OS FOLIÕES DA PIEDADE E O RIO MUTUACÁ

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Contato
    Facebok: Nonnato Ribeiro
    Instagram: @NonnatoRibeiro
    OS FOLIÕES DA PIEDADE E O RIO MUTUACÁ
    Link do vídeo
    • OS FOLIÕES DA PIEDADE ...
    Festa de Nossa Senhora da Piedade 2024/Mazagão Velho-AP; acontece a chegada fluvial pelo rio Mutuacá aonde os foliões trazem a imagem da Santa e ocorre o encontro das Bandeiras um momento ímpar, sendo esperado pelos mazaganenses na frente da cidade; bem como os devotos de Nossa Senhora de Piedade.
    Uma demonstração de Fé e Tradição que acontece todos anos, antecedendo a tão aguardada Encenação ao “AR LIVRE” de SÃO TIAGO.
    HISTÓRIA DE UM BANDEIRISTA
    Tudo começou por volta de 1972, com meu pai CELSO LIMA DOS SANTOS, depois eu Raimundo Ramos/ESCURINHO, agora também tem Celso Ramos da Cunha, meu filho. Antes de mim tem duas funções muito importante Mestre Sala e Alferes Bandeira.
    - “Vivo cada momento até então seguindo as regras, como por exemplo; cada folião fica na ponta da mesa, aí; depois que todos fizerem o SINAL DA CRUZ, pode virá o prato e comer; pra sim começar a folia em agradecimento a Refeição e ao Café oferecido aos foliões”; assim falou Escurinho.
    Tudo acontece assim; às 18h/folia, depois novena e termina com jantar aos foliões. Antes os dias de comemoração era 08, 09, 10 e 11 com chegada. Passavam pela Foz de Mazagão Velho, Residência do Sr. Manoel Corrêa e na casa dos senhores João Nazário ou no Chico Dias.
    No início começou na comunidade do Carvão/Queimada, Padre Velho, Lago Grande, Credo, Vila Queiroz, Limão e Ajudante. Com os senhores Joaquim do Carmo, João Queiroz e Raimundo Carlos. “Tenho tudo anotado em um livro em Casa” - Escurinho.
    Tenho muitas saudades dos amigos que se foram, tomava todas e dançava muito com amigos.
    - Curiosidade; Eu (Escurinho) e seu Jorge (pai do José Hozana). Aconteceu em uma festa; estávamos em uma festa com muita vontade de tomar umas cervejas; porém tínhamos que ser discreto; então tivemos uma ideia, arrumamos uma GARRAFA TÉRMINA (essas de colocar café), nela cabia mais ou menos umas 4 cervejas, eu tinha R$ 50,00 reais no bolso. Falamos um pra outro. Vamos comprar as cervejas e colocar na Garrafa Térmica, aí as pessoas vão pensar que é café ou água. Nessa nossa ideia tomamos umas 12 (doze) cervejas; quando de repente, o Rozimar descobriu as nossas cervejas na Garrafa Térmica e queria tomar junto conosco a nossas cervejas enfim. - Escurinho.
    Pra mim o momento mais importante e emocionante é quando acontece o ENCONTRO DAS BANDEIRAS na frente da Cidade no meio do rio Mutuacá, todos os mazaganenses juntos. - Aí percebo que tudo que fizemos foi com muita responsabilidade por parte de cada folião, que tiveram suas incumbências para que a festividade de Nossa Senhora da Piedade acontece-se.
    Uma situação que vem acontecendo é as batidas nos tambores mais parece com o ritmo do carimbó isso já falei que seja tocando pelos Miguel Queiroz e Manoel Queiroz, que tocam o ritmo original do batuque de Nossa Senhora da Piedade.
    Também sempre vejo que os festeiros que oferece as imagens (carregam as mesmas); já vão organizar a festa do próximo ano. Encerramento ocorre no dia 12 com a entrega dos santos
    O sr. Manoel Ramos da Silva/Mururé fica com a Santa de Nossa Senhora da Piedade; O sr. Britão como é chamado é responsável em entregar as Pedras para os promesseiros/pagadores de promessas.
    Detalhe importante é que existem três Santas:
    1. Fica uma na Igreja é a maior imagem;
    2. Na casa da Marinice ou Paula;
    3. E uma é dos Foliões.
    Barca do Rio Mutuacá 1
    Manoel Carvalho/Mantenedor
    Raimundo Ramos/Bandeirista-Escurinho
    Pedro/Labardista
    Manoel/Tuirinha-Tamboreiro
    Jó Barreto/Tamboreiro
    José Hosana/Mestre Sala
    Leonardo/Mestre Sala
    Dorival, Tiago, Gustavo, Diogo e Negão/Taboqueiros
    Rosimar, Bira, Jeca, Carueira, Sabá e Jacarandá/Romeiros
    Galera do apoio: Nena e Abeita
    Catraio/Chuin e Ronaldo.
    Barca do Rio Mutuacá 2
    Celso Ramos/Bandeirista
    Diorgeney Junior-Potinho/Mantenedor
    Hermano/Labadista
    Inácio Câmara e Marcos Santana/Mestre Sala
    Jorge Silva e Thiago Silva/Tamborista
    Canindé Jacarandá/Pedreiro
    Luiz Fernandes, Liediso, Conceição e Mecias, Riquelme, Leonan e Braian/Taboqueiros
    Nonato, Laudigerio, Adrailson, Patrique, Bernardo Espindola/Remeiros

КОМЕНТАРІ •