Excelente programa. Ficam algumas sugestões para os filhos. 1. Entregar o dinheiro quando há execução de tarefas ou mérito nos resultados. 2. Não dar mesadas, para perceber a necessidade do esforço ou mérito. 3. Ensinar a poupar, para investir, todos os meses. 4. Começar com os produtos simples de poupança (certificados de tesouro). 5. Avançar para mercado americano (ETF S&P 500). Quem quiser ter ações, pelo gosto de propriedade direta, pode diversificar em Ações individuais Americanas. 6. Time in the Market. Not timing the market. Nunca vender. 7. Juros compostos. Reinvestir juros e dividendos. Ou utilizar os ETF acc (cumulativos).
Invisto em ETF'S desde o início e foi o melhor investimento que fiz até hoje. S&P 500, MSCI World e outros dois. Excelentes conselhos, Camilo Lourenço! 🙏🙏🙏
Caro Camilo, mesmo assim creio que para valores pequenos o melhor é o investimento através de fundos, uma vez que o investimento direto em ações muitas vezes acarreta o pagamento de comissão de guarda de títulos.
Não é bem assim : se o fundo tradicional lhe cobrar acima de 2% comissão de gestão , o valor de guarda títulos por trimestre , no final do ano é menor … tem uma calculadora na cmvm e utiliza por exemplo Com os bancos disponíveis . O que não tem nos fundos tradicionais é taxa sobre os reforços , pois diretamente na bolsa paga por esse serviço , que varia bastante entre os bancos ou brokers . Contudo , muitas vezes nos fundos tradicionais , cobram valores sobre dividendos .
@@ricardoveloso1827certo, mas essas comissões são dentro do fundo, afectam a rendibilidade do mesmo. Eu estou a referir-me a ter de deixar dinheiro na conta DO de propósito para pagar a comissão de guarda de títulos. Tenho o caso na família, que mantém um lote de ações de um certo banco cotado na nossa bolsa, que atualmente valem bem menos que a comissão de guarda de títulos cobrada trimestralmente. Investimento direto em ações ou obrigações, dependendo da rendibilidade, pode só valer a pena (face a comissão de guarda de títulos) acima dos 5 mil ou 10 mil euros, é uma análise que tem de ser feita antes do investimento direto.
Obrigado pelo seu feedback … eu não invisto em ações individualmente … utilizo apenas ETF de acc … faço os reforços contabilizando a taxa do serviço e verifico a melhor maneira de baixar os custos… contudo tenho uma folha de Excel que desconto o que gastei com a guarda de títulos anual e as taxas de compra na bolsa anual , descontando no ganho anual do fundo . Preferencialmente preferi usar um banco do que outro broker apesar de os custos serem mais baixos mas não me sinto confortável com as garantias das plataformas , preferindo ter um custo um pouco mais alto .
O que se aprende aqui é que são precisos muitos anos para se tentar ter alguma coisa em Portugal. É mais fácil pedir um crédito e criar um negócio para ter lucros do que investir e ficar á espera. Quem quer ter algo que não se agarre aos sonhos, emigre!
Estuda, aprende para poderes escolher algumas empresas Boas a precos justos (devem ter um MOAT, não ter divida, dinheiro em caixa, receitas, lucros e FCFlow crescentes e Margens Boas)...e deixa ficar lá durante anos. Google, Visa, Microsoft, TROW, etc...facam a vossa pesquisa. Bons investimentos 😋
Pois, mas ninguém aceita ( corretoras, bancos, etc) aceita investimentos em ações em conta aberta de menores. Diga por favor qual a corretora segura onde posso abrir conta de menores de idade
Abra um fundo de investimento pelo sp500 acomulativo para os filhos até aos 18 anos na sua própria correctora. 50 euros mensais poderiam render 30 mil euros ao fim desses 18 anos com uma valorização aproximada de 10% ano.
Parabéns rabéns pelos programas! Tenho uma dúvida: aos 60 anos, ainda será aconselhável? Tenho estado a ouvir os vários programas e gostaria de poder tomar uma decisão consciente. Obrigada
Você primeiro vai ter de obter o máximo de informação disponível, seja em canais de UA-cam seja em podcasts, seja no banco, em empresas de gestão de ativos, em livros etc.... O que quiser! Têm de saber que perfil de risco é o seu e quanto tempo está disposta a esperar pela maturação dos investimentos para saber que tipo de investimento é recomendável para si. Na generalidade dos depósitos a prazo está a perder dinheiro para a inflação porque estes depósitos na sua maioria pagam abaixo do valor da taxa de inflação. Perca tempo a estudar e tome uma decisão consciente de acordo com o seu perfil. Não espere que alguém lhe faça a papa e aponte o que deve fazer, porque o que é bom para um, pode não ser para dois. Com algum tempo a estudar investimentos, irá tomar uma decisão consciente. Não tenha pressa e só avance quando tiver a certeza que está a tomar uma decisão consciente.
Boas,ó Camilo em Portugal investir em ações??!!!!!!!,em Portugal ter dinheiro no banco é um risco quanto mais,teremos que voltar é ao antigamente,debaixo do colchão,pois hoje as pessoas são muito “formadas academicamente “ ,mas civicamente bola, e para gerenciar o dinheiro dos outros tem que se ser edoneo, e onde é que eles estão????!!!!!,salgado até era o dono disto tudo, e que se passou,este poucos anos até de vida tem,mas é de um profissionalismo!!!!!!!!,comecam logo por fazer vida que o investidor não faz por isso tem o dinheiro,em um dia destes quando se disser,para tudo para vermos as contas,resultado bes,ao que vejo para muitos viverem o dia de amanhã,vale tudo,vergonhoso,o melhor conselho é,quando puderes foge daqui,pois para alguém humilde, e honesto,este país já não dá,Portugal não é a Venezuela só porque está na UE,tão simples como isto,conseguiram falir empresas criadas no tempo da ditadura,e com dinheiro emprestado a rodos,assustador, abraço
Essa de investir para os filhos tem um problema... O BANCO DE PORTUGAL NÃO PERMITE CONSTITUIR CONTAS COM PRODUTOS FINANCEIROS PARA ALÉM DOS DEPÓSITOS A PRAZO PARA CRIANÇAS.
E... acho que não é complicado de lá chegar a uma conclusão. Abre no nome de um dos progenitores. E depois ao chegar à maioridade levanta tudo e dá ao filho... 😅
@@davidlguerr nisso tens 100% de razão, eu por exemplo tenho quase tudo em ações dos EUA, é onde há as melhores ofertas, na europa há muito pouca oferta de boas ações
Sim, mas consegue-se com margens inferiores a 3% em relação ao spot price. Bem menos que os 28% em sede de tributação autónoma caso haja lucros, já para não falar em comissões de subscrição, manutenção e resgate...
@@aquiestou77 Você ao comprar ouro de 24k , "regra geral" compra sempre acima da cotação, e no momento da venda recebe sempre menos que o valor de cotação cerca de 20 a 25%. Depois tem ainda custos de armazenagem e seguros (a não ser que guarde num cofre secreto em casa por sua conta e risco) e no fim disto tudo as ações irão produzir sempre mais valor ao longo dos anos em relação ao ouro. A rentabilidade do ouro é bastante mais volátil que a rentabilidade de boas ações de empresas que representam por ex o índice Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq. Ao longo da história existiram muitos mais grandes investidores no mundo a fazer fortuna nas empresas dos índices referidos em cima do que com o ouro(a não ser os mineradores) , sendo que a produção de valor destas ações supera todos os custos de subscrição ao longo dos anos em relação ao ouro, ou seja o lucro será superior. Com isto não digo que o ouro seja mau investimento, é algo que nunca valerá 0! O ouro deverá ser visto como um fundo de garantia e manutenção de valor e não como um ativo de crescimento e produção de valor como as acções. É factual e está escrito nos livros da história económica ou financeira. Mas como cada um tem um perfil de investimento, objetivos e perspetivas diferentes, o ouro pode ser um investimento melhor para o perfil de milhões de pessoas e para outras ser as acções ou imobiliário ou obrigações, futuros etc. O importante é estar confortável, confiante, consciente, seguro do que está a fazer e dormir bem à noite com as decisões que toma.
Você ao comprar ouro de 24k , "regra geral" compra sempre acima da cotação, e no momento da venda recebe sempre menos que o valor de cotação cerca de 20 a 25%. Depois tem ainda custos de armazenagem e seguros (a não ser que guarde num cofre secreto em casa por sua conta e risco) e no fim disto tudo as ações irão produzir sempre mais valor ao longo dos anos em relação ao ouro. A rentabilidade do ouro é bastante mais volátil que a rentabilidade de boas ações de empresas que representam por ex o índice Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq. Ao longo da história existiram muitos mais grandes investidores no mundo a fazer fortuna nas empresas dos índices referidos em cima do que com o ouro(a não ser os mineradores) , sendo que a produção de valor destas ações supera todos os custos de subscrição ao longo dos anos em relação ao ouro, ou seja o lucro será superior. Com isto não digo que o ouro seja mau investimento, é algo que nunca valerá 0! O ouro deverá ser visto como um fundo de garantia e manutenção de valor e não como um ativo de crescimento e produção de valor como as acções. É factual e está escrito nos livros da história económica ou financeira. Mas como cada um tem um perfil de investimento, objetivos e perspetivas diferentes, o ouro pode ser um investimento melhor para o perfil de milhões de pessoas e para outras ser as acções ou imobiliário ou obrigações, futuros etc. O importante é estar confortável, confiante, consciente, seguro do que está a fazer e dormir bem à noite com as decisões que toma.
Você ao comprar ouro de 24k , "regra geral" compra sempre acima da cotação, e no momento da venda recebe sempre menos que o valor de cotação cerca de 20 a 25%. Depois tem ainda custos de armazenagem e seguros (a não ser que guarde num cofre secreto em casa por sua conta e risco) e no fim disto tudo as ações irão produzir sempre mais valor ao longo dos anos em relação ao ouro. A rentabilidade do ouro é bastante mais volátil que a rentabilidade de boas ações de empresas que representam por ex o índice Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq. Ao longo da história existiram muitos mais grandes investidores no mundo a fazer fortuna nas empresas dos índices referidos em cima do que com o ouro(a não ser os mineradores) , sendo que a produção de valor destas ações supera todos os custos de subscrição ao longo dos anos em relação ao ouro, ou seja o lucro será superior. Com isto não digo que o ouro seja mau investimento, é algo que nunca valerá 0! O ouro deverá ser visto como um fundo de garantia e manutenção de valor e não como um ativo de crescimento e produção de valor como as acções. É factual e está escrito nos livros da história económica ou financeira. Mas como cada um tem um perfil de investimento, objetivos e perspetivas diferentes, o ouro pode ser um investimento melhor para o perfil de milhões de pessoas e para outras ser as acções ou imobiliário ou obrigações, futuros etc. O importante é estar confortável, confiante, consciente, seguro do que está a fazer e dormir bem à noite com as decisões que toma.
Poderá ser uma oportunidade também. Se formos a ver todas as económias estão em colapso. Como a China por exemplo. Os ciclos económicos são de altos e baixos. E as bolsas ainda andam aí. Desde a grande depressão até à crise do subprime.
Desde quando é que os políticos em Portugal sabem gerir uma carteira ? Nem a deles ... O único que até agora sabe a gerir é o Montenegro que temos agora, de resto é só individuais 🤣
@@YouRStube2 os grandes bancos centrais estao a largar o dolar e a comprar ouro,o proprio FED ja' admite a falencia de bancos e que so' os grandes vao aguentar, a questao nao e' "se" e' "quando"
Eu vi um economista brasileiro a dizer que para investimento tínhamos de observar o que os grandes investidores faziam. Ele disse que a China, a Rússia, a Índia e outros países estava a investir em OURO e aconselhavam os seus habitantes a fazer o mesmo.
@@vitormanuelserra6023 Acredito que sim. Gente que compra ações da treta, e mal vê a baixar, entra em pânico e vende, é a receita de sucesso para perder dinheiro nos mercados financeiros.
Só porque existe burros que continuam a pagar um valor mais alto por uma coisa que não transmite valor nem dividendos porque não é uma empresa , não quer dizer que seja um bom investimento . Se o mercado de ações é controlado maioritariamente pelos tubarões e suas jogadas de especulação através de informação que a maioria não tem , imagine o bitcoin ! Puro scam
Excelente programa.
Ficam algumas sugestões para os filhos.
1. Entregar o dinheiro quando há execução de tarefas ou mérito nos resultados.
2. Não dar mesadas, para perceber a necessidade do esforço ou mérito.
3. Ensinar a poupar, para investir, todos os meses.
4. Começar com os produtos simples de poupança (certificados de tesouro).
5. Avançar para mercado americano (ETF S&P 500). Quem quiser ter ações, pelo gosto de propriedade direta, pode diversificar em Ações individuais Americanas.
6. Time in the Market. Not timing the market. Nunca vender.
7. Juros compostos. Reinvestir juros e dividendos. Ou utilizar os ETF acc (cumulativos).
Invisto em ETF'S desde o início e foi o melhor investimento que fiz até hoje. S&P 500, MSCI World e outros dois.
Excelentes conselhos, Camilo Lourenço! 🙏🙏🙏
Isto sim é informar bem os portugueses! 👌
Muito obrigado Amigo até amanhã na cor do dinheiro
Caro Camilo, mesmo assim creio que para valores pequenos o melhor é o investimento através de fundos, uma vez que o investimento direto em ações muitas vezes acarreta o pagamento de comissão de guarda de títulos.
Não é bem assim : se o fundo tradicional lhe cobrar acima de 2% comissão de gestão , o valor de guarda títulos por trimestre , no final do ano é menor … tem uma calculadora na cmvm e utiliza por exemplo
Com os bancos disponíveis .
O que não tem nos fundos tradicionais é taxa sobre os reforços , pois diretamente na bolsa paga por esse serviço , que varia bastante entre os bancos ou brokers .
Contudo , muitas vezes nos fundos tradicionais , cobram valores sobre dividendos .
@@ricardoveloso1827certo, mas essas comissões são dentro do fundo, afectam a rendibilidade do mesmo.
Eu estou a referir-me a ter de deixar dinheiro na conta DO de propósito para pagar a comissão de guarda de títulos.
Tenho o caso na família, que mantém um lote de ações de um certo banco cotado na nossa bolsa, que atualmente valem bem menos que a comissão de guarda de títulos cobrada trimestralmente.
Investimento direto em ações ou obrigações, dependendo da rendibilidade, pode só valer a pena (face a comissão de guarda de títulos) acima dos 5 mil ou 10 mil euros, é uma análise que tem de ser feita antes do investimento direto.
Mas olhe que há bancos a cobrar comissão de guarda de títulos em fundos de investimento...
@@davidlguerr aos fundos "da casa" não costumam cobrar, o banco é remunerado diretamente pelo fundo e/ou pela sociedade gestora
Obrigado pelo seu feedback … eu não invisto em ações individualmente … utilizo apenas ETF de acc … faço os reforços contabilizando a taxa do serviço e verifico a melhor maneira de baixar os custos… contudo tenho uma folha de Excel que desconto o que gastei com a guarda de títulos anual e as taxas de compra na bolsa anual , descontando no ganho anual do fundo .
Preferencialmente preferi usar um banco do que outro broker apesar de os custos serem mais baixos mas não me sinto confortável com as garantias das plataformas , preferindo ter um custo um pouco mais alto .
Excelente informação Sr Camilo.
Exelente vídeo amigo Camilo .
Muito obrigado
Abraço
Bom dia!
O que se aprende aqui é que são precisos muitos anos para se tentar ter alguma coisa em Portugal.
É mais fácil pedir um crédito e criar um negócio para ter lucros do que investir e ficar á espera.
Quem quer ter algo que não se agarre aos sonhos, emigre!
Muito bom.
Estuda, aprende para poderes escolher algumas empresas Boas a precos justos (devem ter um MOAT, não ter divida, dinheiro em caixa, receitas, lucros e FCFlow crescentes e Margens Boas)...e deixa ficar lá durante anos. Google, Visa, Microsoft, TROW, etc...facam a vossa pesquisa. Bons investimentos 😋
Pois, mas ninguém aceita ( corretoras, bancos, etc) aceita investimentos em ações em conta aberta de menores. Diga por favor qual a corretora segura onde posso abrir conta de menores de idade
Abra um fundo de investimento pelo sp500 acomulativo para os filhos até aos 18 anos na sua própria correctora. 50 euros mensais poderiam render 30 mil euros ao fim desses 18 anos com uma valorização aproximada de 10% ano.
Parabéns rabéns pelos programas!
Tenho uma dúvida: aos 60 anos, ainda será aconselhável? Tenho estado a ouvir os vários programas e gostaria de poder tomar uma decisão consciente. Obrigada
Concretamente queria ouvir qual a melhor maneira de tratar este assunto avó com netos menores?
Literacia financeira. Claro que é bom.
Os pais dão é Amas
E se um dependente/filho vender as ações, uma vez que ele não tem irs, as mais valias são incluidas no irs dos pais?
Quaus as empresas melhores para ações?
Blablablá é bonito, e depois ???
Resiltado o mais fácil e depositos a prazo
Normalmente se apostar em blue chips, serão ações com reputação.
Você primeiro vai ter de obter o máximo de informação disponível, seja em canais de UA-cam seja em podcasts, seja no banco, em empresas de gestão de ativos, em livros etc.... O que quiser! Têm de saber que perfil de risco é o seu e quanto tempo está disposta a esperar pela maturação dos investimentos para saber que tipo de investimento é recomendável para si. Na generalidade dos depósitos a prazo está a perder dinheiro para a inflação porque estes depósitos na sua maioria pagam abaixo do valor da taxa de inflação. Perca tempo a estudar e tome uma decisão consciente de acordo com o seu perfil. Não espere que alguém lhe faça a papa e aponte o que deve fazer, porque o que é bom para um, pode não ser para dois. Com algum tempo a estudar investimentos, irá tomar uma decisão consciente. Não tenha pressa e só avance quando tiver a certeza que está a tomar uma decisão consciente.
Senhor Dr Camilo, acaso v. Exa. procurou saber o valor das comissões que os bancos cobram pela "guarda" de meia dúzia de ações?!
É procurar a melhor opção.
Assim sendo a questao que se coloca e a seguinte: porque continua a ter essas mesmas acoes no banco?
Guardo as acções em casa e você trata de receber-me os dividendos e liquidar o respectivo imposto!
Xtb
Boas,ó Camilo em Portugal investir em ações??!!!!!!!,em Portugal ter dinheiro no banco é um risco quanto mais,teremos que voltar é ao antigamente,debaixo do colchão,pois hoje as pessoas são muito “formadas academicamente “ ,mas civicamente bola, e para gerenciar o dinheiro dos outros tem que se ser edoneo, e onde é que eles estão????!!!!!,salgado até era o dono disto tudo, e que se passou,este poucos anos até de vida tem,mas é de um profissionalismo!!!!!!!!,comecam logo por fazer vida que o investidor não faz por isso tem o dinheiro,em um dia destes quando se disser,para tudo para vermos as contas,resultado bes,ao que vejo para muitos viverem o dia de amanhã,vale tudo,vergonhoso,o melhor conselho é,quando puderes foge daqui,pois para alguém humilde, e honesto,este país já não dá,Portugal não é a Venezuela só porque está na UE,tão simples como isto,conseguiram falir empresas criadas no tempo da ditadura,e com dinheiro emprestado a rodos,assustador, abraço
Da IMAPA😂
No tempo em que estamos a falarem de ações ? ? Vivem no seculo PASSADO....
Actualizem-se ...
Queremos conhecer o portefólio do Camilo! 😊
o camilo não é um vencedor do mercado.
Essa de investir para os filhos tem um problema... O BANCO DE PORTUGAL NÃO PERMITE CONSTITUIR CONTAS COM PRODUTOS FINANCEIROS PARA ALÉM DOS DEPÓSITOS A PRAZO PARA CRIANÇAS.
E... acho que não é complicado de lá chegar a uma conclusão. Abre no nome de um dos progenitores. E depois ao chegar à maioridade levanta tudo e dá ao filho... 😅
Lol!!!
@@dino6156 Exatamente, é o que muitos fazem.
É tudo muito bonito, nas comprar ações de que empresa?
Normalmente se apostar em blue chips, serão ações com reputação.
Vá ver as do BCP se ao fim de 12 anos não perderam dinheiro,.
Para comprar e esquecer, vai para os EUA, ninguém o manda comprar em Portugal
Mas quem é que compra ações do BCP? Investir em empresas do PSI é uma patetice.
@@davidlguerr diziam isso da galp, depois descobriram um poço de petróleo e depois...............................
@@MrFabruka2 Continua a ser uma patetice. Para investir a sério em ações só no mercado norte-americano.
@@davidlguerr nisso tens 100% de razão, eu por exemplo tenho quase tudo em ações dos EUA, é onde há as melhores ofertas, na europa há muito pouca oferta de boas ações
CL CL
Eu já tirei o meu dinheiro da banca 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂Fiz bem!??????
Sim claro, coloque debaixo do colchão, é o melhor local para o guardar.
Deixe a medicação....
As únicas acções que rendem dinheiro "são as más acções" . Roubo, tráfico etç...😅😅😅😅😅
O ouro subiu ao nível d S&P500 nos últimos 30 anos. Com uma grande vantagem, está isento de impostos...
Mas não está isento de custos de transação e margens de lucro de quem o comprar. Há sempre prós e contras.
Sim, mas consegue-se com margens inferiores a 3% em relação ao spot price. Bem menos que os 28% em sede de tributação autónoma caso haja lucros, já para não falar em comissões de subscrição, manutenção e resgate...
@@aquiestou77 Você ao comprar ouro de 24k , "regra geral" compra sempre acima da cotação, e no momento da venda recebe sempre menos que o valor de cotação cerca de 20 a 25%. Depois tem ainda custos de armazenagem e seguros (a não ser que guarde num cofre secreto em casa por sua conta e risco) e no fim disto tudo as ações irão produzir sempre mais valor ao longo dos anos em relação ao ouro. A rentabilidade do ouro é bastante mais volátil que a rentabilidade de boas ações de empresas que representam por ex o índice Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq. Ao longo da história existiram muitos mais grandes investidores no mundo a fazer fortuna nas empresas dos índices referidos em cima do que com o ouro(a não ser os mineradores) , sendo que a produção de valor destas ações supera todos os custos de subscrição ao longo dos anos em relação ao ouro, ou seja o lucro será superior.
Com isto não digo que o ouro seja mau investimento, é algo que nunca valerá 0! O ouro deverá ser visto como um fundo de garantia e manutenção de valor e não como um ativo de crescimento e produção de valor como as acções. É factual e está escrito nos livros da história económica ou financeira. Mas como cada um tem um perfil de investimento, objetivos e perspetivas diferentes, o ouro pode ser um investimento melhor para o perfil de milhões de pessoas e para outras ser as acções ou imobiliário ou obrigações, futuros etc. O importante é estar confortável, confiante, consciente, seguro do que está a fazer e dormir bem à noite com as decisões que toma.
Você ao comprar ouro de 24k , "regra geral" compra sempre acima da cotação, e no momento da venda recebe sempre menos que o valor de cotação cerca de 20 a 25%. Depois tem ainda custos de armazenagem e seguros (a não ser que guarde num cofre secreto em casa por sua conta e risco) e no fim disto tudo as ações irão produzir sempre mais valor ao longo dos anos em relação ao ouro. A rentabilidade do ouro é bastante mais volátil que a rentabilidade de boas ações de empresas que representam por ex o índice Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq. Ao longo da história existiram muitos mais grandes investidores no mundo a fazer fortuna nas empresas dos índices referidos em cima do que com o ouro(a não ser os mineradores) , sendo que a produção de valor destas ações supera todos os custos de subscrição ao longo dos anos em relação ao ouro, ou seja o lucro será superior.
Com isto não digo que o ouro seja mau investimento, é algo que nunca valerá 0! O ouro deverá ser visto como um fundo de garantia e manutenção de valor e não como um ativo de crescimento e produção de valor como as acções. É factual e está escrito nos livros da história económica ou financeira. Mas como cada um tem um perfil de investimento, objetivos e perspetivas diferentes, o ouro pode ser um investimento melhor para o perfil de milhões de pessoas e para outras ser as acções ou imobiliário ou obrigações, futuros etc. O importante é estar confortável, confiante, consciente, seguro do que está a fazer e dormir bem à noite com as decisões que toma.
Você ao comprar ouro de 24k , "regra geral" compra sempre acima da cotação, e no momento da venda recebe sempre menos que o valor de cotação cerca de 20 a 25%. Depois tem ainda custos de armazenagem e seguros (a não ser que guarde num cofre secreto em casa por sua conta e risco) e no fim disto tudo as ações irão produzir sempre mais valor ao longo dos anos em relação ao ouro. A rentabilidade do ouro é bastante mais volátil que a rentabilidade de boas ações de empresas que representam por ex o índice Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq. Ao longo da história existiram muitos mais grandes investidores no mundo a fazer fortuna nas empresas dos índices referidos em cima do que com o ouro(a não ser os mineradores) , sendo que a produção de valor destas ações supera todos os custos de subscrição ao longo dos anos em relação ao ouro, ou seja o lucro será superior.
Com isto não digo que o ouro seja mau investimento, é algo que nunca valerá 0! O ouro deverá ser visto como um fundo de garantia e manutenção de valor e não como um ativo de crescimento e produção de valor como as acções. É factual e está escrito nos livros da história económica ou financeira. Mas como cada um tem um perfil de investimento, objetivos e perspetivas diferentes, o ouro pode ser um investimento melhor para o perfil de milhões de pessoas e para outras ser as acções ou imobiliário ou obrigações, futuros etc. O importante é estar confortável, confiante, consciente, seguro do que está a fazer e dormir bem à noite com as decisões que toma.
Nem todos os filhos têm um pai que ganha a 10 carrinhos como você
o Cavaco tambem dizia que o BES estava bem,ou desconhece a realidade ou esta' a iludir,economia dos EUA a' beira de um colapso
Poderá ser uma oportunidade também. Se formos a ver todas as económias estão em colapso. Como a China por exemplo. Os ciclos económicos são de altos e baixos. E as bolsas ainda andam aí. Desde a grande depressão até à crise do subprime.
Cavaco nessa altura já era mais carvão 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Se a maior economia mundial entrar em colapso, imagine o que sucede com as outras!
Desde quando é que os políticos em Portugal sabem gerir uma carteira ? Nem a deles ... O único que até agora sabe a gerir é o Montenegro que temos agora, de resto é só individuais 🤣
@@YouRStube2 os grandes bancos centrais estao a largar o dolar e a comprar ouro,o proprio FED ja' admite a falencia de bancos e que so' os grandes vao aguentar, a questao nao e' "se" e' "quando"
A avó nao pode abrir uma conta com os netos menores
...mas não do PSI...🤡🤡🐷🐷🙈🙈
O Camilo não percebe nada de Bolsa. Sugiro que no próximo programa traga alguém que perceba. Sugiro o César Borja.
Que pontos analisa como errados?
Fixe
Sou sua ouvinte todos os dias mas esta foi uma desilusão
Bitcoin é muito melhor.
Eu vi um economista brasileiro a dizer que para investimento tínhamos de observar o que os grandes investidores faziam. Ele disse que a China, a Rússia, a Índia e outros países estava a investir em OURO e aconselhavam os seus habitantes a fazer o mesmo.
Mas qd mexer nesse dinheiro? Daqui a 18/20 anos para acabar de pagar o curso? Sera possível? É estranho...
@@pvazSim mas é seguro .. !!
Está a confundir bancos centrais de países com investidores particulares. Também o Banco de Portugal tem reservas de ouro.
@@pvaz Mas conheço gente quer perdeu muito com as ações. É para um grupo restrito e mesmo assim sabemos os estragos que já aconteceram.
@@vitormanuelserra6023 Acredito que sim. Gente que compra ações da treta, e mal vê a baixar, entra em pânico e vende, é a receita de sucesso para perder dinheiro nos mercados financeiros.
Muita parra pouca uva
Eu não tenho filhos que eu saiba. Como algumas vezes rompeu se o preservativo só em Setúbal é que pode haver algum magrinho
Dia 10 de Junho haverá o divisão de acções da Nvidia de 1 para 10.
Significado?
Ações = melhor maneira de perder dinheiro.
Só porque existe burros que continuam a pagar um valor mais alto por uma coisa que não transmite valor nem dividendos porque não é uma empresa , não quer dizer que seja um bom investimento .
Se o mercado de ações é controlado maioritariamente pelos tubarões e suas jogadas de especulação através de informação que a maioria não tem , imagine o bitcoin ! Puro scam
Por isso é que o Warren Buffett está pobre...
A literacia financeira destes pessoas kkkk, foi o sistema político que os deixou assim kkk
Blablablá fala bem mas não me convenceu de nada