A ciência brasileira faliu? (

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 940

  • @gustavopedroso5214
    @gustavopedroso5214 9 років тому +206

    uma coisa broxante é fazer a faculdade pra poder fazer pesquisa e saber que é praticamente impossível viver disso no Brasil

    • @gustavopedroso5214
      @gustavopedroso5214 9 років тому +2

      +Luiz Marcos daí é triste (ainda mais se for pra ser forçado a pesquisar coisa que não te agrada)

    • @eddobh
      @eddobh 9 років тому +9

      +Gustavo Pedroso Brasil: Academia = Docência.

    • @daikokunimarques2811
      @daikokunimarques2811 9 років тому +1

      vc eé pesquisador?

    • @gustavopedroso5214
      @gustavopedroso5214 9 років тому +1

      +Daikokuni Marques não. mas um dia pretendo (ao ou menos gostaria) de poder ser

    • @daikokunimarques2811
      @daikokunimarques2811 9 років тому

      +Gustavo Pedroso,tbm pretendo,na área de química.O salário é mt ruim pra pesquisadores?

  • @patrickmentalista6564
    @patrickmentalista6564 9 років тому +102

    A Coreia do Sul investiu em ciência e tecnologia, o resultado é que hoje gastamos meses de trabalho para comprar os carros e celulares deles.É só um exemplo.

    • @DenisPereira
      @DenisPereira 9 років тому +32

      +Armas Salvam nao existe estudoa "inúteis"

    • @patrickmentalista6564
      @patrickmentalista6564 9 років тому +42

      Armas Salvam Descobrimos a utilidade ou aplicação, somente depois de estudar algo, é assim que funciona. A Embrapa por exemplo, economizou milhões d aos produtores,utilizando e aplicando o resultado de estudos, que qualquer um que more na cidade não é capaz de entender a utilidade. É assim que funciona. A ciência precisa de recursos para o máximo de estudos possíveis, assim teremos um aumento nos resultados, e lógico, muitos poderão ser revertidos em riqueza.

    • @patrickmentalista6564
      @patrickmentalista6564 9 років тому +16

      Armas Salvam Aí partimos para um campo ideológico, vlw, mas estou fugindo desse tipo de debate.

    • @DenisPereira
      @DenisPereira 9 років тому +17

      Armas Salvam
      é inutil saber se sapos tem pesadelos?? nao atraves de estudos assim se sabe se animais no caso anfibios tem certas funçoes cognitivas do cerebro exemplo saber se o animal é pelo menos parecido cm outros ou com o ser humano como eu falei NENHUM ESTUDO È INUTIL TUDO AGREGA CONHECIMENTO E O QUE A CIENCIA QUER È SABER TER CONHECIMENTO mas se vc ainda acha inutil bom lamento pois seu dinheiro vai para pesquisas vc querendo ou nao

    • @DenisPereira
      @DenisPereira 9 років тому +7

      Armas Salvam
      Relaxa cara kk vamos acalmar a paranoia bom eu sei que o pt é um lixo porem estou falando somente das pesquisas

  • @alinecampos781
    @alinecampos781 9 років тому +63

    A ignorância científica das pessoas é clara no momento em que estamos no mestrado/doutorado e alguém lança: "uai, mas você só estuda e não trabalha?"

    • @PauloSilva-wy5yl
      @PauloSilva-wy5yl 9 років тому +2

      +Aline Campos exatamente. Imagina explicar que esta fazendo um "pos-doutorado".

    • @camurgo
      @camurgo 9 років тому +8

      +Paulo Silva mas isso precisa ser explicado pra população em geral de alguma forma. Pra quem é ou gostaria de ser pesquisador essa deveria, creio eu, ser uma grandiosíssima preocupação. Não poderemos melhorar nossa democracia se não conseguirmos esclarecer e expor melhor como e porque o dinheiro, tomado na forma de impostos de cada um de nós, está sendo usado nisso ou naquilo.
      Não há de verdade democracia sem (além de outras coisas) consciência individual sobre nosso papel, direito de voz etc.

    • @PauloSilva-wy5yl
      @PauloSilva-wy5yl 9 років тому

      +camurgo A resposta curta é não. Existem muitas carreiras e trabalhos que são pagas pelo dinheiro do contribuinte que não são conhecidas ou cuja utilidade é de difícil compreensão para o publico distante da função. Vivemos em um regime representativo: chamar de democracia é liberdade poética. No entanto, a historia da humanidade é marcada pelo papel essencial do pensador, do pesquisador e do cientista. Se a sociedade precisa o tempo todo de justificativas de porquê investir na ciência, ela não entendeu o papel da ciência, e a educação desse povo esta falhando. Enquanto isso, o mundo desenvolvido continuara progredindo, investindo em ciência de base, em teoria de supercordas em uma série de coisas "inúteis", e nos ficaremos aqui discutindo como justificar a um publico absolutamente ignorante o papel da ciência, do pensamento, da pesquisa. O Brasil ja decidiu não valorizar o cientista: por isso as nossas melhores mentes atuam no exterior, e não precisam se justificar porque pesquisam seus assuntos.

    • @haristydes1166
      @haristydes1166 9 років тому +1

      +Aline Campos. Se um marciano viesse aqui ele não entenderia. São milhões cursando o Ensino Médio no Rio, em Campo Grande, São Paulo ... imagine em todas as cidades desse país. Inexplicavelmente há ignorância científica, quem está com 15 anos explorando a Química, a Biologia, a Geografia ... não sabe que está diante de ciências puras, que poderia vir a escrever seus próprios textos, que poderia espalhar pelo mundo seus próprios questionamentos. Caso de ignorância em massa.

    • @santinf31
      @santinf31 8 років тому

      kkkkkkkkkkkkkkk!

  • @Ragmulokos
    @Ragmulokos 9 років тому +52

    O corte de verba foi sentido até nas Olimpíadas Científicas. As Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF), ao entregar o resultado da de 2014 este ano, não disponibilizou certificado, apenas as medalhas. Poxa, uma das coisas mais importantes de se participar é ter o certificado. Isso incentiva e MUITO os alunos.

    • @ViniciusM.Tolentino
      @ViniciusM.Tolentino 9 років тому +1

      +Rômulo C. Fora que a medalha não vale pra tirar um scan e mandar no currículo caso seja exigido alguma comprovação :P

    • @X10Rodrigo
      @X10Rodrigo 9 років тому +2

      +Rômulo C. Eu faço parte do Programa de Iniciação Científica pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e até a verba do Programa cortaram, eram pra ter acontecido 10 aulas presenciais esse ano, só teve 3 no meu polo e o ano já acabou. A premiação regional também não ocorreu.

    • @MarcryGamer
      @MarcryGamer 9 років тому

      +Rômulo C. minha bolsa da obmep e a iniciacao cientifica sumiram

    • @bbzinhodomal2
      @bbzinhodomal2 9 років тому

      quem aqui vai na semana olímpica da OBM?
      Eu vou, me encontrem lah, hahah

  • @bolinhodebatata3907
    @bolinhodebatata3907 9 років тому +30

    Exemplo de pesquisa "inútil" do século passado: semicondutores...
    Hoje ninguém reclama de ter computador em casa.

  • @MA24829977
    @MA24829977 9 років тому +86

    n é chato citar carl segan, chato é citar olavo de carvalho , ai dói mano

    • @andresantiago8344
      @andresantiago8344 9 років тому

      Hauahauaha

    • @g-san1311
      @g-san1311 9 років тому

      +Matheus Moulin vdd cara ai dói

    • @MA24829977
      @MA24829977 9 років тому

      +Chico Bento n entendi seu comentario meu caro, seria isso sarcasmo ou apenas ignorancia gratuita?

    • @MA24829977
      @MA24829977 9 років тому +1

      +the51cent carl sagan era 1 astro fisico e divulgador cientifico, ele fez o documentario cosmos, que foi regravado pelo neil degrasse recentemente, como estudante de fisica eu tive pouco contato com o trabalho dele relacionado a fisica. porem o documentario do cosmos me influenciou em querer estudar isso mais afundo, eu recomendo muito ambas as versoes

    • @MA24829977
      @MA24829977 9 років тому

      +the51cent bom, vc podia ter perguntado a ele entao huuahauah

  • @mauricioalcides6752
    @mauricioalcides6752 9 років тому +14

    Só digo uma coisa, vivi na Europa 2 anos, conheci mais de 200 Brasileiros pelo ciencia sem fronteiras e não conheci um que realmente estudava. Conheço alguns que só foram a faculdade no primeiro dia, viajaram por 6 meses e depois tiveram o beneficio cancelado. Ta ai um programa que fazia muito bem em acabar

  • @cristianoscaglioni1965
    @cristianoscaglioni1965 9 років тому +39

    "porque não dá dinheiro". Essa é a resposta para todos questionamentos desse tipo. Não só na ciência, mas na música também, o que dá dinheiro com música é a música comercial ou uma pequena parcela da população que se dedica ao estudo da música e aperfeiçoa o conhecimento na área, isso isola essas pessoas da sociedade já "doente", que não compreende mais a linguagem musical e se acostumou com música de fácil inteligibilidade graças a letra, dança mas não pela música em si.

    • @cristianoscaglioni1965
      @cristianoscaglioni1965 9 років тому +9

      +Tiago Jose Cara, a questão não é gosto. Eu gosto de música comercial e música "acadêmica" ou de "concerto", instrumental. Não to falando que você deve gostar disso, ou que as pessoas deveriam... não é isso. To falando que a música comercial acaba com o mercado do outro tipo de música, e isso é triste pra quem trabalha com isso. Houve na história da música uma ruptura entre os compositores do estilo conhecido como música erudita e a massa, a população, e eu creio que foi culpa dos próprios músicos que trabalhavam com essa música e também por causa do rádio e outros diversos fatores sociais e históricos. Enfim, não estou tratando de gosto e que uma música é melhor que outra, estou tratando da questão do dinheiro influenciar em pesquisa. Só um devaneio.

    • @vinibarnahc
      @vinibarnahc 9 років тому +1

      +Armas Salvam
      Então,o ocorre o seguinte. Ciência para dar lucro não é exatamente ciência,é mais a parte de desenvolvimento do produto,ou seja,alguém foi lá e pesquisou e a pessoa pegou a ideia dessa pesquisa e desenvolveu um produto.
      E como todo ciência,sempre há um processo de avaliar variáveis,mesmas as inúteis antes de ir para parte de desenvolvimento e mesmo a ciência sem fins lucrativos contribui muito mais, além de gerar pappers,contribuições literárias para completar,teorias,etc.

    • @vinibarnahc
      @vinibarnahc 9 років тому

      +Armas Salvam
      Kkkkkkkkkkkkkkkkk... Estou vendo que não querem prêmio Nobel e ainda pagar royalty. :S

    • @vinibarnahc
      @vinibarnahc 9 років тому +6

      +Armas Salvam doações não funcionam bem,ainda mais que depende de vários fatores e ainda do crescimento de uma sociedade mais individualizada. Então isso faz com que a ciência ou até parte de P&D anda muito mais lentamente.
      Além do que todo conhecimento de pesquisa é válido,até na área social/econômica. Que nem, como você vai provar que suas terias anarcocapetalistas caberiam na sociedade brasileira? Fazendo pesquisa e recolhendo dados. Lembrando que não se faz ciência com pseudo postulados.

    • @edirorato3383
      @edirorato3383 9 років тому +3

      +Armas Salvam Quando tua mãe registrou você como cidadão brasileiro ela assinou um contrato com a República Federativa do Brasil, você como cidadão Brasileiro nato e registrado tem DIREITOS e DEVERES perante a constituição, se você não quer cumprir estes você pode renunciar a sua cidadania.
      Claro que este é apenas o primeiro passo para você me dizer "sou anarco-capitalista". O segundo é um pouco mais complicado, você deve encontrar um lugar de terra que não seja território de nenhuma nação/estado, ou então, declarar independência de algum pedaço de terra que você julgar que pode defender com os seus recursos (e de seus aliados). Existem pessoas que fazem isso, procure, não são lá muito evoluídos.
      Terceiro, não utilizar nenhum tipo de serviço/empresa pública, isto inclui serviço de água e esgoto, energia elétrica, pavimentações, educação e etc, pois se você utiliza recursos dos outros SEM PAGAR, quem está roubando é você e não o estado. PS: reclame para sua mãe por ter te registrado e te colocado numa escola.
      Se você não faz nada disso (entre outros) e apenas é contra a organização atual do estado, você não é um "anarco-capitalista" você é apenas um sonhador.
      Estas formas idealistas tal qual anarquismo, comunismo, socialismo, anarco-capitalismo só funcionam no papel. Sabe porquê? Pois tomam como princípio que todo ser humano nasce bondoso e é educado para o mesmo propósito. Quando chega no mundo real e competitivo, as pessoas imploram por leis que as protejam da agressividade alheia
      E nem adianta vir me falar que o estado oprime, chega de vitimistas por favor, o mundo é grande e cheio de opções. Não vem dizer que o estado é opressor, nunca vi ninguém que tenha sido preso por não pagar impostos, ou que sua casa lhe seja tomada (por impostos - IPTU essencialmente), nenhum juiz autoriza a retirada de sua moradia independente de dívidas fiscais ou não. Agora se você quer ser capitalista e acumular riquezas, vai ter que competir com os outros, incluindo o estado, que é uma sociedade tal qual são empresas, cada um defendendo seus propósitos.

  • @Zanmmorte
    @Zanmmorte 9 років тому +13

    Pirula, sou advogado tributária, e uma grande falha que vejo (na comparação: doação de ente privado a instituições de pesquisas) é que: nos USA vc pode pegar 25% do valor que vc doar a uma universidade para abater do imposto de renda ou outros impostos a depender do Estado; Já no Brasil vc pode usar apenad 5% do valor para abate no imposto de renda apenas e é limitado a um teto definido anualmente pelo GF.
    Sendo assim, em vez de fazer doações, os entes privados preferem criar ONGs, sistemas S ou outros fomentos não lucrativos (diretamente) para abater uma parte maior de impostos.
    Por fim, queria deixar claro que o próprio governo desestimula a doação.

    • @Zanmmorte
      @Zanmmorte 9 років тому +2

      Desculpe pelos erros, mandei pelo celular! excelente vídeo.

    • @roymustang9332
      @roymustang9332 9 років тому +1

      +Thiago Gabriel Quanto maior o estado, menor o incentivo para participação privada.

  • @zwinee
    @zwinee 9 років тому +130

    nao trocou de camiseta desde outubro?

    • @Gzuis
      @Gzuis 9 років тому +52

      +ComandantePippi Ele provavelmente colocou a mesma camiseta só para ficar melhor na hora de fazer a transição de um video para o outro.

    • @zwinee
      @zwinee 9 років тому +71

      só jesus mesmo pra vir com uma resposta milagrosa dessas.

    • @isacoliveira9643
      @isacoliveira9643 9 років тому +9

      +Jesus Sim, mas vc manteve ou não relações sexuais com Maria Madalena?

    • @Zezinzezin
      @Zezinzezin 9 років тому

      +Jesus Cristo, agr eu acredito q vc tenha ressucitado

    • @sonicsupersonico3773
      @sonicsupersonico3773 9 років тому +21

      +ComandantePippi não sei se tu sabe mas dá pra usar a mesma camisa duas vezes

  • @nytoranryold767
    @nytoranryold767 9 років тому +51

    Pô Pirula ! Você que trabalha na Usp DEVE divulgar o canal da Univesp TV,aqui doUA-cam.
    Tem vídeos fodas de ciências e assuntos variados,vários cursos grátis e até aulas mesmo das próprias universidades (usp,unesp,unicamp).
    Vale a pena ver e divulgar !

    • @luipars
      @luipars 9 років тому +1

      +Nytoran Ryold O Pirula trabalha/dá aula na USP?

    • @darkknight6391
      @darkknight6391 9 років тому

      +lLpars Não sei se ele dá aula (é bem provável, visto que ele já é Doutor e lá muitos pesquisadores são obrigados a dar aula), mas ele trabalha lá sim.

    • @luipars
      @luipars 9 років тому

      Dark Knight Vo da um pulo lá descobrir o nome dele, já que ele não diz mesmo rsrs

    • @rodrigoappendino
      @rodrigoappendino 9 років тому

      +Nytoran Ryold Ele não trabalha no butantan?

    • @darkknight6391
      @darkknight6391 9 років тому +2

      Rodrigo Appendino Ele trabalha com evolução de Répteis. Acho q fica no Museu de Zoologia.

  • @lgdwistuba
    @lgdwistuba 9 років тому +8

    Outro detalhe. Sou licenciado em Química pela UFSC e, durante o curso, era comum alguns professores não aparecerem pras aulas ou mandarem muitas vezes os mestrandos. Isso porque estavam mais preocupados com as pesquisas e pouco com as aulas.

  • @JohnnyTsc
    @JohnnyTsc 9 років тому +3

    Nem assisti ainda mais já sei que esse é mais um excelente vídeo seu, Pirula. Obrigado

  • @Pagaum
    @Pagaum 9 років тому +20

    É crise estrutural, só o estado consegue criar infraestrutura necessária para a modernização e financiamento da ciência, vide o exemplo dos EuA, todos os setores em que são vanguarda tiveram a mão do estado dando carinho e proteção, da indústria farmacêutica até a de tecnologia. Mas nosso estado, e percebam bem, nosso ESTADO e não necessariamente nosso governo não tem um plano de desenvolvimento cientifico para o país.

    • @delbermpaulo1
      @delbermpaulo1 9 років тому +5

      justamente o contrário. A indústria farmacêutica investe em pesquisa porque dá retorno.

    • @Pagaum
      @Pagaum 9 років тому +3

      +Delber Paulo Assim como a sony investe em playstation porque dá retorno, isso não é argumento, é premissa. Ademais eu não disse que as farmacêuticas não investem, o que eu disse é; que o estado tem participação ativa no segmento, e deu suporte e proteção para que ele pudesse crescer. Dados da própria associação do setor mostram que apenas 43% do P&;D do setor é financiado pela própria indústria o NIH entra com 29%. Fora o que o estado solta de verbas para pesquisas de universidades...
      E isso foi crucial também para indústria de informática, o exercito americano derramava dinheiro e e exacerbada proteção ao setor. Protecionismo puro da nação do livre mercado.

    • @Pagaum
      @Pagaum 9 років тому +3

      +Delber Paulo Fonte: Chutando a escada - A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. Ha-Joon Chang.

    • @delbermpaulo1
      @delbermpaulo1 9 років тому +2

      +Bruno Paganele Não podemos confundir o lobby dessas empresas com ambiente propício a inovação. Quanto a livre mercado nos EUA embora anos luz de distância do BR é extremamente protecionista em vários setores.

    • @franciscofrancesconi8134
      @franciscofrancesconi8134 9 років тому +1

      +Bruno Paganele Outro livro interessante sobre inovação e pesquisa científica é o "O Estado Empreendedor" da Mariana Mazzucato, uma economista da Universidade de Sussex.

  • @yuridecastro9496
    @yuridecastro9496 9 років тому +5

    Depois do sucesso da página "terra plana", perdi totalmente a esperança na ciência brasileira.
    E acredito tb que o Pirulla não é vloger, ele é vodcaster, todos os vídeos dele tem cerca de meia hora kkkk

  • @KarinaCalandrin
    @KarinaCalandrin 9 років тому +1

    Parabéns mais uma vez pelo vídeo!
    Passo pelas situações citadas acima todos os dias. A infelicidade de não existir no Brasil a carreira de pesquisador (ainda mais na minha área que é de humanas) e estar fadada a ser professora e com sorte passar num concurso público, pois ser professora em universidades privadas dificulta ainda mais realizar a pesquisa por falta de tempo, já que a maior parte das faculdades particulares contrata por hora/aula e não regime integral.
    O preconceito ao cientista no Brasil é evidente. O que eu mais escuto quando conto que sou acadêmica é "mas você também trabalha?". Como assim? Dar aula e pesquisar não é trabalho? Muito triste essa situação.
    A divulgação científica é fundamental para acabar com esses preconceitos e de quebra aumentar o financiamento da ciência que é tão importante.

  • @elave16
    @elave16 9 років тому +7

    pirula, las ecuaciones de maxwell son la unificacion de ecuaciones formuladas por faraday, lentz y ampere. EL genio de maxwell es unir propiedades de campos magneticos, de campos electricos etc en un set de ecuaciones que enlazan estas propiedades tan curiosas. haciendo que los campos electricos y magneticos sean lo mismo solo que poniendo como centro de referencia lugares diferentes. En funcion de donde pongo mi referencia veo un campo electrico uno magentico o algo de ambos .. pero es lo mismo .. creo yo que eso es lo genial de las ecuaciones de maxwell.

  • @galvesleal
    @galvesleal 9 років тому +1

    Terminei meu mestrado em uma universidade técnica da Alemanha. De repente, vale o relato. O sistema todo é muito diferente, portanto não me prolongarei nos detalhes. No entanto, uma coisa que acho muito interessante é que os professores de universidades são contratados pelas suas linhas de pesquisa, de forma que uma matéria em uma universidade não é igual a mesma matéria em outra universidade. Por causa disso, o professor só pode dar um número máximo de aulas por semestre, para que ele possa continuar tendo tempo para pesquisas e publicações. Quanto melhores as pesquisas, melhor o ranking da universidade e maiores os investimentos em projetos do professor e seu departamento. Como as universidades são públicas, grande parte dos investimentos são públicos. Até por isso, a grande maioria dos departamentos evitam que teses (bacharel, mestrado ou doutorado) sejam feitas em conjunto com empresas, de forma a evitar o viés empresarial. Para isso existem as faculdades (Hochschule), mais orientadas para o ambiente de trabalho e menos pra academia. Como resultado desse sistema, as pesquisas em universidades são levadas muito a sério e os professores das universidades viram quase superstars, já que muitos carregam o nome da universidade nas costas (pra conseguir conversar com um deles, é com hora marcada com a sua secretária, dependendo do assunto). Apesar disso, o resultado é muito bom pro mundo acadêmico, sendo cada professor representante de um departamento, angariando investimentos para diferentes projetos e para seu time de pesquisadores e assistentes de pesquisa (alunos).

  • @MarcoMugnatto
    @MarcoMugnatto 9 років тому +10

    Você quer falar de ciência estatal nos EUA, fale da NASA... Bota "utópico" nisso esperar que ciência possa ser privada.

  • @mikekiske
    @mikekiske 9 років тому

    Como é importante esse fato que vc levantou, nem todo mestre é um bom professor. Eu mesmo passei por isso no curso de sistemas de informação, havia realmente otimos programadores no corpo docente, mas se tinha 3 ou 4 com boa didática, era muito.

  • @jamil2607
    @jamil2607 9 років тому +3

    Investimento em ciência é pra amanhã. E o "amanhã" é mais fácil de postergar, do que as necessidades que são pra "hoje".

  • @olaciencia
    @olaciencia 9 років тому +1

    Pirula, aos 24:40 você cita agências de divulgação científica dos EUA. Você poderia me dar exemplos de alguma delas? Alguém conhece?

  • @Medo_B
    @Medo_B 9 років тому +10

    Pirula o país faliu, inteiro... As pessoas não olham em volta mas ta tudo quebrado, agora o efeito está chegando na ciência...
    E pelo jeito não vai melhorar pelo menos, pelos próximos 3 anos!
    A Opinião popular não "apóia" a ciência pq o povo ta MUITO ignorante, a educação ta falida, cortaram agora a alfabetização do ensino infantil...
    Mas eu tenho certeza que o povo iria preferir ver muito dinheiro na ciência, qualquer parte da ciência, do que o dinheiro sendo todo roubado por políticos que não fazem nada... Bom, eu preferia.
    Abração

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому +1

      +Medo B Eh, a ciência tem a vantagem de contar com um prestígio invisível. As pessoas não sabem como ela funciona, mas continuam achando que seus resultados devem ser confiáveis. Isso pelo menos nos deixa ocm aprovação maior que os políticos (pelo menos).

  • @cristianbasseda4711
    @cristianbasseda4711 9 років тому +2

    Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.

  • @edgardguitton9654
    @edgardguitton9654 9 років тому +7

    muito bom o vídeo Pirula!! Parabéns

    • @laviodias4357
      @laviodias4357 9 років тому

      +edgard guitton Nem viu todo ainda e já ta comentando que é bom? ô louco heauheua

  • @luipars
    @luipars 9 років тому +1

    Gente que não entende a importância de ciência de base é aquela galerinha que acha que física quântica é inútil mas não passa uma hora longe do smartphone.

  • @-Samuel-
    @-Samuel- 9 років тому +3

    Esse vídeo é de UTILIDADE PÚBLICA! Obrigado por usar seu alcance para mitigar a ignorância abundante da nossa população.

  • @barbaradanyelle7544
    @barbaradanyelle7544 8 років тому

    Finalmente um canal que vale a pena! Continue esse trabalho maravilhoso, Pirula!

  • @vanessagatinhavieira
    @vanessagatinhavieira 9 років тому +9

    Cortei mesmo Pirula e cortaria de novo se pudesse !Afinal,ATUALMENTE , quantos % das pesquisas de BASE dão origem "por coincidência"a algo útil?

    • @SlothF004
      @SlothF004 9 років тому +11

      +Dilma Rousseff é por isso que não estocamos o vento.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому +7

      +Dilma Rousseff Hahahahahahaha!! É isso mesmo!! Vai lá estocar vento!!

  • @prissguerrero1
    @prissguerrero1 9 років тому +2

    É, Pirulla, falta grana para tudo. Trabalho em empresa pública e a redução de gastos está cada vez maior. Nem caneta azul estão fornecendo mais, só para ter uma ideia de como chegou. E dados os desvios e vazamentos de recursos em tudo, que sabemos existir, vão cortar mesmo. Já discuti várias vezes com colegas sobre pesquisas financiadas por empresas particulares e a reflexão que caímos é parecida com a sua: cada empresa puxaria a pesquisa para seus interesses. Aliás, já fazem isso, né? Grandes empresas geralmente tem lá seu núcleo de pesquisadores buscando algo para melhorar seus produtos. Acho que se não houvesse incentivo do governo, outras coisas deixariam de ser descobertas ou melhoradas. Enfim, vídeo muito bom. Abraços!

  • @GuilhermeInGame
    @GuilhermeInGame 9 років тому +10

    Por favor faz um video sobre encostabilidade kkk

  • @MrCarliniAR
    @MrCarliniAR 9 років тому +58

    Ai você faz mais um vídeo pra valorizar a ciência, e faz novamente comentários desvalorizando as ciências humanas, reforçando esteriótipos.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому +101

      +Nilton César Carlini Junior eu usei de exemplo, não fui eu quem falou esses comentários.

    • @MrCarliniAR
      @MrCarliniAR 9 років тому +30

      +Canal do Pirula Compreendo que seu objetivo não é esse, mas quando tu coloca esse comentário na discussão e não o refuta, ou pelo menos deixa claro que você discorda dessa posição, acredito que acaba de certa forma no mínimo contribuindo para o esteriótipo e a falta de valor das ciências humanas.

    • @vadercellkey
      @vadercellkey 9 років тому +9

      +Nilton César Carlini Junior Não acho que chega a esse ponto. O que acontece é um simples desconhecimento mesmo. As vezes não reconhecem que História, Sociologia, Antropologia, Geografia (entre outras) é ciência. Falo isso, pois até mesmo algumas pessoas nessas áreas (sou formado em História e sei bem a realidade) tem dificuldade em reconhecer isso, imagina pessoas de outras áreas (como o Pirula) que estão acostumados com outra realidade. O que precisaria é de um pouco mais de conhecimento para que isso não volte a acontecer

    • @MAKChaosLander
      @MAKChaosLander 9 років тому +3

      +Canal do Pirula Se poderia te falado do que acontece quando o governo
      tenta por nas costas do cientista todo o peso da divulgação científica: congressoemfoco.uol.com.br/noticias/senadores-aprovam-projeto-que-obriga-bolsistas-a-ajudar-escola-publica/
      Sob o pretesto de devolver o investimento que foi feito pelo país. Algo
      que pra mim é no mínimo ridículo e só irá tornar o desenvolvimento de
      ciência e novos cientistas no Brasil cada vez mais insalubre.

    • @MrCarliniAR
      @MrCarliniAR 9 років тому +7

      +vadercellkey Eu concordo, inclusive acho que existem pessoas dentro das ciências humanas que ao atuarem em suas áreas esquecem ou nem sabem como o conhecimento repassado na faculdade foi gerado, e contribuem para isso.
      Mas acho pouco provável que o Pirula não tenha nenhum conhecimento sobre o assunto, mesmo que ele não conheça as ciências humanas a partir da perspectiva de um pesquisador sério da ÁREA (cuidado para não interpretar mal essa parte), ele é amigo de caras como por exemplo Felipe do Xadrez Verbal que já possuem um perspectiva mais adaptada ao tema, o qual deve conversar. Fora que que o Pirula não tem muito o costume de expressar opiniões sem ter feito pesquisas sobre o tema.

  • @mottafogo
    @mottafogo 9 років тому +3

    Aqui na UFRJ também, em 12 anos eu só vi duas greves de professores. Algum ano destes daí teve uma greve geral no Brasil em que todos os professores de universidades públicas pararam, menos os da UFRJ.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому

      +Thiago Motta exato. Na usp acho que só vi uma com adesão grande de professores.

    • @mottafogo
      @mottafogo 9 років тому

      ***** Parênteses: agora vou acompanhar a vida da USP mais de perto, tô indo pra concorrência (Unicamp) a partir de março. Devo tentar desenvolver alguma coisa sobre Biolinguística por lá... embora esteja sendo contratado pra Psicolinguística. Vamos ver o quanto de liberdade vou ter por lá.

    • @holtz3943
      @holtz3943 9 років тому +2

      +Thiago Motta Por outro lado, a piada na UnB (Universidade de Brasília) é que as greves de professores são tão regulares que eles terminam uma e já marcam a data da próxima dois anos depois. Acho que depende muito da cultura acadêmica local.

    • @mottafogo
      @mottafogo 9 років тому

      Orlando Medeiros Pode ser que seja algo local mesmo. Tanto que comentei que teve essa geral que os profs da UFRJ não aderiram. Acho possível que algumas universidades ou algumas cidades tenham professores mais inclinados com as greves do que outras.

    • @JeffersonZancanaro
      @JeffersonZancanaro 9 років тому +1

      +Thiago Motta Aqui na UNEMAT também, houve uma em 2001 e outra em 2014, pelo menos no campus onde estudo

  • @joaofelipe9292
    @joaofelipe9292 8 років тому +1

    Pirula, já que este video está no quesito educação, eu gostaria de lhe fazer uma pergunta. Eu estou para começar a faculdade de Ciências Biológicas e aconteceu de eu não conseguir entrar na federal que eu estava querendo estudar, então vou ir para uma privada de qualidade aqui da região, sendo assim gostaria de saber se "a faculdade que faz o aluno ou o aluno que faz a faculdade"? ainda mais em um curso como Biologia.

  • @victorbarcellos8028
    @victorbarcellos8028 9 років тому +4

    Não concordo com o Atila que se o povo achasse a ciência importante não haveria tanto corte no orçamento, só vc olhar para a educação que é um setor que toda a população acha importante e sofreu um corte imenso.O problema é mto mais complexo que só ignorância popular.

  • @fabianomoraes4237
    @fabianomoraes4237 9 років тому

    Parabéns Pirula, seus videos são sensacionais. Todos videos didáticos, explicando muita coisa sobre a vida e tudo o que acontece, sempre baseando-se em fatos, dados, etc e sem achismos e discursos prontos. Seus videos deveriam ser obrigatórios para todos os cidadãos brasileiros haha. Parabéns! Continue disseminando informação de verdade, baseadas em estudos e muita pesquisa!

  • @andersonmitani234
    @andersonmitani234 9 років тому +4

    Vou me utilizar aqui de um velho jargão, mas que analogamente serve: "esgoto não dá voto".
    Infelizmente não só o Brasil mas, acredito que boa parte do mundo não se preocupa com pesquisa, sempre comento que alguns jogadores de futebol podem ganhar 2 milhões de euros em um mês, o mesmo valor do prêmio nobel, que é ganho por um pesquisador após quase uma vida inteira de estudos para descobrir algo que seja relevante para o mundo.

    • @andersonmitani234
      @andersonmitani234 9 років тому +1

      Aonde chega de dinheiro publico? No futebol ou nas pesquisas?
      Ah! mas quem financia o futebol são os torcedores e os patrocinadores...
      Ok, quando um patrocinador injeta dinheiro em um clube, ele pode descontar parte desse "incentivo ao esporte" dos impostos (ou seja dinheiro público) ou então reverte-se em ações publicitárias, ou seja quem consome o produto paga a propaganda também...
      Não ??? Você disse nas pesquisas????
      Ok, Não incentive as pesquisas, deixe de adquirir qualquer aparelho eletrônico, as pesquisas nele contida abrange muitos campos de estudos e uma boa parte financiada por dinheiro público...
      Ah... mas quem desenvolveu não foram os brasileiros f..-se...
      Ok, vamos então deixar o desenvolvimento da tecnologia por conta dos outros...
      Mas... quando os estrangeiros chegarem na amazônia coletarem um monte de plantas que a cultura popular considera medicinal, estudarem seus princípios ativos e criarem novos medicamentos, não reclame que a planta e a cultura era nossa e que veio um gaiato aqui "roubou" nossa pesquisa e registrou... que são um bando de mercenários etc... etc...
      Mas como o futebol é mais importante e "não" usa dinheiro público, não acredito que chegue a ler até esta parte.

    • @andersonmitani234
      @andersonmitani234 9 років тому

      +Armas Salvam E em sua opinião onde deveria ser utilizado o dinheiro público?

    • @andersonmitani234
      @andersonmitani234 9 років тому

      +Armas Salvam Ok! então faça o seguinte, mude-se para Rondonópolis, lá você pode utilizar um veículo sem placa e assim não pagar os impostos, (mas não reclame do custo do combustível lá pois ele é entregue pela iniciativa privada e o custo de transportar este combustível até lá é maior) de preferência uma motocicleta, pois caso você chegue ao hospital após um acidente você será o último a ser atendido.
      Caso falte água em sua casa não reclame aguarde pacientemente a volta da mesma pois as empresas de água são todas públicas e tocadas com impostos.
      Caso a rua da sua casa seja asfaltada não reclame se um buraco aparecer ou uma árvore bloquear a passagem após uma chuva intensa e caso não seja faça uma vaquinha com os vizinhos para arrumar a cratera que se abriu.
      Ah... e vamos pedir para soltar todos os detentos de todas as penitenciarias pois estão gastando dinheiro público.

    • @andersonmitani234
      @andersonmitani234 9 років тому

      +Armas Salvam Ótimo!!! na teoria tudo é lindo mas seja qual for o modelo de estado, sempre há um agravante que atrapalha a equação e este agravante chama-se pessoas.
      Imagine um estado totalmente capitalista: Será que as pessoas viveriam muito? acredito que não pois após uma certa idade elas não seriam mais economicamente produtivas e portanto não seriam interessantes (vide planos de saúde).
      O que não fosse economicamente viável não seria executado ou seja será que a rua da sua casa é economicamente viável pra uma empresa? (vide operadoras de telefonia)
      E os detentos? quem pagaria por eles? não haveria uma regulamentação sobre isso ok, aí podemos matar quem quiser... Ok... e se sua mãe sem querer pisasse no pé de alguém e esse alguém quisesse mata-la por achar isso inadequado?
      E se na chegada da "idade não viável economicamente" sua mãe tivesse que ser executada???
      Ah...Ok... Não colocar a mãe na jogada... ok.... então e se fosse a minha mãe... aí tudo bem né? Ou seja pimenta no zoio dos outros é refresco.
      Não existe mundo ideal e a função do estado é gerir essa bagunça em que vivemos e para tanto devemos pagar impostos para que esses serviços sejam executados. Infelizmente é como qualquer outro serviço pagamos para te-los mas há empresas que podem cobrar caro e não executar o serviço de maneira adequada e quando você percebe, assinou um contrato de 4 anos e não pode pode cancelar pois de acordo com a propaganda era maravilhoso mas quando começou a prestação começaram os problemas e agora pela força do contrato você terá que suportar o serviço ou pagar o restante do serviço a titulo de multa e sem serviço.

    • @andersonmitani234
      @andersonmitani234 9 років тому +1

      +Armas Salvam Pois é... é exatamente sobre esta utopia que estou falando, isso é um comunismo disfarçado de capitalismo, não há como um pais viver sem um estado que regulamente as coisas caso contrario você sempre cairá nas mãos do interesse alheio.
      Vamos imaginar que não exista estado e que a forma de administração seja feita pela iniciativa privada, mesmo assim existirá unidades (países) onde tudo é mais caro mas é melhor e outros onde tudo é uma porcaria e o caus impera, o Brasil estaria lá pelo meio termo, a pergunta é, se você estivesse descontente poderia mudar para uma unidade melhor? teria qualificação pra obter um emprego lá? porque sem trabalho não há serviço, ou teria que conviver como eu disse anteriormente, numa unidade onde o serviço é médio e custa caro?
      Ninguém faz nada gratuitamente principalmente empresas que precisam lucrar para poder continuar no mercado é uma regra.
      Não estou defendendo criminosos, apenas comparei uma situação onde ninguém iria recriminar a situação pois não há estado para dizer o que é certo e errado.
      E se você espera que as pessoas irão decidir isso por conta própria engano o seu.
      Mesmo porque você continua achando que a sua opinião é a melhor , e é o mesmo tipo de opinião que tem o cara que levou o pisão no pé. o pé dele é o que interessa e não se é minha mãe, sua ou a vovó do pó, não há estado pra dizer o que é certo e o que é errado ele irá puni-la por isso.
      Volto a dizer utopicamente seria lindo cada um cuidar da sua vida mas... a mais pura realidade é que precisamos de regras e elas quem dita é o estado através de seus órgãos e para que esses órgãos funcionem precisa de dinheiro e esse dinheiro vem dos impostos, ou seja dinheiro nosso, dinheiro público.

  • @paulohenriqueribeirofernan1918
    @paulohenriqueribeirofernan1918 9 років тому

    Gostei do vídeo. Bem elucidativo para o público leigo. Essas dificuldades de mostrar/adaptar os resultados de uma pequisa são bem conhecidos. Na área de saúde é uma velha senhora, sou farmacêutico e faço mestrado, sendo um dos maiores problemas para que a população tenha acesso ao conhecimento. Usamos os serviços para coletar os dados, porém não devolvemos o conhecimento adquirido com aquela pesquisa para a comunidade. As divulgações muitas vezes se limitam aos artigos, salve exceções. Alguns dados de pesquisas são usados pelo Ministério da Saúde e podem se transformar em: políticas de saúde pública, legislações, protocolos clínicos, diretrizes terapêutica, dentre outros. Abraço Cara

  • @nsei4309
    @nsei4309 9 років тому +9

    Vai ter vídeo sobre o espiritismo quando?

    • @MrCrashDavi
      @MrCrashDavi 9 років тому +8

      +Ricardo Bueno UA-camr falando de religiao eh tao 2011.

    • @nsei4309
      @nsei4309 9 років тому +6

      ***** e? Ele disse que ia fazer, quero saber quando e se vai mesmo.

    • @nsei4309
      @nsei4309 9 років тому +1

      ***** E não importa a época.

    • @marceloteixeira514
      @marceloteixeira514 9 років тому

      acho válido. como espirita, eu quero conhecer um pouco mais sobre realidades distantes. nasci no interior da bahia, e o espiritismo que conheci era bem menos "mistico" que eu encontrei em salvador. infelizmente vem se tornando terreiro de orixá qualquer centro espírita.

    • @nsei4309
      @nsei4309 9 років тому

      Marcelo Teixeira Eu me refiro ao espiritismo kardecista, que não tem nada de místico, é "A" e ponto, Não o que viaja nele, o espiritismo e igual em todos os lugares, a única coisa que pode mudar é se é uma casa federada ou não, ae defendendo se ela não for federada ele pode agir de forma diferentes.

  • @andresoares5161
    @andresoares5161 9 років тому

    Meu Deus! Eu fico Feliz por toda essa informação e como videos assim podem abrir mentes, assim como abriu a minha. Sou estudante de Engenharia e acho que sofria do mal de achar que pesquisas tinham que ter objetivos práticos, mas me entristesse ver comentários tão idiotas! Força e Paciência Pirula! Seu Trabalho é incrivel!

  • @robertospantoja
    @robertospantoja 9 років тому +6

    Faliu têm 200 anos.

  • @joaomorais6965
    @joaomorais6965 6 років тому +1

    Tomemos um exemplo. O Brasil publicou 670 artigos em revistas de grande prestígio, enquanto no mesmo período o Chile publicou 717, nessas mesmas revistas. O dado profundamente inquietante é que enquanto o Brasil despendeu em ciência US$ 30 bilhões, o Chile gastou apenas US$ 2 bilhões.

  • @madeiradoart
    @madeiradoart 9 років тому +6

    Pirula, chega de dar moral para o "Dando com a Bunda na Roula" .... vlws!

    • @MrCrashDavi
      @MrCrashDavi 9 років тому +1

      +Francisco idelgardo da silva
      Trolls prosperam com atencao...

  • @andremazz
    @andremazz 9 років тому +1

    ponto interessante esse. fiz minha graduação na ufmg, e os autores do melhores livros citado em todo tipo de doutrina e julgamentos (sou formado em direito) eram os piores professores. excelentes acadêmicos, autores e pesquisadores, mas donos das aulas mais enfadonhas. isso quando apareciam pra dar aula, geralmente mandavam monitores. no fim todos eram prejudicados, os alunos que tinham péssimas aulas e os professores/pesquisadores que faziam ambas as coisas pela metade, quando num cenário ideal deveriam se dedicar ao que realmente os interessam.
    e o povo do direito é assim mesmo. com o povo das exatas, temos o preconceito de ser da humanas, e com o povo das humanas não éramos bem vistos por ser playboys, coxinhas e vendidos hehehehehe

  • @dinossauro8
    @dinossauro8 9 років тому +3

    Perfeito!!

  • @rinama4116
    @rinama4116 9 років тому +1

    Oi, Pirulla. Vejo muito você falando nos seus vídeos sobre a USP, a Ufscar e outras universidades, mas acho que nunca te ouvi dizer nada sobre a Unicamp. O que você pensa dela?

  • @MrMakae90
    @MrMakae90 9 років тому +3

    O Labi UFScar é um canal interessantissimo com programas regulares sobre astronomia que são muito didáticos. Mas ninguém assiste =/

    • @MrMakae90
      @MrMakae90 9 років тому

      Labi UFScar ****

    • @AlintraxAika
      @AlintraxAika 9 років тому +1

      Você ta falano o programa Céu da semana? Porque eu procurei esse Labi UFScar e vi que ele posta essa série, eu costumo assistir ela na Univesp TV, não sabia que tinha outros canais que também postavam.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому +1

      +Lucas Balaminut tanto que eu nem sabia

    • @MrMakae90
      @MrMakae90 9 років тому

      Mateus Lima sim! As "Dicas da Semana" são excelentes!

  • @vitorsilvachagas1748
    @vitorsilvachagas1748 8 років тому

    Excelente vídeo, Pirula! Fiz física, trabalhei com pesquisa e sempre pensei nisso. Você me resolveu um problema. Sempre que esse tipo de discussão surgir, vou encaminhar esse vídeo, rs.

  • @dfo990
    @dfo990 9 років тому +3

    pirula, faz um video sobre metodológia de datação plz.

    • @ramoncabral4816
      @ramoncabral4816 9 років тому

      Ótima ideia, ele ta devendo esse vídeo a um tempão ^^

  • @derick1110
    @derick1110 9 років тому +1

    nessa eu vejo que não é apenas eu que dá like nos vídeos do Pirulla antes de ver ele inteiro hahaha

  • @CesarGrossmann
    @CesarGrossmann 9 років тому +3

    Quanto dinheiro está sendo gasto em pesquisa sobre astrologia e "fenômenos paranormais" na UnB e outras?

  • @carlosdoerner
    @carlosdoerner 9 років тому

    Mais um vídeo excelente cara! Meus parabéns!
    Estou começando a trabalhar com pesquisa agora, ainda sou um mero IC em um laboratório de síntese orgânica. Porém acredito que se mais novos pesquisadores como eu se conscientizassem sobre o assunto seria possível se construir um futuro diferente pra pesquisa brasileira!

  • @emanuelcoimbra8107
    @emanuelcoimbra8107 9 років тому +3

    O mundo asombrado pelos demonios- a Biblia do Pirulla

  • @Kamikazeray
    @Kamikazeray 9 років тому +1

    Pirulla, vc pretende fazer um video, desmistificando os termos do método científico?(ex teoria, hipotese, lei), muitos ignorantes vem utilizando esses termos errado pra validar seus raciocinios sem pé nem cabeça.

  • @ArthurBullet
    @ArthurBullet 9 років тому +4

    financiamento privado é um bom tema para vídeo.

  • @HumbertoRamosCosta
    @HumbertoRamosCosta 9 років тому +2

    Curtindo aqui, depois assisto.

  • @ygorvallim3422
    @ygorvallim3422 9 років тому +3

    Só o conhecimento vai tirar o Brasil da pobreza e das mãos de corruptos.

    • @ygorvallim3422
      @ygorvallim3422 9 років тому

      O único jeito é ser autodidata e de preferencia aprender inglês para ter acesso a conhecimento internacional. Livros técnicos normalmente em inglês não são oferecidos aqui no Brasil

    • @BattousaiHBr
      @BattousaiHBr 9 років тому

      +Ygor Vallim
      falou tudo.
      infelizmente quem não sabe ler/entender inglês está automaticamente numa posição a ser excluído de _muita_ informação, muitas vezes de nível muito superior da encontrada aqui no Brasil traduzida.

  • @Renanbmx123
    @Renanbmx123 9 років тому +1

    A Neurociêntista Suzana Herculano-Houzel conseguiu a verba que precisava, atraves de um crowdfunding que ela fez.

  • @Tiras_Larapios
    @Tiras_Larapios 9 років тому +230

    Esse vídeo tem uma pressuposição totalmente equivocada. O Pirulla acredita que existe o "dinheiro público" e o "dinheiro privado". Só que o "dinheiro público" nada mais é do que o DINHEIRO PRIVADO que foi tomado à força das pessoas pelo Governo mediante uma medida coercitiva chamada de Imposto. A partir disso a gente pode constatar que, em última análise, TODO O FINANCIAMENTO É PRIVADO. A verdadeira diferença é que um financiamento é voluntário e o outro financiamento não é. Portanto, quem vive no mundo dos sonhos é quem acredita que a iniciativa privada nunca contribui.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому +285

      +Gustavo Lima na boa? da no mesmo.

    • @zeandarilho7839
      @zeandarilho7839 9 років тому +32

      +Gustavo Lima como diria o poeta, "IMPOSTO É ROUBO!!!"

    • @LucasSouza-rz2kh
      @LucasSouza-rz2kh 9 років тому +41

      +Gustavo Lima Blablabla

    • @Tiras_Larapios
      @Tiras_Larapios 9 років тому +50

      +Canal do Pirula
      Se dá no mesmo, experimente nas próximas vezes dizer que você apóia o financiamento compulsório ao invés do financiamento voluntário utilizando essas expressões ao invés de "dinheiro público" e "dinheiro privado". Quem realmente para pra pensar, vê que faz toda a diferença.

    • @xXJuanDaSilvaXx
      @xXJuanDaSilvaXx 9 років тому +36

      Depois dessa onde de liberalismo no br vem esses tipos de comentarios, da no mesmo, cara.

  • @karinafabiane775
    @karinafabiane775 9 років тому

    bravo Pirulla, mais uma vez acrescentando conhecimento....Não conhecia o canal da FAPESP, mt obrihada por divulgar.!!

  • @AlurieldeLaurants
    @AlurieldeLaurants 9 років тому +3

    Vejo muitos Ancaps mimimizando nos documentários.

  • @MrSoldat
    @MrSoldat 9 років тому +2

    Uma coisa é certa , só tem inovação onde tem dinheiro.....
    Egito antigo, Roma antiga, Grécia antiga, Renascimento, vale do silício etc...

  • @thiagoturgo4387
    @thiagoturgo4387 9 років тому +4

    O que não está falido nesse país? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @BattousaiHBr
    @BattousaiHBr 9 років тому +1

    O Brasil não presta.
    Eu sei que pro país ir pra frente é necessária a nossa cooperação (e da maneira que está, _muita_ cooperação). Mas cara, na boa, eu não sou nenhum "santo" pra sair dedicando do meu tempo livre pra ajudar um tipo de causa focalizada desse jeito. Tem um monte de países no mundo que não estão tendo estes problemas e honestamente eu prefiro ir morar lá do que dar meu suor pra consertar a merda por aqui.
    Não sei quanto a vocês, mas eu me considero tanto brasileiro quanto me considero mexicano ou russo. Eu não me identifico com nenhuma nacionalidade só porque nasci dentro das fronteiras imaginárias de tal lugar. A única coisa que me identifico é como Homo sapiens, assim como todas as outras pessoas do mundo, independente de etinia, religião, nacionalidade, sexo, ou time de futebol.
    Se for pra lutar por algum motivo desses acima, prefiro fazer uma relação dos problemas e lutar por estes mesmos motivos mas de maneira a beneficiar _toda_ a humanidade, não só um grupo seleto de pessoas.

  • @acauacesar8736
    @acauacesar8736 9 років тому

    Pirula, mais uma vez você fez um ótimo vídeo.
    Eu noto entre meus amigos e familiares também essa falta de conhecimento sobre o que a pesquisa científica significa e como funciona.
    Vendo hoje como a divulgação da pesquisa científica é ruim no pais, e que de certa forma você o Iuri e a galera da tropa, fazem um pouco dessa divulgação, por que vocês não fazem um canal separado em que vocês possam estar fazendo essa divulgação, através de entrevistas e apresentações de trabalhos de pesquisadores que não utilizam o UA-cam pra divulgação?
    Como você mesmo disse em determinado ponto do vídeo, falta carisma, sociabilidade de diversos pesquisadores, e eu vejo em vocês o potencial de estar trazendo isso para o publico comum.
    Seria extremamente interessante que tivéssemos um canal aonde pudéssemos estar acompanhando resultados e processos de pesquisadores.
    Quando eu estava na faculdade eu assistia palestras e divulgações na universidade, mas por fatores que não convém contar não pude termina-la e desde então eu percebo que meu contato com estas pesquisas reduziu-se drasticamente.
    Alias eu não vejo divulgação fora das instituições de ensino superior.
    Acredito muito que vocês possam sim fazer uma grande contribuição na área de divulgação e trazer isso pra uma linguagem mais didática para o publico comum.
    Vendo sua periodicidade de publicação dos vídeos sei que é uma pessoa ocupada, mas talvez esse ponto seja pra todos vocês UA-cam dessa área uma grande oportunidade de fazer um trabalho que quase não é feito no pais.

  • @christoffersantos3419
    @christoffersantos3419 9 років тому

    Parabéns +Canal do Pirula. Não conhecia essa diferenciação sore a ciência, base e aplicada, foi bem esclarecedor. Vou começar meu mestrado ano que vem, sou da computação mas acho muito bom os seus vídeos falando sobre ciência. Parabéns pelo trabalho.

  •  9 років тому

    Conheci a Suzana Herculano esse ano, ela foi na USP São Carlos dar uma palestra sobre a relação entre alimentação e evolução do ser humano. Foi fantástico. Ela é uma ótima cientista e uma grande pessoa com posições muito racionais. Não sei se você Pirula leu essa pesquisa dela, mas eu achei muito interessante, pricipalmente que contou com participação forte de uma aluna de iniciação cientifica

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  9 років тому

      +BiroFísica se eu ficar muito perto da Suzana eu apaixono. É perigoso

    •  9 років тому

      saquei kkkk

  • @HeltonMaia
    @HeltonMaia 9 років тому

    Excelente vídeo, trabalho na academia e concordo muito com a abordagem. Na verdade, quer seja pesquisa básica ou aplicada, praticamente tudo converge para que não exista ciência de impacto no brasil, mas felizmente tem gente que consegue.

  • @joaovictormarques9827
    @joaovictormarques9827 9 років тому

    gostaria de pedir pirula que você fizesse um vídeo abordando o tema drogas, principalmente maconha, pois queria me contextualizar dentro dos artigos muitos bons que você consegue, obrigado e ótimo canal

  • @NarcisaHegel
    @NarcisaHegel 9 років тому

    "Eu já expliquei isso e não falarei de novo." Adotei pra vida. hahaha

  • @cristhalita
    @cristhalita 9 років тому

    Pirula, realmente, acho q o q falta e muito no Brasil é a divulgação dos trabalhos pro público. Vejo isso no meu curso de pós, que apesar de ser voltado pra agrícola, não se preocupam msm em divulgar pros agricultores os resultados. Aí vem a questão do aluno estar desestimulado, o professor q acha q quem deve correr atrás é o aluno pq já é bastante ocupado e acaba apenas na publicação obrigatória do artigo numa revista fora do país.

  • @sirwindmill
    @sirwindmill 9 років тому

    Pirula, faz um vídeo informativo/opinativo sobre a Primavera Árabe e sua relação com a crise Síria, vai ficar legal!

  • @sonytey7953
    @sonytey7953 9 років тому

    Claríssimo claríssimo! Muito esclarecedor esse vídeo sobre o papel da ciência de base, como você a chama. Raciocinando um pouco a gente se dá conta de que os grandes avanços foram alcançados assim, por-linhas-tortas. Parabéns, meu bróder.

  • @realidadeilusoriavlog1074
    @realidadeilusoriavlog1074 9 років тому

    Por pouco não cursei biologia, pois conheci pesquisadores incríveis nessa área. Mas com o passar do tempo, eles se desmotivam pela falta de verba, de retorno, dão aula também sem levar jeito e por aí vai. Ainda acredito que há como mudar a impressão que uma pesquisa de base causa. Já vi salas de ensino médio fascinadas com estudos de botânica da região que moro, pesquisando e catalogando espécies durante anos.Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado

  • @Lucaslgmc
    @Lucaslgmc 9 років тому +1

    Excelente vídeo, também concordo que a ciência básica é mal vista no Brasil. Porem, cabe lembrar que muitas pesquisa aplicadas geram conhecimento nas ciências Básicas, alguns exemplos: (1) Irwing Langmuir ganhou um Nobel por compreender a interação molecular em cristais e filmes a partir dos desenvolvimentos da indústria eletrônica. (2) John Maynard Keynes (1883-1946) queria compreender a dinâmica econômica no seu nível fundamental (pesquisa básica) mas também resolver o problema da miséria da depressão econômica de 1929. (3) Karl Jansky (1905-1950) por exemplo, que foi contratado para trabalhar com os problemas de estática de rádio nos anos 1920, e uma das causas eram "chiados estacionário”. Este chiado era o ruído estelar que marcou o nascimento da radioastronomia. Ao estudar a radiação fonte destes ruídos estelares Arno Penzias e Robert Wilson, acabaram encontrando as evidências que confirmam a teoria do Big Bang (ambos trabalhavam no Bell Labs). (4) Aviões tem projetos otimizados por processo de tentativa e erro, já que não existem teorias sobre turbulência e compressibilidade adequadas para uma determinação prévia de configurações ótimas. (5) E um grande exemplo moderno foi o Projeto Manhattan, que além de um exercício de pesquisa aplicada, foi também de pesquisa básica. Os próprios conhecimentos adquiridos pelos fenômenos de implosão ajudou a desenvolver estudos sobre as supernovas.
    Nos EUA o sistema de Pesquisa e Desenvolvimento é estruturado sobre o tripé indústria, financiamento público e
    Universidade. Ou seja, não há somente uma forma de se produzir conteúdo cientifico.
    Vlw e abraço

  • @rsjhon90
    @rsjhon90 9 років тому

    Ótimo vídeo, eu leigo como sou tava por fora desse ponto de vista em relação a pesquisa cientifica e estava totalmente indiferente a isso.
    Mas Pirula, em relação a vc. Vc se acha mais/melhor pesquisador ou mais/melhor professor?

  • @augustomoretto
    @augustomoretto 9 років тому +1

    Passando fome ou dependendo de pequenas verbas, não importa, espero ser um bom cientista quando terminar meus estudos.

  • @gedain67840
    @gedain67840 9 років тому +1

    Outro ponto interessante é que se vc for voltando, de um cientista para o outro. Acaba se deparando em um padre cientista. Ou seja, o que está em falência a muito tempo não é a ciência em si, mas os humanos. A tendência com o empobrecimento da população, junto com o a pobreza espiritual é que um dia a ciência chegue no que é hj utopismo científico.

  • @filipeoliveira1552
    @filipeoliveira1552 9 років тому

    Pirula, beleza? Você é de São Paulo? Conhece o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais CNPEM? Podia fazer um video sobre essa instituição! O que acha?

  • @adrianoorosco7319
    @adrianoorosco7319 9 років тому +1

    Oi Pirula.... eu trabalho no CNPEM, organização social que abriga 4 laboratórios nacionais para uso de pesquisadores externos principalmente, mas também temos nossos pesquisadores internos. Bem resumidamente, organização social (OS) é um meio de dar uma gestão privada ao dinheiro público. Segue um trecho da explicação contida em nosso site cnpem.br.
    O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

  • @1709santos
    @1709santos 9 років тому

    Pirula, gostei muito do seu video. Apenas uma correcao, a minha faculdade (a FEI em SBC) atualmente esta investindo muito em pesquisa, e tem diversos (sao poucos se comparar com por exemplo os EUA) professores apenas pesquisadores, e eu estou muito confiante com esses investimentos, parecem ser promissores.

  • @lucasdealmeida8098
    @lucasdealmeida8098 9 років тому +1

    Bom vídeo, o mais interessante do Pirula nos últimos tempos

  • @arthurramone011
    @arthurramone011 9 років тому +1

    Valeu pelas informações e pontos de vista!

  • @marcosmartins3543
    @marcosmartins3543 3 роки тому +1

    Vendo esse video em 2021 depois do corte absurdo de verbas para ciencia ... agora sim a ciencia ta falida de vez , que tristeza ...

  • @Multgor
    @Multgor 9 років тому

    Pirula, eu tenho interesse em fazer ciências biológicas mas não encontro muita informação sobre o mercado de trabalho no brasil, você poderia me dizer se existem outras opções viáveis alem de ser professor? E se poder falar sobre o mercado fora também ajudaria. vlw e ótimo vídeo.

  • @TheFaresin
    @TheFaresin 9 років тому

    pirulla eu sempre tive o sonho de me formar em física, mas minha família entende que no brasil isso não da futuro, quero ser pesquisador nessa área e agora com seu vídeo fiquei ainda mais confuso, não sei se estaria jogando minha vida fora :/ eu já estudo desenvolvimento de jogos digitais e toda a física por trás dele, porém também sei que no brasil isso não da futuro, o que você acha da carreira de pesquisador ou desenvolvedor de jogos? atualmente curso bacharelado em desenvolvimento de jogos, tem 2 anos já e não sei se migro pra física.

  • @cassiopaz8713
    @cassiopaz8713 9 років тому

    Ótimo vídeo, a situação financeira da pesquisa no brasil está muito caótica, e vários laboratórios até com referencia internacional estão com problemas.

  • @Nietchaiev
    @Nietchaiev 9 років тому

    Ai rapaz, muito bom o vídeo...conheci o canal tem pouco tempo, e você sempre apresenta temas interessantes .. Enfim, estou postando por conta da coincidência sobre essa questão da divulgação das linhas e projetos de pesquisa. Esse foi um dos temas de uma discussão que tivemos na faculdade de Educação aqui da UFRJ (que é a minha área). Tá certo que não é no campo das "ciências', mas que sofre também desse olhar do "desperdício de verba". Nessa esteira, alguns professores (como o pessoal da História da Educação) começaram fóruns abertos ao público e divulgados pelo site da faculdade, principalmente partindo desta preocupação com uma "maior abertura e divulgação do que a faculdade de Educação produz" foi levantando pelo pessoal.
    A UFMG também possui esses encontros de exposição e divulgação de pesquisas que estão sendo produzidas nas diversas áreas. Um forte instrumento divulgador da UFMG é a própria "Radio UFMG" (que é uma rádio que funciona na internet, mas que tem sinal de rádio que alcança algumas regiões da cidade). Dentre a programação cultural e musical da rádio, ela possui programas específicos que noticiam projetos, pesquisas (como se fosse uma "a voz do Brasil"), inclusive tem um programa quinzenal que se chama "pensar a educação" (inclusive já dei duas entrevistas pra eles a respeito das pesquisas que estava desenvolvendo/participando). Ainda são poucas as iniciativas que conheço, mas o importante é que tais canais sejam ampliados e melhor divulgados, para que esse público leigo entre em contato com o que acontece, porém, em meio a estes cortes de recursos, rezemos para que tudo não caia em sucata. Forte Abraço

  • @Felipesolferini
    @Felipesolferini 9 років тому +1

    A Ciência está em todos os lugares e é movida basicamente por curiosidade. Além de curiosidade, a ciência busca uma vida melhor de todas as formas para a humanidade. Se você quer ver um árabe trabalhando com um ateu/um liberal trabalhando com um conservador/etc. Basta ir a um laboratório de pesquisa/biblioteca.
    Eu não consigo entender como um governo pode de alguma forma menosprezar a ciência ou como alguém pode negar fatos comprovados por ela. Um dia quem sabe eu veja lógica nisso.

  • @flaviovianagomide1104
    @flaviovianagomide1104 9 років тому

    Pirula, boa tarde! Eu te admiro para caramba. Eu adoro a ciência e você realmente é muito competente em sua argumentação.

  • @omundodekawa1906
    @omundodekawa1906 9 років тому

    Ola Pirula, preciso de uma opinião, plantar arvores pelos canteiros da via Anchieta seria uma boa ideia?

  • @LuanSoares
    @LuanSoares 9 років тому +1

    Um dos motivos que me levou a não fazer meu doutorado foi esse corte. Ficar sem bolsa pagando aluguel e outras despesas é bem complicado.

  • @lixomanx
    @lixomanx 9 років тому +1

    Ciências Sem Fronteiras é uma ideia muito legal e educativa, mas na prática, boa parte dos estudantes de graduação foram só pra passear, estudar bem pouco e gastar dinheiro público e ainda reclamarem que a bolsa era pequena!

  • @MatheusSilva-jh3zm
    @MatheusSilva-jh3zm 9 років тому

    cara, vc é demais.
    mt bom o vídeo
    ja compartilhei aqui todos precisam ver isso mano.
    cnpq ta quas impossível pegar bolsa...

  • @pvictor.moreira
    @pvictor.moreira 9 років тому

    Pirula, achei seu vídeo muito lúcido e acredito que ele levantou muitos pontos importantes, como essa subvalorização da ciência de base em relação à ciência aplicada. Porém, lendo os comentários, acho que o pessoal está muito aficionado na dicotomia entre investimento público e privado, como se eles fossem antagonistas que não podem conviver juntos. Na maior parte dos países que hoje representam o grosso da pesquisa científica mundial, como o Japão, a Coreia do Sul e, inclusive, os Estados Unidos e a China, o investimento em ciência e pesquisa se dá pela parceria entre Estado, academia e mercado. Não há como desenvolver um ambiente científico brasileiro capaz de competir ou somar com os demais ambientes internacionais se não fizermos essas três peças trabalharem juntas. A questão é que todas essas partes, e não só o Estado (que, aparentemente, para a sessão de comentários, é o mal encarnado) têm suas deficiências quando se trata do investimento em pesquisa. Não sei se meu comentário chegará a ser útil, mas acho que as pessoas aqui (não você, Pirula, porque acredito que você compartilha de uma opinião semelhante) precisam ver a figura mais complexa e não achar que tudo se baseia numa luta entre o Estado que "rouba" dinheiro das pessoas e o desperdiça e uma iniciativa privada "gananciosa" e com más intenções.

  • @victorndcarv
    @victorndcarv 7 років тому

    Excelentes comentários! Parabéns!

  • @adeilsonzeroberto
    @adeilsonzeroberto 9 років тому

    Já que você citou Carl Sagan, permita-me compartilhar uma parte de uma outro livro dele chamado "Os Dragões do Eden" que tem tudo a ver com esse vídeo:
    "As sociedades naturalmente desejarão exercer a prudência na decisão de quais tecnologias - isto é, quais aplicações científicas - devem ser perseguidas e quais não devem. Mas se não consolidarmos a pesquisa básica, se não apoiarmos a aquisição do conhecimento por seu próprio interesse, nossas opções tornar-se-ão perigosamente limitadas. Somente um físico dentre mil precisa encontrar casualmente algo como a corrente de deslocamento para justificar a todos os outros um soberbo investimento por parte da sociedade. Sem o incentivo vigoroso, a longo prazo e contínuo, da pesquisa científica fundamental, ficamos na posição de comer a própria semente que iria gerar o milho. Podemos escapar da desnutrição por mais um inverno, mas teremos extinto a última esperança de sobrevivência para o inverno seguinte."

  • @fabioquadros11
    @fabioquadros11 9 років тому

    Pirula, como você deve saber e todos nós, o Brasil está passando por uma grave crise econômica e cortes são necessários. O problema do nosso país é que sempre dependemos historicamente do Estado para tudo, inclusive a nossa Constituição Federal admite e nos coloca dentro dessa dependência, é triste porque dinheiro público não é algo confiável e como bem vimos em qualquer crise (causada pelo próprio governo) pode ser retirado, o país hoje necessita de uma menor intervenção do Estado em pontos essenciais para que a própria sociedade possa decidir e caminhar para o lado que desejar, inclusive em pesquisas científicas que podem sim ser eficientes e até melhores buscando o lucro. Temos que tirar da cabeça dos brasileiros essa mente de que o Estado está lá para nos ajudar e dependemos dele para tudo até a morte; porque em momentos de crise como esse eles pensam apenas em si mesmos (se vão continuar no poder) e não no bem de todos. No momento são poucos o que investem aqui por causa de barreiras criadas pelo próprio governo e por causa da baixa competitividade que também possui como causa o Estado. Muito desse "ódio" dos cientistas que temos hoje se deve justamente por causa desse Estado grande e interventor que temos.

  • @bielazvedo
    @bielazvedo 9 років тому +1

    Pirulla acho que voce ta desconsiderando o poder das redes de comunicações, quando maxwell vivia a chance dele encontrar alguem com a mesma curiosidade que ele era infima, mas hoje a internet permite essa cultura de nicho, acho que se bem trabalhado é possivel usar um sistema de crowd funding pra pesquisas individuais, onde as pessoas no mundo todo que se interessem paguem. E os centros de pesquisa podem começar a se financiar cobrando um aluguel desses cientistas pelo espaço e equipamento. Isso seria a base mas tem varias possibilidades de arrecadação, os centros de pesquisas podem em conjunto com as empresas de funding promover festas ou visitas ao centro pra checkar o acompanhamento das pesquisas

  • @WeslleySantoslhp
    @WeslleySantoslhp 9 років тому +2

    Física quântica é o futuro, já existem computadores quânticos, mecânica quântica ja provou ha 200 anos atras, oque os cientistas do cern descobriram recentemente