nossa amigo olha só tenho 52 anos, ja usei muiiito vinil , e hoje sou tecnico em eletronica, mais aprendi muito com sua ótima explicação, o vinil realmente é uma obra de arte, algo que ainda fica na minha cabeça e fico espantado é como as maquinas de gravação conseguem alterar a velocidade na gravação , ja que a velocidade do prato é constante em 33 ou 45 ,e a velocidade vai mudando de acordo com que a agulha vai deslizando até o final , é uma verdadeira magia essa técnica, ..... forte abraço amigo
As últimas músicas dos vinis sempre foram uma dor de cabeça, quantas vezes eu ficava a me perguntar o porquê de não soarem tão bem, agora sei mais ou menos os motivos... Parabéns pelo ótimo conteúdo. 👏👏👏
Por isso pois essa semana eu comprei um tocar disco Por que tem mais de 100 disco e deu problema na agulha nos primeiras de Hora de uso tô muito triste
Salvei em " assistir mais tarde " É um assunto que muito me interessa... Coleciono vinil à 47 anos e estou sem aparelho no momento por falta de peças de reposição. Agradeço por enquanto 👍🏻
Apesar de não ter aprendido muita coisa (pq tem anos que pesquiso muito), quero dizer que estou extremamente feliz em finalmente ver um vídeo brasileiro tão bem explicado, tão bem feito e ainda por cima, com demonstrativo no final. Simplesmente fantástico! Parabéns 😁 Só quero fazer uma observação: nem todo corte é em cobre, somente os direct metal mastering (DMM) seguem esse processo. Forte abraço
Seu vídeo ficou muito bom, muito msm. Apenas uma ressalva que o câmera cortou sua cabeça na grande maioria do vídeo. O enquadramento ficou um pouco errado mas isso é o de menos. Conseguiu passar toda a informação perfeita no vídeo e isso já esta bom. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Que aula, meu irmão. Agradeço demais pelo compartilhamento dos conhecimentos e informações. Me ajudou bastante em meus estudos sobre o funcionamento de elementos desse universo dos toca-discos e, também, do escutar a música de forma ativa, treinada, observando as distinções mais sutis, não só passiva. O teste é uma prova disso: observei e detectei as diferenças de captação de frequência de cada cápsula e agulha. Condiz mesmo com o exposto por você sobre cada uma. Futuramente irei pegar uma microlinha. Por enquanto, estou com a minha At XP5. Que é muito boa, também.
Parabéns, sempre costumo comprar cápsulas pensando nas agulhas de reposição originais, não adianta comprar um excelente cápsula ( e já fiz essa besteira algumas vezes) para depois não achar a agulha de reposição ou achar as "paralelas". Vou deixar aqui minha recomendação , mas sem propaganda, porque uso mesmo , Grado & Ortofon, , pois até as de inicio de linha dessas marcas são muito boas.
Usei vinil por muitos anos, na minha experiência pude ver q não é só a agulha q influencia no som, mas todo o conjunto toca discos, braço, cápsula e principalmente a suspensão da agulha q pra mim tem q ter alta compliancia para reproduzir graves perfeitos. Abraços e boa explicação.
Parabéns pelo video Andre Campana, eu tambem uso essa tecnica com a escova de dentes e tambem com escova para unha macia, alias eu desenvolvi uma tecnica de escovação exclusiva e muito eficiente,,, uso a escova na direção das trilhas do disco de forma reta quatro vezes e depois mais quatro vezes de forma perpendicular em 45º pois assim retira todo e qualquer sujeira mais profunda e encrustrada nos discos. eles ficam realmente super limpo ainda mais quando eu alem de lavar com agua uso uma solução que eu inventei e testei em varios discos sujos que encontro nos Bazares, Brechos, Sebos e Feiras do rolo na capital paulista. a formula é a seguinte uso 25% de detergente neutro, 25% de vinagre neutro 25% de alcool 70º e 25% de agua, esta solução eu garanto que é excelente limpa, tira gordura, fungos, estatica e conserva o disco muito bem, recomendo enxaguar bem e secar em pe no escorredor a sombra sem usar panos para secagem. Eu tenho dois toca discos um Aiwa EX850 que é muito parecido com o Audio Technica ATLP60 e usa a Capsula Magnetica AT3600L com Agulha Conica Diamante, tem um som agradavel e mediano. Tenho outro Toca discos Philco Hitachi PTT 55 que usa Capsula Tipo T4P Mount com agulha Audio Technica AT85EP e realmente eu posso constatar que o som é muito melhor mais nitido, mais claro, encorpado e com muito fidelidade sonora, realmente quem ouve sente a diferença na hora. Eu vi tambem que a Audio Technica lançou uma versão nova Elitptica chamada ATN3600LE que ja me disseram ser excelente tambem. Alem disso tem essa da Mr. Stilus da Alemanha feita de Diamante Preto Bruto inteiro que também é Eliptica e ja ouvi falar que é Maravilhosa e dura 2x mais em média por apenas 30 USD dolares ou 180 reais la fora, acho que vale muito a pena experimentar... Forte Abraço!
A chave de ouro foi a comparação da última faixa do disco escolhido com as agulhas. É nítida a melhora sonora alcançada pela Microline. Preciso dar uma melhorada no meu setup básico! Obrigado pelas explicações. Já sabia de boa parte, mas sempre bom ter essas informações em nossa língua.
Muito boas as descrições dos tipos de agulha e a demonstração do uso de duas delas, confirmando o que foi declarado. Para uma boa reprodução vale a pena ter um bom toca-discos, bem construído, com bastante massa, bom motor e bom torque, com pouco rumble (zumbido) e flutuação (variação rápida de velocidade), com um braço bem projetado e o conjunto cápsula-shell adequado/casado. Além disso, é preciso fazer os ajuste peso e anti-skating, para uma melhor reprodução principalmente das faixas mais internas. Já sobre a produção da matriz usada para prensar o vinil a informação não ficou com o detalhamento necessário; sugiro fazer um compacto ou mesmo um vídeo sobre essa parte, embora haja alguns muito bons na rede.
Excelente canal. Obrigado pelas dicas. Agora a jogar a lotérica para comprar uma agulha Microlinear. No mercadolivre a Cápsula Audio Technica At-vm540ml Vermelha Microlinear custa apenas R$ 3.050.
Melhor video que já assisti sobre as diferenças das agulhas. Excelente didática, linguagem de fácil entendimento, ótimo conhecimento, falou com propriedade. Coleciono agulhas, tenho vários modelos alternando o uso. Parabéns!!!
A diferença entre as duas e grande isso porque eu assisti o vídeo no meu celular que está com o som ruim e sem fone, e mesmo assim percebi a diferença imagina ouvindo de perto. A axxis tem um som bom mas a audiotechnica da a sensação de som aovivo. Parabéns pelo vídeo e pela riqueza de informações 👏👏
Bom vídeo! Você sabe bastante... Sabia que existe a elíptica nua para AT3600? Ela é muito melhor que a ATVM95E (inclusive do modelo da LPGear). Se encontra em duas lojas, uma na Alemanha e uma na Dinamarca. Custa por volta de 30 euros. Ah, quanto a microline, muita gente prefere o som da Shibata (que inclusive, na série da ATVM95, è mais cara que a ML). Outra dica: a Nagaoka MP-110 (para quem gosta) está custando menos de 600 reais, frete incluso, no Ebay (do Japão). Já sabia tudo que você falou no vídeo, mas foi bem rico de informações e completo. Parabéns!
Maravilha de explicações uma verdadeira aula, já sabia alguma coisa sobre as agulhas e qualidades que elas podem oferecer, excelente sua explicação e seus vídeos parabéns valeu mesmo
Boa tarde! Sou das antigas...rsrsrsr sempre fui um grande audiofilo (HI FI) E vc deu uma aula grandiosa! Nunca soube tanto assim. NOTA MIL meu garoto! PARABÉNS!
Muito bom o seu vídeo. Realmente, quem tem o ouvido afiado percebe a distorção no som dos discos, quando se usa uma agulha cônica ou elíptica. Na medida que vai chegando no final do disco dá para perceber. Passei a utilizar a agulha Micro Linear e a qualidade de áudio é incrível.
@@emilioribeiro2652 eu já usei agulhas cônicas e elípticas e sem sombra de dúvidas, a diferença na qualidade sonora é muito perceptível. Nas agulhas cônicas e elípticas mesmo, a medida que vai se aproximando da etiqueta, o som começa a ficar destorcido. Na Microlinear essa distorção praticamente não acontece. Indiquei essa agulha pra um amigo meu e ele ficou impressionado com a qualidade sonora dela. Meu mini system eu cheguei a reproduzir meus discos com a função surround ligada e fica show de bola. Será uma grande aquisição se você optar por investir nessa agulha. Vale cada centavo.
Excelente aula, didádica e recheada de conteúdo, a parte final deve ter dado muito trabalho pra editar, excelente demonstração, hoje aprendi maiss coisas sobre cásulas e agulhas, valeu à pena, obrigado.
Olá Andre!!... show de aula!!... Eu sabia da maioria dessas coisas e sempre tive a agulha cônica Srure M44C pra reproduções e a Shure M75ED para gravar meus cassetes... mas de forma tão didática e tbm não conhecia as ML. Parabens e obrigado. Sucesso pra vc
Parabéns pelas explicações. Sou usuário de microline, e realmente é um caminho sem volta, é de fato impressionante o que uma agulha e um disco de vinil podem trazer de detalhes.
Quando eu era criança,me lembro quando meu pai trocava a agulha do toca discos...eu me lembro que na embalagem do produto,falava da ponta da agulha ser de safira,eu ficava duvidando... imagina isso deverá ser de vidro.... Gostei do vídeo,obrigado.
Muito bom o vídeo a diferença é enorme uma sai abafado o som a outra sai mais limpo obrigado guerreiro pelo seu vídeo continua assim que Deus te abençoe do Dj Dinho
Perfeito.. obrigado por compartilhar teu conhecimento ... só faltou uma coisa ..que esta sendo a pior pra mim .como saber qual modelo comprar que sirva no meu aparelho?? Como devo procurar?
Tenho dois pickups b25 da gradinte que distorcem o som devido essa derrapagem dentro do sulco , isso ocorre nas altas frequência, preciso achar uma cápsula melhor e que use outro tipo de agulha
Excelente vídeo. Coisa rara hoje em dia. Nosso país é o país da desinformação, por isso ele é tão valioso para nós que amamos esses tipos de coisas. Estou com a ideia de comprar uma cápsula com agulha de microfone. Você tem alguma referencia boa que possa passar para mim? Um abraço.
Boa tarde André, o meu toca discos é um Technics SL 1200 MK 2, tenho várias cápsulas, Shure, M 44C, e duas V 15 III , tenho também duas Leson Axxis V e duas leson 90 E. O problema atual é conseguir as agulhas aqui no Brasil. Eu me adiantei e consegui comprar várias de reposição para meus fonocaptores. E gostei muito deste teu vídeo. Parabéns.
boa noite Andre. Muito bom esse seu canal , muito esclaredor. Por não pesquisar muito na internet, não conhecia o mesmo. Sendo assim , não sei se esse assunto que vou dizer já foi pautado. Olha só a minha situação. : escuto vinil desde a década de 60, mas deixo claro que não sou colecionador.. Já tive várias marcas de TD fabricados no Brasil e recentente fui saber de vários detalhes dos TD fabricados no exterior que eu nem imaginava existir. Exemplos: toca discos sem o braço chamados de Transcription ( ex. Garrard 301 e 401, fabricados nas décadas de 60 e 70, ainda hoje caríssimos). Braços vendidos sem os Tds. (ex. braço SME, um modelo da serie 3 é vendido hoje na faixa de R$ 5.000,00, usado) Mais coisas que eu não sabia , regulagen de Azimuth, VTA Overhand , rotação. Ia esquecendo, da existencia de uma cápsula que não tem como trocar a agulha (MC) é caríssima e pra mim não faz sentido. Sendo assim cheguei a conclusão que passei minha vida não escutandos discos e sim arranhando-os. O que vc acha de tudo isso. Abraços.
Esse corte em discos de cobre é o refinado processo "DMM" ( Direct Metal Mastering ). Por aqui, usavam o processo de corte em acetado e banho químico. As matrizes eram usadas à exaustão, por isso certos discos, de mesma matriz, têm som diferente. Ah, sobre as agulhas cônicas: essas chinesas são de safira sintética (algumas sequer são polidas). As de safira "natural" fabricadas pela Le-son e outros tinham o problema de trincarem com quedas, por isso temos tantos discos com os sulcos "rasgados" por aí. Alguns vão esbranquiçando à medida que são tocados: a lateral da agulha de safira vai lixando o sulco. Com o peso extra (moedas, porcas arruelas) que o pessoal colocava em cima dos braços, o sulco do disco era "retificado", ou seja, as nuances e microcristas eram destruídas. Já as agulhas de "diamante" costumavam ser de "prego diamantado", conforme falam as más línguas... A vantagem é que, até onde eu vi, não trincavam ou soltavam lascas como as de safira, por isso destruíam menos os discos. Ultimamente a Leson está vendendo agulhas com ponta de "rubi", e eu sinceramente não confio... Bjos
Em 79 eu ouvindo um disco da Elis ...phonogram..com uma agulha SHURE vi sair um fio do disco feito um fio de cabelo assim que a agulha deslizava...talvez estava com sobrepeso no braço e a agulha era novíssima...n44 original...na época era muito fácil e achar...hj não.....gostei do comentário safira sintetica ou seja de plástico..mesmo. né????
vídeo sensacional, procurava um vídeo assim a muito tempo,realmente a axiss distorce muito,porém apesar de tudo acho o som dela mais gostoso do que a atn-3600.Pena ser tão cara a microlinha
Parabéns pelo teu vídeo. A "autopropaganda" era genuína kkk... Queria saber contigo, sobre o toca discos gradiente S106, o qual é originalmente equipado com Da2/Dat3...O parelho ficou muitos anos na inativa e a agulha danificou, acabei trazendo o cara de novo pra vida, mas adaptei uma Axxis II, tirada de um outro aparelho abandonado. Achei na internet as originais (DATs),que são cônicas como vc sabe. Ao reativar meu som, o prazer pela qualidade foi tão grande que eu voltei para ficar, pois não pintou nada ainda, até hj, que dê nem perto da fidelidade e beleza de som de um vinil, seja esse tbm de qualidade. Teu vídeo surpreendeu ao saber que há possibilidade de melhorar ainda com agulhas mais avançadas.. Se vc me dar umas dicas de agulhas que dão certo no meu som ficarei grato ! Abraço
Olha,este entende de agulha...parabéns...me fala uma coisa amigo,eu tenho um aparelho de som cce ss-4880,qual a melhor agulha pra eu comprar, é esta micro line?
A especificação correta dessa vn100 é ponta de safira cônica...é esta mesmo que devo usar porque pra ser sincero não conheço nada sobre agulha,sou totalmente leigo...o meu som é bem simplezinho,nada grandioso,entende?
Parabéns pelo vídeo, André! Aprendi muito! Fazendo uma ressalva: o problema maior da última faixa é que ela tem uma velocidade baixa, em relação à agulha. Para perceber isso nitidamente, basta colocarmos um grão de feijão na borda, ou seja, na primeira música, e outro na última. Em relação à agulha, o sulco do vinil movimenta-se muito mais lentamente no fim do lado, ou seja, na última música. É mais ou menos similar às gravações lentas em Vídeos Cassetes ou em gravadores de rolo. A qualidade cai vertiginosamente!
A distorção de sulco relaciona muito com a velocidade angular proximo do centro do disco. Nota se tambem que o sinal de Rumble é menos percebido. Eu tenho um toca vinil gradiente caliber citation 900 com pré adaptado embutido, com uma excelente cápsula ATN 09 da áudio técnica. Eu tive tbm um excelente toca vinil BSR CCE (polia) com uma Leson LM 90 C.... Que cápsula magnífica. Tive tbm um Garrard MK4, com uma pobre Shure N 75C, o pior toca vinil que já tive. Gde abs.
Muito bom amigão !!! Eu tenho um LP do Pink Floyd ( plisma ) americano que é quadrifônico. Mas nunca ouvi tudo que ele pode me propor, por que nunca tive esse aparelho.
Concordo com o amigo Leandro " de longe o melhor vídeo sobre agulhas..." . Realmente aprendi bastante. Comecei a ver o vídeo e fui logo pegando caneta e papel para fazer algumas anotações. Seguinte...estou prestes a comprar uma agulha "top". Eu uso no momento ( as pricipais) duas agulhas. Uma delas é a capsula e agulha concorde night club e a outra é a pickering XV-15. Estou querendo comprar uma cápsula/agulha nova e uma delas é a "ortofon 2m red". O que você me diz sobre essa cápsula/agulha? Ela está em torno dos mil reais. Acho ela bonita e já vi alguns comentários que diz ser uma cápsula/ agulha muito boa. Ouço um pouco de jazz e blues, mas minha coleção é formada mais por rock, principalmente dos anos 70. Desde já agradeço qualquer informação e parabenizo pelo canal. Sou de Belo Horizonte - MG. Valeu!!!
A 2M Red é uma cápsula excelente, mas que não me agrada. Muitas pessoas gostam dela por ter um som encorpado, porém ela tende a distorcer bastante as ultimas faixas. Eu pessoalmente gosto da AT-VM95ML por ser uma cápsula que não distorce praticamente nada nas ultimas faixas, além de ter um som neutro. Se o bolso consegue bancar, gosta de um som cheio e não liga tanto para distorcões, a 2M Red não vai te decepcionar.
Amigo..gostei do vídeo ..mas senti falta de outras cápsulas tbm competentes como a m75 ou m44 7 SHURE.. x15 ou xv15 gradiente, hoje stantonn...a LM 180...da lesson...gostaria de ouvir vc falar delas num próximo vídeo...agora gostei de saber Pioneer cara.ah....faltou falar da hipereliptica da lesson. Essa gc11 da gradiente tem o ganho muito baixo...principalmente a elíptica.. precisa de um bom pré amplificador pra compensar.
Olá André,voce pode me orientar? Tenho um passa discos pionner PL-2 Com cápsula XV e uma agulha DIAMOND NEEDLE 4604-D7T, existe uma agulha melhor e não tão cara ? Acho essa que possuo "fraquinha". Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor. Agradeço antecipadamente
Obrigado amigo . Bem explicativo. Eu tinha dúvidas sobre qual agulha para meus Gradiente. Apesar de aparelhos bem básicos e simples ,gostaria de explorar o melhor possível. Minha dúvida era sobre qual ponta melhor entre diamante , rubi ( qual cristal melhor ) Acho que será a leson diamante mesmo. Valeu pelo vídeo ! Sucesso ! Tudo de bom !🙏🙌🏻🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👍🏻✌🏻
Por favor...uma dúvida!entre esse modelo microlinear do vídeo e o modelo também microlinear vm540ml teria alguma diferença?uma seria melhor que a outra ou mesma coisa?
Bom dia, parabéns pelo vídeo e explicações. Estou em dúvida entre o Polyvox XTD67 e o LP60XBT da Audio Techinica. Com as atualizações do Polyvox para a agulha ATN3600 e, apesar do fornecedor não deixar claro no site, em uma das perguntas feitas no site é informado que possui bluetooth 5.3. Sendo que minha prioridade é qualidade sonora via bluetooth, qual dos dois modelos é a melhor opção?
Está foi de longe a melhor e mais técnica das informações que encontrei, parabéns pela explicação e muito obrigado por me ajudar em meu aprendizado.
nossa amigo olha só tenho 52 anos, ja usei muiiito vinil , e hoje sou tecnico em eletronica, mais aprendi muito com sua ótima explicação, o vinil realmente é uma obra de arte, algo que ainda fica na minha cabeça e fico espantado é como as maquinas de gravação conseguem alterar a velocidade na gravação , ja que a velocidade do prato é constante em 33 ou 45 ,e a velocidade vai mudando de acordo com que a agulha vai deslizando até o final , é uma verdadeira magia essa técnica, ..... forte abraço amigo
As últimas músicas dos vinis sempre foram uma dor de cabeça, quantas vezes eu ficava a me perguntar o porquê de não soarem tão bem, agora sei mais ou menos os motivos... Parabéns pelo ótimo conteúdo. 👏👏👏
Os sulcos são mais comprimidos ou estreitos
Nossa, é gostoso d+ aprender com quem tem propriedade no que está falando. Parabéns pelo conteúdo!
Por isso pois essa semana eu comprei um tocar disco Por que tem mais de 100 disco e deu problema na agulha nos primeiras de Hora de uso tô muito triste
Sua didática é impressionante, obrigado pela aula!!!
Salvei em " assistir mais tarde "
É um assunto que muito me interessa...
Coleciono vinil à 47 anos e estou sem aparelho no momento por falta de peças de reposição.
Agradeço por enquanto 👍🏻
Vale muito a pena assistir!
Apesar de não ter aprendido muita coisa (pq tem anos que pesquiso muito), quero dizer que estou extremamente feliz em finalmente ver um vídeo brasileiro tão bem explicado, tão bem feito e ainda por cima, com demonstrativo no final. Simplesmente fantástico! Parabéns 😁
Só quero fazer uma observação: nem todo corte é em cobre, somente os direct metal mastering (DMM) seguem esse processo. Forte abraço
De longe, esse é o melhor vídeo sobre agulhas e cápsulas que encontrei no UA-cam em língua portuguesa. Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Seu vídeo ficou muito bom, muito msm. Apenas uma ressalva que o câmera cortou sua cabeça na grande maioria do vídeo. O enquadramento ficou um pouco errado mas isso é o de menos. Conseguiu passar toda a informação perfeita no vídeo e isso já esta bom. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Que aula, meu irmão. Agradeço demais pelo compartilhamento dos conhecimentos e informações. Me ajudou bastante em meus estudos sobre o funcionamento de elementos desse universo dos toca-discos e, também, do escutar a música de forma ativa, treinada, observando as distinções mais sutis, não só passiva.
O teste é uma prova disso: observei e detectei as diferenças de captação de frequência de cada cápsula e agulha. Condiz mesmo com o exposto por você sobre cada uma.
Futuramente irei pegar uma microlinha. Por enquanto, estou com a minha At XP5. Que é muito boa, também.
Parabéns, sempre costumo comprar cápsulas pensando nas agulhas de reposição originais, não adianta comprar um excelente cápsula ( e já fiz essa besteira algumas vezes) para depois não achar a agulha de reposição ou achar as "paralelas". Vou deixar aqui minha recomendação , mas sem propaganda, porque uso mesmo , Grado & Ortofon, , pois até as de inicio de linha dessas marcas são muito boas.
Usei vinil por muitos anos, na minha experiência pude ver q não é só a agulha q influencia no som, mas todo o conjunto toca discos, braço, cápsula e principalmente a suspensão da agulha q pra mim tem q ter alta compliancia para reproduzir graves perfeitos. Abraços e boa explicação.
Muito bem detalhado, parabéns pelo vídeo e demostração , realmente a qualidade muda muito
Show de aula sobre agulha! Eu não fazia ideia de como esses detalhes eram importantes Parabéns pela didática!!!
Até que enfim, um vídeo decente sobre tipos de agulha de vinil!!!
Gostei muito..estava trocando minha Cápsula e foi "Firmeza".
Parabéns pelo video Andre Campana, eu tambem uso essa tecnica com a escova de dentes e tambem com escova para unha macia, alias eu desenvolvi uma tecnica de escovação exclusiva e muito eficiente,,, uso a escova na direção das trilhas do disco de forma reta quatro vezes e depois mais quatro vezes de forma perpendicular em 45º pois assim retira todo e qualquer sujeira mais profunda e encrustrada nos discos. eles ficam realmente super limpo ainda mais quando eu alem de lavar com agua uso uma solução que eu inventei e testei em varios discos sujos que encontro nos Bazares, Brechos, Sebos e Feiras do rolo na capital paulista. a formula é a seguinte uso 25% de detergente neutro, 25% de vinagre neutro 25% de alcool 70º e 25% de agua, esta solução eu garanto que é excelente limpa, tira gordura, fungos, estatica e conserva o disco muito bem, recomendo enxaguar bem e secar em pe no escorredor a sombra sem usar panos para secagem. Eu tenho dois toca discos um Aiwa EX850 que é muito parecido com o Audio Technica ATLP60 e usa a Capsula Magnetica AT3600L com Agulha Conica Diamante, tem um som agradavel e mediano. Tenho outro Toca discos Philco Hitachi PTT 55 que usa Capsula Tipo T4P Mount com agulha Audio Technica AT85EP e realmente eu posso constatar que o som é muito melhor mais nitido, mais claro, encorpado e com muito fidelidade sonora, realmente quem ouve sente a diferença na hora. Eu vi tambem que a Audio Technica lançou uma versão nova Elitptica chamada ATN3600LE que ja me disseram ser excelente tambem. Alem disso tem essa da Mr. Stilus da Alemanha feita de Diamante Preto Bruto inteiro que também é Eliptica e ja ouvi falar que é Maravilhosa e dura 2x mais em média por apenas 30 USD dolares ou 180 reais la fora, acho que vale muito a pena experimentar... Forte Abraço!
A chave de ouro foi a comparação da última faixa do disco escolhido com as agulhas. É nítida a melhora sonora alcançada pela Microline. Preciso dar uma melhorada no meu setup básico! Obrigado pelas explicações. Já sabia de boa parte, mas sempre bom ter essas informações em nossa língua.
Muito boas as descrições dos tipos de agulha e a demonstração do uso de duas delas, confirmando o que foi declarado. Para uma boa reprodução vale a pena ter um bom toca-discos, bem construído, com bastante massa, bom motor e bom torque, com pouco rumble (zumbido) e flutuação (variação rápida de velocidade), com um braço bem projetado e o conjunto cápsula-shell adequado/casado. Além disso, é preciso fazer os ajuste peso e anti-skating, para uma melhor reprodução principalmente das faixas mais internas. Já sobre a produção da matriz usada para prensar o vinil a informação não ficou com o detalhamento necessário; sugiro fazer um compacto ou mesmo um vídeo sobre essa parte, embora haja alguns muito bons na rede.
Excelente canal. Obrigado pelas dicas. Agora a jogar a lotérica para comprar uma agulha Microlinear. No mercadolivre a Cápsula Audio Technica At-vm540ml Vermelha Microlinear custa apenas R$ 3.050.
Excelente vídeo! Encontrei aleatoriamente por pesquisar sobre o tema. Muito obrigado! Agora passei a seguir o seu canal.
Melhor video que já assisti sobre as diferenças das agulhas. Excelente didática, linguagem de fácil entendimento, ótimo conhecimento, falou com propriedade. Coleciono agulhas, tenho vários modelos alternando o uso.
Parabéns!!!
Agora eu sei porque as últimas faixas do vinil não soam bem , muito obrigado
nessas horas que vale a pena pagar internet, VALEWWWWWWW, ganhou mais um seguidor
A diferença entre as duas e grande isso porque eu assisti o vídeo no meu celular que está com o som ruim e sem fone, e mesmo assim percebi a diferença imagina ouvindo de perto. A axxis tem um som bom mas a audiotechnica da a sensação de som aovivo. Parabéns pelo vídeo e pela riqueza de informações 👏👏
Uso Shure M 55/M 85 não sei que tipo é mas o som é maravilhoso, uso uma toca discos ELAC Miracord 750 II.
Muito grato pela aula !
excelente conteúdo, gostei e vou sempre esta atento a outros conteúdos seus.
o melhor video sobre agulhas, sem duvida! extremamente completo e bem explicado!
Amigao obrigado pelo video, poderia explicar sobre a ortofon e shure ?
Bom vídeo! Você sabe bastante...
Sabia que existe a elíptica nua para AT3600? Ela é muito melhor que a ATVM95E (inclusive do modelo da LPGear). Se encontra em duas lojas, uma na Alemanha e uma na Dinamarca. Custa por volta de 30 euros.
Ah, quanto a microline, muita gente prefere o som da Shibata (que inclusive, na série da ATVM95, è mais cara que a ML).
Outra dica: a Nagaoka MP-110 (para quem gosta) está custando menos de 600 reais, frete incluso, no Ebay (do Japão).
Já sabia tudo que você falou no vídeo, mas foi bem rico de informações e completo. Parabéns!
Maravilha de explicações uma verdadeira aula, já sabia alguma coisa sobre as agulhas e qualidades que elas podem oferecer, excelente sua explicação e seus vídeos parabéns valeu mesmo
Boa tarde! Sou das antigas...rsrsrsr sempre fui um grande audiofilo (HI FI)
E vc deu uma aula grandiosa! Nunca soube tanto assim. NOTA MIL meu garoto! PARABÉNS!
Suas informações me ajudaram a decidir qual cápsula e agulha comprar!!
Parabéns pelo trabalho amigo.
Muito bom o seu vídeo. Realmente, quem tem o ouvido afiado percebe a distorção no som dos discos, quando se usa uma agulha cônica ou elíptica. Na medida que vai chegando no final do disco dá para perceber. Passei a utilizar a agulha Micro Linear e a qualidade de áudio é incrível.
Olá André; Saberia dizer se diferença de som entre a agulha elíptica e a micro linear é realmente grande ou bem perceptível?
@@emilioribeiro2652 eu já usei agulhas cônicas e elípticas e sem sombra de dúvidas, a diferença na qualidade sonora é muito perceptível. Nas agulhas cônicas e elípticas mesmo, a medida que vai se aproximando da etiqueta, o som começa a ficar destorcido. Na Microlinear essa distorção praticamente não acontece. Indiquei essa agulha pra um amigo meu e ele ficou impressionado com a qualidade sonora dela. Meu mini system eu cheguei a reproduzir meus discos com a função surround ligada e fica show de bola. Será uma grande aquisição se você optar por investir nessa agulha. Vale cada centavo.
@@emilioribeiro2652 ua-cam.com/video/jtEiwjx0b7E/v-deo.html
@@emilioribeiro2652 veja esse vídeo que te mandei. Ouve no fone que vai perceber melhor a diferença.
@@andresellassie Valeu mesmo, André! Muito obrigado pela dica!
Seus testes são fantásticos.Esclarecedores.
Excelentes explicações, parabéns pela didática, informações valiosíssimas.
Excelente aula, didádica e recheada de conteúdo, a parte final deve ter dado muito trabalho pra editar, excelente demonstração, hoje aprendi maiss coisas sobre cásulas e agulhas, valeu à pena, obrigado.
Parabéns pelo excelente conteúdo e pela didática
Olá Andre!!... show de aula!!... Eu sabia da maioria dessas coisas e sempre tive a agulha cônica Srure M44C pra reproduções e a Shure M75ED para gravar meus cassetes... mas de forma tão didática e tbm não conhecia as ML. Parabens e obrigado. Sucesso pra vc
Parabéns pelas explicações. Sou usuário de microline, e realmente é um caminho sem volta, é de fato impressionante o que uma agulha e um disco de vinil podem trazer de detalhes.
É duradoura?
@@walterjunior2848 Segundo a audio technica, são mil horas.
@@jadilson_paiva Já usou alguma vez a agulha Elíptica?
@@emilioprogressive já sim.... é um perfil básico depois da cônica
@@jadilson_paiva Mas a diferença de qualidade de som entre ela e a Microline, é realmente relevante, ou seja, é muito superior?
Me intrigava porque as últimas músicas do vinil tinham um som ruim. Pois é, ouvia num toca-disco de agulha cônica. Valeu pela informação.
Nem em outras linguas ví um video tão completo...PARABENS André!!!! Bravissimo!!
Muito legal, André ! Parabens pelo trabalho e dedicação.
20:49 realmente essa vermelha aí pega bem mais os sons que estão separados no stereo
Meus parabéns pelo nível de informação
Quando eu era criança,me lembro quando meu pai trocava a agulha do toca discos...eu me lembro que na embalagem do produto,falava da ponta da agulha ser de safira,eu ficava duvidando... imagina isso deverá ser de vidro....
Gostei do vídeo,obrigado.
Utilizo esse audio-technica At-VM95EN (laranja) e é uma diferença absurda da cônica de entrada da audio-technica branca, valeu demais o investimento!
Muito bom o vídeo a diferença é enorme uma sai abafado o som a outra sai mais limpo obrigado guerreiro pelo seu vídeo continua assim que Deus te abençoe do Dj Dinho
Boa definição!
Perfeito.. obrigado por compartilhar teu conhecimento ... só faltou uma coisa ..que esta sendo a pior pra mim .como saber qual modelo comprar que sirva no meu aparelho?? Como devo procurar?
Se o seu aparelho tiver o braço universal (Braço em S) praticamente todos esses modelos atuais de cápsula e agulha servem para ele
Excelente! Like! Pergunta: custo benefício - qual a menos ruim q posso achar nova no ml? Grato!! Abraço!
André meus parabéns vc foi muito dinâmico na explanação em relação às agulhas de todos os tempos meus parabéns vídeo top
Ótima explicação para fácil entendimento, tirou dúvidas que eu tinha a quase 20 anos. Parabéns!!!!!!!
Muito boa a explicação. Aprendi bastante. Parabéns!
mesmo sendo gravado o áudio de comparação deu p ouvir perfeitamente, imagina ao lado da caixa de som. Incrível a diferença
Tenho dois pickups b25 da gradinte que distorcem o som devido essa derrapagem dentro do sulco , isso ocorre nas altas frequência, preciso achar uma cápsula melhor e que use outro tipo de agulha
Parabéns pela explicação. Aprendi muito.
Rapaz mais esse vídeo seu é muito top ! Parabéns !!!
Excelente vídeo. Coisa rara hoje em dia. Nosso país é o país da desinformação, por isso ele é tão valioso para nós que amamos esses tipos de coisas. Estou com a ideia de comprar uma cápsula com agulha de microfone. Você tem alguma referencia boa que possa passar para mim? Um abraço.
Boa tarde André, o meu toca discos é um Technics SL 1200 MK 2, tenho várias cápsulas, Shure, M 44C, e duas V 15 III , tenho também duas Leson Axxis V e duas leson 90 E. O problema atual é conseguir as agulhas aqui no Brasil. Eu me adiantei e consegui comprar várias de reposição para meus fonocaptores. E gostei muito deste teu vídeo. Parabéns.
boa noite Andre. Muito bom esse seu canal , muito esclaredor. Por não pesquisar muito na internet, não conhecia o mesmo. Sendo assim , não sei se esse assunto que vou dizer já foi pautado. Olha só a minha situação. : escuto vinil desde a década de 60, mas deixo claro que não sou colecionador.. Já tive várias marcas de TD fabricados no Brasil e recentente fui saber de vários detalhes dos TD fabricados no exterior que eu nem imaginava existir. Exemplos: toca discos sem o braço chamados de Transcription ( ex. Garrard 301 e 401, fabricados nas décadas de 60 e 70, ainda hoje caríssimos). Braços vendidos sem os Tds. (ex. braço SME, um modelo da serie 3 é vendido hoje na faixa de R$ 5.000,00, usado) Mais coisas que eu não sabia , regulagen de Azimuth, VTA Overhand , rotação. Ia esquecendo, da existencia de uma cápsula que não tem como trocar a agulha (MC) é caríssima e pra mim não faz sentido. Sendo assim cheguei a conclusão que passei minha vida não escutandos discos e sim arranhando-os. O que vc acha de tudo isso. Abraços.
Sim! É uma brincadeira de gente grande e que pode se tornar um poço sem fundo onde se joga dinheiro.
Esse corte em discos de cobre é o refinado processo "DMM" ( Direct Metal Mastering ). Por aqui, usavam o processo de corte em acetado e banho químico. As matrizes eram usadas à exaustão, por isso certos discos, de mesma matriz, têm som diferente.
Ah, sobre as agulhas cônicas: essas chinesas são de safira sintética (algumas sequer são polidas). As de safira "natural" fabricadas pela Le-son e outros tinham o problema de trincarem com quedas, por isso temos tantos discos com os sulcos "rasgados" por aí. Alguns vão esbranquiçando à medida que são tocados: a lateral da agulha de safira vai lixando o sulco. Com o peso extra (moedas, porcas arruelas) que o pessoal colocava em cima dos braços, o sulco do disco era "retificado", ou seja, as nuances e microcristas eram destruídas. Já as agulhas de "diamante" costumavam ser de "prego diamantado", conforme falam as más línguas... A vantagem é que, até onde eu vi, não trincavam ou soltavam lascas como as de safira, por isso destruíam menos os discos. Ultimamente a Leson está vendendo agulhas com ponta de "rubi", e eu sinceramente não confio... Bjos
Em 79 eu ouvindo um disco da Elis ...phonogram..com uma agulha SHURE vi sair um fio do disco feito um fio de cabelo assim que a agulha deslizava...talvez estava com sobrepeso no braço e a agulha era novíssima...n44 original...na época era muito fácil e achar...hj não.....gostei do comentário safira sintetica ou seja de plástico..mesmo. né????
@@jocemirdavidferreira2068 esse "fio" pode ser restos de rebarba/aparas do disco, que ficam depositados no fundo do sulco do LP
@@cremildacoitinhodasilva6092 Exatamente o que eu pensei, acerca dos resíduos de prensagens
vídeo sensacional, procurava um vídeo assim a muito tempo,realmente a axiss distorce muito,porém apesar de tudo acho o som dela mais gostoso do que a atn-3600.Pena ser tão cara a microlinha
Parabéns pelo teu vídeo. A "autopropaganda" era genuína kkk... Queria saber contigo, sobre o toca discos gradiente S106, o qual é originalmente equipado com Da2/Dat3...O parelho ficou muitos anos na inativa e a agulha danificou, acabei trazendo o cara de novo pra vida, mas adaptei uma Axxis II, tirada de um outro aparelho abandonado. Achei na internet as originais (DATs),que são cônicas como vc sabe. Ao reativar meu som, o prazer pela qualidade foi tão grande que eu voltei para ficar, pois não pintou nada ainda, até hj, que dê nem perto da fidelidade e beleza de som de um vinil, seja esse tbm de qualidade. Teu vídeo surpreendeu ao saber que há possibilidade de melhorar ainda com agulhas mais avançadas.. Se vc me dar umas dicas de agulhas que dão certo no meu som ficarei grato ! Abraço
Já me inscrevi 💪
Que vídeo maravilhoso. Parabéns
Olha,este entende de agulha...parabéns...me fala uma coisa amigo,eu tenho um aparelho de som cce ss-4880,qual a melhor agulha pra eu comprar, é esta micro line?
E como que coloca,é igual as outras,mesmo processo?
Eu uso a vn100 leson e este negócio da cápsula, tem que trocar ela também?
A especificação correta dessa vn100 é ponta de safira cônica...é esta mesmo que devo usar porque pra ser sincero não conheço nada sobre agulha,sou totalmente leigo...o meu som é bem simplezinho,nada grandioso,entende?
O melhor vídeo que já assisti sobre agulhas. Sensacional!
Olá! André blz! Sensacional gostei muito das informações da hora mesmo ☝🏾🔊👍🏾
Parabéns pelo vídeo, André! Aprendi muito!
Fazendo uma ressalva: o problema maior da última faixa é que ela tem uma velocidade baixa, em relação à agulha. Para perceber isso nitidamente, basta colocarmos um grão de feijão na borda, ou seja, na primeira música, e outro na última. Em relação à agulha, o sulco do vinil movimenta-se muito mais lentamente no fim do lado, ou seja, na última música. É mais ou menos similar às gravações lentas em Vídeos Cassetes ou em gravadores de rolo. A qualidade cai vertiginosamente!
Sim, isso também é um grande fator determinante
Cara tu é bom demais ! Parabéns pela clareza de explicações!
Excelente explanação, obrigado pelos esclarecimentos.
A distorção de sulco relaciona muito com a velocidade angular proximo do centro do disco. Nota se tambem que o sinal de Rumble é menos percebido. Eu tenho um toca vinil gradiente caliber citation 900 com pré adaptado embutido, com uma excelente cápsula ATN 09 da áudio técnica. Eu tive tbm um excelente toca vinil BSR CCE (polia) com uma Leson LM 90 C.... Que cápsula magnífica. Tive tbm um Garrard MK4, com uma pobre Shure N 75C, o pior toca vinil que já tive. Gde abs.
Muito bom amigão !!!
Eu tenho um LP do Pink Floyd ( plisma ) americano que é quadrifônico.
Mas nunca ouvi tudo que ele pode me propor, por que nunca tive esse aparelho.
A agulha eliptica tende a pular mais no disco caso ele tenha um pequeno risco?
Caraca tu é mestre. Melhor vídeo sobre agulha de toca disco. Tirou todas as minhas dúvidas e curiosidades
Deu foi aula , sensacional ...Obrigado pelas informações ...
Excelente explicações sobre esse tema! Like 👍🏻
Muito boa explicação sobre agulhas, fantástico. Simples e de fácil entendimento. Obrigado !!!
Parabéns pelo conteúdo....sensacional!!!!
Concordo com o amigo Leandro " de longe o melhor vídeo sobre agulhas..." . Realmente aprendi bastante. Comecei a ver o vídeo e fui logo pegando caneta e papel para fazer algumas anotações. Seguinte...estou prestes a comprar uma agulha "top". Eu uso no momento ( as pricipais) duas agulhas. Uma delas é a capsula e agulha concorde night club e a outra é a pickering XV-15. Estou querendo comprar uma cápsula/agulha nova e uma delas é a "ortofon 2m red". O que você me diz sobre essa cápsula/agulha? Ela está em torno dos mil reais. Acho ela bonita e já vi alguns comentários que diz ser uma cápsula/ agulha muito boa. Ouço um pouco de jazz e blues, mas minha coleção é formada mais por rock, principalmente dos anos 70. Desde já agradeço qualquer informação e parabenizo pelo canal. Sou de Belo Horizonte - MG. Valeu!!!
A 2M Red é uma cápsula excelente, mas que não me agrada. Muitas pessoas gostam dela por ter um som encorpado, porém ela tende a distorcer bastante as ultimas faixas. Eu pessoalmente gosto da AT-VM95ML por ser uma cápsula que não distorce praticamente nada nas ultimas faixas, além de ter um som neutro. Se o bolso consegue bancar, gosta de um som cheio e não liga tanto para distorcões, a 2M Red não vai te decepcionar.
Obrigado!! Consumo vinil há anos e nunca tinha ouvido falar nessa agulha microlinha. Peguei uma agora e que diferença que ela faz!!!
*Microlinear
Amigo..gostei do vídeo ..mas senti falta de outras cápsulas tbm competentes como a m75 ou m44 7 SHURE.. x15 ou xv15 gradiente, hoje stantonn...a LM 180...da lesson...gostaria de ouvir vc falar delas num próximo vídeo...agora gostei de saber Pioneer cara.ah....faltou falar da hipereliptica da lesson. Essa gc11 da gradiente tem o ganho muito baixo...principalmente a elíptica.. precisa de um bom pré amplificador pra compensar.
Muito bom artigo. Vc realmente deu uma aula e fez na pratica sobre o assunto. Parabéns 👏🏻 👏🏻 👏🏻 Valeu !!!
Sensacional obrigado muito explicativo , estou em busca de uma boa capsula e agulha toca disco Sansui SR-717
Incrível o seu vídeo, André! Uma verdadeira aula, obrigado por compartilhar tanto conhecimento
Parabéns pelo conteúdo! Vídeo muito bem explicativo.
Meus parabéns pela magnífica explicação. Um forte abraço amigo.
Olá André,voce pode me orientar? Tenho um passa discos pionner PL-2 Com cápsula XV e uma agulha DIAMOND NEEDLE 4604-D7T,
existe uma agulha melhor e não tão cara ? Acho essa que possuo "fraquinha". Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor. Agradeço antecipadamente
Obrigado amigo . Bem explicativo. Eu tinha dúvidas sobre qual agulha para meus Gradiente. Apesar de aparelhos bem básicos e simples ,gostaria de explorar o melhor possível. Minha dúvida era sobre qual ponta melhor entre diamante , rubi ( qual cristal melhor ) Acho que será a leson diamante mesmo. Valeu pelo vídeo ! Sucesso ! Tudo de bom !🙏🙌🏻🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👍🏻✌🏻
Oi você compra onde as agulhas desde já obrigada
Olá amigo! Muito bom o vídeo! Parabéns! Tenho um Sharp SG 30-B, teria uma dica de agulha boa para comprar que de nesse meu toca discos?
Por favor...uma dúvida!entre esse modelo microlinear do vídeo e o modelo também microlinear vm540ml teria alguma diferença?uma seria melhor que a outra ou mesma coisa?
Bom dia, parabéns pelo vídeo e explicações. Estou em dúvida entre o Polyvox XTD67 e o LP60XBT da Audio Techinica. Com as atualizações do Polyvox para a agulha ATN3600 e, apesar do fornecedor não deixar claro no site, em uma das perguntas feitas no site é informado que possui bluetooth 5.3. Sendo que minha prioridade é qualidade sonora via bluetooth, qual dos dois modelos é a melhor opção?
Enfim consegui encontrar a explicação do porque a última música do disco fica com a qualidade ruim em alguns discos. Parabéns
Parabéns, excelente vídeo e boa explicação sobre agulhas e capsulas.
Muito bom André!! Parabéns!
Show de vídeo aula! Obrigado!
Gostei,excelente didática,, aprendi muito. Obrigado.
Que maravilha!
Obrigado pela aula, André.
Muito top suas explanações!
Olá!!! Como vc conseguiu obter a cápsula com agulha microlinear ? Importou? Se sim , de onde ?