Grafeno não é só por sua resistência que tem a fama que tem. É por outras propriedades que revolucionarão desde a tecnologia à medicina, entre outras áreas. Por isso não desanima o grafeno, e é bom que surgam cada vez mais materiais resistentes e que beneficiem imenso a humanidade...
O elevador não seria construído até a estratosfera. O cabo é baixado do espaço até a Terra. A "estrutura" do elevador é apenas o cabo (ou melhor, uma fita) e um contrapeso em órbita geoestacionária na outra ponta do cabo. No livro "As Fontes do Paraíso", de Arthur C. Clarke, esse elevador espacial é descrito em detalhes.
@@plantinha6246 é q o maior produtor de grafeno no mundo é o Brasil, e tínhamos esperança de q quando tivéssemos tecnologia pra usar o grafeno o Brasil ganharia muito com isso, mas era uma tarefa quase impossível já q a maior parte só aprece em terra indígena e o governo não pode minerar de qualquer jeito
@@lucasalexandre4352 Tu é maluco? kkkkk Grafeno e um composto feito em laboratório não existe ele na natureza rapaz, e o Brasil tá muito longe de produzir um Grafeno de referencia científica.
@@jefersongomeslima5777 ele disse que basta conhecer e saber não da em nada,Tem que ter um Investimento nessa area e neste material pra ver ate aonde vai,Oque ele e capaz oque ele e incapaz e outras coisas.
@@society3255 Sempre aparece. Só que não vem os resultados de um dia para o outro, pode custar décadas, e as vezes não vale a pena para a maioria das áreas
Na verdade, na área de matérias o grafeno já têm vários concorrentes. Como o borofeno, fosforeno, germano, entre outros. Porém o grafeno leva vantagem pq o estudo começou a mais tempo, então o objetivo agora é tentar produzir em escala industrial. Já os outros materiais, precisam ser estudados mais afundo. Mas o grafeno não é mais o único material 2D fodao kkkk
O "elevador" na verdade teria que ser uma rampa capaz de levar alguma nave a velocidade orbital. Muita gente acha que se subir, subir e subir chega um ponto que a pessoa flutua e isso não é real. Tu pode subir reto até a lua, se não tiver velocidade orbital volta tudo novamente.
@@Comunautista elevador: pode ser impulsionado, puxado por cabos, usar líquidos / gases, ser elétrico, sem adicionar peso ao foguete Lançamentos normais: gastam combustível, mais peso de combustível do que de carga (90 e tantos por cento do peso só em combustível)
@@guigazalu no caso seria como apontar uma arma gigante pro céu cuja o foguete fosse a bala? Não é à toa que isso ainda não foi feito... A pressão e o impacto do lançamento seria transferida totalmemte pro solo e seria imenso, nem sei quantificar.
▬ "Novas" o quê, lindinha?! Garras?! Sobrancelhas?! Ou mesmo bolas?! Afinal, em suas lutas cachorras e selvagens, ele leva pancadas em todos os cantos, né?!
a parte mas difícil de construir um elevador espacial é sua estação geo-estacionaria. Apenas o cabo seria desenrolado desta estação em direção a terra. Um elevador usaria dois rolos opostos para comprimir o cabo e subir.
Oi eu de novo, meus pais estão desempregados e então eu decidir criar esse canal para tentar ajudar a pagar as contas de casa, sei que e difícil mais não vou desistir só fé em deus. 😕
Schwartza o que tem como maior valor é a quantidade de utilização pela mesma de material disposta para transformação e deveria ter mais valor em questão mas na prática é diferente, a nova descoberta de outro material aonde sua reserva é menor vai ter o preço elevado como proposto em nova tecnologia mas a reserva maior será sempre predominante aonde a encontrar o novo material será impulsionado o seu valor, excelente para o grafeno.
Fico imaginando "dopar" o grafeno com alguns átomos de B e N de forma aleatório. Os elétrons p que devem existie flutuando no grafeno poderiam interagir com átomos dopantes de boro e.nitrogênio, que nessa estrutura hexagonal poderiam aumentar a conduticidade elétrica. Também poderiam fazer.sanduíches de folhas de grafeno com átomoa metálicos no meio, para a folhas rolarem umas sobre as outras. Desde a década.de 1990 já se dopava o grafite (ou grafita) com átomos de sódio e o sólido resultante adquiria uma cor de bronze. A grafita, que é como várias camadas de grafenos superpostas só é macia porque tem inclusões de móleculas dos gases que compõem o ar entre as monocamadas. Retirando-se.o ar de entre elas, a grafita fica "áspera" feito pedra.
Já existem vários estudos com materiais de grafeno, onde são feitas funcionalizações diversas para que as nanofolhas possuam grupos funcionais em sua superfície. Geralmente se usa o óxido de grafeno obtido via método de Hummer modificado + sonicação como base para isso, entretanto creio que alguns estudos possam ter utilizado o grafeno CVD para realizar processos de funcionalização e até mesmo criação de nanocompósitos. Tudo depende da aplicação a que se destina.
@@victormatheus2066 quando vc coloca um outro átomo, ou grupo funcional na superfície da nanofolha de grafeno, tecnicamente, ele não é mais o grafeno monocamada puro, mas ainda sim, continua sendo o que chamamos de "Material à Base de Grafeno - MBG", ou ainda Graphene Based Material. As propriedades podem variar um pouco, mas vc consegue ajustá-las de acordo com a aplicação desejada. Esse é um dos principais prós do grafeno, a VERSATILIDADE
A gente acha que descobriu 100% uma coisa nova, aí vem uma outra coisa nova com base na nova que nem saiu ainda! Evolucao é sempre constante, não sabemos nem metade do poder dos materiais e suas funções, o mundo ta aí, com seus segredos e enigmas que devemos descobrir para aprender. Busque sabedoria, evolua.💫
então porque alguns países querem comprar ou entra até em guerra com o Brasil por conta do ultrapassado grafeno e outros mineiros que só existem no Brasil.
...o que mais detesto é essa coisa de sempre quererem desmerecer algo que pode impulsionar a nossa industria ou tecnologia. Sempre torcendo contra...é simplesmente ridículo.
a parte mais importante do grafeno, é ele na tecnologia futura, deixando de lado a resistência, o grafeno é utilizado em processadores por exemplo, pouco tempo atrás os processadores tinham 27 nanômetros hoje utilizando grafeno já existe processadores de 5 nanômetros, o futuro esta nessa direção tecnologia
Vc poderia ter falado sobre o custo de produção de um e do outro. O HPN pode ser 10 vezes mais resistente, mas se for 10 vezes mais caro, isso poder tornar inviável, ao passo que se o custo e quantidade disponível for similar ou melhor, poderá ser o fim do grafeno. Fica a dúvida.
UFMG Pesquisadores criaram nanoscopio que enxerga cristais de grafeno, partículas um bilhão de vezes mais finas que um fio de cabelo. Material chave para os avanços da computação quântica. Capa da revista científica NATURE, a mais prestigiada do mundo! 😜
Tenho a esperança que um dia descubram que o grafeno ou esse outro material pode ser usado na produção de supercondutores que não necessitam de temperatura baixa e conseguem operar em temperatura ambiente.
Vai ser uma revolução, já pensou poder produzir computadores quânticos a rodo?! Conhecimento vai aumentar tremendamente, junta isso ao domínio da fusão nuclear e teremos uma nova era.
Mas se não me engano vc mesmo já fez um vídeo com os cálculos mostrando que o tal elevador é impossível. 1° pq vc calculou o peso de uma corda com o comprimento necessário e depois calculou a resistência do material se suportaria tal peso. Pelos seus próprios cálculos a tal corda seria tão pesada que aguentaria seu próprio peso. Sem falar na resistência ao vento, na sombra que faria, no risco de cair etc
0:26 Nessa hora lembrei do Space Elevator do jogo Ace Combat 7, agora tô imaginando vários países entrando em guerra por causa desse elevador que nem no jogo kkk
A teoria do adamantium é bastante interessante e talvez um dia até possível, eles fizeram um arranjo molecular de átomos de ferro imitando o arranjo do carbono para o diamante...
a pergunta que fica é qual quantidade dele no planeta e qual pais tem sua abundância? pois se tiver pouco recurso no planeta, o grafeno ainda tem sua vantagem por ser mais abundante e geralmente o grafeno nao é usado puro pra criar matérias resistente mas misturado e adicionado nas misturas de ligas metálicas que ja fazemos hj
@@otesourodamamae Errado ... Grafeno é retirado do grafite . Caxias do Sul está produzindo com sucesso lá na Universidade de Caxias . Várias empresas já usam esse elemento na composição de produtos industriais ... Revolução para o Brasil no campo dos materiais .
@@izukuleandro3332 E retirado do Grafite sim . O método de separar o Grafeno do grafite é muito complexo , por isso o material é difícil de se produzir .
Outros materiais que estão ultrapassando o grafeno, num sentido óptico, são os TMD's. Eles possuem "muito mais" propriedades ópticas "muito mais" interessantes que o grafeno.
Veremos qual matarial é economicamente viável e qual é sintetizado e qual é encontrado em abundância na natureza ( 98% no Brasil!). Lembremos que a prata conduz melhor que o cobre, porém sabemos qual é mais abundante e economicamente viável.
Já pensou numa armadura com um material desses?
um escudo?
Melhor que de Netherite kkk
"Eles usam vibranium até nas roupas, nas costuras" (garra sônica)
@@t3t0g808 né kkk
@@racingmhf9157 eu pensei nisso
Grafeno não é só por sua resistência que tem a fama que tem. É por outras propriedades que revolucionarão desde a tecnologia à medicina, entre outras áreas. Por isso não desanima o grafeno, e é bom que surgam cada vez mais materiais resistentes e que beneficiem imenso a humanidade...
tecnologia não e uma área e geral ent seu comentário foi burro
O elevador não seria construído até a estratosfera. O cabo é baixado do espaço até a Terra. A "estrutura" do elevador é apenas o cabo (ou melhor, uma fita) e um contrapeso em órbita geoestacionária na outra ponta do cabo. No livro "As Fontes do Paraíso", de Arthur C. Clarke, esse elevador espacial é descrito em detalhes.
Será que a espécie humana vai existir tempo o suficiente para realizarmos essa idéia?
Sim, primeiro o cabo e em seguida o elevador, só o cabo não te eleva ao espaço.
Esse elevador aparece no filme de Halo
tbm tem a ideia de um predio flutuante com um cabo vindo do espaço e predio ficaria pendurado rsrsrs
Em Nêmesis a mesma idéia é concatenada à arcologia em anel ao redor do planeta, para deixar os biomas terrestres em paz.
HBN: existe
Grafeno: Nossa luta será mais que lendária
GRAFENO:ENTÃO VAMOS ME ENFRENTE HBN 😬
Pronto brasiu do 3º mundo, foi outra vez ultrapassado.
@@juaquimgustavo4712 ??
@@plantinha6246 é q o maior produtor de grafeno no mundo é o Brasil, e tínhamos esperança de q quando tivéssemos tecnologia pra usar o grafeno o Brasil ganharia muito com isso, mas era uma tarefa quase impossível já q a maior parte só aprece em terra indígena e o governo não pode minerar de qualquer jeito
@@lucasalexandre4352 Tu é maluco? kkkkk Grafeno e um composto feito em laboratório não existe ele na natureza rapaz, e o Brasil tá muito longe de produzir um Grafeno de referencia científica.
O bom é ultilizar e investir nesses matérias, só conhecer não dá em nada
Se tudo fosse fácil assim, os prédios seriam feitos completamente de metal por ser mais ressistente
Sim
@@jefersongomeslima5777 ele disse que basta conhecer e saber não da em nada,Tem que ter um Investimento nessa area e neste material pra ver ate aonde vai,Oque ele e capaz oque ele e incapaz e outras coisas.
Pega tua grana e investe em um material que acabou de ser descoberto
@@society3255 Sempre aparece. Só que não vem os resultados de um dia para o outro, pode custar décadas, e as vezes não vale a pena para a maioria das áreas
Gente... mas não se pode parar para aguar as plantas que o grafeno já perde o lugar assim? Cada mergulho é um flash nesse 2021
Já foi mais de mil notícias de feitos cientifico nesses últimos meses
Os avançados tão avançando literalmente kdsksk
@@crowleylyrics tão avançadinhos mesmo! Kkk
Na verdade, na área de matérias o grafeno já têm vários concorrentes. Como o borofeno, fosforeno, germano, entre outros. Porém o grafeno leva vantagem pq o estudo começou a mais tempo, então o objetivo agora é tentar produzir em escala industrial. Já os outros materiais, precisam ser estudados mais afundo. Mas o grafeno não é mais o único material 2D fodao kkkk
Os cara fica em casa e tira essas ideia kk
Caramba, eu trabalhei com um material super parecido durante o mestrado, legal saber que sempre vem coisa nova dessas belezinhas!
Qual material?
@@allanvictor4545 trabalhei com o h-BP, é com fósforo e boro =)
@daniel oliveira que
Capitão América: Bota mais uma camada aí Sterko
Descobriram o segredo da Nokia 🙃
Verdade aquele celular se viesse do espaço na velocidade de um meteoro com certeza destruiria o planeta todo.
por isso q tacaram um nokia na minha cabeça na escola e parei no hospital
@@VeNOMEx1997 🤣🤣🤣
"fomos descobertos"
Um cara plantando bomba/ o cara que criou o Nokia
Kkkkk
O "elevador" na verdade teria que ser uma rampa capaz de levar alguma nave a velocidade orbital. Muita gente acha que se subir, subir e subir chega um ponto que a pessoa flutua e isso não é real. Tu pode subir reto até a lua, se não tiver velocidade orbital volta tudo novamente.
EXATO!
Explica mais🤔
Nunca entendi o conceito de elevador orbital... Se for isso é "só" uma plataforma de lançamento diferente das tradicionais.
@@Comunautista elevador: pode ser impulsionado, puxado por cabos, usar líquidos / gases, ser elétrico, sem adicionar peso ao foguete
Lançamentos normais: gastam combustível, mais peso de combustível do que de carga (90 e tantos por cento do peso só em combustível)
@@guigazalu no caso seria como apontar uma arma gigante pro céu cuja o foguete fosse a bala? Não é à toa que isso ainda não foi feito... A pressão e o impacto do lançamento seria transferida totalmemte pro solo e seria imenso, nem sei quantificar.
Wolwerine vendo isso *"Eu quero novas..."* 😎
O adamandium é bem mágico comparado com os mais fortes materiais que existem atualmente
▬ "Novas" o quê, lindinha?! Garras?! Sobrancelhas?! Ou mesmo bolas?! Afinal, em suas lutas cachorras e selvagens, ele leva pancadas em todos os cantos, né?!
Wolverine: eu vim ver o HBN
@@victoreletroarte Cheirou pó de HBN
@@victoreletroarte tu tá bem man?
A coragem é a virtude dos heróis, e os heróis são sempre admiráveis.....
Parabéns pelo trabalho👏👏👏👏👏
HPN criado em 2021
GRAFENO EM 2020: mo paz
A não kkk
Realmente e finalnente um canal de tecnologia verdadeira. Distoando do erroneamente restringir tecnologia apenas em computação.
A prata não deixou de ser utilizada por causa do ouro.
a parte mas difícil de construir um elevador espacial é sua estação geo-estacionaria. Apenas o cabo seria desenrolado desta estação em direção a terra. Um elevador usaria dois rolos opostos para comprimir o cabo e subir.
Seria possível combinar grafeno com esse material e criar um outro mais resistente que os dois?
Será!?
Tá pouha
Gênio shernows
Oi eu de novo, meus pais estão desempregados e então eu decidir criar esse canal para tentar ajudar a pagar as contas de casa, sei que e difícil mais não vou desistir só fé em deus. 😕
Schwartza o que tem como maior valor é a quantidade de utilização pela mesma de material disposta para transformação e deveria ter mais valor em questão mas na prática é diferente, a nova descoberta de outro material aonde sua reserva é menor vai ter o preço elevado como proposto em nova tecnologia mas a reserva maior será sempre predominante aonde a encontrar o novo material será impulsionado o seu valor, excelente para o grafeno.
MUITO BOA NOITE! EXCELENTE MATÉRIA! 👍👍👍ATÉ O PRÓXIMO VÍDEO, FORTE ABRAÇO.
Fico imaginando "dopar" o grafeno com alguns átomos de B e N de forma aleatório. Os elétrons p que devem existie flutuando no grafeno poderiam interagir com átomos dopantes de boro e.nitrogênio, que nessa estrutura hexagonal poderiam aumentar a conduticidade elétrica. Também poderiam fazer.sanduíches de folhas de grafeno com átomoa metálicos no meio, para a folhas rolarem umas sobre as outras. Desde a década.de 1990 já se dopava o grafite (ou grafita) com átomos de sódio e o sólido resultante adquiria uma cor de bronze. A grafita, que é como várias camadas de grafenos superpostas só é macia porque tem inclusões de móleculas dos gases que compõem o ar entre as monocamadas. Retirando-se.o ar de entre elas, a grafita fica "áspera" feito pedra.
Já existem vários estudos com materiais de grafeno, onde são feitas funcionalizações diversas para que as nanofolhas possuam grupos funcionais em sua superfície. Geralmente se usa o óxido de grafeno obtido via método de Hummer modificado + sonicação como base para isso, entretanto creio que alguns estudos possam ter utilizado o grafeno CVD para realizar processos de funcionalização e até mesmo criação de nanocompósitos. Tudo depende da aplicação a que se destina.
o que é dopar? Pq tipo, se adicionar um elemento diferente ele nao deixa de ser uma folha de grafeno? já que é só ligação "C - C"
Aff ta em inglês
Já fizeram teste com grafeno dando água com esse mineral pra aranhas e o resultado foi bom
@@victormatheus2066 quando vc coloca um outro átomo, ou grupo funcional na superfície da nanofolha de grafeno, tecnicamente, ele não é mais o grafeno monocamada puro, mas ainda sim, continua sendo o que chamamos de "Material à Base de Grafeno - MBG", ou ainda Graphene Based Material. As propriedades podem variar um pouco, mas vc consegue ajustá-las de acordo com a aplicação desejada. Esse é um dos principais prós do grafeno, a VERSATILIDADE
A gente acha que descobriu 100% uma coisa nova, aí vem uma outra coisa nova com base na nova que nem saiu ainda!
Evolucao é sempre constante, não sabemos nem metade do poder dos materiais e suas funções, o mundo ta aí, com seus segredos e enigmas que devemos descobrir para aprender.
Busque sabedoria, evolua.💫
Agora eis a pergunta: é mais fácil fazer qual?
@Silvio Yslloan miojo*
Hambúrguer 🍔
Ovo frito
Água com açúcar
_Água_
*RAÇA ABSOLUTA ALEM DA CONSCIÊNCIA ESSE É O PODER QUE BEIRA A ONIPOTENCIA CAPAZ DE SUPERAR UMA FORMA SUPREMA*
então porque alguns países querem comprar ou entra até em guerra com o Brasil por conta do ultrapassado grafeno e outros mineiros que só existem no Brasil.
...o que mais detesto é essa coisa de sempre quererem desmerecer algo que pode impulsionar a nossa industria ou tecnologia. Sempre torcendo contra...é simplesmente ridículo.
Esse canal é divertido e muito técnico em suas explicações. Parabéns
Ainda bem espero que achen mais matérias e combinação de materiais pra fazer um material mais forte que o grafeno .
a parte mais importante do grafeno, é ele na tecnologia futura, deixando de lado a resistência, o grafeno é utilizado em processadores por exemplo, pouco tempo atrás os processadores tinham 27 nanômetros hoje utilizando grafeno já existe processadores de 5 nanômetros, o futuro esta nessa direção tecnologia
''O grafeno foi ultrapassado''' e eu aqui nunca tive nada de grafeno :)
E só tomar a vacina kk
Esqueceu que vive no Brasil kk
Quase ninguém tem
fun fact, se vc ja usou um lápis, provavelmente vc ja deixou grafeno em seus cadernos.
@@Lucas_Machado ja deixou carbono, é o material do grafeno mas nao é grafeno
Boa schwarza tinha lido já essa matéria desse material, descobertas e mais descobertas na tecnologia.
Vc poderia ter falado sobre o custo de produção de um e do outro. O HPN pode ser 10 vezes mais resistente, mas se for 10 vezes mais caro, isso poder tornar inviável, ao passo que se o custo e quantidade disponível for similar ou melhor, poderá ser o fim do grafeno. Fica a dúvida.
Caro amigo, parabéns pelo seu trabalho.
Agora teremos armaduras indestrutíveis.
Para lutar contra as máquinas
@@john7180 sim, imagina que foda, os soldados serão super humanos.
@@john7180 mas e se as máquinas tiverem o mesmo material?
@@karlos7291 máquina ultra blindada 2000
Não adianta ter uma armadura super resistente ,se pode se fazer um projetil do mesmo material .
O grafeno prometeu muito, mas fazer ele é muito complicado e demorado eu espero que esse seja mais fácil.
E se fizessem uma estrutura de camadas alternadas de grafeno e HBN?
Qual dos dois é mais fácil de obter em larga escala?
Isso que eu tava pensando qual é mais fácil e barato de fazer ?
Boa pergunta!
Acho q nenhum criação desses materiais em alta escala seria praticamente uma utopia com nossa tecnologia atual
Nenhum dos dois, porém grafeno tem vantagens,por está sendo estudado há mais tempo.
UFMG
Pesquisadores criaram nanoscopio que enxerga cristais de grafeno, partículas um bilhão de vezes mais finas que um fio de cabelo.
Material chave para os avanços da computação quântica.
Capa da revista científica NATURE, a mais prestigiada do mundo!
😜
Como ouça questionar a soberania do meu incrível e poderoso Grafeno?!
Kkkk
Para fazer uma placa de hbn tem que misturar com outro material?
Sensacional, empolgado com os novos materiais que estão por vir!!!
Daria para mistura o material?
Deu ruim para o Malafaia e o ex-ministro da justiça, André Mendonça, que estao metidos na mineração de grafeno.
Acho que vc ta no lugar errado!
@@pablobagolin ???
@Werik Murilo sim o grafeno nao seria usado pra fazer bateria de carros?.
Aí Schwarza, hihihi, eu percebi, no minuto 1:15😌
Como eles se comparam em nível de abundância, facilidade de produção e condução elétrica?
O EUA tá de olho no grafeno Brasileiro
Concordo com vc
Tbm gostaria muito de ver o elevador espacial funcionando!
Tenho a esperança que um dia descubram que o grafeno ou esse outro material pode ser usado na produção de supercondutores que não necessitam de temperatura baixa e conseguem operar em temperatura ambiente.
Vai ser uma revolução, já pensou poder produzir computadores quânticos a rodo?! Conhecimento vai aumentar tremendamente, junta isso ao domínio da fusão nuclear e teremos uma nova era.
Mas se não me engano vc mesmo já fez um vídeo com os cálculos mostrando que o tal elevador é impossível.
1° pq vc calculou o peso de uma corda com o comprimento necessário e depois calculou a resistência do material se suportaria tal peso.
Pelos seus próprios cálculos a tal corda seria tão pesada que aguentaria seu próprio peso.
Sem falar na resistência ao vento, na sombra que faria, no risco de cair etc
Muito bom o vídeo parabéns 👏👏
Faltou falar sobre se a produção desse material e diferente do grafe no no sentido de ser produzindo em escala industrial...
ESPETACULAR..,.INCRÍVEL....
Hey bixo, no fim do ano vc podia fazer uma retrospectiva das descobertas que a ciência fez durante o ano
3:48 então se estressar o hbn ele trinca, né? Melhor deixar longe do Brasil
Isso dar é perfeito para gerar estruturar para conter aneurisma
Melhor nomear de Boros e mais facil, com essa referência
Mas ele conduz eletricidade ao mesmo nivel do grafeno?
Tem que ver o benefício.
Dá pra usar isso pra não rachar, e ainda usar placas de grafeno pra absorção completa de impactos, seria a armadura mais top!
0:26 Nessa hora lembrei do Space Elevator do jogo Ace Combat 7, agora tô imaginando vários países entrando em guerra por causa desse elevador que nem no jogo kkk
A grande pergunta é ,,, qual dos 2 tem o menor custo pra ser produzido em massa? kkkkkkkk
o mais barato será o mais famoso ,,,
Na verdade a relação custo velocidade.
Não adianta ser barato e ser lento de produzir.
@@josemauroferreiradelima8234 verdade kk
Fala pra naza
Caro professor Scharza, ... isso lembra MUITO a idéia da torre que tem no jogo Mega Man X8 do Playstation 2.
Namastê
Seria mais prático, se utilizassem estes materiais para fazer túneis subaquáticos do que "elevadores" espaciais.
Amo seu canal mano!
Não falou da viabilidade de produção em massa do material, afinal é viável?
Será que o HBN e de fácil produção?
Alguém me diz o PREÇO disso.
A teoria do adamantium é bastante interessante e talvez um dia até possível, eles fizeram um arranjo molecular de átomos de ferro imitando o arranjo do carbono para o diamante...
Enquanto você sonha, uns estão fazendo?
eles quem?
a pergunta que fica é qual quantidade dele no planeta e qual pais tem sua abundância?
pois se tiver pouco recurso no planeta, o grafeno ainda tem sua vantagem por ser mais abundante e geralmente o grafeno nao é usado puro pra criar matérias resistente mas misturado e adicionado nas misturas de ligas metálicas que ja fazemos hj
Como posso investir em qualquer um desses materiais?
Poxa mano eu sinto falta do jeito animado e a cara engraçada que vc dizia sempre no início do vídeo dizendo "escalobaloba" !
Faz um vídeo sobre esse elevador até a estratosfera.
Eu só tenho uma pergunta, esse material é encontrado na natureza como o grafeno ou é feito em laboratório?
@@otesourodamamae Errado ... Grafeno é retirado do grafite . Caxias do Sul está produzindo com sucesso lá na Universidade de Caxias . Várias empresas já usam esse elemento na composição de produtos industriais ... Revolução para o Brasil no campo dos materiais .
@@SupersonicSynthwave80 Ele é feito com grafite, mas não é encontrado nele, logo não é encontrado na natureza
@@izukuleandro3332 E retirado do Grafite sim . O método de separar o Grafeno do grafite é muito complexo , por isso o material é difícil de se produzir .
Outros materiais que estão ultrapassando o grafeno, num sentido óptico, são os TMD's. Eles possuem "muito mais" propriedades ópticas "muito mais" interessantes que o grafeno.
Q isso?
"Trinca de giro" parece até jogo de carta. 😂
Enquanto vc esta pensando em um elevador espacial, eu estou pensando em armaduras de combate.
sei não mas na reentrada gera se um calor estratonomico o cabo ficara no limiar de reentrada e saida
Acho mais interessante a construção da ponte intercontinental q está em mente desde a descoberta da América
Grande Soares! Abraço!
No final o hexágono é sempre superior.
Prefiro um Octógono.
E a produção em larga escala desse novo Material? é também complicada obter assim como o Grafeno? abço
Ótimo agora como produzir em serie ????
Rss e se intercalar camadas de HBN com grafeno?
interessante ideia.....
Gostei do vídeo de ciência dos materiais!
Quem inventou o adamantium?
Foi o seu Creisson. Eu agarantio!
Veremos qual matarial é economicamente viável e qual é sintetizado e qual é encontrado em abundância na natureza ( 98% no Brasil!). Lembremos que a prata conduz melhor que o cobre, porém sabemos qual é mais abundante e economicamente viável.
Melhor Canal de Comunicação🖤
Eu nunca ouvi ele quando eu estava escutando rádio.
Haaa não
Pera é de comunicação? pensei que fosse ciência
Dá pra ver esse material
Pergunta: a pronúncia não é bóro (com a vogal aberta)?
Ele não sabe o que é pronúncia, amigo!
Só sabe fazer vídeos...
São coisas bem diferentes!
Segundo o Priberam e a Infopedia, sim.
Interessante, quero a tela do meu próximo celular feita desse material kkkk
Grande Soares, digo, Schwarza! TKS por mais esse vídeo brother! :)
Fazer uma bola com isso para não furar
Nossa que impressionante
Rsrs sim, tem materiais ainda melhores o problema é que não tem o suficiente, por isso o grafeno é obviamente mais viável.
Mistura o HBN com o Grafeno e valeu
Qualquer um dos dois que possar ter um baixo custo de produção e conseguir ficar acessível a população tá valendo.
E qual é o mais barato?
Há o grafeno e borofeno, o boro é mais resistente, mas deve ser mais difícil de escalonar. Agora há Adamantium? 🤔
"Bôro" é demais... A pronúncia é "bóro"!!!!
Vamos ver o escudo do capt.America e Wolverine feitos de nitreto de boro hexagonal. Agora Vai!
Para o desespero da bolsolândia que achava que o Brasil iria virar uma espécie de wakanda por causa do nióbio!
Agora o bozo só quer saber de Cloroquina.
@@marciozimmermann3952 ainda bem porque imagina o gado mastigado nióbio e pior...imagina na hora de sair...
Pra eles já virou, apesar de nada de bom ter acontecido no meio tempo...
Não entendi nada kkkk. O hbn é mais resistente a risco?