Veja também o mapa em vídeo da evolução da expansão territorial de São Paulo, e o quão os paulistas foram importantes no processo territorial e cultural do Brasil. ua-cam.com/video/pLk-hMLd-ZE/v-deo.html
@Paulistânia Tradicional Aos 9:28 O nome do fundador não foi o de "Domingos Dias Velho", mas o de **_Francisco Dias Velho_** ! Se tiveres como reeditar o vídeo seria bom! Valeu!
Minha amiga, já se perdeu, essa cultura paulista foi inteiramente pro nordeste. Eu tenho 19 anos e nunca ouvi professor citar esse tipo de assunto na sala de aula, aprendi hoje no UA-cam...
Sou mineiro (Sul de Minas Gerais) e tenho orgulho de fazer parte da Cultura Caipira. Acho engraçado os mineiros que não fazem parte da cultura deixada pelos bandeirantes dizeram que nós, do Sul de Minas, não falamos o verdadeiro sotaque/dialeto mineiro. Mesmo assim não me importo, falo como capirira e me sinto tão Mineiro quanto eles.
Todo o sul de Minas e o Triângulo Mineiro fazem parte da cultura caipira. As demais regiões do estado são derivadas, mas desenvolveram uma cultura particular a medida em que iam se afastando de SP, e no caso das regiões fronteiriças, como Zona Da Mata, sofrendo influência carioca.
Muitas partes de Minas Gerais infelizmente se afastaram muito da cultura paulista, o verdadeiro caipira mineiro acredito que está no Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.
Eu sou do Paraná e sou de origem imigrante, mas sendo do interior dos campos gerais do PR, a zona dos tropeiros, eu me emocionei com esse vídeo. Essa tradição Paulista deveria ser mais profundamente resgatada. Grande respeito aos meus irmãos paulistas, abraços do PR
Fico feliz por saber que você reconhece a importância do povo paulista para com essa nação chamada Brasil !!! Boa sorte irmão , pra vc aí no Paraná !!!
@@katiakammuschel9906 sou Paulista filho de cearense filho de paranaense, meu avó materna era mineira,meu bisavô materno era italiano,meu bisavô paterno era Africano e o outro bisavô paterno era Índio puro acho muito legal conhecer os descendentes eu fui atrás pra saber sobre meus antepassados
@evandroolimpioribeiro Errado. A cultura caipira nao tem nada a ver com a cultura dos bandeirantes. Tal cultura é fruto de um amadurecimento apos o fim do ciclo do ouro é mesmo que as bandeiras tenha originado as primeiros povoacoes, é aberration a ideia de que as coisas que se consolidaram sairam de Sao paulo
Muito emocionante...sempre me irritou quando falavam do caipira de forma estigmatizada...pois na minha percepção eram pessoas inteligentes e autosuficientes que usavam seus recursos com sabedoria... excelente relato histórico...
Sou de Sorocaba e descendente de tropeiros e bandeirantes, tenho orgulho das minhas raízes, esse vídeo é muito bom, esperamos que a cultura Paulista e caipira não se perca
Sou de São José dos Campos, descendente de tropeiro, tanto do lado materno quanto paterno, meus antepassados são do Vale do Paraíba e Sul de Minas. Sou descendente dos paulistas bandeirantes com muito orgulho.
@@adautoandre6838 O Brasil não sabe e fala que não temos cultura e nem comida própria! Mas o povo paulista foi i maior povo do Brasil! Descobriu terras e levou culturas além de guerrear! Muitos acham que os paulistas são totalmente decendentes de Europeus, mas não é bem assim o paulistas antigos eram Pardos, mestiços ou até mesmo portugueses que virou brasileiro.
Rapaz, Moça! Que aula que foi essa seu moço? Parabéns e com respeito. Valorizo o Rural central, centro-oeste e também os sulistas. Nasci e vivo nas Minas Gerais. Gostei de mais da sua leitura e posicionamento. Continue a nos mostrar outras belas camadas do seu grande conhecimento. Gratidão, Hernon Adjuto, Ubá BH.
Sou Paulista com muito orgulho, já fui 5 vezes de mula daqui de Pirassununga-SP no vale do Mogi até Aparecida do Norte no vale do Paraíba, e vendo o vídeo passei por muitos lugares no sul de minas e Serra da Mantiqueira até chegar na casa da Mãe, no Santuário Nacional de Aparecida, pra mim é uma benção, agradeço a Deus poder viajar como os antigos bandeirantes e buscar as nossas tradições!
Viva São Paulo e aos bandeirantes paulistas que preservaram e expandiram a nossa belíssima cultura caipira. Deveriam fazer isso até hoje nas escolas. Temos que fazer alguma coisa, pois, se essas crianças não aprenderem essas coisas, nós adultos vamos morrer sem ensinar a elas isso. E nossa cultura vai cair no esquecimento. Essa nova geração que vai nos representar no futuro. Eu sei que alguns lugares isso ainda é mantido como tradição, mas ainda é em pequenas proporções.
salve! sou gaúcho, cultuo as tradições gaúchas, e muito diferente do que muitos pensam os que verdadeiramente entendem o que é amor a sua cultura regional, se alegram de coração ao verem seus irmãos sentindo o mesmo amor por sua terra. um grand abraço fraterno meus irmãos paulistas, povo aguerrido e bravo.
Sou de SP e vim morar em Goiás, que fez parte da chamada Paulistânia, possuindo portanto, a mesma cultura caipira. É interessante e faz parte da cultura brasileira? Sim, porém, não devemos fechar os olhos para os problemas dessa cultura. Um deles é o isolamento e a desconfiança extrema com quem é diferente. O caipira tem este traço cultural, que é terrível! O esforço que se tem para criar amizade com quem é desta cultura é imenso, são desconfiados e receosos com quem é diferente. Por experiência que passo em Goiás, eu posso afirmar isso. Mesmo hoje, este traço cultural ainda sobrevive.
Pilão de madeira Comida caipira Gente ,isso é incrível É a nossa história,história de vida dos nossos avós. Saudades dessa vida caipira,de comer o que plantava,de morar na roça,de ouvir histórias dos meus avós. Estou encantada com esse vídeo,aprendendo muito com tudo isso. Obrigada por esse vídeo,até um tempo atrás eu só conhecia o feijão tropeiro e através desses vídeos ampliei meu conhecimento e me interessei muito mais por história.
Eu adoro história tanto medieval quanto brasileira e era paulistano mas mudei para Andradas mg e agora digo com orgulho que virei caipira e pretendo fazer do meu sitio um centro de recreação histórica medieval e colonial brasileira com o reino fictício da mantiqueira baseado no livro que vou escrever que se passa numa linha do tempo alternativa, onde a pólvora nunca foi inventada e a tecnologia estagna no seculo XIII porem o Brasil é descoberto por acaso antes no mesmo século por pescadores portugueses o livro se passa no Brasil (terra de Vera cruz) o personagem principal sou eu mesmo nesse mundo alternativo porem essa terra é dividida por portugueses espanhois e italianos de veneza no sul e o nordeste foi colonizado pelos mouros do sul da espanha e de Marrocos o livro começa com uma expedição para o sul de minas gerais iniciando se na serra da mantiqueira onde fica a cidade de Andradas iniciada por um bispo e arranjada pelo papa para que impedissem os muçumanos de colonizarem a região e a promeça de quem chefiar a expedição se torne rei desta terra
Os bandeirantes se apoiaram no sequestro, morte e escravidão dos guaranis entre outros povos. Isto é fato histórico , porém o seu legado possuiu outras esferas como a expansão territorial e a formação de uma cultura nacional. Valorizar as suas influências positivas e lutar para a superação de sua herança negativa são iniciativas salutares. Parabéns Paulistânia ! Viva o Brasil !
Esta história fantástica sobre a Cultura Caipira contada acima é da maior relevância cultural e educacional para o conhecimento e difusão das tradições de nossos valores carregado por nosso Folclore tão rico e tão desconhecido entre nosso povo. Há muito merece estar reunida, guardada de forma viva em um Museu Estadual para a disseminação de nossos valores educacionais tão importante na formação de nossos jovens alunos.
Eu quando era criança assistia programa de música caipira. Hoje eu vim estudar a origem sempre amei viola caipira. Agora vim pesquisar e estudar ara enriquecer minha música 🎶
Não sou paulista, nem do centro-oeste, mineiro ou sulista, mas do nordeste, e eu achei este vídeo extremamente rico em informações, já vim neste canal algumas vezes, os caipiras, bandeirantes e tropeiros sempre me intrigaram, sobre sua língua, cultura, vestimenta e entre outros aspectos, de fato é inegável como os caipiras e seu estilo de vida nômade mudaram não só a Paulistania mas o próprio Brasil em si, não conheço um dialeto que seja mais memorável como o caipira, e a simplificação à imagem de personagens como Jeca-Tatu, ou taxar os bandeirantes se genocidas é uma completa ignorância, mesmo nos estados do Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará, os bandeirantes paulistas foram contratados para proteger as vilas e fazendeiros dos ataques de índios rivais e selvagens, no século XVI tem várias histórias de colonos portugueses nordestinos que se aliaram com bandeirantes paulistas para acabar com tribos agressivas que impediam a prosperidade e a paz, pior ainda é o Brasil que desde sua era republicana tem menosprezado as culturas que habitavam o território e os simplificando em estereótipos terríveis e que são um insulto a história, aqui o nordestino se resume a um bandoleiro assassino (cangaceiro), enquanto isso o caipira, a um analfabeto, preguiçoso, o pior ainda são os que tentam se basear em um cowboy texano, menosprezando sua própria cultura ou pior, a odiando, tratando de figuras como o bandeirante de genocida (simplificando de maneira ignorante todo o movimento das bandeiras) e sendo usada como forma de desprezo (como o atual presidente que chamou os paulistas do interior de maneira depreciativa de "capiau ignorante"), o Brasil está perdendo sua cultura, e as regiões estão a perdendo mais que nunca, nem os dialetos existem mais, e acho legítimo pessoas como você, resgatarem a cultura de sua nação (Paulistânia) para acertarem sua identidade, e sem medo de dizer que se orgulha, não desejo fim de nenhuma cultura, quero que continue por muito tempo, meu respeito a você.
Eu sou de MS e amo muito a minha terra. Me entristece que nunca aprendi uma vírgula da minha própria cultura nos tempos em que ia pra escola. Mas qual lugar do Brasil não é assim?
Muito bom trabalho esse canal..trazendo coragem pra cada paulista erguer nossa bandeira..sou paulista roceiro do interior de Itabera e Itapeva neto de caipiras e bisneto de combatente da revolução de 1932..BORA CONTINUA UNIDO PAULISTAS...nessa luta de tempo duro nessa peste que tamo vivendo. .pena que a televisão. .Internet e escola não mostram a origem e valor de tudo nois ser caipira..valorizam só as coisa torta dessa molecada da calça caída e cheio brinco..Deus me livre..bora divulga nossa verdadeira identidade..
Amei e compartilhei. Orgulho de ser Paulista. Nossa cultura e nossas tradições estão se perdendo e deveriam ser ensinadas nas escolas para darmos maior valor ao nosso estado, especialmente brasileiros que vem morar no nosso estado.
Muito importante abordar e trazer à tona esse assunto que queira ou não a cultura caipira é a cultura matriz de boa parte das culturas posteriores a ela no Brasil (Centro-Oeste, Sul, Minas Gerais e parte do Norte foram diretamente influenciados por essa cultura, todas essas regiões foram desbravadas e conquistadas por Bandeirantes Paulistas e povoadas pelos Tropeiros Paulistas) infelizmente a mídia e a educação Brasileira ignoram essas coisas e faz com que nossa atual geração e as gerações futuras cresçam sem saber o qual gloriosa foi e é a historia do estado de São Paulo.
aqui em To ainda tem um pouco dessa cultura como a catira , moda de viola , caterete , congado folia dos Reis, suça , festa do divino Espírito Santo,, tropeadas E as comidas tbm , mas essa migração vai acabando essa cultura infelizmente
@@SladeWilson003 aqui em To ainda tem um pouco dessa cultura como a catira , moda de viola , caterete , congado folia dos Reis, suça , festa do divino Espírito Santo,E as comidas tbm , mas essa migração pode acabar com essa cultura infelizmente
Amo a história de meu país. Não conhecia a historia dos bandeirantes e dos tropeiros, da cultura caipira. Não sou pertencente, mas parece que faz parte de mim também. Acho que isso é ser brasileiro, ser essa boa mistura, ser essa mistura respeitosa de nossas culturas e raças. Inclusive, tem uma boa citação de Oliveira Lima onde se fala que de fato o bandeirantismo foi um desbravamento e mesclagem de raças para que dessem no Brasil um sentido de pátria e do bom uso da terra.
Suas palavras me trouxeram ALEGRIA. Excelente vídeo/matéria. Qdo falo de SP, falo com muito orgulho. E, vou logo avisando, sou igual a uma Mãe, eu, se for o caso, posso falar mal de SP, mas não aceito que falem mal da minha terra. Abraços.
bem legal essa história , que bom saber desses reconhecimentos , smp adorei o traje caipira , fui criado na divisa de PR/SP , tb criado na roça e tbm nascido ouvindo mt moda dessa antigas , orgulho de tudo isso!❤
Ótimo vídeo, sou piracicabano, em minha cidade a cultura caipira já foi uma das mais fortes do Brasil, hoje nossa cultura caipira tradicional está em risco, por causa da grande migração da capital de São Paulo para interior, hoje o jovem piracicabano nem se lembra do que foi a cultura caipira, e se falam sobre ser caipira, sentem vergonha. Eu sou um dos últimos jovens que têm a chama caipiracicabana ardendo por dentro. Muito orgulho de minha cultura.
aqui em To ainda tem um pouco dessa cultura como a catira , moda de viola , caterete , congado folia dos Reis, suça , festa do divino Espírito Santo,E as comidas tbm , mas essa migração vai acabando essa cultura infelizmente
Antônio Cândido e seu "Parceiros do Rio Bonito", e Sérgio Buarque de Holanda com seu "Caminhos e Fronteiras". O primeiro com a cultura caipira no interior de SP, e o segundo com a "expansão paulista" pelo interior do Brasil.
Cara parabéns por esse conteúdo maravilhoso,sou fã do canal.Orgulho de ser paulistano descendentes desses heróis bandeirantes, são Paulo a locomotiva q puxa esse país . Continue com esse tipo de conteúdo mostrando nossas tradições e cultura.
É óbvio pra quem quiser ver que a cultura de São Paulo vem sendo menosprezada, atacada e vítima de mentiras há tempos, mas o estopim real foi a revolução de 32. Desde lá a diluição e a crescente pecha negativa dada aos paulistas se intensificou. Somos um povo como qualquer outro no país, mas se você se diz paulista, muita gente te coloca como querendo ter ares de superior e não é nada disso. Só temos orgulho de nossa história como qualquer outro povo pode ter da sua. Mesmo que sejamos cada vez menos em nosso próprio território, não devemos esquecer nossas raízes.
Os bandeirantes chegaram até o Vale do Jequitinhonha. No Vale do Mucuri-MG, tivemos o que foi chamado de bandeirante moderno, o saudoso Teófilo Otoni, que fez exatamente o mesmo trabalho de expansão e fusão da cultura(então caipira) com os povos indígenas daquela região do estado de MG. Sendo assim, a cultura caipira se estende por praticamente todo o estado de MG. Resumidamente.
Tenho orgulho dessa terra ,amigo podemos dizer que as origens dos caipiras é portuguesa e indígena mais um fato muito interessante é que havia dentre os bandeirantes portugueses muitos eram cristãos novos com isso podemos dizer que o caipira primitivo ou puro era descedente de indígenas com portugues e judeus ibéricos
Veja também o mapa em vídeo da evolução da expansão territorial de São Paulo, e o quão os paulistas foram importantes no processo territorial e cultural do Brasil.
ua-cam.com/video/pLk-hMLd-ZE/v-deo.html
Vídeo top mano. Vc deveria fazer mais assim
Parabéns pelo canal. Pena que a esquerda identitaria ao estilo psol querem destruir a origem paulista porque consideram como “opressivos”
@Paulistânia Tradicional Aos 9:28 O nome do fundador não foi o de "Domingos Dias Velho", mas o de **_Francisco Dias Velho_** !
Se tiveres como reeditar o vídeo seria bom!
Valeu!
Sou descendente de Bandeirantes. Excelente vídeo, me encheu de orgulho. Parabéns pelo trabalho.
Mineiro de Divinopólis Centro-Oeste de Minas Gerais!
Viva a Paulistânia!!!
Eu acho que a cultura paulista devia ser ensinada nas escolas, está se perdendo com o tempo.
Ótimo vídeo e viva São Paulo
@@lfrn1532 infelizmente...
Isso é um plano nacionalista, estão tentando destruir as culturas.
O "brasil" nunca foi apenas um.
#SãoPauloéomeupaís
Minha amiga, já se perdeu, essa cultura paulista foi inteiramente pro nordeste. Eu tenho 19 anos e nunca ouvi professor citar esse tipo de assunto na sala de aula, aprendi hoje no UA-cam...
@@giovannihoffmann2325youtube.com/@estadolivrepaulista5440
E não é por acaso, querem acabar com nossa cultura destruindo estátuas e monumentos que representam o "odio" e destruindo a história.
Sou mineiro (Sul de Minas Gerais) e tenho orgulho de fazer parte da Cultura Caipira. Acho engraçado os mineiros que não fazem parte da cultura deixada pelos bandeirantes dizeram que nós, do Sul de Minas, não falamos o verdadeiro sotaque/dialeto mineiro. Mesmo assim não me importo, falo como capirira e me sinto tão Mineiro quanto eles.
Todo o sul de Minas e o Triângulo Mineiro fazem parte da cultura caipira. As demais regiões do estado são derivadas, mas desenvolveram uma cultura particular a medida em que iam se afastando de SP, e no caso das regiões fronteiriças, como Zona Da Mata, sofrendo influência carioca.
@@lukasmatheus4777 fluminense X carioca Os sertanejos e caipiras também fazem parte no interior fluminense
@@hopetagulos
RJ não faz parte da Paulistânia, nem era da capitania de São Vicente. Sotaques, dialetos e culturas totalmente distintas.
Muitas partes de Minas Gerais infelizmente se afastaram muito da cultura paulista, o verdadeiro caipira mineiro acredito que está no Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.
No sul de Minas tem até cidade com estátua enorme do Fernão Dias como homenagem aos bandeirantes, tamanha influència dos bandeirantes na região
Salve Goiás! Salve os Bandeirantes! Salve a cultura caipira!
Viva o Brasil!
Eu sou do Paraná e sou de origem imigrante, mas sendo do interior dos campos gerais do PR, a zona dos tropeiros, eu me emocionei com esse vídeo. Essa tradição Paulista deveria ser mais profundamente resgatada. Grande respeito aos meus irmãos paulistas, abraços do PR
abraços de SP para o PR
Fico feliz por saber que você reconhece a importância do povo paulista para com essa nação chamada Brasil !!!
Boa sorte irmão , pra vc aí no Paraná !!!
Sou paulista filha de paranaense e mineiro!💞
🟥⬛⬜
@@katiakammuschel9906 sou Paulista filho de cearense filho de paranaense, meu avó materna era mineira,meu bisavô materno era italiano,meu bisavô paterno era Africano e o outro bisavô paterno era Índio puro acho muito legal conhecer os descendentes eu fui atrás pra saber sobre meus antepassados
Achava que caipira fosse mineiro kkkkk. Interessante saber que os mineiros têm origens paulistas. São bem parecidos mesmo.
Os primeiros mineiros eram caipiras. Depois separou-se.
@evandroolimpioribeiro Errado. A cultura caipira nao tem nada a ver com a cultura dos bandeirantes. Tal cultura é fruto de um amadurecimento apos o fim do ciclo do ouro é mesmo que as bandeiras tenha originado as primeiros povoacoes, é aberration a ideia de que as coisas que se consolidaram sairam de Sao paulo
Muito emocionante...sempre me irritou quando falavam do caipira de forma estigmatizada...pois na minha percepção eram pessoas inteligentes e autosuficientes que usavam seus recursos com sabedoria... excelente relato histórico...
Saudações a todos caipiras, direto do sul de minas gerais.🔺
Sou de Sorocaba e descendente de tropeiros e bandeirantes, tenho orgulho das minhas raízes, esse vídeo é muito bom, esperamos que a cultura Paulista e caipira não se perca
Sou de São José dos Campos, descendente de tropeiro, tanto do lado materno quanto paterno, meus antepassados são do Vale do Paraíba e Sul de Minas. Sou descendente dos paulistas bandeirantes com muito orgulho.
Divulgar esse vídeo deveria ser o dever de todo paulista. E assim ajudar a valorizar nossa tao maltratada cultura. 👨🌾💪🏻
Verdade ,somos mal falados por todo o Brasil !!!
Não sabem a importância que os paulistas tiveram desde sempre nessa nação !!!
@@adautoandre6838 O Brasil não sabe e fala que não temos cultura e nem comida própria! Mas o povo paulista foi i maior povo do Brasil! Descobriu terras e levou culturas além de guerrear! Muitos acham que os paulistas são totalmente decendentes de Europeus, mas não é bem assim o paulistas antigos eram Pardos, mestiços ou até mesmo portugueses que virou brasileiro.
Viva a Paulistânia! Viva o Sul! viva o Brasil!
Rapaz, Moça! Que aula que foi essa seu moço?
Parabéns e com respeito. Valorizo o Rural central, centro-oeste e também os sulistas.
Nasci e vivo nas Minas Gerais. Gostei de mais da sua leitura e posicionamento. Continue a nos mostrar outras belas camadas do seu grande conhecimento. Gratidão, Hernon Adjuto, Ubá BH.
Sou Paulista com muito orgulho, já fui 5 vezes de mula daqui de Pirassununga-SP no vale do Mogi até Aparecida do Norte no vale do Paraíba, e vendo o vídeo passei por muitos lugares no sul de minas e Serra da Mantiqueira até chegar na casa da Mãe, no Santuário Nacional de Aparecida, pra mim é uma benção, agradeço a Deus poder viajar como os antigos bandeirantes e buscar as nossas tradições!
Sou do Triângulo Mineiro, mais especificamente de Conquista. E este vídeo foi um verdadeiro achado. Parabéns pelo trabalho.
O caipira é o sujeito em estado puro. Que carrega um legado cultural... o Brasil Caboclo, como dizia Tonico e Tinoco...
Viva São Paulo e aos bandeirantes paulistas que preservaram e expandiram a nossa belíssima cultura caipira. Deveriam fazer isso até hoje nas escolas. Temos que fazer alguma coisa, pois, se essas crianças não aprenderem essas coisas, nós adultos vamos morrer sem ensinar a elas isso. E nossa cultura vai cair no esquecimento. Essa nova geração que vai nos representar no futuro. Eu sei que alguns lugares isso ainda é mantido como tradição, mas ainda é em pequenas proporções.
salve! sou gaúcho, cultuo as tradições gaúchas, e muito diferente do que muitos pensam os que verdadeiramente entendem o que é amor a sua cultura regional, se alegram de coração ao verem seus irmãos sentindo o mesmo amor por sua terra. um grand abraço fraterno meus irmãos paulistas, povo aguerrido e bravo.
@@mateuscarvalhocantor Gratidão meu caro!
Nao esqueça os tropeiros,que foram ao sul do brasil
🟥⬛⬜
Bandeirantes eram uns diabos na terra e até hj tem muito racismo por causa dos mesmos.
Sou de SP e vim morar em Goiás, que fez parte da chamada Paulistânia, possuindo portanto, a mesma cultura caipira. É interessante e faz parte da cultura brasileira? Sim, porém, não devemos fechar os olhos para os problemas dessa cultura. Um deles é o isolamento e a desconfiança extrema com quem é diferente. O caipira tem este traço cultural, que é terrível! O esforço que se tem para criar amizade com quem é desta cultura é imenso, são desconfiados e receosos com quem é diferente. Por experiência que passo em Goiás, eu posso afirmar isso. Mesmo hoje, este traço cultural ainda sobrevive.
Pilão de madeira
Comida caipira
Gente ,isso é incrível
É a nossa história,história de vida dos nossos avós. Saudades dessa vida caipira,de comer o que plantava,de morar na roça,de ouvir histórias dos meus avós. Estou encantada com esse vídeo,aprendendo muito com tudo isso. Obrigada por esse vídeo,até um tempo atrás eu só conhecia o feijão tropeiro e através desses vídeos ampliei meu conhecimento e me interessei muito mais por história.
Eu adoro história tanto medieval quanto brasileira e era paulistano mas mudei para Andradas mg e agora digo com orgulho que virei caipira e pretendo fazer do meu sitio um centro de recreação histórica medieval e colonial brasileira com o reino fictício da mantiqueira baseado no livro que vou escrever que se passa numa linha do tempo alternativa, onde a pólvora nunca foi inventada e a tecnologia estagna no seculo XIII porem o Brasil é descoberto por acaso antes no mesmo século por pescadores portugueses o livro se passa no Brasil (terra de Vera cruz) o personagem principal sou eu mesmo nesse mundo alternativo porem essa terra é dividida por portugueses espanhois e italianos de veneza no sul e o nordeste foi colonizado pelos mouros do sul da espanha e de Marrocos o livro começa com uma expedição para o sul de minas gerais iniciando se na serra da mantiqueira onde fica a cidade de Andradas iniciada por um bispo e arranjada pelo papa para que impedissem os muçumanos de colonizarem a região e a promeça de quem chefiar a expedição se torne rei desta terra
Os bandeirantes se apoiaram no sequestro, morte e escravidão dos guaranis entre outros povos. Isto é fato histórico , porém o seu legado possuiu outras esferas como a expansão territorial e a formação de uma cultura nacional. Valorizar as suas influências positivas e lutar para a superação de sua herança negativa são iniciativas salutares.
Parabéns Paulistânia ! Viva o Brasil !
Esta história fantástica sobre a Cultura Caipira contada acima é da maior relevância cultural e educacional para o conhecimento e difusão das tradições de nossos valores carregado por nosso Folclore tão rico e tão desconhecido entre nosso povo.
Há muito merece estar reunida, guardada de forma viva em um Museu Estadual para a disseminação de nossos valores educacionais tão importante na formação de nossos jovens alunos.
Orgulho de ser paulista! 🔴⚫⚪
Eu quando era criança assistia programa de música caipira. Hoje eu vim estudar a origem sempre amei viola caipira. Agora vim pesquisar e estudar ara enriquecer minha música 🎶
Não sou paulista, nem do centro-oeste, mineiro ou sulista, mas do nordeste, e eu achei este vídeo extremamente rico em informações, já vim neste canal algumas vezes, os caipiras, bandeirantes e tropeiros sempre me intrigaram, sobre sua língua, cultura, vestimenta e entre outros aspectos, de fato é inegável como os caipiras e seu estilo de vida nômade mudaram não só a Paulistania mas o próprio Brasil em si, não conheço um dialeto que seja mais memorável como o caipira, e a simplificação à imagem de personagens como Jeca-Tatu, ou taxar os bandeirantes se genocidas é uma completa ignorância, mesmo nos estados do Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará, os bandeirantes paulistas foram contratados para proteger as vilas e fazendeiros dos ataques de índios rivais e selvagens, no século XVI tem várias histórias de colonos portugueses nordestinos que se aliaram com bandeirantes paulistas para acabar com tribos agressivas que impediam a prosperidade e a paz, pior ainda é o Brasil que desde sua era republicana tem menosprezado as culturas que habitavam o território e os simplificando em estereótipos terríveis e que são um insulto a história, aqui o nordestino se resume a um bandoleiro assassino (cangaceiro), enquanto isso o caipira, a um analfabeto, preguiçoso, o pior ainda são os que tentam se basear em um cowboy texano, menosprezando sua própria cultura ou pior, a odiando, tratando de figuras como o bandeirante de genocida (simplificando de maneira ignorante todo o movimento das bandeiras) e sendo usada como forma de desprezo (como o atual presidente que chamou os paulistas do interior de maneira depreciativa de "capiau ignorante"), o Brasil está perdendo sua cultura, e as regiões estão a perdendo mais que nunca, nem os dialetos existem mais, e acho legítimo pessoas como você, resgatarem a cultura de sua nação (Paulistânia) para acertarem sua identidade, e sem medo de dizer que se orgulha, não desejo fim de nenhuma cultura, quero que continue por muito tempo, meu respeito a você.
Bravo! Que comentário espetacular! Assista a história do Brasil no programa Brasil paralelo
Assino em baixo.
Eu tenho orgulho de ser Paulista
Carrego no meu peito um orgulho enorme em ser caipira e paulista.
Cultura autônoma e linda.
Salve a cultura caipira! Viva Poços de Caldas nas Minas Gerais!
Eu sou de MS e amo muito a minha terra. Me entristece que nunca aprendi uma vírgula da minha própria cultura nos tempos em que ia pra escola. Mas qual lugar do Brasil não é assim?
Muito bom trabalho esse canal..trazendo coragem pra cada paulista erguer nossa bandeira..sou paulista roceiro do interior de Itabera e Itapeva neto de caipiras e bisneto de combatente da revolução de 1932..BORA CONTINUA UNIDO PAULISTAS...nessa luta de tempo duro nessa peste que tamo vivendo. .pena que a televisão. .Internet e escola não mostram a origem e valor de tudo nois ser caipira..valorizam só as coisa torta dessa molecada da calça caída e cheio brinco..Deus me livre..bora divulga nossa verdadeira identidade..
Amei e compartilhei.
Orgulho de ser Paulista.
Nossa cultura e nossas tradições estão se perdendo e deveriam ser ensinadas nas escolas para darmos maior valor ao nosso estado, especialmente brasileiros que vem morar no nosso estado.
Muito importante abordar e trazer à tona esse assunto que queira ou não a cultura caipira é a cultura matriz de boa parte das culturas posteriores a ela no Brasil (Centro-Oeste, Sul, Minas Gerais e parte do Norte foram diretamente influenciados por essa cultura, todas essas regiões foram desbravadas e conquistadas por Bandeirantes Paulistas e povoadas pelos Tropeiros Paulistas) infelizmente a mídia e a educação Brasileira ignoram essas coisas e faz com que nossa atual geração e as gerações futuras cresçam sem saber o qual gloriosa foi e é a historia do estado de São Paulo.
aqui em To ainda tem um pouco dessa cultura como a catira , moda de viola , caterete , congado folia dos Reis, suça , festa do divino Espírito Santo,, tropeadas E as comidas tbm , mas essa migração vai acabando essa cultura infelizmente
Pois é... infelizmente a cultura country norte americana está predominando no interior de São Paulo e do Brasil. Temos que mudar isso urgente!!!
Pior, cultura carioca do funk, samba e pagode também tomando conta, sem contar o sertanejo universitário que tá complicado de engolir kkkk
A cultura country é muito familiarizada com a caipira, não vejo problemas.
@@SladeWilson003 aqui em To ainda tem um pouco dessa cultura como a catira , moda de viola , caterete , congado folia dos Reis, suça , festa do divino Espírito Santo,E as comidas tbm , mas essa migração pode acabar com essa cultura infelizmente
@@SladeWilson003pensamento de colonizado.
Isso é lamentável.
Amo a história de meu país. Não conhecia a historia dos bandeirantes e dos tropeiros, da cultura caipira. Não sou pertencente, mas parece que faz parte de mim também. Acho que isso é ser brasileiro, ser essa boa mistura, ser essa mistura respeitosa de nossas culturas e raças.
Inclusive, tem uma boa citação de Oliveira Lima onde se fala que de fato o bandeirantismo foi um desbravamento e mesclagem de raças para que dessem no Brasil um sentido de pátria e do bom uso da terra.
O vídeo é excelente, bicho. Nunca vi nada tão detalhado e sucinto sobre as origens da Central do Brasil e sua cultura. Agradecido
Um abraço do violeiro muladeiro aqui 👋
Sou de Taubaté, tenho muito orgulho de ser paulista, obrigado por esse conteúdo riquíssimo... viva São Paulo!
Suas palavras me trouxeram ALEGRIA. Excelente vídeo/matéria. Qdo falo de SP, falo com muito orgulho. E, vou logo avisando, sou igual a uma Mãe, eu, se for o caso, posso falar mal de SP, mas não aceito que falem mal da minha terra.
Abraços.
excelente
Estado livre paulista
bem legal essa história , que bom saber desses reconhecimentos , smp adorei o traje caipira , fui criado na divisa de PR/SP , tb criado na roça e tbm nascido ouvindo mt moda dessa antigas , orgulho de tudo isso!❤
Bom conteúdo. Saudações de Goiás
Finalmente um vídeo verdadeiro sobre a bela história de São Paulo,me orgulho de ser paulista de Osasco 😌😌😌😌😌
Sao paulo é bicho mesmo enfrento a coroa portuguesa na guerra dos emboabas e tambem em 1932 enfrentou o brasil inteiro na revoluçao
Descendo, orgulhosamente, de Fernão Dias Paes Leme ❤😊
...O sotaque paulista é lindo em todas as suas nuances. Meus parabéns à bela História dos paulistas. Amo vocês!
Muito interessante o vídeo, amei o canal. Ainda bem que ainda existe canais como esse, e pessoas para ajudar a divulgar a nossa cultura. Obrigada!
Excelente documentário
Muito bom 😊
Espetacular ! Até arrepia.
Esse canal é único no UA-cam, nunca vi nada parecido. Conteúdo de excelentíssima qualidade que me enriqueceu e muito como brasileiro
Um abraço pra minha grande sao jose dos campos-sp, apesar da industrializaçao, os traços caipiras nunca morrem
Esse vídeo ficou incrível. Parabéns.
Orgulho de ser paulista ❤
Sou de Minas descendentes dos bandeirantes paulistas , são em sua maioria descendentes de cristãos novos (judeus)
Sou do Norte de SP perto do Sul de Minas, quando vou pras cidades do Sul de Minas parece que estou em casa.
@@tiocorey3820A cultura felizmente não conhece fronteiras políticas.
Ótimo vídeo, sou piracicabano, em minha cidade a cultura caipira já foi uma das mais fortes do Brasil, hoje nossa cultura caipira tradicional está em risco, por causa da grande migração da capital de São Paulo para interior, hoje o jovem piracicabano nem se lembra do que foi a cultura caipira, e se falam sobre ser caipira, sentem vergonha.
Eu sou um dos últimos jovens que têm a chama caipiracicabana ardendo por dentro.
Muito orgulho de minha cultura.
aqui em To ainda tem um pouco dessa cultura como a catira , moda de viola , caterete , congado folia dos Reis, suça , festa do divino Espírito Santo,E as comidas tbm , mas essa migração vai acabando essa cultura infelizmente
É realmente uma pena!!! Resistiremos e passemos a diante!!!
Parabéns pelo vídeo! Precisamos enaltecer nossas cultura caipira! Abraços de Marilia-SP.
Uma verdadeira aula de história! E mais história de verdade e não a versão lacrate! Parabéns
Orgulho de ser caipira
Obrigado pelo vídeo! Excelente conteúdo.
Adorei seus videos! Viva SAO PAULO! ORGOLHO DE SER PAULISTA!
Parabéns pelo trabalho, amo meu Estado, vim pelo canal barbonico querendo conhecer mais sobre nossa cultura paulista.
Interior de sp, Ms, norte do Paraná triângulo mg, parece um único estado. É tudo bem parecido.
Parabéns pelo vídeo, a cultura Paulista tem sido suprimida e precisamos resgatar nossa identidade e espalhar ao nosso povo o orgulho de ser Paulista.
Antônio Cândido e seu "Parceiros do Rio Bonito", e Sérgio Buarque de Holanda com seu "Caminhos e Fronteiras". O primeiro com a cultura caipira no interior de SP, e o segundo com a "expansão paulista" pelo interior do Brasil.
Simplesmente espetacular ! Uma verdadeira aula de cultura.
Aqui estou em 2022, aproveitando esse vídeo tão necessário. Rico de informação e cultura.
O vídeo ficou ótimo. Valoriza nossa cultura e história!
É muito esse tipo de video para pessoas como eu e outros que querem resgatar nossa tradição e nosso espirito paulista, ótimo video.
Bauru SP ❤️
Viva São Paulo, Viva Cunha SP
Cunha, cidade belíssima.
Excelente Parabéns
espetacular, ganhou um inscrito!
Cara, Deus abençoe muito por esse vídeo, muito mesmo, muito obrigado cara
É riquíssimo este documentário. Parabéns
Só posso agradecer
Cara parabéns por esse conteúdo maravilhoso,sou fã do canal.Orgulho de ser paulistano descendentes desses heróis bandeirantes, são Paulo a locomotiva q puxa esse país . Continue com esse tipo de conteúdo mostrando nossas tradições e cultura.
Parabéns por esse belo e muito necessário conteúdo, pois como ja mencionado nos comentários a historia e origens da nossa cultura estão se perdendo .
Bom dia! Venho aqui lhe dizer que irei legendar este vídeo para o inglês e postarei no meu canal. Tudo bem?
Muito proveitoso, uma aula muito *significante* aprendi bastante com este vídeo.
Belíssima aula de história! Parabéns!
É óbvio pra quem quiser ver que a cultura de São Paulo vem sendo menosprezada, atacada e vítima de mentiras há tempos, mas o estopim real foi a revolução de 32. Desde lá a diluição e a crescente pecha negativa dada aos paulistas se intensificou. Somos um povo como qualquer outro no país, mas se você se diz paulista, muita gente te coloca como querendo ter ares de superior e não é nada disso. Só temos orgulho de nossa história como qualquer outro povo pode ter da sua. Mesmo que sejamos cada vez menos em nosso próprio território, não devemos esquecer nossas raízes.
Exatamente, por isso devemos sair deste país falido.
Total espirito solar, que tragamos de volta essa essência!
Muito bom! Deveria ser ensinado nas escolas.
Excelente informação! Gostei e quero continuar recebendo . Obrigada pela oportunidade do conhecimento.✨️✨️✨️
Trabalho maravilhoso
Espetacular! Sua pesquisa deveria estar nas escolas. Parabéns 👏
Infelizmente aprendemos muito pouco sobre nossa própria cultura
@@nomadic1932estado livre paulista😊
Os bandeirantes chegaram até o Vale do Jequitinhonha. No Vale do Mucuri-MG, tivemos o que foi chamado de bandeirante moderno, o saudoso Teófilo Otoni, que fez exatamente o mesmo trabalho de expansão e fusão da cultura(então caipira) com os povos indígenas daquela região do estado de MG. Sendo assim, a cultura caipira se estende por praticamente todo o estado de MG. Resumidamente.
incrível ! obrigado!
Muito necessário esse vídeo
Muita bom cara! Gostei demais, sou se São Vicente abraços.
Ah meu São Paulo de encantos e belezas... ❤
Parabéns pelo documentário. Muito importante a sua divulgação, belo trabalho!
Sensacional o documentário, parabéns.
Tenho orgulho dessa terra ,amigo podemos dizer que as origens dos caipiras é portuguesa e indígena mais um fato muito interessante é que havia dentre os bandeirantes portugueses muitos eram cristãos novos com isso podemos dizer que o caipira primitivo ou puro era descedente de indígenas com portugues e judeus ibéricos
E espanhóis
Vídeo top mano. Vc deveria fazer mais vídeos assim
Moro em Barueri o berço da cultura caipira
Vídeo de boa qualidade, muito explicativo e muito interessante, parabéns pelo trabalho!
De quais os filmes são as imagens do vídeo?
MUITO INTERESSANTE 💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛👍😍