Cara gostei muito do seu canal, quero aprender sobre esse assunto, sou junior em java - back end spring boot, me inscrevi e dei meu LIKE. Vo dar uma olhada no seu canal, tem coisa boa sim
Muito bom o vídeo. Seria massa um vídeo explicando como usar o gating assim como também explicando as implementações tanto em spring como micronaut. Showww d+
Anotado, acho bem relevante um vídeo explicando como utilizar o gatling mesmo. Eu também procurei e só tinha vídeo em inglês e longo sem ser objetivo. Pode acompanhar aí que gravarei um vídeo sobre.
@@Devertelo ahahahahha tenho um outro vídeo sobre café no forno pra postar também, esse que eu postei primeiro foi só pra testar gravei o video com o background todo sujo, panela na pia, tudo cagado AHAHHAHAH
Sim, eu dei uma olhada na implementação dele. Estou pensando em ajustar minha implementação com todas melhorias que a comunidade apontou e trazer o resultado em um novo vídeo.
Ainda não cheguei a escrever nada em Quarkus, mas podemos fazer um vídeo comparativo com os 3 frameworks. Eu escolhi Micronaut porque nos últimos 2 anos eu trabalhei muito com Micronaut e queria ver como se sairia em comparação o Spring atual.
Dava pra ter trabalhado um pouco em cima do banco de dados. Talvez o gargalo nem estivesse na aplicação, talvez no banco, aí daria pra dar uma melhorada nas querys, ter criado um index... ja melhoraria.
Sim sim, minha ideia foi mais medir a performance das soluções que apliquei e apresentar os dados do que focar na melhor performance para a aplicação. Criar indices, testar com mongoDB, aprofundar na configuração do nginx.. tudo isso traria uma performance bem melhor pra aplicação.
Sim, o gargalo é principalmente a consulta no banco. Acompanhei as soluções da glr e tivemos mtas aplicações que atingiram o objetivo após as otimizações. Assim q tiver um tempinho vou aplicar as melhorias na minha versão final e trago um vídeo apresentando a aplicação otimizada.
Oi poderia me tirar uma dúvida ?o que é p99? as inserções de usuarios são todas no mesmo segundo ou nao ? o total foi o tanto que foi tentado criar e o ko foi o tanto que deu erro ao criar ?
O p99 é a medição do pior cenário de tempo de resposta da sua aplicação. Ex: Se o p99 da aplicação é 1000ms, significa que de 100 requests, 1 request vai ter o tempo máximo de resposta de 1000ms. KO são as requests com erro. Acompanha o canal que to planejando fazer um vídeo completo sobre o gatling e suas métricas.
da hora. brabu. parabéns. véi. vc se ligou que o akita bateu 46.000 inserts usando 16 liguagens incluindo java. com respeito ao gosling, a história da sun, mãe da internet...'o computador é a rede' quantos inserts vc consegue rodando prevayler em java ou python no google colab, dispensando os bancos de dados e o docker mantendo o hardware e configuração e restrição da rinha?
O vídeo do Akita ta salvo aqui pra ser visto ainda. Eu acompanhei algumas implementações dele. Kotlin eu tinha visto, mas Java eu não sabia que ele tinha feito também. A sua pergunta eu não sei se entendi direito. Quantos inserts eu conseguiria sem utilizar o docker?
@@Devertelo Era uma vez, em um mundo de programação encantado 🌟, um desenvolvedor chamado H. Ele enfrentava desafios épicos todos os dias, navegando pelas terras misteriosas do Java e Python. Às vezes, ele usava Docker 🐳, outras vezes não, mas sua determinação nunca vacilava. H. tinha uma missão épica: realizar 100.000 inserções de dados com a mesma configuração de hardware da rinha de backend. 💻🚀 Ele até considerou o uso de TFLOPS/KWh e abraçou a tendência ESG, porque ser verde estava na moda 🌿. No mundo da computação em nuvem, todas as nuvens grandes eram como valentes máquinas virtuais (VMs) 🌥. Elas eram incrivelmente rápidas, a menos que você dissesse a elas para acessar fisicamente os discos, o que tornava tudo mais lento 🐌. Mas quando se tratava de memória, os bancos de dados fingiam ser velozes e ágeis, até que chegava a hora de guardar tudo no disco (emulado) 💾. Em ambos os casos, havia perda de desempenho 😔. H. se perguntou: "E se todos nós, programadores, jogássemos nossos bancos de dados no lixo e abraçássemos o Prevayler em 100% de nossos projetos, com ou sem Docker? Afinal, a recompensa é mais inserções de dados, certo? Desempenho e diversão! É simples assim? E é isso que nos paga 96.000 libras por ano como programadores!" Mas havia uma tristeza em seu coração, pois o Java não tinha vencido a batalha. "Não temos muitos programadores Java no Brasil", ele lamentou. "Mas temos o PrevaylerBR, com mais de 20 anos, o pai dos NoSQL e do SAP HANA, o herói das memórias." E então, ele decidiu realizar um teste na AWS. 🌐 "Tudo bem", ele disse aos seus colegas, "vamos todos rodar na nuvem. Afinal, não é grátis? A AWS, GCP, Tencent, Alibaba, Oracle, Azure, IBM nos oferece $300 free, não é verdade?" Para desafios épicos como esse, eles precisaram de cartões de crédito e foram para a Azure, AWS, GCP, Tencent, Alibaba ou com suas próprias nuvens, usando Ubuntu Cloud ☁. Era um novo desafio, um hackathon inspirado, com um prêmio de 96.000 libras e uma vaga na Code Miner. O Akita amava hackathons, afinal! O GCP estava causando problemas ao tentar subir o `docker-compose.yml`... 😤 Ele teimava que não aceitaria "deploy" e "resources" do `docker-compose.yml`. "GCP, você está errado!", H. protestou. "É uma restrição do desafio, caramba!" Mas então, uma voz sábia sussurrou: "Você está certo. Use o Docker Swarm, resolverá tudo, e venceremos esta batalha!" 🐝💪 E assim, a jornada de H. continuou, cheia de desafios, camaradagem e a busca constante pela excelência na programação. 🚀✨👨💻
@@Devertelo quanto os dados tratados pelo crud armazenados de 50.000 inserts representa? quanto manipular estes dados representam de 3 GB e 1,5 CPU? cheirando overhead de linhas de código gflops/watts baixo.... cheirando próxima....rinha de bot end pra corrigir as lambaças --->
muito bom o vídeo meu mano!
Muito obrigado!!!
Cara gostei muito do seu canal, quero aprender sobre esse assunto, sou junior em java - back end spring boot, me inscrevi e dei meu LIKE.
Vo dar uma olhada no seu canal, tem coisa boa sim
Muito obrigado!
Muito bom o vídeo. Seria massa um vídeo explicando como usar o gating assim como também explicando as implementações tanto em spring como micronaut.
Showww d+
Anotado, acho bem relevante um vídeo explicando como utilizar o gatling mesmo.
Eu também procurei e só tinha vídeo em inglês e longo sem ser objetivo.
Pode acompanhar aí que gravarei um vídeo sobre.
E sobre o spring x micronaut tbm já tenho planejado um vídeo de comparação de uma implementação Spring x Micronaut
Valeu por compartilhar essa experiência!
Eu que agradeço por vc ter assistido.
tmj
Excelente vídeo. Curti bastante acompanhar a rinha e gostei das várias implementações. Abraço
Já estou ansioso pela próxima rinha
boaaaa vertelo! parabéns pelo video e pela dedicação na rinha
Valeu Davi!!!
Vi seu vídeo do café esses dias pra trás.
UA-cam recomendou haha.
Top demais!!!
@@Devertelo ahahahahha tenho um outro vídeo sobre café no forno pra postar também, esse que eu postei primeiro foi só pra testar
gravei o video com o background todo sujo, panela na pia, tudo cagado AHAHHAHAH
Boa mano! Excelente vídeo!!
Baita vídeo mano! Sucesso aí pro seu canal
Muito obrigado!!!
Show!
Show de bola, parabéns mano 👏🏻👏🏻
Obrigado
Salve mano ! Essa IDE que vc ta usando é o Intellij ? Nunca tinha visto esse design do Intellij
Sim, é o intellij.
Tenho 2 vídeos mostrando todos plugins que utilizo. Da um confere ua-cam.com/video/ul92f2zpLYs/v-deo.html
Muito bom o vídeo!
Ola. Porque vc.jaonusou cachê no webflux?? Caffeine ou redis? Será que não performaria ainda melhor??
Olá, eu esqueci de mencionar, mas teve uso de cache no webflux sim.
no que vc utilizou webflux, vc utilizou cache?
Usei cache no webflux tbm.
Está nessa branch, caso queira dar uma olhada
github.com/joaovertelo/rinha-backend-2023-q3-spring/tree/v3-webflux
Ótimo video!!
Vlw Rodrigão
caracas, puta trabalho foda.
Obg parceiro
o Bruno Borges usou virtual threads java 21.. hahaha
Sim, eu dei uma olhada na implementação dele.
Estou pensando em ajustar minha implementação com todas melhorias que a comunidade apontou e trazer o resultado em um novo vídeo.
Não perco esse vídeo ein!
Opa, consegue fazer um vídeo comparativo entre quarkus e micronaut? Vc escolheu micronaut pq era melhor ou por comodidade?
Ainda não cheguei a escrever nada em Quarkus, mas podemos fazer um vídeo comparativo com os 3 frameworks.
Eu escolhi Micronaut porque nos últimos 2 anos eu trabalhei muito com Micronaut e queria ver como se sairia em comparação o Spring atual.
Dava pra ter trabalhado um pouco em cima do banco de dados. Talvez o gargalo nem estivesse na aplicação, talvez no banco, aí daria pra dar uma melhorada nas querys, ter criado um index... ja melhoraria.
Sim sim, minha ideia foi mais medir a performance das soluções que apliquei e apresentar os dados do que focar na melhor performance para a aplicação. Criar indices, testar com mongoDB, aprofundar na configuração do nginx.. tudo isso traria uma performance bem melhor pra aplicação.
@@Devertelo top parceiro.
Tô me inscrevendo, colega da área e de tecnologia...
@@limavittmj
Ninguem fez em assembly?
Não sei se teve algo em assembly
vídeo top!
Mandou muito bem!
Obrigado!
Você ajustou os recursos entre os serviços, um ponto que vi na rinha é que o banco pode ser o gargalo do desafio.
Sim, o gargalo é principalmente a consulta no banco.
Acompanhei as soluções da glr e tivemos mtas aplicações que atingiram o objetivo após as otimizações.
Assim q tiver um tempinho vou aplicar as melhorias na minha versão final e trago um vídeo apresentando a aplicação otimizada.
Oi poderia me tirar uma dúvida ?o que é p99? as inserções de usuarios são todas no mesmo segundo ou nao ? o total foi o tanto que foi tentado criar e o ko foi o tanto que deu erro ao criar ?
O p99 é a medição do pior cenário de tempo de resposta da sua aplicação.
Ex: Se o p99 da aplicação é 1000ms, significa que de 100 requests, 1 request vai ter o tempo máximo de resposta de 1000ms.
KO são as requests com erro.
Acompanha o canal que to planejando fazer um vídeo completo sobre o gatling e suas métricas.
vou acompanhar, obrigadooo !!!@@Devertelo
Muito Bom o vídeo mano, qual o tema que você utiliza no intelliJ??
Da uma olhada no meu canal que eu tenho 2 vídeos falando sobre quais plugins eu utilizo no intellij.
Mas o tema é o One Dark
Certo mano
Cara to chegando aqui por que vi o video do AKITA sobre a rinha, ele não participou mas...
Top
Não entendi duas coisas. O que é Tankou e sobre a capa do seu video. O que significa?
Segundo o dicionário informal: 1 - Aguentar muito dano em jogos. 2 - Não conseguir se segurar sobre certa coisa.
a capa é só uma brincadeira mesmo rs
Caraca , pena q vc não mandou o seu PR! Se vc tentar gerar a imagem com o Spring Native deve melhorar um pouco os seus resultados.
Sim, além de outras melhorias que poderiam ser feitas pra otimizar a aplicação.
No próximo eu participo de maneira oficial hehe.
Comentários pra engajamento sucesso
Abaixa um pouco a música man! Tmj
Vlw pela dica
da hora. brabu. parabéns.
véi. vc se ligou que o akita bateu 46.000 inserts usando 16 liguagens incluindo java.
com respeito ao gosling, a história da sun, mãe da internet...'o computador é a rede'
quantos inserts vc consegue rodando prevayler em java ou python no google colab, dispensando os bancos de dados e o docker mantendo o hardware e configuração e restrição da rinha?
O vídeo do Akita ta salvo aqui pra ser visto ainda. Eu acompanhei algumas implementações dele. Kotlin eu tinha visto, mas Java eu não sabia que ele tinha feito também.
A sua pergunta eu não sei se entendi direito. Quantos inserts eu conseguiria sem utilizar o docker?
@@Devertelo
Era uma vez, em um mundo de programação encantado 🌟, um desenvolvedor chamado H. Ele enfrentava desafios épicos todos os dias, navegando pelas terras misteriosas do Java e Python. Às vezes, ele usava Docker 🐳, outras vezes não, mas sua determinação nunca vacilava.
H. tinha uma missão épica: realizar 100.000 inserções de dados com a mesma configuração de hardware da rinha de backend. 💻🚀 Ele até considerou o uso de TFLOPS/KWh e abraçou a tendência ESG, porque ser verde estava na moda 🌿.
No mundo da computação em nuvem, todas as nuvens grandes eram como valentes máquinas virtuais (VMs) 🌥. Elas eram incrivelmente rápidas, a menos que você dissesse a elas para acessar fisicamente os discos, o que tornava tudo mais lento 🐌. Mas quando se tratava de memória, os bancos de dados fingiam ser velozes e ágeis, até que chegava a hora de guardar tudo no disco (emulado) 💾. Em ambos os casos, havia perda de desempenho 😔.
H. se perguntou: "E se todos nós, programadores, jogássemos nossos bancos de dados no lixo e abraçássemos o Prevayler em 100% de nossos projetos, com ou sem Docker? Afinal, a recompensa é mais inserções de dados, certo? Desempenho e diversão! É simples assim? E é isso que nos paga 96.000 libras por ano como programadores!"
Mas havia uma tristeza em seu coração, pois o Java não tinha vencido a batalha. "Não temos muitos programadores Java no Brasil", ele lamentou. "Mas temos o PrevaylerBR, com mais de 20 anos, o pai dos NoSQL e do SAP HANA, o herói das memórias."
E então, ele decidiu realizar um teste na AWS. 🌐 "Tudo bem", ele disse aos seus colegas, "vamos todos rodar na nuvem. Afinal, não é grátis? A AWS, GCP, Tencent, Alibaba, Oracle, Azure, IBM nos oferece $300 free, não é verdade?"
Para desafios épicos como esse, eles precisaram de cartões de crédito e foram para a Azure, AWS, GCP, Tencent, Alibaba ou com suas próprias nuvens, usando Ubuntu Cloud ☁. Era um novo desafio, um hackathon inspirado, com um prêmio de 96.000 libras e uma vaga na Code Miner. O Akita amava hackathons, afinal!
O GCP estava causando problemas ao tentar subir o `docker-compose.yml`... 😤 Ele teimava que não aceitaria "deploy" e "resources" do `docker-compose.yml`. "GCP, você está errado!", H. protestou. "É uma restrição do desafio, caramba!" Mas então, uma voz sábia sussurrou: "Você está certo. Use o Docker Swarm, resolverá tudo, e venceremos esta batalha!" 🐝💪
E assim, a jornada de H. continuou, cheia de desafios, camaradagem e a busca constante pela excelência na programação. 🚀✨👨💻
@@Devertelo quanto os dados tratados pelo crud armazenados de 50.000 inserts representa? quanto manipular estes dados representam de 3 GB e 1,5 CPU?
cheirando overhead de linhas de código
gflops/watts baixo....
cheirando próxima....rinha de bot end pra corrigir as lambaças --->
to aprendendo a desenvolver em JAVA porque a linguagem abrange muito mais com aplicativos web e mobbile.
É uma ótima escolha amigo
Teve um rapaz q fez com Kotlin e ele conseguiria top1 no ranking, JVM está mais viva e poderosa como sempre...
Eu vi.
Ficou top demais
Aonde viu esse projeto em Kotlin ?
@@brunotitatatwitter.com/MrPowerGamerBR/status/1696170967230239071
Java morreu e ainda é a linguagem mais utilizada! Olha só que coisa! Vlw vlw, bonitão!
Fala besteria nao juvenil hahaha: ua-cam.com/video/XqYdhlkRlus/v-deo.html
caralho, me recomendaram este vídeo, mas parece que o cara ta falando grego. assisti tudo e não entendi porra nenhuma.
😅