Aqui no Brasil, temos a Embrapa que revolucionou a agricultura. Passamos de importador ao maior exportador de alimentos. Boa parte desse movimento se deu pela pesquisa agropecuária e aumento de produtividade.
@@0102MOA O agronegócio passou da insignificância econômica para um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Logo, o governo deveria investir isso em pesquisa em outras áreas também. Investir em pesquisa dá resultados.
A EMBRAPA, desde sua criação, trouxe centenas de bilhões de dólares para o Brasil, graças a redução das importações e ao aumento exponencial das exportações.
@@heliohanada804 Hélio eu não discordo, MAS as vezes me espanta o marketing em torno do Agro, por exemplo você sabia que o PIB do Agro equivale a 13,2% (segundo o IPEA) e o turismo equivale a 8%. Aí eu te pergunto: quem tem uma bancada que praticamente define os rumos da economia brasileira? De novo não estou desmerecendo o Agro, apenas a falta de informação e o marketing que coloca o agricultor (que produz comida para mesa brasileira) e as mega corporações (que são donos de gigantescas extensões de terra e cultivam comodities para exportação), todas no mesmo guarda-chuva do Agro, embora não disponham dos mesmos benefícios de investimento, nem tenham a mesma representatividade. O Agro é POP foi uma campanha milionaria para que mega corporações fossem vistas como produtores de comida para o dia a dia do brasileiro, mas não é exatamente assim.
@@0102MOA Quem tem dinheiro tem poder de influenciar. Inegavelmente, o agro dá um bom suporte na economia atual, pois é um grande exportador e vivemos uma tranquildade do ponto de vista cambial por causa dessa atividade econômica. Isso é capitalismo, quem tem dinheiro tem poder.
As regras brasileiras não são simplesmente "menos rigororas", são feitas pra nossas condições e realidade. Não faz sentido mudar elas para que eles possam concorrer melhor. Brasil tem mais terra, mais sol, água e agronegócio bastante desenvolvido. Atribuir nossa competividade somente à "falta de regulação ambiental" é também menosprezar o desenvolvimento aqui. Isso não exclui melhorar regulamentos ambientais aqui, só quero dizer que não devemos fazer por causa de uma pressão de um bloco econômico no exterior.
Quem dera se fosse esse mundo lindo aí que vc descreve a questão do agronegócio do Brasil. A Europa já exterminou sua população local, vegetação e até o ecossistema deles pelas mesmas políticas "menos rigorosas". A gente é país novo de ricos coronealistas que estão indo pro mesmo caminho, apenas atrás de lucros, enquanto a própria população morre em chuvas e tem mais que a metade do total da população com insegurança alimentar. Esse argumento seu tá no mesmo escopo do "a terra é plana".
@@HenriqueSi-rb8ot Fala para um Europeu que ele não pode usar 80% da fazenda dele como são obrigados os produtores brasileiros da região amazônica, o agro negocio brasileiro é infinitamente mais cuidadoso com os produtores Brasileiros, nao existe a menor possibilidade do europeu disputar com o nosso agronegocio, por causa do calor, em alguns lugares do brasil tem até 3 safras, na europa uma apenas, etc.... quer opinar estude mais..... não existe a menor comparação do brasil com a Europa
@@UhesleiFagundesA feira livre não é livre. Você precisa pagar para colocar uma barraca lá. E tem limites de vendedores. Então você tem uma barreira a entrada e um limite de vendedores, quase um oligopólio.
A Europa já lucra com o Agro brasileiro: são praticamente os únicos fornecedores de insumos. Injusto é querer que a gente pague duas vezes: Uma pra produzir e outra pra vender. Dizer que o nosso agro lucra mais porque não é “ecológico” é desmerecer todo o trabalho da Emprapa que conseguiu transformar o nosso país num dos mais produtivos do planeta.
E uma parcela muito pequena dos Agricultores do Agro negócio brasileiro que não cumprem as regras ambientais e que ajudaram a demonizar o agro brasileiro na Europa, 99,9 % do Agro brasileiro só trás benefício para o nosso País. Esses que querem passar por cima das regras ambientais tem que serem punidos com rigor da lei , são eles que estão prejudicando o Agro Negócio Brasileiro na Europa.
Agricultura europeia que planta até a beira dos rios não pode falar nada do Brasil em que deve-se preservar uma faixa proporcional à largura do rio. Fora as áreas de preservação dependendo da região: no sul 20%, na Amazônia chega a 80%. Na Europa tem isso?
Muitos dos gêneros alimentícios dentro de um supermercado europeus como frutas e verduras, vem de países como Marrocos, Equador, Argentina, Brasil e demais países que possuem esta "vocação" em exportar esse gênero de alimentos.
Eu acho que é uma questão complexa, o povo tem muita opinião, mas a verdade é que não vejo razão absoluta em nenhum lado. Se levarmos em conta a diversidade produtiva dos franceses é difícil mesmo competir com algumas de nossa monoculturas, quer dizer precisaria de toda a França plantada de soja só pra competir com a nossa soja, eles estão errados em se proteger disso? O Brasil é um dos maiores usuários de agrotóxicos do mundo, eles estão errados em se proteger disso? Agora uma coisa é colocar regras, exigir procedência, outra é dizer não pode negociar conosco, nem com o nossos vizinhos!
Os agricultures europeus recebem de ajuda mais que o PIB agrícola do Brasil. Fora que com o acordo o Brasil só perderia uma vez que nós teríamos que comprar produtos industrializados da Europa e vender produtos primários com baixo valor.
perfeito. serio gostei mesmo! E usando sua uma frase de alguem que postou aqui nos comentarios ( Livre mercado só quando o mercado deles é beneficiado 😂 ) mas perfeito ainda @@0102MOA
Quando um jornal, chama um grupo conservador de "ultra direita populista" qualquer indivíduo com um mínimo de coerência, entende que esse jornal não é imparcial e tenho seu lado, muito bem definido!
Acho que o Brasil deveria estar preocupado com qualificar nossa produção, mais de 50% da nossa produções é soja e se colocar o milho e outras culturas usadas para alimentar gado, passa dos 75%, enqunto isso a comida e principalmente a comida de qualidade esta desaparecendo das nossas lavouras. Nao estou contra ou criticando o acordo, apenas acho que esta esta longe de ser nosso naior problema.
Quanta gente cai nesse discurso de "extrema" direita. Os caras usam esse adjetivo para colar a ideia de ódio, sem dizer que a "extrema" esquerda também largou milhões de corpos por aí. Nem usam esse termo "extrema esquerda" como se fosse algo inexistente. O que se quer aí com os protestos é defender sua posição de vida dentro do próprio país... mesma coisa da greve dos caminhoneiros no BR... não tem nada a ver com "extrema" qualquer coisa.
@@0102MOA É verdade, bem observado , é importante ter fato. Incompetência de um governo reflete em situações internas de seus respectivos países. Veja a situação da Alemanha, fez gasoduto com um único fornecedor e poderia ter feito pelo menos com dois e até desenvolver um terceiro, criou uma dependência. Nenhum comprador fica com um único fornecedor, isto é burrice, isto é incompetência ou não ? Desliga a sua usina nuclear e compra da França que é feita com a mesma fonte nuclear, isto é inteligência? Provocar o desemprego interno e dar emprego para outro país ? E usar carvão que é altamente poluente é uma ideia "ecologicamente correta" ? Desculpe-me por não ser bajulador. Cordialmente
E acrescento que os europeus deveriam ter o mesmo código que rege a agricultura brasileira, preservar mata nativa e etcetera. Em viagem à Alemanha (que país encantador) vi que eles aproveitam cada metro quadrado. Cordialmente
@@luizcarloscaliojunior1235 Querendo ou não, nossa situação é diferente da Europa, eles não tem floresta tropical úmida, nossa floresta trás benefícios e sacrifícios, regula o clima como nenhuma outra, mas é muito delicada, tem um ecossistema complexo, ao mesmo tempo que precisa de muita água, distribui muita água, na eventualidade de perda entre 20_25% (cinentista divergem) de sua superfície, pode entrar em colapso e perder a capacidade regenerativa, não desaparece, mas não cumpre mais a função primordial, em outras palavras: super complicado, estima-se que esteja degradada entre 18 e 19% hoje.
amigo quanto menos o brasil produzir mais caro sera os alimentos, quando voce leva o garfo o seu arroz quentinho voce esta concorrendo com o mundo inteiro, produtor não vai vender aqui dentro do brasil porque voce quer que seja assim ele vai vender pelo melhor preço que for possível, então o brasil precisa produzir cada vez mais alimentos para que não so os brasileiros tenham alimentos mais baratos e sim o mundo todo, se quebrar uma safra aqui todo o planeta vai pagar mais caro pela soja, milho etc............ a diferença é que países desenvolvidos que tem sua população rica não fara diferença um ou outro alimento mais caros, eles sofrem menos com a inflação doque nos, oque torna tudo no brasil mais caro é o tamanho gigantesco do estado e seus políticos
Já parou p pensar que talvez é o contrário. É os gringos endinheirado comprando comida que financia a produção Br. Eu moro em um estado que carnê bovina é muito barata devido a alta quantidade de animais, minha mãe em outro estado em um município que tem poucos bovinos e é muito caro comer carne bovina. Brasileiros tem sorte de os gringos vir aqui e pagar caro na comida assim financiando a produção. Do contrário faltaria comida até p nós
@@danielsp7514 Se exportar em grande escala e ficar somente uma parte no Brasil, isso faz com que até distribuir em todos os estados e municípios a quantidade não seja suficiente para a maior oferta e sim a maior procura o que faz o preço subir.
>>> O BRASIL PODERIA FICAR UNS SEIS MESES SEM ENVIAR UM PRODUTO AGRÍCOLA SEQUER PARA EUROPA, SÓ PRA TESTAR QUANTO TEMPO ELA AGUENTA SEM PRODUTOS DO EXTERIOR. DEPOIS O BRASIL PODE ENTRAR COM PROPOSTAS MAIS JUSTAS PARA AMBOS OS LADOS.
@@RachelBelanske Seria um golpe duro para eles, sim. A Europa é a segunda maior compradora de produtos agrícolas brasileiros, atrás apenas da China. Por exemplo, onde você acha que é plantado grande parte do "café alemão" ou do cacau do chocolate suíço? Brasil está no top 5 mundial de 34 commodities agrícolas.
O Brasil abriu o mercado de leite para os argentinos e uruguaios e a maior parte dos nossos pecuaristas não conseguem competir. Os que se adaptarem vão sobreviver,já os outros vão falir. A europa parece passar pelo mesmo problema,boa sorte a todos.
Isso foi Bom pois o preço do leite estava absurdo, apesar de ser um grande produtor de leite e tem um grande rebanho leiteiro, o Brasil ainda não conseguiu abastecer o mercado interno, pois apesar de ter um grande rebanho esse leite geralmente é a pasto oque faz com que a vaca produza pouco leite
O preço pago aos produtores de leite no Brasil é um insulto, em minas gerais por exemplo, recebem pouco mais de um real no litro de leite que os consumidores pagam mais de 6 reais, o resto fica por conta dos atravessadores e dos impostos absurdos pagos em mais de um momento na cadeia produtiva..
@@marcelocorsini1659 para de falar oque você não sabe , todo produtor de leite que reclama está chorando de barriga cheia, e não é desvalorizando o trabalho dele pq minha família produz leite e é da lucro sim ,o leite está custando 2 reais o litro ,se não está ganhando é pq não está sabendo trabalhar.
"Dividir o fardo de maneira mais justa". Engraçado que quando é para distribuir os problemas eles são igualitários, mas qnd se trata de benefícios e vantagens, [mesmo que isso cause pobrezas em paises subdesenvolvidos] ai a coisa já é outra.
É fácil falar em preservar o meio ambiente quando é no quintal do vizinho. Fazer a tarefa em casa é outra coisa. Bem-vindos à realidade países europeus! Agora sim, quero ver todos os países encarando suas realidades e fazendo acontecer no seu próprio quintal. Todos nós temos responsabilidade por cuidar do meio ambiente, não é só o Brasil, como parecia ser até uns dias atrás.
agora não existe mais problemas ambientais no brasil...não existe mais queimadas na Amazônia...desmatamento desapareceu...foi só entrar o " governo do amor" que os problemas acabaram.
*Direita* : regulamenta, incentiva, desburocratização , livre comércio, mais competitividade, diversificação e melhor preço *Esquerda* : Não regulamenta, desmotiva, burocrático, socialista, menos diversificação, preços altos. O problema pelo visto é outro
O conteúdo é bom! Porem foi direcionado para outra mensagem no vídeo. Não conseguir deixar de notar: Por que não existe mais Direita. Apenas Ultra ou Estrema. Será mesmo que não existe mais pessoas que simpatizam com o conservadorismo e ao mesmo tempo o social? Particularmente acredito que no ocidente é composto de pessoas com ideias bem mais a Esquerda, outras bem mais a direita e boa parte localizando próximo do centro, hora mais inclinado a esquerda hora a direita. (o curioso que em muitos locais são exatamente esses que decidem as eleições, seja para um lado ou outro). Mas aparentemente quem estiver mesmo que temporariamente mais a Direita é considerado ultra ou estremo. Me parece que alguém que escolhe casar e ter filhos mesmo que tenha ideias sociais vai ser rotulado de estrema direita. Até que ponto isso vai esse rótulo alheio vai somar? Apenas refletindo!
Exatamente. Sem falar que ela mencionou "direita populista" . Seria a esquerda se disfarçando de direita ou um termo para atrair direitistas para esquerda?
É só entrar dentro de um supermercado na Europa. E tu verá que vários produtos, principalmente, frutas e verduras não são plantados e vendidos para as redes varejistas não vem de países europeus. Eles são provenientes de países como Marrocos, Equador, Argentina, Brasil. Os agricultores da Espanha entraram dentro de um supermercado, pegaram frutas, verduras e hortaliças que tinham outro país nas etiquetas e esmagaram com seus tratores em protestos a competição injusta que a União Europeia está fazendo com os agricultores, que estão baixando sua margem de lucro.
Que quebrem todos. Se são ineficientes é esse o resultado. Brasil sustentou com dinheiro público ls produtores de café e quando veio a crise de 29 todos pagaram o preço.
@@iagoramos533 São os efeitos de uma política agrícola que está devastado o mercado interno dos países europeus, e também a classe dos agricultores que está empobrecendo.
Como uma moeda que é desvalorizada menos como o Euro, ou seja, vale mais, irá conseguir competir c0m um país que adora desvalorizar a própria moeda em níveis de dar dor de barriga como o nosso país? Não tem como. O nosso produto chega muito mais barato para eles lá na Europa. Os exportadores ganham rios de dinheiro, pois vendem em moeda forte e a população do Brasil fica cada vez mais pobre, pois não recebe em moeda forte como dólar ou Euro, recebe em real. A população do Brasil é empobrecida propositalmente para que os exportadores que mandam neste país ganhem muito dinheiro e o brasileiro que recebe em real desvalorizado terá que consumir os produtos internos na cotação de dólar, pois as commodities são cotadas em dólar, ou seja, nos consumimos aqui dentro do Brasil as coisas c0m preço de dólar, mas recebemos em real. A população está ficando cada vez mais pobre para que exportadores fiquem cada vez mais ricos. É assim que funciona.
Com as mudanças climáticas, vai faltar comida no mundo. É importante que cada país desenvolva tecnologias para que a queda na produção seja a menor possível. E o europeu tem que sofrer um pouquinho porque eles têm a responsabilidade por boa parte das emissões de dióxido de carbono que nos colocaram neste precipício.
Se isso for verdade, deveríamos estar qualificando nossa.comida, não gastando 50% do plantio nacional com soja. Tem que olhar o umbigo, antes de criticar os outros. Nossa monocultura é terra fértil para os problemas climáticos é só ter uma seca em uma monocultura altamente dependente de água e perdemos tudo. Já estão usando o aquífero guarani na irrigação, detalhe o aquífero é finito, não são águas de infiltração. Olha o tamanho do NOSSO problema.
O Apocalipse climático. Tá aí uma coisa que eu não entendo. Um exemplo bem básico: a maior enchente em Sao Paulo desde 1977. Ué! Se algo assim já aconteceu antes, porque esse alarme todo agora? Não, não sou negacionista. Só quero entender porque eventos extremos que já ocorreram antes são usados agora como justificativas para o Apocalipse climático. Não é estranho isso?
@@avnereriksen Meu amigo já que não entende eu vou explicar: os desastres climáticos são calculados em anos, décadas e séculos. Com as mudanças climáticas as tragédias se tornam: ano sim, outro também. Esse ano tivemos "El ninho", que trás muita chuva, ano que vem teremos "Lá ninha" que trás muita seca, esses fenômenos deveriam estar separados por décadas, mas não se assuste se tivermos el ninho em 2025. Essa é uma visse global, localmente é muito pior, RS teve um aumento de eventos climáticos extremos de mais de 1000% na última década, oque antes levava 5_6 anos para acontecer agora pode acontecer até 2_3 vezes por ano e o pior nessa velocidade estaremos vivendo em constante crise, imagina perder safra ano sim, outro também, não tem produtor, nem governo (que subsidia o seguro safra), que aguente. Entendeu agora!
Os custos de produção são mais baratos em alguns países...Porquê? Mão de obra mais barata ou trabalho escravo 🤔,pensem, um país paga a cada trabalhador 1500€ o outro paga 700€,mas o custo da produção é praticamente igual...daqui a 500 anos estamos a falar do mesmo problema 🫢🫣
O que ainda as hortinhas da França e outros países da União Europeia odecerem a política ambiental mais "rigorosa" se a matriz energética desses países em sua maioria são podres e poluídoras? E que impacto essa política ambiental que eles adotam teriam para o mundo já a área agropecuária da região é pequena e insignificante perto da explorada no mundo???
Duvido que na Europa tenha algo chamado reserva ambiental, a nossa é extremamente protecionista em relação ao meio ambiente, falta fiscalização, mas é injusto dizer que tem menos regras. O que torna barato os produtos é a mão de obra
Es lo que no quieren los partidos de oposición en Colombia. . Desarrollar el campo con los campesinos que necesitan tierras despojafas por la AUC y Paramilitarismo! Peores que la misma guerrillas.?
A Holanda (Países Baixos) e de longe o maior exportador agrícola da Europa, e o segundo do mundo. Com a revolta dos agricultores o governo está tentando comprar um número considerável de fazendas, ou seja estatizar parte da agricultura ao invés de tentar negociar
Como a abundância do petróleo irá acabar e as indústrias irão diminuir justamente pela falta desta abundância de energia barata e c0m isso o desemprego aumentar e a arrecadação de impostos diminuir e desta forma a dívida pública inflacionar as moedas também por este motivo, a população ficará muito pobre, o desemprego será a norma, a subsistência será para a maioria das pessoas e o que irá vender será o básico, (alimentação), e c0m todo este caos social, econômico, monetário, energético e alimentar haverá uma diminuição de (pessoas respirando) e consumindo alimentos, também haverá menos pessoas se casando e tendo filhos e para que o único setor que ainda ficará em melhores condições, (o setor dos alimentos), permaneça lucrativo (eles) querem ficar c0m este setor. E para manter os preços altos devido a população começar a decair em quantidade, (eles) precisam causar escassez de alimentos planejada, por isso a situação na Holanda por exemplo. O impedimento da produção de proteína animal, (carne), pelas pessoas em suas casas já é restringida em muitos países em localidades urbanas e será muito mais em muitos países, pois se vc produzir sua alimentação, como o papai (Es, -tad0), que sempre quer o seu bem, irá pegar o seu dinheiro através do (r0u, -b0) de impostos? Sorria : ) Vc é um (es, -_cravo).
exato, não vamos esperar por benevolências dos " donos do mundo". eles estão lutando pelo que é melhor para eles. cada povo lute pelos seus direitos.@@mateusdavo
As medidas político-culturais adotadas na Europa nas últimas décadas deixam claro que a igualdade no mundo está sendo alcançada. Não porque os demais países subdesenvolvidos estão evoluindo Mas porque os países europeus estão decaído moral, econômica, política e, principalmente, culturalmente. Ser chamado de Europeu se transformou em ofensa, por se referir à fraqueza identificada no comportamento do homem europeu desta geração Algo que mudou na política e cultura europeia das ultimas decadas, aparentemente deu MUITO errado.
Ótimo conteúdo ✌ Em resumo isso se chama protecionismo e eles estão mais que certo em proteger sua fonte de renda,assim como nós também fazemos com nossos produtos agrícolas.Entretanto,esse assunto de proteção ambiental e do mundo,uma hora ia dar confusão,pois,sempre um tem que sair perdendo e foram os agricultores europeus com suas políticas ambientais.
Sensacional pena que aqui no Br o conceito de protesto foi deturpado nunca essa pocilga vai mudar pq toda vez que alguém sair a rua pode ser considerado "tentativa de golpe" msm que não seja essa a pauta
Perfeito o vídeo, sem viés político como os prepotentes arrogantes apontam. Apenas o fato que está acontecendo. Os políticos, estes sim sempre oportunistas, extrema direita, lógico, buscando votos. E quem se sente desfavorecido, aceita qualquer apoio, até mesmo de nazistas. Esqueceram da História da Europa.
A Europa...principalmente a França...quer que o Governo venha a vetar a entrada do Agronegócio estrangeiro. Em contrapartida...eles querem que o Governo exporte os produtos deles. Muito conveniente pra eles né. Pega fogo cabaré!!!
Parabéns aos nobres agricultores franceses e europeus em geral. Ótimo que esse acordo UE e MS não aconteça. Pelo bem das florestas brasileiras e amazônicas em geral.
Exato! O facto de o acordo não exigir o mesmo cuidado ambiental nos países do Mercosul revela que a Europa iria usufruir de produtos cuja cultivação iria degradar os solos e clima da América do Sul…. Embora houvesse muito lucro para o Mercosul, parte dele no futuro seria destinado a pagar os prejuízos ambientais causados pela exportação dos produtos. Ou seja, este acordo é pensando apenas a curto prazo, e mais uma vez só beneficia a Europa (duplamente, porque a Europa não precisaria gastar dinheiro no futuro para regenerar os solos… que hoje são já tidos em conta ao usar-se menos agrotóxicos).
Excelente vídeo! Com conteúdo. O primeiro que comento de vcs. Gosto da DW, minha crítica vai à coluna daquele Alexander Busch. Totalmente alienado de realidade Brasileira com uma opinião de senso comum
Vejo com bastante preocupação essas manifestações. Todas revoluções importantes na História se originaram ou da fome ou da classe agrícola. Acredito que aos poucos a Comunidade Europeia se desmembrará para facilitar o livre comércio de interesses muito específicos. Cada País tem ou supersafras ou quebras que dificultam a manutenção da estabilidade política individual de cada membro.
O agro brasileiro que exporta é grande e bem estruturado, deveria responder as mesmas exigencias europeias de cuidados com o meio ambiente. Produção familiar precisa de proteção, gigantes de cada setor deveriam fazer parte da solução global. As mudanças climáticas afetam todo mundo.
O mesmo prejuízo que eles teriam com os produtos agrícolas do Mercosul entrando no mercado europeu, a nossa indústria teria com os produtos industrializados deles entrando no mercado sul-americano.
🤔 o "OGRO negócio" vende mais caro os produtos brasileiros para fora, aumentam o que resta para nós, brasileiros e brasileiras com valores astronômicos.🧐🇧🇷
Dizer que a gente não cumpre as exigencias climáticas é loucura kkkk O Brasil é quem mais se compromete com os acordos de diminuição de emissão, diferente deles que lutam sempre para amenisar as metas de emissão Europeia.
O mais engraçado é que sempre é a "extrema-direita", mas a "extrema-esquerda" não existe, é no máximo esquerda socialista😅a primeira
9 місяців тому
A coisa tá feia na Europa. Querem mantem os preços baratos e acessíveis atraveés das vendas em supermercados e grandes superfícies, mas subvalorizam a produção no bloco. O Brasil, em contra partida, precisa rever os meios de distribuição de alimentos. Um país que produz TANTO e com TANTA gente passando fome. É simplesmente ridículo! Se a meta é fazer dinheiro, tá certo em exportar e vender a quem paga mais. Mas se a regra é desenvolver-se como país, é preciso ter uma atenção interna melhor.
Tanto que a Holanda é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo principalmente por ter um mercado cativo, mas se comparar em quantidade, perdem feio, e justamente por terem subsídios e garantia de demanda!
Não faz sentido a Europa assinar esse tratado com o Mercosul, seria um tiro no pé. Para quem é mais velho como eu se lembra que situação semelhante aconteceu com o Brasil nos anos 90, a ALCA: um tratado de livre comércio entre EUA e América Latina. Felizmente o Brasil e demais países latino-americanos rejeitaram a ALCA, produtos americanos entrando aqui para competir com os nossos seria o nosso fim e a Europa deve fazer o mesmo com o Mercosul.
Parabéns pela explicação um resumo muito didático bem detalhado.o problema ou solução vai ser um cavalo de já que pró está sendo em todo mundo está preocupada com o Brasil melhor olha em volta
De repente, esse acordo UE/Mercosul, poderá ser uma enorme fria para o Brasil. Pode ser um tremendo desastre econômico. O Brasil só tem para negociar sua agricultura q já emprega pouca gente e em troca teria q abrir tudo. Comércio, indústria, serviços e até licitações públicas. Para quê uma VW iria investi bilhões no Brasil, se ela pode apenas aumentar sua produção na europa e exportar carros para o Brasil. Qualquer empresinha europeia bastará abrir uma salinha no Brasil, ganhar uma concorrência e trazer tudo da europa
As razões são diferentes de país para país. As dos agricultores franceses, de longe os mais beneficiados pela PAC, são diferentes das dos agricultores portugueses. Depois há razões comuns, como a burocracia.
A carga tributaria ok, mas na parte das regras de proteção ambiental eu ri, e ri muito. os gigantes da produção brasileira vivem com regras mais rígidas, proteção de mananciais, distancia mínima de nascentes, enquanto europeus cultivam em áreas de mangues, e eliminam florestas nativas, mas curiosamente preocupam com a Amazônia. obs: florestas de reflorestamento que vão ser derrubadas não devem contar como florestas, pois não tem diversidade de vegetação, sendo cultivo predominante de 1 tipo, que será derrubado para venda.
O grande problema do agro brasileiro no que tange a concorrência é o fato da grande parte da agricultura ser composta por trabalho escravo, e a parte que não tem é subsidiada pelo governo de forma mais agressiva que a europeia, o agronegócio brasileiro é a maior estatal do Brasil.
Ultra direita. Extrema esquerda... São excelentes em usar esses termos para algo que é praticamente inexistente. A esquerda que é muito mais forte e extremista em todo o globo não leva os mesmos adjetivos, mais um canal enviesado.
Engraçado, todos fazem essa comparação das regras ambientais, dizendo que lá é mais rígido que aqui, mas não citam que regras são essas, ou seja, quais são as diferenças que existem, gostaria de saber quais são essas diferenças, o que tem lá de mais rígido que aqui!
Para mim essa acordo entre Mercosul e União Européia poderia ser o suficiente par o distanciamento do Brasil dos BRICS +, principalmente após a entrada de novos membros.
O fato que agricultura europeia de clima tempera terras estao incorporada a de ano 400 anos a 1800 sai terrar que muito usada o que exige muito gastos com fertilizantes
Relaxem, seguindo nessa total e globalizada irresponsabilidade sobre as mudanças climáticas, muito brevemente, muito brevemente mesmo, será impossível produzir quaisquer alimentos no planeta inteiro.
É inegável a riqueza econômica de EUA e Europa! Mas percebo que a economia americana valoriza livre iniciativa e custos baixos como energia barata como motor da economia, já os europeus parecem querer manter sua pujança com narrativas seguidas de imposições e mercado especulativo. Isto não se sustenta e um dos resultados são o atual alto custo energético.
França é a prova de que a reforma agraria é péssima para o país, e isso deveria ser aprendido pelo povo Brasileiro, e não precisaria atravessar o oceano para ver isto, nosso vizinho, Venezuela, fez a reforma agraria retirando terra de grandes produtores para dar a pequenos, que não conseguem produzir o suficiente para se manter economicamente, levando o pais a uma crise alimentar. Os pequenos produtores deixam de produzir para procurar empregos formais, as terras tornam-se inúteis, e o povo sofre.
É uma consequência da incapacidade de agricultores se adequarem aos tempos modernos. Subsídios são uma fórmula errada e do passado, o consumidor paga 2 vezes pela mesma comida, uma no caixa do supermercado, outra nos impostos. Não conheço um único agricultor que não viva de subsídios, aqui, ou na Europa.
O problema desses acordos são as diferenças na lei de produção de cada país. Estão corretos. Ele funcionária se os países tivessem leis parecidas. Ex: como competir com a China na manufatura se as leis trabalhistas lá são fracas? Se apenas os salários fosses diferentes tudo bem mas o problema são as leis locais de cada país.
Aqui no Brasil, temos a Embrapa que revolucionou a agricultura. Passamos de importador ao maior exportador de alimentos. Boa parte desse movimento se deu pela pesquisa agropecuária e aumento de produtividade.
Uma estatal que gasta em pesquisa 3 bilhões por ano, não estou criticando, só lembrando que a estatal do Agro negócio ninguém toca.
@@0102MOA O agronegócio passou da insignificância econômica para um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Logo, o governo deveria investir isso em pesquisa em outras áreas também. Investir em pesquisa dá resultados.
A EMBRAPA, desde sua criação, trouxe centenas de bilhões de dólares para o Brasil, graças a redução das importações e ao aumento exponencial das exportações.
@@heliohanada804 Hélio eu não discordo, MAS as vezes me espanta o marketing em torno do Agro, por exemplo você sabia que o PIB do Agro equivale a 13,2% (segundo o IPEA) e o turismo equivale a 8%. Aí eu te pergunto: quem tem uma bancada que praticamente define os rumos da economia brasileira? De novo não estou desmerecendo o Agro, apenas a falta de informação e o marketing que coloca o agricultor (que produz comida para mesa brasileira) e as mega corporações (que são donos de gigantescas extensões de terra e cultivam comodities para exportação), todas no mesmo guarda-chuva do Agro, embora não disponham dos mesmos benefícios de investimento, nem tenham a mesma representatividade. O Agro é POP foi uma campanha milionaria para que mega corporações fossem vistas como produtores de comida para o dia a dia do brasileiro, mas não é exatamente assim.
@@0102MOA Quem tem dinheiro tem poder de influenciar. Inegavelmente, o agro dá um bom suporte na economia atual, pois é um grande exportador e vivemos uma tranquildade do ponto de vista cambial por causa dessa atividade econômica. Isso é capitalismo, quem tem dinheiro tem poder.
As regras brasileiras não são simplesmente "menos rigororas", são feitas pra nossas condições e realidade. Não faz sentido mudar elas para que eles possam concorrer melhor. Brasil tem mais terra, mais sol, água e agronegócio bastante desenvolvido. Atribuir nossa competividade somente à "falta de regulação ambiental" é também menosprezar o desenvolvimento aqui. Isso não exclui melhorar regulamentos ambientais aqui, só quero dizer que não devemos fazer por causa de uma pressão de um bloco econômico no exterior.
Quem dera se fosse esse mundo lindo aí que vc descreve a questão do agronegócio do Brasil. A Europa já exterminou sua população local, vegetação e até o ecossistema deles pelas mesmas políticas "menos rigorosas". A gente é país novo de ricos coronealistas que estão indo pro mesmo caminho, apenas atrás de lucros, enquanto a própria população morre em chuvas e tem mais que a metade do total da população com insegurança alimentar. Esse argumento seu tá no mesmo escopo do "a terra é plana".
@@HenriqueSi-rb8otse a população tem fome e você quer dificultar o cultivo, mais gente vai morrer de fome.
@@HenriqueSi-rb8ot Fala para um Europeu que ele não pode usar 80% da fazenda dele como são obrigados os produtores brasileiros da região amazônica, o agro negocio brasileiro é infinitamente mais cuidadoso com os produtores Brasileiros, nao existe a menor possibilidade do europeu disputar com o nosso agronegocio, por causa do calor, em alguns lugares do brasil tem até 3 safras, na europa uma apenas, etc.... quer opinar estude mais..... não existe a menor comparação do brasil com a Europa
As regras são menos rigorosas porque a bancada do agro é responsável por elas
Qual as fontes da sua postagem @@HenriqueSi-rb8ot ?
Livre mercado só quando o mercado deles é beneficiado 😂
Só crianças deveriam acreditar em livre mercado, pura fábula!
Ué.. . é só ir na feira livre do seu bairro que verá um livre mercado
Só quem defende acreditar em livre mercado é quem quer dominar o mercado. Na prática, quem ta no tomo morre de medo de concorrência
@@UhesleiFagundesA feira livre não é livre. Você precisa pagar para colocar uma barraca lá. E tem limites de vendedores.
Então você tem uma barreira a entrada e um limite de vendedores, quase um oligopólio.
Ai dos consumidores se não tivesse livre mercado. Os comerciantes e produtores que lutem.
A Europa já lucra com o Agro brasileiro: são praticamente os únicos fornecedores de insumos. Injusto é querer que a gente pague duas vezes: Uma pra produzir e outra pra vender. Dizer que o nosso agro lucra mais porque não é “ecológico” é desmerecer todo o trabalho da Emprapa que conseguiu transformar o nosso país num dos mais produtivos do planeta.
Europeu so quer lucrar e nunca pagar.
E uma parcela muito pequena dos Agricultores do Agro negócio brasileiro que não cumprem as regras ambientais e que ajudaram a demonizar o agro brasileiro na Europa, 99,9 % do Agro brasileiro só trás benefício para o nosso País. Esses que querem passar por cima das regras ambientais tem que serem punidos com rigor da lei , são eles que estão prejudicando o Agro Negócio Brasileiro na Europa.
@@neideotoni8196o agro não traz benefício algum
Capinar ninguém quer né.. 1milhão é o valor de uma colheitadeira.
Agricultura europeia que planta até a beira dos rios não pode falar nada do Brasil em que deve-se preservar uma faixa proporcional à largura do rio. Fora as áreas de preservação dependendo da região: no sul 20%, na Amazônia chega a 80%. Na Europa tem isso?
O Europeu reparando que os preços praticados por eles é insustentável até mesmo dentro da Europa...
Nada disso!!! As regras são estreitas sem agrotoxico e com muitas exigências e muita papelada e burocracia
@@stellav.m.tu sabo muito
Muitos dos gêneros alimentícios dentro de um supermercado europeus como frutas e verduras, vem de países como Marrocos, Equador, Argentina, Brasil e demais países que possuem esta "vocação" em exportar esse gênero de alimentos.
Eu acho que é uma questão complexa, o povo tem muita opinião, mas a verdade é que não vejo razão absoluta em nenhum lado. Se levarmos em conta a diversidade produtiva dos franceses é difícil mesmo competir com algumas de nossa monoculturas, quer dizer precisaria de toda a França plantada de soja só pra competir com a nossa soja, eles estão errados em se proteger disso? O Brasil é um dos maiores usuários de agrotóxicos do mundo, eles estão errados em se proteger disso? Agora uma coisa é colocar regras, exigir procedência, outra é dizer não pode negociar conosco, nem com o nossos vizinhos!
E só é possível manter o preço atual com incentivos do governo 😉. Eles podem dar incentivo e nós não.
Os agricultures europeus recebem de ajuda mais que o PIB agrícola do Brasil.
Fora que com o acordo o Brasil só perderia uma vez que nós teríamos que comprar produtos industrializados da Europa e vender produtos primários com baixo valor.
E sem pesticida
Então era nós que devíamos estar nos manifestando. Não mexa com o Agro, ele é POP.
Até os agricultores europeus são nutela kkkk
perfeito. serio gostei mesmo! E usando sua uma frase de alguem que postou aqui nos comentarios
( Livre mercado só quando o mercado deles é beneficiado 😂 ) mas perfeito ainda @@0102MOA
Quando um jornal, chama um grupo conservador de "ultra direita populista" qualquer indivíduo com um mínimo de coerência, entende que esse jornal não é imparcial e tenho seu lado, muito bem definido!
Acho que o Brasil deveria estar preocupado com qualificar nossa produção, mais de 50% da nossa produções é soja e se colocar o milho e outras culturas usadas para alimentar gado, passa dos 75%, enqunto isso a comida e principalmente a comida de qualidade esta desaparecendo das nossas lavouras. Nao estou contra ou criticando o acordo, apenas acho que esta esta longe de ser nosso naior problema.
Extrema direita, extrema direita. Ódio como meio político. Caos para sustentar o poder. Ignorância que mantém a propaganda.
unhé unhé , muito ódio, unhé unhé, tem que amar todo mundo unhé unhé
@@Aulossboa
Tomara que a Extrema Direita domine a Europa, pois a implosão será incrível! Brics manda lembranças
Quanta gente cai nesse discurso de "extrema" direita. Os caras usam esse adjetivo para colar a ideia de ódio, sem dizer que a "extrema" esquerda também largou milhões de corpos por aí. Nem usam esse termo "extrema esquerda" como se fosse algo inexistente.
O que se quer aí com os protestos é defender sua posição de vida dentro do próprio país... mesma coisa da greve dos caminhoneiros no BR... não tem nada a ver com "extrema" qualquer coisa.
Quando não se tem argumento, tudo é "extrema direita". Otário detected! 😂😂😂😂😂
Os agricultores não querem pagar as contas dos políticos incompetentes, fato é fato, narrativas são o que muitas grandes mídias fazem 😉
Aonde está o fato, só ouvi sua opinião. Não gosto das grandes, mas isso não qualifica sua opinião como "fato".
@@0102MOA É verdade, bem observado , é importante ter fato. Incompetência de um governo reflete em situações internas de seus respectivos países. Veja a situação da Alemanha, fez gasoduto com um único fornecedor e poderia ter feito pelo menos com dois e até desenvolver um terceiro, criou uma dependência. Nenhum comprador fica com um único fornecedor, isto é burrice, isto é incompetência ou não ? Desliga a sua usina nuclear e compra da França que é feita com a mesma fonte nuclear, isto é inteligência? Provocar o desemprego interno e dar emprego para outro país ? E usar carvão que é altamente poluente é uma ideia "ecologicamente correta" ? Desculpe-me por não ser bajulador. Cordialmente
E acrescento que os europeus deveriam ter o mesmo código que rege a agricultura brasileira, preservar mata nativa e etcetera. Em viagem à Alemanha (que país encantador) vi que eles aproveitam cada metro quadrado. Cordialmente
@@luizcarloscaliojunior1235 Querendo ou não, nossa situação é diferente da Europa, eles não tem floresta tropical úmida, nossa floresta trás benefícios e sacrifícios, regula o clima como nenhuma outra, mas é muito delicada, tem um ecossistema complexo, ao mesmo tempo que precisa de muita água, distribui muita água, na eventualidade de perda entre 20_25% (cinentista divergem) de sua superfície, pode entrar em colapso e perder a capacidade regenerativa, não desaparece, mas não cumpre mais a função primordial, em outras palavras: super complicado, estima-se que esteja degradada entre 18 e 19% hoje.
@@luizcarloscaliojunior1235 Concordo!
O título de maior exportador de alimentos não é bom para o Brasileiro. Isso só aumenta o preço dos alimentos para o Brasileiro.
amigo quanto menos o brasil produzir mais caro sera os alimentos, quando voce leva o garfo o seu arroz quentinho voce esta concorrendo com o mundo inteiro, produtor não vai vender aqui dentro do brasil porque voce quer que seja assim ele vai vender pelo melhor preço que for possível, então o brasil precisa produzir cada vez mais alimentos para que não so os brasileiros tenham alimentos mais baratos e sim o mundo todo, se quebrar uma safra aqui todo o planeta vai pagar mais caro pela soja, milho etc............ a diferença é que países desenvolvidos que tem sua população rica não fara diferença um ou outro alimento mais caros, eles sofrem menos com a inflação doque nos, oque torna tudo no brasil mais caro é o tamanho gigantesco do estado e seus políticos
Já parou p pensar que talvez é o contrário. É os gringos endinheirado comprando comida que financia a produção Br.
Eu moro em um estado que carnê bovina é muito barata devido a alta quantidade de animais, minha mãe em outro estado em um município que tem poucos bovinos e é muito caro comer carne bovina.
Brasileiros tem sorte de os gringos vir aqui e pagar caro na comida assim financiando a produção. Do contrário faltaria comida até p nós
China, EUA e Índia produzem mais que o Brasil em alimentos.
Qual a lógica disso?
@@danielsp7514 Se exportar em grande escala e ficar somente uma parte no Brasil, isso faz com que até distribuir em todos os estados e municípios a quantidade não seja suficiente para a maior oferta e sim a maior procura o que faz o preço subir.
>>> O BRASIL PODERIA FICAR UNS SEIS MESES SEM ENVIAR UM PRODUTO AGRÍCOLA SEQUER PARA EUROPA, SÓ PRA TESTAR QUANTO TEMPO ELA AGUENTA SEM PRODUTOS DO EXTERIOR. DEPOIS O BRASIL PODE ENTRAR COM PROPOSTAS MAIS JUSTAS PARA AMBOS OS LADOS.
Brasil não tem pika pra isso meu caro.
Quanta burrice !!!
Aguenta muito tempo
O Brasil não é a ultima bolacha do pacote não, tolinho.
@@RachelBelanske Seria um golpe duro para eles, sim. A Europa é a segunda maior compradora de produtos agrícolas brasileiros, atrás apenas da China. Por exemplo, onde você acha que é plantado grande parte do "café alemão" ou do cacau do chocolate suíço? Brasil está no top 5 mundial de 34 commodities agrícolas.
Cada ideia!
O Brasil abriu o mercado de leite para os argentinos e uruguaios e a maior parte dos nossos pecuaristas não conseguem competir. Os que se adaptarem vão sobreviver,já os outros vão falir.
A europa parece passar pelo mesmo problema,boa sorte a todos.
Isso foi Bom pois o preço do leite estava absurdo, apesar de ser um grande produtor de leite e tem um grande rebanho leiteiro, o Brasil ainda não conseguiu abastecer o mercado interno, pois apesar de ter um grande rebanho esse leite geralmente é a pasto oque faz com que a vaca produza pouco leite
O preço pago aos produtores de leite no Brasil é um insulto, em minas gerais por exemplo,
recebem pouco mais de um real no litro de leite que os consumidores pagam mais de 6 reais, o resto fica por conta dos atravessadores e dos impostos absurdos pagos em mais de um momento na cadeia produtiva..
@@marcelocorsini1659 para de falar oque você não sabe , todo produtor de leite que reclama está chorando de barriga cheia, e não é desvalorizando o trabalho dele pq minha família produz leite e é da lucro sim ,o leite está custando 2 reais o litro ,se não está ganhando é pq não está sabendo trabalhar.
@@marcelocorsini1659a caixinha do leite está custando entre 3,75 a 5,50 a depender da marca...
@@bisco8iu649 os preços variam de acordo com a região, a sua realidade não necessariamente representa a realidade dos outros produtores..
"Dividir o fardo de maneira mais justa". Engraçado que quando é para distribuir os problemas eles são igualitários, mas qnd se trata de benefícios e vantagens, [mesmo que isso cause pobrezas em paises subdesenvolvidos] ai a coisa já é outra.
É fácil falar em preservar o meio ambiente quando é no quintal do vizinho. Fazer a tarefa em casa é outra coisa. Bem-vindos à realidade países europeus! Agora sim, quero ver todos os países encarando suas realidades e fazendo acontecer no seu próprio quintal. Todos nós temos responsabilidade por cuidar do meio ambiente, não é só o Brasil, como parecia ser até uns dias atrás.
agora não existe mais problemas ambientais no brasil...não existe mais queimadas na Amazônia...desmatamento desapareceu...foi só entrar o " governo do amor" que os problemas acabaram.
Cade o livre mercado?
Livre pra quem?
Livre mercado é para país pobre e em desenvolvimento, para eles e os norte-americanos é protecionismo e intervencionismo escancarado.
Livre mercado é igual neoliberalismo, é muito bom pros outros.
Livre mercado ó nós aí! 😂
Livre mercado só existe no alto dos morros, onde o estado não chega
*Direita* : regulamenta, incentiva, desburocratização , livre comércio, mais competitividade, diversificação e melhor preço
*Esquerda* : Não regulamenta, desmotiva, burocrático, socialista, menos diversificação, preços altos.
O problema pelo visto é outro
O conteúdo é bom! Porem foi direcionado para outra mensagem no vídeo. Não conseguir deixar de notar: Por que não existe mais Direita. Apenas Ultra ou Estrema. Será mesmo que não existe mais pessoas que simpatizam com o conservadorismo e ao mesmo tempo o social? Particularmente acredito que no ocidente é composto de pessoas com ideias bem mais a Esquerda, outras bem mais a direita e boa parte localizando próximo do centro, hora mais inclinado a esquerda hora a direita. (o curioso que em muitos locais são exatamente esses que decidem as eleições, seja para um lado ou outro). Mas aparentemente quem estiver mesmo que temporariamente mais a Direita é considerado ultra ou estremo. Me parece que alguém que escolhe casar e ter filhos mesmo que tenha ideias sociais vai ser rotulado de estrema direita. Até que ponto isso vai esse rótulo alheio vai somar? Apenas refletindo!
Exatamente. Sem falar que ela mencionou "direita populista" . Seria a esquerda se disfarçando de direita ou um termo para atrair direitistas para esquerda?
É só entrar dentro de um supermercado na Europa. E tu verá que vários produtos, principalmente, frutas e verduras não são plantados e vendidos para as redes varejistas não vem de países europeus. Eles são provenientes de países como Marrocos, Equador, Argentina, Brasil. Os agricultores da Espanha entraram dentro de um supermercado, pegaram frutas, verduras e hortaliças que tinham outro país nas etiquetas e esmagaram com seus tratores em protestos a competição injusta que a União Europeia está fazendo com os agricultores, que estão baixando sua margem de lucro.
Que quebrem todos. Se são ineficientes é esse o resultado. Brasil sustentou com dinheiro público ls produtores de café e quando veio a crise de 29 todos pagaram o preço.
Livre mercado?
@@iagoramos533 São os efeitos de uma política agrícola que está devastado o mercado interno dos países europeus, e também a classe dos agricultores que está empobrecendo.
Como uma moeda que é desvalorizada menos como o Euro, ou seja, vale mais, irá conseguir competir c0m um país que adora desvalorizar a própria moeda em níveis de dar dor de barriga como o nosso país?
Não tem como.
O nosso produto chega muito mais barato para eles lá na Europa. Os exportadores ganham rios de dinheiro, pois vendem em moeda forte e a população do Brasil fica cada vez mais pobre, pois não recebe em moeda forte como dólar ou Euro, recebe em real.
A população do Brasil é empobrecida propositalmente para que os exportadores que mandam neste país ganhem muito dinheiro e o brasileiro que recebe em real desvalorizado terá que consumir os produtos internos na cotação de dólar, pois as commodities são cotadas em dólar, ou seja, nos consumimos aqui dentro do Brasil as coisas c0m preço de dólar, mas recebemos em real. A população está ficando cada vez mais pobre para que exportadores fiquem cada vez mais ricos.
É assim que funciona.
graças aos governos verdes / socialistas da Europa.@@pedrocavalcante5822
Com as mudanças climáticas, vai faltar comida no mundo. É importante que cada país desenvolva tecnologias para que a queda na produção seja a menor possível. E o europeu tem que sofrer um pouquinho porque eles têm a responsabilidade por boa parte das emissões de dióxido de carbono que nos colocaram neste precipício.
kkkkkkk. ue@@welsbachgui
Se isso for verdade, deveríamos estar qualificando nossa.comida, não gastando 50% do plantio nacional com soja. Tem que olhar o umbigo, antes de criticar os outros. Nossa monocultura é terra fértil para os problemas climáticos é só ter uma seca em uma monocultura altamente dependente de água e perdemos tudo. Já estão usando o aquífero guarani na irrigação, detalhe o aquífero é finito, não são águas de infiltração. Olha o tamanho do NOSSO problema.
O Apocalipse climático. Tá aí uma coisa que eu não entendo. Um exemplo bem básico: a maior enchente em Sao Paulo desde 1977. Ué! Se algo assim já aconteceu antes, porque esse alarme todo agora? Não, não sou negacionista. Só quero entender porque eventos extremos que já ocorreram antes são usados agora como justificativas para o Apocalipse climático. Não é estranho isso?
@@avnereriksen Meu amigo já que não entende eu vou explicar: os desastres climáticos são calculados em anos, décadas e séculos. Com as mudanças climáticas as tragédias se tornam: ano sim, outro também. Esse ano tivemos "El ninho", que trás muita chuva, ano que vem teremos "Lá ninha" que trás muita seca, esses fenômenos deveriam estar separados por décadas, mas não se assuste se tivermos el ninho em 2025. Essa é uma visse global, localmente é muito pior, RS teve um aumento de eventos climáticos extremos de mais de 1000% na última década, oque antes levava 5_6 anos para acontecer agora pode acontecer até 2_3 vezes por ano e o pior nessa velocidade estaremos vivendo em constante crise, imagina perder safra ano sim, outro também, não tem produtor, nem governo (que subsidia o seguro safra), que aguente. Entendeu agora!
@@0102MOAAcredito que quem esta salvando o agro seja o Centro-Oeste, já que possui uma predisposição menor a desastres ambientais. Tirando o calor!!
Os custos de produção são mais baratos em alguns países...Porquê? Mão de obra mais barata ou trabalho escravo 🤔,pensem, um país paga a cada trabalhador 1500€ o outro paga 700€,mas o custo da produção é praticamente igual...daqui a 500 anos estamos a falar do mesmo problema 🫢🫣
O que ainda as hortinhas da França e outros países da União Europeia odecerem a política ambiental mais "rigorosa" se a matriz energética desses países em sua maioria são podres e poluídoras? E que impacto essa política ambiental que eles adotam teriam para o mundo já a área agropecuária da região é pequena e insignificante perto da explorada no mundo???
Duvido que na Europa tenha algo chamado reserva ambiental, a nossa é extremamente protecionista em relação ao meio ambiente, falta fiscalização, mas é injusto dizer que tem menos regras. O que torna barato os produtos é a mão de obra
Bora Brazilian
Es lo que no quieren los partidos de oposición en Colombia.
.
Desarrollar el campo con los campesinos que necesitan tierras despojafas por la AUC y Paramilitarismo! Peores que la misma guerrillas.?
A Holanda (Países Baixos) e de longe o maior exportador agrícola da Europa, e o segundo do mundo. Com a revolta dos agricultores o governo está tentando comprar um número considerável de fazendas, ou seja estatizar parte da agricultura ao invés de tentar negociar
Como a abundância do petróleo irá acabar e as indústrias irão diminuir justamente pela falta desta abundância de energia barata e c0m isso o desemprego aumentar e a arrecadação de impostos diminuir e desta forma a dívida pública inflacionar as moedas também por este motivo, a população ficará muito pobre, o desemprego será a norma, a subsistência será para a maioria das pessoas e o que irá vender será o básico, (alimentação), e c0m todo este caos social, econômico, monetário, energético e alimentar haverá uma diminuição de (pessoas respirando) e consumindo alimentos, também haverá menos pessoas se casando e tendo filhos e para que o único setor que ainda ficará em melhores condições, (o setor dos alimentos), permaneça lucrativo (eles) querem ficar c0m este setor. E para manter os preços altos devido a população começar a decair em quantidade, (eles) precisam causar escassez de alimentos planejada, por isso a situação na Holanda por exemplo.
O impedimento da produção de proteína animal, (carne), pelas pessoas em suas casas já é restringida em muitos países em localidades urbanas e será muito mais em muitos países, pois se vc produzir sua alimentação, como o papai (Es, -tad0), que sempre quer o seu bem, irá pegar o seu dinheiro através do (r0u, -b0) de impostos?
Sorria : ) Vc é um (es, -_cravo).
Obrigado DW, melhor jornal!
Excelente matéria!
Parabéns ao povo europeu lutando pelo o que é seu, ou alguém acreditava q eles aceitariam essa inflação calados??
primeira vez que vejo alguém aplaudir algo que é ruim para nós, meu pai amado.
@@ronaldojunb se a gente lutasse pelos nossos direitos como os franceses fazem, não necessitariamos de esmolas da UE
exato, não vamos esperar por benevolências dos " donos do mundo". eles estão lutando pelo que é melhor para eles. cada povo lute pelos seus direitos.@@mateusdavo
As medidas político-culturais adotadas na Europa nas últimas décadas deixam claro que a igualdade no mundo está sendo alcançada.
Não porque os demais países subdesenvolvidos estão evoluindo
Mas porque os países europeus estão decaído moral, econômica, política e, principalmente, culturalmente.
Ser chamado de Europeu se transformou em ofensa, por se referir à fraqueza identificada no comportamento do homem europeu desta geração
Algo que mudou na política e cultura europeia das ultimas decadas, aparentemente deu MUITO errado.
O Agro brasileiro está sem apoio algum. Hoje a produção por melhor que seja não está cobrindo o custo.
Ótimo conteúdo ✌ Em resumo isso se chama protecionismo e eles estão mais que certo em proteger sua fonte de renda,assim como nós também fazemos com nossos produtos agrícolas.Entretanto,esse assunto de proteção ambiental e do mundo,uma hora ia dar confusão,pois,sempre um tem que sair perdendo e foram os agricultores europeus com suas políticas ambientais.
Enquanto o Agro europeu chora sua ruína, o Agro brasileiro nada de braçadas 😂😂😂
Sensacional pena que aqui no Br o conceito de protesto foi deturpado nunca essa pocilga vai mudar pq toda vez que alguém sair a rua pode ser considerado "tentativa de golpe" msm que não seja essa a pauta
A solução é que eles parem de produzir e comprem seus alimentos mais baratos de quem tem para oferecer.
"Povo do campo",burguês que diz odiar Estado quer mais Estado na sua vida financeira que novidade...
Burguês: Pessoas que não aceita políticos cagar na sua cabeça!
Claro que a mão de obra é mais barata.
Uma vez que €1,00 custa R$5,35 ,na cotação atual.
Não é só a mão de obra, fazemos monocultura al5amente aditivada e eztens9 c9ntrole de pragas, wm outras palavras ninguém supera nossa ração humana.
Adorei essas doc-series. QRO ver de outras cidades
Perfeito o vídeo, sem viés político como os prepotentes arrogantes apontam. Apenas o fato que está acontecendo. Os políticos, estes sim sempre oportunistas, extrema direita, lógico, buscando votos. E quem se sente desfavorecido, aceita qualquer apoio, até mesmo de nazistas. Esqueceram da História da Europa.
É difícil competir principalmente com as regras na Europa que tem tanta influência dos ambientalistas nos governos e no bloco.
A realidade sempre bate a porta, de alguma forma ou de outra.
Agronegócio é insustentável. Tende ao colapso, independente das variáveis externas.
O que você sugere? Pois precisamos de alimentos
@@jonasangelmusic8953 Sugiro Agrofloresta. Vai lá no canal do CEPEAS ( @cepeas2219 ) que tem vários vídeos explicando.
Falou em extrema direita desconfie. A maxima da extrema esquerda é. Acuse-os daquilo que você faz
A Europa...principalmente a França...quer que o Governo venha a vetar a entrada do Agronegócio estrangeiro. Em contrapartida...eles querem que o Governo exporte os produtos deles. Muito conveniente pra eles né. Pega fogo cabaré!!!
Avante, Agricultores!
Nós não podemos baixar a cabeça pra os europeus chegar disso 😢
O Agro brasileiro tem que seguir o exemplo....parar tudo contra esse Governo perverso.
Eu só quero que a Europa se lasque
Parabéns aos nobres agricultores franceses e europeus em geral. Ótimo que esse acordo UE e MS não aconteça. Pelo bem das florestas brasileiras e amazônicas em geral.
Exato! O facto de o acordo não exigir o mesmo cuidado ambiental nos países do Mercosul revela que a Europa iria usufruir de produtos cuja cultivação iria degradar os solos e clima da América do Sul…. Embora houvesse muito lucro para o Mercosul, parte dele no futuro seria destinado a pagar os prejuízos ambientais causados pela exportação dos produtos. Ou seja, este acordo é pensando apenas a curto prazo, e mais uma vez só beneficia a Europa (duplamente, porque a Europa não precisaria gastar dinheiro no futuro para regenerar os solos… que hoje são já tidos em conta ao usar-se menos agrotóxicos).
E o lucro iria para meia dúzia de canalhas escravocrata
Tomara que não saia o acordo
Torço pela Europa.
EXCELENTE OBSERVAÇÃO...
So quem perde é a natureza!!
Excelente vídeo! Com conteúdo. O primeiro que comento de vcs. Gosto da DW, minha crítica vai à coluna daquele Alexander Busch. Totalmente alienado de realidade Brasileira com uma opinião de senso comum
A nossa regra ambiental aqui no Brasil é bem rigorosa ,vai de 20 % a 80% de reserva florestal, fora as outras coisas
Adorei a trilha sonora, acentua a tensão que o conteúdo do vídeo catalisa. Excelente produção, parabéns.
Vejo com bastante preocupação essas manifestações. Todas revoluções importantes na História se originaram ou da fome ou da classe agrícola. Acredito que aos poucos a Comunidade Europeia se desmembrará para facilitar o livre comércio de interesses muito específicos. Cada País tem ou supersafras ou quebras que dificultam a manutenção da estabilidade política individual de cada membro.
Falar "subZídio" é um "abZurdo". Depois de consoante, o S tem som de S, mesmo, não de Z.
Temos que conversar e dar um jeito nisso.
O agro brasileiro que exporta é grande e bem estruturado, deveria responder as mesmas exigencias europeias de cuidados com o meio ambiente. Produção familiar precisa de proteção, gigantes de cada setor deveriam fazer parte da solução global. As mudanças climáticas afetam todo mundo.
É o que vai acontecer no Brasil futuramente, os pequenos produtores não terão condições de se manter ...
A forma mais justa é que eles assumam a conta de um problema que eles mesmo geraram.
O mesmo prejuízo que eles teriam com os produtos agrícolas do Mercosul entrando no mercado europeu, a nossa indústria teria com os produtos industrializados deles entrando no mercado sul-americano.
Se vice acha isso, deveria estar do lado deles, contra o acordo, não acha?
mas é exatamente isso, não sou a favor. @@0102MOA
Exatamente. Não sou.@@0102MOA
Trocar bananas por produtos industriais é o caminho do poço para o Brasil.
🤔 o "OGRO negócio" vende mais caro os produtos brasileiros para fora, aumentam o que resta para nós, brasileiros e brasileiras com valores astronômicos.🧐🇧🇷
Livre mercado: somente quando interessante aos europeus.
Nenhuma novidade.
Ao o invés de usarem os 50 bi pro Agro, deram pro buraco negro da Ucrânia.kkkkk
Dizer que a gente não cumpre as exigencias climáticas é loucura kkkk O Brasil é quem mais se compromete com os acordos de diminuição de emissão, diferente deles que lutam sempre para amenisar as metas de emissão Europeia.
Europe has fallen
O correto seria o Mercosul também adotar medidas de redução de emissão e de uso de agrotóxicos, isso beneficiaria a todos!!
O mais engraçado é que sempre é a "extrema-direita", mas a "extrema-esquerda" não existe, é no máximo esquerda socialista😅a primeira
A coisa tá feia na Europa. Querem mantem os preços baratos e acessíveis atraveés das vendas em supermercados e grandes superfícies, mas subvalorizam a produção no bloco.
O Brasil, em contra partida, precisa rever os meios de distribuição de alimentos. Um país que produz TANTO e com TANTA gente passando fome. É simplesmente ridículo!
Se a meta é fazer dinheiro, tá certo em exportar e vender a quem paga mais. Mas se a regra é desenvolver-se como país, é preciso ter uma atenção interna melhor.
Acredita que carro ficaria mais barato, o polo produzido no Brasil custando 90 mil
Tanto que a Holanda é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo principalmente por ter um mercado cativo, mas se comparar em quantidade, perdem feio, e justamente por terem subsídios e garantia de demanda!
Não faz sentido a Europa assinar esse tratado com o Mercosul, seria um tiro no pé. Para quem é mais velho como eu se lembra que situação semelhante aconteceu com o Brasil nos anos 90, a ALCA: um tratado de livre comércio entre EUA e América Latina. Felizmente o Brasil e demais países latino-americanos rejeitaram a ALCA, produtos americanos entrando aqui para competir com os nossos seria o nosso fim e a Europa deve fazer o mesmo com o Mercosul.
Aqui no Brasil, somos cobrados por eficiência, sem subsídios! Vcs tb aí na Europa tem de se adequar.
Parabéns pela explicação um resumo muito didático bem detalhado.o problema ou solução vai ser um cavalo de já que pró está sendo em todo mundo está preocupada com o Brasil melhor olha em volta
O Brasil é bem rígidos quanto as regras na agricultura.
Se não querem, deixa como está. Vamos ver até onde aguentam.
De repente, esse acordo UE/Mercosul, poderá ser uma enorme fria para o Brasil. Pode ser um tremendo desastre econômico. O Brasil só tem para negociar sua agricultura q já emprega pouca gente e em troca teria q abrir tudo. Comércio, indústria, serviços e até licitações públicas. Para quê uma VW iria investi bilhões no Brasil, se ela pode apenas aumentar sua produção na europa e exportar carros para o Brasil. Qualquer empresinha europeia bastará abrir uma salinha no Brasil, ganhar uma concorrência e trazer tudo da europa
Perderam a soberania monetária. Assim, não podem desvalorizar a moeda. Caminho do euro é o colapso
As razões são diferentes de país para país. As dos agricultores franceses, de longe os mais beneficiados pela PAC, são diferentes das dos agricultores portugueses. Depois há razões comuns, como a burocracia.
A carga tributaria ok, mas na parte das regras de proteção ambiental eu ri, e ri muito. os gigantes da produção brasileira vivem com regras mais rígidas, proteção de mananciais, distancia mínima de nascentes, enquanto europeus cultivam em áreas de mangues, e eliminam florestas nativas, mas curiosamente preocupam com a Amazônia.
obs: florestas de reflorestamento que vão ser derrubadas não devem contar como florestas, pois não tem diversidade de vegetação, sendo cultivo predominante de 1 tipo, que será derrubado para venda.
O grande problema do agro brasileiro no que tange a concorrência é o fato da grande parte da agricultura ser composta por trabalho escravo, e a parte que não tem é subsidiada pelo governo de forma mais agressiva que a europeia, o agronegócio brasileiro é a maior estatal do Brasil.
Nossos custos são muito ameaçadores para eles.
Na europa a culpa sempre é do outro 😂
otimo video parabens
Faça como Brasil, dê dinheiro público para milionário do agro que tem acordo com politico. Todos ficam bem calmos aqui.
Tomara que esse acordo não passe
Ultra direita. Extrema esquerda... São excelentes em usar esses termos para algo que é praticamente inexistente. A esquerda que é muito mais forte e extremista em todo o globo não leva os mesmos adjetivos, mais um canal enviesado.
Isso daqui é tão enviesado quanto o canal oficial alemão aqui no youtube. kkkkkk 😅
Engraçado, todos fazem essa comparação das regras ambientais, dizendo que lá é mais rígido que aqui, mas não citam que regras são essas, ou seja, quais são as diferenças que existem, gostaria de saber quais são essas diferenças, o que tem lá de mais rígido que aqui!
Mesmo problema mundo afora e não parece ter escapatória para o clima e o meio ambiente.
Para mim essa acordo entre Mercosul e União Européia poderia ser o suficiente par o distanciamento do Brasil dos BRICS +, principalmente após a entrada de novos membros.
O fato que agricultura europeia de clima tempera terras estao incorporada a de ano 400 anos a 1800 sai terrar que muito usada o que exige muito gastos com fertilizantes
Eu achei que a informação estava correta!
Relaxem, seguindo nessa total e globalizada irresponsabilidade sobre as mudanças climáticas, muito brevemente, muito brevemente mesmo, será impossível produzir quaisquer alimentos no planeta inteiro.
O BRASIL, PUXA ESSA FILA
Profeta do apocalipse, daqui 20 anos
Volto aqui e te cobro.
@@icaropedrosodeoliveira3004 Admiro seu romântico otimismo, porém, contra fatos, não existam argumentos.
Ou a gente muda ou a gente colapsa. A quebra de braço entre o que é necessário e o que se quer condena a todos.
Aqui no Brasil o governo apoia o ecoterrorismo ambiental contra o competente agronegócio brasileiro
É inegável a riqueza econômica de EUA e Europa! Mas percebo que a economia americana valoriza livre iniciativa e custos baixos como energia barata como motor da economia, já os europeus parecem querer manter sua pujança com narrativas seguidas de imposições e mercado especulativo. Isto não se sustenta e um dos resultados são o atual alto custo energético.
Com isso, forçam os preços para baixo
França é a prova de que a reforma agraria é péssima para o país, e isso deveria ser aprendido pelo povo Brasileiro, e não precisaria atravessar o oceano para ver isto, nosso vizinho, Venezuela, fez a reforma agraria retirando terra de grandes produtores para dar a pequenos, que não conseguem produzir o suficiente para se manter economicamente, levando o pais a uma crise alimentar. Os pequenos produtores deixam de produzir para procurar empregos formais, as terras tornam-se inúteis, e o povo sofre.
Daqui a pouco o Euro se fragmenta e volta as moedas nacionais, ou o Euro vai ter que se depreciar
Extrema direita, Ulltra Direita, Hiper Mega Blast Direita com anabolizantes.
Hahahahaha
Daqui a pouco vai ser direita Pro e direita Pro Max.
@@douglas5097 kkkkkkkkk Direita ultra e direita plus
É uma consequência da incapacidade de agricultores se adequarem aos tempos modernos. Subsídios são uma fórmula errada e do passado, o consumidor paga 2 vezes pela mesma comida, uma no caixa do supermercado, outra nos impostos. Não conheço um único agricultor que não viva de subsídios, aqui, ou na Europa.
E esse subsídio aqui no Brasil só chega para o rico. O pequeno agricultor que rala todo dia no sol quente só conta com a sorte da chuva.
O problema desses acordos são as diferenças na lei de produção de cada país. Estão corretos. Ele funcionária se os países tivessem leis parecidas. Ex: como competir com a China na manufatura se as leis trabalhistas lá são fracas? Se apenas os salários fosses diferentes tudo bem mas o problema são as leis locais de cada país.