Muito bom! Vou assistir ao próximo vídeo, mas vou dar um palpite antes... rsrsrs. Se for possível construir mais pavimentos neste terreno, ou se o Coeficiente de Aproveitamento for maior neste local de acordo com a legislação (Plano Diretor), um número de unidades maior (mesmo em mais pavimentos, ou até em um melhor aproveitamento da Taxa de Ocupação - melhor ainda) pode diluir o custo tanto em projetos (coeficiente de repetição - pavimento tipo), quanto talvez seja possível otimizar a mesma estrutura e até os custos com a burocracia (custo de construção), reduzindo o custo de construção de cada unidade, aumentando a margem de lucro. Será?! Eu já fiz muitos estudos arquitetônicos de viabilidade para uma grande rede de hotelaria, e era tudo sempre pra "ontem". Três dias, cinco dias direto varando noite pra encontrar a solução absolutamente melhor pra enviar pros investidores. Tinha que pegar os coeficientes máximos de aproveitamento dentro da legislação de cada município e encontrar a melhor forma de aproveitamento máaaaaximo até o último centímetro, de modo que obviamente pudesse ter mais unidades (apartamentos), que é afinal o que retorna o investimento deles, e ainda o máximo de vagas de garagem exigidas em cada município para hospedagem! Tem municípios que exigem 1 vaga para cada 2 ou 3 apartamentos mas também tem uns muito loucos de padrão mais elevado que exigem 1 vaga para cada unidade! Projetar vagas dá muito mais trabalho do que projetar unidades de qualquer coisa, posso dizer com muita experiência... rsrs Agora vou assistir o outro Ah tá! Esqueci de falar sobre um "pequeno detalhe". O estudo está usando uma casa de ALTO PADRÃO como comparativo... Precisa prestar muuuuita atenção nisso! Pq construções de médio padrão (aqueles que ACHAM que são mas não são tanto assim) é o que mais aparece no escritório.... rsrs. Agora vou assistir mesmo e parar de dar pitaco. Juro!
Muito boa esta aula! Parabéns. Estou fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo e este vídeo/aula, me salvou no meu trabalho de Tecnologia da Construção. Muito obrigado, Felipe.
no custo da construção você não coloca a garagem pq? no caso dos aptos... custos com projeto, elevadores etc voce nao coloca tambem? essas desp financ. entram o que nele?
Muito bom! Vou assistir ao próximo vídeo, mas vou dar um palpite antes... rsrsrs. Se for possível construir mais pavimentos neste terreno, ou se o Coeficiente de Aproveitamento for maior neste local de acordo com a legislação (Plano Diretor), um número de unidades maior (mesmo em mais pavimentos, ou até em um melhor aproveitamento da Taxa de Ocupação - melhor ainda) pode diluir o custo tanto em projetos (coeficiente de repetição - pavimento tipo), quanto talvez seja possível otimizar a mesma estrutura e até os custos com a burocracia (custo de construção), reduzindo o custo de construção de cada unidade, aumentando a margem de lucro. Será?!
Eu já fiz muitos estudos arquitetônicos de viabilidade para uma grande rede de hotelaria, e era tudo sempre pra "ontem". Três dias, cinco dias direto varando noite pra encontrar a solução absolutamente melhor pra enviar pros investidores. Tinha que pegar os coeficientes máximos de aproveitamento dentro da legislação de cada município e encontrar a melhor forma de aproveitamento máaaaaximo até o último centímetro, de modo que obviamente pudesse ter mais unidades (apartamentos), que é afinal o que retorna o investimento deles, e ainda o máximo de vagas de garagem exigidas em cada município para hospedagem! Tem municípios que exigem 1 vaga para cada 2 ou 3 apartamentos mas também tem uns muito loucos de padrão mais elevado que exigem 1 vaga para cada unidade! Projetar vagas dá muito mais trabalho do que projetar unidades de qualquer coisa, posso dizer com muita experiência... rsrs
Agora vou assistir o outro
Ah tá! Esqueci de falar sobre um "pequeno detalhe". O estudo está usando uma casa de ALTO PADRÃO como comparativo... Precisa prestar muuuuita atenção nisso! Pq construções de médio padrão (aqueles que ACHAM que são mas não são tanto assim) é o que mais aparece no escritório.... rsrs. Agora vou assistir mesmo e parar de dar pitaco. Juro!
Muito boa esta aula!
Parabéns.
Estou fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo e este vídeo/aula, me salvou no meu trabalho de Tecnologia da Construção.
Muito obrigado, Felipe.
Muito bom ! Faz algumas vídeos aulas de dimensionamento de reforços de laje,viga, pilar e fundaçao.
Excelente explicação. Poderia informar o que está sendo considerado dentro dos custos de Despesas Financeiras?
Aula incrivel, Felipe!
no custo da construção você não coloca a garagem pq? no caso dos aptos...
custos com projeto, elevadores etc voce nao coloca tambem?
essas desp financ. entram o que nele?
O que você entende por custos financeiros ? E não é preciso calcular os impostos ?
posta a próxima aula tbm ! rsrs
Ótimo conteúdo, obrigado por compartilhar. a casa você colocou 600m2 e o terreno tem 500m2? ou eu não entendi?
Boa tarde , Vinicius q casa pode ser um sobrado , assim ter essa metragem ..
@O Canal da Engenharia, 16:54 >>> atalho: Ctrl $
Maneiro
Pq vc não aparece nos vídeos? Cansei de olhar pra a figura da casa e desse prédio.