Muito boa matéria. Eu gostaria de acrescentar algumas informações. O processo de craqueamento das gorduras, que se chama de transesterificação, usa etanol como catalisador. Isso implica em que, para fazer o SAF, é preciso usar 20% do volume em etanol. Aí vem um problema, o resíduo da transestrificação é glicerina, que pode ser queimaqda para que o craqueamento se dê aos 540°C, que é a temperatura ideals, Mas há um óleo que já sai quase como querosene, tendo sido chamado de biosene nos anos 2000, é o óleo de dendê, conhecido como palm organge em inglês. Depois de filtrado no carvão ativado, torna-se o óleo de palma. Ele é o óleo mais consumido no mundo para cozinhar. O óleo mais nobre é o estraído da amêndoa do coco de dendê, chamado palmiste. Esse o mais viável economicamente, pois tem uma produtividade de 5800 l/ha com 80% de aproveitamento, contra 80% do óleo de soja. Quanto ao derivado direto do etanol, é o farmeceno, que foi descoberto no Instituto Agrícola de Campinas, numa associação com a Anyris, que pertencia à Votorantim, depois vendida à Chevron, que paralisou a pesquisa por motivos óbvios.
Desconfio que você tenha um certo conhecimento no assunto, digamos um pouquinho kkkkk Na verdade é perceptível que fomos presenteados com informações de um especialista. Grato.
Eu me lembro de reportagem, na época do pró álcool, que falava do desenvolvimento de motores a base de etanol e anos depois de pesquisadores dizendo que o projeto foi interrompido.
Uma coisa que eu adoro nos vídeos do Lito é que ele não enrola no assunto, é sempre direto e objetivo. Infelizmente outros bons canais do UA-cam têm o hábito de começar com longos textos genéricos antes de entrar no assunto principal.
sou caminhoneiro nos motores ciclo diesel posso afirmar o bio diesel precisa melhorar muito por enquanto está dando muito problema e prejuizo mesmo sendo uma pequena porcentagem na mistura. qto aos motores a reação a exigencia na qualidade certamente será maior.
Lito, hoje no Brasil a Raízen já possui o SAF produzido a partir da Cana de açúcar homologado para fornecimento no país. Seria muito bacana um vídeo seu com eles na planta de produção do SAF. Saudações
O problema de todos esses combustíveis é o ponto de congelamento, o que pode ser resolvido por um sistema de pré aquecimento como usam os Diamond. Sei que há desenvolvimento do farmeceno comoSAS na Embraer.
LITO merecia um prêmio de jornalismo porque presta muito serviço no seu Canal informativo sobre aviação!! É difícil a gente não sair daqui mais inteligente depois de assistir um vídeo de avião! Apoia???
A empresa trabalhei por 6 anos, be8 que produz b100 no Brasil, está montando uma mega refinaria no Paraguai, onde vai produzir o SPK, e já tem acordos com empresas de aviação e venda de combustível de aviação.
Por favor , faça vídeos contando histórias de casos que os pilotos conseguiram salvar o voo , sempre quando ouço as histórias e vai contando como os pilotos foram agindo, fico torcendo para que dê certo mesmo sabendo do final da história
Fico muito feliz em saber que nosso país é bem inportate no ramo aereo em varios pontos, cono nessa oerte de conbustivies aeronalticos ou construção aeronaltica
Só acrescentando algumas informações sobre as rotas de produção dos biocombustíveis. Na indústria do biodiesel a mais utilizada é a transesterificacao em que utiliza gorduras( óleo soja,sebo, óleo girassol principalmente) , catalisador alcalino (metilato de sodio) e alcool( usado metanol devido ao rendimento). O residuo Glicerina e vendida para industria de comesticos.O óleo de soja possui rendimento aproximado de 20% de óleo no grãos e a palma 80%. A palma não é utilizado na rota de transesterificacao devido ao alto teor de acidez e a degradação do oleo. Na rota de transesterificacao a acidez e umidade deve ser muito baixos. Na rota de estereficacao, ainda pouco usado, as gorduras podem ter acidez alta, e o subproduto e a agua. A SAF e outros combustíveis mais atuais as gorsuras sao adicionados em l8nha com a produção dos combustíveis fosseis num processo reativo em alta pressão.
Depois vai na pesquisa na página do canal e procura "draw my life". É um vídeo muito antigo (tem uns 7 anos ou mais) que ele fez para comemorar 100 mil inscritos (como era moda na época) e no qual ele conta a história da vida dele até aquele momento.
Lito, seria muito interessante que você trouxesse pra gente quais são as empresas aqui no Brasil que já fazem a coleta desse tipo de material pra que nós possamos ajudar também. E ao invés de descartar poder entregar a empresa que vai transformar em combustível 😊
Lito, boa tarde. Muito bom seus vídeos! Acompanho todos. Neste em especial, veio muita informação nova junto, não dando tempo para assimilar esses novos conceitos. Sugiro fazer um vídeo falando sobre a história dos combustíveis, incluindo essa nova vertente. Abraço. Sucesso!
Lembrando que o oleo de cozinha por ter acidez e umidade alta nao poderia ser adicionado diretamente no processo se produção. Hoje sao acrescentadis na forma de blend com outras matérias primas nobres ,como oleo de soja .Importante esta consciência ambiental e lembrando que as emissoes rwduzem em aproximadamente 78% de CO2 no caso biodieael.
Respeito muito seu conteúdo e fico feliz com esse contexto sempre positivista que você tenta passar para gente, porém pergunte para qualquer mecânico ou caminhoneiro que tenha conhecimento e ja viu o que acontece quando se põe biodiesel nos motores... borras , motor fundindo em carros novos... sim pode ser uma melhora mas o novo combustível, vai ter que vim acompanhado de um motor adequado somente para ele porque a adaptação nesse caso não funciona e quando estamos falando de um avião falamos de mais de 200 pessoas a bordo que podem perder suas vidas porque deu alguma falha por conta desse mundo ecológico e certinho que estamos tentando criar e também é só olhar quem são os donos das maiores usinas de cana no brasil atualmente que você vai entender o motivo dessa mudança kkk parece piada, mas não é.
Quem dera se nosso mundo começasse a pensar dessa maneira,em sustentabilidade como esse exemplo da camiseta,queria eu comprar produtos de qualidade, mesmo q não fosse Baratos,mas q tivesse duração essa mundo não estaria lotado de lixo😮😮😮
Eu ouvi o Boris Feldman comentando que uma mistura de mais 12% de biodiesel pode causar o surgimento de borras no tanque e no motor. Isso ocorre por causa que alguns biocombustíveis são higroscópicos, quero dizer, absorvem água favorecendo a formação de borras.
O SAF pode ser feito a partir de muitas matérias-primas diferentes. O óleo usado é uma delas mas há outras. Por incrível que pareça, a Raizen, empresa nacional, já foi certificada ISCC Corsia Plus para fornecer álcool combustível para motores a jato. O Brasil já está pronto para fornecer álcool de aviação enquanto SAF a partir de óleos usados ainda tem um bom caminho pela frente
Não seria possível colocar algum tipo de filtro na saida do motor para reduzir a poluição? Eu sei que é uma labareda de fogo, combustível queimando, haveria 2 problemas: a temperatura que o filtro teria que suportar e também o fato de que os gases precisam ser expelidos e onde seriam colocados esses filtros sem atrapalhar o fluxo de gas quente. Dentro do motor como é ou seria necessário alongar o motor para colocar tal filtro? É uma ideia. Tem suas dificuldades. Mas engenharia existe para isso. Criar projetos que superem os problemas e entreguem as soluções desejadas. Projetar o que já existe é fácil. O difícil é inovar. Mas os bons inovam.
Excelentes perspectivas de sustentabilidade ; mas existe uma outra alternativa : Motores elétricos. Tudo depende da capacidade e proporções das Baterias. Mas pesquisas já estão em andamento com o NIÓBIO em substituição ao Lítio por exemplo Aliás o nosso País é abençoado também com esse (minério) .
O Presidente atual da Petrobrás, o Jean Paul Prates, pautou sua vida profissional nas energias renováveis, ele é a pessoa certa para esse momento de transição, da companhia, há também é de Natal-RN !
Muito bem explicado como sempre, Lito!! Te acompanhando há cerca de 10 anos e é mais do que merecido tanto sucesso pois você sempre foi o cara!! Interessante demais essa alternativa e como é possível usar um combustível reciclável na aviação, tal como a F1 (que está sem competiti idade com Red Bull sempre vencendo que se o Max vencer esse ano cumprirei a promessa de 2021 que só não cumpri por novos circuitos e regras da pandemia!) pretende usar e zerar a emissão de CO2!! Enfim, aquele abração pra você, Mila, Malone e super equipe do AeM e até o próximo voOOooOO!! :))
Fascinante, Lito! Falando em vilão das emissões, sabia que tem um novo vilão emergindo? São as IAs generativas, particularmente os chamados "modelos grandes de linguagem", como o ChatGPT.
Lito. Acredito que até 2050, os aviões se tornarão predominantemente elétricos. Além disso, observa-se uma competição acirrada entre combustíveis de aviação SAF e biodiesel para os caminhões. No entanto, vale destacar que o cultivo de cana-de-açúcar, embora seja uma fonte para o combustível, apresenta desafios significativos para a saúde do solo e compromete áreas que poderiam ser destinadas à produção de alimentos.
@@lucasdolivramento muita calma... Há 26 anos, ninguém possuía carros elétricos ou drones, e os celulares não tinham a capacidade de tirar fotos ou musica, rede social nem existia. Essa evolução evidencia a falta de previsão quanto às tecnologias que atualmente se tornaram parte essencial de nossas vidas. em 2050 ninguém sabe se ainda vai existir "propulsão a jato"
A fase original "there is no free lunch", por muitos utilizada, é do norte-americano Peter Lynch, um dos maiores, senão o maior administrador de fundos de investimentos da história.
Lito, sobre a matéria da CNN "QUERO SAIR DO AVIÃO" a respeito dos passageiros que se recusavam a voar no 737 Max, o que você tem a dizer a respeito desse avião?
Pensar que estamos a uma otimização de produção química distante de reduzir significantemente os custos de aviação... É importante demais enchermos o saco da política para que invistam em inovação, sempre! O Veritasium lançou um vídeo do Led azul que mostra BEM o tamanho dos saltos tecnológicos que conseguimos dar com inovação. E o Brasil pode ser o próximo nessa!!!!
Uma das vantagens de motores com turbinas a gás é que as últimas, pelo menos em estruturas estacionárias, aceitam até carvão em pó como combustível. Vejam os modernos geradores termoelétricos. Os SAFs são uma esperança.
Há de se Observar com uma Boa Visão o futuro destas iniciativas, como faz a KLM, para não esbarrar em outros mercados dos insumos usados para fazer o combustível. Como num jogo de basquete, não da para fazer a Cets esbarrando nos outros jogadores. Um exemplo: O bagaço da cana é usado para fornecer energia eletrica a usina de moagem, e também como ração de Gado na época de estiagem do pasto. Não é tão simples assim. O Brasil tem grande potencial, só há de bem administrar tudo isso. A ideia é boa se a visão de futuro for boa também.
9 місяців тому+1
Moro na regiao norte do estado de Sao Paulo e aqui estamos rodeados de usinas sucroalooleiras, o que significa que teríamos q ter combustíveis mais baratos, o que não acontece na prática. Será que devemos ser tão otinistas assim quando o assunto é tecnologia brasileira para a produção de combustível para aviação... será mesmo que vamos ter passagens aereas com custos reduzidos? No Brasil? Duvido!!!
Muito bom o vídeo. No entanto, acredito que faltou uma informação muito importante. Faltou dizer que a empresa brasileira Raizen foi a primeira empresa no mundo a receber certificação internacional para produzir a SAF.
Por falar em biocombustíveis, deem um Google no projeto de alunas de escola estadual de Assai transformam óleo em biocombustível para modernizar transporte escolar
O lito. Não existe nenhum projeto mundial pra usar etanol como combustível de avião? Porque tem alguns aviões pequenos de lavoura que usam etanol. Não existe nenhuma projeto nesse sentido? Eu já vi um projeto na USP se não me engano, de um foguete em desenvolvimento que usa etanol. Se puder responder ou fazer um vídeo sobre isso. Seria interessante! Abraço
O ideal seria que com a descarbonização o custo também diminuíssem para os consumidores, mas duvido , muita gente vai ganhar com está descarbonização em detrimento ao consumidor
Lito, pergunto se este combustível, sendo de origem vegetal, tem problemas como o bio diesel, que também é de origem vegetal. O biodiesel, que hoje está em cerca de 14% misturado ao diesel de origem fóssil, gera uma formação de bactérias e a resultante disso é a formação de borra, que por sua vez entopem bicos injetores, além de prejudicar a filtragem e armazenamento no tanque de combustível, aumentando sobremaneira a manutenção e o risco de falhas.
É só misturar óleo de soja , com óleo de cozinha filtrado , misturar álcool e fazer um bico injetor duplo sendo um bico injetor menor dentro do bico injetor maior, o bico injetor menor usando óleo verde, para fazer a lubrificação e refrigeração e o bico injetor maior usando o GNC que é o biocombustível extraído do esgoto e lixão . Bom e barato .
Lito, uma dúvida: nesses voos com um percentual de SAF, eles são misturados ao JetA1 nos tanques dos aviões ou são tanques específicos, segregados? Há algum controle dessa mistura na cabine de comando? Obrigado! Grande abraço!!
Salve rapaziada,sou um apaixonado por aviação e estou aprendendo muitas coisas ainda sobre a aviação, curiosidade não falta... Alguém sabe me dizer pq os aviões estão pousando e decolando sentindo contrário aqui em Fortaleza? Pq desde quando comecei a observar sempre foi da mesma cabeceira, agora nessa semana que mudou , agradeço se alguém me tirar essa dúvida
O que determina o sentido das decolagens e pousos é a direção do vento. Os aviões decolam e pousam preferencialmente contra o vento, porque assim se tem uma menor velocidade em relação ao solo, e consequentemente menor comprimento necessário de pista, tanto para decolar quanto para pousar. Em Fortaleza, quando o vento vem do quadrante leste a cabeceira usada é a 13. Quando vem do oeste, se usa a cabeceira 31. Você deve ter notado a mudança na direção do vento predominante, o que determinou a mudança nos sentidos das decolagens e pousos.
Iram fazer com o saf o mesmo que o etanois faz com a mijolina. Sobe o preço da mijolina os picareta sobe o do etanois. Vai subir o preço do combustível comum do avião e o do saf sobe também.
Oi lito Viagei recentemente em um airbus A320 da easyjet e o motor estava a fazer um barulho absurdo Tanto antes da decolagem com depois do pouso Como posso enviar para voce ?
McDonalds e Burguer King vão virar fornecedores de combustível de avião :D. Ray Kroc (que criou o McDonads como conhecemos hoje) poderá ter outra fonte de renda (além do aluguel das franquias e das lojas físicas) como o óleo das suas fritadeiras e nem poderia imaginar essa ideia revolucionária.
Hummm agora entendi o porquê de um carro com um reboque tipo uma caixa d'água passar constantemente aqui na minha região comprando óleo de cozinha usado dos moradores.
Uma coisa que eu acho que ele esqueceu de esclarecer no vídeo. É possível usar no máximo 50% de SAF porque existem componentes nos motores que precisam do combustível normal para funcionarem, se não me engano são coisas como borrachas e vedações que ficam quebradiças se usar somente SAF. Com o tempo irão precisar modificar as turbinas para que seja possível utilizar 100% de SAF.
@@armandocastelhano3015 Aí já não sei, mas pelo pouco conhecimento que tenho de motores acho que não existe turbina para combustível, elas são para ar.
Boa noite Lito, aconteceu hoje em minha cideda pela manha um acidente de aviao particualr de pequeno porte onde o aviao decolou e pouco mais de 30 minutos ele caiu em amta frchada matando pai e filhoe o piloto na hora em.voo de teste da aeronave investigacoes ainda em anadamento cidade de Barreiras nonoeste da Bahia por favor se vc conseguir detalhes do relatorio desse acidente compartilha conosco aqui para enriquecimento do canal aguardo sua resposta um abraco.
@@coriscotupi tranquilo amigo mas e bom fica acompanhando e assim que sair o relatorio final seria bom fazer uma materia aqui mas obrigado pela atencao ai
Muito boa matéria. Eu gostaria de acrescentar algumas informações. O processo de craqueamento das gorduras, que se chama de transesterificação, usa etanol como catalisador. Isso implica em que, para fazer o SAF, é preciso usar 20% do volume em etanol. Aí vem um problema, o resíduo da transestrificação é glicerina, que pode ser queimaqda para que o craqueamento se dê aos 540°C, que é a temperatura ideals, Mas há um óleo que já sai quase como querosene, tendo sido chamado de biosene nos anos 2000, é o óleo de dendê, conhecido como palm organge em inglês. Depois de filtrado no carvão ativado, torna-se o óleo de palma. Ele é o óleo mais consumido no mundo para cozinhar. O óleo mais nobre é o estraído da amêndoa do coco de dendê, chamado palmiste. Esse o mais viável economicamente, pois tem uma produtividade de 5800 l/ha com 80% de aproveitamento, contra 80% do óleo de soja. Quanto ao derivado direto do etanol, é o farmeceno, que foi descoberto no Instituto Agrícola de Campinas, numa associação com a Anyris, que pertencia à Votorantim, depois vendida à Chevron, que paralisou a pesquisa por motivos óbvios.
Uau!!! É a isso q se dá o nome de Notório Saber ? 👏👏👏
Desconfio que você tenha um certo conhecimento no assunto, digamos um pouquinho kkkkk
Na verdade é perceptível que fomos presenteados com informações de um especialista.
Grato.
Falou e disse 😊 Parabéns
Eu me lembro de reportagem, na época do pró álcool, que falava do desenvolvimento de motores a base de etanol e anos depois de pesquisadores dizendo que o projeto foi interrompido.
Eis aqui alguém que literalmente entende, trabalhou no desenvolvimento desses combustíveis?
ótima matéria, Lito! e nossa Petrobras contribuindo pra economia do Brasil e um planeta mais limpo. Top!
Uma coisa que eu adoro nos vídeos do Lito é que ele não enrola no assunto, é sempre direto e objetivo. Infelizmente outros bons canais do UA-cam têm o hábito de começar com longos textos genéricos antes de entrar no assunto principal.
Lito é um vendido
sou caminhoneiro nos motores ciclo diesel posso afirmar o bio diesel precisa melhorar muito por enquanto está dando muito problema e prejuizo mesmo sendo uma pequena porcentagem na mistura.
qto aos motores a reação a exigencia na qualidade certamente será maior.
Falou bem.
Será que não entope as mangueiras?
Lito, hoje no Brasil a Raízen já possui o SAF produzido a partir da Cana de açúcar homologado para fornecimento no país. Seria muito bacana um vídeo seu com eles na planta de produção do SAF. Saudações
up
O problema de todos esses combustíveis é o ponto de congelamento, o que pode ser resolvido por um sistema de pré aquecimento como usam os Diamond. Sei que há desenvolvimento do farmeceno comoSAS na Embraer.
Muita enrolação.
As empresas aéreas dizem que já testaram.
Alguns fabricantes dizem que fabricam o combustível.
Mas ninguém usa...
É tão bom ouvir algo sóbrio sobre esses assuntos, em geral parece que existe um extremismo quando se fala de sustentabilidade
A EMBRAER através do avião agrícola Ipanema, já usa a um bom tempo etanol em substituição a avgas
Muito bacana, mas infelizmente é o video do ano que tem menos visualizações! As pessoas não estão muito interessadas neste assunto infelizmente 😅
LITO merecia um prêmio de jornalismo porque presta muito serviço no seu Canal informativo sobre aviação!! É difícil a gente não sair daqui mais inteligente depois de assistir um vídeo de avião! Apoia???
Nao..por ser um vendido..kkkkkk
Kkkkkkk voces são hilarios.@@gigi88nester
Kkkkkkkk
Um orgulho saber que o Brasil está acompanhando e desenvolvendo. Ótima matéria. Parabéns !!!!
Foi por isso que eu fiz o L 😉
@@IvanioSilva-m6cnão você foi um dos responsáveis por o Brasil se enterrar por completo!
A empresa trabalhei por 6 anos, be8 que produz b100 no Brasil, está montando uma mega refinaria no Paraguai, onde vai produzir o SPK, e já tem acordos com empresas de aviação e venda de combustível de aviação.
Não esperava menos de um setor tecnológico tão importante quanto da aviação. Sensacional.
Por favor , faça vídeos contando histórias de casos que os pilotos conseguiram salvar o voo , sempre quando ouço as histórias e vai contando como os pilotos foram agindo, fico torcendo para que dê certo mesmo sabendo do final da história
Fico muito feliz em saber que nosso país é bem inportate no ramo aereo em varios pontos, cono nessa oerte de conbustivies aeronalticos ou construção aeronaltica
Lito é um vendido
Só acrescentando algumas informações sobre as rotas de produção dos biocombustíveis. Na indústria do biodiesel a mais utilizada é a transesterificacao em que utiliza gorduras( óleo soja,sebo, óleo girassol principalmente) , catalisador alcalino (metilato de sodio) e alcool( usado metanol devido ao rendimento). O residuo Glicerina e vendida para industria de comesticos.O óleo de soja possui rendimento aproximado de 20% de óleo no grãos e a palma 80%. A palma não é utilizado na rota de transesterificacao devido ao alto teor de acidez e a degradação do oleo.
Na rota de transesterificacao a acidez e umidade deve ser muito baixos. Na rota de estereficacao, ainda pouco usado, as gorduras podem ter acidez alta, e o subproduto e a agua. A SAF e outros combustíveis mais atuais as gorsuras sao adicionados em l8nha com a produção dos combustíveis fosseis num processo reativo em alta pressão.
Descobri hoje que Lito é de Natal! Saudações aeronáuticas de Parnamirim!
Depois vai na pesquisa na página do canal e procura "draw my life". É um vídeo muito antigo (tem uns 7 anos ou mais) que ele fez para comemorar 100 mil inscritos (como era moda na época) e no qual ele conta a história da vida dele até aquele momento.
Também, chará. Não sabia! Rsrsrs
Bravo Lito. Como você sempre diz "aviação traz desenvolvimento".
Lito, seria muito interessante que você trouxesse pra gente quais são as empresas aqui no Brasil que já fazem a coleta desse tipo de material pra que nós possamos ajudar também. E ao invés de descartar poder entregar a empresa que vai transformar em combustível 😊
Lito, boa tarde. Muito bom seus vídeos! Acompanho todos. Neste em especial, veio muita informação nova junto, não dando tempo para assimilar esses novos conceitos. Sugiro fazer um vídeo falando sobre a história dos combustíveis, incluindo essa nova vertente. Abraço. Sucesso!
Lembrando que o oleo de cozinha por ter acidez e umidade alta nao poderia ser adicionado diretamente no processo se produção. Hoje sao acrescentadis na forma de blend com outras matérias primas nobres ,como oleo de soja .Importante esta consciência ambiental e lembrando que as emissoes rwduzem em aproximadamente 78% de CO2 no caso biodieael.
Respeito muito seu conteúdo e fico feliz com esse contexto sempre positivista que você tenta passar para gente, porém pergunte para qualquer mecânico ou caminhoneiro que tenha conhecimento e ja viu o que acontece quando se põe biodiesel nos motores... borras , motor fundindo em carros novos... sim pode ser uma melhora mas o novo combustível, vai ter que vim acompanhado de um motor adequado somente para ele porque a adaptação nesse caso não funciona e quando estamos falando de um avião falamos de mais de 200 pessoas a bordo que podem perder suas vidas porque deu alguma falha por conta desse mundo ecológico e certinho que estamos tentando criar e também é só olhar quem são os donos das maiores usinas de cana no brasil atualmente que você vai entender o motivo dessa mudança kkk parece piada, mas não é.
Lito também é ecológico e sustentável. Parabéns
Lito é um vendido..kkkkkk
Fantástica a tua síntese desse tema tão importante, Lito! Esse é o futuro! E um pouco do presente desde já...
Quem dera se nosso mundo começasse a pensar dessa maneira,em sustentabilidade como esse exemplo da camiseta,queria eu comprar produtos de qualidade, mesmo q não fosse Baratos,mas q tivesse duração essa mundo não estaria lotado de lixo😮😮😮
Assisto voçe de Rotterdam. Sou de Cabo Verde.
Eu ouvi o Boris Feldman comentando que uma mistura de mais 12% de biodiesel pode causar o surgimento de borras no tanque e no motor. Isso ocorre por causa que alguns biocombustíveis são higroscópicos, quero dizer, absorvem água favorecendo a formação de borras.
Saf tem algumas diferenças para o Biodiesel.
Tem razão, Lito. O Brasil é abençoado. Pena que os políticos atrapalham
Políticos são eleitos... então o problema é vc q votou errado.
@@pauloaraki7767 na teoria, você está certo. Na prática, você deve ter informação do oasis que é Brasília.
@@EARossi-oz8ev diz q votou errado. Lembrando q até pra postar bobagens depende de política ou é barbárie.
@@pauloaraki7767 aí você está julgando que votei errado e nem sei de onde tirou isso. Tem que saber interpretar melhor os textos
@@EARossi-oz8ev só reclama de políticos qdo vota errado. Simples assim!
O SAF pode ser feito a partir de muitas matérias-primas diferentes. O óleo usado é uma delas mas há outras. Por incrível que pareça, a Raizen, empresa nacional, já foi certificada ISCC Corsia Plus para fornecer álcool combustível para motores a jato. O Brasil já está pronto para fornecer álcool de aviação enquanto SAF a partir de óleos usados ainda tem um bom caminho pela frente
Gostei do exemplo com a minha Maringá Pr, Litôô!!! ❤️😁 Saudações aeronáuticas e até o próximo voo!!!!!;
A ideia de ser otimista é muito boa
Sensacional!!
Lito... vc. é 10!
Isto me deixou feliz!
Parabéns Lito.
Não seria possível colocar algum tipo de filtro na saida do motor para reduzir a poluição?
Eu sei que é uma labareda de fogo, combustível queimando, haveria 2 problemas: a temperatura que o filtro teria que suportar e também o fato de que os gases precisam ser expelidos e onde seriam colocados esses filtros sem atrapalhar o fluxo de gas quente.
Dentro do motor como é ou seria necessário alongar o motor para colocar tal filtro?
É uma ideia.
Tem suas dificuldades.
Mas engenharia existe para isso.
Criar projetos que superem os problemas e entreguem as soluções desejadas.
Projetar o que já existe é fácil.
O difícil é inovar.
Mas os bons inovam.
Independente do tipo de combustível o carbono continua sendo o principal ativo no combustível e converte na queima.
Boas medidas. Mas, é muito inviável em grande escala.
Deveriam focar no Hidrogênio que muito abundante, tem em todo lugar.
Análise qto de energia precisa para obter hidrogênio.
Excelentes perspectivas de sustentabilidade ; mas existe uma outra alternativa : Motores elétricos.
Tudo depende da capacidade e proporções das Baterias. Mas pesquisas já estão em andamento com o NIÓBIO em substituição ao Lítio por exemplo
Aliás o nosso País é abençoado também com esse (minério) .
E fantástico o mundo da aviação. Como eu queria tar mas envolvido e algo que me fascina
Que sensacional, Lito. ótimo vídeo, super interessante.
Lito,faz um vídeo sobre a queda de um bandeirante que decolou de Bauru,com destino a São Paulo e caiu pouco depois,em 1979
O Brasil será auto suficiente num futuro muito proximo
Ja tem 10 anos que voo no etanol. Muito melhor que Avgas!!!
esse briefing rendeu ein, insider. lito melhor garoto propaganda!
Muito bom, principalmente que vai gerar muito emprego.
lito - não seria interessante desenvolver esse SAF para tambem para os automoveis ? os elétricos tem futuro ainda muito complexo - abs.
O Presidente atual da Petrobrás, o Jean Paul Prates, pautou sua vida profissional nas energias renováveis, ele é a pessoa certa para esse momento de transição, da companhia, há também é de Natal-RN !
Caramba, ja assito o Lito a anos e só agora percebi que não sou inscrito. Que coisa!
Show Lito parabéns por ir na p37
Um dos melhores e mais esperançososvídeos do Aviões e🎵 Músicas!🎵
Apoio total a KLM, otimo video Lito. Mas usar combustivel que compete com alimento hulmano é sil motivo pra pensar el alternativas...
Agora sim Recicla muito Mais
Muito bem explicado como sempre, Lito!! Te acompanhando há cerca de 10 anos e é mais do que merecido tanto sucesso pois você sempre foi o cara!! Interessante demais essa alternativa e como é possível usar um combustível reciclável na aviação, tal como a F1 (que está sem competiti idade com Red Bull sempre vencendo que se o Max vencer esse ano cumprirei a promessa de 2021 que só não cumpri por novos circuitos e regras da pandemia!) pretende usar e zerar a emissão de CO2!! Enfim, aquele abração pra você, Mila, Malone e super equipe do AeM e até o próximo voOOooOO!! :))
Fascinante, Lito!
Falando em vilão das emissões, sabia que tem um novo vilão emergindo? São as IAs generativas, particularmente os chamados "modelos grandes de linguagem", como o ChatGPT.
Lito. Acredito que até 2050, os aviões se tornarão predominantemente elétricos. Além disso, observa-se uma competição acirrada entre combustíveis de aviação SAF e biodiesel para os caminhões. No entanto, vale destacar que o cultivo de cana-de-açúcar, embora seja uma fonte para o combustível, apresenta desafios significativos para a saúde do solo e compromete áreas que poderiam ser destinadas à produção de alimentos.
Carro elétrico é só vantagem, já nos aviões e diferente, como é possível propulsão a jato eletricamente? Avião elétrico só hélice mas são bem lentos.
@@lucasdolivramento muita calma... Há 26 anos, ninguém possuía carros elétricos ou drones, e os celulares não tinham a capacidade de tirar fotos ou musica, rede social nem existia. Essa evolução evidencia a falta de previsão quanto às tecnologias que atualmente se tornaram parte essencial de nossas vidas. em 2050 ninguém sabe se ainda vai existir "propulsão a jato"
Mais uma vez Lito excelente vídeo!!!!
Mas só faltou uma de suas frases
" Não existe almoço de graça"
A fase original "there is no free lunch", por muitos utilizada, é do norte-americano Peter Lynch, um dos maiores, senão o maior administrador de fundos de investimentos da história.
Lito, sobre a matéria da CNN "QUERO SAIR DO AVIÃO" a respeito dos passageiros que se recusavam a voar no 737 Max, o que você tem a dizer a respeito desse avião?
Pensar que estamos a uma otimização de produção química distante de reduzir significantemente os custos de aviação... É importante demais enchermos o saco da política para que invistam em inovação, sempre!
O Veritasium lançou um vídeo do Led azul que mostra BEM o tamanho dos saltos tecnológicos que conseguimos dar com inovação. E o Brasil pode ser o próximo nessa!!!!
Uma aula como sempre ❤
Uma das vantagens de motores com turbinas a gás é que as últimas, pelo menos em estruturas estacionárias, aceitam até carvão em pó como combustível. Vejam os modernos geradores termoelétricos. Os SAFs são uma esperança.
Há de se Observar com uma Boa Visão o futuro destas iniciativas, como faz a KLM, para não esbarrar em outros mercados dos insumos usados para fazer o combustível. Como num jogo de basquete, não da para fazer a Cets esbarrando nos outros jogadores. Um exemplo: O bagaço da cana é usado para fornecer energia eletrica a usina de moagem, e também como ração de Gado na época de estiagem do pasto. Não é tão simples assim. O Brasil tem grande potencial, só há de bem administrar tudo isso. A ideia é boa se a visão de futuro for boa também.
Moro na regiao norte do estado de Sao Paulo e aqui estamos rodeados de usinas sucroalooleiras, o que significa que teríamos q ter combustíveis mais baratos, o que não acontece na prática. Será que devemos ser tão otinistas assim quando o assunto é tecnologia brasileira para a produção de combustível para aviação... será mesmo que vamos ter passagens aereas com custos reduzidos? No Brasil? Duvido!!!
Muito bom o vídeo. No entanto, acredito que faltou uma informação muito importante. Faltou dizer que a empresa brasileira Raizen foi a primeira empresa no mundo a receber certificação internacional para produzir a SAF.
Por falar em biocombustíveis, deem um Google no projeto de alunas de escola estadual de Assai transformam óleo em biocombustível para modernizar transporte escolar
Rapaz com tanta tecnologia não sei por que nunca fizeram dispositivo pra girar as rodas dos aviões quando vão pousar pra não ficar fritando os pneus
BOM DIA. BONS VÍDEOS
Suas explicações são muito boas
Alias, possuimos também o GRAFENO que poderá contribuir no peso das Aeronaves .
Nem tinha ideia disso. Parabéns pelo vídeo informativo. Sou químico.
O lito. Não existe nenhum projeto mundial pra usar etanol como combustível de avião? Porque tem alguns aviões pequenos de lavoura que usam etanol. Não existe nenhuma projeto nesse sentido? Eu já vi um projeto na USP se não me engano, de um foguete em desenvolvimento que usa etanol. Se puder responder ou fazer um vídeo sobre isso. Seria interessante! Abraço
Lito, visita o "Supermercado de Sucatas Bim", localizado em Campinas. Acho que vai ser um conteúdo magnífico! hehehe
O ideal seria que com a descarbonização o custo também diminuíssem para os consumidores, mas duvido , muita gente vai ganhar com está descarbonização em detrimento ao consumidor
Lito, pergunto se este combustível, sendo de origem vegetal, tem problemas como o bio diesel, que também é de origem vegetal. O biodiesel, que hoje está em cerca de 14% misturado ao diesel de origem fóssil, gera uma formação de bactérias e a resultante disso é a formação de borra, que por sua vez entopem bicos injetores, além de prejudicar a filtragem e armazenamento no tanque de combustível, aumentando sobremaneira a manutenção e o risco de falhas.
E,com esse combustível 100% sustentável os preços das passagens aéreas com certeza vai decolar junto com os jatos.
Obrigada pelo vídeo meu querido ❤❤❤👍🙋👏👏👏👏👏
É só misturar óleo de soja , com óleo de cozinha filtrado , misturar álcool e fazer um bico injetor duplo sendo um bico injetor menor dentro do bico injetor maior, o bico injetor menor usando óleo verde, para fazer a lubrificação e refrigeração e o bico injetor maior usando o GNC que é o biocombustível extraído do esgoto e lixão . Bom e barato .
Só? Que bom!
Pô Lito, cê forçou a barra comparando o consumo do motor do avião com um Maverick V8. Com certeza o avião era bem mais econômico... 🤣🤣🤣👍👊
Lito, uma dúvida: nesses voos com um percentual de SAF, eles são misturados ao JetA1 nos tanques dos aviões ou são tanques específicos, segregados? Há algum controle dessa mistura na cabine de comando? Obrigado! Grande abraço!!
Salve rapaziada,sou um apaixonado por aviação e estou aprendendo muitas coisas ainda sobre a aviação, curiosidade não falta... Alguém sabe me dizer pq os aviões estão pousando e decolando sentindo contrário aqui em Fortaleza? Pq desde quando comecei a observar sempre foi da mesma cabeceira, agora nessa semana que mudou , agradeço se alguém me tirar essa dúvida
O que determina o sentido das decolagens e pousos é a direção do vento. Os aviões decolam e pousam preferencialmente contra o vento, porque assim se tem uma menor velocidade em relação ao solo, e consequentemente menor comprimento necessário de pista, tanto para decolar quanto para pousar. Em Fortaleza, quando o vento vem do quadrante leste a cabeceira usada é a 13. Quando vem do oeste, se usa a cabeceira 31. Você deve ter notado a mudança na direção do vento predominante, o que determinou a mudança nos sentidos das decolagens e pousos.
@@coriscotupi obrigado meu mano por toda a explicação 👏👏 Tmj obrigado
Lito, esse combustível gera alguma perda de desempenho na aeronave / mudança nas tabelas de desempenho, ou em algum procedimento?
Boa noite sou fa do seu programa
Lito, por favor faça um vídeo do voo Goll 1536, peço desculpas se já tiver um senta que lá vem história a respeito. Eu não achei.
Excelente materia
Oi Lito, faz o acidente do voo Tam 540 em bauru.
Foi pra isso que eu fiz 2 “L”s, um e pro Lito!
Iram fazer com o saf o mesmo que o etanois faz com a mijolina. Sobe o preço da mijolina os picareta sobe o do etanois. Vai subir o preço do combustível comum do avião e o do saf sobe também.
Aí, em vez de saf é sifu!
as empresas nao estão preocupadas com essas coisas. elas fazem por obrigação.
Ótimo tema!!!!
Na Bahia a acelen construirar um refinaria desse combustível, 12 bilhões de investimento
Uhuuuuuu
Oi lito
Viagei recentemente em um airbus A320 da easyjet e o motor estava a fazer um barulho absurdo
Tanto antes da decolagem com depois do pouso
Como posso enviar para voce ?
Vilão não é....mais também é um grande emissor
Muito interessante o vídeo
✈️ O Óleo é essencial... 😍
McDonalds e Burguer King vão virar fornecedores de combustível de avião :D.
Ray Kroc (que criou o McDonads como conhecemos hoje) poderá ter outra fonte de renda (além do aluguel das franquias e das lojas físicas) como o óleo das suas fritadeiras e nem poderia imaginar essa ideia revolucionária.
Hummm agora entendi o porquê de um carro com um reboque tipo uma caixa d'água passar constantemente aqui na minha região comprando óleo de cozinha usado dos moradores.
É verdade, eu vi esse mesmo carro indo pra Guarulhos! O que será que ele vai fazer lá? rsrsrs
Lito você precisa assitir o professor Ricardo Felício.
Empresas preferem dizer que apoiam tecnologias que não existem simplesmente por não precisarem fazer nada
Uma coisa que eu acho que ele esqueceu de esclarecer no vídeo. É possível usar no máximo 50% de SAF porque existem componentes nos motores que precisam do combustível normal para funcionarem, se não me engano são coisas como borrachas e vedações que ficam quebradiças se usar somente SAF. Com o tempo irão precisar modificar as turbinas para que seja possível utilizar 100% de SAF.
Valeu aí pela informação. E sem querer ser chato sendo, não é turbina é motor.
8:00 ele disse isso
E sem querer ser chato, e se ele está se referindo a saf pra turbina e querozene pro restante do motor? rsrsrsr@@Tekay.
@@armandocastelhano3015 Aí já não sei, mas pelo pouco conhecimento que tenho de motores acho que não existe turbina para combustível, elas são para ar.
@@armandocastelhano3015 Dei uma breve pesquisada e tem turbina que não seja de ar também. Mais uma coisa que aprendi agora, vlw ai.
Boa noite Lito, aconteceu hoje em minha cideda pela manha um acidente de aviao particualr de pequeno porte onde o aviao decolou e pouco mais de 30 minutos ele caiu em amta frchada matando pai e filhoe o piloto na hora em.voo de teste da aeronave investigacoes ainda em anadamento cidade de Barreiras nonoeste da Bahia por favor se vc conseguir detalhes do relatorio desse acidente compartilha conosco aqui para enriquecimento do canal aguardo sua resposta um abraco.
Pelas matérias na mídia, era um RV-10. Não dá para saber ainda o que aconteceu, a investigação mal começou.
@@coriscotupi tranquilo amigo mas e bom fica acompanhando e assim que sair o relatorio final seria bom fazer uma materia aqui mas obrigado pela atencao ai
Mas, se o Saf eh mais caro, as passagens não vão subir para cobrir o custo ?
Boa tarde direto de SJK