Se você faz isso, não pode ser considerado um artista!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • VISITE MINHA LOJA: umapenca.com/j...
    Neste vídeo, eu discuto porque o plágio não pode ser considerado arte e como isso pode acabar com a carreira de um artista. Aprenda como evitar o plágio na arte e como isso pode ajudar a preservar a integridade do seu trabalho. Descubra porque o plágio é uma prática tão prejudicial para os artistas e como você pode evitar cair nessa armadilha.
    - LIVROS QUE INDICO:
    A ARTE DE PENSAR CLARAMENTE: amzn.to/3B3PPlL
    100% PRESENTE: amzn.to/3x66EuQ
    OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA: amzn.to/3BpbtSN
    GARRA: amzn.to/3TReyCj
    OS SEGREDOS DE OURO DO LETTERING: amzn.to/3FZABlH
    O GRANDE SALTO: amzn.to/3DLT3vo
    - ASSISTA TAMBÉM:
    Como buscar referências para suas artes sem copiar! • COMO BUSCAR REFERÊNCIA...
    Proposta de Orçamento: • Seu Cliente Vai Contin...
    Como fazer um bom briefing: • Como Ser Certeira e Ev...
    Abordando clientes cara a cara: • Não deixe a inseguranç...
    Como cobrar por arte em parede: • Como COBRAR e criar um...
    O Cliente pediu alterações na arte! • Quando o cliente pede ...
    Visita técnica antes de pintar o mural: • O que pode estar falta...
    - O QUE EU FALO POR AQUI:
    A vida da arquiteta que largou a CLT para viver de arte! Criei esse canal para trazer os bastidores e dia a dia de uma artista que trabalha em home office, mostrar o poder do lettering e da ilustração na vida e no ambiente das pessoas e orientar outros artistas a trabalharem com o que amam, conquistarem sua liberdade e se tornarem empreendedores de sucesso!
    - QUER VER MAIS DO QUE EU FAÇO?
    Instagram: / ju.berti
    Tik Tok: / ju.berti
    Site: juberti.brizy....
    E-mail: contato@juberti.com.br

КОМЕНТАРІ • 32

  • @Vaiyelvet
    @Vaiyelvet Місяць тому

    Eu trabalho cooperativamente com escrita criativa e colaborativa, tanto pra hobby quanto de modo profissional, e eu já tive um dos meus trabalhos copiados. Pensa em um mês de sufoco com bloqueio criativo, ansiedade e pressão psicológica pra focar em escrever um artigo pra que seja grande, direto ao ponto e interessante o suficiente que tive que fazer pra ser aceito na comunidade, pra antes de eu postar, ter sido plagiado e aceito na comunidade antes do meu próprio? Eu simplesmente fiquei depressiva nos três primeiros dias depois que isso aconteceu. A minha sorte é que tiveram pessoas boas o suficiente pra denunciar o trabalho plagiado e banir o plagiador da comunidade, e colocar o meu em destaque como deveria ter sido desde o começo. Sério, a gente faz tanto esforço pra fazer algo bom, algo legal que possa acarretar nossa carreira, nem que seja um pouquinho, e chega um cara de pau e diz que o trabalho é dele.

  • @claudiaoliveira00
    @claudiaoliveira00 Рік тому +3

    Eu mesma já fui plagiada por uma "artista" iniciante. Ela mudou a cor do lápis e disse que mudou tudo. Mas não! Minha letra, minha personalidade foi toda copiada. Não façam isso. Se inspirem, não copiem. E se fizerem, de os créditos!

    • @juberti.
      @juberti.  Рік тому +1

      A cara desse povo nem treme né? Mas eu tenho fé na humanidade, com a conscientização da galera isso vai ter um fim 🙏

  • @walkyriabezerra8291
    @walkyriabezerra8291 Рік тому

    Eu quando trabalhava como confeiteira, eu ficava incomdada quando o cliente vinha com uma referencia e pedia pra fazer igual, aquilo me dava coceira kkkkkkkk
    Eu sempre opinava em mudar algo e explicava que o bolo é a personalidade da pessoa, então teria que ter exclusividade, aí na maioria eu conseguia mudar algo

    • @juberti.
      @juberti.  Рік тому

      Hahaha Eu conheço bem essa coceira Walkyria! Mas é isso, geralmente quando a gente explica o cliente entende e percebe que o melhor é um trabalho feito personalizado pra ele 😉

  • @JPST1000
    @JPST1000 7 місяців тому

    Vídeo muito bom!!

    • @juberti.
      @juberti.  7 місяців тому +1

      Obrigada!!

  • @pedropontes4613
    @pedropontes4613 7 місяців тому

    Agora me surgiu uma dúvida: e como eu reconheço a inspiração quando eu tenho meus artistas favoritos que me levaram para aquele caminho, como reconheço a diferença entre inspiração e cópia?

    • @juberti.
      @juberti.  6 місяців тому

      No meu ponto de vista a inspiração é quando vemos alguns elementos no nosso desenho que vieram da bagagem que conseguimos consumindo outro artista: um layout, um estilo de letra, um elemento do traço.. e cópia vejo como a arte reproduzida de outro artista, que chega até a confundir o espectador.. é assim que eu vejo pelo menos rs

    • @pedropontes4613
      @pedropontes4613 6 місяців тому

      Bem então nesse caso copiar a técnica que um artista utiliza mas para criar novas peças não é necessariamente uma cópia né?

  • @Cmd_not
    @Cmd_not Рік тому +6

    Eu sou desenhero e digo que sou constantemente puto com a comunidade... vagabundo nunca desenhou algo que nao seja uma copia e se declara artista...

    • @juberti.
      @juberti.  Рік тому +1

      Infelizmente ainda existem muitas pessoas sem a consciência e entendimento do que significa ser artista, mas eu ainda tenho esperança de que isso vai mudar 🙏

  • @indigri
    @indigri Рік тому

    Quem faz desenho p.rn. também não é artista

    • @allore_3193
      @allore_3193 Рік тому +3

      É uma Arte indecente? É, mas é Arte sim (pois é uma forma de expressão nova querendo ou nn), tanto que a arte da nudez é presente desde que mundo é mundo, nas pinturas rupestres, nas esculturas e etc.

    • @juberti.
      @juberti.  Рік тому +1

      Tbm acho, independente do tipo de arte, se aquela criação veio do próprio artista ou foi autorizado que ele replicase ela, também considero um artista

  • @cado64
    @cado64 Рік тому +4

    Cai aqui de paraquedas, mas o assunto é bem mais complexo.
    Existem muitos musicos virtuosos que somente tocam pecas de outros compositores, nunca criaram uma musica propria e eu DUVIDO voce falar que eles nao sao artistas.
    Tocar Vivaldi e Paganini corretamente é uma arte por si só.

    • @juberti.
      @juberti.  Рік тому +1

      Oi Cado, posso não ter me expressado da melhor forma para ter te gerado essa dúvida, mas estava falando a respeito de artistas que ilustram e copiam a arte de outras pessoas, SEM AUTORIZAÇÃO delas, para lucrar financeiramente com um trabalho que na verdade foi feito para outra pessoa. Caso que aconteceu com um colega de profissão. Eu nem mencionei músicos, ou outras áreas da arte, até porque esse nem é meu nicho. Esse vídeo foi para falar de plágio em ilustrações e artes em murais 😊

    • @claudiaoliveira00
      @claudiaoliveira00 Рік тому

      Nitidamente você caiu de paraquedas aqui. Eu, como cantora e artista de ILUSTRAÇÕES, LETTERING, entre outros, posso dizer que o que ela está dizendo não tem nada a ver com música que obviamente é reproduzida por qualquer cantor porém quando o cantor/compositor se apropria completamente de uma música alheia, é sim Plágio.

    • @cado64
      @cado64 Рік тому

      ​​@@claudiaoliveira00a definição de arte foi mencioando música, fotografia etc.
      E mesmo se for focado na arte desenhada, um cara que consegue reproduzir um desenho ou uma pintura extremamente complexa, também é um artista.
      Plágio é crime, mas saber reproduzir também é uma arte.

    • @cado64
      @cado64 Рік тому

      De qualquer maneira, quem reproduzir algo fielmente também é um artista. A expressão "gate keeping" define bem.

    •  Рік тому +2

      Cado, há uma distinção clara em relação aos papeis nesse exemplo específico que você deu.
      Há sim vários intérpretes excelentes que não costumam compor suas próprias músicas e isso não diminui a beleza e o valor do trabalho deles, como também há compositores que não costumam interpretar as músicas que escrevem. Mas, na minha opinião, apesar de entender o que você quer dizer e achar que realmente é uma boa reflexão em relação ao significado de arte, acredito que o ponto principal do vídeo é: seja qual for a forma de expressão artística, não é legal copiar o trabalho de um outro artista sem dar os devidos créditos.
      No seu exemplo, quem está executando a música é intérprete e quem escreveu é compositor. Caso o intérprete se apresente como compositor daquela obra, ele estaria cometendo o mesmo erro que foi citado no vídeo.
      Em relação aos exemplos de Vivaldi e Paganini, acredito que, por serem provavelmente obras do século 18 ou da primeira metade do século 19, atualmente já estariam em domínio público e não teriam certas restrições de uso devido a isso. Porém, ainda assim, o autor deve ser citado. Não se pode se apropriar desta forma de uma obra criada por uma outra pessoa.