CODEPENDENTE PODE SER MANIPULADOR E ABUSIVO? DRA BETH ESCLARECE

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • O Codependente pode ser manipulador e abusivo também?
    A imagem que muitos têm do codependente é de uma pessoa que foi ou continua sendo abusada, portanto, uma vítima que se mostra submissa, passiva e que engole muito sapo.
    Sim, muitas vezes isto corresponde à realidade, mas nem sempre.
    Neste vídeo, a Dra Beth esclarece esta intrigante questão.
    Deixe seu email para receber mais informações!
    No Contato, você também terá acesso ao nosso endereço, telefone e email.
    www.dependenci...
    Link do Teste sobre Codependencia/Dependência Emocional:
    dependenciaeco...
    Link dos livros de sua autoria:
    elizabethzamer...
    🔹Dra. Elizabeth Zamerul - Mestra em Psiquiatria, Psicoterapeuta, Especialista em Dependência Química e Expert em Dependência Emocional - CRM - SP - 53.851
    🔹Autora dos livros: 1. Sobre Dependência Emocional: JUNTOS PORÉM LIVRES - Harmonizando amor e individualidade e 2. Sobre Assédio Moral no Trabalho: CORAÇÕES PODEROSOS - Uma visão positiva das emoções no trabalho.
    🔹Visite nosso Site: www.dependenciaecodependencia.com.br
    🔹Canal no UA-cam: bit.ly/2LLyseb
    🔹Página no Facebook: goo.gl/7oSWNF
    🔹Instagram: goo.gl/Dm4GZo
    🔹Linkedin: goo.gl/Vq5qBY
    AVISO IMPORTANTE
    Este vídeo tem somente caráter educativo e de prestar informações. Qualquer orientação de saúde contida neste vídeo não deve substituir a sua consulta a um médico especialista ou substituir qualquer tipo de tratamento médico.
    Nossos vídeos são produzidos baseados na experiência da Dra. Elizabeth Zamerul, na observação prática de seus pacientes, estudos e em pesquisas científicas mais recentes até o momento.
    Link do vídeo
    • CODEPENDENTE PODE SER ...

КОМЕНТАРІ • 138

  • @enardocarlos
    @enardocarlos 4 роки тому +39

    O auto sacrifício gera cobranças de si e do outro. Cria-se um abismo entre ambos, gerando ressentimentos e manipulação. Muito grato por compartilhar sabedoria.

  • @MarianaBconhecimento
    @MarianaBconhecimento 4 роки тому +16

    Pois é, doutora. Infelizmente, às vezes, nos doamos e depois queremos exigir mais do que as pessoas podem "pagar". O preço fica alto para os dois lados. Difícil viver assim, ainda bem que existe saída e tratamento.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +3

      Olá Mariana, sim querida, "tem salvação" pra gente! Cuide-se bem! bjos

  • @filhadoseumadruga883
    @filhadoseumadruga883 4 роки тому +20

    Gente!
    Me amarrei nessa doutora!!!!

    • @jessicappmatos
      @jessicappmatos 4 роки тому +2

      Eu também

    • @simoniluduvice2775
      @simoniluduvice2775 3 роки тому +1

      Eu tambem. Ela é muito didática e clara nas explicações. Estou entendendo sobre o assunto com simplicidade e entendendo várias coisas que não entendia antes.

  •  4 роки тому +4

    Por ter passado por um relacionamento abusivo e depois de muito sofrimento, fui buscar ajuda e estou no CODA. Jamais tinha passado por isso. Foi horrível. A pessoa não aceitava quem sou, queria que fosse o que ele queria, uma pessoa perfeita imaginária. Eu queria tanto que desse certo, que acabei me anulando. Chegou um ponto que dei um basta, pois não aguentava mais ser desvalorizada. Saí destruída por me dar conta que estava numa roubada. Enfim, me perdoei e aqui estou para me melhorar.

  • @fernandavancineborges6642
    @fernandavancineborges6642 4 роки тому +16

    É bem verdade Dra., parece que começamos a refletir o comportamento do outro, fazendo coisas que abominamos. Concordo que é possível se tratar, curar as feridas, evoluir, mas é preciso reconhecer as próprias falhas e se responsabilizar pelas condutas abusivas.
    Muita paz Dra. Beth, obrigada pelos ensinamentos

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +7

      Olá Fernanda, vc colocou um ponto muito importante: "é preciso reconhecer... e se responsabilizar..." Isto faz com que ampliemos o "adulto saudável" em nós. Já é tratamento. Bjos

  • @asaventurasdeisaeana1137
    @asaventurasdeisaeana1137 4 роки тому +11

    Nossa quantas verdades e exatamente assim nos codependentes nos sentimos a vítima mas na verdade é uma roleta que os papéis se invertem , e não sem vítima nem algoz todos estamos sofrendo... só muda o lugar😪isso tem saída meu Deus? as vezes acho que estamos todos condenados!!

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +5

      OLá Katia, sim, querida, tem saída, não estamos condenados. Enquanto tivermos tantos recursos mentais, inteligência, força interior, etc... podemos nos salvar! bjos

    • @asaventurasdeisaeana1137
      @asaventurasdeisaeana1137 4 роки тому +2

      @@DraElizabethZamerul obrigada pelo carinho e atenção conosco!!♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️

  • @nanamarah2562
    @nanamarah2562 4 роки тому +3

    Olá. Tem muitas mãe e muito pai que são terríveis. São verdadeiros narcisistas. Só querem controlar e manipular a vida dos filhos casados. Querem simplesmente "mandar" na vida de quem se casa com o filho deles. Vivo isso. Os pais do meu marido sempre foram autoritários. Até nos meus pais queriam mandar. Queriam de todo jeito que eu aceitasse morar em cima da casa deles. Nunca aceitei..São debochados, sarcásticos e maldosos. Hoje não aceito o abuso deles. Se fazem de vítimas pra todo mundo, contando o lado deles e se fazendo de "país sofredores". Mas só eu sei o que passei com eles entre humilhações, brincadeiras maldosas e destratos. Hoje faço silêncio e me mantenho o mais distante possível. Até meu filho eles acham que pertence a eles. Aff... muitos pais se utilizam de que a sociedade os vê como "sofredores" e praticam muitas maldades, especialmente com genro, nora etc...a alegria da mãe do meu marido e das irmãs dele, era meu marido me humilhar e me tratar mal. Além de tudo a Mãe dele é racista. Não levo em consideração uma pessoa com valores tão fúteis. Você poderia falar deste assunto?

  • @Luuuh336
    @Luuuh336 4 роки тому +12

    Doutora, sou estudante de Psicologia e estou admirada com o seu canal! Ótimos temas, me encontrei em vários, explicação muito didática e fácil de entender. Obrigada, obrigada e obrigada...

  • @Mirianbass1977
    @Mirianbass1977 4 роки тому +5

    A Dra. Elizabeth é como uma "vidente". Através de sua experiência e dedicação, consegue enxergar com clareza o que temos por dentro e clarifica a nossa existência. Nos faz enxergar o que não conseguimos identificar. É como se tirasse o "tapa do olho" e onde existia escuridão, fundo do poço, sem saída, torna-se luz, esperança e alegria. Obrigada!

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +2

      Olá Mirian querida, que mensagem linda. Muito grata! Bjos e se cuide, ok?

  • @FABCASTLE
    @FABCASTLE 4 роки тому +3

    Eu fui ESSA pessoa constantemente... E disse que queria terminar porque eu reconhecia este lado escuro meu e estava sendo extremamente odiosa. Aí, o cara vai e pede pra eu ficar porque o farei sofrer....... Aí, é difícil segurar a vontade de entrar em contato só pra pedir desculpas, e voltar a viver esse círculo vicioso. Ambos temos sérios problemas de apego e dependência emocional, mas eu estou disposta a me tratar e me afastar dessa droga, deixar de ser minha pior versão, manipuladora, extremamente ciumenta e abusiva, e ele, não, se colocando no papel não só de vítima mas de "ser moralmente superior" que deixa as portas abertas para eu voltar... Eu disse pra ele que ele tem um problema em querer uma presença como a minha na vida dele e que deveria buscar ajuda psicológica. Mas, como eu controlo o autoengano de achar que devo pedir perdão por querer sair dessa situação em uma dessas relações que nem nome tem?

    • @FABCASTLE
      @FABCASTLE Рік тому

      @Dani Fairyadin ele está namorando, mas continua um pouco querendo que eu esteja presente na vida dele. Mas, não fala nunca comigo, porque diz que sente que está cometendo "adultério emocional", segundo suas próprias palavras. Porém, pede pra me ver pessoalmente. A cada dia da minha vida, eu repito que não abrirei essa porta novamente. Ainda sou a mesma pessoa nisso tudo, não consigo "ir embora", já que, ainda que eu não o veja porque não quero, jamais deixei de pensar nele, nem um único dia da minha vida.
      Mas acho que estou mais forte, mais consciente, só que é um caminho tão difícil de seguir quanto o do livramento da dependência química...
      E você, como está?

  • @mauriceiasoares167
    @mauriceiasoares167 4 роки тому +3

    Achei interessante, os sinais são nítidos, porém muitos difícil de olhar para eles quando a pessoa está apaixonada

    • @luhnascimento5772
      @luhnascimento5772 4 роки тому

      Normalmente qndo não está carente consegue perceber antes de se ferrar.

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому +1

      @Mauriceia, tudo bem? E vdd mas vc precisa abrir os olhos pouo pouco. Gosta de ler ebooks? *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

    • @mauriceiasoares167
      @mauriceiasoares167 4 роки тому

      Di SaVal - Crescer & Transcender obrigada, vou ler 😊

  • @mariazerescunha5870
    @mariazerescunha5870 4 роки тому +1

    Muito esclarecedor. Costumamos enxergar o dependente emocional como vítima e, conforme esclarecido pela doutora Beth, podem ser pessoas abusivas.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  3 роки тому

      Oi Maria, agradeço sua participação aqui no canal, é bom tê-la conosco. Bjos

  • @l.almeida8607
    @l.almeida8607 4 роки тому +9

    Puxa Dra. Vc não pegou leve hoje hein? Rsrs
    Mas tudo bem, eu quero e preciso muito mudar. Não estou feliz com a pessoa que me tornei, não quero mais fazer parte de nenhum esquema da co-dependência. Agora que descobri o que me causa tanto sofrimento, quero ver livrar disso e ter uma vida amorosa menos sofrida, tá louco ninguém merece...
    Estou assistindo a todos os seus vídeos nessa tentativa de me curar, mas ainda tenho muitas dúvidas e perguntas, porque embora faça parte da maioria dos esquemas, não os desenvolvi totalmente e sim em porcentagens, alguns mais outros menos. Então ainda não sei ao certo o que fazer. Por ex.:
    Atualmente pelo que entendi acho entrei no esquema da obsessão.
    Tinha um namorado que terminou comigo e desde então não passa um só dia em que não sinta a falta dele e queira falar algumas coisas que não consegui dizer no dia que ele terminou. Ele me acusou de várias coisas que não aceitei na hora, mas que fui descobrir que ele estava certo depois que comecei a assistir seus vídeos e explicações.
    Tínhamos uma boa amizade, porém assim que ele terminou e eu concordei, parece que ele ficou com raiva porque me bloqueou no whatts, ou achou que eu ia continuar a incomodá-lo por msg ou sei lá porque uma pessoa faz isso. Eu que deveria ter ficado com raiva.
    Porém minha vontade é contar pra ele que descobri qual o meu problema e que vou resolver isso e que ele se precipitou em terminar comigo e não dar + uma chance pra gente se entender, achando que eu fazia todas aquelas cobranças porque não o aceitava do jeito que ele é e que eu não iria mudar e etc...
    Racionalmente sei que não devo fazer isso, devo deixar pra lá e seguir em frente, mas emocionalmente tenho essa ideia de que talvez nem tudo esteja perdido porque vou melhorar.
    Por favor me ajude a entender porque essas idéias obsessivas não saem da minha cabeça. Nunca sei se estou persistindo ou insistindo num erro.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +7

      Olá Luciane, parece-me que você se beneficiaria muito de um tratamento de psicoterapia. Este modo de funcionar pode prejudicar muito sua vida. As mudanças que vc precisa fazer para ter relacionamentos mais leves não aconteceriam através de algumas dicas. Boa sorte! bjs

  • @alinerochamancini9912
    @alinerochamancini9912 4 роки тому +14

    Doutora, gratidão por seu trabalho, seus vídeos são incríveis!

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +2

      OLá Aline, fico feliz em saber que você está aproveitando. Cuide-se bem! Bjs

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      @Aline, tudo bem? Gosta de ler sobre o tema tbm? Tenho esse ebook que pode abrir os seus olhos para futuros problemas no amor *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @robertamelissaarte1664
    @robertamelissaarte1664 4 роки тому +5

    Ótimo vídeo doutora. Tenho um caso como esse na família. Mantemos distância mas já passamos por situações bem complicadas. Os seus vídeos, na minha opinião já são um alerta e o início de um tratamento.
    Tenho uma pergunta: você acredita que existe uma sociedade "codependente"? Ou seja, que determinado grupo social pode adquirir e reproduzir esse comportamento disfuncional? E vou mais além: você acha, como pesquisadora que o nosso país reproduz socialmente esse comportamento ?

  • @jacklopes8861
    @jacklopes8861 4 роки тому +1

    Me identifiquei, como a criança, mas não no sentido de controlar, mas sim no sentido de me doar demais e depois cobrar a recíproca é sofrer muito por não a ter.
    A minha criança era muito ingênua, pois acreditava imensamente em tudo o que era dito, sem em nada duvidar. Nunca, jamais pensaria que a pessoa que estava ao lado seria capaz de mentir,ou enganar.
    Não, sabia dos seus direitos, aceitava todas as migalhas e até agradecia por elas. Justamente por não ter tido direitos na infância e na adolescência, com mãe muito dominadora. Também por ter sido vítima de violência por parte dos pais.

  • @sadharmadeantaresb7314
    @sadharmadeantaresb7314 4 роки тому +2

    Somos narcisistas com uns e dependentes com outros... Por que as relações parecem sempre jogos de poder?

  • @marlenevenanciodapsi
    @marlenevenanciodapsi 4 роки тому +5

    Olá Dra Bete!!!! Minha amiga querida, sugiro seus vídeos para várias pessoas que te acompanham e que tem sido de grande valia como informação no tratamento dos mesmos, e para mim também foram muito úteis nesta minha fase de transformação e superação. Obrigada

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +1

      OLá Marlene querida, agradeço muito as suas palavras carinhosas e compartilhar os vídeos. Espero que continue ajudando. Recomendo o seu canal também! Desejo muito sucesso pra vc no UA-cam! bjos

  • @palomapah4777
    @palomapah4777 4 роки тому +2

    Estou acompanhando a dois dias seu canal,estou amando
    Estou em busca de me livrar da dependência emocional

  • @andreiatrindade4495
    @andreiatrindade4495 4 роки тому +1

    Eu quero muito é viver sozinha com meu filho. Todo mundo dodói rsrsrs
    Eu reconheço meus probleminhas e procuro sempre me cuidar, me tratar. Mas parece que a maioria além de desconhecer, quando chamada à realidade se recusa a buscar tratamento. Cansa muito. A vida é curta pra viver com gente que atrasa.
    Bjs doutora. Seu trabalho é excelente.

  • @petslovekixiki147
    @petslovekixiki147 4 роки тому +1

    Assustada comigo mesma ! Há 3 dias visitei seu canal e venho assistindo os vídeos, nem um outro me fez lembrar de mim mesma como este. Tenho vivido a não aceitação do vazio que existe no meu coração. Sei que por pura proteção descobri (e ñ tenho orgulho disso) que ñ sei amar sem ser amada. Por falta da valorização e a má comunicação no nosso relacionamento, tenho vivido certa intolerância( com seu jeito de querer agradar a todos) e revolta(por fazer vista grossa dessa carência) Tenho vergonha agora me isolo prá evitar mais exposição. Meu sofrimento maior é expor nosso filho no meio desse ciclo vicioso doentio.

  • @beatrizkchagas
    @beatrizkchagas 4 роки тому +1

    Não imagina o quanto tem me ajudado esses vídeos. Eu concordo que sou dependente emocional.

  • @jacklopes8861
    @jacklopes8861 4 роки тому +1

    Parabéns doutora! Me identifiquei bastante. Me anulei muito durante a vida toda, pensando que isto fazia parte do verdadeiro amor. No entanto me frustrei e padeci muito ao esperar reciprocidade.
    Agora, refletindo muito em suas palavras, me dei conta que fui eu mesma quem me coloquei nesta posição. Mesmo quando cedi a todos os absurdos que ele me impôs, sendo muito jovem ou não, foi uma escolha única e exclusivamente minha. Reciprocidade, vem espontaneamente, caso contrário vira uma eterna cobrança, com muita frustração. Gratidão por me abrir a mente.

  • @ludmilaamorim7305
    @ludmilaamorim7305 4 роки тому +2

    Doutora! Por favor, faz um video explicando as principais diferenças entre um codependente abusivo e um narcisista! 🙏🏽❤️ Sou sua fã!

    • @luhnascimento5772
      @luhnascimento5772 4 роки тому

      Esse vídeo explica sobre codependente , agora assista sobre narcisista. A diferença é clara .

  • @juliaf3244
    @juliaf3244 4 роки тому +2

    Esse tema muito me interessa. Acreditava ter Mae narcisista mas na verdade tenho analisado e percebido que ela se enquadra mais no papel de codependente manipulador, controlador e abusivo.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +2

      OLá Julia, não é fácil chegar a um diagnóstico. Às vezes, nós profissionais precisamos observar muito antes de concluir, imagine quem não é profissional da área. Aproveite, o canal tem muitos vídeos a respeito da codependência. Bjos e se cuide!

  • @_naminhasinceraopiniao
    @_naminhasinceraopiniao 4 роки тому +2

    Parabéns ,seus vídeos são fantásticos ,vc aborda o assunto de uma maneira imparcial , diferente de pessoas que já passaram por abuso narcisista e n conseguem discernir a parte da culpa e da dor q o próprio narcisista possui , realmente meus parabéns ,todos os vídeos são fantásticos ,já passei por mais de um relacionamento com uma pessoa narcisista , infelizmente .
    Mas também percebo traços desse tipo de personalidade em mim mesmo as vezes ,não em grao tão elevado ,mas talvez na parte da manipulação e testes ,talvez eu seja borderline ,devido a ser criado por uma mãe narcisista ,mais uma vez parabéns pelos vídeos

    • @michelecarvalhomendes4968
      @michelecarvalhomendes4968 4 роки тому

      Eu tbm, por isso acho mto importante pesquisar sobre esses assuntos, para q tomemos consciência e mudemos nossos comportamentos. Obrigada Doutora Elizabeth, querida! 🤗

  • @joseanesfair4764
    @joseanesfair4764 4 роки тому +2

    Obrigada, Dr(a)
    Comecei um relacionamento sabendo que o outro era "ligado" a ex namorada e não percebi o quanto isso me fez ser insegura, eu era a pessoa que estava ficando doente, acredito que o medo de perder, fez ele se afastar.
    O tempo todo eu era carinhosa, grudenta, ansiosa, carente... (tudo ao mesmo tempo e com o isolamento, só piorou).
    Agora ele pede para ser meu amigo, mas não sei como o tratar e tento ser igual como sou com meus outros amigos, falar só quando ele fala, brincar como se nada tivesse acontecido.
    Senti que sou uma dependente emocional e encontrei seu canal, sempre que a ouço, parece que sinto um alívio, sabendo que tudo eu posso mudar.

  • @roseforever9
    @roseforever9 2 роки тому

    Dr Bete amo seus vídeos e sua forma de explanar os assuntos.
    Faço terapia desde os 32 anos hoje tenho 54 anos e sinceramente fico muito confusa
    Já achei que era narcisista outras codependentes obsessiva.

  • @julianedeavila5405
    @julianedeavila5405 4 роки тому +6

    Se eu me identifico com o perfil de quem faz demais e espera demais tbm em troca e qndo nao tem se frustra muito, o que eu posso fazer, num primeiro momento, pra mudar essa situação e não destruir as chances q eu tenho de viver em paz com a pessoa?

  • @palomasil7422
    @palomasil7422 3 роки тому +1

    Eu adorei te ouvir, me descobri como dependente, e quero muito trabalhar isso.

  • @vicentebernardes6004
    @vicentebernardes6004 4 роки тому +5

    Gostei muito desse vídeo Dra. Minha companheira me deixou justamente por isso, dependência emocional; nós estamos sofrendo muito estando separados; o que posso fazer pra voltarmos pois sinto que ela me ama, mas não dá o braço a torcer

    • @stelasenna9927
      @stelasenna9927 2 роки тому +1

      Reza. Pede ajuda a Deus. Se for bom para ti Deus dá-te nem que demore se não for é porque é o melhor.

  • @giordanicarvalho7906
    @giordanicarvalho7906 4 роки тому +3

    Doutora seus vídeos me esclarecem tantas coisas. Me inscrevi no canal. Muito obrigada 🌷

  • @lidiaabreu9463
    @lidiaabreu9463 4 роки тому

    Dra. Beth, obrigada por esclarecer tantas coisas para nós. Até chegar aqui não sabia que dependência emocional era um transtorno e não sabia que eu tinha esse transtorno. Namorei por 5 anos e terminei há mais de 2 anos e AINDA estou no processo de recuperação. Faço terapia mas não tinha maturidade em aceitar esse diagnóstico até agora. Realmente é muito difícil, mas não impossível. Estou bem melhor, mas ainda tenho um bom caminho a percorrer. Comprei seu livro, estou assistindo todos seus vídeos. Sei que estou no caminho certo e isso me deixa aliviada! Obrigada!

  • @ednaalves8430
    @ednaalves8430 4 роки тому +2

    COODEPENDENTES SÃO VÍTIMAS DE SEUS PRÓPRIOS ANCEIOS DE PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO AOS OUTROS, COM DECEPÇÃO FRUSTRAÇÕES, COBRANÇAS E CAUSANDO UM SOFRIMENTO !😔

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому

      OLá Edna, compreendo sua opinião, mas isto pode ser mudado, não e? Abç

    • @ednaalves8430
      @ednaalves8430 4 роки тому

      @@DraElizabethZamerul Sim;estou me policiando me identiquei mto com algumas situações e da criança ferida tbm ;me emociono mto qdo vejos os videos e os comentarios ,Casei mto jovem e vivi uma vida parecida com da minh mãe,mas meu pai era mto amoroso qdo não bebia)me senti abandonada junto com meus filhos na relação sem cuidado sem amir sem afeto e meu marido se mistrou outro depois do casamento e qdo bebia era ainda pior sofri mto acreditando q um dia td mudaria e depois de 28 anos me divorciei nao suportei a dor da traição ; ha 2 anos separada sinto um vazio q tento preencher;mas tenho fe que um dia consiga!Obrigada pela atenção e por ajuda a entender o que se passa com o nosso interior!Bjos !!

  • @mariacarvalho6866
    @mariacarvalho6866 4 роки тому +1

    Nossa, que video maravilhoso. A senhora é muito sábia. Obrigada por esse vídeo, me levou a uma profunda reflexão.

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      @Maria, tudo bem? Gosta de aprender via ebooks tbm? Quero e indicar esse que escrevi que toca bem o tema *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @miria2376
    @miria2376 4 роки тому +3

    É bem assim mesmo, confirmo, um codependente não é sempre vitima.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому

      Olá Miria, que bom receber a sua mensagem, confirmando este ponto. Bjos e se cuide!

  • @anefernandes6183
    @anefernandes6183 4 роки тому +1

    Estou assistindo a todos os vídeos do canal. Estão me ajudando muito. Deus te abençoe!

  • @claudiadaconceicaodesouza8479
    @claudiadaconceicaodesouza8479 4 роки тому +2

    Meu Deus tenho vários desses esquemas!!É normal isso Doutora ?OBRIGADA!A senhora é ótima!bjs

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  3 роки тому

      Oi Claudia, grata por estar aqui com a gente. Sim, pode acontecer. Bjos

  • @analuisamaia8368
    @analuisamaia8368 4 роки тому +2

    maravilhosa ! conteudo que está me ajudando MUITO! obg!

  • @andreiavieira-deia9505
    @andreiavieira-deia9505 4 роки тому +1

    Linda! Amei encontrar seu canal, estudo sobre o assunto e fiquei feliz em encontrar alguém com as mesmas bases de conhecimento.

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      @Andréia, gosta de ler ebooks tbm. Quero te indicar esse ebook sobre a DP no amor abusivo *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @karinabiomed
    @karinabiomed 3 роки тому +1

    Eu ja fui as duas coisas. Vitima e abusadora. Duas formas tristes de comportamento, se Deus quiser vou superar.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  3 роки тому +1

      Oi Karina, agradeço sua confiança e participação aqui no canal. Torço por você ! Bjos !

  • @renatabiodanza
    @renatabiodanza 4 роки тому +3

    Dra Elizabeth, eu percebo tudo isso. E como fazer para se libertar desses comportamentos abusadores e manipuladores? É tomando consciência e educando suas emoções? Penso que é difícil pq a criança abandonada que você descreve bem atua com toda força nos momentos de insegurança. Qual o caminho? Concordo que é importante os pés no chão sim, mas me parece puco, rs....Desculpe, naõ sei se fui clara

  • @mariaaparecidasouzadossant6444
    @mariaaparecidasouzadossant6444 4 роки тому

    Vivi esse inferno por 39 anos, esse vídeo resumiu o meu relacionamento, ele não admitiu q também precisava se tratar, se auto conhecer pra q pudéssemos estar casados, não aguentei fiquei doente fisicamente me separei faz 4 meses, luto pra não voltar pra ele,..três filhos emocionalmentes abalados arrependo amargamente...

  • @mirnaruchet8024
    @mirnaruchet8024 4 роки тому

    VERDADE EU JA FUI ASSIM!!!EXCELENTE EXPLICAÇÃO.AINDA TENHO PEQUENAS RECAÍDAS...BEM MELHOR

  • @francianedesouzasantos4919
    @francianedesouzasantos4919 Рік тому

    Eu sou à perfeccionista, que se doa muito e muito rígida ! Mas eu não tinha conciencia que eu era tóxica, só depois da terapia e auto conhecimento comecei à me enxergar e enxergar o narcisismo do meu ex, mas eu precisei chegar no fim do poço, quase morrer !

  • @laypedam
    @laypedam 4 роки тому +1

    Como deixar de ser dependente emocional?

  • @rafaelabarcelos7144
    @rafaelabarcelos7144 3 роки тому

    É engraçado como tudo bate tão certinho rs
    Estou amando seus vídeos.

  • @joanarodrigues7829
    @joanarodrigues7829 4 роки тому

    Gratidão por tantas informações valiosas Dra. Beth.

  • @hugocarv
    @hugocarv 2 роки тому

    Passei por situações de desprezo que eu não consegui reagir por não acreditar que estava acontecendo. Fiquei com dúvida se era coisa da minha cabeça ou se era mesmo real. Não consigo reagir nessas situações. O mais chato é que eu mesmo me coloco nesse tipo de situação por ter medo de estar desagradando alguém. A sensação é horrível.

  • @cristianegaspar1680
    @cristianegaspar1680 4 роки тому +3

    Doutora, consegui me liberar das amarras da dependência emocional, agora tenho consciência de ter sido dependente emocionalmente. Estou me separando do meu marido, que tem uma personalidade com fortes traços narcisistas. A minha dúvida é: será que estou realmente curada? Tenho medo de repetir esse comportamento em relacionamentos futuros

    • @jessicappmatos
      @jessicappmatos 4 роки тому +1

      Estou separada há quase um ano de um possível narcisista e sei que ainda não estou curada, o processo é demorado

  • @geriosmarpereiradasilva4529
    @geriosmarpereiradasilva4529 3 роки тому +1

    OS PAIS,PADRASTOS,PM,OU OS PAXTÔ?

  • @deniseteixeira6575
    @deniseteixeira6575 4 роки тому

    Bom dia! Gostei muito das suas colocações. Descobri meu marido e narcisista e minha enteada codependente emocional. Gostaria ver um vídeo sobre situações de enfrentamento não quero perder meu casamento. Agradeço. Parabéns!

  • @michelinesales8748
    @michelinesales8748 4 роки тому +2

    Gostaria de um vídeo sobre relacionamento de uma pessoa codependente e narcisiSta. Como dar certo? Como conviver um com o outro?

    • @luhnascimento5772
      @luhnascimento5772 4 роки тому

      Vai sofrer até se jogada fora como lixo descartável pelo narcisista.

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      @Micheline, tudo bem? Talvez esse ebook possa te ajudar enqto a Dra Elizabeth n grava o vídeo. Vc vai adorar: *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @margarethcocchiarelli8335
    @margarethcocchiarelli8335 4 роки тому +1

    BOM DIA DRA. ELIZABETH. COMEÇAR UM RELACIONAMENTO PRECISA SER UMA ATiTUDE BEM PENSADA. É PRECISO SABER EXATAMENTE O QUE ESPERA, E SE O QUE ESPERA SERÁ O QUE VAI RECEBER. EU NÃO GOSTO DE PACOTES SURPRESA. SEI EXATAMENTE O TIPO DE HOMEM QUE ENCHERIA O MEU SACO EM UMA SEMANA OU ATÉ MENOS DO QUE ISSO. COMO NÃO ESTOU EM UMA COMPETIÇÃO E MUITO MENOS PROCURANDO POR UM COMPANHEIRO NO MOMENTO, NÃO VALE Á PENA LISTAR. O CONSELHO QUE DOU PARA ÀS MULHERES É : NUNCA SE ILUDAM COM O ENVOLUCRO, CUIDADO, MUITO CUIDADO PARA NÃO LEVAR GATO POR LEBRE. EXISTEM RELACIONAMENTOS QUE POR MAIS QUE SEJAM RELÂMPAGO PODEM FERIR. ENTÃO ANALISAR E TER CAUTELA NUNCA FEZ MAL Á NINGUÉM. UM FORTE ABRAÇO, FIQUEM NA PAZ.

  • @RoseliLLima
    @RoseliLLima 4 роки тому +1

    Dra.me descreveu fingi mto não ver, mas ele tem transtorno narcisista, e eu amando ou achando que amava ,e ficava fingindo que não via,qdo resolvi depois de mto estudo inclusive no seu canal dei um basta tem 15 dias ,mas tá difícil Dra.será que demora a passar os sintomas de abstinência??😕

  • @anasaramendesrosafontenele520
    @anasaramendesrosafontenele520 4 роки тому

    Oi, Beth. Amo seus vídeos. 😁😁😁

  • @hericaoliveira253
    @hericaoliveira253 4 роки тому

    Obrigada, Dra, vc é o maximo!

  • @halexiahagler5770
    @halexiahagler5770 4 роки тому +2

    Excelente vídeo doutora eu acho que eu manipulava um pouco a minha antiga psicóloga e me fazia de coitadinha

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому

      Oi Halexia querida, que bom vc se perceber. Isto é o que importa, a gente tomar consciência! Abç

  • @drikabsbsp12
    @drikabsbsp12 4 роки тому

    E quando a pessoa é quase todos esses?😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱

  • @jaquelinecunha7071
    @jaquelinecunha7071 4 роки тому

    Estou vivendo isso. Sendo perseguida por um dependente emocional que não ouve os meus argumentos para o final do relacionamento.

  • @loreanedecastroribas2218
    @loreanedecastroribas2218 4 роки тому

    Virei co- depende de perseguidor, pois a dúvida ou a negação eh essencial para provar a mesma um fato um flagra que me leve a ter coragem d terminar

  • @desconstruido1173
    @desconstruido1173 3 роки тому

    Gratidão doutora

  • @elianafonseca1988
    @elianafonseca1988 3 місяці тому

    Doeu mais é verdade!

  • @catiaregina5000
    @catiaregina5000 3 роки тому

    Eu via muita coisa no início da relação e até hj não consigo entender como prossegui por 8 anos. Eu escolhi viver no inferno. E qdo terminou pensei ainda que daria pra ter uma amizade. É muito complicado explicar um sentimento desses.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  3 роки тому +1

      Oi Catia, agradeço sua participação no canal, grande beijo !

  • @bibimycat1
    @bibimycat1 2 роки тому

    Descobri que sou codependente por ser filha de mãe narcizista! E acho que meu marido possa ser codependente! E agora? Será que dá pra melhorar?

  • @sergiorodrigues6976
    @sergiorodrigues6976 4 роки тому

    Saudades Doutora..... pode deixa mais charmoso ai o vídeo.... troca a prancheta pelo tablet, um bem bonitão ....grande beijo

  • @MarciaSilva-xh4yo
    @MarciaSilva-xh4yo 4 роки тому +1

    Eu amo me ajuda demais

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      @Marcia Silva tudo bem? Gosta de ler ebooks? Esse pode te ajudar mesmo antes de vc precisar. Garanto. *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @anapaulapaula3729
    @anapaulapaula3729 4 роки тому +1

    É tão difícil se livrar disso , depois de anos sofrendo que procurei terapia e descobri que é uma doença, o pior é que eu não consigo ficar sozinha sempre engato um relacionamento no outro e já vou entrando de cabeça , um relacionamento pior que o outro , percebi que procuro homens sem estabilidade financeira e depois acabo querendo " sustenta-los" , será que procurar esse padrão " mesmo sem querer acaba acontecendo" é pq eu de alguma forma eu quero dominar a pessoa? Pra sentir segurança, não sei.

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +3

      Olá Ana Paul, creio que a sua hipótese seja possível, mas pode haver outras complementares, como baixa autoestima, carência importante, crença de que não pode ou consegue ficar sozinha e outras possibilidades. O importante é cuidar-se! Bjos

  • @celinafelisbino9024
    @celinafelisbino9024 4 роки тому

    Ola Dra, obrigada por esse video! vc faz atendimento online?

  • @kassandralopes5034
    @kassandralopes5034 4 роки тому +2

    Olá doutora! Seus vídeos são demais, me ajudam muito. Eu tenho um problema e gostaria da sua ajuda eu sinto que sou dependente de uma amiga, ela é mais velha que eu, eu tenho 18 e ela 40, sou muito amiga dela, conversámos sobre tudo e sinto que ela foi uma mãe que eu nunca tive, já que sempre tive um relacionamento muito conturbado... Somos amigas vai fazer uns 4 anos, em uma de nossas conversas ela disse que eu precisava relaxar e só viver nossa amizade, que minhas cobranças ou até neuras estavam desgastando nossa amizade, porque eu não me sinto capaz de ser amiga dela, muitas vezes já disse isso para ela, sinto que ela é muito melhor que eu e pode ter amigos melhores que eu... Doutora eu não quero perder essa amizade, gosto muito dela, mas não sei o que faço para ser menos cansativa, por favor me ajuda... Sei que é um problema diferente do que a senhora trata, porque é dependência em amizades, mas sei que a doutora pode me esclarecer algo, por favor não cite meu nome tenho vergonha

    • @l.almeida8607
      @l.almeida8607 4 роки тому +1

      Também gostaria muito de saber a resposta da nossa Jedi em Co-dependência, a essa dúvida!
      Por favor Dra. Beth! Responde pra nós! 👍👍👍

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +2

      OLá Kassandra, agradeço a sua mensagem. Eu tenho vídeo no canal exatamente sobre este tema. Veja em: ua-cam.com/video/pE3IWiVFgEI/v-deo.html Mas, de qualquer modo, a resposta é: trate a sua dependência da sua amiga. Isto será importante para te ajudar em todos os outros relacionamentos importantes da vida. Bjos

    • @kassandralopes5034
      @kassandralopes5034 4 роки тому

      @@DraElizabethZamerul obrigada Dra. Vou ver o vídeo!!

  • @paulacynthianavesassumpcao5717
    @paulacynthianavesassumpcao5717 3 роки тому

    Gratidão. Amo suas aulas. Uma pergunta: uma pessoa pode ser
    Ao mesmo tempo narcisista e codependente?

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  3 роки тому

      Olá Paula, grata por participar aqui no canal e trazer sua dúvida. Tenho um vídeo que explico mais detalhadamente sobre esse tema, assistindo ele você terá maior qualidade na resposta. Segue o link : ua-cam.com/video/ZAdTUgszfKI/v-deo.html . Bjos !

  • @ednamariadasilva780
    @ednamariadasilva780 4 роки тому

    Dra. Gostaria de saber... Porque tem adultos que gostam de personagens infantis... Como se fosse criança?

  • @criscastro4020
    @criscastro4020 4 роки тому

    Sensacional esse canal. Não consigo cadastrar o meu email já tentei várias vezes e nada. Oque pode ser?

  • @anapaulap.j.miguel4243
    @anapaulap.j.miguel4243 4 роки тому

    Dra tudo bem? Ameiiii vc! Onde existem grupos de mútua ajuda para eu resgatar e curar minha criança interior por favor?

  • @simonemariano7157
    @simonemariano7157 4 роки тому +1

    Como amenizar esse tipo de comportamento , ser mais tranquila nos relacionamentos

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +1

      Olá Simone, é preciso tratar a codependência, a criança interior ferida pra diminuir as suas dores e necessidades emocionais não resolvidas. Enfim, é possível. Cuide-se, ok? Bjos

    • @claudiakron
      @claudiakron 4 роки тому

      @@DraElizabethZamerul É possível se tratar somente com livros ou vídeos, no caso da pessoa não ter condições financeiras para se tratar com psicoterapia? Quais os livros a Dra. indica neste caso?

  • @alinearaujo6293
    @alinearaujo6293 3 роки тому

    o dominador também pode ser dependente?

  • @marcielmagrin831
    @marcielmagrin831 4 роки тому

    Boa noite Doutora. A pessoa é codependente ou dependente atípica e age dessa forma sem ter motivos ou se ela tiver motivos como a traição, essa atitude de vigiar, estalkear ou querer controlar o outro é um comportamento normal, depois que ela se sentiu traída , passou por uma traição? Por exemplo, uma pessoa que passou por uma traição de seu parceiro teria um comportamento de que maneira? Estou gostando muito dos seus vídeos e agradeço se possível responder! Grato

  • @denisbauer_
    @denisbauer_ 4 роки тому

    Estou assim . Oq eu faço me ajuda

  • @mariahelenadecastroferreir2567
    @mariahelenadecastroferreir2567 4 роки тому

    Doutora mesmo sendo adolescente é abusivo começar observação cel.comportamento se fica muito tempo no quarto, Cel ?

  • @Ro-yx4km
    @Ro-yx4km 3 роки тому

    Tudo isso acontece por aqui... Só não estamos tendo resultados no processo de sair da situação.😪

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  3 роки тому +1

      Persista em seu propósito Ronise ! Grande beijo

    • @Ro-yx4km
      @Ro-yx4km 3 роки тому

      @@DraElizabethZamerul muito obgda

  • @anavalenciocorretora
    @anavalenciocorretora 4 роки тому

    E de algoz vira vítima de novo! Q triste!

  • @elizabetebendiksen7497
    @elizabetebendiksen7497 4 роки тому

    Dra, a Senhora faz atendimento online? Talvez o conselho de medicina não autorizem eu nao sei, masm tempo de pandemia ajudaria muito...

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +1

      OLá Elizabeth, agradeço a sua mensagem e o interesse no meu trabalho. Sim, peço que entre em contato com a secretária no: 11 984958008. bjos

  • @vivimaia816
    @vivimaia816 4 роки тому

    Como faz p curar dependencia emocional?

  • @AnnaClara-bo8xx
    @AnnaClara-bo8xx 4 роки тому

    Dr. Beth por favor fala um pouco sobre insegurança, em como um pode induzir a insegurança no outro.
    Eu nunca fui ciumenta em nenhum dos meus relacionamentos, mas o ultimo namorado sempre tentava me fazer ciumes, ele achava que era frieza minha. Tentou tanto até que me deixou tao insegura que de fato comecei a me sentir incomodada, ou seja a ter ciumes. Hoje estou solteira, mas eu tenho receio de que em outro relacionamento eu acabe ficando insegura por conta deste.

    •  4 роки тому +2

      Eles ficam achando que a pessoa não ta nem aí pra eles. No fundo são eles que tem autoestima baixa.

    • @AnnaClara-bo8xx
      @AnnaClara-bo8xx 4 роки тому

      @ Pois é, era justamente isso que ele dizia" que eu não tava nem aí pra ele", mas na verdade não isso, eu só não vejo outras pessoas como ameaças, eu sei do meu valor ou pelo menos sabia, e acabei me deixando contaminar pelo o que ele queria.

  • @eduardovilela_psico
    @eduardovilela_psico 4 роки тому +1

    Mas isso é personalidade NARCISISTA! ué?

    • @DraElizabethZamerul
      @DraElizabethZamerul  4 роки тому +2

      OLá Eduardo, sei que parece, mas não é. Nem todo abusador é narcisista, embora os narcisistas sejam abusadores. Abç

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      @Eduardo1989, já vi que você gosta de estudar. Quer uma boca dica de ebook? Leia esse que escrevi sobre o tema e de a sua opinião *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @rosaniklaumann6041
    @rosaniklaumann6041 4 роки тому

    Dra nesse caso o que fazer?