PARABÉNS pelo vídeo incrível! Sou advogado societário e estou trabalhando numa ação de dissolução parcial de uma holding. O processo está na fase de perícia para apuração dos haveres. Este vídeo foi a minha salvação, rsrs.
@@ProfCamilaSa Posso ter acessos a outros videos de contabilidade que não estão postados aqui? Se sim , quais assuntos vc trata em outros videos pois gostaria de obter alguns! Se quiser pode me mandar por email : lucas.xz700@gmail.com. Desde já , agradeço!
É nessas aulas que percebo como tive professores que davam "voltas" desnecessárias pra explicar algo tão direto como essa professora explicou!! Professores que muita das vezes tinham uma boa fama e se achavam "máximo" por terem altos cargos.... kkkkkkkk conclusão: "se não tive uma ótima didática não adianta nada....
Amei sua didática. Em tempos de coronavírus estou estudando online, e confesso que estou com dificuldades. Sua didática veio de encontro a minha necessidade. adorei!!!! já virei fã
Olá, Camila! 1) E, se a investidora recebeu lucros no decorrer do exercício, antes de fazer a equivalência? Foi registrado Banco a Receita. 2) Esse lucro já recebido deverá ser deduzido no cálculo da Equivalência? E, se esse lucro foi maior que a Equivalência apurada? Nesse caso, será ser lançado como perda/prejuízo de Equivalencia?
ótima aula, e muito linda explicação e desenvoltura, mas apenas um detalhe Camila, esse material ja tem 1000 pessoas falando sobre isso aqui no youtube, então acho que pra voce fazer um material realmente exclusivo e de qualidade, faça um video explicando esse tema sob a ótica do CPC 48 instrumentos financeiros, ai sim voce estará indo pro topo do youtube em contabilidade junto com outros gigantes.
Samir, não postei ainda de consolidação, mas hoje liberei duas aulas de equivalência mais aprofundadas. Estão na playlist Contabilidade de 0 a 10 ( acho que são as aulas 9 e 10).
Olá, adorei seu vídeo! Ganhou mais um inscrito. Porém, tenho uma dúvida, qual seria a diferença entre a Receita com Equivalência Patrimonial e o Ajuste de Equivalência Patrimonial. Tenho um trabalho pra fazer onde preciso fazer a DRA e sei que não entra receitas de MEP nela, então teria que colocar esse ajuste, que eu não sei nem a contabilização nem exatamente o que ele significa.
Professora, explicação maravilhosa! Consegue me ajudar quantos as dividendos recebidos dessas empresas? se eu estou apurando o MEP do lucro, eu registro esse dividendo recebido D Caixa C Investimento, agora pergunta besta..kkkk tem como eu zerar o investimento?
oi xará, vamos por partes. Sim, os dividendos de empresa avaliada pelo mep serão reconhecidos a débito debnacos ou caixa e crédito de investimentos, porque eles já foram para resultado como parte da receita de equivalência patrimonial. Quanto ao investimento zerar, é possível sim, na medida em que o Pl da investida é zero ou negativo.
Boa tarde professora, quando a investida distribui lucros desproporcionalmente para suas investidoras, como é feito o cálculo do MEP? Exemplo: Investida (A) possui duas investidoras (B) e (C) com 50% de participação. Mas no contrato social é previsto a distribuição de lucros desproporcionalmente. Sendo assim investidora (B) recebe 60% do lucro e Investidora (C) 40%. Como é feito o cálculo e lançamento? Atualmente a diferença que se dá pela desproporcionalidade seja a maior ou a menor, lanço PL contra Investimentos (ANC). Está correto?
Oi Júnior, não sei se consigo te explicar em uma.resposta aqui. Se precisar pode me chamar no whatsapp (67)981380566. Basicamente vc vai contabilizar os dividendos de cada um pelo valor que será efetivamente recebido. E o total da parcela do PL que aumentou pelo lucro e que não será distribuído vai gerar o resultado de equivalência patrimonial (receita, neste caso)
Professora, ótima aula..., porem pedi para seu editor desconsiderar áudio do câmera e deixar apenas do microfone, terá uma melhoria considerável sem o eco. Mais uma vez parabéns pela aula.
Oi Kael, não tinha visto sua pergunta. Desculpa. O dividendo é parte daquela receita que foi lançada como equivalência, então não vira resultado de novo não. Fiz uma playlist hoje chamada Contabilidade de 0 a 10. Tem duas aulas lá de equivalência (aulas 9 e 10 acho) Pode ser que te ajude, estão mais detalhadas.
Me tira uma dúvida, a empresa acionista "A" irá receber os 30% de lucros e os 30% do dividendo? Ou os lucros sobre as ações ficam em uma conta reserva para problemas futuros da empresa? Não entendi muito essa parte... Eu sei que os dividendos ela recebe..
O lucro não necessariamente será distribuído. O reconhecimento deste lucro na investidora fica no ativo. Na empresa que gerou o lucro a parcela do lucro não distribuída fica sim em reserva
@@ProfCamilaSa ah então a empresa que receber a parte do lucro do seu investimento deixará no seu caixa em Investimentos no Ativo. Isso? E a empresa que gerou o lucro, ficará em reservas de lucros. Senão entendi errado acho que é isso
Karina, o fechamento das demonstrações contábeis ocorre a cada exercício social no caso das Ltdas e Sas fechadas e a cada trimestre nas companhias abertas, sujeitas à regulação da CVM. Então mínimamemte neste prazo, mas na realidade para fins fiscais vc precisa levantar balancetes mensais e acaba precisando fazer neste intervalo menor.
Professora, tenho uma dúvida: se uma empresa comprou 98% de outra em 16/07/2019 por exemplo, as informações que eu preciso registrar na contabilidade nesse primeiro momento é somente o lançamento do Investimento ou do PL também? fazer os lançamentos caso tenha distribuição de lucros etc...? ou esses lançamentos desmembrando o PL só será feito no ano seguinte ao da compra?
Oi Silvana, os registrso por MEP são feitos desde a data da compra, sem esperar o fechamento do outro ano. Então, toda vez que muda o Pl da investida (por lucros, dividendos, alterações na participação) tem que ser feito o ajuste
Moça do céu! De onde você saiu? Eu nunca assisti uma aula tão clara assim, parabéns e Deus te abençoe!
Excelente didática, professora. Parabéns!
Excelente 👏👏👏👏
Uma professora perfeita dessas, bicho....
Excelente didática! Parabéns!!!
Excelente aula com explicação numa sequência clara, de fácil compreensão principalmente para quem está iniciando na contabilidade. Nota 1000!
Vc[e uma professora EXCELENTE!!
Pegou na caneta/giz e foi pro quadro aí eu dou valor! muito bom!!!
.Caneta e quadro...sempre. A coreografia do braço no quadro é parte importante da pedagogia .. hahaha. Obrigada!
Aula bem direta, muito Boa, adorei,
Estava entendiada de tanto sono e mesmo assim ficou muito claro, ótima explicação 🙏🏻. Salvação dos EAD
Parabéns professora pelo seu dia 15/10/2021
Maravilhosa a aula! Parabéns!
Maravilhosa!!!!!
EXCELENTE AULA!!!!!!!!!!!!!!!! Eu estudo nos livros, vejo outras aulas, mas nunca tinha esclarecido como aqui.
Que bom!!!!
Muito boa a aula. Parabéns!!!
PARABÉNS pelo vídeo incrível! Sou advogado societário e estou trabalhando numa ação de dissolução parcial de uma holding. O processo está na fase de perícia para apuração dos haveres. Este vídeo foi a minha salvação, rsrs.
Ótima explicação
Essa mulher deveria ganhar um Oscar... Parabéns... viu... Parece que contabilidade é fácil na suas palavras...
🏆😂😊
O vídeo pode ser antigo, mas o conhecimento é muito valioso. Excelente explicação.
melhor aula que ja vi
Olha…. Parabéns pela didática e pela capacidade de instruir e transferir conhecimento!
Você realmente é uma bênção!!!!
Obrigada! 💞
show professora, muito claro e didático. Deus abençõe
🙏
Senhora professora Camila, que maravilhosa aula , ajudou demais .obrigada Parabens.!
Explicação incrível. Parabéns!
Estou aqui relembrando a matéria para a prova do CRC 2021
Excelente explicação!!!!!
muito obrigado!!
Melhor explicação sobre EQP ! Parabéns x 1000 !
Muito bom
Aprendi mais com esses 16 minutos de vídeo do que com 4 aulas de 50 minutos na faculdade kkk
melhor professora do mundo, essa foi a melhor aula que eu já tive em toda minha vida...
otima explicação adorei
Maravilhosaaaa
Perfeito
Ajudou demais, estava tendo muita dificuldade em entender. Assim ficou fácil.
Que bom!
Caraca, perfeição!!!
Caraca!! Qu aula foi essa?
Simplesmente, maravilhosa!
Professora nota mil👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💋
Excelente aula!
Pelo amor de Deus moça, só a senhora me fez entender essa joça hahahhaah muitissimo obrigada! me salvou
Não sei se gosto mais de te ajudar a entender ou de ser chamada de moça kkk. Na verdade sei sim, que bom que te ajudou 😊
Ajudou demais, muito obrigado!!
Parabéns pela explicação professora, muito claro e objetivo.
Um anjo da contabilidade simplificada. Gratidão!
Aprendi em 16 min oque não tinha aprendido em um mês de aula, obrigado professora ajudou bastante!
Que legal Henrique. Se quiser me mande aqui ou no pvd (instagram profcamilasa)qual seu objetivo de estudos que eu te encaminho outros videos. Abs,
@@ProfCamilaSa Posso ter acessos a outros videos de contabilidade que não estão postados aqui?
Se sim , quais assuntos vc trata em outros videos pois gostaria de obter alguns!
Se quiser pode me mandar por email : lucas.xz700@gmail.com.
Desde já , agradeço!
Pena que na faculdade não ensina assim. Amei a aula, explicação melhor que essa não tem.
Excelente aula, parabéns!
Uma aula dessa deveria ter até certificado.
Camila é uma ótima professora!
Excelente, parabéns pela didática!
parabéns professora! excelente aula
Parabéns, muito bem resumido e de fácil entendimento... Bora assistir as próximas aulas.
Excelente seu vídeo.Obrigada!
Ai meu Deus, que maravilhosa!!! Vou maratonar, obrigadaaaa!!!!!
Me salvou, Camila. Muito obrigado pelo vídeo. Muito esclarecedor
NOSSA, QUE AULA PERFEITA, ESTOU IMPRESSIONADA
Parabéns!!! Aula nota 10.
professora, ameeei suas aulas! obs.: vc parece aquela atriz, a Tina Fey! hehehe
É nessas aulas que percebo como tive professores que davam "voltas" desnecessárias pra explicar algo tão direto como essa professora explicou!! Professores que muita das vezes tinham uma boa fama e se achavam "máximo" por terem altos cargos.... kkkkkkkk conclusão: "se não tive uma ótima didática não adianta nada....
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei sua didática. Em tempos de coronavírus estou estudando online, e confesso que estou com dificuldades. Sua didática veio de encontro a minha necessidade. adorei!!!! já virei fã
Que bom Anny. Me chame por e-mail se achar que eu posso te ajudar e falamos no whats camilaprotasa@gmail.com
Maravilhosa, sensacional, estou até emocionado com essa explicação
Hahaha...obrigada!
Amei!!!
Parabéns pela aula, me ajudou muito👏👏👏👏
aula sensacional! a prof é tão boa que até faz parecer que contabilidade é fácil e divertida kkkk
Mas é....hahaha
Olá, Camila! 1) E, se a investidora recebeu lucros no decorrer do exercício, antes de fazer a equivalência? Foi registrado Banco a Receita. 2) Esse lucro já recebido deverá ser deduzido no cálculo da Equivalência? E, se esse lucro foi maior que a Equivalência apurada? Nesse caso, será ser lançado como perda/prejuízo de Equivalencia?
Ganhou mais uma inscrita, você é excelente!
Ótima aula. Sem palavras!
SIMPLESMENTE, AMEI...S2
Ótima professora! Clara e objetiva!
Muito Obrigado, continue conosco que teremos muitos vídeos importantes e especiais.
Rapaz que aula foi essa em ? Muito top
em vez de investimento em B, poderia ser participações societárias? E nesse exemplo, não iria haver goodwill nem a mais valia, certo?
nossa que facilidade de explicar, só não peguei direito a ideia dos dividendos. ja virei inscrito
essa sabe ensinar!
ótima aula, e muito linda explicação e desenvoltura, mas apenas um detalhe Camila, esse material ja tem 1000 pessoas falando sobre isso aqui no youtube, então acho que pra voce fazer um material realmente exclusivo e de qualidade, faça um video explicando esse tema sob a ótica do CPC 48 instrumentos financeiros, ai sim voce estará indo pro topo do youtube em contabilidade junto com outros gigantes.
Óptima aula!!! Simples, clara e objectiva. Previsão para uma aula sobre consolidação de contas?
Samir, não postei ainda de consolidação, mas hoje liberei duas aulas de equivalência mais aprofundadas. Estão na playlist Contabilidade de 0 a 10 ( acho que são as aulas 9 e 10).
Olá, adorei seu vídeo! Ganhou mais um inscrito. Porém, tenho uma dúvida, qual seria a diferença entre a Receita com Equivalência Patrimonial e o Ajuste de Equivalência Patrimonial. Tenho um trabalho pra fazer onde preciso fazer a DRA e sei que não entra receitas de MEP nela, então teria que colocar esse ajuste, que eu não sei nem a contabilização nem exatamente o que ele significa.
Professora, explicação maravilhosa! Consegue me ajudar quantos as dividendos recebidos dessas empresas? se eu estou apurando o MEP do lucro, eu registro esse dividendo recebido D Caixa C Investimento, agora pergunta besta..kkkk tem como eu zerar o investimento?
oi xará, vamos por partes. Sim, os dividendos de empresa avaliada pelo mep serão reconhecidos a débito debnacos ou caixa e crédito de investimentos, porque eles já foram para resultado como parte da receita de equivalência patrimonial. Quanto ao investimento zerar, é possível sim, na medida em que o Pl da investida é zero ou negativo.
Tenta colocar um tapete na sala, ajuda muito com a reverberação da voz.
Oi HR, obrigada, sim, os vídeos mais recentes já estamos fazendo assim!
Boa tarde professora, quando a investida distribui lucros desproporcionalmente para suas investidoras, como é feito o cálculo do MEP? Exemplo: Investida (A) possui duas investidoras (B) e (C) com 50% de participação. Mas no contrato social é previsto a distribuição de lucros desproporcionalmente. Sendo assim investidora (B) recebe 60% do lucro e Investidora (C) 40%. Como é feito o cálculo e lançamento? Atualmente a diferença que se dá pela desproporcionalidade seja a maior ou a menor, lanço PL contra Investimentos (ANC). Está correto?
Oi Júnior, não sei se consigo te explicar em uma.resposta aqui. Se precisar pode me chamar no whatsapp (67)981380566.
Basicamente vc vai contabilizar os dividendos de cada um pelo valor que será efetivamente recebido. E o total da parcela do PL que aumentou pelo lucro e que não será distribuído vai gerar o resultado de equivalência patrimonial (receita, neste caso)
Como Contabilizar Folha de Pagamento?
Estou gostando bastante do seu Canal!
Oi Renato, vou gravar um vídeo sobre isso pra você e posto por aqui nos próximos dias!
@@ProfCamilaSa Obrigado!
ua-cam.com/video/dEzqQbHjPDo/v-deo.html
Taí Renato, vê se ajudou.
Previsão de próximos vídeos sobre o assunto?
Oi Daniel, creio que semana que vem vai ao ar mais um vídeo de mep!
Bom dia Camila, quais são os vídeos sobre equivalência do seu canal? Já assisti 3, tem mais algum?
Douglas, estou preparando vídeos novos. Acho que no momento são só estes 3 mesmos
@@ProfCamilaSa obrigadooo
Professora, ótima aula..., porem pedi para seu editor desconsiderar áudio do câmera e deixar apenas do microfone, terá uma melhoria considerável sem o eco. Mais uma vez parabéns pela aula.
obrigada Natanael, Vou avisar sim.
Professora, o Credito de 30.000 referente aos 30% dos dividendos não gera contra partida na receita novamente?
Oi Kael, não tinha visto sua pergunta. Desculpa. O dividendo é parte daquela receita que foi lançada como equivalência, então não vira resultado de novo não. Fiz uma playlist hoje chamada Contabilidade de 0 a 10. Tem duas aulas lá de equivalência (aulas 9 e 10 acho) Pode ser que te ajude, estão mais detalhadas.
@@ProfCamilaSa Obrigado professora.
Me tira uma dúvida, a empresa acionista "A" irá receber os 30% de lucros e os 30% do dividendo? Ou os lucros sobre as ações ficam em uma conta reserva para problemas futuros da empresa? Não entendi muito essa parte... Eu sei que os dividendos ela recebe..
O lucro não necessariamente será distribuído. O reconhecimento deste lucro na investidora fica no ativo. Na empresa que gerou o lucro a parcela do lucro não distribuída fica sim em reserva
@@ProfCamilaSa ah então a empresa que receber a parte do lucro do seu investimento deixará no seu caixa em Investimentos no Ativo. Isso? E a empresa que gerou o lucro, ficará em reservas de lucros. Senão entendi errado acho que é isso
O que ficou na dúvida é que eu como investidora irei receber parte dos dividendos (30%) e parte dos lucros também 30%?
@@stephaniebarthbays6287 a parte que recebe fica no caixa e a parte que não recebe fica registrada no Investimento!
Aula incrível professora! Ganhou mais um inscrito. Qual o instagram atualmente?
Bem vindo! @profcamilasa
Professora, tudo bem?
Qual a periodicidade para calcular o MEP? Pode ser mensal, trimestral ou anual?
Karina, o fechamento das demonstrações contábeis ocorre a cada exercício social no caso das Ltdas e Sas fechadas e a cada trimestre nas companhias abertas, sujeitas à regulação da CVM. Então mínimamemte neste prazo, mas na realidade para fins fiscais vc precisa levantar balancetes mensais e acaba precisando fazer neste intervalo menor.
Professora, tenho uma dúvida: se uma empresa comprou 98% de outra em 16/07/2019 por exemplo, as informações que eu preciso registrar na contabilidade nesse primeiro momento é somente o lançamento do Investimento ou do PL também? fazer os lançamentos caso tenha distribuição de lucros etc...? ou esses lançamentos desmembrando o PL só será feito no ano seguinte ao da compra?
Oi Silvana, os registrso por MEP são feitos desde a data da compra, sem esperar o fechamento do outro ano. Então, toda vez que muda o Pl da investida (por lucros, dividendos, alterações na participação) tem que ser feito o ajuste
Prof Camila Sa muito obrigada
Ótima explicação!!!