"Ashi Barai e Kizami Mawashi Geri"

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 вер 2024
  • “Ashi Barai e Kizami Mawashi Geri”
    Dangai nesta aula eu vou passar uma sequência envolvendo o "Ashi Barai" (varredura com o pé) e o “Kizami Mawashi Ger” (chute circular com o pé da frente).
    O "Ashi Barai" é uma técnica de varredura muito usada no karatê e também em outras artes marciais japonesas. "Ashi" significa (pé) em japonês, e "Barai" significa (varrer ou rasteira). O "Ashi Barai" serve para derrubar ou tirar a atenção do adversário durante a luta de karatê. A técnica é geralmente realizada com uma varredura rápida e precisa, usando a parte de baixo do pé ou a borda externa do pé.
    A execução adequada do "Ashi Barai" requer coordenação entre os membros inferiores e superiores, bom equilíbrio e estabilidade para evitar ser desequilibrado pelo adversário durante a execução. Esta técnica pode ser realizada com o pé da frente (“mae ashi”) ou o pé de trás (“ushiro ashi”). Praticar e dominar essa técnica pode melhorar a habilidade de um praticante de karatê em uma luta real.
    O "Kizami Mawashi Geri" é conhecido como "chute circular o chute em círculo com o pé da frente" É uma técnica muito utilizado em um treino ou luta de karatê. Para realização desse chute será necessário fazer a seguinte trajetória. A perna da frente sai do ponto inicial flexionada na postura “Neko Ashi Dachi” passa acima do joelho da perna de apoio e descreve um arco longo até completar a trajetória acertando o alvo.
    A perna de apoio gira para auxiliar o ataque durante a execução até atingir o alvo com a perna estendida. Em seguida recolhe a perna fazendo o mesmo caminho de volta até chegar na posição inicial.
    O alvo é atingido com os dedos (tsumasaki)ou com a parte de baixo dos dedos (koshi) ou (haisoku) parte de cima do pé. O quadril tem uma participação muito importante na execução desse chute. Ele faz a transição de energia para todo o corpo melhorando a potência, velocidade e precisão do chute.
    É recomendado treinar parado e em deslocamento nas posturas de: “Shiko Dachi, Neko Ashi Dachi, Sanchin Dachi, Zenkutsu Dachi” etc.
    Eu sou Professor Natal, ex-atleta de karatê/caratê e kobudo, praticante desde a década de oitenta. Formado em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado (UNISA). Fiz especialização em Pedagogia do Esporte Escolar (UNICAMP). Desenvolvi projetos com lutas em escolas públicas, particulares, ONGs, academias e em extensão universitária na Faculdade de Educação Física em São Paulo durante dez anos.

КОМЕНТАРІ • 6