Sou motorista de transporte escolar e sinceramente, tem alunos que é difícil suportar por 30-40 minutos, imagina professor que tem que ficar trancado na salas com eles por 5-10 horas.... Uma profissão desvalorizada pelo estado e pelos próprios pais/alunos.
Uma vez trabalhei em sala de aula como auxiliar, e concordo com você. Foi uma experiência ruim, até insuportável! Misericórdia senhor kkk a maioria sem educação, não sabe obedecer nada. Se hoje, muitos adultos estão impossível, as crianças tbm estão, vão puxar a quem?! Criança que não sabe ouvir e obedecer um comando. Você tenta repreender, no dia seguinte o pai aparece querendo tirar satisfação ou querendo te bater, agora vai ver, se o pai quer saber o motivo da repreensão ou se educa o filho em casa, como deve se comportar. É tipo, bota filho no mundo, joga lá na escola e que se dane os professores, que dê conta. Na época as crianças tinham de 7 a 10 anos, elas é que mandavam na sala de aula. Não tenho formação na área, mas foi o que vi pela experiência que tive.
@@Languagesz. É a pura verdade. Se a gente juntasse os comentários, daria para escrever um livro sobre a realidade educacional brasileira. Vou fazer uma crônica, já que sou cronista de jornal.
Fui professor 10 anos. Pedi demissão, abandonei a carreira PRA NUNCA MAIS! Para poucas coisas eu falo "nunca" nessa vida, mas voltar a lecionar, essa eu falo a plenos pulmões: NUNCA MAIS! JAMAIS! Deus me livre...
@@chronos5457 Inúmeros motivos: PÉSSIMA REMUNERAÇÃO, alunos analfabetos TOTAIS (não sabiam ler) com 18, 19 anos... Abusos e agressões em sala de aula ("Se eu não passar vou dar um tiro na tua cara - sim, eu ouvi isso!!!), e a gota d'água foi quando uma aluna minha não conseguiu resolver esse problema: Um trabalhador ganha R$ 1.200,00 mensalmente. Ele trabalhou durante 11 meses, então quanto será o valor do 13º salário que ele vai receber ao final do ano? (eu já havia ensinado na aula anterior como o cálculo era feito - $ 1.200,00 dividido por 12 meses, vezes a quantidade de meses que ele havia trabalhado...) A moça (18 anos) simplesmente NÃO SABIA efetuar equações básicas, e entregou a questão em branco. Ali foi que eu parei geral, depois de incontáveis absurdos que vivi...
@@chronos5457 Inúmeros motivos: PÉSSIMA REMUNERAÇÃO, alunos analfabetos TOTAIS (não sabiam ler) com 18, 19 anos... Abusos e agressões em sala de aula ("Se eu não passar vou dar um tiro na tua cara - sim, eu ouvi isso!!!), e a gota d'água foi quando uma aluna minha não conseguiu resolver esse problema: Um trabalhador ganha R$ 1.200,00 mensalmente. Ele trabalhou durante 11 meses, então quanto será o valor do 13º salário que ele vai receber ao final do ano? (eu já havia ensinado na aula anterior como o cálculo era feito - $ 1.200,00 dividido por 12 meses, vezes a quantidade de meses que ele havia trabalhado...) A moça (18 anos) simplesmente NÃO SABIA efetuar equações básicas, e entregou a questão em branco. Ali foi que eu parei geral, depois de incontáveis absurdos que vivi...
Aqui no interior professor ganha acima de 5mil, difícil ter emprego que pague isso no Brasil, talvez se você tiver os pais ricos e cursa medicina cheguei a ganhar uns 12mil
Nem estão falando aí dos professores doentes em sentido emocional. Mental desgastado, a violência nas escolas, o desinteresse dos alunos todos tiktokizados tornando as coisas ainda mais difíceis. Depois de 10 anos eu pulei fora.
Sou professor na rede pública há 20 anos e NÃO recomendo esse caminho a ninguém. Já cheguei a trabalhar em 6 colégios diferentes ao mesmo tempo. Nesses anos eu desenvolvi transtornos psiquiátricos devido ao excesso de carga de trabalho e gasto boa parte do meu salário em tratamentos e medicamentos controlados para conseguir trabalhar. A burocracia na educação é MASSACRANTE e esgota o professor em vários níveis: emocional, social, físico, familiar etc. Quando o professor é novo ele até aguenta o "tranco", mas com o tempo ele adoece, inevitavelmente... Tenho 2 licenciaturas e 4 pós-graduações, mas mesmo assim o meu salário não permite que eu propicie o mínimo de conforto para minha família. Meus finais de semana e feriados são dedicados a corrigir provas, trabalhos e preparar aulas. Eu gostava de dar aulas, mas hoje me arrependo até o fundo da alma de ter cursado licenciatura. O ensino público no Brasil é feito para não dar certo. ... Atualmente me preparo para realizar concursos em outras áreas para sair desta situação. No meu caso, é uma questão de saúde.
@@hugofranco6860 Olha... O seu relato é praticamente o retrato do professorado de hoje em dia. Todos estão esgotados. Que você consiga sucesso nesse novo projeto.
Meu amigo, é muito triste ter que ler isso. Meu professor de história e geopolítica infelizmente também está desgastado. Ele não aguenta mais alunos folgados que o tiram do sério, ele não pode pedir nada que os "alunos" já tratam ele com falta de respeito. Eu não consigo entender porque nosso país é dessa maneira, o que nós fizemos pra nascer num país assim. Infelizmente a desvalorização do professor é cultural aqui no Brasil, o brasileiro não sabe oque é a verdadeira cultura brasileira, ele não sabe quem foi Machado de Assis, mas sabe quem é MC Pipokinha. Triste realidade do Brasil. 😢
Aí quando o professor vai protestar, ainda apanha da polícia, que o governador/prefeito manda, mas é isso que os políticos querem, uma população burra pra continuar votando em pastor/sargento/coach e tal, só vai resolver quando for difícil achar professor...
Verdade. E está conseguindo...cada dia que passa a maior parte da população brasileira parece pior, sem nenhum senso crítico e defensora de tudo que não presta. A política é somente um dos reflexos disso.
@@DouglasSantoss13 Pois vamos dar os 243 mil por ano. Vai mudar o que?? A sala vai continuar com 40, 50 alunos, a alimentação vai continuar sendo biscoito água e sal, as salas com infraestrutura precária (boa parte das escolas), banheiros que dá desgosto até de entrar. Vai mudar o que se der esse dinheiro todo pro professor e os alunos não terem um único dia para ser tratado como ser humano em vez de gado.
Pra começo de conversa, @@tiozaogames3234, vai mudar o tipo de ingressante nos cursos de licenciatura. Ao invés de selecionarmos os medíocres e piores, haverá alunos brilhantes aceitando trabalhar nestas carreiras - e não abandonando-as assim que possível após se formarem ou fugindo para o ensino técnico ou superior. Temos cursos de licenciatura fechando ou cortando entrada em um dos semestres por falta de interessados. Não sei o que queres dizer como aluno tratado como gado, honestamente. O aluno, hoje, é tratado como chefe, com a hierarquia aplicada de fato na escola como sendo 1. diretor 2. pai de aluno 3. técnicos 4. alunos 5. transeuntes próximos à escola 6. professor. Não há qualquer autoridade do professor com respeito ao aluno, que pode fazer o que quer tanto em casa quanto nas ruas ou nas salas de aula, e se constrangidos a se comportarem, rebelam-se sem qualquer consequência. Caso informados os pais, agridem ou espancam ou o aluno, ou o professor. Inúmeros trabalhos demonstram que o principal fator para a qualidade do ensino não é a escola, mas a estrutura familiar. Isto é consenso na literatura de pedagogia e ensino. Em outras palavras, a população é a culpada maior pela péssima educação dos filhos que põem no mundo, não professores, seja abandonando seus filhos para que sejam cuidados por pais solteiros, seja gritando com eles ou espancando-os com frequência, ou simplesmente relegando a educação a avós ou aparelhos de telefone celular ou smart TVs.
Uma lástima. A sala de aula tornou-se um lugar insalubre. Crianças que são totalmente sem limites e pais arrogantes. E os dirigentes querem colocar toda a culpa do fracasso da educação no colo do professor.
E eu conheço uma pessoa que é pobre, criado na periferia, e para ele está tudo certo: se um aluno mexer ou partir para agressão e só o professor mostrar o 38 que tá tudo certo e segue a vida com a linda carreira de professor.
@@arthurgomes9433 Essa daí é gente boa. Pelo menos não ficou dando trabalho para os professores e colegas. Que tenhamos mais exemplos como a MC Carol de Niterói.
E isso é de uma crueldade enorme, colocar a culpa do fracasso da educação nas costas do professor, quando o próprio Estado há anos fechou os olhos para a educação brasileira. Condições péssimas de trabalho e má remuneração faz com que os professores não consigam lecionar de maneira plena! Isso é óbvio! Mas ainda há seres das trevas que querem culpar os professores 😢
@@rafaelsilva7215depende cara, hoje em dia eu diria que o trabalho do professor como a gente conhece não é mais tão necessário como antes... Basta tu colocar qualquer conteúdo no UA-cam tu vai ver milhares de professores ensinando esse conteúdo.
Quem dera que ganhássemos esses 130 mil por ano! Mais de 10 mil por mês? Sinceramente, só se for professor de faculdades de renome. Aposentei-me aos 67 anos. Eu era efetivo, poderia ter esperado os 70. No entanto, não suportei tantos gritos da diretora e tanta hostilidade entre os "educadores" em geral. Era um ambiente tóxico. Bem, tinha turma ou alunos difíceis sim, mas lidar com os colegas de trabalho era pior. Vejam meu outro comentário.
@@rafaelpaiv Exatamente. P. ex., sou lactovegetariano. Vc precisava ver o bullying que eu sofria, até por parte de diretoras, supervisoras, por causa disto. Chegava um médico ou um dentista na escola, elas me apresentavam a eles era assim: "Esse é o homem que só come porcaria." E eu respondia: vcs não são médicas nem nutricionistas; estão dando palpite errado. Outra hora eu dizia: porcaria é o que vocês falam. Bem, eu não gosto de digladiar, mas, se não reagisse, elas iam querer montar. (E enfim, eu era concursado. Poderia falar mais grosso rs.)
Não entendi da onde tiraram isso, essa média salarial de 130, o que me entristece é pensar que quem fez a notícia não parou pra pensar que esse dado é um absurdo. Tipo, fora de base total
@@armandosergiodesouza9265 concordo com tudo que vc falou. Não sou vegetariano, mas se vc não concordar com qq ideia padrão do grupo, tem muito colega que fica infernizando a vida dos outros. No seu caso eu acho que andaria com um artigo científico com os benefícios e os anos a mais de vida dos vegetarianos (ou simplesmente não me importaria mesmo). Já fizeram zoeira comigo por causa de algumas dietas, mas nada que chegasse a incomodar muito.
@@lucasfescina Exatamente, Lucas. Isso aí alguém sonhou né e pôs no papel. Se de fato fossem 10 mil por mês, muita gente iria procurar a educação. Não iria haver falta de professores.
@@lucasbaker2012 Não, "inteligente". Ela tá querendo dizer que a pessoa poderia ter pensando em outras formas de trabalho que não o professorado. Entendeu ou devo desenhar?
@@dandara1513, a questão não está na profissão, e sim na baixa estrutura oferecida pelo Estado. Outra profissão frustrante é a de PM. Muitos estão cometendo suicídio.
Sou professor a 15 anos e esse ano vou sair da área. Vou trabalhar por conta e lutar, já luto na sala de aula, agora vou trabalhar pra mim. Chega de gritos, pais mal educados, aula que não vai mudar a vida de ninguém e salário de sobrevivência!
Eu te endendo. A minha esposa vai parar esse ano de dar aula. Tb tenho licenciatura, mas desisti no estágio e fui para área público, sou concursado em outra área. No Brasil, a educação não irá melhorar mesmo é pra "formar" mão de obra barata.
Eu, no último período de Licenciatura em História fui fazer os estágios obrigatórios, quando vi como é uma sala de aula e os professores todos desanimados. Passei na universidade e tranquei minha matricula.
A meu ver, vale a pena você terminar o curso para que ao menos você tenha um diploma de ensino superior, o que te permitiria prestar concursos melhores e que aceitam pessoas formadas em qualquer área. Seja como for, vale muito a pena você procurar outro trabalho e formação.
Compartilho de sua frustração, caro colega, o problema é que na faculdade, com toda bagagem teórica que ela utiliza como modelo, observamos uma realidade muito diferente com um contexto social muito plural.
Posso afirmar uma coisa, estágio é algo que não lhe prepara para a vida docente, pois além de tudo aquele ambiente é muito mascarado e simulado, o bicho pega é quando somos professores já formados e por sua vez é nossa vez de enfrentar o sistema. Triste mas é a realidade do professor no Brasil
Hoje não tem mais carreira de professor, a exemplo disso é o próprio Estado de SP, onde 70% da rede de professores são contratados temporariamente sem nenhum direito, seja FGTS, seja estabilidade, a educação no Brasil morreu.
Estudos comprovam aquilo que já está óbvio. Não bastasse a falta de reconhecimento, o desrespeito é constante. Fui professor por um ano, até ter a destino feliz de passar em um concurso, para o cargo que ocupo até hoje, e sou infinitamente mais feliz.
O problema não é só o salário, tem também falta de autônomia, cobranças, carga horária, desrespeito tanto de alunos quanto de coordenação, isso torna a profissão totalmente insalubre, e a tendência é só piorar, enquanto os professores de verdade, aqueles que realmente estão na sala de aula não se levantarem contra esse sistema educacional maldito nunca haverá mudanças, não podemos aceitar que esse pessoal que vive tomando cafezinho nos escritórios inventando teorias continuem a mandar na educação, do jeito que está hoje é ruim para o aluno e pior para o professor, resumindo a sociedade inteira sai perdendo.
Fui professor, em Santa Catarina, por 11 anos, no Magistério só tive duas alegrias, uma quando passei no concurso, e outra maior ainda quando pedi DEMISSÃO!
O problema não é só o sistema de ensino no Brasil mas também a falta de interesse dos alunos que são resultados de pais irresponsáveis que ao invés incentivarem os seus filhos estudarem ,vão na contra mão os colocando contra os professores e diretores do colégio.
@@raelheteronimo6747 pois é. Não sei porque os pais põe os seu filhos na escola então. Acho que é para se ver livre deles , ou para eles comerem merenda por que deve faltar comida em casa ou para ter um diploma como garantia para trabalho, se bem que esta geração atual, a geração z , não querem nem trabalhar .
Fiz a conta 3 vezes pra ver se não era erro meu, kkkk fizeram o estudo com professores de ensino superior da USP só pode... se tivesse pagando 10mil estaria top!
Olha, não ganho essa média não!!! Pelamor, muito menos é com dois empregos! Fora o imposto de renda que me arrebenta!!! Eu quero largar e vou, na primeira oportunidade eu caio fora sem medo!!! A desvalorização é um projeto!!!
Eu trabalhei nove anos na rede pública de ensino. Adoeci muito e quase enlouqueci. Finalmente, há dois meses tomei a decisão me me exonerar, abandonei tudo. Foi a melhor decisão da minha vida. Agora estou bem e em paz. Lecionar nunca mais! Outra coisa, de onde tiraram esses R$ 130.000,00? Aqui no RS o salário de um professor da rede estadual é R$ 4.000,00 para 40h. Da rede municipal é pouco mais que isso.
Salário pífio, igual a educação pífia que a maioria dos professores dão aos alunos. O PISA e outros índices não mentem, se o aluno vai mal a culpa é do professor.
A educação compensou? Não e sim. Lecionei para EF e EM, com muito trabalho e pouco dinheiro .No entanto, compensou, quando empreendi. Montei um escola de música. Foi bem. Depois, uma de inglês. Melhor ainda. Contudo, a melhor jogada foi montar uma escola profissionalizante. A gente chegava a ter até 200 alunos. Também me reinventei: estudei outros idiomas e trabalhei como tradutor. Eu costumava tirar um salário mínimo..., só que por dia. Também lecionei em faculdade e numa grande empresa. Quer um conselho? Empreender. Largar essas miudezas que aparecem para trás.
É o comentário mais pertinente em relação a reportagem. Lecionar te deu uma base, "hnow-how", experiência. Sou concurseiro na área de educação, mas trabalho em um cargo de nível médio na prefeitura. A média salarial dos professores na reportagem é de $130.000, que dá $10,000 mensais, um salário desses não dá pra reclamar. O problema é a desigualdade salarial dos professores, grande parte dos professores não recebem o piso mínimo $4580, enquanto professores universitários têm um salário bom. Eu já pensei em usar essa minha experiência de concursos de professor de Geografia, futuramente lecionar pra esse público. Ainda não fui chamado nestes últimos concursos que prestei, hoje em dia a concorrência é alta e normalmente quem não tá em sala de aula perde muitas colocações em provas de títulos. Acho que a área de concurso é muito gasto de tempo, dinheiro e energia pra pouco retorno financeiro na maioria das vezes. São poucos lugares que têm um plano de carreira bom, um salário bom. Acho que na vida devemos enxergar outras possibilidades.
@@caiohenrique8768 Algo que poderia ajudar no rendimento seria oferecer aulas de reforço. Já imaginei que alguns professores poderiam reunir habilidades e criar uma cooperativa. As aulas poderiam ser dadas presencialmente e/ou através da ead. Disso aí, poderia surgir uma escola. Quem sabe também o Sebrae pudesse orientar sobre empreendedorismo? Tem que pensar grande, se não, a gente fica achatado. E ninguém vai resolver a nossa situação a não ser nós mesmos. Obrigado por comentar 😀
@@S-bw1pg Numa outra época foi melhor. Hj há tradutores on-line, IA..., embora uma tradução mais cuidadosa não se faça assim. Campo de trabalho: traduzir "abstracts" ; acompanhar mestrandos e doutorandos; traduzir para indústrias e público em geral; traduzir livros; trabalhar como recepcionista de hotéis, ou em eventos, ou como guia de turismo; fazer "versões" de músicas e ainda ensinar cantores a pronunciar as palavras (eu fiz isto); acompanhar grupos em viagens internacionais... Quanto a empresas que contratam, as que vi pagam um valor irrisório. Se vc gosta, faça mesmo um curso. Existem também escolas de tradutores e intérpretes. Às vezes, isso pode ser mais indicado a vc. Vc encontrará o seu espaço. E eu estou aí para ajudar. ❤
@@S-bw1pg Vc vai gostar. No meu caso, dei prioridade ao inglês, mas fui estudando outros idiomas também. Isto aumenta mais ainda o nosso campo de trabalho. Se quiser, fica a sugestão.
Cai de paraquedas aqui nessa reportagem e nessa carreira que eu não desejo para ninguém... Hoje depois de 18 anos estou frustrado, depressivo, nem uma casa ainda não consegui comprar.💔
@@rafaelpaiv Aqui no MA um professor de contrato de uma prefeitura só recebe o salário mínimo do país o piso é só para os concursos. Quem tem filho n da pra juntar.👍🏻
Eu dei aula numa escola, ganhava por turma, mas aí a espertinha da diretora colocava 4 turmas na minha aula e dizia que era uma turma só, para não me pagar. Pedi demissão depois de alguns meses, pois se nem os professores estimulam outros professores, imagina o governo. NUNCA mais voltei a lecionar e NUNCA mais voltarei.
A reportagem é muito boa. Entretanto deixa algumas lacunas. Mostra a média salarial $130.000 e se formos dividir por 13 dará $10000. Quem no Brasil ganha 10 mil por mês. 10 conto são 7 salários mínimos. Acho que o problema maior dos professores é a desigualdade salarial. Tem muitas escolas municipais e particulares que não pagam o piso de professores $4580. E dessa quantia 27,5% vai pro leão. Professores universitários têm um piso inicial de $10 a $15 mil, professores doutores em final de carreira meu palpite é salários superiores a 30 mil mensais. Uma outra questão é que muitos professores têm mestrado e doutorado, mas não há mercado para tantos profissionais. Hoje em dia com o mestrado você é apenas mais um, a concorrência é grande. Muitos professores dizem que vão largar a profissão, mas a maioria não tem a capacidade de abrir um negócio ou uma outra qualificação.
Eu mesma sou uma professora que irei sair da educação. Tenho 28 anos e não aguentarei mais 5 anos. Infelizmente não se tem valorização nessa área, o Brasil só vai perceber isso tarde demais.
Em qualquer país sério, o professor é visto como uma figura de autoridade e que merece respeito. Já aqui no Brasil, criou-se uma cultura de que na sala de aula o professor é um opressor, e os alunos são os oprimidos. Se algum aluno atrapalhar o andamento da aula, o professor não tem qualquer autonomia para puni-lo com uma suspensão, deve simplesmente deixar por isso mesmo e comprometer o aprendizado de todos os demais alunos. Uma coisa que me chamou atenção nesta reportagem é que se limitam a achar que o problema é salários e carga horária. Ou seja, tão cedo o problema não será resolvido.
De onde que professor de Ensino fundamental ganha 133 mil reais 1:12 por ano que eu quero ir oferecer meus serviços? Isso daria 11 mil reais ao mês! Eu ganho em torno 7 mil bruto e 6 mil no líquido por 40 horas. Mil reais por mês é "surrupiado". Isso porque tenho 21 anos de carreira. Os que estão começando agora não ganham mais do que 4000 reais por mês em média!
kkkk caraca, 10 mil por mes kk onde ja isso que eu pego a vaga na hora, sou formado em tecnico de informatica pelo instituto federal do para eu vou dar aula na hora por 10 mil por mes kkk
Fiz a conta aqui e o salário mensal chegou a quase 11 mil, o que é uma mentira, e das grandes! Quem ganha isso é professor de universidade com no mínimo um mestrado. Daí podemos perceber o quanto podemos confiar na imprensa...
Concordo que esticaram muito os ganhos salariais, mas acredito que o problema real foi a pesquisa do OCDE. Se eu conseguir baixá-la vou colocar o link.
Desde a década de 90 já estava péssimo e parece que piorou. Eu não tive uma aula sequer de português, matemática e química de ensino médio. Conheço vários que nem aulas tinham. Educação falida.
Eu fiquei menos de um ano na educação infantil e pedi demissão pela minha sanidade mental! crianças mal educadas, sem limites, pais omissos, direção faz perseguição, humilhação e difamação quando não vai com a cara da pessoa, se acham Reis porque são protegidos por políticos uma verdadeira máfia na rede municipal da cidade de palhoça SC! Graças adeus meu marido tem um ótimo emprego e vou para outra área! agora fico imaginando i às outras professoras que sustentam suas famílias e tem que ficar subordinadas a esses malditos!
Insanidade! Um dia, duas profªs entraram numa discussão acalorada, pq uma gostava de frango com quiabo, e a outra, taioba com angu. Quando uma falou com a outra que taioba com angu é comida de porco, a outra chegou a levantar-se para atacar o pescoço da adversária. Providencialmente, um prof. falou que gostava era de pão molhado no feijão. Aí, as duas se uniram contra ele. Ele não apanhou demais é pq foi salvo pelo gongo: deu o sinal para acabar o recreio. Escrevo crônicas para um jornal. Tenho também uma coluna: "Educação, o que escondem de você", e nela, eu relatei mais esta emocionante história.
130 mil por ano? Na educação básica? De onde retiraram estes dados? Não está correto, basta ver a transparência dos estados e municípios. Uma profissão pesadíssima. Além da questão da formação e da prática profissional, tem de ficar de pé, desgastando a voz, tendo de lidar com muitas situações de desrespeito. Nem cheguei a lecionar depois do estágio, peguei meu diploma e fui prestar concurso no judiciário. Mereceriam ganhar 130k, em média. A média real de SP deve ser uns 70 bruto.
Ao mesmo tempo estamos vendo governadores, prefeitos e o governo federal dizendo que a educação está sendo valorizada, que nós estamos em outro Brasil e blá blá blá.
Não vale a pena. Não façam,estou arrependida de estar cursando pedagogia. Material de estudo caro, mensalidade também. Qualquer curioso,pode conduzir uma turma de educação infantil,o que torna nossa desvalorização evidente. Deve-se criar um conselho federal, como acontece com medicina e psicologia. Só assim talvez a coisa melhore.
Dica termina seu curo aplica para um mestrado em Portugal la vc ganahra em euro. Sai da educação estadual hj trabalho com intercâmbio só para universitários temos mais de 600 alunos com esse objetivo.
professor que tem que ficar trancado na salas com eles por 5-10 horas.... Uma profissão desvalorizada pelo estado e pelos próprios pais/alunos. Professor mora na Escola praticamente . Agora no colégio dinâmico é turno integral manha e tarde.
Já fui supervisor de um escola cívico militar e quando estava atuando , era visível o ódio dessa classe por nós, eles não aceitava nossa presença no ambiente escolar. E toda escola cívico militar tem uma postura diferenciado voltada pro respeito e amor ao patriotismo e respeito aos docente. E msm assim eles não nos aceitava, em muitos casos usava os próprios aluno pra nós afronta. Não precisa falar muito sobre o projeto basta pegar dois vídeo ,um de uma escola normal e outro onde o projeto funciona, as imagem falam por si só. Não tenho pena nenhuma dessa classe ,só estão colhendo o que plantaram e olha que na minha família todos são professores desde irmão e até primos.
Sou professor e concordo com você. Tá cheio de professor "mulher de malandro". Reclamam da escola cívico-militar, então que fiquem nas suas escolas imundas e barulhentas. Eu já disse que um país democrático e diverso vai ter espaço para escolas diferentes também, então o modelo cívico-militar deve existir e quem não estiver satisfeito, peça remoção ou leve seu filho pra escola da bagunça.
Nosso Brasil vai virar pais de analfabetos . Digo isso porque antigamente se estudava no ensino médio limites e devivadas, aí está a explicação porque antes se formavam alunos e professores de excelencia. Hoje ensino fundamental e médio é uma vergonha. Digo isso porquê estou no último ano matemática , já relizei estágio e o TCC.
Nao é só uma questao de salario e carga horaria, isso é a ponta do Ice Berg. Professor não é valorizado pela propria cultura brasileira. Pergunte pra qualquer professor que trabalha ou que trabalhou nas redes publicas e privadas de ensino. Ameaças, falta de respeito, piadas, desgaste mental e a propria desesperança com o ensino pelo fato de sequer poder reprovar o aluno.
Tenho 18 anos e pensava em ser professor de história/geografia. Essas noticias da desvalorizaçao dos professores, falta de educação dos alunos, interesse, mexem nos smartphones todo momento e etc, desanimei.
@@brunuyoutube tenho 43 e estou realizando o sonho de fazer licenciatura em história mas agora no 5⁰ semestre e já tendo concluído o primeiro estágio e gostado, tenho visto essas notícias e fico mal com isso, apesar de ter tido um bom entrosamento com os alunos do fundamental tenho medo de um dia eu desistir e perder todo o investimento, estou até sem vontade de estudar
@@danielisonoliveira787 se for sua renda, eu particularmente acho que iria procurar outro.. mas caso não for, continua que você ganha muitas habilidades. Eu se fosse professor iria pegar alunos do primeiro ano do fundamental ao quinto devido eles serem mais "obedientes" O problema é que estamos em mudanças o tempo todo kkkk e fica difícil fazer uma escolha
@@brunuyoutubeeu sou técnico em Eletrônica já há alguns anos e muitos aparelhos tem ficado descartáveis, gosto e pretendo continuar e quanto a ser professor é tipo aquele sonho sabe, aquela vontade de ensinar, sempre gostei dessa área e sei que todas as áreas tem seus desafios, mas o medo de me frustrar é grande.
Sabemos que os nossos excelentíssimos parlamentares ganham muito mais que os professores, isso é uma grande afronta, pois a diferença de importância das duas profissões é gritante!!! Enquanto os políticos recebem muito e trabalham pouco e têm direito a altas regalias, nós professores recebemos pouco e trabalhamos muito, nas condições mais adversas que você pode imaginar! Enfim, vivemos no país das desigualdades! E o professor que se atreve a protestar por melhores condições de trabalho, leva porrada da polícia, a mando de um estado criminoso que alisa bandidos de terno e gravata mas que por outro lado agride profissionais da educação. Profissionais que são essenciais para a formação e o desenvolvimento de outros indivíduos!
Salário pífio, igual a educação pífia que a maioria dos professores dão aos alunos. O PISA e outros índices não mentem, se o aluno vai mal a culpa é do professor.
Professor brasileiro ganhando 130k/ano? Devem ter contado então os de Institutos e universidades federais. Em MG, estado paga R$2400 para 30 horas semanais (com desconto, o camarada vai ganhar pouco mais que um salário mínimo). Se fizer entrega do ifood usando bicicleta, dá para ganhar mais que isso.
Terminando a graduação em fisica e já to desistindo de exercer. Sala de aula lotada, salario baixo e horas de trabalho fora de sala de aula. Eu simplesmente odeio a forma como a educacao é abordada nesse país
A verdade é que quem vai lá fora, já não quer ficar aqui dentro. Muitos desistem da escravidão do sistema depois de conhecerem o que é vida de verdade.
Os dados referente aos salários são claramente irreais. A base salarial anual é em torno de 45 a 50 mil reais, na melhor das hipóteses, 40 horas, mais o desconto, vai para 3400 a 3800 dependendo da situação.
Logo, a pesquisa sinaliza um salário de 13 mil reais mensal, de supostamente 130 mil reais anual, extremamente desproporcional a realidade. Nem professores universidade federais com dedicação integral recebem isto. Nem mesmo um professor estadual de 60 horas, receberia metade disto.
É claro que estão saindo fora, o salário é baixo, ainda têm quê aguentar agressão física e moral de aluno dentes de sala de aula, não pode nem se defender a família do anjinho vai lá terminar o serviço. 👎👎👎👎👎👎
Larguei essa carreira que amava por não me valorizarem. Não existe nenhum respeito pelos aluno nem reconhecimento pelos pais. Foi frustrante demais para mim.
Em um país que trata tudo como gasto e não como investimento, que prefere gatar mais de 40% do orçamento para pagar juros, o resultado é estagnação em todas as áreas: saúde, educação, segurança, trabalho, transporte, saneamento básico, moradia, defesa, ciência e tecnologia, etc.
A Inteligência Artificial faz um trabalho melhor, não entra em greve, não falta e não pega picuinha e implicância com alunos. Não vai querer impor seus vieses racistas e políticos nos alunos. Apoio 100% que as aulas sejam por IA. Aprendi mais na Wikipédia que na escola pública. Aliás, aprendi na escola pública sim: aprendi o que é bullying, descaso, indiferença e soberba.
130 mil por ano?????? Onde???? Estão desatualizados. Municípios pequenos, dobrando período dá em torno de 50 mil por ano. Estejam bem certos que é, de fato, isso.
Eu não sou muito de comentar isso, mas não precisaria de um estudo para chegar a essa conclusão. É algo notório e de conhecimento geral. O Brasil valoriza muito influencers, atores e jogadores de futebol e deixa de lado profissões que realmente são importantes para o desenvolvimento do país.
infelizmente nossos professores estão passando por momentos difíceis em nosso país recebem pouco, enfrentam alunos que não tem interesse nenhum em aprender e estudar e que estão totalmente tiktokzados, estresse emocional devido as cargas horárias exaustivas, os professores devem ser super valorizados em nosso país pois tudo vem através do professor todo conhecimento vem do professor um médico é médico hoje por que foi ensinando e aprendeu com um professor na faculdade universidade, um psicólogo também, todas as profissões passam pelo professor os governos estaduais municipais e governo federal devem sim garantir a valorização do professor no Brasil com, salários dignos bem remunerados com planos e tudo, e os alunos da geração atual e futuras devem respeitar e amar os professores pois sem eles não saberiam nem ler e escrever, eu agradeço muito aos meus professores pelo que sou hoje e que eu cheguei até aqui 🙏❤️
Só louco pra ser professor hoje em dia no Brasil . A educação brasileira acabou . OS próprios políticos são os que menos têm interesse em mudar essa realidade
Lamentável, Brasil sendo Brasil Educação deveria ser mais valorizada e investida nesse país É a base para construir uma sociedade com seres humanos civilizados e éticos...
Não adianta falar nada, sempre dão desculpas e nuca muda nada. Já está faltando professores nas escolas atualmente; não vai demorar uma década para ser extinto os professores vão ser raridade. É aí o momento dos governates avaliarem a impotância de um professor !
@@raywilliamgama7046 Finaliza, trabalha na área, junta dinheiro e migra pra outra abordagem de trabalho! Não vale a pena meu amigo, quem está falando é uma frustrada há quase 20 anos nessa vida de professora.
@@lilianmachado3095 Poderia seguir para o mestrado e doutorado para ser prof universitário, ou migrar para área de t.i, área financeira que são correlatas.
Termine e faça concurso pra qualquer área, exceto Educação! A menos que você já faça seu Mestrado e Doutoramento e tente fazer um concurso de universidade pública. Aí, sim, ganhará seus 130.000 ou mais ao ano.
Estou assim também, 5⁰ semestre de licenciatura em história, fiz estágio no ensino fundamental e gostei das classes, tive um bom entrosamento com os alunos mas quando vejo esse tipo de notícia fico indeciso, fico com receio de continuar investindo e um dia desistir, já tive problemas de ansiedade por outros motivos no passado e hoje estou bem, mas meu medo é não dar conta, ser desvalorizado e no fim perder todo o investimento.
130 mil por ano dá R$10.833 por mês. No Brasil é mais que excelente esse salário. Sabemos muito bem como esses profissionais se comportam em sala de aula. A maioria tá pouco se lixando para os alunos.
Eu estou cansada de ser cuidadora iniciei um curso de inglês, está difícil mas não impossível. Cuidadores são desvalorizados, professores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Os professores desistindo da profissão, os que ficam na profissão ficam desanimados e fazem o trabalho de qualquer jeito aí os alunos também ficam desanimados e vão à escola porque são obrigados, esse problema está bem sério e está precisando de solução com urgência
Média de 130.000 por ano?😂😂😂 se nosso salário chegasse perto de 10 ou 12 mil ao mês estava "bom"! Queria saber os parâmetros da OCDE pra chegar a esse valor fora da realidade!
Como é que um país vai ter valorização na educação se o sistema religioso e político é a base do Brasil, é mais importante do que o sistema educacional.
130 mil por ano? Nunca!!! Se fosse, eu aceitaria trabalhar a metade pra ganhar a metade. Hoje eu ganho metade disso deixando até a alma na sala de aula.
Será que esta conta não está errada? 130 mil em um ano, daria quase 11 mil por mês. Este salário é ruim? professor com salário de quase 11 mil é em faculdades e com no mínimo título de mestrado. O salário médio de um professor de educação básica aqui, varia de 3 a 5 mil, dependendo do Estado em que ele trabalha.
Onde fizeram essa pesquisa que a media de professor de fundamental é mais de 10k por mês? O mais normal é em torno de 3k ou 4k, dependendo da escola e das horas. Para o professor Ter 40h aula tem que trabalhar cerca de 60h
Minha prima é psicóloga. Ela disse que viu numa fonte que no futuro várias sociedades estará lascada porque problemas vai continuar parecendo e a educação não está formando cérebros para bater de frente com as maiores adversidades. Simplesmente estaremos lascado. Há muitos problemas que virão. Desde crise econômica global, pandemias, guerras e outras coisas e temos cada vez menos cérebros treinado para lidar com isso. É possível ir além e dizer que em algumas pós-graduação está perdendo a força ou deveríamos formar mentes altamente treinadas e capacitadas, mas o que se observa é o oposto. Para alguns casos. É bizarro o comportamento de alguns ditos doutores. Extremamente desproporcional para o título que carrega e para negativo.
A velha comparação entre países des e sub chegar a cansar... professor ganha o piso salarial e tem muitas regalias e dá uma aula horrível, só quer viver de luxo conheço muitos assim!!!
Exatamente. Salário pífio, igual a educação pífia que a maioria dos professores dão aos alunos. O PISA e outros índices não mentem, se o aluno vai mal a culpa é do professor.
"A crise da educação no Brasil não é uma crise. É um projeto".
(Darcy Ribeiro)
@@wagnersilva7918 lamentável
@@wagnersilva7918 exatamente
Mais pessoas menos instruídas, mãos dominação sobre elas.
Tem razão!
Sou motorista de transporte escolar e sinceramente, tem alunos que é difícil suportar por 30-40 minutos, imagina professor que tem que ficar trancado na salas com eles por 5-10 horas.... Uma profissão desvalorizada pelo estado e pelos próprios pais/alunos.
@@desconhecido113 é um projeto de deseducação em andamento!
Uma vez trabalhei em sala de aula como auxiliar, e concordo com você. Foi uma experiência ruim, até insuportável! Misericórdia senhor kkk a maioria sem educação, não sabe obedecer nada. Se hoje, muitos adultos estão impossível, as crianças tbm estão, vão puxar a quem?! Criança que não sabe ouvir e obedecer um comando. Você tenta repreender, no dia seguinte o pai aparece querendo tirar satisfação ou querendo te bater, agora vai ver, se o pai quer saber o motivo da repreensão ou se educa o filho em casa, como deve se comportar. É tipo, bota filho no mundo, joga lá na escola e que se dane os professores, que dê conta. Na época as crianças tinham de 7 a 10 anos, elas é que mandavam na sala de aula. Não tenho formação na área, mas foi o que vi pela experiência que tive.
@@Languagesz. É a pura verdade. Se a gente juntasse os comentários, daria para escrever um livro sobre a realidade educacional brasileira. Vou fazer uma crônica, já que sou cronista de jornal.
130 mil a média ano 😂😂😂 até parece
Se num veículo em movimento é difícil é sei que é...imagina tds juntos fechados dentro de uma sala...sentados ...
Fui professor 10 anos. Pedi demissão, abandonei a carreira PRA NUNCA MAIS! Para poucas coisas eu falo "nunca" nessa vida, mas voltar a lecionar, essa eu falo a plenos pulmões: NUNCA MAIS! JAMAIS! Deus me livre...
Por quê? Fiquei curiose.
@@chronos5457 Inúmeros motivos: PÉSSIMA REMUNERAÇÃO, alunos analfabetos TOTAIS (não sabiam ler) com 18, 19 anos... Abusos e agressões em sala de aula ("Se eu não passar vou dar um tiro na tua cara - sim, eu ouvi isso!!!), e a gota d'água foi quando uma aluna minha não conseguiu resolver esse problema: Um trabalhador ganha R$ 1.200,00 mensalmente. Ele trabalhou durante 11 meses, então quanto será o valor do 13º salário que ele vai receber ao final do ano? (eu já havia ensinado na aula anterior como o cálculo era feito - $ 1.200,00 dividido por 12 meses, vezes a quantidade de meses que ele havia trabalhado...) A moça (18 anos) simplesmente NÃO SABIA efetuar equações básicas, e entregou a questão em branco. Ali foi que eu parei geral, depois de incontáveis absurdos que vivi...
@@chronos5457 Inúmeros motivos: PÉSSIMA REMUNERAÇÃO, alunos analfabetos TOTAIS (não sabiam ler) com 18, 19 anos... Abusos e agressões em sala de aula ("Se eu não passar vou dar um tiro na tua cara - sim, eu ouvi isso!!!), e a gota d'água foi quando uma aluna minha não conseguiu resolver esse problema: Um trabalhador ganha R$ 1.200,00 mensalmente. Ele trabalhou durante 11 meses, então quanto será o valor do 13º salário que ele vai receber ao final do ano? (eu já havia ensinado na aula anterior como o cálculo era feito - $ 1.200,00 dividido por 12 meses, vezes a quantidade de meses que ele havia trabalhado...) A moça (18 anos) simplesmente NÃO SABIA efetuar equações básicas, e entregou a questão em branco. Ali foi que eu parei geral, depois de incontáveis absurdos que vivi...
@@rafaelpaivPoxa! Vc não viu o vídeo?
@@chronos5457É só assistir o vídeo, que vc não viu.
coitada desse mulher que deu a entrevista... dá pra sentir a frustração na voz dela.
@@israeljunior8601 sim fiquei triste por ela
Coitada
Depressão total
Aqui no interior professor ganha acima de 5mil, difícil ter emprego que pague isso no Brasil, talvez se você tiver os pais ricos e cursa medicina cheguei a ganhar uns 12mil
Pior q é vdd. Vc pode fazer um curso em Oxford ou Havard, mas não faz quase diferença nenhuma no salário
@@vendasimports7227se vc for bom em raciocínio lógico, área de TI é uma boa opção. Aconselho a tds
Nem estão falando aí dos professores doentes em sentido emocional. Mental desgastado, a violência nas escolas, o desinteresse dos alunos todos tiktokizados tornando as coisas ainda mais difíceis. Depois de 10 anos eu pulei fora.
😢
Exatamente meu caro, são muitas camadas
Pior que sou aluno de escola publica há estou vendo isso
Essa geração é a pior de todas em todos os sentidos.
Tô fazendo 10 anos esse ano😅 Tá complicado mesmo, trabalho em outro setor pra complementar a renda
Sou professor na rede pública há 20 anos e NÃO recomendo esse caminho a ninguém. Já cheguei a trabalhar em 6 colégios diferentes ao mesmo tempo. Nesses anos eu desenvolvi transtornos psiquiátricos devido ao excesso de carga de trabalho e gasto boa parte do meu salário em tratamentos e medicamentos controlados para conseguir trabalhar. A burocracia na educação é MASSACRANTE e esgota o professor em vários níveis: emocional, social, físico, familiar etc. Quando o professor é novo ele até aguenta o "tranco", mas com o tempo ele adoece, inevitavelmente... Tenho 2 licenciaturas e 4 pós-graduações, mas mesmo assim o meu salário não permite que eu propicie o mínimo de conforto para minha família. Meus finais de semana e feriados são dedicados a corrigir provas, trabalhos e preparar aulas. Eu gostava de dar aulas, mas hoje me arrependo até o fundo da alma de ter cursado licenciatura. O ensino público no Brasil é feito para não dar certo.
...
Atualmente me preparo para realizar concursos em outras áreas para sair desta situação. No meu caso, é uma questão de saúde.
@@hugofranco6860 Olha... O seu relato é praticamente o retrato do professorado de hoje em dia. Todos estão esgotados. Que você consiga sucesso nesse novo projeto.
rapaz, chocado com o comentario. pesado!
Meu amigo, é muito triste ter que ler isso. Meu professor de história e geopolítica infelizmente também está desgastado. Ele não aguenta mais alunos folgados que o tiram do sério, ele não pode pedir nada que os "alunos" já tratam ele com falta de respeito. Eu não consigo entender porque nosso país é dessa maneira, o que nós fizemos pra nascer num país assim. Infelizmente a desvalorização do professor é cultural aqui no Brasil, o brasileiro não sabe oque é a verdadeira cultura brasileira, ele não sabe quem foi Machado de Assis, mas sabe quem é MC Pipokinha. Triste realidade do Brasil. 😢
Aí quando o professor vai protestar, ainda apanha da polícia, que o governador/prefeito manda, mas é isso que os políticos querem, uma população burra pra continuar votando em pastor/sargento/coach e tal, só vai resolver quando for difícil achar professor...
Verdade. E está conseguindo...cada dia que passa a maior parte da população brasileira parece pior, sem nenhum senso crítico e defensora de tudo que não presta. A política é somente um dos reflexos disso.
@@DouglasSantoss13 Pois vamos dar os 243 mil por ano. Vai mudar o que?? A sala vai continuar com 40, 50 alunos, a alimentação vai continuar sendo biscoito água e sal, as salas com infraestrutura precária (boa parte das escolas), banheiros que dá desgosto até de entrar. Vai mudar o que se der esse dinheiro todo pro professor e os alunos não terem um único dia para ser tratado como ser humano em vez de gado.
Pra começo de conversa, @@tiozaogames3234, vai mudar o tipo de ingressante nos cursos de licenciatura. Ao invés de selecionarmos os medíocres e piores, haverá alunos brilhantes aceitando trabalhar nestas carreiras - e não abandonando-as assim que possível após se formarem ou fugindo para o ensino técnico ou superior. Temos cursos de licenciatura fechando ou cortando entrada em um dos semestres por falta de interessados.
Não sei o que queres dizer como aluno tratado como gado, honestamente. O aluno, hoje, é tratado como chefe, com a hierarquia aplicada de fato na escola como sendo 1. diretor 2. pai de aluno 3. técnicos 4. alunos 5. transeuntes próximos à escola 6. professor. Não há qualquer autoridade do professor com respeito ao aluno, que pode fazer o que quer tanto em casa quanto nas ruas ou nas salas de aula, e se constrangidos a se comportarem, rebelam-se sem qualquer consequência. Caso informados os pais, agridem ou espancam ou o aluno, ou o professor.
Inúmeros trabalhos demonstram que o principal fator para a qualidade do ensino não é a escola, mas a estrutura familiar. Isto é consenso na literatura de pedagogia e ensino. Em outras palavras, a população é a culpada maior pela péssima educação dos filhos que põem no mundo, não professores, seja abandonando seus filhos para que sejam cuidados por pais solteiros, seja gritando com eles ou espancando-os com frequência, ou simplesmente relegando a educação a avós ou aparelhos de telefone celular ou smart TVs.
Se for professor de esquerda tem mais é que se lascar mesmo.
Exatamente.
Uma lástima. A sala de aula tornou-se um lugar insalubre. Crianças que são totalmente sem limites e pais arrogantes. E os dirigentes querem colocar toda a culpa do fracasso da educação no colo do professor.
@@familiatataglia MC Carol de Niterói largou a escola 🏫 aos 14 anos de idade e hoje é uma pessoa maravilhosa
@@arthurgomes9433 Quem é?
E eu conheço uma pessoa que é pobre, criado na periferia, e para ele está tudo certo: se um aluno mexer ou partir para agressão e só o professor mostrar o 38 que tá tudo certo e segue a vida com a linda carreira de professor.
@@arthurgomes9433 Essa daí é gente boa. Pelo menos não ficou dando trabalho para os professores e colegas. Que tenhamos mais exemplos como a MC Carol de Niterói.
E isso é de uma crueldade enorme, colocar a culpa do fracasso da educação nas costas do professor, quando o próprio Estado há anos fechou os olhos para a educação brasileira. Condições péssimas de trabalho e má remuneração faz com que os professores não consigam lecionar de maneira plena! Isso é óbvio! Mas ainda há seres das trevas que querem culpar os professores 😢
Estado não valoriza, população não valoriza, ninguém valoriza a profissão. Estamos lascados.
O que demanda a valorização é o mercado, se um dia faltar muito professor vão ter que pagar mais pra ter um.
@@rafaelsilva7215depende cara, hoje em dia eu diria que o trabalho do professor como a gente conhece não é mais tão necessário como antes... Basta tu colocar qualquer conteúdo no UA-cam tu vai ver milhares de professores ensinando esse conteúdo.
@@rafaelsilva7215 aí que tá, já faltam professores, só não chegamos na parte de pagar mais
@@brendomonteiro7859 professor sempre será necessário mesmo tenho vídeos no UA-cam
diga para mim então por que a classe B, A e A+ pagam 12k/mes para o ensino dos filhos
Quem dera que ganhássemos esses 130 mil por ano! Mais de 10 mil por mês? Sinceramente, só se for professor de faculdades de renome. Aposentei-me aos 67 anos. Eu era efetivo, poderia ter esperado os 70. No entanto, não suportei tantos gritos da diretora e tanta hostilidade entre os "educadores" em geral. Era um ambiente tóxico. Bem, tinha turma ou alunos difíceis sim, mas lidar com os colegas de trabalho era pior. Vejam meu outro comentário.
Colegas de trabalho assim?
@@rafaelpaiv Exatamente. P. ex., sou lactovegetariano. Vc precisava ver o bullying que eu sofria, até por parte de diretoras, supervisoras, por causa disto. Chegava um médico ou um dentista na escola, elas me apresentavam a eles era assim: "Esse é o homem que só come porcaria." E eu respondia: vcs não são médicas nem nutricionistas; estão dando palpite errado. Outra hora eu dizia: porcaria é o que vocês falam. Bem, eu não gosto de digladiar, mas, se não reagisse, elas iam querer montar. (E enfim, eu era concursado. Poderia falar mais grosso rs.)
Não entendi da onde tiraram isso, essa média salarial de 130, o que me entristece é pensar que quem fez a notícia não parou pra pensar que esse dado é um absurdo. Tipo, fora de base total
@@armandosergiodesouza9265 concordo com tudo que vc falou. Não sou vegetariano, mas se vc não concordar com qq ideia padrão do grupo, tem muito colega que fica infernizando a vida dos outros. No seu caso eu acho que andaria com um artigo científico com os benefícios e os anos a mais de vida dos vegetarianos (ou simplesmente não me importaria mesmo). Já fizeram zoeira comigo por causa de algumas dietas, mas nada que chegasse a incomodar muito.
@@lucasfescina Exatamente, Lucas. Isso aí alguém sonhou né e pôs no papel. Se de fato fossem 10 mil por mês, muita gente iria procurar a educação. Não iria haver falta de professores.
Estou cansado de ser babá de crianças mimadas... Não aguento mais 😭
Pode ser babá de preso, como agentes penitenciarios também
Pq vc escolheu essa profissão?
@@dandara1513 então é o professor que está errado?
@@lucasbaker2012 Não, "inteligente". Ela tá querendo dizer que a pessoa poderia ter pensando em outras formas de trabalho que não o professorado. Entendeu ou devo desenhar?
@@dandara1513, a questão não está na profissão, e sim na baixa estrutura oferecida pelo Estado. Outra profissão frustrante é a de PM. Muitos estão cometendo suicídio.
Sou professor a 15 anos e esse ano vou sair da área. Vou trabalhar por conta e lutar, já luto na sala de aula, agora vou trabalhar pra mim. Chega de gritos, pais mal educados, aula que não vai mudar a vida de ninguém e salário de sobrevivência!
Eu te endendo. A minha esposa vai parar esse ano de dar aula. Tb tenho licenciatura, mas desisti no estágio e fui para área público, sou concursado em outra área.
No Brasil, a educação não irá melhorar mesmo é pra "formar" mão de obra barata.
Eu, no último período de Licenciatura em História fui fazer os estágios obrigatórios, quando vi como é uma sala de aula e os professores todos desanimados. Passei na universidade e tranquei minha matricula.
A meu ver, vale a pena você terminar o curso para que ao menos você tenha um diploma de ensino superior, o que te permitiria prestar concursos melhores e que aceitam pessoas formadas em qualquer área.
Seja como for, vale muito a pena você procurar outro trabalho e formação.
Conclui e tenta fazer mestrado para ingressar no magisterio superior.
Compartilho de sua frustração, caro colega, o problema é que na faculdade, com toda bagagem teórica que ela utiliza como modelo, observamos uma realidade muito diferente com um contexto social muito plural.
Posso afirmar uma coisa, estágio é algo que não lhe prepara para a vida docente, pois além de tudo aquele ambiente é muito mascarado e simulado, o bicho pega é quando somos professores já formados e por sua vez é nossa vez de enfrentar o sistema. Triste mas é a realidade do professor no Brasil
@@saulosousaoficial608 fez certo
Hoje não tem mais carreira de professor, a exemplo disso é o próprio Estado de SP, onde 70% da rede de professores são contratados temporariamente sem nenhum direito, seja FGTS, seja estabilidade, a educação no Brasil morreu.
Só são Paulo. Nordeste paga até 9k
Vc esqueceu de mencionar, que o professor para conseguir precisa fazer um concurso com organização da Vunesp para contrato temporário.
Kkkkk
@@PrimataEvoluindo1983 pois é, tem mais essa, ainda tem que pagar pra dar aula.
@@LucasLopes-nj5kk 😮
São Paulo gosta do PSDB, tanto que nunca deixou de votar nesse povo.....
Estudos comprovam aquilo que já está óbvio. Não bastasse a falta de reconhecimento, o desrespeito é constante. Fui professor por um ano, até ter a destino feliz de passar em um concurso, para o cargo que ocupo até hoje, e sou infinitamente mais feliz.
Ser professor é se expor a matar ou ser assassinado, ou morrer do coração
O problema não é só o salário, tem também falta de autônomia, cobranças, carga horária, desrespeito tanto de alunos quanto de coordenação, isso torna a profissão totalmente insalubre, e a tendência é só piorar, enquanto os professores de verdade, aqueles que realmente estão na sala de aula não se levantarem contra esse sistema educacional maldito nunca haverá mudanças, não podemos aceitar que esse pessoal que vive tomando cafezinho nos escritórios inventando teorias continuem a mandar na educação, do jeito que está hoje é ruim para o aluno e pior para o professor, resumindo a sociedade inteira sai perdendo.
@@casamentodeverdademesmo6416 esqueceu a falta de respeito dos pais tbm
@@maiarapacheco3985 um dos piores agravantes.
Fui professor, em Santa Catarina, por 11 anos, no Magistério só tive duas alegrias, uma quando passei no concurso, e outra maior ainda quando pedi DEMISSÃO!
O problema não é só o sistema de ensino no Brasil mas também a falta de interesse dos alunos que são resultados de pais irresponsáveis que ao invés incentivarem os seus filhos estudarem ,vão na contra mão os colocando contra os professores e diretores do colégio.
E ainda apoiando a ideia de que estudar não leva ninguém a lugar nenhum..
@@raelheteronimo6747 pois é. Não sei porque os pais põe os seu filhos na escola então. Acho que é para se ver livre deles , ou para eles comerem merenda por que deve faltar comida em casa ou para ter um diploma como garantia para trabalho, se bem que esta geração atual, a geração z , não querem nem trabalhar .
130.000 por ano?? Que média é essa? Onde estão esses professores de educação básica que ganham mais de 10.000 por mês?
Mesmo inflando os dados, a realidade ainda é péssima.
Fiz a conta 3 vezes pra ver se não era erro meu, kkkk fizeram o estudo com professores de ensino superior da USP só pode... se tivesse pagando 10mil estaria top!
É que nem dar aula na USP compensa mais 😂
@@sdrak9535 KKKKK, verdade, foi isso mesmo.
Olha, não ganho essa média não!!! Pelamor, muito menos é com dois empregos! Fora o imposto de renda que me arrebenta!!! Eu quero largar e vou, na primeira oportunidade eu caio fora sem medo!!! A desvalorização é um projeto!!!
Eu trabalhei nove anos na rede pública de ensino. Adoeci muito e quase enlouqueci. Finalmente, há dois meses tomei a decisão me me exonerar, abandonei tudo. Foi a melhor decisão da minha vida. Agora estou bem e em paz. Lecionar nunca mais!
Outra coisa, de onde tiraram esses R$ 130.000,00? Aqui no RS o salário de um professor da rede estadual é R$ 4.000,00 para 40h. Da rede municipal é pouco mais que isso.
Também quero saber onde estão pagando assim
Olá, Elizangela! Também fiquei curioso, pois esse número definitivamente NÃO reflete a realidade.
Salário pífio, igual a educação pífia que a maioria dos professores dão aos alunos. O PISA e outros índices não mentem, se o aluno vai mal a culpa é do professor.
A educação compensou? Não e sim. Lecionei para EF e EM, com muito trabalho e pouco dinheiro .No entanto, compensou, quando empreendi. Montei um escola de música. Foi bem. Depois, uma de inglês. Melhor ainda. Contudo, a melhor jogada foi montar uma escola profissionalizante. A gente chegava a ter até 200 alunos. Também me reinventei: estudei outros idiomas e trabalhei como tradutor. Eu costumava tirar um salário mínimo..., só que por dia. Também lecionei em faculdade e numa grande empresa. Quer um conselho? Empreender. Largar essas miudezas que aparecem para trás.
É o comentário mais pertinente em relação a reportagem. Lecionar te deu uma base, "hnow-how", experiência. Sou concurseiro na área de educação, mas trabalho em um cargo de nível médio na prefeitura.
A média salarial dos professores na reportagem é de $130.000, que dá $10,000 mensais, um salário desses não dá pra reclamar. O problema é a desigualdade salarial dos professores, grande parte dos professores não recebem o piso mínimo $4580, enquanto professores universitários têm um salário bom.
Eu já pensei em usar essa minha experiência de concursos de professor de Geografia, futuramente lecionar pra esse público. Ainda não fui chamado nestes últimos concursos que prestei, hoje em dia a concorrência é alta e normalmente quem não tá em sala de aula perde muitas colocações em provas de títulos.
Acho que a área de concurso é muito gasto de tempo, dinheiro e energia pra pouco retorno financeiro na maioria das vezes. São poucos lugares que têm um plano de carreira bom, um salário bom.
Acho que na vida devemos enxergar outras possibilidades.
@@caiohenrique8768 Algo que poderia ajudar no rendimento seria oferecer aulas de reforço. Já imaginei que alguns professores poderiam reunir habilidades e criar uma cooperativa. As aulas poderiam ser dadas presencialmente e/ou através da ead. Disso aí, poderia surgir uma escola. Quem sabe também o Sebrae pudesse orientar sobre empreendedorismo? Tem que pensar grande, se não, a gente fica achatado. E ninguém vai resolver a nossa situação a não ser nós mesmos. Obrigado por comentar 😀
@@S-bw1pg Numa outra época foi melhor. Hj há tradutores on-line, IA..., embora uma tradução mais cuidadosa não se faça assim. Campo de trabalho: traduzir "abstracts" ; acompanhar mestrandos e doutorandos; traduzir para indústrias e público em geral; traduzir livros; trabalhar como recepcionista de hotéis, ou em eventos, ou como guia de turismo; fazer "versões" de músicas e ainda ensinar cantores a pronunciar as palavras (eu fiz isto); acompanhar grupos em viagens internacionais... Quanto a empresas que contratam, as que vi pagam um valor irrisório. Se vc gosta, faça mesmo um curso. Existem também escolas de tradutores e intérpretes. Às vezes, isso pode ser mais indicado a vc. Vc encontrará o seu espaço. E eu estou aí para ajudar. ❤
@@S-bw1pg Vc vai gostar. No meu caso, dei prioridade ao inglês, mas fui estudando outros idiomas também. Isto aumenta mais ainda o nosso campo de trabalho. Se quiser, fica a sugestão.
Ué! Por que não ficou lecionando na escola, se era tão bom.....
Cai de paraquedas aqui nessa reportagem e nessa carreira que eu não desejo para ninguém... Hoje depois de 18 anos estou frustrado, depressivo, nem uma casa ainda não consegui comprar.💔
Porque não economizou nos 18 anos pra dar entrada em uma casa?
@@rafaelpaiv Sobra grana num país que docente é desvalorizado?
@@rafaelpaiv Aqui no MA um professor de contrato de uma prefeitura só recebe o salário mínimo do país o piso é só para os concursos. Quem tem filho n da pra juntar.👍🏻
@@rafaelpaiv kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@AlanJonesAquino Em 18 anos nao passou para efetivo?!
Sou professor universitário e sabe o que ganhei? Assédio moral, demissão e depressão.
😮
O que eles alegam que você fez para ser demitido?
Imagine nós aqui da Educação Básica 😢
Idem, mas sou formada em Anos Iniciais e Educação Infantil.
@@leocarvalho1301Tem muito professor mau caráter tb.
valorizado hj são influencers e políticos
Sim, mas apenas os influencers que propagam ignorância, e os políticos corruptos, esses, realmente são idolatrados.
Essa média de 130 mil reais por ano está superestimado, de maneira geral, professor de Ensino Fundamental no Brasil não ganha nem 50 mil por ano.
Eu dei aula numa escola, ganhava por turma, mas aí a espertinha da diretora colocava 4 turmas na minha aula e dizia que era uma turma só, para não me pagar. Pedi demissão depois de alguns meses, pois se nem os professores estimulam outros professores, imagina o governo. NUNCA mais voltei a lecionar e NUNCA mais voltarei.
A reportagem é muito boa. Entretanto deixa algumas lacunas. Mostra a média salarial $130.000 e se formos dividir por 13 dará $10000. Quem no Brasil ganha 10 mil por mês. 10 conto são 7 salários mínimos.
Acho que o problema maior dos professores é a desigualdade salarial. Tem muitas escolas municipais e particulares que não pagam o piso de professores $4580. E dessa quantia 27,5% vai pro leão.
Professores universitários têm um piso inicial de $10 a $15 mil, professores doutores em final de carreira meu palpite é salários superiores a 30 mil mensais.
Uma outra questão é que muitos professores têm mestrado e doutorado, mas não há mercado para tantos profissionais. Hoje em dia com o mestrado você é apenas mais um, a concorrência é grande.
Muitos professores dizem que vão largar a profissão, mas a maioria não tem a capacidade de abrir um negócio ou uma outra qualificação.
Acho que botaram os salário de professores universitários, só pode.
Eu mesma sou uma professora que irei sair da educação. Tenho 28 anos e não aguentarei mais 5 anos. Infelizmente não se tem valorização nessa área, o Brasil só vai perceber isso tarde demais.
Uma das melhores decisões que tomei foi abandonar a carreira de professor. Queria ter feito isso antes. Não recomendo a carreira a ninguém.
Se me permite saber, vc trabalha de que hoje em dia?
@@dnm6790 Passei em um concurso e trabalho na área fiscal de uma prefeitura.
Em qualquer país sério, o professor é visto como uma figura de autoridade e que merece respeito. Já aqui no Brasil, criou-se uma cultura de que na sala de aula o professor é um opressor, e os alunos são os oprimidos. Se algum aluno atrapalhar o andamento da aula, o professor não tem qualquer autonomia para puni-lo com uma suspensão, deve simplesmente deixar por isso mesmo e comprometer o aprendizado de todos os demais alunos.
Uma coisa que me chamou atenção nesta reportagem é que se limitam a achar que o problema é salários e carga horária. Ou seja, tão cedo o problema não será resolvido.
Sou professor do estado de SP, o mais rico do país. Aqui nós recebemos bem menos do que em vários estados. Falta vontade em valorizarmos. $$ tem.
De onde que professor de Ensino fundamental ganha 133 mil reais 1:12 por ano que eu quero ir oferecer meus serviços? Isso daria 11 mil reais ao mês! Eu ganho em torno 7 mil bruto e 6 mil no líquido por 40 horas. Mil reais por mês é "surrupiado". Isso porque tenho 21 anos de carreira. Os que estão começando agora não ganham mais do que 4000 reais por mês em média!
130 mil por ano?? Onde isso??? 😂😂😂😂
kkkk caraca, 10 mil por mes kk onde ja isso que eu pego a vaga na hora, sou formado em tecnico de informatica pelo instituto federal do para
eu vou dar aula na hora por 10 mil por mes kkk
Fiz a conta aqui e o salário mensal chegou a quase 11 mil, o que é uma mentira, e das grandes! Quem ganha isso é professor de universidade com no mínimo um mestrado. Daí podemos perceber o quanto podemos confiar na imprensa...
Concordo que esticaram muito os ganhos salariais, mas acredito que o problema real foi a pesquisa do OCDE. Se eu conseguir baixá-la vou colocar o link.
@@josimarpereira6990Nem professor universitário tá ganhando isso mais. As universidades estão todas sucateadas
Eu não ganho isso, professora universitaria e com doutorado. 130 mil por ano? Serio?
Com isso, O Brasil dá um passo para frente e três para trás, que vergonha cara, lamentável.
O mesmo canal que mostra essa reportagem, mantém o Pondé, que sugeriu a extinção do Ministério da Educação. Cultura, faça a sua parte pela educaçãoi!
O Bostil não quer saber de estudar.
Intankavel o Merdil
Desde a década de 90 já estava péssimo e parece que piorou. Eu não tive uma aula sequer de português, matemática e química de ensino médio. Conheço vários que nem aulas tinham. Educação falida.
Eu fiquei menos de um ano na educação infantil e pedi demissão pela minha sanidade mental! crianças mal educadas, sem limites, pais omissos, direção faz perseguição, humilhação e difamação quando não vai com a cara da pessoa, se acham Reis porque são protegidos por políticos uma verdadeira máfia na rede municipal da cidade de palhoça SC! Graças adeus meu marido tem um ótimo emprego e vou para outra área! agora fico imaginando i às outras professoras que sustentam suas famílias e tem que ficar subordinadas a esses malditos!
Insanidade! Um dia, duas profªs entraram numa discussão acalorada, pq uma gostava de frango com quiabo, e a outra, taioba com angu. Quando uma falou com a outra que taioba com angu é comida de porco, a outra chegou a levantar-se para atacar o pescoço da adversária. Providencialmente, um prof. falou que gostava era de pão molhado no feijão. Aí, as duas se uniram contra ele. Ele não apanhou demais é pq foi salvo pelo gongo: deu o sinal para acabar o recreio. Escrevo crônicas para um jornal. Tenho também uma coluna: "Educação, o que escondem de você", e nela, eu relatei mais esta emocionante história.
Em Minas um professor da educação básica não recebe sequer 60 mil reais por ano, bem menos que esses 130 mil reais mostrado no vídeo!
Eu trabalho numa escola, e não só os professores ganham mal, mas as equipes de limpeza e segurança também. Meu salário é menos de 2000. É muito pouco.
Que bom que precisa de um estudo para comprovar 😅
Então, tudo nesse pais que está escancarado, precisa de estudo ou algum "especialista" que ninguém nunca viu para mostrar o óbviu.
@@juliocesarsantos3778 verdade.... é rir pra não chorar
130 mil por ano? Eu nem reclamaria se isso fosse verdade
Estou prestes a abandonar a profissão. A desvalorização é aterradora.
Aí vem o estado de MG e congela o salário dos servidores públicos por nove anos.
Vai dar apagão de professores assim.
130 mil por ano? Na educação básica? De onde retiraram estes dados? Não está correto, basta ver a transparência dos estados e municípios. Uma profissão pesadíssima. Além da questão da formação e da prática profissional, tem de ficar de pé, desgastando a voz, tendo de lidar com muitas situações de desrespeito. Nem cheguei a lecionar depois do estágio, peguei meu diploma e fui prestar concurso no judiciário. Mereceriam ganhar 130k, em média. A média real de SP deve ser uns 70 bruto.
Ao mesmo tempo estamos vendo governadores, prefeitos e o governo federal dizendo que a educação está sendo valorizada, que nós estamos em outro Brasil e blá blá blá.
Não vale a pena.
Não façam,estou arrependida de estar cursando pedagogia.
Material de estudo caro, mensalidade também.
Qualquer curioso,pode conduzir uma turma de educação infantil,o que torna nossa desvalorização evidente.
Deve-se criar um conselho federal, como acontece com medicina e psicologia.
Só assim talvez a coisa melhore.
Dica termina seu curo aplica para um mestrado em Portugal la vc ganahra em euro. Sai da educação estadual hj trabalho com intercâmbio só para universitários temos mais de 600 alunos com esse objetivo.
professor que tem que ficar trancado na salas com eles por 5-10 horas.... Uma profissão desvalorizada pelo estado e pelos próprios pais/alunos. Professor mora na Escola praticamente . Agora no colégio dinâmico é turno integral manha e tarde.
Já fui supervisor de um escola cívico militar e quando estava atuando , era visível o ódio dessa classe por nós, eles não aceitava nossa presença no ambiente escolar. E toda escola cívico militar tem uma postura diferenciado voltada pro respeito e amor ao patriotismo e respeito aos docente. E msm assim eles não nos aceitava, em muitos casos usava os próprios aluno pra nós afronta. Não precisa falar muito sobre o projeto basta pegar dois vídeo ,um de uma escola normal e outro onde o projeto funciona, as imagem falam por si só. Não tenho pena nenhuma dessa classe ,só estão colhendo o que plantaram e olha que na minha família todos são professores desde irmão e até primos.
Mas você estudou Pedagogia? Supervisores e coordenadores não são pedagogos?
Sou professor e concordo com você.
Tá cheio de professor "mulher de malandro". Reclamam da escola cívico-militar, então que fiquem nas suas escolas imundas e barulhentas. Eu já disse que um país democrático e diverso vai ter espaço para escolas diferentes também, então o modelo cívico-militar deve existir e quem não estiver satisfeito, peça remoção ou leve seu filho pra escola da bagunça.
Falou un policial QUE IGUALMENTE NÃO É VALORIZADO KKKK
Precisou de um estudo para comprovar o óbvio.❤❤❤
Nosso Brasil vai virar pais de analfabetos . Digo isso porque antigamente se estudava no ensino médio limites e devivadas, aí está a explicação porque antes se formavam alunos e professores de excelencia. Hoje ensino fundamental e médio é uma vergonha. Digo isso porquê estou no último ano matemática , já relizei estágio e o TCC.
É o projeto de "Cubanização" do Brasil.
Nao é só uma questao de salario e carga horaria, isso é a ponta do Ice Berg. Professor não é valorizado pela propria cultura brasileira.
Pergunte pra qualquer professor que trabalha ou que trabalhou nas redes publicas e privadas de ensino. Ameaças, falta de respeito, piadas, desgaste mental e a propria desesperança com o ensino pelo fato de sequer poder reprovar o aluno.
NUNCA houve uma situação como essa no Brasil
Há tempos q isso vem acontecendo , mais chegou no ápice
Minha esposa é professora e está saindo da área.
Tenho 18 anos e pensava em ser professor de história/geografia. Essas noticias da desvalorizaçao dos professores, falta de educação dos alunos, interesse, mexem nos smartphones todo momento e etc, desanimei.
@@brunuyoutube tenho 43 e estou realizando o sonho de fazer licenciatura em história mas agora no 5⁰ semestre e já tendo concluído o primeiro estágio e gostado, tenho visto essas notícias e fico mal com isso, apesar de ter tido um bom entrosamento com os alunos do fundamental tenho medo de um dia eu desistir e perder todo o investimento, estou até sem vontade de estudar
@@danielisonoliveira787 se for sua renda, eu particularmente acho que iria procurar outro.. mas caso não for, continua que você ganha muitas habilidades. Eu se fosse professor iria pegar alunos do primeiro ano do fundamental ao quinto devido eles serem mais "obedientes"
O problema é que estamos em mudanças o tempo todo kkkk e fica difícil fazer uma escolha
@@brunuyoutubeeu sou técnico em Eletrônica já há alguns anos e muitos aparelhos tem ficado descartáveis, gosto e pretendo continuar e quanto a ser professor é tipo aquele sonho sabe, aquela vontade de ensinar, sempre gostei dessa área e sei que todas as áreas tem seus desafios, mas o medo de me frustrar é grande.
Pra mim, tinha que ser tudo EAD. Deixem esses alunos em suas próprias casas.
@@karinovsky ai ninguém faz nada
Sabemos que os nossos excelentíssimos parlamentares ganham muito mais que os professores, isso é uma grande afronta, pois a diferença de importância das duas profissões é gritante!!! Enquanto os políticos recebem muito e trabalham pouco e têm direito a altas regalias, nós professores recebemos pouco e trabalhamos muito, nas condições mais adversas que você pode imaginar! Enfim, vivemos no país das desigualdades! E o professor que se atreve a protestar por melhores condições de trabalho, leva porrada da polícia, a mando de um estado criminoso que alisa bandidos de terno e gravata mas que por outro lado agride profissionais da educação. Profissionais que são essenciais para a formação e o desenvolvimento de outros indivíduos!
@@Lukazitox fonte?
@@carlmoreira3683 Professores apoa um governo e doutrinação dos cidadãos pra iedologia. Eles mesmo escolher a bandidagem e criminalidade.
Salário pífio, igual a educação pífia que a maioria dos professores dão aos alunos. O PISA e outros índices não mentem, se o aluno vai mal a culpa é do professor.
@@Luna.moonchild fonte?
Professor brasileiro ganhando 130k/ano? Devem ter contado então os de Institutos e universidades federais. Em MG, estado paga R$2400 para 30 horas semanais (com desconto, o camarada vai ganhar pouco mais que um salário mínimo). Se fizer entrega do ifood usando bicicleta, dá para ganhar mais que isso.
Nem em IF! R$ 130.000,00 ao ano só em universidade pública, pra quem tem Doutoramento e olhe lá!
Terminando a graduação em fisica e já to desistindo de exercer. Sala de aula lotada, salario baixo e horas de trabalho fora de sala de aula. Eu simplesmente odeio a forma como a educacao é abordada nesse país
A verdade é que quem vai lá fora, já não quer ficar aqui dentro. Muitos desistem da escravidão do sistema depois de conhecerem o que é vida de verdade.
O Brasileiro descobrindo o Brasil. Vai piorar muito ainda.
Vai
Os dados referente aos salários são claramente irreais. A base salarial anual é em torno de 45 a 50 mil reais, na melhor das hipóteses, 40 horas, mais o desconto, vai para 3400 a 3800 dependendo da situação.
Logo, a pesquisa sinaliza um salário de 13 mil reais mensal, de supostamente 130 mil reais anual, extremamente desproporcional a realidade. Nem professores universidade federais com dedicação integral recebem isto. Nem mesmo um professor estadual de 60 horas, receberia metade disto.
Exato, que pesquisa é essa? Alguém aí bebeu demais ou fumou muita maconha para realizar essa pesquisa. Totalmente desconexa com a realidade.
Exatamente R$3800,00 sem vale transporte , vale alimetação só temos direto a passar raiva e sufoco financeiro!!
É claro que estão saindo fora, o salário é baixo, ainda têm quê aguentar agressão física e moral de aluno dentes de sala de aula, não pode nem se defender a família do anjinho vai lá terminar o serviço. 👎👎👎👎👎👎
Larguei essa carreira que amava por não me valorizarem. Não existe nenhum respeito pelos aluno nem reconhecimento pelos pais. Foi frustrante demais para mim.
Não é "gasto". É *investimento.*
O resultado disso vemos nas ruas: violência.
Em um país que trata tudo como gasto e não como investimento, que prefere gatar mais de 40% do orçamento para pagar juros, o resultado é estagnação em todas as áreas: saúde, educação, segurança, trabalho, transporte, saneamento básico, moradia, defesa, ciência e tecnologia, etc.
A Inteligência Artificial faz um trabalho melhor, não entra em greve, não falta e não pega picuinha e implicância com alunos. Não vai querer impor seus vieses racistas e políticos nos alunos.
Apoio 100% que as aulas sejam por IA. Aprendi mais na Wikipédia que na escola pública. Aliás, aprendi na escola pública sim: aprendi o que é bullying, descaso, indiferença e soberba.
130 mil mês , mais de 10mil por mês kkkkkkkkkkkkk isso é uma piada. O valor e muito menor, vcs estão mal informados
130 mil por ano?????? Onde???? Estão desatualizados.
Municípios pequenos, dobrando período dá em torno de 50 mil por ano. Estejam bem certos que é, de fato, isso.
ah vá que precisava de estudo pra comprovar isso?! kkkkkk
Eis aqui um símio que não sabe o significado de estudo😊
@@burnoutvvbdj tá bom, filho de Einstein, Detentor do Conhecimento Avançado, Senhor dos Cosmos, O Diferentão...
130 mil? Onde foi feita essa pesquisa? Em qual Brasil?
Eu não sou muito de comentar isso, mas não precisaria de um estudo para chegar a essa conclusão. É algo notório e de conhecimento geral. O Brasil valoriza muito influencers, atores e jogadores de futebol e deixa de lado profissões que realmente são importantes para o desenvolvimento do país.
infelizmente nossos professores estão passando por momentos difíceis em nosso país recebem pouco, enfrentam alunos que não tem interesse nenhum em aprender e estudar e que estão totalmente tiktokzados, estresse emocional devido as cargas horárias exaustivas, os professores devem ser super valorizados em nosso país pois tudo vem através do professor todo conhecimento vem do professor um médico é médico hoje por que foi ensinando e aprendeu com um professor na faculdade universidade, um psicólogo também, todas as profissões passam pelo professor os governos estaduais municipais e governo federal devem sim garantir a valorização do professor no Brasil com, salários dignos bem remunerados com planos e tudo, e os alunos da geração atual e futuras devem respeitar e amar os professores pois sem eles não saberiam nem ler e escrever, eu agradeço muito aos meus professores pelo que sou hoje e que eu cheguei até aqui 🙏❤️
Só louco pra ser professor hoje em dia no Brasil . A educação brasileira acabou . OS próprios políticos são os que menos têm interesse em mudar essa realidade
No estado de São Paulo o ensino anda de mau a pior
Educação não é Gasto, Educação é Investimento.
130 mil por ano... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Infelizmente é verdade... Sentimos essa desvalorização diária... Triste...
Lamentável, Brasil sendo Brasil
Educação deveria ser mais valorizada e investida nesse país
É a base para construir uma sociedade com seres humanos civilizados e éticos...
Gente...onde vamos parar assim?
Imagina os professores da rede privada... Situação absurda
Todos os professores são heróis. Sobreviver com esse salário.
Por isso o Brasil está do jeito que está
Não adianta falar nada, sempre dão desculpas e nuca muda nada. Já está faltando professores nas escolas atualmente; não vai demorar uma década para ser extinto os professores vão ser raridade. É aí o momento dos governates avaliarem a impotância de um professor !
Quanto mais eu vejo esse tipo de notícia mais desestimulado me sinto... Que fazer agora ???!! Finalizando Licenciatura em Matemática
@@raywilliamgama7046 Finaliza, trabalha na área, junta dinheiro e migra pra outra abordagem de trabalho! Não vale a pena meu amigo, quem está falando é uma frustrada há quase 20 anos nessa vida de professora.
@@lilianmachado3095 Poderia seguir para o mestrado e doutorado para ser prof universitário, ou migrar para área de t.i, área financeira que são correlatas.
Termine e faça concurso pra qualquer área, exceto Educação! A menos que você já faça seu Mestrado e Doutoramento e tente fazer um concurso de universidade pública. Aí, sim, ganhará seus 130.000 ou mais ao ano.
Estou assim também, 5⁰ semestre de licenciatura em história, fiz estágio no ensino fundamental e gostei das classes, tive um bom entrosamento com os alunos mas quando vejo esse tipo de notícia fico indeciso, fico com receio de continuar investindo e um dia desistir, já tive problemas de ansiedade por outros motivos no passado e hoje estou bem, mas meu medo é não dar conta, ser desvalorizado e no fim perder todo o investimento.
130 mil por ano dá R$10.833 por mês. No Brasil é mais que excelente esse salário. Sabemos muito bem como esses profissionais se comportam em sala de aula. A maioria tá pouco se lixando para os alunos.
VTNSC
Não é somente a questão salarial, que é importante. Para mim é ser desrespeitado como pessoa e profissional.
@@aromero5000 Os alunos não podem ser reprovados no final do ano e não respeitam os professores.
Eu estou cansada de ser cuidadora iniciei um curso de inglês, está difícil mas não impossível.
Cuidadores são desvalorizados, professores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Os professores desistindo da profissão, os que ficam na profissão ficam desanimados e fazem o trabalho de qualquer jeito aí os alunos também ficam desanimados e vão à escola porque são obrigados, esse problema está bem sério e está precisando de solução com urgência
Média de 130.000 por ano?😂😂😂 se nosso salário chegasse perto de 10 ou 12 mil ao mês estava "bom"! Queria saber os parâmetros da OCDE pra chegar a esse valor fora da realidade!
Como é que um país vai ter valorização na educação se o sistema religioso e político é a base do Brasil, é mais importante do que o sistema educacional.
A saída é deixar o país para um país melhor, eu mesmo estudo na federal e assim que terminar me mando daqui 😂😂😂😂
Professor de ensino fundamental ganhando 130k ano? Que bom se fosse...
130 mil por ano? Nunca!!! Se fosse, eu aceitaria trabalhar a metade pra ganhar a metade. Hoje eu ganho metade disso deixando até a alma na sala de aula.
Será que esta conta não está errada? 130 mil em um ano, daria quase 11 mil por mês. Este salário é ruim? professor com salário de quase 11 mil é em faculdades e com no mínimo título de mestrado. O salário médio de um professor de educação básica aqui, varia de 3 a 5 mil, dependendo do Estado em que ele trabalha.
Onde fizeram essa pesquisa que a media de professor de fundamental é mais de 10k por mês?
O mais normal é em torno de 3k ou 4k, dependendo da escola e das horas. Para o professor Ter 40h aula tem que trabalhar cerca de 60h
Putz vei que Triste😢
Minha prima é psicóloga. Ela disse que viu numa fonte que no futuro várias sociedades estará lascada porque problemas vai continuar parecendo e a educação não está formando cérebros para bater de frente com as maiores adversidades.
Simplesmente estaremos lascado.
Há muitos problemas que virão. Desde crise econômica global, pandemias, guerras e outras coisas e temos cada vez menos cérebros treinado para lidar com isso. É possível ir além e dizer que em algumas pós-graduação está perdendo a força ou deveríamos formar mentes altamente treinadas e capacitadas, mas o que se observa é o oposto. Para alguns casos. É bizarro o comportamento de alguns ditos doutores. Extremamente desproporcional para o título que carrega e para negativo.
A velha comparação entre países des e sub chegar a cansar... professor ganha o piso salarial e tem muitas regalias e dá uma aula horrível, só quer viver de luxo conheço muitos assim!!!
Exatamente. Salário pífio, igual a educação pífia que a maioria dos professores dão aos alunos. O PISA e outros índices não mentem, se o aluno vai mal a culpa é do professor.
Isso não é novidade. Infelizmente um profissional que forma cidadão é tão desvalorizado.