Que generosidade tem esses professores ao trabalharem com esmero e detalhamento para construir um texto sólido e bonito. Sabemos que o resultado financeiro não fará jus ao trabalho que deu fazê-lo. Por isso nosso agradecimento! Obrigado.
Obrigado pelo comentário, egggallo. De fato, até agora não tive nenhum resultado financeiro com este canal. O objetivo é compartilhar o resultado de algumas pesquisas historiográficas. Mas, em breve, começaremos a lançar documentários de 1h20, para aprofundar mais sobre estes temas. Estes documentários serão pagos.
No início dos anos 80 todo professor falava do livro do Chiavenato e crescemos crendo que o Paraguai foi vítima da Inglaterra. Mas a verdade veio a tona.
Por muitos anos e, na verdade por quase toda a minha vida acadêmica fui quase "forçado" a crer piamente que a Inglaterra foi a única, a grande, a malévola causadora da guerra do Paraguai. Todavia sempre tive uma desconfiança, algo não parecia se encaixar para justificar totalmente essa linha de pensamento, eu só não possuía conhecimento suficiente para rebater essa corrente. Parabéns, vocês completaram o que faltava. Justiça de e ser feita. Não inocentar e nem culpar apenas esclarecer para justificar!
@@TawJev Também gostei. Os ingleses sempre manipularam o mundo. Desde os Piratas e ou Corsários que ocuparam Nassau, perturbavam a Espanha e a já enfraquecida Lusitânia, Sec XVII e XVIII, tomando o Ouro, angariado da América do Sul. Exploravam os 5 continentes e decidiam tudo. Até aqui, obrigaram até com razão, a libertação dos negros. Pois hoje, somos escravos de qualquer cor. Desacredito na teoria esquerdista, hoje, Globalista e uma razão além desta presunção, de ter até na 2 Guerra, a decisão de quem deveria ter colônias, é muito inocente defender os Britânicos de fatos notórios na Irlanda, Escócia e nas Américas. Pode não ser um Pit Bull, mas é uma Cole ou seja, a Lessie. Bangu RJ.
Muito esclarecedor esse vídeo. O uso político da História é muito acentuado no Brasil. Os fatos precisam ser estabelecidos, com as melhores fontes disponíveis, e então jorrar a interpretação que corresponde melhor ao que de fato aconteceu.
Verdade, Ricardo. A intenção desse canal é justamente divulgar fontes pouco conhecidas para que as pessoas conheçam melhor certos episódios da história. Obrigado por seu comentário. 🙂
Pesquisar a historia para não repetir os erros, assim foi na 2WW, originaria da guerra franco prussiana, originou a 1WW, e na sequencia a 2WW. Aqui nesse excelente documentário muito bem elaborado sem narrativas , nos mostra de que forma a história deve ser reescrita, sem viés ideológico, sem narrativa, afinal, já é passado, nada fará voltar para trás, mas que a verdade e a justiça prevaleçam.
A irresponsabilidade com a verdade dos fatos que substanciam o nosso passado vem atrofiando as inteligências e delimitando o verdadeiro avanço civilizacional.😔 Parabéns pelo canal.
Excelente explicação . E ainda mais , Solano Lopez não seguiu o conselho de seu pai _ " Tudo que for relacionado ao Brasil resolva através da caneta ". Seu pai já sabia do temperamento do filho.
Antonio López no usaba la fuerza? Varias veces se intentó resolver la cuestión de límites pero siempre pasaba para otro momento. Brasil siempre colonizó territorios en disputa pisoteando sus propios acuerdos. Hasta para construir Itaipu querían anexionar territorio paraguayo para quedarse con todo el potencial hidráulico. Pero el discurso oficial brasileño jamás asumirán sus intenciones imperialistas.
Solano López utilizó la cancillería antes de la guerra con el Brasil cuando el ejército imperial invadio la Banda Oriental, e intrometiendose en asuntos internos del Uruguay. Pero el Brasil ni consideró el documento paraguayo, porque la intención era llegar a la guerra con el Paraguay tarde o temprano por las ambiciones territoriales brasileñas. El protocolo de Puntas del Rosario es una evidencia de que todo estaba cocinado antes de la guerra. Brasil siempre forzó los limites de sus vecinos a punta de cañón.
No documentário do History Channel, eles descrevem exatamente o que você mostrou aqui. O Paraguai não era uma potência em ascensão, era um país pobre, isolado e controlado por um autocrata que desafiou o Brasil, esse último sim a grande potência regional. Inclusive a Inglaterra tentou convencer o ditador paraguaio a não iniciar um conflito com o Brasil, pois eles estavam tentando intermediar com o Imperador brasileiro a questão da navegação no rio do Prata.
Eu tb tinha aprendido que o Paraguai era muito mais desenvolvido que os países vizinhos à época e que a estatura média de sua população era 10 cm maior que a dos países vizinhos....
@@neiserra6274 .Tendo morrido em 20 de setembro de 1840, Francia é conhecido como o líder que apesar de autocrático e autoritário, consolidou a soberania do Paraguai na região do Prata" (...O seu pai foi um luso-brasileiro nascido possivelmente em Mariana, nas Minas Gerais, em 1739, e que chegou ao Paraguai na década de 1750, juntamente com um grupo de colonos luso-brasileiros recrutados pelo então governador da Província para o plantio, cultivo e a instalação de uma fábrica de fumo de rolo (tabaco torcido) em Yaguarón, próximo a Asunción. Aos trabalhadores portugueses especializados no trabalho com o tabaco, foi garantida a “igualdad de derechos con los españoles”. Em 1762 desposou a paraguaia María Josefa Fabiana Velasco y Yegros, sobrinha do antigo governador e Capitão-general da Província, Fulgencio Yegros y Ledesma. Dessa união houveram cinco filhos, dos quais o terceiro e primeiro varão foi José Gaspar Rodríguez de Francia, que recebeu o nome de José pelo pai e de Gaspar por haver nascido no dia de Reis....) "...Francia não havia deixado nenhum sucessor, sendo assim iniciou-se uma disputa pelo poder no Paraguai. em 1844 Carlos Antonio López foi nomeado pelo Congresso como Presidente da República, cargo que ocupou até sua morte em 1862. Embora o governo de Carlos tenha sido semelhante ao sistema de Francia, seus meios eram diferentes. Em seu governo são encontrados alguns traços de corrupção, tendo ele se tornado o homem mais rico do país....Durante seu mandato, López aumentou o contingente das forças armadas para 18.000 soldados ativos e 46.000 reservistas e melhorou a qualidade de seus equipamentos..." Governo de Francisco Solano López (1862-1870) Filho de Carlos López, Solano ascendeu ao poder em 16 de outubro de 1862, eleito pelo congresso...No início de seu governo, houve uma importante expansão da indústria têxtil, a partir de maquinário inglês... (Wikipedia) www. bbc .com/portuguese/brasil-51693818 Solano Lopez sentia-se forte com o seu numeroso exército e material de guerra que adquiriu na Europa e apoiou um partido no Uruguai. Confiscou um navio brasileiro e suas tropas sequestrou um navio brasileiro e atacaram o Mato Grosso. Foi a declaração de guerra Apesar de pequeno e pobre, o Paraguai tinha um contingente de 64 mil soldados, além de 28 mil reservistas. o Brasil terá caído na armadilha de ser obrigado a entrar na guerra segundo também publicações, o Brasil não era expansionista, tinha pouco exército e pouco material, daí que sacrificou os mais frágeis, camponeses, negros, escravos, índios... e o exército aproveitou para se queixar dos fracos recursos e tomou as rédeas do poder com os revolucionários que esperavam pela oportunidade
@@neiserra6274 pues debieron hacer caso a las advertencias de López 😅 tampoco te libras de que invadieron ciudades que no eran adjetivos militares llevando niños esclavos
eu sou um estudante do ensino médio, sempre gostei de história, recentemente tive uma aula de cultura espanhola uma nova matéria acadêmica que veio com o novo ensino médio, ele me deu essa versão de que o Paraguai era uma potência industrial, eu me segurei para não rir
Ótimo vídeo e canal. concordo plenamente que a Inglaterra patrocinou tudo isso, é o lado oculto da História. Infelizmente toda potência que se torna autônoma, é atacada.
Mais um vídeo conciso e extraordinariamente esclarecedor. Parabéns! Eu aqui é que pedirei a você, que está assistindo, que dê seu like, comente qualquer coisa, divulgue e se inscreva nesse maravilhoso canal.
Até hoje eu vejo os Hispânicos de vários países da América espanhola dizendo que toda a culpa pela divisão de seus países foi por culpa da Inglaterra 🤣
João Lucas, você foi um dos vencedores do concurso cultural. Parabéns! Você receberá um vale presente no valor do e-book "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto. Favor enviar um e-mail para manualdehistoriatk@gmail.com. Até amanhã seu vale presente será enviado a este e-mail.
"Muero por mi patria', dijo el mariscal López y murió pero,con su patria...convirtiéndose así en un heroe. Querido por muchos pero también odiado. Felicitaciones por su exposición historica;bastante acertada. Èxitos!!
O livro do Francisco Doratioto, Maldita Guerra, é o melhor livro que li sobre esta guerra. Um outro livro, Nem Herois nem Vilões de Moacir Assunção o complementa. Os outros autores que desmificaram esta guerra desconheço seus livros.
@@luciorezendebr Em Nem heróis, nem vilões , o jornalista Moacir Assunção traz dados novos à questão, e discute reflexos que perduram até os dias de hoje, trazendo dificuldades à consolidação do Mercosul. Fruto de intensa pesquisa, o livro disseca, também, a participação dos EUA na guerra (em apoio ao Paraguai), o que fez com que o Brasil suspendesse por três vezes as relações diplomáticas com o país. Com entrevistas da bisneta de Solano López e intelectuais lopistas, a obra abre espaço para as difíceis relações entre líderes militares do Brasil como o Duque de Caxias e da aliada Argentina, como Bartolomeu Mitre. Os bastidores de episódios importantes da guerra, como Curupaiti, a maior derrota aliada, que quase levou ao fim do conflito; as doenças que atingiram o país e mataram mais gente que os combates propriamente ditos. O autor ainda discute as conseqüências do conflito, as grandes vilanias da guerra e, pela primeira vez, os livros anti-Brasil lançados em vários países latinos e respondidos por autores brasileiros. Fartamente ilustrado, traz à luz personagens praticamente ausentes na historiografia tradicional: a primeira vítima do conflito, o governador da província de Mato Grosso, que morreu de fome no Paraguai, José Díaz e Caballero, os maiores generais do exército paraguaio, e o filho de Solano López, Enrique, que entrou com ações contra os governos brasileiro e argentino - a família contratou
@@brab0372 George Thompson engenheiro inglês militar que serviu no lado paraguaio. Livros históricos e que não faltam.. Tem também um do Visconde de Taunay especialmente em uma expedição brasileira que ele participou "A Retirada da Laguna". Mas a referência maior é a obra "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto.
@@luciorezendebrEste historidor citado Doratioto es un hombre que trabaja con Itamaratí, sosteniendo la politica expansionista de Brasil, un pais que creo todo tipo de problema en las fronteras de los paises hispaños.
@@manualdehistoria4774 Quando estudei sobre esse assunto na faculdade o professor da disciplina disse que acreditava na tese de que a guerra fora promovida pelos ingleses com o intuito de promover um limpeza étnica na América do Sul.
Eu tenho uma memória vaga de uma enciclopédia que eu li quando era criança, talvez a enciclopédia seria da 80 ou 90 , que dizia que os culpados eram os britânicos por essa guerra. Eu passei um bom tempo acreditando que os britânicos eram os culpados.
Aprendi na escola nos anos 80 que a o Paraguai era uma potencia econômica e que ele seria o grande competidor da Inglaterra e por isso os ingleses promoveram a guerra kkkk
Olá boa tarde... aos 15':55" do vídeo vc se equivocou e narrou 1864 como 1964... rsrs... isso acontece... nem por isso vou deixar de acompanhar o seu trabalho que é muito bom... bora lá... tmj... 😉😉👍👍
@@manualdehistoria4774 Todo muy lindo tu historia,pero quien financio la guerra,a quien le pago el brasil hace pocas decadas los costos de la guerra,el tratado secreto fue redactado años antes de la guerra y en el estaba estipulado quien comandaria el ejercito aliado y el tiempo y los esclavos soldados que participarian,es mas el Paraguay destruido y casi anexado a la alianza que no fue posible por vergueenza al descubrirse el tratado secreto,le fue obligado a pagar el costo de la guerra,que los ingleses no estaban metidos que tonterias cuentas,el Paraguay ya tenia barcos que surcaban los oceanos,telegrafo,fundicion de hierro,astilleros,les costo 5 años en destruir al Paraguay y decir tantas estupideces,fue financiado por los inglese y fueron los esclavos que pelearon en su guerra, argentina extermino a sus esclavos negros en la guerra,el homosexual de la condesa de e'u mato y masacro a mujeres y niños yendo atras de la mujer de lopez para robarle sus vestidos,el viado mando a matar y quemar mujeres y niños por que le mataron a su macho (su marido a quien daba o c*)tratando de apoderarse de los vestidos y las joyas que el travestido usaba para vestirse de mujer ,el gran heroé del imperio del brasil era un viado travestido,claro que lopez tuvo culpa por no darse cuenta de la trampa que le tendieron los lacayos de los inglese,cuenta las heroicas hazañas del ejercito imperial al mando de un trabuco,cometiendo saqueos,violacion de hombres,mujers,niños y niñas,que orgullo se han de sentir sabiendo todo lo que hicieron los heroicos soldados del imperio del brasil,gracias al gran imperio del brasil por liberar al Paraguay mascrando y destruyendo a su poblacion y los que no fueron ultrajados yascrados fueron enviados de esclavos en las fazenda de café.O brigado o glorioso ejercito imperial do brasil
O escritor do livro com a tese falsa só recuou e admitiu sua mentira depois de mais de uma década de estragos feitos porque historiadores de verdade começaram a apresentar documentos. Pois bem, pensem bem o porquê do Museu de História Nacional no Rio de Janeiro “”pegou fogo” e 200 anos de documentos históricos brasileiros viraram cinzas.
Paraguai fazia parte do vice-reino do Rio da Prata quando ainda pertenciam à Espanha, em 1811 se não me engano Francia declarou independência do Paraguai se separando do que hoje é a atual Argentina.
Não precisa ver os livros..visite Assumpção e veja ferrovias.. Usinas...siderúrgicas..abandonadas após a guerra...Inglaterra não tinha condições de atravessar o Atlântico...aí a Triplece Aliança....
Se a Inglaterra 20 anos antes atacou a China, do outro lado do mundo e tomou Hong Kong, vc acha q ela ia ter dificuldade para atravessar o Atlântico? Foi por pensar que nem vc que os Argentinos quebraram a cara em 1982...
No entiendo por qué decís que aprendiste eso en un gimnasio, no es lugar de referencia para mencionar, la verdad no sé si estás haciendo ironía nomás. 🤔
@@titanufinolismeu caro, excelente pergunta! Com que fonte ou base você apresenta esta teoria da interferência Britânica no primeiro e no último conflito platino?
@@titanufinolisvc leu essa tese? Não? Vou destacar para vc um pedaço dela, que fala da ideia do império Britânico como responsável pela guerra:. "...Era, sem dúvida, uma argumentação interessante e intelectualmente estimulante. Infelizmente há pouca senão nenhuma evidência empírica capaz de sustentá-la pelo menos de acordo com a análise mais recente e detalhada das relações da Inglaterra com o Paraguai no século XIX,..."
Mais um trabalho esplêndido, digno de ser compartilhado com quem busca a VERDADE nos fatos passados, que nada tem a ver com as narrativas ideológicas que a militância marxista infiltra nas aulas de História. Uma dúvida: existe algum monumento dedicado a memória dos brasileiros mortos no Paraguai? Afinal, foram 50 MIL homens tombados em defesa da Pátria, 25 vezes mais que os da FEB na Itália. Parabéns por esse excelente vídeo. 👊🏼🙂🇧🇷
Olá. Obrigado pela pergunta. Ela nos deu a ideia de fazer um vídeo sobre isso. Hobsbawn foi um historiador da corrente marxista da historiografia. Talvez por isso seus livros quase não mencionem os inúmeros crimes praticados pela União Soviética nos gulags(1917-1960), no holodomor (1931-32), no expurgo stalinista (1936-38), na repressão à Hungria (1956) e à primavera de Praga (1968), entre outros episódios.
Ou seja, o Eric H era um farsante historiador? Tenho o livor a ERA DOS EXTREMOS....é dificil rebate lo, mas oq ue o movia a manipular OS FATOS históricos, era o medo da policia da KGB, o stalinismo, ou só por ganancia e fama mesmo?? @@manualdehistoria4774
15:12 Que isso um dèjavú? kkkk Os argentinos pondo tarifas de pedágio na hidrovia de Yaciterá em comboios navais paraguaios em pleno século XXI 😅 Agora estão em um conflito diplomático para resolver a questão! 😂
Una sola pregunta. Porque Brasil nunca libera los archivos de aquella época??. Quizás allí esté gran parte de la verdad y nos ahorre el tiempo de las conjeturas.
Hola, Rolando. El autor del libro Ni Héroes ni Villanos, Moacir Assunção, investigador sobre la guerra del Paraguay, desde hace más de 20 años, dice que no cree que existan estos documentos secretos: “Vemos que al final estos documentos son un tanto míticos. Posiblemente no existan, pero si existen, están muy bien escondidos y no creo que haya nada completamente nuevo. Alguna vez creí que estos documentos existían, pero hoy, en base a todas mis investigaciones y lo que hablo con otras personas que también investigan el tema, ya no lo creo”.
A verdade histórica são os relatos mais proximos do acontecido.Depois de muitos anos se perdem os documentos e os testemunhos,ai ficam reconstruindo relatos e achismos já desnorteados dos verdadeiros rumos do modelo da época e colorindo a verdade com suposições próprias.
@@manualdehistoria4774 o luiz octavio de lima também desmente a teoria de que o Império britânico "financiou" a guerra do paraguai assim como doratioto fez no seu livro também?
@@Conquest948 Este livro fica mais no desenrolar da guerra nos campos de batalha, apresentado personagens importantes do conflito. Ele chega a mencionar o mito da influência britânica para iniciar a guerra. Como ele não é historiador, mas jornalista, prefere apenas relatar o que outros historiadores argumentam. Ou seja, o foco do livro ñ é desvendar os fatos que levaram à guerra, mas a guerra em si.
Ovi dizer também que tropas paraguaias capturaram a mando de López o governador da província de Mato Grosso na época, isso só aumentou mais ainda as tenções.
Se for os professores de ensino basico e ate medio, nem eles sabem a verdade, mau pesquisam, e repetem como ovelhas a cartilha do mec Ja professores universitarios, ahhh estes sim tem grandes responsabilidades
Hoje ser professor do ensino médio realmente não é mais uma prioridade, geralmente são pessoas que não conseguiram se colocar em nada e acabaram dando aulas, mas isso que você falou é uma verdade e prejudica imensamente nossa sociedade, os professores universitários que praticam estes crimes são o que se tem de pior, justamente em uma fase que o jovem tende a ser rebelde, o que facilita o lado da doutrinação, Gramsci era um gênio do mal mesmo, infelizmente.@@lrc276
Cara, quero te pedir um favor, não pare de postar vídeos com história pautadas por documentos oficiais e racionalidade... é muito bom ver conteúdos que tiram a venda das teorias malucas que criaram com a narrativa contada nos livros didáticos do ensino brasileiro....
Eu vi em um livro escolar da minha irmã esta lorota de que o Paraguai era industrializado antes guerra , eu acreditei porque na época infelizmente não tinha internet .
Muy bien la página. Pero la rebelion COLORADA en Uruguay fue en 1863 y la invasión brasilera a Uruguay fue en 1864.El relator menciono esos echos como ocurridos en 1963 y 1964 Puso 100 años adelantados. Saludos desde Uruguay.
A Guerra do Pacífico, foi tramada pela Inglaterra durante 20 anos. Já havia espiões ingleses na América do Sul estudando a conjuntura política da Bolívia. Em um momento de convulsão política, fizeram acontecer está Guerra. O interesse era as Minas de Cobre de Chuquicamata, que "ficaram" para o Chile, ou melhor, para o controle dos ingleses, que sempre foram piratas na América do Sul. A Bolívia ficou sem a saída para o Oceano Pacífico.
Que generosidade tem esses professores ao trabalharem com esmero e detalhamento para construir um texto sólido e bonito.
Sabemos que o resultado financeiro não fará jus ao trabalho que deu fazê-lo. Por isso nosso agradecimento!
Obrigado.
Obrigado pelo comentário, egggallo. De fato, até agora não tive nenhum resultado financeiro com este canal. O objetivo é compartilhar o resultado de algumas pesquisas historiográficas. Mas, em breve, começaremos a lançar documentários de 1h20, para aprofundar mais sobre estes temas. Estes documentários serão pagos.
Muito obrigado por esse conteúdo de qualidade
@@manualdehistoria4774muito justo serem conteúdos pagos. Parabéns pelo trabalho.
No início dos anos 80 todo professor falava do livro do Chiavenato e crescemos crendo que o Paraguai foi vítima da Inglaterra. Mas a verdade veio a tona.
Kkkkkkk
Por muitos anos e, na verdade por quase toda a minha vida acadêmica fui quase "forçado" a crer piamente que a Inglaterra foi a única, a grande, a malévola causadora da guerra do Paraguai. Todavia sempre tive uma desconfiança, algo não parecia se encaixar para justificar totalmente essa linha de pensamento, eu só não possuía conhecimento suficiente para rebater essa corrente. Parabéns, vocês completaram o que faltava. Justiça de e ser feita. Não inocentar e nem culpar apenas esclarecer para justificar!
Muito bom .estou publicando seu canal em meus grupos
Ótimo comentário!
@@TawJev Também gostei. Os ingleses sempre manipularam o mundo. Desde os Piratas e ou Corsários que ocuparam Nassau, perturbavam a Espanha e a já enfraquecida Lusitânia, Sec XVII e XVIII, tomando o Ouro, angariado da América do Sul. Exploravam os 5 continentes e decidiam tudo. Até aqui, obrigaram até com razão, a libertação dos negros. Pois hoje, somos escravos de qualquer cor. Desacredito na teoria esquerdista, hoje, Globalista e uma razão além desta presunção, de ter até na 2 Guerra, a decisão de quem deveria ter colônias, é muito inocente defender os Britânicos de fatos notórios na Irlanda, Escócia e nas Américas. Pode não ser um Pit Bull, mas é uma Cole ou seja, a Lessie. Bangu RJ.
esquerdista quer manipular a historia.
As escolas OMITEM A questão Christie nossas relações estavam CORTADAS depois daquela baderna!
Muito esclarecedor esse vídeo. O uso político da História é muito acentuado no Brasil. Os fatos precisam ser estabelecidos, com as melhores fontes disponíveis, e então jorrar a interpretação que corresponde melhor ao que de fato aconteceu.
Verdade, Ricardo. A intenção desse canal é justamente divulgar fontes pouco conhecidas para que as pessoas conheçam melhor certos episódios da história. Obrigado por seu comentário. 🙂
Por isso que a escola é uma instituiçao de doutrinação politica
Brasil aún no da acceso a los archivos sobre esta guerra
@@Ruth-m3i1lo que existe está mais que liberado. Inclusive, os planos de batalha e relatórios dos combates já foram publicados pela Bibliex.
@@Ruth-m3i1l No habla tontérías hombre!
Louvado seja Deus por eu encontrar esse canal
Conheci esse canal hoje. A verdadeira história me interessa e não essas narrativas manipuladas em interesse próprio.
Obrigado, Paulo. 😊
Pesquisar a historia para não repetir os erros, assim foi na 2WW, originaria da guerra franco prussiana, originou a 1WW, e na sequencia a 2WW. Aqui nesse excelente documentário muito bem elaborado sem narrativas , nos mostra de que forma a história deve ser reescrita, sem viés ideológico, sem narrativa, afinal, já é passado, nada fará voltar para trás, mas que a verdade e a justiça prevaleçam.
Diz o ditado: "A primeira vítima da guerra é a verdade..."
A irresponsabilidade com a verdade dos fatos que substanciam o nosso passado vem atrofiando as inteligências e delimitando o verdadeiro avanço civilizacional.😔
Parabéns pelo canal.
Excelente vídeo, me despertou o interesse de estudar mais sobre o assunto, poderia fazer mais vídeos sobre o tema.
Excelente explicação . E ainda mais , Solano Lopez não seguiu o conselho de seu pai
_ " Tudo que for relacionado ao Brasil resolva através da caneta ". Seu pai já sabia do temperamento do filho.
De echo si negocio un acuerdo de paz pero lo rechazaron como todos los que ofreció
Antonio López no usaba la fuerza? Varias veces se intentó resolver la cuestión de límites pero siempre pasaba para otro momento. Brasil siempre colonizó territorios en disputa pisoteando sus propios acuerdos. Hasta para construir Itaipu querían anexionar territorio paraguayo para quedarse con todo el potencial hidráulico. Pero el discurso oficial brasileño jamás asumirán sus intenciones imperialistas.
Solano López utilizó la cancillería antes de la guerra con el Brasil cuando el ejército imperial invadio la Banda Oriental, e intrometiendose en asuntos internos del Uruguay. Pero el Brasil ni consideró el documento paraguayo, porque la intención era llegar a la guerra con el Paraguay tarde o temprano por las ambiciones territoriales brasileñas. El protocolo de Puntas del Rosario es una evidencia de que todo estaba cocinado antes de la guerra. Brasil siempre forzó los limites de sus vecinos a punta de cañón.
@@hugoabelbenitezgaleano3384quem queria impera era Paraguai e se o br fosse tanto imperialistas ate hj o Uruguai era nosso
@@hugoabelbenitezgaleano3384menti mas uruguai envadiu o mato grosso o teu idolo esperava o que flores😂😂😂😂😂
No documentário do History Channel, eles descrevem exatamente o que você mostrou aqui. O Paraguai não era uma potência em ascensão, era um país pobre, isolado e controlado por um autocrata que desafiou o Brasil, esse último sim a grande potência regional. Inclusive a Inglaterra tentou convencer o ditador paraguaio a não iniciar um conflito com o Brasil, pois eles estavam tentando intermediar com o Imperador brasileiro a questão da navegação no rio do Prata.
Explicações lúcidas e esclarecedoras.
Meu canal de história favorito!!!
Obrigado, Calcio. 👊
Sempre haverá uso político com as guerras, infelizmente. Pior é usar a interpretação política nos livros escolares.
Amor, respeito e transformação. O conceito e prática do amor, leva o homem a respeitar as diferenças e portanto o transforma
Excepcional explanação. Muito obrigado! 👏🏽
Muito bom!!!! Eu sabia da outra versão; parabéns Muito bem explicado. Nota dez.
Cara, seus vídeos são todos ótimos. Parabéns e obrigado por nos brindar com estas obras excelentes.
Obrigado, jbueno.
Atenção! O relator está citando 1963 e 1964. É 1863 e 1864
Muito obrigado pelas informações.
Eu é que agradeço pelo comentário, Rhuan.
Eu tb tinha aprendido que o Paraguai era muito mais desenvolvido que os países vizinhos à época e que a estatura média de sua população era 10 cm maior que a dos países vizinhos....
MAS É VERDADE; A HISTÓRIA NÃO MENTE, OS HOMENS SIM.
En comparación con el Brasil en temas de libertad y educación e industria si... no tenía deudas
@@everandresruizdiaz1007 Narnia?.
@@everandresruizdiaz1007 fontes?🤔😆
@@laudemar-A.B.6386 encerio? Se supone que esto es muy conocido 😂.
Los propios historiadores?
Conteúdo de alto valor ❤
Bela Reflexão.🍀
Excelente conteúdo resumido sobre o real episódio da guerra do Paraguai
Obrigado, Pedro.
Um cara que invade a cidade de cárcere no Mato Grosso merece o quê???
@@neiserra6274 .Tendo morrido em 20 de setembro de 1840, Francia é conhecido como o líder que apesar de autocrático e autoritário, consolidou a soberania do Paraguai na região do Prata"
(...O seu pai foi um luso-brasileiro nascido possivelmente em Mariana, nas Minas Gerais, em 1739, e que chegou ao Paraguai na década de 1750, juntamente com um grupo de colonos luso-brasileiros recrutados pelo então governador da Província para o plantio, cultivo e a instalação de uma fábrica de fumo de rolo (tabaco torcido) em Yaguarón, próximo a Asunción.
Aos trabalhadores portugueses especializados no trabalho com o tabaco, foi garantida a “igualdad de derechos con los españoles”. Em 1762 desposou a paraguaia María Josefa Fabiana Velasco y Yegros, sobrinha do antigo governador e Capitão-general da Província, Fulgencio Yegros y Ledesma. Dessa união houveram cinco filhos, dos quais o terceiro e primeiro varão foi José Gaspar Rodríguez de Francia, que recebeu o nome de José pelo pai e de Gaspar por haver nascido no dia de Reis....)
"...Francia não havia deixado nenhum sucessor, sendo assim iniciou-se uma disputa pelo poder no Paraguai. em 1844
Carlos Antonio López foi nomeado pelo Congresso como Presidente da República, cargo que ocupou até sua morte em 1862.
Embora o governo de Carlos tenha sido semelhante ao sistema de Francia, seus meios eram diferentes.
Em seu governo são encontrados alguns traços de corrupção, tendo ele se tornado o homem mais rico do país....Durante seu mandato, López aumentou o contingente das forças armadas para 18.000 soldados ativos e 46.000 reservistas e melhorou a qualidade de seus equipamentos..."
Governo de Francisco Solano López (1862-1870)
Filho de Carlos López, Solano ascendeu ao poder em 16 de outubro de 1862, eleito pelo congresso...No início de seu governo, houve uma importante expansão da indústria têxtil, a partir de maquinário inglês... (Wikipedia)
www.
bbc
.com/portuguese/brasil-51693818
Solano Lopez sentia-se forte com o seu numeroso exército e material de guerra que adquiriu na Europa e apoiou um partido no Uruguai. Confiscou um navio brasileiro e suas tropas sequestrou um navio brasileiro e atacaram o Mato Grosso. Foi a declaração de guerra
Apesar de pequeno e pobre, o Paraguai tinha um contingente de 64 mil soldados, além de 28 mil reservistas.
o Brasil terá caído na armadilha de ser obrigado a entrar na guerra
segundo também publicações, o Brasil não era expansionista, tinha pouco exército e pouco material,
daí que sacrificou os mais frágeis, camponeses, negros, escravos, índios...
e o exército aproveitou para se queixar dos fracos recursos e tomou as rédeas do poder com os revolucionários que esperavam pela oportunidade
@@neiserra6274 pues debieron hacer caso a las advertencias de López 😅 tampoco te libras de que invadieron ciudades que no eran adjetivos militares llevando niños esclavos
eu sou um estudante do ensino médio, sempre gostei de história, recentemente tive uma aula de cultura espanhola uma nova matéria acadêmica que veio com o novo ensino médio, ele me deu essa versão de que o Paraguai era uma potência industrial, eu me segurei para não rir
Ótimo vídeo e canal. concordo plenamente que a Inglaterra patrocinou tudo isso, é o lado oculto da História. Infelizmente toda potência que se torna autônoma, é atacada.
Obrigado por esse vídeo.
A realidade sempre foi distorcida para que a fantasia se torna-se ferramenta útil para os amantes do poder.
Ótimo vídeo!!
Sensacional!
Poste mais vídeos!!
Mais um vídeo conciso e extraordinariamente esclarecedor. Parabéns! Eu aqui é que pedirei a você, que está assistindo, que dê seu like, comente qualquer coisa, divulgue e se inscreva nesse maravilhoso canal.
Fale sobre a Cisplatina!
Parabéns! Excelente canal !
Até hoje eu vejo os Hispânicos de vários países da América espanhola dizendo que toda a culpa pela divisão de seus países foi por culpa da Inglaterra 🤣
Cara seus vídeos são muito necessários, aprendo muito com eles, continue amigo, precisamos desse conteúdo 🤝
E MUITO LEGAL ESSE CANAL DE HISTÓRIA
Obrigado, Miguel.
A história é uma pedra de fatos maleáveis que podem ser puxados de um lado para o outro
João Lucas, você foi um dos vencedores do concurso cultural. Parabéns! Você receberá um vale presente no valor do e-book "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto. Favor enviar um e-mail para manualdehistoriatk@gmail.com. Até amanhã seu vale presente será enviado a este e-mail.
Olá, João Lucas, estamos aguardando seu contato para enviar seu voucher. Você foi um dos vencedores do concurso cultural do cana Manual de História.
@@manualdehistoria4774 certo, estou muito feliz 😁 Hahaha
Excelente trabalho 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Valeu, amigo 🙏
O melhor vídeo que eu assisti sobre o assunto
Obrigado, Raquel. 😊
Excelente vídeo.
"Muero por mi patria', dijo el mariscal López y murió pero,con su patria...convirtiéndose así en un heroe.
Querido por muchos pero también odiado.
Felicitaciones por su exposición historica;bastante acertada.
Èxitos!!
O livro do Francisco Doratioto, Maldita Guerra, é o melhor livro que li sobre esta guerra. Um outro livro, Nem Herois nem Vilões de Moacir Assunção o complementa. Os outros autores que desmificaram esta guerra desconheço seus livros.
Muito bom o livro do Francisco Doratioto, este de livro de Moacir Assunção eu desconheço.
@@luciorezendebr Em Nem heróis, nem vilões , o jornalista Moacir Assunção traz dados novos à questão, e discute reflexos que perduram até os dias de hoje, trazendo dificuldades à consolidação do Mercosul. Fruto de intensa pesquisa, o livro disseca, também, a participação dos EUA na guerra (em apoio ao Paraguai), o que fez com que o Brasil suspendesse por três vezes as relações diplomáticas com o país. Com entrevistas da bisneta de Solano López e intelectuais lopistas, a obra abre espaço para as difíceis relações entre líderes militares do Brasil como o Duque de Caxias e da aliada Argentina, como Bartolomeu Mitre. Os bastidores de episódios importantes da guerra, como Curupaiti, a maior derrota aliada, que quase levou ao fim do conflito; as doenças que atingiram o país e mataram mais gente que os combates propriamente ditos. O autor ainda discute as conseqüências do conflito, as grandes vilanias da guerra e, pela primeira vez, os livros anti-Brasil lançados em vários países latinos e respondidos por autores brasileiros. Fartamente ilustrado, traz à luz personagens praticamente ausentes na historiografia tradicional: a primeira vítima do conflito, o governador da província de Mato Grosso, que morreu de fome no Paraguai, José Díaz e Caballero, os maiores generais do exército paraguaio, e o filho de Solano López, Enrique, que entrou com ações contra os governos brasileiro e argentino - a família contratou
Também tem o livro de JB Bormann, veterano da Guerra do Paraguai e Uruguai.
@@brab0372 George Thompson engenheiro inglês militar que serviu no lado paraguaio. Livros históricos e que não faltam.. Tem também um do Visconde de Taunay especialmente em uma expedição brasileira que ele participou "A Retirada da Laguna". Mas a referência maior é a obra "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto.
@@luciorezendebrEste historidor citado Doratioto es un hombre que trabaja con Itamaratí, sosteniendo la politica expansionista de Brasil, un pais que creo todo tipo de problema en las fronteras de los paises hispaños.
Foi um vídeo bem informativo. Muito bom 👍
Obrigado, João.
@@manualdehistoria4774 Quando estudei sobre esse assunto na faculdade o professor da disciplina disse que acreditava na tese de que a guerra fora promovida pelos ingleses com o intuito de promover um limpeza étnica na América do Sul.
Muito bom vídeo
Eu tenho uma memória vaga de uma enciclopédia que eu li quando era criança, talvez a enciclopédia seria da 80 ou 90 , que dizia que os culpados eram os britânicos por essa guerra. Eu passei um bom tempo acreditando que os britânicos eram os culpados.
Interessante preciso comprar os livros do historiadores que tem outra visão
tbm
Muito bom o vídeo
Obrigado, Cleverson.
Aprendi na escola nos anos 80 que a o Paraguai era uma potencia econômica e que ele seria o grande competidor da Inglaterra e por isso os ingleses promoveram a guerra kkkk
Potencia exportadora de charque de erva mate grande potencia .
Eu também. Chega a ser hilário.
Foi isso que aprendi também. Também nos anos 80.
Eu tb
Ainda bem que isso não é mais ensinado nas escolas
Olá boa tarde... aos 15':55" do vídeo vc se equivocou e narrou 1864 como 1964... rsrs... isso acontece... nem por isso vou deixar de acompanhar o seu trabalho que é muito bom... bora lá... tmj... 😉😉👍👍
Muito bom
Sou bisneta de um ex combatente dessa guerra , cresci ouvindo minha vó falando isso , que a Inglaterra estava por trás dessa guerra , vai saber né?
Por favor não pare com o canal.
Não vamos parar. Estamos há algum tempo sem postar vídeos, por falta de tempo. Mas em breve vamos retomar.
@@manualdehistoria4774faço minhas as palavras do colega acima. Por favor, mantenha este canal.
@@robertomedeiros8880 Obrigado, Roberto. Vou manter, sim.
@@manualdehistoria4774 Todo muy lindo tu historia,pero quien financio la guerra,a quien le pago el brasil hace pocas decadas los costos de la guerra,el tratado secreto fue redactado años antes de la guerra y en el estaba estipulado quien comandaria el ejercito aliado y el tiempo y los esclavos soldados que participarian,es mas el Paraguay destruido y casi anexado a la alianza que no fue posible por vergueenza al descubrirse el tratado secreto,le fue obligado a pagar el costo de la guerra,que los ingleses no estaban metidos que tonterias cuentas,el Paraguay ya tenia barcos que surcaban los oceanos,telegrafo,fundicion de hierro,astilleros,les costo 5 años en destruir al Paraguay y decir tantas estupideces,fue financiado por los inglese y fueron los esclavos que pelearon en su guerra, argentina extermino a sus esclavos negros en la guerra,el homosexual de la condesa de e'u mato y masacro a mujeres y niños yendo atras de la mujer de lopez para robarle sus vestidos,el viado mando a matar y quemar mujeres y niños por que le mataron a su macho (su marido a quien daba o c*)tratando de apoderarse de los vestidos y las joyas que el travestido usaba para vestirse de mujer ,el gran heroé del imperio del brasil era un viado travestido,claro que lopez tuvo culpa por no darse cuenta de la trampa que le tendieron los lacayos de los inglese,cuenta las heroicas hazañas del ejercito imperial al mando de un trabuco,cometiendo saqueos,violacion de hombres,mujers,niños y niñas,que orgullo se han de sentir sabiendo todo lo que hicieron los heroicos soldados del imperio del brasil,gracias al gran imperio del brasil por liberar al Paraguay mascrando y destruyendo a su poblacion y los que no fueron ultrajados yascrados fueron enviados de esclavos en las fazenda de café.O brigado o glorioso ejercito imperial do brasil
Muito bom esse vídeo
Obrigado, Sérgio.
O vídeo ficou show só nas datas que você falou estarem erradas.
O escritor do livro com a tese falsa só recuou e admitiu sua mentira depois de mais de uma década de estragos feitos porque historiadores de verdade começaram a apresentar documentos. Pois bem, pensem bem o porquê do Museu de História Nacional no Rio de Janeiro “”pegou fogo” e 200 anos de documentos históricos brasileiros viraram cinzas.
Da o que pensar . O museu Nacional pegar fogo por descuido!?!?!?
Tudo pega fogo qdo fontes
Paraguai fazia parte do vice-reino do Rio da Prata quando ainda pertenciam à Espanha, em 1811 se não me engano Francia declarou independência do Paraguai se separando do que hoje é a atual Argentina.
Precisa corrigir uns erros de locução (1863 e 1864 sendo ditos como 1963 e 1964)
Não precisa ver os livros..visite Assumpção e veja ferrovias..
Usinas...siderúrgicas..abandonadas após a guerra...Inglaterra não tinha condições de atravessar o Atlântico...aí a Triplece Aliança....
Se a Inglaterra 20 anos antes atacou a China, do outro lado do mundo e tomou Hong Kong, vc acha q ela ia ter dificuldade para atravessar o Atlântico? Foi por pensar que nem vc que os Argentinos quebraram a cara em 1982...
Aprendi no Ginásio; que está guerra, ocorreu; porque o Paraguai queria uma saída para o Mar.
Mais provável isso mesmo
Es demasiado difícil creer eso. Brasil influenció en Uruguay y Paraguay temía lo mismo.
No entiendo por qué decís que aprendiste eso en un gimnasio, no es lugar de referencia para mencionar, la verdad no sé si estás haciendo ironía nomás. 🤔
@@carlosalbertofigueroaramir232 Meu amigo; existe diferentes verdades ou mentiras sobre a origem deste conflito; não especialista neste assunto.
Paraguai queria tomar éra tudo nósso Brazilzão, tanto é que invadiram mato grosso e rio grande do sul.
Que esse canal cresça muito, para que as pessoas tenham acesso às outras versões acerca dos episódios históricos.
Obrigado pela torcida por este canal, Elvis. 🙏
"A história é contada pelos vencedores. "
Ao vencedor, as batatas...
Quem perdeu que chore
Cara, então alguém tem que ensinar isso para a turma da luta armada da esquerda, pq eles desconhecem essa regra.
No caso dessa guerra foi contada pelos perdedores.
@@brasiliano2977 Impressionante como no Brasil é tudo ao contrário
Opa amigo, vc poderia deixar uma fonte do seu argumento citado no minuto? 16:53 / 19:55
Não somente está guerra! Inglaterra fomentou tbm a disputa Cisplatina, se o Brasil dominasse a bacia do rio da Prata, hoje seríamos potência mundial.
calma-lá jovem
Obrigado pelo jovem ☺️ tem argumentos ou só é um hater?
@@titanufinolismeu caro, excelente pergunta! Com que fonte ou base você apresenta esta teoria da interferência Britânica no primeiro e no último conflito platino?
@@robertomedeiros8880 fonte: imperialismo britânico e a guerra do Paraguai . Autor: Leslie bethell.
@@titanufinolisvc leu essa tese? Não? Vou destacar para vc um pedaço dela, que fala da ideia do império Britânico como responsável pela guerra:.
"...Era, sem dúvida, uma argumentação interessante e intelectualmente estimulante. Infelizmente há pouca senão nenhuma evidência empírica capaz de sustentá-la pelo menos de acordo com a análise mais recente e detalhada das relações da Inglaterra com o Paraguai no século XIX,..."
Mais um trabalho esplêndido, digno de ser compartilhado com quem busca a VERDADE nos fatos passados, que nada tem a ver com as narrativas ideológicas que a militância marxista infiltra nas aulas de História. Uma dúvida: existe algum monumento dedicado a memória dos brasileiros mortos no Paraguai? Afinal, foram 50 MIL homens tombados em defesa da Pátria, 25 vezes mais que os da FEB na Itália. Parabéns por esse excelente vídeo. 👊🏼🙂🇧🇷
Eita canal bom! Expurgando o marxismo histórico e restabelecendo a história real.
A Inglaterra não terá começado mas bem que se beneficiou...
ÒTIMO VIDEO⚠️⚠️⚠️⚠️
Obrigado, amigo. 👊
Quase na mesma época o Guerra da secessão tinha muito mais interesse para os Ingleses.
poderia falar mais desse autor eric hobsbawn
Olá. Obrigado pela pergunta. Ela nos deu a ideia de fazer um vídeo sobre isso.
Hobsbawn foi um historiador da corrente marxista da historiografia. Talvez por isso seus livros quase não mencionem os inúmeros crimes praticados pela União Soviética nos gulags(1917-1960), no holodomor (1931-32), no expurgo stalinista (1936-38), na repressão à Hungria (1956) e à primavera de Praga (1968), entre outros episódios.
Ou seja, o Eric H era um farsante historiador?
Tenho o livor a ERA DOS EXTREMOS....é dificil rebate lo, mas oq ue o movia a manipular OS FATOS históricos, era o medo da policia da KGB, o stalinismo, ou só por ganancia e fama mesmo??
@@manualdehistoria4774
15:12 Que isso um dèjavú? kkkk
Os argentinos pondo tarifas de pedágio na hidrovia de Yaciterá em comboios navais paraguaios em pleno século XXI 😅 Agora estão em um conflito diplomático para resolver a questão! 😂
Una sola pregunta. Porque Brasil nunca libera los archivos de aquella época??. Quizás allí esté gran parte de la verdad y nos ahorre el tiempo de las conjeturas.
Hola, Rolando.
El autor del libro Ni Héroes ni Villanos, Moacir Assunção, investigador sobre la guerra del Paraguay, desde hace más de 20 años, dice que no cree que existan estos documentos secretos:
“Vemos que al final estos documentos son un tanto míticos. Posiblemente no existan, pero si existen, están muy bien escondidos y no creo que haya nada completamente nuevo. Alguna vez creí que estos documentos existían, pero hoy, en base a todas mis investigaciones y lo que hablo con otras personas que también investigan el tema, ya no lo creo”.
Sempre as narrativas, mas a verdade é que prevalece.
A Inglaterra provocou , também, a guerra entre Perú e Chile. O motivo foi o salitre do Atacama.
A verdade histórica são os relatos mais proximos do acontecido.Depois de muitos anos se perdem os documentos e os testemunhos,ai ficam reconstruindo relatos e achismos já desnorteados dos verdadeiros rumos do modelo da época e colorindo a verdade com suposições próprias.
Esses são os defensores ou criadores de téses.
Ganhou uma nova inscrita. Excelente material!
qual livro recomenda pra guerra do paraguai, do francisco doratioto ou do luiz octavio de lima?
Recomendo o do Francisco Doratioto. É mais completo.
@@manualdehistoria4774 a do luiz octavio de lima tambem é boa? mesmo nao sendo tao completo quanto do doratioto?
@@SourceSpy248 Sim, claro. O livro dele é muito bom.
@@manualdehistoria4774 o luiz octavio de lima também desmente a teoria de que o Império britânico "financiou" a guerra do paraguai assim como doratioto fez no seu livro também?
@@Conquest948 Este livro fica mais no desenrolar da guerra nos campos de batalha, apresentado personagens importantes do conflito. Ele chega a mencionar o mito da influência britânica para iniciar a guerra. Como ele não é historiador, mas jornalista, prefere apenas relatar o que outros historiadores argumentam. Ou seja, o foco do livro ñ é desvendar os fatos que levaram à guerra, mas a guerra em si.
Ovi dizer também que tropas paraguaias capturaram a mando de López o governador da província de Mato Grosso na época, isso só aumentou mais ainda as tenções.
Fui vítima do Livro de Chiavenato e do meu professor de geografia
Na guerra civil americana não tinha metralhadora? 🤔🤔🤔
bravo
Triste é o estrago que os maus professores fazem aos jovens.
Se for os professores de ensino basico e ate medio, nem eles sabem a verdade, mau pesquisam, e repetem como ovelhas a cartilha do mec
Ja professores universitarios, ahhh estes sim tem grandes responsabilidades
Hoje ser professor do ensino médio realmente não é mais uma prioridade, geralmente são pessoas que não conseguiram se colocar em nada e acabaram dando aulas, mas isso que você falou é uma verdade e prejudica imensamente nossa sociedade, os professores universitários que praticam estes crimes são o que se tem de pior, justamente em uma fase que o jovem tende a ser rebelde, o que facilita o lado da doutrinação, Gramsci era um gênio do mal mesmo, infelizmente.@@lrc276
Uma sugestão como a república brasileira fez o Brasil se tornar um país atrasado economicamente
" O Sr.esta equivocado a metralhadora já tinha sido usada na Guerra do Secessão nos EUA e no Paraguai ela também foi usada "
Cara, quero te pedir um favor, não pare de postar vídeos com história pautadas por documentos oficiais e racionalidade... é muito bom ver conteúdos que tiram a venda das teorias malucas que criaram com a narrativa contada nos livros didáticos do ensino brasileiro....
Tem no TikTok também 🎉
Pura verdade. rivalidade pela recente industrialização desta mação e o Brasil foi UDADO
Pela direita?? Onde tem isso?
Se você tem razão, por quê no Brasil se tem vergonha de falar da Guerra do Paraguai?
Cara, se nem da FEB e do Brasil na segunda GM se fala...
CONHECI HOJE ESTE CANAL. FAÇO UMA PERGUNTA O BRASIL SEM AJUDA DO URUGUAI E ARGENTINA O BRASIL TERIA VENCIDO ESSA GUERRA?
Trãnquilamente, brasil tinha mais de déz milhões de habitantes, Paraguai em torno de um milhão, sem chances.
BRASIL NÉ.😊
Sim, pois uns dos motivos para a guerra ter demorado tanto pra acabar foi a falta de suprimentos no exército argentino.
Autores revisionistas Marxistas , nunca estiveram preocupados com s história mas sim em fortalecer o seu pensamento. Obrigado pela aula .
Frase: " Está Guerra derrubou a monarquia brasileira "
Eu tô é passada!
😮 primeiro lugar que nos ensina a sermos alienados é na escola. Por isso que sempre escutei, a escola te ensina a ser operário, não chefe.
Eu vi em um livro escolar da minha irmã esta lorota de que o Paraguai era industrializado antes guerra , eu acreditei porque na época infelizmente não tinha internet .
ACEITA A VERDADE, QUE DOI MENOS.
A que prevalece é a versão do vencedor...mas veja...O Exército brasileiro errou a mão no Paraguai....no Contestado e em Canudos.....
Cara, no Paraguai não errou não. Exceto no final, qdo o Conde D'Eu começou a massacrar prisioneiros. Até Caxias, eram regras de engajamento normal.
Em canudos com certeza
@@lrc276 aquilo ali não tem classificação possível. Não existem palavras para definir o que o Exército fez com Canudos.
@@lrc276errou em Canudos, na Federalista e no Contestado.
Quem mandava em Portugal?
Muy bien la página. Pero la rebelion COLORADA en Uruguay fue en 1863 y la invasión brasilera a Uruguay fue en 1864.El relator menciono esos echos como ocurridos en 1963 y 1964 Puso 100 años adelantados. Saludos desde Uruguay.
Quál e a sua posição sobre a Guerra do Pacífico? Inglaterra nao teve nada a ver com o conflito igualmente?
A Guerra do Pacífico, foi tramada pela Inglaterra durante 20 anos. Já havia espiões ingleses na América do Sul estudando a conjuntura política da Bolívia. Em um momento de convulsão política, fizeram acontecer está Guerra. O interesse era as Minas de Cobre de Chuquicamata, que "ficaram" para o Chile, ou melhor, para o controle dos ingleses, que sempre foram piratas na América do Sul. A Bolívia ficou sem a saída para o Oceano Pacífico.
Não é 1963 mas 1863....não é 1964 mas 1864. erro da locução.
A história é contada pelos vencedores, neste caso não o Império do Brasil, mas sim os republicanos brasileiros.
Como assim: os republicanos brasileiros é que foram vencedores? O que tem uma coisa a ver com a outra?
A guerra foi entre 1864 a 1870, precisa se aprofundar mais sobre o assunto ao abrir comentário.
@@luciorezendebr Porque os republicanos tomaram o poder de Dom Pedro II. E a partir daí, foram eles que contaram como foram as coisas.
@@tiagolira8742correto
@@tiagolira8742 Eles contaram pois foram eles que participaram da guerra 😂🤷