SATANÁS | As Origens do Diabo: Mito ou Força Sobrenatural?
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- A figura de Satanás é uma das mais temidas da história, mas de onde veio essa ideia? Será que sempre existiu um grande inimigo de Deus, ou essa crença foi construída ao longo dos séculos? Neste vídeo, exploramos as origens históricas e filosóficas do diabo, desde sua ausência na Bíblia Hebraica até sua transformação na teologia cristã. Você vai descobrir:
🔥 Como o zoroastrismo influenciou a noção de um grande inimigo de Deus
📖 O verdadeiro significado de "Lúcifer" na Bíblia e como ele virou um anjo caído
🧊 Por que Dante descreve Satanás como um prisioneiro no gelo, e não um rei do inferno
⚡ As semelhanças entre Lúcifer e Prometeu - seriam ambos rebeldes injustiçados?
🤔 E, filosoficamente, faz sentido acreditar em um ser como Satanás?
Este vídeo vai desafiar tudo o que você pensa sobre o diabo!
🔔 Se você gosta de filosofia, mitologia e questionamentos profundos, inscreva-se no canal e ative o sininho!
👉 Deixe seu comentário: Satanás é um conceito real ou apenas um reflexo do medo humano? Vamos debater!
📚 Livros relacionados com o vídeo:
📕 Bíblia de Jerusalém - amzn.to/3WCcbWU
📕 O livro de Enoque - amzn.to/3EjwC4M
📕 A Divina Comédia - amzn.to/3PUAwDJ
📕 Paraíso Perdido - amzn.to/3PUXV87
📕 Assim falou Zaratustra - amzn.to/40SRWGR
📕 O Homem Revoltado - amzn.to/4gjRC8L
📕 Prometeu acorrentado - amzn.to/4gp7R4i
📕 História do Inferno - amzn.to/40RQvsu
Seja membro e ganhe benefícios:
/ @matheusbenites
📚 Livros recomendados para mudar sua vida:
📕 Filosofia da religião - amzn.to/3VXylT0
📕 Os 100 argumentos mais importantes da filosofia - amzn.to/3VWV2qE
📕 Introdução à lógica - amzn.to/41VKFqP
📕 Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? - amzn.to/3PhKxdP
📕 O Que Jesus Disse? O Que Jesus Não Disse? - amzn.to/3VXyu90
📕 Por que a Evolução É Uma Verdade - amzn.to/4gyVuUa
📕 Deus, um delírio - amzn.to/49XEsg1
📕 O livro dos milagres - amzn.to/3DA66DI
📕 Sapiens - amzn.to/3PbYzh5
📕 História natural da religião - amzn.to/40fCiW4
📕 Crepúsculo dos ídolos - amzn.to/3Pd9qaj
📕 Ser ateu - amzn.to/40aTqfp
📷 Meu equipamento:
Câmera Canon (análoga à minha) - amzn.to/49UWsro
Microfone lapela boya - amzn.to/3PcyXAH
Macbook air M1 - amzn.to/4iUoBD2
👊 Apoie o canal via PIX: 167.073.937-66 (CPF)
📚 Meus livros:
📕 "Ser ateu" - amzn.to/48aazYf
📕 "Indesejáveis" - operaeditorial...
amzn.to/4cVtZm3
📕 "Contos pandêmicos" - loja.umlivro.c...
Cursos online: www.matheusben...
Site: www.matheusben...
Instagram: / matbenites
Twitter: / matbenites
Inscreva-se no canal para mais vídeos sobre Filosofia e Cultura
📚 Livros relacionados ao vídeo:
📕 Bíblia de Jerusalém - amzn.to/3WCcbWU
📕 O livro de Enoque - amzn.to/3EjwC4M
📕 A Divina Comédia - amzn.to/3PUAwDJ
📕 Paraíso Perdido - amzn.to/3PUXV87
📕 Assim falou Zaratustra - amzn.to/40SRWGR
📕 O Homem Revoltado - amzn.to/4gjRC8L
📕 Prometeu acorrentado - amzn.to/4gp7R4i
📕 História do Inferno - amzn.to/40RQvsu
A humanidade precisa se libertar do conceito de Deus e Diabo, e admitir que ela mesma faz o bem e o mal. George Orwell
"Deus" são o sol e a lua que duram para todo sempre⚠️👌
Ela mesma faz o bem e o mal, mas isso não significa que não há forças opostas, em uma constante guerra. Infelizmente eu já presenciei espiritos se apossando em corpos de familiares, já vi muita coisa que comprovou que existe sim um opositor que quer que você caia, para agir através das suas dúvidas, vícios, pensamentos e crenças. Faz sentido na lógica humana que não tenha, mas como já presenciei muitas dessas situações espirituais, é praticamente impossível mudar de ideia.
@@brunoserra3990 Provavelmente teus familiares estavam com problemas mentais ou ansiedade, como creem nessas coisas logo vão se comporta acreditando q estão, já invoquei o diabo para entrar no meu corpo em troca de minha alma, o covarde não veio.
@@brunoserra3990 existem diversas forças e energias, mas, cada civilização os chamam de nomes diferentes... já percebeu que o sol segue a lua e um dia ou uma noite eles se encontram, já percebeu que eles não se apagam, apenas se afastam mudando de ângulo assim como as estrelas, me responda se quiser, quem os controla?👌
@@killuminatBrasil777ninguém controla eles
por muito tempo fomos enganados por isso mas o conhecimento liberta!!
e agora voce é enganado pelo comunismo, tolo
tenho mas noticias pra voce, o cristianismo cresce e continuara crescendo, porque o ateismo não trouxe nada de bom pro mundo, é só olhar o Japão por exemplo..
@@dokewb q comunismo cara vc ta viajando ai kkkkkk
Pelo comunismo nao, mas pelo diabo sim.@@dokewb
Essa liberdade não traz nenhum benefício, se você for cristão você só ganha, você se torna uma pessoa melhor, um filho melhor, um pai melhor, e se você morrer e for tudo mentira paciência, significa que nunca merecemos ser salvos, e você perde o que com isso? Nada, mas se você morrer e tiver um Deus de verdade do outro lado, o que eu perco? Você perdeu tudo.
Eu li uma frase que dizia : " O diabo é o maior sócio da igreja". Eu não me lembro quem escreveu mas nunca me esqueci dessa frase. Conheci seu canal a pouco tempo e estou gostando muito , parabéns pelo trabalho 👏👏👏👏👏👏👏
As mãos de Salomão construiu o templo : mas o Altíssimo não habita em templo feito por mãos humanas, como diz o profeta. Atos 7, 48.
Imagine em templo feito por mãos protestantes ?
São Pedro recebeu as chaves do Reino dos céus. Mt 16,19.
@@LuizSouza-h7w Receber as chaves do céu é o mesmo que receber a chave do armário de Nárnia !!!!!
Po pessoal, não frequento igreja, mas dizer que todas as igrejas são uma farsa também não. A igreja reúne as pessoas que querem o bem pra humanidade, dificilmente vai encontrar lugares assim eu acho.
Até porque seguir 100% os mandamentos que estão na biblia sem estar cercado por este ambiente é impossível.
@@FernandaSouza-mi6cd os mortos não entendem.
Que vídeo extraordinário,duvidar,querer buscar conhecimento através da história contada no passado,do que falam,não acreditar na massa,faz toda a diferença na vida do ser humano,acordar ,despertar para a vida que é luz ,ter uma consciência expandida só vem através do conhecimento...e não nas crenças ,muitas vezes são só crenças que instalaram e muitos acreditam até hoje,mas pra mudar a vida ,precisa mudar pensamentos....
tenho mas noticias pra voce, o cristianismo cresce e continuara crescendo, porque o ateismo não trouxe nada de bom pro mundo, é só olhar o Japão por exemplo...
Que vídeo aula impressionante.
Realmente a "verdade começa na dúvida" 👏👏👏
É meu motto, Vanda! Obrigado
Eu penso assim, apenas não encontrava frases tão bem colocadas.
Excelente vídeo! Ficou estilo Niezsche. Analisa profundamente o assunto, saindo da superficialidade e ataca. Nota 1000!
Obrigado!
Excelente vídeo!
Você disse tudo:
Resumo, o diabo é um MITO FUNCIONAL.
Em outras palavras, uma narrativa humana.
Em outras palavras:
Uma projeção de nossa sombra, na linguagem Junguiana.
Excelente trabalho!!! ❤
👏👏👏
ateu se acha tão acima de todos mas são os mais tolos e querem se enganar disso
tenho mas noticias pra voce, o cristianismo cresce e continuara crescendo, porque o ateismo não trouxe nada de bom pro mundo, é só olhar o Japão por exemplo.
tenho mas noticias pra voce, o cristianismo cresce e continuara crescendo, porque o ateismo não trouxe nada de bom pro mundo, é só olhar o Japão por exemplo.
Todas as religiões e contos sobrenaturais são mitos e narrativas
Existe dois lobos lutando no coração do homem, o do bem e o do mal. Vence o que for mais bem alimentado.
Vídeo aula excepcional, parabéns! Nunca havia feito essa associação entre os mitos de Prometeu e de Lúcifer.
O conceito de diabo como espelho do mal que existe nos seres humanos me lembra "o médico e o monstro", onde o doutor passa a se transformar em monstro, voltando aos poucos ao normal,sendo que ele sempre volta a ser um monstro.
Interessante analogia.
@MatheusBenites obrigado. Eu fico feliz quando consigo pensar em coisas assim.
Cara, assim você acaba com o meu filme favorito, o exorcista 🤣
Cara que ponto de vista fora do comum, eu nunca pensei dessa forma. Ótimo vídeo!
Muito bem Mateus !👏👏👏👏👍💓
Vídeo perfeito! Que muitos reflitam com tais conhecimentos!
Muito bom. O mal realmente está dentro de nós. Nos resta controlá-lo para não causar tanto...mal.
A aula é boa.
Veja que ele fala do surgimento da ICAR, por volta do século quatro.
Daí pra frente o cristianismo que já tinha se fundido com o sincretismo pagão romano, começa a ter seus personagens, criados por Gerônimo e outros bispos desse tempo.
Eles criaram além de lúcifer. (Metáfora) Is 14 e Ex 28. Também criaram um Papa com a mesma malandragem, buscando figuras do passado, como Pedro que viveu quatrocentos anos antes do surgimento da ICAR
Veja o combo completo pro formar uma religião que precisava dominar todo o mundo.
Primeiro criaram um Papa fictício, depois lúcifer, que depois de caído é satanás, e com o inferno com seus diabos em um ambiente de fogo que nunca se apaga.
Depois a eucaristia, indulgência, celibato, missa, conficionario, padres madres etc.
Depois vem os evangélicos e acabam de enfeitar o pavão com a chegada dos pentecostais e neopentecostais.
E no meio disso tudo o homem é tudo e YESUS fica longe das religiões, apenas com os justos, que conhecem a fé a graça e o reino que está muito próximo. 🤔
Conheça a filosofia EX UA-cam stagrun e tic toc ⚖️
Não é bem assim não
Vídeo simplesmente espetacular. Um dos melhores que eu já vi sobre esse assunto. Praticamente um mini-documentário e uma verdadeira aula.
As pessoas nunca tiveram contato com manifestação do mundo espiritual. Por isso essas dúvidas. Mais depois do que eu vi com meus próprios olhos . Nada mais me faz desacreditar .
Um dos melhores vídeos desse canal.
Adoro seus conteudos me fazem pensar e crescer como pesssoa ❤
Simplesmente o melhor vídeo que já vi sobre esse assunto, parabéns pelo excelente trabalho ❤🎉
Vídeo muito bem feito. Já fiz todas essas pesquisas que ele apresenta, mas o resumo foi deslumbrante.
Que bom! Fique à vontade para divulgar ou usar como material.
Maravilhoso conteúdo!!!👏👏👏 " A verdade começa na dúvida". Perfeito!!!!!👏👏👏👏👏
É meu motto!
Minha honra ao vídeo 🏆🥇
Eu amo a divina comédia, mas é impressionante como um livro surgido da criatividade e fantasia de um homem, possa ter tido uma impacto direto no catolicismo. O purgatório é um exemplo da influência da divina comédia sob a teologia católica. A teologia anacrônica da Igreja católica, bebe em muito dessa fonte.
Não mano o inferno é uma ideia que temos em todas as religiões antigas ela é a tradição oral mais bem passada. Assim como no céus
@Segredos-Biblicos-DanielZ eu não estou falando do inferno, e sim do purgatório. O purgatório é sim, diretamente inserido na teologia, após a criação da divina comédia. Não existe menção do mesmo antes disso, e as reinterpretações que buscam apontar para uma existência do mesmo na bíblia, são todas anacrônicas. Protestantes rejeitam veementemente essa noção.
@@Ariel.constante212 sim eu rejeitava e rejeito a função que a igreja divulga, o mais próximo de um purgatório é o Limbo quase todos os povos tinham, mas lá é apenas um lugar de espera para o juízo final o mesmo 2º céu do livro de Enoque.
Esse é o problema de tirar o livro de Enoque do cânon, o entendimento dos céus praticamente se perde.
@@Segredos-Biblicos-DanielZexatamente.
Video incrível, parabéns pelo excelente trabalho, narrativa e ilustrações muito bem desenvolvidas. Ganhou mais um inscrito.
Video excelente mais uma vez
Valeu, querido! Vamos divulgar
Parabéns, cada vez melhor !!
👏👏
Gostei. Vou ouvir novamente para assimilar a máximo!
Muito bem explicado gostei 👍
Bem-vindo ao canal!
Parabéns prof, Mateus pelo vídeo muito conteúdo magnífico, grande Esclarecimento muito top ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Feliz em ajudar!
Vídeo muito bom 🍷🗿
O diabo é a figura mais importante do cristianismo. Sem ele, o medo não reina e as mentes ficam mais difíceis de serem domadas.
Vdd
Então os mártires morreram por covardia?
@@idquod Ignorância mesmo
Nada ver, vocês generalizam muito os cristãos, nem todos servem por causa de medo do diabo, eu mesmo me converti por que os mandamentos de jesus me transformou no caráter, não confunda toda história do cristianismo com as igrejas que só usaram a causa pra benefício próprio
@@JL-kf8jtmais é exatamente oque vc tá fazendo , vc tá usando como forma de moldar seu caráter pq sozinho vc não consegue , tipo um curso , mas Fé mesmo são muitos poucos , a maioria é igual vc , perdido , precisando de um chicote nas costas pra fazer o correto.
Excelente vídeo professor.
Massa. Depois só fazer um do mito Deus. As similaridades com outras mitologias e como as “religiões” monoteístas se imitam entre si..
Excelente vídeo, sobre as reflexões finais, foram exatamente elas que me levaram ao caminho da não crença. Um mundo menos supersticioso e mais focado na objetividade, certamente poderia ser um mundo melhor, ou menos pior!
É um assunto que ainda me traz muita dúvida especialmente pq a ideia de satanás n é exclusiva só do cristianismo mas também no islamismo e budismo existe figuras semelhantes
Correto. Percebeu que ninguém fala de Mara?
É isso aí, gosto de pensadores espiritualistas. Parabéns, e que o infinito continue nos abençoando cada vez mais...
Parabéns pelas reflexões. Uma grande aula.👏👏👏👏👏👏
Eu adoro essas pinturas, sou fascinado por gargulas e sucubus. Video muito bom.
Na minha opiniao o bem e o mal sao atitudes humanas , percepções do homem . Adorei o video .
Curti ao conteúdo do vídeo 🤝📷
Nem sei pq tô aqui mas esse vídeo me surpreendeu positivamente, ótima narrativa, ponto de vista...🐧
O mal é o bem está dentro de cada um de nós, você escolhe o que vai tirar de dentro
Bom demais! Interessante a frase final: "A verdade começa na dúvida".
Ateus é cheio de certezas
Excelente vídeo!
Excelente exposição!!!
Muito boa reflexão.
Caraca em Matheus, seus vídeos vem melhorando a cada dia e esse foi de longe um dos melhores, se não o melhor que já vi até hoje.
Você trouxe uma visão filosófica, científica e histórica dos fatos e isso nos possibilitar ter boas reflexões do tema.
Parabéns por mais esse conteúdo incrível. Muito sucesso
Sempre bom debater...
Tenho orgulho desse canal! 😌
Obrigado por sua onipresença aqui! rsrs
@@MatheusBenites boa.. kkkkk
Muito bom! A verdade começa na dúvida, coisa simples que todos se negam, mas que no fundo é só se permitir.
Satanás existe sim. Me lembro do episódio do Chaves quando a bruxa do 71 ficou procurando seu cãozinho. Satanás, Satanás, Satanás, ela repetia sem para para o desespero de Chaves.
É real...
O próprio papa João Paulo ll falou antes de morrer, que esse anjo é real.
Eu mesmo conheci uma pessoa que incorpora esse anjo
Tanto o bem quanto mal começa em ser humano, e isso é fato enquanto o diabo da religiões é uma alegoria enganar ou escravizar!
Conheceis a verdade é a verdade vos libertará, parabéns
Concordo plenamente com tudo o que foi relatado nesse vídeo.Muitas vezes,para darmos uma desculpa,criamos em nossas mentes,uma figura desses mitos, domesticando-os,alimentando-os,dessa forma temos medo daquilo que nós mesmos criamos,esculpimos da nossa forma,acredito que essas figuras, somos nós,quando agimos com maldade contra outros seres e a Natureza.
Excelente vídeo esclarecedor. Parabéns pela pesquisa e pelo canal.
Valeu! Bem-vindo
Excelente vídeo.
Parabéns pelo estudo 😊
Valeu! Bons estudos
Que tal um vídeo sobre a mesma figura em outras culturas que não receberam influência do cristianismo por serem até mais antigas, como o zoroastrismo citado??
É fato que existe o bem e o mal, logo entendemos que existe quem exerce o bem e quem exerce o mal. A humanidade está irremediavelmente diante de ter que fazer uma escolha. E em tudo a margem pra interpretações muito diversas, como saber o que é realmente bom e o que é realmente ruim.
Assim caminha a humanidade buscando entender tudo o que nos cerca.
Hoje pessoalmente, acredito que o bem e o mal é: pessoas boas e ruins
O mal e bem e apenas energia, como somos seres frágeis entendemos que o bem e o que nos faz bem e o mal e o que nos destrói, mas no fim e uma coisa só, apenas energia e essa energia pra sobreviver precisa destruir e reconstruir, se Deus existe ele seria essa energia e não seria nada perfeito, ele não teria nem como acabar com o mal sendo que isso faz parte dele, é a sua indentidade,
Vídeo excepcional, Matheus! Muito obrigada!
Muito bom até o próximo
Muito Bom!👏🏼👏🏼👏🏼.
Amei. Segundo vídeo que assisti. Parabéns. Acho que vivemos numa grande mentira, onde proposital ou não as coisas foram mudadas. Mas, tudo está aparecendo, e aparecendo apesar esforço de esconder, em vários assuntos, que acaba sendo o mesmo. Mais cedo ou mais tarde não vão poder esconder mais. Que os Deuses te abençoe. Vitória da Luz.
Muito interessante e reflexissivo
Concordo com vc eu tbm penso assim o mal e o bem está dentro de nós.
Muito boa análise! Adoro conhecer as origens e os porquês das coisas
Vídeo espetacular! Parabéns pelo ótimo trabalho!
Isso devia ser ensinado nas escolas!
Diabo=> Aquele que se oponhe, aquele que nega."
Para mim, em minha concepção o Diabo é o Homem.
Apenas um ser invisível aos nossos olhos... apenas um anjo ruim
Então pra que temos exorcismo em várias religiões?
@@augustofarias234 Diabo, em nenhum lugar da biblia diz que o diabo incorpora corpos humanos. Na bíblia diz que são os Demônios.
Eu disse que o Diabo é o homem mas não disse que Demônios não existem.
@@Consenso__0 calma aí,se existe demônios como você diz,algo tem que mandar neles,já que eles tem um reino,e todo reino tem um rei,e esse rei não pode ser um homem,pós como ele mesmo não seria possuído,já que um dos trabalhos dos demônios e possuir pessoas?
E se o Diabo não possui corpo,porque ele foi pessoalmente pegar o corpo de Moisés para possui-ló para enganar o povo hebreu?e só não conseguiu pós o arcanjo Miguel o impediu,tá na bíblia...
Se ele e um homem,como ele viveu tanto tempo sem morrer(mesmo se disser que for uma idéia,quantas ideais não sobreviveram ao tempo,porque logo essa sobreviveria?)
São coisas que tem explicação?
Está no homem
Como um personagem famoso dizia, O dever de cada pessoa é lutar contra o ódio e seus defeitos, Pra que assim possa alcançar a paz, Logo mais resumidamente, É tudo um ponto de vista, Pegando o símbolo chinês "ing ang" juntar as cores, Fica cinza, Assim como o mundo, Você pode ver tanto o bom como o ruim, Foi isso q entendi 😅
Muito obrigado!!!
Tem meu like!
Buscar e compreender os fenômenos que envolve a raça humana é o meio pelo qual aliviaremos as angústia e alcançaremos a paz que Deus dispõe a quem for realmente verdadeiro!🙏🏼
PARABENS.MATHEUS.PELO.VIDIO.BEM.ELABORADO.VOCE.FEZ.UM.RESUMO.DA.HISTORIA.DA.RELIGIAO.DOMINANDO.ATRAVES.DE.FABULAS.❤❤❤❤
Boa noite 🌃
Perfeito. Obrigado pelo vídeo. Me sonho na vida é conhecimento absoluto.
Magnífico
Gostei do vídeo, esclarecedor para quem tem mente aberta. E sabe entender o que está de fato retratado na história da humanidade.
Excelente vídeo. 👏👏👏👏
Que reflexão maravilhosa, infelizmente estamos enraizados com o conceito do diabo maligno na nossa sociedade, algo difícil de mudar.
Muito bom su explicação
Achei super interessante o vídeo, os argumentos são bons, mas não chegou a me convencer, ainda sim tenho intacta a minha verdade.
Wow mano, isso foi incrível! Parabéns pelo canal! Tmj
Muito esclarecedor!Esperando mais!
É irmãos! Duvidem que assim ele fica muito féliz...e vocês verão o quão fácil a vossa vida vai se tornar!
Excelente!
"Se o todo poderoso deus controla satanás ele é um cúmplice, e se não controla, ele não é um deus todo poderoso." (Friedrich Nietzsche)
Muito bom. Conteúdo primoroso. Obrigado por nos mandar. E se me permite, poderia ampliar essa exposição mostrando como isso é/era visto em outras culturas, como nas religiões celtas, nórdicas, nas religiões afros, entre os povos originários. Eu sei que é um trabalho gigantesco, mas daria um belo tratado. Mais uma vez, obrigado.
Ótimo conteúdo compartilhar
Magnífico!
Excelente vídeo!👍
Parabéns 👍
Que sabedoria ❤
Muito bom, parabéns. 👏👏👏
Ótimo vídeo 👏📷
Parabéns ❤
Matheus podia trazer uma palestra para o (ES).
Vídeo muito bom
Ganhou mais um inscrito
Seria muito bom se durante a fala vc colocasse a fonte exata do que está falando na tela.