ESCADARIA SELARÓN É O 3o PONTO TURISTICO MAIS VISITADO NO RIO DE JANEIRO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 вер 2024
  • Um dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro é a colorida Escadaria Selarón, situada entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, na região central da capital fluminense.
    A escadaria de 215 degraus, idealizada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón (1947-2013), começou a ser composta em 1990. O efeito estético do mosaico colorido convoca a alegria e a descontração características do carioca.
    A história da Escadaria Selarón
    O artista plástico chileno Jorge Selarón vivia na região e, cansado de ver a escadaria em péssimo estado, resolveu ele mesmo reformar os degraus.
    A escadaria coincidiu com o momento de revitalização da zona central da cidade, que levou a Lapa novamente a ser um ponto de encontro da noite carioca.
    O desejo de Selarón era que o seu gesto pessoal estimulasse outros moradores do Rio de Janeiro a melhorarem o próprio bairro.
    Explicação da Escadaria Selarón como criação artística
    Chama a atenção do visitante não só o colorido dos azulejos como também os motivos e as origens das peças. A escada era o projeto de vida do artista plástico, que sempre inventava composições diferentes para os degraus.
    As cores da bandeira do Brasil se destacam na criação, que dá claramente protagonismo ao azul, verde e amarelo como demonstração de orgulho nacional:
    O criador tinha o hábito de alterar os azulejos dispostos. Alguns azulejos eram, assim, retirados, para dar lugar a outros, transformando o trabalho em uma peça colaborativa e interativa, em constante mutação, nunca finalizada.
    Um dado importante é que a escadaria vem periodicamente recebendo doações de azulejos de vários lugares do mundo ajudando a compor um mosaico extremamente local mas composto também a partir de materiais internacionais.
    Especula-se que cerca de centenas de pessoas tenham enviado azulejos das suas cidades natais ajudando a alimentar a obra.
    Vale lembrar que a criação da arte na escadaria não teve auxílio de qualquer lei de incentivo, não recebeu ajuda de mecenas e nem contou com nenhuma verba pública ou de empresas privadas.
    A intervenção urbana transbordou e dos degraus os azulejos foram parar nos muros e nas paredes ao redor da escadaria, alargando o cenário de sonho colorido e transformando o espaço a volta. O vermelho dos azulejos colocados em toda a volta da escadaria parece uma espécie de grande moldura para a obra de Selarón.
    O tombamento do monumento
    A escadaria foi tombada por interesse histórico e cultural em 2015.
    Assim, nenhuma descaracterização arquitetônica deve ser feita e o espaço não pode sofrer nenhuma intervenção física sem antes passar pela aprovação do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
    Quem foi Jorge Selarón
    Artista plástico, Jorge Selarón foi ceramista, pintor e autodidata. Nascido em 1947 numa pequena cidade situada entre Viña del Mar e Valparaíso, no Chile, o artista percorreu o mundo antes de decidir viver no Brasil.
    Uma vez estabelecido no Rio de Janeiro, Selarón fez da Lapa a sua casa durante mais de três décadas.
    Depois da escadaria ficar apresentável, o artista passou a viver do turismo local cobrando pelas fotos tiradas e vendendo os seus quadros.
    Com a verba conseguida, mantinha quatro funcionários e fazia a manutenção da escadaria além de pintar os seus próprios quadros num ateliê que funcionava mesmo junto da escada.
    Em depoimento concedido, Selarón afirmou que a escadaria era o seu projeto de vida:
    “A escada é algo que nunca vai ficar pronta. Ela vai ficar pronta no dia da minha morte, quando eu mesmo me transformar na própria escada. Assim ficarei eterno para sempre”.
    Em 2005 Selarón recebeu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.
    Sua morte trágica aconteceu em 2013, quando o artista tinha 65 anos. Selarón foi encontrado morto no dia dez de janeiro com o corpo carbonizado em frente a própria casa.
    O corpo foi localizado nos degraus da escadaria que Selarón revitalizou, em frente a casa onde vivia. Especula-se que a morte tenha sido suicídio embora na ocasião a polícia também tivesse investigado o crime como homicídio.
    Fonte: www.culturagen...

КОМЕНТАРІ • 8

  • @DesertRose76
    @DesertRose76 8 днів тому +2

    Teu canal e' magnifico!!! Estudei na Escola de Musica -- frequentei muito esse local na decada de 80 e 90! Saudades!
    Foi uma brutalidade o que fizeram com o Selaron!! Um grande artista dizimado, infelizmente!
    Muito obrigada pelos videos! Grande abraco -- Luciana

  • @gloriageldres7959
    @gloriageldres7959 8 днів тому +1

    Olá,muito lindo passeio,gosto bairro Santa Teresa,Jorge Selaron ❤🇧🇷Eu tbm❤🇧🇷

  • @LuizSilva-rq9gj
    @LuizSilva-rq9gj 7 днів тому +2

    Tadeu, eu morei perto da Selaron, na rua Taylor, um pouco mais acima da sala Cecília Meirelles, num prédio de apartamentos, que fica em frente a outra escada.
    Essa escada não sei se vai dar em Sta. Tereza ou na Glória, parte alta.
    Uma sugestão: fazer a rua de Santana.
    Ela começa na Pres. Vargas e termina na rua Frei Caneca.
    Logo no início dela tem a igreja de Santana, uma igreja grande e bonita. Onde eu fui batizado.
    Antes do final, ela faz esquina com a rua Irineu Marinho, uma rua pequena onde fica o antigo prédio do jornal O Globo.
    Ali foi por muitos anos sede do jornal.
    E no quarto andar funcionou a rádio Globo e depois a Mundial.
    De lá as rádios mudaram pro prédio da rua do Russell, 434.
    Frequentei muito esee prédio.
    A rua de Santana é muito interessante.
    É residencial e comércio.

  • @milenagoes1698
    @milenagoes1698 8 днів тому +3

    Boa tarde Tadeu!!!
    Gosto muito dos seus vídeos, assisto todos!
    O nome da escadaria é Selarón 👍☺️

    • @cstadeu
      @cstadeu  8 днів тому +3

      Oi Milena, obrigado mesmo pelo observacao! Já fiz a correcao no titulo! 😀🤝

  • @cristianosacramento5989
    @cristianosacramento5989 8 днів тому +3

    Pedi um vídeo de uma caminhada do ponto final dos ônibus das linhas que vão até o Silvestre até o Mirante Dona Marta, mas ainda não aconteceu, infelizmente. A maioria dos vídeos é de Copa e Centro.

  • @Sylviom100
    @Sylviom100 8 днів тому +2

    Selaron pintava mulheres grávidas e ficava brabo quando alguém perguntava o porquê. Ninguém nunca soube. Se hoje, contarem alguma razão por ele pintar grávidas, é mentira. A escadaria Selaron ficou famosa depois que Snoop Dogg gravou ali o vídeo da música Beautiful, lá pelo começo dos anos 2000. Turistas de toda parte começaram a visitá-lo na casa do número 124, e entregar azulejos. Tem azulejos com bandeiras de países, símbolos de times, com os Beatles, pintura de Salvador Dali... A morte dele foi mais uma das tragédias do Rio, ele comunicou à polícia que estava sendo ameaçado e ninguém deu atenção. E a igreja do convento de Santa Teresa é linda, tive sorte de ir em um dia que conseguimos até conversar com uma das freiras do claustro. Pra esse vídeo não esqueça de confirmar se é verdade a história da freira que pulou o muro pra pular Carnaval.

  • @AnaFerreira-gh9kz
    @AnaFerreira-gh9kz 5 днів тому +1

    Sou inscrita no canal e gosto do seu trabalho. Me permita fazer uma crítica construtiva: durante todo o vídeo você repetiu várias vezes - erradamente - o nome "Seleron", em vez de Selarón, que é o sobrenome do falecido artista chileno Jorge Selarón. Vale a pena fazer uma Errata. É só uma dica. 😊