsapp. Onde moro molecada faz sexo adoidado e se vê várias meninas grávidas. Internet tem vários canais sobre sexo de tudo quanto é jeito,gosto e opção. Sites de troca de casais pipocam nas redes. Depois da revolução sexual dos anos 60 o sexo passou a ser algo bem mais comum entre as pessoas. Hoje em dia difícil encontrar alguém que não faça ou não tenha feito mesmo sendo jovem. Sexo está em tudo e em todo lugar hoje em dia. O problema não é falta de sexo e sim de qualidade de sexo. Pois a hiperssexualização aumentou apenas a quantidade e não qualidade. O sexo foi supervalorizado depois das ideias de Freud,Reich (na verdade distorcendo-se o pensamento de Freud principalmente que dizia que o amor não só sexual era importante para a saúde psicológica e humana) e muitos distorceram,deturparam ou se aproveitaram do pensamento deles para disseminar suas taras e perversões pessoais. O que vemos hoje é mais uma sociedade libertina do que erótica no bom sentido da palavra. Eu não sou hipócrita de dizer que sexo não é importante para a saúde mental e até existencial do ser humano,pois sem ele uma relação não se mantém também. No entanto contexto que ele seja a única coisa importante para uma boa saúde mental e existencial. Como mostra Maslow em sua pirâmide, ele é apenas uma das coisas importantes para a nossa saúde mental e existencial. O ser humano como bem fala Jung não é influenciado apenas por sexo, somos seres influenciados por várias forças que nos dão cada uma sentido à nossa vida e existência. Como bem fala também Viktor Frankl, somos seres influenciados filogênicos,psicogênicos,sociogênicos e ontogênicos. Ou seja, sexo é importante e gostoso (eu gosto muito) mas não é tudo no que diz respeito ao ser humano e o sentido de sua vida.
Esse cara só serve para relativizar problemas da "direita" e agimudizar os problemas da "esquerda", o que soua como música para o ouvido de alienados. Um exemplo de Caio na esquerda é o Paulo Henrique Amorim. Ou seja, a entrevista com tais personagens não leva a lugar nenhum, pois sempre vão agradar (e isso é proposital) a um dos lados e desagradar o outro. É melhor que se traga intelectuais para uma discussão mais pro positiva e construtiva.
@@heliojunior7429 respeito sua opinião mas não concordo. Caio Coppolla tem bons argumentos tanto quanto o Pondé, e uma conversa entre os dois agrega mais para o Democracia na teia.
@@rafaeltacconi2065 Exatamente, ele fala o que os bolsominions querem ouvir, enquanto que o PHA fala o que os petistas querem ouvir. Deixe eu adivinhar, Você também gosta do Felipe Moura não é?
@@heliojunior7429 comparar o nível de argumentação do Caio com Amorim é apelação. Amorim só joga informações sem base argumentativa p público e aceita quem quer.
Como eu queria que mais pessoas conhecessem o José Guilherme Merquior, um intelectual exemplar, mas infelizmente elas tem uma tendência de valorizar pseudointelectuais movidos por paixões ideológicas que mais adjetivam os outros do que contribuem para o debate com o uso da razão e a busca de um saber mais apurado.
Papo interessante. Só não acho interessante colocar tudo como "coitadismo". Há temas interessantes que merecem ser abordados e problematizamos, tais como: feminicidio, o bullying (que não é o que as pessoas pensam) e o respeito a diversidade. Acho até que são pautas liberais esquecidas por inúmeros liberais. Esquerda ou direita tem aspectos interessantes e problemas (efeitos colaterais) em suas ideologias, por isso prefiro debater temas e nunca generalizar. Acho um erro comum dos intelectuais de ambos os lados, generalizar e se tratarem como o carreador das verdades do mundo. Por isso Pondé, traga também convidados que pensam a esquerda, aí vai ser muito legal. Abraço!!!
ei, petralhinha disfarçado de "imparcial"( e se não for petralha pensa como um), existe alguma lei proibindo você de sair por aí vestido de drag queen? Existe essa lei? O que voces, progressistas paus no cu querem, não é respeito a "diversidade" porra nehuma;você querem é usar uma linguagem supostamente "fraterna" para inibir legalmente quaisquer tipos de antagonismo ou criticas culturais a vocês. É só isso.
Rodrigo Francisco também sinto falta nos tempos atuais do pensamento de esquerda na discusão política mas se recolheram e só conversam entre eles, não estão fazendo alto crítica, e perdendo espaço na discussão política.
Também não gosto dessa galera chata. Se vêem dois caras se beijando na TV, ficam ofendidos. Se alguém faz piada com religião, ficam ofendidos. São uns chorões mesmo. hehe
Veruska Criança, sem o Olavo esses dois bobocas não teriam o espaço que tem. Inclusive pra dar essas explicações simplórias e que ninguém vai lembrar daqui a dez anos.
Quando o cara chega no nível de ser fanboy de algum intelectual, você já viu... Pior que ultimamente tenho visto muito disso. Simplesmente não entendem que a figura do escritor não importa, mas sim os seus escritos.
Pondé, a captação de áudio dessa entrevista está quase perfeita. Esse mesmo primor não vi no vídeo com o Lobão, onde o som ficou reverberado, provavelmente causado pela sala onde ocorreu a conversa. De qualquer modo, parabéns pelas entrevistas. São sempre esclarecedoras e contribuem ao pensamento.
Há uma necessidade urgente de se surgir algum representante de direita que não passe vergonha, foi triste ver tantas pessoas irem para a frente reacionária e se dizerem de direita, conservadores ou liberais, ficar entre estes e a esquerda não deixou nada melhor, espero que a abertura dada pelos reacionários crie um frente conservadora real.
Gabriel, gostei da sua colocação, mas enxergo como um erro a colocação do Wolf como ele diz no vídeo, de que há um movimento reacionário e não conservador, mas na verdade se for analisar é apenas uma resposta forte do conservadorismo que foi totalmente atacado pelos revolucionários de esquerda e seus movimentos anti-conservadores, não é o que ele diz da visão de 30-40 anos atrás que era tudo bonitinho e querem de volta, isso não faz sentido pois o conservadorismo se vale de valores morais e religiosos da sociedade e queriam simplesmente acabar com esses valores. Esses valores se mantiveram até os dias atuais mas na ultima década foram altamente atacados, então eu vejo mais como uma forma de proteção do que um movimento reacionário. Talvez por ele não ter tal empatia pelo presidente acabou lhe rotulando essa posição. Infelizmente precisou-se de um posicionamento mais forte para proteger os valores conservadores. Mas também não estou dizendo que não exista essa parcela da população que é sim reacionária, isso sem dúvida existe o que não é bom e digamos que talvez essa pequena parcela seja identificada no plano clássico político como uma extrema direita o que não condiz com o comportamento do governo de centro direita. Infelizmente para a massa que faz parte da esquerda revolucionária, por acharem que detém os valores majoritários e quem é diferente está errado, na visão deles eles irão enxergar os conservadores como reacionários, mas não os vejo assim.
@@andrewsfontana2117 Sem duvidas á uma parcela de conservadores, mas a maior parcela dos que estão, tanto no governo quanto na população que o apoia, são reacionários, veja, o que elegeu o presidente atual não foi uma pauta centrada e racional, pelo contrario, ele usou da paranoia, discursos ambíguos( o que não faz parte do conservadorismo) e de (infelizmente) muitas confusões para se manter comentado. Veja, para se ser uma resposta do conservadorismo com a pressão progressivista que estava ocorrendo quando a esquerda estava no poder, a população deveria ter se movido sem tanta necessidade de um inimigo a se derrotar, como foi a dilma, então o pt, e logo os socialistas, se fosse simplesmente por causa do conservadorismo, não seria tão necessária a demonização de um inimigo e sim a colocação em pauta das mudanças ocorridas. Uma coisa que é bom se falar também, o conservadorismo tenta diminuir a velocidade com que as mudanças ocorrem para que não se haja um mal estar social, mas não é isto que vemos na maior parte da população, a maioria se mantem com uma visão de voltar para um passado glorioso, intruido como deve saber sobre o revisionismo histórico, este que ainda é assustadoramente comum.
@@Fr3AkFr3Ak entendo o seu ponto de vista, e quando falou revolucionários, na verdade seriam os reacionários que você tinha comentado antes ceto? O conservadorismo na sua essência não desrespeita mas reconhece as mudanças que ocorrem da sociedade. Eu acredito que a maioria ainda é conservadora mas foi instigada a se posicionar de tal maneira. O problema de não ter acontecido tal mudança ou "resistência" de forma progressiva quando a esquerda estava no poder com algumas pautas um tanto controversas, é que a população brasileira como um todo nunca ligou muito para qualquer questão cultural ou política, nós sabemos que a grande parcela precisou de um estopim para agir e nas dadas circunstâncias não haveria outra maneira. Eu ainda enxergo que as pautas socialistas estavam bem avançadas já e estava acontecendo uma completa inversão de valores, eu não enxergo isso como uma paranoia mas uma leitura da realidade, as vezes um pouco exagerada devo admitir mas que serviu para fazer a população ficar mais "ligada" e graças a tudo isso despertou um maior interesse para com as pautas que antes eram vistas como mero discurso direitista.
@@Fr3AkFr3Ak Quem sabe daqui para frente se possa ter um acompanhamento constante de toda a população, todos os grupos, etc, sem a necessidade desses grandes impactos à procura de um inimigo como você colocou. Mesmo com um certo choque acontecendo entre algumas parcelas da população acredito que isso irá se amenizar num cenário de melhora nacional.
@@Fr3AkFr3Ak Só acrescentando mais um ponto, eu ainda acredito que esse movimento reacionário da população só se deu por um movimento que pode ser considerado revolucionário por parte dos movimentos de esquerda... que foram muito mais incisivos nos ataques.
Essa geração a que o Wolf se referiu no início é a "Geração Z" ( nascidos a partir de 1995 e filhos da "Geração X", nascidos entre 1965 e 1980 e *pais/mães INEPTOS* ).
Já tinha notado tal fragilidade nessa geração ao conviver com alguns jovens assim. E por fragilidade não digo simplesmente "fracos" mas INFLEXÍVEIS a idéias que contrariem seus egos e auto realização imediata. Daí se quebrarem facilmente. Tudo lhes é ofensivo, até uma piada saudável. Como vi isso de perto.
A minha geração "Y" conheceu tanto o politicamente correto quanto o não. Já essa "Geração Z" já veio de fábrica sob a égide do politicamente correto. Sequer conhece uma alternativa de cosmovisão.
Complementando: a Geração X claramente trouxe o politicamente correto ao Brasil que, ainda como uma ideia incipiente, parecia algo exótico para o brasileiro médio: pagão, hiper sexualizado, servo do Carnaval e da libidinosidade decorrete e do futebol. As consequências eram agressividade em piadas, comentários ao próximo, violência e desagregação familiar além de ausência (especialmente paterna). Mas nem tinha como ser diferente: tais gerações X e Baby Boomer estavam, grosso modo, focadas no universo do Carnaval e do futebol, prazer sexual a qualquer custo e entretenimento. Nem tinha como sobrar tempo pra pensar em filhos, finanças familiares, tratar bem a esposa etc, quanto mais no país! Nem tinha como sobrar tempo para pensar no que realmente importava.
Por isso eles da X e Baby Boomers brasileiros (nos EUA e Europa é ao contrário por varios motivos e não entrarei nesse ponto) permitiram e cochilaram quando a Esquerda política subiu ao poder e quando as taxas de homicídio e de tráfico subiram a partir de 1980 a um ritmo de 8% ao ano. E, repito, o politicamente correto trazido pelo pessoal da X como uma cópia mal feita do que era feito nos EUA até então, veio como uma tentativa desesperada de reverter tal quadro. Não deu certo.
Lembro disso. Tentaram resolver o problema com outro problema.
Já a minha Geração Y (nascidos entre 1980 e 1994), que cresceu num ambiente misto e descobriu o politicamente correto já quase adulta, APROFUNDOU o mesmo na cultura brasileira, principalmente através da mídia, fazendo-o parecer o padrão chique de pensamento. Funcionou..
Eu nasci em 1999 e não suporto essa Ditadura do pensamento, nós somos seres humanos e não zumbis, todo mundo "pensa igual" ou finge que pensa igual para se adequar à um grupo e não ser excluído, mas a individualidade de cada um deveria ser respeitada. Muitas pessoas da minha idade (que eu conheço) pensam de maneira simplista, preto no branco, como se a vida fosse um campo de futebol ou uma rinha de galo, nós contra eles.
Algumas pessoas mais velhas também pensam assim, o que 3 mais engraçado e preocupante
Não é só essa geração, jovens de gerações mais velhas também são assim, só que em menor intensidade. Tem professores que, aliás, incentivam isso, e são pessoas jovens também, só que mais velhos, de outras gerações mais velhas.
em suma, são os filhos das mulheres independentes q querem ao mesmo tempo ser mães e provedoras (afinal, p/ q serve o homem senão p/ fornecer o sêmen?), mas ñ têm tempo de criarem sua prole de forma minimamente adequada do ponto de vista educacional mesmo e portanto, de colocar certos limites e os deixam c/ babás q são pagas p/ mimar e nunca educar (até pq, isso é função dos pais), daí já viu os monstrinhos q estão sendo gerados... São ensinados a ñ aceitarem qlq tipo de confronto, taxando toda e qlq forma de palavra como bulling. São fracos emocionalmente e vitimistas e melindrosos ao extremo, um verdadeiro nojo...
Enquanto andarmos neste caminho de esquerda e direita, apontando quem é certo quem é errado, estamos fadados a andar para lados e não adiante. Excelente entrevista.
Pondé, convida o William Wack... Aposto que será um dos melhores programas, serão muitos aprendizados.
Excelente pedida
Por favor, Pondé! Chama o William.
William wack totally esquerda
O racista?
@@GigioNabi tinha que ser cleito kk
Cara, como eu amo ouvir o Pondé. É muito gostoso apreciar dois homens inteligentes conversando, pqp! 🥰
"Estão fazendo pesquisa hoje para descobrir o que já se sabia antes"
"Basicamente sim." hahahahahahhahaha morri com essa...
É disso que o mundo precisa, discussões moderadas e desapaixonadas!
Ponde estou gostando bastante deste novo canal. Me permita contribuir com uma sugestão, seria interessante apresentar o convidado com sua formação ou alguma conquista, pode ser uma legenda não só com o nome, a exemplo daquele canal "casa do saber". Isso ajudaria a nós, como eu, que sou da área de exatas e não assiste muito tv e outros meios e não conheço muitas pessoas famosas, a saber quem são. Desejo sucesso neste novo canal. Abração
Excelente observação
Concordo contigo! ;)
Concordo. Eu não conheço esse rapaz.
Perfeita a colocação!
boaaa
Obrigado Pondé por apresentar o Eduardo Wolf, q diálogo foda de vcs dois. Uma aula a cada manifestação.
Independente,educativo e muito racional. Parabéns Pondé!👌
Que baita entrevista/conversa. Muito rica, o Wolf é muito bem instruído. Parabéns pelo trabalho!
Excelente! Estou amando conhecer autores do outro polo político ideológico
Nossa, é exatamente o que sinto estudando educação. Parece que regredimos tentando mudar tudo e agora estamos voltando ao passado, onde o que se acreditava ser um erro, eram na verdade, acertos. Agora há a chance de lapidar ambas as experiências. É um momento interessante, no mínimo.
Ai queria ser intelectual assim! Assisto a tantos videos, leio tantos livros e não estou nem perto, mais não assisto a tv aberta , já é um grande passo!!!
Só de você estar aqui vendo este vídeo, já mostra que você é uma intelectual.
@@lucianomagno88bom dia obrigada Magno!,😁
..."mas não assisto"...
Obrigada Pondé por se dispor a disponibilizar seu tempo para nos proporcionar conteúdos tão relevantes, estou amando esse novo canal.
Inteligência lúcida e formativa do pensamento brasileiro. Excelente...TV PONDÉ faz a diferença ...
Que bate-papo incrível! As considerações e última pergunta do Wolf foram cirurgicamente precisas! Adorei
Acordar em um domingo com neve e vento e me deparar com um papo desse aquece minha alma . Já vou saber quem são esses escritores americanos! Adorando o papo. Parabéns.
@jou1900 , Quem mora na Finlândia?
Espero sinceramente que a crítica aos excessos do politicamente correto nos ajudem a caminhar para o centro (equilíbrio).
👏👏👏 o perfil @Isentões do Twitter você vai gostar
É desejável, mas improvável - a tendência será a inversa, infelizmente.
Eu já não gosto desse centro, prefiro posições claras e definidas.
@@RosangelaSantos-yd4kg convém não confundir centrismo no espectro político tradicionalmente definido, com indefinição de ideias ou neutralidade. Não há qualquer relação.
@@RosangelaSantos-yd4kg, o centro é uma posição clara e definida. Vc quis dizer que gosta mais dos extremistas. Ou então vc nem sabe o que dizer.
Que diálogo espetacular!!! Obrigado, Pondé!
Obrigado a vcs dois pela aula! 👏👏👏👏👏
Adorando os diálogo desse novo canal. Quando acaba dá até uma tristeza!!! Parabéns e obrigada a toda sua equipe e a você.
Eduardo Wolf é um monstro! Que baita entrevista! Parabéns pelo material de excelente qualidade!
Disparado a melhor entrevista até agora no canal.
Que merda em
Eduardo Wolf, sempre é bom ouvi-lo.
Muito bom.
Pondé é um dos poucos que tem a coragem de chamar essa geracao de mimizenta .
Não conhecia o meu conterrâneo Eduardo Wolf, sensacional entrevista! na verdade um grande bate papo! muito conteúdo! Obrigado Pondé, valeu gurias da Doca!
Adorei, maravilhosa a entrevista o Eduardo está certíssimo!
papo delicioso !! afiadíssimo! entrosadísimo! convidado Brilhante! super nivelado com o Pondé !!
Simplesmente incrível essa entrevista, o cara é um poço de conhecimento pqp. 👏👏👏
Perfeito! Sempre atual!😊
Melhor programa, Pondé! Obrigado!
Não sou de comentar vídeos, mas essa conversa foi muito boa!!!
Maravilhosa essa entrevista. Eu já tinha percepção dessa infantilidade/fragilidade dos jovens com base em pequenas coisas como o mertholate que não arde mais, vitaminas para tudo, excesso de alergias, emotividade excessiva, pouca resistência a doenças comuns como resfriado.
Muito bom ouvir com tanta clareza, pessoas cultas e inteligentes, que me ajudam a traduzir o meu pensamento medíocre como indivíduo e o meu sentimento tão preocupado e urgente em relação a sociedade. Estou adorando as conversas. Obrigada.
excelente a declaração do Wolf sobre sua consciência ecológica: "sou um pequeno burguês". Na verdade, essa auto-definição vale para toda a conversa... faltou apenas uma taça de vinho e um bom charuto... as gargalhadas sobraram... na verdade, no assentados no alto do auto-conhecimento só enchergamos a nós mesmos (mas, é exatamente isso que define o liberalismo); somos egoístas (é brega pensar coletivamente); somos todos pequenos burgueses...
Que entrevista sensacional! Quanto conhecimento! Parabéns pelo novo canal, Pondé!
Gostei muito do novo conceito de "dieta variável", muito bem explicada e exemplificada pelo Wolf. Parabéns por este novo canal, pois sempre os convidados discordam do Pondé, transformando a "minha dieta" um pouco mais variável.
Uma das melhores entrevista, Pondé. Parabéns.
Para aqueles que não gostaram da primeira entrevista com Marcelo Tas, vejam a parte desse vídeo que ele diz sobre o que as pessoas com dietas únicas de pensamento padecem e com isso entendam a tirar um pouco o umbigo do centro do mundo.
Gosto muito das falas do Marcelo Tas, inteligente e bem articulado! Não concordar com ele já é outra coisa!
Geralmente eu concordo com ele!
As pessoas não sabem lidar com o contraditório, são muito frágeis.
O problema não é ouvir alguém com posicionamentos diferentes do seu, quando os argumentos são bons, é possível discordar sem se irritar rs
"bate-papo" muito proveitoso! Show!
Parabens pelo programa. Formato muito bacana.
2 coisas bacanas: O encontro para papear com gente inteligente e tambem a prova que tem gente boa "ainda" dentro da usp.
Que maravilha. Música para os meus ouvidos. "Não há crescimento sem dor"!
A melhor conversa do Democracia na Teia até agora.
Eduardo Wolf tem um conhecimento muito grande. Poderiam voltar com as entrevistas no canal
Ótimo canal. Ótima entrevista.
Sensacional!!!! Aprendi muito e já coloquei o Livro do José Guilherme Marchiori na minha lista de prioridades, valeu pela aula!
A Raiz da negação do sofrimento está no positivismo humanista.
Melhor vídeo do canal. Estou assintindo dia 16/06/2019. Sinceramente, disparado o melhor vídeo do canal. Comprei o livro da mente americana infantilizada na mesma hora. Obrigado pelo debate, pqp...
Boa entrevista. Por gentileza apresentar os entrevistados.
Tive o prazer de conhecer o Wolf na Feira de Livros da USP. Grande programa com grandes pensadores! Obrigado!
Os convidados estão melhorando gradativamente...
Amo e sou grato por isso
Ponde, melhor canal do UA-cam!
Prova disso é o desespero do Paulo Ghirardelli qdo comenta seu canal.....kkkkkkkkkkkk
Paulo Ghiraldelli nem é gente (2)
Ui, vcs sao da turminha do ponde, monta um fanclub. Ta no mesmo caminho da esquerda mimimimi.
Na verdade o canal dele é muito maior do que o desse coitado. Como uma pessoa apegada a compaixão, ele dá visibilidade a esse frustrado sexualmente.
Quem é Paulo Ghirardelli?
Futebol Tático canal oficial do Pondé é maior. Esse é o segundo canal
MUITO bom! Como ex professora percebi muito do q foi falado ao longo de minha carreira, paulatinamente.
Gente, quem é esse Wolf?? O cara é uma fera!
é um cara formado em filosofia.
Sempre excelente ouvir Eduardo Wolf. Merece uma 2a. vez.
Só não gostei de uma coisa neste vídeo, foi muito curto rsrs.
Essa é uma daquelas conversas que vc assiste 2 horas tranquilo.
Parabéns Pondé.
Também acho...
Nossa! Muito bom! Puxa estou gostando muito desse canal! Era o conteúdo que estava faltando! Precisa muito esclarecer as coisas. Tá tudo embolado demais.
Essa camisa do Pondé é maravilhosa, com certeza, hoje, ele é o grande representante da esquerda brasileira.
Ele é de esquerda ?
Me explique!
Por favor!
Ponde sempre maravilhoso 👏👏👏👏
Infantilização ,dieta restrita e também " burrice biológica" .Muitos ja estão nesse caminho infelizmente. Exemplo aqui são os próprios comentàrios, alguns só comem tomate, porém entram na fila do buffet somente para cuspir sua contrariedade em aceitar variedades nas opiniões.
uma da melhores, se não a melhor entrevista que vi você fazer. Sensacional!
Ótimas convidados e convicções, mas olhem para nossa sociedade com uma vista mais simplória e antropológica somos bossais agindo por instinto não temos a cultura do ler e até mesmo de perceber o nosso entorno vivemos em ambientes saturados e neste ambientes insalubres afloram o de pior de nossas personalidades para que possamos adiante os nossos genes!!!!
Eduardo Wolf!!! Agora sim. Esse cara é muito acima da média, eu vi um Quem Somos Nós com ele falando sobre a Nova-Direita e ele sabe do q tá falando cara.
Um grupo da faculdade de Ciências Sociais de Harvard se reuniu em setembro passado para apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a infantilização da cultura e do comportamento dos adultos no Ocidente. O encontro foi encerrado às 15h para dar tempo dos participantes irem ao cinema assistir a matiné da estreia de Telletubbies, The Movie.
Belíssimo bate-papo!!
"o acadêmico está na vida mansa, fala mal de shopping, mas adora shopping"... 'fala mal de pessimismo, mas é pessimista, inclusive eu'. Ass: Pondé heheee
O bom de ver essas coisas é que a gente percebe que não estamos loucos, o que vemos é real.
Excelente debate! Enquanto isso, o velho e decadente Olavo passa o tempo xingando seus críticos reais e/ou imaginários com apelidos obscenos e infantiloides, partindo para cima até do Pondé, que nunca o atacou frontalmente. Adiante, Pondé!
Gabriel de Lima Costa O Pondé é a direita covarde. Mandaram várias indiretas pro Olavo e não tiveram a coragem de nominá-lo. Olavo de Carvalho é toda a base da mudança de pensamento do Brasil, pro conservadorismo/liberalismo. O Pondé é mais um metido a intelectual que ganha muito dinheiro fazendo pose de charuto.
@@cristianomessi289 O Olavo de Carvalho é um retardado que quer seu lugar na fama dos filisofos brasileiros.Só fala merda.Ele já chegou a dizer que o Joel é de direita kkkkkkkkk.O Joel é de esquerda mas se diz de direita para pagar de imparcial,só os bobos que não percebem.98% do publico dele é de esquerda(entre no canal de cada um deles).Esquerdista concorda com esquerdista.
Fico com o Pondé,obrigado!
Pondé já xingou duramente e literalmente o Olavo a pouco tempo atrás. Não lembro do Olavo ter disparado contra o Pondé.
Rapaz, não diga tamanha ignorância dessas, se vc está adjetivando Olavo com a palavra velho, com sentido de que suas ideias estão obsoletas, vc cometeu um erro brutal, 80% do que foi dito nesse debate já assisti em muitas aulas do Olavo de Carvalho, e isso porque ele tem mais de 40 anos de estudo, há coisas que ele afirmou há mais de 15 anos e que estão acontecendo nessa época, ou seja, suas abstrações estão mais concretas e atuais do que nunca. Saia desse calabouço simplista de youtube, cheio de frescuras achando que um homem como ele pode ser resumido nos palavrões que ele fala, até porque estamos num vídeo falando sobre uma sociedade infantilizada e hipersensível.
Olavo de Carvalho é uma espécie de Rasputin moderno. Um charlatão, um estelionatário intelectual. Um ser desprezível que veio ao mundo somente para consumir oxigênio.
Fui buscar a 'linhagem'...rs: Doutor em Filosofia pela USP, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca'Foscari (Veneza, Itália), Eduardo Wolf é colaborador da revista Veja e editor da plataforma multimídia "O Estado da Arte" no jornal O Estado de S. Paulo. Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia Antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros). É assistente da curadoria do projeto Fronteiras do Pensamento.
Pondé, nem tudo se resume à sexo. Muita gente transa e tem sérios problemas de caráter e personalidade. Essa análise é muito superficial.
é claro que é. Foi propositalmente superficial, quem conhece os livros dele ou respostas mais elaboradas, sabe disso
@@RonaldoSilva-st7yr Eu conheço os livros,aliás,tenho uns 9 e conheço Pondé desde as crônicas na folhadesp que o conheci há mais de 10 anos atrás indo na biblioteca estudar. Acompanho o canal dele no youtube há anos,já assisti vários vídeos de debates,entrevistas,palestras dele e além de acompanhá-lo no jornal da cultura. Conheço-o há anos. Conheço os livros dele e os li todos por isso faço essa crítica pertinente. Sei muito bem que Pondé é satírico em muito de suas falas dele. No entanto, quando eu sei que ele é freudiano (o mesmo já o disse várias vezes)e muitas vezes usa a clave freudiana ortodoxa quando se refere a comportamentos humanos. Assim como nem tudo é política (o homem é mais dimensional que isso) também não é só sexo, pois há muitas coisas que o afetam psicológicamente-biológicamente-sociológicamente-filosóficamente-históricamente-antropológicamente-e-espiritualmente. O homem é um ente de várias camadas e o sexo é apenas uma delas,isso que quis dizer. Como se diz na psicologia, cada caso é um caso.
@@musiclover-psigotico-tradu3796 Se sexo fosse solução, frequentadores (as) de bailes funk de rua seriam semideuses da sabedoria e do bom senso. kkkkkk
@@LuzeSombras88 É verdade,meu caro. Hoje vivemos na era da hiperssexualização. Nunca se falou e se fez tanta propaganda e apologia ao sexo como antes na história humana. Hoje qualquer moleque e menina sabe o que é fazer sexo, ainda mais tendo acesso a redes sociais e whatsapp. Onde moro molecada faz sexo adoidado e se vê várias meninas grávidas. Internet tem vários canais sobre sexo de tudo quanto é jeito,gosto e opção. Sites de troca de casais pipocam nas redes. Depois da revolução sexual dos anos 60 o sexo passou a ser algo bem mais comum entre as pessoas. Hoje em dia difícil encontrar alguém que não faça ou não tenha feito mesmo sendo jovem. Sexo está em tudo e em todo lugar hoje em dia. O problema não é falta de sexo e sim de qualidade de sexo. Pois a hiperssexualização aumentou apenas a quantidade e não qualidade. O sexo foi supervalorizado depois das ideias de Freud,Reich (na verdade distorcendo-se o pensamento de Freud principalmente que dizia que o amor não só sexual era importante para a saúde psicológica e humana) e muitos distorceram,deturparam ou se aproveitaram do pensamento deles para disseminar suas taras e perversões pessoais. O que vemos hoje é mais uma sociedade libertina do que erótica no bom sentido da palavra. Eu não sou hipócrita de dizer que sexo não é importante para a saúde mental e até existencial do ser humano,pois sem ele uma relação não se mantém também. No entanto contexto que ele seja a única coisa importante para uma boa saúde mental e existencial. Como mostra Maslow em sua pirâmide, ele é apenas uma das coisas importantes para a nossa saúde mental e existencial. O ser humano como bem fala Jung não é influenciado apenas por sexo, somos seres influenciados por várias forças que nos dão cada uma sentido à nossa vida e existência. Como bem fala também Viktor Frankl, somos seres influenciados filogênicos,psicogênicos,sociogênicos e ontogênicos. Ou seja, sexo é importante e gostoso (eu gosto muito) mas não é tudo no que diz respeito ao ser humano e o sentido de sua vida.
@@musiclover-psigotico-tradu3796 Mto bom seu comentário.
Entrevista muito satisfatória, valeu cada segundo, Pondé conduziu a discussão com maestria, o debate filosófico sempre é prazeroso de assistir.
Pondé, chama o Caio Coppolla para um pequeno bate papo.
Esse cara só serve para relativizar problemas da "direita" e agimudizar os problemas da "esquerda", o que soua como música para o ouvido de alienados. Um exemplo de Caio na esquerda é o Paulo Henrique Amorim. Ou seja, a entrevista com tais personagens não leva a lugar nenhum, pois sempre vão agradar (e isso é proposital) a um dos lados e desagradar o outro. É melhor que se traga intelectuais para uma discussão mais pro positiva e construtiva.
@@heliojunior7429 respeito sua opinião mas não concordo. Caio Coppolla tem bons argumentos tanto quanto o Pondé, e uma conversa entre os dois agrega mais para o Democracia na teia.
@@heliojunior7429 Caio Coppola é um PHA comsinal trocado? Meu Deus, essa é a primeira vez que vi tamanha asneira.
@@rafaeltacconi2065 Exatamente, ele fala o que os bolsominions querem ouvir, enquanto que o PHA fala o que os petistas querem ouvir. Deixe eu adivinhar, Você também gosta do Felipe Moura não é?
@@heliojunior7429 comparar o nível de argumentação do Caio com Amorim é apelação. Amorim só joga informações sem base argumentativa p público e aceita quem quer.
Olha, que maravilha este programa.
O Olavo de Carvalho tem suas razões, mas o Pondé, com seu "frescurê" de direita, ajuda muito no combate ao esquerdopatismo.
Ambos quando conheci jurei que eram comunas! Olavo pela histeria, e Pondé pela leve desmunhecada. Ambas características mais de esquerda.
@@tigreinfernal6661 vai ver são seus olhos
Ô papo bom. Que prazer intelectual vocês trouxeram. Parabéns pelo canal.
Achei que a conversa fosse ser rasa,foi o contrário.
Você não leu o tema?
@@LucasSilva-bo7ho Já vi gente falando sobre o tema sem profundidade nenhuma.
estou tendo aula de filosofia antiga com o Wolf na UnB, e que aula, simplesmente outro nível.
O canal tá ótimo, convidem o Francisco Razzo.
Que show de entrevista!!!
Achei que era o cantor Renner. Haha
Parece mesmo ☺️
Deus...🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Como é bom assistir vidas inteligentes conversando!
Como eu queria que mais pessoas conhecessem o José Guilherme Merquior, um intelectual exemplar, mas infelizmente elas tem uma tendência de valorizar pseudointelectuais movidos por paixões ideológicas que mais adjetivam os outros do que contribuem para o debate com o uso da razão e a busca de um saber mais apurado.
E o Pondé se considerado um extremo apaixonado hehehehe
Alexandre Andrade Sim, esses dois picaretas aí são um exemplo de pseudo.
@Parábola tem sim! Acabei de comprar ebook na Amazon do Merquior sobre o liberalismo.
@Parábola www.amazon.com.br/s?k=Jos%C3%A9+Guilherme+Merquior&i=digital-text&ref=mw_dp_a_s
Nossa que programa... Parabens Pondé!
Papo interessante. Só não acho interessante colocar tudo como "coitadismo". Há temas interessantes que merecem ser abordados e problematizamos, tais como: feminicidio, o bullying (que não é o que as pessoas pensam) e o respeito a diversidade. Acho até que são pautas liberais esquecidas por inúmeros liberais. Esquerda ou direita tem aspectos interessantes e problemas (efeitos colaterais) em suas ideologias, por isso prefiro debater temas e nunca generalizar. Acho um erro comum dos intelectuais de ambos os lados, generalizar e se tratarem como o carreador das verdades do mundo. Por isso Pondé, traga também convidados que pensam a esquerda, aí vai ser muito legal. Abraço!!!
ei, petralhinha disfarçado de "imparcial"( e se não for petralha pensa como um), existe alguma lei proibindo você de sair por aí vestido de drag queen? Existe essa lei? O que voces, progressistas paus no cu querem, não é respeito a "diversidade" porra nehuma;você querem é usar uma linguagem supostamente "fraterna" para inibir legalmente quaisquer tipos de antagonismo ou criticas culturais a vocês. É só isso.
Rodrigo Francisco também sinto falta nos tempos atuais do pensamento de esquerda na discusão política mas se recolheram e só conversam entre eles, não estão fazendo alto crítica, e perdendo espaço na discussão política.
HeitorD devemos ser respeitosos com nossos irmãos que divergem
Rodrigo Francisco, é uma boa ideia.
Não entendeu nada?!
Conversa entre Wolf e Luiz. Deveria ter mais, admiro muito esses dois.
Entendi foi nada, mas concordo com tudo que disseram.
Kkkkkk só vim ler os comentários
Vc provavelmente é um bolsominion, aposto.
Ravena que beleza de comentário, raso como a cabeça de qualquer petista.
@@poloasanorte7608 não sou petista, ignorante. Sou liberal.
Vocês conservadores são BURROS e ignorantes.
Conta uma novidade bolsomion de merda
Excelente entrevista! Alto nível. Aprendi muito. Obrigado!
Resumindo: geração mimimi chata pra Carvalho
Também não gosto dessa galera chata. Se vêem dois caras se beijando na TV, ficam ofendidos. Se alguém faz piada com religião, ficam ofendidos. São uns chorões mesmo. hehe
Veruska Criança, sem o Olavo esses dois bobocas não teriam o espaço que tem. Inclusive pra dar essas explicações simplórias e que ninguém vai lembrar daqui a dez anos.
@@LeonardoRodrigues1 e quem vai lembrar do Olavo? Ele caiu na graça pelo governo Bolsonaro. Daqui a pouco ninguém lembra e nem liga. :)
Daniel Criança louca, há vinte anos atrás me disseram que o Olavo não era relevante. Deu no que deu. Melhor pra você é ficar quieto.
Quando o cara chega no nível de ser fanboy de algum intelectual, você já viu... Pior que ultimamente tenho visto muito disso. Simplesmente não entendem que a figura do escritor não importa, mas sim os seus escritos.
Pondé, a captação de áudio dessa entrevista está quase perfeita. Esse mesmo primor não vi no vídeo com o Lobão, onde o som ficou reverberado, provavelmente causado pela sala onde ocorreu a conversa. De qualquer modo, parabéns pelas entrevistas. São sempre esclarecedoras e contribuem ao pensamento.
Justiceiros sociais. Detesto!
Parabéns a ambos pelo brilhante desenvolvimento do tema !!! Aplaudo efusivamente e em pé !!!
Qual de vocês dois, aceitariam o meu pedido de casamento 😍😍💖❤️?
Loca ... Gostei kkkk
Gosto muito de suas análises Pondé.👏
De longe achei que era o Marco Feliciano. Alguém tbm teve essa sensação?
A análise de Wolf a partir de 25 minutos é sensacional!
Ótima entrevista Pondé. Chama o Lobão pra bater um papo descolado.
excelente entrevista, mais um convidado que não é polarizado . Discurso equilibrado sem amarras políticas
Há uma necessidade urgente de se surgir algum representante de direita que não passe vergonha, foi triste ver tantas pessoas irem para a frente reacionária e se dizerem de direita, conservadores ou liberais, ficar entre estes e a esquerda não deixou nada melhor, espero que a abertura dada pelos reacionários crie um frente conservadora real.
Gabriel, gostei da sua colocação, mas enxergo como um erro a colocação do Wolf como ele diz no vídeo, de que há um movimento reacionário e não conservador, mas na verdade se for analisar é apenas uma resposta forte do conservadorismo que foi totalmente atacado pelos revolucionários de esquerda e seus movimentos anti-conservadores, não é o que ele diz da visão de 30-40 anos atrás que era tudo bonitinho e querem de volta, isso não faz sentido pois o conservadorismo se vale de valores morais e religiosos da sociedade e queriam simplesmente acabar com esses valores. Esses valores se mantiveram até os dias atuais mas na ultima década foram altamente atacados, então eu vejo mais como uma forma de proteção do que um movimento reacionário. Talvez por ele não ter tal empatia pelo presidente acabou lhe rotulando essa posição. Infelizmente precisou-se de um posicionamento mais forte para proteger os valores conservadores. Mas também não estou dizendo que não exista essa parcela da população que é sim reacionária, isso sem dúvida existe o que não é bom e digamos que talvez essa pequena parcela seja identificada no plano clássico político como uma extrema direita o que não condiz com o comportamento do governo de centro direita.
Infelizmente para a massa que faz parte da esquerda revolucionária, por acharem que detém os valores majoritários e quem é diferente está errado, na visão deles eles irão enxergar os conservadores como reacionários, mas não os vejo assim.
@@andrewsfontana2117 Sem duvidas á uma parcela de conservadores, mas a maior parcela dos que estão, tanto no governo quanto na população que o apoia, são reacionários, veja, o que elegeu o presidente atual não foi uma pauta centrada e racional, pelo contrario, ele usou da paranoia, discursos ambíguos( o que não faz parte do conservadorismo) e de (infelizmente) muitas confusões para se manter comentado.
Veja, para se ser uma resposta do conservadorismo com a pressão progressivista que estava ocorrendo quando a esquerda estava no poder, a população deveria ter se movido sem tanta necessidade de um inimigo a se derrotar, como foi a dilma, então o pt, e logo os socialistas, se fosse simplesmente por causa do conservadorismo, não seria tão necessária a demonização de um inimigo e sim a colocação em pauta das mudanças ocorridas.
Uma coisa que é bom se falar também, o conservadorismo tenta diminuir a velocidade com que as mudanças ocorrem para que não se haja um mal estar social, mas não é isto que vemos na maior parte da população, a maioria se mantem com uma visão de voltar para um passado glorioso, intruido como deve saber sobre o revisionismo histórico, este que ainda é assustadoramente comum.
@@Fr3AkFr3Ak entendo o seu ponto de vista, e quando falou revolucionários, na verdade seriam os reacionários que você tinha comentado antes ceto?
O conservadorismo na sua essência não desrespeita mas reconhece as mudanças que ocorrem da sociedade. Eu acredito que a maioria ainda é conservadora mas foi instigada a se posicionar de tal maneira.
O problema de não ter acontecido tal mudança ou "resistência" de forma progressiva quando a esquerda estava no poder com algumas pautas um tanto controversas, é que a população brasileira como um todo nunca ligou muito para qualquer questão cultural ou política, nós sabemos que a grande parcela precisou de um estopim para agir e nas dadas circunstâncias não haveria outra maneira.
Eu ainda enxergo que as pautas socialistas estavam bem avançadas já e estava acontecendo uma completa inversão de valores, eu não enxergo isso como uma paranoia mas uma leitura da realidade, as vezes um pouco exagerada devo admitir mas que serviu para fazer a população ficar mais "ligada" e graças a tudo isso despertou um maior interesse para com as pautas que antes eram vistas como mero discurso direitista.
@@Fr3AkFr3Ak Quem sabe daqui para frente se possa ter um acompanhamento constante de toda a população, todos os grupos, etc, sem a necessidade desses grandes impactos à procura de um inimigo como você colocou.
Mesmo com um certo choque acontecendo entre algumas parcelas da população acredito que isso irá se amenizar num cenário de melhora nacional.
@@Fr3AkFr3Ak Só acrescentando mais um ponto, eu ainda acredito que esse movimento reacionário da população só se deu por um movimento que pode ser considerado revolucionário por parte dos movimentos de esquerda... que foram muito mais incisivos nos ataques.
Que entrevista bem boa! Quanto ainda há a aprender. Obrigado a ambos.