Gostei da sua abordagem, ela é acessível ao entendimento.
9 років тому
CLAUDIA NAZARE MARTINS DA COSTA Costa Fico contente! Sempre é bom receber retorno de nossos esforços, mas se tiver criticas construtivas, sinta-se a vontade para realiza-las. Também é bom opiniões que nos fazem evoluir. Novamente obrigado!
Puxa vida , fiquei maravilhada com esse assunto.Tenho um filho de dez anos , que é super infantilizado, todos dizem que eu sou a mãe super protetora e que por isso que ele é assim , já levei muita bronca de psicólogos , e professores do meu filho.Agora eu sei o motivo de eu sempre cobrar do meu marido mais atitude com nosso filho, na realidade o que eu sempre estava pedindo então era isso . Que ele desse limites pro menino, ou seja cumprisse com essa função paterna. POIS AQUI EM casa , sempre fui eu que fiz e ainda faço essa parte eu que ponho limites no meu filho na maioria 99%das vezes meu marido faz o papel pai boa praça enquanto eu sou a bruxo porque repreendo, ponho de castigo, chamo atenção e etc.Sou uma mulher muito temperamental, fico nervosa e irritada fácil, e meu esposo é pra lá de calmo , tanto faz como tanto fez tudo tá bom , sem contar que ele sempre trabalhou em uma empresa que sugava ele , só tinha horário pra entrar no trabalho e não tinha para sair, então meu filho sempre ficava a maior parte do tempo somente comigo, e eu sempre acabei exercendo esses os dois papéis tanto de pai como de mãe como de.e quer saber ? Meu marido sempre foi um bom pai pro nosso filho atencioso carinhoso, mas eu sabia que faltava uma pegada a mais , só não sabia exatamente o que , bom agora eu sei , que de ele cumprir com o papel dele! Dar limites, corrigir etc como foi falado no vídeo. Tem horas que parece que eu tenho é dois filhos e meu marido é o mais velho , isso é muito triste. E angustiante e estressante, eu vivo nervosa, agora mesmo estou com crise de coluna e apertamento dos dentes durante o dia! Puro stress! .Bom ele saiu da empresa esse ano e está dando bem mais atenção pro nosso filho leva e busca da escola ajuda na lição de casa entre outras coisas mas essa pegada de função paterna ainda esta muito deficiente. Obrigada e um forte abraço.
Acho que entendi o porque uma vez a psicóloga do meu filho disse pra mim que quando ela olhava pra mim e pro meu filho ela via uma coisa só. Meu filho está ligado a mim até hoje tanto que eu não tenho liberdade pra nada pois ele tende a me imitar mais que ao meu marido. Me sinto cansada e stressada , sem contar que não temos ajuda de nenhum parente , as duas avós não são avós, a paterna só pensa em macho e nem liga se tem neto ou não é a minha mãe que encontrei a pouco tempo pois me abandonou pequena com estes meses de vida é alcolatra vive bêbada, e mora longe "ainda bem" . Bom tá aí o raiox da minha vida. SÓ espero que em meio a tudo isso meu filho ainda possa ser um adulto feliz.
7 років тому
Fico surpreso com o relato de sua vida minha cara, somente como sempre, a titulo ético, devo lembra-la que os comentários aqui são públicos, por tanto, todos que acessem o vídeo conseguem ver seu comentário. Não há problema algum nisso, somente para que você saiba mesmo. Quanto a exercer a função paterna e materna ao mesmo tempo, isso é relativamente comum, ainda mais em nossa sociedade que comporta cada vez mais configurações familiares variadas. Muitas mães acabam suprindo as necessidades de atenção carinho e também imposição de limites. Pelo que entendi, minimamente você já visitou profissionais da psicologia, caso não esteja fazendo acompanhamento e tenha condição de faze-lo, seria recomendável. Até pelo seu relato de vida e pelo fato de mencionar que costuma se irritar, isso são coisas validas para serem trabalhadas em uma psicoterapia. Quanto a seu filho, a maioria de nós, vem de famílias conturbadas, pais que nos dão menos atenção do que gostaríamos, algumas vezes brigas e desentendimentos familiares. E mesmo assim conseguimos ter momentos de felicidade, conseguimos buscar sonhos... Então, possivelmente seu filho não será tão diferente da maioria de nós, com seus momentos de felicidades, tristezas, duvidas e tudo que se tem direito nos conflitos existenciais. Tenha um bom domingo!
Olá! Conheci o seu canal no ano passado e desde então vejo os vídeos sempre que posso, inclusive os recomendo para vários colegas. Quando encontrei o seu canal eu ainda estava no Ensino Médio e hoje estou cursando o segundo semestre de Psicologia, então queria agradecer por todo o suporte que você dá para os estudantes (explicando assuntos de maneira breve e muito bacana) e também para os interessados pela área. Que você continue produzindo esse conteúdo maravilhoso e que tenha muito sucesso em sua carreira! Abraço.
8 років тому
Muito agradecido pela sua participação, fico contente de ser uma fonte de informações. Agradeço também por nos ajudar divulgando o material. Espero que prospere muito na escolha de estudo que fez, um grande abraço!
Você explica muito bem...já é um professor nato....explique por favor sobte a castração...
5 років тому
Bom dia. Temos sobre ese tema ao longo dos vídeos, já que é uma questão bastante comum a psicanálise. Mas pensarei em gravar um vídeo a parte sim. Obrigado pela participação!
O fato de eu ter crescido sem pai,e criado uma fantasia sobre ele pode hj atrapalhar minha vida emocional? sinto uma necessidade de reconhecimento
7 років тому+2
Quem pode responder com maior propriedade a esse respeito é você minha cara. A fantasia que criou tem atrapalhado sua vida social? Para você me fazer tal pergunta imagino que ao menos passou pela sua mente essa possibilidade, isso já é um bom indicio. Se você acredita que esse aspecto de sua infância tem trazido sofrimento na sua vida, é importante que busque ajuda especializada minha cara Iara. O que posso lhe dizer é, tudo que vivemos interfere em tudo que somos, mas o quanto isso interfere e se é negativa essa interferência, cabe a você dizer. Se você entende que o que viveu afeta negativamente sua vida, aqui entra o trabalho do psicologo. Obrigado pela sua participação!
Excelente! Ficou bem claro, sem margem pra dúvida. Novamente parabéns! Gostaria de ver uma consideração acerca das diversas linhas da psicanálise Freudiana, Junguiana, Lacaniana e outras possíveis vertentes, suas contribuições, divergências, indicação de leitura, etc. Agradeço de antemão! Abraço...
9 років тому
+Velho Toni Rrrsss!!! Jung chamaria isso de sincronicidade meu caro Toni, acabei de postar um vídeo exatamente desse conteúdo, nesse momento.
9 років тому
+Velho Toni Link do vídeo: ua-cam.com/video/TsPaYu0dKHM/v-deo.html
+Filosofia Da Psique; Wrobleski, J.V. Muito agradecido brother! Acredito que VC será um excelente profissional, e ajudará muitos a se encontrar em meio ao labirinto de pensamentos, desejos, inclinações, motivações, traumas, e a lista continua.
9 років тому
Velho Toni Muito agradecido meu caro Toni. Muito obrigado pelas participações!
Não consegui entender ainda, a função paterna pode ser exercida por qualquer pessoa, e de outras formas possíveis, e ainda sim, esta pessoa pode ficar estruturada na psicose, então, quer dizer, que para esta pessoa não houve nenhum tipo de limitação, é possível isto, visto que a função paterna é exercida por qualquer pessoa e exercida de outras formas possíveis?
6 років тому
Sami Blade É preciso pensarmos que a Lei precisa ser internalizada pelo sujeito, é preciso que ele aceite a função paterna o que pode não ocorrer. Pode ser que ele não aceite a limitação como tal e isso tenderia a uma estrutura perversa, mas no caso de o sujeito nem mesmo entender que existem limites, isso poderia direciona-lo para uma estrutura psicótica.
Mas o psicótico tem alucinações além de outros males que os faz sofrer... No final do vídeo vc fala da psicose como se ela não fosse um problema e o problema fosse a configuração social. Já vi vc falar sobre isso num outro vídeo, mas, ser natural a psicose, eu não entendi. A perversão vc explicou lindamente, que bem aplicada é o que nos ajuda. Me explique por favor. Obrigada!
6 років тому
olá minha cara, então, a psicose não é em si um problema, é uma forma de funcionamento especifica, mas como a nossa sociedade é em maioria neurótica com traços perversos, a psicose não é bem aceita. Mas quando falamos em estrutura pura, é apenas teórica, não existe na pratica, por isso, um psicótico tem vários traços neuróticos, então sem estar em surto qualquer psicótico pode ter um convívio social tranquilo.
Muito bom esse video!!! Joao, sera que voce pode fazer um video explicando sobre a dissolução do complexo de edipo? estou muito confusa
9 років тому+1
+hanna caires Olá Hanna, ando relativamente ocupado com vários trabalhos estágios e leituras da universidade, então minhas gravações se dão dentro do possível. Mas se eu conseguir tempo, gravo sim. A principio posso lhe adiantar que a função paterna exerce papel determinante nesse processo, pois é a função paterna quem demonstra a criança, que a mãe não é ela, e ela não pode ter a mãe sempre que quer. Mas se eu conseguir tempo gravarei algo. Tenho vários vídeos na fila de espera. Temáticas que já estudei, mas ainda não encontrei tempo de gravar. Agradeço muito a participação!
9 років тому
+hanna caires Oi Hanna, segue o link do vídeo solicitado por você: ua-cam.com/video/NSuWGgqILLk/v-deo.html
Pelo que eu entendi, a função paterna (seja ela exercida pelo pai, mãe etc...), ela é quem planta a sementinha do desejo no momento da castração, pois é o sentimento da falta que leva o individuo a desejar incansavelmente, na esperança "inconsciente ou não" de suprir/religar o laço de função materna. É isso mesmo? Pode ser que não me expressei, então me corrija por favor.
8 років тому+1
Você se expressou muito bem meu caro, é isso mesmo. Quando ocorre o rompimento com a função materna fica o "vazio" a falta de algo, que leva-nos a sempre tentar completar nós mesmos. Obviamente essa falta nunca será suprida, pois conforme mais nos desenvolvemos, mais desejamos e mais difícil é de suprir. Creio eu, e aqui é especulação minha, mas creio que se remotamente fosse possível suprir essa falta, nos suicidaríamos, pois a vida completa, perde o sentido da busca, sendo assim também se perde o sentido de viver. Por isso me soa tolo, quando afirmam: "tinha tudo para ser feliz." especulo que qualquer um que tenha tudo, se torna impossível de ser feliz, pois a felicidade está no equilíbrio entre o desejo e a realização desse. Se alguém não pode desejar, não pode ser feliz, e desejo só existe na falta. Por isso, e aqui uma analise mais filosófica do que psicológica, mas certamente se fosse possível a um sujeito ter tudo, seria a pessoa mais infeliz desse mundo. Tenha um bom fim de ano meu caro!
Excelente canal para aprendizado e tirar dúvidas! Muito obrigada! Quando a função paterna não é exercida ou não é de forma eficiente (Psicose e Perversão), como se dá o desejo, já que não houve a castração e o sujeito não se sente incompleto?
é possível uma pessoa ter ansiedade e depressão? sabendo que ansiedade vem da neurose e depressão vem da psicose,por que cada uma das 3 estruturas tem sua origem que depende da relação entra função materna e paterna
9 років тому+2
+Ademir Barbosa Oi meu caro, vejo por sua foto de perfil que realmente está disposto a se dedicar na psicanálise. Rrss!!! Sim, é possível que uma pessoa tenha ansiedade e depressão, um bom exemplo disso são as pessoas com transtorno bipolar, que passam por uma fase de mania, e outra de depressão, na fase de mania, é bem comum que elas se sintam ansiosas, mas depois vem a fase de depressão. Também é preciso lembrarmos que as divisões de estruturas são didáticas, as estruturas se dividem desse modo, as pessoas não, ninguém é apenas neurótico, perverso ou psicótico. Todos são estruturados em uma das três, mas apresentam características das três. Então você vai encontrar características de psicose e perversão em neuróticos, e vice-versa. Parabéns na dedicação dos estudos, e já que está tão empenhado, recomendaria que você buscasse também assim que possível ler algumas obras do Freud, se você já não fez isso. Recomendo que leia o caso Anna O do Breuer, está no segundo volume das obras completas do Freud, Cinco lições, e ou outros que indico nos vídeos de prefixo Psicanálise. Assim lendo direto na fonte, você pode dar sua própria interpretação, que talvez não seja exatamente como a minha, isso é importante lembrar, em geral as formas como cada um interpreta as obras é diferenciada, claro que existem alguns que extrapolam e dão interpretações sem lógicas, mas dentro de singularidades entendemos as leituras cada um com sua característica de personalidade. Talvez fosse interessante agora que você já está em um entendimento razoável, começar a ler na fonte, e contrapor a minha leitura ao seu entendimento para ver o que você concorda comigo, e o que você vê de outro modo. Formar opinião é muito importante, e provavelmente sua leitura, não será exatamente a mesma que a minha. Grande Abraço! Sempre que tiver duvidas torne a perguntar.
Vc é um ótimo professor! Espero que vc vire professor também, porque temos carência de bons professores. Estou sempre vejo seus vídeos e vc é super didático, volta a assuntos anteriores, da a sua própria opinião e eu acho ótimo. Aprendo muito com vc. Obrigada!
6 років тому
Eu que agradeço pelo carinho minha cara. Também espero me tornar professor, a ideia me agrada!
boa noite .Sou estudante de psicologia e estou com dúvida; se esse ato for exercido de forma ,digamos ¨'errada",por exemplo; a preferencia for dada a criança mais crescida, nao dando opção à mais nova, é também função paterna? Obrigado.
8 років тому+1
+Daniel Pereira Olá meu caro Daniel, deixe me ver se entendi sua duvida. Caso uma criança tenha um irmão mais novo e este receba mais atenção que ela isso? Se essa atenção for da função materna para o mais novo, será uma função paterna em relação ao filho mais velho, pois ele perceberá que a "mãe" não está o tempo todo para ele. Se a atenção maior for da função paterna para o filho mais novo, isso vai depender muito da forma como o mais velho vai significar isso. Por exemplo, ele pode entender o exercício da função paterna do mais novo, como: "Ele recebe mais atenção do que eu" e isso fará ação de função paterna para o mais velho, ou ele pode significar isso como: "minha mãe (pai, ou quem está exercendo a função paterna) briga mais com ele, porque gosta mais de mim" e talvez isso não haja sobre ele como uma função paterna. As funções não estão dentro de caixinhas, por mais que tentemos limitar os conceitos, na pratica eles são muito ais confusos e intercalados do que na teoria. Espero ter minimamente esclarecido! Obrigado pela participação!
Olá! Mas Freud já falava dessa forma? Função paterna e materna?
6 років тому
Não minha cara, essa é uma atualização lacaniana. Freud ainda tinha uma visão bastante nuclear de família, resultado de sua época. Mas atualmente se entende a própria questão materna como uma função, ou seja, quem cumpre a função mãe. Mãe não é uma pessoa, mas sim uma função.
Então neuróticos, psicóticos e pervertidos são apenas momentos? No caso da psicose pensei que fosse constante, que ele se isolasse ou fosse o tempo todo assim rsrsrs psicótico. Obrigada! Sou sua fã rsrsrs
6 років тому
Cris Silva Assista ao vídeo Psique; Estruturas Psicológicas do nosso canal que talvez fique mais claro para você minha cara.
Eu entendo que apesar do nome Freud ser bastante popularizado, as pessoas pouco conhecem do seu estudo,embora que muitas vezes já ouviram falar de psicanálise. Como você falaria lindamente bem dos conceitos de função materna e função paterna, eu gostaria que você falasse sobre o equívoco que Marco Feliciano cometeu em sua entrevista polêmica com Felipe Neto. Até porque é algo super comum de pensar,não podemos deixar que pensem assim. Penso que você faria um vídeo com uma ótima explicação já de costume, Abraços 😉
8 років тому+1
Olá Thamires, fico muito grato por sua participação e pelo carinho. Sou um pouco cauteloso ao falar sobre políticos, já que em nosso país quem fala a verdade costuma desaparecer misteriosamente. Mas esses erros ao falar sobre psicanálise são mais do que comuns entre quem não leu as obras Freudianas como um todo, e se apropria de um pedaço de algo desatualizado e que já foi revisto pelo próprio Freud, para "falar" em favor de ideologias preconceituosas e lamentáveis. Como infelizmente nós brasileiros somos acostumados a ter preguiça de pensar, o que não falta são pessoas seguindo essas ideologias. Não te prometo que eu faça, mas pensarei a respeito. Novamente fico imensamente grato pelo carinho!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.)Acho bastante importante ajudar a não continuidade de erros tão graves. Você pode falar sem cita-lo,se assim preferir,mas penso que por mais que pronunciamos sobre isso,você passaria mais credibilidade por ser um estudante de psicologia
Função paterna é o mesmo que "Metáfora paterna" de Lacan?
8 років тому
Oi minha cara, eu precisaria conhecer melhor Lacan para poder lhe falar. Tenho pouco estudo sobre ele, estou começando agora, por tanto não tenho uma compreensão do conceito de metáfora paterna. Caso assim que eu estude mais, consiga dizer, gravo um vídeo a respeito. Mas de principio meu conhecimento limitado de Lacan, não me permite responder. Fico muito grato por sua participação!
é louvavel a preocupaçao em dizer que a estrutura neurótica é mais aceita so porque é a que compõe a maioria da sociedade atual. mas cá entre nós, nao tem como grandes civilizações serem erguidas por psicóticos e\ou perversos. Talvez os romanos foram os mais psicóticos em seu alge.
7 років тому+3
Na verdade, estruturas puras são inexistentes, então teríamos uma estrutura perversa ou psicótica com traços neuróticos, mas sim, seria possível, simplesmente seu funcionamento não seria o mesmo que o nosso. Alias, no caminho que nossa sociedade anda, tendemos ao longo de algum tempo, nós mesmos nos tornarmos uma sociedade perversa, diante das evidentes corrupções da lei, por parte de toda a população, diante da nossa aceitação do crime. Se você prestar atenção, hoje nos não nos revoltamos contra a lei e seus representantes porque não nos protegem, nós evitamos sermos roubados, muitas vezes nem mesmo saindo de casa, muitos criminosos roubam e mesmo assim matam suas vitimas, e nós aceitamos sem nos rebelar contra o Estado, políticos roubem, cobram impostos absurdos e nós pagamos sem revolta, sem guerra civil. Tudo isso, são atos de extrema perversão, tanto por quem os realiza, quanto por nós que aceitamos. Os que realizam estão exercendo sadismo e nós que aceitamos estamos exercendo o masoquismo. Nossa sociedade ainda é neurótica, mas não estamos tão longe assim de uma sociedade perversa. Obrigado pela sua participação!
Filosofia Da Psique perfeito meu caro. O meu posicionamento se deve à minha visão otimista do futuro da sociedade mundial. Compreendo perfeitamente o que voce diz, e concordo com a nossa atual situação de Sádicos (os que tem poder de decisão) e os Masoquistas (todos os outros que se escondem em casa). Mas eu vejo que a sociedade mundial como um todo vem evoluindo o seu nível de civilização. É evidente que éramos mais selvagens em épocas anteriores e somente com um maior espaço de tempo, através da propagação do conhecimento humano generalizado na sociedade mundial, será possível um mundo com uma maioria massiva de pessoas conscientes que seus limites vão ate onde começa o direito do outro. Analisando a História humana nunca estivemos tao preocupados, enquanto espécie de Vida, a nos civilizar. A facilidade de comunicação entre os povos e os indivíduos que hoje existe e que nunca ocorreu na historia, já colabora para isto. a nao ser que haja uma guerra que nos leve de volta ao estilo de vida do coletor-caçador. Sim, eu sou otimista. Sou um neurótico otimista!! ou seria um psicótico alucinado!!? Abraços e obrigado pelo conhecimento. Parabéns pelo domínio na matéria.
Estou sempre voltando aqui para rever os conteúdos.
Liliane Messias, fico muito agradecido pela sua participação e pelo carinho, um abraço para você também minha cara!
Vitor, você é o melhor Professor de Psicanálise da Internet.
Eu adoro esse seu sotaque ....
"Função Patééérhna" 😍😍😍😍😍💜💜💜💜💜💜
Muito pelo carinho minha cara!
Gostei da sua abordagem, ela é acessível ao entendimento.
CLAUDIA NAZARE MARTINS DA COSTA Costa Fico contente! Sempre é bom receber retorno de nossos esforços, mas se tiver criticas construtivas, sinta-se a vontade para realiza-las. Também é bom opiniões que nos fazem evoluir. Novamente obrigado!
Você é demais!
Grato!
Puxa vida , fiquei maravilhada com esse assunto.Tenho um filho de dez anos , que é super infantilizado, todos dizem que eu sou a mãe super protetora e que por isso que ele é assim , já levei muita bronca de psicólogos , e professores do meu filho.Agora eu sei o motivo de eu sempre cobrar do meu marido mais atitude com nosso filho, na realidade o que eu sempre estava pedindo então era isso . Que ele desse limites pro menino, ou seja cumprisse com essa função paterna. POIS AQUI EM casa , sempre fui eu que fiz e ainda faço essa parte eu que ponho limites no meu filho na maioria 99%das vezes meu marido faz o papel pai boa praça enquanto eu sou a bruxo porque repreendo, ponho de castigo, chamo atenção e etc.Sou uma mulher muito temperamental, fico nervosa e irritada fácil, e meu esposo é pra lá de calmo , tanto faz como tanto fez tudo tá bom , sem contar que ele sempre trabalhou em uma empresa que sugava ele , só tinha horário pra entrar no trabalho e não tinha para sair, então meu filho sempre ficava a maior parte do tempo somente comigo, e eu sempre acabei exercendo esses os dois papéis tanto de pai como de mãe como de.e quer saber ? Meu marido sempre foi um bom pai pro nosso filho atencioso carinhoso, mas eu sabia que faltava uma pegada a mais , só não sabia exatamente o que , bom agora eu sei , que de ele cumprir com o papel dele! Dar limites, corrigir etc como foi falado no vídeo. Tem horas que parece que eu tenho é dois filhos e meu marido é o mais velho , isso é muito triste. E angustiante e estressante, eu vivo nervosa, agora mesmo estou com crise de coluna e apertamento dos dentes durante o dia! Puro stress! .Bom ele saiu da empresa esse ano e está dando bem mais atenção pro nosso filho leva e busca da escola ajuda na lição de casa entre outras coisas mas essa pegada de função paterna ainda esta muito deficiente. Obrigada e um forte abraço.
Acho que entendi o porque uma vez a psicóloga do meu filho disse pra mim que quando ela olhava pra mim e pro meu filho ela via uma coisa só. Meu filho está ligado a mim até hoje tanto que eu não tenho liberdade pra nada pois ele tende a me imitar mais que ao meu marido. Me sinto cansada e stressada , sem contar que não temos ajuda de nenhum parente , as duas avós não são avós, a paterna só pensa em macho e nem liga se tem neto ou não é a minha mãe que encontrei a pouco tempo pois me abandonou pequena com estes meses de vida é alcolatra vive bêbada, e mora longe "ainda bem" . Bom tá aí o raiox da minha vida. SÓ espero que em meio a tudo isso meu filho ainda possa ser um adulto feliz.
Fico surpreso com o relato de sua vida minha cara, somente como sempre, a titulo ético, devo lembra-la que os comentários aqui são públicos, por tanto, todos que acessem o vídeo conseguem ver seu comentário. Não há problema algum nisso, somente para que você saiba mesmo.
Quanto a exercer a função paterna e materna ao mesmo tempo, isso é relativamente comum, ainda mais em nossa sociedade que comporta cada vez mais configurações familiares variadas. Muitas mães acabam suprindo as necessidades de atenção carinho e também imposição de limites. Pelo que entendi, minimamente você já visitou profissionais da psicologia, caso não esteja fazendo acompanhamento e tenha condição de faze-lo, seria recomendável. Até pelo seu relato de vida e pelo fato de mencionar que costuma se irritar, isso são coisas validas para serem trabalhadas em uma psicoterapia.
Quanto a seu filho, a maioria de nós, vem de famílias conturbadas, pais que nos dão menos atenção do que gostaríamos, algumas vezes brigas e desentendimentos familiares. E mesmo assim conseguimos ter momentos de felicidade, conseguimos buscar sonhos... Então, possivelmente seu filho não será tão diferente da maioria de nós, com seus momentos de felicidades, tristezas, duvidas e tudo que se tem direito nos conflitos existenciais.
Tenha um bom domingo!
Adorei.....
Muito agradecido pela participação minha cara!
Nossa! Muito clara a explicação sobre a função paterna. Parabéns.
Muito agradecido pela participação e carinho minha cara Eliana!
Este video com certeza vou ter que assistir outras vezes ...Pois o Assunto é bem importante e interessante mesmo.poxa gostei muito.vlw
Olá! Conheci o seu canal no ano passado e desde então vejo os vídeos sempre que posso, inclusive os recomendo para vários colegas.
Quando encontrei o seu canal eu ainda estava no Ensino Médio e hoje estou cursando o segundo semestre de Psicologia, então queria agradecer por todo o suporte que você dá para os estudantes (explicando assuntos de maneira breve e muito bacana) e também para os interessados pela área. Que você continue produzindo esse conteúdo maravilhoso e que tenha muito sucesso em sua carreira! Abraço.
Muito agradecido pela sua participação, fico contente de ser uma fonte de informações. Agradeço também por nos ajudar divulgando o material. Espero que prospere muito na escolha de estudo que fez, um grande abraço!
Você é sensacional
Muito obrigado!
Gostei bem explicado!
+Meu eu Que bom que gostou! Fico contente!
Você explica muito bem...já é um professor nato....explique por favor sobte a castração...
Bom dia. Temos sobre ese tema ao longo dos vídeos, já que é uma questão bastante comum a psicanálise. Mas pensarei em gravar um vídeo a parte sim. Obrigado pela participação!
parabéns
+Danielle Paiva Agradecido, tenha um ótimo fim de semana!
Amandooo seus vídeos!!! Sua linguagem facilita o entendimento!!!
Muito obrigado!
Parabéns!
Muito obrigado!
Tema bastante complexo mas que foi muito bem explicado. Tinha dificuldade em entender. Muito obrigado !
Disponha meu caro!
Bom vídeo
+Marcelo Teixeira Modesti Obrigado!
Excelente explicação!
Jose Fontaine Costa Ramos Muito obrigado!
Preconceito é o nosso, ahaha, adorei!
Muito obrigado pela participação. Tenha uma boa noite!
O fato de eu ter crescido sem pai,e criado uma fantasia sobre ele
pode hj atrapalhar minha vida emocional?
sinto uma necessidade de reconhecimento
Quem pode responder com maior propriedade a esse respeito é você minha cara. A fantasia que criou tem atrapalhado sua vida social? Para você me fazer tal pergunta imagino que ao menos passou pela sua mente essa possibilidade, isso já é um bom indicio.
Se você acredita que esse aspecto de sua infância tem trazido sofrimento na sua vida, é importante que busque ajuda especializada minha cara Iara. O que posso lhe dizer é, tudo que vivemos interfere em tudo que somos, mas o quanto isso interfere e se é negativa essa interferência, cabe a você dizer. Se você entende que o que viveu afeta negativamente sua vida, aqui entra o trabalho do psicologo.
Obrigado pela sua participação!
grata
Excelente! Ficou bem claro, sem margem pra dúvida. Novamente parabéns!
Gostaria de ver uma consideração acerca das diversas linhas da psicanálise Freudiana, Junguiana, Lacaniana e outras possíveis vertentes, suas contribuições, divergências, indicação de leitura, etc. Agradeço de antemão! Abraço...
+Velho Toni Rrrsss!!! Jung chamaria isso de sincronicidade meu caro Toni, acabei de postar um vídeo exatamente desse conteúdo, nesse momento.
+Velho Toni Link do vídeo: ua-cam.com/video/TsPaYu0dKHM/v-deo.html
+Filosofia Da Psique; Wrobleski, J.V. Muito agradecido brother! Acredito que VC será um excelente profissional, e ajudará muitos a se encontrar em meio ao labirinto de pensamentos, desejos, inclinações, motivações, traumas, e a lista continua.
Velho Toni
Muito agradecido meu caro Toni. Muito obrigado pelas participações!
Não consegui entender ainda, a função paterna pode ser exercida por qualquer pessoa, e de outras formas possíveis, e ainda sim, esta pessoa pode ficar estruturada na psicose, então, quer dizer, que para esta pessoa não houve nenhum tipo de limitação, é possível isto, visto que a função paterna é exercida por qualquer pessoa e exercida de outras formas possíveis?
Sami Blade É preciso pensarmos que a Lei precisa ser internalizada pelo sujeito, é preciso que ele aceite a função paterna o que pode não ocorrer. Pode ser que ele não aceite a limitação como tal e isso tenderia a uma estrutura perversa, mas no caso de o sujeito nem mesmo entender que existem limites, isso poderia direciona-lo para uma estrutura psicótica.
Mas o psicótico tem alucinações além de outros males que os faz sofrer... No final do vídeo vc fala da psicose como se ela não fosse um problema e o problema fosse a configuração social. Já vi vc falar sobre isso num outro vídeo, mas, ser natural a psicose, eu não entendi. A perversão vc explicou lindamente, que bem aplicada é o que nos ajuda. Me explique por favor. Obrigada!
olá minha cara, então, a psicose não é em si um problema, é uma forma de funcionamento especifica, mas como a nossa sociedade é em maioria neurótica com traços perversos, a psicose não é bem aceita. Mas quando falamos em estrutura pura, é apenas teórica, não existe na pratica, por isso, um psicótico tem vários traços neuróticos, então sem estar em surto qualquer psicótico pode ter um convívio social tranquilo.
Oi vc pode fazer alguns videos sobre a diferenca de Jung e Freud e Adler e Baterson
Agradeço a sugestão, me esforçarei para gravar algo!
Muito bom esse video!!!
Joao, sera que voce pode fazer um video explicando sobre a dissolução do complexo de edipo? estou muito confusa
+hanna caires Olá Hanna, ando relativamente ocupado com vários trabalhos estágios e leituras da universidade, então minhas gravações se dão dentro do possível. Mas se eu conseguir tempo, gravo sim. A principio posso lhe adiantar que a função paterna exerce papel determinante nesse processo, pois é a função paterna quem demonstra a criança, que a mãe não é ela, e ela não pode ter a mãe sempre que quer. Mas se eu conseguir tempo gravarei algo. Tenho vários vídeos na fila de espera. Temáticas que já estudei, mas ainda não encontrei tempo de gravar.
Agradeço muito a participação!
+hanna caires Oi Hanna, segue o link do vídeo solicitado por você:
ua-cam.com/video/NSuWGgqILLk/v-deo.html
Muitíssimo obrigada!!!
Ótima explicação, vc clareia muita bem o que Freud traz.
Mais uma vez obrigada Joao
hanna caires Eu que agradeço a participação minha cara! Tenha uma ótima semana.
Pelo que eu entendi, a função paterna (seja ela exercida pelo pai, mãe etc...), ela é quem planta a sementinha do desejo no momento da castração, pois é o sentimento da falta que leva o individuo a desejar incansavelmente, na esperança "inconsciente ou não" de suprir/religar o laço de função materna. É isso mesmo? Pode ser que não me expressei, então me corrija por favor.
Você se expressou muito bem meu caro, é isso mesmo. Quando ocorre o rompimento com a função materna fica o "vazio" a falta de algo, que leva-nos a sempre tentar completar nós mesmos. Obviamente essa falta nunca será suprida, pois conforme mais nos desenvolvemos, mais desejamos e mais difícil é de suprir. Creio eu, e aqui é especulação minha, mas creio que se remotamente fosse possível suprir essa falta, nos suicidaríamos, pois a vida completa, perde o sentido da busca, sendo assim também se perde o sentido de viver. Por isso me soa tolo, quando afirmam: "tinha tudo para ser feliz." especulo que qualquer um que tenha tudo, se torna impossível de ser feliz, pois a felicidade está no equilíbrio entre o desejo e a realização desse. Se alguém não pode desejar, não pode ser feliz, e desejo só existe na falta. Por isso, e aqui uma analise mais filosófica do que psicológica, mas certamente se fosse possível a um sujeito ter tudo, seria a pessoa mais infeliz desse mundo.
Tenha um bom fim de ano meu caro!
Excelente canal para aprendizado e tirar dúvidas! Muito obrigada!
Quando a função paterna não é exercida ou não é de forma eficiente (Psicose e Perversão), como se dá o desejo, já que não houve a castração e o sujeito não se sente incompleto?
é possível uma pessoa ter ansiedade e depressão? sabendo que ansiedade vem da neurose e depressão vem da psicose,por que cada uma das 3 estruturas tem sua origem que depende da relação entra função materna e paterna
+Ademir Barbosa Oi meu caro, vejo por sua foto de perfil que realmente está disposto a se dedicar na psicanálise. Rrss!!! Sim, é possível que uma pessoa tenha ansiedade e depressão, um bom exemplo disso são as pessoas com transtorno bipolar, que passam por uma fase de mania, e outra de depressão, na fase de mania, é bem comum que elas se sintam ansiosas, mas depois vem a fase de depressão. Também é preciso lembrarmos que as divisões de estruturas são didáticas, as estruturas se dividem desse modo, as pessoas não, ninguém é apenas neurótico, perverso ou psicótico. Todos são estruturados em uma das três, mas apresentam características das três. Então você vai encontrar características de psicose e perversão em neuróticos, e vice-versa. Parabéns na dedicação dos estudos, e já que está tão empenhado, recomendaria que você buscasse também assim que possível ler algumas obras do Freud, se você já não fez isso. Recomendo que leia o caso Anna O do Breuer, está no segundo volume das obras completas do Freud, Cinco lições, e ou outros que indico nos vídeos de prefixo Psicanálise. Assim lendo direto na fonte, você pode dar sua própria interpretação, que talvez não seja exatamente como a minha, isso é importante lembrar, em geral as formas como cada um interpreta as obras é diferenciada, claro que existem alguns que extrapolam e dão interpretações sem lógicas, mas dentro de singularidades entendemos as leituras cada um com sua característica de personalidade. Talvez fosse interessante agora que você já está em um entendimento razoável, começar a ler na fonte, e contrapor a minha leitura ao seu entendimento para ver o que você concorda comigo, e o que você vê de outro modo. Formar opinião é muito importante, e provavelmente sua leitura, não será exatamente a mesma que a minha.
Grande Abraço! Sempre que tiver duvidas torne a perguntar.
Muito obrigado pela atençao e por me dar a dica vou ler sim abraço
Vc é um ótimo professor! Espero que vc vire professor também, porque temos carência de bons professores. Estou sempre vejo seus vídeos e vc é super didático, volta a assuntos anteriores, da a sua própria opinião e eu acho ótimo. Aprendo muito com vc. Obrigada!
Eu que agradeço pelo carinho minha cara. Também espero me tornar professor, a ideia me agrada!
boa noite .Sou estudante de psicologia e estou com dúvida; se esse ato for exercido de forma ,digamos ¨'errada",por exemplo; a preferencia for dada a criança mais crescida, nao dando opção à mais nova, é também função paterna? Obrigado.
+Daniel Pereira Olá meu caro Daniel, deixe me ver se entendi sua duvida. Caso uma criança tenha um irmão mais novo e este receba mais atenção que ela isso? Se essa atenção for da função materna para o mais novo, será uma função paterna em relação ao filho mais velho, pois ele perceberá que a "mãe" não está o tempo todo para ele. Se a atenção maior for da função paterna para o filho mais novo, isso vai depender muito da forma como o mais velho vai significar isso. Por exemplo, ele pode entender o exercício da função paterna do mais novo, como: "Ele recebe mais atenção do que eu" e isso fará ação de função paterna para o mais velho, ou ele pode significar isso como: "minha mãe (pai, ou quem está exercendo a função paterna) briga mais com ele, porque gosta mais de mim" e talvez isso não haja sobre ele como uma função paterna. As funções não estão dentro de caixinhas, por mais que tentemos limitar os conceitos, na pratica eles são muito ais confusos e intercalados do que na teoria.
Espero ter minimamente esclarecido! Obrigado pela participação!
Olá! Mas Freud já falava dessa forma? Função paterna e materna?
Não minha cara, essa é uma atualização lacaniana. Freud ainda tinha uma visão bastante nuclear de família, resultado de sua época. Mas atualmente se entende a própria questão materna como uma função, ou seja, quem cumpre a função mãe. Mãe não é uma pessoa, mas sim uma função.
Então neuróticos, psicóticos e pervertidos são apenas momentos? No caso da psicose pensei que fosse constante, que ele se isolasse ou fosse o tempo todo assim rsrsrs psicótico. Obrigada! Sou sua fã rsrsrs
Cris Silva Assista ao vídeo Psique; Estruturas Psicológicas do nosso canal que talvez fique mais claro para você minha cara.
Eu entendo que apesar do nome Freud ser bastante popularizado, as pessoas pouco conhecem do seu estudo,embora que muitas vezes já ouviram falar de psicanálise. Como você falaria lindamente bem dos conceitos de função materna e função paterna, eu gostaria que você falasse sobre o equívoco que Marco Feliciano cometeu em sua entrevista polêmica com Felipe Neto. Até porque é algo super comum de pensar,não podemos deixar que pensem assim. Penso que você faria um vídeo com uma ótima explicação já de costume, Abraços 😉
Olá Thamires, fico muito grato por sua participação e pelo carinho. Sou um pouco cauteloso ao falar sobre políticos, já que em nosso país quem fala a verdade costuma desaparecer misteriosamente. Mas esses erros ao falar sobre psicanálise são mais do que comuns entre quem não leu as obras Freudianas como um todo, e se apropria de um pedaço de algo desatualizado e que já foi revisto pelo próprio Freud, para "falar" em favor de ideologias preconceituosas e lamentáveis. Como infelizmente nós brasileiros somos acostumados a ter preguiça de pensar, o que não falta são pessoas seguindo essas ideologias. Não te prometo que eu faça, mas pensarei a respeito. Novamente fico imensamente grato pelo carinho!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.)Acho bastante importante ajudar a não continuidade de erros tão graves. Você pode falar sem cita-lo,se assim preferir,mas penso que por mais que pronunciamos sobre isso,você passaria mais credibilidade por ser um estudante de psicologia
Função paterna é o mesmo que "Metáfora paterna" de Lacan?
Oi minha cara, eu precisaria conhecer melhor Lacan para poder lhe falar. Tenho pouco estudo sobre ele, estou começando agora, por tanto não tenho uma compreensão do conceito de metáfora paterna. Caso assim que eu estude mais, consiga dizer, gravo um vídeo a respeito. Mas de principio meu conhecimento limitado de Lacan, não me permite responder. Fico muito grato por sua participação!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.) obrigada, então tá bom.
Não entendi qual a diferença do sujeito neurótico, psicótico e perverso e suas caracteristicas
Oi, Assista ao vídeo das estruturas que segue o link:
ua-cam.com/video/cqFjP1DdYI4/v-deo.html
é louvavel a preocupaçao em dizer que a estrutura neurótica é mais aceita so porque é a que compõe a maioria da sociedade atual. mas cá entre nós, nao tem como grandes civilizações serem erguidas por psicóticos e\ou perversos. Talvez os romanos foram os mais psicóticos em seu alge.
Na verdade, estruturas puras são inexistentes, então teríamos uma estrutura perversa ou psicótica com traços neuróticos, mas sim, seria possível, simplesmente seu funcionamento não seria o mesmo que o nosso. Alias, no caminho que nossa sociedade anda, tendemos ao longo de algum tempo, nós mesmos nos tornarmos uma sociedade perversa, diante das evidentes corrupções da lei, por parte de toda a população, diante da nossa aceitação do crime. Se você prestar atenção, hoje nos não nos revoltamos contra a lei e seus representantes porque não nos protegem, nós evitamos sermos roubados, muitas vezes nem mesmo saindo de casa, muitos criminosos roubam e mesmo assim matam suas vitimas, e nós aceitamos sem nos rebelar contra o Estado, políticos roubem, cobram impostos absurdos e nós pagamos sem revolta, sem guerra civil. Tudo isso, são atos de extrema perversão, tanto por quem os realiza, quanto por nós que aceitamos. Os que realizam estão exercendo sadismo e nós que aceitamos estamos exercendo o masoquismo.
Nossa sociedade ainda é neurótica, mas não estamos tão longe assim de uma sociedade perversa.
Obrigado pela sua participação!
Filosofia Da Psique perfeito meu caro. O meu posicionamento se deve à minha visão otimista do futuro da sociedade mundial. Compreendo perfeitamente o que voce diz, e concordo com a nossa atual situação de Sádicos (os que tem poder de decisão) e os Masoquistas (todos os outros que se escondem em casa). Mas eu vejo que a sociedade mundial como um todo vem evoluindo o seu nível de civilização. É evidente que éramos mais selvagens em épocas anteriores e somente com um maior espaço de tempo, através da propagação do conhecimento humano generalizado na sociedade mundial, será possível um mundo com uma maioria massiva de pessoas conscientes que seus limites vão ate onde começa o direito do outro. Analisando a História humana nunca estivemos tao preocupados, enquanto espécie de Vida, a nos civilizar. A facilidade de comunicação entre os povos e os indivíduos que hoje existe e que nunca ocorreu na historia, já colabora para isto. a nao ser que haja uma guerra que nos leve de volta ao estilo de vida do coletor-caçador.
Sim, eu sou otimista. Sou um neurótico otimista!! ou seria um psicótico alucinado!!?
Abraços e obrigado pelo conhecimento. Parabéns pelo domínio na matéria.