Não. Infelizmente a cara do Brasil ( criada pela mídia) são os sem pátria como você, sempre babando por uma chance de insultar nosso país e nosso povo.
Esse lance do plebiscito é uma lenda. O governo provisório de 1889 jamais aventou um plebiscito (ou referendo). Não há menção em decretos e muito menos em atas de governo. A lenda é tão insana, que, se fosse verdade, o correto seria convocar um referendo já que se trata de uma situação estabelecida de fato.
E 31 anos depois o movimento monarquista cresceu, e são mais de 30 milhões de simpatizantes....com a internet, a visão mudou e o acesso a informação também.
Tanto que não suspeito que o Bolsonaro possa ser senador ou governador futuramente já que o Collor conseguiu e o Lula também,sendo eleito pela terceira vez para a presidência da república entrando pra história do país inclusive por causa disso
Balneário Camboriú elegeu o filho do Bolsonaro vereador sem ele falar nada. Fez uma campanha mudo. E daqui a dois anos a população de Santa Catarina pode eleger ele deputado federal sem falar um A.
Me recordo desse plebiscito, realmente as informações não eram claras a respeito dos sistemas de governo ! As pessoas não entendiam e não se informavam como cada sistema funcionária (aliás, até hoje muitas pessoas não se informam sobre seus candidatos e/ou partidos) e acabamos tendo resultado sem resultado de fato !
Boa Juscelino. BR vai de dois em dois anos votar e ainda hoje é expressivo o número de pessoas que não sabem a função de cada cargo público. Gente de todas as classes e formações não sabe a diferença de executivo e legislativo. E essa ignorância não é acaso, é um projeto.
Só uma pequena curiosidade. O "plebiscito" de 93 foi um atropelo jurídico, uma vez que foi, em verdade, um REFERENDO! kkkkk Ocorre que o plebiscito é a consulta popular realizada ANTES da edição de um ato legislativo, enquanto o Referendo ocorre depois, para consultar a aceitação ou manutenção de um ato já praticado. No artigo 1° da CF/88, já era claro e explicita a forma de governo adotada! Tanto que, caso a galera de fato escolhesse algo diferente, poderia causar uma anomalia constitucional GROTESCA! 😂😂😂 O BR sempre gosta de atropelar tudo
Esse plebiscito já foi previsto pela constituição de 89. E também foi estabelecido por ela uma emenda facilitada, pois caso fosse escolhido a monarquia e o parlamentarismo teria que ser feitas muitas mudanças.
Essa emenda facilitada foi prevista para ocorrer na constituição apenas uma vez, depois do plebiscito. Como não foi aprovada nem a monarquia e nem o parlamentarismo, foram emendados outros assuntos
@@lu_ananeves tudo bom? Então, acredito que não tenha entendido, mas eu explico. Embora o termo usado na CF88 tenha sido "plebiscito", pelo fato de ter ocorrido após a, inclusive, vigência do dispositivo, seria um Referendo, entende. Embora escrito, a materialidade foi outra... podem parecer simples palavras, mas o significado jurídico é totalmente diferente. Sobre ser ou não cláusula pétrea, não foi o ponto em discussão, obviamente que pode ser alterado! Mas, pensa assim, qual seria a eficácia, segurança jurídica e supremacia de uma constituição que já nasceria com um pé em uma reforma tão profunda como a alteração da forma de governo E sistema de governo?
Eu lembro disso, as pessoas nem sabiam o que era o que, uma confusão. A ideia era interessante, mas o povo brasileiro infelizmente não tinha preparo básico intelectual pra participar de um plebiscito assim.
Esse plebiscito não ficou claro na época para a população votar entre parlamentarismo e presidencialismo a maioria não sabe a diferença entre os 2 tipos.
Itamar em 2 anos conseguiu estabilizar o país econômico e politicamente. É um dos melhores presidentes que já governou o Brasil. Merece um perfil aqui no Vogalizando.
@@gabrielleao2881 Claramente, a maioria das monarquistas jamais tiveram momentos de êxito. Ainda mais uma monarquia parlamentar, nunca tiveram, né? Quer exemplos para que não ache que estou falando asneiras? Ou vai ignorar tudo?
fui hoje no museu imperial em Petrópolis e não pude deixar de notar o tanto de obras e artes ali que remetiam ao Principe de Joinville, embora nunca houvesse visto nada sobre ele anteriormente na escola e afins. Fiquei muito intrigado para saber mais sobre a figura, poderiam fazer um vídeo ai pra nós hahaha
@@HistoriaRetro-zd3ht , tecnicamente não, seu argumento tem razão, mas, quando se quer dar um golpe, a Constituição votada e promulgada desce pelo ralo. Já passamos por isso aqui no Brasil.
Fake news da braba. Pra começar, foi um referendo, não um plebiscito. E foi respeitado, sim. O referendo não era pra a lei toda, mas pra o artigo que proibia a venda de armas e munições no Brasil. O povo votou por não aprovar esse artigo, e por isso a venda continua sendo legal. O resultado foi 100% respeitado.
Obrigado Pelo comentários educados de todos, mas a lei que autoriza a compra de armas A Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Foi promulgada anos depois, referendada pelo congresso. Mesmo assim gostaria de ver um Video do Voguel.
Eu tinha 6 ontem 93 e até lembro de muita coisa da época, como o Collor, o Itamar, Jurassic Park no cinema, as olimpíadas de 92, etc... Mas não tenho nenhuma lembrança desse plebiscito! Não lembro de ver qualquer campanha na TV ou dos meus pais falando sobre. Quando soube disso pela primeira vez achei tão bizarro que até duvidei.
Sinceramente: Creio que a única forma de melhorar é basicamente. O Brasil virar um estado de partido único com governantes nacionalistas (exemplos: a China atualmente e o governo de Atatürk na Turquia), ou uma monarquia tradicional católica (como Charles Maurras planejou). Pois sinceramente: um povo burro como o brasileiro não tem a mera capacidade de escolher seus governantes.
Se hoje no sistema vigente a maioria da população não sabe oque faz cada poder, imagina num sistema parlamentar. Eu seria a favor do parlamentarismo ctza, muito melhor pra expulsar políticos mamateiros e inúteis.
@@henriquejensen tenho dúvidas quanto à funcionalidade da República parlamentarista, nossos irmãos portugueses e outros países republicanos parlamentaristas vivem a reclamar da corrupção política, já os moradores de países monarquistas sofrem menos disso. Sei bem pois além de já ter lido sobre, eu tenho amigos nesses países. Portugal, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Polônia...
@@gabrielhenrique8302 mas nos países monarquistas não teremos cargo por herança mesmo que o sucessor for um corrupto? O primeiro ministro pode ser chutado a qualquer momento, mas o rei a coisa complica não?
@@henriquejensen para que o rei possa exercer o poder moderador ele precisa entrar em consenso com o Conselho de Estado. A coroação do monarca depende da aprovação popular e ddo parlamento, portanto o herdeiro pode mudar de acordo com a aptidão e aclamação do povo
@@gabrielhenrique8302 Qual país? Onde sei a popularidade do príncipe Guilherme era maior que a de seu pai e mesmo com a morte da rainha seu herdeiro (Carlos III) foi quem a sucedeu
@@gabrielhenrique8302 Você está confundindo os termos e fazendo uma salada. Portugal, França e Polônia são repúblicas que possuem um sistema semi-presidencialista (o primeiro-ministro governa mas o presidente ainda possui poderes políticos). Reino Unido e Bélgica são de fato parlamentaristas, afinal o chefe de estado é somente um símbolo e quem governa de fato é o Legislativo (com o primeiro-ministro), e são os dois países mais estáveis politicamente comparado aos outros que você citou.
Vogalizando, e sobre a monarquia imperial do Brasil surgiu quando por volta desde da de 7 de setembro quando foi celebrado a independência do país de 1822 e o fim início da república de 1889?
Cheguei a assistir o horário eleitoral do plebiscito na internet. Tinha 4 blocos: O presidencialismo, onde aparecia o ator Milton Gonçalves; o parlamentarismo, que tinha um nome curioso: frente parlamentarista Ulysses Guimarães; a monarquia, que aparecia o Hugo Carvana e a Cissa Guimarães; e o do PDT, onde o Leonel Brizola fazia a sua campanha presidencial antecipada. Mas uma coisa é fato: O Brasil não tem fama de realizar plebiscitos. Esse foi o último a nível nacional. Ou seja, não ocorre há mais de 30 ANOS.
Não sei se a monarquia seria melhor. Ou o parlamentarismo. O fato é que nossa política é ridícula e podre. Enquanto eu não assistir uma reforma política séria e profunda, fico feliz em continuar não votando, como faço desde 2012.
O engraçado é que o brasileiro insiste em procurar culpa dos problemas nos sistemas: A se fosse monarquia não sei oque, a que a republica nunca deu certo; mas simplesmente ignora que tudo isso é causado pra como o próprio brasileiro se comporta e lida com aspectos culturais e sociais: ou ele vive na completa ignorância ou ele defende seu ponto de vista que nem uma religião; podemos experimentar todas as formas de governo, sistemas partidários ou o que for, enquanto a mentalidade do povo como um todo for a que temos desde sempre nada muda feijoada, seja o povão sendo massa de manobra, seja a classe politica sendo uns vendidos sem caráter e seja a elite querendo manter um status quo a todo custo mesmo que custe seu próprio país.
Foi a Tragédia do Rio Grande do Sul que evidenciou o que há de errado no Brasil: os governantes. Foi o povo brasileiro, não o Estado, que se acolheram e se ajudaram nos momentos difíceis. Enquanto o Exército e as demais instituições estavam preocupados em posar bem nas fotos, os brasileiros estavam nas ruas para ajudar às vítimas das enchentes. É como se existisse dois Brasil: o autêntico, feito pelos trabalhadores e pela população profunda, e o Brasil republicano, que preside em Brasília. Isso não é algo exclusivo do Brasil, mas de toda América Latina: é o povo que, mais que nunca, anseia por governantes bons...
Precisamos de outro plebiscito, mas infelizmente a Constituição não prevê um novo plebiscito. O presidencialismo está se mostrando inviável; monarquia sem parlamentarismo também não funciona. Portanto, o melhor seria República parlamentarista, onde as funções de chefe de governo, exercida pelo primeiro-ministro e a de chefe de governo, exercida pelo presidente, são bem definidas. Além disso, precisamos mudar a metodologia de eleições parlamentares e adotar o voto distrital para deputados e vereadores.
@ernestito7064 Os monarquistas sequer puderam explicar o que era a monarquia pois o STF os proibiu de se manifestarem além daquela propaganda. Sem falar que a maior parte da população sequer sabia o que era monarquia ou que a nação já a teve uma
@ernestito7064 sem falar que poucas pessoas tinham acesso aos meios de comunicação para ouvir as propostas do regime parlamentar ou monarquia constitucional parlamentar, o que favoreceu a ré-pública presidencialista que se utilizou da influência que já tinham, de fake news como a volta da escravatura e de símbolos republicanos como o dia do Tiradentes que foi durante a votação
@ernestito7064 usei dados enquanto você chora e repete a mesma coisa. Deu para ter uma ideia do quão imbecil você é. A ré-pública é ineficaz e você não pode mudar isso
so tem chimpanze nesse pais, ia dar o mesmo resultado, tenhoc certeza que 90% nem sabe que vive sob um sistema presidencialista e muito menos sabe o que seja isso.
A monarquia parlamentarista com um poder moderador forte é necessária para conter a ganância da classe política e das oligárquias pelo poder, um imperador preparado desde cedo para dirigir o estado e colocar os interesses do império a frente dos interesses dos grupos de poder qur mandam nesse país
Bom da para resumir esse plebiscito ah uma falsa ilusão de que a monarquia iria voltar, o motivo é simples: Após o golpe da república, os presidentes ou demonizavam ou ocultavam o regime monárquico, para assim ganhar legitimidade ao regime repúblicano, fazendo com que o povo ou não soubesse da existência da monarquia ou odiasse. Porém sinceramente se vivesse nessa época votaria em uma república parlamentarista (por ser mais estável). Mas vamos ver se o plebiscito de 2026 vai mudar o resultado ou vai continuar o mesmo.
sempre achei bizarro um plebiscito pra decidir a forma de governo feito após a constituição estar promulgada e valendo. ora, isso se faz antes e aí, com base no resultado, escreve-se a constituição. se monarquia ou república parlamentarista tivessem ganho, teriam que parar pra reescrever por meio de emendas uma das partes mais centrais de uma constituição de 6 anos de idade. ridículo
Vogel, essa foi a primeira eleição que eu me lembro de ter acompanhado bem na vida, e eu me lembro dela ter sido bem confusa, com a maioria da população não fazendo a menor ideia do que foram fazer nas urnas, mas o que foi bom para quem já estava no poder!!!! E aproveito aqui para pedir um vídeo sobre o governo do Itamar Franco, um dos governos mais importantes da nossa história recente!!!
O que falta no Brasil é uma revolução popular. Toda mudança da forma de Estado e Governo foi promovida pelas elites, alheias às verdadeiras necessidades do povo. Isso jamais acontecerá por razões diversas!
Esse mito de que se "a monarquia ganhasse todo mundo ia virar escravo" era bem difundido na época, provavelmente a monarquia perdeu por causa dele. Alguns anos depois em 2002 ainda era defendido por professores meus de história, que dizíam que se alguém quisesse ser escravo (ou seja, se tornar monarquista) que "fosse trabalhar na casa dele de graça"
Eu era criança e lembro de ter perguntado a minha mãe se ela ia votar no rei. Ela respondeu que não, porque o rei é mau. Porque se ele, segundo ela, teria o poder de mandar matar as pessoas 😒
E olha que foi a própria monarquia que acabou com a escravidão, Dom Pedro II sempre foi contra a escravidão, mas não podia dar fim definitivo devido às elites(em grande maioria) eram escravocratas. Essa estória não faz sentido nenhum, mas como brasileiro é burro, que ao invés de pesquisa a fundo a real história acredita em qualquer estória que dizem.
Acho a ideia de uma monarquia como forma de governo tão absurda, que nem sequer consigo entender como alguns países ditos democráticos usam esse formato. Que mesmo não sendo absolutistas, promovem um grupo de pessoas em uma espécie de casta, e pior, sem nenhum merecimento. Estabilidade de governos (leia-se Estado) depende da educação de seu povo e de uma cultura de continuidade, sendo o país a prioridade, e não as vontades de um governo ou um imperador.
Já pensou se a monarquia vence e eles tem que entregar a chave do Brasil na mão do Dom Luiz de Orleans e Bragança? "Cuidado que a maçaneta tá meio torta. O melhor banheiro é o do quarto subindo as escadas à esquerda".
@luquyte essa família de lacaios certamente não é a mornaquia que guiou o Brasil por séculos, agora após o surgimento da República as famílias políticas se mostraram ser verdadeiras lacaias dos grupinhos internacionais e dos seus próprios interesses.
Com certeza é uma boa ideia fazer um vídeo sobre o governo Itamar Franco. Itamar foi um grande político brasileiro. No pouco tempo que esteve no poder conseguiu implementar o plano Real e controlar o problema inflacionário que já durava por décadas e que esteve imune a diversos planos de governantes anteriores. Itamar merece mais reconhecimento pelo seu papel de fortalecer a nossa - àquela época - recém nascida democracia.
Gente, eu não sabia que a tão pouco tempo tentaram meter uma monarquia no Brasil kkkk e esse ano eu já tava vivo. Que bizarro Eu me lembro do plebiscito sobre as armas. Ainda bem que votaram certo porq mesmo naquela época as informações não eram claras
Na pesquisa sobre o desarmamento, a vitória de quem era a favor das armas foi muito superior aos contrários, mesmo assim o Lule proibiu as armas, ignorando totalmente a opinião popular.
@@davibatista2328quer passar vergonha meu amigo? República: Revolta da armada Guerra de canudos Revolta federalista de 1893 Política do café com leite Revolta dos 18 dos fortes Guerra de São Paulo de 1924 Revolução de 30 Guerra constitucionalista de 1932 Estado novo 1937 Ditadura militar Inflação de 2000% governo sarney. Isso pq ficou uma porrada de coisa de fora e tu vem me falar disso, estude meu amigo! Pq a república foi muito pior e matou mais, todavia é muito mais simples atacar sem conhecer, mas esperar oque de um brasileiro médio né? P.S dom Pedro nunca censurou a imprensa, oque Deodoro fez no começo do governo dele??? Ironicamente censurou kkkkkk.
Já imaginou o Brasil sendo governado pelo Arthur Lira, Gustavo Gayer, Bia Kicis, Nicolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro ou Abílio Brunini? O parlamentarismo no Brasil seria isto. Pq no parlamentarismo esta corja poderia virar primeiro-ministro.
Faz um vídeo sobre o governo do Itamar e se ele pode ser colocado como um dos melhores presidentes que tivemos, tendo em vista o Brasil que ele recebeu do Collor e o que ele deixou para o FHC
9:35 bom, para um regime monárquico acontecer tem que fazer o que chamo de "Método Zog": No caso me refiro ao Ahmet Zogu da Albânia, que era presidente e que em 1⁰ de setembro de 1928 ele aboliu o titulo de presidente e primeiro ministro e se tornou REI DOS ALBANESES, e o cara NÃO ERA de uma família real. A Albânia virou uma monarquia semi constitucional (pois o Zog I tinha vários poderes do que o Primeiro ministro). E por curiosidade: ele se tornou monarca motivado ao sonho do avô dele de se tornar rei.
@@Filho_da_patria E o que que legimiza uma monarquia hein bonzão? Um governo de mais de um século? Apoio da maioria do povo? Porque se for, nem a daqui foi
@@cao2391 oque legitimiza primeiro é o sangue, a ligação com as dinastias históricas que fundaram tal país, segundo oque legitimiza são a igreja católica/anglicana terceiro oque legitimiza é o povo.
@@Filho_da_patria Seguindo essa lógica, então nenhuma monarquia do oriente nem da antiguidade é legítima por não ter aprovação do catolicismo, elas existiam(e algumas ainda existem) mas não eram legítimas, assim como algumas do ocidente também, em que determinados períodos o rei e sua família foram depostos e quem assumiu era monarca de outra casa real, e que também não era reconhecido por alguns da população Logo, isso anula qualquer monarquia, genial
@@cao2391eles não são reinos no sentido clássico, eles são líderes de sultanatos e califados, por isso são chamados de Sultões e Califas. Assim como na que era dinastia, chamavam o "rei" de o filho do céu. Sim, eles tinham o mesmo poder de um rei, mas não eram no sentido clássico.
Itamar estava lá sossegado em juiz de fora , quando Collor renunciou ele disse , poxa tenho que assumir mesmo não pode outro no meu lugar , não sei se ele disse ou e lenda .
@@Sacide3pernas777 O laudêmio, também conhecido como “taxa do príncipe”, é pago por quem compra um imóvel no Primeiro Distrito de Petrópolis. De acordo com a advogada Adriana Paixão a taxa de 2,5% deve ser paga à Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada pelos descendentes do imperador Dom Pedro II
Bom dia. Amanhã estarei procurando um advogado pra proibir esse site!! Conheci esse canal há cerca de uma semana e estou viciada!! Já devo ter assistido mais de 50 vídeos!! Caramba!! Q firma gostosa de contar a história!! Eu adoro história desde criança(na epoca da ditadura) e ouvir a história ser contada com isenção ebom humor é sensacional!! Sucesso!! E vamos espalhar o amor!!
@@9912499 Errado, o chefe de governo é o líder do partido que ocupa mais cadeiras na Câmara. Portanto seria o líder do PL, mais especificamente o Valdemar da Costa Neto. Em outras palavras, seria bem pior.
@@pablobomgiorno8273 só que nenhum partido tem maioria absoluta no parlamento e a maioria é formada por um ajuntamento de partidos do centrão e a extrema-direita nazifascista bolsonarenta que é quem elegeu o Arthur Lira e deve eleger o próximo presidente da câmara. Neste congresso, o primeiro-ministro iria sair neste contexto.
não é garantia de melhora, boa parte da população brasileira era e continua sendo idiotas úteis e analfabetos funcionais e isso reflete diretamente naqueles que se aventuram na política. infelizmente, não existe formula mágica para atingir um alto índice de desenvolvimento humano e estabilidade econômica e social, ainda mais num cenário de guerra cultural que vivemos hoje.
Campeão seus vídeos são ótimos mas você poderia falar mais devagarzinho e se exprimir com mais exatidão. Acredito que ficaria mais agradável de consumir e mais didático.
@ernestito7064 eu não quero ser rei, e dom Bertrand sim ele é o sucessor real de vossa excelência, você não acredita no inferno não mudará nada, Lenin e seus apoiadores estão lá, eu te garanto que você estará lá com ele também você querendo ou não, dom Pedro II foi um bom homem lenin não.
Lembro do jingle “vote no Reeeeeei…” e da porradaria entre os desocupados da família real: na verdade TRÊS Fulanos vieram a público declarar com seus respectivos argumentos, seriam o Rei em caso de vitória da monarquia…🙂
Ideal na minha opinião: República Constitucional Parlamentar Federal, com o voto distrital misto como sistema eleitoral, com recall de mandato e no MÁXIMO 6 partidos a nível federal, estadual e municipal.
@@fredericochaves7485 Empresas são proibidas de doar diretamente para campanhas eleitorais no Brasil, por isso existe hoje o fundo partidário e fundo eleitoral, onde os líderes de cada partido definem quais candidatos irão receber o dinheiro (teoricamente todos os membros do partido deveriam receber, mas estamos falando de Brasil onde a lei é relativa) Por mim esses fundos deveriam ser diminuídos ao máximo até serem extintos, permitindo doação privada sim.
@@canisjay Atualmente não existem partidos realmente ideológicos no Brasil, tirando o PT e PSOL na esquerda e o Novo na direita. Ideologias são pouquíssimas, então o mais sensato seria existir 2 partidos de esquerda (social democratas e verdes), 2 de direita (liberais e conservadores) e 2 de centro. E por lei proibir qualquer partido ou movimento extremista, desde os comunistas até os fascistas. Pois a democracia é um regime onde não é possível funcionar em sua plenitude quando há extremistas no poder.
@@pablobomgiorno8273 , as empresas são proibidas de fazer doações mas as pessoas físicas não. É como trocar CNPJ por CPF (claro, isso diminui o valor das doações mas não elimina a bizarra interferência dos interesses particulares dos doadores nas politicas públicas). Eu acompanho a questão do financiamento de campanhas faz tempo e é um tema um pouco complexo para explicar aqui nos comentários, por isso, aqui, vou precisar simplificar um pouco as coisas. Não existe país no mundo em que o financiamento seja totalmente público (exceto os países comunistas, mas aí já é uma outra lógica, a de partido único) mas há meios de minimizar a interferência das doações de interesses particulares. O mais importante é que os financiamentos de campanhas possam até permitir doações de pessoas físicas, inclusive doado para mais de um candidato e/ou partido, mas que haja a limitação de doação por pessoa a uma valor razoável, como um salário mínimo por exemplo. Para que haja possibilidade de camadas sociais financeiramente menos favorecidos tenha condições de competir com as mais abastardas.
"A monarquia parlamentarista simbólica poderia ser uma excelente opção, trazendo muitos benefícios, como a possibilidade de se tornar o único império das Américas, o que poderia impulsionar significativamente o turismo e a economia, assim como acontece na Dinamarca. Além disso, poderíamos implementar votações mensais por meio de um aplicativo, permitindo que a população escolha quais problemas precisam ser priorizados. É fundamental também que os príncipes sejam educados desde cedo de forma rigorosa, seguindo exemplos de monarquias bem-sucedidas. Outra vantagem seria oferecer mais autonomia para os estados. No entanto, há quem acredite que sustentar uma família real seria ruim mas e mentira , mesmo que não desse nenhum dinheiro ele teria mesmo assim indentidade do povo brasileiro e uma monarquista sempre foi " muitos acha que a monarquia, e coisa da idade media mas e mentira ❤ viva a monarquia
@@Pedro-felipe Estabilidade não é sinônimo de coisa boa. O regime da Coreia do Norte é um dos mais estáveis do mundo hoje, sem qualquer risco à ordem política que impera naquele país e nem por isso é um exemplo a ser seguido. A monarquia é um anacronismo. Hoje em dia não se fala mais em escolha divina para governar como argumento de legitimidade. As monarquias europeias atualmente existem apenas como uma expressão de tradição. A coroa inglesa hoje tem o mesmo poder e exerce a mesma função de um pau de fogo ou um cavaleiro montado num alazão em uma exibição militar: é apenas tradição. Mas não existe essa tradição no Brasil. A monarquia acabou há quase 140 anos e não deixou saudade em quase ninguém. Ninguém reconhece título de nobreza dos descendentes da última família real. Não existe, portanto, motivo razoável para haver monarquia no Brasil.
@@MaxHohenstaufen China é e sou bem pragmático em relação ah governo: Para mim não importa se é república ou monarquia ou algo do tipo, para mim tanto faz desde que tenha a ordem e estabilidade que desejo. É o que Maquiavel diz em "O Principe": "Os fins justificam os meios". Além do mais, é sério que vai ficar com esse discurso de que a democracia liberal é algo bom? Siga o exemplo de Orban ou Khomeini e pelo menos assim o Brasil avança (no sentido tecnológico e econômico, pois progresso social não existe). Além do mais: não me venha com "Ah mude para país que eu odeio", pois só falo isso porque quero o bem da nação brasileira (independente se o governo for uma democracia ou não).
@@Pedro-felipe A democracia liberal é o único regime moral. Qualquer defesa de um regime diverso merece a exceção da democracia, isto é, merece a repressão excepcional da democracia.
Eu realmente acho que o povo não tinha muita informação correta sobre os tipos de governo, e que a maioria nem sequer sabiam o que seria o parlamentarismo
Um plebiscito com mais de 100 anos de atraso é bem a cara do Brasil mesmo.
Não. Infelizmente a cara do Brasil ( criada pela mídia) são os sem pátria como você, sempre babando por uma chance de insultar nosso país e nosso povo.
@@ronipereira1116 Faria alguma diferença, haveria algum benefício para o povo ou independente do resultado, a classe dominante continuaria no poder?
Esse lance do plebiscito é uma lenda. O governo provisório de 1889 jamais aventou um plebiscito (ou referendo). Não há menção em decretos e muito menos em atas de governo.
A lenda é tão insana, que, se fosse verdade, o correto seria convocar um referendo já que se trata de uma situação estabelecida de fato.
Monarquia é inutil
Foi o tempo que a República tinha pra doutrinar o povo. Infelizmente conseguiu.
E 31 anos depois o movimento monarquista cresceu, e são mais de 30 milhões de simpatizantes....com a internet, a visão mudou e o acesso a informação também.
Como se brasileiro soubesse votar. Vale lembra que Collor foi eleitor Senador depois de tudo que fez na presidência kkkkk
Bizarro KKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKK
Tanto que não suspeito que o Bolsonaro possa ser senador ou governador futuramente já que o Collor conseguiu e o Lula também,sendo eleito pela terceira vez para a presidência da república entrando pra história do país inclusive por causa disso
Balneário Camboriú elegeu o filho do Bolsonaro vereador sem ele falar nada. Fez uma campanha mudo. E daqui a dois anos a população de Santa Catarina pode eleger ele deputado federal sem falar um A.
@@ElifasOliveira-jl9zy ele se elege em o que quiser estadualmente.. brasil é farra
Me recordo desse plebiscito, realmente as informações não eram claras a respeito dos sistemas de governo ! As pessoas não entendiam e não se informavam como cada sistema funcionária (aliás, até hoje muitas pessoas não se informam sobre seus candidatos e/ou partidos) e acabamos tendo resultado sem resultado de fato !
Boa Juscelino. BR vai de dois em dois anos votar e ainda hoje é expressivo o número de pessoas que não sabem a função de cada cargo público. Gente de todas as classes e formações não sabe a diferença de executivo e legislativo. E essa ignorância não é acaso, é um projeto.
Só uma pequena curiosidade. O "plebiscito" de 93 foi um atropelo jurídico, uma vez que foi, em verdade, um REFERENDO! kkkkk
Ocorre que o plebiscito é a consulta popular realizada ANTES da edição de um ato legislativo, enquanto o Referendo ocorre depois, para consultar a aceitação ou manutenção de um ato já praticado.
No artigo 1° da CF/88, já era claro e explicita a forma de governo adotada! Tanto que, caso a galera de fato escolhesse algo diferente, poderia causar uma anomalia constitucional GROTESCA! 😂😂😂 O BR sempre gosta de atropelar tudo
Esse plebiscito já foi previsto pela constituição de 89. E também foi estabelecido por ela uma emenda facilitada, pois caso fosse escolhido a monarquia e o parlamentarismo teria que ser feitas muitas mudanças.
Essa emenda facilitada foi prevista para ocorrer na constituição apenas uma vez, depois do plebiscito. Como não foi aprovada nem a monarquia e nem o parlamentarismo, foram emendados outros assuntos
E a forma de governo não é cláusula pétrea da constituição, logo pode ser mudado
@@lu_ananeves tudo bom? Então, acredito que não tenha entendido, mas eu explico.
Embora o termo usado na CF88 tenha sido "plebiscito", pelo fato de ter ocorrido após a, inclusive, vigência do dispositivo, seria um Referendo, entende.
Embora escrito, a materialidade foi outra... podem parecer simples palavras, mas o significado jurídico é totalmente diferente.
Sobre ser ou não cláusula pétrea, não foi o ponto em discussão, obviamente que pode ser alterado! Mas, pensa assim, qual seria a eficácia, segurança jurídica e supremacia de uma constituição que já nasceria com um pé em uma reforma tão profunda como a alteração da forma de governo E sistema de governo?
Eu lembro disso, as pessoas nem sabiam o que era o que, uma confusão. A ideia era interessante, mas o povo brasileiro infelizmente não tinha preparo básico intelectual pra participar de um plebiscito assim.
Por isso o Sócrates odiava a República, porque pessoas incompetentes decidiam coisas que eles nem sabiam o que tava fazendo
O povo ainda não tem preparo intelectual. 2024.
Esse plebiscito não ficou claro na época para a população votar entre parlamentarismo e presidencialismo a maioria não sabe a diferença entre os 2 tipos.
Itamar em 2 anos conseguiu estabilizar o país econômico e politicamente. É um dos melhores presidentes que já governou o Brasil. Merece um perfil aqui no Vogalizando.
concordo..
Eu tinha 8 anos, mas eu me divertia assistindo os programas políticos, e incentivei meus pais a votarem na Monarquia
@@BrandyWilliam Tu é brabo você sim é monarquistas
Criança lúcida, finalmente
Eu tbm, mas era só uma criança, não tinha ideia do anacronismo que seria voltar a uma monarquia
@@gabrielleao2881 Claro, sua superpotência de república nos levou ao topo do mundo.
@@gabrielleao2881 Claramente, a maioria das monarquistas jamais tiveram momentos de êxito. Ainda mais uma monarquia parlamentar, nunca tiveram, né? Quer exemplos para que não ache que estou falando asneiras? Ou vai ignorar tudo?
Dado as circunstâncias da época Itamar pode ser considerados um dos melhores presidentes da nossa História.
Faz vídeo dele aí meu garoto.
fui hoje no museu imperial em Petrópolis e não pude deixar de notar o tanto de obras e artes ali que remetiam ao Principe de Joinville, embora nunca houvesse visto nada sobre ele anteriormente na escola e afins. Fiquei muito intrigado para saber mais sobre a figura, poderiam fazer um vídeo ai pra nós hahaha
Plebiscito com 100 anos de atraso, confuso e tudo que há de ruim
O Brasil foi uma república provisória por 104 anos kkkkk
E continua sendo
isso
Tecnicamente não, pq o governo provisório acaba quando uma constituição é promulgada ou outorgada
@@HistoriaRetro-zd3ht , tecnicamente não, seu argumento tem razão, mas, quando se quer dar um golpe, a Constituição votada e promulgada desce pelo ralo. Já passamos por isso aqui no Brasil.
Tentaram de tudo para atrasar esse plebiscito. 😅
Queremos sim um vídeo do grande Juizforano Itamar Franco!
Faz um Video sobre o plebiscito do desarmamento, que acabou não sendo respeitado.
Fake news da braba. Pra começar, foi um referendo, não um plebiscito. E foi respeitado, sim. O referendo não era pra a lei toda, mas pra o artigo que proibia a venda de armas e munições no Brasil. O povo votou por não aprovar esse artigo, e por isso a venda continua sendo legal. O resultado foi 100% respeitado.
Obrigado Pelo comentários educados de todos, mas a lei que autoriza a compra de armas A Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Foi promulgada anos depois, referendada pelo congresso. Mesmo assim gostaria de ver um Video do Voguel.
Eu tinha 6 ontem 93 e até lembro de muita coisa da época, como o Collor, o Itamar, Jurassic Park no cinema, as olimpíadas de 92, etc... Mas não tenho nenhuma lembrança desse plebiscito! Não lembro de ver qualquer campanha na TV ou dos meus pais falando sobre.
Quando soube disso pela primeira vez achei tão bizarro que até duvidei.
Um video sobre o governo do Itamar Franco seria ótimo. Um período bem importante que é pouco comentado.
Tem total razão.
Se fosse assim, não teríamos um debate tão violento e com Influenciadores aspirantes de político
Esse vídeo é a prova viva de que o Brasil já teve várias chances de melhorar, contudo, o próprio brasileiro impede isso 🤡
Sinceramente:
Creio que a única forma de melhorar é basicamente.
O Brasil virar um estado de partido único com governantes nacionalistas (exemplos: a China atualmente e o governo de Atatürk na Turquia), ou uma monarquia tradicional católica (como Charles Maurras planejou).
Pois sinceramente: um povo burro como o brasileiro não tem a mera capacidade de escolher seus governantes.
@@Pedro-felipe democracia é falha e inferior a um governo centralizado
Na real não, nesse caso não, monarquia de nada presta, parlamentarismo só ia dar poder as elites de qualquer forma
Se hoje no sistema vigente a maioria da população não sabe oque faz cada poder, imagina num sistema parlamentar. Eu seria a favor do parlamentarismo ctza, muito melhor pra expulsar políticos mamateiros e inúteis.
@@henriquejensen tenho dúvidas quanto à funcionalidade da República parlamentarista, nossos irmãos portugueses e outros países republicanos parlamentaristas vivem a reclamar da corrupção política, já os moradores de países monarquistas sofrem menos disso. Sei bem pois além de já ter lido sobre, eu tenho amigos nesses países. Portugal, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Polônia...
@@gabrielhenrique8302 mas nos países monarquistas não teremos cargo por herança mesmo que o sucessor for um corrupto? O primeiro ministro pode ser chutado a qualquer momento, mas o rei a coisa complica não?
@@henriquejensen para que o rei possa exercer o poder moderador ele precisa entrar em consenso com o Conselho de Estado. A coroação do monarca depende da aprovação popular e ddo parlamento, portanto o herdeiro pode mudar de acordo com a aptidão e aclamação do povo
@@gabrielhenrique8302 Qual país? Onde sei a popularidade do príncipe Guilherme era maior que a de seu pai e mesmo com a morte da rainha seu herdeiro (Carlos III) foi quem a sucedeu
@@gabrielhenrique8302
Você está confundindo os termos e fazendo uma salada.
Portugal, França e Polônia são repúblicas que possuem um sistema semi-presidencialista (o primeiro-ministro governa mas o presidente ainda possui poderes políticos).
Reino Unido e Bélgica são de fato parlamentaristas, afinal o chefe de estado é somente um símbolo e quem governa de fato é o Legislativo (com o primeiro-ministro), e são os dois países mais estáveis politicamente comparado aos outros que você citou.
Vogalizando, e sobre a monarquia imperial do Brasil surgiu quando por volta desde da de 7 de setembro quando foi celebrado a independência do país de 1822 e o fim início da república de 1889?
Sim
Cheguei a assistir o horário eleitoral do plebiscito na internet. Tinha 4 blocos: O presidencialismo, onde aparecia o ator Milton Gonçalves; o parlamentarismo, que tinha um nome curioso: frente parlamentarista Ulysses Guimarães; a monarquia, que aparecia o Hugo Carvana e a Cissa Guimarães; e o do PDT, onde o Leonel Brizola fazia a sua campanha presidencial antecipada.
Mas uma coisa é fato: O Brasil não tem fama de realizar plebiscitos. Esse foi o último a nível nacional. Ou seja, não ocorre há mais de 30 ANOS.
Não sei se a monarquia seria melhor. Ou o parlamentarismo. O fato é que nossa política é ridícula e podre. Enquanto eu não assistir uma reforma política séria e profunda, fico feliz em continuar não votando, como faço desde 2012.
Conheci seu canal essa semana. Que incrível cara! Parabéns pelo excelente conteúdo. Compartilhando pra galera que ama conhecimento! ❤
Oi Vogal poderia por favor um dia fazer um vídeo sobre a história do Uzbequistão
Vogel, fala sobre a história do Mao Tse Tung, e sobre o que foi o Grande Salto Para Frente e a Revolução Cultural. Um beijo 😘 e vamos se amar ❤
Os mesmos que criticavam o toma lá dá cá político são os que tiraram benefícios desses métodos.
Vídeo bacana, mas os comentários tão intragáveis.
O engraçado é que o brasileiro insiste em procurar culpa dos problemas nos sistemas: A se fosse monarquia não sei oque, a que a republica nunca deu certo; mas simplesmente ignora que tudo isso é causado pra como o próprio brasileiro se comporta e lida com aspectos culturais e sociais: ou ele vive na completa ignorância ou ele defende seu ponto de vista que nem uma religião; podemos experimentar todas as formas de governo, sistemas partidários ou o que for, enquanto a mentalidade do povo como um todo for a que temos desde sempre nada muda feijoada, seja o povão sendo massa de manobra, seja a classe politica sendo uns vendidos sem caráter e seja a elite querendo manter um status quo a todo custo mesmo que custe seu próprio país.
Não é à toa que o PT já está no quinto mandato.
O problema do Brasil é o brasileiro
Foi a Tragédia do Rio Grande do Sul que evidenciou o que há de errado no Brasil: os governantes. Foi o povo brasileiro, não o Estado, que se acolheram e se ajudaram nos momentos difíceis. Enquanto o Exército e as demais instituições estavam preocupados em posar bem nas fotos, os brasileiros estavam nas ruas para ajudar às vítimas das enchentes. É como se existisse dois Brasil: o autêntico, feito pelos trabalhadores e pela população profunda, e o Brasil republicano, que preside em Brasília. Isso não é algo exclusivo do Brasil, mas de toda América Latina: é o povo que, mais que nunca, anseia por governantes bons...
Xandão, vendo o volg. Propagando VPN
50.000 . 😂😂😂😂😂
Precisamos de outro plebiscito, mas infelizmente a Constituição não prevê um novo plebiscito. O presidencialismo está se mostrando inviável; monarquia sem parlamentarismo também não funciona. Portanto, o melhor seria República parlamentarista, onde as funções de chefe de governo, exercida pelo primeiro-ministro e a de chefe de governo, exercida pelo presidente, são bem definidas. Além disso, precisamos mudar a metodologia de eleições parlamentares e adotar o voto distrital para deputados e vereadores.
Excelente, como sempre!
Ele esqueceu de informar a parte em que os republicanos comparavam a monarquia a ditadura militar.
Tem burro desse tipo até hoje 😢
@ernestito7064 por aclamação popular, uma vez que ele não pode ser coroado sem a autorização do parlamento e do povo
@ernestito7064 Os monarquistas sequer puderam explicar o que era a monarquia pois o STF os proibiu de se manifestarem além daquela propaganda. Sem falar que a maior parte da população sequer sabia o que era monarquia ou que a nação já a teve uma
@ernestito7064 sem falar que poucas pessoas tinham acesso aos meios de comunicação para ouvir as propostas do regime parlamentar ou monarquia constitucional parlamentar, o que favoreceu a ré-pública presidencialista que se utilizou da influência que já tinham, de fake news como a volta da escravatura e de símbolos republicanos como o dia do Tiradentes que foi durante a votação
@ernestito7064 usei dados enquanto você chora e repete a mesma coisa. Deu para ter uma ideia do quão imbecil você é. A ré-pública é ineficaz e você não pode mudar isso
Se nessa época eles já tinham conteúdo contra o presidencialismo imagina hoje? Kkkkkk
A mano kkkk a república provavelmente ganharia kkkk brasileiro sendo brasileiro kkk
so tem chimpanze nesse pais, ia dar o mesmo resultado, tenhoc certeza que 90% nem sabe que vive sob um sistema presidencialista e muito menos sabe o que seja isso.
Parabéns pelo o vídeo mano, sempre mantendo a imparcialidade, apenas entregando os fatos e deixando que as pessoas tirem suas próprias conclusões.
Eu fiquei ele esperando explicar como funciona uma monarquia e o presidencialismo. Metade do vídeo foi explicando sobre parlamentarismo...
Que façam sobre o Itamar Franco, um dos, se não O Melhor presidente desde a redemocratização.
A monarquia parlamentarista com um poder moderador forte é necessária para conter a ganância da classe política e das oligárquias pelo poder, um imperador preparado desde cedo para dirigir o estado e colocar os interesses do império a frente dos interesses dos grupos de poder qur mandam nesse país
E quem vai moderar a ganância e abuso de poder da família real que vai viver às custas do Estado?
Bom da para resumir esse plebiscito ah uma falsa ilusão de que a monarquia iria voltar, o motivo é simples:
Após o golpe da república, os presidentes ou demonizavam ou ocultavam o regime monárquico, para assim ganhar legitimidade ao regime repúblicano, fazendo com que o povo ou não soubesse da existência da monarquia ou odiasse.
Porém sinceramente se vivesse nessa época votaria em uma república parlamentarista (por ser mais estável).
Mas vamos ver se o plebiscito de 2026 vai mudar o resultado ou vai continuar o mesmo.
Oloko, não sabia que vai ter plebiscito em 2026
@@DaviLourencoORG é o que dizem
Onde você ouviu falar sobre plebiscito de 2026?
@@thiagolalonsoo Bom isso é um plano do senado (se vai acontecer ou não é outra história).
Qual vai ser o plebiscito de 2026?
sempre achei bizarro um plebiscito pra decidir a forma de governo feito após a constituição estar promulgada e valendo. ora, isso se faz antes e aí, com base no resultado, escreve-se a constituição. se monarquia ou república parlamentarista tivessem ganho, teriam que parar pra reescrever por meio de emendas uma das partes mais centrais de uma constituição de 6 anos de idade. ridículo
Conte sobre história da União Europeia, ONU, OTAN, Mercosul, UNASUL, União Africana, NAFTA, ALCA, etc.
Mais uma chance histórica de voltar aos trilhos jogada no lixo...
Vogel, essa foi a primeira eleição que eu me lembro de ter acompanhado bem na vida, e eu me lembro dela ter sido bem confusa, com a maioria da população não fazendo a menor ideia do que foram fazer nas urnas, mas o que foi bom para quem já estava no poder!!!!
E aproveito aqui para pedir um vídeo sobre o governo do Itamar Franco, um dos governos mais importantes da nossa história recente!!!
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O que falta no Brasil é uma revolução popular. Toda mudança da forma de Estado e Governo foi promovida pelas elites, alheias às verdadeiras necessidades do povo. Isso jamais acontecerá por razões diversas!
Eca 🤢
Aula de mestre!
Vogel, faz um vídeo sobre a guerra dos ossos,como começou e como terminou por favor.
Saudade dos escândalos do governo Itamar 👏👏👏
Esse mito de que se "a monarquia ganhasse todo mundo ia virar escravo" era bem difundido na época, provavelmente a monarquia perdeu por causa dele. Alguns anos depois em 2002 ainda era defendido por professores meus de história, que dizíam que se alguém quisesse ser escravo (ou seja, se tornar monarquista) que "fosse trabalhar na casa dele de graça"
Negocio sem lógica brasileiro sendo brasileiro
Eu era criança e lembro de ter perguntado a minha mãe se ela ia votar no rei. Ela respondeu que não, porque o rei é mau. Porque se ele, segundo ela, teria o poder de mandar matar as pessoas 😒
E olha que foi a própria monarquia que acabou com a escravidão, Dom Pedro II sempre foi contra a escravidão, mas não podia dar fim definitivo devido às elites(em grande maioria) eram escravocratas.
Essa estória não faz sentido nenhum, mas como brasileiro é burro, que ao invés de pesquisa a fundo a real história acredita em qualquer estória que dizem.
Ainda hoje meu amigo, até em faculdade existe essa besteira.
Acho a ideia de uma monarquia como forma de governo tão absurda, que nem sequer consigo entender como alguns países ditos democráticos usam esse formato. Que mesmo não sendo absolutistas, promovem um grupo de pessoas em uma espécie de casta, e pior, sem nenhum merecimento. Estabilidade de governos (leia-se Estado) depende da educação de seu povo e de uma cultura de continuidade, sendo o país a prioridade, e não as vontades de um governo ou um imperador.
Gostei da ideia do Suplicy: se é pra ser monarquia que seja um princípe negro ou rei cacique indígena
Já pensou se a monarquia vence e eles tem que entregar a chave do Brasil na mão do Dom Luiz de Orleans e Bragança? "Cuidado que a maçaneta tá meio torta. O melhor banheiro é o do quarto subindo as escadas à esquerda".
Os militares dariam um novo golpe!
Nessa hora o juiz supremo e o primeiro-ministro lira tremeria na base.
Imagina entregar a chave do Brasil a uma família de lacaios kkk
@luquyte essa família de lacaios certamente não é a mornaquia que guiou o Brasil por séculos, agora após o surgimento da República as famílias políticas se mostraram ser verdadeiras lacaias dos grupinhos internacionais e dos seus próprios interesses.
Eu tenho aquele papelzinho que dão de comprovação de comparecimento do plebiscito de 1993 da minha avó.
Se fizerem mais um Plebiscito, 100% de dúvida maioria dos brasileiros escolheriam a Monarquia
"fizerem".... "100% de duvida"... com razão o presidente é esse que está.
@@henriquedecks5868 acho que o 100 era um trocadilho para ´´sem duvida´´
90% dos brasileiros duvido que saibam o que é monarquia ou mesmo quem foi Pedro II
Só peço q vcs voltem com aquela músiquinha de fundo que vocês usavam em 2021-2022
Queremos um vídeo a explicar toda a invasão viking à Inglaterra do início até à coroação do Guilherme da Normandia.😅
Valeu demais!😂
Monarquia Parlamentarista seria o mais ideal
Se um plebiscito definiu a forma de governo, a mudança do sistema de votação também não deveria ter sido precedida por um plebiscito?
Video governo Itamar Franco! Faz video topete
Um Vídeo Explêndido.
Um vídeo sobre Guy Fawkes e a Conspiração da pólvora
Eu lembro disso
A Forma de Votor Nesse Plebiscito É Confuso.
Esse país é uma várzea. Mas deve ter sido interessante participar de um momento como esse
Essa ideia do Eduardo Suplicy foi muito boa. Mas, nunca que iriam deixar.
Volga Fala Sobre O Referendo DAS Armas...... Valeu
Com certeza é uma boa ideia fazer um vídeo sobre o governo Itamar Franco. Itamar foi um grande político brasileiro. No pouco tempo que esteve no poder conseguiu implementar o plano Real e controlar o problema inflacionário que já durava por décadas e que esteve imune a diversos planos de governantes anteriores. Itamar merece mais reconhecimento pelo seu papel de fortalecer a nossa - àquela época - recém nascida democracia.
Mais um vídeo excelente.
Gente, eu não sabia que a tão pouco tempo tentaram meter uma monarquia no Brasil kkkk e esse ano eu já tava vivo. Que bizarro
Eu me lembro do plebiscito sobre as armas. Ainda bem que votaram certo porq mesmo naquela época as informações não eram claras
Na pesquisa sobre o desarmamento, a vitória de quem era a favor das armas foi muito superior aos contrários, mesmo assim o Lule proibiu as armas, ignorando totalmente a opinião popular.
E a República como vai?
Bem melhor que a monarquia escravagista.
O império com sua dívida externa altíssima ia como? E as revoltas? E a guerra do Paraguai?
@@davibatista2328quer passar vergonha meu amigo?
República:
Revolta da armada
Guerra de canudos
Revolta federalista de 1893
Política do café com leite
Revolta dos 18 dos fortes
Guerra de São Paulo de 1924
Revolução de 30
Guerra constitucionalista de 1932
Estado novo 1937
Ditadura militar
Inflação de 2000% governo sarney.
Isso pq ficou uma porrada de coisa de fora e tu vem me falar disso, estude meu amigo! Pq a república foi muito pior e matou mais, todavia é muito mais simples atacar sem conhecer, mas esperar oque de um brasileiro médio né?
P.S dom Pedro nunca censurou a imprensa, oque Deodoro fez no começo do governo dele??? Ironicamente censurou kkkkkk.
@@davibatista2328revoltas que foram contornadas . E a república com sua história de golpes militares, oligarquias,crises econômicas etc.... Em ?
@@pernalongastalin1203Não tinha oligarquia na Monarquia ?
Quero um vídeo pra ontem falando do governo do Itamar Franco !
O Brasileiro sempre soube votar no lado errado ,foi a grande chance de nós ter o Parlamentarismo.
Já imaginou o Brasil sendo governado pelo Arthur Lira, Gustavo Gayer, Bia Kicis, Nicolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro ou Abílio Brunini? O parlamentarismo no Brasil seria isto. Pq no parlamentarismo esta corja poderia virar primeiro-ministro.
Eduardo Suplicy, um dos poucos bons políticos deste país, que possui visão Humanitária das causas.
Faz um vídeo sobre o governo do Itamar e se ele pode ser colocado como um dos melhores presidentes que tivemos, tendo em vista o Brasil que ele recebeu do Collor e o que ele deixou para o FHC
9:35 bom, para um regime monárquico acontecer tem que fazer o que chamo de "Método Zog":
No caso me refiro ao Ahmet Zogu da Albânia, que era presidente e que em 1⁰ de setembro de 1928 ele aboliu o titulo de presidente e primeiro ministro e se tornou REI DOS ALBANESES, e o cara NÃO ERA de uma família real. A Albânia virou uma monarquia semi constitucional (pois o Zog I tinha vários poderes do que o Primeiro ministro).
E por curiosidade: ele se tornou monarca motivado ao sonho do avô dele de se tornar rei.
Não tem legitimidade alguma uma mornaquia nesse estilo aí.
@@Filho_da_patria
E o que que legimiza uma monarquia hein bonzão? Um governo de mais de um século? Apoio da maioria do povo?
Porque se for, nem a daqui foi
@@cao2391 oque legitimiza primeiro é o sangue, a ligação com as dinastias históricas que fundaram tal país, segundo oque legitimiza são a igreja católica/anglicana terceiro oque legitimiza é o povo.
@@Filho_da_patria
Seguindo essa lógica, então nenhuma monarquia do oriente nem da antiguidade é legítima por não ter aprovação do catolicismo, elas existiam(e algumas ainda existem) mas não eram legítimas, assim como algumas do ocidente também, em que determinados períodos o rei e sua família foram depostos e quem assumiu era monarca de outra casa real, e que também não era reconhecido por alguns da população
Logo, isso anula qualquer monarquia, genial
@@cao2391eles não são reinos no sentido clássico, eles são líderes de sultanatos e califados, por isso são chamados de Sultões e Califas. Assim como na que era dinastia, chamavam o "rei" de o filho do céu. Sim, eles tinham o mesmo poder de um rei, mas não eram no sentido clássico.
Itamar estava lá sossegado em juiz de fora , quando Collor renunciou ele disse , poxa tenho que assumir mesmo não pode outro no meu lugar , não sei se ele disse ou e lenda .
Porque não teve a opção de monarquia parlamentarista????!!!
assista de novo
Essa família real é uma vergonha , deveria ter sido expulsa do Brasil e não ser bancada com imposto próprio.
Mano pesquisa pra você não passar vergonha! O dinheiro que eles recebem são dos terrenos deles
@@Sacide3pernas777 terreno só de for da minha rola, genocidas do kct
Preferia bancar eles do que os milhares de juízes, políticos e filhas de militares
@@Sacide3pernas777 O laudêmio, também conhecido como “taxa do príncipe”, é pago por quem compra um imóvel no Primeiro Distrito de Petrópolis. De acordo com a advogada Adriana Paixão a taxa de 2,5% deve ser paga à Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada pelos descendentes do imperador Dom Pedro II
@@Sacide3pernas777 deixa de ser baba 🥚 de família escravista .
Bom dia. Amanhã estarei procurando um advogado pra proibir esse site!! Conheci esse canal há cerca de uma semana e estou viciada!! Já devo ter assistido mais de 50 vídeos!! Caramba!! Q firma gostosa de contar a história!! Eu adoro história desde criança(na epoca da ditadura) e ouvir a história ser contada com isenção ebom humor é sensacional!! Sucesso!! E vamos espalhar o amor!!
Faz sobre a Batalha da Rua Maria Antonia
Para mim o Brasil já teve a sua chance na história.
Aconteceu tudo isso ? Eu tinha onze . Me dava raiva por que era como se fosse o horário eleitoral gratuito. Ou seja parava a programação da TV.
A se a gente tivesse escolhido o parlamentarismo...
Estariam sendo governados pelo Arthur Lira.
@@9912499
Errado, o chefe de governo é o líder do partido que ocupa mais cadeiras na Câmara. Portanto seria o líder do PL, mais especificamente o Valdemar da Costa Neto.
Em outras palavras, seria bem pior.
@@pablobomgiorno8273 só que nenhum partido tem maioria absoluta no parlamento e a maioria é formada por um ajuntamento de partidos do centrão e a extrema-direita nazifascista bolsonarenta que é quem elegeu o Arthur Lira e deve eleger o próximo presidente da câmara. Neste congresso, o primeiro-ministro iria sair neste contexto.
não é garantia de melhora, boa parte da população brasileira era e continua sendo idiotas úteis e analfabetos funcionais e isso reflete diretamente naqueles que se aventuram na política. infelizmente, não existe formula mágica para atingir um alto índice de desenvolvimento humano e estabilidade econômica e social, ainda mais num cenário de guerra cultural que vivemos hoje.
Ótimo tema, Vogel. Beijo,vamo se amá 💖
Campeão seus vídeos são ótimos mas você poderia falar mais devagarzinho e se exprimir com mais exatidão. Acredito que ficaria mais agradável de consumir e mais didático.
Ave Império do Brasil. Viva a Monarquia!
@ernestito7064Nem sabe como funciona uma monarquia, tá assistindo muito Disney
@ernestito7064como dizia Lennin; "eu Lennin sou um morto queimando no inferno portanto não falo"
@ernestito7064 eu não quero ser rei, e dom Bertrand sim ele é o sucessor real de vossa excelência, você não acredita no inferno não mudará nada, Lenin e seus apoiadores estão lá, eu te garanto que você estará lá com ele também você querendo ou não, dom Pedro II foi um bom homem lenin não.
Viva a nova monarquia!
Vale lembrar que voto só na monarquia = nulo. Tinha que marcar monarquia e parlamentarismo pro voto ser válido. Talvez por isso que teve 15% de nulos
Eu acho que hoje a monarquia teria mais chance.
Eleição no Brasil sempre foi um circo. O povo precisa ser educado primeiro, pra finalmente não ser enganado por showzinho de político.
Lembro do jingle “vote no Reeeeeei…” e da porradaria entre os desocupados da família real: na verdade TRÊS Fulanos vieram a público declarar com seus respectivos argumentos, seriam o Rei em caso de vitória da monarquia…🙂
Ideal na minha opinião:
República Constitucional Parlamentar Federal, com o voto distrital misto como sistema eleitoral, com recall de mandato e no MÁXIMO 6 partidos a nível federal, estadual e municipal.
Perfeito, Pablo. Eu apenas acrescentaria o ‘fim do financiamento privado de campanha’. Mas esse já é um assunto mais complexo.
quais seriam esses partidos na sua opinião?
@@fredericochaves7485
Empresas são proibidas de doar diretamente para campanhas eleitorais no Brasil, por isso existe hoje o fundo partidário e fundo eleitoral, onde os líderes de cada partido definem quais candidatos irão receber o dinheiro (teoricamente todos os membros do partido deveriam receber, mas estamos falando de Brasil onde a lei é relativa)
Por mim esses fundos deveriam ser diminuídos ao máximo até serem extintos, permitindo doação privada sim.
@@canisjay
Atualmente não existem partidos realmente ideológicos no Brasil, tirando o PT e PSOL na esquerda e o Novo na direita.
Ideologias são pouquíssimas, então o mais sensato seria existir 2 partidos de esquerda (social democratas e verdes), 2 de direita (liberais e conservadores) e 2 de centro.
E por lei proibir qualquer partido ou movimento extremista, desde os comunistas até os fascistas. Pois a democracia é um regime onde não é possível funcionar em sua plenitude quando há extremistas no poder.
@@pablobomgiorno8273 , as empresas são proibidas de fazer doações mas as pessoas físicas não. É como trocar CNPJ por CPF (claro, isso diminui o valor das doações mas não elimina a bizarra interferência dos interesses particulares dos doadores nas politicas públicas).
Eu acompanho a questão do financiamento de campanhas faz tempo e é um tema um pouco complexo para explicar aqui nos comentários, por isso, aqui, vou precisar simplificar um pouco as coisas. Não existe país no mundo em que o financiamento seja totalmente público (exceto os países comunistas, mas aí já é uma outra lógica, a de partido único) mas há meios de minimizar a interferência das doações de interesses particulares.
O mais importante é que os financiamentos de campanhas possam até permitir doações de pessoas físicas, inclusive doado para mais de um candidato e/ou partido, mas que haja a limitação de doação por pessoa a uma valor razoável, como um salário mínimo por exemplo. Para que haja possibilidade de camadas sociais financeiramente menos favorecidos tenha condições de competir com as mais abastardas.
"A monarquia parlamentarista simbólica poderia ser uma excelente opção, trazendo muitos benefícios, como a possibilidade de se tornar o único império das Américas, o que poderia impulsionar significativamente o turismo e a economia, assim como acontece na Dinamarca. Além disso, poderíamos implementar votações mensais por meio de um aplicativo, permitindo que a população escolha quais problemas precisam ser priorizados. É fundamental também que os príncipes sejam educados desde cedo de forma rigorosa, seguindo exemplos de monarquias bem-sucedidas. Outra vantagem seria oferecer mais autonomia para os estados. No entanto, há quem acredite que sustentar uma família real seria ruim mas e mentira , mesmo que não desse nenhum dinheiro ele teria mesmo assim indentidade do povo brasileiro e uma monarquista sempre foi "
muitos acha que a monarquia, e coisa da idade media mas e mentira ❤ viva a monarquia
Monarquia é uma b0sta, chora mais
@@Peter.IB aqui é Você
@@Peter.Ia República é mais B
@@Peter.IFP
@@godofwar-ti8fl Nãokkkkkk, o cara defende monarquia em pleno 2024 e ainda quer ter alguma moral
Muito bom vídeo 😊
Ta ai um assunto q nunca aprendi na escola
Faz um do governo Itamar! Faz aí
Próximo vídeo é o 750? E quando saiu este tinha 855k de seguidores. Vamos ver quanto aumenta por semana 🎉🎉
Eu tinha 12 anos na época do plebiscito. Me lembro vagamente de como foi e que ao meu redor as pessoas não entendiam o que estava acontecido
Um Plebiscito Atrasado se Tivesse Sido Feito na Época Após a Proclamação da República A Monarquia Teria Ganhado.
Monarquia não faz mais sentido no mundo atual.
@@MaxHohenstaufen é o modelo mais estável.
Fora que regimes politicos são atemporais.
@@Pedro-felipe Estabilidade não é sinônimo de coisa boa. O regime da Coreia do Norte é um dos mais estáveis do mundo hoje, sem qualquer risco à ordem política que impera naquele país e nem por isso é um exemplo a ser seguido. A monarquia é um anacronismo. Hoje em dia não se fala mais em escolha divina para governar como argumento de legitimidade. As monarquias europeias atualmente existem apenas como uma expressão de tradição. A coroa inglesa hoje tem o mesmo poder e exerce a mesma função de um pau de fogo ou um cavaleiro montado num alazão em uma exibição militar: é apenas tradição. Mas não existe essa tradição no Brasil. A monarquia acabou há quase 140 anos e não deixou saudade em quase ninguém. Ninguém reconhece título de nobreza dos descendentes da última família real. Não existe, portanto, motivo razoável para haver monarquia no Brasil.
@@MaxHohenstaufen China é e sou bem pragmático em relação ah governo:
Para mim não importa se é república ou monarquia ou algo do tipo, para mim tanto faz desde que tenha a ordem e estabilidade que desejo.
É o que Maquiavel diz em "O Principe": "Os fins justificam os meios".
Além do mais, é sério que vai ficar com esse discurso de que a democracia liberal é algo bom?
Siga o exemplo de Orban ou Khomeini e pelo menos assim o Brasil avança (no sentido tecnológico e econômico, pois progresso social não existe).
Além do mais: não me venha com "Ah mude para país que eu odeio", pois só falo isso porque quero o bem da nação brasileira (independente se o governo for uma democracia ou não).
@@Pedro-felipe A democracia liberal é o único regime moral. Qualquer defesa de um regime diverso merece a exceção da democracia, isto é, merece a repressão excepcional da democracia.
Eu realmente acho que o povo não tinha muita informação correta sobre os tipos de governo, e que a maioria nem sequer sabiam o que seria o parlamentarismo
vídeo do itamar